Desafios na educação pública | Políticas públicas em debate

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 сен 2018
  • Ricardo Madeira, Naércio Menezes Filho e Olavo Nogueira Filho discutem o tema no quinto vídeo da cobertura jornalística do seminário “Políticas públicas em debate: o que sabemos, o que queremos”
    Acesse o Nexo: www.nexojornal.com.br/
    Curta a página do Nexo no Facebook: / nexojornal
    Todos os comentários em vídeos do canal do Nexo passam por moderação. Conheça nossa política: nxo.do/2oFhIdo

Комментарии • 14

  • @tanque2222
    @tanque2222 5 лет назад +14

    Grande parte dos alunos de licenciatura, entram nos cursos porque a nota de corte é baixa. Talvez, parte disso é a falta de perspectiva se for comparar com outras carreiras

    • @_samanthamartins
      @_samanthamartins 5 лет назад +2

      aham, com certeza o problema da educação no Brasil é a nota de corte baixa nos cursos de licenciatura.

  • @1999theo
    @1999theo 5 лет назад +16

    Seria interessante eles elencarem algumas soluções mais concretas para ajudar nosso voto. Sempre usam de exemplo Sobral e o Ceará mas EXATAMENTE o que foi feito para esse desenvolvimento absurdo? Apesar disso bela iniciativa e conteúdo ótimo parabens Nexo como sempre.

    • @Jonatan8935
      @Jonatan8935 5 лет назад +4

      As práticas aplicadas em Sobral que fizeram eles melhorarem tanto foram: focar na educação básica, estabelecer padrões e metas altos de aprendizagem na primeira infância e nos primeiros anos do ensino fundamental, exigir que as crianças saiam da 1ª série plenamente alfabetizadas utilizando o que tem de mais recente nas pesquisas educacionais de alfabetização, dar autonomia administrativa, pedagógica e financeira para as escolas, criar um centro de formação para professores e diretores, dar prêmios e bonificações para as escolas que garantem um bom desempenho estudantil, aplicar provas externas para acompanhar o desempenho de todos os alunos e utilizá-las para expandir as boas práticas de ensino pela rede e corrigir as que dão errado. Agora eles focam na melhora dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, que será um pouco mais difícil pois existe uma gama muito maior de professores nessas séries para profissionalizar que nas séries iniciais.

  • @andersonsoterobinbin1802
    @andersonsoterobinbin1802 5 лет назад +4

    tem um professor de chão de escola básica aí só elencar índice sem escutar quem tá la no dia ,inclusive como propositor de política pública tem ser considerado

  • @tattianasalles3019
    @tattianasalles3019 2 года назад

    Admiro muito o Prof. Naercio.

  • @jorgeschroder4071
    @jorgeschroder4071 5 лет назад +8

    Já está meio repetitivo esse discurso do currículo comum, da formação continuada, da melhoria da gestão...Esse pessoal não consegue conversar com as professoras e professores?

  • @mariosoares548
    @mariosoares548 5 лет назад +8

    Como o Nexo pode querer falar de um tema tão sério quanto esse com pessoas como essas? Que eles fizessem parte de espaço maior e mais diversificado - isso se vcs não forem fazer outro vídeo sobre educação com professores, alunos, sindicatos, não burocratas (apesar de nos sindicatos de profs haver mtos burocratas tb), inclusive pq ouvir o contraditório é um princípio básico do jornalismo. Ao querer fazer uma coisa "neutra" com "especialistas" como esses repetem o que a imprensa corporativa (de cuja crítica eu acredito que tenha em parte nascido o Nexo) diz, e não consegue oferecer uma análise concreta de um problema tão sério brasileiro

  • @josimarsantana3925
    @josimarsantana3925 5 лет назад

    É conhecimento básico da administração que só se faz algo se tiver motivado. O professor tem que trabalhar em três escolas para viver, a motivação é a sobrevivência. Como esperam que haja motivação para fazer trabalhos melhores? A outra parte é o aluno. O que se tem oferecido aos alunos da escola pública? Nada. A motivação é o bolsa família não ser cortado. Os alunos vão para não receber falta, é uma decepção. Ou então vão porque os pais jogam os filhos na escola porque não aguentam em casa. Quando se pensa a educação, tem que pensar no que se vive no dia a dia, e o que passamos é isso.

  • @lucasoliveirasilva7670
    @lucasoliveirasilva7670 3 года назад

    Então porque Sobral é tão mal desenvolvido? Por que essa educação desenvolvida la não reflete no entorno? Moro há 100km de Sobral, lá é perigosíssimo, muito trafico de drogas e favelas. Alguém explica? Isso apesar de ter policia e ser um polo educacional.

  • @silviacarolinamaiadossanto8198
    @silviacarolinamaiadossanto8198 5 лет назад +4

    Me entristece demais ver só homens brancos falando de educação. Tantas mulheres especialistas no tema e nenhuma representatividade aí.

  • @davidrocha8880
    @davidrocha8880 5 лет назад +2

    Tmb a pelo menos uns 12 anos os professores só estão preocupados em doutrinar os alunos e não ensina-los o resultado é isso .

  • @davidrocha8880
    @davidrocha8880 5 лет назад +1

    Bolsonaro , Amoedo e Ciro são os q tem os melhores projetos de fato para educação !!!