Pessoal, tenho um Clube de assinatura onde temos aulas sobre neurociências, comportamento, finanças, nutrição, saúde mental, inglês e até cozinha básica. O objetivo é obter conhecimento prático para a vida. Tudo por menos de um Pack de cerveja. Conheça o RD: eslendelanogare.com.br/yt-ed
Eslen, bom día (Salou, España) . Você me indica a terapia cognitiva conductual? Estou diagnosticado com TDAH ha 3 meses (tenho 50 anos), más luto contra depressao desde que meus pais se separaron e nunca encontrei um ambiente emocionalmente seguro. Tenho sucesso no trabalho mas vida amorosa foi mal.
Eslen gostaria de agradecer por tudo seu trabalho pois depois de 12 anos nessa luta de sintomas, médicos, diagnósticos e remédios errados, você foi o ÚNICO que acertou e sem cobrar NADA!!!!
Você me descreveu. Fiquei tomando antidepressivo sem.o estabilizador de humor, entrei numa crise horrível. Fazia tratamento para depressão desde 2014. Em 2021 tive uma crise que pensei que não fosse sair dela e o diagnóstico de bipolaridade. Fiquei em cima de uma cama , mas não no estado vegetativo, me afastei do trabalho para tratamento... é uma sensação horrível . O pior é você ouvir das pessoas, principalmente de seus familiares que o que sente é frescura.
Estou assim nesse momento, em uma cama vegetando esperando a morte, se já não bastasse ansiedade, depressão, síndrome do pânico, agora está me dando náuseas
Eu parei e informei ao médico que não tomaria mais antidepressivo pois estava me deixando mais estressado que feliz pois eu não conseguia dormir devido a sudorese noturna e eu nunca me adaptei! Só o estabilizador de humor funcionou perfeitamente pra mim até hoje!
@@streetz4774 senti isso também, mas acredite, tudo passa.... procure ajuda. Não deixe de procurar ajuda. E... liga o foda-se para as pessoas que fazem julgamento em relação a você. Caso precise , estou aqui. 😘
Puts, eu passava por um tratamento para depressão, até que, um médico novo, analisou minha história e entendeu que poderia ser transtorno bipolar. Na hora mandou cortar o remédio para depressão, alegando que poderia aumentar a alteração no humor por causa do transtorno. Me deu um estabilizador de humor e minha situação melhorou uns 80%.
@@bewarethesea é um estabilizador de humor, sua eficácia é incontestável. O problema é que, em excesso, é extremamente perigoso. Não faço mais uso, mas te mando para estágios graves.
Interessante...meu filho de 17 anos tem depressão desde os 15 anos. Toma 3 antidepressivos e não melhora!! E meu pai, já falecido, era bipolar!! Esse vídeo me acendeu uma luz!!.
Passei anos usando anti-depressivo e ansiolítico. Ha 3anos descobri a bipolaridade e iniciei o tratamento correto. MINHA VIDA MUDOU! continuo me educando sobre o assunto e cada dia me conheço mais, me entendo, aceito melhor e me cuido melhor!
Olha... ele precisa de rotina produtiva, como ele disse, passear com o cachorro, ver a luz do dia, independente de estar nublado, ler coisas boas, ouvir coisas boas, tem que modular o comportamento mesmo e ter consciência de que o cérebro dele funciona diferente, vai melhorar muito e vai estabilizar.
Tratei depressão desde 2010 somente com antidepressivos, passei por fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, venlafaxina, desvenlafaxina, entre outros...nunca melhorei, pelo contrario so piorei e comecei com adiccoes e crises de panico e ansiedade...agora depois de muito trocar de psiquiatra estou tratando transtorno bipolar com Divalproato de sódio ate estabilizar meu humor e espero em Deus que agora eu possa ter o minimo de qualidade de vida
Fiquei hiper sexualizada na época. Gastava horrores e sem responsabilidade. Fui internada pelo ex. Casamento foi para o espaço porque saí pior do hospital e passei a ter pavor dele. Voltei ao trabalho e sinto meu cérebro mais devagar que antes.
Infelizmente são raros os profissionais que tem conhecimento e sabem tratar estes transtornos. Eslen é uma pessoa iluminada que além de ter e buscar sabedoria, divide conosco. Deus o abençoe infinitamente e que os profissionais, principalmente os médicos, tomem consciência da sua responsabilidade.
Esse psicólogo é um dos melhores do mundo. Esse cara é incrível! ❤ Ele conseguiu despertar empatia em milhões e vergonha em corações mal intencionados.
Minha esposa foi diagnosticada a 1 ano e meio com o tipo 1, meu Deus, e absurdo como o comportamento da pessoa muda de uma forma que vc nunca imaginou.
Sou apaixonada por tudo que diz respeito a saúde mental, não tenho formação nenhuma, mas tenho pessoas da família com transtorno bipolar, e de tanto estudar estou quase PHD( kkkkk). Incrível a facilidade com que expõe esse transtorno, é uma aula com excelência. Dr Renato Silva e vc, formam uma dupla do bem, o mundo precisa de milhares como vcs, pq o ser humano está muito doente. Obrigada, tiro meu chapéu!
Estou este estágio tbm...sei tudo sobre a doença seu psicológico e psiquiatra fica muito impressionado comigo....tomo 4 tipos de estabilizador de humor e remédio para dormir Rivotril
Perdi minha cachorrinha, minha nenê, meu docinho mais lindo há uns dias e só quero dormir. N quero comer, treinar direito. Enxergo tudo escuro, me falta ar, N quero sair da cama. N uso remédios e n consigo nem marcar médico. Em minha primeira consulta medico administrou remédios, mas n consigo tomar. Estou usando MT maconha, mas por vezes me intensifica depressão c indiferença, parece q estou em outro espaço 🕳️ Estava mega feliz dias atrás, acordando as 03, querendo limpar a casa d madrugada, cuidando da saúde, treinando todos os dias c ideias maravilhosas c minha nenê. Esse vídeo apareceu novamente, irei atrás d ajuda, pq meu sentimento está estranho demais.
Essa hipomania as vezes é tão baixa que quem convive com vc só pensa que vc está bem. Nunca fiz nenhuma besteira em hipomania, apenas você dá conta de tudo, cumpre todos os seus papéis, parece mais eficiente. Consegue trabalhar, estudar, cuidar dos filhos , ir a academia, etc. Mas o estresse gera uma exaustão que derruba a pessoa em depressão, mas realmente volta em outras fases da vida.
Me fala um pouco mais sobre? Eu tenho muitas oscilações de humor... fico depressiva, sem vontade de viver... e épocas que fico feliz com a vida, consigo seguir minha rotina... mas é tudo muito rápido... eu sofro muito com essa mudança de humor constante...
Eu durmo menos,como mais, quero sentir adrenalina e fico com vontade de flertar e trans4r e as vezes uma ansiedade e apatia e muita impulsividade e vontade de beber (e eu odeio álcool)
Eslen gostaria de agradecer por tudo seu trabalho pois depois de 12 anos nessa luta de sintomas, médicos, diagnósticos e remédios errados, você foi o ÚNICO que acertou e sem cobrar NADA!!!!
Eh difícil admitir quando chega a variação de humor, infelizmente, não dá vontade de voltar tomar remédio… porque a mania eh sensacional… e a depressão é caótica, agressiva, sem sentir nada além da vontade de isolar tudo e todos… porém na mania, fica tudo desconexo, exagerado, sente tudo sem entender nada
Primeira vez q vejo alguém falando de bipolaridade com tantos detalhes e clareza. Tive uma crise horrível em 2021, os psquiatras q passei todos deaconfiavam de bipolaridade, mas não fecharam diagnóstico nem explicaram nada sobre. Meu histórico da vida toda bate com muita coisa, mas ainda fico super confusa pq n entendo direito
Deve ser igual a o que aconteceu com uma mulher na internet. Ele já tinha diagnóstico de bipolaridade e eu falei de mania e ela respondeu: Não tenho mania. Era uma senhora. Se ela nunca teve mania não é bipolar. Ou como aconteceu com você, não explicaram nada e ela não sabe o que é mania, vai pelo senso comum de que mania é um comportamento esquisito repetitivo e sem funcionalidade.
Quando eu tive sintomas depressivos e realmente estava no fundo do poço, o médico já tinha me receitado 11 anti depressivos por dia, e cada dia que passava eu estava pior, eu estava tendo crise suicida diversas vezes no dia, até tentativas suicidas, quando troquei de médico e ela diagnosticou com TAB, e introduziu os reguladores de humor, tudo começou a melhorar, hoje, sou estável há mais de 2 anos e utilizo somente lítio para regular o humor , o psiquiatra pode tirar uma vida ao errar um diagnóstico dessa forma, pois por sorte, as tentativas q tive deram errado 🙌🏻🙌🏻
Meu diagnóstico na infância era de TDAH. Hipercoco desde sempre, me pergunto se não eram hipomanias com breves depressões. Aos 25 anos entrei numa depressão profunda porém não muito duradoura em 4 meses eu já estava bem sem uso de medicamentos. Apenas terapia, alimentação e atividade física. Aos 30 pandemia (sou profissional da saúde) perdi meu esposo com 10 meses de casada. Tive um episódio de mania. TAB tipo 1. Em depressão desde então.
O Eslen é muito bom no que fala. Com 16 anos tive um quadro depressivo que durou uns 6 meses, depois com 18 fiquei super feliz. Com uns 23 eu me divorciei e meti o louco na vida. Depois que a hipo mania passou reatei o relacionamento. Com 26 anos divorciei novamente e passei 3 anos com muitas flutuações, dividas e beirando o suicídio. Com a pandemia parei de beber álcool (misturado com remédios), consegui terminar a faculdade, estou estável profissionalmente e meu relacionamentos tbm estão. Quando começo a querer comprar o mundo ou terminar relacionamento já sei que tô entrando em mania.
@@gabrielmenezes8735 creio que começou com 18 anos, mas foi ficando pior, dos 23 aos 29 foram várias oscilações. Fiquei bem quando parei de ingerir bebida alcoólica, estabeleci rotina e cuidei da espiritualidade.
Eu abri o quadro num ano que aconteceu situações traumáticas em várias áreas da minha vida. Foi muito estresse e não tinha nenhum suporte emocional. Quem tem a genética pra TAB tem q ter uma vida bem rotineira senão tem o risco de ativar o quadro.
É excelente ouvir a explicação de alguém que conhece "pessoalmente" o TB, não que seja condição para entender o transtorno. Fico feliz porque tem conseguido manter a eutimia por aplicar em si os conhecimentos que funcionam (medicações e TCC), isso trás esperança a muitos que vivem o transtorno.
Eu não sou da área, mas aprendo muito. Claro que sei que não sou capaz de diagnosticar nem nada, mas saber mesmo que superficialmente ajuda a ter uma vaga ideia do que está acontecendo e saber como procurar ajuda.
Eu era conhecido como como bipolar e infeliz. Hoje sou o que sou, faço o que faço, hoje sinto o que sinto, faço o que faço na graça e de nosso Senhor Jesus Cristo .
Estudo Psicologia Junguiana e gosto muito de neurociência. Poucos junguianos estudam a neurociência, mas em termos de ser humano, uma coisa complementa a outra. Gosto da abordagem do Bion, que fala d os tipos de apego (seguro, inseguro e desorganiza do. Os tipos de apego na primeira infância vão determinar em grande parte como vão se formar as redes neurais e muitas patologias.
Que interessante. Só de ler isso, já imagino que o meu foi desorganizado. Cada pai era ótimo em algo e péssimo em outro. Eu tive que ir juntando as peças para criar uma parentalidade boa para meu filho.
Quanto conhecimento! Me emocionei porque ele descreveu minha vida. Agora estou sendo tratada, mas passei exatamente pelo estágio do antidepressivo. Que inferno esse diagnóstico.
Me trataram com depressão eu nunca melhorei, piorei, queria morrer até que dei surto, até que uma médica descobriu meu problema, mas já era muito tarde infelizmente, eu sofri, pessoas me julgavam e pior eu não conseguia me controlar por mais que me esforçasse. Hoje trato certinho, estou estabilizada entre aspas, pois tenho muitas dificuldades de trabalhar fora ou manter uma rotina e muita confusão mental. Mas vou seguir, mesmo querendo não continuar. Tive sempre uma vida subvida.
Pareceu que tava me descrevendo. Só recentemente recebi um diagnóstico formal de que o problema que com o qual eu lido a vida toda é transtorno bipolar, porque só agora eu fui buscar ajuda. Antes, eu conversava com uma psicóloga. Há dois meses, uma psiquiatra me receitou um estabilizador de humor, e tem ajudado nos períodos depressivos. Eu acho que é genético, porque minha mãe, minha irmã e pelo menos mais um irmão meu tbm são bipolar.
Sobre a maior parte da vida estar em estado normal. Vai me desculpar. Eu fui diagnosticado aos 15, hoje tenho 32. Olhando pra trás eu penso que talvez o que aos olhos dos outros era um estado normal meu na verdade podia ser: um estado depressivo ou de hipomania não reconhecidos, que podem achar que faz parte da nossa personalidade ou ainda momentos que a gente não está nada bem mas consegue camuflar pra ter paz de ninguém vir encher o saco querendo ajudar sem saber o que fazer. Posso citar as várias vezes que sai com amigos por pressão da minha mãe, inúmeros eventos social-familiares que fui pra agradar e eu não tinha a mínima vontade de estar lá. Nem no casamento da minha irmã eu queria ter ido. Não esqueço quando minha prima foi convidar minha irmã e eu para padrinhos de casamento e eu com aquela cara deprimida de sempre e minha prima falou em tom de brincadeira: "o Bruno parece que não gostou muito do convite rsrs". Ela estava certa. O único evento que eu fugi com classe foi à minha própria formatura. Em vários desses momentos tomando medicação, fazendo terapia, então estado normal? Também acredito que antes dos 15 a bipolaridade não se expressou porque os níveis de estresse eram em nível menor a ponto de uma noite de sono nos fazer esquecer/resolver/camuflar, mas definitivamente eu consigo identificar várias situações da minha infância que eram indícios que eu tinha problemas, acessos de raiva, de ansiedade, de tristeza, é só ver meu olhar melancólico desde os 4 anos mas fotos, fotos chorando por coisas sem sentido, ideias suicidas desde criança (só nunca me matei porque era medroso) ou outras por exemplo bullying sofrido pelos próprios parentes (que pra mim eram níveis de estresse bem grandes para incubar coisas que se revelaram mais tarde). É muito visível pra mim que, mesmo sendo eu com transtorno mental, eu cresci num ambiente de festas familiares com transtorno mental a céu aberto (ao menos os parentes do meu pai). Então discordo que a maior parte da vida estejamos numa fase normal, a não ser que possamos chamar de normal essa merda de vida sem foco, pouco produtiva, com diversos problemas que ocorrem em efeito cascata. Agora se for falar, de repente, do bipolar padrão elite que foi diagnosticado, teve acesso a bons médicos, medicação e supervisão, teve família estruturada/que soube apoiar, que o próprio paciente quis E se ajudou, então pode ser que esses estão na maioria do tempo na fase "normal". E olha que estou me usando como referência, sei que tem casos terrivelmente piores que o meu, tive médicos, medicação, pais fizeram o que estavam ao alcance, nem sempre quis seguir o tratamento ou quando quis não me ajudei e tenho a sorte de por medo controlar a hipersexualização pois se não fosse esse medo provavelmente teria vários filhos, doenças ou ainda poderia ter morrido. Conheço casos deploráveis que a pessoa se prostitui e mesmo na fase "normal" tem uma imensa dificuldade de não se expor a situações de risco (ficando próximo de pessoas que vão se aproveitar da hipersexualização). Uma notícia que me fez sentir imensa compaixão foi de uma mulher que teve uma relação com um mendigo. O holofote que a mídia irresponsável deu ao fato colocou em risco um relacionamento que eu tiro meu chapéu, não é qualquer pessoa que compreenderia e defenderia o cônjuge numa situação constrangedora como aquela. E confesso que antes de passar por toda experiência que o transtorno bipolar colocou na minha vida, tenho convicção que não seria compreensivo com pessoas que se comportam como nós em determinadas situações. Perder o senso da realidade, delirar, achar que somos Deus, que temos poderes, que somos superiores, que somos imortais, ausência de medo, prazer de correr riscos, excessos de todo tipo (comida, bebida, sexo, compras, velocidade, altura, profundidade recordes são experiências bastante perigosas para nós e qualquer um que esteja ao nosso redor. Tomei conhecimento de estatísticas apontando para expectativa de vida média 9 anos menor que o geral, quanto mais vezes abandonamos o tratamento, deixamos de nos cuidar (perdemos ritmo, hábitos saudáveis) essa expectativa vai diminuindo cada vez mais e por isso decidi brecar isso, não quero mais encurtar a minha vida. Agora será psicoterapia e psiquiatria fazendo todo e qualquer ajuste necessário para encontrar qualidade de vida melhor, investigar cada coisa que eu tenha dúvida pra esmiuçar o diagnóstico pois vejo nuances de autismo, TDAH, Borderline que precisam ser definidos para encarar.
Eu tinha diagnóstico de bipolaridade. Porém estava errado. Hoje recebi o diagnóstico de autismo. Haviam muitas semelhanças, mas eu mascarava muita coisa (típico de autistas, principalmente mulheres) e isso dificultou o diagnóstico mais cedo. Enfim o diagnóstico tardio serviu para eu me entender melhor.
@@giuchedid só tô tendo diagnóstico de autismo agora com 22 tb, antes eu achava q era uma depressiva crônica kKkk, mas tenho todas aa características do nivel 1 + inteligência e criatividade acima da média, fiz todo o teste neuropsicológio já e agr falta consulta com um especialista em autismo
Acho que quando ele diz “normal”, quer dizer num sentido neurológico entre depressão e mania, não que esteja “normal” dentro do conceito de normalidade do senso comum. Além disso, cada caso é um caso, é muito comum ter outras comorbidades que tiram a pessoa mais ainda desse “normal”.
Eu ouviria o Essen por horas seguidas, parabéns ao podcast pelo respeito em não interrompe-lo, imagino a Dra Beatriz entrevistando ele😂coitado, não vai deixar ele falar
Eslen é um cara genial. 👏🏿 👏🏾 👏🏻 Cada vídeo é carregado d mta informação útil pra quem é da área de saúde (mental) e, principalmente, pra leigos como eu.
Eu tive umas crises malucas depois de começar o tratamento pra depressão com ecitalopram, queatipina e venlafaxina. cheguei a pensar que não tinha mais solução pra mim até que recebi o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar e foi retirado os antidepressivos e passei a tomar lítio e queatipina. Melhorei bastante da depressão e das crises malucas de euforia e irritabilidade ao mesmo tempo.
Bom dia,sei que esse vídeo foi postado há um ano,mas, nunca vi uma pessoa explicar tão bem como você!!!!Quero acompanhar você sempre!!!! Deus te abençoe sempre 🙏
Eu tenho transtorno bipolar tipo 1 e no início do tratamento eu comecei apenas com um estabilizador de humor. Hoje durante estes 8 anos de diagnóstico já passei por vários medicamentos e nunca mais voltei a tomar somente um estabilizador de humor. Minhas crises são bem mais graves do que antes. É visível a "evolução" do transtorno.
Comecei com bipolaridade aos 11 anos de idade. Ciclagem muito rápida, puxando pro bipolar 2. Crises absurdas de tudo por toda a vida. Tenho 50 anos. Vida bem sofrida. A amígdala do cérebro de um bipolar é maior, por isso nós somos tão sensíveis ao stress. É como se o bipolar já nascesse "pré estressado". É bem complicado.
Estabilizador de humor são grupos de medicamentos que tratam a variação do humor . por ex: uma hora a pessoa está bem , outra introspectiva ou agressiva . A oscilação do humor muda a forma da pessoa se comportar .
Tem gente que fala mto e a gente só gostaria que ficasse quieto. Ele, por mim, poderia falar horas sem parar. Fonte absurda de conhecimento, escuto sem nem cansar.
Tenho diagnóstico de depressão, mas assistindo o eslen e o Renato, comecei a pensar que posso ser bipolar . Espero encontrar um bom psiquiatra que não queira apenas o dinheiro da consulta ,mas de fato me ajudar a entender quem eu sou . Estou aqui nessa vida há 40 anos e até hoje não entendi o que é pra fazer 🤷♀️🙆♀️
Procure um neuropsicologo e faça uma avaliação neuropsicologica completa. Se o profissional for bom vai avaliar todas as funções cognitivas e a afetividade, ou seja todo o perfil psicológico
Depois da pandemia me senti hipomaníaca porque tive comportamentos que colocavam em risco a minha vida como para citar o mínimo andar com maus elementos pela simples busca da emoção acho. Como sempre tive baixa estima e uma desvalorização da família que tentou me prejudicar de algumas maneiras tentei procurar companhia em amizades e algumas claramente não foram boas e abusaram da minha confiança. E isso me entristeceu. Mas às vezes encontro pessoas boas no caminho. Quando sinto aquela adrenalina de um pessoal drogado ou um cara cretino já dou uma afastada...ao mesmo tempo não quero julgar de mais porém tenho que me proteger para não me por em risco. Acho que mudar o comportamento, o ambiente e as pessoas com quem a gente anda ajuda muito. Mas o remédio não vai fazer com que nos valorizamos por isso algum tipo de terapia é necessária, principalmente a behaviorista.
O DSM assim como testes Neuropsicológicos se baseia na predição de comportamentos estatísticos. Para diagnosticar alguém tem um número de critérios parametrizados.O diagnóstico significa que vc se enquadrou quantitativamente nos critérios. Uma avaliação qualitativa sobre o diagnóstico determina o prognóstico da doença e a boa evolução do paciente.
Meu Deus. Eu sou exatamente assim. Por 10 anos tratei toc, ansiedade depressão e também semanas q fechamos diagnóstico com bipolaridade 2. Tô estudando muuuito sobreno assunto e esse vídeo me ajudou demais
Estresses intensos sempre dao gatilhos pra mim. Mas até os pequenos são, vivo num estresse crônico, tentando fazer a gestão com terapia e os tratamentos, mas não eh fácil, vou te falar… Eu ciclo tanto que não sei como sou eutimica.
O psiquiatra me deu antidepressivos e a coisa só piorou. Depois me deu antidepressivos com estabilizador de humor e os dois chocaram me deixando totalmente fora da realidade. Melhorei depois do diagnóstico correto e do carbolitium + lamitor.
Sugestão de vídeo: É possível acelerar o desenvolvimento do cortéx pré-frontal? E no vídeo você fala se é possivel ou não e se sim como fazer pra desenvolver. Acredito que se for possível desenvolver o (CPF), haverá menos jovens fazendo fazendo besteira e menos impulsivos e assim por diante. Fale também com que idade o cortéx pré-frontal termina seu desenvolvimento. Valeu cara, tu tens me ajudado e desbloqueado chaves na minha mente ksksks.
Olá, Roney! O córtex pré-frontal, chega em seu amadurecimento, por volta dos 25 anos. Porém, você pode trabalhar no ambiente, estando ao lado de pessoas que agrega algum valor, lê livros, ou seja, quanto mais você for atrás de se desenvolver, mais você estará a cima da média. 😉
@@MomentoPsico iae mano, boa noite. Eu tenho meu foco muito prejudicado. Por exemplo, eu estudo gramática, orações subordinadas etc..Aí quando vou estudar biologia eu até consigo me concentrar no conteúdo em si do que estou lendo, mas fico tentando entender tbem os períodos dos trechos ( como se estivesse estudando gramática tbem). Em síntese, eu não estou concentrado no que estou fazendo no " agora", é bem chato isso, não sei se é minha ansiedade
@@aaraovictor2458 Olá, Aarão. Quais são os momentos em que você estuda Biologia, você costuma estudar após a Gramática? Se esse for o caso tenta inverter, começa estudando Biologia, depois Gramática. O que vai acontecer, você vai gastar mais energia ao estudar Biologia, porém, depois você estuda a matéria que tem mais facilidade. Tenho um video no canal, que explica melhor. (Gestão do tempo para estudantes de psicologia) ruclips.net/video/709Mly4QdqM/видео.html
@@MomentoPsico oi, obrigado por ter respondido. Na vdd , acho que esse não é o ponto. Eu me distraio facilmente, especialmente nos estudos, eu queria só focar no que eu estou fazendo no momento. Por exemplo, eu estou estudando e de repente penso em outra coisa: em uma ocasião familiar, etc..
@@aaraovictor2458 Bom, como é esse ambiente de estudo, nele tem alguns estímulos que te distraí, facilmente? Caso, não. É bom, procura ajuda de um profissional na sua cidade ou online, para ver se não é Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Outra, coisa que pode te ajudar é fazer treino de Mindfulness. Abraços.🤙
Recebi o diagnóstico de transtorno bipolar tipo 2 semana passada. Engraçado que mandei no mesmo dia uma pergunta no insta do Eslão se tinha material sobre isso no RD, e agora me deparo com esse podcast. Eslen muito bom, como sempre!
Eu tô na fase de não conseguir estudar,de não conseguir assistir um vídeo inteiro...mas focada na saúde,treinando...tenho fases de fazer muita limpeza,fase de gastar como se não houvesse amanhã,fase de comer besteiras todo santo dia...é uma oscilação o tempo todo.
Tenho 18 anos e desconfio muito que tenho Bipolaridade do tipo 2, atualmente estou tomando anti depressivos, não tenho episódios de querer terminar com a propia vida nem episódios de agressividade, mas eu tenho uma memória horrivel, coisa de esquecer a palavra que falaram pra mim a 5 segundos atrás, e tbm tenho muitos devaneios, toda hora fico viajando na maionese, fico muito dentro da minha cabeça, preso nos meus própios pensamentos, é como se eu enxergasse a realidade de uma forma distorcida, sinto que preciso de ajuda mas não sei por onde começar.
Desculpe meter o bedelho, mas já pensou em procurar ajuda pra ver se você não é neurodivergente? Um psiquiatra teria condições de te responder a essa pergunta. Algumas coisas que você relatou me lembraram um pouco TDAH, mais a parte de déficit de atenção
Tome ômega 3 com DHA 360 mg, tem em farmácia e casa natural. Vai ajudar muito a ficar focado, concentrado, sem viajar na maionese. Tome duas cápsulas no café, almoço e janta. Veja vídeos dr Lair Ribeiro.
Eu tenho 52 anos. Fui bipolar 30 anos, tive tudo aquilo que um bipolar tem. Jesus Cristo nosso Senhor curoume. Tive depressão, tive surtos psicóticos, tive ataques de pânico, tive fobia social. Usei heroína, cocaína e tomei metadona. Hoje não uso drogas e metadona á 8 anos, não tomo nenhuma medicação á 4 anos.Hoje tenho capacidade para estudar, tenho força para andar dias inteiros a trabalhar nas obras, ando 50 quilómetros de bicicleta. Durmo de noite um sono profundo sem a medicação, acordo com o metabolismo regulado. A base da doença bipolar é espiritual não é psicólogica nem física. Só pela fé que Deus existe e que Jesus Cristo nosso Senhor está vivo e que podia-me salvar e curar é que eu comecei a ser curado e transformado. É como a palavra de Deus diz." Quem não nascer de novo não poderá ver o reino dos céus. É necessário que nasçamos de novo."
Vc realmente tivesse bipolaridade não passaria 8 anos da vida usando drogas antes disso a bipolaridade te mataria no suicidio, vc estar querendo lacrar em cima de uma doença desta rapaz, se vc tivesse bipolaridade nunca falaria que é espiritual
Quando ele disse que achava não existir um estado vegetativo desconfiei que não era bem assim, lembro que a madrinha do meu pai me contou que a depressão dela foi num nível de que se ninguém fosse abrir a janela do quarto e ir fazer todos os cuidados ela não faria nada, estava fora de si. Então perguntei ao chatGPT: Em casos raros, a depressão pode levar a um estado de catatonia, que é caracterizado por imobilidade física, mutismo, rigidez muscular e outras alterações do comportamento. A catatonia é uma síndrome neuropsiquiátrica que pode ser desencadeada por várias causas, incluindo transtornos do humor, como a depressão. Em casos graves de catatonia depressiva, a pessoa pode ficar em um estado de imobilidade prolongado, parecendo estar em um estado vegetativo. Essa condição é conhecida como catatonia letal ou estupor catatônico. Embora seja raro, o estupor catatônico é uma emergência médica e requer atenção imediata. O tratamento inclui hospitalização para cuidados intensivos, uso de medicamentos para aliviar os sintomas e terapia de suporte para ajudar a pessoa a se recuperar.
Tive uns problemas de confusão mental, mas tem coisas que é questão de visão de mundo. As vezes uma pessoa não precisa de um psicólogo quando tem alguma crença ou as vezes a pessoa pode só tá confusa no momento e depois ela entender que não precisa de remédio Passei a vida toda sem depender de remédio, só agora com 28 que tomei umas vitaminas e não sei se tomo remédio pra dormir . Mesmo não dormindo uns dias, acho que é pode ser mais falta de controle da pressao psicológica, que a gente deixa acontecer Quem é independente, normalmente precisa pq é muito trabalho e muito mais pressão, em algumas fases.Pra lhe dar com contas e outros a fazeres Sempre falei pra quem conhecia se cuidarem malhando e se alimentando bem e é mais isso mesmo. Tô voltando a melhorar a rotina pra não piorar o descanso pra não comprometer os estudos e nem o trabalho quando tenho
Já mais a ciência teria solução para minha vida depois de anos em depressão e ansiedade. Hoje tenho 52 anos e estou curado na graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Olha não acho que vc esteja curado, pois vc fez diversos comentários aqui e isso mostra um comportamento clássico de uma pessoa ansiosa. Vc não foi curado, na vdd sua fase de adolescência passou e vc trocou seus hábitos. Porém a ansiedade predominante permanece em vc. Depressão é doença, assim como o coração adoece o cérebro tbm. Vc não se tratou devidamente e se tinha bipolaridade antes, pode ter certeza que hoje vc tem um quadro muito mais extenso de doença mental. Basta observar as barbaridades que vc diz... Eu imagino como deve ser uma tortura conviver com vc. Mas no seu estágio, acredito que já não exista formas de amenizar o estrago que essa sua doença causou em vc e nas pessoas próximas à vc...
Muito bom ver a valorização da Terapia Cognitivo Comportamental no tratamento dos transtornos de humor. A definição clara e objetiva de anos de pesquisa e comprovação científica da psicologia 🙏
A bipolaridade é um espectro, varia de pessoa para pessoa e dentro da mesma pessoa, consoante o número de genes herdados e o número de stress vivenciado.
É minha mãe inteira na descrição, mas deram diagnostico de esquizofrenia em 1995, só que nas consultas familiares ela não era nada parecida com os demais pacientes da clinica e eu sempre achei estranho esse diagnostico. E hoje estou m tratamento por conta do transtorno dela que machucou muito eu e meus irmãos pela variação de humor. Será que Bipolar pode ser também narcisista? Por favor tire minha dúvida Dr.
Me passaram apenas antidepressivo no inicio do tratamento e realmente jogaram gasolina na foqueira. Tive meu primeiro surto, alucinações, quebrei minhas coisas e tentei me matar pela primeira vez. Achei que estava enlouquecendo
Cara falou tudo muito foda esse vídeo sou um cara super de boa mais de uns tempo pra cá fui mandado em bora de uma empresa tinha 20 anos no dia do meu niver fiquei depre na cama no sofá depois de um tempo eu acordei da depre voltei a trabalhar de boa aí conheci a cocaína 30 descobri HIV 33 anos perdi mãe 39 sou vigilante trampos de stress não fico muito tempo em emprego agora estou nessa fase gasto muito dinheiro pronto não quero mas isso acordei vou me cuidar tenho 41 anos
Ultimamente tô bem introspectivo, sozinho as fico depressivo mas a questão é que quando vc entende que felicidade ou tristeza é só uma questão hormonal por mais que vc se sinta mal ainda é possível manter o controle eu vejo dessa forma
A palavra de Deus diz que o mundo jaz no maligno. Jesus Cristo disse venham a mim todos os que estão cansadas e oprimidos. Eu fui liberto da doença bipolar.
É surreal ter sua vida explicada assim. Tenho bipolaridade tipo 2 e minha depressão apareceu na adolescência e se arrastou até vinte e poucos. Nessa época, melhorei "magicamente", emagreci, comecei a sair com varios caras, tudo tava lindo por um bom tempo... Depois com uns 27 voltou a depressão, melhorei um pouco, mas continuava tendo episódios complicados. Depois da gravidez, e dos 30, tudo piorou. Muito mais episódios depressivos, depois episódios de estado misto... Caramba! É praticamente como ele descreve. Notei nesses últimos anos uma leve perda de memória também, que aconteceu depois de uma crise que parecia de pânico.
Exatamente a 1 ano comecei a tomar o estabilizador de humor , mas antes disso tinha tomado por 18 anos antidepressivos, só piorava , tudo que narraou sobre o que conhece com um bipolar acontece comigo, já cortei todo meu cabelo e pintei de vermelho e depois de meses me aprendi, por outro lado vivo dentro de mim , muitos pensamentos , sem força para lavar louça, e terrível isso! Eu era cantora ,mas não conseguia lembrar da letra das canções e tive que encerrar as atividades, a falta de um diagnóstico preciso foi o que piorou meu estado .😢
Pessoal, tenho um Clube de assinatura onde temos aulas sobre neurociências, comportamento, finanças, nutrição, saúde mental, inglês e até cozinha básica. O objetivo é obter conhecimento prático para a vida. Tudo por menos de um Pack de cerveja. Conheça o RD: eslendelanogare.com.br/yt-ed
Eslen, bom día (Salou, España) . Você me indica a terapia cognitiva conductual? Estou diagnosticado com TDAH ha 3 meses (tenho 50 anos), más luto contra depressao desde que meus pais se separaron e nunca encontrei um ambiente emocionalmente seguro.
Tenho sucesso no trabalho mas vida amorosa foi mal.
O "Banzo" não seria mais ou menos oque a pessoa da pergunta quis dizer?
Eslen gostaria de agradecer por tudo seu trabalho pois depois de 12 anos nessa luta de sintomas, médicos, diagnósticos e remédios errados, você foi o ÚNICO que acertou e sem cobrar NADA!!!!
❤❤
😊😊😊ĺl
0
L
Você me descreveu. Fiquei tomando antidepressivo sem.o estabilizador de humor, entrei numa crise horrível. Fazia tratamento para depressão desde 2014. Em 2021 tive uma crise que pensei que não fosse sair dela e o diagnóstico de bipolaridade. Fiquei em cima de uma cama , mas não no estado vegetativo, me afastei do trabalho para tratamento... é uma sensação horrível . O pior é você ouvir das pessoas, principalmente de seus familiares que o que sente é frescura.
Estou assim nesse momento, em uma cama vegetando esperando a morte, se já não bastasse ansiedade, depressão, síndrome do pânico, agora está me dando náuseas
@@streetz4774 ei... dá um salve pra gente. Já passei por isso. Por mais difícil que pareça acredita que vai passar.
Eu parei e informei ao médico que não tomaria mais antidepressivo pois estava me deixando mais estressado que feliz pois eu não conseguia dormir devido a sudorese noturna e eu nunca me adaptei! Só o estabilizador de humor funcionou perfeitamente pra mim até hoje!
@@streetz4774 senti isso também, mas acredite, tudo passa.... procure ajuda. Não deixe de procurar ajuda. E... liga o foda-se para as pessoas que fazem julgamento em relação a você. Caso precise , estou aqui. 😘
@@Franck_Colt que ótimo 👍 👍
Puts, eu passava por um tratamento para depressão, até que, um médico novo, analisou minha história e entendeu que poderia ser transtorno bipolar. Na hora mandou cortar o remédio para depressão, alegando que poderia aumentar a alteração no humor por causa do transtorno. Me deu um estabilizador de humor e minha situação melhorou uns 80%.
Só para efeito de informação qual medicamento usou?
@@carlamarttyns usava o cloridrato de venlafaxina, que foi substituído pelo Carbonato de Lítio.
@@JonathanRochaFerreirboa tarde, tudo bem? Você notou diferenças na sua memória quando começou a tomar lítio?
@@bewaretheseao lítio é o melhor
@@bewarethesea é um estabilizador de humor, sua eficácia é incontestável. O problema é que, em excesso, é extremamente perigoso. Não faço mais uso, mas te mando para estágios graves.
Interessante...meu filho de 17 anos tem depressão desde os 15 anos. Toma 3 antidepressivos e não melhora!! E meu pai, já falecido, era bipolar!! Esse vídeo me acendeu uma luz!!.
Thaís, ele muito possivelmente é bipolar também... Só antidepressivo é terrível pra nós
Thaís, aconteceu exatamente isso com meu filho. Por isso o acompanhamento com psiquiatra com estabilizador de humor é muito importante.
Passei anos usando anti-depressivo e ansiolítico. Ha 3anos descobri a bipolaridade e iniciei o tratamento correto. MINHA VIDA MUDOU! continuo me educando sobre o assunto e cada dia me conheço mais, me entendo, aceito melhor e me cuido melhor!
Olha... ele precisa de rotina produtiva, como ele disse, passear com o cachorro, ver a luz do dia, independente de estar nublado, ler coisas boas, ouvir coisas boas, tem que modular o comportamento mesmo e ter consciência de que o cérebro dele funciona diferente, vai melhorar muito e vai estabilizar.
A bipolaridade é muitas vezes genética meu filho tem.
Como uma pessoa com transtorno bipolar, esse foi um dos meus vídeos favoritos até agora.
Meu também. Queria muito que ele falasse mais sobre TAB🙌🏻
Dra. Renato Silva. Fico horas ouvindo, tão bom quanto Eslen. Indico também.
Tratei depressão desde 2010 somente com antidepressivos, passei por fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, venlafaxina, desvenlafaxina, entre outros...nunca melhorei, pelo contrario so piorei e comecei com adiccoes e crises de panico e ansiedade...agora depois de muito trocar de psiquiatra estou tratando transtorno bipolar com Divalproato de sódio ate estabilizar meu humor e espero em Deus que agora eu possa ter o minimo de qualidade de vida
Como está amigo?
Fiquei hiper sexualizada na época. Gastava horrores e sem responsabilidade. Fui internada pelo ex. Casamento foi para o espaço porque saí pior do hospital e passei a ter pavor dele. Voltei ao trabalho e sinto meu cérebro mais devagar que antes.
Quantos anos tu tinha na primeira crise de hipomania?
Infelizmente são raros os profissionais que tem conhecimento e sabem tratar estes transtornos. Eslen é uma pessoa iluminada que além de ter e buscar sabedoria, divide conosco. Deus o abençoe infinitamente e que os profissionais, principalmente os médicos, tomem consciência da sua responsabilidade.
Esse psicólogo é um dos melhores do mundo. Esse cara é incrível! ❤ Ele conseguiu despertar empatia em milhões e vergonha em corações mal intencionados.
Menos, menos.
Minha esposa foi diagnosticada a 1 ano e meio com o tipo 1, meu Deus, e absurdo como o comportamento da pessoa muda de uma forma que vc nunca imaginou.
Vdd amigo. Eu sei bem na minha vida sentimental é relação conjugal.
Quantos anos ela tinha na primeira crise de hipomania?
@@gabrielmenezes8735se ela foi diagnosticada tipo 1 ela teve crise de mania, não hipomania.
Sou apaixonada por tudo que diz respeito a saúde mental, não tenho formação nenhuma, mas tenho pessoas da família com transtorno bipolar, e de tanto estudar estou quase PHD( kkkkk).
Incrível a facilidade com que expõe esse transtorno, é uma aula com excelência.
Dr Renato Silva e vc, formam uma dupla do bem, o mundo precisa de milhares como vcs, pq o ser humano está muito doente.
Obrigada, tiro meu chapéu!
Você foi...você foi fofa 🥺
Estou este estágio tbm...sei tudo sobre a doença seu psicológico e psiquiatra fica muito impressionado comigo....tomo 4 tipos de estabilizador de humor e remédio para dormir Rivotril
Eu tbm curti o video mas não gostei tbm
Perdi minha cachorrinha, minha nenê, meu docinho mais lindo há uns dias e só quero dormir. N quero comer, treinar direito. Enxergo tudo escuro, me falta ar, N quero sair da cama. N uso remédios e n consigo nem marcar médico. Em minha primeira consulta medico administrou remédios, mas n consigo tomar. Estou usando MT maconha, mas por vezes me intensifica depressão c indiferença, parece q estou em outro espaço 🕳️
Estava mega feliz dias atrás, acordando as 03, querendo limpar a casa d madrugada, cuidando da saúde, treinando todos os dias c ideias maravilhosas c minha nenê.
Esse vídeo apareceu novamente, irei atrás d ajuda, pq meu sentimento está estranho demais.
Amiga, eu tenho.... para de fumar maconha que vai piorar e a abstinência vai ser horrível. Eu tbm fumava.
Vc possivelmente é bipolar
Sempre recomendo os vídeos do eslen para meus colegas de sala, para quem Estuda psicologia é muito enriquecedor. Vários insights!😁
Vai nos ajudar no curso sera?!!
@@mariohenrique3533 demais meu amigo
Sou bipolar,é um casaco de chumbo.
Pra quem quer fazer neurociência também... Eu estudo biologia, e quero me especializar em neurociência... Muito toooop
Essa hipomania as vezes é tão baixa que quem convive com vc só pensa que vc está bem. Nunca fiz nenhuma besteira em hipomania, apenas você dá conta de tudo, cumpre todos os seus papéis, parece mais eficiente. Consegue trabalhar, estudar, cuidar dos filhos , ir a academia, etc.
Mas o estresse gera uma exaustão que derruba a pessoa em depressão, mas realmente volta em outras fases da vida.
Me fala um pouco mais sobre?
Eu tenho muitas oscilações de humor... fico depressiva, sem vontade de viver... e épocas que fico feliz com a vida, consigo seguir minha rotina... mas é tudo muito rápido... eu sofro muito com essa mudança de humor constante...
@@vitoriafernandatenorio354qual a duração das suas oscilações de humor?
Voce conseguiu me descrever totalmente
Eu durmo menos,como mais, quero sentir adrenalina e fico com vontade de flertar e trans4r e as vezes uma ansiedade e apatia e muita impulsividade e vontade de beber (e eu odeio álcool)
Descreveu perfeitamente!
Eslen gostaria de agradecer por tudo seu trabalho pois depois de 12 anos nessa luta de sintomas, médicos, diagnósticos e remédios errados, você foi o ÚNICO que acertou e sem cobrar NADA!!!!
Deus continue abençoando a todos❤
Eh difícil admitir quando chega a variação de humor, infelizmente, não dá vontade de voltar tomar remédio… porque a mania eh sensacional… e a depressão é caótica, agressiva, sem sentir nada além da vontade de isolar tudo e todos… porém na mania, fica tudo desconexo, exagerado, sente tudo sem entender nada
sim a mania é como se estivesse no céu, me sinto tão bem, é como se um mundo fosse um morango kkkk
Primeira vez q vejo alguém falando de bipolaridade com tantos detalhes e clareza. Tive uma crise horrível em 2021, os psquiatras q passei todos deaconfiavam de bipolaridade, mas não fecharam diagnóstico nem explicaram nada sobre. Meu histórico da vida toda bate com muita coisa, mas ainda fico super confusa pq n entendo direito
Deve ser igual a o que aconteceu com uma mulher na internet.
Ele já tinha diagnóstico de bipolaridade e eu falei de mania e ela respondeu: Não tenho mania.
Era uma senhora. Se ela nunca teve mania não é bipolar.
Ou como aconteceu com você, não explicaram nada e ela não sabe o que é mania, vai pelo senso comum de que mania é um comportamento esquisito repetitivo e sem funcionalidade.
Quando eu tive sintomas depressivos e realmente estava no fundo do poço, o médico já tinha me receitado 11 anti depressivos por dia, e cada dia que passava eu estava pior, eu estava tendo crise suicida diversas vezes no dia, até tentativas suicidas, quando troquei de médico e ela diagnosticou com TAB, e introduziu os reguladores de humor, tudo começou a melhorar, hoje, sou estável há mais de 2 anos e utilizo somente lítio para regular o humor , o psiquiatra pode tirar uma vida ao errar um diagnóstico dessa forma, pois por sorte, as tentativas q tive deram errado 🙌🏻🙌🏻
Meu diagnóstico na infância era de TDAH. Hipercoco desde sempre, me pergunto se não eram hipomanias com breves depressões. Aos 25 anos entrei numa depressão profunda porém não muito duradoura em 4 meses eu já estava bem sem uso de medicamentos. Apenas terapia, alimentação e atividade física. Aos 30 pandemia (sou profissional da saúde) perdi meu esposo com 10 meses de casada. Tive um episódio de mania. TAB tipo 1. Em depressão desde então.
sinto muitíssimo por sua perda.
Muito gratificante e reconfortante ouvir pessoas que compreende do assunto.
O Eslen é muito bom no que fala. Com 16 anos tive um quadro depressivo que durou uns 6 meses, depois com 18 fiquei super feliz. Com uns 23 eu me divorciei e meti o louco na vida. Depois que a hipo mania passou reatei o relacionamento. Com 26 anos divorciei novamente e passei 3 anos com muitas flutuações, dividas e beirando o suicídio. Com a pandemia parei de beber álcool (misturado com remédios), consegui terminar a faculdade, estou estável profissionalmente e meu relacionamentos tbm estão. Quando começo a querer comprar o mundo ou terminar relacionamento já sei que tô entrando em mania.
como vc esta hj? toma algo?
Mano, você descreveu a minha vida.
Quantos anos tu tinha na primeira crise de hipomania?
@@gabrielmenezes8735 creio que começou com 18 anos, mas foi ficando pior, dos 23 aos 29 foram várias oscilações. Fiquei bem quando parei de ingerir bebida alcoólica, estabeleci rotina e cuidei da espiritualidade.
Eu abri o quadro num ano que aconteceu situações traumáticas em várias áreas da minha vida. Foi muito estresse e não tinha nenhum suporte emocional. Quem tem a genética pra TAB tem q ter uma vida bem rotineira senão tem o risco de ativar o quadro.
Quantos anos tu tinha na primeira crise de hipomania?
@@gabrielmenezes8735 38 anos
É excelente ouvir a explicação de alguém que conhece "pessoalmente" o TB, não que seja condição para entender o transtorno. Fico feliz porque tem conseguido manter a eutimia por aplicar em si os conhecimentos que funcionam (medicações e TCC), isso trás esperança a muitos que vivem o transtorno.
Eu não sou da área, mas aprendo muito. Claro que sei que não sou capaz de diagnosticar nem nada, mas saber mesmo que superficialmente ajuda a ter uma vaga ideia do que está acontecendo e saber como procurar ajuda.
Na verdade são quatro humores:
Depressão
Eutimia
Hipomania/Mania
Episódios Mistos de Depressão e Mania ou Hipomania
Eu era conhecido como como bipolar e infeliz.
Hoje sou o que sou, faço o que faço, hoje sinto o que sinto, faço o que faço na graça e de nosso Senhor Jesus Cristo .
Ficou biruta de vez
@@igorfall4778pra que falar isso? Ainda mais num espaço onde as pessoas precisam de empatia e ajuda? Muito diz que não fala!
Estudo Psicologia Junguiana e gosto muito de neurociência. Poucos junguianos estudam a neurociência, mas em termos de ser humano, uma coisa complementa a outra. Gosto da abordagem do Bion, que fala d os tipos de apego (seguro, inseguro e desorganiza do. Os tipos de apego na primeira infância vão determinar em grande parte como vão se formar as redes neurais e muitas patologias.
Que interessante.
Só de ler isso, já imagino que o meu foi desorganizado.
Cada pai era ótimo em algo e péssimo em outro.
Eu tive que ir juntando as peças para criar uma parentalidade boa para meu filho.
Vou procurar esse conhecimento. Obrigada.
Quanto conhecimento! Me emocionei porque ele descreveu minha vida. Agora estou sendo tratada, mas passei exatamente pelo estágio do antidepressivo. Que inferno esse diagnóstico.
Adoraria ver um podcast com Eslen e Dr Renato Silva
Já existe. Dr Renato foi entrevistado pelo Eslen.
O problema é achar um profissional com conteúdo como esse.
Me trataram com depressão eu nunca melhorei, piorei, queria morrer até que dei surto, até que uma médica descobriu meu problema, mas já era muito tarde infelizmente, eu sofri, pessoas me julgavam e pior eu não conseguia me controlar por mais que me esforçasse.
Hoje trato certinho, estou estabilizada entre aspas, pois tenho muitas dificuldades de trabalhar fora ou manter uma rotina e muita confusão mental.
Mas vou seguir, mesmo querendo não continuar.
Tive sempre uma vida subvida.
Continue. Deus quer que você viva e aproveite ao máximo essa vida 🙏🏻
Pareceu que tava me descrevendo. Só recentemente recebi um diagnóstico formal de que o problema que com o qual eu lido a vida toda é transtorno bipolar, porque só agora eu fui buscar ajuda. Antes, eu conversava com uma psicóloga. Há dois meses, uma psiquiatra me receitou um estabilizador de humor, e tem ajudado nos períodos depressivos.
Eu acho que é genético, porque minha mãe, minha irmã e pelo menos mais um irmão meu tbm são bipolar.
Sobre a maior parte da vida estar em estado normal. Vai me desculpar. Eu fui diagnosticado aos 15, hoje tenho 32. Olhando pra trás eu penso que talvez o que aos olhos dos outros era um estado normal meu na verdade podia ser: um estado depressivo ou de hipomania não reconhecidos, que podem achar que faz parte da nossa personalidade ou ainda momentos que a gente não está nada bem mas consegue camuflar pra ter paz de ninguém vir encher o saco querendo ajudar sem saber o que fazer. Posso citar as várias vezes que sai com amigos por pressão da minha mãe, inúmeros eventos social-familiares que fui pra agradar e eu não tinha a mínima vontade de estar lá. Nem no casamento da minha irmã eu queria ter ido. Não esqueço quando minha prima foi convidar minha irmã e eu para padrinhos de casamento e eu com aquela cara deprimida de sempre e minha prima falou em tom de brincadeira: "o Bruno parece que não gostou muito do convite rsrs". Ela estava certa. O único evento que eu fugi com classe foi à minha própria formatura. Em vários desses momentos tomando medicação, fazendo terapia, então estado normal? Também acredito que antes dos 15 a bipolaridade não se expressou porque os níveis de estresse eram em nível menor a ponto de uma noite de sono nos fazer esquecer/resolver/camuflar, mas definitivamente eu consigo identificar várias situações da minha infância que eram indícios que eu tinha problemas, acessos de raiva, de ansiedade, de tristeza, é só ver meu olhar melancólico desde os 4 anos mas fotos, fotos chorando por coisas sem sentido, ideias suicidas desde criança (só nunca me matei porque era medroso) ou outras por exemplo bullying sofrido pelos próprios parentes (que pra mim eram níveis de estresse bem grandes para incubar coisas que se revelaram mais tarde). É muito visível pra mim que, mesmo sendo eu com transtorno mental, eu cresci num ambiente de festas familiares com transtorno mental a céu aberto (ao menos os parentes do meu pai).
Então discordo que a maior parte da vida estejamos numa fase normal, a não ser que possamos chamar de normal essa merda de vida sem foco, pouco produtiva, com diversos problemas que ocorrem em efeito cascata.
Agora se for falar, de repente, do bipolar padrão elite que foi diagnosticado, teve acesso a bons médicos, medicação e supervisão, teve família estruturada/que soube apoiar, que o próprio paciente quis E se ajudou, então pode ser que esses estão na maioria do tempo na fase "normal".
E olha que estou me usando como referência, sei que tem casos terrivelmente piores que o meu, tive médicos, medicação, pais fizeram o que estavam ao alcance, nem sempre quis seguir o tratamento ou quando quis não me ajudei e tenho a sorte de por medo controlar a hipersexualização pois se não fosse esse medo provavelmente teria vários filhos, doenças ou ainda poderia ter morrido. Conheço casos deploráveis que a pessoa se prostitui e mesmo na fase "normal" tem uma imensa dificuldade de não se expor a situações de risco (ficando próximo de pessoas que vão se aproveitar da hipersexualização).
Uma notícia que me fez sentir imensa compaixão foi de uma mulher que teve uma relação com um mendigo. O holofote que a mídia irresponsável deu ao fato colocou em risco um relacionamento que eu tiro meu chapéu, não é qualquer pessoa que compreenderia e defenderia o cônjuge numa situação constrangedora como aquela. E confesso que antes de passar por toda experiência que o transtorno bipolar colocou na minha vida, tenho convicção que não seria compreensivo com pessoas que se comportam como nós em determinadas situações. Perder o senso da realidade, delirar, achar que somos Deus, que temos poderes, que somos superiores, que somos imortais, ausência de medo, prazer de correr riscos, excessos de todo tipo (comida, bebida, sexo, compras, velocidade, altura, profundidade recordes são experiências bastante perigosas para nós e qualquer um que esteja ao nosso redor.
Tomei conhecimento de estatísticas apontando para expectativa de vida média 9 anos menor que o geral, quanto mais vezes abandonamos o tratamento, deixamos de nos cuidar (perdemos ritmo, hábitos saudáveis) essa expectativa vai diminuindo cada vez mais e por isso decidi brecar isso, não quero mais encurtar a minha vida. Agora será psicoterapia e psiquiatria fazendo todo e qualquer ajuste necessário para encontrar qualidade de vida melhor, investigar cada coisa que eu tenha dúvida pra esmiuçar o diagnóstico pois vejo nuances de autismo, TDAH, Borderline que precisam ser definidos para encarar.
Eu tinha diagnóstico de bipolaridade. Porém estava errado. Hoje recebi o diagnóstico de autismo. Haviam muitas semelhanças, mas eu mascarava muita coisa (típico de autistas, principalmente mulheres) e isso dificultou o diagnóstico mais cedo.
Enfim o diagnóstico tardio serviu para eu me entender melhor.
@@giuchedid só tô tendo diagnóstico de autismo agora com 22 tb, antes eu achava q era uma depressiva crônica kKkk, mas tenho todas aa características do nivel 1 + inteligência e criatividade acima da média, fiz todo o teste neuropsicológio já e agr falta consulta com um especialista em autismo
como vc esta hj? toma algo?
Teu comentário é muito semelhante ao q vivo e vivi. Tmj
Acho que quando ele diz “normal”, quer dizer num sentido neurológico entre depressão e mania, não que esteja “normal” dentro do conceito de normalidade do senso comum.
Além disso, cada caso é um caso, é muito comum ter outras comorbidades que tiram a pessoa mais ainda desse “normal”.
Eu ouviria o Essen por horas seguidas, parabéns ao podcast pelo respeito em não interrompe-lo, imagino a Dra Beatriz entrevistando ele😂coitado, não vai deixar ele falar
Eslen é um cara genial. 👏🏿 👏🏾 👏🏻 Cada vídeo é carregado d mta informação útil pra quem é da área de saúde (mental) e, principalmente, pra leigos como eu.
Eu tive umas crises malucas depois de começar o tratamento pra depressão com ecitalopram, queatipina e venlafaxina. cheguei a pensar que não tinha mais solução pra mim até que recebi o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar e foi retirado os antidepressivos e passei a tomar lítio e queatipina. Melhorei bastante da depressão e das crises malucas de euforia e irritabilidade ao mesmo tempo.
Bom dia,sei que esse vídeo foi postado há um ano,mas, nunca vi uma pessoa explicar tão bem como você!!!!Quero acompanhar você sempre!!!! Deus te abençoe sempre 🙏
Eu tenho transtorno bipolar tipo 1 e no início do tratamento eu comecei apenas com um estabilizador de humor. Hoje durante estes 8 anos de diagnóstico já passei por vários medicamentos e nunca mais voltei a tomar somente um estabilizador de humor. Minhas crises são bem mais graves do que antes. É visível a "evolução" do transtorno.
como seria suas crises? se quiser compartilhar é claro. tambem fui diagnosticada recentemente, estou tomando valproato de sodio 500 mg.
Não entendo, pelo fato de você ter sido diagnosticado cedo e recebido todo tratamento adequado, por que o transtorno está evoluindo?
Comecei com bipolaridade aos 11 anos de idade. Ciclagem muito rápida, puxando pro bipolar 2. Crises absurdas de tudo por toda a vida. Tenho 50 anos. Vida bem sofrida.
A amígdala do cérebro de um bipolar é maior, por isso nós somos tão sensíveis ao stress. É como se o bipolar já nascesse "pré estressado". É bem complicado.
Está explicado. Essa da amígdala eu não sabia. Valeu.
@@ramonmaier6488 :-)
Dr Renato Silva salva vidas, vale a pena acompanhar.
Estabilizador de humor são grupos de medicamentos que tratam a variação do humor . por ex: uma hora a pessoa está bem , outra introspectiva ou agressiva . A oscilação do humor muda a forma da pessoa se comportar .
Muito obrigada DR por nos Esclarecer Sobre o Transtornos Afetivo Bipolar
Amei a explicação sobre TAB. Por favor aborde mais esse tema 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Eslen eu te escutaria o dia inteiro, vc é mttttt inteligente pqp me dá esse cérebro 😂
Primeira vez que o ouvi e percebi isso também kkkk ele dizendo que fala demais e eu: gente, mas eu o ouviria o dia todo!
Tem gente que fala mto e a gente só gostaria que ficasse quieto. Ele, por mim, poderia falar horas sem parar. Fonte absurda de conhecimento, escuto sem nem cansar.
Tenho diagnóstico de depressão, mas assistindo o eslen e o Renato, comecei a pensar que posso ser bipolar .
Espero encontrar um bom psiquiatra que não queira apenas o dinheiro da consulta ,mas de fato me ajudar a entender quem eu sou .
Estou aqui nessa vida há 40 anos e até hoje não entendi o que é pra fazer 🤷♀️🙆♀️
Procure um neuropsicologo e faça uma avaliação neuropsicologica completa. Se o profissional for bom vai avaliar todas as funções cognitivas e a afetividade, ou seja todo o perfil psicológico
Depois da pandemia me senti hipomaníaca porque tive comportamentos que colocavam em risco a minha vida como para citar o mínimo andar com maus elementos pela simples busca da emoção acho. Como sempre tive baixa estima e uma desvalorização da família que tentou me prejudicar de algumas maneiras tentei procurar companhia em amizades e algumas claramente não foram boas e abusaram da minha confiança. E isso me entristeceu. Mas às vezes encontro pessoas boas no caminho. Quando sinto aquela adrenalina de um pessoal drogado ou um cara cretino já dou uma afastada...ao mesmo tempo não quero julgar de mais porém tenho que me proteger para não me por em risco. Acho que mudar o comportamento, o ambiente e as pessoas com quem a gente anda ajuda muito. Mas o remédio não vai fazer com que nos valorizamos por isso algum tipo de terapia é necessária, principalmente a behaviorista.
O DSM assim como testes Neuropsicológicos se baseia na predição de comportamentos estatísticos. Para diagnosticar alguém tem um número de critérios parametrizados.O diagnóstico significa que vc se enquadrou quantitativamente nos critérios. Uma avaliação qualitativa sobre o diagnóstico determina o prognóstico da doença e a boa evolução do paciente.
Meu Deus. Eu sou exatamente assim. Por 10 anos tratei toc, ansiedade depressão e também semanas q fechamos diagnóstico com bipolaridade 2. Tô estudando muuuito sobreno assunto e esse vídeo me ajudou demais
Fala-se em procurar ajuda cedo. Uma das questões é: como encontrar quem é competente para ajudar e não fazer diagnósticos que só complicam o quadro...
Estresses intensos sempre dao gatilhos pra mim. Mas até os pequenos são, vivo num estresse crônico, tentando fazer a gestão com terapia e os tratamentos, mas não eh fácil, vou te falar…
Eu ciclo tanto que não sei como sou eutimica.
O psiquiatra me deu antidepressivos e a coisa só piorou. Depois me deu antidepressivos com estabilizador de humor e os dois chocaram me deixando totalmente fora da realidade. Melhorei depois do diagnóstico correto e do carbolitium + lamitor.
Uffaah obrigada pela explicação. Vamos mudar nosso cérebro 🧠
Conheço o doutor Renato silva realmente ele tmb e um ótimo médico 🙏
Sugestão de vídeo: É possível acelerar o desenvolvimento do cortéx pré-frontal? E no vídeo você fala se é possivel ou não e se sim como fazer pra desenvolver. Acredito que se for possível desenvolver o (CPF), haverá menos jovens fazendo fazendo besteira e menos impulsivos e assim por diante. Fale também com que idade o cortéx pré-frontal termina seu desenvolvimento. Valeu cara, tu tens me ajudado e desbloqueado chaves na minha mente ksksks.
Olá, Roney! O córtex pré-frontal, chega em seu amadurecimento, por volta dos 25 anos. Porém, você pode trabalhar no ambiente, estando ao lado de pessoas que agrega algum valor, lê livros, ou seja, quanto mais você for atrás de se desenvolver, mais você estará a cima da média. 😉
@@MomentoPsico iae mano, boa noite. Eu tenho meu foco muito prejudicado. Por exemplo, eu estudo gramática, orações subordinadas etc..Aí quando vou estudar biologia eu até consigo me concentrar no conteúdo em si do que estou lendo, mas fico tentando entender tbem os períodos dos trechos ( como se estivesse estudando gramática tbem). Em síntese, eu não estou concentrado no que estou fazendo no " agora", é bem chato isso, não sei se é minha ansiedade
@@aaraovictor2458 Olá, Aarão. Quais são os momentos em que você estuda Biologia, você costuma estudar após a Gramática?
Se esse for o caso tenta inverter, começa estudando Biologia, depois Gramática.
O que vai acontecer, você vai gastar mais energia ao estudar Biologia, porém, depois você estuda a matéria que tem mais facilidade.
Tenho um video no canal, que explica melhor. (Gestão do tempo para estudantes de psicologia)
ruclips.net/video/709Mly4QdqM/видео.html
@@MomentoPsico oi, obrigado por ter respondido. Na vdd , acho que esse não é o ponto. Eu me distraio facilmente, especialmente nos estudos, eu queria só focar no que eu estou fazendo no momento. Por exemplo, eu estou estudando e de repente penso em outra coisa: em uma ocasião familiar, etc..
@@aaraovictor2458 Bom, como é esse ambiente de estudo, nele tem alguns estímulos que te distraí, facilmente? Caso, não. É bom, procura ajuda de um profissional na sua cidade ou online, para ver se não é Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.
Outra, coisa que pode te ajudar é fazer treino de Mindfulness.
Abraços.🤙
Recebi o diagnóstico de transtorno bipolar tipo 2 semana passada. Engraçado que mandei no mesmo dia uma pergunta no insta do Eslão se tinha material sobre isso no RD, e agora me deparo com esse podcast. Eslen muito bom, como sempre!
Olá, Thiago! Fiz, recentemente um vídeo sobre esse tema, transtorno bipolar e depressão. Se quiser dá um pulo no canal. 👍
@@MomentoPsico opa, obrigado pela indicação, vou ver sim!
@Thiago Marques,tb fui diagnosticada a pouco tempo, seu médico passou qual medicamento?
@@diversaocomacat8973 lamitor 25mg inicialmente, mas passa para 200mg após 28 dias
@@thiagomarques4829 obrigada
eslen VOCÊ É GÊNIO!
Eu tô na fase de não conseguir estudar,de não conseguir assistir um vídeo inteiro...mas focada na saúde,treinando...tenho fases de fazer muita limpeza,fase de gastar como se não houvesse amanhã,fase de comer besteiras todo santo dia...é uma oscilação o tempo todo.
Explicou muito bem parabéns. Meu caso está bem agravado mas de outros não podem chegar até onde eu cheguei
Tenho 18 anos e desconfio muito que tenho Bipolaridade do tipo 2, atualmente estou tomando anti depressivos, não tenho episódios de querer terminar com a propia vida nem episódios de agressividade, mas eu tenho uma memória horrivel, coisa de esquecer a palavra que falaram pra mim a 5 segundos atrás, e tbm tenho muitos devaneios, toda hora fico viajando na maionese, fico muito dentro da minha cabeça, preso nos meus própios pensamentos, é como se eu enxergasse a realidade de uma forma distorcida, sinto que preciso de ajuda mas não sei por onde começar.
Desculpe meter o bedelho, mas já pensou em procurar ajuda pra ver se você não é neurodivergente? Um psiquiatra teria condições de te responder a essa pergunta. Algumas coisas que você relatou me lembraram um pouco TDAH, mais a parte de déficit de atenção
Tome ômega 3 com DHA 360 mg, tem em farmácia e casa natural. Vai ajudar muito a ficar focado, concentrado, sem viajar na maionese. Tome duas cápsulas no café, almoço e janta. Veja vídeos dr Lair Ribeiro.
Eu preciso mesmo de AJUDA... NÃO AGUENTO MAIS
O Dr Renato Silva fala q o paciente bipolar q não é tratado pode com o tempo demenciar.
Que Corte incrivel Eslen 12:05
Eu tenho 52 anos.
Fui bipolar 30 anos, tive tudo aquilo que um bipolar tem. Jesus Cristo nosso Senhor curoume. Tive depressão, tive surtos psicóticos, tive ataques de pânico, tive fobia social. Usei heroína, cocaína e tomei metadona.
Hoje não uso drogas e metadona á 8 anos, não tomo nenhuma medicação á 4 anos.Hoje tenho capacidade para estudar, tenho força para andar dias inteiros a trabalhar nas obras, ando 50 quilómetros de bicicleta. Durmo de noite um sono profundo sem a medicação, acordo com o metabolismo regulado.
A base da doença bipolar é espiritual não é psicólogica nem física.
Só pela fé que Deus existe e que Jesus Cristo nosso Senhor está vivo e que podia-me salvar e curar é que eu comecei a ser curado e transformado.
É como a palavra de Deus diz." Quem não nascer de novo não poderá ver o reino dos céus. É necessário que nasçamos de novo."
Vc está confundindo sintomas de bipolaridade com uso de drogas isto é algo totalmente controverso
Vc realmente tivesse bipolaridade não passaria 8 anos da vida usando drogas antes disso a bipolaridade te mataria no suicidio, vc estar querendo lacrar em cima de uma doença desta rapaz, se vc tivesse bipolaridade nunca falaria que é espiritual
Feliz que vc se está bem, mas vc não era bipolar
Como crente é alienado
Quando ele disse que achava não existir um estado vegetativo desconfiei que não era bem assim, lembro que a madrinha do meu pai me contou que a depressão dela foi num nível de que se ninguém fosse abrir a janela do quarto e ir fazer todos os cuidados ela não faria nada, estava fora de si. Então perguntei ao chatGPT:
Em casos raros, a depressão pode levar a um estado de catatonia, que é caracterizado por imobilidade física, mutismo, rigidez muscular e outras alterações do comportamento.
A catatonia é uma síndrome neuropsiquiátrica que pode ser desencadeada por várias causas, incluindo transtornos do humor, como a depressão. Em casos graves de catatonia depressiva, a pessoa pode ficar em um estado de imobilidade prolongado, parecendo estar em um estado vegetativo. Essa condição é conhecida como catatonia letal ou estupor catatônico.
Embora seja raro, o estupor catatônico é uma emergência médica e requer atenção imediata. O tratamento inclui hospitalização para cuidados intensivos, uso de medicamentos para aliviar os sintomas e terapia de suporte para ajudar a pessoa a se recuperar.
Mas a resposta do chat GPT disse “parecendo estar em um estado vegetativo”. Parecer estado vegetativo e ser estado vegetativo é diferente.
@@elvisbl cirúrgico. Da mesma forma que TAB, TPB e TEA são parecidos mas não iguais.
Sim, depressão profunda pode levar a inanição. Não sei se pode chamar de estado vegetativo, mas a pessoa literalmente fica paralisada numa cama.
Hj tem 70 anos trabalho sem folga 2anos e meio com 21 anos comecei ficar muito
Mau chorava muito estava treinando
As maos
70 anos
SOU BIPOLAR, MAS NOSSA QUANTA SABEDORIA!
Que espetáculo 👏🏼Eslen que aula maravilhosa!Aprendo muito com o Dr. Renato sobre TAB !Vcs são geniais 🙌🏼🙏🏻
Hoje fui diagnóstico com F31 e F32, ainda chocado, mas olhando para trás e vendo esse vídeo, como não percebi antes?
Que alívio.... sou bipolar.... achava o fim....Obrigada pela esperança
Tive uns problemas de confusão mental, mas tem coisas que é questão de visão de mundo.
As vezes uma pessoa não precisa de um psicólogo quando tem alguma crença ou as vezes a pessoa pode só tá confusa no momento e depois ela entender que não precisa de remédio
Passei a vida toda sem depender de remédio, só agora com 28 que tomei umas vitaminas e não sei se tomo remédio pra dormir . Mesmo não dormindo uns dias, acho que é pode ser mais falta de controle da pressao psicológica, que a gente deixa acontecer
Quem é independente, normalmente precisa pq é muito trabalho e muito mais pressão, em algumas fases.Pra lhe dar com contas e outros a fazeres
Sempre falei pra quem conhecia se cuidarem malhando e se alimentando bem e é mais isso mesmo.
Tô voltando a melhorar a rotina pra não piorar o descanso pra não comprometer os estudos e nem o trabalho quando tenho
sei bem o que ele diz, e pra piorar tenho diagnóstico de TDAH, o que torna absolutamentee TODOS os aspectos muito mais dificeis pra mim
Não conhecia esse psiquiatra! Fera ele, hein?!
Sou bipolar do tipo 2!
Já mais a ciência teria solução para minha vida depois de anos em depressão e ansiedade.
Hoje tenho 52 anos e estou curado na graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Olha não acho que vc esteja curado, pois vc fez diversos comentários aqui e isso mostra um comportamento clássico de uma pessoa ansiosa.
Vc não foi curado, na vdd sua fase de adolescência passou e vc trocou seus hábitos.
Porém a ansiedade predominante permanece em vc.
Depressão é doença, assim como o coração adoece o cérebro tbm.
Vc não se tratou devidamente e se tinha bipolaridade antes, pode ter certeza que hoje vc tem um quadro muito mais extenso de doença mental.
Basta observar as barbaridades que vc diz...
Eu imagino como deve ser uma tortura conviver com vc.
Mas no seu estágio, acredito que já não exista formas de amenizar o estrago que essa sua doença causou em vc e nas pessoas próximas à vc...
Esqueci de perguntar para meu psiquiatra, mas além de não poder beber, mas alguma coisa contra indicada?
Eu creio que nosso Senhor Jesus Cristo, tem curado e libertado milhares de pessoas da doença bipolar.
Nao fala besteira
Eu tenho 51 anos,tomei medicação 20 anos.Á mais de 3 anos que não tomo medicação.
Kkkkkkk
Não vai no psiquiatra não e espera ser curado. Kkk confia... Vai dar tudo certo.
Transtorno bipolar não tem cura, só tratamento
sempre bom ouvir Eslão dando aulas
Muito bom, obrigada. Já ganhou mais uma fã e mais uma inscrita no canal.
Hoje em dia vivo bem sendo bipolar! Não me julgo pelo que fiz, aprendi que não é minha culpa
MT obgd p explicações top...há MT gente c pbms sérios, sem tratar...
Tô amando acompanhar! Muito conhecimento!
eu fui diagnosticada com 21 anos, só que eu já vinha ficando depressiva desde os 15 anos, mas só fui buscar ajuda com 20 anos.
Eslen é sensacional! Time RD!❤️🎈
Muito bom ver a valorização da Terapia Cognitivo Comportamental no tratamento dos transtornos de humor.
A definição clara e objetiva de anos de pesquisa e comprovação científica da psicologia 🙏
A bipolaridade é um espectro, varia de pessoa para pessoa e dentro da mesma pessoa, consoante o número de genes herdados e o número de stress vivenciado.
Muito bom e bem explicado.
Gostei muito dessa explanação....
É minha mãe inteira na descrição, mas deram diagnostico de esquizofrenia em 1995, só que nas consultas familiares ela não era nada parecida com os demais pacientes da clinica e eu sempre achei estranho esse diagnostico. E hoje estou m tratamento por conta do transtorno dela que machucou muito eu e meus irmãos pela variação de humor. Será que Bipolar pode ser também narcisista? Por favor tire minha dúvida Dr.
Parabéns doutor pelo vídeo 🥰
3:00 Exatamente o que aconteceu comigo. Tive meu diagnostico assim.
Então pode-se dizer que os pensamentos podem alterar a química do cérebro?
Mas é claro que sim
Me passaram apenas antidepressivo no inicio do tratamento e realmente jogaram gasolina na foqueira. Tive meu primeiro surto, alucinações, quebrei minhas coisas e tentei me matar pela primeira vez. Achei que estava enlouquecendo
como vc esta hj? toma algo?
Como você está hoje Emanuel?
Cara falou tudo muito foda esse vídeo sou um cara super de boa mais de uns tempo pra cá fui mandado em bora de uma empresa tinha 20 anos no dia do meu niver fiquei depre na cama no sofá depois de um tempo eu acordei da depre voltei a trabalhar de boa aí conheci a cocaína 30 descobri HIV 33 anos perdi mãe 39 sou vigilante trampos de stress não fico muito tempo em emprego agora estou nessa fase gasto muito dinheiro pronto não quero mas isso acordei vou me cuidar tenho 41 anos
Eu tive diagnóstico errado boa porte do tempo e tomava Citalopram. Fiquei com manias agudas o tempo todo. Sou do tipo 2 e estou vivo não sei como!
Ultimamente tô bem introspectivo, sozinho as fico depressivo mas a questão é que quando vc entende que felicidade ou tristeza é só uma questão hormonal por mais que vc se sinta mal ainda é possível manter o controle eu vejo dessa forma
Esse cara é muito fera 👏🏻👏🏻 (Eslen)
Que aula! Obrigada! 🙏🏻
A palavra de Deus diz que o mundo jaz no maligno.
Jesus Cristo disse venham a mim todos os que estão cansadas e oprimidos.
Eu fui liberto da doença bipolar.
Glória à Deus... eu também creio na cura 🙌🏻
É surreal ter sua vida explicada assim. Tenho bipolaridade tipo 2 e minha depressão apareceu na adolescência e se arrastou até vinte e poucos. Nessa época, melhorei "magicamente", emagreci, comecei a sair com varios caras, tudo tava lindo por um bom tempo... Depois com uns 27 voltou a depressão, melhorei um pouco, mas continuava tendo episódios complicados. Depois da gravidez, e dos 30, tudo piorou. Muito mais episódios depressivos, depois episódios de estado misto... Caramba! É praticamente como ele descreve. Notei nesses últimos anos uma leve perda de memória também, que aconteceu depois de uma crise que parecia de pânico.
Exatamente a 1 ano comecei a tomar o estabilizador de humor , mas antes disso tinha tomado por 18 anos antidepressivos, só piorava , tudo que narraou sobre o que conhece com um bipolar acontece comigo, já cortei todo meu cabelo e pintei de vermelho e depois de meses me aprendi, por outro lado vivo dentro de mim , muitos pensamentos , sem força para lavar louça, e terrível isso! Eu era cantora ,mas não conseguia lembrar da letra das canções e tive que encerrar as atividades, a falta de um diagnóstico preciso foi o que piorou meu estado .😢