Exatamente, já vi outro teste aqui da Federal e CBC foi melhor também. Infelizmente brasileiro tem uma mania crônica de meter pau no que é nacional e nem sempre é assim.
@@joaojhb não estou dizendo que a CBC seja pior, mas não é só velocidade que determina a qualidade da munição. É importante observar deformação e expansão do projétil, se o núcleo de chumbo permanece junto a jaqueta, penetração, ou seja, balística terminal.
Parabéns Juliano! De fato, tenho visto vários comparativos e as ETOG de modo geral tem demonstrado boa penetração e conservação de massa, o que considero vantajoso tendo em vista o custo benefício desse tipo de munição.
As munições da CBC são excelentes,, nunca tive problema com elas... O que acontece e mal uso das munições e manutenções em armas. Excelente trabalho parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽
A jaqueta ou camisa da CBC é feita ligar que predomina o cobre e tbm a mesmo tem uma maior espessura, em suma a jaqueta da CBC é rígida por isso se deformou menos. Pois os dois cartuchos tem praticamente a mesma velocidade só jaqueta que é diferente, CBC é padrão militar
CBC ETOG 124gr: 338m/s; 459 joules Sellier e Bellot ETOG 124gr: 360m/s; 518 joules Há uma grande chance do responsável pela diferença no resultado observado seja a dureza do chumbo e dureza e espessura da jaqueta.
Seria interessante cronografar as duas munições pra ver se a cbc tem mais velocidade do que selior bellot. O teste é de penetração, mais uma coisa restou bem nítido, o projétil da cbc é muito duro e não sofreu deformação alguma, algo que é bom para maior penetração em anteparos, mas não considero interessante para o caso de ser usada para defesa. Pra defesa, a S&B, se saiu melhor por deformar mais e transfixar menos, pois assim transfere maior energia ao alvo, aumentando a destruição dos tecidos e a incapacitacão do oponente. Outro ponto a considerar é que o projétil sendo muito duro, pode deteriorar o raiamento do cano mais rapidamente. O projétil encamisado total já tende a deformar muito menos do que outros, de modo que não necessitaria ser tão duro. Minha opinião.
As munições importadas, sao feito com quase 100% de chumbo, que é mais mole, ja a nacional, usa uma liga, que da maior resistência ao projétil. Fiz esse teste com carabina 5.5 e fazia meus próprios chumbinhos, com algumas ligas que elaborava!
Tem diferença na liga da jaqueta também. Veja que a da CBC tem uma coloração mais alaranjada, enquanto a a S&B tem a mesma cor dourada do estojo. Vale lembrar que, em muitos países da Europa, munição de ponta oca é proibida para uso civil. Então, um paliativo para diminuir a penetração do 9mm Luger é usar ligas mais moles em sua fabricação.
@@ericktamberg670 bom saber disso, agora vejo sentido em a munição ogival penetrar menos, juntou o bom de depois mundos, penetração e menos chance de transfixação
Exatamente. A gente vê muitos comentários leigos aqui nesta postagem de pessoas que acham que a cbc é superior a S&B só porque penetrou mais quando isto provavelmente se deve a maior dureza do seu projétil. Teria que efetuar a cronografagem de ambas para ver se tem diferença de velocidade. O assentamento da espoleta da importada é muito melhor o que é muito importante para evitar falhas na munição. Além disso, embora o teste seja de penetração, essas munições são projetadas em regra geral para atirar em gente e não em objetos e onde a deformação é muito mais desejável do que a transfixacão pura e simples, que quase não transfere energia para o alvo. Mais cada que tire suas próprias conclusões e use a munição que quiser.
Muita gente tá pagando caro por uma munição importada, com a Ilusão de que a munição nacional não presta. E esquecem que a CBC segue já a muitos anos os padrões internacionais.👍🏼 Blz de vídeo . Vou fazer com a 45 ACP.
Se vc tivesse feito os disparos com uma PT92 que tem cano de 5 pol. talvez as outros projeteis importados teriam transfixados o livro com certeza a sua arma tem um cano curto onde não há um bom aproveitamento dos gases do disparo, tem fazer um novo vídeo mudando a arma com certeza vai ter uma surpresa
Muito legal o vídeo Juliano, obrigado. Uma dúvida que nao to conseguindo esclarecer, se me ajudar ficaria muito grato. Lá vai, essa munição fmj ou jaquetada, eu nao entendi a diferença dela para a munição normal, essa jaque é o estojo que não sai? Muito obrigado desde já
a diferença é que a "jaqueta" é uma cobertura latonada ou cobreada, que envolve todo o chumbo do projétil, assim a pessoa não entra em contato com chumbo ao manusear a munição. É aquela ponta "dourada" que vemos, se cortar uma no meio vai chegar no chumbo, que é cinza escuro. isso é o tal do jaquetado, ou fmj ( full-metal jacket).
Juliano, qdo eu fazia esses testes em papel (jornal, normalmente), eu costumava encharcar o pack... O projétil se comporta de forma diferente e se for expansivo, ele inclusive expande legal 😉 Hoje com o avanço das mídias digitais tá difícil arrumar jornal igual 10 anos atrás... faz tempo que não mexo com isso, hahaha!
na minha G2c o S&B é mais preciso que a CBC. porém uma coisa que notei, é que o raiamento marcou muito bem, a minha g2c tem falhas na marcação. faça outro vídeo só mostrando isso. obrigado
A liga "mais macia" da SB adere melhor ao raiamento, por isso ela também se deformou mais. Foi a primeira coisa que imaginei, que ela poderia ser mais precisa. Honestamente, gostei muito desses detalhes da SB. A deformação do projétil também aumenta a lesão no alvo
Mas é simples. A CBC é mais dura, provavelmente a espessura da jaqueta de latão é maior que SB. Como deformou, perde penetração, e isso na maioria dos casos, é o desejável.
Apesar de Não termos muitas opções remoam-se colocar em mente que em todos os testes dos mais variados canais uma ou outra se sai melhor que a nacional, ou seja, nossa munição é boa só é cara. Duvido alguém ficar na frente de uma munição recém tirada do blister. Outra coisa, nunca vi nega de munição original. O pessoal fala demais.
O pessoal do complexo de vira-latas pira kkkkk Fico imaginando quem gasta uma grana alta por equipamentos gringos e descobre que os nacionais podem ser até melhores kkkkkk
Existe um engano muito comum no Brasil ao se testar munições importadas vs nacionais. As munições importadas que chegam aqui no Brasil (e chegam caras!) são inferiores as da CBC!!! Mais isso não quer dizer que lá fora não exista munição top, ao contrário a maioria é muitooo superior as da CBC, mais não são encontradas para teste pq aqui seriam absurdamente caras!!! Federal da caixa vermelha, Remington da caixa verde são munições para "range" (treino) e um monte de brazuca usando pra defesa! Sellier e Bellot são munições inferiores no mercado bélico interncional, são caras só aqui lá fora são as mais baratas!
Novo teste de perfuração com .380!
ruclips.net/video/KJtG5iNBjxU/видео.html
bom dia blz
parabéns pelo canal
qual a diferença entre a etog 124 e 115 , comprei a de 115 mais ainda não manjo muito sobre o assunto
Posso estar enganado, mas, sempre que vejo testes de munições "etog" com a cbc x importadas, sempre a CBC saiu melhor (etog 124g)
Até as 45 estão tendo um desempenho muito melhor das munições CBC.
Geralmente a CBC bate nas importadas.
Testa a Federal hst! 😏
Exatamente, já vi outro teste aqui da Federal e CBC foi melhor também. Infelizmente brasileiro tem uma mania crônica de meter pau no que é nacional e nem sempre é assim.
@@joaojhb não estou dizendo que a CBC seja pior, mas não é só velocidade que determina a qualidade da munição. É importante observar deformação e expansão do projétil, se o núcleo de chumbo permanece junto a jaqueta, penetração, ou seja, balística terminal.
O único defeito da munição da CBC é o preço devido aos altíssimos impostos a qualidade dela sempre foi excelente
Imposto sempre dificulta, em tudo. Grande abraço!
exceto da .22 de treino ogival que é ruim.
S E M P R E? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Comprei uma caixa esses dias 50 munições R$300,00 achei um absurdo
Eu estava decidido ir na S&B, mas assistindo esse vídeo vou na CBC ETGO msm kkkkkkk. Obg por compartilhar.
Parabéns Juliano!
De fato, tenho visto vários comparativos e as ETOG de modo geral tem demonstrado boa penetração e conservação de massa, o que considero vantajoso tendo em vista o custo benefício desse tipo de munição.
Que show de bola esse teste parabéns, o interessante de como fica o projétil e a marca do raiamento.
O incrível preço que as munições são vendidas no Brasil, chegam a ser 30 vezes mais caras que nos Estados Unidos. Um abraço a todos os CACs.
pessoal deprecia a munição nacional mas ela é muito boa.
As munições da CBC são excelentes,, nunca tive problema com elas...
O que acontece e mal uso das munições e manutenções em armas. Excelente trabalho parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽
Sellier bellot em 357 magnum deu show nas munições da CBC aqui na cidade de Dourados-MS.
Um outro teste que um delegado fez com várias munições importadas, comparado com a nacional CBC, a CBC foi a que teve a maior energia sintética.
Cinética
A jaqueta ou camisa da CBC é feita ligar que predomina o cobre e tbm a mesmo tem uma maior espessura, em suma a jaqueta da CBC é rígida por isso se deformou menos. Pois os dois cartuchos tem praticamente a mesma velocidade só jaqueta que é diferente, CBC é padrão militar
CBC ETOG 124gr: 338m/s; 459 joules
Sellier e Bellot ETOG 124gr: 360m/s; 518 joules
Há uma grande chance do responsável pela diferença no resultado observado seja a dureza do chumbo e dureza e espessura da jaqueta.
@@ruclamicro Esses 360 m/s da SB é no cano de 15 cm, enquanto a cbc foi calculada em um cano de 10,2
Vamos valorizar os produtos nacionais, qdo eles merecem.Eu confio nas munições da CBC.
Valeu Juliano, muito úteis seus testes para definirmos o que adquirir.
Munição para defesa na g2c com certeza a ETOG 124gr é a melhor, inclusive pelo tamanho dono da mesma. Show o vídeo, parabéns!
Faz da 9mm NTA eoog vs 9mm etog ambas 124g, só pra ver se da diferença!
@@azuosrocha5948 talvez seria pela confiabilidade da espoleta e do propelente?
@@kevintenfen9380 será?
Ele já fez , msm coisa
Cara ótimo vídeo, bom para vermos que nem sempre importados são melhores
Para quem não dá tanto valor na nossa indústria nacional, acho que é bom rever os conceitos kkkkk
Parabéns, ótimo vídeo!
Muito obrigado, Stanley. Esse resultados foi surpreendente mesmo. Grande abraço!
Seu teste "não muito científico" ficou excelente, melhor que muitos outros. Parabéns !
Muito obrigado, Alexandre! Grande abraço!
Seria interessante cronografar as duas munições pra ver se a cbc tem mais velocidade do que selior bellot. O teste é de penetração, mais uma coisa restou bem nítido, o projétil da cbc é muito duro e não sofreu deformação alguma, algo que é bom para maior penetração em anteparos, mas não considero interessante para o caso de ser usada para defesa. Pra defesa, a S&B, se saiu melhor por deformar mais e transfixar menos, pois assim transfere maior energia ao alvo, aumentando a destruição dos tecidos e a incapacitacão do oponente. Outro ponto a considerar é que o projétil sendo muito duro, pode deteriorar o raiamento do cano mais rapidamente. O projétil encamisado total já tende a deformar muito menos do que outros, de modo que não necessitaria ser tão duro. Minha opinião.
Aposto que a munição CBC ETOG 115grains, teria atravessado, por que, vc não faz o mesmo teste 124 vs 115 grains??? Seria um show de vídeo.
É sempre bom, instrutivo e esclarecedor assistir os teus vídeos! Parabéns!!1
Parabéns pelo vídeo....
Vc explica muito bem...
Continue fazendo vídeos...
Muito obrigado, Douglas! Grande abraço!
As munições importadas, sao feito com quase 100% de chumbo, que é mais mole, ja a nacional, usa uma liga, que da maior resistência ao projétil. Fiz esse teste com carabina 5.5 e fazia meus próprios chumbinhos, com algumas ligas que elaborava!
Tem diferença na liga da jaqueta também. Veja que a da CBC tem uma coloração mais alaranjada, enquanto a a S&B tem a mesma cor dourada do estojo.
Vale lembrar que, em muitos países da Europa, munição de ponta oca é proibida para uso civil. Então, um paliativo para diminuir a penetração do 9mm Luger é usar ligas mais moles em sua fabricação.
@@ericktamberg670 bom saber disso, agora vejo sentido em a munição ogival penetrar menos, juntou o bom de depois mundos, penetração e menos chance de transfixação
ia ser interessante você comparar a ETOG 115gr, ETOG 124gr e ETPP 147gr, no 9mm!!!
não tem ETPP em 9mm pelo menos que eu saiba.
@@adrianoguns1078 toda ponta 147gr (exceto as hollow points) é ETPP
@@francafelipe591 eu nunca vi, poderia me dizer alguns modelos.
e o que significa ETPP e a diferença pra ETOG
@@adrianoguns1078 ETPP - ponta plano. ETOG - Ogival
@@adrianoguns1078 ETPP - ponta plano. ETOG - Ogival
Gostei do video. Foi bastante esclarecedor na prática. Tirou uma duvida que eu tinha.
Vídeo simples e direto
Top
Like
Excelente vídeo.Estou revendo meus conceitos👏👏👏
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Vou continuar usando a CBC Etog!!!
MUITO INSTRUTIVO ÓTIMO VIDEO PARABÉNS PELA AULA
Essa ogival Etog da CBC é uma FMJ (Full metal jacket)?
Exatamente! Grande abraço!
Obrigado Juliano, eu não entendo essas nomenclaturas. Valeu 👍👍
CBC vende para o mundo todo ela tem uma padrão incrível !
A CBC tirou saro da importada kkkkk ótimo conteúdo guerreiro
Hahaha sim! Por pouco não atravessou. Grande abraço!
EXCELENTE! PADRÃO! PARABÉNS! SELVA!
Essa munição é da CBC tb, vendida nos Estados Unidos
Sempre usei a essa da CBC, boa e barata mas tem gente que não confia. quero ver ficar na frente....
Juliano, fale sobre os bumpers para G2C ! inclusive sugira um modelo para vender....
A penetração fica explicada ao ver que a S& B tem jaqueta de metal bem mais macio que o da CBC. A deformação do projétil demonstra isso.
Exatamente. A gente vê muitos comentários leigos aqui nesta postagem de pessoas que acham que a cbc é superior a S&B só porque penetrou mais quando isto provavelmente se deve a maior dureza do seu projétil. Teria que efetuar a cronografagem de ambas para ver se tem diferença de velocidade. O assentamento da espoleta da importada é muito melhor o que é muito importante para evitar falhas na munição. Além disso, embora o teste seja de penetração, essas munições são projetadas em regra geral para atirar em gente e não em objetos e onde a deformação é muito mais desejável do que a transfixacão pura e simples, que quase não transfere energia para o alvo. Mais cada que tire suas próprias conclusões e use a munição que quiser.
Muita gente tá pagando caro por uma munição importada, com a Ilusão de que a munição nacional não presta. E esquecem que a CBC segue já a muitos anos os padrões internacionais.👍🏼 Blz de vídeo . Vou fazer com a 45 ACP.
Estou no aguardo do vídeo com a 45!
@@MrVinicios01 vai sair amanhã a noite 👍🏼
Parabéns pelo vídeo, muito bom!
Parabéns 👏👏👏 ótimo teste e ótimo vídeo 🎆🎆🎆
Parabéns. Estava com essa dúvida...👏👏👏👏👏
Faltou ter dado mais um disparo com a CBC também, que o teste seria 100 por cento...
Verdade
Excelente... Parabéns pelo vídeo...!!!
CBC ETOG 124g melhor munição e melhor custo benefício. TOP
Vc está comparando CBC vs CBC gourmet rsrs. Gosto da munição nacional, nunca me deixou na mão.
A vantagem da SB é que aparentemente você conseguiu acertar exatamente onde você quis!
9 é top dimais. G2c representa.
G2C é a melhor de todas! Grande abraço!
@@JulianoCashless menos poh kkkkkkk
Acho que vc quis dizer plataforma Beretta e a ts 9
G2C é arma de criança
Canal muito bom!
سؤال لصاحب القناة هل هذه الذخيره sellier & bellot من جيكو سلوفاكيا
A não deformação da CBC , significa que não ouve desvio do projétil. Ela continuou em linha reta. Muito bom 👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns 👏 para a cbc etog 124 gr
Se vc tivesse feito os disparos com uma PT92 que tem cano de 5 pol. talvez as outros projeteis importados teriam transfixados o livro com certeza a sua arma tem um cano curto onde não há um bom aproveitamento dos gases do disparo, tem fazer um novo vídeo mudando a arma com certeza vai ter uma surpresa
Munição 9mm Etog CBC é a melhor a meu ver
Outra também muito boa cbc é a Target 22 muito precisa
Muito legal o vídeo Juliano, obrigado. Uma dúvida que nao to conseguindo esclarecer, se me ajudar ficaria muito grato. Lá vai, essa munição fmj ou jaquetada, eu nao entendi a diferença dela para a munição normal, essa jaque é o estojo que não sai? Muito obrigado desde já
a diferença é que a "jaqueta" é uma cobertura latonada ou cobreada, que envolve todo o chumbo do projétil, assim a pessoa não entra em contato com chumbo ao manusear a munição. É aquela ponta "dourada" que vemos, se cortar uma no meio vai chegar no chumbo, que é cinza escuro. isso é o tal do jaquetado, ou fmj ( full-metal jacket).
Juliano, qdo eu fazia esses testes em papel (jornal, normalmente), eu costumava encharcar o pack... O projétil se comporta de forma diferente e se for expansivo, ele inclusive expande legal 😉
Hoje com o avanço das mídias digitais tá difícil arrumar jornal igual 10 anos atrás... faz tempo que não mexo com isso, hahaha!
Teste com a pistola Ht9c?
Perfeito amigo. Muito interessante.
interessante tbm seria ter atirado em um ângulo reto. esse grau com certeza deu diferença
Isso se da pq a da cbc vem mais quente?
Ou a questão da dureza do chumbo em si.
na minha G2c o S&B é mais preciso que a CBC.
porém uma coisa que notei, é que o raiamento marcou muito bem, a minha g2c tem falhas na marcação.
faça outro vídeo só mostrando isso.
obrigado
A liga "mais macia" da SB adere melhor ao raiamento, por isso ela também se deformou mais. Foi a primeira coisa que imaginei, que ela poderia ser mais precisa. Honestamente, gostei muito desses detalhes da SB. A deformação do projétil também aumenta a lesão no alvo
@@ezequieldias7994 mas o projétil da minha há falhas no raiamento
Se puder faz entre CBC 124 vs 115gr!
Mas é simples. A CBC é mais dura, provavelmente a espessura da jaqueta de latão é maior que SB. Como deformou, perde penetração, e isso na maioria dos casos, é o desejável.
A recarga da Sellier pode ser feita normalmente com os insumos CBC?
Sim, são a mesma munição quase. Sellier é da própria CBC, comprada pra entrar no mercado europeu.
Muito legal o video, poderia testar com as ponta oca.
Parabéns pelo vídeo
Ouvi dizer que a Sellier pertence a CBC. Não sei se procede?
Sim. Foi comprada pela CBC há uns anos.
procede
Testa ela em .38, abraço! 💪
Sellier e bellot é da cbc também so que a sellier é vendida na República tcheca
Minha impressão é que a Etog é a melhor opção custo benefício pra defesa , minha opinião
Apesar de
Não termos muitas opções remoam-se colocar em mente que em todos os testes dos mais variados canais uma ou outra se sai melhor que a nacional, ou seja, nossa munição é boa só é cara. Duvido alguém ficar na frente de uma munição recém tirada do blister. Outra coisa, nunca vi nega de munição original. O pessoal fala demais.
Mas a Sellier & Bellot é da CBC, não?
Sellier e Bellot é nome francês, é por isso que essa munição deu para ruim !
É da República Tcheca, e acho q é uma subsidiária da própria cbc 👍
Pq a frança só perde guerra kkk
Lembrando que essa marca é da própria CBC. Praticamente são as mesmas munições.
Cbc chique da gringa, mesma coisa.
Ótimo vídeo
A hora q vc acertar um inoscente por transfixação com essas munições ogivais, além de cashless, vai sentar no colinho do togado lá no fórum.
As armas podem não ser as melhores, porém com relação a munição boto fé na cbc
Muito bom
Ambas são do grupo cbc.
Faz a ogival 45 da CBC vs 9 mm
Boa
Bom video
usa as federal Hidrochok e a bonded 115 grns +p+ tu vai ver como vai atravessar brincando esse livro
Assim que eu tiver acesso a elas, farei os testes. Grande abraço!
A CBC tem alta quantidade e é importada pela Reino Unido e Japão entre outros países.
Pelo teste , tem de usar CBC!. Pena que é mais caro!
Tinha que ter dado 2 tiros de CBC tbm 👍
Show 👏👏👏
CBC o problema é o preço mais para quem quer qualidade isso tem e o maior vilão sabemos que são os altos impostos.
show parabens
Só faltou a munição NTA a melhor munição que tem
A pergunta é: A NTA tem a mesma energia da ETOG, não seria melhor optar pela NTA?sendo mais barata
Acho que o único problema da NTA é a ponta dela ser mais macia do que a Etog, sendo assim têm maior deformação e menos confiabilidade para defesa
O pessoal do complexo de vira-latas pira kkkkk Fico imaginando quem gasta uma grana alta por equipamentos gringos e descobre que os nacionais podem ser até melhores kkkkkk
Ou o pior, importam munições SB, Magtech que são produzidas pela própria CBC aqui mesmo no BR 😂
Essas duas municoes sao da Taurus.
Existe um engano muito comum no Brasil ao se testar munições importadas vs nacionais. As munições importadas que chegam aqui no Brasil (e chegam caras!) são inferiores as da CBC!!! Mais isso não quer dizer que lá fora não exista munição top, ao contrário a maioria é muitooo superior as da CBC, mais não são encontradas para teste pq aqui seriam absurdamente caras!!! Federal da caixa vermelha, Remington da caixa verde são munições para "range" (treino) e um monte de brazuca usando pra defesa! Sellier e Bellot são munições inferiores no mercado bélico interncional, são caras só aqui lá fora são as mais baratas!
Legal.
Kkkk Dacunha estava certo, o projétil capota! Kkkkkkk
Pobre coitado do livro... Kkkk
Top essa munição.cbc
As duas são cbc e do grupo cbc.
Munição cbc excelente
A S&B é da CBC, só que produzida na Europa