Sempre foi assim. O que fizeram com as famílias, quando a corte chegou ao Rio de Janeiro em 1808? A população de baixa renda é colocada à margem, ou seja, bem distante deles. Depois, reclamam, quando nada mais resta, pois tiram toda dignidade. Que planejamento é esse? Para quem serve?
Podemos mudar essa história em nosso país! Tem uma galera se organizando, pra mudar radicalmente essa realidade estabelecida pela burguesia. Eu já estava sem esperança até encontrar Jones Manoel, história cabeluda, Laura Sabino, Tiago Santineli , chavoso da Usp, Leo Pericles e muitos outros. Votamos no Lula, porém ele não está peitando o sistema. Então o povo unido fará o que tem que ser feito!
@@brunag.d.7946 que bom que estejam se organizando, pois é imprescindível. Também os sigo. Através deles aprendi muito. O problema da esquerda é o que a Sabrina Fernandes diz, sucintamente: "fragmentada". Eu acho que teria que superar divergências para derrubar a direita e a extrema. E só depois debater as divergências. Mas acho isso dificílimo. Temos uma extrema-direita super organizada, endinheirada (compram tudo) apesar das divergências entre eles, e isso é a nível mundial. Temos a pior Câmara de deputados eleitos. Tudo passa pelo presidente da casa e ainda por cima, a maioria do povo que vota na esquerda, não entende como funciona o Congresso. Tenho encontrado muitas dificuldades para abordar temas em sala de aula. A juventude parece ter sido cooptada por eles. Para se ter ideia o Marçal é idolatrado por eles. São poucos que entendem. Mesmo assim, sigamos, na esperança de um dia sermos não a maioria na população, mas nas Câmaras em todos os níveis, além dos executivos. Não sendo assim, só revolucionando.
@@alvirsilva ninguém acha que votar no dono da cracolândia seja uma opção melhor do que votar em alguém que começou do zero, teve sucesso com dinheiro e tornou-se elite. Esse "levante" que vocês querem fazer, sabe-se lá por qual razão além de vingança pessoal por ter apanhado dos pais ou da polícia, está fadado ao fracasso.
@@brunomorais9526 Boa tarde, Bruno! Concordo com vc em parte. Particularmente, não me encaixo nas opções expostas em seu texto que me motivam a ter empatia pelas pessoas que aparecem no documentário. É uma questão muito maior que afeta milhões de pessoas no mundo. E isso é histórico. Talvez seja por eu enxergar a partir de um outro prisma é da minha natureza desde a infância, não achar natural ver tanta tristeza em olhares tanto de pessoas, quanto de animais e pensar ser normal. Queria um mundo melhor não só pra mim ou para você. Queria um mundo melhor para todos! Fica em paz! Dias de bênçãos e luz para mim, para vc e para todos é o que desejo!
Acredito que 99% dos que comentam não frequentam muito menos moram por lá. Moro em um condomínio do CDHU. Na época foi feito pra tirar as pessoas da favela e dar um lar digno. Passado anos são muito poucos que ainda estão aqui, a grande maioria vendeu os aps por preço de banana e voltou pra favela. Segundo eles na favela não precisa pagar nada, já aqui paga água luz e condomínio. Eu msm pago 300 parcela de 49.90 por mês de fatura do eu AP.
Exato, tinha que desapropriar as favelas de vez. Fazer um tombamento público, erguer praças, parques ou no pior dos casos criminalizar com cadeia quem fosse morar lá. Destruir de vez isso e não permitir o desmatamento
Projeto/documentário fortíssimo e de extrema importância. Absurdamente bem executado desde as imagens ao roteiro. Sou morador do interior de SP e vou corriqueiramente para o centro e estava completamente alheio a essa situação. Muito orgulho de dizer que existe resistência de tamanha qualidade no meu pais. almejo um dia participar de projetos e documentários necessários como esse.
Matéria documentário maravilhoso... Faz a gente passar raiva, mas com a certeza de que a luta continua, ainda mais nos dias de hoje. Não podemos desistir nunca, pois temos muito pelo que lutar!
Tenho um conhecido em Taubaté que me falou que lá, de madrugada, muita gente flagra vans com placas de São Paulo desembarcando moradores de rua. Segundo ele, a quantidade de moradores de rua e usuários de drogas nas ruas de lá aumentou assustadoramente em pouco tempo. Fico imaginando se isso também não está acontecendo en outras cidades. A prática é sempre bem diferente do discurso.
Então , sou de Taubaté e digo a vc que já escutei esta estória de outras pessoas , se é verdade ??? Eu nunca vi van , mas já observei umas coisas estranhas gente em grupo meio que chegando na cidade . Câmeras já flagaram deu problema.. A cidade está cheia de drogados ?????????????? SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMM ! À luz do dia na região central já vi gente tremendo no meio do asfalto, gritando e atirando coisas no chão ...... Tá complicado , muito .....
Acredito ser verdade pois em Salvador no período da Copa das Confederações e também sempre no Carnaval o centro é realizado uma 'limpa' e estas pessoas usuárias são dispersadas em bairros muito distantes. Devem estar realizando a mesma coisa.
@@tammisaguiar Já vi gente da Bahia ser mandada pro ES também. Tá foda. Todo mundo faz que vai ajudar, que direitos humanos e isso e aquilo outro, mas na hora que assume cargo mete num ônibus e manda pra outra cidade.
Eu me emocionei muito, parabéns por mostrar os seres humanos de forma humanizada, geralmente a grande mídia os retrata apenas como marginais, mais não conta quem os colocou na margem da sociedade.
A direita luta pelos interesses de quem explora a classe trabalhadora e perpetuam o sistema de exploração e preconceito e a esquerda luta pelos interesses de quem não gosta de produzir, invade propriedade alheia, vive de ajuda governamental nas custas dos impostos pagos pela classe trabalhadora e ainda fica endividada comprando tv de 40 polegadas em uma casa sem reboco... Ser trabalhador neste país é ser o mais baixo nível de escravo que tem... Até mendigo dependente tem auxílio governamental, e você tem que acordar de manhã, ficar longe da sua família, sofrer humilhações para mesmo assim pagar o dobro no arroz e feijão... Se você que trabalha e quer ter uma vida melhor neste país, entenda que, a direita vai tirar seus direitos trabalhistas e aumentar a exploração, e a esquerda vai pegar seu dinheiro e dar na mão de quem bebe e fuma com ele... Bem vindo ao Brasil...
@@solangeaparecida4799 Sim! Com a vinda do Bolsonaro eu fui um dos que também percebi como tudo melhorou praquelas pessoas. Não entendo como ainda votaram no Lula que tinha por intenção tirá-los do mapa da fome. Masaposso estar errado, e você, uma estudiosa do tema, tenha razão.
Sabe onde tem um monte de gente emocionada e cheia de empatia com cracudo? No tráfico de drogas! Pobre não é exclusividade da cracolândia, pobre tem em todo lugar, principalmente em São Paulo! Nos bairros de classe média. Nas periferias. O diferencial aqui é que está sendo feita uma militância organizada para reunir viciados em droga e usar politicamente. E quem não quer ver faz parte do problema.
@@solangeaparecida4799A direita governou esse país por quase 500 anos. O PT governou por apenas 16 anos. Quem criou essa pobreza absurda foi a direita, que ao fim da escravidão, indenizou os fazendeiros, barões, e jogou milhões de escravos a própria sorte. Não criou uma política que inserisse essa massa no mercado de trabalho, não deu educação, desumanizou. Agora vem vcs da direita e quer jogar a culpa nas costas do único governo que fez algo pelos mais necessitados. Quantas casas o governo Bolsonaro fez no programa minha casa minha vida, que ele mudou de nome pra casa verde amarela? A única coisa que ele fez neste programa foi ter mudado o nome do programa. A direita cria o problema e depois vende soluções fáceis e vcs acreditam..
@@solangeaparecida4799o que, oi , sem noção, você deveria passar um mês do mesmo jeito que estás pessoas para você sentir na pele, você é uma pessoa horrível.
Tem documentário mostrando também a vida de quem mora em condomínios que do outro lado do muro é onde fica a cracolandia, e não é condomínio de milionário é de trabalhadores, mães que não tem segurança pra ir a pé com os filhos até a escola
@@Marcusmorte e a alternativa que o governo escolhe é empurrar essa população para um canto por que o povo rico quer o atual, excelente mitigação da miséria, deixar que morram pra lá.
A questão é que não é arrancando as pessoas que o problema vai ser resolvido, vai ser só pulverizado... As pessoas PRECISAM parar de de enxergar as coisas a curto prazo e ver o todo. Não é arrancando as pessoas de lá que o problema vai ser resolvido definitivamente, é diminuindo a desigualdade social, provendo educação, segurança, saúde e emprego!
Ou a cidade vai ser pra todos ou não vai ser pra ninguém. É preciso incluir, garantir moradia, saúde, educação, sem alternativas essa "insegurança" nunca vai acabar.
A sensação de insegurança e a percepção de que a vida dos pobres não tem valor se agravam quando vemos a polícia expulsando pessoas por ordem do prefeito e do governador. Isso nos faz questionar o futuro da população carente. Muitos pobres não percebem que estão sendo manipulados por um governo que representa só as elites de São Paulo. Obrigado, The Intercept.
Percepção? A coisa está escancarada. Pobre não tem cara, pobre é só mais um. E há milhares de pobres por todas as partes. Um é morto? Não tem problema, há milhares na fila. Nós sabemos disso, Valter. Outros como nós sabem também. Por que nada muda? A despeito de estarmos do mesmo lado, estamos todos separados.
Não sei se isso afetará as pessoas do entorno que não tem envolvimento com a Cracolândia, mas esse bairro precisa ser revitalizado urgente, trabalhei 8 anos no bairro vizinho (Bom Retiro) e só tenho pessimas memórias desse lugar, um perigo!!!
@@luciodedubiani4557 Meu posicionamento não tem a ver com descrimina-los por tráfico. Meus pais e tantos outros vieram do nordeste na decada de 80 e perto dos anos 2000 com 4 filhos conseguiram comprar um terreno junto com outros parentes na periferia. A casa mesmo só foi terminada quando meus irmãos começaram a trabalhar. Essas materias que querem tirar essas pessoas de coitados já estão passadas, pq todo mundo sabe que eles simplesmente invadiram, sublocam e nunca prosperaram, unca melhoraram o local e entorno, como acontece nas periferia. Tem que revitalizar sim, inclusive faz pouco tempo que fui visitar um prédio financiamento minha casa minha vida em área revitalizada no Brás. Não é só especulação, chega desses extremos de💩também viu.
O problema é que a esquerda não difere o preto trabalhador do preto preguiçoso e desonesto, o nordestino trabalhador e o nordestino preguiçoso e desonesto, eles são mais racistas do que quem eles chamam de racista...
@@tha5483Exatamente!! Querem transformar o centro de São Paulo numa cracolândia, pelo amor de Deus!!! O projeto do governador é excelente e essa cidade (a principal cidade do país) merece ter seu centro devolvido ao paulistano, reformulada, modernizada e, principalmente, segura!!
Muito triste ver tudo isso e a forma como ocorre. Parabéns ao intercept e o pessoal que foi entrevistado l, chocante e esclarecedor. As pessoas não tem ideia do que é a falta de kiradia digna em São Paulo, as pessoas têm que morar próximo de onde há trabalho e não isoladas.
O que me faz chorar é o simples fato deles terem que lutar constantemente apenas porque querem um lugar para morar, e o governo não quer dar! Quer chutar a população e larga-la a míngua.... belíssima reportagem, muito pertinente.
Podemos mudar essa história em nosso país! Tem uma galera se organizando, pra mudar radicalmente essa realidade estabelecida pela burguesia. Eu já estava sem esperança até encontrar Jones Manoel, história cabeluda, Laura Sabino, Tiago Santineli , chavoso da Usp, Leo Pericles e muitos outros. Votamos no Lula, porém ele não está peitando o sistema. Então o povo unido fará o que tem que ser feito!
A direita luta pelos interesses de quem explora a classe trabalhadora e perpetuam o sistema de exploração e preconceito e a esquerda luta pelos interesses de quem não gosta de produzir, invade propriedade alheia, vive de ajuda governamental nas custas dos impostos pagos pela classe trabalhadora e ainda fica endividada comprando tv de 40 polegadas em uma casa sem reboco... Ser trabalhador neste país é ser o mais baixo nível de escravo que tem... Até mendigo dependente tem auxílio governamental, e você tem que acordar de manhã, ficar longe da sua família, sofrer humilhações para mesmo assim pagar o dobro no arroz e feijão... Se você que trabalha e quer ter uma vida melhor neste país, entenda que, a direita vai tirar seus direitos trabalhistas e aumentar a exploração, e a esquerda vai pegar seu dinheiro e dar na mão de quem bebe e fuma com ele... Bem vindo ao Brasil...
Podemos mudar essa história em nosso país! Tem uma galera se organizando, pra mudar radicalmente essa realidade estabelecida pela burguesia. Eu já estava sem esperança até encontrar Jones Manoel, história cabeluda, Laura Sabino, Tiago Santineli , chavoso da Usp, e muitos outros. Votamos no Lula, porém ele não está peitando o sistema. Então o povo unido fará o que tem que ser feito!
Em 2017, minha irmã e eu fomos uma das sorteadas nesse programa do governo sobre a revitalização do Centro para pessoas que trabalhavam lá, com intuito de facilitar o deslocamento. Enfim, visitamos o local cujo espaço era muito bom, até porque ficava em frente da Pinacoteca. Pensa na nossa empolgação....Mas ela foi rapidinho para o ralo depois de conversarmos com moradores muito antigos da região. Eles disseram que o Centro nunca iria mudar, já que tinham gente grande e até do governo envolvidas em um esquema onde a grana rola solta. E que não teríamos paz morando por lá, pois tinha horário para sair e horário para chegar. Estamos em 2024 e pelo que sei ninguém que é chamado quer morar no Centro. Conclusão, sai governo, entra governo e nada acontece. Tarcísio só vai facilitar para os grandes que se beneficiam com todo esse esquema sujo, tendo como consequência a supressão do povo mais pobre e daqueles que são viciados.😢
Ah, as moradias populares em construção - 160.000 novas moradias são para ricos, é? Seu comentário é mais do que sem noção é profundamente burro! Ninguém quer ir pro centro, mas todos os milhares deapartamentos sendo construidos pela Prefeutura e pelo Estado são ocupados por quem estava na fila! E ainda mentem!
A direita luta pelos interesses de quem explora a classe trabalhadora e perpetuam o sistema de exploração e preconceito e a esquerda luta pelos interesses de quem não gosta de produzir, invade propriedade alheia, vive de ajuda governamental nas custas dos impostos pagos pela classe trabalhadora e ainda fica endividada comprando tv de 40 polegadas em uma casa sem reboco... Ser trabalhador neste país é ser o mais baixo nível de escravo que tem... Até mendigo dependente tem auxílio governamental, e você tem que acordar de manhã, ficar longe da sua família, sofrer humilhações para mesmo assim pagar o dobro no arroz e feijão... Se você que trabalha e quer ter uma vida melhor neste país, entenda que, a direita vai tirar seus direitos trabalhistas e aumentar a exploração, e a esquerda vai pegar seu dinheiro e dar na mão de quem bebe e fuma com ele... Bem vindo ao Brasil...
Mas é pura ficção política! A prefeitura tem o MAIOR projeto de habitação da história de SP! e o governo do Tarcísio tem outro enorme! São 160.000 moradias populares em construção! As melhorias no centro são evidentes! Vão no Anhangabau como eu fui: cheio de jovens pobres se divertindo, namorando, conversando! Esta área era deserta, hoje cheia de jovens!
Tarcísio se elegeu após o assassinato de dois rapazes por seus seguranças, ele tentou fazer parecer um atentado e chantageou jornalistas para forjar esse atentado. Esse homem é supostamente um psicopata.
11:10 Eu lembro PERFEITAMENTE de como era a região da luz antes de 2008, quando nem existia o termo 'cracolândia'. Quem é de são paulo também deve lembrar, daquele prédio imenso da prestes maia ocupado pelo movimento sem teto cheio de faixas, volta e meia ele saia na tv com ações de expulsão daquele povo que ocupo aquele prédio que estava abandonado há décadas.
@@maisumthiago8615 É verdade, lembro que já se falava em cracolândia, lembro de alguns colegas da faculdade comentando. Eu morava na zona norte de são paulo, passava por toda aquela região quando saia do mackenzie a noite. Já até passei a pé nos finais de semana vindo dos rolês do centro. NUNCA vi nada dessa aglomeração dependentes que mostram na tv. Tinha alguns dependentes na região, mas eles ficavam bem dispersos, não era essa aglomeração. Acho que essa aglomeração começou depois dessas operações policiais. Na época tinha até aquelas viradas cultural, não era o melhor ambiente do mundo, mas era longe do que é hoje. Lugar de dependentes, "super-perigosos", era a praça da sé, famosa pelos cheiradores de cola. A última vez que eu passei por lá, há uns 8 anos atrás, pra ir na santa efigênia, já tinha aglomeração, dava pra passar no meio mas já era tenebroso e fiquei espantado com a diferença... Diferença essa que eu acabei vendo por TODA cidade de são paulo há 3 anos atrás, quando eu fui visitar minha família no natal. Era uma coisa completamente DESCOMUNAL a quantidade de famílias morando na rua, principalmente de baixo de toda extensão do viaduto do metrô desde a estação tietê até santana, parecia coisa de filme.
Infelizmente o centro da cidade hoje é o retrato do abandono é sinônimo de criminalidade e tráfico. Com a criação e incentivo de HIS (habitação de interesse social) e habitação de mercado popular incentivados por a operação urbana do centro, está zona será capaz de absorver a demanda habitacional que nosso centro precisa. Além da mudança do centro administrativo de São Paulo que trás visibilidade para o local que atualmente está abandonado. O centro precisa reviver e o órgão público precisa sim resolver o problema da Cracolândia e tráfico de drogas.
Que absurdo! Passar por cima de vidas agora é "troféu de política". Que desumanidade, que desumanidade. O Estado não precisa se mudar para lá. De fato não há necessidade alguma.
Vá você morar perto dos cracudos e ter seu direito de transitar onde deveria ser seguro e limpo, retirado de você e ver o local histórico da sua cidade se deteriorar a cada dia, bem diante de você!! Faça-me o favor, esse discursinho é bem característico de quem não mora no centro ou, até mesmo, de quem nem mora em São Paulo! 😠
os cracudos podiam ser removidos sem que expulsar pesssoas, e eles são colocados de forma sistematica nesses lugares, pra desvalorizar o preço e eles poderem construir pra playboy morar, enfim, se vc ta do lado dos playboy n tem mt oq fazer, mas todos q trabalham são da msm classe.
@@eosesiom Não é questão de estar a favor de playboy, a questão é que NINGUÉM tem que viver assim, com o seu entorno rodeado de drogados, lixo e sujeira! Essas pessoas que estão nesses prédios horríveis, também estão correndo grande risco, pela violência, falta de manutenção desses prédios, pelas más condições de higiene, etc! Também sinto por eles, não acho que tem que expulsar ninguém do local, e sim, colocá-los em construções melhores, adequadas e cuidadas, mas o fato é que AÍ, NESSAS IMEDIAÇÕES, não dá pra ficar!! Tem que demolir mesmo tudo isso e reformular essa área do centro!!
@@yaraborges8983 Sim, o uso de substâncias psicoativas é doença com CID. Portanto, menosprezar pessoas doentes, eh desumano também. Que tal se o Estado ao invés de mandar a polícia, mandasse médicos e enfermeiros, tudo com determinação de internação compulsória? Afinal, é Lei, o Estado deve, d e v e prover saúde para o cidadão.
A direita luta pelos interesses de quem explora a classe trabalhadora e perpetuam o sistema de exploração e preconceito e a esquerda luta pelos interesses de quem não gosta de produzir, invade propriedade alheia, vive de ajuda governamental nas custas dos impostos pagos pela classe trabalhadora e ainda fica endividada comprando tv de 40 polegadas em uma casa sem reboco... Ser trabalhador neste país é ser o mais baixo nível de escravo que tem... Até mendigo dependente tem auxílio governamental, e você tem que acordar de manhã, ficar longe da sua família, sofrer humilhações para mesmo assim pagar o dobro no arroz e feijão... Se você que trabalha e quer ter uma vida melhor neste país, entenda que, a direita vai tirar seus direitos trabalhistas e aumentar a exploração, e a esquerda vai pegar seu dinheiro e dar na mão de quem bebe e fuma com ele... Bem vindo ao Brasil...
@@MarcosVinicius-sh3sq que distorção maluca que você expôs aqui, se depois de um documentário riquíssimo como esse, ainda comenta essa 💩 quero nem tentar te entender
@@mayaragodoi8384 Amigo, eu já fui em albergue, já fui em favela, já fui em lugares com concentração de dependentes e te digo, dá para ver quem produz e quem vive se aproveitando da ajuda e do bom coração alheio...
Se não for pra acrescentar algo, pense duas vezes antes de comentar esse tipo de coisa. Esse vídeo mostra a o sofrimento das pessoas que moram nesse lugar, onde estão sendo expulsos sem nenhum tipo de ajuda.
@@servivofanatico Mas e o sofrimento das pessoas de bem que tem imóveis que desvalorizaram absurdos devido a esses cortiços e a Cracolândia. É um problema enorme retirar as pessoas das suas moradias do centro para a revitalização mas não menospreze o problema do outro, pois existe o problema do centro NÃO VALER UM CENTAVO devido a essas ocupações, moradores de rua e dependentes químicos. Falo isso com propriedade, trabalho na Santa Cecília faz 7 anos e te confirmo, morar ou passar nesse lugar é um verdadeiro caos, sair para trabalhar aqui e voltar com o celular ou com seus pertences pra casa é um ato de heroísmo!
Você deveria abrir sua mente e entender todos os lados dessa situação amigo. Do lado do usuário, eu defendo internação compulsória, a única forma de começarmos a acabar com este problema. Ok. Do outro, o problema hoje afeta bairros inteiros de pessoas que possuem seus imóveis lá, seus comércios, entenda que pela constituição todo cidadão tem os mesmos direitos e deveres. Então por que um outro cidadão tem o direito de acampar na porta do meu prédio, depredando e oferecendo riscos a minha comunidade? Pense fora da caixa, seu pensamento apenas faz com que essas pessoas se perpetuem lá com comida e cobertor entregue por ONGs. São necessários sim. Mas que jamais sanam o real problema.@@servivofanatico
Parabéns pelo trabalho pessoal! Fiquei preocupada com a Janaína e o filho especial que ela comentou. Se ela está em prisão domiciliar e se ela for despejada, pra onde vai? Que absurdo!!!!!
Moro no centro de São Paulo, e acho que essa reportagem é politizada, nos últimos 2 anos melhorou muito o centro de São, hoje temos policiamento no centro todo. Saio toda noite para caminhar e me sinto seguro
Que vitimismo. O poder público precisa trazer o bem comum. E o bem comum não é deixar um monte de usuários na rua. Ta certo o Governador. Precisa parar de existir sim.
Vergonha. Apaga que dá tempo. Vitimismo? Bem comum? Bem comum para quem? Para vc e sua família? E o bem dessas pessoas? Nao eh só viciado que está na rua. Tem família, crianças, idoso. São as pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade e o Estado trata pior que lixo, ao invés de zelar, proteger e dar mínimas condições de dignidade de vida. Sai da sua bolha, playboy alienado
O projeto de levar o palácio do governo para o centro não é de todo ruim. O q criticamos foi o fato de ser um projeto bilionário, faraônico, com a mão da iniciativa privada e sem amparar a população q mora na região. É um projeto de gentrificação do centro.
O governador deve estar acessível pra população e não escondido no morumbi. E que tenha gentrificação, valorizar e cuidar dessa região, pq a população não cuida, destrói. Hj é um lugar sujo, cheio de usuário, prostituição, patrimônio histórico às moscas. Qualquer cidadão, homem ou mulher simplesmente não consegue andar no espaço público pela violência, assaltos. Essas pessoas defendendo a continuação desse status quo é bizarro
Obrigado pelo documentário, pelo apoio a luta contra a violência do estado dos ricos, de quem controla a política, de expor as conexões, intenções, e precisamos ampliar a organização da nossa classe, que é a trabalhadora.
Como isto dói! Sempre me sinto tão vulnerável. Seria bom se após a divulgação deste conteúdo, os meios de divulgação nos orientassem em como agir para contribuirmos no combate às tantas injustiças sociais que nos rodeiam. Queremos paz e vida justa para todos!!!
Por um lado acho bom, pq está muito decadente e perigoso, ao ponto dos comerciantes da Rua Santa Ifigênia não poderem trabalhar, eu mesma não passo nem perto, tenho medo de ser assaltada ou agredida. Por outro lado, devem também assistir esse pessoal que ficará desabrigado, não pode jogar as pessoas na rua assim não. O governo e a prefeitura tem de abrigá-los com dignidade, humanidade, ajudar com moradia, escola para as crianças, atendimento médico, abrir frentes de trabalho. Mas essa gente pouco se importa com a população carente.
Sim, a cracolândia é usada como massa de manobra para a especulação imobiliária. Nunca houve interesse em reabilitar estas pessoas, o interesse é que continuem nas ruas, determinadas pelo poder publico, eqto negociam com as construtoras qual local deve ser desvalorizado para futuros empreendimentos imobiliários.
organização ??? isso ai já foi , ninguém luta mais por ninguém se não for por interesses mútuos , esquece isso. classe operaria não existe mais , os avanços tecnológicos sucumbiram essa classe. sindicato e essa massa trabalhadora se dispersou com tempo. exemplo é a força que os sindicatos e os movimentos tinha , não tem mais.
Esses monstros da Porto Seguro - Família Garfinkel - são os maiores interessados em tudo isso. Talvez uma materia interessante seria entender quantos terrenos, imóveis/aptos/casa a familia, a empresa, empresas afiliados e afiliados tem na região. O pdoer publico é impulsionado por esses tipo de bilionarios que tem muito interesse, dinheiro e pagam de "geradores de emprego" que é tipo mais repulsivo de justificativa na classificação de "ser bonzinho" pra cometer todo tipo de atrocidade.
Comida também é saúde mental, um teto e um emprego também é saúde mental. Temos que cuidar da saúde mental de todos, só assim o povo para de usar droga. Se não tiver quem compre, não terá quem venda.
@@unscarred6130 os alimentos são ricos em proteinas, vitaminas, carboidratos, micronutrientes que estão diretamente ligadas a melhora/piora da saúde fisíca e MENTAL, vai estudar antes de falar merda.
@@unscarred6130 Claro! Simplesmente que quem fornece a droga pra Cracolãndia não mora na Favela do Moinho, mora em Alphaville, Higienópolis ou mesmo nos Campos Elíseos.
Tá vivendo em filme da Disney amigão, na realidade, se você propor tudo isso a um usuário de drogas, ele vai trocar no dia seguinte por uma pedra de crack. Há diversas frentes para mitigar este problema, mas a principal delas, onde a esquerda nunca age, é na raiz: o vício. Jamais sairemos da situação se não tratarmos o usuário, qual sua única opção é a internação compulsória.
Vai fazer e vai ter apoio da população em geral e dos comerciantes. Aonde será a nova Cracolândia??? O problema não vai ser resolvido somente transferido.
O capital nunca dirá com todas as letras sobre seu real objetivo sobre a higienização social! Suas negociatas sempre acontecem a portas fechadas nos gabinetes.😢
São Paulo tá um caos. Já foi feito de tudo para ajudar os dependentes da Cracolândia. . Quase nenhum dependente quer se tratar.. Tá passando fome e vai usar drogas e tem um monte de filhos para passar fome junto.. Isso me revolta mais ainda Ir para o interior ninguém quer né !? Todo mundo quer morar no centro eu também adoraria. .. Do jeito que tava não dava para continuar.
Quem usa esse slogan históricamente são os simpatizantes do nazismo e fascismo. Hoje em dia não isso não mudou, a gente sabe que isso quer dizer "Dinheiro, Propriedade e Quadrilha".
Pois é. Todo mundo tem "pena" mas não os querem por perto. Que coisa né? Será que os jornalistas que assinam o texto querem morar no meio deles? Fica a pergunta.
Ver o Nunes chamar de "aquilo" o que são PESSOAS é de embrulhar o estômago. Segundo turno hoje e espero, de verdade, que as pessoas saibam o que estão fazendo 🙏 Revolta e organização à classe trabalhadora ✊️
@@edrcampos7437 O Haddad foi prefeito e a Cracolândia continuou, não é um problema de direita ou esquerda tem muita gente dos dois lados lucrando muito ali.
Como assim? E os valores humanos? E a justiça social? Não é assim que se resolve um problema... Não é acabando com o pobre que se acaba a pobreza. Não é maquiando o doente que ele vai se curar.😢
Podemos mudar essa história em nosso país! Tem uma galera se organizando, pra mudar radicalmente essa realidade estabelecida pela burguesia. Eu já estava sem esperança até encontrar Jones Manoel, história cabeluda, Laura Sabino, Tiago Santineli , chavoso da Usp, e muitos outros. Votamos no Lula, porém ele não está peitando o sistema. Então o povo unido fará o que tem que ser feito!
Tenho fé que nosso país está cada vez mais longe dessa realidade oitentista que bastava dizer ser amigo do pobre e a favor de lutar contra os ricos para conseguir um milhão de votos.
Então. E o que a intercept apresenta como solução pra essa área? Criticar é fácil. Muita gente têm seus imóveis desapropriados em SP. E é sempre muito triste, e sim, as pessoas devem trabalhar próximo de onde moram. Mas quantas dessas pessoas trabalham??? Era bom ter exemplos de como outros países resolveram problemas complexos como esse, ao invés de simplesmente criticar. Fácil ser a pedra. As vezes deveriam se colocar na posição da janela. Gente sem renda em nenhum lugar do mundo consegue morar em regiões tão ricas, em termos de infraestrutura, como esse bairro central. Enquanto o crime se estabelecia por lá, o restante da população que realmente mora (ou morava) por ali, precisou se afastar. Por que não entrevistaram esses também? Gente que abandonou suas casas, as mesmas que muitas vezes acabaram invadidas por usuários de drogas, ou gente miserável que não tem renda nem trabalho. O resto da população de São Paulo não pode usufruir dessa parte da cidade por medo de violência. Há noticia de carros sendo atacados no transito, por muitas dessas pessoas pobres e "coitadas" que vivem na (ou da) cracolandia. Meu único receio é pra onde eles irão. Pois nem o jornalista que assina a matéria gostaria detê-los como vizinhos. Ser pobre e trabalhador é outra coisa. Para esses sim, que sejam destinadas moradias próximas as áreas desapropriadas para que possam continuar residindo por ali. Mas tenho a impressão que são muito poucos nessa situação... Sem trabalhar na região, sem renda alguma, vivem do quê? Se todos ali trabalhassem de fato, nada precisaria ser feito. Seria apenas mais um bairro como tantos outros. Mas todos sabem que não é assim. Menos hipocrisia, intercept. Mostrar só um lado não é matéria jornalística... Vocês sabem fazer melhor que isso. E ahh Eu não sou eleitora do Tarcísio. Tenho até simpatia pela esquerda e por movimentos de moradia no centro, mas sem hipocrisia, por favor. Morar próximo dos empregos sim. Movimentos por moradias dignas no centro para população de baixa renda também sim, seria muito bom uma solução pra os imóveis abandonados e favelizados. São um risco aos próprios moradores. Mas achar que tudo deve continuar como está? Menos ne?
Já expulsaram o Museu das Favelas. Informaram o pessoal da Favela do Moinho que eles vão para algum lugar (e nem eles sabem onde). Dia sim, dia não, dão uma "arrepiada" no pessoal que mora nas ruas. O projeto está a todo vapor
Podemos mudar essa história em nosso país! Tem uma galera se organizando, pra mudar radicalmente essa realidade estabelecida pela burguesia. Eu já estava sem esperança até encontrar Jones Manoel, história cabeluda, Laura Sabino, Tiago Santineli , chavoso da Usp, Leo Pericles e muitos outros. Votamos no Lula, porém ele não está peitando o sistema. Então o povo unido fará o que tem que ser feito!
Como assim, ser contra a requalificação dessa área? Isso é loucura, só sendo muito cego e alienado pra não ver que o centro precisa de requalificação urbana urgentemente. E a transferência da sede do governo para o centro é uma ótima oportunidade para iniciar esse processo de revitalização. A questão é como tudo isso será implementado. É preciso garantir que essa requalificação inclua moradias populares, tanto para atender a população de baixa renda que já vive na região quanto para atrair novos moradores, das periferias para o centro. A própria requalificação, quando sair do papel, vai gerar milhares de empregos diretos, que podem muito bem serem preenchidos por boa parte desses moradores de baixa renda desse região. O pessoal de esquerda ganharia muito se assistisse o São Paulo nas Alturas, apresentado pelo jornalista Raul Juste Lores. Ele sempre traz insights incríveis sobre os problemas urbanos de SP.
Não perca a esperança de mudança! Podemos mudar essa história em nosso país! Tem uma galera se organizando, pra mudar radicalmente essa realidade estabelecida pela burguesia. Eu já estava sem esperança até encontrar Jones Manoel, história cabeluda, Laura Sabino, Tiago Santineli , chavoso da Usp, Leo Pericles e muitos outros. Votamos no Lula, porém ele não está peitando o sistema. Então o povo unido fará o que tem que ser feito!
Quem ter que aprovar a reforma agraria é o Congresso, não é governador e nem a prefeitura, a cidade esta morrendo e o centro precisa ser revitalizado, e logicamente as pessoas relocadas pra uma casa digna.
Acho que você não entendeu nada né? Reforma agrária é sobre distribuição de terras e não de moradias, e tanto o governador quanto o prefeito podem sim tomar decisões sobre essas moradias, o problema aqui é que eles não querem essas pessoas morando por lá, eles não querem construir prédios populares e sim condomínios de luxo com o metro quadrado caríssimo para pessoas ricas, quando revitalização seria essas pessoas que já estão lá continuar morando e trabalhando na região com moradia acessível e serviços para todos.
Sou história viva vivi e convivi tudo isso ,maio de 2017 eu estava lá eu morava numa pensão e as máquinas e tratores da prefeitura derrubaram um muro sobre nossas cobeças
Muito esclarecedor. Eu não tinha ideia de tamanha perversidade do Nunes e do Tarcísio, mas não poderia esperar nada diferente desses f4cist4s. Infelizmente a reeleição do Nunes somente intensificará essa situação contra os mais vulneráveis.
Muito obrigado por expor a maneira como o governo utiliza o Estado, em detrimento da população, para interesse de um determinado grupo. Infelizmente será inevitável!
Isso inclusive não acontece só no centro e só com pessoas de baixa renda. Aqui na Vila Madalena e Pinheiros há anos passamos por processo similar com mecanismos como criminalidade não combatida, problemas recorrentes de energia, alagamento etc. Muitos comércios e moradores sem condição de pagar os crescentes alugueis cheios de problemas e os terrenos ficando limpinhos limpinhos para as grandes encorporadoras e posteriormente empreendimentos de altissima renda.
Como é possivel tanta violência, como é possível que alguem trate seu semelhante desse jeito. Jamais se esqueça que vc é o morador de rua, vc é a pessoa na fila do sus, vc é a criança que está no farol.
Sempre foi assim.
O que fizeram com as famílias, quando a corte chegou ao Rio de Janeiro em 1808?
A população de baixa renda é colocada à margem, ou seja, bem distante deles. Depois, reclamam, quando nada mais resta, pois tiram toda dignidade. Que planejamento é esse? Para quem serve?
Podemos mudar essa história em nosso país! Tem uma galera se organizando, pra mudar radicalmente essa realidade estabelecida pela burguesia. Eu já estava sem esperança até encontrar Jones Manoel, história cabeluda, Laura Sabino, Tiago Santineli , chavoso da Usp, Leo Pericles e muitos outros. Votamos no Lula, porém ele não está peitando o sistema. Então o povo unido fará o que tem que ser feito!
@@brunag.d.7946 que bom que estejam se organizando, pois é imprescindível. Também os sigo. Através deles aprendi muito. O problema da esquerda é o que a Sabrina Fernandes diz, sucintamente: "fragmentada". Eu acho que teria que superar divergências para derrubar a direita e a extrema. E só depois debater as divergências. Mas acho isso dificílimo. Temos uma extrema-direita super organizada, endinheirada (compram tudo) apesar das divergências entre eles, e isso é a nível mundial. Temos a pior Câmara de deputados eleitos. Tudo passa pelo presidente da casa e ainda por cima, a maioria do povo que vota na esquerda, não entende como funciona o Congresso. Tenho encontrado muitas dificuldades para abordar temas em sala de aula. A juventude parece ter sido cooptada por eles. Para se ter ideia o Marçal é idolatrado por eles. São poucos que entendem. Mesmo assim, sigamos, na esperança de um dia sermos não a maioria na população, mas nas Câmaras em todos os níveis, além dos executivos. Não sendo assim, só revolucionando.
@@alvirsilva ninguém acha que votar no dono da cracolândia seja uma opção melhor do que votar em alguém que começou do zero, teve sucesso com dinheiro e tornou-se elite. Esse "levante" que vocês querem fazer, sabe-se lá por qual razão além de vingança pessoal por ter apanhado dos pais ou da polícia, está fadado ao fracasso.
@@brunomorais9526 Boa tarde, Bruno! Concordo com vc em parte. Particularmente, não me encaixo nas opções expostas em seu texto que me motivam a ter empatia pelas pessoas que aparecem no documentário. É uma questão muito maior que afeta milhões de pessoas no mundo. E isso é histórico. Talvez seja por eu enxergar a partir de um outro prisma é da minha natureza desde a infância, não achar natural ver tanta tristeza em olhares tanto de pessoas, quanto de animais e pensar ser normal. Queria um mundo melhor não só pra mim ou para você. Queria um mundo melhor para todos! Fica em paz! Dias de bênçãos e luz para mim, para vc e para todos é o que desejo!
Está comparando famílias com cracudos e traficantes?
Acredito que 99% dos que comentam não frequentam muito menos moram por lá.
Moro em um condomínio do CDHU.
Na época foi feito pra tirar as pessoas da favela e dar um lar digno. Passado anos são muito poucos que ainda estão aqui, a grande maioria vendeu os aps por preço de banana e voltou pra favela.
Segundo eles na favela não precisa pagar nada, já aqui paga água luz e condomínio.
Eu msm pago 300 parcela de 49.90 por mês de fatura do eu AP.
Exato, tinha que desapropriar as favelas de vez. Fazer um tombamento público, erguer praças, parques ou no pior dos casos criminalizar com cadeia quem fosse morar lá. Destruir de vez isso e não permitir o desmatamento
Existe a possibilidade de alugar algum apartamento desse? Como posso ver isso?
Projeto/documentário fortíssimo e de extrema importância. Absurdamente bem executado desde as imagens ao roteiro.
Sou morador do interior de SP e vou corriqueiramente para o centro e estava completamente alheio a essa situação.
Muito orgulho de dizer que existe resistência de tamanha qualidade no meu pais.
almejo um dia participar de projetos e documentários necessários como esse.
Matéria documentário maravilhoso... Faz a gente passar raiva, mas com a certeza de que a luta continua, ainda mais nos dias de hoje. Não podemos desistir nunca, pois temos muito pelo que lutar!
Tenho um conhecido em Taubaté que me falou que lá, de madrugada, muita gente flagra vans com placas de São Paulo desembarcando moradores de rua. Segundo ele, a quantidade de moradores de rua e usuários de drogas nas ruas de lá aumentou assustadoramente em pouco tempo. Fico imaginando se isso também não está acontecendo en outras cidades. A prática é sempre bem diferente do discurso.
Então , sou de Taubaté e digo a vc que já escutei esta estória de outras pessoas , se é verdade ??? Eu nunca vi van , mas já observei umas coisas estranhas gente em grupo meio que chegando na cidade . Câmeras já flagaram deu problema.. A cidade está cheia de drogados ?????????????? SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMM ! À luz do dia na região central já vi gente tremendo no meio do asfalto, gritando e atirando coisas no chão ...... Tá complicado , muito .....
Chocada! Morei um tempo em Taubate, vou perguntar para alguns amigos que ainda estão por lá!
Acredito ser verdade pois em Salvador no período da Copa das Confederações e também sempre no Carnaval o centro é realizado uma 'limpa' e estas pessoas usuárias são dispersadas em bairros muito distantes. Devem estar realizando a mesma coisa.
O amigo do amigo do amigo...
Olha, o que sei, é de prefeituras do interior que pagam passagens para moradores de rua serem despachados para a capital.
@@tammisaguiar Já vi gente da Bahia ser mandada pro ES também. Tá foda. Todo mundo faz que vai ajudar, que direitos humanos e isso e aquilo outro, mas na hora que assume cargo mete num ônibus e manda pra outra cidade.
Eu me emocionei muito, parabéns por mostrar os seres humanos de forma humanizada, geralmente a grande mídia os retrata apenas como marginais, mais não conta quem os colocou na margem da sociedade.
Ê SÓ ANALIZAR QUEM GOVERNOU NOS ULTIMOS 30 ANOS E DESTRUIU TIDO 😮 PTREVAS NÃO É TREVAS Á TOA
A direita luta pelos interesses de quem explora a classe trabalhadora e perpetuam o sistema de exploração e preconceito e a esquerda luta pelos interesses de quem não gosta de produzir, invade propriedade alheia, vive de ajuda governamental nas custas dos impostos pagos pela classe trabalhadora e ainda fica endividada comprando tv de 40 polegadas em uma casa sem reboco...
Ser trabalhador neste país é ser o mais baixo nível de escravo que tem... Até mendigo dependente tem auxílio governamental, e você tem que acordar de manhã, ficar longe da sua família, sofrer humilhações para mesmo assim pagar o dobro no arroz e feijão...
Se você que trabalha e quer ter uma vida melhor neste país, entenda que, a direita vai tirar seus direitos trabalhistas e aumentar a exploração, e a esquerda vai pegar seu dinheiro e dar na mão de quem bebe e fuma com ele...
Bem vindo ao Brasil...
@@solangeaparecida4799 Sim! Com a vinda do Bolsonaro eu fui um dos que também percebi como tudo melhorou praquelas pessoas. Não entendo como ainda votaram no Lula que tinha por intenção tirá-los do mapa da fome. Masaposso estar errado, e você, uma estudiosa do tema, tenha razão.
Sabe onde tem um monte de gente emocionada e cheia de empatia com cracudo? No tráfico de drogas! Pobre não é exclusividade da cracolândia, pobre tem em todo lugar, principalmente em São Paulo! Nos bairros de classe média. Nas periferias. O diferencial aqui é que está sendo feita uma militância organizada para reunir viciados em droga e usar politicamente. E quem não quer ver faz parte do problema.
@@solangeaparecida4799A direita governou esse país por quase 500 anos. O PT governou por apenas 16 anos. Quem criou essa pobreza absurda foi a direita, que ao fim da escravidão, indenizou os fazendeiros, barões, e jogou milhões de escravos a própria sorte. Não criou uma política que inserisse essa massa no mercado de trabalho, não deu educação, desumanizou. Agora vem vcs da direita e quer jogar a culpa nas costas do único governo que fez algo pelos mais necessitados. Quantas casas o governo Bolsonaro fez no programa minha casa minha vida, que ele mudou de nome pra casa verde amarela? A única coisa que ele fez neste programa foi ter mudado o nome do programa. A direita cria o problema e depois vende soluções fáceis e vcs acreditam..
Que documentário necessário. Precisamos espalhar isso. Que Kawex descanse em paz e seja sempre lembrando com força e resistência!
REALMENTE onde o PTrevas chega destroi tudo😮 Conseguirem esss proeza ATÉ nos States
A ESQUERDA conseguiu destruir ATÉ a America
✊🏿✊🏾✊🏽✊🏻🔥🔥🔥🔥
@@solangeaparecida4799o que, oi , sem noção, você deveria passar um mês do mesmo jeito que estás pessoas para você sentir na pele, você é uma pessoa horrível.
Tem documentário mostrando também a vida de quem mora em condomínios que do outro lado do muro é onde fica a cracolandia, e não é condomínio de milionário é de trabalhadores, mães que não tem segurança pra ir a pé com os filhos até a escola
Exatamente, tem que parar com esse discurso de romantizar certas coisas.
@@Marcusmorte e a alternativa que o governo escolhe é empurrar essa população para um canto por que o povo rico quer o atual, excelente mitigação da miséria, deixar que morram pra lá.
Precisam fazer políticas públicas, para isso foram eleitos
A questão é que não é arrancando as pessoas que o problema vai ser resolvido, vai ser só pulverizado... As pessoas PRECISAM parar de de enxergar as coisas a curto prazo e ver o todo.
Não é arrancando as pessoas de lá que o problema vai ser resolvido definitivamente, é diminuindo a desigualdade social, provendo educação, segurança, saúde e emprego!
Ou a cidade vai ser pra todos ou não vai ser pra ninguém. É preciso incluir, garantir moradia, saúde, educação, sem alternativas essa "insegurança" nunca vai acabar.
“O centro nao esta abandonado, o centro esta ocupado, povoado.”
Isso é muito importante.
A sensação de insegurança e a percepção de que a vida dos pobres não tem valor se agravam quando vemos a polícia expulsando pessoas por ordem do prefeito e do governador. Isso nos faz questionar o futuro da população carente. Muitos pobres não percebem que estão sendo manipulados por um governo que representa só as elites de São Paulo. Obrigado, The Intercept.
E aí, por causa desse aí todas as demais terão de padecer,@PatriaeNatureza ?
E você sabe o que, de verdade, sobre as pessoas venderem seu lar?
Percepção? A coisa está escancarada. Pobre não tem cara, pobre é só mais um. E há milhares de pobres por todas as partes. Um é morto? Não tem problema, há milhares na fila.
Nós sabemos disso, Valter. Outros como nós sabem também. Por que nada muda?
A despeito de estarmos do mesmo lado, estamos todos separados.
@@icsaguiar Verdade, amigo.
@PatriaeNatureza mentira. Cala sua boca!
Precisamos nos organizar. Siga Jones Manoel, Thiago D'Avila Brasil,, Leonardo Péricles e Glauber Braga.
Não sei se isso afetará as pessoas do entorno que não tem envolvimento com a Cracolândia, mas esse bairro precisa ser revitalizado urgente, trabalhei 8 anos no bairro vizinho (Bom Retiro) e só tenho pessimas memórias desse lugar, um perigo!!!
Eu concordo totalmente. Essas pessoas invadiram e eles ainda acham que não é justo sair.
Se assistiram o doc, assistam novamente. Sério que vcs não conseguem ver pessoas não envolvidas com o tráfico aí? O pior cego é o que não quer ver
@@luciodedubiani4557 Meu posicionamento não tem a ver com descrimina-los por tráfico. Meus pais e tantos outros vieram do nordeste na decada de 80 e perto dos anos 2000 com 4 filhos conseguiram comprar um terreno junto com outros parentes na periferia. A casa mesmo só foi terminada quando meus irmãos começaram a trabalhar.
Essas materias que querem tirar essas pessoas de coitados já estão passadas, pq todo mundo sabe que eles simplesmente invadiram, sublocam e nunca prosperaram, unca melhoraram o local e entorno, como acontece nas periferia.
Tem que revitalizar sim, inclusive faz pouco tempo que fui visitar um prédio financiamento minha casa minha vida em área revitalizada no Brás. Não é só especulação, chega desses extremos de💩também viu.
O problema é que a esquerda não difere o preto trabalhador do preto preguiçoso e desonesto, o nordestino trabalhador e o nordestino preguiçoso e desonesto, eles são mais racistas do que quem eles chamam de racista...
@@tha5483Exatamente!! Querem transformar o centro de São Paulo numa cracolândia, pelo amor de Deus!!! O projeto do governador é excelente e essa cidade (a principal cidade do país) merece ter seu centro devolvido ao paulistano, reformulada, modernizada e, principalmente, segura!!
Com a vitória de Nunes esse projeto vai avançar com força total.
Que assim seja ❤
Então iremos a luta
@alexanderborjes401 sai do fake nazi
E as pessoas, será q tem um destino, se tivesse familiares de vcs,tbm apoiaram???
Que Deus ajude!!!
Muito triste ver tudo isso e a forma como ocorre. Parabéns ao intercept e o pessoal que foi entrevistado l, chocante e esclarecedor. As pessoas não tem ideia do que é a falta de kiradia digna em São Paulo, as pessoas têm que morar próximo de onde há trabalho e não isoladas.
Trabalho importantíssimo esse registro! Que reverbere firme, na força da resistência q representa. Salve MC Kawex, o verso é eterno!
Arquitetura do DESCARTE de pessoas como se fossem lixo . Isso é INACEITÁVEL.
Leva pra tua casa
@@Rafael-vk8glÉ OBRIGAÇÃO DO ESTADO FORNECER CONDIÇÕES DIGNAS A SUA POPULAÇÃO. SE NÃO, PRA QUE EXISTE ESTADO?
@@giuliasallai3583cracudo não é digno, deve ser colocado na cadeia
Como se fossem? Não entendi esse "se fossem".
@@giuliasallai3583pra sustentar uma elite de carrapatos que não trabalham? É uma máfia, você os paga para que estes protejam você deles próprios.
Jornalismo crítico de muita qualidade!
O que me faz chorar é o simples fato deles terem que lutar constantemente apenas porque querem um lugar para morar, e o governo não quer dar! Quer chutar a população e larga-la a míngua.... belíssima reportagem, muito pertinente.
O Brasil é um país racista.
O lado pobre, sem casa, sem amparo é majoritariamente negro.
A escravização escraviza a todos.
Parabéns pelo documentário
Podemos mudar essa história em nosso país! Tem uma galera se organizando, pra mudar radicalmente essa realidade estabelecida pela burguesia. Eu já estava sem esperança até encontrar Jones Manoel, história cabeluda, Laura Sabino, Tiago Santineli , chavoso da Usp, Leo Pericles e muitos outros. Votamos no Lula, porém ele não está peitando o sistema. Então o povo unido fará o que tem que ser feito!
Parabéns ... peça jornalística necessária.
A direita luta pelos interesses de quem explora a classe trabalhadora e perpetuam o sistema de exploração e preconceito e a esquerda luta pelos interesses de quem não gosta de produzir, invade propriedade alheia, vive de ajuda governamental nas custas dos impostos pagos pela classe trabalhadora e ainda fica endividada comprando tv de 40 polegadas em uma casa sem reboco...
Ser trabalhador neste país é ser o mais baixo nível de escravo que tem... Até mendigo dependente tem auxílio governamental, e você tem que acordar de manhã, ficar longe da sua família, sofrer humilhações para mesmo assim pagar o dobro no arroz e feijão...
Se você que trabalha e quer ter uma vida melhor neste país, entenda que, a direita vai tirar seus direitos trabalhistas e aumentar a exploração, e a esquerda vai pegar seu dinheiro e dar na mão de quem bebe e fuma com ele...
Bem vindo ao Brasil...
Espetacular esse documentário!! No Brasil, a estética existencial do pobre é aluta constante!!
Podemos mudar essa história em nosso país! Tem uma galera se organizando, pra mudar radicalmente essa realidade estabelecida pela burguesia. Eu já estava sem esperança até encontrar Jones Manoel, história cabeluda, Laura Sabino, Tiago Santineli , chavoso da Usp, e muitos outros. Votamos no Lula, porém ele não está peitando o sistema. Então o povo unido fará o que tem que ser feito!
Em 2017, minha irmã e eu fomos uma das sorteadas nesse programa do governo sobre a revitalização do Centro para pessoas que trabalhavam lá, com intuito de facilitar o deslocamento. Enfim, visitamos o local cujo espaço era muito bom, até porque ficava em frente da Pinacoteca. Pensa na nossa empolgação....Mas ela foi rapidinho para o ralo depois de conversarmos com moradores muito antigos da região. Eles disseram que o Centro nunca iria mudar, já que tinham gente grande e até do governo envolvidas em um esquema onde a grana rola solta. E que não teríamos paz morando por lá, pois tinha horário para sair e horário para chegar. Estamos em 2024 e pelo que sei ninguém que é chamado quer morar no Centro. Conclusão, sai governo, entra governo e nada acontece. Tarcísio só vai facilitar para os grandes que se beneficiam com todo esse esquema sujo, tendo como consequência a supressão do povo mais pobre e daqueles que são viciados.😢
Ah, as moradias populares em construção - 160.000 novas moradias são para ricos, é? Seu comentário é mais do que sem noção é profundamente burro! Ninguém quer ir pro centro, mas todos os milhares deapartamentos sendo construidos pela Prefeutura e pelo Estado são ocupados por quem estava na fila! E ainda mentem!
A direita luta pelos interesses de quem explora a classe trabalhadora e perpetuam o sistema de exploração e preconceito e a esquerda luta pelos interesses de quem não gosta de produzir, invade propriedade alheia, vive de ajuda governamental nas custas dos impostos pagos pela classe trabalhadora e ainda fica endividada comprando tv de 40 polegadas em uma casa sem reboco...
Ser trabalhador neste país é ser o mais baixo nível de escravo que tem... Até mendigo dependente tem auxílio governamental, e você tem que acordar de manhã, ficar longe da sua família, sofrer humilhações para mesmo assim pagar o dobro no arroz e feijão...
Se você que trabalha e quer ter uma vida melhor neste país, entenda que, a direita vai tirar seus direitos trabalhistas e aumentar a exploração, e a esquerda vai pegar seu dinheiro e dar na mão de quem bebe e fuma com ele...
Bem vindo ao Brasil...
Tadinha , ganhou uma casa ; onde já se viu gente , que maldade fizeram com vc , como vc conseguiu sobreviver a isso 😅😅
@@rafaelalmeida209 Ó, fica xiu paty mimada! Aqui não é tutorial de maquiagem com a tua influencer favorita!
Devia ter pelo menos testado, moradores antigos mentem
Assistindo isso parece um filme de ficção, daqueles violentos e estressantes .... o duro e que é real.
Mas é pura ficção política! A prefeitura tem o MAIOR projeto de habitação da história de SP! e o governo do Tarcísio tem outro enorme! São 160.000 moradias populares em construção! As melhorias no centro são evidentes! Vão no Anhangabau como eu fui: cheio de jovens pobres se divertindo, namorando, conversando! Esta área era deserta, hoje cheia de jovens!
Se parece ficção é ficção.
Mesmo ! 🥺
@@brunomorais9526 É que isso não acontece dentro do teu condomínio, por isso que é ficção pra você!
Tarcísio se elegeu após o assassinato de dois rapazes por seus seguranças, ele tentou fazer parecer um atentado e chantageou jornalistas para forjar esse atentado. Esse homem é supostamente um psicopata.
Tarcísio é um homem violento e governa com violência e teatralidade. O que faz dele um perigo.
Não votaria nele nem que me forjase
Parabéns pelo documentário, tanta informação reunida num vídeo só de uma forma extremamente didática
Mas qual a solução pra esse pessoal? Esse pedaço da cidade de SP está jogada e não era assim antes, essa foi uma região prospera da cidade.
quando o Estado vai pagar pelos crimes que cometeu?
Qdo o povo acordar e resolver votar em seus representantes e não nos representantes de quem os oprime.
@@Shalimardasilva ele quer receber dinheiro baseado na cor da pele, não dê ouvidos.
Nunca! POis além de carrasco ele também é o juiz e quem compra a lei!
O que incomoda e nos provoca indignação é o uso de drogas, roubo e perturbação
Parabéns pela reportagem
Centro é lugar de trabalhador. E de quem quer se tratar.
11:10 Eu lembro PERFEITAMENTE de como era a região da luz antes de 2008, quando nem existia o termo 'cracolândia'. Quem é de são paulo também deve lembrar, daquele prédio imenso da prestes maia ocupado pelo movimento sem teto cheio de faixas, volta e meia ele saia na tv com ações de expulsão daquele povo que ocupo aquele prédio que estava abandonado há décadas.
Ja havia sim a cracolandia nessa epoca eu conheço bem a regiao e te garando isso, tenho fotos e videos da regiao desde a decada de 90.
O termo cracolândia é bem antigo.
@@maisumthiago8615 É verdade, lembro que já se falava em cracolândia, lembro de alguns colegas da faculdade comentando. Eu morava na zona norte de são paulo, passava por toda aquela região quando saia do mackenzie a noite. Já até passei a pé nos finais de semana vindo dos rolês do centro. NUNCA vi nada dessa aglomeração dependentes que mostram na tv. Tinha alguns dependentes na região, mas eles ficavam bem dispersos, não era essa aglomeração. Acho que essa aglomeração começou depois dessas operações policiais. Na época tinha até aquelas viradas cultural, não era o melhor ambiente do mundo, mas era longe do que é hoje. Lugar de dependentes, "super-perigosos", era a praça da sé, famosa pelos cheiradores de cola.
A última vez que eu passei por lá, há uns 8 anos atrás, pra ir na santa efigênia, já tinha aglomeração, dava pra passar no meio mas já era tenebroso e fiquei espantado com a diferença... Diferença essa que eu acabei vendo por TODA cidade de são paulo há 3 anos atrás, quando eu fui visitar minha família no natal. Era uma coisa completamente DESCOMUNAL a quantidade de famílias morando na rua, principalmente de baixo de toda extensão do viaduto do metrô desde a estação tietê até santana, parecia coisa de filme.
a gente precisava muito disso, valeu d+ intercept!!!
Infelizmente o centro da cidade hoje é o retrato do abandono é sinônimo de criminalidade e tráfico. Com a criação e incentivo de HIS (habitação de interesse social) e habitação de mercado popular incentivados por a operação urbana do centro, está zona será capaz de absorver a demanda habitacional que nosso centro precisa. Além da mudança do centro administrativo de São Paulo que trás visibilidade para o local que atualmente está abandonado. O centro precisa reviver e o órgão público precisa sim resolver o problema da Cracolândia e tráfico de drogas.
Que essa reportagem chegue ainda a mais pessoas e que a consciência chegue sempre! 🎉
O que tem que fazer então?! Deixar como que está?
Que absurdo! Passar por cima de vidas agora é "troféu de política". Que desumanidade, que desumanidade. O Estado não precisa se mudar para lá. De fato não há necessidade alguma.
Vá você morar com os cracudos!!
Vá você morar perto dos cracudos e ter seu direito de transitar onde deveria ser seguro e limpo, retirado de você e ver o local histórico da sua cidade se deteriorar a cada dia, bem diante de você!! Faça-me o favor, esse discursinho é bem característico de quem não mora no centro ou, até mesmo, de quem nem mora em São Paulo! 😠
os cracudos podiam ser removidos sem que expulsar pesssoas, e eles são colocados de forma sistematica nesses lugares, pra desvalorizar o preço e eles poderem construir pra playboy morar, enfim, se vc ta do lado dos playboy n tem mt oq fazer, mas todos q trabalham são da msm classe.
@@eosesiom Não é questão de estar a favor de playboy, a questão é que NINGUÉM tem que viver assim, com o seu entorno rodeado de drogados, lixo e sujeira! Essas pessoas que estão nesses prédios horríveis, também estão correndo grande risco, pela violência, falta de manutenção desses prédios, pelas más condições de higiene, etc! Também sinto por eles, não acho que tem que expulsar ninguém do local, e sim, colocá-los em construções melhores, adequadas e cuidadas, mas o fato é que AÍ, NESSAS IMEDIAÇÕES, não dá pra ficar!! Tem que demolir mesmo tudo isso e reformular essa área do centro!!
@@yaraborges8983 Sim, o uso de substâncias psicoativas é doença com CID. Portanto, menosprezar pessoas doentes, eh desumano também. Que tal se o Estado ao invés de mandar a polícia, mandasse médicos e enfermeiros, tudo com determinação de internação compulsória? Afinal, é Lei, o Estado deve, d e v e prover saúde para o cidadão.
O Brasileiro está acordando. Não vamos admitir esse tipo de injustiça! ✊🏿✊🏾✊🏾✊🏼✊🏻🔥🔥🔥🔥🔥
❤❤❤❤
A direita luta pelos interesses de quem explora a classe trabalhadora e perpetuam o sistema de exploração e preconceito e a esquerda luta pelos interesses de quem não gosta de produzir, invade propriedade alheia, vive de ajuda governamental nas custas dos impostos pagos pela classe trabalhadora e ainda fica endividada comprando tv de 40 polegadas em uma casa sem reboco...
Ser trabalhador neste país é ser o mais baixo nível de escravo que tem... Até mendigo dependente tem auxílio governamental, e você tem que acordar de manhã, ficar longe da sua família, sofrer humilhações para mesmo assim pagar o dobro no arroz e feijão...
Se você que trabalha e quer ter uma vida melhor neste país, entenda que, a direita vai tirar seus direitos trabalhistas e aumentar a exploração, e a esquerda vai pegar seu dinheiro e dar na mão de quem bebe e fuma com ele...
Bem vindo ao Brasil...
Não muito, ainda tem bastante desinformados nesse país, aqui no estado mais rico da União, é gritante.
@@MarcosVinicius-sh3sq que distorção maluca que você expôs aqui, se depois de um documentário riquíssimo como esse, ainda comenta essa 💩 quero nem tentar te entender
@@mayaragodoi8384 Amigo, eu já fui em albergue, já fui em favela, já fui em lugares com concentração de dependentes e te digo, dá para ver quem produz e quem vive se aproveitando da ajuda e do bom coração alheio...
Vídeo romantiza a Cracolândia. A região é tão boa e familiar que nem uber passa por lá.
Não, o vídeo não romantiza a Cracolândia, seu energúmeno iletrado.
Se não for pra acrescentar algo, pense duas vezes antes de comentar esse tipo de coisa. Esse vídeo mostra a o sofrimento das pessoas que moram nesse lugar, onde estão sendo expulsos sem nenhum tipo de ajuda.
@@servivofanatico Mas e o sofrimento das pessoas de bem que tem imóveis que desvalorizaram absurdos devido a esses cortiços e a Cracolândia. É um problema enorme retirar as pessoas das suas moradias do centro para a revitalização mas não menospreze o problema do outro, pois existe o problema do centro NÃO VALER UM CENTAVO devido a essas ocupações, moradores de rua e dependentes químicos.
Falo isso com propriedade, trabalho na Santa Cecília faz 7 anos e te confirmo, morar ou passar nesse lugar é um verdadeiro caos, sair para trabalhar aqui e voltar com o celular ou com seus pertences pra casa é um ato de heroísmo!
Você deveria abrir sua mente e entender todos os lados dessa situação amigo. Do lado do usuário, eu defendo internação compulsória, a única forma de começarmos a acabar com este problema. Ok. Do outro, o problema hoje afeta bairros inteiros de pessoas que possuem seus imóveis lá, seus comércios, entenda que pela constituição todo cidadão tem os mesmos direitos e deveres. Então por que um outro cidadão tem o direito de acampar na porta do meu prédio, depredando e oferecendo riscos a minha comunidade? Pense fora da caixa, seu pensamento apenas faz com que essas pessoas se perpetuem lá com comida e cobertor entregue por ONGs. São necessários sim. Mas que jamais sanam o real problema.@@servivofanatico
" a minha história não tem preço "...é um belo tapa na cara!
Parabéns pelo trabalho pessoal! Fiquei preocupada com a Janaína e o filho especial que ela comentou. Se ela está em prisão domiciliar e se ela for despejada, pra onde vai? Que absurdo!!!!!
Sensacional! Completo! Potente!
Que todos se aglomerem na frente da sede do intercept......
Moro no centro de São Paulo, e acho que essa reportagem é politizada, nos últimos 2 anos melhorou muito o centro de São, hoje temos policiamento no centro todo. Saio toda noite para caminhar e me sinto seguro
Reportagem incrível. Ainda mais que a Globo vestiu a camisa do prefeito e do governador.
Que vitimismo.
O poder público precisa trazer o bem comum. E o bem comum não é deixar um monte de usuários na rua. Ta certo o Governador. Precisa parar de existir sim.
Vergonha. Apaga que dá tempo. Vitimismo? Bem comum? Bem comum para quem? Para vc e sua família? E o bem dessas pessoas? Nao eh só viciado que está na rua. Tem família, crianças, idoso. São as pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade e o Estado trata pior que lixo, ao invés de zelar, proteger e dar mínimas condições de dignidade de vida. Sai da sua bolha, playboy alienado
Chorei incontrolavelmente. Para bens para a direção
Fora Ricardo Nunes! Fora Tarcisio de Freitas!
Parabéns Intercept pelo excelente trabalho.
O projeto de levar o palácio do governo para o centro não é de todo ruim. O q criticamos foi o fato de ser um projeto bilionário, faraônico, com a mão da iniciativa privada e sem amparar a população q mora na região. É um projeto de gentrificação do centro.
O governador deve estar acessível pra população e não escondido no morumbi. E que tenha gentrificação, valorizar e cuidar dessa região, pq a população não cuida, destrói. Hj é um lugar sujo, cheio de usuário, prostituição, patrimônio histórico às moscas. Qualquer cidadão, homem ou mulher simplesmente não consegue andar no espaço público pela violência, assaltos. Essas pessoas defendendo a continuação desse status quo é bizarro
Obrigado pelo documentário, pelo apoio a luta contra a violência do estado dos ricos, de quem controla a política, de expor as conexões, intenções, e precisamos ampliar a organização da nossa classe, que é a trabalhadora.
Como isto dói! Sempre me sinto tão vulnerável. Seria bom se após a divulgação deste conteúdo, os meios de divulgação nos orientassem em como agir para contribuirmos no combate às tantas injustiças sociais que nos rodeiam. Queremos paz e vida justa para todos!!!
Podemos e devemos reagir. Siga Jones Manoel.❤
Fundamental reportagens como esta. Parabéns Julia Dolce e Caio Castor pelo ótimo trabalho
Fora Tarcísio!!!! Fora Nunes!!!
Você torce para acabar de vez com o centro né? Deve ser mais um que vive em Nárnia.
@@wagnermartines5002Ou mais um que curte um fumo! 😠
Ótimo documentário.
Obrigado pelo trabalho brilhante!!!
Parabéns pelo esse registro do que é real, humano e sincero... Obrigada!
Por um lado acho bom, pq está muito decadente e perigoso, ao ponto dos comerciantes da Rua Santa Ifigênia não poderem trabalhar, eu mesma não passo nem perto, tenho medo de ser assaltada ou agredida. Por outro lado, devem também assistir esse pessoal que ficará desabrigado, não pode jogar as pessoas na rua assim não. O governo e a prefeitura tem de abrigá-los com dignidade, humanidade, ajudar com moradia, escola para as crianças, atendimento médico, abrir frentes de trabalho. Mas essa gente pouco se importa com a população carente.
Especulação imobiliária, governo avançando contra a classe operária. A organização é necessária ☭
Sim, a cracolândia é usada como massa de manobra para a especulação imobiliária. Nunca houve interesse em reabilitar estas pessoas, o interesse é que continuem nas ruas, determinadas pelo poder publico, eqto negociam com as construtoras qual local deve ser desvalorizado para futuros empreendimentos imobiliários.
Organizar é fundamental! Conhece Jones Manoel?
organização ???
isso ai já foi , ninguém luta mais por ninguém se não for por interesses mútuos , esquece isso.
classe operaria não existe mais , os avanços tecnológicos sucumbiram essa classe.
sindicato e essa massa trabalhadora se dispersou com tempo.
exemplo é a força que os sindicatos e os movimentos tinha , não tem mais.
No regime comunista que você tanto prega, você seria só mais um trabalhador do campo.
@@luizferraz209 vi uns 20 comentários do Jonas Manuel tentando recrutar cracudo nos comentários. Coitado de quem acredita que isso aí dá futuro.
Esses monstros da Porto Seguro - Família Garfinkel - são os maiores interessados em tudo isso. Talvez uma materia interessante seria entender quantos terrenos, imóveis/aptos/casa a familia, a empresa, empresas afiliados e afiliados tem na região. O pdoer publico é impulsionado por esses tipo de bilionarios que tem muito interesse, dinheiro e pagam de "geradores de emprego" que é tipo mais repulsivo de justificativa na classificação de "ser bonzinho" pra cometer todo tipo de atrocidade.
Eles estão nesse endereço desde a década de 70. Fala sério.
Trabalho fundamental!
Que triste o que o cidadão falou" a gente é feio.preto pobre," desumanos..
Pobre povo
Essa fala é lema das criad da esquerda
Certíssimo 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Vamos fazer uma campanha, adote um cracudo você tambem❤❤
Transferir o trabalhador e remover essa zona.
Comida também é saúde mental, um teto e um emprego também é saúde mental. Temos que cuidar da saúde mental de todos, só assim o povo para de usar droga. Se não tiver quem compre, não terá quem venda.
Não...comida não é saúde mental, amiguinho. Isso é voce quem está dizendo. E essa sua ideia de "se não tiver quem compre, não terá venda" é utópica.
@@unscarred6130 os alimentos são ricos em proteinas, vitaminas, carboidratos, micronutrientes que estão diretamente ligadas a melhora/piora da saúde fisíca e MENTAL, vai estudar antes de falar merda.
@@unscarred6130 Claro! Simplesmente que quem fornece a droga pra Cracolãndia não mora na Favela do Moinho, mora em Alphaville, Higienópolis ou mesmo nos Campos Elíseos.
Tá vivendo em filme da Disney amigão, na realidade, se você propor tudo isso a um usuário de drogas, ele vai trocar no dia seguinte por uma pedra de crack. Há diversas frentes para mitigar este problema, mas a principal delas, onde a esquerda nunca age, é na raiz: o vício. Jamais sairemos da situação se não tratarmos o usuário, qual sua única opção é a internação compulsória.
Vai fazer e vai ter apoio da população em geral e dos comerciantes. Aonde será a nova Cracolândia??? O problema não vai ser resolvido somente transferido.
O capital nunca dirá com todas as letras sobre seu real objetivo sobre a higienização social! Suas negociatas sempre acontecem a portas fechadas nos gabinetes.😢
Você é contra higienização? Você gosta de sujeira?
Claro, o contrário da higienização é a sujeira.
São Paulo tá um caos. Já foi feito de tudo para ajudar os dependentes da Cracolândia. . Quase nenhum dependente quer se tratar.. Tá passando fome e vai usar drogas e tem um monte de filhos para passar fome junto.. Isso me revolta mais ainda Ir para o interior ninguém quer né !? Todo mundo quer morar no centro eu também adoraria. .. Do jeito que tava não dava para continuar.
Devolver para os cidadãos de bem??? Deus, patria e família.
RANÇO
Quem usa esse slogan históricamente são os simpatizantes do nazismo e fascismo. Hoje em dia não isso não mudou, a gente sabe que isso quer dizer "Dinheiro, Propriedade e Quadrilha".
Osasco - SP vem tendo um grande aumento de moradores em situacao de rua. Acho que a capital está exportando sua Cracolândia para cidades limítrofes.
Pois é. Todo mundo tem "pena" mas não os querem por perto. Que coisa né? Será que os jornalistas que assinam o texto querem morar no meio deles? Fica a pergunta.
Ver o Nunes chamar de "aquilo" o que são PESSOAS é de embrulhar o estômago. Segundo turno hoje e espero, de verdade, que as pessoas saibam o que estão fazendo 🙏 Revolta e organização à classe trabalhadora ✊️
O pior é ver parte desses "pobres de direita" votar em Nunes, Tarcísio... É incompreensível, é triste...!
@@edrcampos7437 O Haddad foi prefeito e a Cracolândia continuou, não é um problema de direita ou esquerda tem muita gente dos dois lados lucrando muito ali.
Como assim? E os valores humanos? E a justiça social? Não é assim que se resolve um problema... Não é acabando com o pobre que se acaba a pobreza. Não é maquiando o doente que ele vai se curar.😢
"Que que é isso?"
Jagunços da casa grande!
Chama-se LUTA DE CLASSES!!!!!
Podemos mudar essa história em nosso país! Tem uma galera se organizando, pra mudar radicalmente essa realidade estabelecida pela burguesia. Eu já estava sem esperança até encontrar Jones Manoel, história cabeluda, Laura Sabino, Tiago Santineli , chavoso da Usp, e muitos outros. Votamos no Lula, porém ele não está peitando o sistema. Então o povo unido fará o que tem que ser feito!
Tenho fé que nosso país está cada vez mais longe dessa realidade oitentista que bastava dizer ser amigo do pobre e a favor de lutar contra os ricos para conseguir um milhão de votos.
Então. E o que a intercept apresenta como solução pra essa área? Criticar é fácil. Muita gente têm seus imóveis desapropriados em SP. E é sempre muito triste, e sim, as pessoas devem trabalhar próximo de onde moram. Mas quantas dessas pessoas trabalham??? Era bom ter exemplos de como outros países resolveram problemas complexos como esse, ao invés de simplesmente criticar. Fácil ser a pedra. As vezes deveriam se colocar na posição da janela. Gente sem renda em nenhum lugar do mundo consegue morar em regiões tão ricas, em termos de infraestrutura, como esse bairro central. Enquanto o crime se estabelecia por lá, o restante da população que realmente mora (ou morava) por ali, precisou se afastar. Por que não entrevistaram esses também? Gente que abandonou suas casas, as mesmas que muitas vezes acabaram invadidas por usuários de drogas, ou gente miserável que não tem renda nem trabalho. O resto da população de São Paulo não pode usufruir dessa parte da cidade por medo de violência. Há noticia de carros sendo atacados no transito, por muitas dessas pessoas pobres e "coitadas" que vivem na (ou da) cracolandia. Meu único receio é pra onde eles irão. Pois nem o jornalista que assina a matéria gostaria detê-los como vizinhos. Ser pobre e trabalhador é outra coisa. Para esses sim, que sejam destinadas moradias próximas as áreas desapropriadas para que possam continuar residindo por ali. Mas tenho a impressão que são muito poucos nessa situação... Sem trabalhar na região, sem renda alguma, vivem do quê? Se todos ali trabalhassem de fato, nada precisaria ser feito. Seria apenas mais um bairro como tantos outros. Mas todos sabem que não é assim. Menos hipocrisia, intercept. Mostrar só um lado não é matéria jornalística... Vocês sabem fazer melhor que isso. E ahh Eu não sou eleitora do Tarcísio. Tenho até simpatia pela esquerda e por movimentos de moradia no centro, mas sem hipocrisia, por favor. Morar próximo dos empregos sim. Movimentos por moradias dignas no centro para população de baixa renda também sim, seria muito bom uma solução pra os imóveis abandonados e favelizados. São um risco aos próprios moradores. Mas achar que tudo deve continuar como está? Menos ne?
Já expulsaram o Museu das Favelas. Informaram o pessoal da Favela do Moinho que eles vão para algum lugar (e nem eles sabem onde). Dia sim, dia não, dão uma "arrepiada" no pessoal que mora nas ruas. O projeto está a todo vapor
que bom
Depois que fizeram esse movimento de expulsão do centro , espalharam a população de rua pela cidade td , no jabaquara virou um caos..
Esse desgovernador inventa gastos que não revertem em favor do povo , em atendimento social ,cultural educacional.
Podemos mudar essa história em nosso país! Tem uma galera se organizando, pra mudar radicalmente essa realidade estabelecida pela burguesia. Eu já estava sem esperança até encontrar Jones Manoel, história cabeluda, Laura Sabino, Tiago Santineli , chavoso da Usp, Leo Pericles e muitos outros. Votamos no Lula, porém ele não está peitando o sistema. Então o povo unido fará o que tem que ser feito!
A violência que é aplicada nessas operações é muito cruel e covarde
TARCÍNICO BOLSONARO FREITAS e seu pequenino RATO NUNES. Que dupla, metendo a mão no maior orçamento da Federação!!
Enquanto humanidade, o que nos falta é a construção consciente de caráter… Valores, virtudes e sabedoria.
Têm que tirar todos os usuários! Todos!
Têm sim que acabar com a Cracolândia!
👏👏👏👏👏👏👏
Arrepiada do início ao fim. Sem palavras.
Caio e julia! excelente trabalho
Documentário potente e necessário!!!
Em outro vídeo eu vi os comerciantes e moradores reclamando dos usuários.
Se eles prometeram casas para expulsar deveriam cumprir, coitado do povo!
Parabéns, paulistanos , votaram no Tarcisio e no Nunes, agora aguenta. Quem sabe aprendem.
24:50 - A música e a imagem mais emblemática e impactante do vídeo.
Como assim, ser contra a requalificação dessa área? Isso é loucura, só sendo muito cego e alienado pra não ver que o centro precisa de requalificação urbana urgentemente. E a transferência da sede do governo para o centro é uma ótima oportunidade para iniciar esse processo de revitalização. A questão é como tudo isso será implementado. É preciso garantir que essa requalificação inclua moradias populares, tanto para atender a população de baixa renda que já vive na região quanto para atrair novos moradores, das periferias para o centro. A própria requalificação, quando sair do papel, vai gerar milhares de empregos diretos, que podem muito bem serem preenchidos por boa parte desses moradores de baixa renda desse região. O pessoal de esquerda ganharia muito se assistisse o São Paulo nas Alturas, apresentado pelo jornalista Raul Juste Lores. Ele sempre traz insights incríveis sobre os problemas urbanos de SP.
que esse projeto seja realizado
Depois a esquerda quer votos…
Infelizmente, o povo aqui no Brasil sempre foi e é massacrado pela minoria q manda no Brasil.
Não perca a esperança de mudança! Podemos mudar essa história em nosso país! Tem uma galera se organizando, pra mudar radicalmente essa realidade estabelecida pela burguesia. Eu já estava sem esperança até encontrar Jones Manoel, história cabeluda, Laura Sabino, Tiago Santineli , chavoso da Usp, Leo Pericles e muitos outros. Votamos no Lula, porém ele não está peitando o sistema. Então o povo unido fará o que tem que ser feito!
Apoiado. Acabar com a cracolândia.
Pqp,natureza e paz?
Quem ter que aprovar a reforma agraria é o Congresso, não é governador e nem a prefeitura, a cidade esta morrendo e o centro precisa ser revitalizado, e logicamente as pessoas relocadas pra uma casa digna.
Porque não faz casa digna para as pessoas onde já estão??? Vc já se perguntou sobre isso?
Acho que você não entendeu nada né? Reforma agrária é sobre distribuição de terras e não de moradias, e tanto o governador quanto o prefeito podem sim tomar decisões sobre essas moradias, o problema aqui é que eles não querem essas pessoas morando por lá, eles não querem construir prédios populares e sim condomínios de luxo com o metro quadrado caríssimo para pessoas ricas, quando revitalização seria essas pessoas que já estão lá continuar morando e trabalhando na região com moradia acessível e serviços para todos.
Deve ter assistido o vídeo com o olho do uc.
@@soniafigueiredo6266 acho que quem não entendeu foi vc. Ele chamou vcs de "gado".
Sou história viva vivi e convivi tudo isso ,maio de 2017 eu estava lá eu morava numa pensão e as máquinas e tratores da prefeitura derrubaram um muro sobre nossas cobeças
Muito esclarecedor. Eu não tinha ideia de tamanha perversidade do Nunes e do Tarcísio, mas não poderia esperar nada diferente desses f4cist4s. Infelizmente a reeleição do Nunes somente intensificará essa situação contra os mais vulneráveis.
Muito obrigado por expor a maneira como o governo utiliza o Estado, em detrimento da população, para interesse de um determinado grupo. Infelizmente será inevitável!
Isso inclusive não acontece só no centro e só com pessoas de baixa renda. Aqui na Vila Madalena e Pinheiros há anos passamos por processo similar com mecanismos como criminalidade não combatida, problemas recorrentes de energia, alagamento etc.
Muitos comércios e moradores sem condição de pagar os crescentes alugueis cheios de problemas e os terrenos ficando limpinhos limpinhos para as grandes encorporadoras e posteriormente empreendimentos de altissima renda.
Sem Glenn por perto, intercept é melhor
Diante do capital a vida das pessoas, sobretudo negras, não vale nada.
Como é possivel tanta violência, como é possível que alguem trate seu semelhante desse jeito. Jamais se esqueça que vc é o morador de rua, vc é a pessoa na fila do sus, vc é a criança que está no farol.
Excelente reportagem!