Aquisição da Linguagem: Oralidade e Escrita - Exemplos de análises em Aquisição da Linguagem

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 апр 2024
  • univesp.br
    Letras - LIN310
    Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo
    Professora: Lúcia Regiane Lopes-Damasio
    Nesta videoaula, apresentaremos exemplos de análise de dados aquisicionistas a partir dos pressupostos teóricos do sociointeracionismo, mais especificamente, da proposta de Lemos, como uma ilustração das sistematizações das facetas atuais dos estudos que indagam como, através da interação com o outro, a criança chega à língua.
    O objetivo desta semana é aprofundar nossos estudos sobre o interacionismo social e, assim, finalizar o nosso panorama acerca das correntes teóricas aquisicionistas.
    Para isso, partiremos de uma breve introdução aos estudos que se incluem no chamado interacionismo social ou sociointeracionismo, caracterizados como desdobramentos a partir da proposta de Vygotsky. Em seguida, conheceremos uma discussão proposta por Lemos (1982) sobre a ideia de desenvolvimento, no que tange às questões associadas à aquisição da linguagem, a partir de uma das vertentes do interacionismo social. À luz das proposições dessa autora, observaremos alguns exemplos de análise de dados de fala infantil.
    Com esse aprofundamento, estamos aceitando, junto a Lemos (1995), que o compromisso com a fala da criança faz com que possamos assumir uma séria reflexão sobre o custo teórico de excluir as questões textuais e discursivas da investigação sobre a aquisição da linguagem.
    Habilidades e competências:
    -Reconhecer o Interacionismo social como quadro teórico inspirado em Vygotsky, mas que vai além dele.

Комментарии •