DEVO CONTAR PARA MEU FILHO SOBRE O AUTISMO?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 сен 2024

Комментарии • 20

  • @angelaangelallima
    @angelaangelallima 5 месяцев назад +1

    Esse canal, o médico a postura é surpreendente. Num mundo com tanta gente sugestionada e fantasiosa me surpreende a clareza e objetividade.

  • @amandaferrareli2632
    @amandaferrareli2632 7 месяцев назад +5

    Minha filha recebeu diagnóstico tardio aos 10 anos. Já falei, e desde então começamos a caminhar e conversar... e começamos a assistir e estudar sobre autismo.
    Minha filha melhorou muito depois que começou a saber identificar e entender o que é meltdown, shutdown, hipersensibilidade, hiposensibilidade, crise sensorial.
    Na aula perguntaram sobre os abafadores que ela estava usando porque confundiram com fones de ouvido, ela com dificuldades normais conseguiu explicar que eram abafadores porque os ouvidos dela doíam com a voz deles sem ter proteção, mas com proteção ela ouvia eles com menos dor. ❤
    Se a pessoa percebe que é diferente, percebe que tem deficits, percebe que as vezes esperam demais dela.... não saber que é por conta do autismo e achar que é por característica própria é muito ruim.
    Quando você acha que você é fresco por culpa sua, que você não olha nos olhos por culpa sua, que você não se sente bem no meio de muita gente por culpa sua... etc etc etc. Isso é muito ruim.
    Também é ruim fazer a criança odiar o autismo, porque ele não vai sair dela.... então eu sempre digo pra minha filha comparando Windows e Linux.... ou que Deus fez vários tipos de cérebros e o dela tem dificuldades mas tem qualidades (e é cheiooooo de qualidades) e cito estas qualidades.
    Expliquei que veio da genética da nossa família, contei quem são os outros autistas da família.
    Mostrei as dificuldades e as qualidades de cada um.
    Enfim.
    O autismo não tem cura.
    Mas depressão tem.
    Minha filha estava depressiva e hoje é uma criança alegre de volta. Alegre porque se entende, se respeita, se valoriza e se ama.
    Ao invés de ter vergonha e culpa de não conseguir ficar nas feiras apresentando o trabalho feito em equipe, hoje ela consegue já de antemão dizer todos os pontos que ela pode ajudar no trabalhado, e os pontos que ela não vai participar porque não faz bem pra ela.
    Vivi 34 anos em agonia me escondendo de todos com raiva de mim mesma nas coisas que não consigo fazer achando que eram defeitos pessoais meus, minha filha não vai trilhar o mesmo caminho que eu. ❤
    P.s. "ela consegue dizer" muitas vezes é conseguir entregar um bilhete pré pronto, ou repetir algo que treinamos muito durante nossas caminhadas.
    Ela as vezes não consegue nem pedir para ir ao banheiro. Depende muito do quão estressante está aquele período.
    Mas eu já sinto uma alegria imensa por ela conseguir comunicar por ela mesma. ❤

  • @telmaalves2313
    @telmaalves2313 7 месяцев назад +4

    Muito esclarecedor ,o meu e nível 2 não sei se fico triste ou aliviada em saber que ele pode nem perceber que tem uma condição diferente das outras crianças .

  • @ennepereira3290
    @ennepereira3290 7 месяцев назад

    A verdade é sempre libertadora...🫶🏽

  • @polyanafirmosilva2923
    @polyanafirmosilva2923 Месяц назад

    As perguntas surgem naturalmente. Meu filho é TEA nível. Houve uma semana de conscientização do autismo na escola dele e qnd a profissional falou das características das pessoas autistas ele se identificou e chegou em casa falando : mãe eu acho que eu sou autista. Sentei e conversei com ele. Ele estava com 7 anos, nós tinhamos recebido o diagnóstico a pouco menos de um ano

  • @patriciacerqueira4551
    @patriciacerqueira4551 5 месяцев назад

    Meu filho tem 9 anos,ele me perguntou o porquê ele faz consultas com psicóloga, ai eu contei pra ele que somos autista, eu autista adulta e ele criança,foi libertador😊😊😊😊😊😊😊😊

  • @leninhaneri433
    @leninhaneri433 7 месяцев назад +2

    Bom dia , obrigada pela orientação minutos de sabedoria.

  • @samanthalampreiabraga9668
    @samanthalampreiabraga9668 7 месяцев назад +1

    Excelente orientação, mas no meu caso meu filho nível 3 , possível DI , talvez ele nunca perceba e eu nunca precise tocar nesse assunto então 😢

  • @rojanecruz8982
    @rojanecruz8982 7 месяцев назад +1

    Excelente vídeo!
    Esclarecedor e libertador.

  • @cinthiacecato4988
    @cinthiacecato4988 7 месяцев назад

    Excelente, Dr. Sempre pensei assim. Tem que partir da criança!

  • @angelalobobernal4159
    @angelalobobernal4159 7 месяцев назад +1

    Infelizmente alguns profissionais de saúde e não apenas familiares , cometem esse equívoco . Assim como profissionais da educação .Qdo não colegas . Enfim .. Estou de pleno acordo com vc . E no caso de Tea N 1 ou 2. com cognitivo bem preservado começam a se recusar em frequentar a terapia e ao conversar com eles , e investigar o que pode estar acontecendo , nota - se que dentro das terapias que está havendo um comentário nada pertinente . Exemplo : filhos de pais separados ,onde há uma relação positiva da criança com o pai e está tudo okay com a frequência de convívio etc . Aí na psicoterapia , o profissional considera que o ideal é aumentar mais vezes as visitas ( detalhe , esta não é queixa da criança ) . Aí após um mês levando os filhos para a terapia , as crianças rejeitam . Ao abordar os porquês ...o fato é ( a psicóloga insistindo que a criança tem um problema neste ponto . A criança ou adolescente se cansam . Se opõe. E pronto . Haja tempo pra fazer com que tenham vontade em experimentar outro profissional ....) . E aí . Num belo dia ....a pressão vem para a mãe ( desabafo junto com opinião . Rsrs ...Mas é isso )

  • @adrianacorsi2528
    @adrianacorsi2528 7 месяцев назад +2

    Vc é excelente,Dr. !!!!

  • @henriquetamartins5675
    @henriquetamartins5675 6 месяцев назад

    Os colegas chamaram ele de autista, e ele veio perguntar para nós...

  • @patricianicolau1728
    @patricianicolau1728 6 месяцев назад

    Eu contei para o meu filho quando ele quis saber por que ele fazia terapias. Acho que ele se isolou mais quando contei

  • @NayaraClaraPimentel
    @NayaraClaraPimentel 7 месяцев назад

    Meu filho tem 6 anos...e ele já fala que ele é menino autista, porque colegas da escola falam pra ele ...a professora falou pra turma...devido as diferenças dele em fazer as provas separadas e as vezes precisar sair da sala para se regular ... até o momento nível 1 de suporte...mais com várias dificuldade.

  • @nilceliaviana3322
    @nilceliaviana3322 7 месяцев назад

    Muito importante 🙏

  • @minhavidademaeatipica
    @minhavidademaeatipica 7 месяцев назад

    Meu filho tem 5 anos. Sempre falei pra ele, desde o diagnóstico aos 3 anos de idade. Ele já reconhece o simbolo do autismo. Porém, acredito que ele não entenda o que é o autismo até mesmo pela pouca idade.
    Embora na escola muitos amiguinhos reconheça já que ele é autista.

  • @suelirocha4719
    @suelirocha4719 7 месяцев назад

    Excelente!!!

  • @lucilenebarbosa898
    @lucilenebarbosa898 7 месяцев назад

    Meu filho tem 11 anos, e mim perguntou se e autista, ou seja ele ja sabe que tem essa patologia, de início eu percebi um certo disconforto , mas com passar do tempo, ele comprrendeu . Ou seja temos que ser verdadeiros com nossos filhos, mentir não e a melhor solução

  • @opropriogui
    @opropriogui 7 месяцев назад

    Muito obrigado por este vídeo, Dr.