Muito clientes curiosos quando chamam um profissional da elétrica diz !! É rapidinho, é apenas algum fio solto, nossa vc vai cobrar tudo isso apenas para fazer uma emenda ?? Se é rápido e fácil o contratante deve ele mesmo fazer o serviço e não colocar preço no serviço de um profissional. Parabéns pelo conteúdo
É sim comum, mas cabe a nós profissionais, se opor a clientes folgados! Como? Esfregando uma carteirinha de técnico ou mesmo um diploma, na cara de clientes folgados e dizer: "Com licença, com todo respeito, dê uma olhada aqui na minha carteira ou no diploma; observe que eu estudei, sou formado, qualificado e habilitado, assim como tenho tantos anos de profissão, dessa forma o valor cobrado é pelo saber resolver o teu problema. E continua; se você chamasse um pedreiro, encanador ou qualquer outro que se atrevesse a mexer aonde não é qualificado, iria lhe causar sérios problemas." Agora, se você cliente tá achando que foi fácil, sem problema, fica com seu dinheiro aí, pois não estou passando fome. Tenhas um bom dia e passar bem. Eu já fiz isso, e faço quantas vezes necessário....a pessoa não sabe aonde enfiar a cara.
Eu já descobri algumas falhas de aterramento, e realmente não é fácil. Normalmente não costumo demorar pra achar o local da falha, agora o conserto, vai depender de vários outros fatores. Por exemplo; fui chamado numa padaria e lanchonete, tudo numa só; A reclamação era choque no forno. Na instalaçao total, tinha 3 Quadros e em torno de quase 30 equipamentos, incluindo o forno. Mas na minha análise, modéstia parte eu não costumo sair picando fio, como dizem por aí "pica fios". Ao questionar o dono ele me disse que era o forno. Mas a minha experiência, meu faro nunca falha, eu sempre pergunto pra todos que trabalham no local e assim fiz; A resposta foi, tá dando choque na máquina de fazer massa, nas chapeiras, nas estufas, e até nas cafeteiras.... Aí eu faço mais perguntas e: está dando choque em tudo? A resposta foi, não. Aí eu continuo a investigaçao oral; Quando, Onde, O que, Qual... Em dez minutos eu descobri o problema. Como eu fiz? A investigação oral muito bem explorada, muitas das vezes já nos dá o local exato da falha, falta....em 50 ou até 80% do resultado. E aí o que faço na investigaçao física é pedir pra retirar das tomadas um equipamento por vez e fazendo as mediçoes elétricas necessárias. Comecei pela estufa, aonde ficam os lanches e foi batata, parou de dar choque no povo... 😂😂😂 Nem precisei ir muito longe.
Sensacional,, parabéns, RUclips me recomendou seu vídeo.... Acredito que um ajudando outro, vamos a todo vapor.... Como outro amigo disse aqui, a solução pode ser simples mas até encontrar o defeito, o bixo pega
Eu sou português, trabalho na área e tenho aprendido muitas coisas que vocês brasileiros partilham de forma gratuita e isso é de louvar. Agora pelo que vejo, e até por conversas que tenho cá com brasileiros (nas obras é mais brasileiros que portugueses) há muito por evoluir ai. Primeiro todo e qualquer disjuntor deve estar protegido pelo diferencial. Depois uma emenda numa electrocalha (nós chamamos de esteira) dever ser feita dentro de uma caixa de derivação com ligadores ou dado de junção (não é enrolar com fita isoladora). Trabalhando bem não se perde tempo com pormenores desses.
Infelizmente é a realidade do Brasil mas as instalaçoes portuguesas de uns 20 anos pra cá também não sao das melhores. Outro dia vi uma cozinha inteira alimentada por um fio de 2.5, forno, placa de induçao, frigorifico(geladeira), tomadas. Já vi também muitos quadros eletricos todos novos da hager mas internamente um terror, fios da instalaçao antiga apenas emendados ou enrolados juntos, nem sequer usaram wago.
Aqui no Brasil apenas é obrigatório o diferencial nos banheiros ou W C. e nas áreas exteriores. Depois aqui se usa muito um sistema de terras ou aterramento TN-s ao invés de Portugal onde somos obrigados a usar o TT. Outra situação a observar é que o interruptor diferencial que usamos em Portugal protege pessoas e não disjuntores, como em qualquer lugar do mundo. Depois n existe qualquer tipo de fiscalização, o que permite que as instalações sejam feitas jogadas ou nas coxas, sem por exemplo verificar se o TN-s está funcionando. Quanto às emendas, é realmente o terror, mas o pior é a acessibilidade. Para mexer na instalação ou quando existe um problema, a esmagadora maioria das instalações tens de tirar telhas e andar em cima de vigas de madeira. A eletricidade por aqui é mais uma especialidade sem importância
Camarada! Sou Eletrotécnico, e atuo principalmente no âmbito residencial e vemos muito isso, negligência e amadorismo, se o aterramento tivesse sido realizado conforme determina as normas, sendo ele um TN, quando a fase e o aterramento toca-se um ao outro, fecharia um curto fazendo atuar o sistema de proteção. Poderia ter ocorrido uma trágedia, mas felizmente vocês conseguiram identificar o problema, meus parabéns.
Parabéns pelo bom trabalho! Bem difícil mesmo de localizar esse defeito, pelo tamanho da escola e vários lugares onde passam os cabos. Nesse caso parece ser esquema de aterramento TT. Deveria ter IDR em todos os circuitos, segundo a NBR 5410. Por isso é melhor o esquema TN, onde o terra é interligado no neutro, então desarma o disjuntor, pois fecha curto entre a fase e o neutro em caso de uma fase encostar em uma carcaça aterrada. Até facilita o trabalho de localizar defeitos
Parabéns pela solução! O duro é que o cliente muitas vezes não valoriza o serviço, acha que o serviço é só ligar o fio que soltou. Quem trabalha nesta cozinha poderia levar um choque fatal porque a instalação não tem as proteções conforme a Norma 5410. Deveria ter um DR para desligar quando houvesse o contato entre a fase e o condulete. E o cabo terra deveria estar ligado a um sistema de aterramento (minimo 3 hastes).
Obrigado pelo vídeo, sim com certeza as coisas podem ser melhoradas, e o que não pode é expor as pessoas pois a eletricidade é algo muito perigoso veja esse caso apresentado quantas pessoas correram risco. Graças a Deus e o eletricista tudo se resolveu!
Uma diga ! A fase que zerou é justamente a que esta interligado ao terra!! Pois quando se mede o mesmo Condutor " derivado em fases " zera!! Com isso tambem ja saberia qual a fase entre as 3 Outra observação- Cadê o IDR ? Pelo visto ai foi utilizado esquema TT sem DR , por isso essa corrente de fuga sem acionamento dos Dijuntores! Em TN - s ja teriamos uma breve proteção, mesmo assim é indispensável o uso de IDr no esquema TN-s
Mesmo um video de anos, valida a informação para quem ta iniciando, que nao é o meu caso! O que vou descrever aqui nao é critica, mas sim algumas dicas! Eu, quando vou achar falta, como essa, assim como todo e qualquer defeito ou falha, nunca vou abrindo caixas, sem antes fazer um interrogatório maximo à quem usa o local. Pra quem estudou os 5 W e os 200 H... "Ironias a parte" é exatamente isso, ja que em 80% dos casos sao descobertos os problemas, apenas por via oral, perguntando tudo o que voce profissional conseguir arrancar do cliente. Relato: Uma das vezes, que me chamaram pra resolver um problema como esse, foi numa padaria + lanchonete conjugadas; a reclamação era choque eletrico no forno principal. Se eu fosse um iniciante, eu ia abrir tampas de quadros e ja partir pra desmontar todo o comando e potencia do forno... Mas, o meu modesto conhecimento me diz sempre pra eu usar uma extensa investigacao oral; buscar o maximo de informações, para depois sim partir pra investigacao física. Assim eu fiz e em 10 minutos achei o vilao do choque; que nao era o forno e sim uma estufa, la do balcao principal da lanchonete. Para os menos experientes é um dos "erros" entre aspas; sair picando fio, abrindo caixa, quebrando tudo, desmontando tudo... Quando o problema da falta, está bem na nossa cara! Sugestao é investigação oral bem aprofundada e so depois meter a mao, partir pra investigação fisica! Meus modestos 30 anos de profissao, dividido em 2/3 na industria e 1/3 como autônomo, me faz repassar um pouquinho para os colegas que ou estao iniciando ou mesmo ja estao na lida, mas usam metodo do "abre caixas, quebra tudo, abre telhado, desmonta a maquina inteira...." e aí é arrumar sarna pra se coçar. Entao, sugiro a todos os colegas, em iniciar pela investigacao oral e sugar o maximo de detalhes, das informações que o cliente diz. Outra dica muito importante: É um erro, ouvir somente uma pessoa do local, uma vez que varias outras, tambem trabalham no mesmo. Entao, ouça todas as pessoas que trabalham, moram, transitam no local; Geralmente um detalhe "besta", por mais idiota que pareça para voce, estará neste a resposta da localização do problema! E lembre-se o termo fuga, nao é o termo correto. Mas sim "falta à terra". Um forte abraço, sucesso e Deus abençoe a todos!
Parabéns!... ótimo trabalho seu...mais cá entre nós, tem cada eletricista irresponsável né !!... deixando fios sem isolamento colocando vidas em risco!.
Cara gostei do seu trabalho,já pendurei a chuteira nesse ramo devido à idade e também a saúde. Parabéns ganhou + um inscrito. Abrcs a você e sua filha família feliz e Deus sempre presente na vida de vocês!!!
A um diferenciado entre ser um eletrecista profissional e um capacitado em elétrica residencial.predial e industrial. Parabens pelo profissionalismo e a longa busca para encontrar a causa. Posso afirmar que o ze fsisca não estava presente.. Uma pequena bricadeira para descontrair. Tenho muito a aprender.uma pena que meu ganho não cobre o curso.... felicidade e sucesso
Eu já discordo e como já teci um comentário direto ao colega do video, no meu caso, esse tipo de problema costumo descobrir em 10 minutos. E como eu já disse em alguns dos meus comentários "eu descubro em 10 minutos. Agora, o resolver, vai só depender do que se trata, se é uma simples tomadinha ou um defeito num equipamento". Pra descobrir, faltou por parte do colega, uma investigação oral mais aprofundada. Esse é o segredo!
Sou um apaixonado pela profissão de eletricista, mas estou praticamente inativo auxílio em poucos casos. Situações como esta de descobrir defeitos é sem dúvida o lado ruim da profissão, principalmente quando encontramos "gambiarras". Neste caso foi difícil porém, as condições da instalação não eram tão ruins. Parabéns pelo vídeo que Deus lhe dê discernimento para agir com sabedoria.
Tenho uma escola grande como essa. Antes era uma casa-chácara, com fiação da época das cavernas. É uma dor de cabeça atrás de outra. E sem grana fica difícil. Vou trocando a fiação aos poucos conforme vão aparecendo os problemas.
Parabéns guerreiro, de foi um baita trabalho de investigação e interpretação das pistas. Este tipo de falha é difícil mesmo de se chegar na rápida solução, demanda mesmo muito esforço em busca do ponto defeituoso. Quanto aos críticos...háá..se fosse fácil qualquer um fazia, e eles não foram lá dar as caras. Sucesso por aí!
Ocorrencias semelhantes são mais comuns do qu se pode imaginar, e ao contrario do que mtos pensam para resolver demanda tempo,esforço e mto profissionalismo. Ja me deparei com mtos problemas semelhantes.
Muito bom trabalho mas eu faria um relatório a escola solicitando o aterramento de toda tubulação metálica independente do aterramento dos cicuitos como manda a norma.
🇧🇷🏆🇧🇷 Valeu guerreiro, quando cursei Senai, também era esse alicate... Horrível mas realidade 💣💥 Beijo na família 🌹🌹. Me inscrevi e salvei seu vídeo. 🙌
Senai na pinha opinião e muito nome dependendo do curso as ferramentas todas ultrapassada fiz um curso de solda Sá Davao a máscara o resto tinha que comprar tudo. As máquinas tudo antiga muitas com defeito.
Caramba! Aconteceu algo parecido comigo. O fogão estava dando choque e notei que o choque estava vindo do "terra", que estava com potencial elétrico. Quando eu media a tensão entre neutro e terra dava 80v. Sair procurando em todas as tomadas se o terra estava encostando no fase e não encontrei nada. Resumindo: o problema é que o cabo terra não estava aterrado na haste. Ele ia para o quadro de medição e estava solto. Como ele passa no eletroduto com o fase e terra, as corretas dos condutores estava induzindo uma tensão. Foi o dia praticamente todo para descobrir o problema.
Por isso as instalações devem ser totalmente equipotencializadas, para garantir a segurança da instalação e pessoas.Alem de ter dispositivos de proteção (DDR ou IDR ) ,e por ai vai.
Excelente vídeo 👏👏👏👏👏
Muita competência na área
Muito clientes curiosos quando chamam um profissional da elétrica diz !! É rapidinho, é apenas algum fio solto, nossa vc vai cobrar tudo isso apenas para fazer uma emenda ?? Se é rápido e fácil o contratante deve ele mesmo fazer o serviço e não colocar preço no serviço de um profissional. Parabéns pelo conteúdo
É sim comum, mas cabe a nós profissionais, se opor a clientes folgados!
Como?
Esfregando uma carteirinha de técnico ou mesmo um diploma, na cara de clientes folgados e dizer:
"Com licença, com todo respeito, dê uma olhada aqui na minha carteira ou no diploma; observe que eu estudei, sou formado, qualificado e habilitado, assim como tenho tantos anos de profissão, dessa forma o valor cobrado é pelo saber resolver o teu problema.
E continua; se você chamasse um pedreiro, encanador ou qualquer outro que se atrevesse a mexer aonde não é qualificado, iria lhe causar sérios problemas."
Agora, se você cliente tá achando que foi fácil, sem problema, fica com seu dinheiro aí, pois não estou passando fome. Tenhas um bom dia e passar bem. Eu já fiz isso, e faço quantas vezes necessário....a pessoa não sabe aonde enfiar a cara.
Que bom que você encontrou o problema, mas merece uma adequação de proteção contra fuga de energia.
Muitas das vezes a solução é até fácil, mas até chegar nela que é difícil. Parabéns amigo pelo trabalho.
Eu já descobri algumas falhas de aterramento, e realmente não é fácil.
Normalmente não costumo demorar pra achar o local da falha, agora o conserto, vai depender de vários outros fatores.
Por exemplo; fui chamado numa padaria e lanchonete, tudo numa só;
A reclamação era choque no forno. Na instalaçao total, tinha 3 Quadros e em torno de quase 30 equipamentos, incluindo o forno.
Mas na minha análise, modéstia parte eu não costumo sair picando fio, como dizem por aí "pica fios".
Ao questionar o dono ele me disse que era o forno. Mas a minha experiência, meu faro nunca falha, eu sempre pergunto pra todos que trabalham no local e assim fiz;
A resposta foi, tá dando choque na máquina de fazer massa, nas chapeiras, nas estufas, e até nas cafeteiras....
Aí eu faço mais perguntas e: está dando choque em tudo?
A resposta foi, não.
Aí eu continuo a investigaçao oral;
Quando, Onde, O que, Qual...
Em dez minutos eu descobri o problema.
Como eu fiz?
A investigação oral muito bem explorada, muitas das vezes já nos dá o local exato da falha, falta....em 50 ou até 80% do resultado.
E aí o que faço na investigaçao física é pedir pra retirar das tomadas um equipamento por vez e fazendo as mediçoes elétricas necessárias.
Comecei pela estufa, aonde ficam os lanches e foi batata, parou de dar choque no povo... 😂😂😂
Nem precisei ir muito longe.
Sensacional,, parabéns, RUclips me recomendou seu vídeo.... Acredito que um ajudando outro, vamos a todo vapor.... Como outro amigo disse aqui, a solução pode ser simples mas até encontrar o defeito, o bixo pega
Eu sou português, trabalho na área e tenho aprendido muitas coisas que vocês brasileiros partilham de forma gratuita e isso é de louvar. Agora pelo que vejo, e até por conversas que tenho cá com brasileiros (nas obras é mais brasileiros que portugueses) há muito por evoluir ai.
Primeiro todo e qualquer disjuntor deve estar protegido pelo diferencial. Depois uma emenda numa electrocalha (nós chamamos de esteira) dever ser feita dentro de uma caixa de derivação com ligadores ou dado de junção (não é enrolar com fita isoladora). Trabalhando bem não se perde tempo com pormenores desses.
Infelizmente é a realidade do Brasil mas as instalaçoes portuguesas de uns 20 anos pra cá também não sao das melhores. Outro dia vi uma cozinha inteira alimentada por um fio de 2.5, forno, placa de induçao, frigorifico(geladeira), tomadas. Já vi também muitos quadros eletricos todos novos da hager mas internamente um terror, fios da instalaçao antiga apenas emendados ou enrolados juntos, nem sequer usaram wago.
@@zaxmaxlax Ha 40 anos acredito que fosse assim. Hoje é dificil encontrar isso... pelo menos na minha experiência
Aqui no Brasil apenas é obrigatório o diferencial nos banheiros ou W C. e nas áreas exteriores. Depois aqui se usa muito um sistema de terras ou aterramento TN-s ao invés de Portugal onde somos obrigados a usar o TT. Outra situação a observar é que o interruptor diferencial que usamos em Portugal protege pessoas e não disjuntores, como em qualquer lugar do mundo. Depois n existe qualquer tipo de fiscalização, o que permite que as instalações sejam feitas jogadas ou nas coxas, sem por exemplo verificar se o TN-s está funcionando. Quanto às emendas, é realmente o terror, mas o pior é a acessibilidade. Para mexer na instalação ou quando existe um problema, a esmagadora maioria das instalações tens de tirar telhas e andar em cima de vigas de madeira. A eletricidade por aqui é mais uma especialidade sem importância
Uma emenda bem feita e bem isolada com fita de boa qualidade, pode durar quarenta anos
Camarada! Sou Eletrotécnico, e atuo principalmente no âmbito residencial e vemos muito isso, negligência e amadorismo, se o aterramento tivesse sido realizado conforme determina as normas, sendo ele um TN, quando a fase e o aterramento toca-se um ao outro, fecharia um curto fazendo atuar o sistema de proteção. Poderia ter ocorrido uma trágedia, mas felizmente vocês conseguiram identificar o problema, meus parabéns.
Parabéns pelo bom trabalho! Bem difícil mesmo de localizar esse defeito, pelo tamanho da escola e vários lugares onde passam os cabos.
Nesse caso parece ser esquema de aterramento TT. Deveria ter IDR em todos os circuitos, segundo a NBR 5410.
Por isso é melhor o esquema TN, onde o terra é interligado no neutro, então desarma o disjuntor, pois fecha curto entre a fase e o neutro em caso de uma fase encostar em uma carcaça aterrada. Até facilita o trabalho de localizar defeitos
Esse tipo de problema quando a instalação não é bem planejada fica difícil a solução.Vlw pessoal pela postagem!
Meu deus pra um eletricista descobrir uma fuga dessa haja paciência e experiência na função vc é um proficional.
Eu disse ao colega, que descubro em 10 minutos.
Parabéns pela solução! O duro é que o cliente muitas vezes não valoriza o serviço, acha que o serviço é só ligar o fio que soltou. Quem trabalha nesta cozinha poderia levar um choque fatal porque a instalação não tem as proteções conforme a Norma 5410. Deveria ter um DR para desligar quando houvesse o contato entre a fase e o condulete. E o cabo terra deveria estar ligado a um sistema de aterramento (minimo 3 hastes).
O erro começa em o aterramento ser fantasioso.
Esses tipos de reparo são sempre complicados. Tem que ter paciência e vontade de resolver. Muito bom.
Um vídeo mostrando a dificuldade de se achar o defeito e a também a resolução dele.
Ótimo.
Muito boa a "aula".
👍👍👍
Perfeito o dia a dia do eletricista é procurar os defeitos mais inusitado
Ótimo video, ja peguei problema assim referente a bobinas, como motor, onde o enrolanento estava com baixa isolação e dava um retorno no terra…
Lindo vídeo com apresentação da filha mocinha inteligente 👍🙌🏾🙌🏾
" Um sábio dizia...Comece sempre pelo mais fácil"!! 🎉 Parabéns pelo capricho!
É... Mas não foi bem assim. Infelizmente ele se desgastou, abrindo até telhado.
PARABÉNS PELO PROFISSIONALISMO.
Parabéns por terem achado o defeito mas esses tipos de defeito podem leva até um dia inteiro.
Muito bom o conteudo tem muita informação importante para fazer uma vistoria tecnica de manutenção . Esta de parabens meu amigo .
MUITO BOM SEU VÍDEO GOSTEI MESMO EXCELENTE SUA EXPLICAÇÃO ,FICA COM DEUS E QUE N.S.JESUS CRISTO TE PROTEJA SEMPRE.
Parabéns meus amigos vcs conseguirão achar o defeito poderia acontecer um grande assistente
Top demais, Deus abençoe grandiosamente o seu trabalho
Parabéns meu irmão que Deus abençoe sua vida 😊🙏🏼
Obrigado pelo vídeo, sim com certeza as coisas podem ser melhoradas, e o que não pode é expor as pessoas pois a eletricidade é algo muito perigoso veja esse caso apresentado quantas pessoas correram risco. Graças a Deus e o eletricista tudo se resolveu!
Parabéns Raul , Parabéns pelo excelente trabalho . Sucesso .
Claro , e assim que aprendo , dependo de voce !
Vídeo Excelente, mostra o dia a dia do profissional, ajudando muito a resolver os desafios. Gratidão Raul e Amauri.
Uma diga ! A fase que zerou é justamente a que esta interligado ao terra!! Pois quando se mede o mesmo Condutor " derivado em fases " zera!!
Com isso tambem ja saberia qual a fase entre as 3
Outra observação- Cadê o IDR ?
Pelo visto ai foi utilizado esquema TT sem DR , por isso essa corrente de fuga sem acionamento dos Dijuntores! Em TN - s ja teriamos uma breve proteção, mesmo assim é indispensável o uso de IDr no esquema TN-s
Rapaz que pepino em
Quem imaginava que poderia acontecer um negócio desses kkk
Muito bom gostei
Pq elétrica eu entendo um pouco eletricista não e igual água que vc ver logo onde tá vazando né e energia não tem cor e nem cheiro 👍👍
Valeu gostei muito do seu trabalho parabéns.
Parabéns pelo trabalho irmão, Deus abençoe sua família.
Vc tá de parabéns , usou a sua competência, assim somos nois , com garra e coragem
Achar defeito nao é facil mesmo! 👏👏👏👏
Parabéns pelo empenho e iniciativa do video tudo isso demostra o excelente profissional que vcs são Parabéns
Parabéns pela persistência na resolução do problema. Com certeza a analise que fez do circuito te ajudou a encontrar o defeito.
Parabéns companheiro da elétrica. Encontrar defeito assim é dor de cabeça mesmo. Parabéns
Isso é profissionalismo, parabéns!
Show. esses defeitos para achar eles tem que ter paciencia.
Se esquentar a cabeça não acha.
Parabens 😊
Também trabalho nessa área, e sempre falo que devemos dar valor no nosso serviço, porque nessa vida não tem nada fácil.
Mesmo um video de anos, valida a informação para quem ta iniciando, que nao é o meu caso!
O que vou descrever aqui nao é critica, mas sim algumas dicas!
Eu, quando vou achar falta, como essa, assim como todo e qualquer defeito ou falha, nunca vou abrindo caixas, sem antes fazer um interrogatório maximo à quem usa o local.
Pra quem estudou os 5 W e os 200 H... "Ironias a parte" é exatamente isso, ja que em 80% dos casos sao descobertos os problemas, apenas por via oral, perguntando tudo o que voce profissional conseguir arrancar do cliente.
Relato:
Uma das vezes, que me chamaram pra resolver um problema como esse, foi numa padaria + lanchonete conjugadas;
a reclamação era choque eletrico no forno principal.
Se eu fosse um iniciante, eu ia abrir tampas de quadros e ja partir pra desmontar todo o comando e potencia do forno...
Mas, o meu modesto conhecimento me diz sempre pra eu usar uma extensa investigacao oral; buscar o maximo de informações, para depois sim partir pra investigacao física.
Assim eu fiz e em 10 minutos achei o vilao do choque; que nao era o forno e sim uma estufa, la do balcao principal da lanchonete.
Para os menos experientes é um dos "erros" entre aspas; sair picando fio, abrindo caixa, quebrando tudo, desmontando tudo...
Quando o problema da falta, está bem na nossa cara!
Sugestao é investigação oral bem aprofundada e so depois meter a mao, partir pra investigação fisica!
Meus modestos 30 anos de profissao, dividido em 2/3 na industria e 1/3 como autônomo, me faz repassar um pouquinho para os colegas que ou estao iniciando ou mesmo ja estao na lida, mas usam metodo do "abre caixas, quebra tudo, abre telhado, desmonta a maquina inteira...." e aí é arrumar sarna pra se coçar.
Entao, sugiro a todos os colegas, em iniciar pela investigacao oral e sugar o maximo de detalhes, das informações que o cliente diz.
Outra dica muito importante:
É um erro, ouvir somente uma pessoa do local, uma vez que varias outras, tambem trabalham no mesmo.
Entao, ouça todas as pessoas que trabalham, moram, transitam no local;
Geralmente um detalhe "besta", por mais idiota que pareça para voce, estará neste a resposta da localização do problema!
E lembre-se o termo fuga, nao é o termo correto. Mas sim "falta à terra".
Um forte abraço, sucesso e Deus abençoe a todos!
Parabéns!... ótimo trabalho seu...mais cá entre nós, tem cada eletricista irresponsável né !!... deixando fios sem isolamento colocando vidas em risco!.
Muito eficaz sou um admirador dos eletricistas faço hoje somente o basico. Tenho orgulho do faço abraço sucesso a todos
Cara gostei do seu trabalho,já pendurei a chuteira nesse ramo devido à idade e também a saúde. Parabéns ganhou + um inscrito. Abrcs a você e sua filha família feliz e Deus sempre presente na vida de vocês!!!
Por isso a utilização do DR é imprescindível
Legal muito bom ótimo aprendizado.
Muito bom. Maneira. Simples e..prática que.Deus.te Abençoe.. pela. Sua humildeade
Parabens pelo conhecimento tecnico! Tambem sou eletricista, e econtro muito desses problemas mas com dedicação e cuidado tudo se resolve! Valeu!!
Parabéns amigo, eu trabalho em manutenção e diversas vezes me deparo com situações semelhantes a essa.
A um diferenciado entre ser um eletrecista profissional e um capacitado em elétrica residencial.predial e industrial. Parabens pelo profissionalismo e a longa busca para encontrar a causa. Posso afirmar que o ze fsisca não estava presente.. Uma pequena bricadeira para descontrair. Tenho muito a aprender.uma pena que meu ganho não cobre o curso.... felicidade e sucesso
Eu já discordo e como já teci um comentário direto ao colega do video, no meu caso, esse tipo de problema costumo descobrir em 10 minutos.
E como eu já disse em alguns dos meus comentários
"eu descubro em 10 minutos.
Agora, o resolver, vai só depender do que se trata, se é uma simples tomadinha ou um defeito num equipamento".
Pra descobrir, faltou por parte do colega, uma investigação oral mais aprofundada. Esse é o segredo!
Gratidão por compartilhar suas experiências, elas ajudam muito pra quem tá começando. Deus os abençoe.
Sou um apaixonado pela profissão de eletricista, mas estou praticamente inativo auxílio em poucos casos.
Situações como esta de descobrir defeitos é sem dúvida o lado ruim da profissão, principalmente quando encontramos "gambiarras". Neste caso foi difícil porém, as condições da instalação não eram tão ruins.
Parabéns pelo vídeo que Deus lhe dê discernimento para agir com sabedoria.
Muito bom, seu trabalho.
Nao é facil procurar esse tipo de defeito.
Parabéns!
Show parabéns ótima dica.
Tenho uma escola grande como essa. Antes era uma casa-chácara, com fiação da época das cavernas. É uma dor de cabeça atrás de outra. E sem grana fica difícil. Vou trocando a fiação aos poucos conforme vão aparecendo os problemas.
Adorei , isso é vedio de verdade . Parabéns
Parabéns guerreiro, de foi um baita trabalho de investigação e interpretação das pistas. Este tipo de falha é difícil mesmo de se chegar na rápida solução, demanda mesmo muito esforço em busca do ponto defeituoso. Quanto aos críticos...háá..se fosse fácil qualquer um fazia, e eles não foram lá dar as caras.
Sucesso por aí!
TRABALHO LINDO
EXTREMAMENTE PROFISSIONAL
SHOU DE BOLA
Muito bom 👍
Não sou profissional na área, mais numa residência já tive um caso semelhante. Onde os fios são da mesma cor, se não tiver cuidado, o risco é grande
So que e raiz como vc amigo conhece os B.O das instalaçoes parabéns boa explicação
Parabéns Raul pelo seu trabalho!!!
Obrigado por compartilhar a experiência de vcs ganhou mais um inscrito parabéns.
com certeza ,tudo pode ser uma nova oportunidade na vida
Meu colega gostei
Perfeito professor!!! Parabéns!!!
Isso aconteceu comigo também na residência de um cliente.... Um pelinho do fase da tomada encostando no terra
Gostei legal mesmo
Parabéns pelo vídeo e trabalho... Belo exemplo de solução.
Parabéns!!!
Exelente trabalho
Ocorrencias semelhantes são mais comuns do qu se pode imaginar, e ao contrario do que mtos pensam para resolver demanda tempo,esforço e mto profissionalismo. Ja me deparei com mtos problemas semelhantes.
Estou com um problema igual a esse q você descobriu valeu mesmo.
Muito bom trabalho mas eu faria um relatório a escola solicitando o aterramento de toda tubulação metálica independente do aterramento dos cicuitos como manda a norma.
Parabéns pelo trabalho !
Fantástico professor gostei nota 10
🇧🇷🏆🇧🇷 Valeu guerreiro, quando cursei Senai, também era esse alicate... Horrível mas realidade 💣💥 Beijo na família 🌹🌹. Me inscrevi e salvei seu vídeo. 🙌
Senai na pinha opinião e muito nome dependendo do curso as ferramentas todas ultrapassada fiz um curso de solda Sá Davao a máscara o resto tinha que comprar tudo. As máquinas tudo antiga muitas com defeito.
Joia!!!
o melhor de hoje!! q assisti !
Gratidão por transferir os seus conhecimentos
O Grupo HGR construções deseja sucesso
🙏🏻👷🏻🦸🏻♂️🦾
Parabéns excelente explicação
Muito bem to top
Me inscrevi no seu canal. O conteúdo é excelente, aprendi muito.
Ótimo , muito útil
Muito bom
Parabéns pelo trabalho
Me escrevi e virei fã dia a dia como e e a sua humildade e a forma de explica continue assim meu chefe voce vai longe!!!
Pergunta: Por que não tem IDR nesse circuito ?
Gostei para praticidade da explicação. Ganhou mais um Inscrito!
Caramba! Aconteceu algo parecido comigo. O fogão estava dando choque e notei que o choque estava vindo do "terra", que estava com potencial elétrico. Quando eu media a tensão entre neutro e terra dava 80v. Sair procurando em todas as tomadas se o terra estava encostando no fase e não encontrei nada. Resumindo: o problema é que o cabo terra não estava aterrado na haste. Ele ia para o quadro de medição e estava solto. Como ele passa no eletroduto com o fase e terra, as corretas dos condutores estava induzindo uma tensão. Foi o dia praticamente todo para descobrir o problema.
PROFESSOR, video aula excelente, show de bola, dica top, parabéns pelo trabalho
Show de bola féra ,vídeo top gratidão por transferir seu conhecimento.
Show, muito bom !
Ótimo vídeo parabéns e continui postando vídeos do dia dia
Show de bola,uma aula prática é muito melhor.
show de bola
Por isso as instalações devem ser totalmente equipotencializadas, para garantir a segurança da instalação e pessoas.Alem de ter dispositivos de proteção (DDR ou IDR ) ,e por ai vai.
👏👏 parabéns pela explicação você ajuda muito eletricista com esses vídeos
Ilustrativo 👍