"O Básico Funciona" - Exercícios Múltiarticulares ou Exercícios Monoarticulares? Qual a sua Opinião?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 30 июл 2022
  • 🧑‍🎓 TEF Play - Cursos para Acadêmicos e Profissionais de Educação Física Musculação e Personal Trainer
    👉 bit.ly/tefplay
    Curso Online de Musculação do Treino em FOCO
    👉 bit.ly/musculacaoemfoco
    💻 Portal de cursos online do Treino em FOCO
    Crie um usuário gratuito na plataforma e receba gratuitamente acesso a uma vitrine gratuita com 4 cursos do TEF Play liberados
    👉 cursos.treinoemfoco.com.br/au...
    INSCREVA-SE
    Nosso canal TEF Musculação 👉 bit.ly/36uLBIl
    Descubra MAIS CONTEÚDOS do Treino em FOCO 👇
    🧠 Confira mais aulas em Nosso Site
    www.treinoemfoco.com.br
    Tags: Educação Física, Exercícios, Exercícios de Musculação, Biomecânica, Fisiologia, Fisiologia do Exercício, Anatomia, Cinesiologia, Personal Trainer, Musculação, Treino em FOCO, Pontos de descanso, Intervalos de Descanso, Variáveis de Carga, Hipertrofia, Eletromiografia, Emagrecimento, Exercícios Abdominais, Abdominal, Agachamento, Supino, Elevação Pélvica, Puxada, Calistenia, Treino, Treinamento, Avaliação Física, Antropometria, Postura, Avaliação Postural, Correção Postural.
  • СпортСпорт

Комментарии • 55

  • @canaltreinoemfoco
    @canaltreinoemfoco  Год назад

    Você é da área de *Educação Física?* Conheça a *Comunidade TEF Play* www.treinoemfoco.com.br/play/
    Domine a *Prescrição de Treino,* Biomecânica, *Fisiologia,* Anatomia e todos conteúdos necessários para você ser uma Autoridade na área de *Musculação e Personal Trainer*

  • @matheusbc7883
    @matheusbc7883 2 года назад +29

    Gosto muito do Prof. Paulo Gentil, mas ele e alguns outros deveriam ver esse vídeo, e aprender a discutir tal tema sem essa "paixão/torcida". Bom trabalho TEF, vocês são diferenciados.

    • @c.josbravo1523
      @c.josbravo1523 2 года назад

      Kkkkkk penso exatamente o mesmo.

    • @markreldsilvaalves3188
      @markreldsilvaalves3188 2 года назад +1

      Exercícios multiarticulares forem feitos corretamente e até o limite das repetições não há necessidade de adicionar exercício monoarticular levando em conta a qualidade e não quantidade !

    • @MateusAlves-qe5jp
      @MateusAlves-qe5jp 2 года назад +2

      Exatamente. Eu ainda sigo o Professor Paulo, mas não concordo com todos os princípios dele.

    • @jadirbalthar2598
      @jadirbalthar2598 2 года назад +1

      Pra fazer o que o João recomenda, é preciso ter humildade..m

    • @vinicruz77
      @vinicruz77 Год назад

      Paulo Gentil é arrogante e debochado. Um fanfarrão .

  • @lulikepanda
    @lulikepanda 2 года назад +9

    Perfeitas afirmações professores. Às vezes por afinidade a alguma forma de trabalhar, o professor pode cair em uma armadilha. Acredito que o ideal é você ter conhecimento suficiente para aplicar de acordo ao gosto e/ou realidade do aluno.

    • @lulikepanda
      @lulikepanda 2 года назад +1

      Só para exemplificar. Se um aluno só pode treinar duas vezes na semana, eu posso dar preferência aos exercícios multiarticulares. Como disse acima, cada caso é um caso e podemos explorar todos esses conhecimentos a nosso favor, sem torcida.

  • @pedrogoncalves2165
    @pedrogoncalves2165 2 года назад +4

    Creio que, a depender da pessoa, os cabem os três cenários: apenas básicos, mix de mono e multiarticulares e apenas isolados. Dependerá de vários fatores: o objetivo do aluno (força, hipertrofia, potência, endurance, funcional...), o volume load (um iniciante pode não precisar de isolados), a frequência semanal (talvez optar por estímulos mais gerais para pessoas com menor frequência), entre outros fatores. Para um aluno que busca hipertrofia, me posiciono a favor da mescla e até mesmo de isolados apenas em alguns casos, visto que na prática nem sempre queremos hipertrofia geral, mas sim localizada. Muitos dos praticantes de musculação querem um corpo bonito esteticamente e não apenas grande e, por isso, a escolha dos exercícios pode ser importante, uma vez que conseguimos "direcionar" a hipertrofia na busca de um corpo equilibrado, estético.
    Por exemplo, um agachamento é um incrível exercício, que possibilita uma grande hipertrofia em vários músculos. No entanto, o que fazer no caso de um aluno que tem uma genética muito mais favorável para ganhos de musculatura da coxa e pouco favorável para hipertrofia de glúteos? O uso do agachamento não corrigirá a disparidade entre as musculaturas por mais que façamos mudanças na execução. Dessa forma, uma das alternativas pode ser o treinamento isolador de glúteos e até mesmo um destreinamento da musculatura do quadríceps, a fim de ter uma hipertrofia maior nos glúteos em relação ao quadríceps e, consequentemente, "corrigir" a disparidade entre os músculos supracitados.
    Esse é apenas um dos argumentos para a mescla/ uso de isolados. No âmbito do treinamento para ganho de força/ potência, os isolados ainda tem a função de melhorar a força em determinadas regiões do "range of motion", possibilitam também o equilíbrio da força entre o motor principal e as musculaturas sinergistas/agonistas, permitem exercitar o músculo alvo em amplitudes que não são atingidas pelos exercícios básicos... entre outras vantagens.

  • @marcelodomingues9182
    @marcelodomingues9182 2 года назад +3

    Como tenho pouco tempo, espaço, dinheiro e meu foco é o condicionamento pro futebol, faço calistenia, que é mais múltiarticular, mas não tenho preferência.

  • @pedro-gz3rv
    @pedro-gz3rv 2 года назад

    Show mestre ! 💪🏼👊🏼

  • @jayronsantos3141
    @jayronsantos3141 Год назад

    muito bom, treino em foco é show

  • @alexanderassis8213
    @alexanderassis8213 2 года назад +1

    Excelente assunto pra nós profissionais da área,concordo com o o que foi colocado sobre o outro canal que o colega postou q afirma que não precisa treinar exercícios isolados,mas na academia dele tem aparelhos como rosca Scott,cad. extensora e por aí vai.E na academia em q trabalho há anos,já fizemos um teste.o prof da manhã só passava treinos compostos e pela noite eu colocava além dos compostos somava com os isolados.Resultado: os alunos da noite tiveram maior hipertrofia,principalmente nos músculos superiores.

  • @ritinhasantiago4587
    @ritinhasantiago4587 2 года назад +2

    Boa noite 💪🏾

  • @jeantorres5586
    @jeantorres5586 2 года назад

    The site is really reliable, I already bought it.

  • @davidvega4362
    @davidvega4362 2 года назад +1

    Utilizo ambos entrenamiento siempre empiezo por el Multiarticulares y luego paso a los Monoarticulares, creo que la prioridad es la Multiarticular!

  • @fabriciosantospersonaltrai8744
    @fabriciosantospersonaltrai8744 2 года назад +1

    Muito boa a análise professor!!!
    Esse foi exatamente o tema que eu fiz o meu artigo de revisão em 2020, para a Pós Graduação em Treinamento de Força.
    Ainda não publiquei mas estou preparando junto ao meu orientador para publicar.
    As conclusões dos meus estudos foram bem similares à do estudo mostrado no vídeo do canal. Mostrou-se uma tendência de uma importância maior dos exercícios isolados em indivíduos treinados, tendo em vista principalmente o conceito de hipertrofia não uniforme (porções diferentes de um mesmo músculo). No entanto, para indivíduos destreinados, a maioria dos estudos sugere um efeito muito parecido dos multi VS mono na magnitude da hipertrofia muscular.
    Além disso, tem diversos outros critérios a serem levados em conta, como genética, limitação dos estudos , princípio da variabilidade, etc.
    Concordo com.o professor João Moura, que esse tema é analisado muito com paixão por alguns pesquisadores "gurus". Acredito que é preciso que se analise a experiência prática de atletas que visam a hipertrofia para melhorar o rigor dos estudos científicos a esse respeito.

  • @felipeguimaraes1500
    @felipeguimaraes1500 2 года назад +2

    TUDO depende! Qual os objetivos? É interessante utilizar os dois tipos para potencializar os resultados!

  • @canaldoxandao186
    @canaldoxandao186 2 года назад

    Boa noite , sou aluno play e cada dia eu aprendo mais com vocês. Parabéns 🏋‍♂️

    • @canaltreinoemfoco
      @canaltreinoemfoco  2 года назад

      Muito obrigado. Nossa busca no treino em foco play é ajudar a evoluir.

  • @emanoelbrito1970
    @emanoelbrito1970 2 года назад +1

    Acho que está certo essa lógica. Venho aplicando nos treinos dos alunos nesse formato de multi com mono e tem apresentado bons resultados não só na satisfação dos alunos como hipertrofia.

  • @carolinaalbuquerque1036
    @carolinaalbuquerque1036 Год назад

    Como sempre a equipe do treino em foco se dedicando de maneira admirável à Educação Física! :)
    Sobre o tema, meu critério é uma excelente anamnese, olhar para o aluno, enxergar a pessoa e elaborar a prescrição que mais se adeque àquele caso.
    Vejo muitas prescrições "Chico Xavier" onde o professor prescreve só de olhar a cara da pessoa... Por isso muitos "torcedores" fervorosos. Isso é preguiça de racionar. Falta de empatia, respeito e ética para com o ser humano que está ali confiando que nós, profissionais de Educação Física, remos prescrever o que há de mais adequado.
    Portanto, ter conhecimento e saber ler a anamnese é fundamental.
    Na média, e toda média tem seu desvio padrão 😅, para iniciantes priorizo exercícios multiarticulares por terem maior demanda energética, recrutamento muscular mais amplo, que irá gerar maiores adaptações neurais e que me possibilitam não exacerbar o volume de treino.
    Já indivíduos em processo de treinamento, agrego exercícios monoarticulares gradualmente de acordo com as necessidades mais evidentes observadas por mim em relação ao aluno. Exemplo: valgo dinâmico ao agachar devido fraqueza de glúteos. Neste caso tento enfatizar a musculatura que precisa ser mais estimulada para uma melhora geral no desempenho.
    Individuos treinados, utilizo de forma bem mesclada multi e mono. Buscando variabilidade de treinamento, alavancar volume-load, métodos de treino como pré exaustão e etc.
    Sempre dependerá do indivíduo, e não dá minha paixão por glúteo no cabo ou abdominal vela ou hipertrofia ou força ou qualquer coisa.

  • @Almirjos3
    @Almirjos3 2 года назад +1

    Eu acredito que o melhor método é aquele que a pessoa se adapta ou precisa.
    Eu não tenho flexibilidade pra fazer um stiff com uma amplitude razoável, então não executo, faço somente a cadeira flexora enquanto vou melhorando a minha flexibilidade de posteriores. Eu sempre que ia pro supino como primeiro exercício falhava por causa do tríceps, então agr coloco um monoarticular pra peito antes do supino, conseguindo a falha de peito no supino.
    Ao meu ver o melhor é combinar, até pra tornar mais lúdico o treino e com mais variações pra que o praticante não enjoe do esporte. Ou ainda pra suprir deficiências específicas, de repente o sujeito só fazendo agachamento e leg press não consegue uma hipertrofia de glúteo que ele gostaria, então vale uma elevação pélvica tmb. Tudo depende do contexto.

  • @hulkfuleirohulkfuleiro8551
    @hulkfuleirohulkfuleiro8551 2 года назад

    Vcs como sempre, referências para nós da área..parabens Familia treino em foco! Cadê o Munrrah..

    • @canaltreinoemfoco
      @canaltreinoemfoco  2 года назад +1

      Muito obrigado Hulk Fuleiro... Murrah esta hibernando ... logo voltará kkk

  • @franciscovictor.personal
    @franciscovictor.personal 2 года назад +6

    Tenho acompanhado o canal recentemente e parabenizo o trabalho e divulgação de vocês. Fazem um trabalho honrável em nossa área.
    Comentando sobre o os exercícios: ambos sabemos que são altamente benéficos, mas claro que a aplicabilidade de isolado/integrado vai depender do cliente, do momento da preparação física que ele está e da circunstância. Eu acredito fortemente que aplicando os exercícios isolados/integrados os resultados são muito mais potencializados, principalmente quando o objetivo é hipertrofia.
    Eu particularmente prefiro aplicar exercícios integrados porque no meu contexto meus alunos treinam menos vezes na semana e otimizo com o volume total de treino, variável importantíssima para quem tem pouca disponibilidade de treino na semana.

  • @Cardonefreelife
    @Cardonefreelife Год назад +2

    Para quem não é atleta e prefere saúde à estética:
    Seg e qui: Barra fixa, remada cavalinho com terra e stiff.
    Ter e sexta: Supino, paralela e agachamento.
    Tá ótimo!

    • @mariadodge9577
      @mariadodge9577 Год назад +1

      Estou tentando descobrir um treino eficaz e rápido. Fiz uma avaliação na academia e o personal me passou um treino de 2 horas de duração 😱. Não vou fazeeeer kkkk não quero morar na academia

    • @Cardonefreelife
      @Cardonefreelife Год назад +1

      @@mariadodge9577 Seu foco deve ser membros inferiores.
      Os principais exercícios são:
      * Agachamento
      * Stiff
      * Agachamento búlgaro
      +
      # Pantu

    • @brunoteixeira5703
      @brunoteixeira5703 Год назад

      ​@@mariadodge9577 treino corpo inteiro com os muliaticulares 3x na semana em dias alternados talvez funcione.

  • @leonardol.hickmann3690
    @leonardol.hickmann3690 2 года назад

    Uma das minhas estratégias
    Bastante bi-sets, multi, depois um mono
    Top o video!!!

  • @boasnovasjb
    @boasnovasjb 2 года назад +1

    Eu tive uma ganho expressivo quando isolei meus treinos de costas...

  • @lfelitetreino
    @lfelitetreino 2 года назад +1

    Bom ja se sabe que o músculo que treinamos primeiro tem um aumento na hipertrofia muscular ... porém quando falamos de multiarculares como puxadas e remadas ou mesmo os supinos e variações os músculos sinergistas entram para auxiliar, porém penso da seguinte forma conexão mente músculo se o treino é focado nas costas nossa concentração será no mesmo o biceps vai auxiliar porém não é focado em biceps e sim coadjuvante, nessa seara gosto de pensar tudo depende, do cliente, do tempo de treino, se é um indivíduo que quer trabalhar mais os braços, acrescenta 1 no máximo 2 exercícios isolados, caso contrário não vejo necessidade, o que as pessoas precisam colocar na cabeça é o profissional tem que se adaptar ao cliente e não o contrário, as vezes as discussões não fazem sentido algum quem vai determinar o que melhorar no corpo é o cliente já na Anamnese, e cabe ao profissional entregar o que o cliente/aluno precisa esse é o pensamento que tenho e entrego para todos os alunos/clientes... O estudo nos fornece um norte porém no final quem vai determinar isso é o dia a dia e o cliente principalmente, se o mesmo te perguntar por que não tem biceps isolado no treino dele você explica, porém se o mesmo quiser treino de biceps você você vai colocar ? ....
    Outra questão dizem que o agachamento é um movimento completo trabalha a parte da frente e de trás, se for assim não tinha máquinas focadas para os isquiotibiais, temos que analisar o contexto e ver o que é melhor para cada um!
    Ótimo vídeo obrigado a todos !

  • @FERNANDAsouza-en6bd
    @FERNANDAsouza-en6bd 2 года назад

    Boa noite! Procurei nos vídeos e não achei nenhum do hack articular. Queria ver as diferenças de torques dele pro linear.

  • @eduminsky
    @eduminsky 2 года назад

    Tudo também é uma questão de como aplicar aquele exercicio. Fazer um clusterset de agachamento pode sobrecarregar demais quadril e lombar, já numa cadeira extensora pode agregar muito para a evolução da musculatura. Nem 8 nem 80, na academia tem espaço para ambas as metodologias serem aplicadas. Tudo depende do objetivo do praticante bem como seu nivel dentro da musculação.

  • @fernandodomingosdasilva534
    @fernandodomingosdasilva534 Год назад

    Quero saber,a diferença dos exercícios mono articular e muitiarticular para os idosos hipertensos

  • @andsonpaulopaulo7130
    @andsonpaulopaulo7130 2 года назад

    Hipertrofia não uniforme tem ave com as ações muscular estudos mostram que com mesmo exercícios mundando as velocidades de movimentos vai ter diferentes hipertrofia na parte distal e proximal

  • @matheusperso5423
    @matheusperso5423 Год назад

    Acredito que os multi articulares devem ser únicos para quem compete em alguma categoria de força, ou não liga para simetria, porque os multi articulares acrescentam ângulos e eixos que daria uma hipertrofia mais homogênea.

  • @vanderleydiney6977
    @vanderleydiney6977 Год назад

    Bom dia senhores, vocês poderiam estar trazendo estudos sobre esse sapinho que vocês tanto falam?

  • @yagotrierweiler
    @yagotrierweiler 2 года назад

    Esse é um bom tema pra reflexão. Infelizmente só tive acesso ao resumo do artigo, que por sinal parece bem controverso "subgroup analyses showed no effect on results when stratifying studies according to combined SJ + MJ versus MJ training alone, as well as under volume-equated or nonequated conditions. However, scrutiny of individual studies in conjunction with related indirect evidence collectively indicate that SJ exercise may provide the ability to preferentially hypertrophy muscular subdivisions, potentially promoting more complete muscle development". Os autores/revisores não encontraram diferença na hipertrofia combinando mono e multiarticulares em comparação com a utilização de apenas multiarticulares, porém sugerem que evidências indiretas indicam que o exercício isolado pode fornecer a capacidade de hipertrofiar preferencialmente as subdivisões musculares, potencialmente promovendo um desenvolvimento muscular mais completo. A questão agora é saber que evidências são essas e o que os autores entendem como desenvolvimento muscular mais completo. Infelizmente esse resumo não ajuda muito.

  • @JoseAlves0007
    @JoseAlves0007 2 года назад +1

    Exercícios são ferramentas, essa dicotomia e essa busca de um melhor ou pior universal me parece perca de tempo. Existem situações que os monoarticulares são importantíssimos e outras que os multiarticulares são preferência, cabe ao profissional avaliar caso a caso (objetivo, nível de condicionamento, estado de saúde, necessidades, etc.) e deliberar quanto a melhor ferramenta para utilizar em cada situação. A escolha da ferramenta vem depois de entender o problema. Mono e multiarticulares podem ser utilizados juntos para potencializar resultados, não precisam ser excluído, até porque temos evidências científicas que suportam o uso dos dois tipos de exercícios para diversos desfechos.

  • @divercbs76
    @divercbs76 2 года назад

    O legal do multiarticular é o fortalecimento de músculos estabilizadores, mas para o músculo alvo em si, não faz diferença, haja visto que muitos bodybuilder preferem máquinas a alguns exercícios multi...até por conta da possibilidade de usar mais cargas e diminuir a chance de lesão, a exemplo o supino.

    • @kosou5297
      @kosou5297 Год назад

      Nunca se compara um hormonizado com um natural

  • @ritinhasantiago4587
    @ritinhasantiago4587 2 года назад +2

    Algo relevante seria a ordem dos exercícios, correto?

  • @arlenemoura244
    @arlenemoura244 Год назад

    Acredito muito na variabilidade de estímulos, qdo se trabalha exercícios mutiarticulares e monoarticulares . O glúteo, por exemplo, por ser um músculo que aguenta pancada e bastante preferido por nós mulheres, qto mais estímulos melhor. Começar com exercícios isolados como pré ativação, para em seguida entrar com uma boa sequência de exercícios multiarticulares, pra mim é bastante válido para atingir hipertrofia muscular, e finalizar , se possível com mais algum isolado pra terminar de destruir, pra mim funciona igual cereja do bolo. Porque se for trabalhar só no básicao, me desculpe querida, é melhor ficar em casa 😉

  • @lucasmatos3879
    @lucasmatos3879 2 года назад +1

    viés de confirmação é um grande problema

  • @gsbgsbauer
    @gsbgsbauer 2 года назад

    treino FULL BODY. corpo inteiro.
    adoooorroooooooo
    basico não .
    tradicional, apoio, supino, agachamento, stiff, leg, barra, remadas, puchadas, flexoes joelho....
    ehehehehehe
    sapinho---- pelo amor de deus !!
    isolado,,,, somente para especificidades ou necessidades mais especiais devido a limitações de cada individuo.

  • @SrPeevish
    @SrPeevish 2 года назад

    Tudo é flaxflu, hoje em dia

  • @rodrigofabrigym7707
    @rodrigofabrigym7707 2 года назад

    Sapinho???? 🤦