Outros tempos

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 фев 2025
  • Muitas vezes, vem-nos à cabeça se não deveria ser obrigatório passar estes vídeos, da vivência antiga, nas escolas. Para que os miúdos de hoje tivessem a verdadeira noção do que era a vida, para grande parte da população portuguesa, há 2/3 gerações.
    É que basta recuar 50/60/70 anos para entrarmos num mundo completamente diferente, Muitas casas não tinham luz ou saneamento básico, a água ia-se buscar à fonte ou aos lameiros, onde também se lavava a roupa - a pouca que se tinha - ou tomava-se banho. Frigoríficos? Máquinas de lavar? Ferro de engomar? Aspirador? Televisão, telefones? Esqueçam!
    O Fogão era a lareira e comia-se maioritariamente o que se produzia. A carne era guardada para ocasiões especiais e dividiam-se sardinhas. As crianças não tinham tempo para ser crianças. Eram obrigadas a crescer rapidamente, para ajudar ao sustento da casa.
    Foram estas gerações - como as das irmãs Carmita e Gracinda - e as dos seus pais que, com muito trabalho e sacrifício, permitiram que as gerações seguintes tivessem uma vida bem mais confortável.
    Como diz o povo "saiu-lhes do pêlo". E é importante nunca esquecer o quanto lhes devemos. Aqui lhes prestamos, mais uma vez, homenagem.
    #EmbaixadoresdeAldeia
    #NósSomosaAldeia
    #antigamente

Комментарии •