Prof Adriano e meu mentor Dr. Fábio Rigueira eram os anestesistas oficiais da arca de noé😂! Meu total respeito a essas mentes super experientes e brilhantes!
É muito importante ter um canal como esse, enriquece muito o aprendizado de Medicina Veterinária, ainda mais nesse momento em que nós, estudantes de universidades públicas, estamos carentes de aulas práticas e nos sentimos distantes da universidade devido ao momento atual. Quem dera todas as disciplinas do curso de Medicina Veterinária da USP, e de outras universidades disponibilizassem material online das disciplinas. Parabéns pela iniciativa!
Adriano, estou adorando seus vídeos! Todo dia estudo um pouquinho antes de ir trabalhar. Parabéns pela iniciativa! Sugestão para o próximo vídeo: ventilação mecânica.
Olá Aline. Que bom que está aproveitando. Ventilação? Tá na fila! Abraços!
4 года назад+4
Muito bom os vídeos dele né Aline, estou usando como estudo para residência. Concordo com sua sugestão, tenho dúvidas em relação a ventilação mecânica tbm...
Uma colega nossa (brasileira) aqui na Australia perdeu um paciente com hipertermia maligna. Depois ela achou literatura falando que tem maior incidência em greyhound (no caso, esse era o paciente dela). Aqui na austrália tem muito greyhound para competição e eles são doados para adoção no fim da carreira. Ai recebem tratamento dentário e castração/histerectomia.
Oi Claudia, tudo bem? Olha, não vejo problemas da inalatória em gestantes, pelo contrário. De qualquer modo, dá uma verificada nesse link que tem informações interessantes ok? vetnar.com.br/courses/cesariana-de-pequenos-animais/ abraços!
Prof.! Mais uma vez parabéns pelos conteúdos. Assisti todos os vídeos e gostei muito. O Sr. poderia montar um curso de anestesio em cães e gatos apenas. Seria muito legal!
Iara, o NAVE agradece seu VALEU! Valeu mesmo! Esse canal e o nosso site são para compartilhar as informações, livres e qualquer barreiras, e seu VALEU vai contribuir e muito para isso! Abraços!
Professor, primeiro que muuuuito obrigada por todo esse trabalho maravilhoso que vocês estão disponibilizando aqui, sério! A ideai, a qualidade, a didática, a edição, tudo IMPECAVEL! Sem querer abusar rsrs, tenho uma dúvida: 1 - Como comentado na aula anterior, uma das vantagens da TIVA, quando comparada à anestesia inalatória, seria a diminuição da resposta fisiológica ao estresse cirúrgico. Mas até aqui ainda não consegui entender porque exatamente? Muito obrigada!
Oi Bianca. Obrigado pelas palavras. : ) Sobre a sua pergunta, em teoria os anestésicos inalatórios promovem maior depressão do sistema nervoso autônomo, quando comparado, por exemplo ao propofol. Assim, as respostas fisiológicas frente à hipotensão, por exemplo, são mais inibidas com o inalatório. Digo isso em teoria porque na prática nós não vamos usar apenas isoflurano ou propofol. O segredo da anestesia (que não é muito segredo, mas sim conhecimento) é idealizarmos protocolos adequados e equilibrados para o paciente. Associações com sedativos, analgésicos e adjuvantes vão minimizar os efeitos depressores que tanto o propofol quanto os inalatórios vão promover. Por opinião, acho uma besteira acharmos que só inalatória ou só intravenosa seria a melhor opção. O negócio é saber usar as duas modalidades, nas situações adequadas. Abraços!
Aula incrível! Parabéns a equipe. Professor, por que o desflurano não é muito difundido e tem seu uso restrito? E em relação ao uso de anestesia inalatória em aves, o uso de halotano continua ou tbm houve a tendencia de substituição pelo iso, por exemplo?
Olá Siham. Obrigado por sempre prestigiar os vídeos! O desflurano tem uso muito restrito por alguns motivos: 1- Ele é muito instável, sendo volátil em temperatura de 23 graus. Então, ele precisa de um vaporizador especial, térmico, para que haja correta administração do anestésico. Esse vaporizador é beeeem caro... 2- A CAM dele é muito elevada; isso impacta no consumo 3- Sinceramente... o sevoflurano resolve bem a situação. A diferença clínica entre eles, ao menos para mim, é bem pequena. Sobre as aves, devemos evitar ao máximo o halotano em aves porque ele muito depressor. Frequentemente as aves vinham a óbito com halotano. Com o isoflurano isso já não acontece. Abraços!
@@NAVEanestesia Nós que agradecemos pela difusão desse conhecimento valioso, professor. Gratidão e muito obrigada por tirar as dúvidas!! Abraços e Feliz Ano Novo!
Olá professor! Obrigado pelo conteúdo disponibilizado aqui no canal do NAVE, os vídeos estão show de bola! Queria te fazer uma pergunta, uma vez me deparei com a seguinte informação: quanto menor o volume de anestésico inalatório presente dentro do vaporizador universal maior é a quantidade vaporizada pelo equipamento, tornando assim ainda mais difícil a regulação da quantidade de isoflurano ofertada ao paciente. Este dado está correto? Tem a ver com a questão da pressão dentro do vaporizador? Desde já agradeço a atenção!
Olá Henrique, tudo bem? Obrigado pelo apoio. Sobre a sua pergunta, na teoria sim, na prática, não penso que teria muita diferença. A minha explicação pode estar errada, temos que checar... mas até onde eu sei, dentro do vap teremos a parte superior (sem líquido) e a parte inferior (com líquido). Elas precisam se equilibrar e isso acontece devido à pressão de vapor. Sendo bem simplista, quando o anestésico saturar a parte superior ocorrerá o equilíbrio entre as partes. Em teoria, quanto maior a parte seca, mais moléculas serão necessárias para preencher o espaço. Rapaz... não sei se consegui explicar e nem sei se está certo rsrsrs. Se alguém puder ajudar, agradeço. - Se pensarmos que o vaporizador universal é totalmente impreciso, o negócio é acompanhar os planos mesmo e "dosar" de acordo com o necessário. Abraços!
@@NAVEanestesia Explicou bem sim professor! Faz sentido...de fato, imprecisão por imprecisão não vai mudar muita coisa na prática do bolhometro né.. . Na prática a atenção do anestesista vale mais que esse detalhe! Obrigado pela resposta!!
Olá Anthony. Se você é veterinário, vai conseguir saber... se não for... talvez não saiba.... especialmente se o animal foi entregue algum tempo depois.
Preciso de uma máscara que proteja contra o ISO por que tenho doenças respiratoria entao o gás ISO me deixa com sono e lerdao , tenho medo de cair em cima do paciente.
Olá Jean, tudo bem? Desculpe a demora... Vamos lá. "Régua não existe"... Mas sim, existe uma lógica para o volume de O2. Muita gente manda 1L/min e nem sabe o "porquê". O melhor seria você mandar 20-30mL/kg/min; isso é considerado baixo fluxo de O2. Você vai fornecer O2 adequado para o sistema, para o paciente e ainda vai economizar O2 e anestésico (inalatório, no caso). Fluxos entre 30-50mL/kg/min são considerados alto fluxo. Acima disso então.... MAS... vc precisa ter um aparelho bom para conseguir mandar esses fluxos de O2. Abraços!
Olá Paulo, tudo bem? Podemos utilizar anestesia inalatória em qualquer espécie. Literalmente., ok? Temos as particularidades de cada uma, mas ela pode se aplicável em qualquer situação. Abraços!
Olá. Geralmente sim, mas no caso, o propofol seria o anestésico de indução, não um sedativo ok? Lembrando que há diversas possibilidades de protocolos anestésicos; a depender do paciente. abraços.
Comentando xD, confie 100% no veterinário. É a mesma coisa que discutirmos com médico, ou com engenheiro... quem sabe o que é melhor é o profissional ok? abraços!
@@NAVEanestesia Oi! Só uma dúvida, esqueci de perguntar ao veterinário. A analgesia é dada durante a cirurgia ou após a cirurgia? Pois da minha cachorrinha Vai ser com a inalatória.. então ela irá acordar mais rapído certo. Não quero que ela sinta dor
Prof Adriano e meu mentor Dr. Fábio Rigueira eram os anestesistas oficiais da arca de noé😂!
Meu total respeito a essas mentes super experientes e brilhantes!
Olha.... agora eu to na dúvida se isso é um elogio ou se ta chamando a gente de matusalém.... 🤨🤔😆🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@NAVEanestesia é um elogio, eu juro pela mãe morfina, matriarca de todos opioides 🌹❣️
Obrigada pela aula, professor.
Sou recém-formada, estou amando seu canal para revisar Anestésio....
😊😉
É muito importante ter um canal como esse, enriquece muito o aprendizado de Medicina Veterinária, ainda mais nesse momento em que nós, estudantes de universidades públicas, estamos carentes de aulas práticas e nos sentimos distantes da universidade devido ao momento atual.
Quem dera todas as disciplinas do curso de Medicina Veterinária da USP, e de outras universidades disponibilizassem material online das disciplinas.
Parabéns pela iniciativa!
Obrigado pelo feed Bruna! Aproveite e nos ajude a divulgar essa ideia! Abraços ; )
Adriano, estou adorando seus vídeos! Todo dia estudo um pouquinho antes de ir trabalhar. Parabéns pela iniciativa!
Sugestão para o próximo vídeo: ventilação mecânica.
Olá Aline. Que bom que está aproveitando. Ventilação? Tá na fila! Abraços!
Muito bom os vídeos dele né Aline, estou usando como estudo para residência. Concordo com sua sugestão, tenho dúvidas em relação a ventilação mecânica tbm...
Olá Aline e William. Saiu. viram?
ruclips.net/video/CW3X46qqKvU/видео.html
Abraços!
Uma colega nossa (brasileira) aqui na Australia perdeu um paciente com hipertermia maligna. Depois ela achou literatura falando que tem maior incidência em greyhound (no caso, esse era o paciente dela). Aqui na austrália tem muito greyhound para competição e eles são doados para adoção no fim da carreira. Ai recebem tratamento dentário e castração/histerectomia.
O paciente tinha alguma comorbidade???
O paciente dela tinha alguma comorbidade???
Parabéns Professor Adriano! Só agradecer pela moral que os vídeos tão dando!!!!!
Parabéns 🎈 boa aula! 👏
😊😉
Pro, seu canal é muito bom, amando acompanhar seus videos. Parabéns pela sua excelente didática, e obrigada, pq meu 10 veeem
Torcendo pra isso! Abraços Malu ; )
Muito obrigada por disponibilizar tanto conteúdo bom e de forma gratuita! Está me ajudando muito nos estudos! Abraços.
Nós que agradecemos!
@@NAVEanestesia Inclusive passei em duas provas de residência com auxílio do canal, muito obrigada mesmo!
Que excelente notícia Barbara! Parabéns!😉
Professor pode explicar sobre anestesia inalatória em cadelas gestantes?
Oi Claudia, tudo bem? Olha, não vejo problemas da inalatória em gestantes, pelo contrário. De qualquer modo, dá uma verificada nesse link que tem informações interessantes ok?
vetnar.com.br/courses/cesariana-de-pequenos-animais/
abraços!
Maravilha de trabalho !
😊😉
Parabéns Adriano...Amo suas aulas!
Muito obrigado 😊Carmen Abraços
Prof.! Mais uma vez parabéns pelos conteúdos. Assisti todos os vídeos e gostei muito. O Sr. poderia montar um curso de anestesio em cães e gatos apenas. Seria muito legal!
Olá Luis, boa tarde e obrigado pelo comentário. A meta é o "Anestesia é o Básico" ok? Um passo de cada vez ; )
@@NAVEanestesia Muito obrigado pela atenção Prof. Meta audaciosa e nobre. Por hora, acompanho esse passo e anseio pelos que virão. Abraços e sucesso!
Excelente vídeo 👏👏
😊😉
Valeu!
Aula sensacional. Grande didática, dicas excelentes
Iara, o NAVE agradece seu VALEU! Valeu mesmo! Esse canal e o nosso site são para compartilhar as informações, livres e qualquer barreiras, e seu VALEU vai contribuir e muito para isso! Abraços!
Ótima aula!
Valeu ai Antonio! ; )
Professor, primeiro que muuuuito obrigada por todo esse trabalho maravilhoso que vocês estão disponibilizando aqui, sério! A ideai, a qualidade, a didática, a edição, tudo IMPECAVEL!
Sem querer abusar rsrs, tenho uma dúvida:
1 - Como comentado na aula anterior, uma das vantagens da TIVA, quando comparada à anestesia inalatória, seria a diminuição da resposta fisiológica ao estresse cirúrgico. Mas até aqui ainda não consegui entender porque exatamente?
Muito obrigada!
Oi Bianca. Obrigado pelas palavras. : )
Sobre a sua pergunta, em teoria os anestésicos inalatórios promovem maior depressão do sistema nervoso autônomo, quando comparado, por exemplo ao propofol. Assim, as respostas fisiológicas frente à hipotensão, por exemplo, são mais inibidas com o inalatório.
Digo isso em teoria porque na prática nós não vamos usar apenas isoflurano ou propofol. O segredo da anestesia (que não é muito segredo, mas sim conhecimento) é idealizarmos protocolos adequados e equilibrados para o paciente. Associações com sedativos, analgésicos e adjuvantes vão minimizar os efeitos depressores que tanto o propofol quanto os inalatórios vão promover.
Por opinião, acho uma besteira acharmos que só inalatória ou só intravenosa seria a melhor opção. O negócio é saber usar as duas modalidades, nas situações adequadas.
Abraços!
Aula incrível! Parabéns a equipe.
Professor, por que o desflurano não é muito difundido e tem seu uso restrito?
E em relação ao uso de anestesia inalatória em aves, o uso de halotano continua ou tbm houve a tendencia de substituição pelo iso, por exemplo?
Olá Siham. Obrigado por sempre prestigiar os vídeos! O desflurano tem uso muito restrito por alguns motivos: 1- Ele é muito instável, sendo volátil em temperatura de 23 graus. Então, ele precisa de um vaporizador especial, térmico, para que haja correta administração do anestésico. Esse vaporizador é beeeem caro... 2- A CAM dele é muito elevada; isso impacta no consumo 3- Sinceramente... o sevoflurano resolve bem a situação. A diferença clínica entre eles, ao menos para mim, é bem pequena. Sobre as aves, devemos evitar ao máximo o halotano em aves porque ele muito depressor. Frequentemente as aves vinham a óbito com halotano. Com o isoflurano isso já não acontece. Abraços!
@@NAVEanestesia Nós que agradecemos pela difusão desse conhecimento valioso, professor. Gratidão e muito obrigada por tirar as dúvidas!! Abraços e Feliz Ano Novo!
Que tenhamos um EXCELENTE 2021!!!!!!
Que aula incríveeeel, obrigada 😍
🥰
Olá professor! Obrigado pelo conteúdo disponibilizado aqui no canal do NAVE, os vídeos estão show de bola! Queria te fazer uma pergunta, uma vez me deparei com a seguinte informação: quanto menor o volume de anestésico inalatório presente dentro do vaporizador universal maior é a quantidade vaporizada pelo equipamento, tornando assim ainda mais difícil a regulação da quantidade de isoflurano ofertada ao paciente. Este dado está correto? Tem a ver com a questão da pressão dentro do vaporizador? Desde já agradeço a atenção!
Olá Henrique, tudo bem? Obrigado pelo apoio. Sobre a sua pergunta, na teoria sim, na prática, não penso que teria muita diferença. A minha explicação pode estar errada, temos que checar... mas até onde eu sei, dentro do vap teremos a parte superior (sem líquido) e a parte inferior (com líquido). Elas precisam se equilibrar e isso acontece devido à pressão de vapor. Sendo bem simplista, quando o anestésico saturar a parte superior ocorrerá o equilíbrio entre as partes. Em teoria, quanto maior a parte seca, mais moléculas serão necessárias para preencher o espaço. Rapaz... não sei se consegui explicar e nem sei se está certo rsrsrs. Se alguém puder ajudar, agradeço.
- Se pensarmos que o vaporizador universal é totalmente impreciso, o negócio é acompanhar os planos mesmo e "dosar" de acordo com o necessário.
Abraços!
@@NAVEanestesia
Explicou bem sim professor! Faz sentido...de fato, imprecisão por imprecisão não vai mudar muita coisa na prática do bolhometro né..
. Na prática a atenção do anestesista vale mais que esse detalhe! Obrigado pela resposta!!
Olá Henrique. Fizemos um vídeo novo sobre isso ai ok? A explicação que eu dei acima não é bem assim... rsrsrs
ruclips.net/video/6BOPJJRTjfI/видео.html
Thomas Green nortan, não sei como se escreve.. mas o que aconteceu, o que ele fazia??
Olá Panini's. Dá uma olhada nesse vídeo aqui que conta um pouco ok?
ruclips.net/video/83h1bl_Y4kA/видео.html
Abraços!
@@NAVEanestesia obrigado amigo 🙂
Como saber sei veterinário REALMENTE usou a inalatória e não a ingtavel?
Olá Anthony. Se você é veterinário, vai conseguir saber... se não for... talvez não saiba.... especialmente se o animal foi entregue algum tempo depois.
Preciso de uma máscara que proteja contra o ISO por que tenho doenças respiratoria entao o gás ISO me deixa com sono e lerdao , tenho medo de cair em cima do paciente.
Olá Italo, tudo bem? Invista num sistema de antipoluição. Essa é a saída para todos nós. Abraços ; )
👏👏👏👏👏
😊😉
Vcs tem curso presencial!!!?
Ola Cynthia. Presencial não. Convidamos a visitar o www.vetnar.com.br para ver alguns cursos interessantes ; )
Parabéns pelos vídeos! Estão me ajudando muito a estudar para residência.
Sugestão para o próximo vídeo ABNM.
Preciso de ajuda professor 🙏🏼
Obrigado Patrícia. Então... pra te ajudar preciso saber o que é isso....rsrsrsrs
Agentes bloqueadores neuromusculares kkkkk
Imaginei... rsrsrs mas o A tava sobrando pra mim ; )
Existe alguma régua ou guia do volume de oxigênio de acordo com o tamanho do paciente?
Olá Jean, tudo bem? Desculpe a demora... Vamos lá. "Régua não existe"... Mas sim, existe uma lógica para o volume de O2. Muita gente manda 1L/min e nem sabe o "porquê". O melhor seria você mandar 20-30mL/kg/min; isso é considerado baixo fluxo de O2. Você vai fornecer O2 adequado para o sistema, para o paciente e ainda vai economizar O2 e anestésico (inalatório, no caso). Fluxos entre 30-50mL/kg/min são considerados alto fluxo. Acima disso então.... MAS... vc precisa ter um aparelho bom para conseguir mandar esses fluxos de O2. Abraços!
A anestesia inalatória é recomendada apenas para animais pequenos?
Olá Paulo, tudo bem? Podemos utilizar anestesia inalatória em qualquer espécie. Literalmente., ok? Temos as particularidades de cada uma, mas ela pode se aplicável em qualquer situação. Abraços!
@@NAVEanestesia opa entendi muito obrigado
Ela é obrigatória? Tenho uma cachorra grande que tem q operar, mas com essa anestesia é CARO demais
se fosse para você, acharia caro? pense nisso...
@@NAVEanestesia sim, acharia Kkkkkkkk
Iria na fé mesmo
Brincadeira. Bem pensado!
Para realizar uma cirurgia com anestesia inalatória em cachorro, antes precisa fazer uso de anestesia injetável(propofol) para sedação?
Olá. Geralmente sim, mas no caso, o propofol seria o anestésico de indução, não um sedativo ok? Lembrando que há diversas possibilidades de protocolos anestésicos; a depender do paciente. abraços.
@@NAVEanestesia Não podem usar direto a anestesia inalatória? Sem ter que usar o Propofol?
Comentando xD, confie 100% no veterinário. É a mesma coisa que discutirmos com médico, ou com engenheiro... quem sabe o que é melhor é o profissional ok? abraços!
@@NAVEanestesia Ok obrigada
@@NAVEanestesia Oi! Só uma dúvida, esqueci de perguntar ao veterinário. A analgesia é dada durante a cirurgia ou após a cirurgia? Pois da minha cachorrinha Vai ser com a inalatória.. então ela irá acordar mais rapído certo. Não quero que ela sinta dor