Aquisição da Linguagem: Oralidade e Escrita - Um espaço teórico-metodológico para a discussão...

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 апр 2024
  • Aquisição da Linguagem: Oralidade e Escrita - Um espaço teórico-metodológico para a discussão sobre a aquisição da escrita
    univesp.br
    Letras - LIN310
    Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo
    Professora: Lúcia Regiane Lopes-Damasio
    Nesta videoaula, vamos apresentar, em linhas gerais, a proposta de se eleger a Linguística - e as disciplinas que a têm como referência - como espaço teórico-metodológico para a discussão sobre a escrita e sua aquisição. Para isso, caracterizaremos esse espaço como um campo heterogêneo cujo principal papel é o de formular perguntas sobre a tarefa de alfabetizar e sobre o que está em jogo nessa tarefa, quando se trata de considerar o funcionamento da linguagem.
    Nesta semana, vamos continuar nossos estudos sobre a aquisição da escrita, com o objetivo de conhecer o pensamento de alguns linguistas contemporâneos sobre esse fenômeno.
    Para isso, inicialmente, exporemos algumas definições importantes e recorrentes na literatura dessa subárea. Em seguida, apresentaremos uma discussão sobre eleger a Linguística como espaço teórico-metodológico para refletir sobre a escrita e sua aquisição. Nesse espaço, abordaremos a tarefa de alfabetizar, a partir de interrogações sobre o que é aprender, o que é ensinar e o que aprender tem a ver com ensinar, quando está em jogo a transformação operada pelo simbólico, conforme proposto por Lemos (1998).
    Por fim, apresentaremos exemplos de análise de dados de escrita infantil sob o escopo das considerações entre fala/escrita e oralidade/letramento, que, como vocês perceberão, estão também na base das considerações teóricas aquisicionistas apresentadas nesta semana.
    Ao término do nosso percurso de estudos, será notável que a entrada da criança na escrita chama a atenção de psicólogos, pedagogos e educadores em geral, dentre eles, os linguistas. Todos têm sido convocados a participar da reflexão sobre o fenômeno e, a partir dela, procurar compreender suas relações com as práticas de ensino.
    Habilidades e competências:
    -Conhecer o pensamento de alguns linguistas contemporâneos sobre o fenômeno da entrada da criança na escrita.

Комментарии •