Vendo em 03/03/2021. Obrigado Professor, começando a trabalhar pra mim mesmo em casa e sedento de conhecimento, venho aqui sempre tirar minhas dúvidas, obrigado pela generosidade, me ajuda bastante ela.
3 года назад+1
Obrigado Huggo, fico muito feliz em compartilhar e ajudar. Abraço 🤝
Albert no caso da empresa ser lucro real, auto peças, nas compras de mercadorias para revenda, alguns fornecedores me ou eireli emitem notas com um percentual menor do PIS e COFINS, nesse caso devemos creditar o que eles destacam ou os 9,25% da soma deles...
4 года назад
Adriano. O seguimento de auto peças e monofásico, não vai gerar crédito e nem débito. 👍
Bom dia Albert, você poderia fazer um vídeo explicando como funciona a restrição tributária exercida nas áreas de livre comércio, bem como suas prescrições?
Gosto muito de sua explicações, são bastantes esclarecedoras. Gostaria apenas que desse uma pausa para poder anotar ou printar o que escreve na lousar desde já agradeço.
Muito boa explicação, obrigado, trabalho em uma empresa de supermercado, ela acabou obtendo pro lucro real, é possível pedir isenção do pis e cofins na zona Franca de Manaus? Caso sim, poderia me explicar um pouco sobre isso, pois atuo na área da administração e é um pouco complicado sobre esse assunto.
Caro amigo, muito bom seu trabalho, em compartilhar conhecimento. Uma dúvida uma empresa prestadora de serviço que não vende mercadoria, que compra por exemplo peças para conserto de máquinas e veículos. O PiS E cofins terá direito a crédito, ou vai pagar a alíquota cheia pis 1,65% e cofins 7,65? O crédito depende do tipo tributário da empresa que revendeu a mercadoria?
Poderia me falar sobre a tributação (PIS/COFINS/ICMS) sobre a venda de equipamentos de geração de energias renováveis no caso energia solar? Não achei nenhum material falando sobre o assunto. Agradeço desde já.
6 лет назад
Boa tarde Alessandro. Em relação ao icms depende do estado, pois muitos estados tem incentivos ou isenção em relação a esse produto. Em relação a pis e cofins via geral e tributado de acordo com seu regime tributário, simples nacional, presumido ou real. Mas é complexo. Gosto sempre de analisar com cautela e verificando a legislação pra ver se tem um tratamento diferenciado. Então se precisar muito mais informações para fazer um estudo melhor 👍
Boa noite!! Excelente aula, professor, tem uma empresa que a tributação vinha sendo apurada de forma errada, produtos que não incidia PIS E COFINS, então foi feito a correção tributária desses produtos, minha pergunta é, posso fazer a retificação dos últimos 5 anos, e recuperar os impostos pagos indevidos. Nesse caso, devo retificar os SPEDs PIS e COFINS? E como fazer a solicitação da restituição ou a compensação desses créditos?
5 лет назад+3
Boa noite. Sim tem que retificar os SPEDs, e os créditos através de perdcomp 👍
E as empresas desenvolvimento software (lucro real) pode se utilizar do crédito (aluguel pessoa jurídica... Etc) ou devemos levar em conta Art. 3 da Lei n 10.833/03 e 10.637/02?
A receita financeira, só entra no cálculo do IRPJ e CSLL do L.Presumido ou Real, na apuração do PIS e Cofins cumulativo ou não cumulativo não entra, né isso?
Uma associação de moradores tem que recolher cofins em recebimentos de investimentos financeiros, multas, juros e atualização monetária de taxas de condomínios? E seria cumulativa ou não cumulativa?
4 года назад
Não tem recolher Cofins. Associação é uma entidade isenta,
Professor, quando eu compro de uma empresa Presumido eu aproveito o crédito de pis/cofins 3,65% do fornecedor ou eu credito 9,25%?
5 лет назад
Considerando que vc e lucro real, não cumulativo👍 De acordo com a solução COSIT n. 22 de 2016 que os créditos admissíveis para desconto serão calculados pela alíquota geral de 1,65 e 7,60 independentemente de verificação da alíquota efetiva aplicada pelo fornecedor sobre receita, ressalvadas as exceções legais aplicáveis 👍
Professor, tem uma empresa de autopeças do lucro presumido fizemos importação direta, na venda do produto se qual a alíquota que deve ser aplicada?
4 года назад
Bem, vc dever ser uma empresa varejista do lucro presumido. O segmento autopeças é monofásico, portando será aplicado alíquota zero de pis e Cofins, relativa a sua receita bruta auferida. 👍
Boa tarde, Professor Jhonatas. No caso do GLP da Petrobras, o PIS E COFINS é regime é não-cumulativo? Eles falam de um coeficiente de redução de 0,75, conforme Decreto 5.059 de 2004. Como é aplicado na fórmula? Obrigado.
5 лет назад
Boa tarde Marcio. Vc é revendedor atacadista ou varejista de GLP? (gás liquefeito de petróleo) pois e monofásico.
@ Nenhum...Sou estudante de pós e estou fazendo um Artigo sobre a cadeia tributária do GLP. Qual as alíquotas de PIS E COFINS nesse caso? Qual a base de cálculo? E sobre esse coeficiente de redução?? Você pode me ajudar?
5 лет назад
Hum. Entendi. Leia o a Lei 9.718/98 art. 4 inciso III, trata desse assunto Tb das alíquotas e reduções. Pis: 10,20% Cofins: 47,40%
Olá Professor, boa tarde. Qual a diferença do PIS/COFINS Não Cumulativo do MONOFÁSICO?
5 лет назад+1
Boa tarde. Pis e cofins não cumulativo consiste em deduzir, dos débitos apurados de cada contribuição, os respectivos créditos admitidos na legislação. Já o pis e cofins monofásico consiste em mecanismo semelhante à substituição tributária, pois atribui a um determinado contribuinte a responsabilidade pelo tributo devido em toda cadeia produtiva ou de distribuição subsequente.
Professor, me tira uma dúvida: Se a NF do fornecedor vir destacado o valor de PIS/COFINS e o valor do ICMS ST dos produtos, então eu posso subtrair o PIS/COFINS da base da ST para estabelecer o valor do ICMS ST? Ou seja, posso utilizar PIS/COFINS para calcular o valor da ST?
6 лет назад+1
Diego, está um pouco confuso, pelo que eu entendi da sua pergunta, se a mercadoria tiver incentivo fiscal de pis e cofins se eu posso deduzir para efeito do cálculo do ICMS ST? Ex: produto: 1.000,00 (-) pis/cofins: 9,25% (=) vlr da mercadoria: 907, 50 Então a partir daí vc aplica a MVA. A base de cálculo para aplicar a MVA e o preço de custo. Ok 👍
AJ Soluções. E pq alguns fornecedores dizem que eu não posso reduzir o PIS/COFINS para efeito de cálculo de ICMS ST? mesmo vindo o PIS/COFINS na NF. Eles dizem que nossa liquota é zero.
6 лет назад+1
Entendi. Cada nf, cada caso tem que ser analisado como veio a NF. Mas para aplicar a MVA é o valor que vc pagou, ou seja o preço de custo, inclusive custos extras tb, como frete, ipi 👍
Albert, boa noite! Me esclareça estas dúvidas: PIS COFINS NÃO CUMULATIVO 1°)Grupo com todas as contas dentro dela, "Outras Rec operac" ou "Outras Receitas", é exclusão a 1,65% de PIS e 7,6% de COFINS? 2°)Grupo com todas as contas dentro dela, "Rec Finaceira" é exclusão a 0,65% de PIS e 4% de COFINS?
Olá Tenho uma indústria química.Orientado pelo contador optei pelo simples nacional e agora tenho perdido alguns clientes que não querem minha NF.Será que teria que voltar pro lucro presumido?
5 лет назад
Mario. Boa pergunta. Sua contabilidade fez a análise tributária que é muito importante. Porém vc tem que analisar o processo no todo. A questão comercial (venda) tem que ser levada em consideração, devido o adquirinte do seu produto dar preferência a fornecedores que geram crédito na apuração, esse crédito em se tratamento de empresas do simples é baixo, conforme a faixa a que estão submetidos. Isso faz com que o custo do seu cliente seja mais alto quando comparado com as mesmas compras de uma empresa de apuração pelo lucro real ou presumido, em que o crédito é o da operação . Ok Em relação a voltar para presumido? Depende da análise mais criteriosa, pois cada caso é um caso 👍
Albert, eu preciso de um conselho seu, eu tô em dúvidas sobre temas para meu tcc, sou acadêmico de contábeis e não sei sobre o que escrever, se puder, gostaria muito de uma sugestão sua. P.s: acompanho seu trabalho desde o início do curso, tem me ajudado bastante.
3 года назад+2
Obrigado Rafael. 🙏 Hoje a contabilidade passa por grandes transformações, principalmente era digital, consultiva. Além disso um assunto muito recorrente e atual e sobre reforma tributária. Hoje o contador é extremamente importante para as empresas, negócios em geral, com informações contábeis, planejamento tributário, ajudar empresas nas tomadas de decisões.
o sistema de lucro real é melhor para as microempresas?
6 лет назад
Elizabete muito provavelmente para as microempresas o regime tributário do simples seja mais vantagem. Porém essa é uma análise muito superficial. Teria que analisar cada empresa individualmente, analisar o faturamento, atividade, folha de pagamento, as despesas. Assim calcular em todos os regimes e fazer um comparativo 👍
Boa tarde tenho uma empresa de Lucro presumido serviço a situação é o seguinte o cliente pagou a nota mais eu não tomei o crédito referente ao fato gerador o pagamento eu posso agora 3 meses depois tomar esse crédito
2 года назад
Boa tarde. Não entendi a pergunta. Tomar crédito de qual imposto ?
Professor no caso de clinica medica qual o melhor regime?
6 лет назад
Boa tarde Marlucia. Isso depende de algumas informações. Ex: faturamento, custo da folha de pagamento, despesas. Pode ser que seja no simples, porém tem que levar em consideração o fator R, para ver se encaixa no anexo III ou anexo V, lembrando que as alíquotas do anexo III e menor. Ou seja, tem que ter as informações, fazer o cálculo, simulando e analisar. Ok. Abraço 👍
Albert, uma empresa (lucro real) enviou um documento apresentando as alíquotas do PIS e COFINS. Eu devo exigir que a empresa apresente esse documento emitido pela receita (sped pis cofins)? Tem a ver com uma licitação para contratar empresa mão de obra terceirizada
3 года назад+1
Ravel, bem existem obrigações acessórias como o SPED contribuições que vc demostra apuração é recolhimento do pis e Cofins.
Muito bem explicado, obrigado. Me inscrevi no canal. No ramo de supermercado, com faturamento de 140.000,00 por mês compensa sair do simples e virar lucro teal? Por favor fala sobre o inss sobre folha de pagamento. Obrigado.
5 лет назад+1
Obrigado Reginaldo. Em relação a sua pergunta uma grande chance de sim, mas isso é superficial, tem que fazer cálculo e analisar cada item, tributação item a item, e tb verificar a legislação do seu estado, por exemplo para ver se tem isenção. Tipo: produtos da cesta básica 👍
Albert, 1°)Quanto a base de calculo, informa que o Fato Gerador é o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil, ou seja Faturamento bruto + outras receitas, quais seriam essas outras receitas, exemplos? 2°)Receitas financeiras (exceto Juros sobre Capital Próprio) e Rec da venda de bem do ativo imob, não entram no cálculo a crédito né isso? 3°)Despesa se aluguel de imóvel a PF, não entram no cálculo a débito né isso, só PJ? 4°) Quanto ao valor de desp com ICMS s/ vendas eu excluo da base de calculo do Pis/cofins n cumulativo, qual procedimento?
5 лет назад
Bom dia. 1- apuração de Pis e Cofins: A) regime cumulativo: receitas da atividade B) regime não cumulativo: total das receitas = faturamento + outras receitas (ex: locação) 2- em relação as exclusões ( lei n. 12.973/2014 a partir de 2015 - apuração não cumulativo) 3- na apuração não cumulativo. Se vc alugar algo de PJ vai lhe gerar um crédito em sua apuração. 4- esse última pergunta. E bom consultar um Adv tributário, pois isso ocorre através de decisão judicial, isso já está pacificado 👍
Albert, muito bom seu vídeo. Tirou muitas duvidas que eu tinha. Porem, a questão do recolhimento para o regime Lucro Presumido, me gerou uma duvida: A base de calculo será sempre a receita bruta, independente do produto ser "aliquota zero", "monofasico", "isento"?
5 лет назад+1
João. Boa pergunta, vc tem que excluir da base de cálculo os produtos monofásicos, os isentos. Blz 👍 só vai tributar os normais tirando essas exceções
Olá pessoal estou com dúvida em uma questão! Na lógica da tributação podemos verificar que existem dois regimes principais: cumulativo e não cumulativo. Especificamente sobre o regime cumulativo podemos afirmar que: Alternativas: a) No regime não cumulativo as alíquotas de PIS e COFINS são respectivamente 1,65% e 7,60%. b) A pessoa jurídica opta por esse regime para realizar o aproveitamento de créditos sobre as transações anteriores. c) Deve contabilizar como despesa direta os pagamentos referentes a Cofins. d) O regime está diretamente ligado a receitas e transferências correntes e de capital.
Professor, qual a diferença de regime não cumulativo e substituição tributária no Pis e Cofins? Obrigada.
4 года назад
Boa tarde. Regime não cumulativo consiste em deduzir, utilizar os créditos apurados em relação as entradas, custos, despesas em relação ao seu débito da saída. Já a substituição tributária de Pis e Cofins que são especificamente de alguns produtos como, cigarros, veículos e álcool. É uma forma de apuração desses impostos de maneira antecipada cálculo de acordo com o preço fixado para venda no mercado
Quando eu compro no Regime do Lucro Real eu faço em regra geral: D-Mercadorias D-Icms a Recuperar D-Pis a Recuperar D-Cofins a Recuperar C-Banco/Caixa... Gostaria de saber como fica esse mesmo lançamento de compra quando a empresa está no lucro presumido?!
5 лет назад+1
Boa tarde. No presumido vc vai tirar desse lançamento o pis e cofins a recuperar, pois modalidade cumulativa vc paga sobre a receita, na entrada não gera crédito. Ok
@ Boa tarde, ficaria então: D-Mercadorias D-Icms a Recuperar C-Caixa/Banco...? Ou seja, ainda faço abatimento de ICMS a Recuperar x Recolher?
5 лет назад+2
Thamyres. Sim 👍 Não confundir, apuração de lucro real e presumido e em relação aos impostos federais. O regime de apuração normal do ICMS, continua sendo apurado- não cumulativo, crédito - débito. A não que ser seja optante pelo simples nacional, mercadoria com substituição tributária. 🤝
Seu vídeo me ajudou mais do que minha própria professora da minha pós. Simples e bem explicado. Obrigada!
Que bom, obrigado Arianne
A MELHOR EXPLICAÇÃO DO PLANETA!!!!!!!!!!!!!!! COM TOTAL QUALIDADE TRIBUTÁRIA
Obrigado Tiago 🤝
Seus vídeos são otimos pois são bem explicativos e nao possuem propagandas irritantes no percurso....parabens!
Obrigado Eliezer 🤝
Parabéns pela iniciativa e pela didática. Ajudou bastante!
Obrigado 🤝
Gratidão pela sua explicação, simples, objetiva e fácil de entender.
Obrigado Cida 🙏
Vendo em 03/03/2021. Obrigado Professor, começando a trabalhar pra mim mesmo em casa e sedento de conhecimento, venho aqui sempre tirar minhas dúvidas, obrigado pela generosidade, me ajuda bastante ela.
Obrigado Huggo, fico muito feliz em compartilhar e ajudar. Abraço 🤝
Você explica muito bem de maneira fácil e didática.
Obrigado Lionela 🤝
Consegui adquirir um entendimento muito maior do que em sala de aula!
Obrigada pelo compartilhamento do seu conhecimento, é de grande ajuda! 👏
Obrigado Daleriana 🤝
Sempre que preciso estudar pras minhas provas venho aqui. Melhor canal! Parabéns professor, o senhor possui uma ótima didática.
Muito obrigado Felipe. Fico muito feliz poder te ajudar. Abraço 🤝
Excelente explicação, Professor! Estou realizando um trabalho de Planejamento Tributário para Faculdade e seus vídeos tem me ajudado bastante :)
Que bom Victor. Obrigado 🤝
Muito esclarecedor, Parabéns Professor!!!
Obrigado Gislaine 😊👏👏
Tava pensando exatamente nessas questões. Cada vídeo seu é mais genial que o outro. Obrigado!
Kkk legal 🎯👍 obrigado Sérgio. Se tiver sugestões pode enviar. Abraço 🤝
Ótimo conteúdo. Parabéns!
Ótimo professor
Fala também da sistemática de uma logística de transporte
Como funciona os imposto no Lucro Real.
Amigo, seu canal é top. Peço lhe que poste mais conteúdo
Obrigado. Vou postar 🤝
Excelente explicação! Muito obrigada!
Obrigado Livia🤝
Muito boa explicação
Obrigado 😊
Excelente explanação professor Albert, obrigado por compartilhar conhecimento!!
Obrigado 🤝
Muito obrigada, Professor!
Obrigado Mayara 🤝
Professor explica muitoooo bem!!! Cada vídeo seu é excelente!
Que bom, fico feliz. Obrigado 🤝
Maravilha, muito dinâmico!
Obrigado
Show de bola! Obrigado.
Obrigado 🤝
👏👏👏👏👏👏👏 explica muito bem
Obrigado Flavia 👏👏👏👏
Muito boa sua explicação. Fala sobre receitas financeiras.
Obrigado 🤝
Albert no caso da empresa ser lucro real, auto peças, nas compras de mercadorias para revenda, alguns fornecedores me ou eireli emitem notas com um percentual menor do PIS e COFINS, nesse caso devemos creditar o que eles destacam ou os 9,25% da soma deles...
Adriano. O seguimento de auto peças e monofásico, não vai gerar crédito e nem débito. 👍
Ótima explica explicação. Parabens e muito obrigado.
As legislações de pis e cofins não cumulativo constam os itens que podemos tomar crédito?
Obrigado.
Bem em regra geral sim, porém existem algumas discussões principalmente em insumos.
Bom dia Albert, você poderia fazer um vídeo explicando como funciona a restrição tributária exercida nas áreas de livre comércio, bem como suas prescrições?
Boa tarde. Obrigado pela dica 👍
Gosto muito de sua explicações, são bastantes esclarecedoras. Gostaria apenas que desse uma pausa para poder anotar ou printar o que escreve na lousar desde já agradeço.
Obrigado pela dica Maria 😊🤝
Ótimo resumão
Obrigado 🤝
Muito boa explicação, obrigado, trabalho em uma empresa de supermercado, ela acabou obtendo pro lucro real, é possível pedir isenção do pis e cofins na zona Franca de Manaus? Caso sim, poderia me explicar um pouco sobre isso, pois atuo na área da administração e é um pouco complicado sobre esse assunto.
Fala sobre a apuração do cálculo do lucro real.
Obrigado pela sugestão Ana Lucia. Está no nosso cronograma🤝
Excelente aula!
Obrigado Lorrane
Ótimas explicações, obrigado, mas ficou uma dúvida pois se parecem...:
Qual a diferença entre a ST e o Monofásico?
Quase nada. As duas tem tributações antecipadas concentradas. Acredito que a principal seja os produtos e são diferentes.
Video muito bom!!
Obrigado 🤝
MUITO BOM!
Obrigado Kevin 🤝
Caro amigo, muito bom seu trabalho, em compartilhar conhecimento.
Uma dúvida uma empresa prestadora de serviço que não vende mercadoria, que compra por exemplo peças para conserto de máquinas e veículos. O PiS E cofins terá direito a crédito, ou vai pagar a alíquota cheia pis 1,65% e cofins 7,65?
O crédito depende do tipo tributário da empresa que revendeu a mercadoria?
Excelente 👏🏻
Obrigado Yasmin 🤝
Poderia me falar sobre a tributação (PIS/COFINS/ICMS) sobre a venda de equipamentos de geração de energias renováveis no caso energia solar? Não achei nenhum material falando sobre o assunto. Agradeço desde já.
Boa tarde Alessandro. Em relação ao icms depende do estado, pois muitos estados tem incentivos ou isenção em relação a esse produto. Em relação a pis e cofins via geral e tributado de acordo com seu regime tributário, simples nacional, presumido ou real.
Mas é complexo. Gosto sempre de analisar com cautela e verificando a legislação pra ver se tem um tratamento diferenciado. Então se precisar muito mais informações para fazer um estudo melhor 👍
Boa noite!!
Excelente aula, professor, tem uma empresa que a tributação vinha sendo apurada de forma errada, produtos que não incidia PIS E COFINS, então foi feito a correção tributária desses produtos, minha pergunta é, posso fazer a retificação dos últimos 5 anos, e recuperar os impostos pagos indevidos. Nesse caso, devo retificar os SPEDs PIS e COFINS? E como fazer a solicitação da restituição ou a compensação desses créditos?
Boa noite. Sim tem que retificar os SPEDs, e os créditos através de perdcomp 👍
E como seria para uma empresa que presta serviços com insumo/materiais (serviço de limpeza)?
E as empresas desenvolvimento software (lucro real) pode se utilizar do crédito (aluguel pessoa jurídica... Etc) ou devemos levar em conta Art. 3 da Lei n 10.833/03 e 10.637/02?
Boa noite, por favor tem como passar um link para baixar as tabelas de NCM e outras para a apuração do PIS e COFINS, obrigada
MUITO OBRIGADO.
Obrigado Thiago 🤝
FALE SOBRE ECF
Fale sobre o Lucro real.
Ok. Já está na programação para gravar. Logo logo deve sair. Obrigado pela sugestão 👍
Ah se os professores de aula on-line fossem assim!
Obrigado 🤝
Olá, e empresa de simples nacional é cumulativo ou não cumulativo?
Professor, me ajuda. A empresa do lucro real vende produtos e tambem presta serviço dentro do CNAE. A venda é nao cumulativo e o serviço cumulativo?
Regime misto, é possível 👍
👏👏👏👏👏
Obrigado
Professor as imunidades do artigo 150 da CF/88, não se referem apenas a impostos?,:pois/COFINS são contribuições!!
Obrigado Adriano 🤝
A receita financeira, só entra no cálculo do IRPJ e CSLL do L.Presumido ou Real, na apuração do PIS e Cofins cumulativo ou não cumulativo não entra, né isso?
Uma associação de moradores tem que recolher cofins em recebimentos de investimentos financeiros, multas, juros e atualização monetária de taxas de condomínios? E seria cumulativa ou não cumulativa?
Não tem recolher Cofins. Associação é uma entidade isenta,
Você tem a tabela dos produtos monofasicos de auto peças?
Na lei 10.485/2002 em seu Art. 1º
Além de autopeças relacionadas nos Anexos I e II desta lei
Professor, quando eu compro de uma empresa Presumido eu aproveito o crédito de pis/cofins 3,65% do fornecedor ou eu credito 9,25%?
Considerando que vc e lucro real, não cumulativo👍
De acordo com a solução COSIT n. 22 de 2016 que os créditos admissíveis para desconto serão calculados pela alíquota geral de 1,65 e 7,60 independentemente de verificação da alíquota efetiva aplicada pelo fornecedor sobre receita, ressalvadas as exceções legais aplicáveis 👍
Professor, tem uma empresa de autopeças do lucro presumido fizemos importação direta, na venda do produto se qual a alíquota que deve ser aplicada?
Bem, vc dever ser uma empresa varejista do lucro presumido.
O segmento autopeças é monofásico, portando será aplicado alíquota zero de pis e Cofins, relativa a sua receita bruta auferida. 👍
Posso abrir um cnpj em macapá para se beneficiar das isenções e trazer a mercadoria para uma filial no pará de forma legal ???
O benefício fiscal é dentro da área de incentivo, inclusive na legislação tem um mapa, delimitando 👍
Boa tarde, Professor Jhonatas. No caso do GLP da Petrobras, o PIS E COFINS é regime é não-cumulativo? Eles falam de um coeficiente de redução de 0,75, conforme Decreto 5.059 de 2004. Como é aplicado na fórmula? Obrigado.
Boa tarde Marcio. Vc é revendedor atacadista ou varejista de GLP? (gás liquefeito de petróleo) pois e monofásico.
@ Nenhum...Sou estudante de pós e estou fazendo um Artigo sobre a cadeia tributária do GLP. Qual as alíquotas de PIS E COFINS nesse caso? Qual a base de cálculo? E sobre esse coeficiente de redução?? Você pode me ajudar?
Hum. Entendi. Leia o a Lei 9.718/98 art. 4 inciso III, trata desse assunto Tb das alíquotas e reduções.
Pis: 10,20%
Cofins: 47,40%
Olá Professor, boa tarde. Qual a diferença do PIS/COFINS Não Cumulativo do MONOFÁSICO?
Boa tarde. Pis e cofins não cumulativo consiste em deduzir, dos débitos apurados de cada contribuição, os respectivos créditos admitidos na legislação.
Já o pis e cofins monofásico consiste em mecanismo semelhante à substituição tributária, pois atribui a um determinado contribuinte a responsabilidade pelo tributo devido em toda cadeia produtiva ou de distribuição subsequente.
@ Muito obrigado, Professor. Me ajudou bastante.
Professor, me tira uma dúvida: Se a NF do fornecedor vir destacado o valor de PIS/COFINS e o valor do ICMS ST dos produtos, então eu posso subtrair o PIS/COFINS da base da ST para estabelecer o valor do ICMS ST? Ou seja, posso utilizar PIS/COFINS para calcular o valor da ST?
Diego, está um pouco confuso, pelo que eu entendi da sua pergunta, se a mercadoria tiver incentivo fiscal de pis e cofins se eu posso deduzir para efeito do cálculo do ICMS ST?
Ex: produto: 1.000,00
(-) pis/cofins: 9,25%
(=) vlr da mercadoria: 907, 50
Então a partir daí vc aplica a MVA.
A base de cálculo para aplicar a MVA e o preço de custo. Ok 👍
AJ Soluções. E pq alguns fornecedores dizem que eu não posso reduzir o PIS/COFINS para efeito de cálculo de ICMS ST? mesmo vindo o PIS/COFINS na NF. Eles dizem que nossa liquota é zero.
Entendi. Cada nf, cada caso tem que ser analisado como veio a NF. Mas para aplicar a MVA é o valor que vc pagou, ou seja o preço de custo, inclusive custos extras tb, como frete, ipi 👍
AJ Soluções. Obrigado professor! Profissionais iguais ao senhor são raros aqui no estado. Deus o abençoe!
Obrigado Diego 🤝
Albert, boa noite!
Me esclareça estas dúvidas:
PIS COFINS NÃO CUMULATIVO
1°)Grupo com todas as contas dentro dela, "Outras Rec operac" ou "Outras Receitas", é exclusão a 1,65% de PIS e 7,6% de COFINS?
2°)Grupo com todas as contas dentro dela, "Rec Finaceira" é exclusão a 0,65% de PIS e 4% de COFINS?
Olá
Tenho uma indústria química.Orientado pelo contador optei pelo simples nacional e agora tenho perdido alguns clientes que não querem minha NF.Será que teria que voltar pro lucro presumido?
Mario. Boa pergunta. Sua contabilidade fez a análise tributária que é muito importante. Porém vc tem que analisar o processo no todo. A questão comercial (venda) tem que ser levada em consideração, devido o adquirinte do seu produto dar preferência a fornecedores que geram crédito na apuração, esse crédito em se tratamento de empresas do simples é baixo, conforme a faixa a que estão submetidos. Isso faz com que o custo do seu cliente seja mais alto quando comparado com as mesmas compras de uma empresa de apuração pelo lucro real ou presumido, em que o crédito é o da operação . Ok
Em relação a voltar para presumido? Depende da análise mais criteriosa, pois cada caso é um caso 👍
@ Ok.
Obrigado pelo atenção.
Albert, eu preciso de um conselho seu, eu tô em dúvidas sobre temas para meu tcc, sou acadêmico de contábeis e não sei sobre o que escrever, se puder, gostaria muito de uma sugestão sua.
P.s: acompanho seu trabalho desde o início do curso, tem me ajudado bastante.
Obrigado Rafael. 🙏
Hoje a contabilidade passa por grandes transformações, principalmente era digital, consultiva.
Além disso um assunto muito recorrente e atual e sobre reforma tributária.
Hoje o contador é extremamente importante para as empresas, negócios em geral, com informações contábeis, planejamento tributário, ajudar empresas nas tomadas de decisões.
Obrigado, vou pesquisar bastante a respeito. Desde já agradeço.
o sistema de lucro real é melhor para as microempresas?
Elizabete muito provavelmente para as microempresas o regime tributário do simples seja mais vantagem. Porém essa é uma análise muito superficial. Teria que analisar cada empresa individualmente, analisar o faturamento, atividade, folha de pagamento, as despesas. Assim calcular em todos os regimes e fazer um comparativo 👍
Boa tarde tenho uma empresa de Lucro presumido serviço a situação é o seguinte o cliente pagou a nota mais eu não tomei o crédito referente ao fato gerador o pagamento eu posso agora 3 meses depois tomar esse crédito
Boa tarde. Não entendi a pergunta. Tomar crédito de qual imposto ?
Quais as hipóteses que o Pis/Cofins poderá ser reduzido?
Bom dia Tamara. Tem produtos de pis e Cofins isentos, monofásicos etc. Tenho aqui no canal outro vídeo explicando isso.
Professor no caso de clinica medica qual o melhor regime?
Boa tarde Marlucia. Isso depende de algumas informações. Ex: faturamento, custo da folha de pagamento, despesas. Pode ser que seja no simples, porém tem que levar em consideração o fator R, para ver se encaixa no anexo III ou anexo V, lembrando que as alíquotas do anexo III e menor. Ou seja, tem que ter as informações, fazer o cálculo, simulando e analisar. Ok. Abraço 👍
Albert, uma empresa (lucro real) enviou um documento apresentando as alíquotas do PIS e COFINS. Eu devo exigir que a empresa apresente esse documento emitido pela receita (sped pis cofins)? Tem a ver com uma licitação para contratar empresa mão de obra terceirizada
Ravel, bem existem obrigações acessórias como o SPED contribuições que vc demostra apuração é recolhimento do pis e Cofins.
@ muito obrigado
Muito bem explicado, obrigado.
Me inscrevi no canal.
No ramo de supermercado, com faturamento de 140.000,00 por mês compensa sair do simples e virar lucro teal? Por favor fala sobre o inss sobre folha de pagamento. Obrigado.
Obrigado Reginaldo. Em relação a sua pergunta uma grande chance de sim, mas isso é superficial, tem que fazer cálculo e analisar cada item, tributação item a item, e tb verificar a legislação do seu estado, por exemplo para ver se tem isenção. Tipo: produtos da cesta básica 👍
@ ok. Obrigado
Albert,
1°)Quanto a base de calculo, informa que o Fato Gerador é o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil, ou seja Faturamento bruto + outras receitas, quais seriam essas outras receitas, exemplos?
2°)Receitas financeiras (exceto Juros sobre Capital Próprio) e Rec da venda de bem do ativo imob, não entram no cálculo a crédito né isso?
3°)Despesa se aluguel de imóvel a PF, não entram no cálculo a débito né isso, só PJ?
4°) Quanto ao valor de desp com ICMS s/ vendas eu excluo da base de calculo do Pis/cofins n cumulativo, qual procedimento?
Bom dia.
1- apuração de Pis e Cofins:
A) regime cumulativo: receitas da atividade
B) regime não cumulativo: total das receitas = faturamento + outras receitas (ex: locação)
2- em relação as exclusões ( lei n. 12.973/2014 a partir de 2015 - apuração não cumulativo)
3- na apuração não cumulativo. Se vc alugar algo de PJ vai lhe gerar um crédito em sua apuração.
4- esse última pergunta. E bom consultar um Adv tributário, pois isso ocorre através de decisão judicial, isso já está pacificado 👍
Preciso de ajuda como calcular Pis/Cofins não-cumulativo empresa Comercio Varejista de Gás
O varejo de gás e incidência monofásica. Ou seja, não se recolhe pis e cofins em sua venda. 👍
Albert, muito bom seu vídeo. Tirou muitas duvidas que eu tinha. Porem, a questão do recolhimento para o regime Lucro Presumido, me gerou uma duvida: A base de calculo será sempre a receita bruta, independente do produto ser "aliquota zero", "monofasico", "isento"?
João. Boa pergunta, vc tem que excluir da base de cálculo os produtos monofásicos, os isentos. Blz 👍 só vai tributar os normais tirando essas exceções
Gente isso tem um volume de valores monstro. Duvido oo govs estaduais abrir mao deles.
As pessoas Jurídicas Isentas entram no cumulativo o não cumulativo?
Boa tarde. Nao entendi muito bem a pergunta?
Se vc pôde-se da um exemplo.
Vc quiz dizer vender um produto isento de Pis e Cofins.
PIS e cofins cumulativo entra no simples nacional?
Vc paga pis e Cofins no simples.
Mas a apuração e recolhimento do lucro presumido ou real é diferente do simples.
Olá pessoal estou com dúvida em uma questão!
Na lógica da tributação podemos verificar que existem dois regimes principais: cumulativo e não cumulativo. Especificamente sobre o regime cumulativo podemos afirmar que:
Alternativas:
a) No regime não cumulativo as alíquotas de PIS e COFINS são respectivamente 1,65% e 7,60%.
b) A pessoa jurídica opta por esse regime para realizar o aproveitamento de créditos sobre as transações anteriores.
c) Deve contabilizar como despesa direta os pagamentos referentes a Cofins.
d) O regime está diretamente ligado a receitas e transferências correntes e de capital.
Alternativa correta: Letra D
Professor, qual a diferença de regime não cumulativo e substituição tributária no Pis e Cofins? Obrigada.
Boa tarde. Regime não cumulativo consiste em deduzir, utilizar os créditos apurados em relação as entradas, custos, despesas em relação ao seu débito da saída.
Já a substituição tributária de Pis e Cofins que são especificamente de alguns produtos como, cigarros, veículos e álcool. É uma forma de apuração desses impostos de maneira antecipada cálculo de acordo com o preço fixado para venda no mercado
Tóper
Obrigado Livia 🤝
Quando eu compro no Regime do Lucro Real eu faço em regra geral:
D-Mercadorias
D-Icms a Recuperar
D-Pis a Recuperar
D-Cofins a Recuperar
C-Banco/Caixa...
Gostaria de saber como fica esse mesmo lançamento de compra quando a empresa está no lucro presumido?!
Boa tarde. No presumido vc vai tirar desse lançamento o pis e cofins a recuperar, pois modalidade cumulativa vc paga sobre a receita, na entrada não gera crédito. Ok
@
Boa tarde, ficaria então:
D-Mercadorias
D-Icms a Recuperar
C-Caixa/Banco...?
Ou seja, ainda faço abatimento de ICMS a Recuperar x Recolher?
Thamyres. Sim 👍
Não confundir, apuração de lucro real e presumido e em relação aos impostos federais.
O regime de apuração normal do ICMS, continua sendo apurado- não cumulativo, crédito - débito.
A não que ser seja optante pelo simples nacional, mercadoria com substituição tributária. 🤝
@
Ok. Muito obrigada👏