*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!* Planilha de Cálculos Elétricos: hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas: hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas: hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Com certeza! O seu Canal também é muito TOP. Gostei muito da casa container. Tenho um microondas quebrado que guardo até hj pra fazer a experiência da maquina de solda. Já separei o transformador de nobreak pra fazer meu super carregador de baterias, vou aguardar os próximos vídeos. 😂😂😂😂
A culpa de não ter 1 milhão de inscritos é de vocês mesmos, pois são vocês, telespectadores, que fazem a inscrição, portanto, para ajudar no crescimento do canal vocês precisam compartilhar o conteúdo da Eletricity, pedir para que se inscrevam e por aí vai. Como que os outros canais de elétrica podem ter quase 1 milhão de inscritos e esse não? Somos nós que fazemos a inscrição.
RAPAZ,,,,VC DISSE TUDO,,, O ENSINO NAO PODE ENTEDIAR O TRABALHADOR E/OU TECNICO,,,SENAO ELE NAO PRESTA ATENÇÃO, NAO ASSIMILA E SAI FAZENDO MERDA ATRAS DE MERDA,,, MUITO SENSATO SEU COMENTARIO,,, PARABENS
Video excelente! Prático e informativo. Aprendi várias coisas novas. Obrigado. Acredito que a desinformação sobre sistemas de aterramento decorrem do não entendimento dos dois tipos de aterramento encontrados em instalações elétricas industriais. Temos os diversos sistemas "normais" de aterramento, onde o objetivo é criar condições tecnicamente confiáveis para proteção de pessoas e equipamentos contra curto circuitos de fase com carcaça de equipamentos. E temos também o aterramento usado na obtenção da Compatibilidade Eletromagnética, que possui normas próprias e projeto individualizado, com foco em eliminar os problemas decorrentes de interferência eletromagnética entre equipamentos eletrônicos industriais. Desafio imenso para os profissionais da área!
Parabéns pelos vídeos explicativos e fáceis de se entender, trabalho com manutenção hidráulica e elétrica, uma empresa fez uma reforma elétrica no meu local de trabalho, e apos iniciar a minha prestação de serviços uma funcionaria reclamou que as tomadas da cozinha onde pluga eletrodomésticos 127 volts, queimava os aparelhos novos num curto prazo de tempo, fiz uma verificação com alicate amperímetro e verifiquei que o aterramento estava dando a mesma tenção das tomadas de 127 volts, tomei a decisão de desligar o cabo de aterramento afim de evitar a queima dos eletrodomésticos. e observar se o problema continua ou terminou, neste caso o ideal não seria tornar o aterramento independente, ate mesmo para chuveiros, a casos que a tenção se altera quando a falhas no sistema da ex light e entra uma voltagem 220 ou maior no lugar da voltagem 127, já atendi condomínio que perdeu todos os eletrodomésticos em razão desta grave alteração.
Cara e mestre mesmo, sou eletrotécnico e eletromecânico, trabalho a 10 anos na área elétrica, mas com certeza vou ter que olhar com calma pra entender aos poucos, muito boa explicação. Isso que e válido nunca diga que sabe tudo , pois sempre , mas sempre tem algo para nos ser útil. Parabéns pelo vídeo.
Acabei de assistir na íntegra a " MARATONA DE ATERRAMENTO E EQUIPOTENCIALIZAÇÃO EM BT" COM O PROF. JOÃO CUNHA DA MI OMEGA E LÁ OUVI ELE CITAR VOCÊ. GOSTEI MUITO DELE CITAR VOCÊ E A ELETRICITY. O CARA É FERRA EM ATERRAMENTO. SÓ TENHO A AGRADECER OS CONHECIMENTOS QUE O PROF. JOÃO CUNHA E VOCÊ TEM NOS PASSADO SOBRE O ASSUNTO. ESTOU NO CAMINHO CERTO, APRENDENDO CADA DIA MAIS COM A ELETRICITY.
Alessandro, como disse o próprio João, elogio de amigo não vale. 😁😁😁 Brincadeiras à parte nos sentimos honrrados com a menção. Fizemos o curso dele e é muito bom.
Fantástico, muitos não sabem mais o aterramento mais completo que seja, não adianta de nada se nao tiver o IDR, sem ele uma fuga para a terra pode induzir diferentes tensões em vários pontos onde a fuga está sendo dissipada, e alguém ali circulando pode sofrer choque por conta dos diferentes potenciais na terra em torno das hastes!
Boa tarde! Encontrei uma situação em uma residência que nunca havia encontrado. Neutro de iluminação e tomada separado, porém ao utilizar o neutro da tomada com fase da iluminação não acendia a lâmpada e desarmava o DR. Lembrando q o barramento de cada neutro e separado
Quando ele toca diretamente no barramento tns, ali o dijuntor dr desarmou sendo um aterramento tocando em um tns, se fosse o caso de esta conectado na carcaça já teria desarmado o disjuntor de imediato e protegeria o equipamentos de está energizando a carcaça.
Só o sr. sabe disso, professor? Não é possível. Espero, finalmente, ter encontrado alguém que sabe das coisas porque até agora eu só tinha visto desencontro de opiniões.
O q eu venho praticando é equipotencializaçao. Quando possivel faço o aterramento iniciando na haste do padrão, colocando hastes ao longo de malha e a última na base do quadro d.g. Quando a distância não permite, faço hastes e malha, e no dg interligo t e n, antes do Dr.
Nossa bem explanado heim professor esta da impedância do solo nem sabia e o lance da corrente de curto se muito baixa aprendi aqui agora muito obrigado nosso mentor da Eletrica Professor Adoniran
Mestre, boa tarde! Me responde uma dúvida, por obséquio. É possível ocorrer uma falta à terra pelo condutor neutro, ou seja, há alguma possibilidade de ocorrer uma fuga de corrente entre o neutro da instalação e o aterramento de proteção? Se sim, em quais circunstâncias? Obrigado por permitir minha pergunta. Excelente vídeo, viu. Parabéns!!!
Parabéns pelo vídeo. Professor Qual tipo de aterramento mais eficiente contra choque elétrico em equipamentos como geladeiras, etc. o Sr. recomenda para residência
Professor Adoniran, uma questao: Num projeto residencial. Alimentacao 220v bifasico. As cargas maiores sao 220v. As menores 127v O neutro como nao tera grandes retornos, pode ser bem menor. Tipo fases em cabo 16mm e neutro em 10mm
Sempre usar DR. Sempre. Mesmo em uma condição não ideal de aterramento, o DR desarmaria com apenas 30mA, salvando a vida da pessoa. DR recomendo usar como geral, caso a instalação seja nova.
E se eu tiver um dispositivo dr em conjunto com um disjuntor geral, ele não irá pressupor como uma fuga de corrente por o condutor neutro está aterrado? E no caso de um sistema trifásico ao romper o neu a fase irá vim pelo condutor neutro? Agradeço pelos vídeos compartilhados, ESSE canal é referência pra mim!!!
Boa tarde, parabéns pelos vídeos, moro em Juruti estado do Pará e aqui é muito precária a capacitação em eletricidade, porém seus vídeos são muito esclarecedor e dinâmicos, ficamos no aguardo na criação de cursos Oline.
Ótimo vídeo! Uma dúvida somente. Foi indicado que o DR seria o dispositivo de seccionamento automático, claro que é, inclusive, na norma podemos identificar casos em que o uso do DR é obrigatório. Porém, em circuitos onde esse dispositivo não é obrigatório, o seccionamento automático da alimentação fica a cargo do disjuntor. Certo?
Teria como fazer o teste colocando a fase direta na carcaça juntamente com um aterramento tt na carcaça e colocar o multimetro na medição de tensão e colocar uma das pontas de prova na carcaça e outra nesse resistor que simula um corpo humano para vermos qual seria a tensão
Ótima e didática explanação sobre um assunto que para muitos é um Tabu. Como sugestão, representar graficamente cada uma das formas de ligação aliado a pratica demonstrada.
Parabéns ao amigo Adoniran e demais idealizadores deste , em demonstrar na prática um sistema lógico de atuação de proteção por aterramento eficiente,show,like garantido , um abraço do mineirinho à todos .
boa noite Prof, Adoniran! parabéns por elaborar essa aula otina sobre aterramento em esquema T.T com demonstração de sua funcionalidade na pratica! é possível o sr elaborar uma ou mais aulas na pratica com os esquemas T.N e suas variantes, diferenças e aplicações em instalações na pratica
Aconteceu um acidente com meu filho mas graças a Deus só teve uma leve queimadura nos dedinhos eu instalei uma tomada e antes de embutir na caixinha liguei o disjuntor disjuntor pra testar o meu filho chegou descalço no contrapiso ainda molhado e colocou a mão na tomada quando hovir ele chorar puxei ele pra trás Eu creio que ele pegou a fase e o neutro ao mesmo tempo pelo pouco conhecimento que tenho se ele tivesse tocado só na fase com os pés no chão úmido seria muito mais grave
Ótimo VÍDEO !!! ÓTIMA EXPLICAÇÃO !!! Então dependendo da DISTÂNCIA do PADRÃO de ENTRADA de ENERGIA e o Quadro de Distribuição da RESIDÊNCIA, podemos EQUIPOTENCIALIZAR o Aterramento ( TT ) conectando um CABO da mesma sessão bitola ( # ) ENTRE o BARRAMENTO do NEUTRO e o BARRAMENTO do ATERRAMENTO ( TT ) no QUADRO de DISTRIBUIÇÃO ???
Neutro e terra só se unem no BEP. Se seu BEP estiver no QDC, tudo bem. Neste caso o QDC precisa ter 3 barramentos, o BEP, o terra e o neutro. Terra e neutro se separam depois do BEP, cada um na sua barra.
Parabéns pela explicação Eng. Adoniran. Muitos profissionais de elétrica não tem muito conhecimento sobre aterramento de equipamentos e sistemas elétricos . Um grande Abraço
No diagrama ao final do vídeo, não tinha o neutro, se eu faço o aterramento tt e o utilizo como neutro passando tbm pelo DR, eu teria q fazer um Bep separando terra e neutro dentro do quadro de comando? Para q o DR funciona se corretamente? Obrigado pelo trabalho que realiza com muita responsabilidade no que ensina, q Deus lhe abençoe.
boa noite Prof. Adoniran! esse video é espetacular! já me deparei varias vezes com essa situação... porem no esquema TN-S há uma restrição em relação a seção do condutor PE principal que é função dos condutores de fase(s), isto é, a mesma não pode ser maior que 10mm² tendo em vista isso fico limitado
Parabéns ao canal. Sanando uma das maiores dúvidas entre os eletricistas que são as diversas configurações possíveis em sistemas de aterramento. Um assunto muita das vezes ignorado por alguns por não achar tão relevante para a funcionalidade de uma instalação, mas que é sim muito ou senão a mais importante parte de uma instalação elétrica. Obrigado
Uma dúvida, nos casos em que instalo um sistema FV, geralmente faço um aterramento a parte quando a residência não possui aterramento, porém minha dúvida é: Se para equipotencializar com o aterramento funcional do padrão eu posso aterrar o neutro novamente (conectando um condutor entre o BEP e o neutro em um ponto mais próximo ao BEP), ou devo levar um condutor de proteção até o aterramento do padrão partindo do BEP? Muito bom o seus vídeos, abraço!
Meu quadro vem o condutor neutro da concessionária Chegando no barramento de neutro...tbm tenho aste de aterramento separados tbm com condutores até o barramento do terra.... Com isso tenho ligação TT ...minha dúvida , posso fazer uma ligação nos dois barramento (jumpear) ficará mais eficiente .... imagino que estou tbm aproveitando o barramento da concessionária junto com meu aterramento .... obrigado parabéns pelos vídeos ...sou inscrito
Boa noite Adoniran. Ótimo vídeo e explicação. Costumo fazer o aterramento TT nas instalações que executo, usando o DR apenas para os circuitos de área molhada e também utilizo DPS. Então, para que esse aterramento seja mais eficiente qual seria a melhor solução? Poderia conecta-lo a barra de neutro, antes do DR, o tornando um aterramento TN-S? Aguardo sua resposta...
Ou continua TT, desde que tenha DR em 100% da instalação e massas e estruturas equipotencializadas ou equipotencializa massas e estruturas além o neutro no BEP, transformando em TN-S, aí sim DR só em áreas molhadas.
@@eletricityeletrica Então, pra mim colocar agora um DR em 100% da instalação fica difícil. Não poderia fazer apenas a equipotencializacão da barra de terra, referente as hastes de aterramento TT, com o neutro no QDC?
@@carloshenriqueespindoladea2792 Infelizmente não. Se é TT, tem que colocar DR em tudo. 5.1.2.2.4.3 Esquema TT Devem ser obedecidas as prescrições descritas a seguir: a) no esquema TT, no seccionamento automático visando proteção contra choques elétricos, devem ser usados dispositivos a corrente diferencial-residual (dispositivos DR);
Ótima explicação para eletricistas, eu acho. Ao menos os que se manifestaram gostaram. Agora, pra mim, que sou uma BESTA QUADRADA em eletricidade, terei que assistir mais umas 2 vezes pra saber a resposta que, pra mim, besta quadrada, não ficou clara. Neutro e aterramento, junto ou separado? Vou assistir novamente...
Deve-se dar preferência ao sistema TN-S porque, na operação normal do sistema, todo o condutor PE está sempre praticamente no mesmo potencial do aterramento da fonte, ou seja, com tensão zero ou quase zero em toda sua extensão.
Esse canal é fantástico, tanto pela didática quanto pelos exemplos materiais. Gostaria de expor uma opinião minha: - Não importa se há mais de uma norma para aterramentos, justificar que elas existem pelo fato de poder economizar um cabo de neutro ou neutro e terra simplesmente não é plausível! Acho que deveria existir uma única ''norma'', sem variações. Senão, não há sentido em se chamar ''NORMA''.
Bom dia posso uasr o terra no lugar do neutro na casa o que acontece nas lampadas e tomadas , isso pode causar apagao ou nao podem fazer esse teste com aparelhos ligados .
Genial Eletricity 👌 Una duda como es que fica la indicion del suelo Ejemplo Si tengo mi haste de aterramiento de mi casa muy serca del haste del padron de entra de la concesionaria puede inducir es peligrosa ? Como es que fica la inducion de suelo entre haste seria genial un video en la practica sobre eso
Tenho dúvidas quanto o aterramento ideal. Eu tenho uma haste de Aterramento no padrão (aterramento obrigatório), tenho outra na base do quadro de distribuição dentro de casa, e mais uma haste de Aterramento que vem do quintal para o quadro. Pergunta. Qual seria melhor ligação dentro do meu quadro de distribuição. Uso a terceira haste de Aterramento, no barramento que já está aterrado com o aterramento da base do quadro, ou ligo esse terceiro aterramento na barra de neutros? Ou tudo está errado? Desde já agradeço a atenção.
Bom dia, eu tenho um cliente de banca de jornal ele não tem aterramento e nem Dr, por se tratar de uma estrutura metálica tinha estar aterrada, ele não tem aonde fazer o aterramento, bom a minha dúvida vou colocar o Dr, mas gostaria de saber se no quadro energia antes do neutro ir para o Dr ou depois na saída do dr eu poderia fazer a ligação do neutro na estrutura caso algum fio encoste na lata da iluminação aconteça queda disjuntor ou somente seria indicado a instalação do dr mesmo
Tá ótima a série! Poderia fazer um vídeo futuramente explicando os sistemas de iluminação em piscinas, porque tenho visto que o pessoal não usa o SELV como manda a norma estão fazendo como se fosse um sistema comum.
@@andreluisdeoliveira4215 é extra baixa tensão sem uso de aterramento no caso de piscinas é 12V no volume 0 que é onde ficam as luzes dentro da piscina.
Top! Experiência pessoal que vivi: Um cliente meu certa vez bêbado deu um murro no interruptor e fechou o contato entre fase de iluminação e o terra da tomada , a conta de luz deu um aumento de 200%, depois de 2 meses me chamaram lá para verificar se havia algo errado, quase caí p traz quando descobri que a tensão nas hastes tava dando 220v, e a 2 meses estavam daquele jeito, por sorte ninguém se acidentou visto que as hastes estavam na calçada da casa! A nossa tensão aqui é 220v fase e neutro monofase! Agora só uso tns em minhas instalações, é o mais seguro principalmente onde o cliente não aceita o Dr!
Amigo, desculpa abusar do teu conhecimento, quero pôr DR na minha instalação que vou refazer, você acha que com DR é melhor TT ou TNS? Ou TNS sempre? Nesse caso que você citou do seu cliente, se ele não tinha DR mas estivesse no esquema TNS o disjuntor atuaria, é isso?
@@andrenunes278 Olá! Não precisa pedir desculpas amigo, é um prazer poder ajudá-lo! A norma permiti usar os 2 tipos de aterramento tanto o tt como o tns! Independente de qual seja o tipo de aterramento o uso do Dr é muito importante, se preferir o aterramento tt é obrigatório o uso do Dr! Se for utilizar o aterramento tt é obrigatório o uso do Dr! No caso do meu cliente o aterramento era tt, eu não conhecia o aterramento tns, o circuito que deu o problema foi justamente um circuito que não passava pelo dr. Se esse circuito tivesse protegido com o Dr o mesmo tinha atuado na hora que ocorreu o problema, ou se o aterramento fosse tns o disjuntor geral tinha atuado na mesma hora , evitando assim o desperdício de energia e não tinha colocado a vida de ninguém em risco! O aterramento tns é o mais recomendo pela maioria dos engenheiros eletricistas , pois ele deixa toda a instalação em um mesmo potencial elétrico, é realmente o melhor e mais seguro ! Se quiser mais esclarecimentos pode chamar no ZAP/fone:( 84) 9 98152-8836
@@andrenunes278 não sei como e a sua situação financeira, nem o padrão da sua construção, vc pode usar o dr de várias maneiras: 1- individual por circuito ; 2- por grupos de circuitos; 3- um geral para toda instalação; Tudo depende de quanto vc está disponível para gastar ! Abraço!
@@ernestopirespinheiro2394 Pois é, pretendia usar um geral, pois o custo de um DR para cada circuito seria bem alto, mas sei que um geral necessita ainda mais de uma instalação impecável. Por isso vou refazer de toda minha casa, colocando bifasico. Estou colocando energia solar e tenho filhos pequenos, então quero me sentir seguro para aumentar a carga e ter uma instalação segura. Pelo que você mencionou sobre "grupo de circuitos", agora pensei que eu posso usar um DR para cada uma das fases, acho que já melhora, já que pra cada circuito sai bem.caro e ocupa muito espaço nos QDCs.
Meus parabéns mais uma vez pela excelente explicação, um assunto tão polêmico como este sendo demonstrado na prática e sendo explicado de maneira clara. A demonstração das formas erradas e das formas corretas segundo a norma foram muito bem executadas. Adoniran tem meu respeito e admiração, fico muito satisfeito de ver profissionais competentes como ele.
Adoniran parabéns pelos vídeos, queria que você fizesse um vídeo explicando a teoria e prática de por que não se pode ligar o terra no neutro de um equipamento.
Ótima explicação professor! Fiz a união (BEP) em uma caixa de passagem logo abaixo do meu QDC, pois não tinha espaço dentro do mesmo. O BEP foi feito com um conector split bolt dentro desta caixa de passagem, saindo o Neutro e Terra independentes para seus respectivos barramentos dentro do QDC (O Neutro passa antes no IDR e indo para o barramento). Estaria correto? Todos os cabos são 10mm2. Grande abraço!
Muito bom, uma dúvida. Eu consegui ligar uma maquita de cortar marmore da fase de 110 e o terra. dizem que pra o Terra ser eficiente tem que acender uma lâmpada. Pergunto: É verdade isso? Outra pergunta: Quanto mais pontos de terra, melhor é o aterramento? Desde já agradeço. Deus te abençoe e valeu pelo vídeo
@@eletricityeletrica , explicando melhor meu problema. Fiz a instalação de uma residência. Coloquei idr e dps. A princípio tinha feito uma ponte entre os barramentos para equipotencialização, mas o idr ficava caindo, por isso desconectei os dois em definitivo. Depois de tudo pronto testei toda a residência menos as lâmpadas. Toda vez que ligo o interruptor só o idr cai. Fui testar a continuidade dos cabos, que são de mesma cor pra ver se eu tinha marcado errado neutro fase e terra que passavam pela caixa do interruptor. Pra minha surpresa o neutro e o terra deram continuidade. Por isso fui no quadro e novamente, pra minha surpresa, tb deu continuidade entre os barramentos, mesmo sem a ponte. Fiquei confuso.
@@eletricityeletrica , realmente havia cometido esse erro com a ponte. Mas já havia retirado a mesma quando descobri o problema no interruptor. Após descobrir o problema com o interruptor percebi que, mesmo sem a ponte, há continuidade entre o barramento de neutro e de terra.
Parabéns Freitas pela ótima explanação do assunto. Aterramento é um tema muito polemico, e tem muita gente falando besteria sobre esse assunto, colocando inclusive em risco vidas, componentes e estruturas. Primeiro vídeo que vejo com uma explicação correta, colocando em prática um sistema de atuação das proteções com aterramento. Perfeito.....ganhou um inscrito. Parabéns.
Pra quem já entende de elétrica, realmente é muito bom porem, pra quem esta começando, fica dificil entender o maranhado de fios. Acho que devia ter ali uma teoria mais clara como ele mesmo fás na maioria dos vídeos.
PARABÉNS para vocês cada dia aprendo um pouco que Deus abençoe toda família e parentela .abençoe o canal e vocês continue nos dano conhecimento feliz ano novo.
Quando não temos o bep,qual seria o melhor tipo de aterramento para uma residência ? Fazer o aterramento a parte, e conectar ao terra da concessionária ou nao conectar fazendo o "tt"?
Não sou eletricista. Foi falado no vídeo sobre "aterramento equalizado" . Poderia explicar o que tem que ser feito para uma aterramento ficar equalizado? Como testar se um aterramento está equalizado?
Gostaria que me desse um sugestão no meu caso, Tenho um casa para fazer a reforma completa, porém a rua desta casa não tem poste para fazer a distribuição para essa residência, ou seja o padrão de entrada desta casa está a uns 70 metros de distância, estava pensando em não levar o condutor de terra e fazer o aterramento TT mas ao ver o vídeo fiquei em dúvida, eu posso trazer apenas o condutor neutro e fase do padrão de entrada e em uma caixa de passagem próximo da residência ligar meu aterramento TT ao neutro do meu padrão de entrada fazendo assim o esquema de aterramento TNS??
Parabéns ao Canal!!.Me escrevir recente e estou muito satisfeito com a técnicas de conduzir sua explicações,e o mais importante q observei que toda explicação é voltada diretamente com base na Norma!
*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*
Planilha de Cálculos Elétricos:
hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos
Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas
Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Esse canal tinha que ter 1 milhão de inscritos.
Conteúdo sensacional explicação fantástica
Boa tarde, concordo Contigo !! Muitos Canais, de enrolação, pouca Técnica, o Canal do Leônidas Borges, muito bom também !!
Com certeza! O seu Canal também é muito TOP. Gostei muito da casa container. Tenho um microondas quebrado que guardo até hj pra fazer a experiência da maquina de solda. Já separei o transformador de nobreak pra fazer meu super carregador de baterias, vou aguardar os próximos vídeos. 😂😂😂😂
Vou na mesma linha, "letrajota".
Tenho-o indicado para muitos.
Muito bom mesmo letra J, igual o seu canal. é ótimo também,,
A culpa de não ter 1 milhão de inscritos é de vocês mesmos, pois são vocês, telespectadores, que fazem a inscrição, portanto, para ajudar no crescimento do canal vocês precisam compartilhar o conteúdo da Eletricity, pedir para que se inscrevam e por aí vai. Como que os outros canais de elétrica podem ter quase 1 milhão de inscritos e esse não? Somos nós que fazemos a inscrição.
E impressão minha ou parece que agente aprende mais com esse canal do que nos cursos por aí a fora? Esse canal é nota mil!
É porque não presta atenção nos outros
Por favor, será que poderia me tirar uma dúvida? Vi uma ligação onde o eletricista ligou um neutro na saída do DPS de entrada do medidor. Isso pode?
Muito didático, rápido o suficiente para não entediar e técnico o suficiente para garantir a qualidade da informação. Parabéns!
RAPAZ,,,,VC DISSE TUDO,,, O ENSINO NAO PODE ENTEDIAR O TRABALHADOR E/OU TECNICO,,,SENAO ELE NAO PRESTA ATENÇÃO, NAO ASSIMILA E SAI FAZENDO MERDA ATRAS DE MERDA,,, MUITO SENSATO SEU COMENTARIO,,, PARABENS
Esse é o melhor canal da elétrica do brasil
Valeu Salvador!
Muito bom. As aulas de laboratorio das universidades deveriam ser assim!!
Video excelente! Prático e informativo. Aprendi várias coisas novas. Obrigado.
Acredito que a desinformação sobre sistemas de aterramento decorrem do não entendimento dos dois tipos de aterramento encontrados em instalações elétricas industriais.
Temos os diversos sistemas "normais" de aterramento, onde o objetivo é criar condições tecnicamente confiáveis para proteção de pessoas e equipamentos contra curto circuitos de fase com carcaça de equipamentos.
E temos também o aterramento usado na obtenção da Compatibilidade Eletromagnética, que possui normas próprias e projeto individualizado, com foco em eliminar os problemas decorrentes de interferência eletromagnética entre equipamentos eletrônicos industriais.
Desafio imenso para os profissionais da área!
Teoria e a prática! Nem da pra maluco tentar questionar... top! Melhor explicação q já vi.
Parabéns pelos vídeos explicativos e fáceis de se entender, trabalho com manutenção hidráulica e elétrica, uma empresa fez uma reforma elétrica no meu local de trabalho, e apos iniciar a minha prestação de serviços uma funcionaria reclamou que as tomadas da cozinha onde pluga eletrodomésticos 127 volts, queimava os aparelhos novos num curto prazo de tempo, fiz uma verificação com alicate amperímetro e verifiquei que o aterramento estava dando a mesma tenção das tomadas de 127 volts, tomei a decisão de desligar o cabo de aterramento afim de evitar a queima dos eletrodomésticos. e observar se o problema continua ou terminou, neste caso o ideal não seria tornar o aterramento independente, ate mesmo para chuveiros, a casos que a tenção se altera quando a falhas no sistema da ex light e entra uma voltagem 220 ou maior no lugar da voltagem 127, já atendi condomínio que perdeu todos os eletrodomésticos em razão desta grave alteração.
Cara e mestre mesmo, sou eletrotécnico e eletromecânico, trabalho a 10 anos na área elétrica, mas com certeza vou ter que olhar com calma pra entender aos poucos, muito boa explicação.
Isso que e válido nunca diga que sabe tudo , pois sempre , mas sempre tem algo para nos ser útil. Parabéns pelo vídeo.
Muito boa explicação. Quando for preciso usar um aterramento independente, reforçar com a proteção do DR. Foi o que eu entendi...
muito top , aprendi algo novo . Com esse exemplo da bomba que vc falou pode ate economizar com preço de cabo passando um condutor a menos.
Acabei de assistir na íntegra a " MARATONA DE ATERRAMENTO E EQUIPOTENCIALIZAÇÃO EM BT" COM O PROF. JOÃO CUNHA DA MI OMEGA E LÁ OUVI ELE CITAR VOCÊ. GOSTEI MUITO DELE CITAR VOCÊ E A ELETRICITY. O CARA É FERRA EM ATERRAMENTO. SÓ TENHO A AGRADECER OS CONHECIMENTOS QUE O PROF. JOÃO CUNHA E VOCÊ TEM NOS PASSADO SOBRE O ASSUNTO. ESTOU NO CAMINHO CERTO, APRENDENDO CADA DIA MAIS COM A ELETRICITY.
Alessandro, como disse o próprio João, elogio de amigo não vale. 😁😁😁
Brincadeiras à parte nos sentimos honrrados com a menção.
Fizemos o curso dele e é muito bom.
Obrigado por nos acompanhar.
Fantástico, muitos não sabem mais o aterramento mais completo que seja, não adianta de nada se nao tiver o IDR, sem ele uma fuga para a terra pode induzir diferentes tensões em vários pontos onde a fuga está sendo dissipada, e alguém ali circulando pode sofrer choque por conta dos diferentes potenciais na terra em torno das hastes!
❤
Boa tarde!
Encontrei uma situação em uma residência que nunca havia encontrado. Neutro de iluminação e tomada separado, porém ao utilizar o neutro da tomada com fase da iluminação não acendia a lâmpada e desarmava o DR. Lembrando q o barramento de cada neutro e separado
Quando ele toca diretamente no barramento tns, ali o dijuntor dr desarmou sendo um aterramento tocando em um tns, se fosse o caso de esta conectado na carcaça já teria desarmado o disjuntor de imediato e protegeria o equipamentos de está energizando a carcaça.
Só o sr. sabe disso, professor?
Não é possível.
Espero, finalmente, ter encontrado alguém que sabe das coisas porque até agora eu só tinha visto desencontro de opiniões.
Explicação Espetacular. Obrigado por compartilhar este conhecimento...
Muito bem explicado e fácil de entender. Parabéns para o canal e para o instrutor!
O q eu venho praticando é equipotencializaçao.
Quando possivel faço o aterramento iniciando na haste do padrão, colocando hastes ao longo de malha e a última na base do quadro d.g.
Quando a distância não permite, faço hastes e malha, e no dg interligo t e n, antes do Dr.
Nossa bem explanado heim professor esta da impedância do solo nem sabia e o lance da corrente de curto se muito baixa aprendi aqui agora muito obrigado nosso mentor da Eletrica Professor Adoniran
Melhor defesa da norma que ja vi ta de parabéns fiquei impressionado com o teste feito parabéns
Mestre, boa tarde! Me responde uma dúvida, por obséquio. É possível ocorrer uma falta à terra pelo condutor neutro, ou seja, há alguma possibilidade de ocorrer uma fuga de corrente entre o neutro da instalação e o aterramento de proteção? Se sim, em quais circunstâncias? Obrigado por permitir minha pergunta. Excelente vídeo, viu. Parabéns!!!
Sim, é possível, porém uma falta para o neutro é um curto circuito.
Eu ainda vou fazer um curso pra entender melhor mas adorei o vídeo. Muito bom mesmo!
Boa tarde. Vc tem video passo a passo aterramento tns na prática. Onde é feito aterramento do neutro no padrao.obg
Sim, nosso vídeo mais recente.
Parabéns pelo vídeo. Professor Qual tipo de aterramento mais eficiente contra choque elétrico em equipamentos como geladeiras, etc. o Sr. recomenda para residência
Todos são eficientes, mas o TN-S é mais fácil de implementar.
Professor Adoniran, uma questao:
Num projeto residencial. Alimentacao 220v bifasico.
As cargas maiores sao 220v.
As menores 127v
O neutro como nao tera grandes retornos, pode ser bem menor.
Tipo fases em cabo 16mm e neutro em 10mm
Sempre usar DR. Sempre. Mesmo em uma condição não ideal de aterramento, o DR desarmaria com apenas 30mA, salvando a vida da pessoa. DR recomendo usar como geral, caso a instalação seja nova.
E se eu tiver um dispositivo dr em conjunto com um disjuntor geral, ele não irá pressupor como uma fuga de corrente por o condutor neutro está aterrado? E no caso de um sistema trifásico ao romper o neu a fase irá vim pelo condutor neutro?
Agradeço pelos vídeos compartilhados, ESSE canal é referência pra mim!!!
O neutro é aterrado antes do IDR.
Rompimento de neutro é danoso para qualquer instalação.
Boa tarde, parabéns pelos vídeos, moro em Juruti estado do Pará e aqui é muito precária a capacitação em eletricidade, porém seus vídeos são muito esclarecedor e dinâmicos, ficamos no aguardo na criação de cursos Oline.
Melhor canal de Elétrica do Brasil!! Parabéns Adoniran e equipe..
Ótimo vídeo! Uma dúvida somente. Foi indicado que o DR seria o dispositivo de seccionamento automático, claro que é, inclusive, na norma podemos identificar casos em que o uso do DR é obrigatório. Porém, em circuitos onde esse dispositivo não é obrigatório, o seccionamento automático da alimentação fica a cargo do disjuntor. Certo?
Somente no esquema TN. No TT a NBR5410 informa que o IDR é o único dispositivo de seccionamento automático que pode ser utilizado.
Teria como fazer o teste colocando a fase direta na carcaça juntamente com um aterramento tt na carcaça e colocar o multimetro na medição de tensão e colocar uma das pontas de prova na carcaça e outra nesse resistor que simula um corpo humano para vermos qual seria a tensão
GRAÇAS A DEUS POR TER ELETRICISTA COMO VOCÊ QUE PREOCUPA COM A SEGURANÇA DA FAMÍLIA OBRIGADO POR SUA EXPLICAÇÃO ,
O melhor vídeo sobre aterramento no RUclips!
Ótima e didática explanação sobre um assunto que para muitos é um Tabu. Como sugestão, representar graficamente cada uma das formas de ligação aliado a pratica demonstrada.
Tem que respeitar esse canal!
Esse cara é dos bons, vai logo na prática. É isso aí
Meu porque não descobrir esse canal antes, parabéns top demais
Parabéns ao amigo Adoniran e demais idealizadores deste , em demonstrar na prática um sistema lógico de atuação de proteção por aterramento eficiente,show,like garantido , um abraço do mineirinho à todos .
boa noite Prof, Adoniran! parabéns por elaborar essa aula otina sobre aterramento em esquema T.T com demonstração de sua funcionalidade na pratica! é possível o sr elaborar uma ou mais aulas na pratica com os esquemas T.N e suas variantes, diferenças e aplicações em instalações na pratica
Aconteceu um acidente com meu filho mas graças a Deus só teve uma leve queimadura nos dedinhos eu instalei uma tomada e antes de embutir na caixinha liguei o disjuntor disjuntor pra testar o meu filho chegou descalço no contrapiso ainda molhado e colocou a mão na tomada quando hovir ele chorar puxei ele pra trás
Eu creio que ele pegou a fase e o neutro ao mesmo tempo pelo pouco conhecimento que tenho se ele tivesse tocado só na fase com os pés no chão úmido seria muito mais grave
Parabéns pela didática 👍👍
E muito bom porque tem a parte prática
Ótimo VÍDEO !!! ÓTIMA EXPLICAÇÃO !!!
Então dependendo da DISTÂNCIA do PADRÃO de ENTRADA de ENERGIA e o Quadro de Distribuição da RESIDÊNCIA, podemos EQUIPOTENCIALIZAR o Aterramento ( TT ) conectando um CABO da mesma sessão bitola ( # ) ENTRE o BARRAMENTO do NEUTRO e o BARRAMENTO do ATERRAMENTO ( TT ) no QUADRO de DISTRIBUIÇÃO ???
Neutro e terra só se unem no BEP. Se seu BEP estiver no QDC, tudo bem. Neste caso o QDC precisa ter 3 barramentos, o BEP, o terra e o neutro.
Terra e neutro se separam depois do BEP, cada um na sua barra.
@@eletricityeletrica oque é esse BEP?
Parabéns pela explicação Eng. Adoniran. Muitos profissionais de elétrica não tem muito conhecimento sobre aterramento de equipamentos e sistemas elétricos . Um grande Abraço
E bom fazer o aterramento no neutro no quarto de dentro de casa
Segui muito canal no RUclips mas esse e melho gosto muito pois sempre tem embasamento
No diagrama ao final do vídeo, não tinha o neutro, se eu faço o aterramento tt e o utilizo como neutro passando tbm pelo DR, eu teria q fazer um Bep separando terra e neutro dentro do quadro de comando? Para q o DR funciona se corretamente? Obrigado pelo trabalho que realiza com muita responsabilidade no que ensina, q Deus lhe abençoe.
Professor, O senhor poderia fazer um vídeo explicando o porquê do curto circuito da rede elétrica de Macapá!?
boa noite Prof. Adoniran! esse video é espetacular! já me deparei varias vezes com essa situação... porem no esquema TN-S
há uma restrição em relação a seção do condutor PE principal que é função dos condutores de fase(s), isto é, a mesma não pode ser maior que 10mm²
tendo em vista isso fico limitado
explicaçoes muito boas voce mostra na pratica. muito bom
Parabéns ao canal. Sanando uma das maiores dúvidas entre os eletricistas que são as diversas configurações possíveis em sistemas de aterramento. Um assunto muita das vezes ignorado por alguns por não achar tão relevante para a funcionalidade de uma instalação, mas que é sim muito ou senão a mais importante parte de uma instalação elétrica. Obrigado
Uma dúvida, nos casos em que instalo um sistema FV, geralmente faço um aterramento a parte quando a residência não possui aterramento, porém minha dúvida é: Se para equipotencializar com o aterramento funcional do padrão eu posso aterrar o neutro novamente (conectando um condutor entre o BEP e o neutro em um ponto mais próximo ao BEP), ou devo levar um condutor de proteção até o aterramento do padrão partindo do BEP? Muito bom o seus vídeos, abraço!
Meu quadro vem o condutor neutro da concessionária Chegando no barramento de neutro...tbm tenho aste de aterramento separados tbm com condutores até o barramento do terra.... Com isso tenho ligação TT ...minha dúvida , posso fazer uma ligação nos dois barramento (jumpear) ficará mais eficiente .... imagino que estou tbm aproveitando o barramento da concessionária junto com meu aterramento .... obrigado parabéns pelos vídeos ...sou inscrito
Muito bom,qual seria o melhor aterramento residencial?
TN-S
Excelente explicação companheiro! Poucas pessoas explicam com tanta simplicidade e clareza assim.
Parabéns!
Parabéns meu amigo vc é um grande profissional gosto muito das suas aulas
Boa noite Adoniran. Ótimo vídeo e explicação. Costumo fazer o aterramento TT nas instalações que executo, usando o DR apenas para os circuitos de área molhada e também utilizo DPS. Então, para que esse aterramento seja mais eficiente qual seria a melhor solução? Poderia conecta-lo a barra de neutro, antes do DR, o tornando um aterramento TN-S? Aguardo sua resposta...
Ou continua TT, desde que tenha DR em 100% da instalação e massas e estruturas equipotencializadas ou equipotencializa massas e estruturas além o neutro no BEP, transformando em TN-S, aí sim DR só em áreas molhadas.
@@eletricityeletrica Então, pra mim colocar agora um DR em 100% da instalação fica difícil. Não poderia fazer apenas a equipotencializacão da barra de terra, referente as hastes de aterramento TT, com o neutro no QDC?
@@carloshenriqueespindoladea2792 Infelizmente não. Se é TT, tem que colocar DR em tudo.
5.1.2.2.4.3 Esquema TT
Devem ser obedecidas as prescrições descritas a seguir:
a) no esquema TT, no seccionamento automático visando proteção contra choques elétricos, devem ser
usados dispositivos a corrente diferencial-residual (dispositivos DR);
Ótima explicação para eletricistas, eu acho. Ao menos os que se manifestaram gostaram. Agora, pra mim, que sou uma BESTA QUADRADA em eletricidade, terei que assistir mais umas 2 vezes pra saber a resposta que, pra mim, besta quadrada, não ficou clara. Neutro e aterramento, junto ou separado? Vou assistir novamente...
Professor qual é o melhor aterramento para residência .
TN-S
Deve-se dar preferência ao sistema TN-S porque, na operação
normal do sistema, todo o condutor PE está sempre praticamente no mesmo potencial do aterramento da fonte, ou seja, com tensão zero ou quase zero em toda sua extensão.
Que canal incrível, tem prática
Meu seu canal me ajuda muito com muitas dúvidas, Deus abençoe vocês são top demais
Cara q coisa fantastica. Engenharia das Galáxias. Valeu...
Impossível não curtir um vídeo desse!!!! Parabéns pela explicação.
Esse canal é o melhor no quesito aterramento mas preciso de uma informação o terrometro allnec é confiável.
Esse canal é fantástico, tanto pela didática quanto pelos exemplos materiais. Gostaria de expor uma opinião minha: - Não importa se há mais de uma norma para aterramentos, justificar que elas existem pelo fato de poder economizar um cabo de neutro ou neutro e terra simplesmente não é plausível! Acho que deveria existir uma única ''norma'', sem variações. Senão, não há sentido em se chamar ''NORMA''.
Bom dia posso uasr o terra no lugar do neutro na casa o que acontece nas lampadas e tomadas , isso pode causar apagao ou nao podem fazer esse teste com aparelhos ligados .
Não pode.
Ensinando na prática, não tem coisa melhor.
Genial Eletricity 👌
Una duda como es que fica la indicion del suelo Ejemplo
Si tengo mi haste de aterramiento de mi casa muy serca del haste del padron de entra de la concesionaria puede inducir es peligrosa ?
Como es que fica la inducion de suelo entre haste seria genial un video en la practica sobre eso
Top demais! Parabéns! Sou engenheiro e nunca vi uma explicação teórica tão bem feita na prática!
Eu estou na elétrica desde 99 mas cada vídeo que eu vejo de vcs mais eu vejo que nada sei , muito obrigado mesmo
Tenho dúvidas quanto o aterramento ideal. Eu tenho uma haste de Aterramento no padrão (aterramento obrigatório), tenho outra na base do quadro de distribuição dentro de casa, e mais uma haste de Aterramento que vem do quintal para o quadro.
Pergunta. Qual seria melhor ligação dentro do meu quadro de distribuição. Uso a terceira haste de Aterramento, no barramento que já está aterrado com o aterramento da base do quadro, ou ligo esse terceiro aterramento na barra de neutros? Ou tudo está errado? Desde já agradeço a atenção.
Bom dia, eu tenho um cliente de banca de jornal ele não tem aterramento e nem Dr, por se tratar de uma estrutura metálica tinha estar aterrada, ele não tem aonde fazer o aterramento, bom a minha dúvida vou colocar o Dr, mas gostaria de saber se no quadro energia antes do neutro ir para o Dr ou depois na saída do dr eu poderia fazer a ligação do neutro na estrutura caso algum fio encoste na lata da iluminação aconteça queda disjuntor ou somente seria indicado a instalação do dr mesmo
Parabéns pelo conhecimento e o dom de saber ensinar!
Tá ótima a série! Poderia fazer um vídeo futuramente explicando os sistemas de iluminação em piscinas, porque tenho visto que o pessoal não usa o SELV como manda a norma estão fazendo como se fosse um sistema comum.
Nao conheço esse sistema
@@andreluisdeoliveira4215 é extra baixa tensão sem uso de aterramento no caso de piscinas é 12V no volume 0 que é onde ficam as luzes dentro da piscina.
Top!
Experiência pessoal que vivi:
Um cliente meu certa vez bêbado deu um murro no interruptor e fechou o contato entre fase de iluminação e o terra da tomada , a conta de luz deu um aumento de 200%, depois de 2 meses me chamaram lá para verificar se havia algo errado, quase caí p traz quando descobri que a tensão nas hastes tava dando 220v, e a 2 meses estavam daquele jeito, por sorte ninguém se acidentou visto que as hastes estavam na calçada da casa!
A nossa tensão aqui é 220v fase e neutro monofase!
Agora só uso tns em minhas instalações, é o mais seguro principalmente onde o cliente não aceita o Dr!
Amigo, desculpa abusar do teu conhecimento, quero pôr DR na minha instalação que vou refazer, você acha que com DR é melhor TT ou TNS? Ou TNS sempre? Nesse caso que você citou do seu cliente, se ele não tinha DR mas estivesse no esquema TNS o disjuntor atuaria, é isso?
@@andrenunes278 Olá!
Não precisa pedir desculpas amigo, é um prazer poder ajudá-lo!
A norma permiti usar os 2 tipos de aterramento tanto o tt como o tns!
Independente de qual seja o tipo de aterramento o uso do Dr é muito importante, se preferir o aterramento tt é obrigatório o uso do Dr!
Se for utilizar o aterramento tt é obrigatório o uso do Dr!
No caso do meu cliente o aterramento era tt, eu não conhecia o aterramento tns, o circuito que deu o problema foi justamente um circuito que não passava pelo dr.
Se esse circuito tivesse protegido com o Dr o mesmo tinha atuado na hora que ocorreu o problema, ou se o aterramento fosse tns o disjuntor geral tinha atuado na mesma hora , evitando assim o desperdício de energia e não tinha colocado a vida de ninguém em risco!
O aterramento tns é o mais recomendo pela maioria dos engenheiros eletricistas , pois ele deixa toda a instalação em um mesmo potencial elétrico, é realmente o melhor e mais seguro !
Se quiser mais esclarecimentos pode chamar no ZAP/fone:( 84) 9 98152-8836
@@ernestopirespinheiro2394 Muito bem explicado meu Amigo! Obrigado de coração. Forte abraço!
@@andrenunes278 não sei como e a sua situação financeira, nem o padrão da sua construção, vc pode usar o dr de várias maneiras:
1- individual por circuito ;
2- por grupos de circuitos;
3- um geral para toda instalação;
Tudo depende de quanto vc está disponível para gastar !
Abraço!
@@ernestopirespinheiro2394 Pois é, pretendia usar um geral, pois o custo de um DR para cada circuito seria bem alto, mas sei que um geral necessita ainda mais de uma instalação impecável. Por isso vou refazer de toda minha casa, colocando bifasico. Estou colocando energia solar e tenho filhos pequenos, então quero me sentir seguro para aumentar a carga e ter uma instalação segura. Pelo que você mencionou sobre "grupo de circuitos", agora pensei que eu posso usar um DR para cada uma das fases, acho que já melhora, já que pra cada circuito sai bem.caro e ocupa muito espaço nos QDCs.
Meus parabéns mais uma vez pela excelente explicação, um assunto tão polêmico como este sendo demonstrado na prática e sendo explicado de maneira clara. A demonstração das formas erradas e das formas corretas segundo a norma foram muito bem executadas. Adoniran tem meu respeito e admiração, fico muito satisfeito de ver profissionais competentes como ele.
Nota 1000 pra este canal. Cada vídeo que aqui é postado, um é melhor que o outro.
Obg por compartilhar do seu grande conhecimento. Que Deus sempre te abençoe.
Parabéns pelo ensinamento muito bom ..👏👏👏👏
Adoniran parabéns pelos vídeos, queria que você fizesse um vídeo explicando a teoria e prática de por que não se pode ligar o terra no neutro de um equipamento.
Ótima explicação professor! Fiz a união (BEP) em uma caixa de passagem logo abaixo do meu QDC, pois não tinha espaço dentro do mesmo. O BEP foi feito com um conector split bolt dentro desta caixa de passagem, saindo o Neutro e Terra independentes para seus respectivos barramentos dentro do QDC (O Neutro passa antes no IDR e indo para o barramento). Estaria correto? Todos os cabos são 10mm2. Grande abraço!
Está correto, faço dessa maneira também, 10mm2 no mínimo.
Nunca tinha visto um curso de aterramento como esse!!
Tô curioso pelo TNC eTNCS
Parabéns
Muito bom, uma dúvida. Eu consegui ligar uma maquita de cortar marmore da fase de 110 e o terra. dizem que pra o Terra ser eficiente tem que acender uma lâmpada. Pergunto: É verdade isso? Outra pergunta: Quanto mais pontos de terra, melhor é o aterramento? Desde já agradeço. Deus te abençoe e valeu pelo vídeo
Grato pela aula professor, saberia dizer o que pode causar continuidade entre neutro e terra em uma instalação?
A conexão entre os 2 no BEP, por exemplo.
@@eletricityeletrica , não conectei os barramentos.
Qdo conectei o idr caiu.
@@eletricityeletrica , explicando melhor meu problema.
Fiz a instalação de uma residência.
Coloquei idr e dps.
A princípio tinha feito uma ponte entre os barramentos para equipotencialização, mas o idr ficava caindo, por isso desconectei os dois em definitivo.
Depois de tudo pronto testei toda a residência menos as lâmpadas.
Toda vez que ligo o interruptor só o idr cai.
Fui testar a continuidade dos cabos, que são de mesma cor pra ver se eu tinha marcado errado neutro fase e terra que passavam pela caixa do interruptor.
Pra minha surpresa o neutro e o terra deram continuidade.
Por isso fui no quadro e novamente, pra minha surpresa, tb deu continuidade entre os barramentos, mesmo sem a ponte.
Fiquei confuso.
Você interligou terra e neutro após o IDR? Se foi, não pode.
@@eletricityeletrica , realmente havia cometido esse erro com a ponte. Mas já havia retirado a mesma quando descobri o problema no interruptor.
Após descobrir o problema com o interruptor percebi que, mesmo sem a ponte, há continuidade entre o barramento de neutro e de terra.
Excelente aula professor está me ajudando muito estou fazendo o curso técnico em eletrotécnica.
Não sou eletricista,Mais gosto muito de vê seu canal.👏👏👏
Parabéns Freitas pela ótima explanação do assunto. Aterramento é um tema muito polemico, e tem muita gente falando besteria sobre esse assunto, colocando inclusive em risco vidas, componentes e estruturas. Primeiro vídeo que vejo com uma explicação correta, colocando em prática um sistema de atuação das proteções com aterramento. Perfeito.....ganhou um inscrito. Parabéns.
Pra quem já entende de elétrica, realmente é muito bom porem, pra quem esta começando, fica dificil entender o maranhado de fios. Acho que devia ter ali uma teoria mais clara como ele mesmo fás na maioria dos vídeos.
Um sistema de aterramento para ser eficiente tem que ter uma resistência abaixo de 5 ohms.
Independente da configuração e da disposição das hastes.
Resistência baixa não é garantia de eficiência.
@@eletricityeletrica qual seria a garantia de eficiência?
@@ioxusenergy7291 equipotencialização e seccionamento automático da instalação.
@@eletricityeletrica no sistema TN-S como se daria o seccionamento automático da instalação?
@@liarth sendo bem direto, pelo disjuntor em áreas secas e pelo DR em áreas molhadas.
Obrigado pela aula..
PARABÉNS para vocês cada dia aprendo um pouco que Deus abençoe toda família e parentela .abençoe o canal e vocês continue nos dano conhecimento feliz ano novo.
Excelente vídeo. Por favor poderia detalhar ainda mais esta explicação com diagramas e um outro vídeo?
Quando não temos o bep,qual seria o melhor tipo de aterramento para uma residência ?
Fazer o aterramento a parte, e conectar ao terra da concessionária ou nao conectar fazendo o "tt"?
Quando algo não está em acordo com as normas, deve ser avaliado. Muito difícil uma resposta simples. Cada caso é um caso.
Qual seria o melhor aterramento pra utilizar em uma residência?
Parabéns pelo vídeo
TN-S
Não sou eletricista. Foi falado no vídeo sobre "aterramento equalizado" . Poderia explicar o que tem que ser feito para uma aterramento ficar equalizado? Como testar se um aterramento está equalizado?
Boa noite professor Adoniram, será que vc poderia fazer um vídeo de como se pode utilizar as vigas baldrame da construção como aterramento.....?
Gostaria que me desse um sugestão no meu caso, Tenho um casa para fazer a reforma completa, porém a rua desta casa não tem poste para fazer a distribuição para essa residência, ou seja o padrão de entrada desta casa está a uns 70 metros de distância, estava pensando em não levar o condutor de terra e fazer o aterramento TT mas ao ver o vídeo fiquei em dúvida, eu posso trazer apenas o condutor neutro e fase do padrão de entrada e em uma caixa de passagem próximo da residência ligar meu aterramento TT ao neutro do meu padrão de entrada fazendo assim o esquema de aterramento TNS??
Pode, faça a conexão do neutro ao terra no BEP. Lembre-se de respeitar a seção de 10mm² mínimo.
@@eletricityeletrica ok obg
Parabéns ao Canal!!.Me escrevir recente e estou muito satisfeito com a técnicas de conduzir sua explicações,e o mais importante q observei que toda explicação é voltada diretamente com base na Norma!
Que Deus abençoe o senhor e sua família
E que o senhor possa sempre estar nos ajudar com suas explicações
🙏
E' pode nao proteger contras choques eletricos acidentais sem idr,mas tt mesmo so ele ajuda e muito contra surtos e sobrecargas a equipamentos