Mas a esquerda tem um espectro muito grande. pstu,pc do b e PCBR trazem nuito mais do que pautas progressista,o cerne são pautas trabalhadoras.@@samuraidf
@@PauloSantos-hz5cz Arcabouço fiscal é de direita? Financiar privatização é de direita? Apoiar alianças municipais com PL é coisa de direita? Não reverter privatizações é de direita? Usar o fundo público para pagamento de capital portador de juros compensando com cortes ao financiamento de serviços públicos essenciais é de direita? Bom, certeza que a honestidade compele a responder tudo com sim. Sendo assim, tudo isso mencionado é sistematicamente realizado pelo governo. Faça você as ponderações.
Lula não é de direita, nem de esquerda. Lula é um político populista. O único objetivo de um populista é ganhar a próxima eleição. Se der, ele ajuda os amigos.
A visão de mundo pelo olhar do homem branco hétero é uma pauta identitária. Deus, Pátria e família também é pauta identitária. A ideia da mulher ser submissa ao marido ou a crença sobre a superioridade do homem em relação a mulher também são pautas identitárias. A negação do racismo também é. Todas essas pautas são da extrema-direita. Ou seja, a extrema-direita é muito mais identitária. Mas como eles vivem de mentiras em mundo paralelo, nesse cenário, são facilmente iludidos de que quem é identitária é a esquerda.
@@rodrigofelixdasilva8312 Identitarismo não se define na lógica do "contra quem se luta" e sim no espaço "onde se dá a luta". A luta no identitarismo se dá no espaço simbólico da cultura, da subjetividade, das vivências, dos sujeitos. A luta identitária, seja da esquerda-woke ou da extrema-direita, ocorre dentro do campo liberal. Pois, entende-se que as demandas sociais precisam responder ao "indivíduo" em sua categorização de grupos: homens, mulheres, trans, negros, gays, lésbicas, etc. Enquanto, fora do liberalismo, há a possibilidade de buscar por demandas universalistas: combate a fome, pleno emprego, saúde gratuita, educação de qualidade para todos... A luta simbólica é muito importante, eu sou favorável a todas as pautas da esquerda-identitária (woke) assim como o CEO do Nubank também é favorável. A luta não é entre socialistas e liberais... a luta é entre liberais "de esquerda" e liberais "de direita" tentando influenciar a sociedade com pautas de comportamento. Lembrando que vivemos no Brasil... rsrs já parou alguém aleatório no centro da sua cidade e começou a conversar? Pois é: a esquerda é esse sujeito cheio de soberba que acha que esse transeunte no centro da cidade é um completo ignorante que não sabe que "não se nasce mulher, torna-se mulher", enquanto ele quer apenas pagar suas contas e está com muita dificuldade pra fazer as compras da semana.
@@leopoldorezende Concordo contigo sobre a importância das pautas identitárias. Em nenhum momento fiz uma crítica à existencia delas. O objetivo do meu comentário foi apontar a contradição que há, dentro da extrema-direita e até na Direita, quando critica a Esquerda por defender essas pautas. Apesar de achar que não devam ser a prioridade em um país onde tem gente passando fome, considero importante que existam essas pautas, assim como políticas afirmativas.
A pauta identitária é extremamente antipática para as massas, quase uma formula para tirar votos. O PT no passado tinha simpatia inclusive no meio católico. A falta de renovação de lideranças (sindicais, por exemplo) acaba sendo questão de segunda ordem.
Nós queremos é casa própria, financiada pelo governo, queremos pagar, mas de acordo com nossas condições econômicas. Somos mais de 30 milhões de trabalhadores e trabalhadoras que ganham até 2 salários mínimos.
@@todecalundu Tem que colocar em pauta o que estamos perdendo, os discursos essa troca com o povo. E isso não tem volta. Ou avancamos com o discurso ou perderemos todas daqui pra frente.
Por isso que o primeiro passo do Marçal era propor uma mudança de mentalidade na população para saber como empreender. E em segundo lugar, num governo esquerdista que só sabe sugar empurrando cada vez mais impostos, impostos e impostos, não há empreendedor que se sustente.
Isso é comum na periferia, a maioria não tem carteira assinada. Trabalham no que podem e isso para eles é empreendedorismo. A esquerda não está tendo esse olhar.
por que a maior parte dos empreendedores falham? será que é um problema de cada empreendedor ou é um problema da política economica falha. Parece que tem muito crente de que a politica economica é neutra. como se não tivesse nada a ver com política monetária, como se não tivesse nada a ver com custo do crédito....
Tu abre um negocio é tem que sustentar um parasita com imposto, abre a porta de manha com galo, fecha a noite no crepusculo e tem que dar o dinheiro do caixa para político viajar em Hotel de Luxo.... Ilusão é o Estado.
Empreender não é fácil com dinheiro. Sem dinheiro, na primeira falta de luz quebra. A direita fez a desoneração da folha de pagamento para os grandes empresários, para os pequenos, falência. ME MOSTRA O QUE A DIREITA FEZ MELHOR DO QUE A ESQUERDA, PORQUE NÃO VI EXEMPLO NENHUM.
Sarney, Collor e FHC de esquerda??? Em qual mundo vc vive??? Acho que vc deveria estudar um pouco mais a ideologia de esquerda e fazer um paralelo com esses governos neoliberais que vendem até a rampa do Planalto para o capital privado. Definitivamente seu comentário é o mais sem noção que lí hoje😂😂😂
A esquerda deve discutir trabalho: garantias sólidas contra empregos instaveis, leis trabalhistas que defendam o empregado. Ajuda mútua, colaboração coletiva, cooperativismo, organização dos trabalhadores em processos de decisão das empresas, boas empresas estatais nos serviços básicos, salário mínimo condizente a realidade inflacionária. Moradia social, edificios de aluguel social para as classes médias. Mobilidade e expansão das redes de transporte coletivo.
O que muda de fato a vida das pessoas é o pleito nacional. Se votarem na direita na ocasião, depois não reclamem: livre negociação do FHC, reforma trabalhista do Temer e reforma da previdência de Bolsonaro. Estes dois últimos botaram o pobre no IR, porque nem a tabela corrigiram. A DIREITA ENTRA, O DIREITO SAI.
Eu fico imaginando aqui com os meus tico e teco, como a mídia, que é hegemonicamente de direita, fica orgástica discutindo os "erros e derrotas" da esquerda.
O eleitor da periferia é conservador, acredita no poder transformador do empreendedorismo, desconfia do poder público (violência policial, educação e saúde públicas precárias etc) e tem ojeriza às pautas progressistas da esquerda woke. O que coincide com o discurso da direita.
Sim, muitíssimas...a maior delas é que o Estado é inimigo dos pobres, que rouba deles pelos impostos, pela inflação e pela corrupção. Que o Estado foi tomado por uma pseudo elite que suga o Estado e a População.
Tales conseguiu "explicar" a fala de safatle dizendo o contrário do q o filósofo escreveu. Trata-se de ser esquerda mais extrema, mais raiz, nao de voltar ao jogo da "racionalidade" moderada. Esse Tales...
9:20 "A gent- a esquerda não deve se confundir com a direita" Ato falho do jornalista 😂😂😂 Ainda se corrigiu, como se alguém não soubesse a orientação deles 😅
O que mais vejo da população mais humilde é o senso comum de ser conservador. A esquerda adotou algumas pautas identitárias como base e isso naturalmente afasta da realidade brasileira. Não tô questionando as pautas, mas a falta de senso que muita gente tem ao achar que, quando se vota na esquerda, se apoia essas pautas. (Infelizmente o Brasil é altamente homofóbico e machista)
MESMO COM OS 800 MORTES E A TENTATIVA DE GOLPES, O BRASILEIRO NÃO TOMOU VERGONHA NA CARA. DEIXA A DIREITA FICAR UNS 3 MADANTOS E VAMOS VER SE OS PROGRAMAS SOCIAS IRAO SUBSISTIR.
@@Hugo-of1ev Ele não é extrema direita, só porque ele não de extrema direita, não quer dizer que ele seja de esquerda, o próprio Lula não é mais de direita, é só observar o debate e grande quantidade de críticas que ele vem sofrendo da esquerda raiz.
PSOL é um Partido infantil e Caricato que só faz sentido em algum DCE de Universidade Federal. O Eduardo Paes é um bom Administrador que consegue votos por não ser ideológico.
Num mundo confuso, cheio de contradições, onde está a correlação de forças q separa esquerda e direita? Qual o discurso e a estratégia da esquerda para convencer os mais pobres de que é preciso eleger quem representa os seus interesses? Vamos divagar.
O PT tem que se reinventar e voltar a base. Hoje às relações de trabalho mudaram muito, a distribuição de renda foi arregaçada , os pobres estão mais pobres e a classe média ficou pobre. Carteira assinada é coisa rara. Precisam discutir proteções trabalhistas para PJ, regras claras de trabalho, porque hoje há uma exploração pela parte de quem contrata o serviço e o trabalhador precisa de sujeitar, a reforma trabalhista do Temer conseguiu está destruição. Agora é recolher os cacos e seguir em frente, o político está muito descolado da realidade social. Todos precisam trabalhar para sobreviver e os políticos não estão sabendo disso. Acham que eles estão nos fazendo um favor por eles existirem.
Aborto? Droga?.roubar celular parcelado em 24 vezes pra tomar cervejinha! Mini,dile ,todes com certeza não é a linguagem do povo! Mas, os intelectuais e artista! Também não é a prioridade do povo!
O que muda de fato a vida das pessoas é o pleito nacional. Se votarem na direita na ocasião, depois não reclamem: livre negociação do FHC, reforma trabalhista do Temer e reforma da previdência de Bolsonaro. Estes dois últimos botaram o pobre no IR, porque nem a tabela corrigiram. A DIREITA ENTRA, O DIREITO SAI.
@@emersonfernandes7845, por isso que percebo que o Pablo Marçal conseguiu, vejo que na periferia, a maioria não tem carteira assinada. Trabalham no que podem e isso para eles é empreendedorismo. A esquerda não está tendo esse olhar. As relações de trabalho mudaram muito. Atualmente os velhos políticos, estão muito descolados da realidade social atual.
@@zila2445 realmente. A esquerda vai precisar se reinventar. Começar novamente pelas bases. Precisa ir um pouco mais adiante do assistencialismo. De dar comida e dinheiro de bolsa-família. Precisa garantir o pobre nas faculdades. E pavimentar meios e caminhos pata que o mesmo consiga casa e carro próprio. Há uma periferia consumista, que quer usar os mesmos meios da classe média, para nela inspirar-se. Precisa fomentar , sim, o discurso do empreendedorismo. Ainda que alertando seus envolvidos sobre os riscos de uma mortalidade infantil, onde muitos quebram com menos de 1 ano de registro. Precisa melhorar nas redes sociais. Lá a direita está dando de goleada , faz tempo. Enfim, a esquerda precisa se reinventar por completo.
Esse é que é o problema. O povo pensa que a República.começou.com.o Lula, mas não é isso!! Se não fossem esses anos de governo de esquerda a população pobre não teria NADA! Todos os programas sociais foram feitos pelos governos de esquerda, sempre ameaçados de.golpe. Sabe quantos anos tem os governos de direita desde a instauração da República em 1889, que, aliás, já era um governo de direita? Faz as contas: são 135 anos de República, desses apenas 16 anos foram de governos de esquerda, ou seja, são 119 anos de governos de direita. Pelamor...
Dos mesmos criadores de URSAL 🤪 e Lula comunista 🤪, vem ai, A "Extrema" Esquerda Brasileira 🤪. O Brasil tem o governo ""comunista"" que mais da lucro para rentistas e banqueiros 🤪🤪🤪
Vou contar uma novidade para vocês: o PT é o PSDB com um projeto um pouquinho mais popular... um tiquinho mais assistencialista, com uma pitadinha de soberania nacional. Essa experiência de mais de uma década de PT levou a um resultado de DESINDUSTRIALIZAÇÃO no país. Um país sem indústria é um país sem emprego, pois, fora a indústria, resta o emprego do setor de serviços que vem sendo substituído por assistentes virtuais, máquinas, robôs e IA's. E então vem a pergunta: para que serve a educação nacional em um cenário em que não há demanda de trabalho? Resposta: para reter os jovens em algum lugar diferente das ruas. Escola sem formação, sem reprovação, sem coerção, sem repetição de ano, com garantia de um 'pé de meia' depois que forma, apenas por 'frequentar' um lugar falido. Tudo isso transforma a escola em grandes espaços descontrolados de jovens abandonados (pois a mãe faz faxina em tempo integral e se o pai não abandonou a família, ele é Uber em tempo integral). A redução do setor produtivo causa desemprego, que causa baixa demanda de bens de consumo, que causa mais falência do setor produtivo, que causa desemprego, que causa falência educacional pois a sociedade não demanda trabalho formal (um diploma deixa de significar algo), que causa trabalho precarizado, que causa disfunção familiar, que causa abandono da juventude, que causa aumento do tráfico, que causa aumento da violência, que causa falta de perspectiva de futuro de uma nação. O que constrói uma sociedade e, ainda mais, uma civilização são as bases materiais que a organizam. Pessoas muito 'bem educadas' em uma sociedade que não utiliza o conhecimento dessas pessoas (engenheiro formado com pós-graduação está "melhor habilitado" pra rodar como Uber?) o diploma não serve de nada... em termos sociais de projeto de nação, a educação não possui um fim em si mesmo. Educação não muda nada e nem vira o jogo. A Educação é o meio utilizado por uma sociedade para dar vazão a uma demanda de produção de riqueza, seja riqueza criada por um serviço ou mercadoria. Somos uma sociedade onde a imensa fatia do PIB é produzida pelo agro-negócio que consiste em trabalhos altamente mecanizados. Resta o trabalho de telemarketing, mas que já estão sendo substituídos por novas tecnologias... então vamos trabalhar no UBER ou no IFOOD. Todas as décadas após a redemocratização viram a indústria desaparecer do país (o PT foi agente ativo dessa falência). Viramos um mero exportador de commodities, não precisamos de educação. E por fim, para prosperar, por os capitalistas ainda precisam gerar seus lucros infinitos... para prosperar nos resta o Estado Brasileiro, que mantém os juros sempre gordos, pois, assim, os títulos da dívida pública, letras do tesouro nacional, estão sempre disponíveis retornando juros a 10% para simplesmente aumentar sua renda bem acima da inflação sem você produzir um mísero par de sapatos. Para quem não tem dinheiro sobrando (a maioria absoluta da população) resta se lascar. Depois, o Estado fica em dívida! Que absurdo... No dia seguinte, ouvimos na rede Globo o especialista dizendo que o Estado precisa honrar com seus compromissos e pagar suas dívidas... recolhe-se impostos do entregador de aplicativo, e do resto da sociedade, e então, com esse dinheiro, o Estado reembolsa os milhões em título da dívida comprado pelo magnata 5 anos antes... um ótimo retorno, um ótimo negócio: para ele, apenas.
Comentar aqui apenas para registrar que sua reflexão está impecável, é um cristalino panorama da destruição que experimentamos numa sociedade em estado terminal. Só acrescentaria: o que sobra pra fatias grossas da população é a criminalidade, as facções, o crime organizado cada vez mais poderoso. País triste
Qual dos deputados tem ONG na comunidade? As associações de bairro estão largadas. Tem algum político de esquerda preocupado com isso? Preguiçosos e acomodados.!
É isso. A esquerda precisa remodelar e voltar pra base. A começar pelas sociedades amigos de.bairro, remodelada, que não precisa dar apenas cesta básica. Isso não adianta mais. A periferia está sedenta de mais itens. Quer faculdade , casa , carro, emprego. Será esse o desafio da esquerda , em pavimentar esee caminho.
Deve ter estudado na "Federal"!Se você ler autores de direita talvez saiba. Mas vc só deve se informar por UOL,BRASIL 247,DCM,JORNAL NACIONAL E FANTÁSTICO NO DOMINGO.
Pra que diminuir maioridade penal se governos estaduais do PT tem taxas altíssimas de assassinato de jovens pela polícia militar? Pra que desmontar as cotas se o financiamento da educação pública superior tá sempre sob ameaça? Pra que cortar o ProUni se foi por causa dele que o Brasil tem o maior conglomerado privado mundial de educação superior? Pra que liberar armamento se cortar mais de 700 mil pessoas do BPC vai matar elas de fome? As vezes não se precisa atacar diretamente alguma política pública, em geral é mais cômodo desmontar a estrutura do financiamento. Muitas vezes é mais simples fazer morrer, tirando as possibilidades materiais de continuar vivo, do que matar diretamente. É até mais vantajoso, já que sempre vai ter muita gente que não faz as conexões e, por isso, costuma fazer uma defesa sempre irrestrita das "neoliberalizadas inocentes e não intencionais" do governo.
Quando os políticos de esquerda param de criar novas formas de favorecer o pobre, por decreto, os pobres começam a votar nos políticos que prometem outras ilusões, como o empreendedorismo. O pobre vive de ilusão.
O Brasil esta no rumo correto com desemprego em baixa, volume de negócios em alta, inflação sob controle, apesar dos campos Neto da vida. O que vcs querem ??? Que o PT também tire 5 pessoas da cadeira de rodas todo dia ??? Que o PT também minta como mente a direita?? Comentários como o do Josias é catastrófico para o pais, com foi na Lava Jato. Não é só o LULA que tem que fazer reflexões, acho que o Josias tambem tem muitas reflexões fazer a respeito do que ele quer para o pais.
O Manobraw rapper deve ter algo a dizer, vestido de gucci e bolsinha lateral da armani. Vai dizer algo do tipo: tem que voltar para a base. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
QUEM PENSA QUE ESQUERDA TEM PREOCUPAÇÃO COM O POBRE, USANDO AS MISÉRIAS DA POPULAÇÃO SOMENTE PARA TOMAREM O PODER E VIVEREM DOS BENEFÍCIOS DADOS PELA POPULAÇÃO; O POVO QUER É TRABALHO, RENDA, PODER DE COMPRA, EDUCAÇÃO SAUDE COM QUALIDADE ETC. DINHEIRO TEM QUE ESTA É NO BOLSO DAS PESSOAS E NÃO NOS COFRES DO GOVERNO, O QUE É DE GRAÇA SE TORNA CARO. PRA FRENTE BRASIL
Isso ocorre porque o capitalismo apresenta vários problemas, e assim o discurso não racional e autoritário da extrema direita esta ganhando os eleitores? Inclusive em todo o mundo? Então o problema é o capitalismo e todos não consegue desenvolver a realidade. E ainda, temos a questão que a extrema direita pauta os debates? E com isso mostra uma fraqueza da esquerda em debater contra a direita. Qualquer político agrega o discurso da extrema direita e todos pautam o debate contra a esquerda.
Não tem não?? Quem tem é a extrema direita, com privatização da Luz da agua , et, etc. não é ???? Alias o Furacão Milton foi nos USA ou em São Paulo ????
Falta ao país uma alternativa nacional-desenvolvimentista de escol, que sirva de antítese perfeita a esse dominante ultraneoliberalismo autocrático saído das trevas, e que dialogue com todos os espectros políticos que tenham compromisso com o bem-estar social, a oportunidade para todos, a Democracia e a justiça social.
Antes de falar de raça e gênero, a esquerda precisa falar de comida, saúde, habitação e seg pública. Tem que radicalizar nisso.
Perfeito.
Mas a esquerda tem um espectro muito grande. pstu,pc do b e PCBR trazem nuito mais do que pautas progressista,o cerne são pautas trabalhadoras.@@samuraidf
O PT é como uma galinha que cacareja para a esquerda, mas põe os ovos para a direita. - Brizola, Leonel.
@@ambardrachi5610 hehhehe
O PT é de direita agora? Vocês são hipócritas Hem.
E qual outra esquerda que não o PT?
Se tirar o PT a extrema direita deita e rola, faz barba e cabelo.
@@PauloSantos-hz5cz Arcabouço fiscal é de direita? Financiar privatização é de direita? Apoiar alianças municipais com PL é coisa de direita? Não reverter privatizações é de direita? Usar o fundo público para pagamento de capital portador de juros compensando com cortes ao financiamento de serviços públicos essenciais é de direita?
Bom, certeza que a honestidade compele a responder tudo com sim. Sendo assim, tudo isso mencionado é sistematicamente realizado pelo governo. Faça você as ponderações.
Lula não é de direita, nem de esquerda. Lula é um político populista. O único objetivo de um populista é ganhar a próxima eleição. Se der, ele ajuda os amigos.
A única pauta da esquerda hoje é a pauta identitária, totalmente descolada da realidade
O que eu, mesmo sendo de esquerda, acho patético.
A visão de mundo pelo olhar do homem branco hétero é uma pauta identitária. Deus, Pátria e família também é pauta identitária. A ideia da mulher ser submissa ao marido ou a crença sobre a superioridade do homem em relação a mulher também são pautas identitárias. A negação do racismo também é. Todas essas pautas são da extrema-direita. Ou seja, a extrema-direita é muito mais identitária. Mas como eles vivem de mentiras em mundo paralelo, nesse cenário, são facilmente iludidos de que quem é identitária é a esquerda.
@@rodrigofelixdasilva8312 Identitarismo não se define na lógica do "contra quem se luta" e sim no espaço "onde se dá a luta". A luta no identitarismo se dá no espaço simbólico da cultura, da subjetividade, das vivências, dos sujeitos. A luta identitária, seja da esquerda-woke ou da extrema-direita, ocorre dentro do campo liberal. Pois, entende-se que as demandas sociais precisam responder ao "indivíduo" em sua categorização de grupos: homens, mulheres, trans, negros, gays, lésbicas, etc. Enquanto, fora do liberalismo, há a possibilidade de buscar por demandas universalistas: combate a fome, pleno emprego, saúde gratuita, educação de qualidade para todos... A luta simbólica é muito importante, eu sou favorável a todas as pautas da esquerda-identitária (woke) assim como o CEO do Nubank também é favorável. A luta não é entre socialistas e liberais... a luta é entre liberais "de esquerda" e liberais "de direita" tentando influenciar a sociedade com pautas de comportamento. Lembrando que vivemos no Brasil... rsrs já parou alguém aleatório no centro da sua cidade e começou a conversar? Pois é: a esquerda é esse sujeito cheio de soberba que acha que esse transeunte no centro da cidade é um completo ignorante que não sabe que "não se nasce mulher, torna-se mulher", enquanto ele quer apenas pagar suas contas e está com muita dificuldade pra fazer as compras da semana.
@@leopoldorezende Concordo contigo sobre a importância das pautas identitárias. Em nenhum momento fiz uma crítica à existencia delas. O objetivo do meu comentário foi apontar a contradição que há, dentro da extrema-direita e até na Direita, quando critica a Esquerda por defender essas pautas. Apesar de achar que não devam ser a prioridade em um país onde tem gente passando fome, considero importante que existam essas pautas, assim como políticas afirmativas.
Falar "todes" enquanto roubam o povo
O último a avisar ao PT qual caminho seguir foi o delegado Saraiva, mas o PT está preso ao passado.
A esquerda foi mascarado pelo dinheiro estatal nas mídias da televisão aberta.
Não é atoa que a esquerda apoia a censura.
Saflate diz muita coisa mais importante do que isso. Mas só dão destaque às críticas, que, de resto, qualquer intelectual faz sempre, por profissão.
A pauta identitária é extremamente antipática para as massas, quase uma formula para tirar votos.
O PT no passado tinha simpatia inclusive no meio católico.
A falta de renovação de lideranças (sindicais, por exemplo) acaba sendo questão de segunda ordem.
A tragédia das árvores é votar no machado porque ele tem cabo de madeira.
Quem comanda é a anel do teu desgoverno petralha.
O Machado esquece
Profundo 🗿🗿
real, e isso acontece nos dois lados
@@ARPRJZentrou aí?
Teve uma frase muito boa do Glenn Greenwald que disse que a esquerda discute a pobreza e a miseria no Brasil no apartamento do Caetano Veloso
Verdade,tomando vinho com queijo importado ,em suas varandas gourmet, onde o pobre não tem vez
Nós queremos é casa própria, financiada pelo governo, queremos pagar, mas de acordo com nossas condições econômicas. Somos mais de 30 milhões de trabalhadores e trabalhadoras que ganham até 2 salários mínimos.
É sempre um desprazer ouvir o Josias, obrigada.
A verdade dói... é só observar o resultado das eleições país afora e constatar que ele está correto na sua análise 😮
Esquerdistas não gosta de ouvir a verdade,esse é o grande mal da esquerda 😂😂😂
Mano Brown disse isso na eleição de 2018. “ volta pra base “ É o que diz Safatle.
E não aprenderam a lição. Estão perdidos no identitarismo importado dos Eua que não se aplica a nossa realidade e formação brasileira.
Mano Brown...aquele filósofo 😅
@@paulo8524 Por que não seria?
@@todecalundu Tem que colocar em pauta o que estamos perdendo, os discursos essa troca com o povo. E isso não tem volta. Ou avancamos com o discurso ou perderemos todas daqui pra frente.
O empreendedorismo é uma grande ilusão. Basta acompanhar as pesquisas do Sebrae. A maioria dos empreendedores falham. Infelizmente essa é a realidade.
Por isso que o primeiro passo do Marçal era propor uma mudança de mentalidade na população para saber como empreender. E em segundo lugar, num governo esquerdista que só sabe sugar empurrando cada vez mais impostos, impostos e impostos, não há empreendedor que se sustente.
Isso é comum na periferia, a maioria não tem carteira assinada. Trabalham no que podem e isso para eles é empreendedorismo. A esquerda não está tendo esse olhar.
por que a maior parte dos empreendedores falham? será que é um problema de cada empreendedor ou é um problema da política economica falha. Parece que tem muito crente de que a politica economica é neutra. como se não tivesse nada a ver com política monetária, como se não tivesse nada a ver com custo do crédito....
Tu abre um negocio é tem que sustentar um parasita com imposto, abre a porta de manha com galo, fecha a noite no crepusculo e tem que dar o dinheiro do caixa para político viajar em Hotel de Luxo.... Ilusão é o Estado.
Empreender não é fácil com dinheiro. Sem dinheiro, na primeira falta de luz quebra. A direita fez a desoneração da folha de pagamento para os grandes empresários, para os pequenos, falência. ME MOSTRA O QUE A DIREITA FEZ MELHOR DO QUE A ESQUERDA, PORQUE NÃO VI EXEMPLO NENHUM.
Como diz @julianaCoutinho... O choro é livre!😂😂😂😂😂
Vim ver a reflexão do Safatle mas não consegui ouvir as abobrinhas do Josias depois
Acharam uma análise para sair do ramerrão q nem eles aguentam. Josias então...!
O Josias odeia Lula e o PT.... é horrível
Pode crer, chato bagarai.
Você é o exemplo acabado do porque a esquerda está encolhendo, e vai encolher ainda mais.
Esse seu hermetismo é o exemplo da derrocada esquerdista.
Eu já estava achando isso aqui no Rio em 2016, no embate entre Freixo e Crivella.
Josias não entendeu a radicalidade de Safatle... Josias só pensa em fazer da esquerda a direita de seus sonhos
Ele morre de saudade do Alckmin, Serra, do antigo PSDB. Até tentou reviver isso agora com a Tábata, mas, no fundo, gosta mais do Nunes e Tarcísio .
O que ninguém fala é que históricamente a esquerda sempre perdeu eleições, pois mesmo quando ganha o executivo não compõe maioria no congresso.
verdade mesmo pq a esquerda e revolucionaria, tem nada a ver com esta lenga lenga atual...
Muitíssimo bem lembrado!!
Sarney, Collor e FHC de esquerda??? Em qual mundo vc vive??? Acho que vc deveria estudar um pouco mais a ideologia de esquerda e fazer um paralelo com esses governos neoliberais que vendem até a rampa do Planalto para o capital privado. Definitivamente seu comentário é o mais sem noção que lí hoje😂😂😂
Correto
@@vanaraujo9603 cala boca😂😂😂😂😂
A esquerda se perdeu.
Que bom
Se perdeu na corrupção. Priorizou roubar a governar. Deu no que está dando.
a "esquerda" da direita...que se encontrou: na defesa do sistema capitalista
E a direita nunca se encontrou
A direita é ruim, a esquerda não é melhor
Vladimir, como sempre, pontual
A esquerda deve discutir trabalho: garantias sólidas contra empregos instaveis, leis trabalhistas que defendam o empregado.
Ajuda mútua, colaboração coletiva, cooperativismo, organização dos trabalhadores em processos de decisão das empresas, boas empresas estatais nos serviços básicos, salário mínimo condizente a realidade inflacionária. Moradia social, edificios de aluguel social para as classes médias. Mobilidade e expansão das redes de transporte coletivo.
A esquerda simplesmente tem ódio de ricos que emprega os pobres
Perfeita colocação. Senão serão só mais políticos descolados da realidade social da população do Brasil.
O que muda de fato a vida das pessoas é o pleito nacional. Se votarem na direita na ocasião, depois não reclamem: livre negociação do FHC, reforma trabalhista do Temer e reforma da previdência de Bolsonaro. Estes dois últimos botaram o pobre no IR, porque nem a tabela corrigiram.
A DIREITA ENTRA, O DIREITO SAI.
O problemas é que uber e entregadores de ifood não querem mais leis trabalhistas. São os escravos voluntários e daí você vai fazer o quê?
Eu fico imaginando aqui com os meus tico e teco, como a mídia, que é hegemonicamente de direita, fica orgástica discutindo os "erros e derrotas" da esquerda.
Exatamente.
😂😂😂 E a direita tem propostas REAIS para a periferia?
Ele n disse isso
Não tem , mas faz se comunica melhor que a esquerda cirandeira
Não, mas é aquela ideia de não atrapalhando tá suave. Deixe eu empreender. Entende?
O eleitor da periferia é conservador, acredita no poder transformador do empreendedorismo, desconfia do poder público (violência policial, educação e saúde públicas precárias etc) e tem ojeriza às pautas progressistas da esquerda woke. O que coincide com o discurso da direita.
Sim, muitíssimas...a maior delas é que o Estado é inimigo dos pobres, que rouba deles pelos impostos, pela inflação e pela corrupção. Que o Estado foi tomado por uma pseudo elite que suga o Estado e a População.
Político só serve para cobrar impostos ,tudo que você compra no mercado 30% é imposto 😂😂😂😂 .
Esquerda = Direita = Business
Sem muita filosofia.
Tales conseguiu "explicar" a fala de safatle dizendo o contrário do q o filósofo escreveu. Trata-se de ser esquerda mais extrema, mais raiz, nao de voltar ao jogo da "racionalidade" moderada. Esse Tales...
Boa visão, Tales!
9:20 "A gent- a esquerda não deve se confundir com a direita"
Ato falho do jornalista 😂😂😂 Ainda se corrigiu, como se alguém não soubesse a orientação deles 😅
Aldo Rebelo e Ciro Gomes já vem falando isso a muito tempo
Vladimir vive o drama da inércia histórica do intelectual que não consegue militar nos movimentos e se basta em sua "sabedoria"!
O que mais vejo da população mais humilde é o senso comum de ser conservador. A esquerda adotou algumas pautas identitárias como base e isso naturalmente afasta da realidade brasileira.
Não tô questionando as pautas, mas a falta de senso que muita gente tem ao achar que, quando se vota na esquerda, se apoia essas pautas. (Infelizmente o Brasil é altamente homofóbico e machista)
Ainda bem que o Thales tava ai para nos salvar na interpretação correta do texto do Safatle.
MESMO COM OS 800 MORTES E A TENTATIVA DE GOLPES, O BRASILEIRO NÃO TOMOU VERGONHA NA CARA. DEIXA A DIREITA FICAR UNS 3 MADANTOS E VAMOS VER SE OS PROGRAMAS SOCIAS IRAO SUBSISTIR.
Não tem nada para falar fica quieta
@@HelioMinto FICA VC SEU GOLPISTA RIDÍCULO.
Que golpe animal? 800 mortes?😂😂😂😂 Só poderia ser esquerdista mesmo.
É por causa desses programas que o Merdil não sai dos anos 90.
Tales entendeu e sintetizou bem a crítica do Safatle
PT apoiou a direita para combater a direita aqui no RJ , é bizarro, abandonou o PASOL aqui e apoiou um candidato pró neo.liberalismo.
O problema que Eduardo Pães era melhor opção no RJ
Eduardo Paes não é de direira ... se for se direita, é aquele mais pro centro que passea na esquerda.
@@Hugo-of1ev Ele não é extrema direita, só porque ele não de extrema direita, não quer dizer que ele seja de esquerda, o próprio Lula não é mais de direita, é só observar o debate e grande quantidade de críticas que ele vem sofrendo da esquerda raiz.
PSOL é um Partido infantil e Caricato que só faz sentido em algum DCE de Universidade Federal. O Eduardo Paes é um bom Administrador que consegue votos por não ser ideológico.
Lúcido.
Vou até justificar meu voto no 2°turno.
Até quem fim a mídia começa entender...quem sabe agora diminua o descolamento dos jornalistas com a sociedade mais ampla.
Num mundo confuso, cheio de contradições, onde está a correlação de forças q separa esquerda e direita? Qual o discurso e a estratégia da esquerda para convencer os mais pobres de que é preciso eleger quem representa os seus interesses? Vamos divagar.
Josias não entendeu nada da critica do Safatle
No final das contas a população sempre sai perdendo.
Essa bancada é sensacional, parabéns pela qualidade do programa .
eu queria ter o emprego de comentarista do apocalipse que não entende o que o Safatle falou. De verdade.
Mano Brown cantou essa pedra antes da eleição de 2022 e até agora não conseguiram voltar pra base
O PT tem que se reinventar e voltar a base. Hoje às relações de trabalho mudaram muito, a distribuição de renda foi arregaçada , os pobres estão mais pobres e a classe média ficou pobre. Carteira assinada é coisa rara. Precisam discutir proteções trabalhistas para PJ, regras claras de trabalho, porque hoje há uma exploração pela parte de quem contrata o serviço e o trabalhador precisa de sujeitar, a reforma trabalhista do Temer conseguiu está destruição. Agora é recolher os cacos e seguir em frente, o político está muito descolado da realidade social. Todos precisam trabalhar para sobreviver e os políticos não estão sabendo disso. Acham que eles estão nos fazendo um favor por eles existirem.
Aborto?
Droga?.roubar celular parcelado em 24 vezes pra tomar cervejinha!
Mini,dile ,todes com certeza não é a linguagem do povo!
Mas, os intelectuais e artista!
Também não é a prioridade do povo!
O que muda de fato a vida das pessoas é o pleito nacional. Se votarem na direita na ocasião, depois não reclamem: livre negociação do FHC, reforma trabalhista do Temer e reforma da previdência de Bolsonaro. Estes dois últimos botaram o pobre no IR, porque nem a tabela corrigiram.
A DIREITA ENTRA, O DIREITO SAI.
Exatamente.
Difícil é trazer de volta o pobre de direita que, um dia, votou na esquerda.
@@emersonfernandes7845, por isso que percebo que o Pablo Marçal conseguiu, vejo que na periferia, a maioria não tem carteira assinada. Trabalham no que podem e isso para eles é empreendedorismo. A esquerda não está tendo esse olhar. As relações de trabalho mudaram muito. Atualmente os velhos políticos, estão muito descolados da realidade social atual.
@@zila2445 realmente. A esquerda vai precisar se reinventar. Começar novamente pelas bases. Precisa ir um pouco mais adiante do assistencialismo. De dar comida e dinheiro de bolsa-família. Precisa garantir o pobre nas faculdades. E pavimentar meios e caminhos pata que o mesmo consiga casa e carro próprio. Há uma periferia consumista, que quer usar os mesmos meios da classe média, para nela inspirar-se.
Precisa fomentar , sim, o discurso do empreendedorismo. Ainda que alertando seus envolvidos sobre os riscos de uma mortalidade infantil, onde muitos quebram com menos de 1 ano de registro.
Precisa melhorar nas redes sociais. Lá a direita está dando de goleada , faz tempo.
Enfim, a esquerda precisa se reinventar por completo.
Enquanto fica a briga entre DIREITA e ESQUERDA,o CENTRÃO está chegando no poder.
Que governo contratou essa Enel??
É esse o caminho!
Dizer oq que esteve no governo por anos e nada mudou.
Esse é que é o problema. O povo pensa que a República.começou.com.o Lula, mas não é isso!!
Se não fossem esses anos de governo de esquerda a população pobre não teria NADA!
Todos os programas sociais foram feitos pelos governos de esquerda, sempre ameaçados de.golpe.
Sabe quantos anos tem os governos de direita desde a instauração da República em 1889, que, aliás, já era um governo de direita?
Faz as contas: são 135 anos de República, desses apenas 16 anos foram de governos de esquerda, ou seja, são 119 anos de governos de direita. Pelamor...
O pessoal aqui na Nhocuné não liga muito pra esses debates...
A esquerda brasileira esqueceu que os brasileiros de 2024 não são os mesmos de 2014.
O Josias está certo.
É legal ver o desespero dos jornalistas quando o PT perde
Kkkk e estão bem desesperado.
Um presidente de um país cheio de desigualdades sociais tem que governar, nada mais.
Parece a turma do Bolsonaro falando; não existe mais o centro , esta mais perdido do que cego em tiroteio.
Só assim, criticando o governo, para o Uol citar Saflate.😂
Para essa gente só existe "extrema direita" e não extrema esquerda. Depois não sabem porque estão definhando, não tem apoio popular
se tem algo que não existe no Brasil é extrema esquerda. procure a definição do termo e verá o quão distante ele está do cenário político brasileiro.
@robertooliveira3495 extrema esquerda é guerrilha e luta armada + desobediência civil. Há isso no país?
Quem é extrema esquerda no Brasil? Governa onde?
PSOL, PCdoB e PT são extrema esquerda.
Dos mesmos criadores de URSAL 🤪 e Lula comunista 🤪, vem ai, A "Extrema" Esquerda Brasileira 🤪. O Brasil tem o governo ""comunista"" que mais da lucro para rentistas e banqueiros 🤪🤪🤪
Não tem como ler "Safattle". É impossível! 😂😂 SAFFADOW
Jessé Souza anunciou isso ainda em 2013
Vou contar uma novidade para vocês: o PT é o PSDB com um projeto um pouquinho mais popular... um tiquinho mais assistencialista, com uma pitadinha de soberania nacional. Essa experiência de mais de uma década de PT levou a um resultado de DESINDUSTRIALIZAÇÃO no país. Um país sem indústria é um país sem emprego, pois, fora a indústria, resta o emprego do setor de serviços que vem sendo substituído por assistentes virtuais, máquinas, robôs e IA's. E então vem a pergunta: para que serve a educação nacional em um cenário em que não há demanda de trabalho? Resposta: para reter os jovens em algum lugar diferente das ruas. Escola sem formação, sem reprovação, sem coerção, sem repetição de ano, com garantia de um 'pé de meia' depois que forma, apenas por 'frequentar' um lugar falido. Tudo isso transforma a escola em grandes espaços descontrolados de jovens abandonados (pois a mãe faz faxina em tempo integral e se o pai não abandonou a família, ele é Uber em tempo integral). A redução do setor produtivo causa desemprego, que causa baixa demanda de bens de consumo, que causa mais falência do setor produtivo, que causa desemprego, que causa falência educacional pois a sociedade não demanda trabalho formal (um diploma deixa de significar algo), que causa trabalho precarizado, que causa disfunção familiar, que causa abandono da juventude, que causa aumento do tráfico, que causa aumento da violência, que causa falta de perspectiva de futuro de uma nação.
O que constrói uma sociedade e, ainda mais, uma civilização são as bases materiais que a organizam. Pessoas muito 'bem educadas' em uma sociedade que não utiliza o conhecimento dessas pessoas (engenheiro formado com pós-graduação está "melhor habilitado" pra rodar como Uber?) o diploma não serve de nada... em termos sociais de projeto de nação, a educação não possui um fim em si mesmo. Educação não muda nada e nem vira o jogo. A Educação é o meio utilizado por uma sociedade para dar vazão a uma demanda de produção de riqueza, seja riqueza criada por um serviço ou mercadoria. Somos uma sociedade onde a imensa fatia do PIB é produzida pelo agro-negócio que consiste em trabalhos altamente mecanizados. Resta o trabalho de telemarketing, mas que já estão sendo substituídos por novas tecnologias... então vamos trabalhar no UBER ou no IFOOD. Todas as décadas após a redemocratização viram a indústria desaparecer do país (o PT foi agente ativo dessa falência). Viramos um mero exportador de commodities, não precisamos de educação. E por fim, para prosperar, por os capitalistas ainda precisam gerar seus lucros infinitos... para prosperar nos resta o Estado Brasileiro, que mantém os juros sempre gordos, pois, assim, os títulos da dívida pública, letras do tesouro nacional, estão sempre disponíveis retornando juros a 10% para simplesmente aumentar sua renda bem acima da inflação sem você produzir um mísero par de sapatos. Para quem não tem dinheiro sobrando (a maioria absoluta da população) resta se lascar. Depois, o Estado fica em dívida! Que absurdo...
No dia seguinte, ouvimos na rede Globo o especialista dizendo que o Estado precisa honrar com seus compromissos e pagar suas dívidas... recolhe-se impostos do entregador de aplicativo, e do resto da sociedade, e então, com esse dinheiro, o Estado reembolsa os milhões em título da dívida comprado pelo magnata 5 anos antes... um ótimo retorno, um ótimo negócio: para ele, apenas.
Comentar aqui apenas para registrar que sua reflexão está impecável, é um cristalino panorama da destruição que experimentamos numa sociedade em estado terminal. Só acrescentaria: o que sobra pra fatias grossas da população é a criminalidade, as facções, o crime organizado cada vez mais poderoso. País triste
Toda a mídia fazendo campanha pra direita, o que fazer?
o mundo mudou ! para frente é que se anda 😂😂😂😂😂
Não adianta falar,,ninguém acredita mas,,,acha mesmo que o povo é pobre mais não é idiota...
O que muda o cidadão..são empregos e escolas...
Qual dos deputados tem ONG na comunidade? As associações de bairro estão largadas. Tem algum político de esquerda preocupado com isso? Preguiçosos e acomodados.!
É isso.
A esquerda precisa remodelar e voltar pra base. A começar pelas sociedades amigos de.bairro, remodelada, que não precisa dar apenas cesta básica. Isso não adianta mais. A periferia está sedenta de mais itens. Quer faculdade , casa , carro, emprego. Será esse o desafio da esquerda , em pavimentar esee caminho.
Que vexame a Tales achar que o eleitor é bolo.
Se enquadre rapaz.
Conta aí pra nós o que a direita tem. Redução da maioridade penal é bom pra periferia??? Acabar com as cotas??? ProUni??? Armamento????😮😮😮😮😮😮
Sério que vc não entendeu?
Olha a pauta da esquerda:.descarcerar, liberação da drogas, aborto. Tá fácil de qual lado ficar
Deve ter estudado na "Federal"!Se você ler autores de direita talvez saiba. Mas vc só deve se informar por UOL,BRASIL 247,DCM,JORNAL NACIONAL E FANTÁSTICO NO DOMINGO.
Pra que diminuir maioridade penal se governos estaduais do PT tem taxas altíssimas de assassinato de jovens pela polícia militar? Pra que desmontar as cotas se o financiamento da educação pública superior tá sempre sob ameaça? Pra que cortar o ProUni se foi por causa dele que o Brasil tem o maior conglomerado privado mundial de educação superior? Pra que liberar armamento se cortar mais de 700 mil pessoas do BPC vai matar elas de fome?
As vezes não se precisa atacar diretamente alguma política pública, em geral é mais cômodo desmontar a estrutura do financiamento. Muitas vezes é mais simples fazer morrer, tirando as possibilidades materiais de continuar vivo, do que matar diretamente. É até mais vantajoso, já que sempre vai ter muita gente que não faz as conexões e, por isso, costuma fazer uma defesa sempre irrestrita das "neoliberalizadas inocentes e não intencionais" do governo.
Quando os políticos de esquerda param de criar novas formas de favorecer o pobre, por decreto, os pobres começam a votar nos políticos que prometem outras ilusões, como o empreendedorismo. O pobre vive de ilusão.
O Brasil esta no rumo correto com desemprego em baixa, volume de negócios em alta, inflação sob controle, apesar dos campos Neto da vida. O que vcs querem ??? Que o PT também tire 5 pessoas da cadeira de rodas todo dia ??? Que o PT também minta como mente a direita?? Comentários como o do Josias é catastrófico para o pais, com foi na Lava Jato. Não é só o LULA que tem que fazer reflexões, acho que o Josias tambem tem muitas reflexões fazer a respeito do que ele quer para o pais.
Concordo 100% com o professor Safatle
O Manobraw rapper deve ter algo a dizer, vestido de gucci e bolsinha lateral da armani. Vai dizer algo do tipo: tem que voltar para a base. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Josias, não é pra fazer a crítica a pessoa de Lula, é pra vc comentar a fala de Vladimir Safatle.
Quem mantém as periferias, de acordo com a especulação imobiliária, no lugar predestinado pelas classes dominantes, é a EXTREMA DIREITA e a DIREITA.
Nem a direita
O que a esquerda ou direita vai dizer
Adoro esse chororo 😂😂😂
Quem valoriza o assistencialismo é classe média cabeça, o povo quer ascender.
Concordo plenamente com você Vladimir,o Boulos é um medíocre oportunista 😂
Já voltou a luz por aí? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Concordo inteiramente. Medíocre oportunista
Ciro Gomes avisou
Agora isso é uma vdd
Josias é um fanfarrão. Se é radical bibibibi... Se suaviza o discurso... Bibibibi... No mínimo contraditório 😅
Hoje a maior preocupação do PT é elaborar um novo caixa 2, mas tá muito difícil.
O que me irrita na Esquerda é o seu Direitismo. 🤔🤔😂🤣😘.
Infelizmente ele está certíssimo..m
O Safatle entrou na política e ainda é suplente ??? 😂😂😂 É o fim da Esquerda mesmo 🤦🏻♂️🤦🏼♂️🤦🏽♂️
QUEM PENSA QUE ESQUERDA TEM PREOCUPAÇÃO COM O POBRE, USANDO AS MISÉRIAS DA POPULAÇÃO SOMENTE PARA TOMAREM O PODER E VIVEREM DOS BENEFÍCIOS DADOS PELA POPULAÇÃO; O POVO QUER É TRABALHO, RENDA, PODER DE COMPRA, EDUCAÇÃO SAUDE COM QUALIDADE ETC. DINHEIRO TEM QUE ESTA É NO BOLSO DAS PESSOAS E NÃO NOS COFRES DO GOVERNO, O QUE É DE GRAÇA SE TORNA CARO. PRA FRENTE BRASIL
Sim, a esquerda quer o povo enburrecido p que ñ reclamem e continuem aceitando migalhas.
Isso ocorre porque o capitalismo apresenta vários problemas, e assim o discurso não racional e autoritário da extrema direita esta ganhando os eleitores? Inclusive em todo o mundo? Então o problema é o capitalismo e todos não consegue desenvolver a realidade. E ainda, temos a questão que a extrema direita pauta os debates? E com isso mostra uma fraqueza da esquerda em debater contra a direita. Qualquer político agrega o discurso da extrema direita e todos pautam o debate contra a esquerda.
A direita tem o que dizer né? "banana pro ceis"
Ué! Está ganhando as eleições. E aí?
Vai continuar nessa arrogância, se achando a única pessoa certa no mundo?
sim, tem por mais nazista q seja, mas tem.
Mais um gado que não compreendeu a crítica construtiva.
Já caiu oo pix Josias e Teles e Fabíola
Gosto do Josias ele fala verdades não importa se for direita ou esquerda
Perfeito na crítica.
Auto gestão dos trabalhadores e poder popular ja!
VAI TRABALHAR
@@LuizM-q8b FALOU O BOCÓ E VACILÃO... VAI ESTUDAR VACILÃO!!
Trabalhador está cagando pra esquerda
QUE piada, nem vc mesmo acredita nessa ladainha
Isso! ❤
Não tem não?? Quem tem é a extrema direita, com privatização da Luz da agua , et, etc. não é ???? Alias o Furacão Milton foi nos USA ou em São Paulo ????
Ministro querendo passar a responsabilidade para prefeitura, é sempre assim.
Simone Tebet, candidata da direita racional, hahahaahah, esse cara deve achar que o Alkimin era de direita também
Acho que foi perda de confiança e o mundo líquido individualista. Eleitor pragmático. E a mentirosa narrativa predominante.
Esse mistério é sem futuro, a opinião dele e nada tudo é a mesma coisa.
A esquerda tem que retomar as pautas históricas. Como por exemplo, transporte público, gratuito e de qualidade para todos.
O último extremista da esquerda apaga a luz
Falta ao país uma alternativa nacional-desenvolvimentista de escol, que sirva de antítese perfeita a esse dominante ultraneoliberalismo autocrático saído das trevas, e que dialogue com todos os espectros políticos que tenham compromisso com o bem-estar social, a oportunidade para todos, a Democracia e a justiça social.
Nem ele, é só mais um acadêmico.
Pautas do PT: aumento de impostos, proteção aos corruptos, coitadismo, censura, identitarismo, defesa de bandidos, proteção de ditaduras.
Josias foi muito sensato e coerente em sua análise 🧐