Como septuagenário que sou, e ávido leitor de tudo o que ocorreu com a EMBRAER, só posso aplaudir de pé tudo quanto foi produzido por essa empresa brasileira fundada por este Bauruense OZIRES SILVA, maiúsculo brasileiro! Parabéns a todos os engenheiros que o sucederam e parabéns a todos os coadjuvantes deste sucesso!
Sou fã do engenheiro Osires Silva. Um visionário e líder brasileiro que fez toda a diferença nessa história toda. Estudei no ITA e trabalhei na Embraer nos anos 80 e 90, sendo testemunha da luta que foi, e continua sendo, fazer isso tudo tendo como pano de fundo a realidade brasileira
Se não usarmos sistemas e motores estrangeiros, só servem pra cabide. Ou investimos em pesquisa e tecnologia ou seremos eternamente dependentes de países estrangeiros
A EMBRAER é indiscutivelmente um dos maiores orgulhos brasileiros. Obrigado Sr. OZIRES SILVA, o Brasil aplaude de pé sua garra, força, sua confiança no País e nos seus funcionários , sua visão de futuro que hoje e nos anos vindouros vamos continuar a colher!! Obrigado Lito por nos mostrar tudo!
Mas a embraer é uma MONTADORA e não controla toda a cadeia de produção. Depende do fornecimento de componentes vindos de outros países. Sendo assim, ela não tem autonomia para vender aviões . Depende da autorização dos americanos. Isso já aconteceu. Quis vender o super tucano para a Venezuela e os americanos vetaram.
Lembrando que os EMBRAER são dependentes de Aniônicos de fora , os Russos e Chineses sabiamente estão querendo ficarem independentes , torço pra que consigam
Parabéns para a Embraer, só assim nós percebemos como é necessário conhecimento e tecnologia para produzir um avião que possa atender todas as normas necessárias.
Seu comentário final, sobre Embraer deixa todos nós Brasileiros cheios de orgulho. Tomara que saibamos preservar as joias da Coroa e não matar nossos diferenciais.
A Embraer é prova que o país gera ótimas "cabeças pensantes", infelizmente exportamos boa parte do que temos de melhor. Seu trabalho me ajudou enquanto eu estava no período mais difícil da minha vida, parabéns!
Embraer por mais esforçada que seja ainda depende de componentes e expertise de parceiros internacionais. Nós não fabricamos os motores para nossas aeronaves.
@@heliodeangelis poisé cara... Temos um país sem incentivo para pesquisas, alta carga tributária, burocracia, muitos direitos trabalhistas e baixos salários -
Wernher von Braun e sua equipe de projetistas da V-2 foram todos levados pros USA , adivinha quem eram os cérebros por trás dos APOLOS e toda a aquela "foguetaida" , e ai ???
Gostaria de ver um vídeo do.lito tratando de UTI aérea Seria exclusivo esse temae nunca vi no yt ou qualquer lugar. Sou Enfermeiro e trabalho nessa área de transporte. # @ fica dica aerolito
Tem um vídeo no aviões e Cia mostrando um Learjet 35 se não me engano, UTI, mas só mostrando o interior... Vi um outro certo dia de um Piper Saratoga também mas não lembro muito bem, é escasso mesmo o conteúdo...
A Embraer realmente deve ser motivo de muito orgulho para os Brasileiros...dominar o ciclo completo de projeto e fabricação de aviões, pouquíssimos países no mundo dominam essa área, tanto que até a Boeing tá caçando gente aqui no Brasil e isso devemos ao Militares e a Oziris Silva que tiveram visão de Futuro ao começar não só a Embraer como o ITA que é quem forma as mentes por trás desses aviões.
Ciclo completo de montagem, né? Pois os aviônicos de painel, manche, computadores de bordo, sensores, bombas hidráulicas e de combustível, motores e até assentos, são fabricados em outros países. E as partes em composite são fabricadas em Évora, Portugal.
@@carlosmendes3472 Amigo...normal, nesse meio é assim mesmo...ou você acha que Airbus é tudo francês e Boeing é tudo americano??, o Beluga ou o Dreamlift servem pra quê?...até da Austrália e do Japão os caras recebem componentes para montar os aviões...
@@giulianorufino9114 Na Boeing e na Airbus tem peça estrangeira sim, a diferença é que eles tem um fabricante opcional no seu próprio país, evitando assim qualquer tentativa de sanções de um país na produção deles. Se numa hipótese a Inglaterra proibe a Boeing de comprar motores Rolls Royce, ninguém pode proibir a Boeing de comprar da P&W americana, está dentro de casa, e vice versa pra Airbus. Já a Embraer se for proibida pelos EUA ou Europa de obter algum componente de fora, qual é nosso plano B? Não existe, estamos dependentes de tecnologia estrangeira e do bom humor de governos. Sob um ponto de vista estratégico isso é péssimo.
Impressionante o conteúdo apresentado pelo Lito. É muito raro encontrar vídeos com essa qualidade sobre qualquer assunto. E sem enrolação, nem laraiá. Parabéns aos autores/produtores deste canal.
Bem, de avião não entendo nada, mais tenho uma história que fala de China/Brasil e calçados. Lá pelo final da década de 90 a China importou mão de obra especializada brasileira para a produção de calçados. O brasileiro com qualidades especiais era contratado para trabalhar na China por no máximo 5 anos e a partir disso era convidado a retornar ao Brasil. O brasileiro voltou e não encontrou mais a indústria que havia deixado, a China praticamente tomou todo o mercado externo nesse linha de produtos e hoje precisamos de barreiras para proteger o mercado interno. A China vai fazer o mesmo com a produção de aviões, que salvo engano, pode ser definida em motores e fuselagem (vai aprender como se monta, depois como se produz e na sequência vai entupir o mercado com os seus produtos). Detalhe.: A China era conhecida por ter dificuldades em produzir turbinas para aviões militares, hoje não é mais, produz motores (turbinas) para seu aviões em pé de igualdade com a Rússia (já mirando as turbinas ocidentais). Os calçados brasileiros que o digam....
@@acgranjajunior ... ou seriam peças compradas na Feira de Acari? (para quem nao é do Rio, trata-se de uma feira onde sao vendidos objetos roubados e peças de carros roubados desmontados).
Imagine fazer sondas espaciais, lançar satélites, fazer caças supersônicos furtvos, fazer aeronaves de cabo a rabo sozinho, desenvolver motores aeronáuticos e desenvolver todo sistema e instrumentos digitais de navegação aérea sozinho. Desenvolver aeronaves da estrutura, motores, instrumentos, enfim, tudo no seu próprio país sem precisar importar um parafuso dever ser motivo de grande orgulho.
Um dos meus sonho , como um brasileiro patriota de verdade, é um dia ver o nosso Brasil, ter uma educação de qualidade a ponto de termos engenheiros capacitados em projetos para todas ou pelo menos , 80 % das partes de uma aeronave . Temos já projetos na área de propulsores, mas falta mais impenho e ajuda por parte do nosso governo. Educação é tudo !
A capacitação profissional é fundamental até para se copiar o que já existe. Só copia quem entende o que vai ser copiado embora cometa erros no início mas se for competente acaba fazendo o certo e muitas vezes aperfeiçoa o projeto original. Todos copiam e têm mesmo que copiar. Por que inventar a roda quando ela já foi inventada há muito tempo?
É uma pergunta complicada. Lembro que uma das maiores dificuldades da nossa Embraer para produzir aviões militares no mínimo supersônicos (nem falo de tecnologia furtiva) era a falta de conhecimento sobre pós combustores e bocal de geometria variável, daí a tentativa de comprar os Sukhoi Su 35 na primeira licitação da FAB (F1), já que os russos prometiam transferir essa tecnologia. Imagina a China, hoje projetando e construindo aviões de caça e caça-bonbardeiros da geração 4 e 4+? A questão é que claramente, e devido aos interesses estratégicos de controlar o Mar da China e buscar o controle de Taiwan, o governo lá demonstra que a prioridade zero é de avançar e muito nos equipamentos militares, daí vemos submarinos de ataque e de lançamento de SSBM, porta-aviões, fragatas, aeronaves de última geração e armas modernas, inclusive hipersonicas, como também a exploração do espaço. Daí perguntamos: com conhecimento e tecnologia para fazer tudo isso, os chinas não conseguiriam desenvolver um mero avião de passageiros moderno com dois motores, tipo o 787 ou o A330? Lembro que há não muito tempo, a China tinha como espinha dorsal do seu poder aéreo cópias do MIG 19, da década de 50, estando hoje com esse enorme poderio tecnológico. É burrice desdenhar da capacidade desse povo. Fizeram coisas que antes nunca imaginamos e baratearam a tecnologia básica. Enquanto nós demoramos décadas para finalmente comprar o Grippen e sua suposta passagem de tecnologia (gostaria de estar vivo para ver), como também nosso nunca finalizado submarino nuclear. Isso sim piadas bancadas com dinheiro público!
20 chineses não tem a capacidade de resolver problemas e adaptabilidade que o brasileiro tem. A China é esse player por "culpa" dos EUA. O que de fato ocorre a China é um país escravo de tecnologia de inovação, a sensação que "já estão no futuro" é apenas o efeito colateral que a ditadura chinesa causa. Na Democracia as tecnologias demoram mais para "pega". Afinal, não é o mercado chinês que escolhe a melhor solução tecnológica, é o Governo.
Ficar copiando e roubando tecnologia dos outros é só o que os chineses sabem fazer. A nossa Embraer não faz isso e mesmo assim cria aeronaves inovadoras (KC-390) e vários jatos comerciais reconhecidos como de qualidade no mundo todo. Compramos o Gripen com transferência de tecnologia mas pode ter certeza de que quando a Embraer construir um caça ele será melhor que o Gripen e não uma cópia deficiente igual os chineses fazem.
Parabéns pela explanação Luciano. A matéria acima, infelizmente, apresenta uma nuance de jocosidade e pilhéria se não falar de racismo (como fez o E Bols). Querer diminuir um país que há 50 anos erá agrícola e hoje chegou ao planeta marte é no mínimo desonestidade intelectual. A BYD já fabrica automóveis que estão muito próximos de se igualar aos BMW com 25% do valor do mesmo. A China é reconhecida mundialmente como potencia economica, militar, industrial e tecnológica.
Desenhar, projetar, montar, integrar e depois de tudo isso ainda tem que vender. Muitas empresas que sabiam fazer todo o processo produtivo ficaram pelo caminho, verdadeiros gigantes do setor. Não é fácil.
Se conseguimos fazer avião, por que não fazemos nossos próprios carros? Simples, as políticas internacionais não permitem, eles nos querem no muito consumindo seus produtos enquanto eles consomem nossas matéria prima à preços de bananas. Muito massa este vídeo, como todos, sempre! Parabéns
A china é um polo tecnólogo fenomenal. Não sei pq esse preconceito. Enquanto nós fizemos fuselagens e nada mais,eles fazem sistemas completos,motores, foguetes e tudo mais que o mundo usa. Viva a república da China!
A China domina praticamente todas as fronteiras tecnológicas atualmente exceto alguns tipos de chips que são ainda uma exclusividade da parceria USA e Taiwan. É bizarro ver como as pessoas ainda têm essa ideia tosca de que a China é só mão de obra barata e cópias
Esse vídeo já envelheceu e merece atualização. Comac próximo a se tornar 3o maior fabricante. Evolução tecnológica é assim, e a China está trilhando esse caminho. Líder em Eletrônicos, veículos elétricos, construção civil, transporte ferroviário, transporte marítimo e caminhando a passos largos para aviação.
Os EUA e outros países de primeiro mundo não estão mais subestimando a China e muito pelo contrário, estão preocupados e até admirados com o avanço colossal tecnológico e industrial da China! É melhor fazermos o mesmo.
@Kirk Wolfe - Indie Music Que ótimo. Entre um e outro voo feliz, naquele paraíso tecnológico, vc poderia pegar uma maquina de datilografia e escrever a história da sua vida.
@@roderbruder7121sim, com certeza. Eles chegaram na lua e nós enxergamos a lua. Vídeo bem xenofóbico. A situação de hoje, é bem diferente. Para cada passo que eles dão, precisamos 5 para acompanhar.
Para você ver como a história do Lito sobre a falta de engenheiros e etc não faz muito sentido, mais uma vez a propaganda ocidental comendo solta. Sem referências bibliográficas sérias acabamos caindo nesse abismo de que a China é burra é o resto do mundo só ri disso.
e no vídeo o Lito da a entender que os chineses são incompetentes e nem copiar os ocidentais conseguem, um país capaz de colocar uma estação espacial em órbita é capaz de produzir um avião comercial. meu chute é que esse nunca foi o foco e é questão de tempo até conseguirem
@@hectorvido o Lito é EXTREMAMENTE despreparado e preconceituoso quando fala sobre os novos aviões chineses, parece que ficou preso nos anos 90 e nunca buscou atualizar seu conhecimento sobre esse assunto especificamente. O que é uma pena porque pra quase tudo ele é muito responsável com pesquisa e aprofundamento mas nisso parece que ele tá falando de outro país.
O que eu acho sobre a China fabricando aviões, Lito ? Pra mim já é hora da gente(ocidente) acordar pra China atual, uma potência industrial, um país que nos últimos 40 anos investiu pesadamente em ensino, pesquisa e tecnologia. É já o país que mais patentes tecnológicas registra por ano, superou os EUA. A universidades chinesas hoje recebem um incentivo imenso do estado pra produzir pesquisa e desenvolvimento. Hoje já existem componentes eletrônicos, os circuitos integrados, de projetos originalmente chineses. A partir da década de 1980 o governo chinês enviou centenas dos seus melhores estudantes de exatas pra estudarem e fazerem graduação e pós nas melhores universidades dos EUA e Europa, foram com o compromisso de retornar e serem os responsáveis nas Universidades chinesas. Ocidente, acorda ? O tempo da ironia com a China, da China do R$1,99 já passou faz tempo. Sobre copia e espionagem industrial, vale lembrar que todos os países ocidentais que hoje têm prestígio na indústria de tecnologia fizeram isso no passado, engenharia reversa foi e é tática incontornável pra reduzir atraso tecnológico, economiza tempo e muito dinheiro, claro, desde que se aprenda muito nesse processo. Japão, Coreia do Sul, Alemanha entre tantos outros já fizeram isso. O Brasil já fez muito também.
Você está esquecendo de alguns detalhes…, o Japão e Alemanha, produziam seus navios, navios encouraçados de guerra, porta aviões, submarinos, usaram de engenharia reversa, provavelmente o Japão, mas a Alemanha? A tecnologia de foguetes nasceu em qual país??? A sorte da China é que após o governo Nixon, a partir daquela partida de PING PONG E O SENHOR Kissinger…., as multinacionais começaram a aparecer por lá e o senhor deng chião ping como estrategista inteligente que era….deu linha na pipa….
Quando o assunto é China + aviação muito se fala e pouco se entende mas uma coisa é que mesmo com todas as dificuldades os desenvolvimentos continuam e em múltiplas áreas. Alguns projetos tem uma continuidade mas outros depois de um tempo são abandonados pelo simples fato da falta de potencial futuro destes, agora estamos vivendo um momento diferente onde os atuais programas em especial o do COMAC C919 ganha um protagonismo interessante. Diferente do que se fala o mesmo não vem com um viés de ser um concorrente de produtos equivalentes da Airbus/Boeing ao menos em um primeiro momento mas sim com uma idea de atender a demanda crescente interna e isso incomoda qualquer fornecedor. Em paralelo ao C919 colocaria o MC-21 da russa Irkut que em teoria tem a mesma ideia ou seja duas nações grandes e que o investimento em meios do tipo são validados devido a demanda interna. Mas o desenvolvimento não é fácil e leva tempo mas este não é lá um grande inimigo para a China já que são programas que devem continuar de qualquer forma, as encomendas do C919 já passam das 500 unidades e o primeiro exemplar nas cores do seu cliente de lançamento a China Eastern Airlines já realizou o seu primeiro voo recentemente. Sim tem espionagem, cópias e afins mas estão ali acertando e errando porém com os modelos aparecendo alguns mais promissores outros nem tanto. Hoje o mercado de aviação na China tem um grande viés para o setor militar onde desenvolvem inúmeras aeronaves de todos os tipos que podemos imaginar, estão focando no seu calcanhar de Aquiles que são os motores também de vários tipos para diminuírem a dependência externa. Um problema que surgiu com relação ao C919 é justamente com o desenvolvimento do motor naciona ACAE CJ-1000A que seria a alternativa ao CFM LEAP, protestos por parta da fabricante ocidental foram levantados mas pouco se fala sobre o assunto. Já o ARJ-21 este praticamente não tem uma grande possibildiade de crescimento e o número de exemplares entregues até o momento evidencia e muito isso, virou ao meu ver mais uma base de "como fazer" do que qualquer outra coisa. Vejo estes investimentos seja no mercado civil ou militar como forma de se estabelecer uma base de fornecimento em um primeiro momento nacional ou seja para a demanda interna e em uma segunda etapa para clientes internacionais, e o primeiro já começa a dar passos discretos porém significativos aeronaves como o JF-17 (em parceria com o Paquistão) J-10C,FTC-2000,L-15,K-8 e muitos(para não dizer milhares) drones em especial os CH-4/5 e Wing Loong II/III já ocupam espaços onde antes só entrava materiais de origens tradicionais como EUA,Rússia ou de nações europeias. E olha que parei apenas em meios de asa fixa se pular para a área de rotativas então estão em uma crescente constante com hoje mais de 20 modelos(com suas versões) estando há disposição no mercado, a lista é longa e promissora. E paa finalizar a China entende que o "bater de frente" não é a melhor alternativa então gradativamente vão construindo as capacidades necessárias para que com o tempo estabeleçam bases sólidas tanto para a construção quanto comercialização dos seus produtos, em outros ramos já conseguiram a pergunta que fica é será que na aviação também?
O mundo está mudando, algumas pessoas ainda estão presas na bolha EUA/EURO, para eles só o modo deles é o correto. 737max que diga. Só para lembrar que eles apoiaram a compra da Embraer, grandes nacionalistas de pijama.
Tudo o que o chinês faz é cópia e na base de roubo de projetos. No outro dia pegaram um chinês com documentos sigilosos dos projetos do F-35 e F-22 e vc vê o J-20 é uma cópia descarada do F-22 e mal feita. Tem um helicóptero chinês que é uma cópia do Black Hawk. Boa é a nossa Embraer cria aeronaves originais sem precisar copiar nada de ninguém.
@@rtekno315 Então só que a espionagem faz parte em especial quanto a meios militares onde todos os "lados" querem saber mais sobre este ou aquele modelo. EUA,Rússia, China entre outros praticam a espionagem mas tendemos a olhar apenas em uma direção ou seja na que mais "convence". Muitas vezes o que é captado não é visível então comparar fica mais complicado só que com o tempo acabam saindo notícias sobre. O helicóptero que você se refere como "cópia" é o Harbin Z-20 e sim ele é inspirado fortemente no Black Hawk do qual a China é uma operadora tendo recebido os exemplares dos EUA a partir de 1985 ou seja foram entregues de forma legal. E sim realizaram a engenharia inversa baseada no modelo que originou o Z-20 que é bem moderno. Ao mesmo tempo muitas das ditas cópias são na verdade modelos liberados pelos fabricantes que autorizam a produção local e inclusão de sistemas. Mas isso é um tema que vai muito longe e teria que mergulhar em cada modelo e as tratativas que muitas vezes acabam não sendo claras. Por outro lado uma empresa que se instala na China sabe das consequências mas muitas continuam como é o caso da Airbus que já tem um parque industrial interessante por lá. A Embraer já teve uma parceria mas encerrou já fazem alguns anos. Sim a Embraer tem os seus méritos mas mesmo que indiretamente ela como todas as outras usam modelos de outros fabricantes como base para superarem, isso para alguns poderia ser chamado também de cópia mas para outros não. Como exemplo deixo o próprio KC-390 feito para ser superior ao C-130 dos EUA e assim aconteceu mas sem uma aparência nem de perto similar. Muito estudado e quando da aplicação se mostrou um produto confiável e agora atrativo para o mercado. Inspiração, cópia e afins estas que são apenas definições que uns seguem e outros não.
Cara, você falou tudo. O apresentador do progama contou as mentiras que o público dele gosta de ouvir, afinal são "baba-ovo" dos EUA. Parabéns por sua análise competente e imparcial.
Parabéns pelo video, que faz um completo apanhado histórico. Uma sugestão de tema é falar sobre o projeto japonês da Mitsubishi, o MRJ190. Ele prometia desbancar os jatos regionais concorrentes, afinal era a famosa Mitubishi. Porém , depois de lutar bastante para aprovar o modelo, que eu saiba, os japoneses jogaram a toalha
Bem legal esse vídeo, sere para aquelas pessoas que dizem que a Embraer só "monta aeronaves", aí fica privado de uma vez por todas que não é fácil desenvolver e construir aviões, uma vez que grandes potências como as duas citadas, não conseguem sequer desenvolver um avião comercial regional.
Claro que vão conseguir. É uma questão de tempo que pra consigam esse patamar de desenvolvimento, principalmente por terem bastante grana pra financiar esses projetos.
Imagina se um avião desses cai e mata todo mundo. Será que o fabricante iria indenizar os familiares das vítimas se fosse comprovada uma falha estrutural, por exemplo? Difícil acreditar
@@paulohenriques.fernandes8743 Um trem chinês descarrilhou nos anos 80 e matou uns 150, e o governo indenizou todas as famílias, não seria diferente hoje. Até porque eles serão a maior economia do mundo até 2027, os holofotes estarão neles, mais do que já estão. Em contra partida tem ação judicial da VASP dos anos 90 que não tem solução até hoje pra indenizar famílias. E tu preocupado com a China.
A Suíça já foi ridicularizada pelos mesmos motivos que a China. Acho que a galera esquece que era um país praticamente agrário há menos de 150 anos e estão dando trabalho pro resto do mundo.
Vale lembrar que a 30 anos a China era um pais mais pobre que o Brasil. Hoje todo ano aparece mais universidades da China nas Top 100 do mundo economias Muito mais forte ao ponto de Competir com EUA. Pais que investe em educação, logo logo vem os frutos... contrario do Brasil que investe menos
O maio problema era a lataria. As peças de motorização e suspensão eram compatíveis com os da fiat... Meu pai teve um Laika e a gente ia direto comprar peças nas concessionárias da fiat... Já lataria... só no desmanche mesmo...
Ou seja, o Japão pode respirar aliviado. Jamais será invadido pela China ou pela Russia. Respectivamente Trigre e Urso de papel!!! Excelente vídeo; muito mais que um canal sobre aviação! Parabéns Lito!
Em 2017 eu assti uma palestra de um doutourando da UFRJ, que estudou na China, e ele disse que nessa parceria com a Embraer, todos os dias às 17hs os funcionários chineses se reuniam a portas fechadas para passar tudo que haviam aprendido.
Uma coisa é certa, são resilientes e obstinados. Copiam na cara dura e vão evoluindo sem preocupação com patentes. Até o dia que fizerem melhor. Exemplo são os carros, lembram dos primeiros a chegar aqui? Nem teste da 4 rodas completavam. Nós deveríamos ter feito isso quando a indústria automobilística foi implantada, mas, como brasileiro é bonzinho, deixamos remontarem fábricas velhas que o 1° mundo não queria mais. E o pior, o controle 100% dos estrangeiros, quando os chinas exigem controle local.
@@marcosag4007 EXATO !!! Esse canal apenas representa o COMPLEXO de VITA-LATAS do BOSTIL: DESDENHAR dos feitos dos outros povos enquanto NÃO SE FAZ NADA por aqui.... até esqueceram de mencionar o tal do _KC-390 da EMBRAER_ que é CÓPIA anão do **Kawasaki C-2** !!!!
Certíssimos eles. Tomara que a gente aprenda a fazer isso também, em especial com trens e ferrovias, que já fomos grandes e precisamos urgentemente ressuscitar.
Vim aqui um ano depois dizer que a China conseguiu e que agora está na quarta rota com o C 919, tecnologia chinesa, de engenheiros chineses (china possui dez das melhores faculdades de engenharia do mundo) com projeto e execução chinesa, baita orgulho para o pais que a quarenta anos atrás estava com sua população na lama, literalmente. A china já foi o país da copia hoje é potencia e ultrapassa o ocidente em várias áreas.
UAU eles conseguiram terminar o projeto do 919 dps de mais de 10 anos de atraso? ahhh q gracinha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@quemehenrique Q gracinha, quantos bilhões foram gastos com espionagem e engenharia reversa pra isso acontecer? demoraram em? mas tudo bem, o importante e falar que tem
@@eu9988 descreveu o que estados unidos e europa fizeram por anos, a China tem conhecimento técnico e se tiver algum indício de espionagem não influencia em nada na capacidade deles
Na minha humilde opinião, não acho sábio zombar da China ou da Rússia, como tem muitos fazendo não viu. São dois países que saíram de um estado completamente camponês para potências mundiais. Isso em um cenário em que já existe uma grande potência para opor a esses países durante a ascensão deles (EUA). E eles são muito capazes de conseguirem espaço para competir com a Boeing em poucas décadas.
Depende sim. O desenvolvimento da pesquisa para o projeto ERJ foi estatal... além disso, até hoje, há programas estatais para formação de mestres na embraer.
@@carlosschneider4015 No caso do nosso Estado capitalista, não depende apenas da vontade do Estado: depende da vontade dos atores economicos que são de fato donos poder. Num estado como a China ou como foi na URSS, depende apenas da vontade estatal, já que ela é o ator dono defacto da influência. :) Ainda assim: estamos sim de parabens e precisamos melhorar essa industria.
Certamente a hoje tem engenheiros para inovar nesta área. Já está construindo uma estação espacial porque não poderia desenvolver essa área. Talvez tenha dado prioridade em outro foco e agora resolver desenvolver avião de grande porte!
De fato. Infelizmente, pois no geral gosto dos vídeos dele, mas quando é pra falar desses 2 países em específico, geralmente o tom é jocoso. Mas assim., se você for olhar alguns comentários dos vídeos, vê que o público não é tão diferente.
Claro, qual concorrente do C919 que a Embraer fez? Qual concorrente do Y-20 que a embraer fez? Qual concorrente do J-20 de 5ª geração que a embraer fez? Quantos foguetes a Embraer ou a AEB fizeram?
Mano.... a escada rabo-de-peixe do avião na foto do NIxon na China!!!! Frankenboeing! O tal do ARJ-21, não surpreenderia se fosse fabricado pela LIFAN Motors.
O que a China não quer é ficar dependendo de componentes Ocidentais como nós dependemos, e o Lito cita projetos da década de 70 de lá para cá muita coisa mudou na China, é questão de tempo para eles produzirem todos os componentes.
Total mano. Eu curto o canal, mas ele aparentemente nao manja NADA de política e fica nessas. A China há menos de 150 anos era um grande feudo e hoje na ponta do mundo mesmo com todas as restrições impostas. China é ZIKA.
Sim amigo, a china é Zika, é só você semi escravizar mais de 1 bilhão de pessoas, que você terá bastante dinheiro pra torrar atoa, como os projetos de avião que nenhum funciona e não tem problema nenhum
Achei este vídeo bem estranho mesmo. Um tom de deboche com relação a aviação chinesa que não faz sentido se vc considerar o quanto a China avançou é tem avançado tecnologicamente nas últimas décadas. Pô, 30 anos atrás eles nem um programa espacial tinham e hoje tão mandando robô pra Marte.
Ele é só um resultado de uma educação brasileira vassala e lacaia da idéia de uma "supremacia ocidental" por isso que em pleno 2022 um cara de mais de 40 anos como esse Lito ainda fica de deboche com a segunda maior economia do planeta e o maior expoente tecnológico da atualidade. É isso, é uma geração de brasileiros classe média que reciclaram até o consciente coletivo dos EUA antioriental. Triste.
O tempo aconselha não subestimar a capacidade dos chineses, que merecem mais respeito. Duvidas e algumas ironias a EMBRAER tb recebeu em seus primórdio, até se tornar o fabricante respeitável que é hoje. Até onde se sabe, fazem já uns 5 anos que esse jato regional chinês menor está voando, sem acidentes, e já alguns meses que o C919 está nos céus da China, tb sem incidentes. Então, como todo bom aprendizado, o resultado ao final é a aquisição de capacidades, que no caso é a de uma grande nação, de história milenar, fabricar e competir tb com seus produtos na indústria aeronáutica mundial. Não igualaria Rússia e China, esses tem uma capacidade de aprendizado e inserção no mundo muito maior que o outro gigante.
Porque nao sao seguros e nao ha transparency. Se houver accidente os Chineses vao ocultar a origem.Quem acredita nos comunistas chineses? E so pensar na origem do Covid ....
A China domina todas as fronteiras tecnológicas atualmente exceto alguns tipos de chips, sem contar que muito do que é produzido por empresas ocidentais é feito lá ou passa por lá. Se for aprovado pela ICAL não tem motivo pra não confiar
02:06 O Y-10 era em quase tudo, muito similar ao 707. A maior diferença visual estava na chamada seção 41 (a frente, área do cockpit) que não é moleza de ser projetada, e por isso mesmo era meio bizarra, com janelas estranhas que pareciam desenhadas por crianças do Ensino Básico. 02:54 - O avião foi projetado por comitê e ia ser tripulado por comitê. O que poderia dar errado? kkk
Vale lembrar que a 30 anos China era um pais mais pobre que o Brasil. Hoje todo ano aparece mais universidades da China nas Top 100 do mundo, economias Muito mais forte ao ponto de Competir com EUA. Pais que investe em educação, logo logo vem os frutos... contrario do Brasil que investe menos
@@giosan1 De fato. Na década de 50, produtos japoneses eram considerados de terceira linha, cópias baratas dos similares ocidentais. Aí vieram as novas gerações de cientistas, engenheiros, etc e mudaram tudo e o Japão faz produtos considerados muito bons. O mesmo está acontecendo com a China hoje. Apesar do estereótipo da bugigangas das lojas de "1,99", alguns de seus produtos já são excelentes. Se a China superar crises pontuais, poderá se tornar uma potência industrial sem precedentes. Mas precisa otimizar processos, deixar de lado a noção de comitê para isso, aquilo e aquilo outro.
@@alcideslages8326 Sim, com certeza. Mas se observar meu comentário acima, me referi aos produtos japoneses da *década de 50,* não entre os anos 60 e 80. E eu não disse que os produtos chineses são excelentes HOJE, mas que a China PODERÁ se tornar uma potência industrial sem precedentes SE otimizar processos, etc, como dito acima.
O Lito tem razão. Poucos paises no mundo conseguem prosperar no ramo de projetar e construir aviões comerciais. No video ele contou que houve sim a colaboração de diversos parceiros americamos, europeus, russos etc. Copiar e colar é fácil. Difícil é criar um projeto com seus próprios meios. Viva a Embraer
A Rússia foram e EUA foram a Lua. A Rússia fez isso com seu povo na pobreza. Os EUA fizeram isso com seu povo livre e próspero. Você fará um doutorado na china ou nos EUA?
A questão, é que acostumamos com quinquilharias de baixa qualidade vindo de lá, ai por tabela, tudo que vem/feito lá, é "ruim" Todo eletrônico que usamos, mesmo de marcas top, os componentes, são montados lá. Seu Iphone, Samsung, Motorola, etc, apesar de estar impresso "produzido no Polo Industrial de Manaus", o componente vem da RPC, China, PRC. Da mesma forma que temos produtos nacionais top, tbm temos ruins, eles tbm tem os super top, e os ruins. Trazendo pra nossa realidade, hoje em dia, uma das melhores marcas de celulares, é a Xiaomi, chinesa. Só um adendo, alguns McDonnel Douglas, foram feitos na China, voaram nos EUA, mas foram feitos sob licença. Agora é um fato, copiando ou não, eles fizeram o dever de casa(investimentos polpudos em educação), e foram longe, com a tecnologia DELES. A prova do PISA 2019, quem ficou nas 4 primeiras posições, foi justamente a CHINA. A gente zoa os china, mas ficamos pra trás em muitos quesitos. Ou vcs acham que pra fazer engenharia reversa, basta lápis e papel? Tem de ter qualificação em alguma área da engenharia, pra poder desmontar, medir, pesar, redesenhar, montar do 0, testar, certificar, e se der bom, produzir. O caso do Shangai Y-10 é bem isso, usaram partes de um 707 da extinta PIA(Pakistan International Airways), desmontaram todo, fazendo o seu 707. Da China, eu não critico. Agora eu ri, com a foice/martelo, os dizeres em russo, e o hino soviético.
Como septuagenário que sou, e ávido leitor de tudo o que ocorreu com a EMBRAER, só posso aplaudir de pé tudo quanto foi produzido por essa empresa brasileira fundada por este Bauruense OZIRES SILVA, maiúsculo brasileiro! Parabéns a todos os engenheiros que o sucederam e parabéns a todos os coadjuvantes deste sucesso!
Foi exatamente esta a conclusão que cheguei durante este magnífico episódio. Aplaudo de pé toda equipe da EMBRAER.
Sou fã do engenheiro Osires Silva. Um visionário e líder brasileiro que fez toda a diferença nessa história toda. Estudei no ITA e trabalhei na Embraer nos anos 80 e 90, sendo testemunha da luta que foi, e continua sendo, fazer isso tudo tendo como pano de fundo a realidade brasileira
Se não usarmos sistemas e motores estrangeiros, só servem pra cabide. Ou investimos em pesquisa e tecnologia ou seremos eternamente dependentes de países estrangeiros
Motivo de orgulho para nós brasileiros.
O paulo guedes e o bozó nao conseguiram vender pra Boeing e acabar de vez com a embraer?
A EMBRAER é indiscutivelmente um dos maiores orgulhos brasileiros. Obrigado Sr. OZIRES SILVA, o Brasil aplaude de pé sua garra, força, sua confiança no País e nos seus funcionários , sua visão de futuro que hoje e nos anos vindouros vamos continuar a colher!! Obrigado Lito por nos mostrar tudo!
Mas a embraer é uma MONTADORA e não controla toda a cadeia de produção. Depende do fornecimento de componentes vindos de outros países. Sendo assim, ela não tem autonomia para vender aviões . Depende da autorização dos americanos. Isso já aconteceu. Quis vender o super tucano para a Venezuela e os americanos vetaram.
@@63conrado Bom dia. Obrigado pela orientação.
Lembrando que os EMBRAER são dependentes de Aniônicos de fora , os Russos e Chineses sabiamente estão querendo ficarem independentes , torço pra que consigam
Parabéns para a Embraer, só assim nós percebemos como é necessário conhecimento e tecnologia para produzir um avião que possa atender todas as normas necessárias.
eu admiro e amo nossos engenheiros aeronáuticos, os caras são heróis
A montagem é feita no Brasil, enquanto diversas peças, inclusive os motores, são importados, infelizmente.
Embraer, GRANDE orgulho nacional!
Só é assim porque não tem políticos envolvidos!
Esse canal Aviões é Músicas já foi bom um dia...
Agora ele é INCRÍVEL
**apagando textão
**apagando textão /2
Quase te xinguei kkkkkk
**apagando textão / 3
**apagando textão 4
Embraer orgulho para todo brasileiro ! Parabéns pelo vídeo!
Orgulho é emocional, ciência é racional, é só funciona porque não tem políticos e suas ideologias estupidas
Seu comentário final, sobre Embraer deixa todos nós Brasileiros cheios de orgulho. Tomara que saibamos preservar as joias da Coroa e não matar nossos diferenciais.
O Brasil é capaz de matar qualquer coisa que dá certo, principalmente quando é nacional
O lito comemorou quando quiseram ENTREGAR Embraer pro gringos kkkkk
A Embraer é prova que o país gera ótimas "cabeças pensantes", infelizmente exportamos boa parte do que temos de melhor. Seu trabalho me ajudou enquanto eu estava no período mais difícil da minha vida, parabéns!
Embraer por mais esforçada que seja ainda depende de componentes e expertise de parceiros internacionais.
Nós não fabricamos os motores para nossas aeronaves.
É a prova que para funcionar não pode ter políticos envolvidos!
@@heliodeangelis poisé cara... Temos um país sem incentivo para pesquisas, alta carga tributária, burocracia, muitos direitos trabalhistas e baixos salários -
Sim ... só não vale mencionar q o _KC-390 da EMBRAER_ é CÓPIA do **Kawasaki C-2** peloamordedeus !!!!
imagino o piloto ligando o avião chinês e ouvindo ao dar partida: "you bluetooth device ready to pair" hauhauahauah
Você foi até gentil... Ele vai escutar: "ze brutu divai is ridi to pér"
Wernher von Braun e sua equipe de projetistas da V-2 foram todos levados pros USA , adivinha quem eram os cérebros por trás dos APOLOS e toda a aquela "foguetaida" , e ai ???
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Excelente
Kkkkkkkkkkkkkkk e com a vinheta fake da JBL na hora de dar a partida
🤣🤣🤣🤣
Gostaria de ver um vídeo do.lito tratando de UTI aérea
Seria exclusivo esse temae nunca vi no yt ou qualquer lugar.
Sou Enfermeiro e trabalho nessa área de transporte.
# @ fica dica aerolito
Up
UP
Up
Enfermagem tmj 💉🎓
Tem um vídeo no aviões e Cia mostrando um Learjet 35 se não me engano, UTI, mas só mostrando o interior...
Vi um outro certo dia de um Piper Saratoga também mas não lembro muito bem, é escasso mesmo o conteúdo...
A Embraer realmente deve ser motivo de muito orgulho para os Brasileiros...dominar o ciclo completo de projeto e fabricação de aviões, pouquíssimos países no mundo dominam essa área, tanto que até a Boeing tá caçando gente aqui no Brasil e isso devemos ao Militares e a Oziris Silva que tiveram visão de Futuro ao começar não só a Embraer como o ITA que é quem forma as mentes por trás desses aviões.
Ciclo completo de montagem, né? Pois os aviônicos de painel, manche, computadores de bordo, sensores, bombas hidráulicas e de combustível, motores e até assentos, são fabricados em outros países. E as partes em composite são fabricadas em Évora, Portugal.
@@carlosmendes3472 larga de ser chato, povo só sabe reclamar, quando assim não sabe faze um ovo cozido e ta ai reclamando!
@@MarlonJeanWalecheski Quem aqui está reclamando, seu analfabeto? Estou discordando da afirmação equivocada do rapaz e, ao mesmo tempo, informando.
@@carlosmendes3472 Amigo...normal, nesse meio é assim mesmo...ou você acha que Airbus é tudo francês e Boeing é tudo americano??, o Beluga ou o Dreamlift servem pra quê?...até da Austrália e do Japão os caras recebem componentes para montar os aviões...
@@giulianorufino9114 Na Boeing e na Airbus tem peça estrangeira sim, a diferença é que eles tem um fabricante opcional no seu próprio país, evitando assim qualquer tentativa de sanções de um país na produção deles. Se numa hipótese a Inglaterra proibe a Boeing de comprar motores Rolls Royce, ninguém pode proibir a Boeing de comprar da P&W americana, está dentro de casa, e vice versa pra Airbus. Já a Embraer se for proibida pelos EUA ou Europa de obter algum componente de fora, qual é nosso plano B? Não existe, estamos dependentes de tecnologia estrangeira e do bom humor de governos. Sob um ponto de vista estratégico isso é péssimo.
Thanks!
Obrigado!
Nada como um vídeo de vinte minutos do Aviões e Músicas 😌💞
vinte minutos de preconceitos idiotas. "Desescrevi". Não posso ficar perdendo tempo.
ufa achei que ia falar mal,ia dar briga!kkkk
Impressionante o conteúdo apresentado pelo Lito. É muito raro encontrar vídeos com essa qualidade sobre qualquer assunto. E sem enrolação, nem laraiá. Parabéns aos autores/produtores deste canal.
Bem, de avião não entendo nada, mais tenho uma história que fala de China/Brasil e calçados.
Lá pelo final da década de 90 a China importou mão de obra especializada brasileira para a produção de calçados. O brasileiro com qualidades especiais era contratado para trabalhar na China por no máximo 5 anos e a partir disso era convidado a retornar ao Brasil. O brasileiro voltou e não encontrou mais a indústria que havia deixado, a China praticamente tomou todo o mercado externo nesse linha de produtos e hoje precisamos de barreiras para proteger o mercado interno.
A China vai fazer o mesmo com a produção de aviões, que salvo engano, pode ser definida em motores e fuselagem (vai aprender como se monta, depois como se produz e na sequência vai entupir o mercado com os seus produtos).
Detalhe.: A China era conhecida por ter dificuldades em produzir turbinas para aviões militares, hoje não é mais, produz motores (turbinas) para seu aviões em pé de igualdade com a Rússia (já mirando as turbinas ocidentais).
Os calçados brasileiros que o digam....
Trinta anos atras praticamente nao produzia carros ,hoje produz quase treis vezes mais que o segundo colocado
Tenho um Lada Niva 1991 e nenhum problema pra arrumar peça original pra ele nos dias de hoje,mesmo com a guerra.😎
Uma dúvida: Estas peças são produzidas sob encomenda (ou não) por aqui mesmo ou tens que importar?
@@acgranjajunior ... ou seriam peças compradas na Feira de Acari? (para quem nao é do Rio, trata-se de uma feira onde sao vendidos objetos roubados e peças de carros roubados desmontados).
Imagine fazer sondas espaciais, lançar satélites, fazer caças supersônicos furtvos, fazer aeronaves de cabo a rabo sozinho, desenvolver motores aeronáuticos e desenvolver todo sistema e instrumentos digitais de navegação aérea sozinho. Desenvolver aeronaves da estrutura, motores, instrumentos, enfim, tudo no seu próprio país sem precisar importar um parafuso dever ser motivo de grande orgulho.
Quem faz isso?
Um dos meus sonho , como um brasileiro patriota de verdade, é um dia ver o nosso Brasil, ter uma educação de qualidade a ponto de termos engenheiros capacitados em projetos para todas ou pelo menos , 80 % das partes de uma aeronave . Temos já projetos na área de propulsores, mas falta mais impenho e ajuda por parte do nosso governo. Educação é tudo !
A capacitação profissional é fundamental até para se copiar o que já existe. Só copia quem entende o que vai ser copiado embora cometa erros no início mas se for competente acaba fazendo o certo e muitas vezes aperfeiçoa o projeto original. Todos copiam e têm mesmo que copiar. Por que inventar a roda quando ela já foi inventada há muito tempo?
Com esse video fico ainda mais orgulhoso da Embraer.
Olá Lito, gosto muito de vc, muito simpatico e muito experto, está muito claro, muito bom pra aprender
Muito boa edição.. dinâmico.. objetivo. bom trabalho e gratidão equipe Aviões e Músicas!!
Lito também é história gente!!! Muito bom saber dessas coisas...
É uma pergunta complicada. Lembro que uma das maiores dificuldades da nossa Embraer para produzir aviões militares no mínimo supersônicos (nem falo de tecnologia furtiva) era a falta de conhecimento sobre pós combustores e bocal de geometria variável, daí a tentativa de comprar os Sukhoi Su 35 na primeira licitação da FAB (F1), já que os russos prometiam transferir essa tecnologia. Imagina a China, hoje projetando e construindo aviões de caça e caça-bonbardeiros da geração 4 e 4+? A questão é que claramente, e devido aos interesses estratégicos de controlar o Mar da China e buscar o controle de Taiwan, o governo lá demonstra que a prioridade zero é de avançar e muito nos equipamentos militares, daí vemos submarinos de ataque e de lançamento de SSBM, porta-aviões, fragatas, aeronaves de última geração e armas modernas, inclusive hipersonicas, como também a exploração do espaço. Daí perguntamos: com conhecimento e tecnologia para fazer tudo isso, os chinas não conseguiriam desenvolver um mero avião de passageiros moderno com dois motores, tipo o 787 ou o A330? Lembro que há não muito tempo, a China tinha como espinha dorsal do seu poder aéreo cópias do MIG 19, da década de 50, estando hoje com esse enorme poderio tecnológico. É burrice desdenhar da capacidade desse povo. Fizeram coisas que antes nunca imaginamos e baratearam a tecnologia básica. Enquanto nós demoramos décadas para finalmente comprar o Grippen e sua suposta passagem de tecnologia (gostaria de estar vivo para ver), como também nosso nunca finalizado submarino nuclear. Isso sim piadas bancadas com dinheiro público!
20 chineses não tem a capacidade de resolver problemas e adaptabilidade que o brasileiro tem. A China é esse player por "culpa" dos EUA. O que de fato ocorre a China é um país escravo de tecnologia de inovação, a sensação que "já estão no futuro" é apenas o efeito colateral que a ditadura chinesa causa. Na Democracia as tecnologias demoram mais para "pega". Afinal, não é o mercado chinês que escolhe a melhor solução tecnológica, é o Governo.
Isso porque até 1949 o país era basicamente feudal, com tecnologia de arado de boi.
Ficar copiando e roubando tecnologia dos outros é só o que os chineses sabem fazer. A nossa Embraer não faz isso e mesmo assim cria aeronaves inovadoras (KC-390) e vários jatos comerciais reconhecidos como de qualidade no mundo todo. Compramos o Gripen com transferência de tecnologia mas pode ter certeza de que quando a Embraer construir um caça ele será melhor que o Gripen e não uma cópia deficiente igual os chineses fazem.
Perfeito.
Parabéns pela explanação Luciano. A matéria acima, infelizmente, apresenta uma nuance de jocosidade e pilhéria se não falar de racismo (como fez o E Bols). Querer diminuir um país que há 50 anos erá agrícola e hoje chegou ao planeta marte é no mínimo desonestidade intelectual. A BYD já fabrica automóveis que estão muito próximos de se igualar aos BMW com 25% do valor do mesmo. A China é reconhecida mundialmente como potencia economica, militar, industrial e tecnológica.
Desenhar, projetar, montar, integrar e depois de tudo isso ainda tem que vender. Muitas empresas que sabiam fazer todo o processo produtivo ficaram pelo caminho, verdadeiros gigantes do setor. Não é fácil.
Parabéns LITO pelas pesquisas e vídeos maravilhosos que você produz com sua equipe de valor!
Excelente vídeo, sempre aprendo e curto muito!
Se conseguimos fazer avião, por que não fazemos nossos próprios carros? Simples, as políticas internacionais não permitem, eles nos querem no muito consumindo seus produtos enquanto eles consomem nossas matéria prima à preços de bananas. Muito massa este vídeo, como todos, sempre! Parabéns
Vídeo excelente. Obrigado.
A china é um polo tecnólogo fenomenal. Não sei pq esse preconceito. Enquanto nós fizemos fuselagens e nada mais,eles fazem sistemas completos,motores, foguetes e tudo mais que o mundo usa. Viva a república da China!
Vá morar lá. Bon voyage!
Quando a ideologia Liberal e orientalismo bate, o cara esquece de todos argumentos técnicos e parte pra falácias
Pois é. Temos que tirar o chapéu para a embraer!
É, os chineses " só tem " sua própria Estação Orbital ". Já a outra é do conglomerado de grandes potencias .
A China domina praticamente todas as fronteiras tecnológicas atualmente exceto alguns tipos de chips que são ainda uma exclusividade da parceria USA e Taiwan.
É bizarro ver como as pessoas ainda têm essa ideia tosca de que a China é só mão de obra barata e cópias
Lito outra aula. Parabéns. Luiz Paulo- RJ
“Não tem galantia. Complou puquê quis” kkkkk
rsrsrsrs
se for igual ao limpador de parabrisa chinês que eu comprei,é bom não entrar nesse bicho!😂😂😂😂😂😂😂😂🇨🇳🇨🇳
esse vídeo está errado ,na verdade a tripulação era de 6 pessoas pois incluía o " comissário do partido " 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
fizeram o "L" 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@@BRITOJUNIORCAMINHONEIRO2014 clopo puque kis nu Tim calatia
Esse vídeo já envelheceu e merece atualização. Comac próximo a se tornar 3o maior fabricante. Evolução tecnológica é assim, e a China está trilhando esse caminho. Líder em Eletrônicos, veículos elétricos, construção civil, transporte ferroviário, transporte marítimo e caminhando a passos largos para aviação.
Os EUA e outros países de primeiro mundo não estão mais subestimando a China e muito pelo contrário, estão preocupados e até admirados com o avanço colossal tecnológico e industrial da China! É melhor fazermos o mesmo.
@Kirk Wolfe - Indie Music E aí? Já chegou a alguma conclusão? Pode resumir? Vai ter coragem de entrar num avião chinês?
@Kirk Wolfe - Indie Music Que ótimo. Entre um e outro voo feliz, naquele paraíso tecnológico, vc poderia pegar uma maquina de datilografia e escrever a história da sua vida.
Sim
Depois de muito copiar é fácil né? É histórico o fato da china copiar tudo!
@@roderbruder7121sim, com certeza. Eles chegaram na lua e nós enxergamos a lua. Vídeo bem xenofóbico. A situação de hoje, é bem diferente. Para cada passo que eles dão, precisamos 5 para acompanhar.
O lito como sempre, sensacional ! 👏👏👏
Eu não confiaria num avião produzido a China a
Muito interessante esse vídeo. Legal saber que nossa Embraer é tão competente. É importante preservarmos essa competência brasileira.
ótima parabéns Lito
Fiquei contente quando eu vi o Lito no novo documentário da BP falando sobre a VARIG!
Brasil paralelo, a maior espalhadora de Fake News da história
Cada vez mais gostando de seus vídeos,.
O interessante é que eles constroem foguetes e tem uma estação espacial. Vai entender.
Para você ver como a história do Lito sobre a falta de engenheiros e etc não faz muito sentido, mais uma vez a propaganda ocidental comendo solta. Sem referências bibliográficas sérias acabamos caindo nesse abismo de que a China é burra é o resto do mundo só ri disso.
Cópia da antiga união soviética que copiava os EUA desde a primeira guerra até a Guerra fria e até hoje!
@@hectorvidoSempre tem um Comunistinha. Desde sempre Rússia e china copiam tecnologia e essa verdade é incontestável!
e no vídeo o Lito da a entender que os chineses são incompetentes e nem copiar os ocidentais conseguem, um país capaz de colocar uma estação espacial em órbita é capaz de produzir um avião comercial. meu chute é que esse nunca foi o foco e é questão de tempo até conseguirem
@@hectorvido o Lito é EXTREMAMENTE despreparado e preconceituoso quando fala sobre os novos aviões chineses, parece que ficou preso nos anos 90 e nunca buscou atualizar seu conhecimento sobre esse assunto especificamente.
O que é uma pena porque pra quase tudo ele é muito responsável com pesquisa e aprofundamento mas nisso parece que ele tá falando de outro país.
Gostei muito da matéria, parabéns
O que eu acho sobre a China fabricando aviões, Lito ? Pra mim já é hora da gente(ocidente) acordar pra China atual, uma potência industrial, um país que nos últimos 40 anos investiu pesadamente em ensino, pesquisa e tecnologia. É já o país que mais patentes tecnológicas registra por ano, superou os EUA. A universidades chinesas hoje recebem um incentivo imenso do estado pra produzir pesquisa e desenvolvimento. Hoje já existem componentes eletrônicos, os circuitos integrados, de projetos originalmente chineses. A partir da década de 1980 o governo chinês enviou centenas dos seus melhores estudantes de exatas pra estudarem e fazerem graduação e pós nas melhores universidades dos EUA e Europa, foram com o compromisso de retornar e serem os responsáveis nas Universidades chinesas.
Ocidente, acorda ? O tempo da ironia com a China, da China do R$1,99 já passou faz tempo.
Sobre copia e espionagem industrial, vale lembrar que todos os países ocidentais que hoje têm prestígio na indústria de tecnologia fizeram isso no passado, engenharia reversa foi e é tática incontornável pra reduzir atraso tecnológico, economiza tempo e muito dinheiro, claro, desde que se aprenda muito nesse processo. Japão, Coreia do Sul, Alemanha entre tantos outros já fizeram isso. O Brasil já fez muito também.
Colocação perfeita, moro na China há 14 anos e assino embaixo do seu comentário. 👏
Você está esquecendo de alguns detalhes…, o Japão e Alemanha, produziam seus navios, navios encouraçados de guerra, porta aviões, submarinos, usaram de engenharia reversa, provavelmente o Japão, mas a Alemanha? A tecnologia de foguetes nasceu em qual país??? A sorte da China é que após o governo Nixon, a partir daquela partida de PING PONG E O SENHOR Kissinger…., as multinacionais começaram a aparecer por lá e o senhor deng chião ping como estrategista inteligente que era….deu linha na pipa….
É isso que eu digo, mas tem gente que ainda mantém preconceitos com a China só por causa do "Comunismo" kkkkkk
Que comentário perfeito, um tapa na cara desse Lito.
Grande Abs Lito!
Quando o assunto é China + aviação muito se fala e pouco se entende mas uma coisa é que mesmo com todas as dificuldades os desenvolvimentos continuam e em múltiplas áreas.
Alguns projetos tem uma continuidade mas outros depois de um tempo são abandonados pelo simples fato da falta de potencial futuro destes, agora estamos vivendo um momento diferente onde os atuais programas em especial o do COMAC C919 ganha um protagonismo interessante. Diferente do que se fala o mesmo não vem com um viés de ser um concorrente de produtos equivalentes da Airbus/Boeing ao menos em um primeiro momento mas sim com uma idea de atender a demanda crescente interna e isso incomoda qualquer fornecedor.
Em paralelo ao C919 colocaria o MC-21 da russa Irkut que em teoria tem a mesma ideia ou seja duas nações grandes e que o investimento em meios do tipo são validados devido a demanda interna. Mas o desenvolvimento não é fácil e leva tempo mas este não é lá um grande inimigo para a China já que são programas que devem continuar de qualquer forma, as encomendas do C919 já passam das 500 unidades e o primeiro exemplar nas cores do seu cliente de lançamento a China Eastern Airlines já realizou o seu primeiro voo recentemente.
Sim tem espionagem, cópias e afins mas estão ali acertando e errando porém com os modelos aparecendo alguns mais promissores outros nem tanto. Hoje o mercado de aviação na China tem um grande viés para o setor militar onde desenvolvem inúmeras aeronaves de todos os tipos que podemos imaginar, estão focando no seu calcanhar de Aquiles que são os motores também de vários tipos para diminuírem a dependência externa.
Um problema que surgiu com relação ao C919 é justamente com o desenvolvimento do motor naciona ACAE CJ-1000A que seria a alternativa ao CFM LEAP, protestos por parta da fabricante ocidental foram levantados mas pouco se fala sobre o assunto. Já o ARJ-21 este praticamente não tem uma grande possibildiade de crescimento e o número de exemplares entregues até o momento evidencia e muito isso, virou ao meu ver mais uma base de "como fazer" do que qualquer outra coisa.
Vejo estes investimentos seja no mercado civil ou militar como forma de se estabelecer uma base de fornecimento em um primeiro momento nacional ou seja para a demanda interna e em uma segunda etapa para clientes internacionais, e o primeiro já começa a dar passos discretos porém significativos aeronaves como o JF-17 (em parceria com o Paquistão) J-10C,FTC-2000,L-15,K-8 e muitos(para não dizer milhares) drones em especial os CH-4/5 e Wing Loong II/III já ocupam espaços onde antes só entrava materiais de origens tradicionais como EUA,Rússia ou de nações europeias.
E olha que parei apenas em meios de asa fixa se pular para a área de rotativas então estão em uma crescente constante com hoje mais de 20 modelos(com suas versões) estando há disposição no mercado, a lista é longa e promissora.
E paa finalizar a China entende que o "bater de frente" não é a melhor alternativa então gradativamente vão construindo as capacidades necessárias para que com o tempo estabeleçam bases sólidas tanto para a construção quanto comercialização dos seus produtos, em outros ramos já conseguiram a pergunta que fica é será que na aviação também?
O mundo está mudando, algumas pessoas ainda estão presas na bolha EUA/EURO, para eles só o modo deles é o correto. 737max que diga. Só para lembrar que eles apoiaram a compra da Embraer, grandes nacionalistas de pijama.
Tudo o que o chinês faz é cópia e na base de roubo de projetos. No outro dia pegaram um chinês com documentos sigilosos dos projetos do F-35 e F-22 e vc vê o J-20 é uma cópia descarada do F-22 e mal feita. Tem um helicóptero chinês que é uma cópia do Black Hawk. Boa é a nossa Embraer cria aeronaves originais sem precisar copiar nada de ninguém.
@@rtekno315 Então só que a espionagem faz parte em especial quanto a meios militares onde todos os "lados" querem saber mais sobre este ou aquele modelo.
EUA,Rússia, China entre outros praticam a espionagem mas tendemos a olhar apenas em uma direção ou seja na que mais "convence". Muitas vezes o que é captado não é visível então comparar fica mais complicado só que com o tempo acabam saindo notícias sobre.
O helicóptero que você se refere como "cópia" é o Harbin Z-20 e sim ele é inspirado fortemente no Black Hawk do qual a China é uma operadora tendo recebido os exemplares dos EUA a partir de 1985 ou seja foram entregues de forma legal. E sim realizaram a engenharia inversa baseada no modelo que originou o Z-20 que é bem moderno.
Ao mesmo tempo muitas das ditas cópias são na verdade modelos liberados pelos fabricantes que autorizam a produção local e inclusão de sistemas. Mas isso é um tema que vai muito longe e teria que mergulhar em cada modelo e as tratativas que muitas vezes acabam não sendo claras.
Por outro lado uma empresa que se instala na China sabe das consequências mas muitas continuam como é o caso da Airbus que já tem um parque industrial interessante por lá. A Embraer já teve uma parceria mas encerrou já fazem alguns anos.
Sim a Embraer tem os seus méritos mas mesmo que indiretamente ela como todas as outras usam modelos de outros fabricantes como base para superarem, isso para alguns poderia ser chamado também de cópia mas para outros não.
Como exemplo deixo o próprio KC-390 feito para ser superior ao C-130 dos EUA e assim aconteceu mas sem uma aparência nem de perto similar. Muito estudado e quando da aplicação se mostrou um produto confiável e agora atrativo para o mercado.
Inspiração, cópia e afins estas que são apenas definições que uns seguem e outros não.
Cara, você falou tudo. O apresentador do progama contou as mentiras que o público dele gosta de ouvir, afinal são "baba-ovo" dos EUA. Parabéns por sua análise competente e imparcial.
EMBRAER é um orgulho dos brasileiros!
Espionagem e uma prática comum entre países e grandes empresas.
Coincidentemente, Hj teve a primeira decolagem de um avião chinês, o C919. Seria legal um novo vídeo comentando sobre isso
Parabéns pelo video, que faz um completo apanhado histórico. Uma sugestão de tema é falar sobre o projeto japonês da Mitsubishi, o MRJ190. Ele prometia desbancar os jatos regionais concorrentes, afinal era a famosa Mitubishi. Porém , depois de lutar bastante para aprovar o modelo, que eu saiba, os japoneses jogaram a toalha
Bem legal esse vídeo, sere para aquelas pessoas que dizem que a Embraer só "monta aeronaves", aí fica privado de uma vez por todas que não é fácil desenvolver e construir aviões, uma vez que grandes potências como as duas citadas, não conseguem sequer desenvolver um avião comercial regional.
Lito e diferenciado mesmo 👏🏼👏🏼👏🏼
Vc e o melhor !!!
Obrigado
Lito! O próximo video poderia ser sobre a linha Energia da Embraer.
Passando aqui para prestigiar o canal valeu.
Claro que vão conseguir. É uma questão de tempo que pra consigam esse patamar de desenvolvimento, principalmente por terem bastante grana pra financiar esses projetos.
é aquela coisa, qualidade também se desenvolve.
Imagina se um avião desses cai e mata todo mundo. Será que o fabricante iria indenizar os familiares das vítimas se fosse comprovada uma falha estrutural, por exemplo?
Difícil acreditar
@@paulohenriques.fernandes8743 Um trem chinês descarrilhou nos anos 80 e matou uns 150, e o governo indenizou todas as famílias, não seria diferente hoje. Até porque eles serão a maior economia do mundo até 2027, os holofotes estarão neles, mais do que já estão. Em contra partida tem ação judicial da VASP dos anos 90 que não tem solução até hoje pra indenizar famílias. E tu preocupado com a China.
A Suíça já foi ridicularizada pelos mesmos motivos que a China. Acho que a galera esquece que era um país praticamente agrário há menos de 150 anos e estão dando trabalho pro resto do mundo.
Vale lembrar que a 30 anos a China era um pais mais pobre que o Brasil. Hoje todo ano aparece mais universidades da China nas Top 100 do mundo economias Muito mais forte ao ponto de Competir com EUA. Pais que investe em educação, logo logo vem os frutos... contrario do Brasil que investe menos
Lito não gosta da China! Kkkkk. Brincadeiras a parte gosto muito dos seus vídeos.
O ocidente passou por muita propaganda anti-china. É normal ver esse orientalismo.
Sobre o Lada tem um amigo meu que importou peças da Rússia para manter o carrinho
O maio problema era a lataria. As peças de motorização e suspensão eram compatíveis com os da fiat... Meu pai teve um Laika e a gente ia direto comprar peças nas concessionárias da fiat... Já lataria... só no desmanche mesmo...
O melhor canal de aviação .
Feito na mesma fábrica que fazia as pilhas recarregáveis da "Sonya"
Boa tarde consegui ser o primeiro a curtir o vídeo parabéns pelo seu trabalho Deus te abençoe sempre!!!👋👋
Resiliência, esperança e trabalho essa é a essência dos brasileiros e da Embraer. E ela já escreveu o nome do Brasil nos céus da história.
Ou seja, o Japão pode respirar aliviado. Jamais será invadido pela China ou pela Russia. Respectivamente Trigre e Urso de papel!!! Excelente vídeo; muito mais que um canal sobre aviação! Parabéns Lito!
Coitado...tá delirando
Em 2017 eu assti uma palestra de um doutourando da UFRJ, que estudou na China, e ele disse que nessa parceria com a Embraer, todos os dias às 17hs os funcionários chineses se reuniam a portas fechadas para passar tudo que haviam aprendido.
Uma coisa é certa, são resilientes e obstinados. Copiam na cara dura e vão evoluindo sem preocupação com patentes. Até o dia que fizerem melhor. Exemplo são os carros, lembram dos primeiros a chegar aqui? Nem teste da 4 rodas completavam. Nós deveríamos ter feito isso quando a indústria automobilística foi implantada, mas, como brasileiro é bonzinho, deixamos remontarem fábricas velhas que o 1° mundo não queria mais. E o pior, o controle 100% dos estrangeiros, quando os chinas exigem controle local.
@@marcosag4007 EXATO !!! Esse canal apenas representa o COMPLEXO de VITA-LATAS do BOSTIL: DESDENHAR dos feitos dos outros povos enquanto NÃO SE FAZ NADA por aqui.... até esqueceram de mencionar o tal do _KC-390 da EMBRAER_ que é CÓPIA anão do **Kawasaki C-2** !!!!
Realmente não é nada fácil fazer um avião comercial confiável! Parabéns Embraer e EUA vcs estão de parabéns!!!!
B737 MAX
Kkkk....
A turma cópia até ônibus, imagina avião KKK .....
Botucatu na área, sucesso Lito!
O melhor canal sobre aviação , parabéns Lito mas acho que esse Chinês não vai voar.
Os chineses vão fazendo parcerias só para poder ir aprendendo as técnicas e depois fazer por conta própria
Assim como a Suíça fez. Copiavam tudo e depois viraram símbolo de qualidade. A China está indo pro mesmo caminho.
Certíssimos eles. Tomara que a gente aprenda a fazer isso também, em especial com trens e ferrovias, que já fomos grandes e precisamos urgentemente ressuscitar.
Ótimo vídeo!
a espionagem e comum nos outros países e empresa
Vim aqui um ano depois dizer que a China conseguiu e que agora está na quarta rota com o C 919, tecnologia chinesa, de engenheiros chineses (china possui dez das melhores faculdades de engenharia do mundo) com projeto e execução chinesa, baita orgulho para o pais que a quarenta anos atrás estava com sua população na lama, literalmente. A china já foi o país da copia hoje é potencia e ultrapassa o ocidente em várias áreas.
UAU eles conseguiram terminar o projeto do 919 dps de mais de 10 anos de atraso? ahhh q gracinha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
receba inteligencia@@eu9988
@@eu9988a China começou a investir em fabricação de motor de avião, quem sabe de alguma coisa é vc sim
@@quemehenrique Q gracinha, quantos bilhões foram gastos com espionagem e engenharia reversa pra isso acontecer? demoraram em? mas tudo bem, o importante e falar que tem
@@eu9988 descreveu o que estados unidos e europa fizeram por anos, a China tem conhecimento técnico e se tiver algum indício de espionagem não influencia em nada na capacidade deles
João carvalho reagindo ia ser interessante
Excelente matéria sobre a China.
Mandou muito bem LITO👍👍👏👏
O departamento de justiça do EUA tambem usa esse migue de processar outros países como arma
Exatamente, eles usam o "lawfare" para destruir industrias nacionais de outros países, fizeram isso com a Petrobrás e com a Alstom francesa.
Na minha humilde opinião, não acho sábio zombar da China ou da Rússia, como tem muitos fazendo não viu. São dois países que saíram de um estado completamente camponês para potências mundiais. Isso em um cenário em que já existe uma grande potência para opor a esses países durante a ascensão deles (EUA). E eles são muito capazes de conseguirem espaço para competir com a Boeing em poucas décadas.
Parabéns a EMBRAER, que conseguiu desenvolver e produzir aeronaves baseadas na engenharia nacional, coisa que não depende apenas da vontade do Estado.
Depende sim. O desenvolvimento da pesquisa para o projeto ERJ foi estatal... além disso, até hoje, há programas estatais para formação de mestres na embraer.
@@tarcoluz Obrigado.
Atenção para a palavra "apenas"...
@@carlosschneider4015 No caso do nosso Estado capitalista, não depende apenas da vontade do Estado: depende da vontade dos atores economicos que são de fato donos poder. Num estado como a China ou como foi na URSS, depende apenas da vontade estatal, já que ela é o ator dono defacto da influência. :)
Ainda assim: estamos sim de parabens e precisamos melhorar essa industria.
Certamente a hoje tem engenheiros para inovar nesta área. Já está construindo uma estação espacial porque não poderia desenvolver essa área. Talvez tenha dado prioridade em outro foco e agora resolver desenvolver avião de grande porte!
Com todo respeito, o caro Lito não consegue esconder a resistência pessoal contra a Rússia ou China.
Eu penso o mesmo!
De fato. Infelizmente, pois no geral gosto dos vídeos dele, mas quando é pra falar desses 2 países em específico, geralmente o tom é jocoso. Mas assim., se você for olhar alguns comentários dos vídeos, vê que o público não é tão diferente.
Mas a china não sabe fazer carro? Foguetes ,armamentos ou eu sou pró yanke!!!Para né.
Quanta besteira. Os caras não sabem fazer e ele faz graça com isso. Esta mais que certo.
Dá orgulho ver que nossa Embraer é tão boa, que enfrenta as duas gigantes.
E a China com todo seu gigantismo não consegue nem montar um copiado...
Claro, qual concorrente do C919 que a Embraer fez? Qual concorrente do Y-20 que a embraer fez? Qual concorrente do J-20 de 5ª geração que a embraer fez? Quantos foguetes a Embraer ou a AEB fizeram?
Mano.... a escada rabo-de-peixe do avião na foto do NIxon na China!!!! Frankenboeing!
O tal do ARJ-21, não surpreenderia se fosse fabricado pela LIFAN Motors.
O que a China não quer é ficar dependendo de componentes Ocidentais como nós dependemos, e o Lito cita projetos da década de 70 de lá para cá muita coisa mudou na China, é questão de tempo para eles produzirem todos os componentes.
Gostei da sua Imparcialidade comentando sobre assunto kkkkkkk Achei que fosse Americano no Vídeo kkkkk
Total mano. Eu curto o canal, mas ele aparentemente nao manja NADA de política e fica nessas. A China há menos de 150 anos era um grande feudo e hoje na ponta do mundo mesmo com todas as restrições impostas. China é ZIKA.
Sim amigo, a china é Zika, é só você semi escravizar mais de 1 bilhão de pessoas, que você terá bastante dinheiro pra torrar atoa, como os projetos de avião que nenhum funciona e não tem problema nenhum
Achei este vídeo bem estranho mesmo. Um tom de deboche com relação a aviação chinesa que não faz sentido se vc considerar o quanto a China avançou é tem avançado tecnologicamente nas últimas décadas.
Pô, 30 anos atrás eles nem um programa espacial tinham e hoje tão mandando robô pra Marte.
Eu que sou professor de geografia fui escutando a historinha e dando gargalhadas
Ele é só um resultado de uma educação brasileira vassala e lacaia da idéia de uma "supremacia ocidental" por isso que em pleno 2022 um cara de mais de 40 anos como esse Lito ainda fica de deboche com a segunda maior economia do planeta e o maior expoente tecnológico da atualidade. É isso, é uma geração de brasileiros classe média que reciclaram até o consciente coletivo dos EUA antioriental. Triste.
Vc é um Zeca pimenteira enquanto vc gravou este vídeo a China vai só avançando e eu torço para que der certo
Imagina você atravessando o oceano atlântico dentro de um avião totalmente chinês kkkkkkkk, seria a maior aventura nessa vida!!!
Ou a última! Kkkkkkkkk
Eles tem estação espacial própria amigo, acorda pro futuro. Sinofobia mandou abraços.
o meu canal do RUclips Brasileiro 👏👏👏
Quero vê o Lito agora dizer que voar nesse avião aí é seguro 🤭🤣🤣🤣
Kkkk daqui uns dias o governo chinês cria um canal cópia com um Lito Chinês
O tempo aconselha não subestimar a capacidade dos chineses, que merecem mais respeito. Duvidas e algumas ironias a EMBRAER tb recebeu em seus primórdio, até se tornar o fabricante respeitável que é hoje. Até onde se sabe, fazem já uns 5 anos que esse jato regional chinês menor está voando, sem acidentes, e já alguns meses que o C919 está nos céus da China, tb sem incidentes. Então, como todo bom aprendizado, o resultado ao final é a aquisição de capacidades, que no caso é a de uma grande nação, de história milenar, fabricar e competir tb com seus produtos na indústria aeronáutica mundial. Não igualaria Rússia e China, esses tem uma capacidade de aprendizado e inserção no mundo muito maior que o outro gigante.
A China tem sim muitas qualidades, mas em aviões comerciais e outros produtos, acho que o mundo inteiro tem muito receio de usar kkk
Porque nao sao seguros e nao ha transparency. Se houver accidente os Chineses vao ocultar a origem.Quem acredita nos comunistas chineses? E so pensar na origem do Covid ....
A China domina todas as fronteiras tecnológicas atualmente exceto alguns tipos de chips, sem contar que muito do que é produzido por empresas ocidentais é feito lá ou passa por lá.
Se for aprovado pela ICAL não tem motivo pra não confiar
A live vai cair no meu aniversário 🥰😁
02:06 O Y-10 era em quase tudo, muito similar ao 707. A maior diferença visual estava na chamada seção 41 (a frente, área do cockpit) que não é moleza de ser projetada, e por isso mesmo era meio bizarra, com janelas estranhas que pareciam desenhadas por crianças do Ensino Básico.
02:54 - O avião foi projetado por comitê e ia ser tripulado por comitê. O que poderia dar errado? kkk
Vale lembrar que a 30 anos China era um pais mais pobre que o Brasil. Hoje todo ano aparece mais universidades da China nas Top 100 do mundo, economias Muito mais forte ao ponto de Competir com EUA. Pais que investe em educação, logo logo vem os frutos... contrario do Brasil que investe menos
@@alcideslages8326 kkk pois ej
@@alcideslages8326 A hora trabalho do Chinês é 9 Dólares, Brasileiro é 2 dólares, ta por fora do assunto...
@@giosan1 De fato. Na década de 50, produtos japoneses eram considerados de terceira linha, cópias baratas dos similares ocidentais. Aí vieram as novas gerações de cientistas, engenheiros, etc e mudaram tudo e o Japão faz produtos considerados muito bons. O mesmo está acontecendo com a China hoje. Apesar do estereótipo da bugigangas das lojas de "1,99", alguns de seus produtos já são excelentes. Se a China superar crises pontuais, poderá se tornar uma potência industrial sem precedentes. Mas precisa otimizar processos, deixar de lado a noção de comitê para isso, aquilo e aquilo outro.
@@alcideslages8326 Sim, com certeza. Mas se observar meu comentário acima, me referi aos produtos japoneses da *década de 50,* não entre os anos 60 e 80. E eu não disse que os produtos chineses são excelentes HOJE, mas que a China PODERÁ se tornar uma potência industrial sem precedentes SE otimizar processos, etc, como dito acima.
Top Manaus 👍🇧🇷👍🇧🇷
Se a china tivesse acesso aos mesmos fornecedores da Embraer, com certeza eles conseguiram finalizar esse avião.
O Lito tem razão. Poucos paises no mundo conseguem prosperar no ramo de projetar e construir aviões comerciais. No video ele contou que houve sim a colaboração de diversos parceiros americamos, europeus, russos etc. Copiar e colar é fácil. Difícil é criar um projeto com seus próprios meios. Viva a Embraer
Os brasileiros são diferenciados... não tem como.
Faz um doutorado lá......
Vídeo muito bom 👏🏼
Os caras estão colocando robô em Marte e a gente questionando a qualidade tecnológica deles.
Pior
A Rússia foram e EUA foram a Lua. A Rússia fez isso com seu povo na pobreza. Os EUA fizeram isso com seu povo livre e próspero.
Você fará um doutorado na china ou nos EUA?
A última notícia é que eles já haviam colonizado
Xenofobia é bonito no Brasil, enquanto isso a maioria dos brasileiros não tem como comer carne sendo um dos maiorias produtores do mundo.
Ótimo vídeo !!!!
É capaz da china até ter uma cópia minha kkkkk quem dirá de um avião
@athur sousa Gameplay kkkkk
Kkkk
Sou fã dó seus conteúdos. ✌👍
Com isso vemos o quanto a Embraer é estratégica pro Brasil
Lito, faz um vídeo sobre o caça rsso Shukhoi SU-47
A questão, é que acostumamos com quinquilharias de baixa qualidade vindo de lá, ai por tabela, tudo que vem/feito lá, é "ruim" Todo eletrônico que usamos, mesmo de marcas top, os componentes, são montados lá.
Seu Iphone, Samsung, Motorola, etc, apesar de estar impresso "produzido no Polo Industrial de Manaus", o componente vem da RPC, China, PRC.
Da mesma forma que temos produtos nacionais top, tbm temos ruins, eles tbm tem os super top, e os ruins.
Trazendo pra nossa realidade, hoje em dia, uma das melhores marcas de celulares, é a Xiaomi, chinesa.
Só um adendo, alguns McDonnel Douglas, foram feitos na China, voaram nos EUA, mas foram feitos sob licença.
Agora é um fato, copiando ou não, eles fizeram o dever de casa(investimentos polpudos em educação), e foram longe, com a tecnologia DELES.
A prova do PISA 2019, quem ficou nas 4 primeiras posições, foi justamente a CHINA. A gente zoa os china, mas ficamos pra trás em muitos quesitos.
Ou vcs acham que pra fazer engenharia reversa, basta lápis e papel? Tem de ter qualificação em alguma área da engenharia, pra poder desmontar, medir, pesar, redesenhar, montar do 0, testar, certificar, e se der bom, produzir.
O caso do Shangai Y-10 é bem isso, usaram partes de um 707 da extinta PIA(Pakistan International Airways), desmontaram todo, fazendo o seu 707.
Da China, eu não critico.
Agora eu ri, com a foice/martelo, os dizeres em russo, e o hino soviético.
Meu Deus!!
Gambiarra Voadora!