As 30 horas tornariam a nossa carreira atrativa novamente, mesmo sem altos salários e seria uma âncora pra manter os servidores que entram e q hoje saem em menos de 5 anos.
Esse mês de junho, completei 13 anos na carreira, e é a primeira greve que sinto realmente as pessoas engajadas em brigar PELA CARREIRA. Obrigada ao movimento TAES na luta, vocês conseguiram demonstrar para o Brasil a nossa importância e a nossa força! ❤
Estou com 16 anos de carreira, nesses anos foram 4 greves...a luta sempre foi difícil e os ganhos sempre foram poucos. Dessa vez, houve uma transparência nunca vista antes...houve uma comunicação, um ao vivo e agora que nunca houve igual. Antes era apenas o que sindicatos traziam as assembléias e sabemos muito bem qual era a preocupação desses sindicatos. O TNL foi um divisor de águas, trouxe uma segurança muito grande. Há muitos ganhos nessa proposta, pois é melhor do que estava antes e devemos reconhecer que chegou a hora de aceitar.
Discordo totalmente . Tenho 14 anos de universidade , mas ainda acho que a proposta pode melhorar . Parece que todo mundo ficou encantado pela proposta que não é nenhuma maravilha . O Rsc é um ganho, mas tem muitas coisas ainda pra.melhorar.
Live necessária e esclarecedora. Obrigada. Aos TAEs que estão encabeçando o Movimento TAEs na Luta, um muito obrigada. Essa campanha será lembrada como aquela que marca o início de uma nova visão na nossa carreira, partindo dos servidores. Sensacional o trabalho de vocês!!!!!
Parabéns especialmente ao Leewertton, pelo compromisso e profundo conhecimento da carreira PCCTAE. Parabéns ao pessoal da luta e que nos proporciona essa live. Muito obrigada pelo trabalho realizado.
Devemos lutar por uma jornada de trabalho de 30 horas semanais para melhorar nossa qualidade de vida. Além disso, jornadas mais curtas podem aumentar a produtividade e a satisfação no trabalho. É um passo necessário para um futuro mais justo e sustentável para todos.
precisamos elaborar a justificativa para 30 horas (se é que a FASUBRA ou outros sindicatos já não tenham elaborado) e a redação do artigo e ter gente que tenha contato direto com os dirigentes que estão à frente na mesa de negociações com o governo para entregar e cobrá-los. Anos atrás eu mandei e-mail para Fasubra, sinditest PR e de dirigentes da época, nunca recebi uma resposta sobre incluir na lei 11.091/2005 um artigo tratando da jornada máxima de 30 horas, provavelmente não leram ou então não acharam interessante. No caso de não achar interessante, eu penso que é bom para os sindicatos deixarem os servidores lutando eternamente pelas 30 horas. Entendo que é uma forma de atrair mobilização e juntar servidores para manifestações. Por isso que eu acho que não é interessante para a cúpula dos sindicatos levar uma proposta.
Com dinheiro no bolso e um homem maravilhoso do meu lado que me entenda e faça os meus desejos, eu trabalharia rindo todo dia como Tae. Agora está difícil
Parabéns aos colegas que estão à frente do movimento grevista. Parabéns a todos! Não podemos sair dessa luta sem antes resolver a questão da pauta democrática entre TAEs e Docentes nas comissões de deliberação das Universidades. O sistema atual 70/15/15 é uma humilhação em pleno 2024 num Brasil que se diz democrático.
O que sei é que tenho que acelerar duas vezes em 2025 já que tenho 10 anos no serviço. E tenho que aproveitar as progressões por capacitação que já fiz.
Sem querer ser pessimista, mas esse Rsc pode ser um verdadeiro engodo. Basta surgir uma pandemia doida igual a última. E ficar a mercê desse Congresso bolsonarista é perigoso demais . Até 2026 , o cenário do país pode ser totalmente diferente de agora, inclusive com Lula sofrendo impeachment. Muitos vão dizer que é viagem da minha cabeça, mas essa possibilidade é muito real , ainda mais com esses políticos de extrema direita que estão doidos pra privatizar a Educação Pública
Em 2025, o aumento é uma piada...o valor não dá para fazer UMA (somente uma) compra digna no supermercado. Não dá para esperar quase DOIS ANOS para iniciar o RSC. RSC tem que começar PELO MENOS EM OUT. 2025. #RscEm2025
Parabéns pelo trabalho de vcs, com base na fala final do Leewertton urge ainda mais garantir ao menos a pauta democrática e as 30hs nessa greve, como uma correção histórica para nossa derrota de 12 anos atrás, os TAs precisam deixar de ser uma subcategoria dentro das Universidades, hoje docentes conseguem até mesmo interferir no teletrabalho conquistado por nossa categoria, sem que nada possa ser feito, pois o poder dos TAs é limitado, outro ponto importante, o peso dos votos também deveria estar em pé de igualdade em uma eleição para Reitor, não basta apenas um TA conseguir concorrer se o voto da categoria não tiver significância no total, precisamos mudar essa relação de poder.
Admiro o TAES NA LUTA pelo trabalho, esforço e compromisso. É preciso dizer que o orçamento ora concedido à categoria nas mesas de negociação - se comparado às outras carreiras que já fecharam acordos e as perdas financeiras históricas ao longo do tempo aos servidores TAES, em que pese algumas conquistas e promessas colocadas, de forma alguma reduz o prejuízo sofrido. Após 20 anos de implantação do PCCTAE, sairemos da greve acumulando perdas.
Não esqueçam os revisores. Braille e os intérpretes de libras em relação a racionalização. Fazemos trabalho de nível E e ganhamos a nível D. As profissões na área da inclusão antigamente foram criados de maneira errada 😢😢😢😢. Existe revisor e intérprete nível E. No caso da área da inclusão o que muda é a nomenclatura fazemos as mesma obrigações e recebemos a nível D.
Parabéns a todos que estivem na linha de frente dessa luta!!!
5 месяцев назад+10
Negociem uma regra de transição boa. Não faz sentido eu TAE 407 estando no nível 10 demorar mais 8 anos pra alcançar o padrão 19 enquanto quem entrar agora vai fazer isso em 15. Que, pelo menos, eu possa fazer acelerações -- ou até "ganhá-las", por eu já ter o nível máximo de capacitação -- e chegar lá em mais 7 anos... PS: excelente live. Parabéns a todos! PS²: Ah, o que eu acho sobre a greve: buscar agora um step de 4,3% pra 2026 pelo menos seria uma boa. De resto, acho que não tem mais por onde negociar...
Exato. eu estou no nível II (padrão 203) , prestes a progredir para nível III de capacitação mas agora vou ter que esperar sei lá, 4 anos. Entendo que a mudança de 18 meses para 5 anos no tempo de capacitação foi uma forma de compensar a diminuição do interstício da progressão por mérito. Quem entrar após a vigência dessa nova regra, vai progredir 6 steps em 5 anos, de igual forma de alguém que entrou anos atrás. No meu caso que estou há apenas 3 anos e meio na carreira, vou demorar mais ainda.
Maravilha, na regra de transição, deve haver uma possibilidade de o servidor escolher progredir por capacitação ao completar os 18 meses, pois já estava inserido na regra antiga.E durante o interstício cumprido, a pessoa fez os cursos de capacitação já esperando a progressão nos 18 meses
Obrigada TAEs na luta pelas explicações de sempre! Porém temos que denunciar essa proposta, precisamos lutar pela recomposição do VB e por STEP, isso sim seria uma proposta justa que beneficiaria a TODOS, nível E, com ou sem IQ. Ganhar RSC em cima de um piso baixo não vai resolver nossa carreira, que continua rebaixada, a pior dentro do serviço público federal!!! Mesmo com IQ, nosso teto será pífio!!
Meu medo é acabar sem nada. Só lembro da vez q outras categorias pegaram 4 parcelas e a gente so duas. O congresso pressionando o governo e querendo cortes de gastos....daqui a pouco a gente sai é sem nada.
30 HS já que não tem recurso , a hora eh agora ! Falou se não live que o governo vai estudar as 30 HS Isis pra mim eh o famoso agente compra na volta , claro que o governo não vai conceder , já está com carência de servidores imagine com 30 HS , o governo teria que assumir assumir que a carreira está em colapso, em fim estamos perdendo uma grande oportunidade !
a minha dúvida é sobre a progressão por capacitação, na situação atual de uma pessoa que está próxima de completar os 18 meses de interstício, vai progredir por capacitação? Pois é um direito adquirido
Quem já tem um tempo maior de serviço ficará prejudicado, pois da forma que foi colocada esta equivalência entre os padrões de vencimento, uma pessoa que está no Nível IV-12 (16,5 anos na carreira TAE) vai para o Nível 15 e levará 4 anos para chegar ao Nível 19. Vai chegar no topo da carreira com 20,5 anos, enquanto uma pessoa que inicia agora poderá chegar em 15 anos.
@@lanneki entendo seu ponto de vista, mas é injusto com aqueles que já estão há mais tempo na carreira, e que inclusive já passaram de 15 anos de serviço e já fizeram todas as progressões por capacitação. A questão é negociar as regras de transição, para que toda a categoria seja contemplada de forma igualitária.
O RSC é uma grande conquista, mas é uma melhoria que só vai começar a acontecer em 2026. Enquanto isso, estamos em banho Maria, Reajuste 0 em 2024 e 9 % em 2025... É menos q a inflação! Conquista? Uma mudança de 3,9 para 4,0 ...🤦♀️
Vc bem quem tem 11 anos de universidade e já está na capacitação 4 ? Ou será reenquadrado na capacitação 4 na nova tabela ou regride para a capacitação 3 pois como a capacitação é a cada 5 anos a pessoa já vai ter tido feito 2 então sua capacitação será 3
Quando se fala em incremento de 29% parece muito, porém representa quanto em termos financeiros? R$300,00 em 2026, se tanto? O PCCTAE continuará como uma das carreiras de mais baixa remunerações em seus níveis. Percebe-se aqui a mudança significa de diferença de avaliação por parte do comando. Novamente a carreira sairá como o "patinho feio" de vencimentos pagos pelo governo federal.
Entrei neste último concurso 05/2022 e me sinto privilegiado por fazer parte de um momento tão histórico. Que Deus abençoe toda a bancada e todos que contribuíram para que este movimento alcançasse esse patamar de representatividade. Eu, assim como a grande maioria, sinto que estamos bem representados. Como diz o ditado, é melhor um pássaro na mão do que dois voando. Voto pelo fim da greve. Vamos seguir sempre na luta.
Não é difícil perceber as conquistas. Não é difícil reconhecer os avanços. Não é difícil compreender que a luta é mais estrutural que só econômica. Não é difícil entender que a corrida é maratona e não rasa. Difícil é aceitar a forma que esse governo que lutei para eleger nos trata. É perceber que a justificativa da correlação de forças e do famigerado governo de coalizão só serve pra nossa carreira, enquanto outras foram beneficiadas. Difícil mesmo é perceber definitivamente que a Educação não é prioridade e que não temos representante no governo federal. TEM ORÇAMENTO. SÓ NÃO TEM PRA NÓS.
Tenho a seguinte duvida com relação ao progressão se a mudança no tempo sera retroativo, exemplo hoje quem esta no nivel 408 tem 11 anos de exercícios se for aplicado a retroatividade da lei o nivel deve mudar para 412? Alguém sabe se isso sera aplicado
Na questão da progressão, já existe uma proposta de transição para os que estão na ativa consigam chegar ao topo com os mesmos 15 anos de quem entrar futuramente já com a carreira alterada? Eu, por exemplo, tenho 10 anos, como seria para mim chegar ao topo aos 15 anos de carreira? Obrigado
Nas UFs, os servidores do cargo Auxiliares em Administração (nível C) fazem exatamente as mesmas tarefas dos servidores do cargo Assistentes Administrativos (nível D). E, inclusive, muitos dos Auxiliares já possuem título de graduação. No entanto, os Auxiliares em Administração recebem praticamente 1.000 reais a menos do que os Assistentes Administrativos. Isso é ridículo e absurdo.
Inclusive nos HUs, auxiliares de enfermagem ensino médio ( nível C) exercem mesmas tarefas dos técnicos de enfermagem ( nível D), com a diferença salarial acima de mil reais.
@@GabrielSantos-rg2do desconheço o técnico de enfermagem que assume e função do enfermeiro na sua totalidade. Qual técnico evolui e carimba no lugar do enfermeiro? Assume supervisão? Punciona jugular? Faz desbridamento? Etc. Mas ninguém consegue distinguir um auxiliar de um técnico na prática, e eu como muitos, fizemos o concurso que estava disponível na época.
Leewertton é foda. E foi assim até agora. Mas começou a usar o método do MGI (quando soma os 9% já dados na conta) pra apresentar números inflados a partir dos IQs. A análise TEM QUE SER NA REMUNERAÇÃO BÁSICA. Tudo que temos a mais que isso é mérito nosso. Os reajustes, step e demais ofertas se aplicam ao BÁSICO. Todos outros índices aplicados em cima do básico (IQ, insalubridades, etc) são NOSSOS e não foram dado pelo governo nem pela greve. A análise da proposta deve ser feita livre de viés ou sem usar as particularidades de cada indivíduo ou carreira. Não é briga! Mas é meu argumento. Abraços. Paz.
Minha gente sera que ainda existe alguma esperanca , de algum reajuste para 2024? nos aposentados estamos " ferrados".Nao temos nenhum tipo de auxilio e tbm sem reajuste pra este ano.
Precisa ir para as mesas Taes concorrerem a reitores, já para a eleição 2024. E não podemos sair com 0% de aumento em 2024 é sairmos derrotados, estamos precisando de reajuste de salário, nos taes estamos com salários defasados todos estão cansados desta situação. Não dá para sair com steps tão baixos. Não vamos sair da greve sem termos atendidos que precisamos resistir. Greve continua.
Agradeço pelo duro trabalho de Vcs...tem meu apoio e admiracao. A proposito , nao seria possivel aumentar os penduricalhos para 2026 ( auxilios em geral com enfase no auxilio saude) .
@Leewerton, @Claudia, @Daniel e todos os demais companheiros que lutaram por nos ate agora... Que Deus abençoe a cada um de vcs, suas carreiras e suas famílias. O que e ruim, as vezes pode ficar pior. A luta foi árdua e as conquistas ocorreram, não como gostaríamos, mas ocorreram! Ta na hora de retornarmos para nosso trabalho e pensar um pouco na sociedade tbm, pois ja fazem 60 dias de greve. Se não tivessemos conquistado nada, mas com RSC regulamentado acho que não há mais margem para negociações com o governo. Lula foi taxativo na reunião com os reitores e mandou o recado "..no tudo ou nada, muitas vezes ficamos com nada". So não entendeu quem não quis!
Tem q ver como q sera a transição de uma tabela pra outra. Quem ja fez progressão por qualificação não pode perder esses diplomas. É um ponto a ser discutido com atenção!
A minha dúvida é sobre a progressão por capacitação, na situação atual de uma pessoa que está próxima de completar os 18 meses de interstício, vai progredir por capacitação? Pois é um direito adquirido
@@NetinhoC10 Enquanto não for implementado a nova regra, vale a antiga. Faça progressão por capacitação normalmente... As regras de transição é que precisam ser bem discutidas para não perdermos essas capacitações, o ideal é podernos usa-las para fazer a aceleração de progressão. Exemplo, quem tem 10 anos e fez as três capacitações pode Usa-las para fazer duas acelerações. Para a terceira aceleração seria necessário um outro curso.
@@flaviojesus2736 Maravilha, na regra de transição, deve haver uma possibilidade de o servidor escolher progredir por capacitação ao completar os 18 meses, pois já estava inserido na regra antiga.
Não houve uma Reestruturação plena e integral, pois quem está na Classe C não foi equiparado a Classe D, principalmente quem é Classe C com pré-requisito Nível Médio, a exemplo dos Cargos dos Administradores de Edifícios e também dos Assistentes de Aluno. Em paralelo a estes exemplos citados, temos também o Cargo de Segurança que é classificado como D, mas seu pré-requisito é Nível Fundamental + Curso Técnico de Segurança. Aberração! Permanecemos, dessa forma, na desigualdade, na injustiça, numa ausência de Isonomia e Equidade desde 2005. Auxiliar em Administração e Assistente Administrativo fazem Rigorosamente a mesma coisa e recebem de forma bem diferente, isso chama-se Exploração. Reestruturação de fato seria eliminar estas aberrações, equívocos, injustiças, desigualdade e exploração descriminadas, não aconteceu nada disto até agora. A mensagem que é passada por este Governo com isso é péssima, discurso oposto à prática. Muito parecido com os governos anteriores recentes. Consigam pelo menos as 30h pra todos, já que acredito que o RSC não será conseguido facilmente por todos. Parabéns pelo trabalho e obrigado pelas conquistas, TAES NA LUTA!
SOBRE AS 30 HORAS: no vídeo (3h11min45s) é mencionado que os fóruns de gestão de pessoas não tem como criar um projeto de 30h para semana que vem. Neste ponto, discordo! Há vários projetos de implantação prontos (na UFSC onde trabalhei antes da redistribuição já tem um ótimo projeto prontíssimo para uso), só precisando de alguns ajustes e atualizações para a implantação. Não dá pra começar do zero algo que já foi exaustivamente debatido e preparado. Ânimo moçada!
O RSC é promessa de implementação, nada obrigará o governo a manter o compromisso de efetivá-lo até abril de 2026; e importante frisar que, os percentuais que serão atribuídos segundo estudo prévio, poderão representar índices pequenos e não significativos. A não ser que o RSC seja implementado com a lógica dos percentuais concedidos atualmente pelo IQ.
Obrigado mestres e mestras! Sou nível C, entendi as entrelinhas e dormirei mais tranquilo. Essa semana voto consciente e compreendendo todo o processo com racionalidade e resiliência... o que inclui os próximos anos, quiçá décadas. Que Deus abençoe ❤ 4:11:13
@@ToquedeBeleza652 não sei ainda... sinceramente... não acho que as conquistas foram tão grandes diante do histórico... pior remuneração e tal... o que eu preciso pra me bancar e os filhos... perdas históricas, inflação e cenários de incerteza no futuro (geopolítica nacional e internacional)... tem coisa que engana aí o próprio rsc, não resolve minha vida... dá pra respirar e procurar alternativas, por isso eu acho as 30h top, ou qualidade de vida ou segundo emprego/empreender... no entanto valorizo muito essa galera aqui da live, reconheço o tanto que lutaram e acredito quase cegamente neles... não sei se dá pra tirar mais e tem se o risco de perder o que tá na mesa, por exemplo prazo da LOA e regulamentações dos acordos, o movimento tende a declinar, perder apoio, estamos no ápice por isso tb veio o que veio... decisão bem difícil... gov tá no talo só pra fazer os 3 pontos no último minuto...
@@marcosDiniz322 Não implementaram em todos os lugares ainda! E como esses docentes como reitor, o processo de implementação se arrasta e não saí nunca.
Há anos não vejo tanta garra, tanto empenho e dedicação em um sindicato. Obrigada , de todo o coração, o trabalho feito, companheiros!
Não adiantou de nada
30h para todos já! se não tem dinheiro, que avancem nas pautas não orçamentárias. 🔥🔥🔥
Tem dinheiro sim
Dinheiro tem, só não querem direcionar pros TAES. Pra fazer obras nos IF's e usar de propaganda política, aí arrumam verba rapidinho.
As 30 horas tornariam a nossa carreira atrativa novamente, mesmo sem altos salários e seria uma âncora pra manter os servidores que entram e q hoje saem em menos de 5 anos.
Não tornaria. 30 horas não pagam as contas.
Concordo e fora que atualmente tem instituições que fazem e outras não, cade a isonomia nisso?
👍👍👍👍👍
30 horas, saúde e qualidade de vida.
@@julioloureiro1471 qualidade de vida é dinheiro no bolso
Temos que lutar pelas 30h !!! Eh agora!!!
Temos que lutar pelo salário do judiciário
Esse mês de junho, completei 13 anos na carreira, e é a primeira greve que sinto realmente as pessoas engajadas em brigar PELA CARREIRA. Obrigada ao movimento TAES na luta, vocês conseguiram demonstrar para o Brasil a nossa importância e a nossa força! ❤
Vc vai aceitar a proposta?
Assina já!
Estou com 16 anos de carreira, nesses anos foram 4 greves...a luta sempre foi difícil e os ganhos sempre foram poucos. Dessa vez, houve uma transparência nunca vista antes...houve uma comunicação, um ao vivo e agora que nunca houve igual. Antes era apenas o que sindicatos traziam as assembléias e sabemos muito bem qual era a preocupação desses sindicatos. O TNL foi um divisor de águas, trouxe uma segurança muito grande. Há muitos ganhos nessa proposta, pois é melhor do que estava antes e devemos reconhecer que chegou a hora de aceitar.
@@julianarocha8413 não está na hora de aceitar. Não conseguimos nada.
Discordo totalmente . Tenho 14 anos de universidade , mas ainda acho que a proposta pode melhorar . Parece que todo mundo ficou encantado pela proposta que não é nenhuma maravilha . O Rsc é um ganho, mas tem muitas coisas ainda pra.melhorar.
Step 4,5% e 30h geral esta é a meta para fase final de negociação. Cumprimentos, TAEs Na Luta!
Step de 4,5 é uma miséria
Verdade! Falou tudo!
Live necessária e esclarecedora. Obrigada.
Aos TAEs que estão encabeçando o Movimento TAEs na Luta, um muito obrigada. Essa campanha será lembrada como aquela que marca o início de uma nova visão na nossa carreira, partindo dos servidores. Sensacional o trabalho de vocês!!!!!
Marca o início da terceirização
Leewerton é top demais! Um cara que é honesto! A gente se engaja pq ele realmente mostra que sabe e que entende nossa situação
Tá na hora de ter humildade e pegar o que conquistamos. Foram boas conquistas. Parabéns a todos. Vamos encerrar a greve.
Não conquistamos nada.
@@rafaelhenriqueoliveira5271Conquistamos muito! Faça as contas! A minha conquista será de 50% da remuneração em 2026! Assina já! A greve acabou!
Frouxo!
Parabéns por tanto empenho TAES NA LUTA ! Obrigada por nos representar tão bem!
Parabéns especialmente ao Leewertton, pelo compromisso e profundo conhecimento da carreira PCCTAE. Parabéns ao pessoal da luta e que nos proporciona essa live. Muito obrigada pelo trabalho realizado.
Devemos lutar por uma jornada de trabalho de 30 horas semanais para melhorar nossa qualidade de vida. Além disso, jornadas mais curtas podem aumentar a produtividade e a satisfação no trabalho. É um passo necessário para um futuro mais justo e sustentável para todos.
A LUTA AGORA É PELAS 30 HORAS! É AGORA OU NUNCA
Isso vai de cada instituição. Muitas já tem trabalho remoto inclusive.
30 horas não pagam as contas.
@@GabrielSantos-rg2dopor isso é essa bagunça toda. Umas os "gestores" permitem e outras não. Cade a isonomia disso?
👍👍👍👍👍
precisamos elaborar a justificativa para 30 horas (se é que a FASUBRA ou outros sindicatos já não tenham elaborado) e a redação do artigo e ter gente que tenha contato direto com os dirigentes que estão à frente na mesa de negociações com o governo para entregar e cobrá-los. Anos atrás eu mandei e-mail para Fasubra, sinditest PR e de dirigentes da época, nunca recebi uma resposta sobre incluir na lei 11.091/2005 um artigo tratando da jornada máxima de 30 horas, provavelmente não leram ou então não acharam interessante. No caso de não achar interessante, eu penso que é bom para os sindicatos deixarem os servidores lutando eternamente pelas 30 horas. Entendo que é uma forma de atrair mobilização e juntar servidores para manifestações. Por isso que eu acho que não é interessante para a cúpula dos sindicatos levar uma proposta.
"Preservar nosso capital político" gostei, Carla!!! Adorei as informações de bastidores. Parabéns a todos!! Orgulho TAE
30 horas seria uma melhoria para a qualidade de vida de todos.
Melhoria de qualidade de vida é dinheiro no bolso.
Com dinheiro no bolso e um homem maravilhoso do meu lado que me entenda e faça os meus desejos, eu trabalharia rindo todo dia como Tae. Agora está difícil
@@bethinhacampos1241 acho difícil conseguir esse homem
@@bethinhacampos1241achar um homem maravilhoso vai ser difícil
O pessoal do TNL está de parabéns!
Vocês fizeram os TAEs começarem ser visíveis. É apenas uma etapa!
A próxima etapa é a terceirização.
Parabéns aos colegas que estão à frente do movimento grevista. Parabéns a todos! Não podemos sair dessa luta sem antes resolver a questão da pauta democrática entre TAEs e Docentes nas comissões de deliberação das Universidades. O sistema atual 70/15/15 é uma humilhação em pleno 2024 num Brasil que se diz democrático.
É hora de pegar o conquistado e encerrar a greve. Parabéns TAES na luta!!!! Excelentes conquistas, históricas!!!!
Pessoal vcs não irão comentar a posição tomada pelo Sinasefe.. Gostaria de saber.. Parabéns pelo trabalho
TAES NA LUTA nos representa verdadeiramente.
Obg Carla, Daniel, Claudia, Leewerton e demais companheiros. Live extremamente necessária e esclarecedora.
O que sei é que tenho que acelerar duas vezes em 2025 já que tenho 10 anos no serviço. E tenho que aproveitar as progressões por capacitação que já fiz.
Vejam na mesa de negociação uma regra de aceleração para os TAEs mais antigos e que já apresentaram os cursos de capacitação.
Uma greve tão forte, mas o único ganho real é a promessa do RSC em quase dois anos. Vamos antecipar o RSC!!
#RscEm2025
Pois é, em 2 anos muita coisa pode mudar economicamente falando. Deveria zerpara o ano q vem
@@zaza1237 RSC é engodo para acabar com a greve
Exatamente!!!!! só em 2026?? por favor!! tem tempo para o GT e dinheiro SUFICIENTE para liberar em 2025!
E que nem beneficia a toda categoria, pois quem tem doutorado vai ficar com um aumento muito pequeno.
Sem querer ser pessimista, mas esse Rsc pode ser um verdadeiro engodo. Basta surgir uma pandemia doida igual a última. E ficar a mercê desse Congresso bolsonarista é perigoso demais . Até 2026 , o cenário do país pode ser totalmente diferente de agora, inclusive com Lula sofrendo impeachment. Muitos vão dizer que é viagem da minha cabeça, mas essa possibilidade é muito real , ainda mais com esses políticos de extrema direita que estão doidos pra privatizar a Educação Pública
30 horas🙏🏼🙏🏼🙏🏼
30h é chave para fecharmos essa greve!!! 30h já!!
Parabéns meus companheiros, vcs me representam mesmo eu sendo aposentada.
30hs para todos seria muito bom
Vc vai aceitar a proposta ou não?
Obrigado 😊
Em 2025, o aumento é uma piada...o valor não dá para fazer UMA (somente uma) compra digna no supermercado. Não dá para esperar quase DOIS ANOS para iniciar o RSC. RSC tem que começar PELO MENOS EM OUT. 2025. #RscEm2025
Olha, tem colegas aí no comentários achando que temos que voltar...
30h seria um sonho, só quem nao sonha com isso é quem ja tem
Pra mim tanto faz. Eu não trabalho
Parabéns pelo trabalho de vcs, com base na fala final do Leewertton urge ainda mais garantir ao menos a pauta democrática e as 30hs nessa greve, como uma correção histórica para nossa derrota de 12 anos atrás, os TAs precisam deixar de ser uma subcategoria dentro das Universidades, hoje docentes conseguem até mesmo interferir no teletrabalho conquistado por nossa categoria, sem que nada possa ser feito, pois o poder dos TAs é limitado, outro ponto importante, o peso dos votos também deveria estar em pé de igualdade em uma eleição para Reitor, não basta apenas um TA conseguir concorrer se o voto da categoria não tiver significância no total, precisamos mudar essa relação de poder.
Ótima live, compreendi tudo o que precisava, que estava em duvida. Gratidão a todos que estão na linha de frente.
A gente tem que ficar atentos nas redes respondendo o povo dentro de uma lógica de esclarecimento
Com o RSC agora para coroar a luta precisamos das 30 horas já que o governo não melhora o reajuste linear.
RSC não vai sair
@@rafaelhenriqueoliveira5271 tá mal informado em kkkk
@@josegabrielsantosbarbosa9402 kkkk não estou. RSC é promessa. Além disso, paga uma miséria.
RSC EM 2025!!
@@rafaelhenriqueoliveira5271 TU QUER GANHAR QTO?
Excelente Live!Gratidão pelos esclarecimentos!
Admiro o TAES NA LUTA pelo trabalho, esforço e compromisso. É preciso dizer que o orçamento ora concedido à categoria nas mesas de negociação - se comparado às outras carreiras que já fecharam acordos e as perdas financeiras históricas ao longo do tempo aos servidores TAES, em que pese algumas conquistas e promessas colocadas, de forma alguma reduz o prejuízo sofrido. Após 20 anos de implantação do PCCTAE, sairemos da greve acumulando perdas.
Não esqueçam os revisores. Braille e os intérpretes de libras em relação a racionalização. Fazemos trabalho de nível E e ganhamos a nível D. As profissões na área da inclusão antigamente foram criados de maneira errada 😢😢😢😢. Existe revisor e intérprete nível E. No caso da área da inclusão o que muda é a nomenclatura fazemos as mesma obrigações e recebemos a nível D.
Existe a possibilidade de equiparação salarial?
Existe a possibilidade de equiparação salarial??
Parabéns a todos que estivem na linha de frente dessa luta!!!
Negociem uma regra de transição boa. Não faz sentido eu TAE 407 estando no nível 10 demorar mais 8 anos pra alcançar o padrão 19 enquanto quem entrar agora vai fazer isso em 15. Que, pelo menos, eu possa fazer acelerações -- ou até "ganhá-las", por eu já ter o nível máximo de capacitação -- e chegar lá em mais 7 anos...
PS: excelente live. Parabéns a todos!
PS²: Ah, o que eu acho sobre a greve: buscar agora um step de 4,3% pra 2026 pelo menos seria uma boa. De resto, acho que não tem mais por onde negociar...
Exato. eu estou no nível II (padrão 203) , prestes a progredir para nível III de capacitação mas agora vou ter que esperar sei lá, 4 anos. Entendo que a mudança de 18 meses para 5 anos no tempo de capacitação foi uma forma de compensar a diminuição do interstício da progressão por mérito. Quem entrar após a vigência dessa nova regra, vai progredir 6 steps em 5 anos, de igual forma de alguém que entrou anos atrás. No meu caso que estou há apenas 3 anos e meio na carreira, vou demorar mais ainda.
Maravilha, na regra de transição, deve haver uma possibilidade de o servidor escolher progredir por capacitação ao completar os 18 meses, pois já estava inserido na regra antiga.E durante o interstício cumprido, a pessoa fez os cursos de capacitação já esperando a progressão nos 18 meses
Obrigada TAEs na luta pelas explicações de sempre! Porém temos que denunciar essa proposta, precisamos lutar pela recomposição do VB e por STEP, isso sim seria uma proposta justa que beneficiaria a TODOS, nível E, com ou sem IQ. Ganhar RSC em cima de um piso baixo não vai resolver nossa carreira, que continua rebaixada, a pior dentro do serviço público federal!!! Mesmo com IQ, nosso teto será pífio!!
Ainda não finalizou a dos docentes?
Quando vamos ter votação no sindicato?
Parabéns pelo grandioso trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns por nos representar. O movimento TAEs na luta mostrou que somos uma categoria forte e estamos bem representados.
Meu medo é acabar sem nada. Só lembro da vez q outras categorias pegaram 4 parcelas e a gente so duas. O congresso pressionando o governo e querendo cortes de gastos....daqui a pouco a gente sai é sem nada.
Essa proposta e nada dá no mesmo
@@rafaelhenriqueoliveira5271 , vá nessa q da no mesmo. Experimente ficar com zero pra ver se dá no mesmo.
Não dá no mesmo. Nada é nada.@@rafaelhenriqueoliveira5271
30 HS já que não tem recurso , a hora eh agora !
Falou se não live que o governo vai estudar as 30 HS Isis pra mim eh o famoso agente compra na volta , claro que o governo não vai conceder , já está com carência de servidores imagine com 30 HS , o governo teria que assumir assumir que a carreira está em colapso, em fim estamos perdendo uma grande oportunidade !
Tem recurso sim
Só tenho a agradecer a vocês, pelo bom trabalho pela nossa carreira parabéns a toda categoria, somos todos vencedores.
a minha dúvida é sobre a progressão por capacitação, na situação atual de uma pessoa que está próxima de completar os 18 meses de interstício, vai progredir por capacitação? Pois é um direito adquirido
30 horas para a remuneração do TAE seria o ideal.
30 horas como carga horária máxima!
Como fica a aceleração de quem já está há mais de 10 anos na carreira? Este poderá acelerar ou valerá somente para os novos ingressantes na carreira ?
Quem já tem um tempo maior de serviço ficará prejudicado, pois da forma que foi colocada esta equivalência entre os padrões de vencimento, uma pessoa que está no Nível IV-12 (16,5 anos na carreira TAE) vai para o Nível 15 e levará 4 anos para chegar ao Nível 19. Vai chegar no topo da carreira com 20,5 anos, enquanto uma pessoa que inicia agora poderá chegar em 15 anos.
Como ficará prejudicado se antes era 22,5 anos e agora 20,5 anos?
@@lanneki entendo seu ponto de vista, mas é injusto com aqueles que já estão há mais tempo na carreira, e que inclusive já passaram de 15 anos de serviço e já fizeram todas as progressões por capacitação. A questão é negociar as regras de transição, para que toda a categoria seja contemplada de forma igualitária.
Sair dessa greve sem recomposição de salário será decepcionante!
O RSC é uma grande conquista, mas é uma melhoria que só vai começar a acontecer em 2026. Enquanto isso, estamos em banho Maria, Reajuste 0 em 2024 e 9 % em 2025... É menos q a inflação! Conquista? Uma mudança de 3,9 para 4,0 ...🤦♀️
E as 30 horas e renovação do ponto eletrônico ?
Vc bem quem tem 11 anos de universidade e já está na capacitação 4 ? Ou será reenquadrado na capacitação 4 na nova tabela ou regride para a capacitação 3 pois como a capacitação é a cada 5 anos a pessoa já vai ter tido feito 2 então sua capacitação será 3
Quando se fala em incremento de 29% parece muito, porém representa quanto em termos financeiros? R$300,00 em 2026, se tanto? O PCCTAE continuará como uma das carreiras de mais baixa remunerações em seus níveis. Percebe-se aqui a mudança significa de diferença de avaliação por parte do comando. Novamente a carreira sairá como o "patinho feio" de vencimentos pagos pelo governo federal.
E a tal reestruturação foi esquecida
30 horas já #TAENALUTA
Parabéns pelo trabalho
Parabéns pessoal ! TAEs na LUTA me representam, com certeza !
Quanto ao RSC....leva para aposentadoria igual ao IQ?
Entrei neste último concurso 05/2022 e me sinto privilegiado por fazer parte de um momento tão histórico. Que Deus abençoe toda a bancada e todos que contribuíram para que este movimento alcançasse esse patamar de representatividade. Eu, assim como a grande maioria, sinto que estamos bem representados. Como diz o ditado, é melhor um pássaro na mão do que dois voando. Voto pelo fim da greve. Vamos seguir sempre na luta.
Saia enquanto há tempo
Não é difícil perceber as conquistas.
Não é difícil reconhecer os avanços.
Não é difícil compreender que a luta é mais estrutural que só econômica.
Não é difícil entender que a corrida é maratona e não rasa.
Difícil é aceitar a forma que esse governo que lutei para eleger nos trata. É perceber que a justificativa da correlação de forças e do famigerado governo de coalizão só serve pra nossa carreira, enquanto outras foram beneficiadas.
Difícil mesmo é perceber definitivamente que a Educação não é prioridade e que não temos representante no governo federal.
TEM ORÇAMENTO. SÓ NÃO TEM PRA NÓS.
Você vai aceitar a proposta?
@@ToquedeBeleza652 eu não.
@@rafaelhenriqueoliveira5271 vc acha que as bases vão aprovar?
@@ToquedeBeleza652 espero que não
Bom dia, parabéns pelo engajamento.
30H
Por 30 horas e RSC eu voto por sair da greve.
RSC paga uma miséria a mais.
RSC: A maior vitória histórica dos TAEs
Não é. RSC não aumenta em nada o salário.
Tenho a seguinte duvida com relação ao progressão se a mudança no tempo sera retroativo, exemplo hoje quem esta no nivel 408 tem 11 anos de exercícios se for aplicado a retroatividade da lei o nivel deve mudar para 412? Alguém sabe se isso sera aplicado
Não podemos voltar sem conseguir mais conquistas.
Não mesmo. Chegamos longe demais
Na questão da progressão, já existe uma proposta de transição para os que estão na ativa consigam chegar ao topo com os mesmos 15 anos de quem entrar futuramente já com a carreira alterada? Eu, por exemplo, tenho 10 anos, como seria para mim chegar ao topo aos 15 anos de carreira? Obrigado
Nas UFs, os servidores do cargo Auxiliares em Administração (nível C) fazem exatamente as mesmas tarefas dos servidores do cargo Assistentes Administrativos (nível D). E, inclusive, muitos dos Auxiliares já possuem título de graduação. No entanto, os Auxiliares em Administração recebem praticamente 1.000 reais a menos do que os Assistentes Administrativos. Isso é ridículo e absurdo.
Não deveria fazer. É desvio de função. Mesma coisa o D que faz trabalho do E.
Inclusive nos HUs, auxiliares de enfermagem ensino médio ( nível C) exercem mesmas tarefas dos técnicos de enfermagem ( nível D), com a diferença salarial acima de mil reais.
@@renatapedroza7159 e o D que faz trabalho do E e tem doutorado? Tem que ganhar igual E sem fazer concurso Tb?
@@GabrielSantos-rg2do desconheço o técnico de enfermagem que assume e função do enfermeiro na sua totalidade. Qual técnico evolui e carimba no lugar do enfermeiro? Assume supervisão? Punciona jugular? Faz desbridamento? Etc. Mas ninguém consegue distinguir um auxiliar de um técnico na prática, e eu como muitos, fizemos o concurso que estava disponível na época.
@@GabrielSantos-rg2do progressão quem resolve é IQ, racionalização dos cargos extintos é outra conversa.
Agradeço pelos esclarecimentos e pela garra!
Leewertton é foda. E foi assim até agora. Mas começou a usar o método do MGI (quando soma os 9% já dados na conta) pra apresentar números inflados a partir dos IQs. A análise TEM QUE SER NA REMUNERAÇÃO BÁSICA.
Tudo que temos a mais que isso é mérito nosso.
Os reajustes, step e demais ofertas se aplicam ao BÁSICO. Todos outros índices aplicados em cima do básico (IQ, insalubridades, etc) são NOSSOS e não foram dado pelo governo nem pela greve.
A análise da proposta deve ser feita livre de viés ou sem usar as particularidades de cada indivíduo ou carreira.
Não é briga! Mas é meu argumento. Abraços. Paz.
É o argumento mais lúcido que já li.
Minha gente sera que ainda existe alguma esperanca , de algum reajuste para 2024? nos aposentados estamos " ferrados".Nao temos nenhum tipo de auxilio e tbm sem reajuste pra este ano.
Não temos. Mas também não devemos dar esperança de retorno ao trabalho em 2024
Parabéns pelo trabalho e empenho colegas! Em relação à isonomia dos benefícios? Saiu de pauta?
Não entendi comp será a evolução para quem é D16 4. Com 39 anos de serviço
Precisa ir para as mesas Taes concorrerem a reitores, já para a eleição 2024. E não podemos sair com 0% de aumento em 2024 é sairmos derrotados, estamos precisando de reajuste de salário, nos taes estamos com salários defasados todos estão cansados desta situação. Não dá para sair com steps tão baixos. Não vamos sair da greve sem termos atendidos que precisamos resistir. Greve continua.
Reajuste em 24 é impossível, 30h dá para buscar
Assina o acordo já...
@@juniorjotaerre1793 reajuste em 2024 é possível sim.
2024 já foi!!
@@zetorrado4680 foi não. Tem muita água pra rolar ainda
Agradeço pelo duro trabalho de Vcs...tem meu apoio e admiracao. A proposito , nao seria possivel aumentar os penduricalhos para 2026 ( auxilios
em geral com enfase no auxilio saude) .
@Leewerton, @Claudia, @Daniel e todos os demais companheiros que lutaram por nos ate agora...
Que Deus abençoe a cada um de vcs, suas carreiras e suas famílias.
O que e ruim, as vezes pode ficar pior. A luta foi árdua e as conquistas ocorreram, não como gostaríamos, mas ocorreram!
Ta na hora de retornarmos para nosso trabalho e pensar um pouco na sociedade tbm, pois ja fazem 60 dias de greve.
Se não tivessemos conquistado nada, mas com RSC regulamentado acho que não há mais margem para negociações com o governo.
Lula foi taxativo na reunião com os reitores e mandou o recado "..no tudo ou nada, muitas vezes ficamos com nada".
So não entendeu quem não quis!
60 dias de greve é pouco tempo. A sociedade que se lasque
RSC melhora muito a carreira, na verdade é o que faz a grande diferença. É uma grande vitória dessa greve.
Não melhora. Continua sendo uma miséria
Tem q ver como q sera a transição de uma tabela pra outra. Quem ja fez progressão por qualificação não pode perder esses diplomas.
É um ponto a ser discutido com atenção!
A minha dúvida é sobre a progressão por capacitação, na situação atual de uma pessoa que está próxima de completar os 18 meses de interstício, vai progredir por capacitação? Pois é um direito adquirido
@@NetinhoC10 Enquanto não for implementado a nova regra, vale a antiga. Faça progressão por capacitação normalmente...
As regras de transição é que precisam ser bem discutidas para não perdermos essas capacitações, o ideal é podernos usa-las para fazer a aceleração de progressão.
Exemplo, quem tem 10 anos e fez as três capacitações pode Usa-las para fazer duas acelerações. Para a terceira aceleração seria necessário um outro curso.
@@flaviojesus2736 eu sei, mas a questão é de alguém que ainda não tenha progredido por capacitação, e que completará 18 meses em março de 2025
@@flaviojesus2736 Maravilha, na regra de transição, deve haver uma possibilidade de o servidor escolher progredir por capacitação ao completar os 18 meses, pois já estava inserido na regra antiga.
@@flaviojesus2736 E durante o interstício cumprido, a pessoa fez os cursos de capacitação já esperando a progressão nos 18 meses
Alguém sabe dizer se a classe C, nessa nova proposta vão poder se qualificar pelo menos para um Mestrado.
O nível D que tem IQ com especialização pode pedir o RSC?
Nível E com doutorado vai ficar mais de 20% negativo na inflação do período, nessa proposta, e a história de que ninguem seria prejudicado?
Seria possível disponibilizar essa planilha?
Vamos antecipar o aumento de 2026 para JAN
A GREVE CONTINUA 🙏
30h já
Não houve uma Reestruturação plena e integral, pois quem está na Classe C não foi equiparado a Classe D, principalmente quem é Classe C com pré-requisito Nível Médio, a exemplo dos Cargos dos Administradores de Edifícios e também dos Assistentes de Aluno.
Em paralelo a estes exemplos citados, temos também o Cargo de Segurança que é classificado como D, mas seu pré-requisito é Nível Fundamental + Curso Técnico de Segurança.
Aberração!
Permanecemos, dessa forma, na desigualdade, na injustiça, numa ausência de Isonomia e Equidade desde 2005.
Auxiliar em Administração e Assistente Administrativo fazem Rigorosamente a mesma coisa e recebem de forma bem diferente, isso chama-se Exploração.
Reestruturação de fato seria eliminar estas aberrações, equívocos, injustiças, desigualdade e exploração descriminadas, não aconteceu nada disto até agora.
A mensagem que é passada por este Governo com isso é péssima, discurso oposto à prática. Muito parecido com os governos anteriores recentes.
Consigam pelo menos as 30h pra todos, já que acredito que o RSC não será conseguido facilmente por todos.
Parabéns pelo trabalho e obrigado pelas conquistas, TAES NA LUTA!
O taesnaluta e sinasefe conseguiram o que queriam: o RSC, que nada mais é que ganhar IQ sem se qualificar. Eles tão doido pra sair da greve.
Não faz sentido sair agora. RSC paga uma miséria a mais
@@rafaelhenriqueoliveira5271 miséria? É no mínimo 20% de aumento. O governo tá chorando pra 14% em parcelado em 3 anos.
@@reifousjoe 20% de aumento não compra um pacote de arroz
@@rafaelhenriqueoliveira5271 explica isso pro governo. E imagina ele dando 20% de aumento pra 100 mil servidores.
@@reifousjoe o governo já sabe.
SOBRE AS 30 HORAS: no vídeo (3h11min45s) é mencionado que os fóruns de gestão de pessoas não tem como criar um projeto de 30h para semana que vem. Neste ponto, discordo! Há vários projetos de implantação prontos (na UFSC onde trabalhei antes da redistribuição já tem um ótimo projeto prontíssimo para uso), só precisando de alguns ajustes e atualizações para a implantação. Não dá pra começar do zero algo que já foi exaustivamente debatido e preparado. Ânimo moçada!
Não sei se estou entendendo direito, mas o assistente em administração entra nessa discussão, ou é só os técnicos em educação?
Greve continua! Vamos mais um pouco em busca
O RSC é promessa de implementação, nada obrigará o governo a manter o compromisso de efetivá-lo até abril de 2026; e importante frisar que, os percentuais que serão atribuídos segundo estudo prévio, poderão representar índices pequenos e não significativos. A não ser que o RSC seja implementado com a lógica dos percentuais concedidos atualmente pelo IQ.
Os mais sensatos estão avisando queo RSC é engodo, mas o peixe mordeu a isca
Obrigado mestres e mestras! Sou nível C, entendi as entrelinhas e dormirei mais tranquilo. Essa semana voto consciente e compreendendo todo o processo com racionalidade e resiliência... o que inclui os próximos anos, quiçá décadas. Que Deus abençoe ❤ 4:11:13
O senhor vai votar em acabar ou em permanecer?
@@ToquedeBeleza652 não sei ainda... sinceramente... não acho que as conquistas foram tão grandes diante do histórico... pior remuneração e tal... o que eu preciso pra me bancar e os filhos... perdas históricas, inflação e cenários de incerteza no futuro (geopolítica nacional e internacional)... tem coisa que engana aí o próprio rsc, não resolve minha vida... dá pra respirar e procurar alternativas, por isso eu acho as 30h top, ou qualidade de vida ou segundo emprego/empreender... no entanto valorizo muito essa galera aqui da live, reconheço o tanto que lutaram e acredito quase cegamente neles... não sei se dá pra tirar mais e tem se o risco de perder o que tá na mesa, por exemplo prazo da LOA e regulamentações dos acordos, o movimento tende a declinar, perder apoio, estamos no ápice por isso tb veio o que veio... decisão bem difícil... gov tá no talo só pra fazer os 3 pontos no último minuto...
🦁✅
Obg, TNL
Acho que até alcançar às 30h, deveriam cobrar a revogação do Ponto Eletrônico. Isso não é saudável!😢
Já tem o PGD que é muito melhor do que 30h e dispensa ponto eletrônico.
@@marcosDiniz322 Não implementaram em todos os lugares ainda! E como esses docentes como reitor, o processo de implementação se arrasta e não saí nunca.
@@marcosDiniz322não concordo, pgd não posso exercer outra atividade nesse horário que estouem disponibilidade. 30h é muito melhor.
@@zaza1237também prefiro as 30. Meu trabalho não tem nada a ver com pgd
@@zaza1237 Vc deve ser do tipo que ñ gosta de ficar nem na própria casa.