Fernanda, parabéns pela didática, pelo trabalho empenhado e pela generosidade em compartilhar conhecimento. Foi um programão de sábado à noite para alguém que está fazendo Análise Multivariada de Dados pela primeira vez e não tinha noção de por onde começar. Valeu e ansioso por mais vídeos!!!
Muito obrigado! Já assisti a alguns dos vídeos e todos eles me ajudaram muito. Não tenho o costume de curtir e comentar em nada no RUclips, nem de me inscrever nos canais. Fiz questão de me inscrever no seu canal, curtir os vídeos que assisti, e agora de fazer esse comentário de agradecimento. Abraços!
Obrigado DEMAIS por ter esclarecido esses conceitos! Por favor, continue com a série sempre que possível, você está desmistificando o "monstro" que havia em minha mente haha
Obrigada pelo feedback! :) Vou continuar com a série, sim. Por enquanto há três vídeos na playlist, mas tenho muuuito conteúdo planejado pra ela! Fico feliz de saber que esse conteúdo está sendo tão útil!
Fernanda, muito obrigado. Sua didática é fascinante e impressionante. O cuidado estético com os gráficos e apresentações no geral são de muito bom gosto (clean) também.
Eu nao consigo parar de ver seus vídeos Absolutamente perfeitos Fiquei mega feliz quando lembrei que já tive aula com você por alguns meses no CUJA Um abraço!!!
Fernanda, você é superdidática! Sugestão: preparar uma video aula sobre como interpretar dados estatísticos em um paper. Com exemplos do uso "para o bem" e "para o mal". Interpretar um artigo é superimportante pois, através destes, formamos e propagamos informações e tomada de ação.
Fernanda, parabéns pelo conteúdo e por sua didática! Acompanho tanto por aqui quanto nas publicações do Instagram, saiba que tem me ajudado muito nessa longa e complexa saga com a estatística. Você é demais!
Explica muito bem .E vai até aos detalhes e pormenores. Para além disso, tem disponíveis material para baixar o que constitui uma excelente forma de aprender mais solida e rápida. Espero que continue com a lista de reprodução.
Parabéns pelo material Fernanda. Cheguei aqui no canal pesquisando material do R e estou maratonando todos os vídeos. Sua forma de ensinar é muito esclarecedora!!!
Ótimo trabalho Fer, acompanho seus vídeos desde 2018. A produção e o conteúdo melhorou absurdamente. Só um comentário... No minuto 12:24 ao descrever o desvio padrão do grupo com doença hepática você acabou lendo o valor da média. Claro que todos entendemos e que isso não prejudica em nada sua aula. Quis apenas destacar isso ok? Abraços
Fer, continua com as aulas teóricas. São muito boas. Seria legal um vídeo sobre amostragem e distribuições de prob., principalmente aquelas pra variáveis contínuas, como a de Fisher, qui quadrado, Gama. Nao acho muito vídeos (bons) em português sobre o assunto.
oi, fernanda! um video teorico, bem filosofico mesmo, sobre o significado de graus de liberdade seria maravilhoso! nunca entendi esse negocio, nao! Esse serie de teoria esta demais!
Eu acabei não gravando esse vídeo de grau de liberdade. Mas tem um bem nessa vibe mais filosófica no curso que eu vou lançar na metade do ano. É um curso com a parte prática, mas bastante fundamentação teórica. Se tiver interesse, vou dando notícias no instagram: instagram.com/estatisticaaplicada
Obrigada! Já tinha desistido de entender mas sua didática é incrível, a gente entende mesmo achando que não tá entendendo (pq traumatizada) e dá um calorzinho do peito. Até acho que gosto de estatística agora 😱 Obrigada! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻❤️
Fernanda, uau! Que aula sensacional! Acabei de descobrir seu canal, seus vídeos, suas aulas, e estou me questionando por onde eu andava nos últimos quatro anos, se eu realmente queria aprender estatística... Já favoritei, curti e comecei a seguir seu canal no Instagram, porque o mínimo que eu devo fazer a partir de agora é recuperar o tempo perdido! Parabéns pela excelente didática e pela competência! Sensacional!
Nunca comentei nada em aulas, mas nessa aqui eu precisei comentar. Você respondeu muitas dúvidas minhas! Sério, que didática perfeita, que vídeo ótimo. Dá até gosto de aprender estatística Uma dificuldade que eu sempre tenho é de distinguir quando é pra usar um teste t pareado ou independente. Mesmo vendo exemplos, eu ainda sinto dificuldade...
Ahh, muito obrigada por esse feedback, Vinícius!!! Com relação a escolha do teste, eu explico isso com detalhes nessa live com as R-Ladies. É um vídeo mais extenso, mas beeeem completo: ruclips.net/video/EtV3_3aN884/видео.html
Muito bom! Gostei bastante e entendi alguns conceitos que faltaram em outros vídeos que já assisti. Gosto dessa abordagem mais filosófica para entender o porque e o significado dos conceitos. Parabéns!
Eu estou assistindo todas as suas aulas. Sua didática é excelente. Eu amo números. Eu sou graduada em Eng. De telecomunicações e, agora estou no desafio da graduação de ciências sociais e precisando rever a estatística e aprendendo a mexer o SPSS. Gratidão por compartilhar seu conhecimento!
Olá Fernanda! Fantástica a sua intenção de auxiliar de forma mais didática o entendimento da estatística! Parabéns! Realmente não se encontra facilmente explicações como as suas. Estou pesquisando tudo o que puder sobre Regressão Linear para Avaliação de Imóveis, que também envolve análise de hipóteses. Gostaria de obter exemplos sobre como definir a hipótese nula para essa aplicação (a avaliação imobiliária). Se tiver algo que possa ajudar, será ótimo. Obrigado! Marcos Almeida.
Oi, Marcos, na verdade tudo depende da sua pergunta experimental. Mas, sempre para a regressão linear a hipótese nula será de que aquela variável independente não tem efeito sobre a dependente (a que a gente pretende prever). Por exemplo, imagine que você quer construir um modelo para a previsão dos preços de casas (o preço seria sua variável dependente) e as variáveis independentes seriam as que você considera relevante (por exemplo, o bairro, a metragem). O modelo te daria a resposta se cada uma dessas variáveis está tendo efeito sobre o preço.
Parabéns pela explicação! Eu só faria um ressalva, o termo aceitar a hipótese nula é filosoficamente incorreto, pois não se pode aceitar uma hipótese baseada apenas em evidências amostrais. E ainda existe um erro associado a todo teste de hipótese. O correto seria Rejeita H0 ou Não Rejeitar H0. Abraço
Não tenho intenção de produzir esse conteúdo tão logo. Mas recomendo esse post, muito explicativo: www.google.com/amp/s/blog.minitab.com/pt/quais-sao-os-graus-de-liberdade-nas-estatisticas%3fhs_amp=true
Olá, um pouco antes desse momento 27:38 do vídeo vc menciona sobre uma série de artigos sobre poder de efeito, poderia passar os links dos artigos, drinque já se passaram dois anos mas se puder agradeço. Ademais parabéns pelo canal, e pela disposição em passar seus conhecimentos. Obrigado
Não. São coisas diferentes. Eu explico isso melhor nos outros vídeos da playlist de vídeos teóricos. O erro do tipo I é dado pelo nível de significância (alfa). O p é a probabilidade de obter aquele resultado ou um resultado ainda mais extremo, dado que a hipótese nula é verdadeira.
@@FernandaPeres eu tinha um professor que dizia que os grandes Estatísticos se remexem no túmulo quando a gente fala aceita no lugar de não rejeita kkkk , daí não resisti a provocação, mas te entendo, a gente vive tentando deixar mais claro para nossos alunos. Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!!
Nesse caso, como foi feito um teste t, a gente usa a função para distribuição t (o valor de p seria obtido por outras funções, se o teste fosse outro). Se não me engano, é =dist.t.bc() e aí nos argumentos você vai colocar o valor do t calculado e dos graus de liberdade.
Essa discussão está no vídeo anterior, como eu explico no começo, o Uma doutora toma chá. Eu não explico os cálculos porque estão fora da proposta, mas você encontra na descrição um link para um post no meu blog que eu explico os cálculos.
Olá, Fernanda. Parabéns pelas aulas! O teste bi e unicaudal devem ser utilizados nos testes nao parametricos? Quando rodamos um mann-whitney no SPSS não aparece se o teste é bicaudal ou monocaudal. Como interpretar? Obrigado.
O SPSS sempre libera o bicaudal, a menos que esteja escrito que não (mas não me lembro de nenhum caso que ele não libere o bicaudal). Aí, se você quiser o unicaudal, você divide o valor de p por 2. Na maior parte dos testes, inclusive o Mann-Whitney, aparece algo como "2-tailed sig.", para indicar que é o bicaudal.
Olá. Fernanda. Tudo bem? eu tenho uma dúvida. Se eu invertesse grupos, o resultado de t mudaria? digo se eu falasse que o grupo A seria agora o Grupo B, como isso influenciaria os meus calculos e os resultados? digo porque dai o valor de t nao ficaria negativo dai. Desde já obrigado
Só inverte o sinal do t. Como a distribuição é simétrica, o p segue sendo idêntico. E aí a interpretação do valor de t, claro, depende da ordem em que as médias foram inseridas na fórmula. Mas seguiria tudo igual.
Oi! Amei a aula! Está me ajudando muito. Mas eu fiquei com uma dúvida, eu preciso comparar as médias das respostas de dois grupos: pacientes e familiares. Os pacientes marcaram em uma escala de 0 a 10 o nível de queixa vocal, e os familiares também marcaram uma escala de 0 a 10 o quanto tem queixa da voz do paciente. Eu estou na dúvida se essas amostras são independentes ou pareadas, pq são dois grupos diferentes analisando a mesma voz. (São 27 pacientes e 27 familiares). O que você acha?
Oi, Hellen, são pareados. Porque vai haver uma correlação entre a nota dada pelo paciente e pelo familiar, já que eles estão avaliando a mesma pessoa. Dá pra fazer um paralelo com exames diagnósticos: se o mesmo paciente é submetido a duas metodologias diferentes de diagnóstico, são medidas pareadas. Vai haver correlação porque estão avaliando o mesmo paciente. Que bom que as aulas estão ajudando ♥️
Professora, da pra usar essa mesma fórmula para quando existe 1 amostra com 2 variaveis dependentes? Já calculei o R (correlação) e retornou 0,60(60%), mas ao interpretar a significância não retorna os valores corretos
Não, essa fórmula é apenas para uma variável dependente numérica e uma variável independente categórica com dois grupos. Talvez no seu caso o melhor teste seja correlação ou MANOVA.
@@FernandaPeres percebi. E que fui direto nos exercícios avanvados, antes de começar nos mais simples... No meu caso eu tenho X e Y com dependência de 60%, alfa 5%. Vou pesquisar esses metodos que você citou, muitíssimo obrigado. Aliás, você tem algum vídeo explicando esse caso meu?
To com uma dúvida: Fiz um teste que me dá dois valores de p (Lower-tail P > 0.001 e Upper-tail P < 0.999) qual devo usar? Esse teste foi significativo?
Gente! A Fernanda Peres sabe o porquê das coisas e sabe explicar com tanta clareza! Com foco, sem dispersão!
Estou nos 10min desse segundo vídeo e já te abençoei em voz alta 15 vezes!!!!!!! OBRIGADO DEMAIS.
Que bom que está te ajudando, Bruno ♥️
Parabéns pela didática!
Fernanda, parabéns pela didática, pelo trabalho empenhado e pela generosidade em compartilhar conhecimento. Foi um programão de sábado à noite para alguém que está fazendo Análise Multivariada de Dados pela primeira vez e não tinha noção de por onde começar. Valeu e ansioso por mais vídeos!!!
Excelente aula. Conhecimento e conteúdo interessante e útil. Ótima exposição e didática. Mais. Parabéns.
Tenho dito.
❤❤❤
Aula perfeita, agora faz muito mais sentido o que tento colocar na minha cabeça e não estava indo, obrigada
Professora incrível. Difícil encontrar alguém na academia explicando a estatística com tanta clareza. Obrigado, sempre.
Muito obrigado! Já assisti a alguns dos vídeos e todos eles me ajudaram muito. Não tenho o costume de curtir e comentar em nada no RUclips, nem de me inscrever nos canais. Fiz questão de me inscrever no seu canal, curtir os vídeos que assisti, e agora de fazer esse comentário de agradecimento. Abraços!
Muito obrigada, Samuel!! :)
Obrigado DEMAIS por ter esclarecido esses conceitos! Por favor, continue com a série sempre que possível, você está desmistificando o "monstro" que havia em minha mente haha
Obrigada pelo feedback! :)
Vou continuar com a série, sim. Por enquanto há três vídeos na playlist, mas tenho muuuito conteúdo planejado pra ela! Fico feliz de saber que esse conteúdo está sendo tão útil!
@@FernandaPeres Seus vídeos são nota 10. Parabéns!
Este canal é um achado!!! Fernanda Peres gratidão por compartilhar seu conhecimento.
@@PatriciaPereira-sp8vn Ahh, muito obrigada!! 🥰
Fernanda, muito obrigado. Sua didática é fascinante e impressionante. O cuidado estético com os gráficos e apresentações no geral são de muito bom gosto (clean) também.
Fernanda, suas aulas são excelentes, tenho aprendido muito.obrigada
Eu nao consigo parar de ver seus vídeos
Absolutamente perfeitos
Fiquei mega feliz quando lembrei que já tive aula com você por alguns meses no CUJA
Um abraço!!!
Oi, Sara, muito obrigada!
E que demais que fui sua professora no CUJA!
Lembro com muito carinho desse período que eu dei aula no CUJA 🥰
Fernanda, você é superdidática! Sugestão: preparar uma video aula sobre como interpretar dados estatísticos em um paper. Com exemplos do uso "para o bem" e "para o mal". Interpretar um artigo é superimportante pois, através destes, formamos e propagamos informações e tomada de ação.
Fernanda, parabéns pelo conteúdo e por sua didática! Acompanho tanto por aqui quanto nas publicações do Instagram, saiba que tem me ajudado muito nessa longa e complexa saga com a estatística. Você é demais!
Explica muito bem .E vai até aos detalhes e pormenores. Para além disso, tem disponíveis material para baixar o que constitui uma excelente forma de aprender mais solida e rápida. Espero que continue com a lista de reprodução.
acredito que seja uma das melhores didáticas que ví no youtube
Obrigada, Diego! :)
Parabéns Fernanda! Você tem uma forma incrível de ensinar.
Tem me ajudado muito a perder o medo pelo tema. Obrigada! 🥰
Fernanda, muitíssimo obrigada!!! Somente hoje, aprendi verdadeiramente, esses três conceitos! Deus te abençoe!!!
Parabéns pelo material Fernanda. Cheguei aqui no canal pesquisando material do R e estou maratonando todos os vídeos. Sua forma de ensinar é muito esclarecedora!!!
você salvou a minha OBF experimental. Não sei como agradecer
Além de estar me salvando, claro!😄
O melhor vídeo encontrado para essa aplicação! Parabéns, muito obrigada!
Parabéns!! O vídeo é fantástico e muito esclarecedor!!!
Excelente didática e conteúdo Fernanda! Parabéns pelo trabalho!
Excelente didática, parabéns pelo vídeo. Continue com a série!!
Muito Legal!!! Conteúdo excelente!!!
Excelente, Fernanda! Você é incrível, com boa didática e conteúdo claro e objetivo. Parabéns!
Esse conteúdo é bom demais! Caramba, isso merece ser conhecido pelo mundo!
Excelente explicação.....PARABÉNS.
Menina, vc é muito Boa pra explicar!
Excelente aula Fernanda. Obrigado.
Você é ótima! Por favor, continue com os vídeos são muito bons e esclarecedores!
Obrigada, Mariane! Vou continuar, sim! ♥️
Sensacional esse video!. Parabéns profe Fernanda
fernanda, parabéns pela aula! sinceramente, que didática voce tem para ensinar! muito obrigada! um grande beijo
Hiper didática. As aulas estão sendo demais...
Muito didático.
Excelente, Fernanda. Eu aqui assistindo super atento!
Fernanda, seu vídeo está perfeito. Muito obrigada.
Por favor, continue com os vídeos de teoria.
Oi, Michele! Obrigada! Pretendo continuar, sim!
As suas aulas são excelentes e de fácil entendimento!!........Parabéns!!!
Excelente. Parabéns!!!
muito obrigado, aula excelente!
Excelente! Estudando para compreender melhor artigos científicos.
que didática maravilhosa, Parabéns pelas explicações!!!
Show de bola!
Estou tentando fazer um trabalho de estatística e você está sendo uma luz. Muito obrigado, continue assim!
Prof, vim agradecer, graças a sua ajuda tirei 10 na prova
Ahh, que ótimo!! Parabéns! ❤️
Ficou claro Prfa Fernanda! Top demaiiiiisss kkkkkk
Ótimo trabalho Fer, acompanho seus vídeos desde 2018. A produção e o conteúdo melhorou absurdamente. Só um comentário... No minuto 12:24 ao descrever o desvio padrão do grupo com doença hepática você acabou lendo o valor da média. Claro que todos entendemos e que isso não prejudica em nada sua aula. Quis apenas destacar isso ok? Abraços
Ótima aula!! Obrigado
Massaaaa! Partiu próximo #maratonando
Hahahaha! Amei a empolgação ❤️
Fer, continua com as aulas teóricas. São muito boas. Seria legal um vídeo sobre amostragem e distribuições de prob., principalmente aquelas pra variáveis contínuas, como a de Fisher, qui quadrado, Gama. Nao acho muito vídeos (bons) em português sobre o assunto.
Excelente
Obrigado
oi, fernanda! um video teorico, bem filosofico mesmo, sobre o significado de graus de liberdade seria maravilhoso! nunca entendi esse negocio, nao! Esse serie de teoria esta demais!
Eu acabei não gravando esse vídeo de grau de liberdade. Mas tem um bem nessa vibe mais filosófica no curso que eu vou lançar na metade do ano. É um curso com a parte prática, mas bastante fundamentação teórica. Se tiver interesse, vou dando notícias no instagram: instagram.com/estatisticaaplicada
@@FernandaPeres eba! imperdivel!!!!
@@elinalima3894 😍😍😍
Muito legal
Perfeito !!!!
Muito bom, Fernanda! Show de aula! Gostei também das sugestões "éticas" - muito importante! Muito obrigado!
Obrigada! Já tinha desistido de entender mas sua didática é incrível, a gente entende mesmo achando que não tá entendendo (pq traumatizada) e dá um calorzinho do peito. Até acho que gosto de estatística agora 😱 Obrigada! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻❤️
Ahhh, que comentário maravilhoso! Muito obrigada! Ganhei o dia 🥰 E não tem como entender estatística e não se apaixonar por ela, hahaha!
Fernanda, uau! Que aula sensacional! Acabei de descobrir seu canal, seus vídeos, suas aulas, e estou me questionando por onde eu andava nos últimos quatro anos, se eu realmente queria aprender estatística... Já favoritei, curti e comecei a seguir seu canal no Instagram, porque o mínimo que eu devo fazer a partir de agora é recuperar o tempo perdido! Parabéns pela excelente didática e pela competência! Sensacional!
Obrigada!! ❤️
@@FernandaPeres ❤️
Nunca comentei nada em aulas, mas nessa aqui eu precisei comentar. Você respondeu muitas dúvidas minhas! Sério, que didática perfeita, que vídeo ótimo. Dá até gosto de aprender estatística
Uma dificuldade que eu sempre tenho é de distinguir quando é pra usar um teste t pareado ou independente. Mesmo vendo exemplos, eu ainda sinto dificuldade...
Ahh, muito obrigada por esse feedback, Vinícius!!!
Com relação a escolha do teste, eu explico isso com detalhes nessa live com as R-Ladies. É um vídeo mais extenso, mas beeeem completo:
ruclips.net/video/EtV3_3aN884/видео.html
Muito bom!!! Tá perfeita a explicação, perfeita e completa!
Parabéns Fernanda pela didática excelente! Muito obrigada mesmo pelo conteúdo!!
Obrigada!! ♥️
Excelente aula , me ajudou muito.
Muito obrigada por estes vídeos excelentes.
Vídeo sensacional, parabéns!!!
Depois de assistir 3 vezes e digo é entendi oq ela quis dizer
Sensacional a explicação, adorei.
Muito bom! Gostei bastante e entendi alguns conceitos que faltaram em outros vídeos que já assisti. Gosto dessa abordagem mais filosófica para entender o porque e o significado dos conceitos. Parabéns!
Que ótimo! Obrigada!
Adorei a aula!!! Muito obrigada
Muito legal, parabéns pelas aulas. Obrigada pelo conteúdo.
Eu estou assistindo todas as suas aulas. Sua didática é excelente. Eu amo números. Eu sou graduada em Eng. De telecomunicações e, agora estou no desafio da graduação de ciências sociais e precisando rever a estatística e aprendendo a mexer o SPSS. Gratidão por compartilhar seu conhecimento!
Excelente!
Olá Fernanda! Fantástica a sua intenção de auxiliar de forma mais didática o entendimento da estatística!
Parabéns! Realmente não se encontra facilmente explicações como as suas.
Estou pesquisando tudo o que puder sobre Regressão Linear para Avaliação de Imóveis, que também envolve análise de hipóteses.
Gostaria de obter exemplos sobre como definir a hipótese nula para essa aplicação (a avaliação imobiliária). Se tiver algo que possa ajudar, será ótimo. Obrigado! Marcos Almeida.
Oi, Marcos, na verdade tudo depende da sua pergunta experimental. Mas, sempre para a regressão linear a hipótese nula será de que aquela variável independente não tem efeito sobre a dependente (a que a gente pretende prever). Por exemplo, imagine que você quer construir um modelo para a previsão dos preços de casas (o preço seria sua variável dependente) e as variáveis independentes seriam as que você considera relevante (por exemplo, o bairro, a metragem). O modelo te daria a resposta se cada uma dessas variáveis está tendo efeito sobre o preço.
@@FernandaPeres , perfeto! Obrigado!
Excelente aula! Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Parabéns pela explicação! Eu só faria um ressalva, o termo aceitar a hipótese nula é filosoficamente incorreto, pois não se pode aceitar uma hipótese baseada apenas em evidências amostrais. E ainda existe um erro associado a todo teste de hipótese. O correto seria Rejeita H0 ou Não Rejeitar H0. Abraço
É, eu sei disso. Eu tento simplificar a linguagem para tornar mais acessível, e umas frases não tão precisas acabam escapando.
Você comentou sobre a série de artigos do grupo de Portugal sobre tamanho de efeito. Poderia dar mais informações sobre? Parabéns pelos vídeos!
Oi! Editei a descrição do vídeo para incluir essas três referências.
Muito obrigado Fernanda e Parabéns mais uma vez pelos vídeos
tem vídeo desse assunto em R?
Você falaria sobre o conceito de grau de liberdade? Muito pelo conteúdo!
Não tenho intenção de produzir esse conteúdo tão logo. Mas recomendo esse post, muito explicativo: www.google.com/amp/s/blog.minitab.com/pt/quais-sao-os-graus-de-liberdade-nas-estatisticas%3fhs_amp=true
@@FernandaPeres Muito obrigado !
Muito bom, professora. Obrigado!!
PERFEITO COMO SEMPRE!
Vídeo obrigatório para minha aula de métodos I :)
Olá, um pouco antes desse momento 27:38 do vídeo vc menciona sobre uma série de artigos sobre poder de efeito, poderia passar os links dos artigos, drinque já se passaram dois anos mas se puder agradeço. Ademais parabéns pelo canal, e pela disposição em passar seus conhecimentos. Obrigado
As três referências completas estão na descrição do vídeo ;)
Ótima aula! Parabéns!
Parabéns excelente trabalho!! Obrigado
Obrigada! ☺️
Que aula maravilhosa 😍
voce tem videos que fala sobre o intervalo de confiança quando usar formula para tamanhos maiores que 30?
Não tenho. Mas sei que no canal da professora Fernanda Maciel tem.
Meu deus essa mulher é perfeita. Preciso de uma foto sua para colocar no altar que irei construir pra ti.
HAHAHAHAHAHAHA ❤️
Muito bom. Gostei muito, qualidade. Existe alguma vantagem/desvantagem no uso doe excel em detrimento do spss?
Ah, o Excel não vai fazer alguns testes, mas em geral, para os principais testes, eles são equivalentes.
❤
... será o p a quantificação do erro tipo I?
Não. São coisas diferentes. Eu explico isso melhor nos outros vídeos da playlist de vídeos teóricos.
O erro do tipo I é dado pelo nível de significância (alfa). O p é a probabilidade de obter aquele resultado ou um resultado ainda mais extremo, dado que a hipótese nula é verdadeira.
Muito Bom Fernanda! Parabéns pelo trabalho!!! mas fiquei com uma dúvida :) não seria, não rejeita H0 ao invés de aceita...
Sim, Neusa, seria. Eu acabo falando aceita para simplificar, mas o correto é não rejeita.
@@FernandaPeres eu tinha um professor que dizia que os grandes Estatísticos se remexem no túmulo quando a gente fala aceita no lugar de não rejeita kkkk , daí não resisti a provocação, mas te entendo, a gente vive tentando deixar mais claro para nossos alunos. Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!!
Muito muito boa!!! Qual a fórmula do excel para calcular esse valor de p?
Nesse caso, como foi feito um teste t, a gente usa a função para distribuição t (o valor de p seria obtido por outras funções, se o teste fosse outro). Se não me engano, é =dist.t.bc() e aí nos argumentos você vai colocar o valor do t calculado e dos graus de liberdade.
Ah, e o bc é porque estou pedindo a probabilidade bicaudal.
Obrigado!! Vc foi a única com quem consegui entender de verdade!! Parabéns!!
Fernanda... pq foi utilizado o desvio padrão AMOSTRAL ao invés de POPULACIONAL?
Porque o desvio padrão da fórmula do teste t é o amostral.
porque a divisão por 70?
Essa discussão está no vídeo anterior, como eu explico no começo, o Uma doutora toma chá.
Eu não explico os cálculos porque estão fora da proposta, mas você encontra na descrição um link para um post no meu blog que eu explico os cálculos.
Olá, Fernanda. Parabéns pelas aulas!
O teste bi e unicaudal devem ser utilizados nos testes nao parametricos? Quando rodamos um mann-whitney no SPSS não aparece se o teste é bicaudal ou monocaudal. Como interpretar? Obrigado.
O SPSS sempre libera o bicaudal, a menos que esteja escrito que não (mas não me lembro de nenhum caso que ele não libere o bicaudal). Aí, se você quiser o unicaudal, você divide o valor de p por 2. Na maior parte dos testes, inclusive o Mann-Whitney, aparece algo como "2-tailed sig.", para indicar que é o bicaudal.
@@FernandaPeres Obrigado! Acabei de achar aqui!!
Olá. Fernanda. Tudo bem? eu tenho uma dúvida. Se eu invertesse grupos, o resultado de t mudaria? digo se eu falasse que o grupo A seria agora o Grupo B, como isso influenciaria os meus calculos e os resultados? digo porque dai o valor de t nao ficaria negativo dai. Desde já obrigado
Só inverte o sinal do t. Como a distribuição é simétrica, o p segue sendo idêntico. E aí a interpretação do valor de t, claro, depende da ordem em que as médias foram inseridas na fórmula. Mas seguiria tudo igual.
Oláaaa! é certo afirmar então que o valor de p é a probabilidade da hipótese nula estar certa? obrigada, adoro seus videos!!!
Não!!! É uma das falácias!
Recomendo assistir ao vídeo que vem na sequência desse na playlist, que chama falácias do valor de p ;)
Que programa vc usa para dar essas aulas ? Achei show !!
Obrigada! Mas é tudo montado no PowerPoint mesmo, rs
Oi! Amei a aula! Está me ajudando muito. Mas eu fiquei com uma dúvida, eu preciso comparar as médias das respostas de dois grupos: pacientes e familiares. Os pacientes marcaram em uma escala de 0 a 10 o nível de queixa vocal, e os familiares também marcaram uma escala de 0 a 10 o quanto tem queixa da voz do paciente. Eu estou na dúvida se essas amostras são independentes ou pareadas, pq são dois grupos diferentes analisando a mesma voz. (São 27 pacientes e 27 familiares). O que você acha?
Oi, Hellen, são pareados. Porque vai haver uma correlação entre a nota dada pelo paciente e pelo familiar, já que eles estão avaliando a mesma pessoa. Dá pra fazer um paralelo com exames diagnósticos: se o mesmo paciente é submetido a duas metodologias diferentes de diagnóstico, são medidas pareadas. Vai haver correlação porque estão avaliando o mesmo paciente.
Que bom que as aulas estão ajudando ♥️
@@FernandaPeres Muito obrigada!! Salvou o meu trabalho!! 👏❤
Professora, da pra usar essa mesma fórmula para quando existe 1 amostra com 2 variaveis dependentes? Já calculei o R (correlação) e retornou 0,60(60%), mas ao interpretar a significância não retorna os valores corretos
Não, essa fórmula é apenas para uma variável dependente numérica e uma variável independente categórica com dois grupos. Talvez no seu caso o melhor teste seja correlação ou MANOVA.
@@FernandaPeres percebi. E que fui direto nos exercícios avanvados, antes de começar nos mais simples... No meu caso eu tenho X e Y com dependência de 60%, alfa 5%. Vou pesquisar esses metodos que você citou, muitíssimo obrigado. Aliás, você tem algum vídeo explicando esse caso meu?
To com uma dúvida: Fiz um teste que me dá dois valores de p (Lower-tail P > 0.001
e Upper-tail P < 0.999) qual devo usar? Esse teste foi significativo?
Um deles é da cauda direita e outro da esquerda. Se você quer fazer um teste unicaudal, tem que estabelecer qual deles vai considerar antes.