"Vivemos num tempo de chantagem universal, Que toma duas formas complementares de escárnio: Há a chantagem da violência e a chantagem do entretenimento. Uma e outra servem sempre para a mesma coisa: Manter o homem simples longe do centro dos acontecimentos." José Ortega y Gasset - A rebelião das massas
Naquele tempo a Petrobrás não era Assaltada! Naquele tempo o BNDES não era Assaltado! Naquele tempo os Professores eram Respeitados! Naquele tempo o Narcotráfico não mandava nos morros do Rio de Janeiro! Naquele tempo não havia repetitivos Assaltos a Bancos! Naquele tempo havia Empregos, Saúde, Educação éramos a 8ª Economía no mundo! Bons tempos! Graças as Generais que não era Analfabetos. Não utilizavam do Erário Público para criar Filme de Auto-Exaltação! Não se urinavam em Público. Não se enriqueceram as Custas do Erário Pùblico, nem a seus filhos!
Naquele tempo o exército matava e ocultava o cadáver. Naquele tempo não havia democracia. Naquele tempo os militares catapultaram a dívida externa à valores astronômicos. Naquele tempo a ditadura instaurou um sistema político corrupto que dura até hoje.
"A vida é toda um processo de demolição. Existem golpes que vêm de dentro, que só se sentem quando é demasiado tarde para fazer seja o que for, e é quando nos apercebemos definitivamente de que em certa medida nunca mais seremos os mesmos." F. Scott Fitzgerald
Que espetáculo de programa. Eu já assistia na TV esporadicamente mas agora com a internet, posso ver melhor. E as melhores entrevistas são com filósofos, psicólogos, historiadores, na minha humirde opinião. :)
Ele é excelente !! Concordo também que o mundo não está "medíocre". Acredito que em determinados meios está mais medíocre. Hoje há mais interesses em futilidades, como selfies, etc...e os meios de comunicação não incentivam mais o conhecimento e mostras populares com debates de idéias, como esta. Maravilha de entrevista. !!
dado o contexto de 2013, a entrevista foi muito pertinente atualmente, as maiores conquistas da sociedade brasileira são com certeza horizontais pela base, verticalmente o brasil já está no auge!
Uma mínima parcela do mundo inteiro atingiu vértices gigantes, enquanto todo o horizonte tem rachado e virado crateras sem suporte do peso desses vértices de ambição infinita e isolada. As autoridades do sistema econômico resistem a mudar, mas o próprio sistema já demonstra falência nos seus fundamentos mais elementares.
aproximadamente 7:30 - sobre ideia ..."qualquer mente vulga pode ter ..." Perfeito ! Ideia é de graça. Agora, fazer uma ideia virar algo concreto e onde mora o desafio. Coisa que ninguem quer fazer. !!!
Não há como discordar que o sistema financeiro vai estraçalhando tudo que vê pela frente, e é financiado por essa dívida interna que requer auditoria urgente. A partir do minuto 14:30, o Vladimir Setafle começa a dar um show até o final.
A DÍVIDA INTERNA FOI CATAPULTADA PRAS ALTURAS PELA EQUIPE DE MARCIO PCHMANN, AO CAUSAR A CATÁSTROFE MACROECONÔMICA DA NOVA MATRIZ DA DILAMANTA, NÃO FOI ?? AO PERDER A MÃO DO CONTROLE DA INFLAÇÃO QUE CHEGOU AOS DOIS DÍGITOS, E CRIAR UM DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO DE QUASE 200 BILHÕES, NÃO FOI ?? ESSE CARECA COBNSEGUE SER MAIS CRETINIO QUE O OUTRO, O KARNAL BANAL !!
Eu discordo de ti, moça. Tô na USP e tive contato direto com ele recentemente. Acho que não existe nem um pessimismo nem um otimismo, existe um factualismo: há uma leitura da conjuntura atual (que é bem ruim, obviamente), mas também uma especulação acerca das necessidades concretas de resposta ao avanço da extrema-direita no país e proposições acerca de como responder. Pra quem estuda história e ciência políticas, essas leituras são bem mais frias, porque se tem noção do aspecto inevitável da história humana de atingir pontos altos e baixos (por mais vertiginoso que sejam), e de que todo momento é temporário. A roda da história continua sempre a girar, e a política e a econômica e todo o resto junto com ela.
antonio abujamra: - Vladimir você é mais reconhecido pelos homens ou pelas mulheres ? vladimir safatle: - Não ninguém me reconhece não, isso não existe não ! antonio abujamra: - Você não olha pra trás ? vladimir safatle: - Não, não... ninguém nem vê ! S2 antonio abujamra: - Tá bom, então me da um abraço que a unica coisa falsa nesse programa é o abraço. Ele fotografa e só sairá no jornal se você morrer ou eu. vladimir safatle: - Maravilha.
Por mais que eu seja liberal, respeito Vladimir Safatle. Ele incorre nos mesmos erros e vícios de análise econômica que toda a esquerda também incorre, porém sabe fazer a autocrítica de seu próprio lado do espectro político e demonstra grande capacidade de desmistificar momentos políticos complexos, ainda que de forma enviesada (como qualquer um faria).
@tabula rasa na minha opinião, basicamente toda a ideologia socialista é decorrente de certos erros e por isso incorre em vícios. Um exemplo é tratar a crise de 2008 como um claro sinal do "fim dos tempos", uma crise "cíclica do capitalismo", quando na verdade ela foi em grande parte causada pela intervenção do governo americano no mercado financeiro. Todo fato histórico é manipulado de forma a tentar justificar e explicar que o capitalismo está chegando ao fim e inevitavelmente precisamos de mais intervenção estatal para controlá-lo
Vendo essa entrevista cinco anos depois, concluo que, se vivo, o Abu mandaria o Safatle se internar num convento, pricipalmente tendo em vista os levantes facistas de jovens, que estamos vendo.
Comentários mais medíocres aqui vêm, claro , dos ignorantes bolsonaristas dos dois últimos anos. Entrevista excelente. Abujamra demonstra inclusive uma atenção e expressão "de escuta" diferente nessa do que muitas outras, até mesmo que a do Clóvis Filho.
Abujama nessa entrevista me pareceu nutrir aquele pensamento errôneo de elevação nas idéias filósoficas e nas artes, como se a sociedade estivesse nivelada por baixo a ponto de não ser possível nutri ideias "elevadas". meio decepcionante constatar isso, fico imaginando o que ele pensaria hoje sobre o governo Bolsonaro.
O homem deu certo? Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; Romanos 5:12 Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. Efésios 4:22-24 Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. 1 Timóteo 6:11 Felicidade ? Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro; o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal, para apagar da terra a memória deles. Salmos 34:12-16 Pelo contrário, alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada. 1 Pedro 4:13 Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte. 2 Coríntios 12:10 Que Jesus vos abençoe.
@@brandongarrido7580 "Esse cara" é formado pela USP, uma das maiores universidades do país. Por isso é bem curiosa a sua analogia com um manicômio: sim, muito provavelmente os mestres que dedicam a vida pro estudo desses temas são loucos, e você o grande gênio. Reflita moço.
@@miguelm.fuzatto Ah, sim! Por que um burocrata rabiscou um pedaço de papel no ministério da educação socialista tenho que reverenciar servos do Estado... Os grandes filósofos, matemáticos e artistas legítimos sempre foram EXCLUÍDOS dos meios acadêmicos. Ao comentar, é recomendável que antes pense
Assisti um vídeo dele falando sobre algo que digo a algum tempo, democracia direta. Fiquei muito empolgado em conhecer o pensamento dele, vou pesquisar mais. Mas, isto que ele disse sobre o IGF (Imposto sobre Grandes Fortunas) é uma piada. Quando levantou uma hipótese de 75%, kkkkkk! Grandes fortunas são delicadas em países em desenvolvimento como o Brasil (relativamente pobre). Existe um fenômeno que ocorre nos sistemas econômicos chamado fuga de capital. É uma grande briga dos EUA por ex. hoje, já que está sendo mais rentável para as empresas investir em economias (setor produção) mais rentáveis no resultado final, ex. China, do que em países que custam caro. Isto seja no custo de produção e/ou tributação. Enfia um imposto desse nos rabos dos safados dos investidores e especuladores que tem dinheiro no Brasil para você ver o que vai acontecer com o relativamento pouco dinheiro que aqui existe... Empresas não tem preconceito ou paixão nacionalista, vide apoiadores do nazismo e blablabla. Elas trabalham em cima das lógicas de mercado, melhor oferta e demanda, sobrevivência e melhor rentabilidade. Qualquer pessoa inteligente vai retirar o seu dinheiro de um banco A para o B se A começar a cobrar muitas taxas, juros etc. Imagina grandes empresários milionários e bilionários, que tratam disto em nível profissional, kkkkk. Foi uma ideia muito amadora por parte deste cara muito inteligente.
Sou linguista e afirmo: esse é um fenômeno fonológico comum, conhecido por e sua observação sobre esse ponto do discurso do orador não levantou nenhuma novidade no mundo da linguagem. Estamos diante de uma magnitude de sentidos evocados por um centro de enunciação caro em ideias para o Brasil, como é o Safatle, e sua observação foi apenas sobre um fenômeno de transposição de fonemas entre sílabas distintas, de formação silábica complexa (consoante + vogal + consoante) - para o padrão simples brasileiro (consoante + vogal) -, envolvendo uma consoante líquida ('r') cuja mobilidade na boca tem facilitada sua interação tanto com o fonema /t/ (labiodental) quanto com /p/ (oclusivo bilabial); ambos têm o lábio e a direção frontal da boca como ponto de articulação em comum. Trata-se de uma alteração fonológica ocorrida por facilitação da mobilidade fisiológica. Por quê? Porque a língua tem uma engrenagem rígida de repetição que, em todo mundo, o tempo todo, sem nenhuma novidade, "falha", porém essa "falha" é sistemática, tem sempre causas e situações previstas, isto é, não altera nenhuma ordem no mundo. Então, nada no mundo mudou com seu comentário. Tentei mudar um pouquinho do seu com o meu. Sintetizando: para o bem da comunicação, vamos reparar mais no alcance do sentido do que no desvio sistemático de uma forma simples. Melhor apontar o que de fato é relevante no mundo. Bons e novos sentidos para a língua, desejo.
Dudu, o julgamento "cômico" foi dado por vc, o julgamento do Pedro Paulo foi "incrível". De qualquer modo, o cômico não precede o explicável. E de tão "incrível" que foi a sensação do Pedro Paulo com o desvio fonológico apontado, a problematização já havia sido feita por ele mesmo. Eu só a expliquei, de grosso modo ainda, de uma perspectiva científica. Acho engraçado que seja cômica a troca já fixada de alguns fonemas, ainda mais trocas típicas, já fixadas em algumas regiões. Além do mais, pra "lacrar" de vez, o fator emocional é quase primário na definição das nossas escolhas fonológicas, sintáticas e semânticas, de tal modo que falamos como sentimos. A troca de fonemas apontada na fala do Safatle, decerto, foi impulsionada, também, pelo fator emocional da tensão da entrevista, afinal, a racionalidade falha, mas as emoções não, e elas interferem diretamente na modulação da voz, nas regressões de sentido e confusões típicas como a ocorrida, e até na caligrafia. Lacrar é uma gíria cômica, gostei, mas ela não atenuou sua desnecessária vontade de me calar. Bastaria não ter me lido. Eu não quis calar ninguém, só promover reflexão sobre o fenômeno "não acreditado" ("incrível"). Beijo.
@@RonaldoSilva-st7yr Isso não se chama inventar, chama-se refletir. reconheço que o comentário inicial possa não ter o tom de julgamento. mas a explicação sobre como um idioma funciona está certa
Qiem diz: ...que " a Filosofia é mera possibilidade," não é filósofo, é um ideólogo, que não busca a verdade, mas quer convencer o outro de sua ideologia !!!
Ô Vladimir, qta diferença! Tudo fluia em 2013, q saudades, viu... acho q o fim do mundo maia rolou mesmo estamos só fazendo hora-extra. Meu, tu já fazia crítica a política de coalizão do Lula, pra depois não dizerem que tu surfou na crise e no golpe, sempre lúcido e crítico. Qto ao Papa Francisco, garanto que ele mudou de opinião, hj o papa é mais progressista que muito líder mundial, ninguém imaginava isso depois de Bento 16.
renata rosa dizem que o calendário maia se tratava de ciclos, o que é impressionante, porque parece realmente que algo terminou e o novo não conseguiu começar
Os que conheci, em sua maioria são, existe uma cultura política que envolve muito estudo e prática política com muita disciplina. A gnt n vê esse perfil em outros grupos políticos hoje.
Essa foi uma das entrevistas mais chatas do programa com certeza, esse professor é técnico demais pra responder, mal olhou nos olhos do entrevistador e a resposta pra grande pergunta foi breve e ainda foi uma frase de outro alguém.
"A filosofia é o discurso daqueles que acreditam no que é apenas uma possibilidade." A primeira frase do Safatle já dá o tom da loucura e alienação deste indivíduo, que não sabe direito nem quem ele próprio é, quem dirá o que é filosofia. Tragicômico!
você não entendeu. O além do humano que ele diz é o inumano, é uma involução, um processo de conhecer o não humano em nós mesmos. Não é de nenhuma maneira um ascetismo.
desculpe a grosseria, n estava esperando alguém sofisticado, agr que pensei sobre, somos dois assistindo Provocações então foi realmente miss judge por mim
ESSE CARECA FAZ CONCORRÊNCIA COM AQUELE OUTRO IDEÓLOGO QUE TAMBÉM FINGE SER FILÓSOFO, COMO ELE ? INTERESSANTE !! PRQ QUE TANTOS IDEÓLOGOS CARECAS ?? MÚSICAS BELAS E UMA PILHA DE MAIS DE CEM MILHÕES DE EXECUTADOS E MORTOS POR TORTURAS E MALTRATOS..., SÃO MUITO SENSÍVEIS MESMO, FIQUEI ATÉ ARREPIADO !!! VEJAM ISSO: SÃO GENTE ! cubaarchive.org/
Um dos maiores programas já produzidos pelo imaginário brasileiro
"Vivemos num tempo de chantagem universal, Que toma duas formas complementares de escárnio: Há a chantagem da violência e a chantagem do entretenimento. Uma e outra servem sempre para a mesma coisa: Manter o homem simples longe do centro dos acontecimentos."
José Ortega y Gasset - A rebelião das massas
Citação maravilhosa.
5 anos depois, muita gente continua sem saber absolutamente nada sobre a ditadura, muitos querem que volte.
Naquele tempo a Petrobrás não era Assaltada!
Naquele tempo o BNDES não era Assaltado!
Naquele tempo os Professores eram Respeitados!
Naquele tempo o Narcotráfico não mandava nos morros do Rio de Janeiro!
Naquele tempo não havia repetitivos Assaltos a Bancos!
Naquele tempo havia Empregos, Saúde, Educação éramos a 8ª Economía no mundo!
Bons tempos!
Graças as Generais que não era Analfabetos.
Não utilizavam do Erário Público para criar Filme de Auto-Exaltação!
Não se urinavam em Público.
Não se enriqueceram as Custas do Erário Pùblico, nem a seus filhos!
Naquele tempo o exército matava e ocultava o cadáver. Naquele tempo não havia democracia. Naquele tempo os militares catapultaram a dívida externa à valores astronômicos. Naquele tempo a ditadura instaurou um sistema político corrupto que dura até hoje.
@@joimarbritogoncalvesfilho8336 perfeito cara,e ainda tem vagabundo defendendo a ditadura.
Me parece que parte dessa geração também nao tem interesse nese tipo de leitura,existem livros ,sem falar em internete por favor.....
13MATEUSS, ESSA DITADURA NEM FOI EMBORA AINDA. ASSISTA AOS RELATOS ---> cubaarchive.org/
Que entrevista atual (viajante do tempo comentando em 2024).
"A vida é toda um processo de demolição. Existem golpes que vêm de dentro, que só
se sentem quando é demasiado tarde para fazer seja o que for, e é quando nos apercebemos definitivamente de que em certa medida nunca mais seremos os mesmos."
F. Scott Fitzgerald
Que espetáculo de programa. Eu já assistia na TV esporadicamente mas agora com a internet, posso ver melhor. E as melhores entrevistas são com filósofos, psicólogos, historiadores, na minha humirde opinião. :)
Vi o Abujama tremer na base, por um momento... Kkkkkkkkk! Ótimo!
Ele é excelente !! Concordo também que o mundo não está "medíocre". Acredito que em determinados meios está mais medíocre. Hoje há mais interesses em futilidades, como selfies, etc...e os meios de comunicação não incentivam
mais o conhecimento e mostras populares com debates de idéias, como esta. Maravilha de entrevista. !!
Programa simples mais com um alto poder de impacto. Muito bom mesmo nos faz refletir em muitas situações da vida, país e mundo.
Vladimir Saflater um gênio da nossa atualidade.
Eu te reconheceria, professor, porque eu te amo ❤️
dado o contexto de 2013, a entrevista foi muito pertinente atualmente, as maiores conquistas da sociedade brasileira são com certeza horizontais pela base, verticalmente o brasil já está no auge!
Uma mínima parcela do mundo inteiro atingiu vértices gigantes, enquanto todo o horizonte tem rachado e virado crateras sem suporte do peso desses vértices de ambição infinita e isolada. As autoridades do sistema econômico resistem a mudar, mas o próprio sistema já demonstra falência nos seus fundamentos mais elementares.
Esse maluco é um gênio. Vladimir Safatle tem a mente mais pensante do Brasil. Genial!!!
Fico pensando o que o Abujamra pensaria sobre a atual conjuntura política do Brasil.
Pensaria que é uma causa perdida
PROVOCAÇÕES, realmente nos convidava a pensar, enriquecendo os nossos pensamentos e as nossas práticas, que coisa boa sô!
Dois monstros! Que programa.
aproximadamente 7:30 - sobre ideia ..."qualquer mente vulga pode ter ..." Perfeito ! Ideia é de graça. Agora, fazer uma ideia virar algo concreto e onde mora o desafio. Coisa que ninguem quer fazer. !!!
Mais uma ótima entrevista no Provocações do querido e saudoso Abujamra na TV Cultura!
Incrível como já tem 4 anos e é friamente atual
O Safatle é quase um débil mental, cujas ideias sao desarticuladas umas com as outras e com relação à realidade.
KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!
Concordo Simões.
@@catolicoromano. vc é ignorante e se orgulha disso.
@@catolicoromano. vc é mesmo brasileiro..kkkk
Não há como discordar que o sistema financeiro vai estraçalhando tudo que vê pela frente, e é financiado por essa dívida interna que requer auditoria urgente. A partir do minuto 14:30, o Vladimir Setafle começa a dar um show até o final.
A DÍVIDA INTERNA FOI CATAPULTADA PRAS ALTURAS PELA EQUIPE DE MARCIO PCHMANN, AO CAUSAR A CATÁSTROFE MACROECONÔMICA DA NOVA MATRIZ DA DILAMANTA, NÃO FOI ?? AO PERDER A MÃO DO CONTROLE DA INFLAÇÃO QUE CHEGOU AOS DOIS DÍGITOS, E CRIAR UM DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO DE QUASE 200 BILHÕES, NÃO FOI ?? ESSE CARECA COBNSEGUE SER MAIS CRETINIO QUE O OUTRO, O KARNAL BANAL !!
O pai dos podcasts
Não sem dizer ao certo qm é mais inteligente Abu com suas perguntas e análise ou o próprio filósofo com suas respostas brilhantes
Sensacional... O marketing é maior que a arte
Adorei ele falando sobre taxação de grandes fortunas aí sim
programa do ciro, bem q ele podia passar pro segundo turno né
@@jornalistarenatarosa4205 ele passará se nós voltarmos nele,o meu voto ele tem.
@será mesmo ? ruclips.net/video/SDs_Bga2pC8/видео.html
o melhor provocações que já vi
eu fiquei decepcionado, foi um dos piores que eu já vi
Gostaria de ver se o professor ainda está otimista com a força do desencanto político, hoje em 2018.
tá não vi altas entrevistas dele recentemente, ficou bem mais pessimista, procura por elas, vale muito a pena
Fico curioso também.
Eu discordo de ti, moça. Tô na USP e tive contato direto com ele recentemente. Acho que não existe nem um pessimismo nem um otimismo, existe um factualismo: há uma leitura da conjuntura atual (que é bem ruim, obviamente), mas também uma especulação acerca das necessidades concretas de resposta ao avanço da extrema-direita no país e proposições acerca de como responder.
Pra quem estuda história e ciência políticas, essas leituras são bem mais frias, porque se tem noção do aspecto inevitável da história humana de atingir pontos altos e baixos (por mais vertiginoso que sejam), e de que todo momento é temporário.
A roda da história continua sempre a girar, e a política e a econômica e todo o resto junto com ela.
Meio louco assistir isso 11 anos depois
fico pensando como se já existiam absurdos difíceis de lidar no governo em 2013, imagine agora em 2020 com uma estrutura protofascista em curso.
Incrível o final do vídeo.
Professor Safatle soltou um ESTRUPARAM ali no 14:15 que eu ouvi... Mas o cara é genial, tava sabendo tudo.
kkkk
Também ouvi, mas ele é tão brilhante que passou despercebido.
Safatle como tudo. Não é perfeito
Na realidade ele se confundiu de uma forma diferente. Ele começou a falar correto, parou e falou errado.
Dr. Safatle, o que tem de inteligente tem de gostoso. Esse homem tão preciso e sem titubeios impõe uma presença que não é possível não respeitar.
a cacetada que Vladimir deu na igreja foi linda de assistir
10 anos depois, voltando do zero, porque fizemos uma escolha errada
O Vladimir é de uma crueza absurda. É quase um filosofia técnica, se é que se pode dizer algo desse tipo.
Pedro Lima parece que ele quer sintetizar ou ser efetivo. Muito louco isso.
Não pode se dizer isso. Técnica é a medicina e não a filosofia, essa frase é apenas viagem na maionese.
@@RonaldoSilva-st7yr essa deve ter sido a intenção
3:27 - Por que o mundo hoje... está tão medíocre?
- Não... Quem falou isso?
- A voz popular!
Ideia reacionária, como tudo que vem do Abujamra.
@@acjazz01 De fato era um verdadeiro reacionário contra a mediocridade.
Muito bom, pra variar...
Importantíssimo
Pois é, Abu! Na verdade a maior parte do Brasil não sabe como foi a Ditadura.
Vladimir não esteve nessa entrevista de brincadeira!!!! Nusss
Luz de sabedoria👏👏👏👏
Só posso afirmar uma coisa: que pesada falta fazem entrevistadores como A.Abujamra e J.Soares!
Esse Safatle é um sujeito muito bom das idéias!...
Vida longa ao Filósofo Brasileiro!
Ele tinha que ter perguntado mais uma vez sobre a vida
Um pessoa inteligente pode convencer qualquer um mesmo que esteja completamente equivocado.
14:16 acontece quando se fala depressa. Muito bom!
A opinião dele sobre a Venezuela envelheceu muito mal.
antonio abujamra:
- Vladimir você é mais reconhecido pelos homens ou pelas mulheres ?
vladimir safatle:
- Não ninguém me reconhece não, isso não existe não !
antonio abujamra:
- Você não olha pra trás ?
vladimir safatle:
- Não, não... ninguém nem vê !
S2
antonio abujamra:
- Tá bom, então me da um abraço que a unica coisa falsa nesse programa é o abraço. Ele fotografa e só sairá no jornal se você morrer ou eu.
vladimir safatle:
- Maravilha.
Na verdade ele estava bastante otimista, disse que não estávamos vivendo uma época de mediocridade, hj acho que ele diria algo contrário.
Aaaai de mim! ❤
ele é muito fofinho 🤩💜
Isso sim que é provocações
atual ainda em outubro de 2020
Gosto muito do Safatle.
18:40 O exemplo da Islândia: "eles" = "elas"
A Islândia é um país governado por mulheres. Façam o que quiserem com essa informação
Por mais que eu seja liberal, respeito Vladimir Safatle. Ele incorre nos mesmos erros e vícios de análise econômica que toda a esquerda também incorre, porém sabe fazer a autocrítica de seu próprio lado do espectro político e demonstra grande capacidade de desmistificar momentos políticos complexos, ainda que de forma enviesada (como qualquer um faria).
@tabula rasa na minha opinião, basicamente toda a ideologia socialista é decorrente de certos erros e por isso incorre em vícios. Um exemplo é tratar a crise de 2008 como um claro sinal do "fim dos tempos", uma crise "cíclica do capitalismo", quando na verdade ela foi em grande parte causada pela intervenção do governo americano no mercado financeiro. Todo fato histórico é manipulado de forma a tentar justificar e explicar que o capitalismo está chegando ao fim e inevitavelmente precisamos de mais intervenção estatal para controlá-lo
O Brasil precisa mesmo e de Paulo Guedes.
@@takezosanE aí, gostou do teu Paulo "Jegue"?
Ninguém podia com o Abujamra. É igual o gato aqui
Publiquem a entrevista na qual Dirceu disse ao Abujamra que o Bolsa Família eram 42 milhões de votos certos p/ o PT.
Quem tá assistindo depois das eleições de 2018?
Vladimir Safatle na época q era otimista
Bora sofrer e ver o que coleguinha pensa!
A explosão criativa vem em tempos de repressão. Discordo do filósofo.
Significa que nos momentos de crise é onde a criatividade tem que ser mais usada... é isso! :)
tirando a Venezuela, tudo está evoluindo...
Gênio
O que é a vida? A resposta está além dos Deuses F. Pessoa
Vendo essa entrevista cinco anos depois, concluo que, se vivo, o Abu mandaria o Safatle se internar num convento, pricipalmente tendo em vista os levantes facistas de jovens, que estamos vendo.
Ele estava otimista com o fim do lulismo, que desgraça
bora taxar grandes fortunas então, afinal de contas isso funcionou no mundo todo né?
já é
Por isso q voto Ciro 12.
Vladimir ainda era otimista... depois levou um pescotapa das massas
1° bloco ***
Mto speed do sangue..
❤️
Difícil concordar com a cosmovisão do Safatle. Ao menos ele parece ser um homem erudito.
esse ai o abujamra nao conseguiu triturar a alma
Comentários mais medíocres aqui vêm, claro , dos ignorantes bolsonaristas dos dois últimos anos. Entrevista excelente. Abujamra demonstra inclusive uma atenção e expressão "de escuta" diferente nessa do que muitas outras, até mesmo que a do Clóvis Filho.
Safatle é gênio
gosto muito do Safatle, mas essa entrevista colocou ele como um nanico. Literalmente provoca kkkk
O programa é muito bom.Pena que é pouco diversificado.Já assisti muitos vídeos,e tem muitos entrevistadores de esquerda.Ví pouquissímos de direita.
n tem intelectual de direita no Brasil. só reflete a decadência mental da nossa elite
Abujama nessa entrevista me pareceu nutrir aquele pensamento errôneo de elevação nas idéias filósoficas e nas artes, como se a sociedade estivesse nivelada por baixo a ponto de não ser possível nutri ideias "elevadas". meio decepcionante constatar isso, fico imaginando o que ele pensaria hoje sobre o governo Bolsonaro.
O homem deu certo?
Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;
Romanos 5:12
Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
Efésios 4:22-24
Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.
1 Timóteo 6:11
Felicidade ?
Quem de vocês quer amar a vida
e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal
e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem;
busque a paz com perseverança. Os olhos do Senhor voltam-se para os justos
e os seus ouvidos
estão atentos ao seu grito de socorro; o rosto do Senhor
volta-se contra os que praticam o mal,
para apagar da terra a memória deles.
Salmos 34:12-16
Pelo contrário, alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada.
1 Pedro 4:13
Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.
2 Coríntios 12:10
Que Jesus vos abençoe.
tecido social
"...força na descrença... isso é hilário..
Diz onde esse cara se formou, pra que eu nunca passe nem na porta desse manicômio
@@brandongarrido7580 "Esse cara" é formado pela USP, uma das maiores universidades do país. Por isso é bem curiosa a sua analogia com um manicômio: sim, muito provavelmente os mestres que dedicam a vida pro estudo desses temas são loucos, e você o grande gênio. Reflita moço.
@@miguelm.fuzatto Ah, sim! Por que um burocrata rabiscou um pedaço de papel no ministério da educação socialista tenho que reverenciar servos do Estado... Os grandes filósofos, matemáticos e artistas legítimos sempre foram EXCLUÍDOS dos meios acadêmicos. Ao comentar, é recomendável que antes pense
Assisti um vídeo dele falando sobre algo que digo a algum tempo, democracia direta. Fiquei muito empolgado em conhecer o pensamento dele, vou pesquisar mais. Mas, isto que ele disse sobre o IGF (Imposto sobre Grandes Fortunas) é uma piada. Quando levantou uma hipótese de 75%, kkkkkk! Grandes fortunas são delicadas em países em desenvolvimento como o Brasil (relativamente pobre). Existe um fenômeno que ocorre nos sistemas econômicos chamado fuga de capital. É uma grande briga dos EUA por ex. hoje, já que está sendo mais rentável para as empresas investir em economias (setor produção) mais rentáveis no resultado final, ex. China, do que em países que custam caro. Isto seja no custo de produção e/ou tributação.
Enfia um imposto desse nos rabos dos safados dos investidores e especuladores que tem dinheiro no Brasil para você ver o que vai acontecer com o relativamento pouco dinheiro que aqui existe... Empresas não tem preconceito ou paixão nacionalista, vide apoiadores do nazismo e blablabla. Elas trabalham em cima das lógicas de mercado, melhor oferta e demanda, sobrevivência e melhor rentabilidade. Qualquer pessoa inteligente vai retirar o seu dinheiro de um banco A para o B se A começar a cobrar muitas taxas, juros etc. Imagina grandes empresários milionários e bilionários, que tratam disto em nível profissional, kkkkk. Foi uma ideia muito amadora por parte deste cara muito inteligente.
Mto contraditório
Esse cara é filosofo mesmo ??
e psicanalista
renata rosa pois. é........não parece .
Professor de filosofia da USP. Atualmente professor titular
não, você que é, gado.
Ele ia falar "estupraram " corretamente mas mudou para o errado "estruparam"..incrível!
Sou linguista e afirmo: esse é um fenômeno fonológico comum, conhecido por e sua observação sobre esse ponto do discurso do orador não levantou nenhuma novidade no mundo da linguagem.
Estamos diante de uma magnitude de sentidos evocados por um centro de enunciação caro em ideias para o Brasil, como é o Safatle, e sua observação foi apenas sobre um fenômeno de transposição de fonemas entre sílabas distintas, de formação silábica complexa (consoante + vogal + consoante) - para o padrão simples brasileiro (consoante + vogal) -, envolvendo uma consoante líquida ('r') cuja mobilidade na boca tem facilitada sua interação tanto com o fonema /t/ (labiodental) quanto com /p/ (oclusivo bilabial); ambos têm o lábio e a direção frontal da boca como ponto de articulação em comum. Trata-se de uma alteração fonológica ocorrida por facilitação da mobilidade fisiológica. Por quê?
Porque a língua tem uma engrenagem rígida de repetição que, em todo mundo, o tempo todo, sem nenhuma novidade, "falha", porém essa "falha" é sistemática, tem sempre causas e situações previstas, isto é, não altera nenhuma ordem no mundo. Então, nada no mundo mudou com seu comentário. Tentei mudar um pouquinho do seu com o meu. Sintetizando: para o bem da comunicação, vamos reparar mais no alcance do sentido do que no desvio sistemático de uma forma simples. Melhor apontar o que de fato é relevante no mundo.
Bons e novos sentidos para a língua, desejo.
Dudu, o julgamento "cômico" foi dado por vc, o julgamento do Pedro Paulo foi "incrível". De qualquer modo, o cômico não precede o explicável. E de tão "incrível" que foi a sensação do Pedro Paulo com o desvio fonológico apontado, a problematização já havia sido feita por ele mesmo. Eu só a expliquei, de grosso modo ainda, de uma perspectiva científica. Acho engraçado que seja cômica a troca já fixada de alguns fonemas, ainda mais trocas típicas, já fixadas em algumas regiões. Além do mais, pra "lacrar" de vez, o fator emocional é quase primário na definição das nossas escolhas fonológicas, sintáticas e semânticas, de tal modo que falamos como sentimos. A troca de fonemas apontada na fala do Safatle, decerto, foi impulsionada, também, pelo fator emocional da tensão da entrevista, afinal, a racionalidade falha, mas as emoções não, e elas interferem diretamente na modulação da voz, nas regressões de sentido e confusões típicas como a ocorrida, e até na caligrafia. Lacrar é uma gíria cômica, gostei, mas ela não atenuou sua desnecessária vontade de me calar. Bastaria não ter me lido. Eu não quis calar ninguém, só promover reflexão sobre o fenômeno "não acreditado" ("incrível"). Beijo.
mas as duas formas estão corretas.
@@guilhermecastanheira6594 a Esquerda inventa muita coisa pra encobrir erros, seja de português ou de um ladrão hehehehe
@@RonaldoSilva-st7yr Isso não se chama inventar, chama-se refletir. reconheço que o comentário inicial possa não ter o tom de julgamento. mas a explicação sobre como um idioma funciona está certa
a referência do sujeito é a Venezuela...hilário
Nossa, cala a boca animal.
Qiem diz: ...que " a Filosofia é mera possibilidade," não é filósofo, é um ideólogo, que não busca a verdade, mas quer convencer o outro de sua ideologia !!!
kkkkk cala a boca
14:16 "estruparam". Essa doeu, hein, Safatle?
Sério que diante dessa entrevista maravilhosa, você só conseguiu comentar um mero erro de troca de sílabas?
Ô Vladimir, qta diferença! Tudo fluia em 2013, q saudades, viu... acho q o fim do mundo maia rolou mesmo estamos só fazendo hora-extra. Meu, tu já fazia crítica a política de coalizão do Lula, pra depois não dizerem que tu surfou na crise e no golpe, sempre lúcido e crítico. Qto ao Papa Francisco, garanto que ele mudou de opinião, hj o papa é mais progressista que muito líder mundial, ninguém imaginava isso depois de Bento 16.
renata rosa dizem que o calendário maia se tratava de ciclos, o que é impressionante, porque parece realmente que algo terminou e o novo não conseguiu começar
Ser COMUNISTA é ser inteligente kkkkkkk
Os que conheci, em sua maioria são, existe uma cultura política que envolve muito estudo e prática política com muita disciplina. A gnt n vê esse perfil em outros grupos políticos hoje.
@@mateus83500 FASCISTAS NAZISTAS E COMUNISTAS TEM Q QUEIMAR NO TACHO DO CAPETA
uiiii! escreveu em caixa alta, deve estar nervosinho porque os argumentos acabaram.
Essa foi uma das entrevistas mais chatas do programa com certeza, esse professor é técnico demais pra responder, mal olhou nos olhos do entrevistador e a resposta pra grande pergunta foi breve e ainda foi uma frase de outro alguém.
"A filosofia é o discurso daqueles que acreditam no que é apenas uma possibilidade." A primeira frase do Safatle já dá o tom da loucura e alienação deste indivíduo, que não sabe direito nem quem ele próprio é, quem dirá o que é filosofia. Tragicômico!
Propaganda esquerdista.
Taxa tudo, e todo mundo vai embora.
Pede pra Dilma isentar até 5 mínimos.
Kkkk
Pq a elite dos países do primeiro mundo n fogem pra cá?
Êle diz: ..." buscar o entendimento para além do humano"... isso é mitologia, e, não, Filosofia !!!
você não entendeu. O além do humano que ele diz é o inumano, é uma involução, um processo de conhecer o não humano em nós mesmos. Não é de nenhuma maneira um ascetismo.
VLADIMIR, VLADIMIR, SEU NOME DIZ TUDO, NAO É? PORQUE NAO REGRESSA A SUAS ORIGENS?
kkkkkkkkk afe
Excetuando a péssima análise econômica, a entrevista foi ótima.
O IMB é tão inútil quanto o seu ad hominem, How 2 Lee Sin.
eu tbm n concordo com o Vladimir, mas pensei que tu eras mais um daqueles inúteis
desculpe a grosseria, n estava esperando alguém sofisticado, agr que pensei sobre, somos dois assistindo Provocações então foi realmente miss judge por mim
Seria interessante mesmo, posso mesmo não ter captado eventuais erros da análise dele. Gustavo, poderia apontá-los à nós? Agradeço muito! :)
Qual é a ótima análise econômica que o Safatle não deu? Fiquei curioso, tenho lido tantas, e a dele foi a mais simples, seca e direta. Até dói ouvir.
ESSE CARECA FAZ CONCORRÊNCIA COM AQUELE OUTRO IDEÓLOGO QUE TAMBÉM FINGE SER FILÓSOFO, COMO ELE ? INTERESSANTE !! PRQ QUE TANTOS IDEÓLOGOS CARECAS ?? MÚSICAS BELAS E UMA PILHA DE MAIS DE CEM MILHÕES DE EXECUTADOS E MORTOS POR TORTURAS E MALTRATOS..., SÃO MUITO SENSÍVEIS MESMO, FIQUEI ATÉ ARREPIADO !!! VEJAM ISSO: SÃO GENTE ! cubaarchive.org/
Kkkkkkkkkkk.... analfabetismo próprio senhor Safatle