"Extrema direita" = Ser CONTRA a imigração descontrolada em massa de HOMENS homofóbicos, antisemitas, misógenos ultra conservadores (islâmicos) que não respeitam direitos humanos em seus países (ao mesmo tempo que mulheres são abandonadas nesses países horríveis)... "Pessoa progressista do amor" = Ser a favor de tudo isso + passar pano para hamas, wokeismo, antisemitismo, terro**ismo, narcotráfico e bandidagem.
@Michelbolchevik terro**r1st4s são os comunas que permitem que criminosos de verdade cometem atrocidades e passam pano chamando quem se defende e se opõe daquilo que pessoas como você praticam na realidade
Sou português vivendo há 6 anos em Portugal. Saí daqui com 18 anos no navio Vera Cruz em 1954. Nesta época para entrar no Brasil era obrigatório uma carta de chamada tendo um responsável pela pessoa, pela moradia e pelo trabalho. Esta documentação demorava de 3 a 6 meses para ser aprovada. Éramos fiscalizados pela polícia marítima antes de desembarcar no cais do porto. Trabalhei 65 anos no Brasil constituindo família: 4 filhos, 8 netos e 5 bisnetos. Gostei muito do que disse o convidado esckarecendo a realidade do imigrante português para o Brasil. Só faktou a parte da exigência da carta de chamada. Parabéns, Rafael, pelo ótimo conteudo dos teus vídeos.
Sr. Marcos, a sua narrativa fez-me lembrar, com muitas saudades, do meu falecido avô. Homem trabalhador e honesto, deixou-nos a todos nós, filhos e netos (não chegou a ver os bisnetos) um exemplo de integridade e amor. Infelizmente, por motivos vários, nunca conseguiu retornar ao seu amado Minho (nasceu na Póvoa do Lanhoso). De lá do céu deve estar contente de ter um bisneto português (meu filho) que lhe herdou os seus belos olhos azuis!
Meu sogro e sogra são Portugueses e vieram nos anos 30 !! Pessoas muito boas, trabalhadoras e se estabeleceram no Brasil para sempre ! E gerando empregos e riqueza para nosso País !! São pessoas dignas, e temos que respeita-los, pela mudança e uma época tão difícil que passaram !! Um abraço para todos os Portugueses !! E muita Saúde e Prosperidade para todos do Canal !!
@@P.Bellitz Rapaz você admira o Japão, e se você estudou sabe que o Japão, teve um dos impérios mais cruéis e preconceituosos do mundo e você fala ainda de Portugal por favor não force nada.
@@alexandrebellacruz3605 tenho uma amiga que mora em Portugal e ela disse que existe sim xenofobia, mas é raro encontrar um português xenofóbico, o problema é o próprio brasileiro que quer deixar o Brasil, mas não larga o Brasil na questão de costumes colocando som alto até tarde da noite, churrasco com aquela fumaça toda e etc.
Pessoas decentes sao tratadas de forma decente , ao contrario de alguns Brasileiros que vem para ca fazer baderna , a esses sabemos bem o que lhes fazer.
@@mallusraz as pessoas podem ir para todo o lado que quiserem agora se nao perderem os maus habitos e os levaram com eles vao ter problemas em qualquer país..
Estou em uma zona lotada de imigrantes, principalmente indianos que nem falam a língua portuguesa. E não vi, nenhum deles sendo destratados e tão pouco eu que não sou portuguesa sou maltratada. Fico admirada com a paciência e educação dos portugueses para com todos.
@@nandinhaldsO que os portugueses não apreciam nos brasileiros é a ignorância das suas raízes lusas. Vem para Portugal e não sabem nada da cultura do país.
Há destinos na Europa que em termos de oportunidades são imensamente melhores para um brasileiro que Portugal, no entanto não existe uma comunidade brasileira tão grande nesses paises quanto em Portugal. A onda descontrolada da imigração brasileira não se dá devido a facilidade da língua e sim devido a facilidade de adentrar no país mesmo
Os brasileiros deviam imigrar para a Alemanha ( que é um país mil vezes melhor que Portugal ) e fazer lá o que fazem e dizem aqui, e logo viam o que é racismo e xenofobia.
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler. É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
Meu Bisavô, veio de Portugal com toda a sua família e se estabeleceu no Brasil. minha avó, filha dele, teve meu pai no Brasil, com um Brasileiro. Eu, quero ir a Europa, tenho muitos familiares na Europa e amigas. Vou conhecer Fátima e Lourdes. Mais, volto, porque Amo o meu País. Sou apaixonada pelo Brasil.
Olá Rafael! Muito bom o conteudo dos teus vídeos. Sou brasileira com nacionalidade portuguesa e esperei por 3 anos e meio para ter esta nacionalidade em mãos. Os que nem sangue português tem vivem por aqui com incentivos do governo sem nenhum critério para entrada em Portugal. Lamentável! Também para toda Europa.😢
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler. É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
Nenhum país pode conviver com imigração em massa. Neste sentido Portugal deve dar preferencia a mão de obra qualificada e de pessoas com afinidade cultural .
Deviam exigir uma quantia mínima X na conta.. Aí já eliminava 90%.. (E sim, eu sou pobre).. Mas indo com planejamento já se prova que você não é qualquer um.
@@9912499 Se vc for morar em qualquer lugar, mesmo em areas nao nobres ou centrais de Sao Paulo ira pagar um aluguel nao tao diferente......So que com a possibilidade de levar um tiro ao sair ou entrar em casa .... A ideia de imigracao para Portugal e viável para quem quiser viver com qualidade de vida boa . Nao vai ser milionario, vai ganhar menos que no Brasil, mas tera qualidade de vida e seguranca incomparavelmente melhores. Se vai com o objetivo imaginario de ficar rico, NÃO VA !!!
@@P.Bellitz teu comentário não diz nada a nós portugueses, pk tivemos culhões para explorar o mundo. Coisa que você e sua raça não teve e nunca vai lá chegar. Haja paciência meu senhor 😂
@@P.Bellitz cara não fala bosta esses tugas são seus antepassados, acho graça a galera que fala que o brasil vai invadir portugal sendo que a maioria é descendente de portugueses...
O Portuga quer RE-ensinar a história do Brasil pra gente. O Brasil só deixou de ser colônia de DIREITO, quando a família real por força das invasões napoleônicas foi obrigado a vir para até então sua colônia mais rica. Depois de estabelecido aqui, Dom João XVI elevou o Brasil a categoria de Reino Unido.
Muito interessante a colocação sobre: o vale da estranheza. Qdo estive em Portugal, um Senhor Português me disse:" Vc não é uma turista; e sim uma filha voltando à Terra Mãe "🥰 Jamais senti xenofobia em Portugal.
Parte da minha família veio dos Açores, até um livro foi escrito e cita meus antepassados. Moro no sul e já sou a quinta geração. Os mais antigos contaram as histórias, hoje é meu pai e logo eu e meus irmãos transmitiremos aos mais novos.😊
Claro né? Vc deve ser branca e rica. Vc não é o alvo da extrema-direita neonazista. O alvo nem são os imigrantes mas os não brancos. Só dizem que é contra os imigrantes pq pega mal admitir que o motivo é por racismo.
SOU BRASILEIRO E VIVI EM PORTUGAL 17 ANOS E SÓ TENHO ELOGIOS PARA OS PORTUGUESES AGORA QUANTO AOS BRASILEIROS QUE NÃO ESTÃO BEM VOLTEM PARA ESTE " PARAÍSO " AQUI
Estou 20 anos na Europa e você é um grande hipócrita em falar isso, detalhe nem a minha esposa que é portuguesa suporta os tugas, acho que não preciso dizer mais nada
Rafael, faça um video sobre o que está acontecendo com a Polônia. O atual primeiro-ministro do país age em prol da União Europeia e, ao que tudo indica, irá abrir as fronteiras do país para o "povo da paz". Sérios riscos de um país conservador a menos na Europa.
O português, Miguel, está dando voltas pra falar o óbvio, mas pode falar, certamente a violência em Portugal deve ter aumentado com essa imigração desenfreada, os brasileiros estão acostumados com impunidade e isso é um agravante. Eu sou de São Paulo capital e aqui tem muita gente boa, mas também tem muitos vagabundos que não cumprem regras basicas para boa convivência. Eu moro em um prédio na Vila Mariana e sofro com a falta de educação dos vizinhos e não estamos falando de uma região periférica. Ao contrário dos europeus, os brasileiros não conseguem ter discrição para conviver em paz e civilizadamente, essa é a realidade, doa a quem doer
@@P.Bellitz culpa de quem filho? Cada indivíduo é responsável por seus próprios atos, mas no geral os brasileiros não seguem regras, a isso me refiro. Se não entendeu, leia até entender e depois refaça o seu comentário
@@P.Bellitz, não adianta terceirizar a culpa e por a culpa na sociedade, no sistema, no governo , e etc, as pessoas são informadas do básico do que se deve fazer, a partir disso tem a consciência e se não fazem são sim culpados. Muitos escolhem o "jeitinho brasileiro" em tudo, ser "esperto" e burlar regras.
Hahahaha...um vídeo claramente para dizer que não há xenofobia, mas que claramente escancara a xenofobia... aiaiai a culpa é sempre da mídia e de terceiros.. me poupe! Claramente propaganda política.
Sou um imigrante brasileiro em Portugal e percebo que, mesmo os portugueses sendo acolhedores com os imigrantes, eventualmente ficam saturados com a chegada constante de tantas pessoas diariamente. Cheguei a Portugal em 2017 e desde então tenho notado um aumento significativo no número de imigrantes, muitos dos quais trazem consigo a mentalidade do país de origem. No vídeo "Somente MULHERES SOFREM XENOFOBIA?" em meu canal no RUclips, faço uma análise sobre esse tema, onde critico a postura de brasileiros que vêm para cá e tentam transformar Portugal em um novo Brasil. É importante lembrar que Portugal não é o Brasil, e é fundamental que nos adaptemos à cultura e à nação que escolhemos para viver.
@@rogeriomiguelcarrilho5173pode me chamar de zuca, macaco, pret0 eu até gosto mas ao menos não sou um paneleiro alfacinha mais conhecido como viad0 😂😂😂
@@Wxyz33Olha o milionário criticando o favelados, você pediu para nascer , milionário?sou neta de Espanhol meu avô chegou no Brasil pobre ,lá enriqueceu,hoje vivo na Alemanha e Espanha graças a pobreza do meu avô 💶💶💶💶💶💶💶🇩🇪🇪🇸🇧🇷
@@rogeriomiguelcarrilho5173o lixo que levou Portugal para o Brasil,alguns lixos ainda moram la😮🇩🇪🇪🇸estes Países e outros levou lixos para o Brasil,mas hoje são agradecidos ao Brasil trantando os netos dos lixos ,que deixou Portugal no Brasil 🇩🇪🇪🇸🇧🇷
Miguel Macedo, é um jovem extraordinário! Muito bom o canal dele. Quem quiser ficar bem informado sobre a política portuguesa, assista ao canal dele. Essa questão de xenofobia é mais jogo politico. Os desinformados ou desatentos, deixam-se levar pelo que a mídia divulga. Eu, meu esposo e nossos três filhos estamos em Portugal há 1 ano (nosso filho do meio há 1 ano e meio), nunca tivemos problemas com qualquer tipo de xenofobia, discriminação, ou falta de educação dos portugueses. Não somos ricos, nem de olhos azuis 😂. Portanto, não adianta dizerem que é por que somos isso ou aquilo.
Então bem vindos, todas as pessoas educadas são recebidas com educação 😅 as outras pessoas também , o que acontece é que por vezes existem comentários bem maldosos, gente nova não perdoa ! Tudo na paz, bem vindos ! Tenho algumas amigas brasileiras, tenho constatado que ultimamente alguns portugueses perderam a paciência, talvez eles enfrentem no dia a dia coisas que nós não, e vice versa ! Deveria haver mais respeito entre nós, tratarmo-nos como antigamente os portugueses se tratavam entre si… 😅 Com muito respeito !…😊
Eu também estou aqui em Portugal há 4 anos, e posso falar por mim e minha família que nunca tivemos problemas com xenofobia, minha filha trabalha no hospital e todos seus colegas e até utentes sempre a trataram bem, inclusive familiares de utentes já deram prendas a ela. Claro que pode haver, mas isso vem do ser humano, em todas as nacionalidades tem aqueles que não sabem o que é empatia ao próximo.
A xenofobia em Portugal com os brasileiros mal educados e que não respeitam nada nem ninguém, estão em Portugal e falam mal de Portugal e dos portugueses!! Um brasileiro bem educado e que respeita Portugal e os portugueses não sofre xenofobia
Trocamos e vamos todos para o Brasil e eles ficam aqui, na europa e somos todos felizes. Vamos ter terrenos fantásticos, mansões enormes, 10 milhões de pessoas num território 30 x maior. Teremos mais filhos e trabalho que nao acaba e sem brasileiros no Brasil, a terra vai ser tão segura como quem a habita, como por aqui. Reparem que até levamos os políticos portugueses, para não dizerem que não vamos todos 😊😊
Uma questão. No caso dos cidadãos brasileiros que se queixam de discriminação e de xenofobia, quantos têm cidadania portuguesa? E por que motivo não renunciam à cidadania portuguesa se são vítimas de xenofobia? Resumindo, para auferir de benefícios sociais e para circular pela Europa, são portugueses. Para se queixarem de discriminação e de xenofobia , são brasileiros.
Este comentário devia estar afixado no topo da caixa de comentários. 👏 Felizmente o tempo das gentilezas e do torpor empático e cego face à imigração brasileira está a acabar e surge a imagem clara do que ela realmente é para Portugal: desnecessária, predatória incompatível, empobrecedora e perigosa.
Portanto é preciso saber que muitos brasileiros que estão em Portugal são filhos ou netos de portugueses, e que por lei tem direito de viver em Portugal
Ainda ontem vi um vídeo de brasileiros a pichar varias paredes de restaurantes e inclusive, a subirem, tipo homem aranha, a prédios em Lisboa e simplesmente vandalizar e encher de pichação . Fora os @ssaltoZ com armas, coisa que era coisa que não se via aqui, e mtas outras tretas, ainda ontem um subiu para o telhado um sem a camisa, do aeroporto de LX, porque foi rejeitada a sua entrada em Portugal e ele não aceitou o não. As pessoas têm de "calçar os sapatos dos outros", e perceber que se fosse no brasil, um grupo de emigrantes a fazer mta porcaria no país, com certeza tb iriam revoltar-se. Fora o que somos tb discriminados pelos brasileiros, ( mas isso ninguém fala) que muitos querem impor a sua cultura e não respeitam a cultura e forma de viver, do país que eles mesmo escolheram para viver. Que nome se dá a isso então?? Como disse, é sempre bom pormo-nos no lugar do outro, e pensar ; E se fosse comigo?
Que sejam punidos os Br que fazem coisa errada mas um Br que tem uma vida tranquila e faz tudo certo acaba sofrendo mais e taxado por ignorância de alguns Tugas não acho correto
@@kaizennojujutsu6134 Mas isso é o mesmo que os brasileiros dizem dos portugueses, é uma minoria que discrimina, e no entanto, todos os portugueses são taxados de igual forma. Repare, estão 750 mil brasileiros em Portugal ( 400 mil legalizados, 200 mil com dupla nacionalidade e 150 mil em fase de legalização) , o que num país de 10 milhões é muito, já no brasil se fossem 10 milhões de portugueses nem faria sequer mossa , pois o brasil tem 210 milhões. Tal como referi no meu 1º comentário, tb começou a aparecer mta coisa grave com este crescente de imigração, e isso levou tb a uma revolta Devido ao meu trabalho, conheço muitos, mas mesmo muitos brasileiros, a maioria é gente boa ( e acredite, que a esses tb não lhe agrada a porcaria que muitos brasileiros andam a fazer), mas tb já apanhei com mto preconceito , falta de educação e de noção por parte de brasileiros, mas a diferença é que , nós levamos e seguimos em frente, não andamos a fazer vídeos , nem pegamos no telefone para gravar qdo somos mal tratados. Desrespeitar as leis e forma de vida do país para onde se imigra, querendo impor a sua e constantemente fazer comparações patéticas, dando sempre a entender que lá é melhor que aqui, é também **nofobi@
@@sureis4907 Entendi seu comentário, mas vc tem que entender que quando alguém reclama de sofrer xenofobia ( no caso me refiro as pessoas q são corretas) não é frescura pq de fato Isso é um choque a pessoa ser discriminada por isso se grava para ter a prova do que aconteceu e a pessoa não se passar por mentirosa.
@@kaizennojujutsu6134 Muitas das vezes não é **enofobi@, e sim há um aproveitamento para se vitimizarem. Só que para os brasileiros, se a discussão/desentendimento for entre um branco e um negro, é racismo. Se for entre um gay e hetero, é homofobia, se for entre um magro e um gordo, é gordofobia, e se for entre um português e um brasileiro, é **enofobi@. E se for entre dois portugueses, dizemos o quê? ai é só uma discussão/desentendimento? Sim, há portugueses preconceituosos, assim como há brasileiros! A questão é que (quase sempre) para uma reação, houve primeiro uma ação , e o problema é que os brasileiros só mostram a reação, NUNCA mostram o que levou á reação, e até lhe digo mais, muitas das vezes existe provocação, para depois filmar, como aliás já foi visto e testemunhado, mas isso ninguém fala, nem ninguém quer saber. Há que ser imparcial e não tendencioso da v/parte ao analisar acontecimentos, e não defender com unhas e dentes, desprezando e desvalorizando o outro lados só porqe é brasileiro.
A maioria dos que grava provoca a situação para que aconteça para depois postar no YT e tik tok. Já vi isso acontecer. Cuando passa alguna coisa que vc não esperava nem pensa em gravar ..fica en estado de choque e nervioso
Se existe tanta xenofobia porque cada vez mais vem mais estrangeiros para Portugal que são incentivados pelos amigos e familiares que estão aqui a viver ???
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler. É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
Quanto ao imigrante seja qual a sua nacionalidade ser obrigatório de apresentar o seu Registo Criminal para imigrar para Portugal estou completamente de acordo.
Meus avós portugueses estão muito bem no brasil, vieram na década de 60 e hoje tem negócios aqui, e sempre que podem estão na praia haha. Salve Rafael 🤞🏻
Os Brasileiros só diziam aos seus avós que eram burros mais nada . Acha pouco!!! Eu vivi no Brasil nos anos 80 e chorei muito por tudo que sofri de xenofobia éramos todos Manuéis a Joaquins. Foi uma experiência Horrível. Nunca mais vou ao Brasil
@@jeronimoferreira5121Nem todo o Brasil é igual. Sou mineiro e já conheci Portugal, a mãe da minha avó era portuguesa e acabou vindo para o Brasil (Ouro preto). Minas Gerais é totalmente parecida com Portugal, eu acho que você foi para lugares diferentes. Eu como brasileiro admitido, aqui no Brasil tem de tudo e meus compatriotas realmente são uma merda, óbvio nem todos.
@@jeronimoferreira5121 tb sofri xenofobia na escola e ouvi muitas piadas de português, até do meu ex marido, mas dei a volta por cima e consegui uma superação econômica.
22:28 o Brasil foi sim uma colônia de Portugal durante 308 anos. O "Reino Unido" só surgiu em 1808 e durou até 1822 quando o Brasil conquistou a sua independência.
Verdade mas antes disso foi uma principado, tal como principado das Astúrias no caso espanhol, era alias um título do herdeiro à coroa antes de assumir o trono português. O Brasil foi tambem um caso único de um territorio europeu com capital no continente americano.
Brasil nunca foi colônia mas sim uma extensão de Portugal, o Brasil era considerado uma província de Portugal. As leis no brasil eram iguais às leis de Portugal.
Estou ca em portugal a um pouco mais de 1 ano ja vi caso de xenofobia a minha frente nao so com brasileiro mas com africanos tbm. meus avós são portugueses eles falam que sempre existiu isso mas por conta da imigração em massa escancarou mais ainda
22:56 gente é verdade os brasileiros coloniais pagavam menos imposto que hoje!!! O Tiradentes que se revoltou por causa da derrama pagava menos imposto que na nossa atualidade!!!!
O Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves foi um estado criado em 16 de dezembro de 1815, com a elevação do então Estado do Brasil (1549-1815) a reino, unido com os reinos de Portugal e dos Algarves. Só durou 7 anos essa "utopia de igualdade e liberdade" mencionada pelo depoente.
Sou brasileiro e acho que essa xenofobia e muito mais um resultado de políticas mal elaboradas e de meios de comunicação que lucram com essas notícias, acredito que o povo português e tão hospitaleiros como nós.
Recentemente alguns brasileiros se mudaram pra perto de onde eu moro, todo sábado quando eu chego do serviço eles estão escutando música (muito, muuuito) alta... Esse tipo de coisa que brasileiros (nem todos) fazem faz com que eu entenda quem nao goste de brasileiros.
Meu avô veio na década de 1920 para o Rio de Janeiro, no bairro carente de Bonsucesso, na Zona Norte da cidade. Veio para vender bananas e ao longo dos anos montou quitandas, construiu vilas de casas, abriu bares e cresceu.
Vivo cá a dois anos, e sim, pqp tem uns bostileiros que me dá puta vergonha, na verdade maior parte do meu dia nem falo com br, difícil achar um minimamente educado.
cara exatamente, eu percebo que a maior parte dessa galera que fala em"xenofobia" nunca sai de sua propria bolha, xenofobia é um comportamente comum do ser humano, nao estou dizendo que é legal nem que é bom, mas que é comum, existe em absolutamente qualquer pais na face da terra, inclusive no nosso proprio BR. Pra nao passar por xenofobia só se a pessoas nunca sair da bolha. Isso nao é grande coisa, é apenas seguir a vida como qualquer imigrante em qq lugar do mundo faz.
Tu sabe que boa parte dos que vão pra lá não é o brasileiro médio que tu vê na rua, nas quebradas e tals né geralmente é quem ta com foco no estudo e trabalho e em quase todo país que rola imigração começa surgir esses comentários bem com ar falso baseado em estereótipos "ah eu vi um brasileiro dançando e cantando alto aqui eles só fazem isso, só fazem festa", fizemos isso com os japoneses quando vieram pro Brasil e outros países fazem isso com outras etnias
@@ValiHer0 mentira, vc está só querendo dar a sua lacradinha, mas não me interessa o que vc acha, me interessa o que eu vejo, eu sou brasileiro e 95% dos brasileiros são bostileiros médios, inclusive isso se reflete no lixo da política, me dê uma justificativa plausível para um ladrão cachaceiro e sua quadrilha terem sido eleitos no bostil que eu te dou razão, caso contrário, conforme-se.
O tema do Brasil e Portugal realmente vai ser bem interessante de se ver, obrigado por apresentar o canal do Miguel, estarei acompanhando o trabalho dele agora.
No final do vídeo ele confessou! Incomoda mais a um português ouvir um brasileiro falando do que um americano ou um cidadão de outro país, mas que não seja brasileiro. Está aí, no final ele foi sincero.
Uai isso é normal kkkk não tem nada de errado pensar isso Pros meus ouvidos todo português tem a mesma voz, e eu também não curto muito o jeito que eles pronunciam as palavras. Mas isso tudo faz parte.
Sinceramente, nasci no Brasil, fui batizado em Portugal tenho dupla cidadania e ja fui varias vezes a passeio. Toda a minha familia ( pais e avos de ambos os lados ) eram Portugueses. Estou com 50 anos, sou medico cirurgiao e no rumo de insegurança ( em todos os sentidos) que o Brasil esta tomando , penso em mudar definitivamente com mulher e filhos para Portugal . Mesmo tendo profissão e bens em Portugal tenho certo temor em la conseguir me estabelecer quanto ao trabalho. Nao entendo como grande parte das pessoas atreve-se a se aventurar sem nenhum preparo ou planejamento e sem conhecer nada da cultura de um pais em um voo cego no escuro.....
Saiu uma notícia a polícia portuguesa identificou 1 mil membros de uma facção brasileira tentando se estabelecer em Portugal, disseram que muitos aproveitaram por ter cidadania portuguesa
@@luizpaulopereiradafonseca8461 Diário de Notícias ,CNN Portugal,Visão,etc. Mas na verdade,foi uma investigação brasileira q avisou a polícia portuguesa. Encontra essa notícia em jornais brasileiros tb.
Tem 9 meses que estou em Portugal e lamentavelmente já fui vítima de Xenofobia e a versão implícita de Xenofobia é a pior. Acontece comigo no trabalho....
Até meados de 1900 (em 1922 aconteceu a Semana de Arte Moderna, marco da independência cultural brasileira), as pessoas que viviam no Brasil se diziam portugueses da colônia, como ainda se dizem “ilhéus” aqueles que vivem nos Açores e na Madeira. Excelente video!!!
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler. É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
Sempre um gosto ver a calma , a coerência, paciência e sapiência da maioria dos portugueses.. Foi em Portugal que tomei consciência que o povo brasileiro está a operar de modo anormal a natureza dos seres.. Níveis de consciência, alterações genéticas por factores externos.. desconstrução cultural.. dentre outros.. Estão todos a operar em nível meio caótico.. Quando digo todos incluo bebês e pets.. Diferente da calma e sabedoria portuguesa antiga que graças a Deus manteve se.. Os próprios portugueses não tem noção de sua história.. Aliás, ninguém no mundo tem.. Os raros que andam a trabalhar com historiografia desvinculada ao sistema por de facto amor a história sabem do que se passa.. Separar uma mente potente do corpo grande, rico e forte foi de facto uma jogada de mestre para alcançarem o poder global de hoje.. Haja vista que Portugal foi o primeiro imperio global transcontinental da Terra.. Alguém almejou tal poder e hoje mantém este corpo bem esmagado para não correrem risco novamente de perder o pode que roubaram.. 😉
Gostei do vídeo , seria interessante que os RUclipsrs no mundo inteiro se unir e fazer como eles estão fazendo , mostrando mais vídeos falando do conservadorismo a nível mundial .
Em Abril de 2024 completa um ano que retornei de Portugal (desembarque em SSA) depois de uma temporada de três meses, houve a possibilidade de ficar por lá mas eu não quis, fui com uma missão e está foi concluída, mas vi um país muito pequeno que não consegue comportar tanta gente do mundo inteiro, Portugal não tem estrutura física e emocional para isso, mas achei muito legalzinho o país.
Tem uns vídeos muito bons no canal História Ibérica que falam de certas injustiças contadas na história sobre Portugal em relação ao Brasil. Recomendo que assistam.
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler. É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
Amo Portugal!! Meus avós maternos são portugueses, ou seja, minha mãe é filha de dois portugueses mas nasceu e cresceu no Brasil. Tenho muito orgulho de dizer que sou metade portuguesa metade brasileira ❤️🇵🇹🇧🇷❤️
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler. É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
O Brasil foi colonia, mas erroneamente a escola ensina q so deixamos de ser colonia com a independencia, mas deixamos de ser colonia com a vinda da familia real pra cá e nos tornamos reino unido
Na verdade os problemas comentados no vídeo nao sao apenas de Portugal ou só de Portugal mas de toda lusofonia mundial. O vídeo foi bem pragmático, didático e humanista, claro que as pessoas vao comentee imprecisoes ao falar de areas que nao atuam. Mas toda lusofonia mundial desde anteontem, isso colocamos de 4 décadas pra trás para projetar para quatro decadas para frente em soluções, ninguém na lusofonia tem valorizado o elo cultural e midoal dos paises lusofonos, os radicais da política de qualquer lado estão tolando a narrativa e protagonismo na destruição da lusofonia como um todo. Todos os paises e regiões demais lusofonos juntos com Portugal, Brasil, Angola, Moçambique,Timor, Macau e Goa, devem ter politicas nacionais e intermacionais comuns tipo combate ao crime organizado nacional e internacional, a toda espécie de tráfico, ao terrorismo e toda forma de xenofobia, neonazismo e racismo mas esse trabalho todo deve ser feito em sincronia internacional primeiro na lusofonia toda para depois alcancar Mercosul União europeia, ONU etc... Não se deve dar voz a xenofobos neonazis sejam maioria ou minoria, não se dá voz a terroristas, pois quando isso acontece nações e continentes são destruídos, toda CPLP deve trabalhar de modo nacional e internacional na lusofonia toda. Todos os crimes acima citados baseiam e fortalcem o controle de fronteiras e possibilitam a execucao e destruicao de pessoas e empresas do crime, mas um país lusofono so fazendo o certo nao da resultado tem que ser todos os paises lusofonos juntos fazendo essas politicas certas que ai sim o imigrante brasileiro tera paz em Portugal e em qualquer pais lusofono e o português como imigrante tera paz no Brasil em qualquer pais lusofono irmão, quando essas politicas da lusofonia todas derem certo ai sim epxande isso pela ONU e blocos financeiros comerciais continentais, mas antes de tudo e na CPLP que esta a base e soluções profundas desses temas e prblemas que envolvem alta corrupção e alto crime organizado em nivel de multinacional de fato. Nao se pode dar voz e pra xenfobos em qualquer lugar e país. Pessoas boas nao devem serem punidas por serem emigrantes e imigrantes na luaofonia e em qualquer pais do mundo. Is direitos humanis devem ser preservados o direitos dos manos deve ser extinto. Abraço 🫂🤗 Rafael e Miguel.
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler. É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
Vivo na Europa faz mais de 20 anos, não sou daqueles TikTokers que vem pra Portugal só pra fazer videozinho e ter likes. Eu me sinto português, sou filho e neto de portugueses, tenho nacionalidade portuguesa, desconto para a segurança social desde há 20 anos. Aqui casei, tive meus filhos, conclui meus estudos. Fui extremamente bem-recebido pelos portugueses e notava que eles gostavam do meu sotaque, que queriam conversar comigo por causa dele, que gostavam da minha simpatia, que me achavam irmão deles. Quando começaram a vir mais imigrantes - e mais, e mais, e mais - começaram a vir os brasileiros malandros, com o jeitinho brasileiro, a cometer atos criminosos que simplesmente não haviam em Portugal (tipo carjacking), funk em volume exagerado, brasileiro miserável que vem pra Portugal sem ser convidado mas que ainda assim xinga dos portugueses e desdém de Portugal. Que vergonha. Passados uns anos, já ninguém gosta do sotaque brasileiro, já ninguém liga pra minha simpatia (pensam que é falsidade, duas-caras), já ninguém tem curiosidade, já ninguém me considera seu irmão (que irmão odeia seu irmão? Não vão trata como irmão quem xinga e desdém deles, né?). Eu sofro com isso. Sofro com isso mas entendo. Eu compreendo os meus irmãos portugueses e como brasileiro me envergonho profundamente do efeito nefasto que a imigração brasileira teve neste belo, ótimo e até há um pouco tempo atrás pacato país. Que saudade desse Portugal dos portugueses. Depois as pessoas se admiram de ver brasileiros se filiando no Chega... Isto serve, meus irmãos, não só como desabafo acerca do impacto negativo da imigração cega e desenfreada para Portugal e do diminuir da qualidade geral de vida motivada pelo aumento dos preços (em muito ligado à guerra na Ucrânia). Temo que o sistema de Segurança Social não sobreviva à todos os pedidos de auxílio que recebe por parte de migrantes. Temo muito que o sistema claudique e até, eventualmente, falhe. Oh, meu lindo Portugal... o que estão fazendo com você?
Assim reza a história, nós éramos o mesmo povo, portugueses casados com indígenas. Assim se formou o Brasil ! Mas depois outros povos foram ocupando o Brasil e foram criando outra miscegenação, daí saiu essa adversão aos portugueses, exatamente por não ter qualquer afinidade connosco ….
Que essa adversão venha do povo escravizado eu até que entendo . O que não entendo são todos aqueles que têm uma ancestralidade portuguesa , dizer-se europeia engloba outras raças, italianas, holandesas, Alemãs e francesas, estas são as mais comuns… Pois são esses que escrevem os comentários denegrindo o povo português… eles dizem-se brasileiros, mas acham-se muito superiores aos outros brasileiros ! Esses são extremamente racistas ! Se nós fizéssemos uma seleção para saber qual a ancestralidade desses brasileiros, saberíamos qual seria a ancestralidade deles ! Aprendi isso ao seguir algumas pessoas holandesas e alemãs, segui-os durante bastante tempo pois falo alemão . Os holandeses e Alemãs, ou dizendo antes que são pessoas com ancestralidade holandesa ou alemãs , não gostam de se misturar com os outros brasileiros, falam muito mal deles ! Nem tão-pouco casavam com eles, só casavam entre si ! Os Alemães aceitavam os holandeses e vice versa, mas o restante das outras ancestralidade só aceitavam os franceses, mas o restante não ! Eles Acreditavam que as outras culturas eram de uma casta muito inferior, uma miscegenação com indígenas não era aceitável para eles, já os portugueses em si não eram nada aos seus olhos, esse o motivo de terem tentado separar os estados do Brasil, no dia em que eu escutei essa história, acho que esse holandês vivia em Santa Catarina, acho que era nessa cidade , ele dizia que não devia pertencer ao Brasil, que o Brasil nunca mudaria porque era governado por pessoas que tinham no sangue deles misturado com sangue de índios, que o Brasil devia ser governado por eles … Quando eu assisti esse vídeo foi muito tempo antes da pandemia, foi mesmo no início que começaram a fazer vídeos, ainda não seguia ninguém de Portugal, mais tarde saiu um vídeo que era de um brasileiro que já vive em Portugal há muitos anos, ele vive em Braga, então eu assistia muito os vídeos que chegavam do Brasil… infelizmente eu estava doente, tinha paralisado outra vez e estava em uma cama no hospital, depois passei para uma clínica, assim depois das minhas fisioterapias eu assistia os vídeos que chegavam daí … Falando ainda desse alemão, ele chamava os brasileiros de burros e porcos, daí dizerem que os portugueses não tomavam banho , acredito que essa história tenha saído da boca de um alemão ou holandês, mas eles são bem piores que nós portugueses, mas eles também chamavam os italianos e franceses e os espanhóis, mas o que eles não sabiam era que os franceses e os portugueses usavam um bidé para se lavar depois de fazer o número dois .😅 já desde o Napoleão . Até há pouco tempo era obrigatório ao construir uma casa portuguesa incluir o bidé na casa de banho, acho que hoje é facultativo… mas o bidé dá muito jeito para as senhoras se lavarem sempre que forem fazer a sua higiene, mesmo para depois do número dois… Logo que chegou a primeira vaga de imigrantes brasileiros em Portugal, eles perguntavam para que servia o bidé, nós mulheres portuguesas sempre fomos mais envergonhadas do que as brasileiras, então ninguém esclarecia para o que servia . Sentiam-se envergonhadas, mas vergonha é ser envergonhada 😅 Sempre escrevi quando alguém perguntava, mas logo que alguma brasileira leu nos comentários, elas próprias respondiam , algumas pessoas falam que os toalhetes humedecidos fazem o mesmo efeito, não, para mim não é o mesmo …. Eu prefiro assim . Perdi-me no raciocínio, não interessa, os holandeses e alemães ainda hoje acham que são uma raça superior aos italianos, franceses espanhóis e portugueses . Então com os portugueses … não gostam, nem de chegar perto ! … Não sou brasileira mas sempre me fascinou a história do Brasil, ao longo dos anos fui vendo que dentro do Brasil têm escolas especialmente para os holandeses, e para os alemães, onde eles ainda falam a língua dos respetivos ancestrais, como se estivessem na Alemanha. A língua portuguesa é tratada como uma segunda língua… sem qualquer valor, eles aprendem tudo em alemão, falam uns com os outros em alemão, é uma outra cultura dentro da cultura brasileira, eles falam português com prenuncia alemã ou da prenuncia holandesa, são duas línguas similares… No fundo eu achei lindo, os ancestrais levaram as respetivas culturas para o Brasil ! Até nas construções das casas eles fizeram tudo diferente … são construções iguais às alemãs … tinha lá um jovem que ia nas escolas alemãs ensinar os trabalhos manuais, lá ensinavam todo o género de trabalhos em madeira, iguais aos trabalhos talhados nas casas da Alemanha . Fiquei muito impressionada, durante mais de um ano eu segui os canais deles , é espetacular a diferença do Brasil pobre , para aquele Brasil muito mais avançado … Não podemos deixar de ver a diferença nas cidades .
@@libelula116 O governo Brasileiro nao tem interesse que o povo Brasileiro se apegue a Portugal nem a cultura Portuguesa... teem medo que a decencia pegue.
@@SilVia-hs2kb tá vendo. É esse tipo de coisa que nos faz querer distância de Portugal, porque vocês se acham os seres mais evoluídos e a verdade é o contrário. O governo brasileiro não tem nada a ver com isso, os americanos que mandam e vocês não tem coragem de mexer com eles!!
Eu sou brasileiro e acho o brasileiro muito ingrato. Os povos que os brasileiros mais falam mal, sao justamente os povos mais irmãos e que melhor tratam os brasileiros que sao Portugal e Argentina. Mais a impressa brasileira sempre foi muito podre.
gostei demais do vídeo. vários temas que podem ser aprofundados em outros vídeos. um ponto q me chamou a atenção é a questão da exigência dos antecedentes criminais para saber se permite ou não a presença do indivíduo em território português. na minha opinião, isso é muitíssimo acertado. quem não deve não teme. e isso, se não é válido para o brasil, deveria passar a ser. um sentimento q deveria haver na maioria esmagadora dos imigrantes brasileiros a portugal é que não desejamos exportar coisas ruins do brasil a portugal. mts vezes, brasileiros imigram por causa da falta de segurança pública no brasil. ora, não devemos nos ofender, portanto, por medidas q visam justamente a manter portugal com a mesma segurança q nos motivou a imigrar para lá. não devemos querer q portugal se torne um brasil, nem um brasil ruim. devemos querer q tudo o q tenha nos atraído para lá seja preservado. dito isso, estou ansioso pelo vídeo da coreia do sul e do japão. pena que vão pegar o inverno. os vídeos ficariam mt mais bonitos com o verde do verão. abç.
Xenofobia só existe na cabeça de quem quer ser notado. Qualquer pessoa pode responder mal a qualquer tipo de afronta. Se mostrar só o que interessa, acham que todas as pessoas estão a acreditar. Há sempre três verdades. A nossa. A dos outros. E a verdadeira que normalmente não coincide com nenhuma das anteriores.
Sinceramente, vivo em Portugal a 3 anos e o unico caso de xenofobia que passei foi justamente com uma brasileira. Ai vc manda a pessoa tomar suco de caju e a xenofobia acaba na hora kkkkkkkkkkk. O povo aqui é bacana, só aparentam ser meio brutos no começo por conta de não conhecerem vc. Mas com o tempo isso fica pra traz e se torna uma relação bacana. Pessoal aqui são bem solidários. Claro que existem os ignorantes, assim como no br tbm há. Então é questão de se acostumar
@@girlofunderworld eu sei disso, mas esse pessoal esquerdista que vem com conversa arrombada de sociedade justa não tá nem aí pra imigrantes de situação econômica (que a maioria são cristãos e de países descendentes ibéricos indo para a América do Norte) mas só são favoráveis a refugiados por serem queridinhos dos políticos Revolucionários (Árabes, Judeus e Africanos), intankavel o globalismozil!
@@Canal_Clownworld comparar imigração da UE, com a do Brasil é cómico. Importas o terceiro mundo transformas te no terceiro mundo. Nenhum país da UE tem a percentagem de homicídios, assaltos feminicidio, violência do Brasil, Portanto claro que não é igual.
Simplificando: de 1500 até 1822 o território denominado pelos marinheiros portugueses por Brasil pertence ao reino de Portugal pelo Tratado de Tordesilhas. Depois de 1822, data da independência do território do reino de Portugal, passa a existir o país brasileiro, embora continue a ser influenciado pela cultura e culinária portuguesas e mantenha a mesma Língua. As pessoas também demonizam o termo colono, pensando que tem um significado pejorativo, mas é errado fazê-lo. Colono é quem vai povoar. E é isso que acontece a partir de 1534, os portugueses vão povoar o território.
Os Estados devem controlar a imigração da mesma forma em que toda pessoa ou família sensata controla quem entra na sua própria casa. Precisa dizer mais alguma coisa?
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler. É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
Se alguém chega na sua casa e quer mudar as regras ninguém vai gostar né. Falar alto, som alto, urinar nas ruas, roubos e etc são alguns costumes que alguns querem levar pra outros países.
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler. É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
Meu filhó tem 10 anos de Portugal,já morei ai,visitei o pais duas vezes,e quando meu filhó entrou levou registro criminal,acho a facilidade de pessoas que cometem crimes,de sair de seus paises,prá outros.devê ter um controle maior.mas sem exageros.
Para se ter uma noção, moro no Brasil e, não lembro se ano passado ou no ano anterior, um venezuelano tacou fogo em uma agência aqui do meu estado por motivos que nem me lembro mais. Vários venezuelanos trabalhadores entram em nosso país, porém outros de índole duvidosa também podem estar no meio, nos levando a viver na pele o que é aceitar pessoas sem nenhum controle, ainda que o Brasil não seja o destino mais procurado para imigrantes. O território é nosso e cabe a nós o controle, levando em conta vários fatores podemos evitar muitos, ou melhor, ainda mais problemas econômicos e de segurança. Sou a favor da imigração, mas, claro, com a fiscalização devida.
Por isso a Europa está decadente. Eu nunca fui na Europa na minha vida, a um tempo atrás eu tinha vontade de ir como turista, agora não quero nem de graça.
O Brasil foi colônia de Portugal até 1815, quando D. João VI elevou o Brasil à condição de Reino. Com a Revolução do Porto, em 1825, as Cortes quiseram a volta do Brasil à condição de colônia, o que contribuiu para o nosso movimento pela independência.
11 месяцев назад+3
É interessante como os dois se entendem.... Será que o português de Portugal é diferente do português do brasil? kkkk
Assunto xenofobia, você foi certeiro, escolheu um individuo do chega para falar sobre o assunto, hahahahahah deve ser para rir! será que ele falou em off sobre castração quimica, pena de morte, expulsão dos ciganos, negros, ideologia de genero e outras tretas cheganas? ...... crianças contra os pais, acção promovida pela escola? MDS haja paciência.
Não estou preocupada com este assunto. Ofensas vem do mundo todo.......mas é questão de Educação. A MALDADE é MUNDIAL.....basta ver as GUERRAS contra Países Lindos.......Ofensas graves mas não podemos nos importar.
Eu considero Portugal como a pátria avó, pois antes de Portugal não existia Brasil, existia vários povos nativos e até inimigos. Portugal batizou o Brasil com o nome, padronizou a língua, conquistou terras, e povoou. Trouxe a política e a visão ocidental do mundo, mesclou também as etnias. Sem Portugal não existiria Brasil. Talvez existiria Pindorama ou outro nome nativo, ou nome europeu de outra nação.
se ouver é em todo lado eu sou viuvo de uma brasileira que amei e continuo amar ate os dias de hoje e nao conheco dentro das minhas amizades que aja casos de xenofobia pode a ver sim mas sao casos esporiadicos como acontece no brasil
@@P.Bellitz está enganado o mundo não quer Brasileiros. Têm dificuldade de entrar no EUA, Canadá Austrália... para conseguirem vistos.... o europeu entra com muito mais facilidade. É assim meu caro o mundo todo contra o Brasil e vocês não têm culpa nenhuma 😂
Quando dois extremistas de direita se reúnem para normalizar a xenofobia
"Extrema direita" = Ser CONTRA a imigração descontrolada em massa de HOMENS homofóbicos, antisemitas, misógenos ultra conservadores (islâmicos) que não respeitam direitos humanos em seus países (ao mesmo tempo que mulheres são abandonadas nesses países horríveis)...
"Pessoa progressista do amor" = Ser a favor de tudo isso + passar pano para hamas, wokeismo, antisemitismo, terro**ismo, narcotráfico e bandidagem.
@@Olhar.Internacional faltou racismo do bem.
So julga quem é de extrema direita, aquele que observa da outra extrema... 😅
@@Olhar.InternacionalIsrael não é terroristas?
@Michelbolchevik terro**r1st4s são os comunas que permitem que criminosos de verdade cometem atrocidades e passam pano chamando quem se defende e se opõe daquilo que pessoas como você praticam na realidade
Sou português vivendo há 6 anos em Portugal. Saí daqui com 18 anos no navio Vera Cruz em 1954. Nesta época para entrar no Brasil era obrigatório uma carta de chamada tendo um responsável pela pessoa, pela moradia e pelo trabalho. Esta documentação demorava de 3 a 6 meses para ser aprovada. Éramos fiscalizados pela polícia marítima antes de desembarcar no cais do porto. Trabalhei 65 anos no Brasil constituindo família: 4 filhos, 8 netos e 5 bisnetos. Gostei muito do que disse o convidado esckarecendo a realidade do imigrante português para o Brasil. Só faktou a parte da exigência da carta de chamada. Parabéns, Rafael, pelo ótimo conteudo dos teus vídeos.
Parabéns pela vida longa lucidez quase aos 90 anos.
Sr. Marcos, a sua narrativa fez-me lembrar, com muitas saudades, do meu falecido avô. Homem trabalhador e honesto, deixou-nos a todos nós, filhos e netos (não chegou a ver os bisnetos) um exemplo de integridade e amor. Infelizmente, por motivos vários, nunca conseguiu retornar ao seu amado Minho (nasceu na Póvoa do Lanhoso). De lá do céu deve estar contente de ter um bisneto português (meu filho) que lhe herdou os seus belos olhos azuis!
Meu bisavô era imigrante português, veio para o Amazonas na época dos anos 20 e faleceu no rio de janeiro em meados de 56 por aí @@josecarlosmayrink
Excelente relato. Obrigado.
Sr. Marcos, Excelente história de vida, espero que o senhor se sinta feliz no seu e nosso cantinho, pequeno mas com muito boas gentes ! Felicidades !
Meu sogro e sogra são Portugueses e vieram nos anos 30 !!
Pessoas muito boas, trabalhadoras e se estabeleceram no Brasil para sempre !
E gerando empregos e riqueza para nosso País !!
São pessoas dignas, e temos que respeita-los, pela mudança e uma época tão difícil que passaram !!
Um abraço para todos os Portugueses !!
E muita Saúde e Prosperidade para todos do Canal !!
zurra para aí@@P.Bellitz
Meus avós tbm, amam o Brasil
@@P.Bellitz Rapaz você admira o Japão, e se você estudou sabe que o Japão, teve um dos impérios mais cruéis e preconceituosos do mundo e você fala ainda de Portugal por favor não force nada.
O Brasil não tem preconceito com imigrantes !
@@eloizadelimacardoso1924,os venezuelanos e os bolivianos que o digam 😅😅
Minha tia mora em Portugal. Ela diz que não foi mal tratada por ninguém desde agosto de 2023. Ela adorou o povo.
Exatamente. Também estivemos passeando e Portugal e sempre fomos muito bem tratados.
@@alexandrebellacruz3605 tenho uma amiga que mora em Portugal e ela disse que existe sim xenofobia, mas é raro encontrar um português xenofóbico, o problema é o próprio brasileiro que quer deixar o Brasil, mas não larga o Brasil na questão de costumes colocando som alto até tarde da noite, churrasco com aquela fumaça toda e etc.
Pessoas decentes sao tratadas de forma decente , ao contrario de alguns Brasileiros que vem para ca fazer baderna , a esses sabemos bem o que lhes fazer.
@@MiguelCarvalho-qi5gq jura? E eu pensando em ir embora pra me livrar desse jeitinho brasileiro.🤦🏽♂️ É pracabar.
@@mallusraz as pessoas podem ir para todo o lado que quiserem agora se nao perderem os maus habitos e os levaram com eles vao ter problemas em qualquer país..
Total verdade!! Imigração sem controle é tenso demais.
nem os próprios brasileiros gostariam se do nada começasse a aparecer um monte de venezuelano, argentino e etc.
Estou em uma zona lotada de imigrantes, principalmente indianos que nem falam a língua portuguesa. E não vi, nenhum deles sendo destratados e tão pouco eu que não sou portuguesa sou maltratada. Fico admirada com a paciência e educação dos portugueses para com todos.
Estou assistindo um documentário sobre isso ruclips.net/video/7phkP7fBrg8/видео.htmlsi=aowl58mChVntOdCG
Indianos? Coitados dos portugueses...
@@luizlago1Chineses ?
Coitado dos portugueses.
O portugues prefere estes aos brasileiros. Está claro. Sempre só falam mal dos BR, quando temos o mesmo idioma e religiao.
@@nandinhaldsO que os portugueses não apreciam nos brasileiros é a ignorância das suas raízes lusas.
Vem para Portugal e não sabem nada da cultura do país.
Há destinos na Europa que em termos de oportunidades são imensamente melhores para um brasileiro que Portugal, no entanto não existe uma comunidade brasileira tão grande nesses paises quanto em Portugal. A onda descontrolada da imigração brasileira não se dá devido a facilidade da língua e sim devido a facilidade de adentrar no país mesmo
Os brasileiros deviam imigrar para a Alemanha ( que é um país mil vezes melhor que Portugal ) e fazer lá o que fazem e dizem aqui, e logo viam o que é racismo e xenofobia.
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler.
É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
todo lugar onde tem imigração de um determinado lugar os locais ficam com raiva, isso acontece até internamente ,imagine de outro país
Meu Bisavô, veio de Portugal com toda a sua família e se estabeleceu no Brasil. minha avó, filha dele, teve meu pai no Brasil, com um Brasileiro. Eu, quero ir a Europa, tenho muitos familiares na Europa e amigas. Vou conhecer Fátima e Lourdes. Mais, volto, porque Amo o meu País. Sou apaixonada pelo Brasil.
Olá Rafael! Muito bom o conteudo dos teus vídeos. Sou brasileira com nacionalidade portuguesa e esperei por 3 anos e meio para ter esta nacionalidade em mãos. Os que nem sangue português tem vivem por aqui com incentivos do governo sem nenhum critério para entrada em Portugal. Lamentável! Também para toda Europa.😢
Quem são estes que vivem com benefícios portugueses? Porque eu so conheço gente que trabalha. E MUITA!
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler.
É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
Nenhum país pode conviver com imigração em massa. Neste sentido Portugal deve dar preferencia a mão de obra qualificada e de pessoas com afinidade cultural .
Exatamente !
Era para ser assim ......
Deviam exigir uma quantia mínima X na conta.. Aí já eliminava 90%.. (E sim, eu sou pobre).. Mas indo com planejamento já se prova que você não é qualquer um.
Com um dos menores salários mínimos da zona do Euro e aluguéis pela hora da morte?
@@9912499 Fruto de governos socialistas, estou errado? :/
@@9912499 Se vc for morar em qualquer lugar, mesmo em areas nao nobres ou centrais de Sao Paulo ira pagar um aluguel nao tao diferente......So que com a possibilidade de levar um tiro ao sair ou entrar em casa ....
A ideia de imigracao para Portugal e viável para quem quiser viver com qualidade de vida boa . Nao vai ser milionario, vai ganhar menos que no Brasil, mas tera qualidade de vida e seguranca incomparavelmente melhores.
Se vai com o objetivo imaginario de ficar rico, NÃO VA !!!
Amo Portugal! Meu bisavô era da Ilha da Madeira.
Toda imigração descontrolada gera problemas
@@P.Bellitztem cada ignorante
Tu estás na terra que os portugueses deixaram tu estás aí de favor
@@P.Bellitz teu comentário não diz nada a nós portugueses, pk tivemos culhões para explorar o mundo. Coisa que você e sua raça não teve e nunca vai lá chegar. Haja paciência meu senhor 😂
A terra já existia, só não existia as linhas arbitrárias dividindo o lado português do lado espanhol@@joaquimsilvadomingues6927
@@P.Bellitz cara não fala bosta esses tugas são seus antepassados, acho graça a galera que fala que o brasil vai invadir portugal sendo que a maioria é descendente de portugueses...
O Portuga quer RE-ensinar a história do Brasil pra gente.
O Brasil só deixou de ser colônia de DIREITO, quando a família real por força das invasões napoleônicas foi obrigado a vir para até então sua colônia mais rica.
Depois de estabelecido aqui, Dom João XVI elevou o Brasil a categoria de Reino Unido.
Muito interessante a colocação sobre: o vale da estranheza. Qdo estive em Portugal, um Senhor Português me disse:" Vc não é uma turista; e sim uma filha voltando à Terra Mãe "🥰 Jamais senti xenofobia em Portugal.
Parte da minha família veio dos Açores, até um livro foi escrito e cita meus antepassados. Moro no sul e já sou a quinta geração. Os mais antigos contaram as histórias, hoje é meu pai e logo eu e meus irmãos transmitiremos aos mais novos.😊
Que grande propaganda,chega.,.
Definição mais linda !
Claro né? Vc deve ser branca e rica. Vc não é o alvo da extrema-direita neonazista. O alvo nem são os imigrantes mas os não brancos. Só dizem que é contra os imigrantes pq pega mal admitir que o motivo é por racismo.
Se não sentiu, é porque não esteve atenta. Há sim descriminação.
SOU BRASILEIRO E VIVI EM PORTUGAL 17 ANOS E SÓ TENHO ELOGIOS PARA OS PORTUGUESES AGORA QUANTO AOS BRASILEIROS QUE NÃO ESTÃO BEM VOLTEM PARA ESTE " PARAÍSO " AQUI
Estou 20 anos na Europa e você é um grande hipócrita em falar isso, detalhe nem a minha esposa que é portuguesa suporta os tugas, acho que não preciso dizer mais nada
HIPÓCRITA E VOCE QUEM NÃO ESTÁ BEM NA TERRA DOS OUTROS, SAI
Se o Brasil não é o Paraíso que espera porque ainda mora aí? Volte pra Portugal seu vira lata.
@@AndreMoreira-eg4plSério? 😂😂😂😂
Só contaram para você cara !!!😇@@AndreMoreira-eg4pl
Rafael, faça um video sobre o que está acontecendo com a Polônia. O atual primeiro-ministro do país age em prol da União Europeia e, ao que tudo indica, irá abrir as fronteiras do país para o "povo da paz". Sérios riscos de um país conservador a menos na Europa.
Não sei se isso vai dar certo...
O povo lá vai se revoltar
O português, Miguel, está dando voltas pra falar o óbvio, mas pode falar, certamente a violência em Portugal deve ter aumentado com essa imigração desenfreada, os brasileiros estão acostumados com impunidade e isso é um agravante. Eu sou de São Paulo capital e aqui tem muita gente boa, mas também tem muitos vagabundos que não cumprem regras basicas para boa convivência. Eu moro em um prédio na Vila Mariana e sofro com a falta de educação dos vizinhos e não estamos falando de uma região periférica. Ao contrário dos europeus, os brasileiros não conseguem ter discrição para conviver em paz e civilizadamente, essa é a realidade, doa a quem doer
@@P.Bellitz culpa de quem filho? Cada indivíduo é responsável por seus próprios atos, mas no geral os brasileiros não seguem regras, a isso me refiro. Se não entendeu, leia até entender e depois refaça o seu comentário
Não há como negar. Muitos por aqui não costumam seguir regras, burlando-as sempre que possível.
@@P.Bellitz, não adianta terceirizar a culpa e por a culpa na sociedade, no sistema, no governo , e etc, as pessoas são informadas do básico do que se deve fazer, a partir disso tem a consciência e se não fazem são sim culpados.
Muitos escolhem o "jeitinho brasileiro" em tudo, ser "esperto" e burlar regras.
ruclips.net/video/A81ieWFX6dg/видео.htmlsi=SgCUA1YGVqN01rGC
Hahahaha...um vídeo claramente para dizer que não há xenofobia, mas que claramente escancara a xenofobia... aiaiai a culpa é sempre da mídia e de terceiros.. me poupe! Claramente propaganda política.
Sou um imigrante brasileiro em Portugal e percebo que, mesmo os portugueses sendo acolhedores com os imigrantes, eventualmente ficam saturados com a chegada constante de tantas pessoas diariamente. Cheguei a Portugal em 2017 e desde então tenho notado um aumento significativo no número de imigrantes, muitos dos quais trazem consigo a mentalidade do país de origem. No vídeo "Somente MULHERES SOFREM XENOFOBIA?" em meu canal no RUclips, faço uma análise sobre esse tema, onde critico a postura de brasileiros que vêm para cá e tentam transformar Portugal em um novo Brasil. É importante lembrar que Portugal não é o Brasil, e é fundamental que nos adaptemos à cultura e à nação que escolhemos para viver.
Amo Portugal e tenho enorme interesse na paz
@@P.Bellitzolha o favelado 😂😂😂😂😂
@@rogeriomiguelcarrilho5173pode me chamar de zuca, macaco, pret0 eu até gosto mas ao menos não sou um paneleiro alfacinha mais conhecido como viad0 😂😂😂
@@Wxyz33Olha o milionário criticando o favelados, você pediu para nascer , milionário?sou neta de Espanhol meu avô chegou no Brasil pobre ,lá enriqueceu,hoje vivo na Alemanha e Espanha graças a pobreza do meu avô 💶💶💶💶💶💶💶🇩🇪🇪🇸🇧🇷
@@rogeriomiguelcarrilho5173o lixo que levou Portugal para o Brasil,alguns lixos ainda moram la😮🇩🇪🇪🇸estes Países e outros levou lixos para o Brasil,mas hoje são agradecidos ao Brasil trantando os netos dos lixos ,que deixou Portugal no Brasil 🇩🇪🇪🇸🇧🇷
@@M.A.-hh1ye 😳
Miguel Macedo, é um jovem extraordinário! Muito bom o canal dele. Quem quiser ficar bem informado sobre a política portuguesa, assista ao canal dele.
Essa questão de xenofobia é mais jogo politico.
Os desinformados ou desatentos, deixam-se levar pelo que a mídia divulga.
Eu, meu esposo e nossos três filhos estamos em Portugal há 1 ano (nosso filho do meio há 1 ano e meio), nunca tivemos problemas com qualquer tipo de xenofobia, discriminação, ou falta de educação dos portugueses.
Não somos ricos, nem de olhos azuis 😂. Portanto, não adianta dizerem que é por que somos isso ou aquilo.
Então bem vindos, todas as pessoas educadas são recebidas com educação 😅 as outras pessoas também , o que acontece é que por vezes existem comentários bem maldosos, gente nova não perdoa !
Tudo na paz, bem vindos !
Tenho algumas amigas brasileiras, tenho constatado que ultimamente alguns portugueses perderam a paciência, talvez eles enfrentem no dia a dia coisas que nós não, e vice versa ! Deveria haver mais respeito entre nós, tratarmo-nos como antigamente os portugueses se tratavam entre si… 😅 Com muito respeito !…😊
Eu também estou aqui em Portugal há 4 anos, e posso falar por mim e minha família que nunca tivemos problemas com xenofobia, minha filha trabalha no hospital e todos seus colegas e até utentes sempre a trataram bem, inclusive familiares de utentes já deram prendas a ela. Claro que pode haver, mas isso vem do ser humano, em todas as nacionalidades tem aqueles que não sabem o que é empatia ao próximo.
A xenofobia em Portugal com os brasileiros mal educados e que não respeitam nada nem ninguém, estão em Portugal e falam mal de Portugal e dos portugueses!! Um brasileiro bem educado e que respeita Portugal e os portugueses não sofre xenofobia
O que tem de brasileiros querendo ir pra Portugal, são muitos. Se o país é pequeno, como vai ficar essa situação?
Trocamos e vamos todos para o Brasil e eles ficam aqui, na europa e somos todos felizes. Vamos ter terrenos fantásticos, mansões enormes, 10 milhões de pessoas num território 30 x maior. Teremos mais filhos e trabalho que nao acaba e sem brasileiros no Brasil, a terra vai ser tão segura como quem a habita, como por aqui. Reparem que até levamos os políticos portugueses, para não dizerem que não vamos todos 😊😊
Uma questão. No caso dos cidadãos brasileiros que se queixam de discriminação e de xenofobia, quantos têm cidadania portuguesa? E por que motivo não renunciam à cidadania portuguesa se são vítimas de xenofobia? Resumindo, para auferir de benefícios sociais e para circular pela Europa, são portugueses. Para se queixarem de discriminação e de xenofobia , são brasileiros.
É para o que lhes dá mais jeito. O jeitinho falso que cada vez engana menos.
Este comentário devia estar afixado no topo da caixa de comentários. 👏 Felizmente o tempo das gentilezas e do torpor empático e cego face à imigração brasileira está a acabar e surge a imagem clara do que ela realmente é para Portugal: desnecessária, predatória incompatível, empobrecedora e perigosa.
Portanto é preciso saber que muitos brasileiros que estão em Portugal são filhos ou netos de portugueses, e que por lei tem direito de viver em Portugal
Ainda ontem vi um vídeo de brasileiros a pichar varias paredes de restaurantes e inclusive, a subirem, tipo homem aranha, a prédios em Lisboa e simplesmente vandalizar e encher de pichação . Fora os @ssaltoZ com armas, coisa que era coisa que não se via aqui, e mtas outras tretas, ainda ontem um subiu para o telhado um sem a camisa, do aeroporto de LX, porque foi rejeitada a sua entrada em Portugal e ele não aceitou o não.
As pessoas têm de "calçar os sapatos dos outros", e perceber que se fosse no brasil, um grupo de emigrantes a fazer mta porcaria no país, com certeza tb iriam revoltar-se.
Fora o que somos tb discriminados pelos brasileiros, ( mas isso ninguém fala) que muitos querem impor a sua cultura e não respeitam a cultura e forma de viver, do país que eles mesmo escolheram para viver. Que nome se dá a isso então??
Como disse, é sempre bom pormo-nos no lugar do outro, e pensar ; E se fosse comigo?
Que sejam punidos os Br que fazem coisa errada mas um Br que tem uma vida tranquila e faz tudo certo acaba sofrendo mais e taxado por ignorância de alguns Tugas não acho correto
@@kaizennojujutsu6134 Mas isso é o mesmo que os brasileiros dizem dos portugueses, é uma minoria que discrimina, e no entanto, todos os portugueses são taxados de igual forma. Repare, estão 750 mil brasileiros em Portugal ( 400 mil legalizados, 200 mil com dupla nacionalidade e 150 mil em fase de legalização) , o que num país de 10 milhões é muito, já no brasil se fossem 10 milhões de portugueses nem faria sequer mossa , pois o brasil tem 210 milhões.
Tal como referi no meu 1º comentário, tb começou a aparecer mta coisa grave com este crescente de imigração, e isso levou tb a uma revolta Devido ao meu trabalho, conheço muitos, mas mesmo muitos brasileiros, a maioria é gente boa ( e acredite, que a esses tb não lhe agrada a porcaria que muitos brasileiros andam a fazer), mas tb já apanhei com mto preconceito , falta de educação e de noção por parte de brasileiros, mas a diferença é que , nós levamos e seguimos em frente, não andamos a fazer vídeos , nem pegamos no telefone para gravar qdo somos mal tratados.
Desrespeitar as leis e forma de vida do país para onde se imigra, querendo impor a sua e constantemente fazer comparações patéticas, dando sempre a entender que lá é melhor que aqui, é também **nofobi@
@@sureis4907 Entendi seu comentário, mas vc tem que entender que quando alguém reclama de sofrer xenofobia ( no caso me refiro as pessoas q são corretas) não é frescura pq de fato Isso é um choque a pessoa ser discriminada por isso se grava para ter a prova do que aconteceu e a pessoa não se passar por mentirosa.
@@kaizennojujutsu6134 Muitas das vezes não é **enofobi@, e sim há um aproveitamento para se vitimizarem. Só que para os brasileiros, se a discussão/desentendimento for entre um branco e um negro, é racismo. Se for entre um gay e hetero, é homofobia, se for entre um magro e um gordo, é gordofobia, e se for entre um português e um brasileiro, é **enofobi@. E se for entre dois portugueses, dizemos o quê? ai é só uma discussão/desentendimento?
Sim, há portugueses preconceituosos, assim como há brasileiros!
A questão é que (quase sempre) para uma reação, houve primeiro uma ação , e o problema é que os brasileiros só mostram a reação, NUNCA mostram o que levou á reação, e até lhe digo mais, muitas das vezes existe provocação, para depois filmar, como aliás já foi visto e testemunhado, mas isso ninguém fala, nem ninguém quer saber. Há que ser imparcial e não tendencioso da v/parte ao analisar acontecimentos, e não defender com unhas e dentes, desprezando e desvalorizando o outro lados só porqe é brasileiro.
A maioria dos que grava provoca a situação para que aconteça para depois postar no YT e tik tok.
Já vi isso acontecer.
Cuando passa alguna coisa que vc não esperava nem pensa em gravar ..fica en estado de choque e nervioso
Se existe tanta xenofobia porque cada vez mais vem mais estrangeiros para Portugal que são incentivados pelos amigos e familiares que estão aqui a viver ???
@@P.Bellitz mas com o visto da CPLP não e permitido ir trabalhar para um país europeu....
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler.
É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
Quanto ao imigrante seja qual a sua nacionalidade ser obrigatório de apresentar o seu Registo Criminal para imigrar para Portugal estou completamente de acordo.
E há imensa, estratosférica xenofobia e racismo de brasileiros que são ensinados no Brasil a serem o que são.
🙌 concordo 100%.
Grande Miguel Macedo, grande abraço do Portuga de Jaraguá do Sul SC Brasil. Rafael podias entrevistar o Gonçalo Sousa TB. Fiquem bem.
Amei o vídeo ! Pode fazer mais sobre todos os assuntos . 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Meus avós portugueses estão muito bem no brasil, vieram na década de 60 e hoje tem negócios aqui, e sempre que podem estão na praia haha. Salve Rafael 🤞🏻
Onde fica a praia ahah? Rio? Santos?
@@L_una188 Florianópolis
Os Brasileiros só diziam aos seus avós que eram burros mais nada . Acha pouco!!! Eu vivi no Brasil nos anos 80 e chorei muito por tudo que sofri de xenofobia éramos todos Manuéis a Joaquins. Foi uma experiência Horrível. Nunca mais vou ao Brasil
@@jeronimoferreira5121Nem todo o Brasil é igual. Sou mineiro e já conheci Portugal, a mãe da minha avó era portuguesa e acabou vindo para o Brasil (Ouro preto). Minas Gerais é totalmente parecida com Portugal, eu acho que você foi para lugares diferentes. Eu como brasileiro admitido, aqui no Brasil tem de tudo e meus compatriotas realmente são uma merda, óbvio nem todos.
@@jeronimoferreira5121 tb sofri xenofobia na escola e ouvi muitas piadas de português, até do meu ex marido, mas dei a volta por cima e consegui uma superação econômica.
Miguel sempre preciso. Muito bom. Rafael, como sugestão talvez um encontro/bate-papo com o Afonso Gonçalves. Obrigado!
Bem vindo ao Norte, Raphael! Olá, Miguel! Grande abraço aos dois desde Ovar.
Eu passei por xenofobia no Brasil e superei essa fase, mudei o sotaque, estudei e me elevei economicamente falando.
22:28 o Brasil foi sim uma colônia de Portugal durante 308 anos.
O "Reino Unido" só surgiu em 1808 e durou até 1822 quando o Brasil conquistou a sua independência.
Verdade mas antes disso foi uma principado, tal como principado das Astúrias no caso espanhol, era alias um título do herdeiro à coroa antes de assumir o trono português. O Brasil foi tambem um caso único de um territorio europeu com capital no continente americano.
Brasil nunca foi colônia mas sim uma extensão de Portugal, o Brasil era considerado uma província de Portugal. As leis no brasil eram iguais às leis de Portugal.
Estou ca em portugal a um pouco mais de 1 ano ja vi caso de xenofobia a minha frente nao so com brasileiro mas com africanos tbm.
meus avós são portugueses eles falam que sempre existiu isso mas por conta da imigração em massa escancarou mais ainda
22:56 gente é verdade os brasileiros coloniais pagavam menos imposto que hoje!!! O Tiradentes que se revoltou por causa da derrama pagava menos imposto que na nossa atualidade!!!!
O Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves foi um estado criado em 16 de dezembro de 1815, com a elevação do então Estado do Brasil (1549-1815) a reino, unido com os reinos de Portugal e dos Algarves. Só durou 7 anos essa "utopia de igualdade e liberdade" mencionada pelo depoente.
Sou brasileiro e acho que essa xenofobia e muito mais um resultado de políticas mal elaboradas e de meios de comunicação que lucram com essas notícias, acredito que o povo português e tão hospitaleiros como nós.
Recentemente alguns brasileiros se mudaram pra perto de onde eu moro, todo sábado quando eu chego do serviço eles estão escutando música (muito, muuuito) alta... Esse tipo de coisa que brasileiros (nem todos) fazem faz com que eu entenda quem nao goste de brasileiros.
Sou brasileira e tbm detesto som alto igual se ouve aqui
Eles deviam ser denunciados e sofrer punições.
Meu avô veio na década de 1920 para o Rio de Janeiro, no bairro carente de Bonsucesso, na Zona Norte da cidade. Veio para vender bananas e ao longo dos anos montou quitandas, construiu vilas de casas, abriu bares e cresceu.
Mas a Xenofobia é normal, pra mim, é uma defesa natural até porquê o bostileiro médio merece, é só ver os comentários, isso é bem fácil de constatar.
Vivo cá a dois anos, e sim, pqp tem uns bostileiros que me dá puta vergonha, na verdade maior parte do meu dia nem falo com br, difícil achar um minimamente educado.
cara exatamente, eu percebo que a maior parte dessa galera que fala em"xenofobia" nunca sai de sua propria bolha, xenofobia é um comportamente comum do ser humano, nao estou dizendo que é legal nem que é bom, mas que é comum, existe em absolutamente qualquer pais na face da terra, inclusive no nosso proprio BR. Pra nao passar por xenofobia só se a pessoas nunca sair da bolha. Isso nao é grande coisa, é apenas seguir a vida como qualquer imigrante em qq lugar do mundo faz.
Tu sabe que boa parte dos que vão pra lá não é o brasileiro médio que tu vê na rua, nas quebradas e tals né geralmente é quem ta com foco no estudo e trabalho e em quase todo país que rola imigração começa surgir esses comentários bem com ar falso baseado em estereótipos "ah eu vi um brasileiro dançando e cantando alto aqui eles só fazem isso, só fazem festa", fizemos isso com os japoneses quando vieram pro Brasil e outros países fazem isso com outras etnias
@@ValiHer0 mentira, vc está só querendo dar a sua lacradinha, mas não me interessa o que vc acha, me interessa o que eu vejo, eu sou brasileiro e 95% dos brasileiros são bostileiros médios, inclusive isso se reflete no lixo da política, me dê uma justificativa plausível para um ladrão cachaceiro e sua quadrilha terem sido eleitos no bostil que eu te dou razão, caso contrário, conforme-se.
@@cesio126 então tu só escolheu a ignorância tal qual os que votam em um ex presidiário
Eu vim para o Rio de Janeiro com 5 anos, e sendo portuguesa sofri xenofobia na escola e mudei meu sotaque para evitar isso.
Todo imigrante que fizer bobagem seja quem for deve ser sumariamente convidado a deixar o pais.
O tema do Brasil e Portugal realmente vai ser bem interessante de se ver, obrigado por apresentar o canal do Miguel, estarei acompanhando o trabalho dele agora.
No final do vídeo ele confessou! Incomoda mais a um português ouvir um brasileiro falando do que um americano ou um cidadão de outro país, mas que não seja brasileiro.
Está aí, no final ele foi sincero.
POS É, SURDOS MUDOS E CEGOS NÃO COMENTAM ESSA FRASE DELE, O VOZ DOS BRASILEIROS IRRITAM OS PORTUGUESES, JÁ ASSISTI ISSO EM VÁRIAS CANAIS.
Irrita , Americanos , Ingleses, Polacos, Suíços 😂😂😂 até aprenderem a controlar os decibéis.
Uai isso é normal kkkk não tem nada de errado pensar isso
Pros meus ouvidos todo português tem a mesma voz, e eu também não curto muito o jeito que eles pronunciam as palavras. Mas isso tudo faz parte.
Ninguém fica incomodado se dissermos que não gostamos do sotaque Portugues de um Africanos. Vocês são cheios de mimimi
Sinceramente, nasci no Brasil, fui batizado em Portugal tenho dupla cidadania e ja fui varias vezes a passeio. Toda a minha familia ( pais e avos de ambos os lados ) eram Portugueses.
Estou com 50 anos, sou medico cirurgiao e no rumo de insegurança ( em todos os sentidos) que o Brasil esta tomando , penso em mudar definitivamente com mulher e filhos para Portugal .
Mesmo tendo profissão e bens em Portugal tenho certo temor em la conseguir me estabelecer quanto ao trabalho.
Nao entendo como grande parte das pessoas atreve-se a se aventurar sem nenhum preparo ou planejamento e sem conhecer nada da cultura de um pais em um voo cego no escuro.....
Sejam bem vindos, estamos a precisar de médicos em Portugal.
Saiu uma notícia a polícia portuguesa identificou 1 mil membros de uma facção brasileira tentando se estabelecer em Portugal, disseram que muitos aproveitaram por ter cidadania portuguesa
Onde saiu essa notícia?
@@luizpaulopereiradafonseca8461
Diário de Notícias ,CNN Portugal,Visão,etc.
Mas na verdade,foi uma investigação brasileira q avisou a polícia portuguesa.
Encontra essa notícia em jornais brasileiros tb.
Jornal metrópole , o globo
CADEIA NELES.
Possívelmente, verdade, já foram identificados alguns a viver em Portugal.
Tem 9 meses que estou em Portugal e lamentavelmente já fui vítima de Xenofobia e a versão implícita de Xenofobia é a pior. Acontece comigo no trabalho....
Há muitos brasileiros que estão em Portugal e que estão fartos desta imigração descontrolada dos seus próprios conterrâneos
Claro.. já viste brasileiro ser unido? Aonde vamos, nos matamos.
Até meados de 1900 (em 1922 aconteceu a Semana de Arte Moderna, marco da independência cultural brasileira), as pessoas que viviam no Brasil se diziam portugueses da colônia, como ainda se dizem “ilhéus” aqueles que vivem nos Açores e na Madeira.
Excelente video!!!
Acho que o canal complementa bem a informação sobre esses assuntos
Eu particularmente, gostei muito.
Parabéns.
É o Canal mais honesto sobre imigração que já vi.
ruclips.net/video/gAqk1PYbD2I/видео.htmlsi=KLV6yP9b-ml_PYxS
Eu particularmente gostei muito desse aqui.
Valeu!
Concordo que todos os Estados Nacionais devem fazer o controle das suas fronteiras.
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler.
É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
Sempre um gosto ver a calma , a coerência, paciência e sapiência da maioria dos portugueses.. Foi em Portugal que tomei consciência que o povo brasileiro está a operar de modo anormal a natureza dos seres.. Níveis de consciência, alterações genéticas por factores externos.. desconstrução cultural.. dentre outros.. Estão todos a operar em nível meio caótico.. Quando digo todos incluo bebês e pets.. Diferente da calma e sabedoria portuguesa antiga que graças a Deus manteve se.. Os próprios portugueses não tem noção de sua história.. Aliás, ninguém no mundo tem.. Os raros que andam a trabalhar com historiografia desvinculada ao sistema por de facto amor a história sabem do que se passa.. Separar uma mente potente do corpo grande, rico e forte foi de facto uma jogada de mestre para alcançarem o poder global de hoje.. Haja vista que Portugal foi o primeiro imperio global transcontinental da Terra.. Alguém almejou tal poder e hoje mantém este corpo bem esmagado para não correrem risco novamente de perder o pode que roubaram.. 😉
Gostei do vídeo , seria interessante que os RUclipsrs no mundo inteiro se unir e fazer como eles estão fazendo , mostrando mais vídeos falando do conservadorismo a nível mundial .
Em Abril de 2024 completa um ano que retornei de Portugal (desembarque em SSA) depois de uma temporada de três meses, houve a possibilidade de ficar por lá mas eu não quis, fui com uma missão e está foi concluída, mas vi um país muito pequeno que não consegue comportar tanta gente do mundo inteiro, Portugal não tem estrutura física e emocional para isso, mas achei muito legalzinho o país.
Tem uns vídeos muito bons no canal História Ibérica que falam de certas injustiças contadas na história sobre Portugal em relação ao Brasil. Recomendo que assistam.
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler.
É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
Amo Portugal!! Meus avós maternos são portugueses, ou seja, minha mãe é filha de dois portugueses mas nasceu e cresceu no Brasil. Tenho muito orgulho de dizer que sou metade portuguesa metade brasileira ❤️🇵🇹🇧🇷❤️
Adoro esses dois ❤
Bom ouvir essa conversa extremamente lúcida! Dá até um pingo de esperança.
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler.
É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
O Brasil foi colonia, mas erroneamente a escola ensina q so deixamos de ser colonia com a independencia, mas deixamos de ser colonia com a vinda da familia real pra cá e nos tornamos reino unido
Foi um português que declarou a independência do Brasil. Brasil antes de ser Brasil era território português.
@@bilie9117 exatamente. Eu nao disse q nao era. So disse que o Brasil deixou de ser colonia muito tempo antes do 7 de setembro de 1822
Na verdade os problemas comentados no vídeo nao sao apenas de Portugal ou só de Portugal mas de toda lusofonia mundial.
O vídeo foi bem pragmático, didático e humanista, claro que as pessoas vao comentee imprecisoes ao falar de areas que nao atuam.
Mas toda lusofonia mundial desde anteontem, isso colocamos de 4 décadas pra trás para projetar para quatro decadas para frente em soluções, ninguém na lusofonia tem valorizado o elo cultural e midoal dos paises lusofonos, os radicais da política de qualquer lado estão tolando a narrativa e protagonismo na destruição da lusofonia como um todo. Todos os paises e regiões demais lusofonos juntos com Portugal, Brasil, Angola, Moçambique,Timor, Macau e Goa, devem ter politicas nacionais e intermacionais comuns tipo combate ao crime organizado nacional e internacional, a toda espécie de tráfico, ao terrorismo e toda forma de xenofobia, neonazismo e racismo mas esse trabalho todo deve ser feito em sincronia internacional primeiro na lusofonia toda para depois alcancar Mercosul União europeia, ONU etc... Não se deve dar voz a xenofobos neonazis sejam maioria ou minoria, não se dá voz a terroristas, pois quando isso acontece nações e continentes são destruídos, toda CPLP deve trabalhar de modo nacional e internacional na lusofonia toda. Todos os crimes acima citados baseiam e fortalcem o controle de fronteiras e possibilitam a execucao e destruicao de pessoas e empresas do crime, mas um país lusofono so fazendo o certo nao da resultado tem que ser todos os paises lusofonos juntos fazendo essas politicas certas que ai sim o imigrante brasileiro tera paz em Portugal e em qualquer pais lusofono e o português como imigrante tera paz no Brasil em qualquer pais lusofono irmão, quando essas politicas da lusofonia todas derem certo ai sim epxande isso pela ONU e blocos financeiros comerciais continentais, mas antes de tudo e na CPLP que esta a base e soluções profundas desses temas e prblemas que envolvem alta corrupção e alto crime organizado em nivel de multinacional de fato.
Nao se pode dar voz e pra xenfobos em qualquer lugar e país.
Pessoas boas nao devem serem punidas por serem emigrantes e imigrantes na luaofonia e em qualquer pais do mundo. Is direitos humanis devem ser preservados o direitos dos manos deve ser extinto.
Abraço 🫂🤗 Rafael e Miguel.
O partido Chega é a melhor opção para Portugal hoje. Espero que André Ventura se torne o Primeiro Ministro.
Espera sentado! hahahahahah
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler.
É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
Só ele salva Portugal voten André ventura Portugal fica melhor
Vivo na Europa faz mais de 20 anos, não sou daqueles TikTokers que vem pra Portugal só pra fazer videozinho e ter likes. Eu me sinto português, sou filho e neto de portugueses, tenho nacionalidade portuguesa, desconto para a segurança social desde há 20 anos. Aqui casei, tive meus filhos, conclui meus estudos. Fui extremamente bem-recebido pelos portugueses e notava que eles gostavam do meu sotaque, que queriam conversar comigo por causa dele, que gostavam da minha simpatia, que me achavam irmão deles. Quando começaram a vir mais imigrantes - e mais, e mais, e mais - começaram a vir os brasileiros malandros, com o jeitinho brasileiro, a cometer atos criminosos que simplesmente não haviam em Portugal (tipo carjacking), funk em volume exagerado, brasileiro miserável que vem pra Portugal sem ser convidado mas que ainda assim xinga dos portugueses e desdém de Portugal. Que vergonha. Passados uns anos, já ninguém gosta do sotaque brasileiro, já ninguém liga pra minha simpatia (pensam que é falsidade, duas-caras), já ninguém tem curiosidade, já ninguém me considera seu irmão (que irmão odeia seu irmão? Não vão trata como irmão quem xinga e desdém deles, né?). Eu sofro com isso. Sofro com isso mas entendo. Eu compreendo os meus irmãos portugueses e como brasileiro me envergonho profundamente do efeito nefasto que a imigração brasileira teve neste belo, ótimo e até há um pouco tempo atrás pacato país. Que saudade desse Portugal dos portugueses. Depois as pessoas se admiram de ver brasileiros se filiando no Chega... Isto serve, meus irmãos, não só como desabafo acerca do impacto negativo da imigração cega e desenfreada para Portugal e do diminuir da qualidade geral de vida motivada pelo aumento dos preços (em muito ligado à guerra na Ucrânia). Temo que o sistema de Segurança Social não sobreviva à todos os pedidos de auxílio que recebe por parte de migrantes. Temo muito que o sistema claudique e até, eventualmente, falhe. Oh, meu lindo Portugal... o que estão fazendo com você?
Minha cidade linda vivo 5 anos e amo❤
Fala o nome da cidade
Para eles você é uma vagabunda brasileira, acorda pra vida.
Quem está mal não é obrigado a ficar ,escusa de falar mal que volte para sua amada terra é isso ai !!!😇
Os portugueses junto com os indígenas expulsaram os holandeses de Pernambuco e os Franceses do Maranhão
Assim reza a história, nós éramos o mesmo povo, portugueses casados com indígenas. Assim se formou o Brasil !
Mas depois outros povos foram ocupando o Brasil e foram criando outra miscegenação, daí saiu essa adversão aos portugueses, exatamente por não ter qualquer afinidade connosco ….
Que essa adversão venha do povo escravizado eu até que entendo . O que não entendo são todos aqueles que têm uma ancestralidade portuguesa , dizer-se europeia engloba outras raças, italianas, holandesas, Alemãs e francesas, estas são as mais comuns…
Pois são esses que escrevem os comentários denegrindo o povo português… eles dizem-se brasileiros, mas acham-se muito superiores aos outros brasileiros ! Esses são extremamente racistas ! Se nós fizéssemos uma seleção para saber qual a ancestralidade desses brasileiros, saberíamos qual seria a ancestralidade deles ! Aprendi isso ao seguir algumas pessoas holandesas e alemãs, segui-os durante bastante tempo pois falo alemão .
Os holandeses e Alemãs, ou dizendo antes que são pessoas com ancestralidade holandesa ou alemãs , não gostam de se misturar com os outros brasileiros, falam muito mal deles !
Nem tão-pouco casavam com eles, só casavam entre si ! Os Alemães aceitavam os holandeses e vice versa, mas o restante das outras ancestralidade só aceitavam os franceses, mas o restante não !
Eles Acreditavam que as outras culturas eram de uma casta muito inferior, uma miscegenação com indígenas não era aceitável para eles, já os portugueses em si não eram nada aos seus olhos, esse o motivo de terem tentado separar os estados do Brasil, no dia em que eu escutei essa história, acho que esse holandês vivia em Santa Catarina, acho que era nessa cidade , ele dizia que não devia pertencer ao Brasil, que o Brasil nunca mudaria porque era governado por pessoas que tinham no sangue deles misturado com sangue de índios, que o Brasil devia ser governado por eles …
Quando eu assisti esse vídeo foi muito tempo antes da pandemia, foi mesmo no início que começaram a fazer vídeos, ainda não seguia ninguém de Portugal, mais tarde saiu um vídeo que era de um brasileiro que já vive em Portugal há muitos anos, ele vive em Braga, então eu assistia muito os vídeos que chegavam do Brasil… infelizmente eu estava doente, tinha paralisado outra vez e estava em uma cama no hospital, depois passei para uma clínica, assim depois das minhas fisioterapias eu assistia os vídeos que chegavam daí …
Falando ainda desse alemão, ele chamava os brasileiros de burros e porcos, daí dizerem que os portugueses não tomavam banho , acredito que essa história tenha saído da boca de um alemão ou holandês, mas eles são bem piores que nós portugueses, mas eles também chamavam os italianos e franceses e os espanhóis, mas o que eles não sabiam era que os franceses e os portugueses usavam um bidé para se lavar depois de fazer o número dois .😅 já desde o Napoleão .
Até há pouco tempo era obrigatório ao construir uma casa portuguesa incluir o bidé na casa de banho, acho que hoje é facultativo… mas o bidé dá muito jeito para as senhoras se lavarem sempre que forem fazer a sua higiene, mesmo para depois do número dois…
Logo que chegou a primeira vaga de imigrantes brasileiros em Portugal, eles perguntavam para que servia o bidé, nós mulheres portuguesas sempre fomos mais envergonhadas do que as brasileiras, então ninguém esclarecia para o que servia .
Sentiam-se envergonhadas, mas vergonha é ser envergonhada 😅 Sempre escrevi quando alguém perguntava, mas logo que alguma brasileira leu nos comentários, elas próprias respondiam , algumas pessoas falam que os toalhetes humedecidos fazem o mesmo efeito, não, para mim não é o mesmo …. Eu prefiro assim .
Perdi-me no raciocínio, não interessa, os holandeses e alemães ainda hoje acham que são uma raça superior aos italianos, franceses espanhóis e portugueses .
Então com os portugueses … não gostam, nem de chegar perto ! …
Não sou brasileira mas sempre me fascinou a história do Brasil, ao longo dos anos fui vendo que dentro do Brasil têm escolas especialmente para os holandeses, e para os alemães, onde eles ainda falam a língua dos respetivos ancestrais, como se estivessem na Alemanha.
A língua portuguesa é tratada como uma segunda língua… sem qualquer valor, eles aprendem tudo em alemão, falam uns com os outros em alemão, é uma outra cultura dentro da cultura brasileira, eles falam português com prenuncia alemã ou da prenuncia holandesa, são duas línguas similares…
No fundo eu achei lindo, os ancestrais levaram as respetivas culturas para o Brasil ! Até nas construções das casas eles fizeram tudo diferente … são construções iguais às alemãs … tinha lá um jovem que ia nas escolas alemãs ensinar os trabalhos manuais, lá ensinavam todo o género de trabalhos em madeira, iguais aos trabalhos talhados nas casas da Alemanha .
Fiquei muito impressionada, durante mais de um ano eu segui os canais deles , é espetacular a diferença do Brasil pobre , para aquele Brasil muito mais avançado …
Não podemos deixar de ver a diferença nas cidades .
@@libelula116 O governo Brasileiro nao tem interesse que o povo Brasileiro se apegue a Portugal nem a cultura Portuguesa... teem medo que a decencia pegue.
@@SilVia-hs2kb tá vendo. É esse tipo de coisa que nos faz querer distância de Portugal, porque vocês se acham os seres mais evoluídos e a verdade é o contrário. O governo brasileiro não tem nada a ver com isso, os americanos que mandam e vocês não tem coragem de mexer com eles!!
@@SilVia-hs2kbcalada era poeta
Muito bom esse vídeo! Sou Brasileira e estou morando em Portugal estou gostando muito.
A opinião de um português? Portugal tem 10 milhões e você vai pegar a opinião sincera de um português?
E um português que tem lado político?
Eu sou brasileiro e acho o brasileiro muito ingrato. Os povos que os brasileiros mais falam mal, sao justamente os povos mais irmãos e que melhor tratam os brasileiros que sao Portugal e Argentina. Mais a impressa brasileira sempre foi muito podre.
Voto chega pela ordem e por melhor qualidade de vida
😂😂😂
@@sofiarocha9096 🦧
gostei demais do vídeo. vários temas que podem ser aprofundados em outros vídeos. um ponto q me chamou a atenção é a questão da exigência dos antecedentes criminais para saber se permite ou não a presença do indivíduo em território português. na minha opinião, isso é muitíssimo acertado. quem não deve não teme. e isso, se não é válido para o brasil, deveria passar a ser. um sentimento q deveria haver na maioria esmagadora dos imigrantes brasileiros a portugal é que não desejamos exportar coisas ruins do brasil a portugal. mts vezes, brasileiros imigram por causa da falta de segurança pública no brasil. ora, não devemos nos ofender, portanto, por medidas q visam justamente a manter portugal com a mesma segurança q nos motivou a imigrar para lá. não devemos querer q portugal se torne um brasil, nem um brasil ruim. devemos querer q tudo o q tenha nos atraído para lá seja preservado. dito isso, estou ansioso pelo vídeo da coreia do sul e do japão. pena que vão pegar o inverno. os vídeos ficariam mt mais bonitos com o verde do verão. abç.
Xenofobia só existe na cabeça de quem quer ser notado. Qualquer pessoa pode responder mal a qualquer tipo de afronta. Se mostrar só o que interessa, acham que todas as pessoas estão a acreditar. Há sempre três verdades. A nossa. A dos outros. E a verdadeira que normalmente não coincide com nenhuma das anteriores.
Sinceramente, vivo em Portugal a 3 anos e o unico caso de xenofobia que passei foi justamente com uma brasileira.
Ai vc manda a pessoa tomar suco de caju e a xenofobia acaba na hora kkkkkkkkkkk.
O povo aqui é bacana, só aparentam ser meio brutos no começo por conta de não conhecerem vc. Mas com o tempo isso fica pra traz e se torna uma relação bacana. Pessoal aqui são bem solidários. Claro que existem os ignorantes, assim como no br tbm há. Então é questão de se acostumar
Quando se trata de brasileiros tem que controlar as fronteiras, mas quando é os Árabes e africanos tem que respeitar, intankavel o eurozil
O controlo de fronteiras é para todos venham donde vierem.
Isso é para todos e não é reservado à apenas uma nacionalidade
@@girlofunderworld eu sei disso, mas esse pessoal esquerdista que vem com conversa arrombada de sociedade justa não tá nem aí pra imigrantes de situação econômica (que a maioria são cristãos e de países descendentes ibéricos indo para a América do Norte) mas só são favoráveis a refugiados por serem queridinhos dos políticos Revolucionários (Árabes, Judeus e Africanos), intankavel o globalismozil!
@@girlofunderworld me refiro a E.U Comission
@@Canal_Clownworld comparar imigração da UE, com a do Brasil é cómico. Importas o terceiro mundo transformas te no terceiro mundo. Nenhum país da UE tem a percentagem de homicídios, assaltos feminicidio, violência do Brasil, Portanto claro que não é igual.
Simplificando: de 1500 até 1822 o território denominado pelos marinheiros portugueses por Brasil pertence ao reino de Portugal pelo Tratado de Tordesilhas.
Depois de 1822, data da independência do território do reino de Portugal, passa a existir o país brasileiro, embora continue a ser influenciado pela cultura e culinária portuguesas e mantenha a mesma Língua.
As pessoas também demonizam o termo colono, pensando que tem um significado pejorativo, mas é errado fazê-lo. Colono é quem vai povoar. E é isso que acontece a partir de 1534, os portugueses vão povoar o território.
Parabéns Rafael e Miguel pelo video.
Imigração bem vinda mas controlada
Fantástica a visão e a lucidez... concordo em 100%. Ótimo vídeo/assunto...😊
Os Estados devem controlar a imigração da mesma forma em que toda pessoa ou família sensata controla quem entra na sua própria casa. Precisa dizer mais alguma coisa?
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler.
É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
Se alguém chega na sua casa e quer mudar as regras ninguém vai gostar né. Falar alto, som alto, urinar nas ruas, roubos e etc são alguns costumes que alguns querem levar pra outros países.
até os proprios brasileiros que vivem em Portugal estão se queixando da imigração descontrolada
Sei que não é a maioria dos portugueses e/ou europeus, mas o problema tem aumentado em toda a Europa e muita gente inocente tem sofrido com isso. É muito fácil para a Europa, depois de ter roubado, esquartejado, estuprado, queimado, escravizado, torturado, humilhado os povos americanos e africanos, proibir a entrada de imigrantes em seu território, mesmo depois de muitos ascendentes desses imigrantes terem sacrificado a própria vida pra libertar a Europa das atrocidades de Hitler.
É hora de pagar a conta Europa, essa relação desigual não dá pra continuar, se o bônus é bom, ele vem com o ônus. Sem falar nos países covardes que usaram o termo "neutralidade" para não lutarem na Segunda Guerra. Covardes!
13:22 MAs quem é procurado pela polícia no Brasil não consegue embarcar para nenhum lugar. Acaba preso no aeroporto.
Nem sempre
@@susanarodrigues2536A única exceção é se estiver com passaporte falso.
@@pauloblanchard305 o que não é tão raro assim, infelizmente
E dia 10/03 é CHEGA. Solução? Não sei. Mas é muito boa tentativa.
Meu filhó tem 10 anos de Portugal,já morei ai,visitei o pais duas vezes,e quando meu filhó entrou levou registro criminal,acho a facilidade de pessoas que cometem crimes,de sair de seus paises,prá outros.devê ter um controle maior.mas sem exageros.
Dois dos meus herois juntos, que maravilha.
Um abraço.
Para se ter uma noção, moro no Brasil e, não lembro se ano passado ou no ano anterior, um venezuelano tacou fogo em uma agência aqui do meu estado por motivos que nem me lembro mais. Vários venezuelanos trabalhadores entram em nosso país, porém outros de índole duvidosa também podem estar no meio, nos levando a viver na pele o que é aceitar pessoas sem nenhum controle, ainda que o Brasil não seja o destino mais procurado para imigrantes. O território é nosso e cabe a nós o controle, levando em conta vários fatores podemos evitar muitos, ou melhor, ainda mais problemas econômicos e de segurança. Sou a favor da imigração, mas, claro, com a fiscalização devida.
Os juízes belgas têm nas suas mãos o sangue das vítimas do ataque, se mesmo após o aviso da própria Tunísia, impediram a deportação do seu autor!
Sou imigrante, concordo plenamente ter um controle da fronteira e percebe que a falta de controle, alterou a qualidade de vida de todos em Portugal
Não só Portugal mas a Europa toda... A Europa precisa urgentemente ser mais rígidas nas suas fronteiras antes que vire uma zona!!!
Polônia pode sofrer com isso com o atual primeiro-ministro que é um globalista de merda!
@@P.Bellitz O nome disso é vitimismo, Polônia foi invadida quase toda destruída e hoje em dia um dos melhores países da Europa
Por isso a Europa está decadente. Eu nunca fui na Europa na minha vida, a um tempo atrás eu tinha vontade de ir como turista, agora não quero nem de graça.
@@P.Bellitz Justamente esses países prejudicaram a Polônia e sim Polônia é um dos melhores lugares até em idh esta na frente de Portugal
@@P.BellitzEstá a recuar de 500 anos ?vá estudar e aprender a evoluir na vida.!!
Bastante lúcidos ambos. Parabéns pelo excelente vídeo.
Olá Miguel Macedo e Rafael
O Brasil foi colônia de Portugal até 1815, quando D. João VI elevou o Brasil à condição de Reino.
Com a Revolução do Porto, em 1825, as Cortes quiseram a volta do Brasil à condição de colônia, o que contribuiu para o nosso movimento pela independência.
É interessante como os dois se entendem.... Será que o português de Portugal é diferente do português do brasil? kkkk
É interessante como eu consegui ler tudo o que escreveu sem precisar de tradutor.🤭
Cara é o mesmo idioma 🤦🏻♂️
Toda a gente diz que precisamos de imigrantes mas nunca dizem quantos e para que áreas. Temos 6.7% de desemprego.
Assunto xenofobia, você foi certeiro, escolheu um individuo do chega para falar sobre o assunto, hahahahahah deve ser para rir! será que ele falou em off sobre castração quimica, pena de morte, expulsão dos ciganos, negros, ideologia de genero e outras tretas cheganas? ...... crianças contra os pais, acção promovida pela escola? MDS haja paciência.
Parabéns Rafael ! És dos mais lúcidos youtubers a falar dos problemas internacionais, bom trabalho e força nisso.
Não estou preocupada com este assunto. Ofensas vem do mundo todo.......mas é questão de Educação. A MALDADE é MUNDIAL.....basta ver as GUERRAS contra Países Lindos.......Ofensas graves mas não podemos nos importar.
Eu considero Portugal como a pátria avó, pois antes de Portugal não existia Brasil, existia vários povos nativos e até inimigos.
Portugal batizou o Brasil com o nome, padronizou a língua, conquistou terras, e povoou. Trouxe a política e a visão ocidental do mundo, mesclou também as etnias.
Sem Portugal não existiria Brasil. Talvez existiria Pindorama ou outro nome nativo, ou nome europeu de outra nação.
se ouver é em todo lado eu sou viuvo de uma brasileira que amei e continuo amar ate os dias de hoje e nao conheco dentro das minhas amizades que aja casos de xenofobia pode a ver sim mas sao casos esporiadicos como acontece no brasil
@@P.Bellitz está enganado o mundo não quer Brasileiros. Têm dificuldade de entrar no EUA, Canadá Austrália... para conseguirem vistos.... o europeu entra com muito mais facilidade. É assim meu caro o mundo todo contra o Brasil e vocês não têm culpa nenhuma 😂