Gostaria de saber sobre um outro comportamento, conheço gente que quando te ve começa a falar sem parar de tudo da vida! Sem uma pausa, e quando você quer interagir falar de você qualquer assunto você não consegue porque a pessoa simplismente não te escuta não da a mínima atenção ela bolquea você de um jeito que só ela fala e fala por horas! Você sabe me explicar por isso acontece?
Ireni Ruby olha eu imagino que vc deve ser uma esponja e fica absorvendo tudo, cruzes os braços e se fecha! A pessoa descarrega tudo em você, isto não é bom :(
Uma vez uma amiga me disse: "Maria Eduarda, imagina se tudo que você reclamasse sumisse". Então comecei reclamar menos, mas com esse vídeo acho que vou melhorar ❤️
Fê coloquei um lembrete diário no meu celular há 10 anos: " não reclamar de nada, agradecer por tudo". Melhorei muito e transformei em estilo de vida. Também tenho praticado buscar o ponto/lado positivo e focar na solução e hoje quando percebo se transformou em estilo de vida. É libertador!! Reclamar com consciência, concordo totalmente, dar e receber feedback são importantes. Gratidão!! Amei!!
Eu desabafo escrevendo um Diário... kkkk Serio! Descobrir isso porque me sentia mal ao comentar para alguém, como se eu tivesse falando mal da outra pessoa , disseminando a discórdia , de certa forma, principalmente no trabalho que pode gerar fofoca. Quanto a assuntos pessoais no final os outros falariam algo que na verdade não me ajudaria a resolver porque no final somos inteiramente responsáveis por nós mesmos. Estou aprendendo a reclamar de forma educada e deixando uma lição educadamente. Gratidão por compartilhar suas experiencias !
Devido a chegada dos 40 anos eu, que sempre fui uma pessoa otimista por natureza, passei a reclamar a torto e a direito. Talvez essa data, que pra mim foi meio emblemática, me fez ter frustrações em relação a coisas que eu não consegui realizar, sonhos que eu deixei pra la, planos que parecem não ter finalização... até eu não me aguentava mais rs. Daí fiz o que você aconselhou no video: comecei a escrever cada reclamação, cada insatisfação, mas fiz como em um diário mesmo. A cada vez que me sentia chateada ao inves de reclamar eu ia lá e desabafava nas linhas. Nossa, como teve linha rsrs. Mas isso me fez um bem de uma forma inexplicável: a cada vez que relia o que escrevia logo após, sentia que não fazia sentido algum ficar falando sobre essas coisas com os outros, algumas até achava ridiculo e ria sozinha da "queixa" rs. Hoje em dia está tudo bem melhor! Mesmo que a sua dica tenha sido utilizada antes da postagem do vídeo (rs), agradeço de coração pelas palavras de apoio e ajuda. Fico muito feliz em ver que você disponibiliza o seu tempo, que é o bem mais valioso que temos, em prol de ajudar as pessoas com um conselho, uma palavra de otimismo ou até mesmo aquele puxão de orelha discreto que nos dá ânimo para ultrapassar dificuldades. Beijo grande e Sucesso sempre!!
Agradeço por compartilhar!!! Acabei de fazer 30 e tbm me vi numa situação parecida com a sua... Cheguei a ficar bem pra baixo e até a cair no choro, na semana do meu aniversário, por ficar pensando nisso e naquilo que talvez não estivesse de acordo com o que eu queria... Isso nos faz um mal danado! E na verdade, tantas coisas ainda podemos fazer e desfazer... Às vzs, é questão de tempo e bom planejamento! Por isso, tenho procurado excelentes leituras e vídeos inspiradores como os da Fe... Que é pra espantar o desânimo... E bola pra frente!!! ; )
Cmaris Silva o choro também foi companheiro das minhas reclamações rs. Mas o importante é que passamos pelas fases com uma dose de otimismo, querendo alcançar mais, melhorar mais, acrescentar mais nas nossas vivências. Obrigada também por compartilhar seu desafio. E sigamos em frente!
Seus vídeos são uma aula! Me vi em todas as situações, praticando ou escutando. Já tinha percebido que na maioria das vezes que puxamos assunto com um desconhecido é justamente uma reclamação, de fila, do tempo, coisas do tipo. Na maioria das vezes é a necessidade que temos de preencher o vazio do silêncio. A reclamação acaba evidenciando o que não é bom, e acabamos não percebendo o que é bom. Aprendo muito com seus vídeos. Obrigada 😘
Tenho esse problema, reclamo as vezes sem nem querer reclamar só por medo do maldito silêncio. Tenho trabalhado melhor essa ideia, de ter que ficar preenchendo lacunas com várias groselhas, afinal, o que de pior pode acontecer se houver um silêncio? Constrangimento? Sinceramente, constrangimento não mata ninguém né...Não é fácil mas estou tentando e aconselho quem quiser tentar, as conversas ganham muito mais qualidade!
Eu tbm não tinha consciência do quanto eu reclamava até uma pessoa querida me chamar atenção sobre isso e eu parar para refletir! Desde então tenho me vigiado diariamente! Até porque, RE-CLAMAR é CLAMAR ao universo que lhe mande mais daquilo que você não está gostando, no caso! Já observou que quando vc reclama muito de uma coisa várias outras coisas negativas/ruins vão acontecendo em sequência?? Exemplo bobo: vc quebra um copo e reclama, aí queima o arroz que estava fazendo e reclama, aí vai no supermercado e a fila está enorme e vc reclama mais, aí o pneu fura... E vc reclama ainda mais e se sente a pessoa mais "azarada" do mundo... Não é mesmo?! Quem nunca?? Hehe!! Há quem diga (estudiosos da lei da atração e afins!) que essa "cultura brasileira da reclamação" (sim, é uma coisa muito nossa... talvez não SÓ nossa... mas infelizmente fazemos isso por costume!) é um dos motivos impede o desenvolvimento do Brasil. Independente das suas crenças, não acha que faz sentido? Quando as pessoas tentam ver mais o lado positivo das coisas, naturalmente adotam uma postura que abre caminhos, que faz com que tudo flua mais facilmente. Brasileiros (grande parte, no caso!) têm mania de reclamar, reclamar e não fazer nada pra mudar... Não é mesmo?? Enfim, eu acredito sim em tudo isso... E falo por experiência própria aos nossos colegas dessa comunidade aqui que é o seu canal: parem de reclamar e incentivem as pessoas à sua volta a fazerem o mesmo... Tudo vai começar a se resolver de uma forma mais natural... E vcs vão olhar e aproveitar a vida de uma forma muito melhor... Com mas clareza e leveza! Parabéns e obrigada pela iniciativa, Fê!! Beijos...
Esses dias uma amiga me ouviu falando com um amigo e disso "Do que que a Helena já está reclamando?" Logo eu, que me acho super positiva! Estou em choque ainda kkkk
Concordo com bastante coisa que você disse, mas acho que o foco deveria ser mais em uma mudança cognitiva real por parte da pessoa em como ela vê determinada situação. Parar de vocalizar a reclamação, infelizmente não impede que ela continue ruminando o problema mentalmente, apesar de poupar quem está próximo. Acredito ainda que deixar de se expressar pode gerar problemas de repressão e um sentimento de impotência que pode gerar algo mais sério, enfim, o desabafo tem seus poderes. Parei algumas reclamações minhas, na verdade, quando dosei meu otimismo e adotei expectativas mais realistas. De qualquer forma, ótimo canal.
Perfeito. A única coisa que pensei em todo vídeo. Não me pareceram soluções completamente válidas para quem está com um problema... Só o tipo de coisa que a gente faz pra não incomodar o outro mesmo (o que não deixa de ser ruim porque no fundo no fundo ninguém se importa com a gente).
Sou super reclamadora, agora mesmo tô reclamando que o vídeo já acabou, rs. Eu poderia te ouvir por horas!! Obrigada, Fe, por mais essa reflexão e dicas maravilhosas!!
Baaa😅eu uso éssa técnica com vizinhas fofoqueiras😂😂 elas pararam de vir querer fazer fofoca pra mim. Tipo assim, eu falei pra elas que a vida dos outros eu não me interessava que eu não tinha tempo nem pra cuidar da minha e é verdade. Tenho um bb e um adolescente e uma casa e de quebra um irmão pra cuidar.
MMEEEUUUDDDEEEEUUUSSS Você fala maravilhosamente bem, e NÃO deixa NENHUMA ponta solta! Seu discurso não é superficial como o de muitos! Ameiii Já me inscrevi 💙
Sou um misto de reclamona e altruista grata, e amo as duas coisas, como gosto de ouvir quando um colega quer falar de algo que para ele é importante. Isso faz parte da natureza humana, é o principio da empatia e da solidariedade.O que nos torna humanos noramais, não caricatura de Peter pan.Mas respeito de quem pensa diferente não me jugue e me respeite . Coisa de brasileiro , e tudo bem!
Esse negócio de escrever no bloquinho de notas do celular eu ja faço a muito tempo, inclusive fiz hj. Nossa como ajuda e é tão legal quando passa o tempo vc resolve o problema e vai ler aquilo lá, pois vc aliviou o estresse desabafando sem se expor a ninguém.
Verdade. Se tem fundamento devemos exigir nossos direitos. Já presenciei situações em que o cliente não está certo, mas por fazer tanto escândalo o gerente cedeu. Isso não é certo. Eis uma outra cultura: achar que se ganha tudo no grito.
Se vc acha que brasileiro reclama muito você não conhece os franceses! Podem ter nacionalidades que reclamam menos mas os brasileiros não são os piores. Já vi uma “técnica” de colocar um elástico no pulso pra lembrar que tudo na sua vida é responsabilidade sua, então se vc reclama vc pode mudar... (e se não pode mudar não adianta reclamar tbm). Muito bom o vídeo!
Isso é absolutamente verdade. Tudo que eu tenho percebido nos últimos dias, você falou aqui. Cuidado com as pessoas que você convive, Em suma, somos a média das 5 pessoas que a gente convive.
Pura verdade! Tem gente que, na falta de assunto, reclama se chove, se tem sol, se é segunda, se é sexta, só pra não perder o holofote... na fila do elevador! E esse campeonato de desgraça para ver quem ganha a gincana realmente desgasta geral... adorei o vídeo.
Ahhh e só pra comentar msm, sempre fui a "reclamona" que só queria "desabafar" e aí já viu, né??? Sempre falava pelos cotovelos e ainda com as pessoas erradas e na hora errada. Moral da história: só gerava mais estresse, pq o assunto ou "reclamação" só se prolongava!!! Menos é mais, até nisso! Kkkk Fico me policiando TDS os dias, pra não cair nesse mal hábito novamente! Sucesso sempreeeee, Fe! ; )
Sou muito reclamona , mas nem sempre tenho a necessidade de falar pra alguém. Eu trabalho com o público e xingo todo mundo mentalmente, acho que sr eu fizer esse exercício de anotar tudo que tenho vontade de falar, vou me envergonhar muito comigo mesma, vou tentar fazer pra melhorar. Obrigado pelo vídeo fe ♡
Poderia ser “só mais um vídeo clichê de autoajuda” sobre como reclamar é algo “nocivo” e um péssimo hábito se não fosse um vídeo da Fê FADA SENSATA Neute. Não sou muito de comentar em vídeos de RUclips (apesar de ser uma consumidora assídua do seu conteúdo) mas precisei expor aqui como esse vídeo foi incrível, pertinente, útil e assertivo no assunto (como você sempre é, né). Já assisti inúmeros vídeos sobre reclamação mas esse me tocou incrivelmente. Compartilhando com todos JÁ! Você não cansa de surpreender com seu dom para se comunicar e sua didática, Fe. Continue sempre produzindo esses conteúdos incrível porque você com certeza faz o mundo um lugar melhor!!
Me identifiquei completamente com a reclamona tipo 2, e já tive discussões com o meu marido sobre isso exatamente por ele querer me dar soluções pra coisas que eu só queria contar mesmo...rssss Já venho no processo de trabalhar isso e assim levar uma vida melhor, e é realmente um trabalho diário. Massssss, deixando de reclamar e agradecendo: obrigada por compartilhar tanta sabedoria, sempre! ♥️
A parte boa das terças é quando surge notificação dos seus vídeos e eu venho correndo assistir, Fê! Inclusive, a temática do vídeo veio em boa hora na minha vida, como sempre. ❤️
P.S.: Na parte em que você falou sobre pegar algo positivo de toda a negativade que alguma pessoa estiver falando e trazer para a conversa, me lembrou muito uma frase do Donald Draper, que você citou nos vídeos de inspirações, que é aquela: “Se você não gosta do que está sendo dito, mude de assunto”.
Fê que legal! Tenho praticado a "distância saudável" e feito essa "acolhida" de "escuta do outro" mesmo que seja recorrente a situação! A pessoa só quer ser ouvida então "ouço" ou "faço de conta que estou ouvindo" e pra não receber a negatividade faço uma oração ou o hopononopono pra aquela pessoa e na primeira oportunidade introduzo um outro assunto bacana que a pessoa se interesse e mude a energia! bjs
Rê, a melhor coisa pra "melhorar" é conviver com os extremos... Se você é reclamão e convive com alguém pior você passa a achar aquilo tão feio que pensa : puts, será que sou chata assim ? Ou então com quem não reclama de nada a gente fica sem graça até de reclamar.... Bem, já convivi com os dois tipos e acho que melhorei. Será !? Rs Espero !!!
Nossa essa dica de anotar as reclamações foi life changing! Já tinha visto sobre anotar gratidões, mas acho que faz muito mais sentido anotar as reclamações e falar consigo mesmo a respeito do que é grato. Melhor vídeo até hoje!
Te amo, obrigada. Dica pra quem ta começando, retire o pensamento negativo com uma resposta de "Faz parte ne..." ou "ta bom assim, tudo bem". E sempre pensar: é importante? Muda algo?.
Assistindo na quarentena, estamos nessa situação mas graças a Deus tenho a opção de trabalhar online, posso dar mais atenção pra minha casa e fazer as refeições conversando com minha filha. Sábado a noite passando roupa e assistindo os vídeos que ainda faltava aqui do canal..dessa linda que me ajudou a me tornar minimalista desde 2018. Agradeça!!
Fê, ótimo vídeo, como sempre! Você poderia fazer um vídeo com seus aprendizados com o Mark e com os americanos? Pq nós brasileiros e eles (americanos) temos muitas diferenças culturais. Acho que seria bacana.
Muito bom esse seu vídeo! Eu estou tentando jogar o "jogo do contente" que nada mais é do que ver o lado bom das coisas ou situações que acontecem, por pior que sejam. Está funcionando porque descobri que, na maioria das vezes, podemos tirar algo de bom de tudo que acontece.
sempre que eu reclamo de alguma coisa sou perfeccionista, exigente com as pessoas, meu filho que é discretíssimo, me faz ver o lado positivo daquilo e me deixa desconsertada kkkk eu estou evitando reclamar pois ninguém aguenta uma pessoa assim, acaba virando uma chata faço o possível para melhorar agora com este vídeo então vou adotar sua teoria.uma vez eu ia tomar uma atitude em relação a um cara que me magoou eu escrevi num caderno tudo o que eu ia dizer para ele e depois reli várias vezes e reconheci que não era tão importante aquilo e que eu me senti bem aliviada só escrevendo aquilo e ele nem merecia saber que eu estava ofendida .obrigada Fê!
Fê amei seu vídeo. Reclamar é humano, mas tem que ser consciente e dosado. Eu moro na Alemanha é uma das características dos alemães é reclamar de tudo. E nós imigrantes acabamos aprendendo com eles😄. Vamos gastar energia com o que podemos mudar e sejamos gratos, porque em um mundo onde tantos sofrem. Nós somos privilegiados. Bis 😘
Excelente, como sempre! Me coloquei no desafio de gratidão e todo dia, antes de dormir, faço uma listinha com 5 coisas pelas quais eu fui grata naquele dia. Pode ser uma coisa pequena, mas é muito importante fazer essa reflexão e perceber que temos mais motivos para agradecer do que motivos para reclamar. Ontem mesmo, por exemplo, mais cedo reclamei horrores do meu carregador que está com mau contato, mas antes de dormir agradeci por ter um carregador, já que no momento não tem como comprar outro hahahaha é uma coisa mínima, mas ajuda a gente a sempre buscar o melhor lado da situação. Tento aplicar isso na minha vida desde que li o livro Pollyanna e seu "jogo do contente".
estou fazendo uma maratona de videos para uma versão melhor de mim em 2024. eu acompanho a fe desde 2015 e como ela é atemporal... este conteúdo esta sendo ainda mais relevante pra mim agora inclusive, na fase adulta. gratidão
Também mudei isso na minha vida e parece que quanto menos a gente reclama, mais as coisas começam a dar certo e atrair energia positiva pra perto da gente! Ótimas dicas Fe!
Eitaaa, vivo com reclamões crônicos e sempre faço o q seu marido faz: tento mostrar um caminho q possa diminuir o sofrimento relatado. Minha mãe é essa reclamona e ela diz q não tenho empatia e q não a amo, pq sempre q ela reclama de algo eu não me "solidarizo". Eu respondi q amor não é sofrer junto e nem lamentar junto, é ajudar e isso eu faço. Se quiser minha ajuda ok, mas se quiser meu sentimento de pena, pesar e piedade, aí já não rola.
Fê, esse vídeo chegou no momento certo. Tem uma pessoa que eu amo muito e que reclama 24hs por dia. E vou já mandar esse vídeo pra ela. Muito obrigada por compartilhar com a gente tanto conteúdo de qualidade! Você é um ser humano maravilhoso!
ótimas reflexões esse país precisa mudar self awareness pelo amor de deus! fala mais sobre isso, e sobre projeção (como tendemos a projetar nossas coisas em tudo em todos)
Oi Fê, tudo bem? Gostaria de te agradecer por compartilhar conosco esse conteúdo tão rico. Estou prestes a tirar um projeto do papel (finalmente) e você tem sido uma das minhas inspirações! ❤️ Que o universo retorne até você toda essa luz e energia positiva que nos transmite!!! Forte abraço.
Terminei de assistir ao vídeo e já fui já criei o bloco de nota com o título "para de reclamar, desabafe aqui!" e já fui escrevendo kkkkk infelizmente isso é muito daqui do Brasil como você disse, mas temos que nos policiar pra não nos tornarmos declamadores crônicos. Obrigada pelo vídeo.
Que prazer conhecer esse canal!!! Que delícia ouvir uma moça c um grau exacerbado de equilíbrio em enxergar os conflitos internos e externas da existência humana dando possíveis soluções p eles! Parabéns!
Muito obrigada por este vídeo. Eu tenho sempre observado sobre quando reclamo e quando percebo tento mudar o foco e tem dado certo. Hoje reclamo bem menos.
Cmg a situação se reverte um pouco, pq eu tenho um amigo que ele reclama demais demais e tem depressão ansiedade, entao ele ve tudo de forma negativa, eu sempre tento anima lo, por isso sempre que reclamam pra mim eu falo algo positivo, ja me acostumei, pelo menos geralmente
Tá, o vídeo foi feito especificamente pra mim. Sério. Sou reclamona demais. Ja venho vindo neste caminho de me conscientizar disso. Obrigada pelas dicas, vou lançar uns desafios pra mim mesma também. Massss, vou fazer uma reclamação de despedida pra você: duas semanas sem vídeo não dá!!!! Estava c crise de abstinência, assistindo vídeo antigo de novo kkkkk 😍😘😘
Nossa Fe Antes eu trabalhava em um ambiente bem tranquilo com pessoas que estavam super afim de resolver os problemas ao invés de reclamar. Hoje ja é totalmente diferente, minha equipe tem muitos mais problemas e parece ter um prazer em “comentar” e reclamar muito, as vezes nem resolvem ali naquele momento e venho percebendo que me contaminei muito com isso. Vou usar a técnica de ver o copo sempre meio cheio e comentar sempre.
Fe amei ...eu moro na Bahia aqui no Brasil, e um calor infernal praticamente o ano td ....reclamo demais...obg pelos conselhos vou tentar mim corrigir e refletir sobre isso...mudar é difícil pra mim....mas qd decido eu mato um leão por dia até conseguir....bjs..
Nossa, seu vídeo é uma luz para mim, pensei exatamente nisso, pois estou num exercício de parar de reclamar e passar a focar naquilo que eu posso fazer pra mudar e melhorar a situação, gratidão...
Que vídeo maravilhoso!!! Obrigada querida! Estou refletindo sobre isso e atenta de agora em diante. me mudei para um estado muito quente (Tocantins) e acho incrível como as pessoas daqui lidam bem com o clima enquanto eu, não só reclamo muito do calor, como me afeto muito mais tb por conta disso. E agora já penso que reclamar e sofrer podem estar relacionados mesmo...vou fazer um experimento pessoal de não reclamar do calor (e de tantas outras coisas na vida) para ver como me sinto. Obrigada! beijos! Excelente assunto, exemplos e dicas ❤️
Feneute, que bom que você conseguiu sair do mundo sombrio que é o perfeccionismo e veio trazer esse tipo de conteúdo pra gente. Você faz a diferença na vida de muitas pessoas por causa das boas escolhas que fez. Obrigada! Abraço.
Amei esse vídeo Fê!!! Parece que eu estava aí na tua casa e estávamos tendo uma conversa entre amigas. Continue sendo essa pessoa que nos ajuda a crescer e mudar .
Tem como curtir mil vezes?! Exatamente o que eu precisa ouvir e mudar!!! Parabéns pelo conteúdo incrível, seria maravilhoso se TODO O MUNDO visse esse vídeo! 😉💐
Eu sempre fui uma pessoa que acreditou nesse lance de energias positivas e negativas, mas nunca realmente vivenciou isso. Eu sempre fui otimista. Porém, esse ano foi introduzido um elemento na minha vida chamado meu primo que veio morar em casa. Ele é uma pessoa negativa demais. E embora eu saiba que ele tem "motivos" porque a vida dele não está maravilhosa (razão pela qual veio viver conosco), ele começou a me afetar nesse sentido. Aconteceu comigo a mesma coisa, minha mãe veio me alertar que eu estava reclamando de tudo, tudo era sem sentido e ruim e não ia melhorar. No primeiro momento eu neguei mas fiquei com aquela pulga atrás da orelha. Então percebi que sim, eu estava reclamando, sendo super negativa junto com meu primo, achando que o mundo é uma grande injustiça e que minha vida é um enorme fracasso. Estou no processo de mudança. Tenho falado menos com ele, tentado fazer mais coisas que me deixam contente e saborear esses momentos. Longe dele. Não é fácil porque eu fico com pena da situação dele porém não posso absorver essa energia extrema que ele emana. Ainda não percebi nenhum retorno do universo na minha positividade mas ao menos eu estou me sentindo melhor nos dias. E isso já está valendo.
Essa técnica de mostrar o ponto positivo das situações realmente funciona e afugenta o reclamão. Uma amiga so encostava em mim pra falar de dores inexistentes, que nem o médico validava. Ela queria chamar atenção, inventava uma dor e ia pro médico gastar dinheiro com atendimentos aleatórios. Um dia, eu de saco cheio, ela colou em mim pra reclamar das tais doenças, e eu comecei a falar: mas olha pelo lado positivo, nao deu nada nos seus exames, você fuma desde os 14, hoje ta com quase 70, nao tem um cancer nos seus resultados. Ja pensou em como Deus tem te abençoado, mesmo voce nao sabendo enxergar isso? Voce Nao se alimenta bem, só come correto no almoço, o resto é café e cigarro, nao faz 1 atividade fisica e ainda assim, seus resultados voltam melhores do que os de quem se esforça pra ter uma boa qualidade de vida. Eu Fiz isso por várias vezes, sempre esfregando sutilmente na cara dela a ingratidao pela vida boa que ela tem. Nunca mais colou em mim pra reclamar. E quando comeca, ela mesma fala: nossa, mas tem tanta gente pior que eu na cama de um hospital, né? E eu: aham, poisé 😅😅😅😅😅
amei o vídeo.Comecei o minimalismo e uma das coisas que eu achei tão incrível foi realizar que muitas das vezes nós reclamamos de tudo e nada sem nem dar conta!
Super amei seu vídeo! Moro com meu namorado que é americano e ele disse que eu reclamava bastante quando na verdade era apenas um comentário e também sempre me achei super positiva! Resultado passei a policiar meus comentários de coisas triviais que não mudam em nada a situação das coisas!
Posso fazer uma última reclamação então??? Cadê os nossos vídeos semanais????!!! Fê, vc faz falta! Para tudo aí em New York e acha tempo para os videos de terça feira!! 😉
Ah, esses vídeos são tão incríveis! Eu sou otimista e animada! Mas fiquei quase 2 anos reclamando de um problema no trabalho e, nem eu me aguentava! Falava do mesmo assunto TODOS OS DIAS! Foi uma fase péssima que, enfim passou! 🙏🏻
Nossa que vídeo perfeito😱....sempre fui taxada como chata por não reclamar de quase nada da vida rsrs,e por sempre praticar a gratidão em quase muitos momentos do meu cotidiano, tive uma pessoa bastante negativa em minha vida a mesma reclamava até do meu jeito de ser simpática com as pessoas é era um namorado RS,ciumento, possessivo e negativo,e o jeito de ser dele estava fazendo eu se torna uma pessoa diferente negativamente, pois então dei um basta,cair fora da situação que mi estagnava e mi sugava as energias, incrível como em poucos dias mi sentir bem melhor,a pessoa que sempre fui,mais tranquila e de bem com a vida...graças a Deus...gratidão pelo seu vídeo,eu amei, parei aqui por acaso,aliás não foi por acaso...acabei de se escrever no seu canal...Sucesso na sua vida 🥰😊🌹😘🙌🏽📿🙌🏽🙏🏼❤💃💕💚💙🦋
Quando tinha um problema com um(a) colega no trabalho eu reclamava com os outros pra entender até onde era um problemas meu ou se a situação realmente estava desequilibrada. No fim eu entendi e pude lidar melhor com a situação. Ao mesmo tempo eu, de saco cheio do trabalho estava insatisfeito com tudo, e reclamava até demais. Solução, não trabalho mais lá kk
Eu demorei muito tempo pra entender o que era reclamação e o que era comentário e constatação! Da mesma forma, achava que o que eu fazia estava ok pq era só uma verbalização de algo que estava ali. Vou tentar me policiar mais. Aliás, a dica de achar um motivo para se sentir grato em cada situação dessas é maravilhoso, pq é algo fácil e que muda completamente o foco. Muito obrigada por essas dicas!
Tá com pressa? As dicas começam no minuto 5:09, mas vale a pena ver tudo, prometo!
Gostaria de saber sobre um outro comportamento, conheço gente que quando te ve começa a falar sem parar de tudo da vida! Sem uma pausa, e quando você quer interagir falar de você qualquer assunto você não consegue porque a pessoa simplismente não te escuta não da a mínima atenção ela bolquea você de um jeito que só ela fala e fala por horas! Você sabe me explicar por isso acontece?
Ireni Ruby olha eu imagino que vc deve ser uma esponja e fica absorvendo tudo, cruzes os braços e se fecha! A pessoa descarrega tudo em você, isto não é bom :(
Não, faço questão de ver tudo!! Cada minutinho dos seus vídeos fazem muita diferença positiva !! 🌸💐 🙏 show!!
Kkkkkkkkkk 😂 presa e inimigo da atenção
@miau obrigada
Reclamar = clamar ao universo por mais daquilo. Temos que tomar cuidado pelo o que a gente clama!
minha mente fez psssssssshhhhhhh (aquele meme da mente explodindo)
@@millenabatista215 ❤
Menina, na minha fase mais reclamona tive uma amiga que me chamou atenção pra isso !
Verdade
Mto bem lembrado!!!
Ta quente= noooossa como tá quente!
Tá frio= noooossaaa que frio!
Normalmente inicia-se uma conversa assim aqui no Brasil.
Papo de elevador...😁😁
Uma vez uma amiga me disse: "Maria Eduarda, imagina se tudo que você reclamasse sumisse". Então comecei reclamar menos, mas com esse vídeo acho que vou melhorar ❤️
Fê coloquei um lembrete diário no meu celular há 10 anos: " não reclamar de nada, agradecer por tudo". Melhorei muito e transformei em estilo de vida. Também tenho praticado buscar o ponto/lado positivo e focar na solução e hoje quando percebo se transformou em estilo de vida. É libertador!! Reclamar com consciência, concordo totalmente, dar e receber feedback são importantes. Gratidão!! Amei!!
Vou fazer isso. Obrigada! Sou esse tipo de pessoa que diz que não é reclamação, mas só desabafo. Ridículo.
Eu desabafo escrevendo um Diário... kkkk Serio! Descobrir isso porque me sentia mal ao comentar para alguém, como se eu tivesse falando mal da outra pessoa , disseminando a discórdia , de certa forma, principalmente no trabalho que pode gerar fofoca. Quanto a assuntos pessoais no final os outros falariam algo que na verdade não me ajudaria a resolver porque no final somos inteiramente responsáveis por nós mesmos.
Estou aprendendo a reclamar de forma educada e deixando uma lição educadamente.
Gratidão por compartilhar suas experiencias !
Devido a chegada dos 40 anos eu, que sempre fui uma pessoa otimista por natureza, passei a reclamar a torto e a direito. Talvez essa data, que pra mim foi meio emblemática, me fez ter frustrações em relação a coisas que eu não consegui realizar, sonhos que eu deixei pra la, planos que parecem não ter finalização... até eu não me aguentava mais rs. Daí fiz o que você aconselhou no video: comecei a escrever cada reclamação, cada insatisfação, mas fiz como em um diário mesmo. A cada vez que me sentia chateada ao inves de reclamar eu ia lá e desabafava nas linhas. Nossa, como teve linha rsrs. Mas isso me fez um bem de uma forma inexplicável: a cada vez que relia o que escrevia logo após, sentia que não fazia sentido algum ficar falando sobre essas coisas com os outros, algumas até achava ridiculo e ria sozinha da "queixa" rs. Hoje em dia está tudo bem melhor! Mesmo que a sua dica tenha sido utilizada antes da postagem do vídeo (rs), agradeço de coração pelas palavras de apoio e ajuda. Fico muito feliz em ver que você disponibiliza o seu tempo, que é o bem mais valioso que temos, em prol de ajudar as pessoas com um conselho, uma palavra de otimismo ou até mesmo aquele puxão de orelha discreto que nos dá ânimo para ultrapassar dificuldades. Beijo grande e Sucesso sempre!!
Comentario inspirador, obrigado por compartilhar.
Adorei! Muito obrigada por compartilhar a sua experiência!
Agradeço por compartilhar!!!
Acabei de fazer 30 e tbm me vi numa situação parecida com a sua... Cheguei a ficar bem pra baixo e até a cair no choro, na semana do meu aniversário, por ficar pensando nisso e naquilo que talvez não estivesse de acordo com o que eu queria... Isso nos faz um mal danado! E na verdade, tantas coisas ainda podemos fazer e desfazer... Às vzs, é questão de tempo e bom planejamento! Por isso, tenho procurado excelentes leituras e vídeos inspiradores como os da Fe... Que é pra espantar o desânimo... E bola pra frente!!! ; )
Cmaris Silva o choro também foi companheiro das minhas reclamações rs. Mas o importante é que passamos pelas fases com uma dose de otimismo, querendo alcançar mais, melhorar mais, acrescentar mais nas nossas vivências. Obrigada também por compartilhar seu desafio. E sigamos em frente!
Maravilhoso depoimento
Fê, esse vídeo é de utilidade pública❤️
Seus vídeos são uma aula! Me vi em todas as situações, praticando ou escutando. Já tinha percebido que na maioria das vezes que puxamos assunto com um desconhecido é justamente uma reclamação, de fila, do tempo, coisas do tipo. Na maioria das vezes é a necessidade que temos de preencher o vazio do silêncio. A reclamação acaba evidenciando o que não é bom, e acabamos não percebendo o que é bom. Aprendo muito com seus vídeos. Obrigada 😘
Tenho esse problema, reclamo as vezes sem nem querer reclamar só por medo do maldito silêncio. Tenho trabalhado melhor essa ideia, de ter que ficar preenchendo lacunas com várias groselhas, afinal, o que de pior pode acontecer se houver um silêncio? Constrangimento? Sinceramente, constrangimento não mata ninguém né...Não é fácil mas estou tentando e aconselho quem quiser tentar, as conversas ganham muito mais qualidade!
Tbm me identifiquei mto com seu comentário... Tem TD razão... Constrangimento não mata!
Vou me observar nesse sentido! ; )
seria bacana colocar os artigos na descrição, porque ai quem se interessar poderia ler...
Adoro a ideia. Patricia Lages faz assim e a Fe poderia fazer assim também!! Seria ótimo!!!
Ótima ideia 😉
Karina Bagatini isso! Pra tirar print e guardar pra sempre
Tem tudo na descrição dos vídeos dela.
Eu tbm não tinha consciência do quanto eu reclamava até uma pessoa querida me chamar atenção sobre isso e eu parar para refletir! Desde então tenho me vigiado diariamente! Até porque, RE-CLAMAR é CLAMAR ao universo que lhe mande mais daquilo que você não está gostando, no caso! Já observou que quando vc reclama muito de uma coisa várias outras coisas negativas/ruins vão acontecendo em sequência?? Exemplo bobo: vc quebra um copo e reclama, aí queima o arroz que estava fazendo e reclama, aí vai no supermercado e a fila está enorme e vc reclama mais, aí o pneu fura... E vc reclama ainda mais e se sente a pessoa mais "azarada" do mundo... Não é mesmo?! Quem nunca?? Hehe!! Há quem diga (estudiosos da lei da atração e afins!) que essa "cultura brasileira da reclamação" (sim, é uma coisa muito nossa... talvez não SÓ nossa... mas infelizmente fazemos isso por costume!) é um dos motivos impede o desenvolvimento do Brasil. Independente das suas crenças, não acha que faz sentido? Quando as pessoas tentam ver mais o lado positivo das coisas, naturalmente adotam uma postura que abre caminhos, que faz com que tudo flua mais facilmente. Brasileiros (grande parte, no caso!) têm mania de reclamar, reclamar e não fazer nada pra mudar... Não é mesmo?? Enfim, eu acredito sim em tudo isso... E falo por experiência própria aos nossos colegas dessa comunidade aqui que é o seu canal: parem de reclamar e incentivem as pessoas à sua volta a fazerem o mesmo... Tudo vai começar a se resolver de uma forma mais natural... E vcs vão olhar e aproveitar a vida de uma forma muito melhor... Com mas clareza e leveza! Parabéns e obrigada pela iniciativa, Fê!! Beijos...
Putz.. é bem isso mesmo... vou começar a pratica de evitar reclamar no máximo pra ver se as coisas mudam na minha vida :)
Esses dias uma amiga me ouviu falando com um amigo e disso "Do que que a Helena já está reclamando?"
Logo eu, que me acho super positiva! Estou em choque ainda kkkk
Concordo plenamente com você!👏💋
Concordo com bastante coisa que você disse, mas acho que o foco deveria ser mais em uma mudança cognitiva real por parte da pessoa em como ela vê determinada situação. Parar de vocalizar a reclamação, infelizmente não impede que ela continue ruminando o problema mentalmente, apesar de poupar quem está próximo. Acredito ainda que deixar de se expressar pode gerar problemas de repressão e um sentimento de impotência que pode gerar algo mais sério, enfim, o desabafo tem seus poderes. Parei algumas reclamações minhas, na verdade, quando dosei meu otimismo e adotei expectativas mais realistas. De qualquer forma, ótimo canal.
Perfeito. A única coisa que pensei em todo vídeo. Não me pareceram soluções completamente válidas para quem está com um problema... Só o tipo de coisa que a gente faz pra não incomodar o outro mesmo (o que não deixa de ser ruim porque no fundo no fundo ninguém se importa com a gente).
É por isso que nos EUA tem tanta Karen... Nunca reclamam, quando reclamam fazem escândalo porque estão no limite rsrs
Sou super reclamadora, agora mesmo tô reclamando que o vídeo já acabou, rs. Eu poderia te ouvir por horas!! Obrigada, Fe, por mais essa reflexão e dicas maravilhosas!!
Baaa😅eu uso éssa técnica com vizinhas fofoqueiras😂😂 elas pararam de vir querer fazer fofoca pra mim. Tipo assim, eu falei pra elas que a vida dos outros eu não me interessava que eu não tinha tempo nem pra cuidar da minha e é verdade. Tenho um bb e um adolescente e uma casa e de quebra um irmão pra cuidar.
MMEEEUUUDDDEEEEUUUSSS Você fala maravilhosamente bem, e NÃO deixa NENHUMA ponta solta! Seu discurso não é superficial como o de muitos! Ameiii Já me inscrevi 💙
Sou um misto de reclamona e altruista grata, e amo as duas coisas, como gosto de ouvir quando um colega quer falar de algo que para ele é importante. Isso faz parte da natureza humana, é o principio da empatia e da solidariedade.O que nos torna humanos noramais, não caricatura de Peter pan.Mas respeito de quem pensa diferente não me jugue e me respeite . Coisa de brasileiro , e tudo bem!
Esse negócio de escrever no bloquinho de notas do celular eu ja faço a muito tempo, inclusive fiz hj. Nossa como ajuda e é tão legal quando passa o tempo vc resolve o problema e vai ler aquilo lá, pois vc aliviou o estresse desabafando sem se expor a ninguém.
Reclamar é uma situação...exigir seus direitos é outra situação..
Larissa Lemes Vdd
Ela fala sobre isso no final do vídeo, inclusive ela estimula esse tipo de reclamações 😊
Verdade. Se tem fundamento devemos exigir nossos direitos. Já presenciei situações em que o cliente não está certo, mas por fazer tanto escândalo o gerente cedeu. Isso não é certo. Eis uma outra cultura: achar que se ganha tudo no grito.
Isso está muito bem dito no vídeo.
Se vc acha que brasileiro reclama muito você não conhece os franceses! Podem ter nacionalidades que reclamam menos mas os brasileiros não são os piores.
Já vi uma “técnica” de colocar um elástico no pulso pra lembrar que tudo na sua vida é responsabilidade sua, então se vc reclama vc pode mudar... (e se não pode mudar não adianta reclamar tbm).
Muito bom o vídeo!
Excelente comentário!!!
O unico françês que não vive reclamando e o meu kkk...porque o resto reclama o tempo todo
Isso é absolutamente verdade. Tudo que eu tenho percebido nos últimos dias, você falou aqui.
Cuidado com as pessoas que você convive,
Em suma, somos a média das 5 pessoas que a gente convive.
Pura verdade! Tem gente que, na falta de assunto, reclama se chove, se tem sol, se é segunda, se é sexta, só pra não perder o holofote... na fila do elevador! E esse campeonato de desgraça para ver quem ganha a gincana realmente desgasta geral... adorei o vídeo.
Vc é incrível! Sério! Que Paz no coração ❤️
Parar de reclamar não vai trazer a felicidade plena. Mas já é o primeiro passo ☺️😉
Eu reclamo de tuuuuuuudo!
Preciso parar, urgentemente!
Muito bom seu vídeo.
Ahhh e só pra comentar msm, sempre fui a "reclamona" que só queria "desabafar" e aí já viu, né??? Sempre falava pelos cotovelos e ainda com as pessoas erradas e na hora errada. Moral da história: só gerava mais estresse, pq o assunto
ou "reclamação" só se prolongava!!!
Menos é mais, até nisso! Kkkk
Fico me policiando TDS os dias, pra não cair nesse mal hábito novamente!
Sucesso sempreeeee, Fe! ; )
Sou muito reclamona , mas nem sempre tenho a necessidade de falar pra alguém. Eu trabalho com o público e xingo todo mundo mentalmente, acho que sr eu fizer esse exercício de anotar tudo que tenho vontade de falar, vou me envergonhar muito comigo mesma, vou tentar fazer pra melhorar. Obrigado pelo vídeo fe ♡
Poderia ser “só mais um vídeo clichê de autoajuda” sobre como reclamar é algo “nocivo” e um péssimo hábito se não fosse um vídeo da Fê FADA SENSATA Neute. Não sou muito de comentar em vídeos de RUclips (apesar de ser uma consumidora assídua do seu conteúdo) mas precisei expor aqui como esse vídeo foi incrível, pertinente, útil e assertivo no assunto (como você sempre é, né). Já assisti inúmeros vídeos sobre reclamação mas esse me tocou incrivelmente. Compartilhando com todos JÁ! Você não cansa de surpreender com seu dom para se comunicar e sua didática, Fe. Continue sempre produzindo esses conteúdos incrível porque você com certeza faz o mundo um lugar melhor!!
Então como a gente faz pra extravasar as frustrações?
Há eu super reclamo, já viciei em reclamar, é raro um dia que eu não reclame.
Então vou ter que mudar de família!
Pq TODOS, eu disse que TODOS fazem isso. Já me chamaram de chata várias vezes pq eu vejo o lado mais positivo.
Reclamar mantém a gente na inércia. Que afirmação, meus irmãos... QUE AFIRMAÇÃO!
Me identifiquei completamente com a reclamona tipo 2, e já tive discussões com o meu marido sobre isso exatamente por ele querer me dar soluções pra coisas que eu só queria contar mesmo...rssss
Já venho no processo de trabalhar isso e assim levar uma vida melhor, e é realmente um trabalho diário. Massssss, deixando de reclamar e agradecendo: obrigada por compartilhar tanta sabedoria, sempre! ♥️
Vídeo feito pra mim!! Reclamo demais! Já acordo reclamando... E tô na luta pra mudar isso... 😢😢😢
A parte boa das terças é quando surge notificação dos seus vídeos e eu venho correndo assistir, Fê! Inclusive, a temática do vídeo veio em boa hora na minha vida, como sempre. ❤️
P.S.: Na parte em que você falou sobre pegar algo positivo de toda a negativade que alguma pessoa estiver falando e trazer para a conversa, me lembrou muito uma frase do Donald Draper, que você citou nos vídeos de inspirações, que é aquela: “Se você não gosta do que está sendo dito, mude de assunto”.
@@gisellescouto_ Ai genteeeeee, como eu amo quem lembra de tudo! É exatamente isso
Fê que legal! Tenho praticado a "distância saudável" e feito essa "acolhida" de "escuta do outro" mesmo que seja recorrente a situação! A pessoa só quer ser ouvida então "ouço" ou "faço de conta que estou ouvindo" e pra não receber a negatividade faço uma oração ou o hopononopono pra aquela pessoa e na primeira oportunidade introduzo um outro assunto bacana que a pessoa se interesse e mude a energia! bjs
Rê, a melhor coisa pra "melhorar" é conviver com os extremos... Se você é reclamão e convive com alguém pior você passa a achar aquilo tão feio que pensa : puts, será que sou chata assim ? Ou então com quem não reclama de nada a gente fica sem graça até de reclamar.... Bem, já convivi com os dois tipos e acho que melhorei. Será !? Rs Espero !!!
Seus vídeos são reflexivos e de excelente perspectiva. Obrigada por dividir seus conhecimentos.
Nossa essa dica de anotar as reclamações foi life changing! Já tinha visto sobre anotar gratidões, mas acho que faz muito mais sentido anotar as reclamações e falar consigo mesmo a respeito do que é grato. Melhor vídeo até hoje!
Te amo, obrigada. Dica pra quem ta começando, retire o pensamento negativo com uma resposta de "Faz parte ne..." ou "ta bom assim, tudo bem". E sempre pensar: é importante? Muda algo?.
Vc não tem idéia o quanto nos ajuda a prosseguir, pensar diferente, mudar as atitudes, ter positividade, enfim, ter uma mente saudável!!
Obgda Fê!!!!!
Assistindo na quarentena, estamos nessa situação mas graças a Deus tenho a opção de trabalhar online, posso dar mais atenção pra minha casa e fazer as refeições conversando com minha filha. Sábado a noite passando roupa e assistindo os vídeos que ainda faltava aqui do canal..dessa linda que me ajudou a me tornar minimalista desde 2018. Agradeça!!
Fê, ótimo vídeo, como sempre! Você poderia fazer um vídeo com seus aprendizados com o Mark e com os americanos? Pq nós brasileiros e eles (americanos) temos muitas diferenças culturais. Acho que seria bacana.
Muito interessante! Já notei que temos o hábito de reclamar até para puxar assunto.
Muito bom esse seu vídeo! Eu estou tentando jogar o "jogo do contente" que nada mais é do que ver o lado bom das coisas ou situações que acontecem, por pior que sejam. Está funcionando porque descobri que, na maioria das vezes, podemos tirar algo de bom de tudo que acontece.
sempre que eu reclamo de alguma coisa sou perfeccionista, exigente com as pessoas, meu filho que é discretíssimo, me faz ver o lado positivo daquilo e me deixa desconsertada kkkk eu estou evitando reclamar pois ninguém aguenta uma pessoa assim, acaba virando uma chata faço o possível para melhorar agora com este vídeo então vou adotar sua teoria.uma vez eu ia tomar uma atitude em relação a um cara que me magoou eu escrevi num caderno tudo o que eu ia dizer para ele e depois reli várias vezes e reconheci que não era tão importante aquilo e que eu me senti bem aliviada só escrevendo aquilo e ele nem merecia saber que eu estava ofendida .obrigada Fê!
Vídeo maravilhoso, eu estava precisando ouvir isso...
Fê amei seu vídeo. Reclamar é humano, mas tem que ser consciente e dosado. Eu moro na Alemanha é uma das características dos alemães é reclamar de tudo. E nós imigrantes acabamos aprendendo com eles😄. Vamos gastar energia com o que podemos mudar e sejamos gratos, porque em um mundo onde tantos sofrem. Nós somos privilegiados. Bis 😘
Excelente, como sempre! Me coloquei no desafio de gratidão e todo dia, antes de dormir, faço uma listinha com 5 coisas pelas quais eu fui grata naquele dia. Pode ser uma coisa pequena, mas é muito importante fazer essa reflexão e perceber que temos mais motivos para agradecer do que motivos para reclamar. Ontem mesmo, por exemplo, mais cedo reclamei horrores do meu carregador que está com mau contato, mas antes de dormir agradeci por ter um carregador, já que no momento não tem como comprar outro hahahaha é uma coisa mínima, mas ajuda a gente a sempre buscar o melhor lado da situação. Tento aplicar isso na minha vida desde que li o livro Pollyanna e seu "jogo do contente".
Esclarecedor!!! Reclamamos sem perceber. Vigiemos e observemos...🤐⏳
estou fazendo uma maratona de videos para uma versão melhor de mim em 2024. eu acompanho a fe desde 2015 e como ela é atemporal... este conteúdo esta sendo ainda mais relevante pra mim agora inclusive, na fase adulta. gratidão
Também mudei isso na minha vida e parece que quanto menos a gente reclama, mais as coisas começam a dar certo e atrair energia positiva pra perto da gente! Ótimas dicas Fe!
Esse é o tipo de vídeo que da vontade de curtir mais de uma vez!!
Eitaaa, vivo com reclamões crônicos e sempre faço o q seu marido faz: tento mostrar um caminho q possa diminuir o sofrimento relatado. Minha mãe é essa reclamona e ela diz q não tenho empatia e q não a amo, pq sempre q ela reclama de algo eu não me "solidarizo". Eu respondi q amor não é sofrer junto e nem lamentar junto, é ajudar e isso eu faço. Se quiser minha ajuda ok, mas se quiser meu sentimento de pena, pesar e piedade, aí já não rola.
Fê, esse vídeo chegou no momento certo. Tem uma pessoa que eu amo muito e que reclama 24hs por dia. E vou já mandar esse vídeo pra ela. Muito obrigada por compartilhar com a gente tanto conteúdo de qualidade! Você é um ser humano maravilhoso!
Sempre vídeos que valem a espera... Esse é o único canal do RUclips que me faz esperar ansiosamente por cada vídeo. Obrigada Fê! Adoro suas dicas.
ótimas reflexões esse país precisa mudar self awareness pelo amor de deus! fala mais sobre isso, e sobre projeção (como tendemos a projetar nossas coisas em tudo em todos)
Cair de paraquedas no seu canal e já estou amando, e os que já assistir falou diretamente comigo.
Ouvindo denovo esse vídeo porque preciso parar de reclamar .verdade é um hábito difícil de mudar .
Aí Deus que me perdoe, estou desempregada no momento, então sempre que vejo alguém reclamando da crise ou do mercado eu adoro apoiar.
Oi Fê, tudo bem?
Gostaria de te agradecer por compartilhar conosco esse conteúdo tão rico. Estou prestes a tirar um projeto do papel (finalmente) e você tem sido uma das minhas inspirações! ❤️ Que o universo retorne até você toda essa luz e energia positiva que nos transmite!!! Forte abraço.
Terminei de assistir ao vídeo e já fui já criei o bloco de nota com o título "para de reclamar, desabafe aqui!" e já fui escrevendo kkkkk infelizmente isso é muito daqui do Brasil como você disse, mas temos que nos policiar pra não nos tornarmos declamadores crônicos. Obrigada pelo vídeo.
Que prazer conhecer esse canal!!! Que delícia ouvir uma moça c um grau exacerbado de equilíbrio em enxergar os conflitos internos e externas da existência humana dando possíveis soluções p eles! Parabéns!
Muito obrigada por este vídeo. Eu tenho sempre observado sobre quando reclamo e quando percebo tento mudar o foco e tem dado certo. Hoje reclamo bem menos.
Cmg a situação se reverte um pouco, pq eu tenho um amigo que ele reclama demais demais e tem depressão ansiedade, entao ele ve tudo de forma negativa, eu sempre tento anima lo, por isso sempre que reclamam pra mim eu falo algo positivo, ja me acostumei, pelo menos geralmente
Melhor canal do RUclips! Disparado 👏👏👏👏👏👏
Vídeo maravilhoso como sempre!
Fê, vou te falar , sempre que termino um vídeo seu, fico desejando ser sua amiga. 😁 Como você me acrescenta , obrigada ! 💞
Tá, o vídeo foi feito especificamente pra mim. Sério. Sou reclamona demais. Ja venho vindo neste caminho de me conscientizar disso. Obrigada pelas dicas, vou lançar uns desafios pra mim mesma também.
Massss, vou fazer uma reclamação de despedida pra você: duas semanas sem vídeo não dá!!!! Estava c crise de abstinência, assistindo vídeo antigo de novo kkkkk
😍😘😘
Nossa Fe
Antes eu trabalhava em um ambiente bem tranquilo com pessoas que estavam super afim de resolver os problemas ao invés de reclamar. Hoje ja é totalmente diferente, minha equipe tem muitos mais problemas e parece ter um prazer em “comentar” e reclamar muito, as vezes nem resolvem ali naquele momento e venho percebendo que me contaminei muito com isso. Vou usar a técnica de ver o copo sempre meio cheio e comentar sempre.
Fe amei ...eu moro na Bahia aqui no Brasil, e um calor infernal praticamente o ano td ....reclamo demais...obg pelos conselhos vou tentar mim corrigir e refletir sobre isso...mudar é difícil pra mim....mas qd decido eu mato um leão por dia até conseguir....bjs..
@@camilabvs7923 vdd reclamar não vai mudar o clima da nossa terrinha né? Bjsss querida
Nossa, seu vídeo é uma luz para mim, pensei exatamente nisso, pois estou num exercício de parar de reclamar e passar a focar naquilo que eu posso fazer pra mudar e melhorar a situação, gratidão...
Seus vídeos me fazem refletir sempre 😌 que inspiração do bem! 🍀
Fe seus vídeos são de utilidade pública, te amo.
Que vídeo maravilhoso!!! Obrigada querida! Estou refletindo sobre isso e atenta de agora em diante. me mudei para um estado muito quente (Tocantins) e acho incrível como as pessoas daqui lidam bem com o clima enquanto eu, não só reclamo muito do calor, como me afeto muito mais tb por conta disso. E agora já penso que reclamar e sofrer podem estar relacionados mesmo...vou fazer um experimento pessoal de não reclamar do calor (e de tantas outras coisas na vida) para ver como me sinto. Obrigada! beijos! Excelente assunto, exemplos e dicas ❤️
Feneute, que bom que você conseguiu sair do mundo sombrio que é o perfeccionismo e veio trazer esse tipo de conteúdo pra gente. Você faz a diferença na vida de muitas pessoas por causa das boas escolhas que fez. Obrigada! Abraço.
Amei esse vídeo Fê!!! Parece que eu estava aí na tua casa e estávamos tendo uma conversa entre amigas. Continue sendo essa pessoa que nos ajuda a crescer e mudar .
Eu amo terça-feiras ❤ Cadê seu video com a Karol Pinheiro?
MUITÍSSIMO OBRIGADA PELA SUPER DICA. PROMETO A DEUS 🙏 E A MIM MESMA QUE IREI POLICIAR-ME À SÉRIO.
Tem como curtir mil vezes?! Exatamente o que eu precisa ouvir e mudar!!! Parabéns pelo conteúdo incrível, seria maravilhoso se TODO O MUNDO visse esse vídeo! 😉💐
Obrigada! Me ajudou demais! Descobri que a reclamação é uma doença. Estou em tratamento. Senti essa necessidade.
Eu sempre fui uma pessoa que acreditou nesse lance de energias positivas e negativas, mas nunca realmente vivenciou isso. Eu sempre fui otimista. Porém, esse ano foi introduzido um elemento na minha vida chamado meu primo que veio morar em casa. Ele é uma pessoa negativa demais. E embora eu saiba que ele tem "motivos" porque a vida dele não está maravilhosa (razão pela qual veio viver conosco), ele começou a me afetar nesse sentido. Aconteceu comigo a mesma coisa, minha mãe veio me alertar que eu estava reclamando de tudo, tudo era sem sentido e ruim e não ia melhorar. No primeiro momento eu neguei mas fiquei com aquela pulga atrás da orelha. Então percebi que sim, eu estava reclamando, sendo super negativa junto com meu primo, achando que o mundo é uma grande injustiça e que minha vida é um enorme fracasso.
Estou no processo de mudança. Tenho falado menos com ele, tentado fazer mais coisas que me deixam contente e saborear esses momentos. Longe dele. Não é fácil porque eu fico com pena da situação dele porém não posso absorver essa energia extrema que ele emana. Ainda não percebi nenhum retorno do universo na minha positividade mas ao menos eu estou me sentindo melhor nos dias. E isso já está valendo.
Essa técnica de mostrar o ponto positivo das situações realmente funciona e afugenta o reclamão. Uma amiga so encostava em mim pra falar de dores inexistentes, que nem o médico validava. Ela queria chamar atenção, inventava uma dor e ia pro médico gastar dinheiro com atendimentos aleatórios. Um dia, eu de saco cheio, ela colou em mim pra reclamar das tais doenças, e eu comecei a falar: mas olha pelo lado positivo, nao deu nada nos seus exames, você fuma desde os 14, hoje ta com quase 70, nao tem um cancer nos seus resultados. Ja pensou em como Deus tem te abençoado, mesmo voce nao sabendo enxergar isso? Voce Nao se alimenta bem, só come correto no almoço, o resto é café e cigarro, nao faz 1 atividade fisica e ainda assim, seus resultados voltam melhores do que os de quem se esforça pra ter uma boa qualidade de vida.
Eu Fiz isso por várias vezes, sempre esfregando sutilmente na cara dela a ingratidao pela vida boa que ela tem. Nunca mais colou em mim pra reclamar. E quando comeca, ela mesma fala: nossa, mas tem tanta gente pior que eu na cama de um hospital, né? E eu: aham, poisé 😅😅😅😅😅
amei o vídeo.Comecei o minimalismo e uma das coisas que eu achei tão incrível foi realizar que muitas das vezes nós reclamamos de tudo e nada sem nem dar conta!
Sou a reclamona crônica! Tipo “oh céus oh vida oh azar” 🤣. Adorei o vídeo, vai me ajudar sim.
Esse vídeo funcionou como uma "terapia". Um alerta! Muito bom!
Nunca vi um vídeo seu que seja inútil. Amooooooo
Super amei seu vídeo! Moro com meu namorado que é americano e ele disse que eu reclamava bastante quando na verdade era apenas um comentário e também sempre me achei super positiva! Resultado passei a policiar meus comentários de coisas triviais que não mudam em nada a situação das coisas!
Excelente vídeo, Fe!!!
É quase uma aula... e digo mais, de utilidade pública!
Gratidão por sempre elaborar conteúdos de muita qualidade! ; )
Adorei esse vídeo! Tenho muito admiração pelo seu trabalho! 👏🏻👏🏻👏🏻
Posso fazer uma última reclamação então??? Cadê os nossos vídeos semanais????!!! Fê, vc faz falta! Para tudo aí em New York e acha tempo para os videos de terça feira!! 😉
olha aí, reclamação com propósito a gente gosta!!!
Ela sumiu novamente!!
Sabe dela??
Fê so assisti esse video hoje, e sim isso funciona, as pessoas pararam de reclamar comigo depois que fiz esses cortes!
Você é muito cabeça, simples e iluminada.🙏
Ah, esses vídeos são tão incríveis! Eu sou otimista e animada! Mas fiquei quase 2 anos reclamando de um problema no trabalho e, nem eu me aguentava! Falava do mesmo assunto TODOS OS DIAS! Foi uma fase péssima que, enfim passou! 🙏🏻
Nossa que vídeo perfeito😱....sempre fui taxada como chata por não reclamar de quase nada da vida rsrs,e por sempre praticar a gratidão em quase muitos momentos do meu cotidiano, tive uma pessoa bastante negativa em minha vida a mesma reclamava até do meu jeito de ser simpática com as pessoas é era um namorado RS,ciumento, possessivo e negativo,e o jeito de ser dele estava fazendo eu se torna uma pessoa diferente negativamente, pois então dei um basta,cair fora da situação que mi estagnava e mi sugava as energias, incrível como em poucos dias mi sentir bem melhor,a pessoa que sempre fui,mais tranquila e de bem com a vida...graças a Deus...gratidão pelo seu vídeo,eu amei, parei aqui por acaso,aliás não foi por acaso...acabei de se escrever no seu canal...Sucesso na sua vida 🥰😊🌹😘🙌🏽📿🙌🏽🙏🏼❤💃💕💚💙🦋
Você é um ser humano necessário❤
Quando tinha um problema com um(a) colega no trabalho eu reclamava com os outros pra entender até onde era um problemas meu ou se a situação realmente estava desequilibrada. No fim eu entendi e pude lidar melhor com a situação.
Ao mesmo tempo eu, de saco cheio do trabalho estava insatisfeito com tudo, e reclamava até demais. Solução, não trabalho mais lá kk
Como alguém da deslike num vídeo desse???
Parabéns Fê! Super pertinente e veio bem na hora certa. Obrigada
Poxa fê, muito obrigada pelos seus vídeos 💙 cada tema muda minha vida tanto
Eu demorei muito tempo pra entender o que era reclamação e o que era comentário e constatação! Da mesma forma, achava que o que eu fazia estava ok pq era só uma verbalização de algo que estava ali. Vou tentar me policiar mais. Aliás, a dica de achar um motivo para se sentir grato em cada situação dessas é maravilhoso, pq é algo fácil e que muda completamente o foco. Muito obrigada por essas dicas!
1- reavaliação cognitiva
2- resolução de problemas
3- evitação