Olá! Espero que você goste do vídeo de hoje! Gostaria de deixar meus sinceros agradecimentos aos meus amigos Reinaldo Miller Martins, Roberto Queiroz e Gustavo Queiroz por algumas das belas imagens que ilustram o vídeo. Convido você para assistir outros conteúdos sobre caminhões antigos no Brasil. Acesse as playlists do canal. Saudações caminhonísticas. Obrigado!❤
Tinha uma antiga transportadora, próxima de minha casa, que tinha um L76 Super, cavalo mecânico, carreta grade baixa, três eixos..era criança nessa época , passava ao lado dessas máquinas, caminho da escola, depois ficava imaginando em pilotar pelas estradas...😃😃👏👏
Scania sempre foi o top dos caminhões, esse legado nunca vai perder, aí no vídeo mostrou o filtro rotativo ou centrífuga né, eu fui mecânico e torneiro e nos Scanias da empresa eu fazia o embuchamento do mesmo, assim qdo pronto era muito top qdo afogava o motor e a rotativa ficava ali chorando literalmente né... Bady Bassitt SP 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Meu pai guiou o Scania L76 acho que 1973 e 1974, depois entre 1976 e 1977 ele guiou o FNM D180.... Ele diz que chegava a sair língua de fogo do escapamento e os coletores de escape (tubagem) chegava a ficar incandescente
Exato! Morava em Ituiutaba em 1972 fiz uma viagem de lá até Blumenau, 1500 km, com uma carreta L76, maçarico (eu tinha então 14 anos), carregado com uma carga no limite do peso de fardos de algodão. A noite dava para ver o escapamento incandescente e uma língua de fogo de pelo menos meio metro, quando nas rampas. A subida da serra do azeite, era ainda somente aquela que agora é a descida da BR-116 (Régis) e levou quase 2 horas para vencê-la. Por ser maçarico fazia muito barulho, mas era maravilhoso o som. Coisa de guri que gosto até hoje: o ronco estalador de um FNM, do K113, de um motor diesel 2 tempos, de um V8...
Uma série que ainda persiste com o 111 nas estradas mais a cada ano estão diminuindo nas estradas ! mais ainda vemos muitos fazendo os ditos rasga lona dentro das cidades puxando de cilo para cilo e container nos portos !
Pois é, teve o L76 Super. Não podemos esquecer dele, tão importante na história da marca e do caminhão no Brasil! Obrigado pela visita e por comentar. Valeu mesmo.
Esse vídeo me fez lembrar da minha infância na década de 70, quando o Scania 76 era visto com facilidade nas rodovias brasileiras. Parabéns pelo vídeo e um abraço aqui de Londrina PR.
Exatamente, Clóvis! Eu digo o mesmo. Marcou muito a minha infância. Estou preparando um vídeo sobre essas memórias com o 76. Obrigado pela visita. Abraços aos amigos de Londrina!
Pra mim o espingardinha era 1971 , visto que em 70 foi adicionado o turbo , e puxava o óleo do filtro , aí colocaram o filtro atrás da cabine pra distância aumentar e não sugar o óleo.
Caro André, o filtro na traseira da cabine - o "espingardinha" - nasceu em junto com o 76 Super, segundo evidências de época. O antigo filtro não oferecia a restrição baixa o suficiente para o volume muito incrementado do ar de admissão da versão turbo. A Scania testou intensivamente o 76 Super em várias frotas antes do lançamento e isso pode explicar o seu comentário. Mas segundo consta na imprensa especializada, o 76 Super já nasceu com o filtro na traseira. Vale notar, como aparece no vídeo, que no modelo sueco, o filtro do DS11 se situava no cofre no motor. Por razões específicas do nosso mercado (inclusive a mencionada ingestão de óleo do elemento do filtro e o ambiente mais poeirento) podem ter levado ao desenvolvimento de um arranjo específico para o Brasil. Obrigado pela ótima observação. Um grande abraço.
O FNM 180 reinou absoluto com toda sua brutalidade e torque em baixas rotações e terrenos difíceis até o fim dos anos 60, onde a quase totalidade das estradas entre as grandes capitais do Brasil era em terra com exceção de uma ou outra, a partir daí houve o asfaltamento de quase todos os troncos principais e aí os brutos da FNM se mostraram ultrapassados diante da necessidade de velocidade e desempenho nas novas estradas asfaltadas, e quem ocupou o espaço vazio? A Scania com seus caminhões modernos.
Caro Charles, obrigado por seu relato. Apenas me permita uma pequena correção. Nos anos 1960, ainda era o FNM D-11000. O FNM 180 apareceu em 1972. Desculpe a demora para responder. Um abraço.
Está certo, mas a FNM, na verdade já era Alfa-Romeo, creio que reinou até final dos anos 70, provavelmente por ser bem mais barato que a Scania; principalmente que com a chegada do 180 e depois 190, deu uma leve melhorada. Mas era uma tecnologia dos anos 40, impossível competir com a Scania
Que maravilha! Amilton, eu ficaria muito honrado de fazer um vídeo homenagem para eternizar seu caminhão aqui no canal. Por favor, me conte se tem interesse. Um abraço e parabéns pela raridade! Deve ser um espetáculo.
Aqui na minha cidade de gravatai um senhor comprou um scania varbis zero fez um milhão e meio de quilômetros, saio àte em uma reportagem na televisão à muitos anos. Se não me engano o nome era seu Ernesto.
O pessoal da Scania estava mesmo decidido a dar certo no Brasil e fazer bons caminhões. Basta notar as melhorias constantes já no início. Talvez seja impressão minha, mas parece que eles já faziam as correções o quanto antes para os lotes seguintes a serem fabricados, antes que uma possível má fama se espalhasse. Quanto a segurança da cabine, não sei se a maioria dos caminhões de hoje têm o mesmo nível.
Olá, Wilson! Sim. A Scania queria fazer dar certo. Compromisso com a qualidade e inovação tecnológica. No entanto, um dos grandes motivos era a corrida para crescer e ser competitiva na Europa. E lembremos que as caixas Scania eram importadas nessa época. Não tinha muita escolha para a filial brasileira, senão usar o que havia de mais moderno. Também vale notar que a tecnologia da caixa combinada com o grupo redutor já existia lá fora desde os anos 40. A Scania estava tirando o atraso. Mas era líder em inovação por aqui. Veja o Shorts sobre a caixa Mack Mono-Shift aqui no canal. Obrigado por comentar. Um abraço.
Vivendo e aprendendo. Eu achava que o motor turbo tinha início no 110 super. Os Scania duas alavancas de câmbio eu só ouvi falar mas nunca tinha visto foto do interior da cabine. Obrigado pela aula.
Quando era adolescente que morei em Rio Grande tive um vizinho que tem o jacaré albino com a chaminé/lamparina no lado de fora. Deve ter ainda os jacarés no porto de Rio Grande.
Eduardo, sugestão anotada. Enquanto isso, dá uma olhada no Episódio 17 aqui no canal, sobre os GMC Diesel pesados das primeiras gerações. Obrigado. Abraço.
Parabéns pelo excelente trabalho, pesquisa ímpar sobre os modelos aqui mostrados. Esse nível de conhecimento e pesquisa estar faltando sobre os modelos atuais. Abraços.
O Scania Vabis carinhosamente conhecido como jacaré conquistou o coração dos brasileiros e estará sempre na memória dos motoristas que admiram um estradeiro de verdade.
Opa, grande Márcio, muito agradecido. Você deve ter muita história pra contar. O canal está sempre aberto para relatos de caminhões do passado. Um abraço!
Em tempo, seu canal também é muito bom! Acabei de conhecer e de me inscrever. Recomendo a todos que aqui nos lêem. Ônibus também é um tema apaixonante. Sucesso no seu trabalho. Valeu!
@plataforma77-onibusemfoco98 Vou torcer pelo seu retorno. Eu estou no RUclips desde 2011...e só em outubro passado criei coragem para criar conteúdos. Boa sorte e no aguardo de novos vídeos seus. Abração.
Que bom ver você por aqui no RUclips! Já o acompanhava no Caminhões Antigos, então já sabia antes de ver o vídeo que se tratava de um material de excelente qualidade e precisão. Vida longa ao canal, parabéns e um abraço!
Opa! Que bacana nos encontrarmos por aqui! Temos muitos amigos inscritos da época do finado site. Continue sintonizado para novos conteúdos. Um forte abraço e seja bem-vindo.
Parabéns pelo vídeo. Excelente visao técnica. Ja assisti outros videos sobre caminhoes mas nenhum com tal nivel de detalhes. Sou apaixonado por caminhões pesados.
Ôpa, por aquí, qqr Scânia a molecada chamava de jamanta e, do campinho de futebol, dava pra ouvir e vê-las passando carregadas pra S. Paulo, com o ronco inesquecível e apaixonante dos DS 11 "massaricos"! Em pensamento, eu viajava (desejava) com o motora!
Isso mesmo! Em Campinas era jamanta também. Estou preparando um vídeo curto que fala muito disso tudo que você bem lembrou. Minha memória é muito parecida. Valeu pelo relato!
Viamão eu vi a reportagem sobre esse caminhão era um Scania l 75 1958+o dono dele falou que o caminhão Tava com 900mil quilômetros mas já tinha sido retificado medida 0+10?t
Caro João, de fato alguns LT76 recebiam eixos Mack, como os da Perfex que aparece no vídeo. No entanto, o LT original não usava esse sistema, creio. Mas sim um eixo de dupla redução, similar ao do 4x2. Os eixos Mack citados são conhecidos genericamente por "top loaders". Obrigado por comentar. Um grande abraço.
@@SuperFullin Seus vídeos são sensacionais...os mais completos sobre caminhões em geral (o do Anderson Dantas foca em ficha técnica)...não consigo imaginar um sistema 6X4 com diferencial central e dupla redução (sem ser igual esse da Mack)...
Olá! Espero que você goste do vídeo de hoje! Gostaria de deixar meus sinceros agradecimentos aos meus amigos Reinaldo Miller Martins, Roberto Queiroz e Gustavo Queiroz por algumas das belas imagens que ilustram o vídeo. Convido você para assistir outros conteúdos sobre caminhões antigos no Brasil. Acesse as playlists do canal. Saudações caminhonísticas. Obrigado!❤
A indústria sueca é fantástica. Máquinas para a vida toda.
Obrigado por comentar! Um abração.
Com seus vídeos estou resgatando grandes memórias da juventude,obrigado.
O meu saudoso pai trabalhou com um vabis 75 com carreta de três eixos com trinta toneladas de cargas
Que bela história, Luciano! Devia ter muitas passagens interessantes para contar, seu finado pai. Obrigado por seu relato. Abraço.
Tinha uma antiga transportadora, próxima de minha casa, que tinha um L76 Super, cavalo mecânico, carreta grade baixa, três eixos..era criança nessa época , passava ao lado dessas máquinas, caminho da escola, depois ficava imaginando em pilotar pelas estradas...😃😃👏👏
Amigo Henrique, pois é! Eu também tenho uma história parecida! Aguarde um próximo Shorts com esse "causo"... Abração. Obrigado.
Tive uma L76 turbo 1969 caminhão muito bom
Obrigado, Adriano, pelo seu relato. Um abraço.
Scania sempre foi o top dos caminhões, esse legado nunca vai perder, aí no vídeo mostrou o filtro rotativo ou centrífuga né, eu fui mecânico e torneiro e nos Scanias da empresa eu fazia o embuchamento do mesmo, assim qdo pronto era muito top qdo afogava o motor e a rotativa ficava ali chorando literalmente né...
Bady Bassitt SP 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Obrigado, Victor, por seu interessante relato. Muito bacana! Um abraço
Quando entrei pra trabalhar na concreto redimix de Brasília em 95 só tinha jacaré
Que bacana, André! Obrigado por seu testemunho. Um abraço.
Vídeo muito top, uma aula sobre o começo da história da SCANIA no Brasil!
Parabéns!🇧🇷
Obrigado, Alisson! Continue sintonizado para novos vídeos do gênero. Um grande abraço.
@@SuperFullin abraço, tmj! 👍🏻
Show de bola! Pode fazer também futuramente toda a saga da 1519 até chegar na 1934!
Opa, com certeza, Charles. Sugestão anotada. Obrigado.
Muito bacana o vídeo! Ótimas informações! Caminhão que também se tornou icônico no Brasil! A maioria foi usado como cavalo mecânico!
Que bom que você gostou. Obrigado pelo comentário. Valeu!
@@SuperFullinmas os tocos não eram mais caros ??
Meu pai guiou o Scania L76 acho que 1973 e 1974, depois entre 1976 e 1977 ele guiou o FNM D180.... Ele diz que chegava a sair língua de fogo do escapamento e os coletores de escape (tubagem) chegava a ficar incandescente
Que bacana seu testemunho, Wilson! Quanta experiência, quantas histórias saborosas! Obrigado por compartilhar. Um abraço grande.
Exato! Morava em Ituiutaba em 1972 fiz uma viagem de lá até Blumenau, 1500 km, com uma carreta L76, maçarico (eu tinha então 14 anos), carregado com uma carga no limite do peso de fardos de algodão. A noite dava para ver o escapamento incandescente e uma língua de fogo de pelo menos meio metro, quando nas rampas. A subida da serra do azeite, era ainda somente aquela que agora é a descida da BR-116 (Régis) e levou quase 2 horas para vencê-la. Por ser maçarico fazia muito barulho, mas era maravilhoso o som. Coisa de guri que gosto até hoje: o ronco estalador de um FNM, do K113, de um motor diesel 2 tempos, de um V8...
Uma série que ainda persiste com o 111 nas estradas mais a cada ano estão diminuindo nas estradas ! mais ainda vemos muitos fazendo os ditos rasga lona dentro das cidades puxando de cilo para cilo e container nos portos !
Pura verdade, caro Igor. Os 111 continuam firmes, mas já não são tão fáceis de se avistar como anos atrás. Obrigado por comentar. Grande abraço.
TAMBÉM ACHEI QUE O TURBO ERA SÓ NO 110,ANO 70.....QUE INCLUSIVE MEU PAI TEVE UM
Pois é, teve o L76 Super. Não podemos esquecer dele, tão importante na história da marca e do caminhão no Brasil! Obrigado pela visita e por comentar. Valeu mesmo.
Esse vídeo me fez lembrar da minha infância na década de 70, quando o Scania 76 era visto com facilidade nas rodovias brasileiras. Parabéns pelo vídeo e um abraço aqui de Londrina PR.
Exatamente, Clóvis! Eu digo o mesmo. Marcou muito a minha infância. Estou preparando um vídeo sobre essas memórias com o 76. Obrigado pela visita. Abraços aos amigos de Londrina!
@@SuperFullin 👍👍
@@SuperFulline tinha até alguns com cabine azul e cabine branca (o da Sabesp). Mas eram raros. A maioria era laranja mesmo.
Aí sim um vídeo com informações esclarecidas de um caminhão
Meu pai trabalhou cum um l75 em l76 espigardinha
Parabéns pelo vídeo
Obrigado, meu irmão! Que máximo que seu pai teve uma baita experiência com esses caminhões tão significativos! Um grande abraço.
Melhor conteúdo sobre esse modelo scania que já vi até hoje. Parabéns. Aguarda vídeo da scania série 2.
Opa, Reinaldo, muito obrigado. Continue sintonizado para mais conteúdos do gênero. Um grande abraço.
Pra mim o espingardinha era 1971 , visto que em 70 foi adicionado o turbo , e puxava o óleo do filtro , aí colocaram o filtro atrás da cabine pra distância aumentar e não sugar o óleo.
Caro André, o filtro na traseira da cabine - o "espingardinha" - nasceu em junto com o 76 Super, segundo evidências de época. O antigo filtro não oferecia a restrição baixa o suficiente para o volume muito incrementado do ar de admissão da versão turbo. A Scania testou intensivamente o 76 Super em várias frotas antes do lançamento e isso pode explicar o seu comentário. Mas segundo consta na imprensa especializada, o 76 Super já nasceu com o filtro na traseira. Vale notar, como aparece no vídeo, que no modelo sueco, o filtro do DS11 se situava no cofre no motor. Por razões específicas do nosso mercado (inclusive a mencionada ingestão de óleo do elemento do filtro e o ambiente mais poeirento) podem ter levado ao desenvolvimento de um arranjo específico para o Brasil. Obrigado pela ótima observação. Um grande abraço.
O FNM 180 reinou absoluto com toda sua brutalidade e torque em baixas rotações e terrenos difíceis até o fim dos anos 60, onde a quase totalidade das estradas entre as grandes capitais do Brasil era em terra com exceção de uma ou outra, a partir daí houve o asfaltamento de quase todos os troncos principais e aí os brutos da FNM se mostraram ultrapassados diante da necessidade de velocidade e desempenho nas novas estradas asfaltadas, e quem ocupou o espaço vazio? A Scania com seus caminhões modernos.
Caro Charles, obrigado por seu relato. Apenas me permita uma pequena correção. Nos anos 1960, ainda era o FNM D-11000. O FNM 180 apareceu em 1972. Desculpe a demora para responder. Um abraço.
Está certo, mas a FNM, na verdade já era Alfa-Romeo, creio que reinou até final dos anos 70, provavelmente por ser bem mais barato que a Scania; principalmente que com a chegada do 180 e depois 190, deu uma leve melhorada. Mas era uma tecnologia dos anos 40, impossível competir com a Scania
Oi boa noite eu tenho um dos primeiros Scania que veio pro Brasil ano 1953 modelo L 71 apelidado aza Delta
Que maravilha! Amilton, eu ficaria muito honrado de fazer um vídeo homenagem para eternizar seu caminhão aqui no canal. Por favor, me conte se tem interesse. Um abraço e parabéns pela raridade! Deve ser um espetáculo.
show de bola! eu tenho um ônibus gm americano e está com mecânica scania b 76 super 😂😂😂
Paulo, sensacional! Meu pai quase comprou um GMC PD-4104 da Breda para fazer um motor-home. Parabéns pelo ônibus! Abraço.
Aqui na minha cidade de gravatai um senhor comprou um scania varbis zero fez um milhão e meio de quilômetros, saio àte em uma reportagem na televisão à muitos anos. Se não me engano o nome era seu Ernesto.
Que ótimo testemunho, amigo José! Obrigado por compartilhar conosco. Um abraço.
@@SuperFullin valeu tche
O pessoal da Scania estava mesmo decidido a dar certo no Brasil e fazer bons caminhões. Basta notar as melhorias constantes já no início. Talvez seja impressão minha, mas parece que eles já faziam as correções o quanto antes para os lotes seguintes a serem fabricados, antes que uma possível má fama se espalhasse. Quanto a segurança da cabine, não sei se a maioria dos caminhões de hoje têm o mesmo nível.
Olá, Wilson! Sim. A Scania queria fazer dar certo. Compromisso com a qualidade e inovação tecnológica. No entanto, um dos grandes motivos era a corrida para crescer e ser competitiva na Europa. E lembremos que as caixas Scania eram importadas nessa época. Não tinha muita escolha para a filial brasileira, senão usar o que havia de mais moderno. Também vale notar que a tecnologia da caixa combinada com o grupo redutor já existia lá fora desde os anos 40. A Scania estava tirando o atraso. Mas era líder em inovação por aqui. Veja o Shorts sobre a caixa Mack Mono-Shift aqui no canal. Obrigado por comentar. Um abraço.
Parce que dá série 4 pra cá cagaram e andaram nesse quesito.
Vivendo e aprendendo. Eu achava que o motor turbo tinha início no 110 super. Os Scania duas alavancas de câmbio eu só ouvi falar mas nunca tinha visto foto do interior da cabine. Obrigado pela aula.
Pois é, Emílio, teve o L76 Super...e nada menos que 4 diferentes transmissões. Obrigado pelo comentário e apoio de sempre.
Excelente vídeo contando a história desse ícone do transporte brasileiro parabéns
Muito obrigado. Fico muito feliz que tenha apreciado o trabalho. Grande abraço.
É uma honra ter sua visita, irmão Paraná!
Quando era adolescente que morei em Rio Grande tive um vizinho que tem o jacaré albino com a chaminé/lamparina no lado de fora.
Deve ter ainda os jacarés no porto de Rio Grande.
Olá, Caroline! Obrigado pelo testemunho! Abraço.
Vídeo top
Muito obrigado, Ricardo! Um abraço.
Que aula........ Barbaridade o tempo voa em um vídeo desses..... Parabéns. 🙏
Caro Charles, fico feliz que tenha gostado. Muito obrigado! Um abraço.
Faz um vídeo sobre a Detroit diesel
Eduardo, sugestão anotada. Enquanto isso, dá uma olhada no Episódio 17 aqui no canal, sobre os GMC Diesel pesados das primeiras gerações. Obrigado. Abraço.
Boa 👍 A adoção da nova cabine foi essencial !!!
Bonita foto em 8:39 do PERFEX rebocando "o progresso do Brasil" !!!
Paulo, que bom que você curtiu.
Um grande abraço!
Vídeo "bagual" de bom😊
Que bom que gostaste, Samuel! Valeu mesmo. Abraço.
Parabéns pelo excelente trabalho, pesquisa ímpar sobre os modelos aqui mostrados. Esse nível de conhecimento e pesquisa estar faltando sobre os modelos atuais. Abraços.
Grande André, muito agradecido. Um abraço grande. TMJ.
O Scania Vabis carinhosamente conhecido como jacaré conquistou o coração dos brasileiros e estará sempre na memória dos motoristas que admiram um estradeiro de verdade.
Obrigado, meu irmão Roberto. Muito feliz com sua visita!
MUITO BOM , GANHOU UM INSCRITO.....ME CRIEI DENTRO DESSES SCANIA , E FNM
Opa, grande Márcio, muito agradecido. Você deve ter muita história pra contar. O canal está sempre aberto para relatos de caminhões do passado. Um abraço!
Que vídeo top,
Que bom que você gostou, Roberto. Obrigado. Abraço.
Evandro, meus parabéns pelo seu trabalho. Conteúdo riquíssimo e impecável.
Opa, muito agradecido! Que bom que você gostou. Um abração. TMJ!
Em tempo, seu canal também é muito bom! Acabei de conhecer e de me inscrever. Recomendo a todos que aqui nos lêem. Ônibus também é um tema apaixonante. Sucesso no seu trabalho. Valeu!
@@SuperFullin muito obrigado, nobre! Estava fazendo os vídeos por hobby entre 2021 e 2022. Mas resolvi parar, quem sabe algum dia eu retorne. Abração!
@plataforma77-onibusemfoco98 Vou torcer pelo seu retorno. Eu estou no RUclips desde 2011...e só em outubro passado criei coragem para criar conteúdos. Boa sorte e no aguardo de novos vídeos seus. Abração.
Mais um excelente vídeo, grande abraço
Obrigado, Leonardo! Continue com a gente. Forte abraço.
@@SuperFullin , com toda a certeza, guri
Show de bola
Valeu! Obrigado mesmo. Abraço.
Saudações caminhonísticas Evandro. Que top, que vídeo show. Tão bem explicado que não tem nem como fazer perguntas! Abraço meu amigo.
Obrigado, meu irmão! TMJ. Valeu.
excelente video
Obrigado pelo apoio de sempre! TMJ. Valeu.
Que bom ver você por aqui no RUclips! Já o acompanhava no Caminhões Antigos, então já sabia antes de ver o vídeo que se tratava de um material de excelente qualidade e precisão. Vida longa ao canal, parabéns e um abraço!
Opa! Que bacana nos encontrarmos por aqui! Temos muitos amigos inscritos da época do finado site. Continue sintonizado para novos conteúdos. Um forte abraço e seja bem-vindo.
Parabéns pelo vídeo. Excelente visao técnica. Ja assisti outros videos sobre caminhoes mas nenhum com tal nivel de detalhes. Sou apaixonado por caminhões pesados.
Obrigado, Cláudio! Então somos dois apaixonados por essas máquinas maravilhosas. Continue sintonizado. Em breve mais vídeos do gênero. Grande abraço.
Ótimo vídeo muito explicado
Que bom que gostou. Continue sintonizado. Logo teremos mais vídeos do gênero. Abração. Obrigado.
Ôpa, por aquí, qqr Scânia a molecada chamava de jamanta e, do campinho de futebol, dava pra ouvir e vê-las passando carregadas pra S. Paulo, com o ronco inesquecível e apaixonante dos DS 11 "massaricos"! Em pensamento, eu viajava (desejava) com o motora!
Isso mesmo! Em Campinas era jamanta também. Estou preparando um vídeo curto que fala muito disso tudo que você bem lembrou. Minha memória é muito parecida. Valeu pelo relato!
Que Espetáculo! Me inscrevendo agorinha! Sucesso
Opa, fico muito honrado e agradecido pelo comentário e por sua inscrição! Top. Um abraço.
Excelente vídeo Evandro!
Muito bom!
No aguardo dos próximos.
Obrigado, meu irmão! Em breve tem mais. Valeu. Abraço.
Parabéns
Opa, amigo Juca! Muito obrigado. Abraço.
👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito obrigado, Janilson! Um abraço.
Na década de 60 o trans caramuru com matriz em contagem trouxe o Scania pra substituir os GMC
Bem observado! Muitos Scania acabaram mesmo substituindo os importados. Desculpe a demora para responder. Obrigado pela contribuição.
Viamão eu vi a reportagem sobre esse caminhão era um Scania l 75 1958+o dono dele falou que o caminhão Tava com 900mil quilômetros mas já tinha sido retificado medida 0+10?t
Que belo relato, Juarez. Obrigado por compartilhar. Grande abraço.
Esse sistema tandem dos 6X4 são os mesmos dos Mack norte-americanos...as carcaças dos diferenciais ficam viradas para baixo...
Caro João, de fato alguns LT76 recebiam eixos Mack, como os da Perfex que aparece no vídeo. No entanto, o LT original não usava esse sistema, creio. Mas sim um eixo de dupla redução, similar ao do 4x2. Os eixos Mack citados são conhecidos genericamente por "top loaders". Obrigado por comentar. Um grande abraço.
@@SuperFullin Seus vídeos são sensacionais...os mais completos sobre caminhões em geral (o do Anderson Dantas foca em ficha técnica)...não consigo imaginar um sistema 6X4 com diferencial central e dupla redução (sem ser igual esse da Mack)...
Os Scania aprenderam com os Mack .Os GMC Detroit era o rei da estradas.
BOM DIA
Gostaria de conversar com o Sr você é colecionador de caminhões
Opa, Antônio, estou à disposição... Mas não sou colecionador de caminhões. Obrigado.
Estou à disposição, Antônio, mas não sou colecionador de caminhão. Obrigado.
Meu pai teve um ,,, era azul !!! Nso sei o ano
Que bacana! Grato por comentar.
E o scania L 75 ?
Olá! Você assistiu ao vídeo? Acho que não entendi sua pergunta... Obrigado.
Antes dele tinha o L 75.😊
Isso mesmo, Hilário, conforme relato no vídeo. Temos aqui no canal o Episódio 6, dedicado ao Scania-Vabis L75. Obrigado pela visita.