Um dado legal que esqueci de citar, e foi vacilo não ter citado: 37% da população de Israel diz não acreditar em Deus. E 15% se consideram abertamente ateus. Creio que isso seja relevante pro entendimento do pensamento da população judaica, e mesmo da gênese dessa. www.thechapmans.nl/news/Atheist.pdf www.jcpa.org/dje/articles2/howrelisr.htm
Ei, um dado interessante também, pra vc não dizer que todo país islâmico vai massacrar judeu, é que a maior comunidade judaica do Oriente Médio é no Irã, onde vinga a Sharia.
iididiidididid A Sharia é uma lei meio biruta. Tem partes que ela fala claramente que judeus são um problema grave, mas tem outras que diz que sempre que se algum dos "povos do livro" (cristãos e judeus) estiver com problemas, eles devem ajudar. Nunca entendi isso.
***** O Corão foi escrito em dois momentos; enquanto estava em Meca, o profeta recitou suras mais pacíficas; depois, quando foi pra Medina, onde el entrou em conflito com algumas tribos judaicas lá, passa a haver suras mais hardcore, como o verso da espada, por exemplo.
Esta coisa de israelenses serem em maioria descrentes ou ateus nada quer dizer, pois a maioria dos países europeus tem a mesma resposta em sua população.
É necessário tentar entender os dois lados, mas hoje em dia muita gente age como se estivesse torcendo pra algum time, parece que o meio termo não existe, somente o mau e o bom, o bonito e o feio...fica difícil! Parabéns pelo vídeo!
Faruk Zahra Os Filisteus também não eram originários da Palestina. A História diz que eles vieram pelo mar e ocuparam o local formando 5 cidades. O temo Palestina foi uma provocação do César denominando esse território com esse nome ao expulsar os judeus de lá no ano 70.
Mas como tem brasileiro ignorante a ponto de ter que fazer um video onde praticamente 20 minutos são apenas pra explicar o que eles entenderam errado... É foda demais cara.
COMO PROFESSOR DE HISTORIA, TE PARABENIZO PELO TEUS VIDEOS. TU ÉS SIMPLESMENTE EXTRAODINARIO. ADOREI. CONTINUEI ESCLARECENDO OS ACONTECIMENTOS DESSE MUNDO A FORA.
O motivo desse conflito é complicadíssimo de entender. Eu mesmo já vi e li vários documentários e quando comecei a ter uma opinião, vinha outro artigo e eu mudava de ideia. Acho que o trabalho do Pirula é muito bom, concordo com a maior parte das coisas que ele diz, mas tudo que acho errado nos vídeos, não preciso xingar ou rotular o Pirula, pois do mesmo modo que a internet serve como fonte de pesquisa para o Pirula e meio pra divulgar suas ideias, acho que as pessoas que discordam do Pirula deveriam se aprofundar no assunto por conta própria e ajudar a completar o vídeo, se é que a pessoa se acha capaz de fazer um vídeo melhor! O problema é que o youtube está cheio de preguiçosos que sentam e comem em frente ao pc o dia todo, não tem coragem de procurar um livro, artigo científico, não conhece uma biblioteca nem Google acadêmico, logo são torcedores e pouco pensam ou produzem. Parabéns Pirula. Mesmo discordando de algumas coisas que você diz, teus vídeos enriquecem meu intelecto!
Pirulla, Tu tem muita paciência cara, na moral. Eu tenho pensado em fazer videos e só de imaginar de ter que explicar coisas obvias, que as pessoas não entendem (ou não querem entender) por falta de interpretação, já me dá úlceras.
Eu fiquei me perguntando o que estará fazendo o presidente palestino Mahmoud Abbas. Não vi ele ser nem citado nos telejornais. Fui correr atrás e achei esta reportagem: www.scmp.com/news/world/article/1552923/palestinian-leader-mahmoud-abbas-big-loser-gaza-israel-conflict
souda kk Eh, foda isso. O Abbas é um moderado, e isso não vai ser aceito por quem quer ver Israel varrido do mapa. Mas era uma boa esperança. Pena que não deu certo.
***** Acho que essa é uma questão importante que vc não falou, mas na verdade quase todo mundo ignora. Vc disse que não haverá paz jamais. Eu acho que existe uma possibilidade de existir paz sim, no dia que a direita israelense não for maioria na Knesset (o parlamento). Óbvio que não tem como existir paz com o Likud, partido do Netanyahu, de um lado, e o Hamás de outro. Mas poderia existir paz em um governo de esquerda de um lado, e o Fatah de outro. Vc sabia que existe um partido em Israel chamado Meretz, que é uma espécie de PSOL israelense? São a favor dos direitos humanos, e de que Israel retorne às fronteiras de 1967, como tentativa de negociar a paz com os árabes. Pregam tb o fim imediato das colônias em território árabe. Existe um outro partido esquerdista tb chamado Hadash, tipo o nosso PCB. O site Conexão Israelense, sionista de esquerda explica bem a questão www.conexaoisrael.org/o-marcelo-freixo-israelense/2012-12-29/joao leia a matéria e os comentários do site, onde o autor explica um pouco sobre o voto dos árabes-israelenses. Acho que esse voto dos árabes-israelenses, que são 20% da população de Israel, é que poderia definir essa questão, mas infelizmente, eles tomam a mesma atitude burra de muitos brasileiros, votam nulo, ou não votam, como protesto ao Estado de Israel, o que faz com que a política de Israel fique ainda mais reacionária. Veja tb esse link www.conexaoisrael.org/clone-de-minha-militancia-no-dia-das-eleicoes/2013-01-22/joao Sei que vc não gosta muito de falar de política aqui, mas em alguns momentos é preciso tomar partido. O pior que acontece, como vc mesmo disse, é essa visão binária onde os brasileiros se comportam como torcida organizada de Israel ou da Palestina. Isso é péssimo, pq quando vc defende "a Palestina" dá a entender que está defendendo o Hamás na verdade. E legitimar o Hamás é colocar o eleitor médio israelense na defensiva, o que o torna propenso a votar no Likud, o que faz com que o governo se torne reacionário e mate mais palestinos, que por sua vez passam a apoiar mais o Hamás, que ataca Israel de novo, o que faz o povo israelense votar no Likud de novo, e vira um ciclo de ódio sem fim. A solução é os dois lados, principalmente os israelenses, que são os que tem o estado mais organizado, votarem em moderados, e eles existem. E como falei, os árabes, que são 20% da população de Israel e podem votar, tem que fazer a sua parte também!
Parabens pelo seu vídeo e sua abordagem. É dificil mesmo tratar de um assunto tão complexo sem esbarrar na má interpretação de um bom número de pessoas. Vc colocou seu ponto de vista dentro do contexto histórico muito bem. Mas no país do futebol, a mentalidade binária é a campeã! Abraço e sucesso!
Pirula, acho incrível duas coisas em você. Primeiro, o modo como você faz os seus vídeos, sempre aberto aos fatos e também aceitando opiniões e correções; e você sabe que não é possível saber toda a verdade por trás de um acontecimento. Segundo, o modo como eu vi você respondendo à críticas mal feitas, simplesmente falando a verdade; se você estava errado, você admitiu, se estava certo, você explicou. Parabéns, cara. Continue assim.
Mano chega a ser desesperado quando esperamos evolução humana, mas vemos como parece que não mudou.
10 лет назад+11
Cara, parabéns. Sou fã do seu trabalho e, sobretudo, da sua humildade em reconhecer potenciais erros. Até o momento, não vi vídeos que explicam melhor essa questão para leigos (como eu) do que os dois últimos que gravou. Um abraço!
Pirula é o cara mais conservador que conheço na Internet. E digo isso levando em consideração a definição que ele mesmo dá sobre o que é ser conservador e vendo este video 9 anos depois achando que ele gravou ontem haha
...cara , entre muitos erros e acertos , esse maluco falou da maneira dele , o x da questão judaico-palestina : o estado sionista. Essa desgraça ,chamada estado sionista, é a maior responsável por todo o derramamento de sangue no oriente médio. Apesar de tudo ,esse maluco falou muita coisa pertinente sobre o assunto nos 2 videos e eu ( que estudo anos sobre o assunto ) concordo com ele em grande parte do que ele disse. Só , no inicio do primeiro vídeo , existem alguns erros cronológicos , mas , no contexto geral , esse maluco está de parabéns...
O pior de compartilhar uma opinião é ter que explicá-la, até pq sempre as pessoas entendem o que querem e ficam procurando palavras e meias frases que comprovem suas teses. Eu fico meio frustrada com as pessoas! Acho bacana, no entanto, vocês fazerem correções de coisas que realmente foram equivocadas!
Ei, Pirula, recomendo que leia o livro, ou veja o filme(Embora nesse caso o livro seja EXTREMAMENTE mais rico que o filme, já que o filme pega da metade do livro pra frente) Persepolis . É muito, mas muito, bom . É em quadrinho, e pelos seus vídeos tu disse que gosta de quadrinho, como eu, e o livro mostra como é a sociedade no Irã, quebrou muitos preconceitos meus com a sociedade e elucidou bastante, além de ter um bom humor e tom sarcástico . E o melhor de tudo isso é que você visualiza muito bem .
Cara vc é Foda!!! Comecei um blog que não sei se vou continuar por questões de tempo e prioridade...Mas minha primeira postagem (e única até o momento) foi um resumo histórico da questão palestina! Depois que vi seu vídeo até me desestimulou por ser bem mais completo e sendo áudio-visual mais acessível (vou colocar meus comentários ainda, mas divulgando seus dois vídeos - dentre outros)...Sou agnóstico e na tentativa da imparcialidade chegamos a um pensamento muito semelhante! Parabéns pelo seu trabalho! É um dos melhores canais do youtube pelo nível de suas avaliações!
Bom, eu finalmente entendi esse conflito com o video anterior, detalhes menores assim não é necessário. Ficou muito bom o primeiro video e bem claro. Vlww Pirula =D
(21:27) ..."e eu nem digo que isso vai acontecer." Sem querer, vc acertou na previsão, meu caro! Bomba em aeroporto, 8 de janeiro, violência religiosa... (que termo louco, né?) Grande abraço!
Brother, sigo teu canal a pouco tempo mas adoro seus videos! Digo que sempre que se há "dois lados da moeda" sobre qualquer tipo de assunto, se fica difícil de colher TODAS informações. Correções sempre haverão quando vamos falar de um assunto "pesado" e também por não termos vivido tão de perto essa guerra. Ser imparcial também é algo meio complicado, por causa de opiniões. Sempre como tu disse, tem que estar de um lado ou de outro. É uma merda. Mas dou meus parabéns a você porque era um assunto no qual o tema era pesado e me preocupou por não conseguir enxergar um "todo" nesse rolo da mídia. Parabéns, continue assim Pirulaaaaa!
Revendo esse vídeo em 2023. Impressionante (ou não) que a maioria das contestações ao teu primeiro vídeo são frutos de extrema falta de interpretação de texto. Que falta nos faz a escola... Abs, Pirulão and keep up the good work!
Falous, Pirula querido. Espero que esse assunto tão complexo não caia nos vestibulares de meus netos. Assisti aos dois vídeos - o explicativo e este, comentando - e amei! Muito obrigada. 💞🥰♥️
Cara, a narração dos comentários infundados na voz o Olavinho foi demais. Estou consumindo seus vídeos diariamente, são muito instrutivos e divertidos, parabéns!
Eu tinha visto um video de um judeu comentando em inglês que antes do estado de Israel muitos judeus viviam com os muçulmanos naquelas terras, e aparentemente não havia rivalidades, "até mesmo confiando um no outro para cuidar dos filhos e dos bens mais preciosos"
Sim, sempre houve muitos judeus na região, tem fotos da época do Califado Otomano com mostrado isso. Inclusive o Irã (Pérsia), é 2° país com o maior número judeus no oriente médio!.
Pirula, eu sendo um ex-frequentador de igreja evangélica tenho que os cristãos do Brasil apoiam os judeus por dois motivos: -Em geral, eles não tem um contato histórico muito próximo e direto com o conflito como cristãos da Europa, por exemplo; -E mais, o fator bíblico que você disse ser irrelevante é justamente onde eles embasam o direito de posse da terra que foi dada por Deus (se é justo/válido é outra história).
***** ;) Imagino ;) pois realmente tem total relação a analogia. Parabéns pelos seus excelentes vídeos meu querido já assisti à todos, alguns por várias vezes.
Pirula, apesar de discordar de grande parte de suas opiniões, por ser eu, assumidamente, mais voltado para a Direita conservadora, não posso deixar de admirar a sua busca pelo raciocínio coerente. Às vezes deixo de assitir por meses os teus vídeos, mas retorno, pois há neles um resumo muito bem feito dos assuntos tratados. Nos dias atuais é muito raro encontrar este nível de sinceridade desinteressada que particularmente percebo em ti. Detesto muitas das suas opiniões, mas isso não ofusca a honestidade que percebo haver nelas. Grato. Continue nos presenteando com o conhecimento.
Acho massa que o Pirula goste de dar o feedback dele em relação aos comentários feitos, mas sinceramente falando, pessoas, tem gente que não tem mais que meio nanograma de neurônio funcionando na cabeça! Os videos servem pra gente se informar sobre o assunto e buscar, de alguma forma, um pouco mais de conhecimento sobre o que está acontecendo. Acho que é super normal pessoas formarem opinião por aqui mesmo, já que o Paulo se informa MUITO antes de passar qualquer coisa adiante. Basta olhar as referências que ele deixa nas descrições pra saber. Mas a questão é que o que quer que tenha de ser discutido ou debatido, deve ser feito entre nós, usuários. Jogar pedra no cara não adianta nada, até porque cada um tem a sua opinião e ele tem a dele. Eu realmente vi comentários absurdos, xingando o Paulo e coisas do tipo, enfim. Coisa de gente que deveria voltar pro Orkut, simplesmente...
Pirula, infelizmente é estes tipos de pessoas que encontramos no nosso país, não podemos comentar e nem observar, que já estamos de um lado, concordo contigo, resumido está briga não tem vencedor e nem santo, só a humanidade que perde com está estupidez.
valeu por esse vídeo pirula! Mais informações, muito legal! Pena que não existam mais brasileiros com essa mentalidade científica! Triste viver cercado de uma maioria de fanáticos ignorantes!
Cara, sou mais um cidadão comum, não entendo muito sobre o assunto, mas estou aqui para agradecer por fazer um video tão bem esplicado (que deve dar muito trabalho e dor de cabeça) e depois outro video apontando onde vc errou etc. Vc é muito inteligente msm cara parabéns!
Apesar de ver seus videos, nunca me coloquei a comenta-los, mas achei necessário nesse momento. Quero parabenizar pela tempo tomado e dedicação, neste e no vídeo anterior, que apesar de delicado o assunto, é um assunto de importante reflexão no momento, independente se a pessoa ache que possa fazer algo a respeito ou não (creio que infelizmente não possamos fazer). Sou partidário de inúmeros posicionamentos, só não irei inúmera-los até por um pouco de preguiça da minha parte. Simplesmente me contextualizando, sou um agnóstico ateu (acho que entenderá o pq do uso dos dois termos juntos) que vem de uma família com raízes cristãs. Boa parte de família praticante desta fé. O que me leva a contextualizar isso, é a ignorância de muitos cristãos sobre esse assunto, estes que simplesmente apoiam Israel pelo teor religioso, mas sem constatações de todos os fatos políticos/históricos. Não quero generalizar, sei que existem cristãos conscientes, e até que se posicionam diferente dos que citei aqui, porém os que tenho contato, ou ignoram o assunto, ou se posicionam de forma ignorante por conta de um líder religioso que dita o que é certo (apoiar fulano). Isso realmente me preocupa e tende a me deixar enraivecido com algumas instituições religiosas. Enfim, quis ser curto, mas é inevitável não escrever generosamente. Apesar de não parecer, esse é simplesmente um comentário para parabeniza-lo pelo trabalho feito. Acho que de críticas ruins, os comentários de quem faz vídeos nesta plataforma é repleto, então espero balancear isso com algum comentário congratulando, e que o inspire a continuar produzindo. De um admirável fã.
Sou nova no seu canal, assisti os dois vídeos ( o vídeo em si que fala sobre a questão da palestina e esse) e gostei muito do seu ponto de vista. Já tinha um conhecimento prévio sobre o assunto, mas muita coisa citada eu não tinha o conhecimento e consegui ampliar, mesmo sabendo que desde o inicio era um resumo. Sobre a questão bíblica que foi criticada, concordo que foi falta de interpretação, pois assisti, entendi e não tive a mesma interpretação "falha" que muitas pessoas tiveram.
Não se preocupe com as críticas. As informações foram suficientemente precisas e esclarecedoras. Generalizar as respostas recebidas é um tratamento estatísco que não desconsidera as exceções. Parabéns pela disposição em responder ao limitado público da internet - Sem generalizar.
Como é legal ter vídeos de qualidade e ainda com o produtor do conteúdo se colocando a disposição para debater o feedback. Muito obrigado pirula. E estes erros acontecem e vc tem o direito de expor sua opinião. As críticas mais pesadas que vc recebeu são de pessoas intolerantes as posições contrarias.
Não necessariamente, ele cometeu falhas, e ele fez esse vídeo para mostrar as falhas dele, e as corrigir, como todo mundo que tem um bom senso faz, ele se retratou, e essa capacidade de se retratar é uma das coisas mais fodas no canal dele .
Eros Viana sim tudo bem, concordo com vc, ele cometeu falhas sim, porem muitas pessoas acusao ele de coisas que ele nao é, porque nao presta atençao no que ele diz..
IAUHSaiushiaUSHIaushiUASHIUAHsiuAHSUIah Pirula, cara, tu é muito paciente. Sempre que entro numa discussão é comum também as pessoas interpretarem coisas que nem sequer passaram pela minha cabeça. Eu não teria paciência de fazer um vídeo só para explicar tanto pra um monte de tapado. Parabéns! Adoro teus vídeos, diria que é a minha maior fonte de conhecimento de assuntos aleatórios quando quero ficar por dentro sem me aprofundar tanto.
'Não o chá de saquinho...' Ai, ai... Tem que explicar, né? E mesmo explicando tudo muito direitinho, vc viu que as pessoas ouvem o que querem, não é? Pirula, professor, aprenda, você vai sempre falar x, e as pessoas vão ouvir do jeito que o ouvido captar, e o cérebro quiser interpretar... Veja bem meu caso... Adoro seus vídeos, pois sempre aprendo muito. Mas nunca os comento. Assisto 3 ou quatro vezes cada um deles antes de emitir qualquer opinião... Por que sei que o cérebro prega peças na gente...
Não deixei o comentário no primeiro vídeo mas deixo aqui, PARABÉNS pela iniciativa, muito bom e pretendo propagar ambos os vídeos a meus amigos de trabalho e faculdade, obrigado por esclarecer e nais ainda fomentar-nos a buscar mais fontes e não se nos ater apenas a um ou duas informações, mais uma vez parabéns e fica ai meu like, muito obrigado
Pirula, vc foi corajoso e honesto. As pessoas (alienados, fanáticos...) acham que vc deveria escolher um lado...como vc salientou, tem que torcer,como se torce para algum time de futebol.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 você é maravilhoso. Sério, que o seu encéfalo 😤😤😤😤 Usando as bobagens que falam sobre você ser ateu, é que você tem muito mais conhecimento em questões religiosas, do que "cristãos, evangélicos, e outros". Muito obrigada por seus vídeos.
Pirulla, acho que muitos dos seus inscritos precisavam ouvir que você não foi imparcial, não só por este tema, mas também pelos demais. Um pouco de parcialidade é saudável e nesse caso até necessário para aprofundamento. E parabéns pela ousadia de falar desse tema, ficou muito bom!
A pergunta é: por que os Judeus são tão odiados mundo afora? O que faz eles serem tão fechados e teimosos? Será que não dava pra se eles misturarem um pouco mais? Será que não dava pra permitir casamentos com pessoas de outras religiões? Será que não dava pra dividir um pouco das fortunas, fazer obras de caridade, transformar o mundo num lugar melhor? Será que não dava pra deixar pra lá esse papo de "povo escolhido"? A impressão que eu tenho é que os Judeus acabam colhendo os frutos do isolamento que eles mesmos plantam...
Ai eles deixariam de serem judeus... O lance do povo escolhido faz parte da identidade do povo judeu. Com certeza é uma bosta e acaba sendo nocivo pra eles, mas é assim que são, paciência.
[irônia]Por que os índios não deixam esse negocio de ser índio pra lá e param de lutar por suas terras? "A impressão que eu tenho é que os Índios acabam colhendo os frutos do isolamento que eles mesmos plantam..." Tudo é uma questão e empatia e ponto de vista.
Essa parada de "povo escolhido" me irrita pra crl, mas essa mesma turma nega compensação histórica pra negros mas acredita na de um livro histórico fantasioso.
Os judeus são ricos porque os judeus pobres perderam sua cultura para se adaptar às regiões onde viviam. É muito comum na história uma cultura ser perdida por causa de uma cultura dominante. O isolamento do povo judeu e a cultura diferente deles é consequência da religião. O judaísmo foi criado antigamente como uma religião que promovia a unidade étnica do antigo reino de Israel e para fundamentar as leis, criando uma teocracia. Usando o conceito de um deus sem imagem e a forte proibição de adoração a qualquer outra religião (pecado de idolatria), eles conseguiram criar uma forte cultura de fé para durar por várias gerações. Como Israel era um país pequeno e fraco, constantemente corria o risco de ser dominado pelos egípcios e persas, e manter a fé e a tradição judaico seria uma forma de manter a cultura viva e dificultar a dominação. Na época, era comum os reis serem vistos com deuses, mas Israel criou um Deus invisível e sem formar para representar a quem eles devem prestar lealdade. A segunda parte do antigo testamento foca muito em manter a fé, apesar do reino de Israel não existir mais.
O pensamento do cara que é binário é fogo. Não adianta ter cuidado na hora de falar sobre tal assunto. Ele vai pegar o que o cara falou, vai interpretar errado e vai ficar de mimimi. Pq é isso que esse povo sabe e quer fazer. Eles não querem entender as mais diversas versões da história. Eles só querem causar e vão jogar no lixo tudo o que o cara falou e vão pegar só aquela parte de 20 segundos, ter uma interpretação errada e vão ficar de mimimi pra cima do cara.
14:35 exatamente. Propriedade é delimitada, finita e protegida. Não é dizer que morou em um lugar e depois de um século volta e diz "é minha". Seria o mesmo que ao chegar na Lua um país declarasse que a Lua pertencia à eles agora.
Realmente eu concordo contigo. As pessoas não prestam atenção no vídeo, conversa conversa com alguém no whats app ou facebook. Ou, você mal fala X que você explicou no começo, enquanto o vídeo esta rodando, a pessoa já vem nos comentários e digita.
Pirula. Show meu velho. Gosto muito dos seus vídeos. Acho seu método muito bacana!!! Mostrei esses 2 vídeos para meus pais, Ulpiano Toledo B. de M e Marlene Suano, 2 professores de história da USP; e os dois gostaram muito tb. 99% do que vc fala é pertinente e o 1% restantes são os pequenos detalhes e divergências conceituais. Faltaram coisas? Sim faltaram; mas creio que os 2 vídeos SÃO ÓTIMOS!!! Parabéns, é muito bacana termos alguém como vc, que se preocupa com o conteúdo de seus vídeos!!! Um fraterno abraço S.'.F.'.U.'.
Ôpa Pirula!...ótimo video anterior e esse agora...sempre tive gosto por História desde onde se possa alcançar...e acho que como vc disse essa questão realmente é complexa e cheia de miríades que vêm de longe...mas hmm...como leigo tenho a impressão que isso desde o final da 2a. guerra...pareçe que já foi pensado p/ ser um conflito eterno... move muitos mercados e interêsses...acho dificil um torrão judaico implantado bem no meio dos muçulmanos...isso vai loonge!...bôas rapaz!
Vaf pirulla... Faz video sobre essa questão denovo sim... Justamente por ser complexa que merecia mais explicações! Você é inspirador cara, muito raro gente que ta no seu grau de formação admitir estar errado! E você tem fontes! Muuuuitas fontes! Kkkk sinto vontade de estudar mais quando assisto aqui... Valeu mesmo!
Adorei o vídeo em muitos aspectos, mas tenho que discordar da compensação histórica pois ela deve existir sim na minha visão. Nosso maior exemplo disso é o que foi feito aqui no Brasil no período da escravidão em que até hoje isso é visto.
Compensação histórica se faz criando um bom ambiente econômico, criando um bom sistema educacional, criando possibilidades de Ascenção social, n com cotas segregacionistas em um país extremamente mestiço.
Mas não pode ser feita de qualquer jeito se não a gente pune quem não tem nada haver como o povo palestino que nada tem haver com o que aconteceu no ano 70. Havia formas muito melhores de criar um estado judeu
Pula para 2022 onde o cidadão cristão conservador tentou explodir uma bomba em uma área de abastecimento de um aeroporto....
Atacaram os comediantes do porta dos fundos também...
Faz o L
melhor ainda é pular pra 2023 com a invasão terrorista ao palacio do planalto .
Conservadores revolucionários kkkkkk
@@marcosmwb8444 reacionários. Querem voltar pro tempo que tudo ainda conseguia ser pior... "jenios"
vendo esses videos quase me esqueço q é de 9 anos. ATE O BOLSONARO E A BANCADA EVANGELICA FORAM CITADOS KKKKK
parece ate que ele previu o futuro kkkk
real kkkk@@elberthgarcia4557
Probabilidade serve pra isso amigo. Serve pra acertar bastante com pouco erro hehehe@@elberthgarcia4557
Kkkk 😅
Achei que ele tinha feito agora, assisti super achando que era dessa semana ai
Um dado legal que esqueci de citar, e foi vacilo não ter citado: 37% da população de Israel diz não acreditar em Deus. E 15% se consideram abertamente ateus. Creio que isso seja relevante pro entendimento do pensamento da população judaica, e mesmo da gênese dessa.
www.thechapmans.nl/news/Atheist.pdf
www.jcpa.org/dje/articles2/howrelisr.htm
Ei, um dado interessante também, pra vc não dizer que todo país islâmico vai massacrar judeu, é que a maior comunidade judaica do Oriente Médio é no Irã, onde vinga a Sharia.
iididiidididid A Sharia é uma lei meio biruta. Tem partes que ela fala claramente que judeus são um problema grave, mas tem outras que diz que sempre que se algum dos "povos do livro" (cristãos e judeus) estiver com problemas, eles devem ajudar. Nunca entendi isso.
***** O Corão foi escrito em dois momentos; enquanto estava em Meca, o profeta recitou suras mais pacíficas; depois, quando foi pra Medina, onde el entrou em conflito com algumas tribos judaicas lá, passa a haver suras mais hardcore, como o verso da espada, por exemplo.
E destes 37% quantos são sionistas? seria uma informação bacana.
Esta coisa de israelenses serem em maioria descrentes ou ateus nada quer dizer, pois a maioria dos países europeus tem a mesma resposta em sua população.
Adoro vc respondendo aos comentários. É preciso coragem, humildade e muita personalidade.
Ele quase nunca responde.
Bom senso é raridade. Esse é o teu pecado. Nenhum errinho em detalhes desvaloriza suas colocações. Vai em frente cara.
Isso aí, Sonia!!
É necessário tentar entender os dois lados, mas hoje em dia muita gente age como se estivesse torcendo pra algum time, parece que o meio termo não existe, somente o mau e o bom, o bonito e o feio...fica difícil! Parabéns pelo vídeo!
Descreveu os dias atuais.
@@Rgubs_9 anos depois... diga lá 😢
Exatamente! Continuamos assim.
Enquanto o ser humano não valorizar a VIDA não evoluímos nada.
Como descendente dos neandertaid eu me declaro dono da Europa
Kkkkkkkkkkk
E como descendente de homo sapiens me declaro dono do mundo
Mas você é descendente de dinossauro, você é do acre
Você não foi vítima do Holocausto
@@viniciuscilla Pode me explicar a ideia que levou a esse comentário?
Daqui a pouco os italianos (romanos) também vão querer aquele pedaço de terra, porque tinham a posse há 2000 anos atrás etc.
Né???Ou aqueles povos que habitavam antes dos judeus...como chamavam?Moabitas?
***** filisteus (palestina em arabe é Falestin) e os cananeus
Faruk Zahra Os Filisteus também não eram originários da Palestina. A História diz que eles vieram pelo mar e ocuparam o local formando 5 cidades. O temo Palestina foi uma provocação do César denominando esse território com esse nome ao expulsar os judeus de lá no ano 70.
Se pá até eu tenho um passado à 2000 anos na Palestina
Eu sou descendente de italianos, qual é o meu pedaço de terra?😍😍😍
Mas como tem brasileiro ignorante a ponto de ter que fazer um video onde praticamente 20 minutos são apenas pra explicar o que eles entenderam errado... É foda demais cara.
Nem deu tempo de assistir o vídeo e já teve deslikes. Dahora essa galera que não assiste e já não gosta.
Isso é excesso de idiotice ¬¬
Pirulla do passado dizendo que vídeo de 7 horas é muita coisa..hahahaha
🤣🤣🤣🤣🤣
9 anos depois e ainda temos brasileiros não acostumados com a democracia
COMO PROFESSOR DE HISTORIA, TE PARABENIZO PELO TEUS VIDEOS. TU ÉS SIMPLESMENTE EXTRAODINARIO. ADOREI. CONTINUEI ESCLARECENDO OS ACONTECIMENTOS DESSE MUNDO A FORA.
"Nem a terra é santa" - Mais um video sensato. Obrigado por compartilhar.
O motivo desse conflito é complicadíssimo de entender. Eu mesmo já vi e li vários documentários e quando comecei a ter uma opinião, vinha outro artigo e eu mudava de ideia. Acho que o trabalho do Pirula é muito bom, concordo com a maior parte das coisas que ele diz, mas tudo que acho errado nos vídeos, não preciso xingar ou rotular o Pirula, pois do mesmo modo que a internet serve como fonte de pesquisa para o Pirula e meio pra divulgar suas ideias, acho que as pessoas que discordam do Pirula deveriam se aprofundar no assunto por conta própria e ajudar a completar o vídeo, se é que a pessoa se acha capaz de fazer um vídeo melhor! O problema é que o youtube está cheio de preguiçosos que sentam e comem em frente ao pc o dia todo, não tem coragem de procurar um livro, artigo científico, não conhece uma biblioteca nem Google acadêmico, logo são torcedores e pouco pensam ou produzem. Parabéns Pirula. Mesmo discordando de algumas coisas que você diz, teus vídeos enriquecem meu intelecto!
"Pensamento Binário do brasileiro" ...
Muiiito genial!!! kkkk
Pirulla, Tu tem muita paciência cara, na moral. Eu tenho pensado em fazer videos e só de imaginar de ter que explicar coisas obvias, que as pessoas não entendem (ou não querem entender) por falta de interpretação, já me dá úlceras.
Eu fiquei me perguntando o que estará fazendo o presidente palestino Mahmoud Abbas. Não vi ele ser nem citado nos telejornais. Fui correr atrás e achei esta reportagem: www.scmp.com/news/world/article/1552923/palestinian-leader-mahmoud-abbas-big-loser-gaza-israel-conflict
souda kk Eh, foda isso. O Abbas é um moderado, e isso não vai ser aceito por quem quer ver Israel varrido do mapa. Mas era uma boa esperança. Pena que não deu certo.
***** Eu realmente esqueci de te passar os meus outros comentários. Você leu eles? Só a título de curiosidade.
***** Acho que essa é uma questão importante que vc não falou, mas na verdade quase todo mundo ignora. Vc disse que não haverá paz jamais. Eu acho que existe uma possibilidade de existir paz sim, no dia que a direita israelense não for maioria na Knesset (o parlamento).
Óbvio que não tem como existir paz com o Likud, partido do Netanyahu, de um lado, e o Hamás de outro. Mas poderia existir paz em um governo de esquerda de um lado, e o Fatah de outro.
Vc sabia que existe um partido em Israel chamado Meretz, que é uma espécie de PSOL israelense? São a favor dos direitos humanos, e de que Israel retorne às fronteiras de 1967, como tentativa de negociar a paz com os árabes. Pregam tb o fim imediato das colônias em território árabe. Existe um outro partido esquerdista tb chamado Hadash, tipo o nosso PCB.
O site Conexão Israelense, sionista de esquerda explica bem a questão www.conexaoisrael.org/o-marcelo-freixo-israelense/2012-12-29/joao leia a matéria e os comentários do site, onde o autor explica um pouco sobre o voto dos árabes-israelenses. Acho que esse voto dos árabes-israelenses, que são 20% da população de Israel, é que poderia definir essa questão, mas infelizmente, eles tomam a mesma atitude burra de muitos brasileiros, votam nulo, ou não votam, como protesto ao Estado de Israel, o que faz com que a política de Israel fique ainda mais reacionária.
Veja tb esse link www.conexaoisrael.org/clone-de-minha-militancia-no-dia-das-eleicoes/2013-01-22/joao
Sei que vc não gosta muito de falar de política aqui, mas em alguns momentos é preciso tomar partido. O pior que acontece, como vc mesmo disse, é essa visão binária onde os brasileiros se comportam como torcida organizada de Israel ou da Palestina. Isso é péssimo, pq quando vc defende "a Palestina" dá a entender que está defendendo o Hamás na verdade. E legitimar o Hamás é colocar o eleitor médio israelense na defensiva, o que o torna propenso a votar no Likud, o que faz com que o governo se torne reacionário e mate mais palestinos, que por sua vez passam a apoiar mais o Hamás, que ataca Israel de novo, o que faz o povo israelense votar no Likud de novo, e vira um ciclo de ódio sem fim.
A solução é os dois lados, principalmente os israelenses, que são os que tem o estado mais organizado, votarem em moderados, e eles existem. E como falei, os árabes, que são 20% da população de Israel e podem votar, tem que fazer a sua parte também!
A questão é que não existe democracia sionista, todos tem origem comum no Irgun.
Não precisa de torcer pro Hamas, podemos torcer pro Hezbollah.
Muito bom. Quando eu crescer quero ter a paciência que vc tem. =D Beijo.
:P
gilmar calado WTF?
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
+Nina Seabra Eu queria que o Pirulla fosse mais pavio curto... É engraçado quando ele xinga e fica puto
hahahah
Parabens pelo seu vídeo e sua abordagem. É dificil mesmo tratar de um assunto tão complexo sem esbarrar na má interpretação de um bom número de pessoas. Vc colocou seu ponto de vista dentro do contexto histórico muito bem. Mas no país do futebol, a mentalidade binária é a campeã! Abraço e sucesso!
Pirula, acho incrível duas coisas em você. Primeiro, o modo como você faz os seus vídeos, sempre aberto aos fatos e também aceitando opiniões e correções; e você sabe que não é possível saber toda a verdade por trás de um acontecimento. Segundo, o modo como eu vi você respondendo à críticas mal feitas, simplesmente falando a verdade; se você estava errado, você admitiu, se estava certo, você explicou.
Parabéns, cara. Continue assim.
Caramba, o vídeo tem 9 anos e parece que é deste domingo... ou seja, passaram-se 9 anos e ninguém que poderia resolver fez nada ...
Mano chega a ser desesperado quando esperamos evolução humana, mas vemos como parece que não mudou.
Cara, parabéns.
Sou fã do seu trabalho e, sobretudo, da sua humildade em reconhecer potenciais erros.
Até o momento, não vi vídeos que explicam melhor essa questão para leigos (como eu) do que os dois últimos que gravou.
Um abraço!
O pirulla é tão foda que um vídeo de 9 anos atrás faz total sentido no cenário atual
pirula! faz um parte 2 do Estado Islâmico, afinal, em 2 anos algumas coisas mudaram e avemaria tá tenso...
Ainda mais hoje com a decisão do Trump
Pirula é o cara mais conservador que conheço na Internet. E digo isso levando em consideração a definição que ele mesmo dá sobre o que é ser conservador e vendo este video 9 anos depois achando que ele gravou ontem haha
...cara , entre muitos erros e acertos , esse maluco falou da maneira dele , o x da questão judaico-palestina : o estado sionista.
Essa desgraça ,chamada estado sionista, é a maior responsável por todo o derramamento de sangue no oriente médio.
Apesar de tudo ,esse maluco falou muita coisa pertinente sobre o assunto nos 2 videos e eu ( que estudo anos sobre o assunto ) concordo com ele em grande parte do que ele disse.
Só , no inicio do primeiro vídeo , existem alguns erros cronológicos , mas , no contexto geral , esse maluco está de parabéns...
Que se a bancada evangelica aumentar corremos risco de virar um pais teocartico, viraremos um Irã evangelico, isso não tem como negar.
Relaxa q isso não vai acontecer. O Brasil é e será sempre de Todos Os Santos
O pior de compartilhar uma opinião é ter que explicá-la, até pq sempre as pessoas entendem o que querem e ficam procurando palavras e meias frases que comprovem suas teses.
Eu fico meio frustrada com as pessoas!
Acho bacana, no entanto, vocês fazerem correções de coisas que realmente foram equivocadas!
A revolução cognitiva acontece para poucos.
Pirula, estou assistindo em 2023 e, que tristeza, tudo na mesma... ate o fascínora do bibi ainda esta no jogo. Seu trabalho é muito bom!! Parabens!!
Vendo este vídeo, e é tão revoltante ver a reação das pessoa, que é até entendível o pq ele não fez um novo ainda 🤣 KKK
Ei, Pirula, recomendo que leia o livro, ou veja o filme(Embora nesse caso o livro seja EXTREMAMENTE mais rico que o filme, já que o filme pega da metade do livro pra frente) Persepolis . É muito, mas muito, bom . É em quadrinho, e pelos seus vídeos tu disse que gosta de quadrinho, como eu, e o livro mostra como é a sociedade no Irã, quebrou muitos preconceitos meus com a sociedade e elucidou bastante, além de ter um bom humor e tom sarcástico . E o melhor de tudo isso é que você visualiza muito bem .
Que legal isso.
Vi a animação, recomendo.
Pow o cara justifica até o termo "cagada" kkkkk
Para algumas pessoas, até isso tem que ser explicado...
Mas para alguns, forçar a ignorância já se tornou um habito.
@@ferreirarodrigo e para outros a ignorância nem é forçada é natural mesmo
Cara vc é Foda!!! Comecei um blog que não sei se vou continuar por questões de tempo e prioridade...Mas minha primeira postagem (e única até o momento) foi um resumo histórico da questão palestina! Depois que vi seu vídeo até me desestimulou por ser bem mais completo e sendo áudio-visual mais acessível (vou colocar meus comentários ainda, mas divulgando seus dois vídeos - dentre outros)...Sou agnóstico e na tentativa da imparcialidade chegamos a um pensamento muito semelhante! Parabéns pelo seu trabalho! É um dos melhores canais do youtube pelo nível de suas avaliações!
Ótimo vídeo Pirulla ❤️
Assistindo em 2021, devidos aos acontecimentos recentes.
Assistindo em 2023 devido aos acontecimentos recentes.
O Pirula explicando o que significa "Cagada". HAUHAUAHUAHHUAUHAHUAUHUAUHAUAHUAHUAHUAHUHAU.
O primeiro vídeo foi beeem explicativo ... Valeu Pirula!
Moço sou Cristão e não concordo muito com as coisas que vc diz, mas aprecio muito o seu canal!! Parabens e continue com os videos!!
Bom, eu finalmente entendi esse conflito com o video anterior, detalhes menores assim não é necessário. Ficou muito bom o primeiro video e bem claro. Vlww Pirula =D
(21:27) ..."e eu nem digo que isso vai acontecer."
Sem querer, vc acertou na previsão, meu caro! Bomba em aeroporto, 8 de janeiro, violência religiosa... (que termo louco, né?)
Grande abraço!
O nível das criticas ao vídeo anterior é decepicionante. Imaginava que o público do Pirulla fosse mais inteligente.
Brother, sigo teu canal a pouco tempo mas adoro seus videos!
Digo que sempre que se há "dois lados da moeda" sobre qualquer tipo de assunto, se fica difícil de colher TODAS informações. Correções sempre haverão quando vamos falar de um assunto "pesado" e também por não termos vivido tão de perto essa guerra. Ser imparcial também é algo meio complicado, por causa de opiniões. Sempre como tu disse, tem que estar de um lado ou de outro. É uma merda.
Mas dou meus parabéns a você porque era um assunto no qual o tema era pesado e me preocupou por não conseguir enxergar um "todo" nesse rolo da mídia. Parabéns, continue assim Pirulaaaaa!
Só de boa aqui aguardando para ver quantos chamarão o Pirulla de nazista. ^^
Só olhar pra ele e ver que é neonazista skinhead.
Aaaaah com certeza ele é Skinhead, só que o contrário. hahahaha
Stephannye Inay Ele é um terrorista safado, olha essa barbona cosplay do bin laden dele...
Revendo esse vídeo em 2023. Impressionante (ou não) que a maioria das contestações ao teu primeiro vídeo são frutos de extrema falta de interpretação de texto. Que falta nos faz a escola... Abs, Pirulão and keep up the good work!
Falous, Pirula querido. Espero que esse assunto tão complexo não caia nos vestibulares de meus netos. Assisti aos dois vídeos - o explicativo e este, comentando - e amei! Muito obrigada. 💞🥰♥️
Pessoas comendo Pizzas na hora que estão assistindo o vídeo e não prestam atenção. Fazer o que?, tem gente que não é muilti-tarefa.
O vídeo é extremamente simples de entender, porém a maldita inclusão digital trás uma manada de Analfabrutos, que não consegue interpretar um vídeo.
Cara, a narração dos comentários infundados na voz o Olavinho foi demais. Estou consumindo seus vídeos diariamente, são muito instrutivos e divertidos, parabéns!
Eu tinha visto um video de um judeu comentando em inglês que antes do estado de Israel muitos judeus viviam com os muçulmanos naquelas terras, e aparentemente não havia rivalidades, "até mesmo confiando um no outro para cuidar dos filhos e dos bens mais preciosos"
Sim, sempre houve muitos judeus na região, tem fotos da época do Califado Otomano com mostrado isso. Inclusive o Irã (Pérsia), é 2° país com o maior número judeus no oriente médio!.
Pirula, eu sendo um ex-frequentador de igreja evangélica tenho que os cristãos do Brasil apoiam os judeus por dois motivos:
-Em geral, eles não tem um contato histórico muito próximo e direto com o conflito como cristãos da Europa, por exemplo;
-E mais, o fator bíblico que você disse ser irrelevante é justamente onde eles embasam o direito de posse da terra que foi dada por Deus (se é justo/válido é outra história).
Parabéns cara, sério mesmo. Admiro muito tua inteligência, pesquisa e sensatez.
Conservador aceita a mudança gradual. Exatamente. Para só mudar quando ele morrer.
Foi o Koba quem começou atirando no César.
Acredita que falei isso ontem? Koba matou Cesar. Matar humanos!
***** ;) Imagino ;) pois realmente tem total relação a analogia. Parabéns pelos seus excelentes vídeos meu querido já assisti à todos, alguns por várias vezes.
Pirula, apesar de discordar de grande parte de suas opiniões, por ser eu, assumidamente, mais voltado para a Direita conservadora, não posso deixar de admirar a sua busca pelo raciocínio coerente. Às vezes deixo de assitir por meses os teus vídeos, mas retorno, pois há neles um resumo muito bem feito dos assuntos tratados. Nos dias atuais é muito raro encontrar este nível de sinceridade desinteressada que particularmente percebo em ti. Detesto muitas das suas opiniões, mas isso não ofusca a honestidade que percebo haver nelas. Grato. Continue nos presenteando com o conhecimento.
Acho massa que o Pirula goste de dar o feedback dele em relação aos comentários feitos, mas sinceramente falando, pessoas, tem gente que não tem mais que meio nanograma de neurônio funcionando na cabeça! Os videos servem pra gente se informar sobre o assunto e buscar, de alguma forma, um pouco mais de conhecimento sobre o que está acontecendo. Acho que é super normal pessoas formarem opinião por aqui mesmo, já que o Paulo se informa MUITO antes de passar qualquer coisa adiante. Basta olhar as referências que ele deixa nas descrições pra saber. Mas a questão é que o que quer que tenha de ser discutido ou debatido, deve ser feito entre nós, usuários. Jogar pedra no cara não adianta nada, até porque cada um tem a sua opinião e ele tem a dele. Eu realmente vi comentários absurdos, xingando o Paulo e coisas do tipo, enfim. Coisa de gente que deveria voltar pro Orkut, simplesmente...
Aqui teve CRISTÃO tentando explodir um caminhão de combustível num aeroporto...e ainda se achavam patriotas...
Pirula, infelizmente é estes tipos de pessoas que encontramos no nosso país, não podemos comentar e nem observar, que já estamos de um lado, concordo contigo, resumido está briga não tem vencedor e nem santo, só a humanidade que perde com está estupidez.
Bah Pirula, teus vídeos tão cada vez mais alto nível. Só tem que muda essa entrada ai. Valeu, e continue com o ótimo trabalho.
valeu por esse vídeo pirula! Mais informações, muito legal! Pena que não existam mais brasileiros com essa mentalidade científica! Triste viver cercado de uma maioria de fanáticos ignorantes!
Cara, sou mais um cidadão comum, não entendo muito sobre o assunto, mas estou aqui para agradecer por fazer um video tão bem esplicado (que deve dar muito trabalho e dor de cabeça) e depois outro video apontando onde vc errou etc. Vc é muito inteligente msm cara parabéns!
Agora que eu percebi, vídeo tem 9 anos, e Bolsonaro já estava em pauta, que tristeza.
"A única democracia do oriente médio" envelheceu mau com o Netanyahu até agora no poder
sinceramente eu entendi o conflito melhor aqui nesse canal do que em uma sala de aula.
Os professores escolhem lados rs
Apesar de ver seus videos, nunca me coloquei a comenta-los, mas achei necessário nesse momento. Quero parabenizar pela tempo tomado e dedicação, neste e no vídeo anterior, que apesar de delicado o assunto, é um assunto de importante reflexão no momento, independente se a pessoa ache que possa fazer algo a respeito ou não (creio que infelizmente não possamos fazer). Sou partidário de inúmeros posicionamentos, só não irei inúmera-los até por um pouco de preguiça da minha parte.
Simplesmente me contextualizando, sou um agnóstico ateu (acho que entenderá o pq do uso dos dois termos juntos) que vem de uma família com raízes cristãs. Boa parte de família praticante desta fé.
O que me leva a contextualizar isso, é a ignorância de muitos cristãos sobre esse assunto, estes que simplesmente apoiam Israel pelo teor religioso, mas sem constatações de todos os fatos políticos/históricos. Não quero generalizar, sei que existem cristãos conscientes, e até que se posicionam diferente dos que citei aqui, porém os que tenho contato, ou ignoram o assunto, ou se posicionam de forma ignorante por conta de um líder religioso que dita o que é certo (apoiar fulano). Isso realmente me preocupa e tende a me deixar enraivecido com algumas instituições religiosas.
Enfim, quis ser curto, mas é inevitável não escrever generosamente. Apesar de não parecer, esse é simplesmente um comentário para parabeniza-lo pelo trabalho feito. Acho que de críticas ruins, os comentários de quem faz vídeos nesta plataforma é repleto, então espero balancear isso com algum comentário congratulando, e que o inspire a continuar produzindo. De um admirável fã.
Um dos melhores vídeos que assisti na minha vida. Parabéns, você fala muito bem.
Sou nova no seu canal, assisti os dois vídeos ( o vídeo em si que fala sobre a questão da palestina e esse) e gostei muito do seu ponto de vista. Já tinha um conhecimento prévio sobre o assunto, mas muita coisa citada eu não tinha o conhecimento e consegui ampliar, mesmo sabendo que desde o inicio era um resumo. Sobre a questão bíblica que foi criticada, concordo que foi falta de interpretação, pois assisti, entendi e não tive a mesma interpretação "falha" que muitas pessoas tiveram.
Esse pensamento binário Brasileiro é uma merda, que se espalha até em coisas insignificantes como jogos de videogame. É um saco.
Pois é, senti falta do dedo inglês no vídeo anterior. Guri, mto honesta a tua fala.
Quem diria que depois de quase 10 anos o bolsonaro só se mostrou o que o pirula achava
Não se preocupe com as críticas. As informações foram suficientemente precisas e esclarecedoras. Generalizar as respostas recebidas é um tratamento estatísco que não desconsidera as exceções. Parabéns pela disposição em responder ao limitado público da internet - Sem generalizar.
Vim do futuro para dizer que comparar o Bolsonarismo ao terrorismo em 20:56 estava corretíssimo
Achismo baseado puramentem futilidade sua.
Como é legal ter vídeos de qualidade e ainda com o produtor do conteúdo se colocando a disposição para debater o feedback. Muito obrigado pirula.
E estes erros acontecem e vc tem o direito de expor sua opinião. As críticas mais pesadas que vc recebeu são de pessoas intolerantes as posições contrarias.
Pobre pirulla, sendo acusado de coisas ridiculas =S E tendo que fazer um segundo video pra se explicar por causa da burrice alheia =/
Falou tudo.
Não necessariamente, ele cometeu falhas, e ele fez esse vídeo para mostrar as falhas dele, e as corrigir, como todo mundo que tem um bom senso faz, ele se retratou, e essa capacidade de se retratar é uma das coisas mais fodas no canal dele .
Eros Viana sim tudo bem, concordo com vc, ele cometeu falhas sim, porem muitas pessoas acusao ele de coisas que ele nao é, porque nao presta atençao no que ele diz..
IAUHSaiushiaUSHIaushiUASHIUAHsiuAHSUIah
Pirula, cara, tu é muito paciente. Sempre que entro numa discussão é comum também as pessoas interpretarem coisas que nem sequer passaram pela minha cabeça. Eu não teria paciência de fazer um vídeo só para explicar tanto pra um monte de tapado. Parabéns!
Adoro teus vídeos, diria que é a minha maior fonte de conhecimento de assuntos aleatórios quando quero ficar por dentro sem me aprofundar tanto.
um amigo meu falou, os Arabes n são bárbaros, o problema é que eles ainda estão na idade média kkkkkk
kkkkkkk
Fica atento fera, chamar palestino de árabe causa explosão fácil, chama palestino de descendente hebreu, beleza? Abraços e vou contar essa ae!
Sim, e os bárbaros do ocidente ainda tratavam "histeria" com cauterização genital ainda no início do século XX. A Idade Média é logo ali.
@@TheMarcodefreitaskkkkklllkllkkk para com isso cara
@@Rgubs_ a última lobotomia foi feita ainda na década de 1990, no ocidente. Muito civilizado, não?
Esperando a parte 3! Pirulla atemporal
'Não o chá de saquinho...' Ai, ai... Tem que explicar, né? E mesmo explicando tudo muito direitinho, vc viu que as pessoas ouvem o que querem, não é? Pirula, professor, aprenda, você vai sempre falar x, e as pessoas vão ouvir do jeito que o ouvido captar, e o cérebro quiser interpretar... Veja bem meu caso... Adoro seus vídeos, pois sempre aprendo muito. Mas nunca os comento. Assisto 3 ou quatro vezes cada um deles antes de emitir qualquer opinião... Por que sei que o cérebro prega peças na gente...
Sinceramente o seu comentário foi o melhor que eu vi aqui até agora.Parabéns.
Não deixei o comentário no primeiro vídeo mas deixo aqui, PARABÉNS pela iniciativa, muito bom e pretendo propagar ambos os vídeos a meus amigos de trabalho e faculdade, obrigado por esclarecer e nais ainda fomentar-nos a buscar mais fontes e não se nos ater apenas a um ou duas informações, mais uma vez parabéns e fica ai meu like, muito obrigado
Quase uma dízima periódica, não acaba nunca! kkkkk Genial meu!
Pirula, vc foi corajoso e honesto. As pessoas (alienados, fanáticos...) acham que vc deveria escolher um lado...como vc salientou, tem que torcer,como se torce para algum time de futebol.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 você é maravilhoso. Sério, que o seu encéfalo 😤😤😤😤
Usando as bobagens que falam sobre você ser ateu, é que você tem muito mais conhecimento em questões religiosas, do que "cristãos, evangélicos, e outros".
Muito obrigada por seus vídeos.
Pirulla, acho que muitos dos seus inscritos precisavam ouvir que você não foi imparcial, não só por este tema, mas também pelos demais. Um pouco de parcialidade é saudável e nesse caso até necessário para aprofundamento.
E parabéns pela ousadia de falar desse tema, ficou muito bom!
A pergunta é: por que os Judeus são tão odiados mundo afora? O que faz eles serem tão fechados e teimosos? Será que não dava pra se eles misturarem um pouco mais? Será que não dava pra permitir casamentos com pessoas de outras religiões? Será que não dava pra dividir um pouco das fortunas, fazer obras de caridade, transformar o mundo num lugar melhor? Será que não dava pra deixar pra lá esse papo de "povo escolhido"? A impressão que eu tenho é que os Judeus acabam colhendo os frutos do isolamento que eles mesmos plantam...
Ai eles deixariam de serem judeus... O lance do povo escolhido faz parte da identidade do povo judeu. Com certeza é uma bosta e acaba sendo nocivo pra eles, mas é assim que são, paciência.
Sempre me fiz estas mesmas perguntas.
[irônia]Por que os índios não deixam esse negocio de ser índio pra lá e param de lutar por suas terras? "A impressão que eu tenho é que os Índios acabam colhendo os frutos do isolamento que eles mesmos plantam..." Tudo é uma questão e empatia e ponto de vista.
Essa parada de "povo escolhido" me irrita pra crl, mas essa mesma turma nega compensação histórica pra negros mas acredita na de um livro histórico fantasioso.
Os judeus são ricos porque os judeus pobres perderam sua cultura para se adaptar às regiões onde viviam. É muito comum na história uma cultura ser perdida por causa de uma cultura dominante.
O isolamento do povo judeu e a cultura diferente deles é consequência da religião. O judaísmo foi criado antigamente como uma religião que promovia a unidade étnica do antigo reino de Israel e para fundamentar as leis, criando uma teocracia. Usando o conceito de um deus sem imagem e a forte proibição de adoração a qualquer outra religião (pecado de idolatria), eles conseguiram criar uma forte cultura de fé para durar por várias gerações. Como Israel era um país pequeno e fraco, constantemente corria o risco de ser dominado pelos egípcios e persas, e manter a fé e a tradição judaico seria uma forma de manter a cultura viva e dificultar a dominação. Na época, era comum os reis serem vistos com deuses, mas Israel criou um Deus invisível e sem formar para representar a quem eles devem prestar lealdade. A segunda parte do antigo testamento foca muito em manter a fé, apesar do reino de Israel não existir mais.
Parabéns Pirula, é difícil aborda um tema tão complicado como esse.
Colocar sua cara a tapa dessa forma, foi impressionante. Adoro esse debates. kkkk
O pensamento do cara que é binário é fogo. Não adianta ter cuidado na hora de falar sobre tal assunto. Ele vai pegar o que o cara falou, vai interpretar errado e vai ficar de mimimi. Pq é isso que esse povo sabe e quer fazer. Eles não querem entender as mais diversas versões da história. Eles só querem causar e vão jogar no lixo tudo o que o cara falou e vão pegar só aquela parte de 20 segundos, ter uma interpretação errada e vão ficar de mimimi pra cima do cara.
14:35 exatamente. Propriedade é delimitada, finita e protegida. Não é dizer que morou em um lugar e depois de um século volta e diz "é minha".
Seria o mesmo que ao chegar na Lua um país declarasse que a Lua pertencia à eles agora.
Pirulla, esse pensamento polarizado ou binário que você citou não é característica exclusiva dos brasileiros, em todo mundo tem isso.
Melhor parte: pirulla explicando o que significa cagada. Vei, é muita paciência com esse pensamento binário do povo.
Vim do futuro parabenizar pelo teu vídeo.❤
Realmente eu concordo contigo.
As pessoas não prestam atenção no vídeo, conversa conversa com alguém no whats app ou facebook.
Ou, você mal fala X que você explicou no começo, enquanto o vídeo esta rodando, a pessoa já vem nos comentários e digita.
Santa Paciência que o Pirulla tem.
Pirula. Show meu velho. Gosto muito dos seus vídeos. Acho seu método muito bacana!!! Mostrei esses 2 vídeos para meus pais, Ulpiano Toledo B. de M e Marlene Suano, 2 professores de história da USP; e os dois gostaram muito tb. 99% do que vc fala é pertinente e o 1% restantes são os pequenos detalhes e divergências conceituais.
Faltaram coisas? Sim faltaram; mas creio que os 2 vídeos SÃO ÓTIMOS!!! Parabéns, é muito bacana termos alguém como vc, que se preocupa com o conteúdo de seus vídeos!!!
Um fraterno abraço S.'.F.'.U.'.
corta pra 2023:
continua EXATAMENTE a mesma coisa kkkkkk
Ôpa Pirula!...ótimo video anterior e esse agora...sempre tive gosto por História desde onde se possa alcançar...e acho que como vc disse essa questão realmente é complexa e cheia de miríades que vêm de longe...mas hmm...como leigo tenho a impressão que isso desde o final da 2a. guerra...pareçe que já foi pensado p/ ser um conflito eterno... move muitos mercados e interêsses...acho dificil um torrão judaico implantado bem no meio dos muçulmanos...isso vai loonge!...bôas rapaz!
Adorei a terminologia do termo ''cagada". :D Bom video, continue assim.
o legal do seu canal é que a gente aprende junto com vc
Vaf pirulla... Faz video sobre essa questão denovo sim... Justamente por ser complexa que merecia mais explicações!
Você é inspirador cara, muito raro gente que ta no seu grau de formação admitir estar errado! E você tem fontes! Muuuuitas fontes! Kkkk sinto vontade de estudar mais quando assisto aqui... Valeu mesmo!
Ai Pirula, faz mais vídeos sobre histórias, gostei muito dos últimos dois!!
A parte filosófica sobre o que eh uma cagada está genial ! kkkk
da uma boa conversa de bar
Adorei o vídeo em muitos aspectos, mas tenho que discordar da compensação histórica pois ela deve existir sim na minha visão. Nosso maior exemplo disso é o que foi feito aqui no Brasil no período da escravidão em que até hoje isso é visto.
Compensação histórica se faz criando um bom ambiente econômico, criando um bom sistema educacional, criando possibilidades de Ascenção social, n com cotas segregacionistas em um país extremamente mestiço.
Mas não pode ser feita de qualquer jeito se não a gente pune quem não tem nada haver como o povo palestino que nada tem haver com o que aconteceu no ano 70.
Havia formas muito melhores de criar um estado judeu
@@gabrielsilva-pl3dx concordo totalmente com você, o que foi feito na região foi muito bem definido pelo próprio Pirula, foi uma cagada
@@henriquea.4520 Compensação histórica sim, mas não dá maneira como está sendo feita no Brasil hoje.