Palestra "Euclides da Cunha para além dos Sertões: os anos no Itamaraty"

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 фев 2022
  • O Centro de Estudos Globais da Universidade de Brasília promoveu, em 21/02/2022, palestra proferida pelo Embaixador e Escritor Luis Cláudio Villafañe G. Santos, sobre o tema "Euclides da Cunha para além dos Sertões: os anos no Itamaraty", moderado pelo Prof. Antônio Carlos Lessa (Centro de Estudos Globais - Universidade de Brasília).
    O período relativamente longo em que Euclides da Cunha trabalhou para o Ministério das Relações Exteriores (fins de 1904 até a morte, em agosto de 1909), bem como a profícua relação com o barão do Rio Branco, são temas muito pouco conhecidos. Serão discutidos não apenas os trabalhos da Comissão Brasileiro-Peruana de Reconhecimento do Alto Purus como a atividade como cartógrafo e publicista a serviço do barão do Rio Branco, o desajuste do escritor ao ambiente do Itamaraty e a falida tentativa de Euclides de escrever um segundo “livro vingador” sobre o outro grande sertão: a Amazônia.
    Luís Cláudio Villafañe G. Santos é diplomata e historiador. Embaixador do Brasil na Nicarágua, serviu anteriormente em Nova York, Cidade do México, Washington, Montevidéu, Quito e Lisboa. Doutor e Mestre em História pela UnB, realizou estudos de pós-graduação em Ciência Política na New York University. É autor de mais de uma dezena de livros sobre política externa brasileira e temas afins. Entre os mais recentes estão as biografias “Juca Paranhos: o barão do Rio Branco” (Companhia das Letras, 2018) e “Euclides da Cunha: uma biografia” (Todavia, 2021).

Комментарии •