Nelson Bertunes Neto O aquecimento e o alongamento apresentam inúmeros benefícios como melhora da postura, aumento da flexibilidade, melhora da performance na prática de esportes, alívio da dor em algumas doenças ou mesmo na prevenção de lesões. No entanto, para que se obtenham bons resultados, é essencial que estes exercícios sejam praticados corretamente e com moderação.
Segundo Geoffrey (2001) os exercicios de alongamentos possuem um papel preventivo importante eles preparam a musculatura , favorecem a recuperação e permitem evitar os problemas tendinosos , os problemas musculares , distenções, lacerações e curvaturas.
De acordo com a autora Morgana Lovato Cantarelli (proprietária da empresa corpo em ação, educadora física formada no IPA) Antes do exercício físico, o alongamento serve, principalmente, como um fator de prevenção contra lesões musculares durante a atividade, é uma forma de preparar o corpo para se exercitar deixando-o mais flexível e ampliando seus movimentos. Depois do exercício, sua função é relaxar a musculatura, evitando as dores posteriores à atividade. SUELY COSTA VIANA
Vou levar para vida. Sempre antes e depois dos treinos. Vi também que alongamento ajudam no crescimento dos músculos. As vezes muitos não ficam satisfeitos com o resultado da hipertrofia justamente por não alongar corretamente os . Para os músculos terem o descanso correto.
Tiago José Matos Dantas O objetivo deste estudo foi revisar a importância do aquecimento e alongamento muscular na prática esportiva, destacando seus principais efeitos fisiológicos e benefícios, haja vista que o presente assunto tem causado muita dúvida aos atletas profissionais ou amadores bem como em profissionais da área da saúde na realização e prescrição, respectivamente, da prática do aquecimento e alongamento muscular. Foram utilizados 52 textos, entre artigos da base de dados PubMed e livros publicados de 1978 a 2008. Do total, 18 (34,62%) estavam em português e 34 (65,38%) em inglês. Resultados mostraram que o aquecimento tem por principal objetivo prevenir lesões devido à sua gama de efeitos fisiológicos. A realização do alongamento no término do gesto esportivo tem por finalidade evitar o encurtamento muscular, ou se realizado diariamente e por um longo período, favorecer o aumento do número de sarcômeros e, consequentemente, proporcionar um ganho de flexibilidade.
São inúmeros os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários, desde que seja feito corretamente e de preferência com a supervisão de um profissional da área.
O alongamento feito corretamente e essencial para o relaxamento muscular e a flexibilidade dês dos sendentarios a aos atletas além de ajudar nos exercícios para uma boa forma e essencial para a saúde .
Suely Costa Viana O alongamento é muito importante no antes e depois de cada exercício pois nos dar flexibilidade para a execução e previne lesões. Alem de nos proporcionar relaxamento e bem estar.
O alongamento é uma das mais importantes categorias de exercícios que podem ser prescritos para manter e restaurar o equilíbrio normal em cada uma destas estruturas: o músculo, a fáscia, o tendão e o ligamento.
Alongamentos são exercícios que visam a preservação e aperfeiçoamentos e também quando nois vamos praticar alguma atividade e exercícios físicos e também para aumentar bem está físico mental
Exercícios de Alongamento são bons para manter ou desenvolver a flexibilidade. O alongamento é uma das mais importantes categorias de exercícios físicos que podem ser prescritos para manter e restaurar o equilíbrio normal dos músculos, tendões e ligamentos.
Segundo Geoffroy (2001), os exercícios de alongamento possuem um papel preventivo importante, pois eles preparam a musculatura, favorecem a recuperação e permitem evitar os problemas musculares, articulares, tendinosos e circulatórios.
Leiam a descrição do vídeo para entender a proposta da atividade, deve haver um diálogo entre vocês para a nota ser atribuída. Exemplo dos comentários que devem ser feitos, defendendo a sua teoria conforme previsto na descrição. Essa foi uma ideia da defesa da minha ideia sobre o alongamento. Nelson (2007, p. IX) salienta alguns benefícios do alongamento: Aumento da flexibilidade, resistência e força muscular. O grau de benefício depende do estresse exercido sobre o músculo. Recomendam-se alongamentos moderados ou intensos. Isso pode ser feito com alongamentos longos de alta intensidade.
Segundo Letícia Klimas, especialista em ioga e professora de Educação Física, alongar é necessário pois aumenta a sensação de relaxamento, melhora a qualidade da respiração e da postura, diminui a tensão muscular e aumenta a consciência corporal. Diante disso, Alexandre Ceniz, especialista em reabilitação musculoesquelética e professor de alongamento da Bodytech, diz que as pessoas não têm o hábito de alongar antes e após as atividades, o que aumenta a probabilidade de sofrer lesões, devido ao aumento da pressão articular. Um exemplo disso é o aumento de pessoas com diagnóstico de condromalácia patelar (desgaste na cartilagem do joelho).
O alongamento são exercícios físicos que visam à preservação e o aperfeiçoamento do grau de flexibilidade muscular, a prática do mesmo favorece o estiramento das fibras musculares, contribuindo para que o seu comprimento aumente. Isso ocorre devido o aumento da temperatura dos músculos, quanto mais se alonga um determinado músculo maior será o fluxo da articulação controlada por ele e melhor será a sua flexibilidade. os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários, desde que seja feito corretamente e de preferência com a supervisão de um profissional da área. Suas vantagens são: Proporciona o bem estar físico e mental do praticante; Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo; Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares; Restringe os riscos de disfunções da coluna; Melhora a postura; Diminui a tensão muscular; Ameniza cólicas menstruais em atletas; Suaviza a irritabilidade muscular; Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar; Diminui a incidência de cãibras. Alongar o corpo também trará benefícios aos órgãos internos, pois essa prática massageia os rins, fígado, intestino e pâncreas. "Segundo Kisner (1998) estimular a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo. Porém, o hábito de alongar-se tem que ser constante e adequado para desfrutar dos benefícios citados." Ref: Por grupo Voll /3, 2017 Aluna : Lorena Amaral Guimarães
Segundo Astrand e Rodalhl, tratado de fisiologia do exercício, 2ª Ed., 1987, define que, é definido como alongamento determinado alcance (ADM), e que, ultrapassando esse limite, torna-se flexibilidade.
Proporciona o bem estar físico e mental do praticante, estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo, reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares, restringe os riscos de disfunções da coluna, melhora a postura, Diminui a tensão muscular.
A importância do alongamento:Flex Circuit |Cia Athletica. (15 de junho de 2017) Segundo Danuzia de Oliveira, consultora técnica da Cia Athletica “A prática do alongamento muscular ajuda a manter o corpo menos tenso e mais flexível, melhorando potencialmente a movimentação das articulações, diminuindo as dores e aumentando a disposição”, revela a professora. Mas vale destacar que não é por se tratar de uma atividade leve que é recomendada para todas as idades. O ideal é que a série seja elaborada por um profissional que leve em consideração as condições físicas do atleta e obedeça a uma sequência lógica de execução.
Segundo Geoffroy (2001);"os exercícios de alongamento possuem um papel preventivo importante,pois eles preparam a musculatura,favorecem a recuperação e permitem evitar os problemas musculares,articulares e circulatórios". Pois o alongamento favorece a qualidade de vida em qualquer faixa etária e deve ser incluído na vida diária e nas diversas práticas esportivas,afim de favorecer o corpo como um todo.
De acordo com Fields, Burnworth e Delaney (2008), está claro que as rotinas de alongamento realizadas antes do exercício consigam melhorar o desempenho nos exercícios, porém, ainda há poucos estudos comprovando que essas rotinas reduzem a dor muscular de início tardio ou evitar lesões. Contudo eles afirmam que O alongamento antes e/ou após o exercício irá prevenir ou minimizar as dores musculares que costumam surgir 24-48 h após o exercício. ALUNA: Nayara do Nascimento Ferreira
Sao inumeros os beneficios do alongamento, tanto para os atletas como para os idosos e sedentario, desde que seja feito corretamente e de preferencia com um profissional na area. Os alongamento realizado antes dos exercicios consigam melhorar o desempenho nos exercicios.
O alongamento mantém os músculos flexíveis, fortes e saudáveis, e precisamos dessa flexibilidade para manter uma boa amplitude de movimento nas articulações. Sem isso, os músculos se encurtam e ficam tensos, se tornando fracos e incapazes de se estender por todo o movimento.
Atualmente, o alongamento muscular antes do exercício físico resistido vem trazendo controvérsias entre profissionais da área de saúde, existem muitos protocolos de alongamento, recomendados para aumentar a amplitude de movimento (ADM), prevenir e tratar lesões musculoesqueléticas. O estudo de Marek et al. (2005). foi desenvolvido para verificar os efeitos, à curto prazo, do alongamento estático e da facilitação neuromuscular proprioceptiva na força muscular e na atividade elétrica do músculo. Os autores observaram que houve uma diminuição de 2,8% no pico de torque e uma diminuição de 3,2% da atividade elétrica em consequência do alongamento estático e facilitação neuromuscular proprioceptiva
Marcia Marques Marcia o intuito dessa atividade é que vc aborde a teoria de algum autor que salienta a importância, benefício e eficácia do alongamento pré e pós treino. Exemplo Nelson (2007, p. IX) salienta alguns benefícios do alongamento: Aumento da flexibilidade, resistência e força muscular. O grau de benefício depende do estresse exercido sobre o músculo. Recomendam-se alongamentos moderados ou intensos. Isso pode ser feito com alongamentos longos de alta intensidade.
Basicamente alongar a cadeia de músculos posteriores das pernas, glúteos e costas (região lombar da coluna). Durante o dia estamos sempre “acumulando” tensões pelas atividades diárias e como o corpo precisa de um equilíbrio entre a cadeia muscular posterior e a anterior (na região posterior do corpo temos toda a musculatura das costas que são fortes, os glúteos e em sequência os posteriores das pernas e panturrilha. Na parte anterior do corpo temos os músculos peitorais, abdominais, quadríceps, sendo que este último músculo é realmente forte, pois é sempre solicitado durante o caminhar), vemos a necessidade de sempre alongar a cadeia de músculos posteriores, sem nos esquecer de fortalecer a musculatura da região peitoral e principalmente os músculos abdominais.
O alongamento promove o estiramentodas fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da sua articulação e portanto, maior a sua flexibilidade”, diz o educador físico Ítalo Ramos Aluna: Nattany Raphaelly de Jesus Rodrigues
Fala professor, há especialistas que defendem a prática do alongamento apenas no pré-treino e profissionais que afirmam que fazer um alongamento só é bom no pós-treino.
marcos vinicius Acadêmicos trabalham com comprovações científicas, esses profissionais que falaram isso para você buscou em algum livro, artigo ou fontes comprovadas. Por isso, sempre peço para vocês colocarem as referências.
Os objetivos do alongamento são: restaurar a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes a esta articulação; prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares; facilitar o relaxamento muscular; aumentar a amplitude de movimento de uma área particular do corpo ou corporal de forma geral antes de iniciar os exercícios de fortalecimento; reduzir o risco de lesões músculo-tendinosas. Genari, (2008)
O exercício realizado imediatamente antes do alongamento provoca micro-traumas musculares. Nesta circunstância, os músculos não podem responder adequadamente ao alongamento para melhora de flexibilidade. Pelo contrário, o alongamento vigoroso pode causar um quadro de dor muscular tardia mais severo. Para melhora da flexibilidade, os músculos devem ser alongados enquanto íntegros. Ou seja, antes do treino ou preferivelmente em outro momento dissociado de um treino de resistência ou de força.
Autor: GEOFFROY prática do alongamento e de fundamental importância na prática de qualquer modalidade esportiva ou atividades fisica que venha ser praticada. Antes do exercício físico,o alongamento serve, principalmente, como um fator de prevenção contra lesões musculares durante a atividade, e uma forma de preparar o corpo para se exercitar deixando mais flexível e ampliado seus movimentos. "DEPOIS" do exercício,sua função é relaxa a musculatura, evitando as dores posteriores à atividade. ALGUNS BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO *Contribui para a cicatrização óssea, em caso de fratura *previni os problemas posturais *melhora a circulação sanguínea, prevenido contra problemas articulares nos braços,pernas ou costas. Obs:o alongamento deve se feito lentamente. GEOFFROY Fez essa citação em (2001) o alogamento e para todos. ALUNA: GABRIELA RODRIGUES
O alongamento vai justamente relaxar o estresse muscular, causado por um trabalho repetitivo. ... Antes da atividade física o objetivo do alongamento é evitar lesões. Depois, relaxar naturalmente a musculatura. Uma pessoa muito musculosa pode ter dificuldade em conseguir alongar por causa do encurtamento dos músculos.
Para Shrier e Gossal(26), são benefícios do alongamento a diminuição direta da tensão muscular através das mudanças viscoelásticas passivas ou diminuição indireta devido à inibição reflexa e à consequente mudança na viscoelasticidade oriundas da redução de pontes cruzadas entre actina e miosina. A tensão muscular diminuída permite, então, aumento da amplitude articular. Lorena Amaral Guimarães
Muito bom a aula,
Nelson Bertunes Neto
O aquecimento e o alongamento apresentam inúmeros benefícios como melhora da postura, aumento da flexibilidade, melhora da performance na prática de esportes, alívio da dor em algumas doenças ou mesmo na prevenção de lesões. No entanto, para que se obtenham bons resultados, é essencial que estes exercícios sejam praticados corretamente e com moderação.
Segundo Geoffrey (2001) os exercicios de alongamentos possuem um papel preventivo importante eles preparam a musculatura , favorecem a recuperação e permitem evitar os problemas tendinosos , os problemas musculares , distenções, lacerações e curvaturas.
De acordo com a autora Morgana Lovato Cantarelli (proprietária da empresa corpo em ação, educadora física formada no IPA)
Antes do exercício físico, o alongamento serve, principalmente, como um fator de prevenção contra lesões musculares durante a atividade, é uma forma de preparar o corpo para se exercitar deixando-o mais flexível e ampliando seus movimentos. Depois do exercício, sua função é relaxar a musculatura, evitando as dores posteriores à atividade.
SUELY COSTA VIANA
Nessa discussão vcs podem também está comentando os comentários e ideias dos seus colegas, para desenvolver uma discussão construtivista.
Vou levar para vida.
Sempre antes e depois dos treinos.
Vi também que alongamento ajudam no crescimento dos músculos.
As vezes muitos não ficam satisfeitos com o resultado da hipertrofia justamente por não alongar corretamente os . Para os músculos terem o descanso correto.
Boa professor!
O alongamento é essencial na prevenção de lesões.
Elias Alves Que autor abordou isso?
@@professorwesleysantos3195 Dantas, EHM, Alongamento e flexionamento 5ª edição, 2005
Tiago José Matos Dantas
O objetivo deste estudo foi revisar a importância do aquecimento e alongamento muscular na prática esportiva, destacando seus principais efeitos fisiológicos e benefícios, haja vista que o presente assunto tem causado muita dúvida aos atletas profissionais ou amadores bem como em profissionais da área da saúde na realização e prescrição, respectivamente, da prática do aquecimento e alongamento muscular. Foram utilizados 52 textos, entre artigos da base de dados PubMed e livros publicados de 1978 a 2008. Do total, 18 (34,62%) estavam em português e 34 (65,38%) em inglês. Resultados mostraram que o aquecimento tem por principal objetivo prevenir lesões devido à sua gama de efeitos fisiológicos. A realização do alongamento no término do gesto esportivo tem por finalidade evitar o encurtamento muscular, ou se realizado diariamente e por um longo período, favorecer o aumento do número de sarcômeros e, consequentemente, proporcionar um ganho de flexibilidade.
São inúmeros os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários, desde que seja feito corretamente e de preferência com a supervisão de um profissional da área.
O alongamento feito corretamente e essencial para o relaxamento muscular e a flexibilidade dês dos sendentarios a aos atletas além de ajudar nos exercícios para uma boa forma e essencial para a saúde .
O Alongamento também proporciona o bem estar físico e mental do praticante,
e estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo.
Suely Costa Viana
O alongamento é muito importante no antes e depois de cada exercício pois nos dar flexibilidade para a execução e previne lesões. Alem de nos proporcionar relaxamento e bem estar.
O alongamento é uma das mais importantes categorias de exercícios que podem ser prescritos para manter e restaurar o equilíbrio normal em cada uma destas estruturas: o músculo, a fáscia, o tendão e o ligamento.
Alongamentos são exercícios que visam a preservação e aperfeiçoamentos e também quando nois vamos praticar alguma atividade e exercícios físicos e também para aumentar bem está físico mental
Exercícios de Alongamento são bons para manter ou desenvolver a flexibilidade. O alongamento é uma das mais importantes categorias de exercícios físicos que podem ser prescritos para manter e restaurar o equilíbrio normal dos músculos, tendões e ligamentos.
Segundo Geoffroy (2001), os exercícios de alongamento possuem um papel preventivo importante, pois eles preparam a musculatura, favorecem a recuperação e permitem evitar os problemas musculares, articulares, tendinosos e circulatórios.
Segundo Shrier e Gossal ( 2,22,29), há um grande índice de lesões por esse excesso.
Leiam a descrição do vídeo para entender a proposta da atividade, deve haver um diálogo entre vocês para a nota ser atribuída.
Exemplo dos comentários que devem ser feitos, defendendo a sua teoria conforme previsto na descrição.
Essa foi uma ideia da defesa da minha ideia sobre o alongamento.
Nelson (2007, p. IX) salienta alguns benefícios do alongamento:
Aumento da flexibilidade, resistência e força muscular. O grau de benefício depende do estresse exercido sobre o músculo. Recomendam-se alongamentos moderados ou intensos. Isso pode ser feito com alongamentos longos de alta intensidade.
Segundo Letícia Klimas, especialista em ioga e professora de Educação Física, alongar é necessário pois aumenta a sensação de relaxamento, melhora a qualidade da respiração e da postura, diminui a tensão muscular e aumenta a consciência corporal. Diante disso, Alexandre Ceniz, especialista em reabilitação musculoesquelética e professor de alongamento da Bodytech, diz que as pessoas não têm o hábito de alongar antes e após as atividades, o que aumenta a probabilidade de sofrer lesões, devido ao aumento da pressão articular. Um exemplo disso é o aumento de pessoas com diagnóstico de condromalácia patelar (desgaste na cartilagem do joelho).
O alongamento são exercícios físicos que visam à preservação e o aperfeiçoamento do grau de flexibilidade muscular, a prática do mesmo favorece o estiramento das fibras musculares, contribuindo para que o seu comprimento aumente. Isso ocorre devido o aumento da temperatura dos músculos, quanto mais se alonga um determinado músculo maior será o fluxo da articulação controlada por ele e melhor será a sua flexibilidade.
os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários, desde que seja feito corretamente e de preferência com a supervisão de um profissional da área.
Suas vantagens são:
Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;
Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
Restringe os riscos de disfunções da coluna;
Melhora a postura;
Diminui a tensão muscular;
Ameniza cólicas menstruais em atletas;
Suaviza a irritabilidade muscular;
Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar;
Diminui a incidência de cãibras.
Alongar o corpo também trará benefícios aos órgãos internos, pois essa prática massageia os rins, fígado, intestino e pâncreas.
"Segundo Kisner (1998) estimular a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo. Porém, o hábito de alongar-se tem que ser constante e adequado para desfrutar dos benefícios citados."
Ref: Por grupo Voll /3, 2017
Aluna : Lorena Amaral Guimarães
Segundo Astrand e Rodalhl, tratado de fisiologia do exercício, 2ª Ed., 1987, define que, é definido como alongamento determinado alcance (ADM), e que, ultrapassando esse limite, torna-se flexibilidade.
Proporciona o bem estar físico e mental do praticante, estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo, reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares, restringe os riscos de disfunções da coluna, melhora a postura, Diminui a tensão muscular.
A importância do alongamento:Flex Circuit |Cia Athletica.
(15 de junho de 2017)
Segundo Danuzia de Oliveira, consultora técnica da Cia Athletica
“A prática do alongamento muscular ajuda a manter o corpo menos tenso e mais flexível, melhorando potencialmente a movimentação das articulações, diminuindo as dores e aumentando a disposição”, revela a professora.
Mas vale destacar que não é por se tratar de uma atividade leve que é recomendada para todas as idades.
O ideal é que a série seja elaborada por um profissional que leve em consideração as condições físicas do atleta e obedeça a uma sequência lógica de execução.
Segundo Geoffroy (2001);"os exercícios de alongamento possuem um papel preventivo importante,pois eles preparam a musculatura,favorecem a recuperação e permitem evitar os problemas musculares,articulares e circulatórios". Pois o alongamento favorece a qualidade de vida em qualquer faixa etária e deve ser incluído na vida diária e nas diversas práticas esportivas,afim de favorecer o corpo como um todo.
De acordo com Fields, Burnworth e Delaney (2008), está claro que as rotinas de alongamento realizadas antes do exercício consigam melhorar o desempenho nos exercícios, porém, ainda há poucos estudos comprovando que essas rotinas reduzem a dor muscular de início tardio ou evitar lesões. Contudo eles afirmam que O alongamento antes e/ou após o exercício irá prevenir ou minimizar as dores musculares que costumam surgir 24-48 h após o exercício.
ALUNA: Nayara do Nascimento Ferreira
Sao inumeros os beneficios do alongamento, tanto para os atletas como para os idosos e sedentario, desde que seja feito corretamente e de preferencia com um profissional na area. Os alongamento realizado antes dos exercicios consigam melhorar o desempenho nos exercicios.
O alongamento mantém os músculos flexíveis, fortes e saudáveis, e precisamos dessa flexibilidade para manter uma boa amplitude de movimento nas articulações. Sem isso, os músculos se encurtam e ficam tensos, se tornando fracos e incapazes de se estender por todo o movimento.
Atualmente, o alongamento muscular antes do exercício físico resistido vem trazendo controvérsias entre profissionais da área de saúde, existem muitos protocolos de alongamento, recomendados para aumentar a amplitude de movimento (ADM), prevenir e tratar lesões musculoesqueléticas. O estudo de Marek et al. (2005). foi desenvolvido para verificar os efeitos, à curto prazo, do alongamento estático e da facilitação neuromuscular proprioceptiva na força muscular e na atividade elétrica do músculo. Os autores observaram que houve uma diminuição de 2,8% no pico de torque e uma diminuição de 3,2% da atividade elétrica em consequência do alongamento estático e facilitação neuromuscular proprioceptiva
Fazer alongamento pré treino evita lesões?
Marcia Marques Marcia o intuito dessa atividade é que vc aborde a teoria de algum autor que salienta a importância, benefício e eficácia do alongamento pré e pós treino. Exemplo Nelson (2007, p. IX) salienta alguns benefícios do alongamento:
Aumento da flexibilidade, resistência e força muscular. O grau de benefício depende do estresse exercido sobre o músculo. Recomendam-se alongamentos moderados ou intensos. Isso pode ser feito com alongamentos longos de alta intensidade.
Basicamente alongar a cadeia de músculos posteriores das pernas, glúteos e costas (região lombar da coluna).
Durante o dia estamos sempre “acumulando” tensões pelas atividades diárias e como o corpo precisa de um equilíbrio entre a cadeia muscular posterior e a anterior (na região posterior do corpo temos toda a musculatura das costas que são fortes, os glúteos e em sequência os posteriores das pernas e panturrilha. Na parte anterior do corpo temos os músculos peitorais, abdominais, quadríceps, sendo que este último músculo é realmente forte, pois é sempre solicitado durante o caminhar), vemos a necessidade de sempre alongar a cadeia de músculos posteriores, sem nos esquecer de fortalecer a musculatura da região peitoral e principalmente os músculos abdominais.
Vitória ferreira de Sousa
O alongamento promove o estiramentodas fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da sua articulação e portanto, maior a sua flexibilidade”, diz o educador físico Ítalo Ramos
Aluna: Nattany Raphaelly de Jesus Rodrigues
Fala professor, há especialistas que defendem a prática do alongamento apenas no pré-treino e profissionais que afirmam que fazer um alongamento só é bom no pós-treino.
marcos vinicius Cite algum autor que defende essa ideia.
marcos vinicius Indicando o nome do autor, ano e página da citação referenciada.
Professor Wesley Santos não foi em artigo, foram profissionais msm que me indicaram... Fisioterapeutas e Prof. da Área de Ed. Física
marcos vinicius Acadêmicos trabalham com comprovações científicas, esses profissionais que falaram isso para você buscou em algum livro, artigo ou fontes comprovadas. Por isso, sempre peço para vocês colocarem as referências.
Professor Wesley Santos “Shawn Arent”
Esse defende alongamento no pós.
hypescience.com/por-que-voce-nao-deve-se-alongar-antes-dos-exercicios/
Os objetivos do alongamento são: restaurar a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes a esta articulação; prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares; facilitar o relaxamento muscular; aumentar a amplitude de movimento de uma área particular do corpo ou corporal de forma geral antes de iniciar os exercícios de fortalecimento; reduzir o risco de lesões músculo-tendinosas. Genari, (2008)
O exercício realizado imediatamente antes do alongamento provoca micro-traumas musculares. Nesta circunstância, os músculos não podem responder adequadamente ao alongamento para melhora de flexibilidade. Pelo contrário, o alongamento vigoroso pode causar um quadro de dor muscular tardia mais severo. Para melhora da flexibilidade, os músculos devem ser alongados enquanto íntegros. Ou seja, antes do treino ou preferivelmente em outro momento dissociado de um treino de resistência ou de força.
Autor: GEOFFROY prática do alongamento e de fundamental importância na prática de qualquer modalidade esportiva ou atividades fisica que venha ser praticada.
Antes do exercício físico,o alongamento serve, principalmente, como um fator de prevenção contra lesões musculares durante a atividade, e uma forma de preparar o corpo para se exercitar deixando mais flexível e ampliado seus movimentos. "DEPOIS" do exercício,sua função é relaxa a musculatura, evitando as dores posteriores à atividade.
ALGUNS BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO
*Contribui para a cicatrização óssea, em caso de fratura
*previni os problemas posturais
*melhora a circulação sanguínea, prevenido contra problemas articulares nos braços,pernas ou costas.
Obs:o alongamento deve se feito lentamente.
GEOFFROY Fez essa citação em (2001) o alogamento e para todos.
ALUNA: GABRIELA RODRIGUES
O alongamento vai justamente relaxar o estresse muscular, causado por um trabalho repetitivo. ... Antes da atividade física o objetivo do alongamento é evitar lesões. Depois, relaxar naturalmente a musculatura. Uma pessoa muito musculosa pode ter dificuldade em conseguir alongar por causa do encurtamento dos músculos.
Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem
Para Shrier e Gossal(26), são benefícios do alongamento a diminuição direta da tensão muscular através das mudanças viscoelásticas passivas ou diminuição indireta devido à inibição reflexa e à consequente mudança na viscoelasticidade oriundas da redução de pontes cruzadas entre actina e miosina. A tensão muscular diminuída permite, então, aumento da amplitude articular.
Lorena Amaral Guimarães
Mas o atleta deve tomar cuidado na quantidade e na qualidade desses alongamentos pois em excesso pode causar lesões.