Adorei o verbo “choramingar” ! Sou americano estudando português e “choramingar” é uma palavra nova para mim. È divertido dizer rápido . :) Gosto dos detalhes da pronúncia porque não quero soar americano quando falo português, e gosto muito de ouvir você falar. Muito obrigado por todos os seus videos.
É porquê ela é a única 😂 na verdade professoras falam assim, é realmente bonito 😊mas no Brasil tem muita pronúncia que eu acho nojenta 😂 por isso é bom saber escolher seu estilo logo de início.
Exceto palavras com o prefixo "trans": trânsito, transeunte, transação, transe, transição, intransitivo etc (obs.: quando o "s" é do termo seguinte, como em "transexual", som de /s/ msm).
No meu caso foi a única que eu também não sabia! Existe alguma outra palavra com X que tem som de Z em português? Não vale estrangeirismos... Quem conhece equipamentos de informática tem o exemplo da palavra Xeon, um modelo de processador da Intel.
Não é só a seu ver não, é o certo mesmo. Fortuito é adjetivo. O termo correto para manter o sentido que ele quis passar seria infortúnio (e não fortúnio, porque fortúnio se refere a algo fortuito,de modo que não faz sentido ser algo que impediria outra coisa de acontecer - semanticamente falando)
Bom dia, eu caindo de paraquedas no canal dando meu like e se escrevendo. Mesmo com 76 aninhos de idade, desejo aprender. Amo saber falar corretamente. Obrigada.
Pior que essa escrita, é ler alguém escrever "concerteza", quando deveria ser "com certeza!" O mundo digital e o ensino, inclusive de faculdades de 5a categoria, são responsáveis por essas e outras.
No caso de "casinhas geminadas" eu cresci ouvindo que significava que usavam a mesma parede para divisória das casas, (detalhe: o que se falava numa casa, ouvia-se na outra, por ter só uma parede dividindo), talvez para economia na construção, que eram chamadas como algo do tipo "parede-e-meia".
@@cintiacarlaferreira8226Mas não foi essa a justificativa dada aí termo pela professora; ela falou casas iguais, o wue não justificaria o termo geminadas.
Minha professora na escola primária , nos obrigava a encontramos cinco palavras no dicionário, como era difícil ! Mas essa busca , me fez um bem danado ; amo as palavras , e tenho cuidado em emprega-las no momento apropriado !
Muito bom: 1-subsídio, 2-choramingar (minha mãezinha, mesmo sendo de pouco estudo, antiga 4a.série, já pronunciava certo. E falava com a gente: "Pare de choramingar"!), 3-asterisco, 4-entretida, 5-reivindicar, 6-gratuito (circuito, fortuito, intuito), 7-inexorável (essa engana até juristas 😂😂), 8-perturbar (supermercado), 9-geminadas (de casas gêmeas) e 10-sobrancelha. Linda, Professora!🥰🥰🥰
Professora, muito obrigado por suas aulas. A Sra está prestando um serviço deveras importante para a sociedade brasileira. A língua é um dos pilares basilares para a definição de uma nação. Parabéns.
Muita gente fala errado rubrica, falando como se fosse proparoxítona. Fiquei esperando essa palavra. Certos verbos como designar e optar, quando conjugados, muitas pessoas pronunciam erroneamente. Mas foi muito bom. Obrigada!
Eu também esperei, ansiosamente, pela palavra rubrica. Que se pronuncia com a sílaba tônica "rubríca", ou seja, é paroxítona. Sempre ouço a pronúncia "rúbrica", que, enganosamente, soa como proparoxítona.
Recorde também tem muito da pronúncia errada. Basta saber a regra básica de que toda proaroxítona tem acento. Sempre ensino para alunos de quarto ou quinto ano.
Recorde provavelmente vem do francês "récord" (pron.: reCÓR). No inglês, como geralmente o acento tônico recai na 1ª sílaba, essa palavra é pronunciada RÉcord. Mas, o verrbo "gravar", em inglês, é pronunciado "riCÓRd".
Agora fiquei feliz. Pronuncio todas essas palavras da forma correta! 😃👏🏻👏🏻👏🏻 Na verdade, para mim foi uma surpresa saber que muitas pessoas pronunciam “choramingar” como “choromingar”. Onde eu moro, nunca ouvi desta forma, mas sempre da forma correta.
Eu Tenho 62 anos , e Nunca Ouvir Ninguém, é Também Nunca Falar a Palavra CHROMINGAR , Pra falar a Verdade , foi a Primeira Vez que ouvir esse Termo , Sempre Falei e Sempre ouvir Falar " CHORAMINGAR " . Aliás , a única Palavra das que Você Citou no Vídeo, a qual Eu Tinha DUVIDA , foi " SUBSÍDIO " . Grata pela Explicação !.
Senhora Graça, as palavras que a senhora escreveu com letra maiúscula, não estão corretas. Exemplo: Nunca, Ouvir, Ninguém, Também Nunca, Falar. Todas estas palavras que estão dentro do texto deveriam ser escritas com letra minúscula. As palavras só começam com letra maiúscula, se estão em começo de frase ou são nome próprio: pessoas, país, estado, cidade, por exemplo. Outra observação, é a verbo ouvir, onde a senhora usou de maneira incorreta. O correto, neste caso, seria escrever "ouvi". A palavra " dúvida" tem acento agudo na primeira sílaba. Aproveitei a classe da maravilhosa professora Lara para escrever-lhe estas observações, com a única motivação de ajudar. Todos nós cometemos algum erro, seja gramatical, acentuação, pontuação, parágrafo. Vivendo e aprendendo. O importante é seguir se esforçando para melhorar cada dia mais. Un abrazo desde España. 🇪🇸
O jeito que a Lara fala lembra minha mãe quando me dá esporro por algo que fiz. A entonação é igual kkk. Tudo bem, professora. Não irei errar mais essas palavras. Muito obrigada pelo vídeo. Tenho 16 anos e adoro aprender sobre a Língua Portuguesa assistindo ao seu canal.
Professora Lara , ❤️muito suas pilhas de livro . Depois a senhora poderia dar uma dica de livro , eu 💚comunicação escrita , tenho amigos de 75 / 80 anos eles adoram receber cartas sei que é um hábito antigo , mais os senhorzinhos e senhorinhas adoram . E mesmo entretida - o povo que usa no inglês entertainer, Vaz confusão com o inglês. professora , amaria , se um dia a senhora fugisse um pouco da pauta , correção do português . Adoraria que a senhora , fizesse uma pauta livros , a senhora deve ter um gosto ótimo - fico aqui viajando nos meus delírios . Quais os livros , serão essa montanha de livros , parecendo o salão do mago Merlin cheio de livros .
Amo ver os seus vídeos! Ensinas com tanta clareza, com tanta educação, mostras o quanto és culta, fina e sem arrogâncias. Muito obrigada, professora, pelo seu trabalho que é belíssimo 👏👏👏🙏
Muito bom o vídeo professora!! Massss....faltou falar da palavra RUBRICA!!! Todo mundo pensa que essa palavra é a única proparoxitona sem acento!! Kkkk
Adoro esta linda menina falar o meu Português, sou portuguesa tenho 77anos e fico triste ver a minha língua tão mal tratada. Principalmente por alguns portugueses, já não falo de alguns Brasileiros, coitados não tiveram bons professores escolares. Obrigada professora Lara,um grande Abraço desta sua Fã.
Como uma boa goiana que cresceu na roça, claro que tenho erros de pronúncia, mas na escrita, há 50 anos, a gente não passava de ano com os erros que vejo hoje em dia. Chega doer....😖 Meu português não é dos melhores depois de quase 40 anos na Europa e uma salada de línguas na cabeça, mas faço o meu melhor 😊😊😊😊
Aula fantástica e muito útil. E lembrei de algumas palavras cuja forma errada parece melhor do que a certa. Táubua, mortandela, cravícula, pírula e imbigo são melhores, mesmo incorretas!!! 😂😂😂 Parabéns pelo Canal, Professora!!! 🫶🏻🌹
E quando alguém escreve "concerteza", quando deveria ser "com certeza!" O mundo digital e o ensino, inclusive de faculdades de 5a categoria, são responsáveis por essas e outras. Conheço pessoas graduadas que escrevem isso com frequência.
Um assunto interessante sobre a PRONÚNCIA CULTA (cultivada) da 🇵🇹LÍNGUA PORTUGUESA🇧🇷 é a PRONÚNCIA de palavras como FORNO ou POVO, as quais, na primeira sílaba, devem ser pronunciadas, no MODO SINGULAR (FORNO, POVO), com o som do "o" fechado (ô), e, no MODO PLURAL (FORNOS, POVOS), com o som do "o" aberto (ó). 😉 Geralmente muitas pessoas estrangeiras demoram a pronunciar o MODO PLURAL dessas palavras corretamente. 😉
Interessante notar que nalgumas palavras, é pronunciado O (fechado) em ambos os casos. Ex.: bolso, bolsos. Algumas palavras têm pronúncia fechada no masculino e aberta no feminino. Ex.: porco, porca.
Parabéns você é excelente. Minha mãe era professora de Didática da Linguagem. Ela sempre pedia para nós consultar o dicionário de Caldas Aulete eram cinco volumes.
Sugestões pra parte dois: 1- Mortadela (e não mortandela) 2-Ontem (e não onti) 3- Imortalidade ( e não imortabilidade) 4- quem está ouvindo rádio ou qualquer outra coisa é um ouvinte (não ouvidor) 5- agiota (e não adiota) 6- cabeleireiro (não cabeleleiro)
@@larabrennerpelo amor de Deus! Bastante"s" está certo??? Não posso crer que a minha professora estava errada quando disse que essa grafia não existe 😢😢😢
Um jovem da minha família usava muito o antigo ORKUT. Quando ia falar "iogurte" ele falava "iorgute". Eu lhe falavva que ele estava confundindo iogurte com Orkut. hahaha
O mais difícil de saber é a pronúncia do "e" ou "o" aberto ou fechado. "Algôz" ou "algóz"? "Obsolêto" ou "obsoléto"? Antigamente, o acento diferencial (ou a falta dele) permitia saber. Hoje, só sabemos que aquele brinquedo em forma de gente é "bonéca", e não "bonêca", porque já ouvimos a palavra. Mas quando lemos uma palavra que nunca ouvimos, fica a dúvida ao pronunciar. Tudo porque aboliram o acento diferencial. A abolição do trema foi outra bobagem que dificultou a vida de quem quer falar corretamente.
Antes da reforma (não me refiro a esta última), a que foi feita aproximadamente em 1960, realmente acentuávamos demasiadamente. Até a palavra "toda" (ex.: toda a vida) era acentuada. Sabem por quê? Porque na Índia existe uma planta chamada TODA ( com "o" aberto). Aqui acentuavam-se as que tinham timbre FECHADO. Por isso, era chamado "acento diferencial de timbre". Quando eu estava nos primeiros anos de estudos, uma coisa que me deixava intrigado era que aprendi que as palavras que tinham acento agudo tinham pronúncia ABERTA, certo? Mas, as palavras TAMBÉM, NINGUÉM, ALGUÉM... Como se explicava?
@joelbenegh222 Concordo quanto à estranheza do acento agudo em "também", "alguém" etc. Talvez tenha uma explicação ligada à pronúncia dessas palavras em Portugal, onde o "ém" é mais aberto. Quanto ao acento diferencial, não acho que era demasiado. Acho que faz muita falta.
Adorei!!!! 👏🏽😍….Amo estudar português e me dá nervoso ouvir alguém falando errado do meu lado. Preciso me controlar pra não sair corrigindo todo mundo. 😄😄🫢🫢🙈🙈
Kkkkkk moro na cidade de Registro, SP. Já ouvi nordestinos pronunciarem Rezistro... ...e piadas como: _ quem nasce em Registro é Registrado? Já adiantei, antes que ouça de alguém novamente rsrsr
É muito bom saber que alguém está disposta a encinar principalmente a nossa língua que é tão difícil eu não tive estudo já estou com mais de 80 anos e ficou muito constrangida cuando sou corrigida por falar algo errado por isto vou te seguir com muito carinho muito obrigada por você esistir🙏🙏🙏🙏👍👍👍🥰🥰🥰💕💕🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Fico radiante quando vejo seu vídeo. É muito bom saber que a norma culta é ensinada e difundida na rede social... Eu aproveito para aprender 🙂 Abraço de Fortaleza
Bom dia !! Palavras que escuto aqui nos vídeos do YT... Cochão( colchão da cama) Falano ( falando)etc... Pessoas esclarecidas, estão a bastante tempo com o canal no YT e, Continuam fazendo o favor de falar errado assim. Tem vezes que ... fico muito chateada. Que bom que existe você, até que um dia, alguém que esclareça de uma vez por todas, bem direitinho , como se pronuncia as palavras ! Muito bom o vídeo ! Com certeza, assistirei a cada vídeo. Também cometo erros de grafia. Bjos 😘 ❤ ,
Muuuito grata pela aula! Inexorável foi uma surpresa de pronúncia pra mim - ainda tenho dúvidas para a palavra bauxita, vou procurar o dicionário. E o goianiense (moro aqui em Gyn há 22 anos) faz uma curiosa e inconfundível mistura do r retroflexo com o r aspirado - muito curioso! Mais ao sul de Goiás, o r fica mais puramente retroflexo, e mais ao nordeste de GO, o e se abre mais e o sotaque se mescla mais ao do baiano. Trabalhei anos percorrendo as estradas de Goiás e lidando com essa diversidade cujas sutilezas só o convívio permite perceber!
1_ subsídio
2_ choramingar
3_ asterisco
4_ entretida
5_ reivindicar
6_ gratuito
7_ inexorável (inevitável)
8_ perturbar / supermercado
9_ geminadas
10_ sobrancelha
Dessa lista eu ignorava apenas o choramingar.
Eu ignorava "inexorável "😮
De todas, só falava errado o "subsidiado" o inexorável vou continuar falando errado... me nego a mudar a pronuncia pomposa do X.😅
Brigantonio Luiz Andeiro 😂
A maioria fala iorgute ao invés de iogurte.
Adorei o verbo “choramingar” ! Sou americano estudando português e “choramingar” é uma palavra nova para mim. È divertido dizer rápido . :) Gosto dos detalhes da pronúncia porque não quero soar americano quando falo português, e gosto muito de ouvir você falar. Muito obrigado por todos os seus videos.
Se você não usou corretor, está escrevendo muito bem.
whining, stop whining..
@@tsz5868rsrsrs
É porquê ela é a única 😂 na verdade professoras falam assim, é realmente bonito 😊mas no Brasil tem muita pronúncia que eu acho nojenta 😂 por isso é bom saber escolher seu estilo logo de início.
@@VBSVIDEO Verdade. Lendo o que ele escreveu, tive até a impressão de "ouvir" a correta pronúncia de cada frase. 😂
Parabéns!!
Nunca escutei ninguém falar choromingar, até fiquei surpresa q exista gente q pronuncie errado.
Pior que eu sou uma delas.
Duas.
Nem eu.
Nem eu😂
eu também 😅 mas infelizmente tem de tudo rsrsrs
Como sou do tempo em que os professores ensinavam o que devia ser ensinado, gabaritei no seu teste!
Sim, bons professores " naquele tempo".
Eu sou professora aposentada, acertei todas.
Também acertei todas.
O Inexorável eu falava errado.
Também achei fácil....
... não sei se curti mais a aula, a árvore ou a pilha de livros... 👏👏👏
Os móveis, a área verde, as cadeiras...
Kkkkkk
Cenário de inteligência artificial.
Q pena saber q é cenário de IA. Adorei a mesa de livros, já pensei:"tá rolando uma mudança!" Ah, a mente humana... 😊
Eu curti tudo. ❤❤
@@aldamarianapolitanosanchez4423Não tem nada de IA. Hahaha É minha casa e é de verdade.
Subsídio... só lembrar que o S só vai ter som de Z quando estiver entre vogais: casa, asa, brasa, asilo, Brasil ... etc
👍👍👍👍
Por este motivo dei o nome de minha segunda filha de Andresa. E alguém escreve corretamente? 😩
Exceto palavras com o prefixo "trans": trânsito, transeunte, transação, transe, transição, intransitivo etc (obs.: quando o "s" é do termo seguinte, como em "transexual", som de /s/ msm).
Mas em alguns casos ele também tem som de Z, como em "obséquio"
Quando descobri que inexorável pronuncia-se "inezorável", a palavra perdeu metade do seu antigo encanto.
Kkkkkk
Essa foi a única q eu falava errado e quase não acreditei q o X pudesse ter esse som de Z.
Perdeu o encanto total 😮
Rsrsrs, comigo aconteceu o mesmo! Pra mim, foi uma surpresa
No meu caso foi a única que eu também não sabia! Existe alguma outra palavra com X que tem som de Z em português?
Não vale estrangeirismos... Quem conhece equipamentos de informática tem o exemplo da palavra Xeon, um modelo de processador da Intel.
@@wsrocky Exílio!
@@rogeriomonteiro760 depois eu pensei um pouco, tem "exato" e suas variações também.
Eu fiz um circuito, com intuito de ser gratuito, mas houve um fortuito.
A meu ver, o "fortuito" aqui precisa de um substantivo. Então seria "houve algo (um acontecimento por exemplo) fortuito".
Não é só a seu ver não, é o certo mesmo. Fortuito é adjetivo. O termo correto para manter o sentido que ele quis passar seria infortúnio (e não fortúnio, porque fortúnio se refere a algo fortuito,de modo que não faz sentido ser algo que impediria outra coisa de acontecer - semanticamente falando)
Adorei😂
Professora MARAVILHOSA
Inexorável, unica que pronunciava de forma errada😮
eu tambem
Professora Lara, como é bonito ver a nossa língua portuguesa cultuada e bem falada. Parabéns pelo serviço à nação.
Grata eu ameiiiiii
Bom dia, eu caindo de paraquedas no canal dando meu like e se escrevendo. Mesmo com 76 aninhos de idade, desejo aprender. Amo saber falar corretamente. Obrigada.
Que maravilha! ❤
É "inscrevendo", tá?!
Sempre pronunciei “inexorável” de maneira errônea, muitíssimo obrigada pelo vídeo, Lara, nunca mais errarei!
Eu também sempre pronunciei errado.
Que vergonha!!
Inexorável vou continuar falando errado, pois me nego a mudar a pronuncia forte e pomposa do X.😁
@@flavio.almeida acho que é a mesma regra do exigente, exógeno, entre vogais...porque em excelente, explicativo, extraordinário..tem som de s
@@VasodoOleiroEleonaranão estou duvidando, só estou dizendo que é muito mais legal falar "inequissorável" ... rs
Eu acredito que as pessoas faziam alguma ligação com a palavra "nexo", daí o erro.
Me surpreendi no INEXORÁVEL! Vejo com frequência nos comentários, escreverem MAIS, quando é MAS...
Isto me entristece.
Pior que essa escrita, é ler alguém escrever "concerteza", quando deveria ser "com certeza!" O mundo digital e o ensino, inclusive de faculdades de 5a categoria, são responsáveis por essas e outras.
Nossa, acho que nunca se escreveu tão mal em português como nos tempos atuais. Muito triste. Quase ninguém pontua, acentua.
Tão difícil ler textos assim, cansa demais
O pior é quando escrevem: mim ajuda!
@@karinovsky "COM SERTEZA, DEVOGADO, ESCRITO NO CANAL, AUMOSSO, SOUVETE, VERIADOR," ETC.
Obrigado, não posso chamar isso de dica, foi ensinamento mesmo.
Eita descobri agora que pronunciava errado subsídio e inexorável. Obrigado pelo vídeo. 😅
Eu também, obrigada.
Direta ao assunto, sem rodeio. Pronuncia clara. Vale cada minuto.
No caso de "casinhas geminadas" eu cresci ouvindo que significava que usavam a mesma parede para divisória das casas, (detalhe: o que se falava numa casa, ouvia-se na outra, por ter só uma parede dividindo), talvez para economia na construção, que eram chamadas como algo do tipo "parede-e-meia".
Eu também!
Obrigado pela explicação!
Mas as casas geminadas são assim mesmo. São iguais e dividem a parede entre elas. 😊
@@cintiacarlaferreira8226Mas não foi essa a justificativa dada aí termo pela professora; ela falou casas iguais, o wue não justificaria o termo geminadas.
Por falta de uso, nunca me preocupei com a pronúncia da palavra "inexorável". Muito obrigada.
Ah mas é uma bela palavra...como "escalafobético" que eu usei um dia e me perguntaram se eu era fã de um comediante que nunca tinha ouvido falar.
@@tsz5868 , Tive a mesma experiência que você. "Neurastênico", também aparecia dentro de uma canção. Abraço.
Faça uma série dessas, Lara, porque tem muito mais palavras que geram dúvida. Meus filhos gostam muito.
E pior é quando dizem "rública".
Lara, o seu tato para com a linguagem é inexplicável. É dom! Uma verdadeira inspiração...
Minha professora na escola primária , nos obrigava a encontramos cinco palavras no dicionário, como era difícil ! Mas essa busca , me fez um bem danado ; amo as palavras , e tenho cuidado em emprega-las no momento apropriado !
Muito bom: 1-subsídio, 2-choramingar (minha mãezinha, mesmo sendo de pouco estudo, antiga 4a.série, já pronunciava certo. E falava com a gente: "Pare de choramingar"!), 3-asterisco, 4-entretida, 5-reivindicar, 6-gratuito (circuito, fortuito, intuito), 7-inexorável (essa engana até juristas 😂😂), 8-perturbar (supermercado), 9-geminadas (de casas gêmeas) e 10-sobrancelha. Linda, Professora!🥰🥰🥰
Professora, muito obrigado por suas aulas. A Sra está prestando um serviço deveras importante para a sociedade brasileira. A língua é um dos pilares basilares para a definição de uma nação. Parabéns.
Pensei que fossem palavras diferentes, mas me deparei com palavras simples, sem dificuldade nenhuma!
Muita gente fala errado rubrica, falando como se fosse proparoxítona. Fiquei esperando essa palavra. Certos verbos como designar e optar, quando conjugados, muitas pessoas pronunciam erroneamente. Mas foi muito bom. Obrigada!
Eu também esperei, ansiosamente, pela palavra rubrica. Que se pronuncia com a sílaba tônica "rubríca", ou seja, é paroxítona. Sempre ouço a pronúncia "rúbrica", que, enganosamente, soa como proparoxítona.
Recorde também tem muito da pronúncia errada. Basta saber a regra básica de que toda proaroxítona tem acento. Sempre ensino para alunos de quarto ou quinto ano.
Também sou de Goiás, Goiânia, aliás. E duas dessas eu errava ainda: inexorável e subsídio. Obrigada!!
Que professora de português mais querida!♥️ uma fofa!
Adorei o vídeo, a maioria dos brasileiros falam errado e nao lêem o que sjuda muito na escrita e pronúncia.
Parabéns 👏👏👏👏
Ideraldo, de Paciência, Rio, RJ.
Poxa... Fiquei esperando "recorde", quanto a tonicidade, pois esse erro é recorrente!
Parabéns, mais uma vez!
Recorde provavelmente vem do francês "récord" (pron.: reCÓR). No inglês, como geralmente o acento tônico recai na 1ª sílaba, essa palavra é pronunciada RÉcord. Mas, o verrbo "gravar", em inglês, é pronunciado "riCÓRd".
Pra não errar o "recorde", há muito tempo, eu associei com a TV Record. A pronúncia é a mesma, só acrescentando o "E", no final.
Agora fiquei feliz. Pronuncio todas essas palavras da forma correta! 😃👏🏻👏🏻👏🏻
Na verdade, para mim foi uma surpresa saber que muitas pessoas pronunciam “choramingar” como “choromingar”. Onde eu moro, nunca ouvi desta forma, mas sempre da forma correta.
Nunca ouvi "choromingar" na vida
Falava todas corretamente. Fiz Letras há 30 anos. 😊
Falo todas corretamente e estudei para outra área😂
Adorei,só sobrei no inexorável,kkkkkk.É um alìvio ouvir alguém falar corretamente .Gratíssima cara mestra!!!!!!
Amém. Um raio de luz em meio a tanta escuridão. 😊
Eu Tenho 62 anos , e Nunca Ouvir Ninguém, é Também Nunca Falar a Palavra CHROMINGAR , Pra falar a Verdade , foi a Primeira Vez que ouvir esse Termo , Sempre Falei e Sempre ouvir Falar " CHORAMINGAR " . Aliás , a única Palavra das que Você Citou no Vídeo, a qual Eu Tinha DUVIDA , foi " SUBSÍDIO " . Grata pela Explicação !.
Senhora Graça, as palavras que a senhora escreveu com letra maiúscula, não estão corretas. Exemplo: Nunca, Ouvir, Ninguém, Também Nunca, Falar. Todas estas palavras que estão dentro do texto deveriam ser escritas com letra minúscula.
As palavras só começam com letra maiúscula, se estão em começo de frase ou são nome próprio: pessoas, país, estado, cidade, por exemplo.
Outra observação, é a verbo ouvir, onde a senhora usou de maneira incorreta. O correto, neste caso, seria escrever "ouvi".
A palavra " dúvida" tem acento agudo na primeira sílaba.
Aproveitei a classe da maravilhosa professora Lara para escrever-lhe estas observações, com a única motivação de ajudar.
Todos nós cometemos algum erro, seja gramatical, acentuação, pontuação, parágrafo. Vivendo e aprendendo. O importante é seguir se esforçando para melhorar cada dia mais.
Un abrazo desde España. 🇪🇸
Janjismo
@@soysusi-srs Obrigado. Ainda não entendo de onde apareceu essa moda de infinitivos no meio de qualquer frase.
@@soysusi-srs Todos podem errar, e você errou. Errou feio em "a verbo".
Uma pessoa de 62 pode ser traída pelo teclado de um dispositivo.
Avalie.
Eu já ouvi pior : "chorUmingar"!
Fiquei inex'z'oravelmente chocaaaada! Obrigada por nos ajudar! ❤❤❤❤
O jeito que a Lara fala lembra minha mãe quando me dá esporro por algo que fiz. A entonação é igual kkk. Tudo bem, professora. Não irei errar mais essas palavras.
Muito obrigada pelo vídeo. Tenho 16 anos e adoro aprender sobre a Língua Portuguesa assistindo ao seu canal.
Haha! Adorei.
Professora Lara , ❤️muito suas pilhas de livro . Depois a senhora poderia dar uma dica de livro , eu 💚comunicação escrita , tenho amigos de 75 / 80 anos eles adoram receber cartas sei que é um hábito antigo , mais os senhorzinhos e senhorinhas adoram . E mesmo entretida - o povo que usa no inglês entertainer, Vaz confusão com o inglês. professora , amaria , se um dia a senhora fugisse um pouco da pauta , correção do português . Adoraria que a senhora , fizesse uma pauta livros , a senhora deve ter um gosto ótimo - fico aqui viajando nos meus delírios . Quais os livros , serão essa montanha de livros , parecendo o salão do mago Merlin cheio de livros .
Amei. Sou amante da língua portuguesa. ❤❤❤❤❤❤
Amo ver os seus vídeos! Ensinas com tanta clareza, com tanta educação, mostras o quanto és culta, fina e sem arrogâncias. Muito obrigada, professora, pelo seu trabalho que é belíssimo 👏👏👏🙏
Obrigada! Aprendi a pronúncia correta da palavra "inexorável".
Excelente professora! Muito carismática e simpática.. conheci através do rosário do Frei Gilson, e não paro de acompanhá-la.
Aprendi a pronunciar corretam mais duas palavras: Subsídio e Inexorável. Obrigado, grande mestra. Além de bela, é muito culta e simpática. Parabéns ❤
Não sabia de 2: subsídio + geminadas! Gratidão! Adorei!
Eu não sabia de subsídio e inexorável.
Ainda bem que eu escrevo, e pronuncio às 10 palavras de maneira correta. A professora Lara sabe muito de gramática.
Muito bom o vídeo professora!! Massss....faltou falar da palavra RUBRICA!!! Todo mundo pensa que essa palavra é a única proparoxitona sem acento!! Kkkk
eu sempre falo ela proparoxítona como protesto, odeio a pronúncia original
Verdade
boa tarde professora. Parabéns pelo vídeo. Ponha mais. A maior parte já proniciava corretamente.
Muito bom. Nunca é tarde para aprender. Obrigado. Abraços de Joinville SC.
Adoro esta linda menina falar o meu Português, sou portuguesa tenho 77anos e fico triste ver a minha língua tão mal tratada. Principalmente por alguns portugueses, já não falo de alguns Brasileiros, coitados não tiveram bons professores escolares. Obrigada professora Lara,um grande Abraço desta sua Fã.
*Gratitud, Muchas Bendiciones* 🇧🇷 📖 🙌
Inexorável!!!!!! Sempre falei errado e sempre ouvi falarem errado também. Já ganhou um inscrito.
Como uma boa goiana que cresceu na roça, claro que tenho erros de pronúncia, mas na escrita, há 50 anos, a gente não passava de ano com os erros que vejo hoje em dia. Chega doer....😖 Meu português não é dos melhores depois de quase 40 anos na Europa e uma salada de línguas na cabeça, mas faço o meu melhor 😊😊😊😊
❤
LINDA, INTELIGENTE E COMPETENTE !
Aula fantástica e muito útil. E lembrei de algumas palavras cuja forma errada parece melhor do que a certa. Táubua, mortandela, cravícula, pírula e imbigo são melhores, mesmo incorretas!!! 😂😂😂
Parabéns pelo Canal, Professora!!! 🫶🏻🌹
Sim, célebro também
@@raqueltoyofuku6130 😂😂😂😂😂😂
@@rafaellemos3221, sério? Os gostos são muito diferentes mesmo! Eu já acho as formas erradas horríveis. 😂😂
@@NMG1985, 😂😂😂😂
Não concordo com vc. Acho horríveis.
Obrigado professora.
Aprendi palavras que eu pronunciava e escrevia errado.
Boa noite! Dessas, a única que eu pronunciava errado era a palavra INEXORÁVEL. Foi surpresa, eu pensava que ela tivesse o som de X. Obrigada! 👏😘
Você quer dizer som de "cs", né? O que é engraçado é que a maioria que usa essa palavra acha que está abafando, mas pronuncia errado.
Amei suas explicações.
Eu amo a língua portuguesa e gosto de saber falar as palavras corretamente.
Obrigada.
E quando alguém escreve "concerteza", quando deveria ser "com certeza!" O mundo digital e o ensino, inclusive de faculdades de 5a categoria, são responsáveis por essas e outras. Conheço pessoas graduadas que escrevem isso com frequência.
Parabéns, Lara pelas orientações da Língua Portuguesa.
Um assunto interessante sobre a PRONÚNCIA CULTA (cultivada) da 🇵🇹LÍNGUA PORTUGUESA🇧🇷 é a PRONÚNCIA de palavras como FORNO ou POVO, as quais, na primeira sílaba, devem ser pronunciadas, no MODO SINGULAR (FORNO, POVO), com o som do "o" fechado (ô), e, no MODO PLURAL (FORNOS, POVOS), com o som do "o" aberto (ó). 😉 Geralmente muitas pessoas estrangeiras demoram a pronunciar o MODO PLURAL dessas palavras corretamente. 😉
Interessante notar que nalgumas palavras, é pronunciado O (fechado) em ambos os casos. Ex.: bolso, bolsos.
Algumas palavras têm pronúncia fechada no masculino e aberta no feminino. Ex.: porco, porca.
Estrangeiros merecem sofrer tanto quanto nós kkkkkkkk....
Olá, Lara . Meu nome é jilmar,moro no estado de São paulo.mas, estou sempre acompanhando suas aulas , porque preciso aprender mais com voce.
Parabéns. Quanto à palavra "supermercado", algumas vezes ouço uma pronúncia sem o primeiro "r", algo como: "supemercado".
Eu faço isso
Parabéns você é excelente. Minha mãe era professora de Didática da Linguagem. Ela sempre pedia para nós consultar o dicionário de Caldas Aulete eram cinco volumes.
0:22 Muito obrigado. Descobri agora mesmo que minha filha de 15 anos falava subsídio com som de z. Agora não mais.🎉
Linda, culta e maravilhosamente encantadora. Parabéns !
Muitos jornalistas e comunicadores pronunciam erradamente a palavra recorde.
Ótimo ensinar e corrigir os erros comuns que falamos e ouvimos.Parabéns!
Sugestões pra parte dois:
1- Mortadela (e não mortandela)
2-Ontem (e não onti)
3- Imortalidade ( e não imortabilidade)
4- quem está ouvindo rádio ou qualquer outra coisa é um ouvinte (não ouvidor)
5- agiota (e não adiota)
6- cabeleireiro (não cabeleleiro)
"Cadê" e sim onde está?
7- Quatorze ou Catorze (e não cartoze)
8- Iogurte (e não iorgute)
Obrigado professora.
Choramingar e geminada eu errava sempre.😊
Ótimos e úteis ensinamentos! Obrigada, Lara, por nos presentear com sua vasta gama de conhecimentos sobre a nossa querida língua portuguesa.
6:20 essa me pegou
Adorei!
Gostaria qye você fizesse um vídeo sobre palavras que tem sons abertos ou fechados, como: bodas, joanete, pego, etc
(09:00) "...bastante*s* pessoas." Fale sobre o emprego dessa palavra, por favor. Bjs❤❤
ela é sinônima de “muitas”, trata-se de um pronome indefinido e por isso deve ir para o plural normalmente.
Adorei, é uma verdadeira aula de português. Zezé ❤
@@larabrennerpelo amor de Deus! Bastante"s" está certo??? Não posso crer que a minha professora estava errada quando disse que essa grafia não existe 😢😢😢
@@guilhermeverdandacosta347 Sim rs!
Obrigada pela aula maravilhosa, Laura! Sempre a assisto na BP, sou assinante. 💚💛🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷💛💚
Ainda tem o famoso "iorgute"
Um jovem da minha família usava muito o antigo ORKUT. Quando ia falar "iogurte" ele falava "iorgute". Eu lhe falavva que ele estava confundindo iogurte com Orkut. hahaha
Laura, você é ótima.
1:33 nunca ouvi alguém falando dessa forma, fiquei surpresa.
Sou espano-falante nata e estou estudando o português no seu todo e, é tão sublime ouvir palavras e frases na forma correta, que fico.🥹🫠
O mais difícil de saber é a pronúncia do "e" ou "o" aberto ou fechado. "Algôz" ou "algóz"? "Obsolêto" ou "obsoléto"? Antigamente, o acento diferencial (ou a falta dele) permitia saber. Hoje, só sabemos que aquele brinquedo em forma de gente é "bonéca", e não "bonêca", porque já ouvimos a palavra. Mas quando lemos uma palavra que nunca ouvimos, fica a dúvida ao pronunciar. Tudo porque aboliram o acento diferencial. A abolição do trema foi outra bobagem que dificultou a vida de quem quer falar corretamente.
Antes da reforma (não me refiro a esta última), a que foi feita aproximadamente em 1960, realmente acentuávamos demasiadamente. Até a palavra "toda" (ex.: toda a vida) era acentuada. Sabem por quê? Porque na Índia existe uma planta chamada TODA ( com "o" aberto). Aqui acentuavam-se as que tinham timbre FECHADO. Por isso, era chamado "acento diferencial de timbre".
Quando eu estava nos primeiros anos de estudos, uma coisa que me deixava intrigado era que aprendi que as palavras que tinham acento agudo tinham pronúncia ABERTA, certo? Mas, as palavras TAMBÉM, NINGUÉM, ALGUÉM... Como se explicava?
@joelbenegh222 Concordo quanto à estranheza do acento agudo em "também", "alguém" etc. Talvez tenha uma explicação ligada à pronúncia dessas palavras em Portugal, onde o "ém" é mais aberto. Quanto ao acento diferencial, não acho que era demasiado. Acho que faz muita falta.
Adorei!!!! 👏🏽😍….Amo estudar português e me dá nervoso ouvir alguém falando errado do meu lado. Preciso me controlar pra não sair corrigindo todo mundo. 😄😄🫢🫢🙈🙈
Eu também. Acho que tenho TOC com língua portuguesa.😂
@ desse jeito 😄
Inexorável sempre pronunciei ‘inecsoravel’. Acredito que até possa ser aceito atualmente.
Sou cubana moro aqui no Brasil há um ano e 6 meses, eu amo falar corretamente, por isso gosto muito de seus vídeos.
Senti falta de registro que MUUUUITA gente pronuncia "rezistro".
Nota: em Portugal, escreve-se e pronuncia-se REGISTO.
Só no nordeste fala rezistro
nunca ouvi falar rezistro kkk
Nossa, tive uma professora de contabilidade que falava rezistro. E têm MUITOS "rezistros" na contabilidade...
Kkkkkk moro na cidade de Registro, SP. Já ouvi nordestinos pronunciarem Rezistro...
...e piadas como: _ quem nasce em Registro é Registrado? Já adiantei, antes que ouça de alguém novamente rsrsr
Parabéns pela forma didática na abordagem do tema!
Você, aos 13 segundos, fala 'milhor' em vez de melhor.
Amei s explicações! sempre quis encontrar esses conteúdos, obrigada e parabéns!
Faltou a palavra "ruim", que a maioria diz "rÚim".
É muito bom saber que alguém está disposta a encinar principalmente a nossa língua que é tão difícil eu não tive estudo já estou com mais de 80 anos e ficou muito constrangida cuando sou corrigida por falar algo errado por isto vou te seguir com muito carinho muito obrigada por você esistir🙏🙏🙏🙏👍👍👍🥰🥰🥰💕💕🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Você é o máximo Lara , te acompanho sempre na Brasil Paralelo , te admiro muito
Beleza de aula, parabéns! De fato já me serviu... Inexorável eu não pronunciava corretamente.
Vou divulgar seu trabalho!
Parabéns, ótima aula de português corretamente 👏👏🤩😍👍👍
👏 Amei! Extremamente útil e necessário.
Excelente! Gostei dela , do sofá e dos livros.
Adoro seus videos. Tem outras professoras na internet que posam também como conselheiras de tudo, como se soubessem tudo e tivessem resposta a tudo.
Vc é maravilhosa!!!! Que maravilha,vou aprender muito!!!
Fico radiante quando vejo seu vídeo. É muito bom saber que a norma culta é ensinada e difundida na rede social...
Eu aproveito para aprender 🙂
Abraço de Fortaleza
Parabéns. Já me inscrevi. Ajude-nos sempre! 🎉🎉
Parabéns Lara pelo canal, e pelas explicações.
Bom dia !!
Palavras que escuto aqui nos vídeos do YT...
Cochão( colchão da cama)
Falano ( falando)etc...
Pessoas esclarecidas, estão a bastante tempo com o canal no YT e, Continuam fazendo o favor de falar errado assim. Tem vezes que ... fico muito chateada.
Que bom que existe você, até que um dia, alguém que esclareça de uma vez por todas, bem direitinho , como se pronuncia as palavras !
Muito bom o vídeo !
Com certeza, assistirei a cada vídeo. Também cometo erros de grafia.
Bjos 😘 ❤
,
Inexorável, eu errava 😢... não errarei mais; obrigada ❤
Muuuito grata pela aula! Inexorável foi uma surpresa de pronúncia pra mim - ainda tenho dúvidas para a palavra bauxita, vou procurar o dicionário. E o goianiense (moro aqui em Gyn há 22 anos) faz uma curiosa e inconfundível mistura do r retroflexo com o r aspirado - muito curioso! Mais ao sul de Goiás, o r fica mais puramente retroflexo, e mais ao nordeste de GO, o e se abre mais e o sotaque se mescla mais ao do baiano. Trabalhei anos percorrendo as estradas de Goiás e lidando com essa diversidade cujas sutilezas só o convívio permite perceber!