Ravionais MC, tem uma musica que falam algo que ficou na minha mente, quando eu era ainda criança, falaram algo sobre sobre estarmos atrasados pela escravidão, e foi la ainda nova que algo se instalou na minha cabeça, percebi ali que a escravidão acabou sim, mais que deixou a raça negra pra trás, enquanto os senhores e pessoas brancas continuavam trabalhando, comprando lotes, e deixando heranças para as próximas gerações, os megros e decendentes de escravos não tiveram oportunidade, e isso reflete até hoje na sociedade, com as favelas e familias pobres, os ricos ficando mais ricos, e os pobres, mais pobres. "Mais hoje só não muda quem não quer", fala isso quem não precisa abandonar estudo pra sobreviver, quem não tem família pra cuidar, quem não precisa trabalhar cedo pra pagar contas, a escravidão deixou a desigualdade social como herança pras novas gerações de pessoas pobres, que sendo bem sincera, pode nunca mudar. Não, pessoas pobres não tem as mesmas chances e oportunidades, não compare alguém que vem de uma familia rica, e que vai estudar em uma boa faculdade e se formar sem se preocupar em trabalhar, com alguém que precisa trabalhar e manter os estudos em pé. Eu mesma trabalhava e estudava, e não consegui aguentar, precisava comer, e passava o dia todo sem me alimentar, o trabalho não disponibilizava comida, e nem a escola, pq eu saia correndo do trabalho pro colégio e não conseguia pegar o horário de comer, precisava escolher algo, ou eu estudo ou eu trabalho e me alimento.
Sempre excelentes aulas, esse canal é uma importante referência no processo de letramento racial atual. Sempre recomendo os vídeos do canal para apoiar a conhecidos em seu processo de letramento racial. Não só o conteúdo apresentado, mas também a didática impecável sempre me impressionam. Parabéns!
Professor Flávio, eu trabalho em um condomínio na Barra da Tijuca Rio de Janeiro; têm uma recreação é frequentado por crianças brancas é muito raro crianças negras eu fico analisando essas situações tristes demais.
Professor, você SEMPRE "arrasa" nas aulas... Eu AMO!!!!!! Mas hoje você se superou na POESIA... MA-RA-VI-LHO-SOOOOO!!!!! Parabéns! E muita GRATIDÃO, por tudo e sempre!
Aula incrivel! Obrigado, professor! Muito importante saber argumentar mais profundamente de onde vêm certas práticas racistas, tanto para explicar porque são racistas quanto para entender como desconstruir essas ideias. Seu trabalho é sensacional e necessário!
Estou cada vez mais apaixonada por suas aulas,seus ensinamentos,na minha família a brancos e pretos ,e sabemos o quão difícil para certas pessoas,, que somos filhos de Deus sim é vdd mas também é vdd que temos cores , raças diferentes,eu acredito que quando uma pessoa fala que somos todos iguais talvez a pessoa queira dizer que somos filhos do mesmo Deus
@@Sunyahs Discordo, os Negros, Semitas, Mongóis, Ameríndios são demonizados não por Deus mas sim pela civilização ocidental, simples assim, você pode ver, eles fazem guerras até contra os Europeus do Leste, os ocidentais odeiam qualquer coisa que é fora do ocidente. E nós não somos ocidentais
Uma realidade inegável, num Brasil miscigenado, cultural, religiosa e políticamente dividido. Os resquícios da escravidão colonial ecoarão até nos posicionarmos sem auto mimização, com Espírito de coragem e convictos de capacidades e resiliência para renunciar as amarras hereditária da colonização. Graças à Deus superei urso, leão, serpentes, sendo pobre e pardo, mas com o espírito livre.
Não adianta se esforçar. O Brasil pune quem se esforça Tem gente branca na minha rua com esgoto no quintal e passando fome. Tem gente branca no meu bairro prostituindo a filha para conseguir comida. Para de alucinar
@angelamariadefre...aqui no Brasil, sim...maioria pastores brancos ou latinos...mas nos EUA. as igrejas batistas, ou evangélicas ,na maioria os pastores são Negros!!!
Minhas saudações! Qual ponto de origem da Raça, a diversidade de características de humanas é só à aparência. Neste contesto de raça e cor são discutida em afirmar que todos são Ser Humana. Como ser preto na cor, ser Negro na origem. Afinal, somos Negro de origem Africana ou somos raça ou uma raça? Ótimo tema!
Professor, poderia falar sobre o uso de cães treinados para atacar negros? Li que na escravidão usavam cães como bloodhounds para caçar escravos fugitivos, e que na segregação dos EUA, a polícia soltava cães contra manifestantes negros nos anos 60. Também ouvi que no apartheid na África do Sul treinavam cães para intimidar e atacar negros. Um filme que aborda esse tema é Cão Branco (1982), seria interessante trazer esse contexto histórico.
Isso para mim, de dizer: "Eu não vejo cor", é coisa de gente que prefere ignorar o problema, ao invés de "ver a cor" e buscar justiça ⚖️ e igualdade, prefere simplesmente ser daltônico, no sentido da ignorância. Quem cala, consente.
Eu penso que racismo está nas pessoas que tem o poder aquisitivo ou político e naqueles que moram na periferia ficam de olho nos que têm o poder, não são todos, porque isso vai da educação materna.... Mas as atitudes, seja branco ou até mesmo do preto, é que falam por cada uma delas... E o pior racismo e vindo do próprio preto, digo por experiência... Que preto sou!
Entro em um vídeo e sou chamado de ignorante e de racista por achar que meu irmão que tem a pele bem mais branca que a minha deveria ter os meus direitos legais que eu. Foda, não tem como apoiar o movimento negro nacional. Surreal
@guilhermerodriguesborges8568 eu sou preto, tipo, cara caralho Mas tenho um meio irmão que é branco. Ele é raçado com índio mas ele é branco. Acho errado de que meu irmão deva se fuder por ser diferente
O bom seria se cada raça ficasse no seu quadrado ,não tivesse mistura assim poderia se viver em uma sociedade igualitária sem esta confusão sem história de escravidão 😢
Tem que tomar cuidado com o sociologuês, e as apreensões unilaterais de sentido, muitos quando falam que não veem raça de fato querem dizer que são igualitários, e não que não levam a sério o problema do racismo...a sociologia as vezes quer ficar cagando regra e distorcem o senso comum renovado para monetizar o discurso.Isso acaba dando ponto para o elitismo e racismo.
Minha familia é bem misturada, o pai do meu pai e a mae da minha mae eram negros casados com brancos (digo branco no sentido extrito msm, de plho claro e tudo e nao "whitepardo") dai tenho uma aparencia ambigua (tipo o Ronaldo fenomeno e o Roberto Carlos jogador) nunca sofri racismo no nordeste, mas já fui chanado de moreninho de forma jocosa no interior de SP e quando fui aos eua ja fui tratado mal pq achavam que eu era arabe (o que no seria islamofobia), força aos meus irmãos negros! 🙏🏽
E os seus irmãos brancos de ascendência, também não merecem força? Eu, inclusive já fui chamado por " branquelo" por um seu irmão Negro. Vocês são os maiores racistas. Já Freud chamava de " Racismo Invertido"!
Seu discurso não faz sentido algum, você precisa estudar a Historia para entender que muito antes de você muitos tentaram soluções que não deram em nada porque as raça são "criadas pela Natureza/Deus" Seu argumento ja esta ultrapassado "VITIMISMO" Respeitar sim as pessoas independentemente de cor, religião, sexo, etc. é fundamental para a paz. Em 1823, Monroe anunciou que os Estados Unidos iriam se opor a qualquer intervencionismo Europeu nas Américas, em luz dos recentes movimentos por independência na América Latina, no que ficou conhecido como "Doutrina Monroe", que se tornou uma importante marca na política externa dos Estados Unidos. Monroe foi um membro da American Colonization Society, que apoiou a colonização da África por escravos libertos. Na Libéria, a capital Monróvia tem esse nome em honra a ele. Após sua aposentadoria da política em 1825, Monroe sofreu dificuldades financeiras e faleceu em 4 de julho de 1831, em Nova Iorque. Historiadores e acadêmicos geralmente o classificam como um presidente acima da média.[7] É bom lembrar que a escravidão nos Estados Unidos só foi abolida na década de 1860, e que esses ex-escravos eram apenas uma minoria que foi dispensada. Busque conhecer uma das soluções que que culminaram em um Pais chamado LIBERIA que parece que também não deu certo. Quando a Sociedade Americana de Colonização definiu o território liberiano, ela não pensou nas graves conseqüências que viriam. Isso porque os ex-escravos teriam que dividir o território do país com tribos africanas que lá habitavam. Rapidamente ocorreram conflitos entre tribos nativas e os recém-chegados imigrantes, conflitos esses que iniciaram a triste história do país. Em 1822 é fundada a capital Monróvia,[1] em homenagem a James Monroe. Em 1847, Joseph Robert, governador da colônia, proclama a independência. Com esse acontecimento, a Libéria foi a primeira colônia independente da África. Humanos migraram da África para o mundo Até então, a evolução humana acontece inteiramente no continente africano. Segundo o programa do Smithsonian, todos os fósseis dos primeiros seres humanos, que viveram entre seis e dois milhões de anos atrás, vêm da África. A migração dos hominídeos pelo planeta começou, provavelmente, entre dois milhões e 1,8 milhões de anos atrás, conta o Programa Origens Humanas. Os primeiros humanos partiram da África primeiramente para a Ásia e, um pouco mais tarde (entre 1,5 milhões e 1 milhão de anos atrás), chegaram à Europa. Os pesquisadores acreditam que nossos ancestrais que viviam em ambientes tropicais ou próximos do equador desenvolveram um tom de pele escura para proteger suas reservas de folato contra os efeitos nocivos da luz solar intensa.
Escreveste falácias, mais falácias não Escreveste nada,a vossa retórica é sempre a mesma! "Temos de respeitar a raça, religião, etc não o fazem vocês brankkos que se acham civilizados,sim somos VÍTIMAS DE UM SISTEMA QUE DA PREVELIGIO A UMA RAÇA TÊM TUDO,ENQUANTO O OUTRO NÃO TÊM NADA ,SOMOS VÍTIMAS,SIM! O professor está a dar uma grande aula com fontes ,mas vocês como sempre descredibilizar o professor dr. com bagagem incrível,vocês racistas são sempre a mesma coisa!
Ravionais MC, tem uma musica que falam algo que ficou na minha mente, quando eu era ainda criança, falaram algo sobre sobre estarmos atrasados pela escravidão, e foi la ainda nova que algo se instalou na minha cabeça, percebi ali que a escravidão acabou sim, mais que deixou a raça negra pra trás, enquanto os senhores e pessoas brancas continuavam trabalhando, comprando lotes, e deixando heranças para as próximas gerações, os megros e decendentes de escravos não tiveram oportunidade, e isso reflete até hoje na sociedade, com as favelas e familias pobres, os ricos ficando mais ricos, e os pobres, mais pobres.
"Mais hoje só não muda quem não quer", fala isso quem não precisa abandonar estudo pra sobreviver, quem não tem família pra cuidar, quem não precisa trabalhar cedo pra pagar contas, a escravidão deixou a desigualdade social como herança pras novas gerações de pessoas pobres, que sendo bem sincera, pode nunca mudar.
Não, pessoas pobres não tem as mesmas chances e oportunidades, não compare alguém que vem de uma familia rica, e que vai estudar em uma boa faculdade e se formar sem se preocupar em trabalhar, com alguém que precisa trabalhar e manter os estudos em pé.
Eu mesma trabalhava e estudava, e não consegui aguentar, precisava comer, e passava o dia todo sem me alimentar, o trabalho não disponibilizava comida, e nem a escola, pq eu saia correndo do trabalho pro colégio e não conseguia pegar o horário de comer, precisava escolher algo, ou eu estudo ou eu trabalho e me alimento.
É preciso ver as cores, aa nuances, a incrível diversidade da beleza dos brasileiros....
Sempre excelentes aulas, esse canal é uma importante referência no processo de letramento racial atual. Sempre recomendo os vídeos do canal para apoiar a conhecidos em seu processo de letramento racial. Não só o conteúdo apresentado, mas também a didática impecável sempre me impressionam. Parabéns!
Racismo daltônico é tão forte nas classes acima que até negros quando sobem um pouco tornam-se adeptos dele.
Me ajudou a mudar minha maneira der ver as coisas! Muito obrigado.
Professor Flávio, eu trabalho em um condomínio na Barra da Tijuca Rio de Janeiro; têm uma recreação é frequentado por crianças brancas é muito raro crianças negras eu fico analisando essas situações tristes demais.
Eu trabalhei lá e hoje trabalho no Recreio e é isso mesmo. Quando são negras muitas das vezes são filhos de jogadores ou de artistas.
Tem que denunciar esse condômino
Professor, você SEMPRE "arrasa" nas aulas... Eu AMO!!!!!! Mas hoje você se superou na POESIA... MA-RA-VI-LHO-SOOOOO!!!!! Parabéns! E muita GRATIDÃO, por tudo e sempre!
Trabalho maravilhoso, obrigada professor e sua equipe por esse conteúdo ♡
Esse vídeo é extremamente necessário.. . Parabéns
estou aprendendo muito com suas aulas
Obrigado(a) pela gentileza!
Caramba, tava pesquisando justamente sobre esse tema. Ótimo vídeo
Aula incrivel! Obrigado, professor!
Muito importante saber argumentar mais profundamente de onde vêm certas práticas racistas, tanto para explicar porque são racistas quanto para entender como desconstruir essas ideias. Seu trabalho é sensacional e necessário!
Estou cada vez mais apaixonada por suas aulas,seus ensinamentos,na minha família a brancos e pretos ,e sabemos o quão difícil para certas pessoas,, que somos filhos de Deus sim é vdd mas também é vdd que temos cores , raças diferentes,eu acredito que quando uma pessoa fala que somos todos iguais talvez a pessoa queira dizer que somos filhos do mesmo Deus
Você é um doce de pessoa
Mesmo olhando por essa ótica. Podemos chegar a conclusão que esse "Deus" tem alguns filhos preferidos que não somos nós, os negros😉
@@B2KTRR902🫶
@@Sunyahs😢
@@Sunyahs Discordo, os Negros, Semitas, Mongóis, Ameríndios são demonizados não por Deus mas sim pela civilização ocidental, simples assim, você pode ver, eles fazem guerras até contra os Europeus do Leste, os ocidentais odeiam qualquer coisa que é fora do ocidente. E nós não somos ocidentais
Valeu!
Um poeta com suas palavras!!!
Obrigada professor por essa aula fantástica ❤❤❤
Uma realidade inegável, num Brasil miscigenado, cultural, religiosa e políticamente dividido.
Os resquícios da escravidão colonial ecoarão até nos posicionarmos sem auto mimização, com Espírito de coragem e convictos de capacidades e resiliência para renunciar as amarras hereditária da colonização.
Graças à Deus superei urso, leão, serpentes, sendo pobre e pardo, mas com o espírito livre.
Necessário esse vídeo ❤
👏👏👏👏👏 vídeo devidamente compartilhado.
Você faz um belo trabalho
Além de largar depois na corrida ainda corremos com um peso nas pernas. Aí nos dizem que basta se esforçar e correr que chegaremos.
Não adianta se esforçar. O Brasil pune quem se esforça
Tem gente branca na minha rua com esgoto no quintal e passando fome.
Tem gente branca no meu bairro prostituindo a filha para conseguir comida. Para de alucinar
As pessoas que falam que não ver cor; algum momento ela irá beber não é real.
Muito explicativo muito obrigado pelas informações só um pedido existe racismo amoroso entre os negros contra si mesmo????
O unico problema nesse canal é que eu nao consigo mais parar de acompanhar os videos, to maratonando um atrás do outro, baita canal.
Que bom que está gostando! 😄
🙋🏽♀️🙋🏽♀️🙋🏽♀️
Que aula maravilhosa, e com um poema lindo e emocionante no final, que quem é vesse poema ?
Bom dia professor. Agradeço a cada aula pois tudo se encaixa. Quando 60% dos pardos não se consideram negros é um exemplo de opacidade racial?
Mas tem pardos que não são negros. Os indigenas são pardos, no entanto eles são negros.
As igrejas evangélicas tradicionais tem muitos adeptos negros mas raramente um pastor negro.🤔🤨🤫
@angelamariadefre...aqui no Brasil, sim...maioria pastores brancos ou latinos...mas nos EUA. as igrejas batistas, ou evangélicas ,na maioria os pastores são Negros!!!
Poesia linda❤❤❤
Que aula estou impactado
Minhas saudações! Qual ponto de origem da Raça, a diversidade de características de humanas é só à aparência. Neste contesto de raça e cor são discutida em afirmar que todos são Ser Humana. Como ser preto na cor, ser Negro na origem. Afinal, somos Negro de origem Africana ou somos raça ou uma raça? Ótimo tema!
Eu não vejo cor , diz a pessoa que vê um negro e esconde a bolsa . Que chega numa balada e foge das mulheres negras , não acha elas atraente 🫢
Vejo, reconheço e respeito cores
Igualdade é tratar os desiguais na medida de sua desigualdade, já diz o princípio jurídico. Princípio não efetivo dentro do direito mas existe.
Conteúdo interessante!
Eu já fui algumas festas nesse condomínio que a única negra era eu.
Professor, poderia falar sobre o uso de cães treinados para atacar negros? Li que na escravidão usavam cães como bloodhounds para caçar escravos fugitivos, e que na segregação dos EUA, a polícia soltava cães contra manifestantes negros nos anos 60. Também ouvi que no apartheid na África do Sul treinavam cães para intimidar e atacar negros. Um filme que aborda esse tema é Cão Branco (1982), seria interessante trazer esse contexto histórico.
Canal essencial
👏👏👏
Isso para mim, de dizer: "Eu não vejo cor", é coisa de gente que prefere ignorar o problema, ao invés de "ver a cor" e buscar justiça ⚖️ e igualdade, prefere simplesmente ser daltônico, no sentido da ignorância. Quem cala, consente.
Minha mãe católica extremista , apoiadora do bolsonarismo sempre foi preconceituosa, racista , fala muita bobagem , 😢😮😢😮complicado.
Eu penso que racismo está nas pessoas que tem o poder aquisitivo ou político e naqueles que moram na periferia ficam de olho nos que têm o poder, não são todos, porque isso vai da educação materna.... Mas as atitudes, seja branco ou até mesmo do preto, é que falam por cada uma delas... E o pior racismo e vindo do próprio preto, digo por experiência... Que preto sou!
Entro em um vídeo e sou chamado de ignorante e de racista por achar que meu irmão que tem a pele bem mais branca que a minha deveria ter os meus direitos legais que eu. Foda, não tem como apoiar o movimento negro nacional. Surreal
Não deu para entender nada no seu comentário
@guilhermerodriguesborges8568 eu sou preto, tipo, cara caralho
Mas tenho um meio irmão que é branco. Ele é raçado com índio mas ele é branco. Acho errado de que meu irmão deva se fuder por ser diferente
A música da vinheta é muito boa
Vamos para a africa, e assim que acaba o racismo.
💙💙💙
Triste realidade 😂😅😊.
O bom seria se cada raça ficasse no seu quadrado ,não tivesse mistura assim poderia se viver em uma sociedade igualitária sem esta confusão sem história de escravidão 😢
❤️🔥❤️🔥❤️🔥❤️🔥❤️🔥❤️🔥🔥🔥🔥🔥
Verdade não vejo. E diferença é só na pele, o sangue é o mesmo.
Sim nós somos todos humanos ,professor.
Mas no dia a dia nao somos iguais de forma alguma,o mundo nao é justo para nós negros.
Somos serem humanos vivos
❤🧡💛💚💙💜
Tem que tomar cuidado com o sociologuês, e as apreensões unilaterais de sentido, muitos quando falam que não veem raça de fato querem dizer que são igualitários, e não que não levam a sério o problema do racismo...a sociologia as vezes quer ficar cagando regra e distorcem o senso comum renovado para monetizar o discurso.Isso acaba dando ponto para o elitismo e racismo.
Tenho pânico de quem começa com esse discursinho de "eu não vejo raça".
Minha familia é bem misturada, o pai do meu pai e a mae da minha mae eram negros casados com brancos (digo branco no sentido extrito msm, de plho claro e tudo e nao "whitepardo") dai tenho uma aparencia ambigua (tipo o Ronaldo fenomeno e o Roberto Carlos jogador) nunca sofri racismo no nordeste, mas já fui chanado de moreninho de forma jocosa no interior de SP e quando fui aos eua ja fui tratado mal pq achavam que eu era arabe (o que no seria islamofobia), força aos meus irmãos negros! 🙏🏽
E os seus irmãos brancos de ascendência, também não merecem força? Eu, inclusive já fui chamado por " branquelo" por um seu irmão Negro. Vocês são os maiores racistas. Já Freud chamava de " Racismo Invertido"!
A cegueira da cor são os interesses principalmente no Ocidente ( cristianismo)
Seu discurso não faz sentido algum, você precisa estudar a Historia para entender que muito antes de você muitos tentaram soluções que não deram em nada porque as raça são "criadas pela Natureza/Deus"
Seu argumento ja esta ultrapassado "VITIMISMO"
Respeitar sim as pessoas independentemente de cor, religião, sexo, etc. é fundamental para a paz.
Em 1823, Monroe anunciou que os Estados Unidos iriam se opor a qualquer intervencionismo Europeu nas Américas, em luz dos recentes movimentos por independência na América Latina, no que ficou conhecido como "Doutrina Monroe", que se tornou uma importante marca na política externa dos Estados Unidos. Monroe foi um membro da American Colonization Society, que apoiou a colonização da África por escravos libertos. Na Libéria, a capital Monróvia tem esse nome em honra a ele. Após sua aposentadoria da política em 1825, Monroe sofreu dificuldades financeiras e faleceu em 4 de julho de 1831, em Nova Iorque. Historiadores e acadêmicos geralmente o classificam como um presidente acima da média.[7]
É bom lembrar que a escravidão nos Estados Unidos só foi abolida na década de 1860, e que esses ex-escravos eram apenas uma minoria que foi dispensada.
Busque conhecer uma das soluções que que culminaram em um Pais chamado LIBERIA que parece que também não deu certo.
Quando a Sociedade Americana de Colonização definiu o território liberiano, ela não pensou nas graves conseqüências que viriam. Isso porque os ex-escravos teriam que dividir o território do país com tribos africanas que lá habitavam. Rapidamente ocorreram conflitos entre tribos nativas e os recém-chegados imigrantes, conflitos esses que iniciaram a triste história do país.
Em 1822 é fundada a capital Monróvia,[1] em homenagem a James Monroe. Em 1847, Joseph Robert, governador da colônia, proclama a independência. Com esse acontecimento, a Libéria foi a primeira colônia independente da África.
Humanos migraram da África para o mundo
Até então, a evolução humana acontece inteiramente no continente africano. Segundo o programa do Smithsonian, todos os fósseis dos primeiros seres humanos, que viveram entre seis e dois milhões de anos atrás, vêm da África.
A migração dos hominídeos pelo planeta começou, provavelmente, entre dois milhões e 1,8 milhões de anos atrás, conta o Programa Origens Humanas. Os primeiros humanos partiram da África primeiramente para a Ásia e, um pouco mais tarde (entre 1,5 milhões e 1 milhão de anos atrás), chegaram à Europa.
Os pesquisadores acreditam que nossos ancestrais que viviam em ambientes tropicais ou próximos do equador desenvolveram um tom de pele escura para proteger suas reservas de folato contra os efeitos nocivos da luz solar intensa.
Escreveste falácias, mais falácias não Escreveste nada,a vossa retórica é sempre a mesma! "Temos de respeitar a raça, religião, etc não o fazem vocês brankkos que se acham civilizados,sim somos VÍTIMAS DE UM SISTEMA QUE DA PREVELIGIO A UMA RAÇA TÊM TUDO,ENQUANTO O OUTRO NÃO TÊM NADA ,SOMOS VÍTIMAS,SIM! O professor está a dar uma grande aula com fontes ,mas vocês como sempre descredibilizar o professor dr. com bagagem incrível,vocês racistas são sempre a mesma coisa!