Só uma sugestão; esquece o Russel, junta um dinheirinho a mais e vai direto no Reale. Assim estará preparado para o Copleston e os demais..Obrigado pelo vídeo, professor.
Reale é maravilhoso, estou sempre lendo e relendo. Quando vou ler algum autor, antes dou uma lidinha no Reale para estar com o contexto e principais ideias do filósofo fresquinhas na mente.
gostei da clareza sobre os manuais de cada autor, sem ficar em minudências que confundem mais do que ajuda! parabéns, excelente vídeos, professor! obrigado!
Nossa, eu acho o Copleston muito completo em Medieval, muito mesmo. Ele apresenta reflexões de todas as áreas da filosofia dos medievais, e oferece até pensadores alternativos.
Vender livro de brochura colada por R$ 100,00 é o pico da beirada. Nesse valor, um boa editora poderia soltar capa dura e hotstamp no veludo, papel pólen e, se a desculpa do preço for a demanda acadêmica pelo renome do autor, então qu viesse com referências, ilustrações, fotos em papel couchê, marcador de fitilho, etc. Enfim, Reale e Copleston são dois monstros!
O quinto volume (ou tomo🙄) da coleção do Frederick Copleston foi lançado em 27/06/2024. Os temas são: Filosofia russa, positivismo e existencialismo. Tem a estampa do tio Lenin na capa e custa modestos 112 Haddads no “câmbio” de hoje 24/07/2024, lá na lojinha do primo Bezos.
Queria comprar todos porem o investimento para o meu momento é alto. Mas vou pelas suas dicas e comprar aqueles que mais preciso no momento e a estante vai esperar um pouco mais, obrigado pelas dicas!!!
É bom salientar que existem diferenças no texto entre as edições do Reale e Antiseri SIM. O texto do pacote de 3 volumes é mais trabalhado e refinado do que o pacote com 7 volumes. Outro ponto importante, Reale & Antiseri focam mais nas ideias gerais e populares dos filósofos do que Copleston, que por sua vez, prefere investigar pontos de divergências e contradições de cada pensador.
Professor parabéns pelo seu trabalho. Gostaria que o senhor fizesse comparações com a história da filosofia de um volume. Eu acho que a melhor é a de Padovani e Castagnola ,mas não sou especialista,por isso peço tua ajuda.
Muito bom esse vídeo, Filício. Como minha formação foi muito especializada, fiquei um pouco a parte das histórias da filosofia. Esse do Stegmüller eu tive contato numa edição mais antiga, é bem bacana mesmo (eu só implico com algumas traduções, como a de "existencialismo" aplicado a Jaspers, quando ele era um crítico da expressão E do movimento). Sobre de medieval, talvez sejam mais interessantes a "Filosofia na Idade Média", também do Étienne Gilson, e "A filosofia medieval", do Alain de Libera, que é meu preferido. O Libera dedica bastante tempo à filosofia muçulmana e judaica antes mesmo de entrar na filosofia cristã.
a edição da loyola é uma porcaria, péssima tradução, material podre por 120 reais. Me interessei pq ele supostamente tratava da história da filosofia pelos temas, o que me deixou curioso. Para minha infelicidade o livro é dividido em duas partes, a primeira a história da filosofia normal, e só na segunda os temas. Acaba ficando cansativo e repetitivo, além de tanto uma parte quanto a outra serem superficiais. A exposição de Aristóteles é boa, fora isso não vale a pena
Grande Thiago! Tudo bem? Só estou no aguardo da Edição chegar até minha casa (já está nos Correios). Chegando, já faço a leitura e tão logo seja possível, a resenha. Grande abraço!
A meu ver, Uma Nova História da Filosofia do Anthony Kenny é disparado a mais completa. São 4 volumes e todos são divididos em 2, sendo a primeira parte uma história da filosofia padrão e a segunda parte uma história temática.
Boa tarde, professor. O Giovanni Reale tem um livro de história da filosofia grega e romana em 9 volumes publicado pela Edições Loyola. O conteúdo desse livro é igual ao vol. 1 do livro dele de História da filosofia da Paulus ou é mais aprofundado. Agradeço se puder responder. Parabéns pelo canal.
boa noite Felicio,parabens peloseu canal. Acompanho seus videos e indico sempre. Sabe aonde posso achar o livro físico de Stegmuller? só acho versão kindle. Um abraço
Olá professor, parabéns pelo vídeo. Sobre o box História da Filosofia Ocidental, é um bom início pra quem está iniciando no mundo da filosofia? Confesso que só agora me interessei por essa área, e o pouco que li foi sobre os filósofos da Grécia antiga,o que você me indica? Desde já obrigado.
Comprei a do Reale divida em 3 volumes, o conteúdo é excelente, mas a edição em 3 volumes não é mto legal o manuseio, essa do vídeo de 7 volumes é a melhor (pq tem uma tb dividida em 5 volumes, que ouvi falar que nao era muito boa)
Vídeo maravilhoso, fiquei meio triste quando falou que o do Reale era ruim justo na parte do Freud e dos filósofos da linguagem, mas colocou um bom substituto no lugar. Muito obrigado pelo vídeo
Como leigo e leio por satisfação apenas, tenho o Bertrand Russel edição capa dura 4 volumes da década de 40. Não sei se é o melhor de filosofia mas é um excelente livro de história.
Diversifique as referências. O Reale tem uma abordagem que foca em temas que muitos que procuram abarcar o assunto acabam por ignorar, é uma obra para abrir horizontes.
Nesse caso, o professor não indica o terceiro volume do Giovanni Reale Filosofia: Idade Contemporânea - Vol.III: Idade Contemporânea (Volume 3). É isso?
Obs: se for sobre a filosofia contemporânea, com ênfase na filosofia analítica, esqueça das duas: a melhor introdução é a filosofia contemporânea de Wolfgang Stegmuller, filósofo analítico profissional e profundo conhecedor de filosofia da ciência. Os dois filósofos das introduções acima não chegam nem perto da obra de Stegmuller.
Obrigado professor. Tenho a coleção do Reale e do Russell. Os demais pretendo adquirir. E a respeito de dicionário de filosofia? O senhor tem uma indicação?
Um bastante conhecido e acessível é do Nicolas Abbagnano. Há uma outra bemmmm grande que é do Ferrater Mora, acho mais completo. Ambos encontrei na internet, mas a do Ferrater mora foi mais difícil.
Não tem essa de livro melhor ou pior. O melhor vai ser de acordo com a necessidade que o estudante demonstra em sua necessidade de aprendizado. Fala sério cara!
A coleção do Copleston é muito boa mas é extremamente complexa e densa. As vezes eu acho que ele sabe mais do que os próprios filósofos que ele descreve
Se for pra seguir carreira acadêmica, não faça, quase não abre concurso de filosofia e quando abre sempre vão dar preferência aos formados em grandes universidades
Você gostou do livro do Russell? Achei ele bem problemático… Além de haver pouquíssimas referências bibliográficas, é um texto que expressa muito mais a opinião dele (Russell) sobre a história da filosofia ocidental do que uma descrição didática. Russell faz questão de desqualificar (ad hominem ) filósofos pelos quais ele não nutria simpatia. O capítulo sobre Rousseau, por exemplo, é pura destilação de ódio… Talvez, como um livro de consulta sobre a opinião “crítica” do Russell acerca de um determinado pensador ou conceito, até valha …. Mas como manual didático, é bem ruim…
Aqui você menciona um ponto interessantíssimo, Pablo. De fato, o Russell faz isso (se eu concordo ou não com ele sobre Rousseau é outro ponto). O problema é que os outros também o fazem, ainda que de forma não direta ou tão clara. Mas concordo com você, talvez em termos didáticos (ou com aquela “neutralidade” costumeira dos manuais) ele não seja uma boa referência. Mas acho extremamente bem escrito, talvez até por ser provocativo, além de trazer comentários que você não encontra em qualquer comentador (como os sobre linguagem, lógica e epistemologia). Sobre referências bibliográficas, fato é que nenhum deles faz muita questão de primar por isso (o que também é típico de manuais.
"História da Filosofia Ocidental do Russel é um primor". Só se for o primeiro volume, o segundo e o terceiro são carregados pelos vieses ideológicos do autor mais comentários/piadinhas de "tiozão".
Olha, pelo que sei são coleções diferentes pois apesar do mesmo autor, mesmo título e mesma editora são coleções diferentes: a versão em 7 volumes é mais didática e dedicada a filosofia mesmo enquanto a versão em 3 é mais plural contemplando assuntos da ciência e Teologia por exemplo. Pelos títulos dos livros originais em italiano vemos que são coleções diferentes e não uma versão condensada da outra.
@@MrAgostinn estranho pq eu chequei e todo o texto é exatamente o mesmo, só muda que falta os gráficos e os resumos no início de cada capítulo. Fora isso o texto é idêntico
@@gabriellima9012 Tenho que confessar que não comparei fisicamente as versões brasileiras impressas e você pode estar com a razão. Ocorre que também tive essa dúvida pois tenho a versão em 03 volumes em capa dura e fui atrás do título original italiano de ambas as versões: a de 03 e a de 07 volumes. Vi que eram títulos diferentes em italiano e também editoras diferentes, bem como escritas em tempos diferentes pelo que havia visto na época e julguei serem versões diferentes com mesma proposta, supostamente com algum acréscimo e proposta de abordagem. Vou ver se disponibilizo aqui os links. De qualquer forma, nada substitui esse trabalho de ver "in loco" os materiais físicos, que foi o que você fez. Então me desculpe se houve algum engano. Vou postar aqui embaixo os links
Pisando em ovos aqui🥚😔: mas é difícil, ler qq chose deste tipo e não detectar algo infinitesimamente "biased" com "posições " redutivas ao presente. Como diria Fernando Pessoa, a certeza da morte do passado é a afirmação do presente. Difícil estar no presente sem não utilizar o passado de forma direcional...✌🏻PS: Não foram suas palavras ipsis litteri no "the book of disquiet" todavia-contudo-entretanto é o que depreende-se...✌🏻
só uma curiosidade, caso eu leia uma destas duas coleções completas, eu poderia afirmar que sou um filosofo?? ou ainda seria preciso uma graduação?? huehue
Só por ler algumas coleções não. mas isso não quer dizer que seja obrigatório ser graduado para ser filósofo, Aristóteles nunca teve um papelzinho com diploma.
@@demolidor7638Os da Chauí pararam no volume 3 saído recentemente e não sei se vai pegar a filosofia contemporânea pois o título da obra fala num percurso até a filosofia moderna. A menos que a autora mude de ideia, é o que sei
Olá, Luiz! Sobre a questão da Filosofia Medieval em geral (não somente de Tomás de Aquino), foi o que mencionei no vídeo: o Reale realmente deixa a desejar.
Alguns filosofos desvalorizam a idade medieval em questão de filosofia, o Russeal é um deles. Por isso alguns comentários são de cristãos que não gostam dele. Mas para os Ateus é um livro muito bom. Aliás, a filosofia e a ciência com pilares ateistas, foi o combustível para o progresso da razão, enquanto alguns ficavam tentando justificar a existência de entidades místicas, como justificativa pra qualquer argumento sem finalidade lógica. Como Descartes que tornou o gênio maligno um Deus bondoso pra justificar um argumento que não precisa da necessidade de um Deus.
Eu só não recomendaria o do Russel, pq a história da filosofia dele é polêmica justamente por ser muito carregada de opiniões pessoais (e questionáveis) dele. Russel é legal na filosofia analítica e matemática, mas quando é pra entender da tradição filosófica que o sucedeu ele é não tem nenhum cuidado e fala bobagem.
Tenho a "História da Filosofia Ocidental" de Bertrand Russel e considero-a ótima. Russell é opinativo e irônico. E daí? Não sou complexado. Sou leitor voraz e jornalista, fui professor de literatura, estou acostumado com autores, suas visões de mundo, suas mentes irônicas etc. Me divirto e aprendo.
...curioso!...se o cara escreve bem até Kant, como escreverá mal sobre os "modernos" ou "atuais"???...acho que é uma manifestação comprometida...acho que você não gostou do que leu, por discordar ....
Não, meu amigo! Não tem nada em relação com concordar ou discordar (como se fosse por eles serem conservadores ou algo do tipo). A impressão que dá é que nos volumes dedicados aos contemporâneos a explicação é muito mais rápida para dar conta da quantidade de autores. Daí fica bem complicado de quem não tem conhecimento entender o filósofo. Apenas isso.
Descubra como aprender teorias da Filosofia de maneira simples e descontraída e amplie seus conhecimentos! ✨📚👇🏻
go.hotmart.com/O93957422X
Só uma sugestão; esquece o Russel, junta um dinheirinho a mais e vai direto no Reale. Assim estará preparado para o Copleston e os demais..Obrigado pelo vídeo, professor.
Reale é maravilhoso, estou sempre lendo e relendo. Quando vou ler algum autor, antes dou uma lidinha no Reale para estar com o contexto e principais ideias do filósofo fresquinhas na mente.
gostei da clareza sobre os manuais de cada autor, sem ficar em minudências que confundem mais do que ajuda! parabéns, excelente vídeos, professor! obrigado!
Obrigado pelo elogio! Fico feliz que tenha gostado do vídeo! 😀
Muito bom Mestre, acertei então estou estudando a coleção do Giovane Reale 3 volumes, muito didáticas e extremamente práticas.
Nossa, eu acho o Copleston muito completo em Medieval, muito mesmo.
Ele apresenta reflexões de todas as áreas da filosofia dos medievais, e oferece até pensadores alternativos.
Professor saulo de Freitas Araújo
Era um gênio,sobre história da psicologia e filosofia
🙏🙏🙏🙏👍👍👍👍👍
Boa noite! Muito obrigado pela dica, estava com dúvida em qual box comprar!
Você poderia comentar sobre os 4 tomos da "História da Filosofia" do Padre François-Joseph Thonnard?
Os livros do Reale foram os mais didáticos que ja comprei. Amo demais
Concordo plenamente!
Estou lendo o do Reale. Muito didático mesmo.
Em termos de didática, é invencível!
Vender livro de brochura colada por R$ 100,00 é o pico da beirada. Nesse valor, um boa editora poderia soltar capa dura e hotstamp no veludo, papel pólen e, se a desculpa do preço for a demanda acadêmica pelo renome do autor, então qu viesse com referências, ilustrações, fotos em papel couchê, marcador de fitilho, etc. Enfim, Reale e Copleston são dois monstros!
Fale sobre a Introducao à Historia da filosofia de Marilena Chaui
Eu uso bastante a do Anthony Kenny e gosto muito
Tenho essa coleção. Muito boa.
Acabou de chegar meu primeiro volume do Frederick Copleston. Obrigado pela indicação
Prezado... gosto muito do Julián Marias. Acho o livro dele o mais clássico de tds.
O quinto volume (ou tomo🙄) da coleção do Frederick Copleston foi lançado em 27/06/2024. Os temas são: Filosofia russa, positivismo e existencialismo. Tem a estampa do tio Lenin na capa e custa modestos 112 Haddads no “câmbio” de hoje 24/07/2024, lá na lojinha do primo Bezos.
Conheço as duas que vc destacou. Sou mestre em Filosofia e prefiro a do Copleston, sem dúvida nenhuma!
Excelente, obrigado pelos comentários.
Disponha!😀
Queria comprar todos porem o investimento para o meu momento é alto. Mas vou pelas suas dicas e comprar aqueles que mais preciso no momento e a estante vai esperar um pouco mais, obrigado pelas dicas!!!
Muito obrigado professor. Pra quem não sabe nada, foi o caminho das pedras sobre o assunto.
É bom salientar que existem diferenças no texto entre as edições do Reale e Antiseri SIM. O texto do pacote de 3 volumes é mais trabalhado e refinado do que o pacote com 7 volumes. Outro ponto importante, Reale & Antiseri focam mais nas ideias gerais e populares dos filósofos do que Copleston, que por sua vez, prefere investigar pontos de divergências e contradições de cada pensador.
Então para entender melhores as ideias gerais ...vou para Reale! Algo mais a acrescentar ?
você poderia dar alguns exemplos sobre essa diferença entre os volumes? queria adquirir, mas estou na duvida se vou na de 7 ou 3.
@@josiascavalcante8914idem
Professor parabéns pelo seu trabalho. Gostaria que o senhor fizesse comparações com a história da filosofia de um volume. Eu acho que a melhor é a de Padovani e Castagnola ,mas não sou especialista,por isso peço tua ajuda.
Muito bom esse vídeo, Filício. Como minha formação foi muito especializada, fiquei um pouco a parte das histórias da filosofia. Esse do Stegmüller eu tive contato numa edição mais antiga, é bem bacana mesmo (eu só implico com algumas traduções, como a de "existencialismo" aplicado a Jaspers, quando ele era um crítico da expressão E do movimento).
Sobre de medieval, talvez sejam mais interessantes a "Filosofia na Idade Média", também do Étienne Gilson, e "A filosofia medieval", do Alain de Libera, que é meu preferido. O Libera dedica bastante tempo à filosofia muçulmana e judaica antes mesmo de entrar na filosofia cristã.
Perfeito! Só não valei sobre o De Libera pois pretendo fazer um vídeo específico sobre filosofia medieval. Mas concordo plenamente com você!
@@afilosofiaexplica Maravilha! Vou ficar aguardando esse vídeo!
Se possível, peço que fale algo sobre o Dicionário de Filosofia, Nicola Abbagnano.
Muito bom!!
Obrigado! :D
Obrigado, professor Filício.
Recomende obras em inglês do gênero descrito, existe uma infinidade delas. Principalmente, na história da filosofia contemporânea.
E quanto à Nova História da Filosofia Ocidental, do Anthony Kenny, você conhece?
Sim! É muito boa, por sinal!
a edição da loyola é uma porcaria, péssima tradução, material podre por 120 reais. Me interessei pq ele supostamente tratava da história da filosofia pelos temas, o que me deixou curioso. Para minha infelicidade o livro é dividido em duas partes, a primeira a história da filosofia normal, e só na segunda os temas. Acaba ficando cansativo e repetitivo, além de tanto uma parte quanto a outra serem superficiais. A exposição de Aristóteles é boa, fora isso não vale a pena
Rapaz, Anthony Kenny é uma das melhores HdF.
Eu uso demais, principalmente por ela trazer a história da filosofia por temas.. O que facilita bastante nas consultas
Das que li, é disparado a melhor.
A tradução da obra do Anthony Kenny é boa?
Seu vídeo foi muito importante. Obrigada. Mas quais seriam os melhores livros em português para o estudo da filosofia contemporânea?
Filicio, seria legal se você falasse sobre a nova edição do 'Religião nos Limites da Simples Razão' da Vozes
Vou ver se a Ed. Vozes quebra meu galho e me envia um exemplar! 😀
Grande Thiago! Tudo bem?
Só estou no aguardo da Edição chegar até minha casa (já está nos Correios). Chegando, já faço a leitura e tão logo seja possível, a resenha.
Grande abraço!
Sou super fã do Reale e no primeiro ano de faculdade comprei a coleção.
Pode indicar um livro de gramática da língua grega, por gentileza
A meu ver, Uma Nova História da Filosofia do Anthony Kenny é disparado a mais completa. São 4 volumes e todos são divididos em 2, sendo a primeira parte uma história da filosofia padrão e a segunda parte uma história temática.
Professor já saiu o quinto volume e quando poder comente. Abraço!
Qual recomenda para idealismo alemão?
filosofia Jorge professor 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Boa tarde, professor. O Giovanni Reale tem um livro de história da filosofia grega e romana em 9 volumes publicado pela Edições Loyola. O conteúdo desse livro é igual ao vol. 1 do livro dele de História da filosofia da Paulus ou é mais aprofundado. Agradeço se puder responder. Parabéns pelo canal.
boa noite Felicio,parabens peloseu canal. Acompanho seus videos e indico sempre. Sabe aonde posso achar o livro físico de Stegmuller? só acho versão kindle. Um abraço
Atualmente estou lendo as obras de Batista Mondin . E também a obra dos filósofos, tipo, a cada mês leio uma obra de um filósofo.
Olá professor, parabéns pelo vídeo. Sobre o box História da Filosofia Ocidental, é um bom início pra quem está iniciando no mundo da filosofia? Confesso que só agora me interessei por essa área, e o pouco que li foi sobre os filósofos da Grécia antiga,o que você me indica? Desde já obrigado.
Tem a do Bréhier também. Só não lembro se tem tradução em português…
Sim! Émile Bréhier é denso e aprofundado. Não deve nada aos Reale e nem a Copleston.
COPLESTON é mt bom.
Batista modin e Danilo Marcondes?
Danilo Marcondes é muito bom, mas ele é uma introdução à história da filosofia.
Comprei a do Reale divida em 3 volumes, o conteúdo é excelente, mas a edição em 3 volumes não é mto legal o manuseio, essa do vídeo de 7 volumes é a melhor (pq tem uma tb dividida em 5 volumes, que ouvi falar que nao era muito boa)
Professor vc conhece os livros da. Sofia Vanni Rovighi? Obrigado. Eu tb usei muito o Reale. E ate o Batista mondin.
E sobre o A. Kenny?
O livro do Russell é bom pra dar risada. Crítica tudo e a todos usando suas próprias categorias filosóficas.
Kkkkkkkkk
Professor, tem alguma recomendação de história do existencialismo? com foco mais nessa vertente.
E a obra em 8 volumes editada por François Chatelet? O professor aprecia?
Vídeo maravilhoso, fiquei meio triste quando falou que o do Reale era ruim justo na parte do Freud e dos filósofos da linguagem, mas colocou um bom substituto no lugar. Muito obrigado pelo vídeo
Que bom que gostou! Realmente, conseguir bons comentadores/manuais em Filosofia Contemporânea é um sacrifício!
Como leigo e leio por satisfação apenas, tenho o Bertrand Russel edição capa dura 4 volumes da década de 40.
Não sei se é o melhor de filosofia mas é um excelente livro de história.
Diversifique as referências. O Reale tem uma abordagem que foca em temas que muitos que procuram abarcar o assunto acabam por ignorar, é uma obra para abrir horizontes.
COPLESTON para mim é a melhor e a mais completa.
Muito, muito, muito, obrigado! Excelente! Uma luz de conhecimento na escuridão da ignorância.
Nesse caso, o professor não indica o terceiro volume do Giovanni Reale
Filosofia: Idade Contemporânea - Vol.III: Idade Contemporânea (Volume 3). É isso?
Consigo ler e entender esse livros sendo apenas um entusiasta da filosofia e não um estudante propriamente dito?
Perfeitamente! Inclusive, são feitos para você!
@@afilosofiaexplica Muito obrigado pela resposta, professor!
O jeito então é comprar os livros do Reale até o que trata do Kant e os do Coplestone dali para a frente. Haja dinheiro.
A edição em três volumes do Reale possui o conteúdo integral da versão em sete livros?
Olá, Jailson! Tudo bem?
O conteúdo é integral. Apenas retiraram a parte das ilustrações e grafismos para reduzir o tamanho.
@@afilosofiaexplica tudo ótimo. Valeu pelo retorno, Filicio. Abraço!
Obs: se for sobre a filosofia contemporânea, com ênfase na filosofia analítica, esqueça das duas: a melhor introdução é a filosofia contemporânea de Wolfgang Stegmuller, filósofo analítico profissional e profundo conhecedor de filosofia da ciência. Os dois filósofos das introduções acima não chegam nem perto da obra de Stegmuller.
Uai, mas não foi exatamente o que mencionei no vídeo?
@@afilosofiaexplica Só reafirmando o que foi dito.
Esse livro do reale é o melhor, sem duvidas
Olá. E o que dizer da obra do Gilbert Hottois, da Ideias e Letras?
História da Filosofia da Marilena Chauí recomenda?
Recomendo, sim. Mas não acho a melhor HdF, não.
Obrigado professor, tem algum vídeo seu a respeito dessa coleção?
Como alguém que já leu, não: ainda tem o problema dela ter plagiado a obra de Claude Lefort.
E a "filosofias do mundo" do David cooper?
Obrigado professor. Tenho a coleção do Reale e do Russell. Os demais pretendo adquirir. E a respeito de dicionário de filosofia? O senhor tem uma indicação?
Um bastante conhecido e acessível é do Nicolas Abbagnano. Há uma outra bemmmm grande que é do Ferrater Mora, acho mais completo. Ambos encontrei na internet, mas a do Ferrater mora foi mais difícil.
Bem, Reale é obviamente crítico a filosofia contemporânea.
Se pode parcelar sem jurosnão é caro 😉
Não tem essa de livro melhor ou pior. O melhor vai ser de acordo com a necessidade que o estudante demonstra em sua necessidade de aprendizado. Fala sério cara!
Uma dica: esqueçam Russel, a história da Filosofia dele é horrível. Fiquem com Copleston e Reale mesmo.
acho que o link pro livro do wolfgang está errado, prof!! obrigado pelo vídeo 😅
A coleção do Copleston é muito boa mas é extremamente complexa e densa. As vezes eu acho que ele sabe mais do que os próprios filósofos que ele descreve
Sobre EaD em Filosofia, o que você afirma.
Se for pra seguir carreira acadêmica, não faça, quase não abre concurso de filosofia e quando abre sempre vão dar preferência aos formados em grandes universidades
Otimo video
Você gostou do livro do Russell?
Achei ele bem problemático… Além de haver pouquíssimas referências bibliográficas, é um texto que expressa muito mais a opinião dele (Russell) sobre a história da filosofia ocidental do que uma descrição didática.
Russell faz questão de desqualificar (ad hominem ) filósofos pelos quais ele não nutria simpatia. O capítulo sobre Rousseau, por exemplo, é pura destilação de ódio…
Talvez, como um livro de consulta sobre a opinião “crítica” do Russell acerca de um determinado pensador ou conceito, até valha …. Mas como manual didático, é bem ruim…
Aqui você menciona um ponto interessantíssimo, Pablo. De fato, o Russell faz isso (se eu concordo ou não com ele sobre Rousseau é outro ponto). O problema é que os outros também o fazem, ainda que de forma não direta ou tão clara.
Mas concordo com você, talvez em termos didáticos (ou com aquela “neutralidade” costumeira dos manuais) ele não seja uma boa referência. Mas acho extremamente bem escrito, talvez até por ser provocativo, além de trazer comentários que você não encontra em qualquer comentador (como os sobre linguagem, lógica e epistemologia).
Sobre referências bibliográficas, fato é que nenhum deles faz muita questão de primar por isso (o que também é típico de manuais.
otimo
Na minha avaliação, a do Abbagnano é a melhor.
Quais volumes represtam a filosofia antiga? Apenas o 1?
Exato!
"História da Filosofia Ocidental do Russel é um primor". Só se for o primeiro volume, o segundo e o terceiro são carregados pelos vieses ideológicos do autor mais comentários/piadinhas de "tiozão".
Kkkkkkkkkkk
A versão em três volumes possui os mapas mentais e gráficos da versão em sete?
Olha, pelo que sei são coleções diferentes pois apesar do mesmo autor, mesmo título e mesma editora são coleções diferentes: a versão em 7 volumes é mais didática e dedicada a filosofia mesmo enquanto a versão em 3 é mais plural contemplando assuntos da ciência e Teologia por exemplo. Pelos títulos dos livros originais em italiano vemos que são coleções diferentes e não uma versão condensada da outra.
@@MrAgostinn estranho pq eu chequei e todo o texto é exatamente o mesmo, só muda que falta os gráficos e os resumos no início de cada capítulo. Fora isso o texto é idêntico
@@gabriellima9012 Tenho que confessar que não comparei fisicamente as versões brasileiras impressas e você pode estar com a razão. Ocorre que também tive essa dúvida pois tenho a versão em 03 volumes em capa dura e fui atrás do título original italiano de ambas as versões: a de 03 e a de 07 volumes. Vi que eram títulos diferentes em italiano e também editoras diferentes, bem como escritas em tempos diferentes pelo que havia visto na época e julguei serem versões diferentes com mesma proposta, supostamente com algum acréscimo e proposta de abordagem. Vou ver se disponibilizo aqui os links. De qualquer forma, nada substitui esse trabalho de ver "in loco" os materiais físicos, que foi o que você fez. Então me desculpe se houve algum engano. Vou postar aqui embaixo os links
O Filosofia Contemporânea tá difícil de encontrar.
Sim! Provavelmente vou fazer um vídeo específico só com indicações de Filosofia Contemporânea, pois muita gente tá pedindo.
Pisando em ovos aqui🥚😔: mas é difícil, ler qq chose deste tipo e não detectar algo infinitesimamente "biased" com "posições " redutivas ao presente. Como diria Fernando Pessoa, a certeza da morte do passado é a afirmação do presente. Difícil estar no presente sem não utilizar o passado de forma direcional...✌🏻PS: Não foram suas palavras ipsis litteri no "the book of disquiet" todavia-contudo-entretanto é o que depreende-se...✌🏻
só uma curiosidade, caso eu leia uma destas duas coleções completas, eu poderia afirmar que sou um filosofo?? ou ainda seria preciso uma graduação?? huehue
Não. Da mesma maneira que você não poderá dizer que é médico só porque leu o atlas de anatomia humana e Manual de Sinais e Sintomas.
Só por ler algumas coleções não. mas isso não quer dizer que seja obrigatório ser graduado para ser filósofo, Aristóteles nunca teve um papelzinho com diploma.
....não se deve confindir um Curso de Introdução à Filosofia com um Curso de História da Filosofia.....são óticas diferentes.
Voce deve ser especialista em Filosofia contemporânea.
Olá! Sou, sim. Estudo Filosofia Contemporânea há 15 anos e possuo Mestrado e Doutorado na área. ✌🏻
Pq ele fala gritando??
Fale normal
🎉😊
😀
Com muito respeito a quem escreveu. Decepção é com c e não com s. Escreveram com s kkkkk
História da Filosofia Ocidental - Russel 🤮
O Mundo de Sofia 😎
Exagerou muito nos elogios ao livro do Russell, que tem problemas graves. Não leiam!
Alguma indicação de um historiador da filosofia não conservador?
Opa! Claro!
O Russell que indiquei no vídeo é excelente! O link Tá na descrição. 😀
@@afilosofiaexplica Pq as do Châtelet, do Bréhier e do Abbagnano não estão sendo mais lançadas e o que vc acha delas?
Marilena Chaui
@@demolidor7638Os da Chauí pararam no volume 3 saído recentemente e não sei se vai pegar a filosofia contemporânea pois o título da obra fala num percurso até a filosofia moderna. A menos que a autora mude de ideia, é o que sei
Fui estudar Tomas de Aquino com Reale... Que decepção. Mais raso que um verbete da Wikipedia
Sobre Tomás de Aquino, prefiro a obra de Henrique-Dominique Gardeil.
Só uma correção decepção é com C.
Olá, Luiz! Sobre a questão da Filosofia Medieval em geral (não somente de Tomás de Aquino), foi o que mencionei no vídeo: o Reale realmente deixa a desejar.
Empirioclicismo???????
O do Russel não é bom. Já li
Prefiro O Mundo de Sofia kkk
Alguns filosofos desvalorizam a idade medieval em questão de filosofia, o Russeal é um deles. Por isso alguns comentários são de cristãos que não gostam dele. Mas para os Ateus é um livro muito bom. Aliás, a filosofia e a ciência com pilares ateistas, foi o combustível para o progresso da razão, enquanto alguns ficavam tentando justificar a existência de entidades místicas, como justificativa pra qualquer argumento sem finalidade lógica.
Como Descartes que tornou o gênio maligno um Deus bondoso pra justificar um argumento que não precisa da necessidade de um Deus.
Eu só não recomendaria o do Russel, pq a história da filosofia dele é polêmica justamente por ser muito carregada de opiniões pessoais (e questionáveis) dele. Russel é legal na filosofia analítica e matemática, mas quando é pra entender da tradição filosófica que o sucedeu ele é não tem nenhum cuidado e fala bobagem.
Tenho a "História da Filosofia Ocidental" de Bertrand Russel e considero-a ótima. Russell é opinativo e irônico. E daí? Não sou complexado. Sou leitor voraz e jornalista, fui professor de literatura, estou acostumado com autores, suas visões de mundo, suas mentes irônicas etc. Me divirto e aprendo.
Tudo caro! Deus me livre...
Realmente. Porém, verei se faço um vídeo exclusivo com manuais de volume único (que normalmente encontramos bem mais em conta).
@@afilosofiaexplica Meu bolso agradece rsrs!
@@fabianoalves3960o do Danilo Marcondes é muito bom e volume único
...curioso!...se o cara escreve bem até Kant, como escreverá mal sobre os "modernos" ou "atuais"???...acho que é uma manifestação comprometida...acho que você não gostou do que leu, por discordar ....
Não, meu amigo! Não tem nada em relação com concordar ou discordar (como se fosse por eles serem conservadores ou algo do tipo). A impressão que dá é que nos volumes dedicados aos contemporâneos a explicação é muito mais rápida para dar conta da quantidade de autores. Daí fica bem complicado de quem não tem conhecimento entender o filósofo. Apenas isso.
@@afilosofiaexplica ...sim, pode ser.