Jovial nem sempre terá o sentido etimológico da sua época. Os sentimentos desse termo são uma referência para juventude. Daí a interligação do termo com essa faixa etária.
0:40 LATENTE 1:45 ASSERTIVO 4:40 JOVIAL 5:35 AO ENCONTRO DE x DE ENCONTRO A 6:37 LITERALMENTE 8:05 ANTIBACTERICIDA x BACTERICIDA 9:17 NADA HAVER x NADA A VER 10:23 RATIFICAR x RETIFICAR 11:14 ASSUMIR x PRESUMIR 15:02 EM DETRIMENTO DE
Repare que o que mais acontece é CONFUNDIR uma palavra que realmente significa o que se quer dizer com outra. O "assertivo" que aprendi na faculdade eu vejo que virou modinha nos últimos 5 anos e a maioria usa com significado de "certo".
Latente- escondido Assertivo - afirmação Jovial- graciosidade, alegria Ao encontro de- concordam De encontro a- discordam Literalmente - ao pé da letra Ratificar- confirmar Retificar- arrumar
Tenho 76 anos. Sou Professora de Língua Portuguesa com muito orgulho. Uso corretamente o nosso idioma , principalmente quando sou vítima de etarismo. Uso palavras bem " difíceis " e deixo o interlocutor confuso.😂😂😂😂😂😂😂
Boa tarde , Lara Brenner. Eu também fico encantada ,vendo esta jovem professora , com essa formação , explicar a língua portuguesa , de uma forma tão simples , para quase todos os públicos . 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
A Internet não é um problema; é uma ferramenta de muita utilidade, e importância, se usada para os devidos fins. Buscar informações, conhecimentos e afins! 👏🏻
É um encanto ver e ouvir uma jovem professora brasileira ensinar português de forma erudita e simultaneamente acessível a todos! Grata Abraço de Portugal
Presumindo certa inteligência, pensei assertivamente "Terminarei de assistir esse vídeo com uma lista de erros cometidos por mim sem nada haver". Em detrimento do meu orgulho, tenho que assumir que fui surpreendido por um erro latente no meu linguajar. Ratifico que esse vídeo é muito interessante e me senti jovial por ter aprendido alguma coisa com ele. Seu canal literalmente acaba de ganhar mais um inscrito, irei ao encontro dos seus vídeos mais vezes.
@@pedroPRAES Tive que forçar um pouco para encaixar mas creio que está certo: a lista ficará sem itens, sem nada existir nela, sem nada haver... De todo jeito, uso aqui a desculpa da licença poética haha
Você é uma bênção! Eu amo o nosso idioma; como sofro ao vê-lo tão maltratado! Obrigada pelo empenho em 'defender' e ensinar um dos tesouros de qualquer nação: seu idioma.
Estava à procura de outra professora de português, que não fosse narcisista e nem ficasse ridicularizando os nomes das pessoas, o que considero nosso bem mais precioso. Encontrei você por acaso e a considero, didaticamente, MELHOR do que a "outra". Parabéns!
muito comum, mas o pior é que todo mundo viu essa palavra nas aulas de física do colégio, quando foi falado do calor latente na evaporação da água, quando ela não passa de 100°C mesmo continuando a receber calor... esse calor não é percebido pelo termômetro, mas está lá evaporando a água (o mesmo no caso de congelamento - mudanças de fase)
@@jrrlopes meu deus eu nunca parei pra pensar no significado de latente quando estudei isso em física, eu sempre meio q ignorei o sentido da palavra latente. FAZ MUITO MAIS SENTIDO AGORA
@@cs9007kkkkkkkkk sim. O que mais me irrita é o "literalmente" 🤦, tipo "estou extremamente cansada literalmente", kkkkkkkk . Povo fala as coisas todas da boca pra fora mesmo.
A polissemia das palavras é algo incrível Lara Brenner, sou professor de idiomas e, quando tenho de traduzir algum vernáculo advindo de uma cultura estrangeira encontro muitos desafios para "garimpar" seu sentido perfeito. Excelente seu trabalho e, parabéns mesmo!
Perfeito, chega a doer o ouvido quando ouço usarem a palavra "latente" como se significasse algo muito forte, presente com muita intensidade e por aí vai. Vamos divulgar ainda mais seu vídeo.
Oi. Eu tenho visto alguns vídeos seu no RUclips e eles tem me ajudado muito na maneira de como eu gostaria de me comunicar com as pessoas através da escrita. Eu tenho 63 anos e só estudei até o quarto ano do primario. Hoje, passo muitas horas no facebook conversando com alguns amigos e muitas vezes não dou uma opinião sobre um assunto por ter vergonha de não saber me expressar. Eu vim aqui, para dizer que você tem uma maneira muito fácil de explicar e penso que isso vai me ajudar bastante daqui para frente na minha comunicação com as pessoas pela escrita, pois quero que um dia elas sintam o que eu tento expressar e não ter mais vergonha de dar a minha opinião. Obrigado Lara Brenner. Abraços 🌹
Valeu super a pena! Sou professora de português, não dou aula, trabalho na aviação. Ultimamente as pessoas falam que eu falo engraçado, quer dizer, o certo agora é engraçado, principalmente para essa nova geração com a qual eu trabalho. Inacreditável 😢Inacreditável
@@maryangelafranco2457professor é uma profissão, não uma graduação. Você pode se formar em alguma licenciatura, ter uma pós em docência, mas não vai se formar em "professor". Assim como um graduado em medicina que não atua, não é médico. Saindo de graduações, um piloto que não guia, não é um piloto. Se não dá aula, não é professor. Se voltar a lecionar, é.
@@luizalbertorodrigueslemos6999se você não gosta, não use. É seu direito. Não é obrigatório. Assim como é direito de quem gosta, usá-lo. Usar o pronome neutro, ou aceitar que o usem, é apenas uma questão de cortesia, civilidade e respeito.
Lara você é junto com a professora de Minas duas da mulheres mais inteligentes que tive o prazer de assistir. Ministério da educação do governo conservador aguarda vcs.
Gostei muito! Amo a língua portuguesa. Prestei muitos concursos década de 80 e 90 e o português era o q valia mais pontos. Sempre estudei português. Amei sua aula. Sucesso!
Eu que lido com 3 ou 4 línguas diariamente, acabo sempre PRESUMINDO que a língua materna se manterá intacta. E este vídeo caiu como uma luva. Ganhou mais um inscrito 🧠
Quando alguém diz que "o amor por outro alguém é latente" quer dizer que o amor está ali, mas ninguém consegue ver, nem mesmo o ser que ama. Está ali, mas oculto.
Magnífico. Sou português e sempre pensei que essas palavras e expressões tivessem um significado diferente no português falado no Brasil, neste sentido evitei "corrigir". Muito obrigado, espero que o seu canal seja mais visto por quem necessita de se corrigir.
Muito bom!!!! Isso ajuda muitas pessoas que pretendem prestar concursos públicos, mas ainda que não tenham essa pretensão, ajuda muito também em quaisquer outros trabalhos e, evita que a pessoa passe vergonha falando erroneamente. A única coisa que me espantou nesse vídeo, foi ver o celular sendo despencado sobre a mesa para dar o exemplo de cair 😅😅😂😂
Melhor canal atualmente para ter conhecimento da língua portuguesa de uma forma didática e de explicação clara e precisa. Ótimo trabalho professora Lara
@@francis1961 Não há problema no uso desse "de". Aqui na informalidade pode-se usar o "de" no sentido de uma caracterização atribuída e não no sentido de composição. É uma expressão de sentimento e impressão, em vez de uma descrição literal. Podemos ler assim: o canal (ou a professora) é 'de' uma explicação clara e precisa, que chega dá prazer e vontade de ver mais. Ele personificou o canal, como quem fala de alguém, exemplos: João é 'de' uma esperteza grande. Quando Maria anda é 'de' uma fineza rara. Se fosse uma descrição, aí sim seria usando o "com": Maria anda 'com' uma fineza rara. Mas o 'de" é atribuindo ou ressaltando uma característica, um estilo, um jeito. Ou seja, não foi no sentido de descrever ou falar o que o canal contém, abrange, nem como ele é elaborado, mas sim no sentido de atribuir uma característica específica ao jeito como o canal é conduzido. O "erro" estaria na parte final, pois não foi usada a vírgula do vocativo: Ótimo trabalho, professora Lara.
@@francis1961 entendo sua indisposição e atitude defensiva, mas se encaixa demais! o resto já não é mais comigo, pois vai depender do teu repertório intelectual, não de mim... mas se veio apontar o suposto erro do outro, no mínimo tem que saber bastante para fazer isso e para conseguir entender outras análises (como a minha)
Fui tradutor por mais de 30 anos, tenho reparado que os artigos definidos e indefinidos estão desaparecendo talvez por influência externa. Na área de tecnologia, por exemplo, se encontra muito "mostrar impressora" em vez de "mostrar A impressora" ou "ocultar configuração" em vez de "ocultar A configuração" e assim por diante. Parabéns pelo vídeo.
Nunca tinha reparado nisso e já logo acredito que identifiquei o problema: tradutores de softwares. Acho que o próprio Windows, da toda-poderosa Microsoft, tem estas duas frases acima destacadas. Aí não tem jeito, passamos décadas lendo errado, acostumamos com o errado.
@@gamerfx3466 "Q tipo de influência externa?" O Inglês americano, hoje em dia não se traduz mais o sentido das palavras para o nosso idioma, tudo é traduzido literalmente como foi inclusive, demonstrado no vídeo.
No futebol quando o gol é anulado eles escrevem ou falam "Não gol" ao invés de escrever ou falar "Não foi gol". Eu olho aquilo e acho tão estranho. E concordo, penso que seja por causa de influências externas. Que é estranho é.
Adorei você ter mencionado que diametralmente opostos estão opostos por 180 graus, vejo muita gente dizendo que a vida deu uma guinada de 360 graus, que pode ter deixado a pessoa zonza, mas não com o sentimento de uma correção de rota!
Por acaso, encontrei vc, cara professora. Eu sou um adepto da língua portuguesa bem falada e encontrar aqui no Brasil esse tipo de pessoas, preenche o meu ego. Parabéns.
Sempre vale a pena aprender com quem sabe, porém o aprendizado flui mais prazerosamente quando a professora é simpática e tem excelente didática. Parabéns, fessora...
“Descendência” x “ascendência” vejo as pessoas usando errado o tempo inteiro. Tipo: “eu tenho ‘descendência’ italiana”, mas querendo dizer que tem ascendência italiana.
Excelente aula, Lara. Essas coisas acontecem porque as pessoas querem falar "difícil" e usam palavras que não conhecem. A simplicidade é sempre a melhor opção. Outra csusa é a falta de leitura das pessoas. Ninguém mais lê livros e tem um vocabulário muito empobrecido.
Com certeza. Aprendi muito com a Revista Seleções, minha mãe era assinante e eu também. Tem a seção enriqueça seu vocabulário, é uma forma muito gostosa de aprender.
@@terezinhavendramini3356 eu também, Terezinha. Meu pai era assinante e continuo lendo até hoje, pois uma amiga assina e me repassa. Mas hoje Seleções também caiu de cabeça na agenda WOKE e não vale mais a pena. É só lacração. Só leio, quando fico morgando na sala de espera de médicos, para o tempo passar mais rápido.
assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade clara, objetiva e transparente, sem delongas, não fica dando voltas.
A senadora "Leila do Vôlei, quando eleita, disse isto: "Vou trabalhar em detrimento do povo de Brasília". (Sic.) Como estamos vendo, o povo de Brasília está muito feliz!...
Eu a vi cumprindo a promessa na CPI da Covid, perfilando se ao lado de renan calheiros, o sujo; oto alencar, o crápula; o Corsa Saltitante (se não souber quem é, por favor dê um Google); simone Zobaida tebet, a hipócrita. Leila é uma figura patética.
O legal dessa lista é que ela prova que nem todo mal uso de uma palavra vem da ignorância pessoal, mas de um hábito ou costume coletivo movido pela falta de informação.
Boa observação, apenas atente ao mau uso, @GregLopesArt... mau nesse caso é adjetivo. Mal é advérbio: "eu mal uso meus óculos, só quando vou ao cinema, para ler as legendas". Espero que perdoe a minha presunção.
Finalmente alguém falando do raio do "supor/presumir" q uma galera esqueceu q existia e usa "assumir" no lugar, me dá nervo! Obrigado por esclarecer essa e as outras palavras! 🎉
Que vídeo maravilhoso!!!!!! Sou professora de Português e adoraria ter tudo está ideia quando ainda lecionava. Evidentemente que conheço o significado de todas as palavras, mas ADOREI a aula! Parabéns!
1:45 passei por um episódio em que ao dizer à pessoa que eu era assertiva na minha comunicação, obtive a resposta: - Você ERRA pra caramba!! Fiquei sem palavras, pois a pessoa era uma professora de língua portuguesa. Fiquei olhando atônita, pois não acreditei estar ouvindo aquilo, daquela pessoa.
Lara, você é excelente comentarista, no Brasil Paralelo, que eu amo. Não sabia que, também é excelente professora de Português!! Você é maravilhosa!! parabéns. ❤
Uma expressão muito confundida hoje em dia é a "ao invés de" (ao contrário de), quando, na imensa maioria das vezes, deveria ser "em vez de" (no lugar de).
Gostaria que os influenciadores dos canais de arquitetura e decoração assistissem esse vídeo… a grande maioria diz “anti-bactericida”😅 Algumas vezes os corrigi delicadamente nos comentários e fui chamada de chata. Adorei o vídeo, felizmente nunca usei nenhuma dessas palavras de forma inadequada.
Um vídeo da Anitta tem 781 milhões de visualizações. E o canal tem 17.7 milhões de inscritos. Um vídeo do Pablo Vitar tem 411 milhões de visualizações, e o canal tem 7.9 milhões de inscritos. Isso explica muito bem a situação do Brasil.
Sua comparação é tão precisa quanto dizer que, se num show da Anitta tem 200mil pessoas, numa aula de gramática também deveria ter. São mundos diferentes, meu caro. Muito diferentes. Não é essa comparação que demonstra nossa situação.
Meu Deus! Meu Deus! Obrigado, professora! Até que enfim alguém abordou a questão das palavras "assertivo" e "assertividade". Eu queria que esse vídeo fosse visto por TODOS os brasileiros, pois são pouquíssimos os que usam essas palavras corretamente. Confesso que dói no mais fundo da minha alma ler ou ouvir despautérios como "fulano tem uma assertividade de 100%", querendo dizer "fulano acerta todas". Novamente, muito obrigado! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Nossa já adorei o canal. Eu sou intérprete de português e inglês no Japão. Moro aqui a 20 anos. A língua portuguesa é a minha ferramenta de trabalho. Então eu tenho a obrigação de usá-la corretamente. Muito obrigado pelo seu conteúdo. ❤
2:42 A palavra "assertiva" (ele falou de forma assertiva), a galera usa no sentido de "certo", mas o sinônimo aqui eu diria que é "convicto (ou com convicção)". Ex.: "Não fale de forma tão insegura. Seja mais assertivo" Ou seja: "Não fale de forma tão insegura. Seja mais convicto (ao falar)".
04:00 Ok, a figurinista ajudou a escolher os figurinos certos para aquele desfile, ela faz escolhas muito certeiras. Porém como classificar a sequência de acertos seguidos? Na bolsa de valores falta um substantivo para definir o ato de acertar as operações financeiras de modo seguido. Quanto a ação de acertar e não quanto a pessoa que acerta. Não estaria faltando essa palavra na língua portuguesa? Já que acertividade não existe e a assertividade foi explicado no vídeo. Como definir em "uma palavra" o ato de acertar com frequência? De fazer escolhas certas com frequência. Não a pessoa ou a atitude (certeiro ou certeira), mas o ato de acertar frequentemente.
Me irrita o que fizeram com a palavra narrativa, que usam como narração e isso está entre acadêmicos, doutores!!! pqp...sobre o latente eu escapei pq essa idiotia eu nunca ouvi...
Faltou o clássico "faixa etária", onde até mesmo já vi utilizarem quando queriam se referir - pasmem - a um valor de produto!! "É nessa faixa etária de preço mesmo". Chega a doer os ouvidos kkkkkkk
No último exemplo, eventualmente, o interlocutor quis dizer que o curso estava prejudicando o seu trabalho ou que precisou se afastar do trabalho para realizar o curso. Logo, o emprego de "em detrimento de" estaria correto.
Me falta palavras trazer aqui e expressar o quanto é simplesmente sensacional e rico os seus conteúdos. Deus continue abençoando grandemente sua vida, família e os negócios.
@@Alice-iu7gx O "Você vai vim?" me incomoda menos pq dá pra perceber que é sintoma de uma população que não recebeu a devida atenção por parte da gestão da educação do país, além de parte disso passar despercebida, no coloquial, por ser herança de hábitos de fala de algumas regiões. Agora o "ainda sim" brotou na internet. O "ainda sim" me irrita, pq soa como alguém tentando parecer inteligente, afirmativo, culto, sagaz etc., usando uma expressão que, por usá-la, demonstra justamente o contrário.
@@saulovitor1443 Às vezes nem corrigindo o verbo a coisa melhora: um colega de trabalho avisando a secretária do departamento disse "amanhã eu vou não vim", que dando desconto levaria a uma primeira correção "amanhã eu vou não vir". O que não resolve nada pois tão impossível quanto "ir não indo" é "vir não vindo". Talvez ele devesse, no dia seguinte ir, já que disse "vou", só para avisar que "olha, eu não vim, viu?". E ir voltando sem ter vindo porque nós sabemos mesmo é que ele "não viria" (e nem faria falta!). Outra que me dói é o uso de "perca" como substantivo, muito difundido pelas entrevistas no meio agrícola: com essa falta de chuva estamos estimando uma perca de uns 30% na produção. Perca esse vício de falar errado, deveria ser "... estimando uma perda de uns 30 %..".
@@rdsnunes Eu acho até divertido o "vou ir/vir". Tem uma margem pra usar com descontração. Prova disso é que sua explicação ficou divertida. E é até interessante a lógica da construção. O "vou" usado na intenção de agir. Então, "eu vou..." (ação), (fazer algo) "...ir". É quase o "olha só, pra ver!". "Olha só..." (veja), (pra perceber) "...pra ver". Aprendi com uma professora universitária do curso de Letras (não sou de Letras) que a forma não importa tanto quando o conteúdo é passado precisamente. A regra gramatical não precisa ser levada à risca na hora de se comunicar, principalmente coloquialmente, desde que você consiga se fazer compreender. Os deslizes podem ser devidamente desconsiderados, até para não se criar uma percepção meio elitista e quase preconceituosa de um agente sobre outro. Eu já fazia isso na prática, mas, essa visão ajudou a arrefecer na minha mente a vontade de fazer a pessoa perceber que havia uma correção a ser feita no que ela disse. Somado a isso, em algum momento vi alguém dizer que apontar um erro de fala/escrita, para a pessoa que recebe, é uma forma de aviltar contra ela. Não que ela racionalize sobre isso. O próprio mecanismo do cérebro/mente interpreta, automaticamente, como uma investida contra ele e se põe em modo de defesa, porquê, apontar uma falha na fala é apontar diretamente para a expressão da personalidade da pessoa. E esse tipo de correção, se não for bem feita e com o cuidado necessário, pode ter um efeito negativo, direto, tanto na relação entre as pessoas em questão, dependendo da relação, claro, quanto, acima disso, pode alimentar uma insegurança em uma das funções mais básicas e necessárias da mente/cérebro humanos ao convívio e sucesso social: A própria comunicação. "Se me sinto inseguro em como me apresento ao mundo, me sinto inseguro em ser eu." Isso vale, principalmente, pra crianças e adolescentes. Dito isto, essa reflexão não impede que algumas expressões me irritem. Como é o caso do "ainda sim". Eu consigo controlar meu ímpeto a respeito dos vícios de linguagem coloquiais etc., etc., até porquê uso também. Ninguém vive num livro do Guimarães Rosa. Mas o "ainda sim" me pega numa veia de querer escrever "ainda assim" num taco de baseball e inserir o conceito na cabeça da pessoa pela via mais direta. Porque, da maneira que percebo, esse é um vício adquirido intencionalmente. Ninguém falava "ainda sim" até pouco tempo atrás. Isso viralizou na internet, somente. Então, em algum momento, o usuário do "ainda sim" teve a sacada "sagaz" que o "ainda sim" era mais correto, intelectual e, pelo que parece, autoafirmativo. Deve ter um monte de erros no que escrevi até aqui, mas, ainda sim (rrrr), queria ter, constitucionalmente, o direito de aplicar a educação de impacto, pontual, em alguns navegantes da internet. Em todo caso, compreendo as deficiências históricas na educação brasileira. Só tô sendo babaca mesmo.
Aprenda a escrever textos que prendem a atenção do leitor. Com o Texto Irresistível - Curso de Boa Escrita e Gramática Normativa -, você aprenderá o passo a passo para a redigir textos persuasivos, bem construídos e gramaticalmente corretos. Clique no link abaixo e conheça! larabrenner.com.br/texto-irresistivel-v2/?src=bio&
Quem concorda que ela poderia fazer uma série de vídeos semanais com esse conteúdo. Já quero!
gostei da ideia
Jovial nem sempre terá o sentido etimológico da sua época. Os sentimentos desse termo são uma referência para juventude. Daí a interligação do termo com essa faixa etária.
No seu caso, precisa ser uma série para um nível mais básico.
Com certeza!! Espero que ela te ouça!
É só fazer algum curso que ela venda. Nem todo mundo quer trabalhar de graça...
Quando a rede social faz sentido: fazer circular informação útil, necessária e inteligente. Valeu , Lara!
Bravo!!!
Valeu sim, com 84 anos , ainda tenho muito a aprender. Obrigada
Maravilhosa
0:40 LATENTE
1:45 ASSERTIVO
4:40 JOVIAL
5:35 AO ENCONTRO DE x DE ENCONTRO A
6:37 LITERALMENTE
8:05 ANTIBACTERICIDA x BACTERICIDA
9:17 NADA HAVER x NADA A VER
10:23 RATIFICAR x RETIFICAR
11:14 ASSUMIR x PRESUMIR
15:02 EM DETRIMENTO DE
Repare que o que mais acontece é CONFUNDIR uma palavra que realmente significa o que se quer dizer com outra.
O "assertivo" que aprendi na faculdade eu vejo que virou modinha nos últimos 5 anos e a maioria usa com significado de "certo".
@@tomsideratenho uma amiga que adorou essa palavra e sempre usa errado. Mas não tenho coragem e não achei a maneira de avisa-la. 😂
Deus te abençoe deusa ❤️
Também nao sabia a origem fo jovial ligado a Jupiter
Professora, fale sobre "intimo x intimista", por favor. Obrigada ❤️
Latente- escondido
Assertivo - afirmação
Jovial- graciosidade, alegria
Ao encontro de- concordam
De encontro a- discordam
Literalmente - ao pé da letra
Ratificar- confirmar
Retificar- arrumar
que tal mais duas?
deslumbrar - ofuscar, turvar ou maravilhar-se
vislumbrar - enxergar parcialmente
Tenho 76 anos. Sou Professora de Língua Portuguesa com muito orgulho. Uso corretamente o nosso idioma , principalmente quando sou vítima de etarismo. Uso palavras bem " difíceis " e deixo o interlocutor confuso.😂😂😂😂😂😂😂
@@analuciaferreira5770😂😂😂😂😂
Quero aprender a combater a linguagem neutrE. 😂😅😅
Rectificar, significa corrigir
Boa tarde , Lara Brenner.
Eu também fico encantada ,vendo esta jovem professora , com essa formação , explicar a língua portuguesa , de uma forma tão simples , para quase todos os públicos . 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Santo Dio! O algoritmo agora foi certeiro com esta aula de extrema relevância. Foram 16 minutos de muito aprendizado! :)
Este vídeo deveria passar na televisão todas as noites e como anúncio antes dos vídeos no youtube, no mínimo
Exato. Substituindo os patéticos anúncios do Brasil Para Lerdos.
A Internet não é um problema; é uma ferramenta de muita utilidade, e importância, se usada para os devidos fins. Buscar informações, conhecimentos e afins! 👏🏻
É um encanto ver e ouvir uma jovem professora brasileira ensinar português de forma erudita e simultaneamente acessível a todos!
Grata
Abraço de Portugal
EME
@@MaiaraVieira-t5j O que é: EME?
Caí de para-quedas nesse video e amei o jeito simples e claro da Lara. Sem arrogância e sem empáfia.
Verdade
Ela no Brasil Paralelo parece meio enjoada, fresca. Aqui, bem simpática!
@@dricadriandrade9043Já eu gostei dela desde os vídeos da BP.
@@AFx3144acho ela sempre muito agradável tb
Ah se a Cinthya Chagas lê isso aqui.....
Muito bom! Precisamos priorizar a educação e valorizar os professores.
EMEmsm
Parabéns Lara. Eu sofro com isso pois as mídias tradicionais estão emburrecendo as pessoas. Até livros trazem expressões erradas.
Presumindo certa inteligência, pensei assertivamente "Terminarei de assistir esse vídeo com uma lista de erros cometidos por mim sem nada haver". Em detrimento do meu orgulho, tenho que assumir que fui surpreendido por um erro latente no meu linguajar. Ratifico que esse vídeo é muito interessante e me senti jovial por ter aprendido alguma coisa com ele. Seu canal literalmente acaba de ganhar mais um inscrito, irei ao encontro dos seus vídeos mais vezes.
Parabéns!!! Perfeito.
@@plkkjhmnbbhui4351 O haver não ficou mal posicionado?
@@pedroPRAES Hum, nem havia reparado, pois é...
@@pedroPRAES Tive que forçar um pouco para encaixar mas creio que está certo: a lista ficará sem itens, sem nada existir nela, sem nada haver... De todo jeito, uso aqui a desculpa da licença poética haha
Você estará indo de encontro a ela se não fizer o seu curso. Nem todo mundo quer trabalhar de graça.😅
Antes de tudo *professora* e, mais ainda, excelente comunicadora!
Você é uma bênção!
Eu amo o nosso idioma; como sofro ao vê-lo tão maltratado!
Obrigada pelo empenho em 'defender' e ensinar um dos tesouros de qualquer nação: seu idioma.
🌟🌟🌟🌟🌟
Este é o canal mais necessário que eu já vi em toda a minha vida.
Estava à procura de outra professora de português, que não fosse narcisista e nem ficasse ridicularizando os nomes das pessoas, o que considero nosso bem mais precioso. Encontrei você por acaso e a considero, didaticamente, MELHOR do que a "outra". Parabéns!
O latente foi o único que me derrubou, mas também foi LITERALMENTE um tombo, pois escorreguei na sala de vergonha.
muito comum, mas o pior é que todo mundo viu essa palavra nas aulas de física do colégio, quando foi falado do calor latente na evaporação da água, quando ela não passa de 100°C mesmo continuando a receber calor... esse calor não é percebido pelo termômetro, mas está lá evaporando a água (o mesmo no caso de congelamento - mudanças de fase)
@@jrrlopes meu deus eu nunca parei pra pensar no significado de latente quando estudei isso em física, eu sempre meio q ignorei o sentido da palavra latente. FAZ MUITO MAIS SENTIDO AGORA
Kkkkķlkk
A Língua Portuguesa é fantástica! Sua sonoridade é apaixonante! Talvez não seja dado o seu devido valor por a termos como idioma nativo...
Sou uma eterna aprendiz da língua portuguesa. Obrigada por contribuir com esse aprendizado..🙏🏻
EMEjejsjsjhjs
🎉🎉🎉🎉🎉- Somos então!... Mesmo aposentada há anos, continuo procurando aprender sempre mais o nosso idioma!... Valeu!... 🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Fiquei surpreso com a palavra " ASSERTIVO", eu entendia como "certeiro", só por esse aprendizado, já valeu ter assistido o vídeo!
Assistido AO vídeo!
Essa é a que mais me irrita atualmente. O povo confundindo assertivo com acertado ou certeiro.
Pensei o mesmo
@@cs9007kkkkkkkkk sim. O que mais me irrita é o "literalmente" 🤦, tipo "estou extremamente cansada literalmente", kkkkkkkk . Povo fala as coisas todas da boca pra fora mesmo.
consultar e manusear nosso amado Pai dos Burros SEMPRE ESCLARECE MUITAS COISAS . . . ( buRRo é quem despreza o uso do mesmo )
Fico feliz em saber que não usei e nem uso erroneamente nenhum dos termos mencionados.
Ensina de forma clara, sem humilhar ninguém! Gostei!
EMEndc
Cada vídeo seu é um deleite! Obrigado, Professora.
Que professora fantástica! Imagina se todas as professoras de português do ensino fundamental fossem assim? ❤
A polissemia das palavras é algo incrível Lara Brenner, sou professor de idiomas e, quando tenho de traduzir algum vernáculo advindo de uma cultura estrangeira encontro muitos desafios para "garimpar" seu sentido perfeito. Excelente seu trabalho e, parabéns mesmo!
Em especial tradução na área da SAUDE , erros pode levar a comprometer a saúde até ser percebido.V8 em casos de ABSTRATO.
Nunca vi explicar de forma tão clara
Ratifico sua assertiva!
Perfeito, chega a doer o ouvido quando ouço usarem a palavra "latente" como se significasse algo muito forte, presente com muita intensidade e por aí vai. Vamos divulgar ainda mais seu vídeo.
Eu achava que o significado, era o de intensidade.
Oi.
Eu tenho visto alguns vídeos seu no RUclips e eles tem me ajudado muito na maneira de como eu gostaria de me comunicar com as pessoas através da escrita. Eu tenho 63 anos e só estudei até o quarto ano do primario. Hoje, passo muitas horas no facebook conversando com alguns amigos e muitas vezes não dou uma opinião sobre um assunto por ter vergonha de não saber me expressar. Eu vim aqui, para dizer que você tem uma maneira muito fácil de explicar e penso que isso vai me ajudar bastante daqui para frente na minha comunicação com as pessoas pela escrita, pois quero que um dia elas sintam o que eu tento expressar e não ter mais vergonha de dar a minha opinião. Obrigado Lara Brenner. Abraços 🌹
Valeu super a pena! Sou professora de português, não dou aula, trabalho na aviação. Ultimamente as pessoas falam que eu falo engraçado, quer dizer, o certo agora é engraçado, principalmente para essa nova geração com a qual eu trabalho. Inacreditável 😢Inacreditável
É professora e não dá aula? Então, não é professora 😂😂😂😂😂
@@marinetevieira9067?????????
@@marinetevieira9067
Caramba! A formação não vale nada?! É isto?
@@maryangelafranco2457professor é uma profissão, não uma graduação. Você pode se formar em alguma licenciatura, ter uma pós em docência, mas não vai se formar em "professor". Assim como um graduado em medicina que não atua, não é médico. Saindo de graduações, um piloto que não guia, não é um piloto. Se não dá aula, não é professor. Se voltar a lecionar, é.
Exatamente assim
Muito bom, o povo brasileiro tão prejudicado pela falta de investimento em educação precisa de mais vídeos como este, parabéns Professora!
E tu acha que, se desepejasse um caminhão de dinheiro em frente às escolas, a gente aprenderia? O problema não é falta de dinheiro, é falta de método.
Agora querem empurrar goela abaixo o " NEUTRO"!
É o método Paulo Freire.
O povo brasileiro pode abrir um livro e ler por conta própria. Hoje mesmo, peguei três livros no carrinho de doações do supermercado do bairro.
@@luizalbertorodrigueslemos6999se você não gosta, não use. É seu direito. Não é obrigatório. Assim como é direito de quem gosta, usá-lo. Usar o pronome neutro, ou aceitar que o usem, é apenas uma questão de cortesia, civilidade e respeito.
Falar e escrever corretamente é essencial para o sucesso profissional.😷
EME
Obrigado ao RUclips por fazer o que algoritmo me traga até este vídeo
Penso a mesma coisa, ela é maravilhosa
Lara você é junto com a professora de Minas duas da mulheres mais inteligentes que tive o prazer de assistir. Ministério da educação do governo conservador aguarda vcs.
Gostei muito! Amo a língua portuguesa. Prestei muitos concursos década de 80 e 90 e o português era o q valia mais pontos. Sempre estudei português. Amei sua aula. Sucesso!
Eu que lido com 3 ou 4 línguas diariamente, acabo sempre PRESUMINDO que a língua materna se manterá intacta. E este vídeo caiu como uma luva.
Ganhou mais um inscrito 🧠
Meu coração figurativamente doeu quando você soltou o celular na mesa pra fazer a ilustração kkkkkk
Perdeu uma ótima oportunidade de usar a palavra Literalmente. Meu coração literalmente doeu .... 😅
@@eeandrades não tem como ser literal, não é nem real...
@@eeandrades por acaso sentiu uma pontada no coração? então não é literal.
@@eeandrades Ele aproveitou uma excelente oportunidade de usar o termo correto! Quem perdeu uma oportunidade foi você.
pessoas acima não entenderam a piada
Quando alguém diz que "o amor por outro alguém é latente" quer dizer que o amor está ali, mas ninguém consegue ver, nem mesmo o ser que ama. Está ali, mas oculto.
Afffffffffff...
Vc não entendeu nada!
Obrigado RUclips por indicar este canal.
EME
Magnífico. Sou português e sempre pensei que essas palavras e expressões tivessem um significado diferente no português falado no Brasil, neste sentido evitei "corrigir". Muito obrigado, espero que o seu canal seja mais visto por quem necessita de se corrigir.
Somos unidos pela história e pela língua, amigo português.
Lara Brenner, aula maravilhosa. Gratidão.
Um conteúdo riquíssimo que merece nosso apoio,deixe seu LIKE e COMENTÁRIO!
Obrigada Lara! ❤
Muito bom!!!!
Isso ajuda muitas pessoas que pretendem prestar concursos públicos, mas ainda que não tenham essa pretensão, ajuda muito também em quaisquer outros trabalhos e, evita que a pessoa passe vergonha falando erroneamente.
A única coisa que me espantou nesse vídeo, foi ver o celular sendo despencado sobre a mesa para dar o exemplo de cair 😅😅😂😂
😂😅 Tbm eu! Kkkk 😅😂
Tirando a brincadeira...aulas perfeitas!
A língua portuguesa é sensacional!!!...❤ ❤ ❤
O que mais encanta além de sua beleza é seu conhecimento! Parabéns pelo trabalho! Gratidão!
Maravilha de Aula, professora!!!
Muito didática....
Eu que adoro português, sou fã dessas professoras que trazem a público o Amor à Lingua Pátria.
EME
Gostei imensamente de sua forma simples (sem arrogância) de explicar. ❤
EME❤
O Brasil necessita de 100, distribuídas em todo País
ELA ABORDA, CLAREIA E DEFINE.
Melhor canal atualmente para ter conhecimento da língua portuguesa de uma forma didática e de explicação clara e precisa. Ótimo trabalho professora Lara
“… de uma forma didática e COM explicação…”
@@francis1961 Não há problema no uso desse "de". Aqui na informalidade pode-se usar o "de" no sentido de uma caracterização atribuída e não no sentido de composição. É uma expressão de sentimento e impressão, em vez de uma descrição literal. Podemos ler assim: o canal (ou a professora) é 'de' uma explicação clara e precisa, que chega dá prazer e vontade de ver mais. Ele personificou o canal, como quem fala de alguém, exemplos: João é 'de' uma esperteza grande. Quando Maria anda é 'de' uma fineza rara. Se fosse uma descrição, aí sim seria usando o "com": Maria anda 'com' uma fineza rara. Mas o 'de" é atribuindo ou ressaltando uma característica, um estilo, um jeito. Ou seja, não foi no sentido de descrever ou falar o que o canal contém, abrange, nem como ele é elaborado, mas sim no sentido de atribuir uma característica específica ao jeito como o canal é conduzido. O "erro" estaria na parte final, pois não foi usada a vírgula do vocativo: Ótimo trabalho, professora Lara.
@@areguno Releia o que foi escrito. Não se encaixa no que explicou.
@@francis1961 entendo sua indisposição e atitude defensiva, mas se encaixa demais! o resto já não é mais comigo, pois vai depender do teu repertório intelectual, não de mim... mas se veio apontar o suposto erro do outro, no mínimo tem que saber bastante para fazer isso e para conseguir entender outras análises (como a minha)
@@areguno Releia.
Fui tradutor por mais de 30 anos, tenho reparado que os artigos definidos e indefinidos estão desaparecendo talvez por influência externa. Na área de tecnologia, por exemplo, se encontra muito "mostrar impressora" em vez de "mostrar A impressora" ou "ocultar configuração" em vez de "ocultar A configuração" e assim por diante.
Parabéns pelo vídeo.
Q tipo de influência externa?
Nunca tinha reparado nisso e já logo acredito que identifiquei o problema: tradutores de softwares. Acho que o próprio Windows, da toda-poderosa Microsoft, tem estas duas frases acima destacadas. Aí não tem jeito, passamos décadas lendo errado, acostumamos com o errado.
@@gamerfx3466 "Q tipo de influência externa?"
O Inglês americano, hoje em dia não se traduz mais o sentido das palavras para o nosso idioma, tudo é traduzido literalmente como foi inclusive, demonstrado no vídeo.
No futebol quando o gol é anulado eles escrevem ou falam "Não gol" ao invés de escrever ou falar "Não foi gol".
Eu olho aquilo e acho tão estranho.
E concordo, penso que seja por causa de influências externas. Que é estranho é.
@@PedroK_93 A mesma coisa acontece com "gratidão". As pessoas não agradecem mais, apenas dizem "gratidão".
GOSTARIA de ter uma pessoa como você, professora, ao meu lado todos os dias.
Adorei você ter mencionado que diametralmente opostos estão opostos por 180 graus, vejo muita gente dizendo que a vida deu uma guinada de 360 graus, que pode ter deixado a pessoa zonza, mas não com o sentimento de uma correção de rota!
Também acho bem esquisito.
Até que enfim alguém vem a público revelar significados CERTEIROS para algumas palavras.Eu me sinto contemplado com este conteúdo.
EME
Por acaso, encontrei vc, cara professora. Eu sou um adepto da língua portuguesa bem falada e encontrar aqui no Brasil esse tipo de pessoas, preenche o meu ego. Parabéns.
Excelente comunicadora e professora! Ensina o português sem arrogância e de forma clara. Parabéns pelos vídeos!
Muito agradável a forma que Laura Brenner nos ensina a língua portuguesa!
EME
Que tom de voz agradável. Difícil ouvir uma aula com voz estridente! 🎉👏👏👏
Sempre me incomodo quando usam "assertivo" com o sentido de "certo". Adorei a sua explicação e, realmente, eu não lembrava dos enunciados de prova!
Sempre vale a pena aprender com quem sabe, porém o aprendizado flui mais prazerosamente quando a professora é simpática e tem excelente didática. Parabéns, fessora...
praticar boas leituras e assistir boas entrevistas ou depoimentos , ajuda muito no aprendizado de nossa amada e culta língua pátria . . .
“Descendência” x “ascendência” vejo as pessoas usando errado o tempo inteiro. Tipo: “eu tenho ‘descendência’ italiana”, mas querendo dizer que tem ascendência italiana.
Esse eu aprendi recentemente com o Renan do MBL, se não me engano.
Vida útil do celular diminuída com sucesso...
Aí o correto seria usar a palavra descendência no sentido "eu SOU descendente de italiano" né
Tenho ascendência italiana; Sou descendente de italianos.
@@ambientalistadedireita7063 quem, você?
Excelente aula, Lara. Essas coisas acontecem porque as pessoas querem falar "difícil" e usam palavras que não conhecem. A simplicidade é sempre a melhor opção. Outra csusa é a falta de leitura das pessoas. Ninguém mais lê livros e tem um vocabulário muito empobrecido.
Com certeza. Aprendi muito com a Revista Seleções, minha mãe era assinante e eu também. Tem a seção enriqueça seu vocabulário, é uma forma muito gostosa de aprender.
@@terezinhavendramini3356 eu também, Terezinha. Meu pai era assinante e continuo lendo até hoje, pois uma amiga assina e
me repassa. Mas hoje Seleções também caiu de cabeça na agenda WOKE e não vale mais a pena. É só lacração. Só leio, quando fico morgando na sala de espera de médicos, para o tempo passar mais rápido.
Esse canal é melhor do que qualquer streaming ❤ muito obrigada, professora
EME❤
assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade clara, objetiva e transparente, sem delongas, não fica dando voltas.
Não é o que diz o HOUAISS. Nenhuma das acepções do verbete corresponde a isso que foi dito.
A senadora "Leila do Vôlei, quando eleita, disse isto: "Vou trabalhar em detrimento do povo de Brasília". (Sic.) Como estamos vendo, o povo de Brasília está muito feliz!...
Ela, de fato, está cumprindo kkkk
Eu a vi cumprindo a promessa na CPI da Covid, perfilando se ao lado de renan calheiros, o sujo; oto alencar, o crápula; o Corsa Saltitante (se não souber quem é, por favor dê um Google); simone Zobaida tebet, a hipócrita. Leila é uma figura patética.
O pior é que ela não mentiu! 😬
😂😂😂😂😂
Eu lembro!
@@sidney7607Quem segue Olavo e Bolsonaro...
Excelente conteúdo! E como faz bem aos ouvidos um português bem falado!
O legal dessa lista é que ela prova que nem todo mal uso de uma palavra vem da ignorância pessoal, mas de um hábito ou costume coletivo movido pela falta de informação.
Boa observação, apenas atente ao mau uso, @GregLopesArt... mau nesse caso é adjetivo. Mal é advérbio: "eu mal uso meus óculos, só quando vou ao cinema, para ler as legendas". Espero que perdoe a minha presunção.
@@mariaclaudiafrancanogueira8977 Nenhuma presunção! Não vejo teu ato como o de alguém mau. A desatenção também deve ser combatida. Abraços.
Sim , com a aparição da TV e com tempo queda do nível em troca da Beleza , nos levou com erros e padrões a internet/ celular / influencer!?!? HUMMMM
Finalmente alguém falando do raio do "supor/presumir" q uma galera esqueceu q existia e usa "assumir" no lugar, me dá nervo! Obrigado por esclarecer essa e as outras palavras! 🎉
Que vídeo maravilhoso!!!!!! Sou professora de Português e adoraria ter tudo está ideia quando ainda lecionava. Evidentemente que conheço o significado de todas as palavras, mas ADOREI a aula! Parabéns!
Que bom ter te encontrado! Amo o nosso idioma e sempre estou em busca de conhecimento! Você é ótima! Obrigada!
1:45 passei por um episódio em que ao dizer à pessoa que eu era assertiva na minha comunicação, obtive a resposta: - Você ERRA pra caramba!! Fiquei sem palavras, pois a pessoa era uma professora de língua portuguesa. Fiquei olhando atônita, pois não acreditei estar ouvindo aquilo, daquela pessoa.
Bravo! Senhora possuidora do dom da palavra a qual é apanágio daquele que é sabedor. Sabedora e gosta de ensinar.
Lara, você é excelente comentarista, no Brasil Paralelo, que eu amo. Não sabia que, também é excelente professora de Português!! Você é maravilhosa!! parabéns. ❤
Fico feliz de ter achado o canal! Bem-vindo!
Uma expressão muito confundida hoje em dia é a "ao invés de" (ao contrário de), quando, na imensa maioria das vezes, deveria ser "em vez de" (no lugar de).
Perfeito exemplo de uma professora simples e didática sem lacrar como uma tal de Cíntia Chagas😊
A palavra “assertivo” deve ser a mais mal usada dessa lista. É raríssimo encontra-la bem empregada…
Certeira😀
O literalmente tá difícil de ver oi ouvir alguém empregando adequadamente.
Verdade
Gostaria que os influenciadores dos canais de arquitetura e decoração assistissem esse vídeo… a grande maioria diz “anti-bactericida”😅 Algumas vezes os corrigi delicadamente nos comentários e fui chamada de chata. Adorei o vídeo, felizmente nunca usei nenhuma dessas palavras de forma inadequada.
@@titamaria6377 😂 Anti_bactericida é uma puta falta de sacanagem!
Como aprender é maravilhoso!!! ❤
Hoje é o dia 24/12/2024, conheci seus vídeos às 20h e não parei de assistir até agora (23h). Acho que vou maratonar. Rs
Um vídeo da Anitta tem 781 milhões de visualizações. E o canal tem 17.7 milhões de inscritos. Um vídeo do Pablo Vitar tem 411 milhões de visualizações, e o canal tem 7.9 milhões de inscritos. Isso explica muito bem a situação do Brasil.
Sua comparação é tão precisa quanto dizer que, se num show da Anitta tem 200mil pessoas, numa aula de gramática também deveria ter.
São mundos diferentes, meu caro. Muito diferentes. Não é essa comparação que demonstra nossa situação.
E assim quem sabe com esse e o outro o BRASIL sai da cara e bundas e entre pra cérebro pensantes.
mermão nao viaja KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Só de ir lá perder tempo pra ver quantos seguem a anita, já mostra como você é chato. Eu não faço ideia quantas pessoas curtem tal artista. Faz o seu.
Obrigada 👍
Meu Deus! Meu Deus! Obrigado, professora! Até que enfim alguém abordou a questão das palavras "assertivo" e "assertividade". Eu queria que esse vídeo fosse visto por TODOS os brasileiros, pois são pouquíssimos os que usam essas palavras corretamente. Confesso que dói no mais fundo da minha alma ler ou ouvir despautérios como "fulano tem uma assertividade de 100%", querendo dizer "fulano acerta todas". Novamente, muito obrigado! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Você é operador de opçoes binárias.
ou apostador esportivo.
@@igorrocharibeiro1123 Nem um, nem outro. Apenas alguém que respeita nossa língua materna.
Sim, valeu a pena! Amei!!! Sou apaixonada pela língua portuguesa! Esses esclarecimentos foram de grande relevância!!! Gratidão!!!
Nossa já adorei o canal.
Eu sou intérprete de português e inglês no Japão. Moro aqui a 20 anos. A língua portuguesa é a minha ferramenta de trabalho. Então eu tenho a obrigação de usá-la corretamente. Muito obrigado pelo seu conteúdo. ❤
E eu há 61 anos.
Há 20 anos…
Moro aqui HA 20 anos
No caso do "haver" tenho apenas em quando escrevo que nada tem em "débito, crédito ou existente" de algo.
Elegância , inteligência . Sem personagem, sem arrogância.
2:42 A palavra "assertiva" (ele falou de forma assertiva), a galera usa no sentido de "certo", mas o sinônimo aqui eu diria que é "convicto (ou com convicção)".
Ex.: "Não fale de forma tão insegura. Seja mais assertivo" Ou seja: "Não fale de forma tão insegura. Seja mais convicto (ao falar)".
E nesse ex cabe também afirmativo (seguro, afirmativo, "proativo").
Vejo muitas pessoas empregarem “desapercebido” onde o certo é “despercebido“. “Desaparecido“ tem outro significado. Faltou essa 😉
Desapercebido tem siginficado de "desprevenido".
@@caracaes o significado certo, ao meu ver é desprovido de algo, sem recursos .
Boa. Essa é muito mal empregada.
Corretor te trolou
Existe desapercebido.
VIDEO EXUBERANTEMENTE FANTÁSTICO E ENRIQUECEDOR ! AVANTE ! PARABÉNS PROFESSORA !
04:00 Ok, a figurinista ajudou a escolher os figurinos certos para aquele desfile, ela faz escolhas muito certeiras. Porém como classificar a sequência de acertos seguidos? Na bolsa de valores falta um substantivo para definir o ato de acertar as operações financeiras de modo seguido. Quanto a ação de acertar e não quanto a pessoa que acerta. Não estaria faltando essa palavra na língua portuguesa? Já que acertividade não existe e a assertividade foi explicado no vídeo. Como definir em "uma palavra" o ato de acertar com frequência? De fazer escolhas certas com frequência. Não a pessoa ou a atitude (certeiro ou certeira), mas o ato de acertar frequentemente.
"certeiro"
A modinha do povo usar "assertivo" como ideia de "mais certo, mais acurado" e achar que está arrasando, é algo que me irrita profundamente.
Me irrita o que fizeram com a palavra narrativa, que usam como narração e isso está entre acadêmicos, doutores!!! pqp...sobre o latente eu escapei pq essa idiotia eu nunca ouvi...
Lara , por favor faca mais vídeos como esse.
Grata.
No próximo ela vai falar sobre o uso da palavra faca ao invés de faça. Rsrs
Kkkk. O senso de humor é contagiante! Provavelmente foi erro de digitação.
Faltou o clássico "faixa etária", onde até mesmo já vi utilizarem quando queriam se referir - pasmem - a um valor de produto!! "É nessa faixa etária de preço mesmo". Chega a doer os ouvidos kkkkkkk
Mas a gíria é desafiadora pra deixar todo mundo nas alturas. Vale muito os ensinamentos, mas o Brasil é 1000 🎉
No último exemplo, eventualmente, o interlocutor quis dizer que o curso estava prejudicando o seu trabalho ou que precisou se afastar do trabalho para realizar o curso. Logo, o emprego de "em detrimento de" estaria correto.
Foi exatamente isso que pensei kkk
Excelente vídeo. Sabia todas😊
Minha nossa, usai a palavra "latente" erroneamente a exaustão! Obrigado, Lara!
Sempre me dói o ouvido quando alguém fala que algo foi "de encontro". 99.99% das pessoas erram sempre
E eu ainda demoro para entender a pessoa usou errado. Mas, quando percebo da vontade de gritar.
Sinceramente,uma pessoa que está cursando o ensino médio não pode cometer esses deslizes gramaticais e para quem já tem ensino superior muito menos!
Me falta palavras trazer aqui e expressar o quanto é simplesmente sensacional e rico os seus conteúdos. Deus continue abençoando grandemente sua vida, família e os negócios.
A internet me irrita sempre que vejo alguém usando "ainda sim" ao invés de "ainda assim". Tô levando isso pra terapia. Um dia supero.
Nada "haver" 😂😂😂😂 essa é a q me irrita.
"Você vai vim?" Sempre me dá calafrios 😂 É VIR
@@Alice-iu7gx O "Você vai vim?" me incomoda menos pq dá pra perceber que é sintoma de uma população que não recebeu a devida atenção por parte da gestão da educação do país, além de parte disso passar despercebida, no coloquial, por ser herança de hábitos de fala de algumas regiões. Agora o "ainda sim" brotou na internet. O "ainda sim" me irrita, pq soa como alguém tentando parecer inteligente, afirmativo, culto, sagaz etc., usando uma expressão que, por usá-la, demonstra justamente o contrário.
@@saulovitor1443 Às vezes nem corrigindo o verbo a coisa melhora: um colega de trabalho avisando a secretária do departamento disse "amanhã eu vou não vim", que dando desconto levaria a uma primeira correção "amanhã eu vou não vir". O que não resolve nada pois tão impossível quanto "ir não indo" é "vir não vindo". Talvez ele devesse, no dia seguinte ir, já que disse "vou", só para avisar que "olha, eu não vim, viu?". E ir voltando sem ter vindo porque nós sabemos mesmo é que ele "não viria" (e nem faria falta!).
Outra que me dói é o uso de "perca" como substantivo, muito difundido pelas entrevistas no meio agrícola: com essa falta de chuva estamos estimando uma perca de uns 30% na produção. Perca esse vício de falar errado, deveria ser "... estimando uma perda de uns 30 %..".
@@rdsnunes Eu acho até divertido o "vou ir/vir". Tem uma margem pra usar com descontração. Prova disso é que sua explicação ficou divertida. E é até interessante a lógica da construção. O "vou" usado na intenção de agir. Então, "eu vou..." (ação), (fazer algo) "...ir". É quase o "olha só, pra ver!". "Olha só..." (veja), (pra perceber) "...pra ver".
Aprendi com uma professora universitária do curso de Letras (não sou de Letras) que a forma não importa tanto quando o conteúdo é passado precisamente. A regra gramatical não precisa ser levada à risca na hora de se comunicar, principalmente coloquialmente, desde que você consiga se fazer compreender. Os deslizes podem ser devidamente desconsiderados, até para não se criar uma percepção meio elitista e quase preconceituosa de um agente sobre outro.
Eu já fazia isso na prática, mas, essa visão ajudou a arrefecer na minha mente a vontade de fazer a pessoa perceber que havia uma correção a ser feita no que ela disse. Somado a isso, em algum momento vi alguém dizer que apontar um erro de fala/escrita, para a pessoa que recebe, é uma forma de aviltar contra ela. Não que ela racionalize sobre isso. O próprio mecanismo do cérebro/mente interpreta, automaticamente, como uma investida contra ele e se põe em modo de defesa, porquê, apontar uma falha na fala é apontar diretamente para a expressão da personalidade da pessoa. E esse tipo de correção, se não for bem feita e com o cuidado necessário, pode ter um efeito negativo, direto, tanto na relação entre as pessoas em questão, dependendo da relação, claro, quanto, acima disso, pode alimentar uma insegurança em uma das funções mais básicas e necessárias da mente/cérebro humanos ao convívio e sucesso social: A própria comunicação. "Se me sinto inseguro em como me apresento ao mundo, me sinto inseguro em ser eu." Isso vale, principalmente, pra crianças e adolescentes.
Dito isto, essa reflexão não impede que algumas expressões me irritem. Como é o caso do "ainda sim". Eu consigo controlar meu ímpeto a respeito dos vícios de linguagem coloquiais etc., etc., até porquê uso também. Ninguém vive num livro do Guimarães Rosa. Mas o "ainda sim" me pega numa veia de querer escrever "ainda assim" num taco de baseball e inserir o conceito na cabeça da pessoa pela via mais direta. Porque, da maneira que percebo, esse é um vício adquirido intencionalmente. Ninguém falava "ainda sim" até pouco tempo atrás. Isso viralizou na internet, somente. Então, em algum momento, o usuário do "ainda sim" teve a sacada "sagaz" que o "ainda sim" era mais correto, intelectual e, pelo que parece, autoafirmativo.
Deve ter um monte de erros no que escrevi até aqui, mas, ainda sim (rrrr), queria ter, constitucionalmente, o direito de aplicar a educação de impacto, pontual, em alguns navegantes da internet. Em todo caso, compreendo as deficiências históricas na educação brasileira. Só tô sendo babaca mesmo.
Aprenda a escrever textos que prendem a atenção do leitor.
Com o Texto Irresistível - Curso de Boa Escrita e Gramática Normativa -, você aprenderá o passo a passo para a redigir textos persuasivos, bem construídos e gramaticalmente corretos.
Clique no link abaixo e conheça!
larabrenner.com.br/texto-irresistivel-v2/?src=bio&
😅
No site Sinonimos.com.br diz que "assertivo" também é sinônimo de "certo" e "certeiro".
Pena que não tem no hotmart. Só uso essa plataforma .
Fale sobre o significado de "defeso" por gentileza, Lara?
Esse nosso potuguês é muito simples, com palavras totalmente (o que? Sei lá)kkk