*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!* Planilha de Cálculos Elétricos: hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas: hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas: hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
@@Guilhermepc1979 Se os dois fios forem fases 110V diferentes vindo da rede elétrica formam 220V. A casa tem que ter o quadro de luz Bifásico instalado pra distribuir duas fases de 110V.
Explicação mais limpa e clara igual a essa para calar os mentiroso nunca vi. Parabéns pelo trabalho e por deixar as claras para os mentirosos que realmente são mentirosos 😂😂😂😂
Há muitos anos, aqui no RJ, sempre usei resistência de 220 V (rede 127) num chuveiro de 127, no Verão. O Verão do RJ é bravo e só assim se obtem uma água bem morna, quando a fria não é adequada. Ora, se a resistência aguenta normalmente 220 Volts, em 127 ela vai trabalhar a baixa potência. Isso não serve para aparelhos como bombas hidráulicas, motores. Se a tensão sobre uma bomba for bem menor do que a projetada para ela, a mesma fica tentando partir, esquentando e queimando.
Eu uso uma resistência de 220 no chuveiro de 127 a mais de ano e estou super satisfeito. Como a queda de água é ruim por ser em cima da laje, a água que cai do chuveiro no verão é impossível tomar banho. E agora eu resolvi esse problema. E no inverno eu coloco o chuveiro no inverno e aquece um pouquinho, que é o ideal pra tomar banho sem ficar se tremendo de frio. Show de bola mesmo
Única coisa que acontece nesse caso é a potência cair pela metade, ou seja, esquentar menos, já fiz isso quando mudei de casa que era 220V pra outra que só era 127V.
isso aconteçe com qualquer dipositivo,que seja projetado prá funcionar em 127v,se vc coloca em 220,vai queimar mesmo,eu queimei se querer uma fonte minha de 650w,por ligar em 220v,quando ela tava chaveada prá 110v,sem quer era uma fonte de,computador atx.
BOM DIA, PARABÉNS PRA ESSE GRANDE PROFISSIONAL DA ELETRICIDADE. O MEU CHUVEIRO É 220V.LIGUEI - O EM 127V, AÍ, A ÁGUA FICA BEM MORNINHA,GOSTOSA PRO BANHO. BARCARENA PARÁ PARÁ .A MINHA CONTA DE LUZ,ABAIXOU.BELEZA!!!
@@marillima6350 resistência é relativo ao resistor, pois resistência é o que medimos e resistor é o que vamos comprar para substituir quando seu chuveiro queima... Mas existe outros tipos de resistores.
Pior é quando temos que ir a alguma loja comprar um resistor novo para o chuveiro e o vendedor sabichão fica querendo discutir e ensinar que o nome certo é resistência.
Coisas de quem conhece... Na década de 1950 meu pai fez um curso de radiotecnico pelo instituto monitor, por correspondência, e dava manutenção em eletrônicos e ferros de passar roupas. Era o "extra" para manter a casa. Cá, nos anos 80 minha mãe me pediu pra dar uma olhada no chuveiro porque a meninada reclamava que a água não esquentava. Fui lá e, surpresa, chuveiro de 220. Velho " malandro". Falei pra ele "pai, chuveiro de 220?..." Ele riu e disse: se eu colocar chuveiro de 110 meu pagamento vai todo pra pagar energia... Apesar da pouca escolaridade, ele fazia uns cálculos e ainda ensinou esse macete, por isso estou ligando um chuveiro de 220 no meu banheiro pra quebrar um galho. Sei que não vai dar os 6kw, mas se der uns 3,5kw já vai ajudar. Parabéns pelo vídeo. Vivendo, aprendendo e recordando.
Você e o seu Pai são batutas.Fiz Eletrônica de Nível médio mas fazia o curso no Monitor e quase todos na classe faziam.Certa vez na Empresa queimou uma resistência de aquecimento da Extrusora,110Vac; por não ter outra,coloquei de 220Vac e funcionou, só que demorou um pouco.O Engo Austríaco aprovou.No calor,ligo o chuveiro de 220Vac em 110Vac, sempre tomando cuidado com o aterramento.Afinal Terra é Terra,Neutro é Neutro,Fases são fases.Porque a Concessionária não gosta que pendure tudo no Neutro.O aterramento aqui em casa segue a Norma da ABNT
Eu fiz um aquecedor de água com a resistência de um ferro de passar 127v. Utilizo ele em 254v, 2 vezes por dia há quase 1 ano já, e não queimou ainda, o segredo está na dissipação térmica, uso dentro de um reservatório de água aquecendo a água para limpeza da ordenhadeira aqui no interior.
boa, ja que esse resistor do ferro foi projetado pra ser resfriado pelo ar, quando vc coloca na água ele consegue dissipar mais calor e consequente aguentar uma corrente maior sem se romper
Você sempre mostrando na prática a realidade. Além de outras coisas, o povo confunde tensão e corrente de carga com tensão e corrente de fonte. Fraterno abraço.
@@williamnascimento6023 Tensão e corrente de fonte é a tensão e corrente máxima que uma fonte de energia pode fornecer e tem que ser controlada para evitar sobrecarga, já tensão e corrente de carga é a queda de tensão na carga e corrente que a carga vai consumir, a corrente de carga é uma corrente sob demanda, a carga só vai puxar a quantidade de corrente que precisa pra funcionar, se puxar mais do que a fonte pode fornecer, aí é onde acontece a sobrecarga.
Meu jovem isso é Fisica. Resistencia é a grandeza do materia. Ja ouviu falar numa materia da faculdade "resistencia dos materiais" ? Mas nem precisa eu chegar nesse ponto de faculdade, pois todo livro de FISICA voce aprende isto. Agora se voce um curso de eletronica avulso qualquer, aí ta explicado!
Entao va numa loja de componentes e peça uma capacitancia, uma indutancia. Chega lá assim oh e diz: me vende uma capacitancia de 20 microfarad, uma indutancia de 20 Henry, uma resistencia de 20 ohms. Pára meu caro, seja honesto consigo mesmo, voce nao é aprendiz e está fazendo papel de aprendiz?
Elementar meu caro!👏👏👏👏👏👍e para os principiantes não esquecer de após a troca do resistor de abrir a água do chuveiro antes de ligar o disjuntor, porque pode ocasionar a queima do resistor no ato!
@navegador 0 Se tivéssemos esse pensamento anárquico desde os primórdios de nossa civilização, não teríamos constituído os idiomas, as gramáticas, os dicionários e posteriormente as enciclopédias que é a perpetuação do conhecimento, se cada um falar escrever como quiser, não teríamos o precário entendimento das coisas que temos hoje, esse pensamento sócio construtivista foi que acabou com a educação no Brasil, criou uma geração de analfabetos funcionais, preguiçosos e presunçosos da pseudo sabedoria dos tolos.E mesmo as regras do socialismo destrutivo poderia ser perpetuada, não haveria as pragas da literatura comunista, não saberíamos , por exemplo, que estão implementando no Brasil os preceitos do decálogo de Lenim escrito no século passado.
Show! O Professor Prandini sempre defendeu a aplicação da teoria na prática logo após a aula dada, pois isso faria mais pessoas se interessar por ciências e engenharia.
Parabéns pela aula, muito didática, juntando teoria e prática, de uma maneira muito eficiente. São aulas assim que tornam o aprendizado muito agradável e permanente.
Ótima explicação mestre. Poderia fazer um vídeo sobre o IRC das lâmpadas,para que serve como funciona e qual é a melhor para comprar? Obrigado Fernando Augusto da Cunha de são Paulo
No curso técnico, meu professor acha essa "rixa" algo totalmente bobo. Apesar dele ensinar o "correto" em português: tensão, ele permitia e até usava o termo aportuguesado voltagem fazendo aspas ou com alguma gozação imitando os eletricistas que corrigem os outros rs. Concordo demais com a abordagem dele, tanto que aderi as vezes a falar "voltagem" de modo oooh
@@faelpinho O problema é que no momento que vc vai fazer uma entrevista técnica e vc usa esse termo vc acaba perdendo e essa gíria vira costume, largar é difícil. As vezes uma frase mal conjugada vc perde para outro que sabe usar o termo técnico corretamente
@@GABRIELLOCO1989 ah sim, mas nas entrevistas como desenvolvedor, por exemplo (minha área atual) eu não diria algo que não é aceito, tipo "HTML é linguagem de programação". HTML é linguagem de marcação. No currículo de elétrica e eletrônica, destaco "trabalho com baixa e média tensão", não voltagem, rs. É igual o cara falar muita gíria (como eu), mas eu digitando aqui vc perceberia pouco rs. O bagulho é doido msm! :D
A grosso modo um chuveiro 220v ligado no 110v vai aquecer 1/4 do que deveria. Vai tomar banho frio. Se quer ter uma noção simples e prática, coloca uma lâmpada convencional 220v no 110v.
@@canalaprendendoagora3827 Na verdade pra dar equivalente aos 2500w, teria que ser um chuveiro de 10 mil watts em 220v. Fora isso os chuveiros modernos liberam mais litros de água por minuto. Será um banho frio, não tente em casa, a esposa não vai gostar da experiência. Rs.
Bom dia Adoniran, Bom dia aos demais seguidores. Mais um vídeo com os ensinamentos que chegam sempre para enriquecer nosso conhecimento. Parabéns! Que logo chegue a 1 milhão de inscritos. Hoje somos 299 mil..., logo há de chegar a 300, 400, e assim em frente.
- Amei o vídeo, vivendo e aprendendo! - Aqui em casa, a corrente é 127v. Mas geralmente só uso resistência de 220v no chuveiro. Seu consumo da temperatura é menor mas esquenta, pois aqui na Bahia mesmo no Inverno o clima não faz muito frio e essa técnica da conta do recado! Outra coisa que reparei, sua durabilidade ultrapassa 1 ano pra resistência queimar. Quando utilizava a resistência de 127v, só durava no máximo 3 meses e trocar resistência e mesmo na posição verão, a água caía muito quente! (Só não recomendo em lugares/regiões mais frios usar resistência de 220v em corrente de 127v, porq não vai esquentar o suficiente na posição Inverno).
Eu já sabia na pratica fazendo cagadas hehe,já liguei resistência 220 em 127,dura muito mais ,claro q tem q tomar banho de pingo pq no frio e triste de esquentar ,já liguei resistência 110 em 220 e queima bem pior dq no teste ,pq até a água acionar o sistema chega a derreter o chuveiro ,já esqueci de deixar a aguar circular no chuveiro antes de ligar chuveiro novo e aí da vontade de chorar ,já fiz umas emendas bem porcas em resistencias q queimaram,durou muitos anos e o chuveiro esquentava até mais Dq o normal hehe,sei q vc falou no vídeo q é resistor ,mas como a gente chama errado fica resistência no texto,deixo um like ,abraço
Em termos de potência a queda é de aproximadamente 1/3. Para um chuveiro de 5.500w em 220v, aplicando uma tensão de 127v, a potência será em torno de 1.800w.
Até a algum tempo atrás na época de muito calor eu colocava no meu chuveiro de 110 volts uma resistência de 220 volts. A água não ficava tão quente. E ainda gastava menos. E no final do mês pagava menos pela energia. Quando o inverno chegava eu trocava para 110 volts de novo.
Não entendo nada de elétrica mas quando estava preso eu e uns companheiros de cela fizemos um chuveiro com garrafa pet e um cortador de unha que virou resistência..a fiação foi feita com a tampa da marmita que era de um papel metalico .cara uma gambiarra que dava medo ..mas funcionou perfeitamente...
Boa explicação... é a lei de ohms ...em circuito quando se dobra a tensão a potência é quadruplicado e quando se aplica a metade da tensão necessária a potência é de 1/4...no caso do chuveiro em torno de 5500wats dividido por 4....valeu...
Adoniran meu brother , vc sempre dá um show de aula . Meus parabéns grande professor , engenheiro Eletricista e um excelente profissional na área elétrica !!!
Boa noite adoniran, faz um vídeo abordando essas mesmas questões de maior e menor tensão ,mais em motores elétricos, existem muitas questões que não são muito bem compreendidas pela grande maioria de nois eletricistas,desde já obrigado.
Se não mudar ligação do motor, a tendência é motor de indução queimar por não conseguir chegar próximo da rotação sincrona. Se olhar na placa, tem um termo ip... corrente de partida que está em relação a corrente nominal, chegando de 7 a 8 vezes. Se não conseguir partir... rotação abaixo da nominal, a corrente será alta... e queima. Se fizer religacão para tensão que vai usar, a corrente aumentará ou abaixará conforme a tensão mantendo a potência. É que faltou explicar que no chuveiro, com mesmo resistor de 220V, a potência cai a 33% quando liga em 127V. Se for de 220 para 110, cai exatamente a 25%. Em ambos casos a água esquenta bem menos.
Cara eu admiro muito o trabalho de todos vocês da Eletricity, vocês tem muita qualidade nos seus conteúdos e ensinam de modo que todos possam entender. Fico feliz de pode ter acesso a tudo isso, espero também que o canal continue a crescer e que possa atingir a vida de outras pessoas e que as transforme assim como vem transformando a minha. Sucesso e um próspero ano novo para todos vocês da Eletricity ⚡
O meu chuveiro edta ligado na rede 220V.. tenho 2 resistências...Uma 220 uso durante o verão ok. Quando começa o inverno tro a resistência para 110v...e regulo na posição verao e abre toda a agua. Fica muito quente e muito bom para o inverno.
Boa aula! Um eletricista me recomendou colocar resistência de 220v no meu chuveiro 110v pra economizar energia, vi na sua aula que realmente reduz a corrente elétrica, porém reduz a potência... O chuveiro não aquece bem.
Economiza energia ao custo de sub-aquecimento da água, tomar banho morno, é igual a turma na área automotiva que diz que dirigir devagar economiza combustível, nem sempre economiza e ainda sacrifica tempo de viagem.
@@darksidah na verdade economiza dirigir mais devagar. Menos velocidade, menor potencia do motor menor quantidade de combustível sendo injetado. Em relação ao tempo, conta basica, se você dirigir a uma velocidade constante de 100km/h em uma estrada de 100km de comprimento, você levará uma hora para fazer o trajeto, se você dirigir a 120km/h nessa mesma estrada você levará 50 minutos, na minha cabeça você aumentar a velocidade em 20% para economizar 13% de tempo (10 min) não parece ser uma conta boa, fora a questão de abrir mão de sua segurança.
@@guilhermea3092 A velocidade é o que menos tem a ver com o consumo de combustível, a relação mais adequada é com a rotação. Todo motor tem uma faixa ideal de trabalho, de acordo com sua rotação, e existe um ponto onde esse motor apresenta máxima eficiência, ou seja, nesse ponto o consumo de combustível é o mínimo possível. Dessa forma, podemos perceber que para economizar combustível devemos dirigir mantendo a rotação sempre o mais próxima possível desse ponto, independente da velocidade que se encontra o veículo. Por isso existe o câmbio. Assim é menos vantajoso dirigir em uma velocidade baixa, mantendo uma marcha "menor" enquanto o motor está em uma rotação alta, longe do ponto de eficiência, do que dirigir numa velocidade alta com uma marcha "maior", diminuindo a rotação e trazendo mais próxima desse ponto.
@@ornitorrinco62 Bela explanação, acho que vale acrescentar aqui que Eficiência é relativa, exemplo: Existe uma rotação onde se extrai a maior potência por combustível utilizado e outra rotação onde se encontra a maior autonomia.
Esse vídeo me lembrou o dia em que instalei as lâmpadas do meu carro (12 V) no caminhão que trabalho (24 V). Quando liguei os faróis do caminhão, fiquei impressionado com o tanto que as lâmpadas brilharam, mas não demorou um minuto acesas que o filamento delas chegou evaporar com a tensão mais alta kkkk
Basicamente, os componentes elétricos que tem uma resistência elétrica fixa como por ex: motores, woofers e drivers (som), resistores, entre outros, a tensão (V) é diretamente proporcional a corrente (I). E caso a resistência (R) elétrica for igual a 1 ohm, V=I . Caso RI .
@@joseromilson3353 Não disse que senai não é top, pelo contrário, tudo que sei hoje agradeço aí Senai. Mas uma aula prática como essa por exemplo eu nunca tive no Senai.
É uma pena, pois no meu caso, foi top! Os professores gostavam de ensinar, inclusive, me lembro que minha turma ganhamos apostilas extras. Gosto tanto que ate fiz amizades com diretor, coordenador professores de onde estudei. Ate hj mantemos contato. Aprendi muito no SENAI, me ajudou demais no inicio da carreira!
Estou a anos procurando uma solução rápida, barata e provisória para meu chuveiro que aquece demais no verão. Vou comprar uma resistência de 220v, ele é 110v. Adorei. Edit: FUNCIONOU PERFEITAMENTE! Recomendo a todos que tem um chuveiro que aquece demais.
Você poderia simplesmente ter trocado por um resistor com menor potência, de 6800 wats para 5500 wats, por exemplo. Controlando o comutador, teria o mesmo resultado e manteria a mesma ligação.
Parabéns, conteúdo extremamente de qualidade....Sempre q tenho duvidas venho aqui rever os seus videos....e nao me canso de dizer melhor cnteudo do RUclips nessa área....cada dia me supreendo top demais....
Nalidade existem algumas pessoas que executam serviços eletricos e não adotam critérios técnicos e não aceitam opniões por um simples motivo.não humildes .acham que se aderirem à uma opnião estaram se hulilhando.quando na verdade é exatamente ao contrario.no meu caso foi diferente sempre gostei de compartilhar minhas idéias no que se refere à eletricidade .
Professor, parabéns pelas tuas aulas, que nos trás um grande aprendizado. Se possível, calcule a bitola dos condutores fase e neutro, num sistema bifásico (F+F+N) ou trifásico (F+F+F+N), levando em consideração as harmônicas.
Eu sou técnico eletronico e Eng Eletricista...na casa da minha namorada fizeram isso....ligaram um chuveiro de 220 v /6800 w em tensão de 127 v .... Se fosse 220 v nos cálculos daria 30,91 A aproximadamente....mas como na prática foi mostrado no vídeo ...pela lei de ohm...num circuito puramente resistivo quanto menor a tensão menor será a corrente...e como no chuveiro de 220v a resistência é maior a corrente ligada a 127 v será menor dando na faixa de 17,84A e por consequência com menor corrente teremos uma menor potência na faixa de 2266,06.... Nesse caso ligando um chuveiro de 220v em 127 v teremos uma potência e corrente bem menores ...e consequentemente não irá queima-lo..... Agora como também foi mostrado se ligar chuveiro de 220 v em tensão 127 v...teremos uma tensão maior ligada numa resistência menor ...e obviamente uma corrente e potência maiores....por isso queima..... Muito bom o vídeo....😁🙂😃
Meu caro ,só me explica se você não se equivocou no seu último parágrafo... Pq só vai queimar o chuveiro de você colocar um resistor de 127 numa tomada de 220.
Show! Faz tempo que não ouço alguém chamando resistor de resistor. Bastaria os fabricantes colocarem o nome certo na embalagem... Igual o braço oscilante da suspensão dos carros, que todos chamam de bandeja.
Sou eletricista e oriento meus clientes que neste caso o chuveiro 220 em 127 ele funciona com menor potencia e o contrário há a queima como vc demonstrou a
@navegador 0 na verdade se for um chuveiro simples vc pode fazer a troca do resistor, adequando-o a tensão da rede, pois tem cliente que muda de casa e não quer gastar efetuando a troca do chuveiro
Seria bom ter quando faz esses testes medidores analógicos tbm em algumas situações são ótimos principalmente para ver oscilações rápidas. Excelente vídeo.
Moro no MT, e todos sabem que é uma região quente. Faz alguns anos que troquei o resistor do chuveiro (que trabalha sob 127 V) por um resistor de 220 V. O objetivo era diminuir a temperatura do chuveiro mesmo. No chuveiro 127 V ligado em 127 V até no modo verão estava muito quente. Aqui em casa não tomamos banho quente, mas tão pouco gostamos de água gelada descendo pelas costas, kkk. Desisti dos chuveiro com ajuste eletrônico, quem tem criança em casa sabe o por que ... Foi a melhor coisa que fiz, nunca mais pifou resistor (já que trabalha em menor corrente), a fiação (mesmo dentro da norma) aqueceu menos (menos perda de corrente/maior segurança), a temperatura verão ficou super agradável "quebrando" aquela água gelada, a inverno se usa nos dias menos quentes (sem ficar fervendo!!!) e, o melhor, fazendo isso nos dois chuveiros que tenho em casa minha conta diminuiu drasticamente em 35%.
Se a água sai muito quente, o recurso é deixar o chuveiro desligado. No tempo do frio, quando se quer água mais quente, um redutor de vazão costuma resolver.
*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*
Planilha de Cálculos Elétricos:
hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos
Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas
Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Professor faz um mostrando quanto tempo leva um de 2.5mm ou 4mm em sobrecarga até pagar fogo?
Como posso adquirir a planilha de cálculos ?
Uma dúvida: se os dois fios forem fase , quer dizer que é 220v? Ou pode ser 110v?
@@Guilhermepc1979 Se os dois fios forem fases 110V diferentes vindo da rede elétrica formam 220V.
A casa tem que ter o quadro de luz Bifásico instalado pra distribuir duas fases de 110V.
Um canal com transparência de conteúdo, sempre mostra que não mudou nada e está fazendo conforme está dizendo. Não tem como não amar um canal assim.
Explicação mais limpa e clara igual a essa para calar os mentiroso nunca vi.
Parabéns pelo trabalho e por deixar as claras para os mentirosos que realmente são mentirosos 😂😂😂😂
Há muitos anos, aqui no RJ, sempre usei resistência de 220 V (rede 127) num chuveiro de 127, no Verão. O Verão do RJ é bravo e só assim se obtem uma água bem morna, quando a fria não é adequada. Ora, se a resistência aguenta normalmente 220 Volts, em 127 ela vai trabalhar a baixa potência. Isso não serve para aparelhos como bombas hidráulicas, motores. Se a tensão sobre uma bomba for bem menor do que a projetada para ela, a mesma fica tentando partir, esquentando e queimando.
ESSE SISTEMA SÓ FUNCIONA EM CORRENTE ALTERNADA!
Eu uso uma resistência de 220 no chuveiro de 127 a mais de ano e estou super satisfeito. Como a queda de água é ruim por ser em cima da laje, a água que cai do chuveiro no verão é impossível tomar banho. E agora eu resolvi esse problema. E no inverno eu coloco o chuveiro no inverno e aquece um pouquinho, que é o ideal pra tomar banho sem ficar se tremendo de frio. Show de bola mesmo
Eu tô com esse problema agora que vi seu comentário falando que deu certo a resistência 220 no chuveiro 127 vô tenta colocar no meu chuveiro
Única coisa que acontece nesse caso é a potência cair pela metade, ou seja, esquentar menos, já fiz isso quando mudei de casa que era 220V pra outra que só era 127V.
Estou com a mesma situação, não aguento mais tomar banhos escaldantes inclusive no inverno. Vou tentar aqui pra ver se dá certo.
Resumindo posso instalar um chuveiro de 220v numa tensão de 127 mas jamais ao contrário! Tanks me ajudou muito
isso aconteçe com qualquer dipositivo,que seja projetado prá funcionar em 127v,se vc coloca em
220,vai queimar mesmo,eu queimei se querer uma fonte minha de 650w,por ligar em 220v,quando ela tava chaveada prá 110v,sem quer era uma fonte de,computador atx.
Nem "desenhando" fica melhor que isso. Parabéns!
BOM DIA, PARABÉNS PRA ESSE GRANDE PROFISSIONAL DA ELETRICIDADE. O MEU CHUVEIRO É 220V.LIGUEI - O EM 127V, AÍ, A ÁGUA FICA BEM MORNINHA,GOSTOSA PRO BANHO. BARCARENA PARÁ PARÁ .A MINHA CONTA DE LUZ,ABAIXOU.BELEZA!!!
Sempre bom ouvir "resistor", da até uma calma no coração. 😁
😂😬
E a resistencia ???
@@marillima6350 resistência é relativo ao resistor, pois resistência é o que medimos e resistor é o que vamos comprar para substituir quando seu chuveiro queima... Mas existe outros tipos de resistores.
Eu também gosto de ouvir.
Pior é quando temos que ir a alguma loja comprar um resistor novo para o chuveiro e o vendedor sabichão fica querendo discutir e ensinar que o nome certo é resistência.
Coisas de quem conhece... Na década de 1950 meu pai fez um curso de radiotecnico pelo instituto monitor, por correspondência, e dava manutenção em eletrônicos e ferros de passar roupas. Era o "extra" para manter a casa. Cá, nos anos 80 minha mãe me pediu pra dar uma olhada no chuveiro porque a meninada reclamava que a água não esquentava. Fui lá e, surpresa, chuveiro de 220. Velho " malandro". Falei pra ele "pai, chuveiro de 220?..." Ele riu e disse: se eu colocar chuveiro de 110 meu pagamento vai todo pra pagar energia... Apesar da pouca escolaridade, ele fazia uns cálculos e ainda ensinou esse macete, por isso estou ligando um chuveiro de 220 no meu banheiro pra quebrar um galho. Sei que não vai dar os 6kw, mas se der uns 3,5kw já vai ajudar. Parabéns pelo vídeo. Vivendo, aprendendo e recordando.
Você e o seu Pai são batutas.Fiz Eletrônica de Nível médio mas fazia o curso no Monitor e quase todos na classe faziam.Certa vez na Empresa queimou uma resistência de aquecimento da Extrusora,110Vac; por não ter outra,coloquei de 220Vac e funcionou, só que demorou um pouco.O Engo Austríaco aprovou.No calor,ligo o chuveiro de 220Vac em 110Vac, sempre tomando cuidado com o aterramento.Afinal Terra é Terra,Neutro é Neutro,Fases são fases.Porque a Concessionária não gosta que pendure tudo no Neutro.O aterramento aqui em casa segue a Norma da ABNT
Melhor curso de eletrotécnica até hoje. Permite vc ser avaliado e concorrer a um registro no famigerado CREA em mim. kkk
Que aula top! Aplausos para o professor Adoniran!
Eu fiz um aquecedor de água com a resistência de um ferro de passar 127v. Utilizo ele em 254v, 2 vezes por dia há quase 1 ano já, e não queimou ainda, o segredo está na dissipação térmica, uso dentro de um reservatório de água aquecendo a água para limpeza da ordenhadeira aqui no interior.
boa, ja que esse resistor do ferro foi projetado pra ser resfriado pelo ar, quando vc coloca na água ele consegue dissipar mais calor e consequente aguentar uma corrente maior sem se romper
Você sempre mostrando na prática a realidade.
Além de outras coisas, o povo confunde tensão e corrente de carga com tensão e corrente de fonte.
Fraterno abraço.
Explica aí pfvr. Eu tbm nao sei.
@@williamnascimento6023 Potencia(TensãoxCorrente) de fonte, vem geralmente da comunidade da energia alternativa.
@@williamnascimento6023 Tensão e corrente de fonte é a tensão e corrente máxima que uma fonte de energia pode fornecer e tem que ser controlada para evitar sobrecarga, já tensão e corrente de carga é a queda de tensão na carga e corrente que a carga vai consumir, a corrente de carga é uma corrente sob demanda, a carga só vai puxar a quantidade de corrente que precisa pra funcionar, se puxar mais do que a fonte pode fornecer, aí é onde acontece a sobrecarga.
Resistor, alivia minha alma, quando um profissional fala e exalta corretamente o termo!
Assim como falam termos em português ao invés de falar termos em inglês.
Cara isto é uma resistência . resistor é coisa de eletrônica vcs querem enfeitar o pavão
Meu jovem isso é Fisica. Resistencia é a grandeza do materia. Ja ouviu falar numa materia da faculdade "resistencia dos materiais" ? Mas nem precisa eu chegar nesse ponto de faculdade, pois todo livro de FISICA voce aprende isto. Agora se voce um curso de eletronica avulso qualquer, aí ta explicado!
Como um cara se diz ser engenheiro e fazendo pós, dizer que é a mesma coisa?
Entao va numa loja de componentes e peça uma capacitancia, uma indutancia. Chega lá assim oh e diz: me vende uma capacitancia de 20 microfarad, uma indutancia de 20 Henry, uma resistencia de 20 ohms. Pára meu caro, seja honesto consigo mesmo, voce nao é aprendiz e está fazendo papel de aprendiz?
O legal deste canal é que mostra as coisas na prática, pois todo mundo só fica na teoria.
Meus parabéns pela clareza no ensino.
Tudo com fundamento teórico e prova prática.
Muito bom dia.
Mais uma vez você se superou, com essa explicação tão clara, que mesmo o mais leigo no assunto entendeu o recado.
Parabéns...
Elementar meu caro!👏👏👏👏👏👍e para os principiantes não esquecer de após a troca do resistor de abrir a água do chuveiro antes de ligar o disjuntor, porque pode ocasionar a queima do resistor no ato!
Muito bom o vídeo. Eu já sabia mas você explicou muito bem.
Parabéns pelo ótimo trabalho de ensinar.
Valeu Elias!
30 anos depois de formado vejo alguém nomenclaturando corretamente, resistência é ato ou efeito de resistir o componente é resistor. parabéns
@navegador 0 Se tivéssemos esse pensamento anárquico desde os primórdios de nossa civilização, não teríamos constituído os idiomas, as gramáticas, os dicionários e posteriormente as enciclopédias que é a perpetuação do conhecimento, se cada um falar escrever como quiser, não teríamos o precário entendimento das coisas que temos hoje, esse pensamento sócio construtivista foi que acabou com a educação no Brasil, criou uma geração de analfabetos funcionais, preguiçosos e presunçosos da pseudo sabedoria dos tolos.E mesmo as regras do socialismo destrutivo poderia ser perpetuada, não haveria as pragas da literatura comunista, não saberíamos , por exemplo, que estão implementando no Brasil os preceitos do decálogo de Lenim escrito no século passado.
Sim.
igual ''amperagem''... o certo é corrente!!
Show! O Professor Prandini sempre defendeu a aplicação da teoria na prática logo após a aula dada, pois isso faria mais pessoas se interessar por ciências e engenharia.
Explicar de forma pratica e teórica, vocês estão de parabéns
Todo verão eu uso o chuveiro 220 no 127 fica perfeito água super agradável. Coloquei até uma chave pra alternar entre as tensões
Tbm faço isso direto.
ele vai gastar mais energia se usar o resistor 220 no 110?
Parabéns pela aula, muito didática, juntando teoria e prática, de uma maneira muito eficiente. São aulas assim que tornam o aprendizado muito agradável e permanente.
Valeu Joaquim
Um salve para todos os eletricistas aqui de Fortaleza CE
Ótima explicação mestre.
Poderia fazer um vídeo sobre o IRC das lâmpadas,para que serve como funciona e qual é a melhor para comprar? Obrigado
Fernando Augusto da Cunha de são Paulo
É tão bom ver alguém fazendo pronuncias adequadas na elétrica !!!
Voltagem, Amperagem...
@@SharkStrikeAC Topper demais continue estudando
No curso técnico, meu professor acha essa "rixa" algo totalmente bobo. Apesar dele ensinar o "correto" em português: tensão, ele permitia e até usava o termo aportuguesado voltagem fazendo aspas ou com alguma gozação imitando os eletricistas que corrigem os outros rs.
Concordo demais com a abordagem dele, tanto que aderi as vezes a falar "voltagem" de modo oooh
@@faelpinho O problema é que no momento que vc vai fazer uma entrevista técnica e vc usa esse termo vc acaba perdendo e essa gíria vira costume, largar é difícil. As vezes uma frase mal conjugada vc perde para outro que sabe usar o termo técnico corretamente
@@GABRIELLOCO1989 ah sim, mas nas entrevistas como desenvolvedor, por exemplo (minha área atual) eu não diria algo que não é aceito, tipo "HTML é linguagem de programação". HTML é linguagem de marcação. No currículo de elétrica e eletrônica, destaco "trabalho com baixa e média tensão", não voltagem, rs. É igual o cara falar muita gíria (como eu), mas eu digitando aqui vc perceberia pouco rs. O bagulho é doido msm! :D
Sem comentários vc e 10 excelente aula
Vc ensina muito bem e tira as dúvidas na prática , é sensacional, tem só a engrandecer a área elétrica !!!
A grosso modo um chuveiro 220v ligado no 110v vai aquecer 1/4 do que deveria. Vai tomar banho frio. Se quer ter uma noção simples e prática, coloca uma lâmpada convencional 220v no 110v.
Água morna, não vai ser água escaldante, chuveiro antigos era de 2500w.
@@canalaprendendoagora3827 Na verdade pra dar equivalente aos 2500w, teria que ser um chuveiro de 10 mil watts em 220v. Fora isso os chuveiros modernos liberam mais litros de água por minuto. Será um banho frio, não tente em casa, a esposa não vai gostar da experiência. Rs.
@@douglassca Eu fiz aqui em casa, e a água sai morna, eu também não gosto de água quente.
@@canalaprendendoagora3827 Vc é uma espécie rara, kkkk
@@douglassca Qual a graça de tomar banho quente, e sair do banheiro tremendo de frio.
Eletricidade básica.
Aqui se aprende na teoria e na prática.
Parabéns pelo vídeo, professor.
Boa noite amigo
Isso mesmo
Muito obrigado pela explicação
Bom dia Adoniran, Bom dia aos demais seguidores.
Mais um vídeo com os ensinamentos que chegam sempre para enriquecer nosso conhecimento. Parabéns!
Que logo chegue a 1 milhão de inscritos. Hoje somos 299 mil..., logo há de chegar a 300, 400, e assim em frente.
Chegaremos, todos nós, afinal o canal não existe sem vocês.
- Amei o vídeo, vivendo e aprendendo!
- Aqui em casa, a corrente é 127v. Mas geralmente só uso resistência de 220v no chuveiro. Seu consumo da temperatura é menor mas esquenta, pois aqui na Bahia mesmo no Inverno o clima não faz muito frio e essa técnica da conta do recado! Outra coisa que reparei, sua durabilidade ultrapassa 1 ano pra resistência queimar. Quando utilizava a resistência de 127v, só durava no máximo 3 meses e trocar resistência e mesmo na posição verão, a água caía muito quente! (Só não recomendo em lugares/regiões mais frios usar resistência de 220v em corrente de 127v, porq não vai esquentar o suficiente na posição Inverno).
Bem explicado ,matou a cobra e mostrou o " a arma " ,obrigado!
Que aula top, parabéns professor, aprendizado para a vida
Muito bom o vídeo. Ótima aula mostrando cada detalhe. DEUS te abençoe e multiplique seus talentos
👍
Excelente explicação e muito didática. Parabéns e muito obrigado pela ajuda.
Pra mim é o melhor canal de elétrica do RUclips, se enrolação, vai direto ao ponto sem bobeira e é facil de entender
você é profissional e inteligente, guardar tudo de cabeça e explicar certinho, parabéns pelo vídeo aprendi bastante coisa !
Esse teste foi bastante rico em detalhes. Parabéns, muito bom esse teste.....
Excelente apresentação 👏👏👏 esclareceu toda e qualquer dúvida !!!
Eu já sabia na pratica fazendo cagadas hehe,já liguei resistência 220 em 127,dura muito mais ,claro q tem q tomar banho de pingo pq no frio e triste de esquentar ,já liguei resistência 110 em 220 e queima bem pior dq no teste ,pq até a água acionar o sistema chega a derreter o chuveiro ,já esqueci de deixar a aguar circular no chuveiro antes de ligar chuveiro novo e aí da vontade de chorar ,já fiz umas emendas bem porcas em resistencias q queimaram,durou muitos anos e o chuveiro esquentava até mais Dq o normal hehe,sei q vc falou no vídeo q é resistor ,mas como a gente chama errado fica resistência no texto,deixo um like ,abraço
excelente explicação e quebrando o mito menor tensão maior corrente.... "Não é uma regra"...
0
Em termos de potência a queda é de aproximadamente 1/3. Para um chuveiro de 5.500w em 220v, aplicando uma tensão de 127v, a potência será em torno de 1.800w.
Até a algum tempo atrás na época de muito calor eu colocava no meu chuveiro de 110 volts uma resistência de 220 volts. A água não ficava tão quente. E ainda gastava menos. E no final do mês pagava menos pela energia. Quando o inverno chegava eu trocava para 110 volts de novo.
Até eu, que sou da mecânica, sei disso. Esses profissionais precisam de reciclagem. Ótimo vídeo..
Não entendo nada de elétrica mas quando estava preso eu e uns companheiros de cela fizemos um chuveiro com garrafa pet e um cortador de unha que virou resistência..a fiação foi feita com a tampa da marmita que era de um papel metalico .cara uma gambiarra que dava medo ..mas funcionou perfeitamente...
Satisfação total em ficar dando REPLAY no momento da "queima da resistência" haha
Muito bom! Parabens! Voce mostrou na pratica e na teorica...SHOW!
Isso sim é uma aula...
Boa explicação... é a lei de ohms ...em circuito quando se dobra a tensão a potência é quadruplicado e quando se aplica a metade da tensão necessária a potência é de 1/4...no caso do chuveiro em torno de 5500wats dividido por 4....valeu...
Parabéns Adoniran, isso é uma aula.
Obrigada pela explicação pois já ia estalar o meu chuveiro de 110 na resistência de 220 ia queimar tudo misericórdia já me vi saindo correndo 😂😅😅
Excelente montagem, muito didática.
Obrigado Alceu!
Muito bom. Gostei muito dessa prática!
Excelente vídeo 👊 Sou Eletrotécnico, e Nem na Sala de Aula, você vê uma Aula com Tão conteúdo 👊 Parabéns pelo Canal e belos conteúdo
Muito importante esse esclarecimento parabéns professor.
Adoniran meu brother , vc sempre dá um show de aula . Meus parabéns grande professor , engenheiro Eletricista e um excelente profissional na área elétrica !!!
Obrigado pela aula, professor, Ajudou muito, Um abraço.
Boa noite adoniran, faz um vídeo abordando essas mesmas questões de maior e menor tensão ,mais em motores elétricos, existem muitas questões que não são muito bem compreendidas pela grande maioria de nois eletricistas,desde já obrigado.
Se não mudar ligação do motor, a tendência é motor de indução queimar por não conseguir chegar próximo da rotação sincrona. Se olhar na placa, tem um termo ip... corrente de partida que está em relação a corrente nominal, chegando de 7 a 8 vezes. Se não conseguir partir... rotação abaixo da nominal, a corrente será alta... e queima.
Se fizer religacão para tensão que vai usar, a corrente aumentará ou abaixará conforme a tensão mantendo a potência.
É que faltou explicar que no chuveiro, com mesmo resistor de 220V, a potência cai a 33% quando liga em 127V.
Se for de 220 para 110, cai exatamente a 25%. Em ambos casos a água esquenta bem menos.
Concordo. Falta material explicativo sobre motores. Os que tem na internet o pessoal não tem boa didática igual o Adoniran.
Parabéns pela explicação! Obrigado!
Cara eu admiro muito o trabalho de todos vocês da Eletricity, vocês tem muita qualidade nos seus conteúdos e ensinam de modo que todos possam entender.
Fico feliz de pode ter acesso a tudo isso, espero também que o canal continue a crescer e que possa atingir a vida de outras pessoas e que as transforme assim como vem transformando a minha.
Sucesso e um próspero ano novo para todos vocês da Eletricity ⚡
Valeu Emerson!!!
O meu chuveiro edta ligado na rede 220V.. tenho 2 resistências...Uma 220 uso durante o verão ok. Quando começa o inverno tro a resistência para 110v...e regulo na posição verao e abre toda a agua. Fica muito quente e muito bom para o inverno.
Boa aula! Um eletricista me recomendou colocar resistência de 220v no meu chuveiro 110v pra economizar energia, vi na sua aula que realmente reduz a corrente elétrica, porém reduz a potência... O chuveiro não aquece bem.
Economiza energia ao custo de sub-aquecimento da água, tomar banho morno, é igual a turma na área automotiva que diz que dirigir devagar economiza combustível, nem sempre economiza e ainda sacrifica tempo de viagem.
@@darksidah na verdade economiza dirigir mais devagar. Menos velocidade, menor potencia do motor menor quantidade de combustível sendo injetado.
Em relação ao tempo, conta basica, se você dirigir a uma velocidade constante de 100km/h em uma estrada de 100km de comprimento, você levará uma hora para fazer o trajeto, se você dirigir a 120km/h nessa mesma estrada você levará 50 minutos, na minha cabeça você aumentar a velocidade em 20% para economizar 13% de tempo (10 min) não parece ser uma conta boa, fora a questão de abrir mão de sua segurança.
@@guilhermea3092 A velocidade é o que menos tem a ver com o consumo de combustível, a relação mais adequada é com a rotação.
Todo motor tem uma faixa ideal de trabalho, de acordo com sua rotação, e existe um ponto onde esse motor apresenta máxima eficiência, ou seja, nesse ponto o consumo de combustível é o mínimo possível. Dessa forma, podemos perceber que para economizar combustível devemos dirigir mantendo a rotação sempre o mais próxima possível desse ponto, independente da velocidade que se encontra o veículo. Por isso existe o câmbio.
Assim é menos vantajoso dirigir em uma velocidade baixa, mantendo uma marcha "menor" enquanto o motor está em uma rotação alta, longe do ponto de eficiência, do que dirigir numa velocidade alta com uma marcha "maior", diminuindo a rotação e trazendo mais próxima desse ponto.
@@ornitorrinco62 Bela explanação, acho que vale acrescentar aqui que Eficiência é relativa, exemplo: Existe uma rotação onde se extrai a maior potência por combustível utilizado e outra rotação onde se encontra a maior autonomia.
Dúvida esclarecida muito obrigado pela dica valeu
Muito bom, parabens, sou de eletrõnica e não de eletrica, mas como ciencias irmãs é sempre valido ver ações como essa na pratica, parabens mesmo.
Profissional de primeira linha ....tá de parabéns
Quem sabe tá em outro nível. Parabéns Mestre
Ótimo vídeo ótima explanação, faço isso há 50 anos principalmente na época do calor.
Esse vídeo me lembrou o dia em que instalei as lâmpadas do meu carro (12 V) no caminhão que trabalho (24 V). Quando liguei os faróis do caminhão, fiquei impressionado com o tanto que as lâmpadas brilharam, mas não demorou um minuto acesas que o filamento delas chegou evaporar com a tensão mais alta kkkk
Kkkkkk
Basicamente, os componentes elétricos que tem uma resistência elétrica fixa como por ex: motores, woofers e drivers (som), resistores, entre outros, a tensão (V) é diretamente proporcional a corrente (I). E caso a resistência (R) elétrica for igual a 1 ohm, V=I . Caso RI .
Caraca que aula, muito top seu canal.
Nem no Senai se vê isso.
Obrigado por nos presentear com essa aula.
Claro que ve! Eu vi e calculamos inclusive! SENAI é top!
@@joseromilson3353 Não disse que senai não é top, pelo contrário, tudo que sei hoje agradeço aí Senai. Mas uma aula prática como essa por exemplo eu nunca tive no Senai.
É uma pena, pois no meu caso, foi top! Os professores gostavam de ensinar, inclusive, me lembro que minha turma ganhamos apostilas extras. Gosto tanto que ate fiz amizades com diretor, coordenador professores de onde estudei. Ate hj mantemos contato. Aprendi muito no SENAI, me ajudou demais no inicio da carreira!
Claro que se ensina isso no SENAI. Isso é a primeira lei de Ohm amigo! A base da eletricidade...
@@rinaldocanoso158 Não quis dizer que não se ensina o conteúdo no Senai, mas sim a didática da aula.
O legal é que vc mostra na teoria e na prática! Obrigado! Conteúdo de qualidade!
Resumindo! Posso instalar um chuveiro 220v numa corrente de 127 mas, jamais ao contrário. Tanks me ajudou muito
Parabéns pela demonstração: foi objetivo e com boa prática!
Que aula fantástica melhor que isto só desenhando parabéns.
Estou a anos procurando uma solução rápida, barata e provisória para meu chuveiro que aquece demais no verão. Vou comprar uma resistência de 220v, ele é 110v. Adorei.
Edit: FUNCIONOU PERFEITAMENTE! Recomendo a todos que tem um chuveiro que aquece demais.
Daniel, e o consumo de energia? Aumentou, diminuiu ou ficou igual?
Você poderia simplesmente ter trocado por um resistor com menor potência, de 6800 wats para 5500 wats, por exemplo.
Controlando o comutador, teria o mesmo resultado e manteria a mesma ligação.
Muito bom e útil...comprei um chuveiro 220v mais o padrão é 127v ...agora animei novamente 😅 muito obrigado pela dica
Eletricista que não estuda "discute mesmo" LIKE no vídeo.
Que aula. Parabéns. Sensacional
Orgulho de ser da área 😍
Ótimas informações, parabéns Eletricity.
Muito bom, excelente aula. Era exatamente o que procurava aprender.
Parabéns, conteúdo extremamente de qualidade....Sempre q tenho duvidas venho aqui rever os seus videos....e nao me canso de dizer melhor cnteudo do RUclips nessa área....cada dia me supreendo top demais....
Top, a falta de fundamentação teórica básica na formação de eletricistas assusta, isso quando têm.
Nalidade existem algumas pessoas que executam serviços eletricos e não adotam critérios técnicos e não aceitam opniões por um simples motivo.não humildes .acham que se aderirem à uma opnião estaram se hulilhando.quando na verdade é exatamente ao contrario.no meu caso foi diferente sempre gostei de compartilhar minhas idéias no que se refere à eletricidade .
Professor, parabéns pelas tuas aulas, que nos trás um grande aprendizado. Se possível, calcule a bitola dos condutores fase e neutro, num sistema bifásico (F+F+N) ou trifásico (F+F+F+N), levando em consideração as harmônicas.
Muito boas as aulas em eletricidade sabedoria gera sabedoria e o mais principal segurança . valeu obrigado 🙏
Eu sou técnico eletronico e Eng Eletricista...na casa da minha namorada fizeram isso....ligaram um chuveiro de 220 v /6800 w em tensão de 127 v ....
Se fosse 220 v nos cálculos daria 30,91 A aproximadamente....mas como na prática foi mostrado no vídeo ...pela lei de ohm...num circuito puramente resistivo quanto menor a tensão menor será a corrente...e como no chuveiro de 220v a resistência é maior a corrente ligada a 127 v será menor dando na faixa de 17,84A e por consequência com menor corrente teremos uma menor potência na faixa de 2266,06....
Nesse caso ligando um chuveiro de 220v em 127 v teremos uma potência e corrente bem menores ...e consequentemente não irá queima-lo.....
Agora como também foi mostrado se ligar chuveiro de 220 v em tensão 127 v...teremos uma tensão maior ligada numa resistência menor ...e obviamente uma corrente e potência maiores....por isso queima.....
Muito bom o vídeo....😁🙂😃
Meu caro ,só me explica se você não se equivocou no seu último parágrafo... Pq só vai queimar o chuveiro de você colocar um resistor de 127 numa tomada de 220.
Com sua experiência, eu usando um resistor 220 em rede 110 quais as chances de problema ou queima?
@@reinaldocruz6883 acho que nenhuma
@@omagestoso obrigado pelo resposta amigo
Gostei. Bem didático seu video.obrigado
Show!
Faz tempo que não ouço alguém chamando resistor de resistor.
Bastaria os fabricantes colocarem o nome certo na embalagem...
Igual o braço oscilante da suspensão dos carros, que todos chamam de bandeja.
Igual aos famosos "ml"... 600 emeeles, quando ficaria até mais bonito se dizer "mililitros".
@@jaymesobrinho Pra piorar, a maioria das pessoas falam no singular. 600 emi éli.
ka ka ka...
Show de bola, valeu por compartilhar conhecimento
Sou eletricista e oriento meus clientes que neste caso o chuveiro 220 em 127 ele funciona com menor potencia e o contrário há a queima como vc demonstrou
a
@navegador 0 na verdade se for um chuveiro simples vc pode fazer a troca do resistor, adequando-o a tensão da rede, pois tem cliente que muda de casa e não quer gastar efetuando a troca do chuveiro
Simples e objetivo... parabéns, conseguiu mais um inscrito.
Excelente demonstração!
Seria bom ter quando faz esses testes medidores analógicos tbm em algumas situações são ótimos principalmente para ver oscilações rápidas. Excelente vídeo.
Ok. Boa aula. Boa explicação. Continue ajudando e esclarecendo.
Moro no MT, e todos sabem que é uma região quente. Faz alguns anos que troquei o resistor do chuveiro (que trabalha sob 127 V) por um resistor de 220 V. O objetivo era diminuir a temperatura do chuveiro mesmo. No chuveiro 127 V ligado em 127 V até no modo verão estava muito quente. Aqui em casa não tomamos banho quente, mas tão pouco gostamos de água gelada descendo pelas costas, kkk. Desisti dos chuveiro com ajuste eletrônico, quem tem criança em casa sabe o por que ... Foi a melhor coisa que fiz, nunca mais pifou resistor (já que trabalha em menor corrente), a fiação (mesmo dentro da norma) aqueceu menos (menos perda de corrente/maior segurança), a temperatura verão ficou super agradável "quebrando" aquela água gelada, a inverno se usa nos dias menos quentes (sem ficar fervendo!!!) e, o melhor, fazendo isso nos dois chuveiros que tenho em casa minha conta diminuiu drasticamente em 35%.
Amigão ! você não ganhou coraçãozinho porquê acrescentou no comentário , o que acontece na pratica !
@@berthold171 Desculpe, não lhe entendi.
@@clairtonbaggio3930 eu penso que ele quis dizer que a Eletrocity nao deu ok pra vc , porque vc ensinou como economizar energia.
@@anonimoinvisivel3325 ah... kkk entendi
Se a água sai muito quente, o recurso é deixar o chuveiro desligado. No tempo do frio, quando se quer água mais quente, um redutor de vazão costuma resolver.
Estava com dúvidas e a exemplificação prática ficou muito boa.