Por favor, sou optante do simples preciso saber se quando compro de pessoa física, que por sua vez adquiriu o produtos com icms st, eu tenho que pagar o ICMS?
Bom dia , explica sobre a substituição tributária na hora da venda de uma empresa que é contribuinte para outro estado e empresa que também é contribuinte !
3 года назад
Boa noite. E a mesma situação, só tem que observar as situações de exceção, tb tem que verificar sempre a legislação de destino em relação ao ICMS ST para calcular. E nesse caso, como já foi pago anteriormente por ST para aquele estado, passa ter direito ao ressarcimento.
Parabéns professor Albert seus vídeos são verdadeiras aulas, e percebe-se o quanto você ama em transmitir esse conhecimento. Deixo aqui minha gratidão! Abç
3 года назад+1
Obrigado Wellington, fico realmente muito feliz em compartilhar. Abraço 🤝
Estou estudando Contabilidade Tributária e achei meio complicado esse lance de ST, mas seu vídeo me deu uma clareada na complicação e ajudou a entender um pouco melhor como funciona. Muito obrigado pelas informações.
6 лет назад
Que bom Emerson, fico feliz em poder ajudar. Obrigado 🤝
Ótimo vídeo. No caso de eu estar revendendo um produto que compro da indústria com St e revendo para consumidor final. Qual seria o cálculo? Não incidiria o ICMS?
Ótima aula! Gostaria de uma video aula sobre ICMS a recolher e a compensar. com lançamentos para criar o Razonete e Depois o Balanço Patrimomial e DRE.
Trabalho em um redendeora de veiculos automotores e peças também, fiz uma venda de peças para Rondônia com a natureza de operação ve24 que é o protocolo 21/2011, segundo a analista fiscal da empresa onde trabalho disse que não havia o recolhimento do imposto pois Rondônia não se enguadrava no protocolo, mediante isso a mercadoria ficou retida e enviaram um darf para devido pagamento do imposto, a dúvida é, é devido essa cobrança?
Professor e no caso do fabricante ser em SP e vende a mercadoria para o atacadista também em SP e o atacadista vende para um comércio de PE ( tem convênio entre os estados) o ICMS st também é cobrado na transferência entre o distribuidor e o comércio de PE?
ICMS incide também dentro do município, vai depender do item a ser vendido ou comprado, no caso. Aqui me refiro ao ICMS normal apenas, não ao ICMS ST, mas este também tem incidência dependendo do item.
4 года назад
Isso. Se for pago anteriormente por ICMS ST, encerrou a cadeia dentro do estado. Se o produto não for ST, ainda vai ter que recolher o ICMS normal.
Show de bola Albert, muito bom seu vídeo. Top mesmo😀. Só tive uma dúvida quando sobre o assunto. No caso de uma nota fiscal seja de compra ou vendas. Como eu saberia quem seria o substituto ou o substituído da operação ?.Se eu fosse apurar no Simples Nacional, como saberia o ICMS ST substituto e o substituído ?.
2 года назад+1
Enéias, obrigado 🤝 Substituto (Remetente) e que cálculo e recolhe o ICMS ST para estado de destino da mercadoria. Substituído (Destinatário) e quem recebe a mercadoria e depois revende, no qual o ICMS já foi recolhido anteriormente, de acordo com os protocolos e convênio da substituição tributária. Obs: lembrando que empresas do simples tb recolhe ICMS por ST. Obs: empresas do simples que já recolheu o ICMS por ST, não recolhe mais dentro do simples, tem que segregar.
Assisto seus videos no youtube e vejo como as metodologias de ensino das graduações são atrasados. Você fez em 15 min, o que uma universidade leva 03 meses para ensinar. Você nos deu a base para conseguir consultar e estudar mais aprofundado os convênios e protocolos. Por favor, não pare de fazer videos rs!!!!
Год назад
Que legal ! Obrigado ☺️ vou retomar a gravar novos vídeos para compartilhar 🙌
Tenho uma empresa Distribuidora na área de comercio de Abrasivos, estou no simples e estou comprando produto de uma Importadora de São Paulo e estou no Paraná. Existe alguns concorrentes que se são distribuidora também e se tornaram Agente Tributário, assim estão comprando sem a ST e pagando somente na saída, isso faz com que o produto tenha um custo menor. Preciso saber o caminho para fazer com que a minha empresa seja também um Agente Tributário? Se é valido para quem é simples? Se é válido para vender como consumo ou industrialização? Se é válido para vender para outros estados? Se a melhor solução seria mudar minha empresa para Industria? Meus clientes são industria em geral.
6 лет назад
Rodolfo. Vc é uma distribuidora, ou seja, um atacadista. Teria que consultar a legislação do seu estado Paraná. Verificar as listas de produtos e seus NCM. Acredito que quando vc fala (agente tributário) seria o contribuinte substituto 🤝👍
Parabéns pela explicação! Gostaria de saber, qual a diferença entre a MVA e MVA Ajustada?
6 лет назад+1
Obrigado Gisele🤝. Em relação a sua pergunta: MVA: margem de valor agregado. Tem a original, (operação interna)prevista nos convênios, protocolos e decretos. Já MVA ajustada deve ser atendidas as seguintes condições: alíquota da operação interestadual e a alíquota da operação interna do seu estado.
Muito bom! Para efeito de cálculo, como saber quando devo usar MVA original? E quando devo usar a MVA ajustada?
4 года назад+1
Abraao mva ajustada e nas operações interestaduais. Nos protocolos e convênios de ICMS ST, ele trata sobre o assunto informando a MVA original. Além disso vc utiliza mva original, no cálculo de ST de operações internas (dentro do estado) 👍
@ Então é que trabalho na área e, em alguns momentos não fico com dúvida se uso a original ou ajustada. Por exemplo, a empresa que trabalho (varejista) compra de uma empresa em santa Catarina, porém eles não recolhem, pq os produtos lá em SC não tem Icms-st, como aqui em SP tem a gente é quem recolhe, enviamos o XML para a contabilidade e eles geram a GARE, mas eu sou inquieto e quero aprender a calcular. Obrigado.
Albert, boa tarde. Tudo bem? Estou iniciando a prestação de serviços contábeis, e me surgiu um cliente de fabricação de pre moldado e venda de mercadoria. Fizemos o CNPJ agora em Julho/2021, e meu cliente em sua primeira compra de treliças foi questionado pela revendedora: 'Porque o Sr. não faz um cnpj para compra e um para fabricação?' neste caso vc terá menos imposto na compra com o cnpj de fabricação, pois o cnae de fabricação não incide ICMS-ST. Meu cliente pirou ..rs e me colocou doida hoje. Poderia me ajudar? (indústria tem vantagens no sentido de icms st) ? A empresa é do simples, e a fornecedora está no mesmo estado que meu cliente. Alberto, me ajuda..rs por favor.
3 года назад
Bom dia Giane. Tudo bem Vamos lá! Primeiro de tudo vc tem que intender a operação em que o seu cliente realmente faz, qual o fato gerador. Ele produz algo? Ou compra para revender ? Ele é uma indústria ou Comercio ? No caso da indústria compra insumos para produzir um determinado produto. Já a empresa de comércio compra produtos acabados para revenda. Lembrando que O ICMS substituição tributária e concentração na primeira operação (contribuinte substituto) que vai apurar e recolher para contribuinte substituído. Segundo a cláusula nona, inciso III, convênio 142/2018, o regime de substituição tributária não se aplica as operações que se destinem bens e mercadorias a estabelecimento industrial para emprego de processo de industrialização como matéria prima, produto intermediário ou material de embalagem, desde que este estabelecimento não comercialize o mesmo bem ou mercadoria.
Perfeito! Com relação ao ICMS ST para uso e consumo, vc já fez algum pedido de restituição?
6 лет назад+1
Obrigado Isabella, em relação a sua pergunta depende, poderá haver diversas situações. EX: material de uso e consumo incide diferencial de alíquota se for operação interestadual. Mas caso na sua situação apresente direito à restituição vc tem que montar sua defesa juntar a documentação e comprovar para o fisco para solicitar a restituição. Ja conseguimos dessa forma.🤝
Ótima explicação. Eu queria saber o seguinte uma indústria promove o recolhimento de icms por antecipação relativo a futura circulação de seus produtos. Porém no transporte de mercadorias, ela sofre a perda de toda mercadoria. Nesse caso ela poderá requerer a restituição dos valores, já que as mercadorias não chegaram a circular?
4 года назад
Sim Glicia, vc entrando com processo junto ao fisco comprovando o fato, eles vão ter que gerar o crédito que é o mais fácil, ou te restituir, pois o fato gerador não se realizou 👍
então, quando vejo uma NF de uma distribuidora vendendo para um comércio e lá não está descrito valores de ICMS, posso deduzir "a princípio" que possa ter havido uma substituição tributária no começo da cadeia?
4 года назад
Sim Leandro. Mas além disso verificar a classificação tributária. Ex: CST 060 blz 👍
Gostaria que você, postasse um video com o cálculo do imposto federal, quando uma empresa conora fora do Estado!
5 лет назад
Humberto. Não entendi muito bem a pergunta, seja um pouco mais específico, pois existem diversas operações fiscais. Em nosso canal tem vários alguns vídeos sobre impostos federais. Blz. 🤝👍
Ola bom dia , no ano anterior a empresa era do presumido, e tinha credito de ICMS agora ela é do Simples Nacional. minha pergunta é no ano de 2021, se eu voltar para o presumido poderei recuperar os credito de ICMS , referente ao exercício de 2019.
O primeiro exemplo dado "ICMS NORMAL" seria quando se utiliza o CST 00? Se sim, sempre as próximas vendas desse produto nas outras lojas(distribuidora e comercio) da cadeia até o consumidor final será com cst 00? E a cada venda será pago o icms se creditando do icms pago na compra desse produto? Desde já agradeço, e parabéns pelo conteúdo da aula. Foi fonte de grande conhecimento pra mim! Um abraço!
6 лет назад
Obrigado. Tá tabela de classificação de CST e que vai dizer como está sendo classificado a tributação daquele produto, no qual tb vai depender da legislação de cada estado de origem e destino da mercadoria. Pegando seu exemplo sim. Na cadeia vai gerar um crédito que vai poder ser utilizado abatendo no débito a recolher. Abraço 🤝
AJ Soluções outra dúvida! No caso da venda ser feita para o consumidor final utilizando a NFC-e não poderá ser aproveitado o crédito do icms correto? Muito obrigado!
6 лет назад
Consumidor final não apura ICMS. Agora vc é uma empresa varejista que comercializa produtos, compra para revender para consumidor final, você pode aproveitar os créditos das suas entradas, respeitando os limites da legislação de cada estado. Ok 👍
No final quem paga o ICMS é o consumidor final certo? Já que o valor é repassado no cáculo de custo dos produtos ? E no caso do MEI se aplica as mesmas regras descritas ao vídeo ?
4 года назад+1
Sim Gustavo quem paga sempre e o consumidor final. Se aplica ICMS ST também para as empresas do MEI. 👍
Vídeo fez 5 anos de publicação e continua a contribuir para o aprendizado de muito. Parabéns pela aula.
Que bom, obrigado Marcel. Mas acho que está na hora de fazer novos vídeos sobre esse tema. 🤝
Uma das coisas que eu mais gosto dos vídeos dele, é que ele traz o conteúdo junto com a norma. A maioria dos vídeos dele é assim. Parabéns Professor.
Obrigado Priscila 😊🤝
Assunto aprofundado e muito interessante.
Na substituição tributária o Governo já antecipa sua bocada no imposto, antes mesmo de a circulação ocorrer
Por favor, sou optante do simples preciso saber se quando compro de pessoa física, que por sua vez adquiriu o produtos com icms st, eu tenho que pagar o ICMS?
Isso é uma doidice...
Qualidade na explicação, excelente.
Obrigado 🤝
Excelente explicação. Parabéns pelo conteúdo.
Obrigado 🤝
Gostei muito do seu vídeo.
Bom dia , explica sobre a substituição tributária na hora da venda de uma empresa que é contribuinte para outro estado e empresa que também é contribuinte !
Boa noite. E a mesma situação, só tem que observar as situações de exceção, tb tem que verificar sempre a legislação de destino em relação ao ICMS ST para calcular.
E nesse caso, como já foi pago anteriormente por ST para aquele estado, passa ter direito ao ressarcimento.
Excelente video
Vídeo ajudando em 2020. Parabéns pela explicação objetiva.
Que bom, obrigado 😊
ME ESCREVI POR QUE ELE MERECE
oloco, excelente video, explicaçao melhor ano existe.
Obrigado Kaique 🤝
EXCELENTE!
Obrigado 🤝
A forma como vc explica a didática realmente sem palavras parabéns e muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.
Que bom. Obrigado, Anderson 🤝
Vamos excelente
Obrigado 😊
Professor muito boa a sua aula
Obrigado Paulo 🤝
Parabéns, muito bom esse assunto e importante também...
Obrigado 🤝
Muito esclarecedor e sem linguagem complexa ! Parabéns
Obrigado Álvaro 🤝
Excelente vídeo!
Ganhou mais um inscrito!
Obrigado Manoel 🤝
você esclareceu todas as minhas dúvidas neste pequeno vídeo.
Que bom. Valeu Alex 🤝
Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Explica muito bem, e consegui entender finalmente
Obrigado Ana
Muito bom!
Obrigado
Parabens!! continue contribuindo com a profissão contábil
Muito obrigado. Tmj 👍
Muito SHOW essa parte ICMS/ST bem complexo
Obrigado Rosana 🤝
Explicação top.
Obrigado Leonardo 🤝
Excelente didática. Muito claro e objetivo.
Obrigado Jardel 🤝
Parabéns professor Albert seus vídeos são verdadeiras aulas, e percebe-se o quanto você ama em transmitir esse conhecimento. Deixo aqui minha gratidão! Abç
Obrigado Wellington, fico realmente muito feliz em compartilhar. Abraço 🤝
Parabéns pelo trabalho. Conheci a pouco seu canal e gostei muito! Obrigada por dividir conosco seu conhecimento.
Que bom. Muito obrigado Ana 🤝
O professor teria algum vídeo sobre as mudanças causadas com a entrada em vigor do Convenio 52/2017? Parabéns pelas aulas!
Obrigado. Ainda não tenho. Mas uma boa sugestão de tema para gravar. Valeu 🤝
Estou estudando Contabilidade Tributária e achei meio complicado esse lance de ST, mas seu vídeo me deu uma clareada na complicação e ajudou a entender um pouco melhor como funciona. Muito obrigado pelas informações.
Que bom Emerson, fico feliz em poder ajudar. Obrigado 🤝
Show de bola, muito boa explicação.
Obrigado Douglas 🤝
Ótimo vídeo. No caso de eu estar revendendo um produto que compro da indústria com St e revendo para consumidor final. Qual seria o cálculo? Não incidiria o ICMS?
Ótima aula!
Gostaria de uma video aula sobre ICMS a recolher e a compensar. com lançamentos para criar o Razonete e Depois o Balanço Patrimomial e DRE.
Obrigado Renato 🤝
Vlw chará!!! Mandou muito bem...matou minhas dúvidas do ciclo...go to 2/2.
Valeu chará Jonatas. Abraço 🤝
Obrigador professor, parabéns pelas as aulas, ótimas explicações.
Obrigado Marcelo 🤝
Explicação muito boa. Agora “simples” cálculo é muito. Parabéns pela iniciativa
Obrigado Paulo 🤝
Melhor explicação contábil do RUclips parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Que aula!
Obrigado Bruno 🤝
Trabalho em um redendeora de veiculos automotores e peças também, fiz uma venda de peças para Rondônia com a natureza de operação ve24 que é o protocolo 21/2011, segundo a analista fiscal da empresa onde trabalho disse que não havia o recolhimento do imposto pois Rondônia não se enguadrava no protocolo, mediante isso a mercadoria ficou retida e enviaram um darf para devido pagamento do imposto, a dúvida é, é devido essa cobrança?
Muito bom. Claro e objeto.
Canal maravilhoso..adorei
Obrigado Gabriela 😊🤝
Melhor exemplo que eu vi até agora!!
Que bom. Obrigado 🤝
Professor e no caso do fabricante ser em SP e vende a mercadoria para o atacadista também em SP e o atacadista vende para um comércio de PE ( tem convênio entre os estados) o ICMS st também é cobrado na transferência entre o distribuidor e o comércio de PE?
obrigado, conterrâneo!
Obrigado 🤝
Bom dia. Não obstante ser um vídeo curto, foi muito bem explicado, excelente vídeo . Obrigada
Bom dia. Muito obrigado Elizabete 🤝
Ta arrebentando! Parabéns
Bacana Anderson. Obrigado 🤝
Parabéns professor
Obrigado Rosiney 🤝
Ótima explicação parabénssssss 👏
Obrigado Vania 🤝
excelente explicação sobre o assunto, foi bem detalhado e direto.
Obrigado Odair 🤝
Muito bem explicado. Boa desenvoltura e passa segurança no conteúdo!!!
Obrigado Caio. 🤝
ÓTIMO
Obrigado
Show!! Gratidão pela sua atitude.
Obrigado Josiane 🙏
Excelente trabalho, AJ Soluções e equipe estão de parabéns!!!
Obrigado Mauricio 🤝
Parabéns, muito claro e objetivo.
Obrigado Zenilda 🤝
Excelente aula.
Muito esclarecedor! Obrigada por repassar o conhecimento 💛
No caso de transporte teria como você explicar como funciona?
Qual o link do vídeo onde mostra os cálculos na prática com análise da NFe.
Excelente aula sobre ST estava com muitas duvidas mas consegui um esclarecimento sobre o assunto. Muito obrigado e sucesso!
Que bom. Muito obrigado Thatiane ✅👏👏
Obrigado pelo vídeo! Foi de grande ajuda. 👏👏
Que bom. Obrigado 🤝
muito obrigado! excelentes dicas.
Obrigado 🤝
Muito bom. Parabéns meu amigo e parceiro Albert. Agora ficou mais fácil compreender como funciona o ICMS-ST.
+KIM IAN DE SOUZA MENDONÇA Obrigado amigo!!!
ICMS incide também dentro do município, vai depender do item a ser vendido ou comprado, no caso. Aqui me refiro ao ICMS normal apenas, não ao ICMS ST, mas este também tem incidência dependendo do item.
Isso. Se for pago anteriormente por ICMS ST, encerrou a cadeia dentro do estado. Se o produto não for ST, ainda vai ter que recolher o ICMS normal.
Que cara top!!!! Bom pra concurso tbm
Obrigado Rafael 🤝
Show de bola Albert, muito bom seu vídeo. Top mesmo😀.
Só tive uma dúvida quando sobre o assunto. No caso de uma nota fiscal seja de compra ou vendas. Como eu saberia quem seria o substituto ou o substituído da operação ?.Se eu fosse apurar no Simples Nacional, como saberia o ICMS ST substituto e o substituído ?.
Enéias, obrigado 🤝
Substituto (Remetente) e que cálculo e recolhe o ICMS ST para estado de destino da mercadoria.
Substituído (Destinatário) e quem recebe a mercadoria e depois revende, no qual o ICMS já foi recolhido anteriormente, de acordo com os protocolos e convênio da substituição tributária.
Obs: lembrando que empresas do simples tb recolhe ICMS por ST.
Obs: empresas do simples que já recolheu o ICMS por ST, não recolhe mais dentro do simples, tem que segregar.
@ Maravilha Albert😁. Ficou claro a sua explicação. Muito obrigado ✌️. Sou fã do seu canal👨💻
Muito bom, valeu muito
Obrigado 🤝
Tu tem algum curso voltado pra prática, atualizado, com as leis atuais e tudo mais??!
David. Atualmente o curso que tenho disponível e do simples nacional na prática. 👍
Muito bom!!!!
Muito obrigado 🤝
Assisto seus videos no youtube e vejo como as metodologias de ensino das graduações são atrasados. Você fez em 15 min, o que uma universidade leva 03 meses para ensinar. Você nos deu a base para conseguir consultar e estudar mais aprofundado os convênios e protocolos. Por favor, não pare de fazer videos rs!!!!
Que legal ! Obrigado ☺️ vou retomar a gravar novos vídeos para compartilhar 🙌
ótima explicação.
Obrigado 🤝
Tenho uma empresa Distribuidora na área de comercio de Abrasivos, estou no simples e estou comprando produto de uma Importadora de São Paulo e estou no Paraná.
Existe alguns concorrentes que se são distribuidora também e se tornaram Agente Tributário, assim estão comprando sem a ST e pagando somente na saída, isso faz com que o produto tenha um custo menor.
Preciso saber o caminho para fazer com que a minha empresa seja também um Agente Tributário? Se é valido para quem é simples? Se é válido para vender como consumo ou industrialização? Se é válido para vender para outros estados? Se a melhor solução seria mudar minha empresa para Industria?
Meus clientes são industria em geral.
Rodolfo. Vc é uma distribuidora, ou seja, um atacadista. Teria que consultar a legislação do seu estado Paraná. Verificar as listas de produtos e seus NCM. Acredito que quando vc fala (agente tributário) seria o contribuinte substituto 🤝👍
TOP DEMAIS, PARABENS!
Obrigado Ednaldo 🤝
Grato, Albert. Muito esclarecedor.
Obrigado Wilson 🤝
Boa explicacao
Muito boa a explicação!!!
Parabéns...me ajudou !!!
Que bom. Obrigado Luiz 🤝
muito bom, parabéns
Obrigado Rian 🤝
Muito bom
Obrigado 🤝
Albert , é possivel por força de lei de quem tem um (CD centro de distribuição em MG) exigir que o fornecedor (importador no RS) não cobre a ST?
Sim Wesley, mas tem que consultar a legislação do seu estado, ou até a solicitação de um Regime especial.
Gostei do vídeo, ótimo 👍🏽
Obrigado Mário 🤝
Aguardando o vídeo 2!!
+KIM IAN DE SOUZA MENDONÇA, 👍🏻.
Excelente aula 👏👏👏
Parabéns pela explicação! Gostaria de saber, qual a diferença entre a MVA e MVA Ajustada?
Obrigado Gisele🤝. Em relação a sua pergunta: MVA: margem de valor agregado. Tem a original, (operação interna)prevista nos convênios, protocolos e decretos. Já MVA ajustada deve ser atendidas as seguintes condições: alíquota da operação interestadual e a alíquota da operação interna do seu estado.
Magnífico👏👏👏
+Dr. Uzian Pinto, que bom que gostou amigo, obrigado!!!
Obrigado pelas perfeitas explicações.
gostei muito
Obrigado Liliane 🤝
Muito bom! Para efeito de cálculo, como saber quando devo usar MVA original? E quando devo usar a MVA ajustada?
Abraao mva ajustada e nas operações interestaduais. Nos protocolos e convênios de ICMS ST, ele trata sobre o assunto informando a MVA original.
Além disso vc utiliza mva original, no cálculo de ST de operações internas (dentro do estado) 👍
@ Então é que trabalho na área e, em alguns momentos não fico com dúvida se uso a original ou ajustada. Por exemplo, a empresa que trabalho (varejista) compra de uma empresa em santa Catarina, porém eles não recolhem, pq os produtos lá em SC não tem Icms-st, como aqui em SP tem a gente é quem recolhe, enviamos o XML para a contabilidade e eles geram a GARE, mas eu sou inquieto e quero aprender a calcular. Obrigado.
Excelente explicação!
Obrigado Eduardo 🤝
Conteúdo excelente, parabéns
Muito obrigado Camila 🤝
Albert, boa tarde. Tudo bem? Estou iniciando a prestação de serviços contábeis, e me surgiu um cliente de fabricação de pre moldado e venda de mercadoria. Fizemos o CNPJ agora em Julho/2021, e meu cliente em sua primeira compra de treliças foi questionado pela revendedora: 'Porque o Sr. não faz um cnpj para compra e um para fabricação?' neste caso vc terá menos imposto na compra com o cnpj de fabricação, pois o cnae de fabricação não incide ICMS-ST. Meu cliente pirou ..rs e me colocou doida hoje. Poderia me ajudar? (indústria tem vantagens no sentido de icms st) ? A empresa é do simples, e a fornecedora está no mesmo estado que meu cliente. Alberto, me ajuda..rs por favor.
Bom dia Giane. Tudo bem
Vamos lá!
Primeiro de tudo vc tem que intender a operação em que o seu cliente realmente faz, qual o fato gerador.
Ele produz algo? Ou compra para revender ?
Ele é uma indústria ou Comercio ?
No caso da indústria compra insumos para produzir um determinado produto.
Já a empresa de comércio compra produtos acabados para revenda.
Lembrando que O ICMS substituição tributária e concentração na primeira operação (contribuinte substituto) que vai apurar e recolher para contribuinte substituído.
Segundo a cláusula nona, inciso III, convênio 142/2018, o regime de substituição tributária não se aplica as operações que se destinem bens e mercadorias a estabelecimento industrial para emprego de processo de industrialização como matéria prima, produto intermediário ou material de embalagem, desde que este estabelecimento não comercialize o mesmo bem ou mercadoria.
muito prof parabéns, bem didático !!!
Obrigado 🤝
Conseguir entender professor! Muito bom mesmo. Parabéns...
Que bom Giliarde. Obrigado 🤝
Perfeito! Com relação ao ICMS ST para uso e consumo, vc já fez algum pedido de restituição?
Obrigado Isabella, em relação a sua pergunta depende, poderá haver diversas situações. EX: material de uso e consumo incide diferencial de alíquota se for operação interestadual. Mas caso na sua situação apresente direito à restituição vc tem que montar sua defesa juntar a documentação e comprovar para o fisco para solicitar a restituição. Ja conseguimos dessa forma.🤝
Ótima explicação.
Eu queria saber o seguinte uma indústria promove o recolhimento de icms por antecipação relativo a futura circulação de seus produtos. Porém no transporte de mercadorias, ela sofre a perda de toda mercadoria.
Nesse caso ela poderá requerer a restituição dos valores, já que as mercadorias não chegaram a circular?
Sim Glicia, vc entrando com processo junto ao fisco comprovando o fato, eles vão ter que gerar o crédito que é o mais fácil, ou te restituir, pois o fato gerador não se realizou 👍
então, quando vejo uma NF de uma distribuidora vendendo para um comércio e lá não está descrito valores de ICMS, posso deduzir "a princípio" que possa ter havido uma substituição tributária no começo da cadeia?
Sim Leandro. Mas além disso verificar a classificação tributária. Ex: CST 060 blz 👍
Muito bem explicado, vlw
Obrigado João 🤝
Muito bom. Video muito esclarecedor. Parabens!!!
Gostaria que você, postasse um video com o cálculo do imposto federal, quando uma empresa conora fora do Estado!
Humberto. Não entendi muito bem a pergunta, seja um pouco mais específico, pois existem diversas operações fiscais. Em nosso canal tem vários alguns vídeos sobre impostos federais. Blz. 🤝👍
Ola bom dia , no ano anterior a empresa era do presumido, e tinha credito de ICMS agora ela é do Simples Nacional. minha pergunta é no ano de 2021, se eu voltar para o presumido poderei recuperar os credito de ICMS , referente ao exercício de 2019.
Muito bom! Uma dúvida: mesmo que o comércio compre com substituição tributário ele ainda tem que recolher a diferença do icms st?
ICMS ST, encerra a cadeia tributária.
Excelentes dicas. Obrigado amigão!!!
Obrigado amigo Cristiano 🤝
O primeiro exemplo dado "ICMS NORMAL" seria quando se utiliza o CST 00? Se sim, sempre as próximas vendas desse produto nas outras lojas(distribuidora e comercio) da cadeia até o consumidor final será com cst 00? E a cada venda será pago o icms se creditando do icms pago na compra desse produto? Desde já agradeço, e parabéns pelo conteúdo da aula. Foi fonte de grande conhecimento pra mim! Um abraço!
Obrigado. Tá tabela de classificação de CST e que vai dizer como está sendo classificado a tributação daquele produto, no qual tb vai depender da legislação de cada estado de origem e destino da mercadoria. Pegando seu exemplo sim. Na cadeia vai gerar um crédito que vai poder ser utilizado abatendo no débito a recolher. Abraço 🤝
AJ Soluções outra dúvida! No caso da venda ser feita para o consumidor final utilizando a NFC-e não poderá ser aproveitado o crédito do icms correto? Muito obrigado!
Consumidor final não apura ICMS. Agora vc é uma empresa varejista que comercializa produtos, compra para revender para consumidor final, você pode aproveitar os créditos das suas entradas, respeitando os limites da legislação de cada estado. Ok 👍
No final quem paga o ICMS é o consumidor final certo? Já que o valor é repassado no cáculo de custo dos produtos ? E no caso do MEI se aplica as mesmas regras descritas ao vídeo ?
Sim Gustavo quem paga sempre e o consumidor final. Se aplica ICMS ST também para as empresas do MEI. 👍
@ Obrigadaõo, sucesso.