Após 1 ano de terapia, com muita dificuldade comecei a estabelecer limites. As suas orientações são exatamente iguais a que minha psicóloga me passava. Ela também dizia que as pessoas entram até onde permitimos. Quando comecei a colocar os primeiros limites, alguns ficaram de bico comigo. Mas depois de um tempo de silêncio dramático, indiretas que eu ignorei solenemente, começaram a entender que não podiam mais me fazer de boba. Mas a principal lição foi entender que eu permitia a bagunça dos outros na minha vida. E também entender que os outros não irão mudar, não irão se tocar. Eu que tive que mudar a minha postura. E tudo mudou junto. Já diz o ditado popular: os incomodados que se mudem. Eu estava incomodada e precisei de um ano de terapia para me mudar. Abraços!
UAAAAAAAAAAAU! Tô passando por uma situação muito parecida. Até já lidei com isso algumas vezes e resolvi, só que agora vou precisar me posicionar de novo.
Amigos tóxicos, eu me afasto. Uma vez uma “amiga”, estava cheio de comentários maldosos, mas sem ser direta, sabe? Eu simplesmente exclui ela da minha vida.
Eu achava que tinha uma amiga. Até saber que ela usava algo íntimo meu para fazer fofoca. Mas eu não conseguia acreditar na tamanha maldade. Depois de me afastar eu percebi que rolava muita inveja. Graças a Deus me afastei e vivo muito bem. A verdade é que são poucas pessoas que querem te ver feliz.
Eu tenho uma solução para isso, se a pessoa não respeita os meus limites eu simplesmente me afasto, o mundo tem pessoas maravilhosas demais para perdermos tempo com pessoas desagradáveis!
Aprendi isso com alguns familiares sempre tentei contornar as situações incomodas , mas percebi que eles não se esforça e nem mudam aí resolvi me afastar . Não gosto dessa situação mas é melhor pra ambos os lados.
Fui colocar limite na minha sogra, nossa foi uma dor de cabeça depois, vou dar um exemplo, ela ligou para meu marido e disse para ele levá-la na farmácia, como ele é eu já estávamos saindo, eu falei para ele que não dava para ir naquele momento, ela ficou ligando dizendo que estava morrendo e que precisava do remédio. Falei para meu marido, vamos levar ela e depois iremos no nosso compromisso. Cheguei na casa dela, ela estava conversando com a vizinha, fiquei chamando, achou ruim comigo. Eu disse fulana, tenho um compromisso, vc pode pegar sua bolsa e se apressar, temos nossa vida tbm, vc pode chamar os outros filhos não só a gente. Começou a chorar, falou que não iria mais, que eu sou grossa, fez um carnaval, na hora de entrar no carro não queria entrar no carro, não quis minha ajuda, fala mal de mim, atravessa a rua quando me vê, e não nos falamos mais
Até dói as costas de lembrar o quanto eu era agredida na infância por tentar estabelecer limites. Claro que cresci sendo invadida de todos os lados, vivendo mais na defensiva, com hiper vigiância, síndrome do pânico, transtorno de stress pós-traumático. É difícil mas necessário colocar limites e aceitar que há pessoas que só querem mesmo te invadir para se sentirem superiores, dominadores. O fantasma das agressões está na carne, a cada Não acho que vem junto um tapa, uma cintada. Ainda dizem que mães são santas.
As pessoas estão acostumadas com gente falsa e que bajulam. Quando somos direto e falamos a verdade quase sempre saímos d errado. Mas prefiro ser assim... fico em paz comigo msm
Exatamente como eu. Cansei desse tipo de pessoa, não tinham tantas assim, mas foi importe me afastar, deletei quem tinha que deletar e bloqueei quem me fazia mal. Uma casa da para comprar ou alugar, um carro, um celular, paz de espírito não dá! É como aquela frase "eu prefiro ter paz que ter razão, então a razão é toda sua". 😎
E são tantas chantagens emocionais né? Nossa te dei a vida. Ela fez tudo por vc. E tudo por alguns nãos naquele momento pq depois eu fazia. Geralmente estava ocupada trabalhando na minha empresa que só eu sustento e pago minhas contas.
Exato!!! Não me culpo, acredito que tudo oque eu fiz foi melhor pra mim e garantiu a paz que sinto hoje em dia! Muitos ficaram de bico comigo, disseram que eu mudei, sendo que só aprendi a me impor e não deixar mais me fazerem de boba, a melhor sensação é essa, a de liberdade!
Oi, Fê. Moro em cidade pequena a vida toda e limite é meu sobrenome, justamente por minha cidade não ter o menor bom senso. Qualquer atendente de supermercado que acha que me conhece só porque falo oi e vou lá toda semana me pergunta sempre "já casou?", "você namora?" Etc etc. Já tenho uma resposta pronta: "não falo sobre minha vida pessoal" hahahahahahhahahahaha. É muito engraçado ver como todo mundo se sente ofendidíssimooooo! Minha mãe quer morrer quando falo isso perto dela.
nossa senhora que povo desnecessário!!!!! aqui é o contrário Marcela, sou caixa de supermercado e odeioooo que me façam perguntas desse tipo sendo que eu não pergunto pra ninguém nada pessoal e falto morrer quando os clientes vem me contando as coisas. eu penso: o que eu tenho a ver com isso meu Deus? pode parecer ignorância, mas eu já tenho problemassss demaissss
Só faltou abordar os aspectos psicológicos para estas dificuldades, raízes emocionais, padrões infantis que podem perturbar esta capacidade de dar limites. Abusos, bulling, pais infantis, imaturos, ou abusivos, formam um padrão que se repete, mesmo que involuntariamente. Não é só apertar um botão. Mas acionar estes sentimentos, elaborá-los e não somente fazer porque percebeu que é bom.
Aqui se metia até na criação da minha bb que Deus me deu. Acabei com tudo. Quem Manda em Mim e na Minha Família é Deus! A mulher trabalha na casa de meu noivo e ainda queria nos controlar em Tudo , Saber de Tudo, Muito Curiosa. Deus me Livre, me afastei e não quero conversa. Ela Tem que Respeitar Nossa Privacidade!
Hoje eu com os meus 4.2 só a minha olhada já diz tudo, fui me impondo ao logo da vida é acho ótimo ser sincera em dizer que, gosto de pouco visita e pouca visito a casa do outros! Me sinto mais confortável em um restaurante etc. Ser educada e sincera é o caminho para os limites.
Sim, esse video seria maravilhoso, mas também tem um livro super interessante, chama comunicação não violenta. Ele é bem conhecido e muito bom, super indico.
É muito do Brasiliero não estar preparado para ouvir uma verdade que o limite! Eu já fiz vários pedidos assim, educados, com carinho, sorrindo, com a voz calma e baixa, etc quando não fui chamada de grossa mtas vezes aos gritos, a pessoa dizia que tudo bem, mas na verdade se afastava de mim, me dava um gelo, e etc... me irritaaaaaa demais... e eu odeio que não sejam autênticos comigo, e eu vejo demais, pessoas inventando desculpas pra não fazer algo que elas não querem, sendo que eu super entenderia se a pessoa simplesmente falasse: desculpa, não tô a fim!
Mulher, tú falou tudo o que muita gente precisa ouvir, tanto os que precisam impor os limites, tanto os que precisam respeitar o limite imposto. Ótimo vídeo, ótimo conteúdo, parabéns!
Fê, esse vídeo é maravilhoso. Enfrento diariamente as consequências por não ter uma comunicação direta. Por não deixar claro o que eu quero por medo de magoar o outro. Percebi que, por vezes, eu tenho saído passiva agressiva por não conseguir estabelecer com clareza os meus limites. Vou fazer o exercício para várias situações que eu preciso resolver.
@@feneute 6:15 Eu me identifiquei bastante c/ essa questão de *não ter filhos* . *Seria um ótimo tema para vídeo independente* , pois parece que vem aumentando o número de pessoas que fazem essa escolha. Infelizmente muita gente não entende que nem toda mulher quer ser mãe, nem todo casal quer constituir família e que ninguém é obrigado a fazer o que não quer só pra se adequar a padrões sociais impostos por uma sociedade hipócrita. Aliás, vem crescendo muito no Brasil os chamados casais *DINK's* (dupla renda, sem filhos), bem como o *Antinatalismo* ( *David Benatar* - recomendo os livros) . Segundo essa filosofia, *"é um erro trazer novos seres humanos à Terra"* , pois o sofrimento é inevitável, mas é pacifista e favorável à adoção de crianças e animais abandonados, pois seria uma forma de ajudar quem já está aqui neste mundo sofrendo. Por isso, eu e meu marido consideramos a adoção, por ser um belo gesto de amor ao próximo, porém, se acontecer, será pela *nossa* própria escolha, sem interferência ou influência de terceiros.
Eu odeio essas cobranças sobre ter filhos, e as pessoas se sentem tão a vontade em fazer esse tipo de pergunta que eu já tenho até um discurso decorado pq os argumentos são sempre os mesmos, "no futuro vai se arrepender", "depois de um tempo vai querer", "como assim?!".... um pé no saco. Geralmente elas falam que é a melhor coisa do mundo, é eu sempre respondo, "imagino, mas não é pra mim", até que um dia me responderam, "vc falou a palavra certa, vc só pode imaginar, pq só sabe quem é mãe", nem percebem a inconveniência. Com o tempo vou aprendendo, mas é isso, sempre haverá cobranças, tenho ficado em paz com isso ultimamente e tento demonstrar qual minha opinião, é um processo, mas vai melhorando.
Eu sofri com isso também, principalmente no serviço quando teve um "bum", e todas as colegas estavam grávidas. Antes respondia, explicava, até já me senti culpada por não querer filhos, até que encontrei uma ginecologista que foi um tipo de psicóloga. Tá tudo bem não querer, e percebi isso quando conversei sobre isso com duas melhores amigas que o sonho era ser mãe, a resposta delas foi, "tá tudo bem vc não querer". Sem julgamentos, respeitando e ME APOIANDO, aí vc percebe que aquela história de "vc é as 5 pessoas que mais convive faz sentido ", não vale a pena conviver com quem te impõe regras ou te julga por escolhas. Hoje nem respondo mais, ignoro, quando não da pra ignorar, igual na família, respondo: um dia chega. Sem mais satisfações, vivendo minha vida do jeito que escolhi. Ninguém precisa saber de nada.
@@josienealves7521 Verdade, nem compensa ficar explicando. Passo por isso que vc comentou, sobre várias grávidas ao mesmo tempo no trabalho, nossa, gera a maior cobrança, "vc vai ser a próxima" 🙄🙄🙄
Eu li o livro a síndrome da boazinha, pasmem eu tinha essa síndrome. Eu mudei demais depois desse livro, falava sim pra tudo, o povo pintava e bordava comigo. Hoje o não rola solto kkkk
Te conheci por esse vídeo, já vi 3x. Estou passando por isso com a minha mãe, provavelmente a pessoa mais difícil de se impor limites, eu tenho crises de ansiedade por medo de desagradá-la. Esse vídeo foi essêncial, não está sendo fácil, mas é necessário.
Fe vou te contar que eu consegui impor limites sobre uma prima que não me respeitava, somente seus desejos e caprichos eram realizados e essa situação perdurou nossa vida toda. Ano passado minhas filhas viajaram com ela e um grupo de amigos no mesmo final de semana que meu sogro faleceu, minha irmã deu a notícia e a prima foi muito desrespeitosa com a dor das minhas filhas, ele ficou incomodada porque a situação estragou o final de semana dela, alguns vieram para o velório e a partir daí ela ficou tão desagradável e mal educada que estragou a relação com todas as outras pessoas. Um tempo se passou e ela me abordou questionando a distância e a frieza de minha parte e da minha irmã daí foi minha vez de me posicionar e colocar pra ela tudo o que eu durante uma vida tive vontade de falar, todas as vezes que ela importunou ou até acabou com passeios e encontros somente porque seu desejo suas vontades não estava sendo o centro das atenções. Conclusão perdi a prima, não nos falamos mas, fui direta e clara pontuei cada situação e disse que não queria mas passar por aquilo. Enfim impôs meu limite e demorei quase 30 anos pra fazer isso. E o distanciamento creio que foi na verdade um livramento. Obrigada pelo vídeo me identifiquei demais
Nossa, tenho uma prima igual e brigamos e nos afastamos e foi a melhor coisa que eu fiz, o quanto que essa prima já me ignorou e tratou mal perto de amigos dela não é contado...
Vou rever esse vídeo mil vezes até ficar grudado na minha cabeça. O tanto que eu já te enchi de pergunta no Instagram perguntando “como lidar com...” agora já sei a resposta!
Fê, que semblante mais pleno. Vc estava muito bem nesse vídeo. É nítida a melhora na sua saúde. Obrigada pelas dicas, eu amei. Sabemos que o percurso não será fácil, mas é necessário 👏🏻👏🏻👏🏻
PERFEITO! As pessoas até sabem qual limite querem estabelecer, no entanto a dificuldade é em lidar com as consequências! Fácil não é, mas é libertador 🙌🏼!
Vc tocou num ponto essencial, tudo na vida tem um preço. Muitas vezes a pessoa reclama de sogra entrona, contudo pede favores a todo momento, tipo ficar com o filho enquanto sai pra night, pra academia etc. Pra estabelecer limites é preciso entender q tbm sofrerá limites.
4 года назад+36
Tive muito trabalho com a minha sogra. Mas hj já imponho limites. Minha saúde mental agradeceu
@ minha mãe era descendente de italiano, são super dominadoras e manipulam com presentes e comida, parecem boasinhas, mas são cobra pelas costas, fazem panelinhas pra te ferrar
Puxa! Gostei! Só não sei por limites! Minha sogra sugou 90% do meu marido...agora, trinta anos depois acho que não dá mais pra recuperar o quanto ela prejudicou meu casamento...😔
Fantástico, Fê! Eu aprendi a impor limites há poucos anos e isso fez uma diferença enooorme na minha vida! E sim, é uma peneira pra saber quem realmente vale a pena ficar na sua vida. Se as pessoas soubessem o bem que isso traz, não teriam tanto medo 😌
Minha maior dificuldade é colocar meus limites para a minha família sem ser passiva ou agressiva, geralmente acabo sendo agressiva (na ótica deles). Preciso muito aprender a me comunicar mais e mais acertivamente. Adorei o vídeo!
EU ME SINTO infeliz QUANDO você não posta vídeo todo dia PORQUE os seus vídeos são muito bons e necessários. O QUE EU PRECISO É mais vídeos seus na semana. kkkkkkkkkkkkk
Sua explicação da CNV foi legal, mas acho que você complicou um pouco ao pedir para a pessoa dizer o "porquê". Eu prefiro pensar como o Marshall Rosenberg fala: atitude q nao gostei + como eu me sinto + qual minha necessidade não atendida + pedido (falar claramente a atitude que eu espero da pessoa). Ex: eu gostaria que você (sogra), esperasse o seu filho conversar comigo antes de te dar uma resposta definitiva. Assim, com esta atitude, eu vou me sentir respeitada. Isso porque um erro é detalhar muito o que a gente não gosta, não quer, não espera... Adoro CNV e sim.. quero ver + videos sobre o assunto! Seu canal é muito legal, Fe!
Como os vídeos no YT precisam meio que ser completos, eu tentei deixar o conceito o mais completo possível, mas realmente a sua explicação ficou melhor, haha! Eu li esse livro há tanto tempo que as coisas foram meio que se adaptando na minha cabeça. Vou relembrar pra gravar o vídeo sobre isso!
Estou com um bloquei gigantesco de impor limites,está me fazendo mal,e apagando minha personalidade. Estou decidida a me impor!Vai ser difícil,mas vou conseguir💪🏻
Faz uns dois, três anos que venho colocando limites em um relacionamento que tenho. Gostaria de não conviver mais com a pessoa, mas como isso não é possível, restou-me essa opção. Gente, eu me sentí tão, mais tão culpada por isso (ainda tenho esse sentimento, agora com menos intensidade). Sempre que ouço minha consciência e digo não pra alguma proposta, vem uma vozinha na minha cabeça me dizer: "como você é malvada". É horrível isso. Mas tô esperançosa, sabe? Acho que aos poucos eu supero.
Tenho um parente com tendências grandiosas, superioridade, etc que tb precisei fazer o que chama de Low Contact (pouco contato) pelo bem da minha sanidade mental. Você já ouviu falar do Coda - Codependentes Anônimos? Esse sentimento que vc está descrevendo é bem comum em quem acha que o dever é cuidar do outro (entre muitas outras características).
malvada? eu te acho incrivelmente corajosa e inteligente. inteligente pq você identificou o problema e corajosa pq você decidiu resolver o problema. Nunca esqueça que você é incrivel, e uma mulher incrivel pode ser vista como malvada, mas isso não é verdade, é só a sociedade nos fazendo silenciar quando devemos agir incisivamente. Torcendo para você vencer essa vozinha.
Eu entendo o que vc sente, me sinto igualzinha, mas imponho os limites mesmo assim. Precisamos entender que estamos certas e não tem nada de errado com isso!
Estava precisando desse caminho das pedras bem desenhadinho como você fez. O desejo existia. A necessidade. Mas como fazer, não sabia! Obrigada Fé! Você tem dado em doses certas remédios a muita gente! Tomei minha dose satisfeita!
Como imponho limites quando os amigos da igreja juntam-se a fazer-me entende que o errado sou eu por nao ser humilde e obediente? Mesmo que eu establecer limites juntos acabam por fortalecer as convisencias deles e no final sou eu que fico à parte e afastam. Os mais velhos teem sempre razão e os pastores mesmo alguem de fora da situação acaba por seguir os conselhos deles por conta dos rotulos de eu não ser um exemplo ou uma boa companhia na congregação.
Minha familia num é facil não! Eles se programam contando comigo, sem me perguntar antes se eu topo! Mas faz algum tempo que eu aprendi a me impor. Mas fica todo mundo de bico, ou seja, eu sou a chatona que não topa nada! (pq um não é nunca e um sim é sempre, sabe?) Mas ninguém me pergunta dos meus planos e o que tenho em mente! Enfim, ja nem me importo de ser a chatona
Fe, tu estás radiante, teu olhar tá tão mais expressivo, teus movimentos, tudo. Acho que acaber de entender o que tanto falas sobre saúde. Saúde é brilho. Tu estás radiante de saúde. Só gratidão pela tua vida. Te amo como uma amiga.
Me fez lembrar que eu era extremamente agressiva porque não sabia impor limites, depois que aprendi melhorei bastante. Esse vídeo foi bom para eu perceber que ultimamente estou deixando algumas pessoas ultrapassarem alguns limites importantes. Obrigada e faz mais vídeos pq eu amo eles
"eu imagino q não seja sua intenção" HAHAHAHHHAHA isso dói mais na pessoa pq vc demonstra q não tá contra ela, q vc tá tentando ver ela de um jeito mto mais positivo do q ela tenta ver vc. Mesmo q não seja do fundo do coração mas é uma jogada MTO importante de se fazer
Impor limites, muitas vezes, é uma decisão extremamente difícil, principalmente em relação às pessoas que a gente ama. Mas é muito importante pra que não nos desgastemos à toa. Precisamos nos respeitar. Obrigada por mais um vídeo incrível, Fê! Adoro seu conteúdo e seu jeitinho, e amei a vinheta nova! Um beijo, se cuida!
Eu sempre tive limites na minha vida. Sempre soube o que gosto ou não gosto. Porém, respondia a esse “passar dos limites” com gritos, ou sendo muito grossa. Porque deixava chegar no meu limite, não era clara quanto aos meus limites para as pessoas. Do ano passado pra cá, cuidei muito de mim, me conheci melhor. E agora , eu só me calo e me retiro. Dependendo da pessoa, eu até tento ter uma conversa, mas se eu ver que só vai gerar mais discursão. Paro na primeira tentativa! E olha, minha saúde mental agradece !
Um NÃO que sabemos dizer com sabedoria é um SIM que nos damos de presente...Sou nova no canal e gostaria de te parabenizar pelo seu trabalho! Tenho aprendido bastante! Vc é muito simpática e competente no que faz! Mais sucesso pra vc!🙏☺️😘
O que mais tem são pessoas sem limites,pessoas desagradáveis,a gente tem que orar todo dia,e toda hora sem Cessar,pois o coisa ruim está em todos os lugares,usando todo tipo de pessoa.
Maravilhosa, eu precisava ouvir isso há anos. Acabo sempre tolerando muitas situações desagradáveis por muito tempo, pra depois conseguir impor limites. Mas por eu já estar muito irritada acabo sendo extremamente grossa e perdendo a minha razão. Começando hj mesmo a impor meus limites de cara com qualquer situação constrangedora 🫡.
Eu amo a forma como vc se comunica, admiro! Suas ideias são muito organizadas e a forma como fala esclarece todos os pontos que precisa serem entendidos. Um conteúdo riquíssimo e necessário. Esse vídeo 👆 é pura terapia rsrs
Dona fernanda, volte por favor Volte a gravar vídeos no you tube, admiro muito a profissional que você é e a sua pessoa Por falar nisso, acho que você deveria escrever livros também, iria comprar todos
Amei o vídeo, conteúdo excelente. Quero sugerir um tema, falar sobre ser mais reservado com os seus sonhos/objetivos, pra gente boca aberta rsrs que conta tudo para todos e não deveria contar sobre tudo
Eu to muito indignada/chocada!!!!!!!!! Vc simplesmente, em minutos, me mostrou 90% dos problemas da minha vida!!!!!!! Vc me fez abrir o olho, puta que pariu, desculpa o xingamento, mas é que eu to PASMA. Sem brincadeira, eu tenho sério problema de saúde mental devido a esses problemas e eu to chocada que 90% deles é simplesmente porque eu não sei impor limites. Eu estou assistindo o vídeo dando risada de tanta identificação que estou fazendo de problemas que existem na minha vida que são falta de imposição de limites. Estou MUITO agradecida! Conheci o canal faz nem 1 hora e estou chocada e apaixonada! Que mulher sábia e com o dom da comunicação que vc é! De verdade, já sei que você será um espelho pra mim, em DIVERSOS sentidos. Eu estou muito perdida na minha vida e com 2 vídeos assistidos seus eu já to me sentindo quase entrando num caminho. Nossa de verdade, eu não sei nem como te agradecer. Eu faria um depósito, vou até verificar se vc possui alguma maneira dos inscritos financiarem o canal, porque de verdade, você em +- 20 minutos já está mudando a minha VIDA. Parece exagero mas é que estou numa fase muito ruim e você está abrindo meus olhos e me ajudando demais. Não vejo a hora de MARATONAR esse canal! Muito obrigada de verdade.
Este video caiu como uma luva. Natal sempre passamos com a familia do meu marido, e minha sogra para variar me pergunta quando vou ter filhos, e isso me incomoda bastante. DA ultima vez fiquei chateada e acabo de identificar que minha atitude foi passiva agressiva. Este ano ja estou imaginando as situações e me preparando para falar de uma forma assertiva. Muito obrigada Fê pelo seu tempo dedicado em compartilhar este conhecimento. Voce nao tem ideia como tem mudado minha vida
Fé que vídeo maravilhoso Sou manicure e nós atendimentos todas as clientes perguntam quantos filhos eu tenho Quando eu por educação respondo ela me ridicularizam me rebaixam e eu não sei como lidar Fico super constrangida e chateada
Sempre impus bem meus limites, tanto que tenho a fama de ser brava e cheia de "não me toques", mas eu prefiro que seja assim, não admito que as pessoas se intrometam na minha vida, seja quem for. Limites é uma barreira que protege nosso espaço e nos deixa confortável pra sermos nós mesmos e mantermos nossa integridade. Identifique o que é importante pra você e o que te incomodam. Mesmo que seja desconfortável no início impôr limites, lembre-se de que essa atitude é essencial pra sua saúde mental e seu bem-estar, afinal, todos precisamos e merecemos ser respeitados, sendo nós mesmos e com nossas escolhas, também vai ser como um filtro nos seus relacionamentos, pra você manter apenas os que valem a pena. Seja autêntica, transparente, direta e aprenda a lidar com as consequências.
Meus parentes são muito sem limites,eles chegam e impõe as vontades,falam coisas que machucam,te atrapalha e se vc discordar em ser tratada assim eles te fazem se sentir mal,mas o engraçado é que só me sinto assim com meus parentes
Você tem canal no Telegram? Sei que fazer vídeos todos os dias é muito cansativo. Por que você não faz um canal do Telegram e coloca áudios com seus pensamentos diários. Iria ser maravilhoso!!!😍
Antes eu ficava muito incomodada tbm, principalmente isso de filhos. Hj em dia NÃO me incomoda e eu tbm NÃO respondo. Eu simplesmente faço cata de paisagem e deixo no vácuo 😅
Minha Psicóloga Gil, ao longo de 1 ano e meio de terapia pegou no meu pé por causa disso. Ela pedia e muito para eu Impor limites nos meus Pais que hoje são idosos e muito resistente a aceitar certas opiniões contrárias as deles. Bom, até hoje confesso, tenho muita dificuldade em impor limites neles e um certo " medo" da reação deles, medo deles ficarem com Raiva de mim por causa disso, pois eles são muito Importantes pra mim. A falta de Eu por limites neles, me prejudicou e muito ao longo dos anos na minha Saúde Mental, durante anos. Sigo em tratamento com a Psiquiatra para o tratamento do meu Transtorno de Ansiedade e Depressão. Tomo medicação controlada e tudo. Não têm sido fácil lidar com essa consequência, de não ter Imposto o limite nas pessoas.
Por favor traga todo tipo de conteúdo que passar pela sua cabeça! As vezes, a gente nem sabe o quanto precisa dos seus vídeos, até assistir ele! Amei o vídeo , porque eu sempre coloquei limites e o exemplo da sogra, caiu muito bem em mim, porém eu nunca falei de uma forma "educada", como você deu exemplo, então nem sempre fui bem ouvida, tema enriquecedor como sempre 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Por favor Fe! Faz um video de comunicação não violenta!
Tem um vídeo antigo dela sobre comunicação não violenta. Apesar de antigo, ainda é muito válido. Vale a pena
Olá pessoal 😄 quem tiver interesse em Educação Financeira e puder dar um feedback lá no meu canal, comecei faz pouco, obrigadoo 📚😅
Vim nos comentários justamente pra pedir isso
@@paulasa8500coloca para nós aqui o link por favor
Após 1 ano de terapia, com muita dificuldade comecei a estabelecer limites. As suas orientações são exatamente iguais a que minha psicóloga me passava. Ela também dizia que as pessoas entram até onde permitimos. Quando comecei a colocar os primeiros limites, alguns ficaram de bico comigo. Mas depois de um tempo de silêncio dramático, indiretas que eu ignorei solenemente, começaram a entender que não podiam mais me fazer de boba.
Mas a principal lição foi entender que eu permitia a bagunça dos outros na minha vida. E também entender que os outros não irão mudar, não irão se tocar. Eu que tive que mudar a minha postura. E tudo mudou junto. Já diz o ditado popular: os incomodados que se mudem.
Eu estava incomodada e precisei de um ano de terapia para me mudar.
Abraços!
Mande seu email ou contato
UAAAAAAAAAAAU! Tô passando por uma situação muito parecida. Até já lidei com isso algumas vezes e resolvi, só que agora vou precisar me posicionar de novo.
Olá , como vai vc sua autoestima ?
Preciso muito aprender isso
Impor limites é fundamental. Minha saúde mental agradece.
Olá pessoal 😄 quem tiver interesse em Educação Financeira e puder dar um feedback lá no meu canal, comecei faz pouco, obrigadoo 📚😅
Sim. Pago minhas contas minhas e dos meus filhos. E quer saber patadas rola solto. Minha saúde mental agradece.
Sabe algum livro que aborde esse tema?
Manda aqui pfvr
Fê, pode fazer vídeos de 30 minutos se quiser tá? Vamos amar
Siiiim pode fazer vídeos mais longos pq ela fala de um jeito tão suave que não enjoa nunca
Apoiado hahaha
@Solleny Oliveira como assim falta de fazer? Não entendi?
Já quéroooooo😍
Olá pessoal 😄 quem tiver interesse em Educação Financeira e puder dar um feedback lá no meu canal, comecei faz pouco, obrigadoo 📚😅
Amigos tóxicos, eu me afasto. Uma vez uma “amiga”, estava cheio de comentários maldosos, mas sem ser direta, sabe? Eu simplesmente exclui ela da minha vida.
Amiga passiva-agressiva já tive também.
Eu tbm me afasto, conheço pessoas que convivem com amigos que só sabem depreciar, fazer piadinhas vexatórias, jamais me submeto a isso
Eu achava que tinha uma amiga. Até saber que ela usava algo íntimo meu para fazer fofoca. Mas eu não conseguia acreditar na tamanha maldade. Depois de me afastar eu percebi que rolava muita inveja. Graças a Deus me afastei e vivo muito bem. A verdade é que são poucas pessoas que querem te ver feliz.
Olá pessoal 😄 quem tiver interesse em Educação Financeira e puder dar um feedback lá no meu canal, comecei faz pouco, obrigadoo 📚😅
E parente e vizinho fuxiqueiro?🤔
Eu tenho uma solução para isso, se a pessoa não respeita os meus limites eu simplesmente me afasto, o mundo tem pessoas maravilhosas demais para perdermos tempo com pessoas desagradáveis!
Aprendi isso com alguns familiares sempre tentei contornar as situações incomodas , mas percebi que eles não se esforça e nem mudam aí resolvi me afastar .
Não gosto dessa situação mas é melhor pra ambos os lados.
Eu acho que por sermos humanos e cada cabeça ser um mundo é preciso falar ao menos uma vez. Apenas se afastar voce vai apenas fugir do problema.
Fui colocar limite na minha sogra, nossa foi uma dor de cabeça depois, vou dar um exemplo, ela ligou para meu marido e disse para ele levá-la na farmácia, como ele é eu já estávamos saindo, eu falei para ele que não dava para ir naquele momento, ela ficou ligando dizendo que estava morrendo e que precisava do remédio. Falei para meu marido, vamos levar ela e depois iremos no nosso compromisso.
Cheguei na casa dela, ela estava conversando com a vizinha, fiquei chamando, achou ruim comigo. Eu disse fulana, tenho um compromisso, vc pode pegar sua bolsa e se apressar, temos nossa vida tbm, vc pode chamar os outros filhos não só a gente.
Começou a chorar, falou que não iria mais, que eu sou grossa, fez um carnaval, na hora de entrar no carro não queria entrar no carro, não quis minha ajuda, fala mal de mim, atravessa a rua quando me vê, e não nos falamos mais
Até dói as costas de lembrar o quanto eu era agredida na infância por tentar estabelecer limites. Claro que cresci sendo invadida de todos os lados, vivendo mais na defensiva, com hiper vigiância, síndrome do pânico, transtorno de stress pós-traumático. É difícil mas necessário colocar limites e aceitar que há pessoas que só querem mesmo te invadir para se sentirem superiores, dominadores. O fantasma das agressões está na carne, a cada Não acho que vem junto um tapa, uma cintada. Ainda dizem que mães são santas.
😢 sempre há tempo pra gente se curar ❤️
Em caso de invasão de espaço físico, você pode denunciar as autoridades, nso deixe nenhuma violação de direito passar impune
Gente, o conteúdo dessa mulher é enriquecedor. 😊
É bom demais!
Andressa Mikele concordo plenamente.
Com certeza!
Concordo, já dei like e já estou inscrito somente por este primeiro vídeo. Obrigado Fê!
Olá , a frase mais perfeita do video " As pessoas só entram até onde a gente deixa " .
As pessoas estão acostumadas com gente falsa e que bajulam.
Quando somos direto e falamos a verdade quase sempre saímos d errado. Mas prefiro ser assim... fico em paz comigo msm
👏👏
Falam q é grosseria, q vc é chata...
@@mairaf.m.s.9322 Que eles pensem o que quiserem problema deles!😆
As pessoas são assim mesmo.
Me afastei de muita gente ao impor limites, e foi a melhor coisa que fiz por mim!
Exatamente como eu. Cansei desse tipo de pessoa, não tinham tantas assim, mas foi importe me afastar, deletei quem tinha que deletar e bloqueei quem me fazia mal. Uma casa da para comprar ou alugar, um carro, um celular, paz de espírito não dá! É como aquela frase "eu prefiro ter paz que ter razão, então a razão é toda sua". 😎
E são tantas chantagens emocionais né? Nossa te dei a vida. Ela fez tudo por vc. E tudo por alguns nãos naquele momento pq depois eu fazia. Geralmente estava ocupada trabalhando na minha empresa que só eu sustento e pago minhas contas.
Exato!!! Não me culpo, acredito que tudo oque eu fiz foi melhor pra mim e garantiu a paz que sinto hoje em dia! Muitos ficaram de bico comigo, disseram que eu mudei, sendo que só aprendi a me impor e não deixar mais me fazerem de boba, a melhor sensação é essa, a de liberdade!
Minha maior dificuldade é falar, não consigo!! Daí fico com a sensação que todos fazem o que querem comigo, o que me deixa muito mal.
pensei que só eu fosse assim 😔
gente, eu toda!!
Oi, Fê. Moro em cidade pequena a vida toda e limite é meu sobrenome, justamente por minha cidade não ter o menor bom senso. Qualquer atendente de supermercado que acha que me conhece só porque falo oi e vou lá toda semana me pergunta sempre "já casou?", "você namora?" Etc etc. Já tenho uma resposta pronta: "não falo sobre minha vida pessoal" hahahahahahhahahahaha.
É muito engraçado ver como todo mundo se sente ofendidíssimooooo! Minha mãe quer morrer quando falo isso perto dela.
nossa senhora que povo desnecessário!!!!! aqui é o contrário Marcela, sou caixa de supermercado e odeioooo que me façam perguntas desse tipo sendo que eu não pergunto pra ninguém nada pessoal e falto morrer quando os clientes vem me contando as coisas. eu penso: o que eu tenho a ver com isso meu Deus? pode parecer ignorância, mas eu já tenho problemassss demaissss
Só faltou abordar os aspectos psicológicos para estas dificuldades, raízes emocionais, padrões infantis que podem perturbar esta capacidade de dar limites. Abusos, bulling, pais infantis, imaturos, ou abusivos, formam um padrão que se repete, mesmo que involuntariamente. Não é só apertar um botão. Mas acionar estes sentimentos, elaborá-los e não somente fazer porque percebeu que é bom.
Aqui se metia até na criação da minha bb que Deus me deu. Acabei com tudo. Quem Manda em Mim e na Minha Família é Deus! A mulher trabalha na casa de meu noivo e ainda queria nos controlar em Tudo , Saber de Tudo, Muito Curiosa. Deus me Livre, me afastei e não quero conversa. Ela Tem que Respeitar Nossa Privacidade!
Hoje eu com os meus 4.2 só a minha olhada já diz tudo, fui me impondo ao logo da vida é acho ótimo ser sincera em dizer que, gosto de pouco visita e pouca visito a casa do outros!
Me sinto mais confortável em um restaurante etc.
Ser educada e sincera é o caminho para os limites.
É só ignorar e se retirar porque o silêncio é a melhor resposta
Estou lendo o livro Comunicação não-violenta e gostaria muito de um vídeo sobre. Minha maior dificuldade é no trabalho!
Sim, esse video seria maravilhoso, mas também tem um livro super interessante, chama comunicação não violenta. Ele é bem conhecido e muito bom, super indico.
Ela tem um vídeo antigo sobre isso, inclusive falando do livro. Vale a pena ver.
@@hellenrodrigues2309 mas foi exatamente esse livro que ela disse que tá lendo 👁👄👁
@@manunascimxnto ,
Seu comentário foi engraçado....kkkk😂
@@brightdiamond6883 pq? kkkkkkk
É muito do Brasiliero não estar preparado para ouvir uma verdade que o limite! Eu já fiz vários pedidos assim, educados, com carinho, sorrindo, com a voz calma e baixa, etc quando não fui chamada de grossa mtas vezes aos gritos, a pessoa dizia que tudo bem, mas na verdade se afastava de mim, me dava um gelo, e etc... me irritaaaaaa demais... e eu odeio que não sejam autênticos comigo, e eu vejo demais, pessoas inventando desculpas pra não fazer algo que elas não querem, sendo que eu super entenderia se a pessoa simplesmente falasse: desculpa, não tô a fim!
Mulher, tú falou tudo o que muita gente precisa ouvir, tanto os que precisam impor os limites, tanto os que precisam respeitar o limite imposto. Ótimo vídeo, ótimo conteúdo, parabéns!
Fê, esse vídeo é maravilhoso. Enfrento diariamente as consequências por não ter uma comunicação direta. Por não deixar claro o que eu quero por medo de magoar o outro. Percebi que, por vezes, eu tenho saído passiva agressiva por não conseguir estabelecer com clareza os meus limites. Vou fazer o exercício para várias situações que eu preciso resolver.
Quanto aprendizado vc traz! Exatamente: quem não nos respeita não pode estar na nossa vida!
Muita reflexão a se fazer.
Também achei essa frase chave para eu saber que agi corretamente com uma "amiga", tanto que nos afastamos.
Olá, o correto seria "traz" ao invés de trás. Trás é sinônimo de atrás, traz é o verbo conjugado!
@@davidpereiramoro3898 obrigada! Vc está certíssimo.
@@davidpereiramoro3898 esse tipo de erro até dói de ver, não é verdade? Editei meu comentário. Obrigada mais uma vez.
Olá pessoal 😄 quem tiver interesse em Educação Financeira e puder dar um feedback lá no meu canal, comecei faz pouco, obrigadoo 📚😅
Quem quer um vídeo de 1 hora da Fê deixa um “like” 👍🏻 aqui!
😌
@@feneute
6:15 Eu me identifiquei bastante c/ essa questão de *não ter filhos* . *Seria um ótimo tema para vídeo independente* , pois parece que vem aumentando o número de pessoas que fazem essa escolha. Infelizmente muita gente não entende que nem toda mulher quer ser mãe, nem todo casal quer constituir família e que ninguém é obrigado a fazer o que não quer só pra se adequar a padrões sociais impostos por uma sociedade hipócrita.
Aliás, vem crescendo muito no Brasil os chamados casais *DINK's* (dupla renda, sem filhos), bem como o *Antinatalismo* ( *David Benatar* - recomendo os livros) . Segundo essa filosofia, *"é um erro trazer novos seres humanos à Terra"* , pois o sofrimento é inevitável, mas é pacifista e favorável à adoção de crianças e animais abandonados, pois seria uma forma de ajudar quem já está aqui neste mundo sofrendo.
Por isso, eu e meu marido consideramos a adoção, por ser um belo gesto de amor ao próximo, porém, se acontecer, será pela *nossa* própria escolha, sem interferência ou influência de terceiros.
Eu odeio essas cobranças sobre ter filhos, e as pessoas se sentem tão a vontade em fazer esse tipo de pergunta que eu já tenho até um discurso decorado pq os argumentos são sempre os mesmos, "no futuro vai se arrepender", "depois de um tempo vai querer", "como assim?!".... um pé no saco. Geralmente elas falam que é a melhor coisa do mundo, é eu sempre respondo, "imagino, mas não é pra mim", até que um dia me responderam, "vc falou a palavra certa, vc só pode imaginar, pq só sabe quem é mãe", nem percebem a inconveniência.
Com o tempo vou aprendendo, mas é isso, sempre haverá cobranças, tenho ficado em paz com isso ultimamente e tento demonstrar qual minha opinião, é um processo, mas vai melhorando.
Eu sofri com isso também, principalmente no serviço quando teve um "bum", e todas as colegas estavam grávidas. Antes respondia, explicava, até já me senti culpada por não querer filhos, até que encontrei uma ginecologista que foi um tipo de psicóloga. Tá tudo bem não querer, e percebi isso quando conversei sobre isso com duas melhores amigas que o sonho era ser mãe, a resposta delas foi, "tá tudo bem vc não querer". Sem julgamentos, respeitando e ME APOIANDO, aí vc percebe que aquela história de "vc é as 5 pessoas que mais convive faz sentido ", não vale a pena conviver com quem te impõe regras ou te julga por escolhas. Hoje nem respondo mais, ignoro, quando não da pra ignorar, igual na família, respondo: um dia chega. Sem mais satisfações, vivendo minha vida do jeito que escolhi. Ninguém precisa saber de nada.
@@josienealves7521 Verdade, nem compensa ficar explicando. Passo por isso que vc comentou, sobre várias grávidas ao mesmo tempo no trabalho, nossa, gera a maior cobrança, "vc vai ser a próxima" 🙄🙄🙄
Geralmente esses comentários vem de mães insatisfeitas.
@@vanessa5918 exato!!! Ninguém é obrigado a nada 😂😂😂😂😂
@@vanessa5918 acho que vou adotar, mais simples e direto, tá certíssima
Eu li o livro a síndrome da boazinha, pasmem eu tinha essa síndrome.
Eu mudei demais depois desse livro, falava sim pra tudo, o povo pintava e bordava comigo.
Hoje o não rola solto kkkk
Poxa, vou ter que ler 😅
Te conheci por esse vídeo, já vi 3x. Estou passando por isso com a minha mãe, provavelmente a pessoa mais difícil de se impor limites, eu tenho crises de ansiedade por medo de desagradá-la. Esse vídeo foi essêncial, não está sendo fácil, mas é necessário.
Fe vou te contar que eu consegui impor limites sobre uma prima que não me respeitava, somente seus desejos e caprichos eram realizados e essa situação perdurou nossa vida toda. Ano passado minhas filhas viajaram com ela e um grupo de amigos no mesmo final de semana que meu sogro faleceu, minha irmã deu a notícia e a prima foi muito desrespeitosa com a dor das minhas filhas, ele ficou incomodada porque a situação estragou o final de semana dela, alguns vieram para o velório e a partir daí ela ficou tão desagradável e mal educada que estragou a relação com todas as outras pessoas. Um tempo se passou e ela me abordou questionando a distância e a frieza de minha parte e da minha irmã daí foi minha vez de me posicionar e colocar pra ela tudo o que eu durante uma vida tive vontade de falar, todas as vezes que ela importunou ou até acabou com passeios e encontros somente porque seu desejo suas vontades não estava sendo o centro das atenções. Conclusão perdi a prima, não nos falamos mas, fui direta e clara pontuei cada situação e disse que não queria mas passar por aquilo. Enfim impôs meu limite e demorei quase 30 anos pra fazer isso. E o distanciamento creio que foi na verdade um livramento. Obrigada pelo vídeo me identifiquei demais
Nossa, tenho uma prima igual e brigamos e nos afastamos e foi a melhor coisa que eu fiz, o quanto que essa prima já me ignorou e tratou mal perto de amigos dela não é contado...
Gente assim acaba nem nos fazendo FALTA é livramento!🙏🏾
Melhor coisa.
Livramento!
Vou rever esse vídeo mil vezes até ficar grudado na minha cabeça. O tanto que eu já te enchi de pergunta no Instagram perguntando “como lidar com...” agora já sei a resposta!
Como sofro com a dificuldade de impor limites. Você trouxe o assunto com muita clareza.
Eu tb
EU tb sou dessas que já chega curtindo, especialmente com um título desses.... necessário!
Aprender a ficar confortável com do desconforto. Perfeita sua colocação! Tive vários insights aqui, seu conteúdo é incrível. Obrigado!
Me chama no ZAP
Fê, que semblante mais pleno. Vc estava muito bem nesse vídeo. É nítida a melhora na sua saúde.
Obrigada pelas dicas, eu amei. Sabemos que o percurso não será fácil, mas é necessário 👏🏻👏🏻👏🏻
Ahazooouuu amiga! 🌚🤎
Olá pessoal 😄 quem tiver interesse em Educação Financeira e puder dar um feedback lá no meu canal, comecei faz pouco, obrigadoo 📚😅
@@nahferreira3022 kkkk vc por aqui 💁🏻♀️🥰
PERFEITO! As pessoas até sabem qual limite querem estabelecer, no entanto a dificuldade é em lidar com as consequências! Fácil não é, mas é libertador 🙌🏼!
Vc tocou num ponto essencial, tudo na vida tem um preço. Muitas vezes a pessoa reclama de sogra entrona, contudo pede favores a todo momento, tipo ficar com o filho enquanto sai pra night, pra academia etc. Pra estabelecer limites é preciso entender q tbm sofrerá limites.
Tive muito trabalho com a minha sogra.
Mas hj já imponho limites. Minha saúde mental agradeceu
Nossa minha sogra é tão na dela que as vezes nem parece q ela existe
@@larissaszilagy7687 ela é italiana, daquelas que faz tudo em casa e decide tudo. Daí, eu tive que fazer alguns ajustes.
@@larissaszilagy7687 Sorte a sua. Kkkkkk
Como impor que fica a dúvida.
@ minha mãe era descendente de italiano, são super dominadoras e manipulam com presentes e comida, parecem boasinhas, mas são cobra pelas costas, fazem panelinhas pra te ferrar
A pessoa diz "espero que esse vídeo tenha sido útil pra vc" kkkkkkk MULHER tu resolveu minha vida num vídeo só, Fê vc é perfeita, entenda!!
Puxa! Gostei! Só não sei por limites! Minha sogra sugou 90% do meu marido...agora, trinta anos depois acho que não dá mais pra recuperar o quanto ela prejudicou meu casamento...😔
Fantástico, Fê! Eu aprendi a impor limites há poucos anos e isso fez uma diferença enooorme na minha vida! E sim, é uma peneira pra saber quem realmente vale a pena ficar na sua vida. Se as pessoas soubessem o bem que isso traz, não teriam tanto medo 😌
Minha maior dificuldade é colocar meus limites para a minha família sem ser passiva ou agressiva, geralmente acabo sendo agressiva (na ótica deles). Preciso muito aprender a me comunicar mais e mais acertivamente. Adorei o vídeo!
Amo seu conteúdo, obrigada por fazê-lo.
👏👏👏
EU ME SINTO infeliz QUANDO você não posta vídeo todo dia PORQUE os seus vídeos são muito bons e necessários. O QUE EU PRECISO É mais vídeos seus na semana. kkkkkkkkkkkkk
Sua explicação da CNV foi legal, mas acho que você complicou um pouco ao pedir para a pessoa dizer o "porquê". Eu prefiro pensar como o Marshall Rosenberg fala: atitude q nao gostei + como eu me sinto + qual minha necessidade não atendida + pedido (falar claramente a atitude que eu espero da pessoa). Ex: eu gostaria que você (sogra), esperasse o seu filho conversar comigo antes de te dar uma resposta definitiva. Assim, com esta atitude, eu vou me sentir respeitada. Isso porque um erro é detalhar muito o que a gente não gosta, não quer, não espera... Adoro CNV e sim.. quero ver + videos sobre o assunto! Seu canal é muito legal, Fe!
Como os vídeos no YT precisam meio que ser completos, eu tentei deixar o conceito o mais completo possível, mas realmente a sua explicação ficou melhor, haha! Eu li esse livro há tanto tempo que as coisas foram meio que se adaptando na minha cabeça. Vou relembrar pra gravar o vídeo sobre isso!
Por favor, faça um vídeo sobre CNV
Fê você fala muito bem!! Fala mais sobre limites com CNV no trabalho! Bullying e Gaslighting. Obrigada. Bjs
Adoraria um vídeo de como não ser a pessoa passivo-agressiva.
Estou com um bloquei gigantesco de impor limites,está me fazendo mal,e apagando minha personalidade.
Estou decidida a me impor!Vai ser difícil,mas vou conseguir💪🏻
Faz uns dois, três anos que venho colocando limites em um relacionamento que tenho. Gostaria de não conviver mais com a pessoa, mas como isso não é possível, restou-me essa opção.
Gente, eu me sentí tão, mais tão culpada por isso (ainda tenho esse sentimento, agora com menos intensidade).
Sempre que ouço minha consciência e digo não pra alguma proposta, vem uma vozinha na minha cabeça me dizer: "como você é malvada". É horrível isso.
Mas tô esperançosa, sabe? Acho que aos poucos eu supero.
Tenho um parente com tendências grandiosas, superioridade, etc que tb precisei fazer o que chama de Low Contact (pouco contato) pelo bem da minha sanidade mental. Você já ouviu falar do Coda - Codependentes Anônimos? Esse sentimento que vc está descrevendo é bem comum em quem acha que o dever é cuidar do outro (entre muitas outras características).
@@mariecurie6689 Oi, Marie. Tudo bem? Não conhecia o termo não. Vou dar uma pesquisada. Obrigada.
malvada? eu te acho incrivelmente corajosa e inteligente. inteligente pq você identificou o problema e corajosa pq você decidiu resolver o problema. Nunca esqueça que você é incrivel, e uma mulher incrivel pode ser vista como malvada, mas isso não é verdade, é só a sociedade nos fazendo silenciar quando devemos agir incisivamente. Torcendo para você vencer essa vozinha.
@@anacarolynadepaula Carol, que linda! Muito obrigada. Vou vencer sim! 🤩🥰
Eu entendo o que vc sente, me sinto igualzinha, mas imponho os limites mesmo assim. Precisamos entender que estamos certas e não tem nada de errado com isso!
Estava precisando desse caminho das pedras bem desenhadinho como você fez. O desejo existia. A necessidade. Mas como fazer, não sabia! Obrigada Fé! Você tem dado em doses certas remédios a muita gente! Tomei minha dose satisfeita!
Dose de sabedoria 😊 que eu amo!
Como imponho limites quando os amigos da igreja juntam-se a fazer-me entende que o errado sou eu por nao ser humilde e obediente? Mesmo que eu establecer limites juntos acabam por fortalecer as convisencias deles e no final sou eu que fico à parte e afastam. Os mais velhos teem sempre razão e os pastores mesmo alguem de fora da situação acaba por seguir os conselhos deles por conta dos rotulos de eu não ser um exemplo ou uma boa companhia na congregação.
Já chego curtindo.😍 O melhor canal do RUclips.
Minha familia num é facil não! Eles se programam contando comigo, sem me perguntar antes se eu topo! Mas faz algum tempo que eu aprendi a me impor. Mas fica todo mundo de bico, ou seja, eu sou a chatona que não topa nada! (pq um não é nunca e um sim é sempre, sabe?)
Mas ninguém me pergunta dos meus planos e o que tenho em mente!
Enfim, ja nem me importo de ser a chatona
Sua oratória e dicção são ótimas! É muito bom te ouvir😘
A CNV é algo tão simples mas tão poderoso...o RUclips precisa de um vídeo seu sobre isso, Fe! ☺️
Fe, tu estás radiante, teu olhar tá tão mais expressivo, teus movimentos, tudo. Acho que acaber de entender o que tanto falas sobre saúde. Saúde é brilho. Tu estás radiante de saúde. Só gratidão pela tua vida. Te amo como uma amiga.
Me fez lembrar que eu era extremamente agressiva porque não sabia impor limites, depois que aprendi melhorei bastante. Esse vídeo foi bom para eu perceber que ultimamente estou deixando algumas pessoas ultrapassarem alguns limites importantes. Obrigada e faz mais vídeos pq eu amo eles
Com esse vídeo, acabei de descobrir que sou agressiva porque não sei impor limites...deixo chegar no extremo e aí explodo...
"eu imagino q não seja sua intenção" HAHAHAHHHAHA isso dói mais na pessoa pq vc demonstra q não tá contra ela, q vc tá tentando ver ela de um jeito mto mais positivo do q ela tenta ver vc. Mesmo q não seja do fundo do coração mas é uma jogada MTO importante de se fazer
Fê, se puder fale sobre amizades passivo-agressivas e como lidar.
Video incrivel. Te sigo há muitos anos e te considero uma "irmã mais velha" com conselhos sábios e embasados. Obrigada!
Sofro de ansiedade, mas pela primeira vez, conseguir manter foco no vídeo até o final 👏🏼👏🏼 E tá sendo ESCLARECEDOR na minha vida
Um dos maiores fatores no meu ponto de vista que ultrapassa o limite é quando não respeitam o seu NÃO.
Nossa fé aprendendo sempre com você, com 55ans ainda tenho que aprender
Impor limites, muitas vezes, é uma decisão extremamente difícil, principalmente em relação às pessoas que a gente ama. Mas é muito importante pra que não nos desgastemos à toa. Precisamos nos respeitar.
Obrigada por mais um vídeo incrível, Fê! Adoro seu conteúdo e seu jeitinho, e amei a vinheta nova! Um beijo, se cuida!
Eu sempre tive limites na minha vida. Sempre soube o que gosto ou não gosto. Porém, respondia a esse “passar dos limites” com gritos, ou sendo muito grossa. Porque deixava chegar no meu limite, não era clara quanto aos meus limites para as pessoas. Do ano passado pra cá, cuidei muito de mim, me conheci melhor. E agora , eu só me calo e me retiro. Dependendo da pessoa, eu até tento ter uma conversa, mas se eu ver que só vai gerar mais discursão. Paro na primeira tentativa! E olha, minha saúde mental agradece !
Fe a cada conteúdo que você posta eu me identifico mais e mais... Seria tão bom se as pessoas soubessem receber um não de boa 😓
Tenho essas mesmas sensações. Dificuldades em estabelecer esses limites viu.
Um NÃO que sabemos dizer com sabedoria é um SIM que nos damos de presente...Sou nova no canal e gostaria de te parabenizar pelo seu trabalho! Tenho aprendido bastante! Vc é muito simpática e competente no que faz! Mais sucesso pra vc!🙏☺️😘
Seja muito bem-vinda! Obrigada e espero que você fique por muito tempo
@@feneute Muito obrigada😊! Seu canal foi uma das gratas surpresas que tive esse ano! Cheguei pra ficar!!Vc é uma querida! Merece muito sucesso! 👏💖🙏
Que eloquência, que conteúdo relevante! Utilidade pública 💙
Quando estabeleço limites, dizem que sou difícil e mudei, mas nada paga o meu bem estar, vale a pena as consequência rsrsrsrs
Fê, gostaria sim que fizesse um vídeo sobre CNV, sofro demais com isso...
O que mais tem são pessoas sem limites,pessoas desagradáveis,a gente tem que orar todo dia,e toda hora sem Cessar,pois o coisa ruim está em todos os lugares,usando todo tipo de pessoa.
Oi Fe, precisamos de um PODCAST SEU! Urgente!! 🤗
Assistindo novamente 3 anos depois, esse vídeo muito instrutivo.😊
Eu fico chocada com as coincidências da vida... Estou lendo CNV nesse exato momento e já quero um vídeo exclusivo sobre o livro!!!! 📚
Maravilhosa, eu precisava ouvir isso há anos. Acabo sempre tolerando muitas situações desagradáveis por muito tempo, pra depois conseguir impor limites. Mas por eu já estar muito irritada acabo sendo extremamente grossa e perdendo a minha razão. Começando hj mesmo a impor meus limites de cara com qualquer situação constrangedora 🫡.
Eu amo a forma como vc se comunica, admiro! Suas ideias são muito organizadas e a forma como fala esclarece todos os pontos que precisa serem entendidos. Um conteúdo riquíssimo e necessário.
Esse vídeo 👆 é pura terapia rsrs
Dona fernanda, volte por favor
Volte a gravar vídeos no you tube, admiro muito a profissional que você é e a sua pessoa
Por falar nisso, acho que você deveria escrever livros também, iria comprar todos
Aguardo o vídeo com o tema "Comunicação não violenta ' 😉😘
Comunicação Não-Violenta tem livro!!! Recomendo muito que leiam, é um conhecimento extremamente necessário.
Gente, queria ter visto esse vídeo há uns 10 anos atrás!!! Fe, nem precisa dizer o quanto vc eh foda, ne!? Amo muito esse canal! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Quando eu “crescer “ quero ser como você
Amei o vídeo, conteúdo excelente.
Quero sugerir um tema, falar sobre ser mais reservado com os seus sonhos/objetivos, pra gente boca aberta rsrs que conta tudo para todos e não deveria contar sobre tudo
Eu to muito indignada/chocada!!!!!!!!! Vc simplesmente, em minutos, me mostrou 90% dos problemas da minha vida!!!!!!! Vc me fez abrir o olho, puta que pariu, desculpa o xingamento, mas é que eu to PASMA. Sem brincadeira, eu tenho sério problema de saúde mental devido a esses problemas e eu to chocada que 90% deles é simplesmente porque eu não sei impor limites. Eu estou assistindo o vídeo dando risada de tanta identificação que estou fazendo de problemas que existem na minha vida que são falta de imposição de limites. Estou MUITO agradecida! Conheci o canal faz nem 1 hora e estou chocada e apaixonada! Que mulher sábia e com o dom da comunicação que vc é! De verdade, já sei que você será um espelho pra mim, em DIVERSOS sentidos. Eu estou muito perdida na minha vida e com 2 vídeos assistidos seus eu já to me sentindo quase entrando num caminho. Nossa de verdade, eu não sei nem como te agradecer. Eu faria um depósito, vou até verificar se vc possui alguma maneira dos inscritos financiarem o canal, porque de verdade, você em +- 20 minutos já está mudando a minha VIDA. Parece exagero mas é que estou numa fase muito ruim e você está abrindo meus olhos e me ajudando demais. Não vejo a hora de MARATONAR esse canal! Muito obrigada de verdade.
Este video caiu como uma luva. Natal sempre passamos com a familia do meu marido, e minha sogra para variar me pergunta quando vou ter filhos, e isso me incomoda bastante. DA ultima vez fiquei chateada e acabo de identificar que minha atitude foi passiva agressiva. Este ano ja estou imaginando as situações e me preparando para falar de uma forma assertiva. Muito obrigada Fê pelo seu tempo dedicado em compartilhar este conhecimento. Voce nao tem ideia como tem mudado minha vida
Fé que vídeo maravilhoso
Sou manicure e nós atendimentos todas as clientes perguntam quantos filhos eu tenho
Quando eu por educação respondo ela me ridicularizam me rebaixam e eu não sei como lidar
Fico super constrangida e chateada
Amo essa palavra: limite!!!
E por que há pessoas que brigam e acham ruim e ele mesmo. Agora quando são os outros tem que aguentar,ignorar o problema,etc.
Precisava escutar suas palavras, tenho dificuldade de dizer não
Geralmente pessoas com limites parecem chatas e arrogantes mais temos que ser respeitados
Seu canal me ajuda muito. Desde aquele dia que você ensinou a dizer não,minha vida melhorou!!! Obrigada
Eu sinto que este foi o vídeo mais importante da minha vida kakakka
Eu experimentei isto este ano quando disse não para um familiar.
Sempre impus bem meus limites, tanto que tenho a fama de ser brava e cheia de "não me toques", mas eu prefiro que seja assim, não admito que as pessoas se intrometam na minha vida, seja quem for.
Limites é uma barreira que protege nosso espaço e nos deixa confortável pra sermos nós mesmos e mantermos nossa integridade.
Identifique o que é importante pra você e o que te incomodam.
Mesmo que seja desconfortável no início impôr limites, lembre-se de que essa atitude é essencial pra sua saúde mental e seu bem-estar, afinal, todos precisamos e merecemos ser respeitados, sendo nós mesmos e com nossas escolhas, também vai ser como um filtro nos seus relacionamentos, pra você manter apenas os que valem a pena.
Seja autêntica, transparente, direta e aprenda a lidar com as consequências.
Minha vida seria muito diferente se eu tivesse te conhecido antes! ❤
A minha maior dificuldade na comunicação é me fazer ser ouvida. Eu sinto que falo, mas as pessoas não me compreendem, me tomam como imatura.
Meus parentes são muito sem limites,eles chegam e impõe as vontades,falam coisas que machucam,te atrapalha e se vc discordar em ser tratada assim eles te fazem se sentir mal,mas o engraçado é que só me sinto assim com meus parentes
Comecei a fazer isso e é libertador! Você arrasa, Fe!!!
Você tem canal no Telegram?
Sei que fazer vídeos todos os dias é muito cansativo. Por que você não faz um canal do Telegram e coloca áudios com seus pensamentos diários. Iria ser maravilhoso!!!😍
Eu fico extremamente incomoda com questionamentos sobre minha vida pessoal, principalmente a respeito de filhos.
Antes eu ficava muito incomodada tbm, principalmente isso de filhos. Hj em dia NÃO me incomoda e eu tbm NÃO respondo. Eu simplesmente faço cata de paisagem e deixo no vácuo 😅
Minha Psicóloga Gil, ao longo de 1 ano e meio de terapia pegou no meu pé por causa disso. Ela pedia e muito para eu Impor limites nos meus Pais que hoje são idosos e muito resistente a aceitar certas opiniões contrárias as deles.
Bom, até hoje confesso, tenho muita dificuldade em impor limites neles e um certo " medo" da reação deles, medo deles ficarem com Raiva de mim por causa disso, pois eles são muito Importantes pra mim.
A falta de Eu por limites neles, me prejudicou e muito ao longo dos anos na minha Saúde Mental, durante anos. Sigo em tratamento com a Psiquiatra para o tratamento do meu Transtorno de Ansiedade e Depressão. Tomo medicação controlada e tudo. Não têm sido fácil lidar com essa consequência, de não ter Imposto o limite nas pessoas.
Por favor traga todo tipo de conteúdo que passar pela sua cabeça! As vezes, a gente nem sabe o quanto precisa dos seus vídeos, até assistir ele! Amei o vídeo , porque eu sempre coloquei limites e o exemplo da sogra, caiu muito bem em mim, porém eu nunca falei de uma forma "educada", como você deu exemplo, então nem sempre fui bem ouvida, tema enriquecedor como sempre 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾