@@jrbr9544 Não. A gente entende que não existe direita radical, porque a direita não ataca a raiz dos problemas da nossa sociedade (que é o capitalismo). Além disso, colocar as coisas no espectro desse jeito, sem qualquer contexto, abre espaço praquela velha (e falha) teoria da ferradura.
@@jrbr9544 Concordo 100% na resposta que deram anteriormente, mas é algo que deve ser levado no contexto caso você esteja se comunicando com alguém pq depende muito de convenções (que podem ser menos precisas, a anterior sendo a mais precisa possível, na minha opinião). O que geralmente fazem é adjetivar as falas e usar o extrema e radical com o mesmo significado (ignorando o sentido real das palavras), para falar de pessoas com posições que eles acham violentas ou intransigentes ou reprováveis. As vezes até usam essa confusão de jogar tudo no mesmo balaio pra manter as coisas como estão (aquele meme zuando o capitão centrista "um lado é progressista e o outro lado defende racismo, homofobia, desigualdade social, etc... eles são TÃO iguais!!!!") Linguisticamente é o que está dado, a gente tem que saber analisar cada caso e conversar de uma forma que ambas partes se entendam. Um exemplo que sempre fazem piada é que o Nescau cereal NÃO é um cereal radical pois vai a raíz do cereal matinal e sim devido ao skate na embalagem. Acho que os novos canais de esquerda fazem um bom trabalho de tentar trazer esse rigor teórico pq realmente faz pouco sentido né.
O nível de profundamento, de didática e a capacidade do Ian de prender a atenção de quem está ouvindo é surreal. Os dois ficaram completamente presos na explicação... Dá até para ouvir as ingrenagens rodando na mente deles enquanto o Ian alimenta o poder cítrico de ambos. Não por acaso foi esse maravilhoso que me fez virar a chavinha e passar de um liberal safado para Marxista. Só consigo agradecer.
O ICL dando voz aos camaradas. Sensacional! Esse é o caminho: estudo, conscientização, organização do povo trabalhador e luta, para uma mudança real no Brasil.
Eu tô tão perplexo de estar aprendendo agora como se deu essa convencional independência do Brasil, que me sinto enganado. Um engano construído a tanto tempo. A escravidão não acabou. Ainda somos colônia, ainda estalam os chicotes em nós... então que sejamos quilombo, que sejamos luta, até a revolução!
Eu sou professora de História e esse vídeo mano... É brutal! Se eu pudesse colocava pros meus alunos. Compreender esse processo Histórico é a base pra revolução que começa nas nossas mentes.
A conexão da morte de Mãe Bernadete com o arranjo da independência do Brasil foi profundo! Entrei de um jeito pra assistir esse vídeo e estou saindo outra pessoa. Muito forte!
isso é "romantizar" o que aconteceu. havia tribos contra e outras que se aliaram aos Portugueses, os que se aliaram tornaram-se em nós, além de casos de escravidão e estupro. Os Brasileiros ainda são 70% Portugueses no sangue em média.
@@xriss.9019isso não é romantizar. O que vc fala parece que houve uma linha única destes supostos traidores sendo que não. O que houve foi mais indivíduos mas mesmo eles não representam mais que uma ínfima parcela dos genes de indígenas que compõe a parcela destes genes na maioria da população não indígena. Eles sempre tentaram cooptar aliados como qualquer povo em guerra querendo anexar povos a seus impérios. Os povos como um todo nunca se teve registro de real aliamento. Sempre tiveram indivíduos geralmente muito assediados para isso e mesmo quando conseguiam a cooperação de uma população inteira era na base do medo principalmente. Mas qualquer fraquejamento observada na parte dos portugueses diretamente coordenando era motivo para as revoltas começarem de novo. E eles não se mestiçavam entre si. Eles pegavam aliados sempre para mantê-los índios ao ver deles e subordinados. Não os misturaram a si. A real mistura que formou os brasileiro foi num caminho oposto onde brancos marginalizados se misturavam a populações indígenas que os aceitavam minimamente quando eles se submetiam as suas exigências para poder serem aceitos e assim nascem muitas populações que geraram o Brasil profundo, ribeirinhos e outros em populações com algum contato já bem estabelecido com homens brancos. Isso que vc tá falando mesmo que fosse verdade ainda seria erradissimo que é tentar dizer que os próprios povos originários são culpados de se entregarem aos portugueses e muito parecido com a fala de que negros tinham escravos na África e que todos os escravos dos portugueses foram entregues por seus próprios povos (ambos argumentos racistas). E é mentira. A formação do povo brasileiro na sua maioria veio de mulheres estupradas por homens portugueses em regimes ou de estupro direto ou de um tipo de servidão semi-matrimonial semi-escravista numa relação de posse e as descendentes desses relacionamentos se relacionando com outros brancos que posteriormente chegaram formando as populações em geral. As que tem origem numa maioria que escapou de servidões formaram os povos negros e quilombolas e as regiões onde se manteve aldeamentos e maior separação (embora muito raramente sem nenhuma entrada de pessoas não índias no meio) formaram as atuais populações originárias.
Muito bom! O cara descortinou a narrativa que é repetida nas escolas. Essa é a verdade dos fatos! Muito bom!!! Será que o entrevistador branco entendeu a aula? Rsrsrsre tá parecendo que o HD dele vai explodir hahahaah
O ICL está se tornando fundamental e essa aproximação deles com a Laura, Ian e Gaiofato é sinistra demais! Me tornei membro da plataforma deles esta semana e recomendo a todos. Os cursos são de muito boa qualidade! Espero que o Ian faça parcerias pra ter cursos por lá ou que tenha participações recorrentes na programação ou ambos.
Ian sempre com pensamento muito claro e raciocínio arrasador, que volta sensacional pra chegar na conclusão. Obrigado Ian por ser um dos responsáveis pela conversão a esquerda, eu estive do lado de lá, eu era ignorante, metido a inteligente e sábio, mas a verdade é que estava preso as amarras do sistema que nasci e cresci. Ainda nao me considero um comunista, nem mesmo um socialista, mas estou caminhando rumo, me libertando de ignorância e achismos adquiridos que foram transmitidos de geração em geração na minha família. Vou caminhando, estudando, aprendendo na esperança de um dia alcançar um nível de sabedoria razoável para ajudar mais pessoas a saírem do abismo que a direita nos coloca.
Nós, todos aqueles que estamos em processo de radicalização, estaremos sempre em formação até o dia da nossa morte. Não paramos de aprender e fazer novas descobertas.
Aun son colonia: Queso do Reino Pimenta do Reino, etc Destino de viaje favorito de los brasileiros: Portugal 😢 Salario Minimo: Una mixaria ( esclavidao asalariada ).... .... Mas, tudo tranquilho.
Ian é tão necessário, que seria perfeito se tivesse 1 aula dele no ICL nem que fosse 1x por semana. E esse visual do programa, deixou o Ian como o Zordon dos power rangers kkkkkkk
cara, queria ter tido aula de história com vc quando eu era mais novo. poderia ter influenciado qualitativamente minhas percepção de mundo e com ctz influenciado em melhores decisões durante a vida. brigado pela aula.
Perfeito,Ian! Nossa independência é uma farsa, independência para quem? Para quantos? Todo aquele quadro de D. Pedro I é uma aberração histórica, uma mentira entre tantas na nossa história. Perfeito. Parabéns pela grande aula de história .
Que aula, Ian! Parabéns, cara. A maioria das pessoas sabe que a história do Brasil que aprendemos é uma construção, tanto que ela não desperta tanto o interesse mesmo de pessoas que gostam de história (é o meu caso). Mas ouvir a história da independência, da perspectiva que vc apresentou e com o preparo que vc mostrou, me motivou ainda mais no meu objetivo de entrar no curso de História na Unicamp e me tornar professor.
Ian + ICL : meus canais IMPRESCINDÍVEIS porque FANTÁSTICOS! Me identifico muito com a sua didática, professor! Também sou professora (Direito) e me espelho muito na sua forma de apresentar sua aula. Parabéns e obrigada!!
O Ian aparecendo nessa tela azulada e gigante em proporção aos convidados, dizendo palavras sábias ficou parecendo o Zordon dos Power Rangers... Mas acho que a galera aqui não vai sacar a referência pré-histórica da zoeira. Ian mandando muito bem, conteúdo massa.
Espero q a entrevista fure a bolha! Parabéns Ian, sua eloquência e articulação são impecáveis. Graças ao seu trabalho e de todos os que trabalham contigo, que muitos jovens assim como eu estão saindo dessa ideologia dominante e estão buscando organização.
Minha filha veio me perguntar sobre a independência e enquanto explicava parei pra pensar numa coisa: Brasil é a única colônia que tem família real pq foi a própria família real que declarou independência. Esse é o Brasil
Achei que o conteúdo ficou bem pertinente a data aproveitando bem para explicar como nossa história de independência está ligada com os conflitos atuais de terra e racismo. Para quem não conhecia achei que demonstrou bem o nível de rigor com a informação passada a que estamos acostumados vendo o canal
Eu ficaria horas ouvindo o iam contar a história verdadeira do Brasil, precisamos nos inteirar dos fatos políticos e históricos pra entender como isso afeta a nossa vida, vc é incrível.
O Ian é simplesmente incrível! Ele consegue passar a informação de forma didática, com uma excelência eloquencia e sem um pingo de pedantismo. Trabalho incrivel!
Perfeita a contextualização de Ian Neves. Disse tudo e de forma bem didática. Importante como é feita a relação com a ditadura militar (1964-1985). A perseguição ao quilombolas na Bahia. Calejon absorveu tudo. Se concentrou muito para melhor compreensão, igualmente a sua companheira. U A aula perfeita de História, desde o "descobrimento" até os dias de hoje.
Maravilhado com tanta informação verdadeira. Sou um branco com sangue de preto (tenho deficiência falciformi no sangue). Meu avô por parte de pai era preto, e minha avó por parte de mãe também. Minha vó é viva, tá com 99 anos, acamada. Me considero um marxista, mas com muitas dúvidas do que devemos construí como sistema econômico. É muito complicado analisar a história so do ponto de vista dos fatos acontecidos, e deixar de lado o processo biólogo da vida. O que estou tentando explicar, é sei que vou ser criticado, é que os mais fortes sempre vai se impor. Quando o cérebro passa a ser mais forte que os músculos e que a quantidade de seres para guerrear não é mais tão importante, se percebe que algumas tribos não perceberam a gigantesca mudança em redor do seu território. Eu poderia falar aqui sobre o poder de muitos impérios relacionados ao conhecimento e domínio sobre os metais, que foram é sao muito importante para uma tribo se manter no poder. Mas eu quero aqui falar do principal poder, o cérebro visionário. As paixões, destruiram e destroem tribos( nações). Em algum lugar no mundo, uma tribo descobriu a grande importância de matar seu oponente. E com isso poderia estender seu poder territorial. Mas, se eu matar todos não vou ter como extrair da terra o que eu quero, então preciso dominar a mente dessas pessoas, eu sei que a principal coisa que eu preciso controlar neles é o medo. E assim nasce os grandes impérios. Enquanto uns desbloquearam a mente para matar, com intuito de de nao morrer, outros continuaram com suas crenças primitivas dançando em volta da fogueira e pintando seus corpos. A África, talvez seja o lugar no mundo que mais exista tribos primitivas. Dançar em redor da fogueira é o nascimento de duas vertente de cérebro humano, 1 ( Deus) que está relacionado a Paixãoe e medo, e 2 (raciocínio lógico) que tá relacionado a razão e medo. Estamos aqui por conta do medo de deixar de existir. Umas tribos usaram esse medo para matar e está no topo. Outras usaram o medo para criar a fé. Exemplo: tenho fé em Deus que nosso inimigo não vai nos atacar. Os negros infelismente trilharam pela fé, e fogem da morte até hoje. Esperam ancioso pela mudança de mentalidades do meu povo, devemos ser o povo que mata e não o que morre. Por David Paschoal
Meu deus... Você sempre foi fera, mas acompanhando aqui consigo ver que cada dia está melhor. É uma didática, uma paixão na fala e uma oratória que prende a gente e não dá vontade de parar de ouvir.
Que aula, bixo!!! Ian sai daquela aula de história convencional que só traz fatos pontuais pra trazer uma análise crítica e reflexiva!!! é outro nível!!!
Que aula, Ian! A conexão ano de “independência” com a atualidade, e uma atualidade de muita violência com o assassinato de quilombolas resistentes foi de arrepiar aos olhos dos que estavam desatentos.
Ouvir o Ian falando sobre o caso da mãe Bernardette e da importância dos quilombos me arrepiou!!! Muito foda ver os camaradas ocupando cada vez mais espaços. Venceremos!!
Desde a escola, se vc consegue ter o mínimo de pensamento crítico, acaba pescando a falcatrua. A declaração só foi feita para que movimentos de independência não depusessem o comando português.
Foi muito engraçado eu com 12 anos tendo a epifania de que a princesa Isabel não era boazinha e o processo de abolição foi na verdade uma mega filhadaputagem de liberar só a galera que não servia pro trabalho braçal (crianças e idosos)
@@eliasaureliano2807a lei do sexagenário foi um crime. Trabalharam vida toda e depois são libertos pra não dar trabalho pra esses filhos da p que os escravizaram a vida toda . Eu acho que nada mudou se olharmos a aposentadoria hoje 😢
Camarada Ian no ICL 😬👍 ow, Ian.. o Leandro Fortes (DCM) quer te entrevistar tb! Ele já convidou o Tio e foi bem massa. O Leandro é bacana de conversar lá no canal deles, ele tá com os comuna,
Sou muito interessada na verdadeira História do Brasil. Sempre estou buscando saber mais sobre esse assunto para entender nosso país. Eu pensava que já conseguia explicar nosso "processo de independência", mas percebi o quanto eu desconheço. A aula que o professor e historiador Ian Neves dá nesse corte é um primor. Mostra que o Brasil é muito diferente e que as elites já estão aí desde o "descobrimento" e nunca estiveram dispostas a perder seus privilégios. Essa é uma aula para assistir várias vezes porque não dá pra perder nenhum detalhe. Vou compartilhar com todo mundo que eu puder. 👏👏👏
Assisti ao vivo no dia, e estou assistindo novamente um ano após, foi uma entrevista maravilhosa, uma verdadeira AULA, com profundidade, com contextualização e intensidade de informação... Simplesmente excepcional 👏🏻👏🏻👏🏻... Lembrando que a "luta" da Inglaterra pelo fim da escravidão, passa pelo msm viés econômico liberal, escravizados não possuem salário, portanto não adquirem bens, o romantismo colocou um verniz ideológico na luta pelo fim da escravidão, mas ela só ocorreu pelo interesse econômico das economias industriais européias em ter mais clientes adquirindo suas manufaturas.
Mais uma participação acertada do ICL. Ian Neves é um historiador excelente, ele abre nossas mentes falando verdades que não nos contaram tão bem assim.
Queria eu que todos os professores tivessem tal oratória, tal domínio sobre aquilo que falam, e tal paixão pelo seu objeto de estudo. Ian nasceu para lecionar.
ICL + Ian = Instituto Capivaras Libertam
Ai gente! Como é maravilhoso ver a esquerda radical ocupando esses espaços ❤
@@jrbr9544não, é radical que chama. é a esquerda que busca resolver as coisas na raiz do problema, e não tapando buracos.
@@jrbr9544 Não. A gente entende que não existe direita radical, porque a direita não ataca a raiz dos problemas da nossa sociedade (que é o capitalismo).
Além disso, colocar as coisas no espectro desse jeito, sem qualquer contexto, abre espaço praquela velha (e falha) teoria da ferradura.
@@jrbr9544 Concordo 100% na resposta que deram anteriormente, mas é algo que deve ser levado no contexto caso você esteja se comunicando com alguém pq depende muito de convenções (que podem ser menos precisas, a anterior sendo a mais precisa possível, na minha opinião).
O que geralmente fazem é adjetivar as falas e usar o extrema e radical com o mesmo significado (ignorando o sentido real das palavras), para falar de pessoas com posições que eles acham violentas ou intransigentes ou reprováveis. As vezes até usam essa confusão de jogar tudo no mesmo balaio pra manter as coisas como estão (aquele meme zuando o capitão centrista "um lado é progressista e o outro lado defende racismo, homofobia, desigualdade social, etc... eles são TÃO iguais!!!!") Linguisticamente é o que está dado, a gente tem que saber analisar cada caso e conversar de uma forma que ambas partes se entendam.
Um exemplo que sempre fazem piada é que o Nescau cereal NÃO é um cereal radical pois vai a raíz do cereal matinal e sim devido ao skate na embalagem. Acho que os novos canais de esquerda fazem um bom trabalho de tentar trazer esse rigor teórico pq realmente faz pouco sentido né.
Povo, bora reassistir no ICL e dar visualização também lá pra dar um impulsionamento pra mais convites de comunistas lá. ❤🎉
Táticas y estratégias
Vou fazer isso. Obg pela ideia. Acredito q assim já posso ajudar na causa.
Salve, camaradas.
Assisti ontem no ICL Sinapse completo! Grande aula!😊😊😊
UP
E dá like
O nível de profundamento, de didática e a capacidade do Ian de prender a atenção de quem está ouvindo é surreal. Os dois ficaram completamente presos na explicação... Dá até para ouvir as ingrenagens rodando na mente deles enquanto o Ian alimenta o poder cítrico de ambos.
Não por acaso foi esse maravilhoso que me fez virar a chavinha e passar de um liberal safado para Marxista.
Só consigo agradecer.
eu tb fico bobo com a capacidade que o ian tem de te prender a atenção explicando as coisas. ele é um comunicador absurdo
Simmmm,esse cara mudou minha vids
@@wallyff2868a
Mesma coisa por aqui mano eu tenho até vergonha de não ter me tornado comunista antes
Comunismo não dá certo.
Jovens com grande exemplo de dedicação, o Brasil não revela apenas jogadores de futebol. Ian Neves está aí, vamos prestigiar!
O ICL dando voz aos camaradas.
Sensacional!
Esse é o caminho: estudo, conscientização, organização do povo trabalhador e luta, para uma mudança real no Brasil.
Concordo contigo camarada , a primeira etapa do caminho está bem descrita no seu comentário .
Ian, você brilhou. Emocionada. Como pode alguém criticar a universidade? E não valorizar os professores?
Eu tô tão perplexo de estar aprendendo agora como se deu essa convencional independência do Brasil, que me sinto enganado. Um engano construído a tanto tempo.
A escravidão não acabou. Ainda somos colônia, ainda estalam os chicotes em nós... então que sejamos quilombo, que sejamos luta, até a revolução!
Ainda bem! Q continue assim por muito e muito tempo 😂😂😂😂😂😂😂
@@maicon8491 masoquista?
Maicon é nome de burguês. Logo ele está defendendo sua classe.
@@timtebowdesata9973 sabia dessa não
@@maicon8491calma babilônico sua hora vai chegar 😊😊
Eu sou professora de História e esse vídeo mano... É brutal! Se eu pudesse colocava pros meus alunos. Compreender esse processo Histórico é a base pra revolução que começa nas nossas mentes.
A conexão da morte de Mãe Bernadete com o arranjo da independência do Brasil foi profundo!
Entrei de um jeito pra assistir esse vídeo e estou saindo outra pessoa.
Muito forte!
Realmente.
😂😂😂
@@musicaboabrasil264 Que foi camarada?
@@fernandoamchaves7932 nada não amigo, Deus te abençoe
@@musicaboabrasil264Deus te abençoe também.
Não tem como ouvir o Ian Neves e não virar comunista.
Aulas & aulas!
Eu falei isso esses dias, não dá pra ouvir esse cara e não concordar com absolutamente tudo
Exatamente! Hahahaha
tem sim, só ter um par de neurônios a mais
@@hikkiduran Argumentos?
Toda a tua participação foi impecável, Ian. De uma eloquência e domínio dos temas invejável, como sempre.
Divulgo ele nos perfis alheios.
Ian é maravilhoso, não consigo parar de ouvir essa criatura linda
Monopolizou o debate pois os outros só queriam ouvir. Você tem esse dom camarada 👏🏾✨
Isso não é nada comunista!😡
Na verdade este vídeo não foi um debate , mas sim uma exposição do Ian .
Os dois quiseram atrapalhar mas ele seguiu sem titubear
comunista e tem monopólio???
@@99Gara99Tolice
60% do Congresso pertence à bancada ruralista. Nenhuma lei passa sem a bênção do senhor da Casa Grande, & nós da Senzala só nos resta a luta.
Vitimizando -se!Assim que o PT gosta.
A cara da apresentadora (me perdoem, não sei o nome dela) de orgulho pela aula que vc deu é impagável! Parabéns Ian!!!
Caramba, já estudei sobre a independência do Brasil mas o Ian explica de forma tao clara, objetiva e aprofundada, impressionante
13:50 carai
Completamente verdade!
caralho me arrepiei quando o Ian falou que a nossa independência ainda não chegou, que fala maravilhosa para um 7 de setembro.
Até meio dificil de se comememorar a independência, quando quase toda a população originária foi DIZIMADA...
Não foi, mas tem gente no campo que continua tentando 😕
isso é "romantizar" o que aconteceu. havia tribos contra e outras que se aliaram aos Portugueses, os que se aliaram tornaram-se em nós, além de casos de escravidão e estupro. Os Brasileiros ainda são 70% Portugueses no sangue em média.
@@Victor_Piragibepior que não é difícil de ser. Não precisa de mais que uma canetada e permissividade do resto da população.
@@xriss.9019 70% vc exagerou e muito..
não chega a 30%
@@xriss.9019isso não é romantizar. O que vc fala parece que houve uma linha única destes supostos traidores sendo que não. O que houve foi mais indivíduos mas mesmo eles não representam mais que uma ínfima parcela dos genes de indígenas que compõe a parcela destes genes na maioria da população não indígena. Eles sempre tentaram cooptar aliados como qualquer povo em guerra querendo anexar povos a seus impérios. Os povos como um todo nunca se teve registro de real aliamento. Sempre tiveram indivíduos geralmente muito assediados para isso e mesmo quando conseguiam a cooperação de uma população inteira era na base do medo principalmente. Mas qualquer fraquejamento observada na parte dos portugueses diretamente coordenando era motivo para as revoltas começarem de novo. E eles não se mestiçavam entre si. Eles pegavam aliados sempre para mantê-los índios ao ver deles e subordinados. Não os misturaram a si. A real mistura que formou os brasileiro foi num caminho oposto onde brancos marginalizados se misturavam a populações indígenas que os aceitavam minimamente quando eles se submetiam as suas exigências para poder serem aceitos e assim nascem muitas populações que geraram o Brasil profundo, ribeirinhos e outros em populações com algum contato já bem estabelecido com homens brancos. Isso que vc tá falando mesmo que fosse verdade ainda seria erradissimo que é tentar dizer que os próprios povos originários são culpados de se entregarem aos portugueses e muito parecido com a fala de que negros tinham escravos na África e que todos os escravos dos portugueses foram entregues por seus próprios povos (ambos argumentos racistas). E é mentira. A formação do povo brasileiro na sua maioria veio de mulheres estupradas por homens portugueses em regimes ou de estupro direto ou de um tipo de servidão semi-matrimonial semi-escravista numa relação de posse e as descendentes desses relacionamentos se relacionando com outros brancos que posteriormente chegaram formando as populações em geral. As que tem origem numa maioria que escapou de servidões formaram os povos negros e quilombolas e as regiões onde se manteve aldeamentos e maior separação (embora muito raramente sem nenhuma entrada de pessoas não índias no meio) formaram as atuais populações originárias.
Muito bom! O cara descortinou a narrativa que é repetida nas escolas. Essa é a verdade dos fatos! Muito bom!!! Será que o entrevistador branco entendeu a aula? Rsrsrsre tá parecendo que o HD dele vai explodir hahahaah
Claro, o Calejon é brabo tb, não sei como vc não o conhece ainda.
O Ian é extremamente inteligente, me enche de orgulho acompanhar ele.
O ICL está se tornando fundamental e essa aproximação deles com a Laura, Ian e Gaiofato é sinistra demais!
Me tornei membro da plataforma deles esta semana e recomendo a todos. Os cursos são de muito boa qualidade! Espero que o Ian faça parcerias pra ter cursos por lá ou que tenha participações recorrentes na programação ou ambos.
O Ian é um ótimo professor, para aqueles que estiverem abertos para aprender .
Ian Neves nos te amamos.
Não tem como conhecer a história do Brasil e não se radicalizar.
(Ainda não me acostumei com a nova skin do Ian😔)
boa, eu tinha estudado a independência num capítulo chamado "a inteorização da metrópole" da Maria Odilda mas não conseguiria explicar dessa forma
Caralhooo! Ian, como comentarista político, já é um dos melhores que eu conheço
Até quando não tem chat o Ian fica olhando de lado, ele é o Phineas da vida real.
Acredito que ele fica passando o texto para não errar nada, se não o cara e um genio para dar uma aula dessa toda.
É que ele coloca os tópicos na tela do computador, isso é importante pra que não esqueçamos alguns detalhes.
Meu senhor amado, que didática Ian neves o melhor que nós temos
Nossa o Ian é demais né? Sempre gostei de história mas ouvir pessoas tão compromissadas como ele falando sobre, só faz eu curtir mais ainda
Em 1822, a Inglaterra deixou de ter relações indiretas com o Brasil (via Portugal) e passou a explorar nosso país diretamente.
Uma vdd aula que precisaria de uns 5 palavrões para descrever quão bom foi.
Esta, a melhor aula de história, por Ian Neves.
@IanNeves, você esqueceu de mencionar que ainda herdamos as dívidas de Portugal com a Inglaterra, tivemos que pagar essa dívida.
Acho que ele falou na live completa.
Ian sempre com pensamento muito claro e raciocínio arrasador, que volta sensacional pra chegar na conclusão. Obrigado Ian por ser um dos responsáveis pela conversão a esquerda, eu estive do lado de lá, eu era ignorante, metido a inteligente e sábio, mas a verdade é que estava preso as amarras do sistema que nasci e cresci. Ainda nao me considero um comunista, nem mesmo um socialista, mas estou caminhando rumo, me libertando de ignorância e achismos adquiridos que foram transmitidos de geração em geração na minha família. Vou caminhando, estudando, aprendendo na esperança de um dia alcançar um nível de sabedoria razoável para ajudar mais pessoas a saírem do abismo que a direita nos coloca.
Pra quem estudou História como eu, isso é básico, mas o Ian é um cara diferenciado nas explanações.
Nós, todos aqueles que estamos em processo de radicalização, estaremos sempre em formação até o dia da nossa morte. Não paramos de aprender e fazer novas descobertas.
O Ian nunca decepciona...
Cara esse é um conteúdo de qualidade, limpo a casa ouvindo ele kkkkkkkkkkk
Eu nesse momento kkkk
Nos tornamos independentes para continuarmos sendo colônia😢😢😢😢😢😢
Aun son colonia:
Queso do Reino
Pimenta do Reino, etc
Destino de viaje favorito de los brasileiros: Portugal 😢
Salario Minimo: Una mixaria ( esclavidao asalariada )....
.... Mas, tudo tranquilho.
@@fredmartinez7759 verdade perene!
As palavras de um ser extraordinário como o Ian são como flechas em nossas consciências para fazermos a revolução.
Se a direita conseguiu esconder a ditadura é sinal que náo mudaram. Daí o golpe de 2016
Ian é tão necessário, que seria perfeito se tivesse 1 aula dele no ICL nem que fosse 1x por semana. E esse visual do programa, deixou o Ian como o Zordon dos power rangers kkkkkkk
Kkkkk o Zordom haushsuahusauusahahauua
Rachei quando vi ele no retangulão kk
Ian e Gustavo no ICL tá sendo 👌
Acho que o Gaiofato vai virar um dos integrantes ali durante a semana
cara, queria ter tido aula de história com vc quando eu era mais novo. poderia ter influenciado qualitativamente minhas percepção de mundo e com ctz influenciado em melhores decisões durante a vida. brigado pela aula.
Perfeito,Ian! Nossa independência é uma farsa, independência para quem? Para quantos? Todo aquele quadro de D. Pedro I é uma aberração histórica, uma mentira entre tantas na nossa história. Perfeito. Parabéns pela grande aula de história .
Q monstro de professor vc é Yan!!
Sou apaixonado por história, nunca tinha visto uma aula tão boa sobre história do Brasil!
Que aula, Ian! Parabéns, cara. A maioria das pessoas sabe que a história do Brasil que aprendemos é uma construção, tanto que ela não desperta tanto o interesse mesmo de pessoas que gostam de história (é o meu caso). Mas ouvir a história da independência, da perspectiva que vc apresentou e com o preparo que vc mostrou, me motivou ainda mais no meu objetivo de entrar no curso de História na Unicamp e me tornar professor.
Ian está tendo cada vez mais alcance, avante camarada! Você merece ❤
Ian + ICL : meus canais IMPRESCINDÍVEIS porque FANTÁSTICOS! Me identifico muito com a sua didática, professor! Também sou professora (Direito) e me espelho muito na sua forma de apresentar sua aula. Parabéns e obrigada!!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Caramba.... sem palavras para teu trabalho, pessoa incrível ❤
Em alguns momentos da entrevista a cara da Roberta é de, "quem é esse cara ?!" Ela segura o sorriso, muito bom. 👏👏
Ian é fenomenal.
O Ian aparecendo nessa tela azulada e gigante em proporção aos convidados, dizendo palavras sábias ficou parecendo o Zordon dos Power Rangers... Mas acho que a galera aqui não vai sacar a referência pré-histórica da zoeira.
Ian mandando muito bem, conteúdo massa.
"Alpha, reúna cinco jovens comunistas com garra!"
Kkkkk só Jurássico aqui, ranges é hora da REVOLUÇÃO
@@andrealves2891 Powersoberana!
@@leoramos889 né? O Ian nem tem idade pra pegar a referência, rs.
Go go camaradas
Ian, você é um conscientizador!
Incrível conteúdo!
As aulas do Ian sao um espetaculo!!!
Espero q a entrevista fure a bolha! Parabéns Ian, sua eloquência e articulação são impecáveis. Graças ao seu trabalho e de todos os que trabalham contigo, que muitos jovens assim como eu estão saindo dessa ideologia dominante e estão buscando organização.
Parabéns Ian, adorei ver você no ICL, você é top👏👏👏
Geniais o programa, a proposta, os entrevistadores, os convidados. Ian Neves tem uma verve comunicativa incrível. Parabéns!
Minha filha veio me perguntar sobre a independência e enquanto explicava parei pra pensar numa coisa: Brasil é a única colônia que tem família real pq foi a própria família real que declarou independência.
Esse é o Brasil
Brasil já bateria primeiro mundo a décadas se tivesse continuado monarquia
@@animesstories6160 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
a didática desse mano e fantástica...
Achei que o conteúdo ficou bem pertinente a data aproveitando bem para explicar como nossa história de independência está ligada com os conflitos atuais de terra e racismo. Para quem não conhecia achei que demonstrou bem o nível de rigor com a informação passada a que estamos acostumados vendo o canal
Eu ficaria horas ouvindo o iam contar a história verdadeira do Brasil, precisamos nos inteirar dos fatos políticos e históricos pra entender como isso afeta a nossa vida, vc é incrível.
Ian é um poço de conhecimento
O Ian é simplesmente incrível! Ele consegue passar a informação de forma didática, com uma excelência eloquencia e sem um pingo de pedantismo. Trabalho incrivel!
Verdade!
Perfeita a contextualização de Ian Neves. Disse tudo e de forma bem didática. Importante como é feita a relação com a ditadura militar (1964-1985). A perseguição ao quilombolas na Bahia. Calejon absorveu tudo. Se concentrou muito para melhor compreensão, igualmente a sua companheira. U
A aula perfeita de História, desde o "descobrimento" até os dias de hoje.
Melhor vídeo que já vi do Ian até agora. Preparo e didática extraordinária, esclarecendo uma dúvida que eu tinha desde que me introduzi ao Marxismo.
ian, você é gigante! ✊🏻❤️🩹
E necessário que se leve um debate deste a todo o povo para esclarecimento de todo brasileiro!
Maravilhado com tanta informação verdadeira.
Sou um branco com sangue de preto (tenho deficiência falciformi no sangue).
Meu avô por parte de pai era preto, e minha avó por parte de mãe também.
Minha vó é viva, tá com 99 anos, acamada.
Me considero um marxista, mas com muitas dúvidas do que devemos construí como sistema econômico.
É muito complicado analisar a história so do ponto de vista dos fatos acontecidos, e deixar de lado o processo biólogo da vida.
O que estou tentando explicar, é sei que vou ser criticado, é que os mais fortes sempre vai se impor.
Quando o cérebro passa a ser mais forte que os músculos e que a quantidade de seres para guerrear não é mais tão importante, se percebe que algumas tribos não perceberam a gigantesca mudança em redor do seu território.
Eu poderia falar aqui sobre o poder de muitos impérios relacionados ao conhecimento e domínio sobre os metais, que foram é sao muito importante para uma tribo se manter no poder.
Mas eu quero aqui falar do principal poder, o cérebro visionário.
As paixões, destruiram e destroem tribos( nações).
Em algum lugar no mundo, uma tribo descobriu a grande importância de matar seu oponente. E com isso poderia estender seu poder territorial.
Mas, se eu matar todos não vou ter como extrair da terra o que eu quero, então preciso dominar a mente dessas pessoas, eu sei que a principal coisa que eu preciso controlar neles é o medo. E assim nasce os grandes impérios.
Enquanto uns desbloquearam a mente para matar, com intuito de de nao morrer, outros continuaram com suas crenças primitivas dançando em volta da fogueira e pintando seus corpos.
A África, talvez seja o lugar no mundo que mais exista tribos primitivas. Dançar em redor da fogueira é o nascimento de duas vertente de cérebro humano, 1 ( Deus) que está relacionado a Paixãoe e medo, e 2 (raciocínio lógico) que tá relacionado a razão e medo.
Estamos aqui por conta do medo de deixar de existir.
Umas tribos usaram esse medo para matar e está no topo. Outras usaram o medo para criar a fé.
Exemplo: tenho fé em Deus que nosso inimigo não vai nos atacar.
Os negros infelismente trilharam pela fé, e fogem da morte até hoje.
Esperam ancioso pela mudança de mentalidades do meu povo, devemos ser o povo que mata e não o que morre.
Por David Paschoal
Meu deus... Você sempre foi fera, mas acompanhando aqui consigo ver que cada dia está melhor. É uma didática, uma paixão na fala e uma oratória que prende a gente e não dá vontade de parar de ouvir.
Ian estrela de cinema 🎥✨
Aulas e aulas!! Como é bom aprender sobre a história do nosso país né? Como é bom começar a deixar de ser ignorante.
Ian é fantástico! Em pouquíssimo tempo deu uma aula sensacional!!!!👏👏👏
Até voltei pra rever essa maravilhosa aula agora no 07/09.
Que aula, bixo!!!
Ian sai daquela aula de história convencional que só traz fatos pontuais pra trazer uma análise crítica e reflexiva!!!
é outro nível!!!
Uma das melhores videoaula que assisti na vida. Parabéns Ian.
Que aula, Ian! A conexão ano de “independência” com a atualidade, e uma atualidade de muita violência com o assassinato de quilombolas resistentes foi de arrepiar aos olhos dos que estavam desatentos.
Isso aqui foi uma aula❤❤❤
Surra de história a essa hora da manhã. Que aula!
Verdade, foi uma aula excelente, que ajudou muitas pessoas.
Que aulão!!!! Felizes dos alunos do Ian! Parabéns!!!
Excelente exposição. Todos deveriam assistir. Compartilhei.
Ouvir o Ian falando sobre o caso da mãe Bernardette e da importância dos quilombos me arrepiou!!! Muito foda ver os camaradas ocupando cada vez mais espaços. Venceremos!!
Literalmente uma aula!
Sou muito fã desse.cara. Obrigada por vc existir Ian Neves!
Desde a escola, se vc consegue ter o mínimo de pensamento crítico, acaba pescando a falcatrua.
A declaração só foi feita para que movimentos de independência não depusessem o comando português.
Foi muito engraçado eu com 12 anos tendo a epifania de que a princesa Isabel não era boazinha e o processo de abolição foi na verdade uma mega filhadaputagem de liberar só a galera que não servia pro trabalho braçal (crianças e idosos)
Sim!!!
Sim
@@eliasaureliano2807a lei do sexagenário foi um crime. Trabalharam vida toda e depois são libertos pra não dar trabalho pra esses filhos da p que os escravizaram a vida toda . Eu acho que nada mudou se olharmos a aposentadoria hoje 😢
Escola em si é uma falcatrua
Que aula meus camaradas, que aula 👏🏽👏🏽👏🏽
Esclarecedor demais... Ian, nunca pensou em fazer um curso de história? Didática de trilhões
Parabéns, Ian!! Tanto pela aula quanto por conquistar esse espaço. Você merece e vai chegar muito mais longe
Que aula maravilhosa! O Ian tem uma didática incrível!
Ian, estou emocionada em ouvi-lo, assisti- lo. 20:06
Maravilhoso, Ian. Muito pontual, muito claro, muito preparado. Fantástico!!!
ouvir o Ian falando é música pros meus ouvidos 🥰🥰🥰
Camarada Ian no ICL 😬👍 ow, Ian.. o Leandro Fortes (DCM) quer te entrevistar tb! Ele já convidou o Tio e foi bem massa.
O Leandro é bacana de conversar lá no canal deles, ele tá com os comuna,
Sou muito interessada na verdadeira História do Brasil. Sempre estou buscando saber mais sobre esse assunto para entender nosso país. Eu pensava que já conseguia explicar nosso "processo de independência", mas percebi o quanto eu desconheço. A aula que o professor e historiador Ian Neves dá nesse corte é um primor. Mostra que o Brasil é muito diferente e que as elites já estão aí desde o "descobrimento" e nunca estiveram dispostas a perder seus privilégios. Essa é uma aula para assistir várias vezes porque não dá pra perder nenhum detalhe. Vou compartilhar com todo mundo que eu puder. 👏👏👏
Que aula!!!!
Icl e Soberana juntos, tudo de bom !!!
Assisti ao vivo no dia, e estou assistindo novamente um ano após, foi uma entrevista maravilhosa, uma verdadeira AULA, com profundidade, com contextualização e intensidade de informação... Simplesmente excepcional 👏🏻👏🏻👏🏻... Lembrando que a "luta" da Inglaterra pelo fim da escravidão, passa pelo msm viés econômico liberal, escravizados não possuem salário, portanto não adquirem bens, o romantismo colocou um verniz ideológico na luta pelo fim da escravidão, mas ela só ocorreu pelo interesse econômico das economias industriais européias em ter mais clientes adquirindo suas manufaturas.
Caralho, aprendi mais sobre a independência do BR nesse vídeo do que na vida toda
Sobre a não independencia né..
Mais uma participação acertada do ICL. Ian Neves é um historiador excelente, ele abre nossas mentes falando verdades que não nos contaram tão bem assim.
Queria eu que todos os professores tivessem tal oratória, tal domínio sobre aquilo que falam, e tal paixão pelo seu objeto de estudo. Ian nasceu para lecionar.
a carinha da entrevistadora preta tão feliz ❤
11 anos de escola e não ensinaram nada disso, o máximo foi a curiosidade do Dom Pedro estar com dor de barriga...
Parabéns Ian Neves , você faz a disciplina de história uma arte prazerosa
Nota mil esta entrevista❤
Que massa!!! Ian Neves aqui!!!!
Ian fala mais sobre a abolição no Brasil, por favor!
Belíssima AULA DE HISTÓRIA !