Pré-venda de MEU PAI, O GURU DO PRESIDENTE - A Face ainda oculta de Olavo de Carvalho: kotter.com.br/loja/meu-pai-o-guru-do-presidente-a-face-ainda-oculta-de-olavo-de-carvalho/ Instagram do Henry Bugalho: instagram.com/henrybugalho/ APOIE ESTE CANAL: apoia.se/henrybugalho Paypal: bit.ly/paypalbugalho SEJA MEMBRO DO CANAL: ruclips.net/channel/UCC6f63SXY0CDpsPGDBtTWVgjoin
O Deus da biblia é um dos piores personagens já criado pelos humanos. Procure pelos livros 'Deus um Delirio' do Richard Dawkins e 'Como a religiao envenea tudo' do Christopher Hithens. Além de possuir varias contradições.
Todos nós nascemos ateus, o que fode a porra toda, são os pais que enfiam suas crenças e dógmas nas cabeças dos filhos, e assim sucessivamente esse câncer se espalhou, mas uma hora a anestesia acaba. Parabéns por ter se livrado dessa prisão das religiões, suas mentiras, autoritarismo, loucuras e enganações.
Apresento o Euismo: Existem duas entidades que qualquer pessoa pode discernir com certeza: o "Eu" e todo o resto (o universo, as pessoas, as coisas que não são "Eu"). Eu acredito que Deus é o "não Eu", e que a vida é uma conversa entre "Eu" e essa entidade, o "não Eu". Isso têm funcionado para mim. Sem falhas.
Meu pai era ateu e minha mãe católica, aprendi com eles o que é ter respeito ao outro. Nunca vi o meu pai interferir na crença dela, domingo ele ia até a porta da igreja com ela e ficava fora conversando com amigos. Quando perguntávamos a ele sobre Deus, ele dizia ...é cria dos “ homens”. Se houver outra vida eu venho para dizer a vocês, nunca voltou! Eu aprendi os meus princípios com as atitudes deles, eles eram tranquilos e se amavam. Ele morreu com 72 anos e ela com 93 anos, foram os meus exemplos.Dos 7 filhos , dois são ateus ( os mais questionadores) senso crítico aguçado. Meu filho foi criado sem crença, desde cedo ele praticou Aikidô...achei interessante os princípios “ o caminho do espírito harmonioso”, o respeito ao outro, a empatia . 🥰
Diz isso pra um ateu q achei hoje num vídeo cristão. Pensa num velho chato! Criticou Deus e todos, nos chamou de irracionais por acreditar em um mendigo. Ah cara, nós cristãos faltamos perder a paciência. Claro que, se um ateu bem educado, com bom senso e caráter dissesse que não acreditasse em Jesus de uma forma “agradável” eu sorriria e perguntaria o porq. Só isso.
O que muitos não entendem, é que nascem ateus e crescem sendo doutrinados pelos pais, avós, etc. A maioria que crê em Deus é apenas por influência familiar, quando você o questiona, responde com achismos. A maioria dos ateus, são pessoas que conhecem a bíblia melhor do que os cristãos, são pessoas que buscaram informação, diferentes da maioria dos cristãos.
@@boni2786 melhor do que acreditar que um Deus tirano criou Adão e Eva, depois tiveram filhos, Caim matou Abel e papapa Me da vontade até de rir com essa história
@@duardo2600 Crer no mero acaso cego é melhor do que acreditar que humanos vieram de um casal de humanos? Tiveram filhos e filhas. Caim e Abel não foram os únicos. Tinha Seth também, por exemplo. Os outros não são nomeados.
@@boni2786 é a msm coisa que crer num Deus que não foi criado e sempre existiu e criou o universo e todas as coisas,prefiro acreditar que o universo sempre existiu d que acrescentar mais uma dúvida
@@anacarol4111 O universo não pode ter sempre existido. Se o universo sempre existiu, o momento atual no qual estamos agora nunca chegaria, pois seria antecedido de infinitos momentos. Por isso uma causa eterna (fora do nosso tempo físico) é logicamente necessária para o universo.
É muito mais difícil viver sem crença. Porém a sensação de liberdade, saúde mental e felicidade é única. Sua maturidade emocional aumenta e sua compreensão pelo mundo também. O mais incrível é que vida continua a fazer sentido. E os nossos valores morais e éticos são mais fortalecidos pela razão.
Tenho 15 anos e me descobri ateu. Concordo contigo, o vazio que causou no momento que passei a ter os primeiros questionamentos foi avassalador. No entanto, com o tempo, me recuperei e hoje vejo muito mais sentido na existência do que antes.
Nós não viramos ateus, nascemos ateus. Qnd criança, somos apresentados ao primeiro controle social denominado religião. A partir daí é proibido o livre pensamento, a vc é permitido apenas seguir uma doutrina de aceitação sem questionamentos.
Realmente. Quando li "virei ateu", me questiono, pois a religião, a fé, as regras são conceitos passados desde criança. Depende do ambiente que você nasce, da cultura local, da localização no mundo. Mas muito da influência de seus familiares (e, posteriormente, amigos). E aí reside o grande problema, as famílias doutrinam crianças, sem mesmo pensar na possibilidade de dar alternativas a elas. Penso que muitas pessoas é e se mantém crente por criação, desde pequeno e não quis, não pode ou não conseguiu se questionar e mudar.
Você não nasce negando a existência de deus, nasce desconhecendo-a. O mais correto seria dizer que nascemos agnósticos, porque não sabemos a resposta para essa pergunta e a respondemos ao longo da vida, seja permanecendo no agnosticismo, seja partindo para o teísmo ou para o ateísmo, que é a crença na não existência de deus e não a certeza, a sapiência de tal condição.
Outra coisa importante a ressaltar, é que ser religiosa não torna uma pessoa necessariamente melhor: basta olhar os religiosos do governo pra perceber isso
Quando me libertei do sistema religioso descobri que eu não precisava de nada disso pra viver e percebi que fui enganada a vida inteira por esse sistema aprisionador 👏👏👏
O atual cristianismo brasileiro tem sido grande fomentador do crescimento do ateísmo no Brasil, arrisco dizer que existem milhares de ateus até mesmo dentro das igrejas.
Sua teoria é tão possível quanto a da existência de ateus que apenas são cristãos não praticantes, que ainda não se descobriram seguidores de Cristo por desconhecimento de sua verdadeira face.
Eu desde sempre meio que questionei a existência de deus... Quando criança quando fazia alguma bagunça e minha mãe falava que deus não gostava eu pedia onde estava deus? E ela respondia, tá em cima das nuvens... Daí eu perguntava pq ele ficava escondido??? E ela se enrolava toda com as respostas... Até que um dia quando fui orar na hora de dormir eu percebi que estava falando comigo mesmo... Kkkk
Tbm nunca acreditei...mas nossas famílias nos empurram contra a parede eu não pedi pra ser batizada mas eu não tinha mente porra eu era apenas uma criança
Desde que me conheço por gente, fui criado dentro do Salão do Reino das Testemunhas de Jeová. Isso até meus 27 anos, quando saí de lá, confesso que, muitos aspectos das doutrinas que aprendi lá dentro me apavorava, principalmente o fato de que se eu não voltasse à religião, eu seria destruído por toda eternidade no Armagedom, e eu nunca mais teria a oportunidade de ver meus entes falecidos e tbm familiares que ainda estão na religião e poderiam viver pra sempre num paraíso na Terra. Foi dificil pra mim, desapegar de tudo que havia aprendido e vivenciado, o mais dificil foi nunca mais ter contato, o minimo que seja com muitos de meus familiares e amigos que ainda sao TJ, pois uma vez que saí de lá, eles são proibidos de me dizer um simples "oi". Tive contato com outras religiões desde então, porém não acredito em nenhuma... isso acabou sendo uma coisa sem importância em minha vida, antes eu tinha a necessidade de acreditar em alguma coisa pra sentir-me completo e dar um sentido em tudo. Hoje vejo que isso é o grande problema da humanidade, pois quanto mais as pessoas vão em busca de um deus ou varios deuses, mais diferenças e segregação são criadas no mundo! Respeito quem é religioso, porém não quero isso pra minha vida! Com respeito se acredito em um Deus? Não sei, não penso mais nisso... prefiro viver a minha vida sem ter que temer a um ser que talvez nem exista.
Anderson, que barra você passou e passa. Eu fui crente da seita Congregação Cristã no Brasil, que tem muitos pontos em comum com as TJs. Após ter passado 11 anos nessa seita, eu sai e me assumi homossexual. Conheci um TJ gay enrustido e começamos a namorar (eu assumido e ele no armário). Foram 3 anos e meio de muitos problemas relacionados ao fato de ele ser TJ, ainda frequentava o Salão do Reino, as Assembleias. Seu pai, irmão e muitos amigos são anciãos. Eu sabia da questão que uma vez ele assumisse nossa relação, ele seria desassociado e passaria a ser ignorado por amigos e parentes da seita. Eu tentei convencê-lo a abandonar a religião, mas o medo de perder contatos foi mais forte e por fim eu o abandonei. Conheço quase tudo do funcionamento da máquina TJ e sinto muito por quem quer sair dessa seita e se sente preso por essa política maldita de desassociação. Isso é mais cruel do que negar a transfusão de sangue. É a morte social do indivíduo. Hoje eu não voltaria e me envolver com alguém que é ou foi dessa seita, justamente por esses problemas.
Cara, puxa admiro vc viu! Parabéns pela força de vontade, coragem p/ tomar a decisão que vc concluiu ser a certa e boa sorte! Feliz ano de 2020, tamos juntos!
Bem fazes tu em abandonar essa Religião. Pra você ver uque a porcaria das religiões fazem com o serhumano... Causa ódio desprezo e separação. Sobre continuar acreditando em Deus ? Acompanha o canal do Vinícius César, ou do Rivanildo Menezes ou do nosso amigo Henry e você vai ver a pecinha rara que é esse Deus psicopata. Abração amigo.
@@fuselinhofulustreco614 Eu também, sinto nenhum orgulho em dizer que sou Ateu, na verdade nem digo que sou, me considero agnóstico. Pra mim isso tudo é muito triste
Sou nascida e criada numa família de católicos fervorosos. Cresci temendo um Deus vigilante e castigador. Abandonei essa crença quando me surpreendi transferindo esses ensinamentos pra minha filha, quis dar a ela a oportunidade de uma vida mais livre. Atualmente, com a fusão religião/política fica visível o controle absoluto que grandes líderes exercem através da fé e acredito que sempre foi assim. Temos uma massa que não questiona, com sérios problemas de interpretação de texto, com uma visão distorcida de mundo, que chega ao ponto de acreditar em teorias conspiratórias… prato cheio.
Tava lendo os comentários para procurar essa idéia. Os templos e as igrejas só conseguem lidar com homem/mulher/criança. Qualquer ser humano que não se encaixe nesse padrão vai ter dificuldades para se filiar.
Sua ideia é fantástica muito bem explicado , a minha mudança aconteceu aos 17 anos hoje tenho mais de 60 e a cada dia aprimoro essa idéia e digo “existem dois grupos de religiosos os manipuladores e os manipulados”
Eu sempre acreditei em Deus desconfiando. Meu conflito com a Bíblia começou com Adão e Eva X dinossauros. Eu tentei acreditar, meus pais cristãos me levavam a igreja, mas como eu nunca senti nada de diferente e nenhum pedido era atendido, fui vendo que tudo que eu passava dependia de mim, do esforço que eu empregava ou não. Quando já adulto, após os 30, me assumi ateu, minha mãe ficou triste, até hoje ela não aceita muito bem isso, mas o que me incomoda é ouvir: "você é ateu, que pena!" Como se eu tivesse uma doença grave.
Sabe, esse negócio da Bíblia é complicado. Eu particularmente acho que ela é toda escrita em metáforas, não é pra se levar ao pé da letra. Sem falar que a bíblia foi escrita por diversas pessoas ao longo do tempo, logo, muita coisa se perdeu ou foi mudada. Eu não me identifico com ateísmo porque não me explica muito bem o surgimento do Universo, e toda sua complexidade, então pra mim o deísmo foi a filosofia mais equilibrada que encontrei.
Cresci na religião católica mas nunca acreditei muito em Deus, hoje sou ateia. Minha relação atual com religião, dado o cenário mundial, é de decepção e raiva.
Desapague-se da religião e vá de encontro a Deus. Deus não é religião. Se a religião te machucou e fez vc perder sua fé em Deus, ore para Deus, com Deus, talvez ele te ajude a encontrar uma religião onde vc entenda a verdade no caminho para Deus de maneira boa. Mas lembre-se a maldade existe no ser humano e fora dele tbm.
Atenção pessoal... Já repararam que isso aqui é um canal ATEU ? Tudo uque devemos pregar é o bem estar para a pessoa e não o mal estar Deus ético. Vamos libertar a mente dessas pessoas e não prendelas ainda mais a Religião. E outra... Deus é Religião sim. Olhem em suas costas e vejam quantas vidas destruídas pela crença nesse Deus miserável. Bora pensar né ?
@@misalucamisaluca2852 se vc afirma q Deus é religião sim, isso te torna um crente! Certo? Vc acredita em Deus e q ele está nas religiões q fizeram mal no passado. Correto? Um ateu, ele não falaria sobre conceitos de deus, ou empregaria Deus em nem um aspecto, já que pra ateu, Deus é uma não existência. Vc é ateu ou é crente?
Tu ateu por sima da janela todos nós ja nasceu ateu todos nós ja nasceu se fudedo e vai morrer ser fudedo e não tem jeito e deus não existe e nem o diabo também não existe
@DXT Agenciamentos tem que escrever o que esta na Bíblia sancrenta que foi feito no fundo do quintal que é cheia de mentiras e contradições bíblia a Bíblia foi escrita com sangue Humano um deus carrasco que adora mata criança e adolescente e grávidas e homem um deus carrasco e sanquinario e irado bebendo sangue Humano esta escrito na sua Bíblia sagrada o sancrenta no capítulo de Levítico 17 29 do primeiro Reis e no segundo reis do primeiro capítulo
O que é mais triste nisso foi vc ter passado por tudo isso, e chegar um crente aleatório dizendo que vc buscou Deus de forma “errada”. “Não é possível convencer um crente de forma alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências, e sim em uma profunda necessidade de acreditar”. Carl Sagan
Quem é ateu pode sim falar de religião da mesma forma que um religioso pode falar sobre ateísmo eu não vejo problema em falar,todos tem direito de ter opiniões.
@@rominsete6481 Existe o Ateísmo forte (positivo) e fraco (negativo). O Ateísmo forte seria um tipo de crença. Já o Ateísmo fraco seria um tipo de descrença.
@@prodalves não encontrei esses termos no dicionário, só ateísmo mesmo, puro. De todo modo, descrer que há uma causa primeira da existência do Universo é acreditar que há efeito sem causa, ou algum tipo de geração espontânea. Essa noção não é passível de qualquer prova, e portanto é uma crença (no caso, não uma crença qualquer, mas uma que já foi superada pela ciência há tempo).
Acho que se olharmos mais a fundo, dá pra reconhecer que a religião tem um papel social importante, principalmente nas classes mais baixas que por várias mazelas da desigualdade social... tem toda uma psicologia que contribui para a saúde mental da maioria dessas pessoas, acredito eu.
Acho q mtos dos q se dizem religiosos, no fundo, só querem agradar o Deus deles pra conseguir "bênçãos", ou seja, é interesse próprio. Fé é se desenvolver espiritualmente, ter empatia com o outro, e não seguir regras sem sentido por medo ou pra conseguir vantagens.
Muito legal saber dessa sua trajetória. Desde a minha primeira comunhão que eu sou ateu. Fiz esse curso e a cerimônia de teatro só pois fui coagido pela minha família. A minha mãe era bem louca, ela sempre falava que eu seria o primeiro padre a celebrar uma missa na lua. Essa é uma das razões pelas quais eu me tornei psiquiatra infantil ...
Caminho para a descrença no cristianismo: ler a Bíblia. Também li a Bíblia de cabo a rabo, o que a maioria esmagadora de cristãos não fizeram. E nem devem fazer.
Ler a bíblia, com atenção, é uma coisa que desfaz 90% das crenças. Minha namorada é adventista, nunca leu a bíblia. Às vezes conversamos sobre isso e dá para ver que a fé dela vacila, mas difícil perder costume de algo tão enraizado
Também li a bíblia toda. Deixei religião . Não me interessa seguir nenhuma. Muito menos as várias que existem pelo mundo afora ,em várias culturas diferentes com os chamados livros sagrados e seus deuses irados . Tudo alienação.
Eu li apenas os 3 primeiros livros (Gênesis, Êxodo e Leviticos), depois disso parei porque é muuuuuita contradição e baboseira em tão poucas páginas. Ler estes 3 primeiros livros já é o suficiente pra tornar qualquer um ateu
@@lexkimthompson3677 Conheço YAUH, O Criador, Ele faz isso com a descendência da serpente, é só saber separar o preto do branco nas escrituras. A forma que eu e algumas pessoas pensam não é o que a religião e as denominações/igrejas e pessoas pregam.
@@mateuzingamertroll7373 Na verdade maninho nem um nem o outro, doenças surgem e acontecem isso é normal pra esse mundo, esse mundo que vivemos está "solto" sem nenhuma interferência do nosso Criador, a única coisa que Ele interfere aqui são nas pessoas, nas pessoas que entregam a sua vida a Ele. Entendeu? Mas esse lance de que tudo é plano de Deus e que tudo é vontade dEle, é uma mentira que líderes religiosos pregam e consequentemente, as pessoas também
Michael Douglas Silva Alves Se Jesus me ama eu não sei, oque eu sei é que devemos ter mais amor no coração. Atualmente as pessoas tem muito ódio, odeiam quem pensam diferente, odeiam as outras religiões, odeiam as outras ideologias e etc... +amor +respeito +educação +pesquisa é oq precisamos
@@SocratesTaVivo pra você ter amor e respeito pelas outras pessoas não é necessário religião. Basta ser empático e ético em suas ações e isso independe do seu Deus.
Sou ateu, e sua história se parece muito com minha. Conhecimento nos trás dois caminhos: loucura ou ateísmo não?... rsrs. Sou seu fã Henry!!!... Abraços e sucesso!!!
Kamille eu também tive toda minha formação acadêmica na UFPR e tive uma fase de questionamentos, mas com a idade madura e mais experiências da vida, percebi que dificílmente no momentos de problemas muitos sérios, que nos envolvem sentimental e psicológicamente não recorremos a Deus e Jesus. Não que seja necessário ter uma religião, mas a religiosidade nos pega pra valer. Coisas que acontecem com o envelhecimento e depois que passamos por "muitas" coisas. Acho que o Henry ainda vai mudar seu pensamento, por quê é jovem!!!
Jamille, se vc tem bom caráter, e de alguma forma vc ajuda a quem precisa, vc tem Deus no coração. Para mim a maioria dos cristãos na tem fé em absolutamente nada. Olhe os 6 principais pastores do nosso sofrido Brasil, que andam com a bíblia não mão. Em que estes impostores tem fé? Em tudo menos em Deus.
Eu tenho 25 anos e há dois anos atrás saí de uma seita evangélica, foi a melhor decisão da minha vida. Ter a liberdade de escolher o que você quiser fazer,sem medo de um Deus ou Diabo é incrível. Ainda tenho vários traumas por causa dos anos em que estive na igreja e das coisas que deixei de viver. Mas aos poucos vou recuperar o que perdi.
independente de ter religião ou não tu sempre vai acabar deixando de fazer algo pra fazer outra coisa é normal.... problema é viver restringido por uma ilusão.
Caro Henry, eu demorei muito tempo pra me definir como ateu. Hoje estou com 62 anos, durante muito tempo frequentei a igreja Batista. Não cheguei a estudar as religiões como você fez, mas percebi que muita coisa não bate. Gosto da filosofia e dos filósofos. Hoje sou um ateu.
Ou vc me adora ou ei te mando pro inferno,a visão q o cristianismo tem sobre Deus é de uma pessoa com uma carência emocional desgraçada q só é satisfeita com relacionamento abusivo.
Jesus está para voltar, para muitos que acreditam na sua existência, sua vinda será de muitas alegrias. Ele irá resgatar o seu rebanho, aqueles que acreditam nas suas escrituras estarão salvos, e herdarão o reino dos céus. E lá sentarão com o pai, para seiarem, e desfrutarem da vida eterna. então sua desgraça, foi você acreditar que vc vai ser feliz sem JESUS, pq quando chegar o julgamento de deus, faz um favor não chore, pq será tarde... Fica a dica
@@wagnermotta e vc n pode provar só contrário mas saiba que se ele estiver errado nada mudará agora se você estiver errado custará sua alma na eternidade pois a alma é imortal nunca se esqueça o corpo matéria morre mas a alma é imortal
Eu nunca acreditei no deus religioso apesar da minha familia ser catolica nunca foi imposta religiao a mim . Desde novo eu questionava deus e o sobrenatural , adoro estudar religioes nas culturas diversas e fui me apaixonando por filosofia e ciencia , o processo de panteismo ao ateismo foi acontecendo aos poucos , sou tranquilo e somente o que me deixa muito chateado é a exploracao do comercio da fé ou quando se tem crença religiosa e para muitos isso ser mais consideravel do que o carater de uma pessoa descrente . Obrigado Henry ,por compartilhar conosco !!!!
Me identifico exatamente como o Henry Bugalho. Eu sou ateu, mas acho bonito as religiões. Não esses cultos ridículos neopentecostais de um Deus personalista legalzão com seus pecados e inimigo de tudo que você não gosta, mas a arte arquitetônica e as celebrações ritualística católica são muito belas. Assim como o budismo milenar e contemplativo, e muito mais. Por falar no assunto de religiosidade, hoje assisti Dois Papas que está na Netflix. Eu esperava um filme propaganda, mas confiei no direção do Meyrelles e na disposição de renome do Hopkins, e não me arrependi. Aborda o passado do Francisco durante a Ditadura Militar Argentina. Recomendo a todos.
Você já percebeu mesmo que sendo ateu, ( também sou ) você escreve a palavra " Deus " com maiúsculo ? Quando na verdade devemos usar " deus " no minúsculo, pois não é um nome próprio. Já se perguntou o por quê você faz isso ?
@@netuno1964 A gramática tradicional aponta a escrita da palavra Deus com inicial maiúscula. E é assim que nos ensina no ensino básico, o que influencia as pessoas, mesmos ateias, escreverem dessa forma.
Henry eu sou cristã e acredito na existência de Deus, porém eu me questiono sim sobre muitas coisas que existem na biblia eu nao ouso dizer que seja contraditório mas sim confuso. Eu comecei também a estudar as religiões e através desses estudos não sou mais intolerante e abri meus olhos para muitas coisas ... Eu não sei onde vamos parar com esses questionamentos sem resposta, mas quero continuar crendo na vertente que um dia ELE nos dirá o que tanto questionamos ..
Leyla é assim que começa... Depois eu passei de cristão pra agnóstico e agora sinceramente estou em dívida se já sou ateu ou agnóstico, pois eu NÃO consigo acreditar mais em Deus, mas eu queria muito que existisse um Deus.
@@MatheusSantos-sq5lf Fui agnóstico por um bom tempo e hoje acredito em Deus Todas as civilizações acreditaram em um ou mais deuses(não, não quero dizer que "a maioria acredita, logo é real"), mas povos com visões e culturas extremamente diferentes chegaram à mesma conclusão, além disso, diferente de Deus, a existência de Jesus, Maomé, Buda e outros pregadores é provada, não é possível que todos eles estavam errado e delirando Todo mundo tem religiosidade, está no sangue, seja acreditar em Deus, signos, fantasmas, etc, desde a pré-história é assim Recomendo que veja os argumentos de René Descartes, Tomás de Aquino, Kant e os argumentos dos hindu Não faço a menor ideia de qual Deus exista, mas acredito nele
Minha resposta padrão quando o assunto é religião é: "Eu acredito em tudo! De Jesus a Shiva.". Apesar de não saber quase nada sobre religões, fé, deuses, etc, não da pra negar o fato de que as crenças e práticas religiosas influenciam e determinam muito na vida "real" e estrutura social até de quem é ateu. Como dizer que algo que influência tanto não existe?!. Se mudarmos a pergunta para: "Você acredita no amor?", qual seria sua reposta Henry?
Acho que as pessoas devem se posicionar quanto a sua crença ou não crença, mas eles sufocam os ateus pois tem medo de debater, pois a realidade fática aponta para a não existencia de um Deus Cristão.
No momento que influencia pessoas é real ,agora separe as realidades,uma coisa é crença outra é física, Naruto influencia pessoas logo é real isso não significa que fisicamente seja possível
@@alexandrert948 legal. É bem esse o meu entendimento. De qualquer forma o que dá pra observar é que essas idéias se manifestam de várias maneiras na realidade física. Logo, pra min, existem.
Eu tive uma educação católica . Era bastante temente a deus na época em que estudava para a 1°comunhão , mas na reta final , eu passei a questionar seus dogmas, suas verdades , passei a frequentar as aulas apenas para satisfazer a minha mãe. E no primeiro domingo , pós 1°comunhão, eu nunca mais voltei a pisar naquela igreja o qual é havia crescido . Eu tinha 11 anos e via um mundo se abrindo diante dos meus olhos . Assim como vc , meu processo levou um certo tempo .Busquei estudar sobre outras religiões neste período . Lembro que aos 15 anos , já havia perdido a fé neste ser superior , cultuado por muitos . Hoje , sou muito mais feliz sendo atéia.
Sou umbandista e hj me encontrei, porém eu vivo uma fé raciocinada. " Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade". ( Kardec, Allan )
Meu percurso foi parecido com o seu, Henry. Eu tive criação fortemente católica. Fui batizado, tive minha 1ª comunhão e fui crismado. Até coroinha fui. Mas desde bem cedo, talvez antes mesmo dos seus 14 anos eu não entendia como Deus teria condenado toda a humanidade ao sofrimento ao expulsar Adão e Eva do paraíso para que seguissem as provações do suor, da dor do parto, etc. Ou seja, os filhos de Adão e Eva, por todo tempo que viria, teriam que pagar pelo suposto erro dos pais. Mas espera aí; isso é justo? Em que circunstâncias os filhos, ou descendentes, arcam com as responsabilidades dos atos dos pais? Seria justo, então, que os filhos, netos, bisnetos, toda descendência de um assassino, pagasse pelos seus crimes? E, pela Bíblia, isso teria acontecido várias vezes. Sodoma e Gomorra, o dilúvio... E sobre o vídeo anterior, há o fato de Deus ter testado muitas vezes pessoas. Começou com Adão e Eva. Por que ele colocou a tal árvore com um fruto proibido no jardim? Que sentido faria isso? Depois testou o mais importante patriarca, Abraão. E Jó. E mais não me lembro de qtos. É duplamente incongruente: se testou é pq não sabia qual seria o resultado apesar de ser onisciente. E se previsse não poderia haver livre arbítrio. Eu mudei de ideia um pouco mais tarde que vc, embora não tenha chegado ao seu resultado. Para mim Deus, se existir, não é o que está descrito na Bíblia. Que, aliás, é um conjunto fascinante de livros. Mas não consigo descartar a existência de algo parecido. E é só achismo da minha parte, um sentimento. Então sou um agnóstico teísta, eu acho. Mas, de fato, isso não faz quase nenhuma diferença na minha vida. Não tomo decisão alguma baseado nisso.
Não pude deixar de ler seu comentário. Pois, intrigo com seus questionamentos. Boa parte do seu questionamento não é difícil de responder. Metafísica falando.
@@miguelfelipefelippedeolive2676 Nenhum ateu, obviamente, toma qquer decisão baseado nisso. E são conhecidos milhares de ateus que tratam o próximo com compaixão, respeito, dignidade, que ajudam muito e não prejudicam ninguém. Está aí o Bugalho, o Drauzio Varella, Pirula...
Meu pai já era Deus antes do por do sol, meu pai era poderoso antes do rugir do Leão, meu pai era Deus antes dos céus serem criados..Meu pai existe ele te convidada a se alimentar da palavra JESUS TE AMA!!!!!!!!
Até tem se for levar em questão a bíblia lá tem diversos ensinamentos, regras e histórias dignas de um ser humano somente e não de um ser superior porém há muitas mensagens boas, torcendo para que no futuro sejam usadas mais as mensagens boas que as ruins
quando eu tinha 12 anos minha mãe foi atropelada e morreu, apartir dai comecei a questionar porque que deus levou a minha mãe e deixou tanto eu e minhas irmãs muito menores que eu comecei a perceber que na verdade não havia um deus para nós proteger nos guardar da fome da violencia que existe a tanto tempo comecei a perguntar porque que deus não protege uma criança de 5 anos de um estuprador a fome a o redor do mundo dizem que o pai protege seus filhos nunca vi deus proteger ninguem por outro lado os canalhas que dirigem as igrejas aproveitam das fraquesas das pessoas que acreditam em deus sou ateu a 30 anos e sou extremamente feliz dias atrás saiu um relatorio dizendo que os ateus geralmente tem o q.i muito mais elevado doque as pessoas comuns más isso eu já sabia a maioria dos ateus tambem tem um grande bom senso e fazem o bem sem pensar em ser favorecido tenho muito orgulho de pertencer a esse grupo de pessoas especiais chamadas de ateus.
Embora não concorde com vc, sendo eu cristão e crendo em Deus e Jesus Cristo, respeito e achei corajoso de sua parte expôr seu ponto de vista, seu modus vivendi em relação a este tema. Em um mundo e país totalmente dividido, ideológico e desigual, a religião se torna porto seguro pra milhões...que a defendem inclusive com ameaças e agressões. Parabenizo-o pela coragem.
Você.foi respeitoso . As vezes ficamos calado para não magoar os amigos cristão. Sou ateu desde os 5 anos de idades. Família católica e agora evangélica .
Olha foi duro ouvir como ocorre a perda da fé. Eu escolhi como profissão ser cientista social e obviamente passei por várias crises existenciais. Mas como poderia abandonar a minha fé? Ela faz parte do que eu sou e do acredito para a humanidade. Ela que me mantém de pé e me faz lutar. Não me sinto fraca por acreditar. Pelo contrário, acreditar em algo que não se vê e não se toca exige muito de mim. Principalmente quando convivo com pessoas que escolheram não acreditar. Alguns vão dizer: "que argumentos frágeis! Não tem nada de racional nisso!"É essa a questão. A fé não exige razão, por isso que é fé. A ciência precisa de razão, mas a fé precisa só de você.
Eu fui pastor por quase 7 anos e me tornei ateu nesta época. Depois de 1 ano de pastor, já havia me tornado ateu e continuei ateu como pastor por volta de 6 anos.
Era universalista quando conheci meu namorado ateu. Hoje em dia sou agnóstica e tentando lidar com a possível realidade de nada disso ter sentido. Agora se Deus existe, tenho ctz que ele não é tão bom quanto querem pensar.
Caso possa ajudar o raciocínio sobre a temática, sugiro a leitura do livro: "Lamento, mas nem Deus nem Vida Eterna". Não quis escrever demasiado, falo muito entre linhas e pressupondo bastantes conhecimentos por parte do leitor, mas penso ser um bom auxiliar de reflexão e questionamento. Fui padre, mas virei descrente.
Nivaldo, o "Relojoeiro Cego" também foi o livro mais importante na minha jornada da crença à descrença. No mesmo nível de importância foi "O mundo assombrado por demônios" do Carl Sagan.
@@nicollyfarao2401 Sim claro. Até mesmo antes de ser ateu nunca tive nenhuma prece atendida.. Se clamar e orar resultasse em algo prático não haveria sofrimento no mundo.
@@nicollyfarao2401 Me diga se chamar o senhor vai ajudar alguém ? 70 mil homicídios por ano, estupros por todo o lado, mentiras , fome, sofrimento. O senhor não ajudou nenhum desses ? Ele só atende a você ? Hipócrita.
VC NAO FOI UM ADOLESCENTE CONFUSO E PRE ATEU,,,,BUGALHO ,,VC AINDA O É,,LEU IVRO DE AUTO AJUDA PRA ATEU,.ATEUS BUGALHO, NAO SE DIZEM ATEUS,,,,UMA DAS MAIORES SENTENÇAS FILOSOFICAS DA BUSCA DA FE É,,,SE PODE CHEGAR A FE ATRAVES DO INTELECTO,, MAS O DIVINO NAO PODE SER ENTENDIDO COM O INTELECTO..,,E POR QUE ACONTECE COISAS TERRIVEIS AQUI? PORQUE AQUI NAO É O PARAISO,,NEM O INFERNO, É UMA ARENA, ONDE MOSTRAREMOS NOSSA CORAGEM,HUMILDADE, BONDADE E AMOR,,PARA SEGUIRMOS.
@@urldocanal1415 esse é seu ponto de vista. Tem TJ muito bom de coração sim, que refletem um pouco da misericórdia do Deus que pregam, mas o que me fez me afastar de lá não foi o.deixar de acreditar, mas era ter q conviver com fdps. Toda e qq religião, tem gente boa e ruim... com conceitos bons e ruins.
Olá, Henry. Em primeiro lugar, obrigado por compartilhar sua experiência com a/o religião/sagrado de forma tão equilibrada e sincera! Também sou da área da Filosofia, e gostei de ver sua busca racional por compreender o tema "Deus". Digo aos meus aluno do Curso de Filosofia que esta é a maior aventura que o Espírito (no sentido de inteligência e vontade) humano é capaz de fazer: pôr questões/fazer perguntas e investigá-las racionalmente. Deixar de perguntar/investigar seria realmente algo de muito triste que poderia acontecer a um ser humano (dogmatismo de tipo religioso ou não. Seria o fim da aventura maravilhosa do conhecimento). Como você me parece alguém em estado de busca pelo conhecimento e, porque você disse, que gosta desses assuntos ainda hoje, venho dar-lhe uma sugestão de leitura. Obviamente, você é completamente livre para não aceitá-la. Entre os muitos temas de que você falou, você citou a grande problemática Filosófico-Teológica do "mal". Gostei de ouvir que já não acredita em Satanás e seus demônios (Do ponto de vista lógico, filosófico e teológico, essas "entidades" nunca explicaram, de fato, o problema do mal. Apenas "jogaram para debaixo do tapete o problema" - para usar uma expressão da Física Contemporânea à chamada "interpretação de Copenhagen"). Gostaria de lhe sugerir a leitura de um dos livros mais lúcidos que conheço sobre o grande tema do "mal" (sem satanás e demônios!). Talvez possa enriquecer e aprofundar sua reflexão nesse tema. Como o autor é espanhol, acredito que não lhe será difícil ter acesso ao livro: QUEIRUGA, Andrés Torres. Repensar el mal: de la Ponerología a la Teodicea. Madrid: Editorial Trotta, 2011, 373 p. Espero que não lhe seja um problema o fato de o autor, além de filósofo, ser também teólogo (assim como eu). Faço votos de que sua investigação continue!
me tornei ateia dps de começar a questionar coisas q, p mim, n faziam sentido. cresci numa família católica praticante e, de tabela, cresci frequentando a igreja, e sempre questionei mto tudo oq eu ouvia lá e em casa sobre Deus, Jesus, a fé e a religião em si. e dps de me interessar por filosofia foi q eu me tornei ainda mais cética do q eu já era.
@@guildacangaceiros322 ele provou? Provou que existe alguma entidade divina com poderes sobrenaturais? Só falta vc falar que esse filósofo é Jesus Cristo. Ou vim me falar que é um deus abstrato, que ele é tudo e blá blá blá... Falar muitos podem falar mas o fato é que até hoje nada sobrenatural foi provado. Nenhuma religião, ou até mesmo deistas não comprova nada sobre existência de entidades progenitoras do universo! Então por lógica não é sensato afirma a existência de deuses, o indivíduo pode até acreditar na existência de algum deles, mas carece de provas para isso. Prefiro o ceticismo
@@guildacangaceiros322 🤦♂️🤦♂️🤦♂️ Em mateus 24:34 Jesus diz que voltaria (com seu reino) antes que aquela geração morresse. Em outras passagens ele fala da eminência de sua volta rapida. Mas isso claramente não aconteceu né?! E mesmo que vc supostamente estiver certo e Jesus Cristo exista, acredito que ele não condenará pessoas ao inferno eterno somente por não acreditar que ele existia, pois não tinhamos motivos para acreditar.
Henry, soude familia espirita kardecista, estudei em colegio de freiras e hoje sou evangélica, e meu pai ateu. Respeito e entendo a posicao dos ateus. Parabens pelo canal. Ja dei meu like. Sou de evangélica, mas sou de esquerda.
Uma amiga me fez essa pergunta: quando você virou ateia? A resposta pareceu evidente: eu nasci assim e não consegui "virar" religiosa, por absoluta falta de possibilidade de convencimento do cristianismo. E como isso impressiona as pessoas, alguém lidar com a finitude da vida sem buscar respostas místicas...
Eu creio em Deus! Ele está acima de qualquer entendimento humano. Não tenho denominação religiosa, apenas creio em Deus! É uma questão de fé. Também fui criada em família católica, mas os questionamentos me levaram a outras denominações religiosas para compreender a Deus! Mas Deus não está em templos feitos pelas mãos humanas. Para mim, Deus é o TUDO e o NADA! É o que FOI, o que É e o que SERÁ! O conhecimento científico não me afastou de Deus; os homens e as mulheres me afastaram das igrejas. Sentir a presença do divino é o que me mantém firme. Certa vez, ouvi que os ateus se aproximaram tanto dos mistérios de Deus, que escolheu não ir além, pois não suportariam a grande REVELAÇÃO. @Henry Bugalho, você pode se considerar ateu, mas vc tem um brilho e respeito tão grande pelas pessoas, que Deus não se importa de sua descrença. Ele crê em vc.
A verdade é: "Deus foi criado à imagem e semelhança dos homens" Ou melhor "Os homens criaram Deus à sua imagem e semelhança " Eu troquei a palavra Deus por "Grande Mistério"!
Sempre digo que deus foi criado à imagem e semelhança dos homens. Cada um cria seu próprio deus de estimação, que justifique e corrobore seus preconceitos, suas certezas pessoais, sua visão de mundo, suas necessidades sádicas de moldar as pessoas, seu ódio.
Os ateus praticantes que tentam banir a Deus de seus pensamentos fazem- no pelo fato de o terem retirado primeiramente de suas vidas. Mas é de um escritor alemão a desconcertante frase sobre o ateísmo: "Cada ateu abriga um crente no coração".
@@anacarolinasilvadejesus6890 Leia também meu comentário anterior. Se não foi apagado. Mais longo mais chatinho mais abrangente. Valeu o retorno. Feliz Natal.
O que me levou a ser ateu foi conhecer artistas ateus. Comecei pela literatura - Saramago, Dostoiévski e Tolstoi..depois vieram os cineastas ( filmes) e pintores. As obras artísticas ajudam a conclusão de que o ateísmo é melhor do que a crença em algo sobrenatural. Obrigado pela dica dos livros.
Dostoievski e Tolstoi não foram necessariamente ateus. Creio q no máximo agnósticos ou teístas ñ cristãos... Sebem q Tolstoi prega um cristianismo "de verdade" em "O reino de Deus está em vós" dado q sabidamente, se algum dia existiu algum Cristo q pregou o amor, a não-violência e o perdão, certamente as religiões q se dizem cristãs não seguem seus preceitos.
Eu ainda sou novo, tenho 14 pra 15 anos, me tornei ateu, no início foi bem gradual, eu comecei a me questionar por causa do meu fascínio pela ciência e filosofia, mais ainda acreditava, assim como vc, gradualmente descendo de nível de deuses, até me deparar com coisas, por exemplo o Big Bang, e o vídeo do epifania experiência sobre "todo mundo é ateu" aí isso foi aumentando de velocidade até que virei ateu, decidi, não siso n faz sentido algum, pq ainda tento provar a mim mesmo que faz, me tornei ateu, de família cristã, como vc eu tbm ainda frequento principalmente grupo de jovens só para ver, e meu Big Bang, num retiro que eu fui, contaram uma história de uma garota que morrer de alegria por comunhar, a doutrinação é tão forte que fazem em torno de 150 pessoas ou mais gritarem felizes com a morte de uma criança, enfim, obrigado por compartilhar seu relato, não em sinto mais sozinho
Henry, eu sou espírita. Acho que o espiritismo consegue responder boa parte das questões existenciais e do funcionamento do mundo, inclusive se aproximando um pouco da sua visão de Deus. Elementos como a evolução espiritual em direção ao amor, à bondade e à caridade, a imortalidade do espírito nesse caminho evolutivo, a explicação das mazelas desse mundo devido a estarmos em um momento evolutivo mais atrasado e de expiação, e o próprio livre arbítrio (que faz com que não haja por exemplo pecados, proibições, mas sim escolhas que podem ser ruins ou boas, pautando-se nos ensinamentos de Jesus que são comprovadamente fatos, como o amor ao próximo, a caridade, etc.) são pra mim questões fundamentais que me fazem abraçar essa religião. Você chegou a estudá-la também? O que pensa sobre ela? Tive um momento em que fui agnóstico e passei a buscar religiões mais ou menos como ocorreu com você, e o espiritismo me satisfez. Um abraço, parabéns pelo trabalho fenomenal!
Concordo contigo. O mundo do além pela doutrina espírita faz bastante sentido, exceto a coisa da evolução pela reencarnação na qual não lembramos das vidas passadas. Se a ideia é evoluir pelas experiências, ter as memórias da vida passada apagadas é incoerente.
Hoje questiono porque temos que ter uma religião, porque a religião é importante, não sinto necessidade de ter uma, o importante para mim é respeitar, ser empática e solidária com as pessoas.
O ser humano não aceita a finitude de sua existência, a base de todas as religiões é a negação nada morte, por isso a necessidade dela na vida das pessoas
@@edda8946 A religião é uma forma de controlar as pessoas, se vc fizer tal coisa tu vai pro inferno, o medo realmente é muito poderoso e os lobos em pele de cordeiro sabem muito bem disso.
então me expressei mal, vc colocou dois "porquês" Resposta dos seus "porques" geralmente a religião nos é imposta exclusivamente pela nossa geografia e/ou pela família, são as primeiras "verdades" impostas, ou seja, a necessidade da religião proporcional ao seu convívio com ela durante a sua vida quis dizer que a base da religião é a negação da morte, por natureza o ser humano nega o fim da sua consciência, a religião segura ele nesse fantástico mundo de faz de contas da vida pós morte Eu só acredito em vida antes da morte, mas já fui religioso , entendo o outro lado Assista o vídeo "a invenção da religião" e vc vai enteder o meu ponto de vista
Eu como ateia tenho interesse em saber sobre mitologias, algumas religiões antigas são bastante interessantes. O problema é como as religiões vivas são usadas como massa de manobra, controlar comportamentos e arrotar uma falsa moralidade. Esses religiosos acham que nós ateus temos raivinha do deus deles, mas a bronca é com o fã clube mesmo.
Eu fazia os mesmos questionamentos que vc, e muitos outros. Resolvi ser membro de uma igreja e lá constatei que, não sei onde está esta tal " verdade", porém tive certeza que não está na bíblia. Basta algumas horas de leitura para verificar as bizarrices que, não sei como convecem milhares de pessoas. Não sei em que me enquadro, mas não acredito em um ser poderoso que não aceita suas próprias criaturas. E que apesar de ser" melhor que todos", precisa ser adorado o tempo todo. Para mim isso é estranho, pq mesmo que a bíblia diga que ele não precise de ninguém, ele pune quem não o adora. São inúmeros os questionamentos. E finalmente, para mim a religião é apenas uma maneira de controlar as pessoas, ao meu ver estamos todos em um barco à deriva.
@@suelisantos3835 não existe céu ou inferno, morreu acabou tudo que se passa nessa vida são consequências dos homens e o castigo tem que ser dado aqui, pq morreu acabou, não existe céu nem inferno por isso não se iludam com paraíso, aproveitem a vida de vcs enquanto estão por aqui, mas façam o bem e viva o amor, mas não dando crença a religiões
Exato ! No fundo parece que fomos criados para sermos adoradores, tanto q se uma pessoa ñ tem fé alguma em religião , ela tem fé em horóscopo ou faz adorações a políticos ou celebridades
O Henry é ateu na mente, mas, cristão no coração. É impossível para a nossa razão compreender o divino, desisti de questionar, resolvi apenas me deixar amar por Deus e aceitar minha insignificância diante do universo. Descobri que Deus não tem explicação, porém eu posso sentir o seu amor dentro de mim.
Em minha adolescência buscava resposta na religião e quanto mais procurava, entre católicos, protestante, espíritas e outras denominações, mais eu fiquei cético e descrete. Por fim hoje aos 43 anos acredito que exista uma força maior, porém não este Deus que as regiões querem empurrar a todo custo.
Eu tô em processo acho e me sinto totalmente perdida, pq eu acho que Deus não existe eu quase nem acredito porém só de ter esses pensamentos já me sinto culpada e fico com medo, pq se eu estiver errada e ele existir ele me fará mal ou a minha família pq eu duvidei, é horrível. Cresci em grupos de orações, sou batizada na igreja católica então acredito que por isso ainda me sinto muito presa a doutrina em si, pq mesmo eu duvidando e outras vezes não acreditando de fato, ainda sim todas as noites antes de dormir eu faço uma oração de agradecimento a esse Deus que eu ora duvido da existência e ora não acredito na existência. Eu estou louca.
Desculpa, seu nome não é comum em português. Mas, vc se denomina com adjetivos femininos por opção num corpo masculino ou "park" é nome feminino? Pela foto parece ser homem. Não deixe de orar. Questionar é buscar respostas de Deus. Se vc tem o livre arbítrio de se tornar ateu, absorva a idéia democrática de Ele também não querer responder. Ele também tem escolhas. E o fato de vc duvidar da existência de Deus, não garante nem 0,1 % que sua conclusão seja verdadeira.
@@helderclei6148 Amado, pq gênero é tão importante? Esse não é foco do meu comentário eu nem falei sobre isso, oloko! Mas a título de curiosidade, essa foto não sou eu é de um artista que gosto. E sim, sou uma mulher cis e infelizmente hétero.
Foi exatamente o que aconteceu comigo. Me percebia duvidando da existência de deus cada a vez mais durante as minhas orações noturnas até que em um determinado momento me vi falando sozinho. No começo você se sente culpado mas a partir de algum momento vai se dar conta que não há mais razão pra isso. Afinal se você estiver certo não há do que se culpar. Se você estiver errado, o que de tão errado você fez ao tentar acreditar com todas as suas forças, mas ainda sim não pode, não por sua vontade, mas porque o universo te impõe essa percepção. E isso será libertador. Leva algum tempo, mas vai chegar.
@@BoohScouto001 Todas as religiões usam o medo para controlar seus seguidores, se vc vai no espiritismo tem o umbral, no cristianismo é o inferno e por aí vai..
Eu tenho 66 anos e católico praticante fui questionando todas essas coisas. Procurei ler sobre tudo e todas as religiões. Sobre Confúcio, Islamismo, quem escreveu a Bíblia,a cruzadas, inquisição etc. Tive a infância estragada por medo do diabo,inferno, pecado e tal. Quando assisti Código da Vinci fui mais a fundo ainda. Conclusão: não existe nada. Depois de morto é tipo antes de nascer. Zero. Que alívio para a minha vida. Enaudi Brignoni Formosa GO Quinto ano primário. PS: leio todos os dias desde os 13 anos e o preconceito é grande mas tiro de letra. Obrigado pelo vídeo
Me identifico com você no alívio. Seria um inferno no paraíso, caso houvesse um lugar de bonança mas que vários parentes, amigos e tantas outras pessoas sendo queimadas.
@@camillareis233 as pessoas as vezes me perguntam pq eu sou ateu, eu devolvo perguntando pq ele acredita em algo que nunca foi comprovado... Se ele crê por uma descoberta pessoal (decidiu acreditar), eu tbm por uma descoberta pessoal decidi não crer, já que não tem fatos e verificações científicas deste caso. Logo quero deixar claro que a sua descoberta é sua... E influência todos teremos... É parte de nossa existência influenciar e ser influenciado. Abraços querida.
Minha família é cristã, mas eu não acredito em Deus, mesmo assim eu participo da fé deles. A união que a religião gera na minha família é incrível e eu amo isso. :D
Irmão eu vou falar uma coisa para você que a palavra de Deus diz quando a gente faz coisas erradas Por exemplo quando você fala eu não acredito em Deus mas você não sabe da palavra de Deus e os mandamentos do Senhor você é perdoado porque você tá fazendo isso porque você não sabe dos mandamentos e nem da palavra espero que você não sabe porque Ela também disse que quando a gente sabe da palavra de Deus e os mandamentos do Senhor e continua fazendo coisas erradas o juízo será pior vou te dar um exemplo uma pessoa matou outra mas ela não sabe perante aos olhos do Senhor que Sale é mau o juízo Vai ser menor do que aquele que sabe que isso aí é mal e fez vai ser pior isso não sei se é o seu caso você disse que não acredita em Deus tomara que você não saiba dos mandamentos que Deus se você quiser eu mando os versículos para você através da bíblia porque eu acredito que essa sua família que é cristã eu acho que eles falaram isso para você que Deus abençoe você procure os caminhos do Senhor e acredite Porque ele é o Deus Todo Poderoso
Já eu não, sempre tive pânico da Igreja Católica. Minha família era católica e me empurrou pra empulhação religiosa desde a mais tenra idade. E eu sempre me perguntei quem havia criado deus, e viajava já sem saber em grandes temas da filosofia. Se tem algo de que me orgulho é que desde cedo desconfiei da religião e da religiosidade por intuição. Desde que nasci sou ateu. Religião pra mim sempre foi tão interessante quanto o peido que o vizinho a 50 metros deu e cujo mau cheiro eu não senti.
Que ótima reflexão Henry, eu também penso igual a vc, esse papo que um ser perfeito nos fez imperfeitos para depois castigar por nossas imperfeições? Poxa porque não nos fez perfeitos? É um pouco sádico né.
No meio evangélico existem muitas pessoas honradas, sérias e que merecem todo respeito, e não esse tratamento. você me conhece para falar algo sobre mim? Bem menos! obrigado por sua soberba, delicadeza e educação muita paz e bem!
Primeiramente Deus nos fez perfeitos sim. Mas o pecado entrou quando Eva comeu do fruto proibido que depois Adão também comeu. Se ao menos tivesse estudado sobre isso na palavra da Bíblia...
"No Princípio"... eu era católico e depois passei a Evangélico. E assim foi por muios anos, quando eu li "Eram os Deuses Astronautas?". Na época fiquei confuso, pois as argumentações do autor faziam muito sentido. Mas continuei temente a Deus. Anos depois, já por volta dos 30 anos eu li "Uma Breve História do Tempo" e em seguida li "Um mundo assombrado pelos Demônios". Responderam muito mais àquelas duvidas e angústias, que mais de 20 anos de evangelismo não conseguiram me responder. Algumas das inúmeras dúvidas que sempre me perseguiram eram: porque um deus de AMOR concordava com a escravidão? Por que, tendo verdadeiramente o "livre arbítrio", se eu não O adorasse e obedecesse seria castigado por toda a eternidade e se eu o fizesse, receberia benesses? Isto me lembra o "livre arbítrio" que o sequestrador impõe aos pais da vítima: você pode escolher livremente: ou você me paga ou eu mato seu filho. Mas você é livre para escolher. Livre arbítrio de verdade se vê quando você vai escolher o curso que fará na faculdade. Pode escolher qualquer caminho que ninguém vai te punir. Outra: Se Deus é um deus de amor, por que ele aceitou a oferenda de Abel, que era feita com morte, sofrimento e sangue, mas não aceitou a oferenda de Caim, que era feita com flores e plantas? Pelo menos não havia sangue nem dor. Se é verdade que o homem envelhece, adoece e sofre porque desobedeceu a Deus, (o salário do pecado é a morte, eu dizia ao evangelizar pessoas) então essas coisas não deveriam acontecer com os outros seres vivos pois uma planta, por exemplo, jamais desobedeceria a quem quer que seja, pois não têm consciência para tal. Entretanto também envelhecem, adoecem e morrem. A essa altura estava me conscientizando de que eu não precisava de alguém me observando para que eu fizesse aquilo que era certo e não o que é errado. Depois li coisas que me demonstraram que o conceito do que é certo e o que é errado é inato para as questões mais fundamentais. Fui fazer Biologia e hoje sou um homem sem pecados. Sou realmente livre. Posso escolher o que fazer, sabendo que sempre há consequências seja fazendo coisas boas, sendo fazendo coisas ruins. Me tornei ateu. E graças a Deus, pois foi a palavra dele que me levou a isso. Mais tarde ainda vim a saber que não existe uma prova histórica se quer, que Jesus tenha realmente existido! Aí fechou! Um forte abraço! Cuide dos seus e FIQUE EM CASA!
li teu comentário amigo, desculpe te perguntar mais você tem quantos anos que estuda sobre esses questionamentos ? se não quiser responder aqui se quiser chama no WhatsApp pra trocarmos uma idéia 98 984727437
Recomendo também O Gene Egoísta e Deus, um delírio. São dois livros muito bons. O primeiro sobre genética evoulucionista e o segundo sobre o impacto das religiões no mundo atual.
O Senhor não concorda com escravidão, ao contrário ele te livra do juízo e da segunda morte pela obra que Ele fez, ele não te condena pelo que você faz ou deixa de fazer, porque se condenasse, o ladrão na cruz não teria sido salvo. A Salvação é um favor imerecido. Abel teve fé ao dar o primogênito sem saber o destino do rebanho, Caim se julgou capaz de agradar a Deus e sua oferta foi com base no seu esforço. Abel entendeu que era incapaz de agradar a Deus, já Caim foi arrogante.
É muito bom eu saber que posso falar sobre esses assuntos tão livremente do que antes... bom, eu tenho 15 anos atualmente, eu fui criada num lar cristão evangélico, sempre fui da igreja assembléia e eu sempre fui uma criança muito questionadora que queria saber mais e o porquê de tudo, porém, essas questões existencialistas começaram a surgir mesmo em 2016 quando eu ainda estava no sexto ano escolar, eu comecei a estudar sobre o sitesma solar e de como tudo foi criado através de uma explosão, uma teoria aceita até então, o bigbang,eu achava essa teoria um absurdo entretanto,achei interessante mas não me aprofundei tanto porque eu não conseguia acreditar que uma explosão pudesse criar coisas tão maravilhosas. não conseguia acreditar como alguém não podia acreditar em deus. não tinha com quem compartilhar todos esses pensamentos, minha mãe tinha parado de ir a igreja faz muito tempo e minha avó reforçou a idéia de que eu tinha que levá-la de volta para a igreja. minha mãe nunca deixou de acreditar até hoje, eu sentia esse peso em cima de mim para trazer toda a minha família e não deixá-los " ir para o inferno". minha mãe quase sempre tá doente e eu acreditava que era porque eu não tava seguindo direito os mandamentos. eu sentia um enorme vazio dentro do peito, eu pensava também que era por eu gostar muito do whinderson nunes e eu tinha até fotos dele mas diz que não podemos ter outros ídolos ou imagens que não seja do nos deus, não é? eu pensava que a razão de tudo estar dando errar para mim era por gostar de mais de alguem famoso. eu rasguei todas as fotos em lágrimas pedindo perdão. eu comecei a me sentir cada vez mais desconfortável mas igrejas que eu frequentava. além de eu me culpar por não sentir nenhum amor pelo "criador" porque todas às vezes que eu falava que eu o amava era de forma vazia e insignificante sendo que eu não conhecia o verdadeiro significado do amor. É uma extensa história, foram 3 longos anos me questionando e tentando encontrar meu lugar nesse mundo. só foi nesse ano de 2019 que finalmente consegui me livrar dessas crenças limitantes, me livrar desse medo do desconhecido. eu sofri muito nesse ano tentando saber quem sou e o porquê. encontrei respostas para muitas dessas perguntas, às vezes fico triste quando minha mãe diz para deus me perdoar e não me castigar porque eu não sei o que falo. que amor de deus seria esse...? ela também se questiona mas ainda teme ir para o inferno. ( se eu tiver falado algo de errado me corrijam pls) espero que nesse ano de 2020 seja um excelente ano a todos e que... possamos nos libertar cada dia mais de crenças limitantes e que possamos nos tornar pessoas melhores!! gratidão por ter lido até aqui.. É uma história longa que não dá para ser contada aqui.
Os católicos têm uma resposta pra cada questão. Quando querem que uma passagem bíblica seja literal, é literal. Quando é contraditório, rapidinho aquilo é figurativo.
A Bíblia não é um livro de regras para os Católicos, uma vez que a Igreja Precede a Bíblia. E esse problema que você citou não é com a Bíblia, mas com a linguagem e é a filosofia da linguagem e a filologia alguns dos ramos da ciência responsáveis por estes estudos.
@@wallacedsviana Felizmente a lógica ateísta está de acordo com a realidade. Segundo a conservação das massas nada que á natural foi criado, foi apenas transformado. Dessa forma a analogia entre o celular e o olho humano é falha.
@@wallacedsviana A câmera existe a cerca de 180 anos, amigo. O olho humano tem 200mil anos e de lá pra cá evoluiu muito. Ent acho que ainda falta 199820 anos p seu argumento ser válido.
Deus não é criado, Deus é aquele que por essência é o Tudo. O verbo criar veio dEle. A ação de criar partiu dEle. Agora engraçado, o próprio Darwin, criador da Teoria da Evolução, afirmou que o mundo é o sopro do Criador. O mundo é muito complexo e perfeito pra ter surgido do nada. O nada não produz.
Henry, esse é o primeiro vídeo seu que assisto. Fui criada na igreja, minha familia inteira é evangélica e assim como vc sempre tive questionamentos que nunca foram respondidos, assim que fiz 15 anos abandonei a religião, o que é muito dificil para minha familia entender até hoje. Hoje eu penso que a religião afasta as pessoas, causa guerras entre povos, famílias. Vi casais se separarem em nome de religião e convivi com pessoas que sofrem em relacionamentos abusivos e não se separam em nome da religião. Não vejo nenhum sentido em deixar de viver aqui pra Deus te dar uma vida em outro lugar... mais não sei se não acredito em Deus... é uma grande incógnita na minha cabeça. Por isso sigo buscando informações.
Minha fé é inabalável, já li o santo grau, já assisti "O Corpo" e outros filmes que põe em dúvida a existência de Cristo. Mas, nada disso me afetou, continuo católica, e me sinto bem livre com minha escolha, minha saúde mental é perfeita.
Janete fico feliz por voce, a pessoa tem que estar Feliz na sua verdade, este é o objetivo na vida ser feliz e estar em Paz com a sua conciencia seja ela acreditando em alguma coisa ou não.
Se vc tem dúvida ou não em suas entidades, é um particular seu. Mas que esse deus judaico cristão junto com o cristo SÃO CONTRADITÓRIOS, ELES SÃO MESMO! BASTA LER A BÍBLIA E VER O QUÃO DESENCONTRADOS SÃO ESSES DOIS PERSONAGENS. É POR ESSE MOTIVO AS MILHARES VERTENTES SECTÁRIAS. NINGUÉM SE ENTENDE. O CRISTIANISMO É CASA DIVIDIDA, UMA COLCHA DE RETALHOS.
Sou cética, mas mística estudo filosofia Rosa Cruz, Hermetismo , bruxaria , amo ,mitos e símbolos estudados de forma séria.Amo Filosofia os questionamentos e respeito os ateus são necessários.Quando estudei o paganismo tudo do cristianismo caiu por terra ,tudo q vem da mitologia pagã foi colocada no cristianismo inclusive Natal, isso é histórico.Acredito que Cristo existiu ,mas toda a história em volta dele as narrativas boa parte foram adicionadas atendendo interesses na época.
Pré-venda de MEU PAI, O GURU DO PRESIDENTE - A Face ainda oculta de Olavo de Carvalho: kotter.com.br/loja/meu-pai-o-guru-do-presidente-a-face-ainda-oculta-de-olavo-de-carvalho/
Instagram do Henry Bugalho: instagram.com/henrybugalho/
APOIE ESTE CANAL: apoia.se/henrybugalho
Paypal: bit.ly/paypalbugalho
SEJA MEMBRO DO CANAL: ruclips.net/channel/UCC6f63SXY0CDpsPGDBtTWVgjoin
O Deus da biblia é um dos piores personagens já criado pelos humanos. Procure pelos livros 'Deus um Delirio' do Richard Dawkins e 'Como a religiao envenea tudo' do Christopher Hithens. Além de possuir varias contradições.
Todos nós nascemos ateus, o que fode a porra toda, são os pais que enfiam suas crenças e dógmas nas cabeças dos filhos, e assim sucessivamente esse câncer se espalhou, mas uma hora a anestesia acaba. Parabéns por ter se livrado dessa prisão das religiões, suas mentiras, autoritarismo, loucuras e enganações.
Você estudou o budismo?
Henry, posso postar esse vídeo no face ? Por causa das propagandas, indico o canal.
Apresento o Euismo: Existem duas entidades que qualquer pessoa pode discernir com certeza: o "Eu" e todo o resto (o universo, as pessoas, as coisas que não são "Eu"). Eu acredito que Deus é o "não Eu", e que a vida é uma conversa entre "Eu" e essa entidade, o "não Eu". Isso têm funcionado para mim. Sem falhas.
*_Quanto mais eu estudo as religiões, mais eu estou convencido de que o homem nunca adorou nada além dele mesmo._* - Richard Francis Burton
Adorar a Deus e fácil, dificil é adorar pela via da religião.
Não faz sentido pois as religiões fazem com que os homens odeiem uns aos outros.
Burton rules
Ricardo, ele esteve no Brasil e a mulher dele ficou horrorizada quando constatou que os escravos foram ensinados que não tinham alma
Outras Palavras (site), visite-o.
Meu pai era ateu e minha mãe católica, aprendi com eles o que é ter respeito ao outro. Nunca vi o meu pai interferir na crença dela, domingo ele ia até a porta da igreja com ela e ficava fora conversando com amigos. Quando perguntávamos a ele sobre Deus, ele dizia ...é cria dos “ homens”. Se houver outra vida eu venho para dizer a vocês, nunca voltou! Eu aprendi os meus princípios com as atitudes deles, eles eram tranquilos e se amavam. Ele morreu com 72 anos e ela com 93 anos, foram os meus exemplos.Dos 7 filhos , dois são ateus ( os mais questionadores) senso crítico aguçado. Meu filho foi criado sem crença, desde cedo ele praticou Aikidô...achei interessante os princípios “ o caminho do espírito harmonioso”, o respeito ao outro, a empatia . 🥰
Fazer o bem se isso te faz ótimo se não porque fazer o bem? Eu prefiro assim respeitar os outros desde que não pise no nosso pé.
@@variedadesdiversidades eis um que retornou e nos trouxe a verdade! Parabéns.! Cita as fontes, tá?
@@variedadesdiversidades ...a qual espelho vc está olhando quando de seus adjetivos?
bela historia, que sirva de exemplo para muitos aqui.
@@variedadesdiversidades KKKKKKKK
a melhor religião: não encher o saco e cada um cuidar da sua vida
Boaaaaaa
Melhor
Boa
Boa
Diz isso pra um ateu q achei hoje num vídeo cristão. Pensa num velho chato! Criticou Deus e todos, nos chamou de irracionais por acreditar em um mendigo. Ah cara, nós cristãos faltamos perder a paciência. Claro que, se um ateu bem educado, com bom senso e caráter dissesse que não acreditasse em Jesus de uma forma “agradável” eu sorriria e perguntaria o porq. Só isso.
O que muitos não entendem, é que nascem ateus e crescem sendo doutrinados pelos pais, avós, etc. A maioria que crê em Deus é apenas por influência familiar, quando você o questiona, responde com achismos. A maioria dos ateus, são pessoas que conhecem a bíblia melhor do que os cristãos, são pessoas que buscaram informação, diferentes da maioria dos cristãos.
Achismo é acreditar que o acaso cego fez o nada explodir e criar tudo aleatoriamente.
@@boni2786 melhor do que acreditar que um Deus tirano criou Adão e Eva, depois tiveram filhos, Caim matou Abel e papapa
Me da vontade até de rir com essa história
@@duardo2600 Crer no mero acaso cego é melhor do que acreditar que humanos vieram de um casal de humanos? Tiveram filhos e filhas. Caim e Abel não foram os únicos. Tinha Seth também, por exemplo. Os outros não são nomeados.
@@boni2786 é a msm coisa que crer num Deus que não foi criado e sempre existiu e criou o universo e todas as coisas,prefiro acreditar que o universo sempre existiu d que acrescentar mais uma dúvida
@@anacarol4111 O universo não pode ter sempre existido. Se o universo sempre existiu, o momento atual no qual estamos agora nunca chegaria, pois seria antecedido de infinitos momentos. Por isso uma causa eterna (fora do nosso tempo físico) é logicamente necessária para o universo.
É muito mais difícil viver sem crença. Porém a sensação de liberdade, saúde mental e felicidade é única. Sua maturidade emocional aumenta e sua compreensão pelo mundo também. O mais incrível é que vida continua a fazer sentido. E os nossos valores morais e éticos são mais fortalecidos pela razão.
Bom. Sintetizou bem, o que eu quis comentar.
Tenho 15 anos e me descobri ateu. Concordo contigo, o vazio que causou no momento que passei a ter os primeiros questionamentos foi avassalador. No entanto, com o tempo, me recuperei e hoje vejo muito mais sentido na existência do que antes.
Exatamente. É libertador.
Verdade. Viver sem crença te faz chegar a conclusão que está só, porém é muito libertador, prefiro isso do que a mentira confortável.
@@j.victor2774 ateu nao se descobre, td mundo nasce ateu
Nós não viramos ateus, nascemos ateus. Qnd criança, somos apresentados ao primeiro controle social denominado religião. A partir daí é proibido o livre pensamento, a vc é permitido apenas seguir uma doutrina de aceitação sem questionamentos.
Realmente. Quando li "virei ateu", me questiono, pois a religião, a fé, as regras são conceitos passados desde criança. Depende do ambiente que você nasce, da cultura local, da localização no mundo. Mas muito da influência de seus familiares (e, posteriormente, amigos). E aí reside o grande problema, as famílias doutrinam crianças, sem mesmo pensar na possibilidade de dar alternativas a elas. Penso que muitas pessoas é e se mantém crente por criação, desde pequeno e não quis, não pode ou não conseguiu se questionar e mudar.
Isso é o que você pensa, para os muçulmanos nós nascemos muçulmanos.
Você não nasce negando a existência de deus, nasce desconhecendo-a. O mais correto seria dizer que nascemos agnósticos, porque não sabemos a resposta para essa pergunta e a respondemos ao longo da vida, seja permanecendo no agnosticismo, seja partindo para o teísmo ou para o ateísmo, que é a crença na não existência de deus e não a certeza, a sapiência de tal condição.
E o pior de tudo.Sem evidencia alguma que comprove que seja algo real de fato.
Acho que nascemos panteístas e nos tornamos ateus por causa do monoteísmo
A melhor religião: Amar o próximo.
Sabe quem falou o mesmo? Jesus...
Coisa que foi ensinada por Jesus
@@rokeliowaltchierra9449 ...Moisés também, entre outros grandes mestres.
Ou por Buda 500 anos antes.
Buda falou isso muito antes de jesus.
Desvantagem de ser ateu é não acreditar nos feijões mágicos do Valdomiro
Jesus te ama
pior q é verdade oh
Kkkkk
Kkkk
Kkkk
Outra coisa importante a ressaltar, é que ser religiosa não torna uma pessoa necessariamente melhor: basta olhar os religiosos do governo pra perceber isso
Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor entrará no Reino dos Céus
Vdd
Religioso QQ um pode ser, cristão verdadeiro são poucos.
@@jrbr9544 blá blá blá blá muda a fita por favor
Faz parte do caráter !
Quando me libertei do sistema religioso descobri que eu não precisava de nada disso pra viver e percebi que fui enganada a vida inteira por esse sistema aprisionador 👏👏👏
Fato.
Mesmo?
Opa, dois então
Jesus te ama
Eu também
O atual cristianismo brasileiro tem sido grande fomentador do crescimento do ateísmo no Brasil, arrisco dizer que existem milhares de ateus até mesmo dentro das igrejas.
Sua teoria é tão possível quanto a da existência de ateus que apenas são cristãos não praticantes, que ainda não se descobriram seguidores de Cristo por desconhecimento de sua verdadeira face.
O atual cristianismo neopentecostal é um câncer que está infectando toda a América Latina.
Sim. Quando eu era adolescente, já era ateu. Mas era obrigado a ir em igreja.
Sou a prova viva
Eu tbm sou a prova viva
"Mais vale um ateu digno, que um religioso hipócrita". Divaldo Pereira Franco.
Tambem acho
Jesus te ama
Verdade
@@renanmoura1781 Satã te ama
o que seria um ateu digno?
Eu desde sempre meio que questionei a existência de deus...
Quando criança quando fazia alguma bagunça e minha mãe falava que deus não gostava eu pedia onde estava deus?
E ela respondia, tá em cima das nuvens...
Daí eu perguntava pq ele ficava escondido???
E ela se enrolava toda com as respostas...
Até que um dia quando fui orar na hora de dormir eu percebi que estava falando comigo mesmo...
Kkkk
Tmb.
Kklkklkkkkkk
Em cima das nuvens? HAGAHAHAHAHAHA
Também kkkkkkkkkkk
Tbm nunca acreditei...mas nossas famílias nos empurram contra a parede eu não pedi pra ser batizada mas eu não tinha mente porra eu era apenas uma criança
Na suécia, dinamarca já são quase todos ateus, o humano está evoluindo sim
Desde que me conheço por gente, fui criado dentro do Salão do Reino das Testemunhas de Jeová. Isso até meus 27 anos, quando saí de lá, confesso que, muitos aspectos das doutrinas que aprendi lá dentro me apavorava, principalmente o fato de que se eu não voltasse à religião, eu seria destruído por toda eternidade no Armagedom, e eu nunca mais teria a oportunidade de ver meus entes falecidos e tbm familiares que ainda estão na religião e poderiam viver pra sempre num paraíso na Terra.
Foi dificil pra mim, desapegar de tudo que havia aprendido e vivenciado, o mais dificil foi nunca mais ter contato, o minimo que seja com muitos de meus familiares e amigos que ainda sao TJ, pois uma vez que saí de lá, eles são proibidos de me dizer um simples "oi".
Tive contato com outras religiões desde então, porém não acredito em nenhuma... isso acabou sendo uma coisa sem importância em minha vida, antes eu tinha a necessidade de acreditar em alguma coisa pra sentir-me completo e dar um sentido em tudo. Hoje vejo que isso é o grande problema da humanidade, pois quanto mais as pessoas vão em busca de um deus ou varios deuses, mais diferenças e segregação são criadas no mundo!
Respeito quem é religioso, porém não quero isso pra minha vida!
Com respeito se acredito em um Deus? Não sei, não penso mais nisso... prefiro viver a minha vida sem ter que temer a um ser que talvez nem exista.
Nem imagino o que você passou, espero que você esteja e bom Natal.
Anderson, que barra você passou e passa. Eu fui crente da seita Congregação Cristã no Brasil, que tem muitos pontos em comum com as TJs. Após ter passado 11 anos nessa seita, eu sai e me assumi homossexual. Conheci um TJ gay enrustido e começamos a namorar (eu assumido e ele no armário). Foram 3 anos e meio de muitos problemas relacionados ao fato de ele ser TJ, ainda frequentava o Salão do Reino, as Assembleias. Seu pai, irmão e muitos amigos são anciãos. Eu sabia da questão que uma vez ele assumisse nossa relação, ele seria desassociado e passaria a ser ignorado por amigos e parentes da seita. Eu tentei convencê-lo a abandonar a religião, mas o medo de perder contatos foi mais forte e por fim eu o abandonei. Conheço quase tudo do funcionamento da máquina TJ e sinto muito por quem quer sair dessa seita e se sente preso por essa política maldita de desassociação. Isso é mais cruel do que negar a transfusão de sangue. É a morte social do indivíduo. Hoje eu não voltaria e me envolver com alguém que é ou foi dessa seita, justamente por esses problemas.
Eu admiro as testemunhas de Jeová, a única que parece fazer sentido pra mim.
Cara, puxa admiro vc viu! Parabéns pela força de vontade, coragem p/ tomar a decisão que vc concluiu ser a certa e boa sorte!
Feliz ano de 2020, tamos juntos!
Bem fazes tu em abandonar essa Religião. Pra você ver uque a porcaria das religiões fazem com o serhumano... Causa ódio desprezo e separação. Sobre continuar acreditando em Deus ? Acompanha o canal do Vinícius César, ou do Rivanildo Menezes ou do nosso amigo Henry e você vai ver a pecinha rara que é esse Deus psicopata. Abração amigo.
Henry, passei pelos mesmos caminhos. Como é gratificante saber que a gente não está sozinha nessa caminhada.
Carai mno eu tmb eu era crente quando criança, até por volta dos 14 anos eu começei a questionar algumas coisas que a Bíblia fala e hj em dia sou ateu
@@s2scott440 eu era da igreja e virei agnóstico
@@fuselinhofulustreco614 Eu também, sinto nenhum orgulho em dizer que sou Ateu, na verdade nem digo que sou, me considero agnóstico. Pra mim isso tudo é muito triste
Sou nascida e criada numa família de católicos fervorosos. Cresci temendo um Deus vigilante e castigador. Abandonei essa crença quando me surpreendi transferindo esses ensinamentos pra minha filha, quis dar a ela a oportunidade de uma vida mais livre.
Atualmente, com a fusão religião/política fica visível o controle absoluto que grandes líderes exercem através da fé e acredito que sempre foi assim. Temos uma massa que não questiona, com sérios problemas de interpretação de texto, com uma visão distorcida de mundo, que chega ao ponto de acreditar em teorias conspiratórias… prato cheio.
Telma Pontes, normalmente religiões organizadas são formas de exercício de poder e de ganhos econômicos.
Perfeito!
Parabéns!! Sua menina tem sorte! Terá uma visão de mundo diferenciada do gado.
Estudem as obras de KARDEC...
Tava lendo os comentários para procurar essa idéia. Os templos e as igrejas só conseguem lidar com homem/mulher/criança. Qualquer ser humano que não se encaixe nesse padrão vai ter dificuldades para se filiar.
Sua ideia é fantástica muito bem explicado , a minha mudança aconteceu aos 17 anos hoje tenho mais de 60 e a cada dia aprimoro essa idéia e digo “existem dois grupos de religiosos os manipuladores e os manipulados”
Na verdade são 3
Existem os conscientes, por mais que seja um número pequeno
Em qualquer situação do mundo serão abusados e abusadores, ateu não abusa? Hindus? Ou o que seja, a religião dominante é ser "humano".
Eu sempre acreditei em Deus desconfiando. Meu conflito com a Bíblia começou com Adão e Eva X dinossauros. Eu tentei acreditar, meus pais cristãos me levavam a igreja, mas como eu nunca senti nada de diferente e nenhum pedido era atendido, fui vendo que tudo que eu passava dependia de mim, do esforço que eu empregava ou não. Quando já adulto, após os 30, me assumi ateu, minha mãe ficou triste, até hoje ela não aceita muito bem isso, mas o que me incomoda é ouvir: "você é ateu, que pena!" Como se eu tivesse uma doença grave.
Sabe, esse negócio da Bíblia é complicado. Eu particularmente acho que ela é toda escrita em metáforas, não é pra se levar ao pé da letra. Sem falar que a bíblia foi escrita por diversas pessoas ao longo do tempo, logo, muita coisa se perdeu ou foi mudada. Eu não me identifico com ateísmo porque não me explica muito bem o surgimento do Universo, e toda sua complexidade, então pra mim o deísmo foi a filosofia mais equilibrada que encontrei.
Que pena
@@guilhermeazevedo6232 kkkkkk
@@pauloguitar4366 Esse tbm é meu maior questionamento. Por isso sou agnóstico.
Mas uma coisa é certa : tem muitos ateus mais cristãos do que certos cristãos...
Pio que verdade já fui ateu mas Deus me mostro que bem real de geito que ninguém imagina nem mesmo muitos cristão
@@nordesteinvesti3358 vc nunca foi ATEU, vc era agnóstico!
@@nordesteinvesti3358 ahã, e eu sou o Batman...
@@nordesteinvesti3358 vc nunca foi ateu k
EXATAMENTE. 👏👏👏👏👏
Cresci na religião católica mas nunca acreditei muito em Deus, hoje sou ateia. Minha relação atual com religião, dado o cenário mundial, é de decepção e raiva.
Desapague-se da religião e vá de encontro a Deus. Deus não é religião.
Se a religião te machucou e fez vc perder sua fé em Deus, ore para Deus, com Deus, talvez ele te ajude a encontrar uma religião onde vc entenda a verdade no caminho para Deus de maneira boa. Mas lembre-se a maldade existe no ser humano e fora dele tbm.
Atenção pessoal... Já repararam que isso aqui é um canal ATEU ? Tudo uque devemos pregar é o bem estar para a pessoa e não o mal estar Deus ético. Vamos libertar a mente dessas pessoas e não prendelas ainda mais a Religião. E outra... Deus é Religião sim. Olhem em suas costas e vejam quantas vidas destruídas pela crença nesse Deus miserável. Bora pensar né ?
@@misalucamisaluca2852 se vc afirma q Deus é religião sim, isso te torna um crente! Certo? Vc acredita em Deus e q ele está nas religiões q fizeram mal no passado. Correto? Um ateu, ele não falaria sobre conceitos de deus, ou empregaria Deus em nem um aspecto, já que pra ateu, Deus é uma não existência.
Vc é ateu ou é crente?
Ser ateu é acreditar que vc veio do nada pra o nada com nenhum propósito
Mim respondar porque existe algo em vez do nada?
Meu processo de ateísmo na adolescência foi bem caótico, mas depois que me tornei ateu me deu um alívio mental.
Alivio imediato?
Meu cérebro é ateu, meu coração é devoto, mas no fim das contas quem manda mesmo é o estômago...
E vc tem estômago pra tudo isso que acontece em nome de deus ?
Acho que vc é a única pessoa no mundo com coração devoto,o meu só bombea sangue mesmo
😄👍👏👏👏👏
Tu ateu por sima da janela todos nós ja nasceu ateu todos nós ja nasceu se fudedo e vai morrer ser fudedo e não tem jeito e deus não existe e nem o diabo também não existe
@DXT Agenciamentos tem que escrever o que esta na Bíblia sancrenta que foi feito no fundo do quintal que é cheia de mentiras e contradições bíblia a Bíblia foi escrita com sangue Humano um deus carrasco que adora mata criança e adolescente e grávidas e homem um deus carrasco e sanquinario e irado bebendo sangue Humano esta escrito na sua Bíblia sagrada o sancrenta no capítulo de Levítico 17 29 do primeiro Reis e no segundo reis do primeiro capítulo
O que é mais triste nisso foi vc ter passado por tudo isso, e chegar um crente aleatório dizendo que vc buscou Deus de forma “errada”.
“Não é possível convencer um crente de forma alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências, e sim em uma profunda necessidade de acreditar”. Carl Sagan
Quem é ateu pode sim falar de religião da mesma forma que um religioso pode falar sobre ateísmo eu não vejo problema em falar,todos tem direito de ter opiniões.
Verdade 👏
Né
Mais respeito além de tudo
Ser ateu é um ato de honestidade com o senso lógico, e um ato de coragem por encarar as incertezas do mundo sem o consolo da religião.
Lógico, não é. Não existe fenômeno sem causa. A criação é inquestionável. Quem criou? Quem tocou fogo no Big Bang? Ateísmo é crença do mesmo jeito.
@@rominsete6481 Existe o Ateísmo forte (positivo) e fraco (negativo). O Ateísmo forte seria um tipo de crença. Já o Ateísmo fraco seria um tipo de descrença.
@@prodalves não encontrei esses termos no dicionário, só ateísmo mesmo, puro. De todo modo, descrer que há uma causa primeira da existência do Universo é acreditar que há efeito sem causa, ou algum tipo de geração espontânea. Essa noção não é passível de qualquer prova, e portanto é uma crença (no caso, não uma crença qualquer, mas uma que já foi superada pela ciência há tempo).
Jesus não se parece com nenhuma religião. Hoje as religiões são mais problemas que soluções para o povo.
What??????????????????????????
Jesus não é religiao
@Mob_Stalk3R Lê de novo. E de novo. Até entender.
Aí eu concordo
Acho que se olharmos mais a fundo, dá pra reconhecer que a religião tem um papel social importante, principalmente nas classes mais baixas que por várias mazelas da desigualdade social... tem toda uma psicologia que contribui para a saúde mental da maioria dessas pessoas, acredito eu.
Cada um com sua filosofia de vida,o importante é ser feliz consigo mesmo
E NÃO ENCHER O SACO DAS PESSOAS COM SERES IMAGINARIOS. PRINCIPALMENTE NÃO ALIENAR OS FILHOS.
Jesus te ama
Jesus te ama
@@WellingtonSilvaF Que Deus lhe abençoe.
@@renanmoura1781 admiro seu esforço, não sei se alguém já lhe disse isso mas jesus te ama também.
Acho q mtos dos q se dizem religiosos, no fundo, só querem agradar o Deus deles pra conseguir "bênçãos", ou seja, é interesse próprio. Fé é se desenvolver espiritualmente, ter empatia com o outro, e não seguir regras sem sentido por medo ou pra conseguir vantagens.
AMEN, kkkkk
Totalmente. São posturas bem egoístas, muitas vezes. - Sou "temente" a deus, pois do contrário vou sofrer com isso.
Falta de leitura bíblica, lá diz: que seja próspero quanto a tua alma...forte, não?
Vdd 90% dos religiosos esta na igreja por causa de dinheiro a universal é exemplo disso
@@1emiliobering pq vc vai para o inferno?
Muito legal saber dessa sua trajetória. Desde a minha primeira comunhão que eu sou ateu. Fiz esse curso e a cerimônia de teatro só pois fui coagido pela minha família. A minha mãe era bem louca, ela sempre falava que eu seria o primeiro padre a celebrar uma missa na lua. Essa é uma das razões pelas quais eu me tornei psiquiatra infantil ...
Kkkkkkkkk
Caminho para a descrença no cristianismo: ler a Bíblia. Também li a Bíblia de cabo a rabo, o que a maioria esmagadora de cristãos não fizeram. E nem devem fazer.
Ler a bíblia, com atenção, é uma coisa que desfaz 90% das crenças. Minha namorada é adventista, nunca leu a bíblia. Às vezes conversamos sobre isso e dá para ver que a fé dela vacila, mas difícil perder costume de algo tão enraizado
Também li a bíblia toda.
Deixei religião .
Não me interessa seguir nenhuma.
Muito menos as várias que existem pelo mundo afora ,em várias culturas diferentes com os chamados livros sagrados e seus deuses irados .
Tudo alienação.
Ñ existe só o cristianismo velho
Você leu em grego ou em aramaico?
Eu li apenas os 3 primeiros livros (Gênesis, Êxodo e Leviticos), depois disso parei porque é muuuuuita contradição e baboseira em tão poucas páginas. Ler estes 3 primeiros livros já é o suficiente pra tornar qualquer um ateu
Mil vezes ser ateu, duque acreditar em um Deus, que coloca doenças nas pessoas.
Krlh que deus é esse mano? kkkkk
@@AntonioGomes-vq3ji O deus Javé,não conhece?
@@lexkimthompson3677 Conheço YAUH, O Criador, Ele faz isso com a descendência da serpente, é só saber separar o preto do branco nas escrituras.
A forma que eu e algumas pessoas pensam não é o que a religião e as denominações/igrejas e pessoas pregam.
Não é Deus q coloca as doenças é os humanos com consertesa com a ajuda do diabo
@@mateuzingamertroll7373 Na verdade maninho nem um nem o outro, doenças surgem e acontecem isso é normal pra esse mundo, esse mundo que vivemos está "solto" sem nenhuma interferência do nosso Criador, a única coisa que Ele interfere aqui são nas pessoas, nas pessoas que entregam a sua vida a Ele.
Entendeu? Mas esse lance de que tudo é plano de Deus e que tudo é vontade dEle, é uma mentira que líderes religiosos pregam e consequentemente, as pessoas também
Não se pede respeito por ideias, opiniões ou crenças, elas não estão isentas de críticas ou deboche
Concordo plenamente. Sempre explico isso para os crentes.
Sim ! Pois é !
Tenho 19 anos, sou ateu e isso é libertador.
Jesus te ama
Michael Douglas Silva Alves
Se Jesus me ama eu não sei, oque eu sei é que devemos ter mais amor no coração.
Atualmente as pessoas tem muito ódio, odeiam quem pensam diferente, odeiam as outras religiões, odeiam as outras ideologias e etc...
+amor +respeito +educação +pesquisa
é oq precisamos
@@SocratesTaVivo pra você ter amor e respeito pelas outras pessoas não é necessário religião. Basta ser empático e ético em suas ações e isso independe do seu Deus.
Tu és a toa, inocente ... !!!
Melhor coisa que vc fez. Quando vc descobre que não precisa de nada disso percebe que te enganaram a vida inteira 👏👏👏
Eu acredito em tudo que a Ciência possa provar. " Conhecimento é o processo pelo qual o pensamento se aproxima infinita e eternamente do objeto ".
Sou ateu, e sua história se parece muito com minha. Conhecimento nos trás dois caminhos: loucura ou ateísmo não?... rsrs. Sou seu fã Henry!!!... Abraços e sucesso!!!
Quando eu entrei na UFPR e comecei a me conhecer e pensar, eu concretizei que eu nao precisava mais me iludir com religião
BURROMINIONS ARREPENDIDA!?
Kamille eu também tive toda minha formação acadêmica na UFPR e tive uma fase de questionamentos, mas com a idade madura e mais experiências da vida, percebi que dificílmente no momentos de problemas muitos sérios, que nos envolvem sentimental e psicológicamente não recorremos a Deus e Jesus. Não que seja necessário ter uma religião, mas a religiosidade nos pega pra valer. Coisas que acontecem com o envelhecimento e depois que passamos por "muitas" coisas. Acho que o Henry ainda vai mudar seu pensamento, por quê é jovem!!!
Jamille, se vc tem bom caráter, e de alguma forma vc ajuda a quem precisa, vc tem Deus no coração.
Para mim a maioria dos cristãos na tem fé em absolutamente nada.
Olhe os 6 principais pastores do nosso sofrido Brasil, que andam com a bíblia não mão.
Em que estes impostores tem fé?
Em tudo menos em Deus.
@@eloisemachado2687 achei meio arrogante seu comentário
@@WellingtonSilvaF KKKKKKKKKKKK
Eu tenho 25 anos e há dois anos atrás saí de uma seita evangélica, foi a melhor decisão da minha vida. Ter a liberdade de escolher o que você quiser fazer,sem medo de um Deus ou Diabo é incrível.
Ainda tenho vários traumas por causa dos anos em que estive na igreja e das coisas que deixei de viver. Mas aos poucos vou recuperar o que perdi.
independente de ter religião ou não tu sempre vai acabar deixando de fazer algo pra fazer outra coisa é normal.... problema é viver restringido por uma ilusão.
Fico feliz por vc.
@@flaviamarson obrigada
@@samilabarbosa8725 o que é liberdade?
Viva o ateismo.
Caro Henry, eu demorei muito tempo pra me definir como ateu.
Hoje estou com 62 anos, durante muito tempo frequentei a igreja Batista. Não cheguei a estudar as religiões como você fez, mas percebi que muita coisa não bate. Gosto da filosofia e dos filósofos. Hoje sou um ateu.
Fez a escolha
Acho muitos ateus tem Deus dentro de si são pessoas honestas fazem tudo certo o que eu conheço são assim são iluminados eu penso muito nisso
Deus deu o livre arbítrio
Vc escolhe seu caminho
Só não entra no Reino de Deus
Senão se arrepender
Ou vc me adora ou ei te mando pro inferno,a visão q o cristianismo tem sobre Deus é de uma pessoa com uma carência emocional desgraçada q só é satisfeita com relacionamento abusivo.
Minha desgraça foi acreditar em Jesus, Deus.
O homem é pobre, miserável e nú
Jesus está para voltar, para muitos que acreditam na sua existência, sua vinda será de muitas alegrias.
Ele irá resgatar o seu rebanho, aqueles que acreditam nas suas escrituras estarão salvos, e herdarão o reino dos céus. E lá sentarão com o pai, para seiarem, e desfrutarem da vida eterna. então sua desgraça, foi você acreditar que vc vai ser feliz sem JESUS, pq quando chegar o julgamento de deus, faz um favor não chore, pq será tarde... Fica a dica
@@jhonny6090 vc não pode provar nada disso, vc apenas diz.
@@wagnermotta e vc n pode provar só contrário mas saiba que se ele estiver errado nada mudará agora se você estiver errado custará sua alma na eternidade pois a alma é imortal nunca se esqueça o corpo matéria morre mas a alma é imortal
Ateu também tem Fé
Para acreditar que o Urso nadou e virou baleia é preciso Fé
Geração Nutela
O grande problema da religião é não ficar na sua devida área, a religião, mas não, quer se meter na política, na cultura, na ciência e etc. PQP!
Tenho nojo desse negócio "bancada evangélica"
@@wallacedsviana amigo jesus e deus nao existe
Eu nunca acreditei no deus religioso apesar da minha familia ser catolica nunca foi imposta religiao a mim . Desde novo eu questionava deus e o sobrenatural , adoro estudar religioes nas culturas diversas e fui me apaixonando por filosofia e ciencia , o processo de panteismo ao ateismo foi acontecendo aos poucos , sou tranquilo e somente o que me deixa muito chateado é a exploracao do comercio da fé ou quando se tem crença religiosa e para muitos isso ser mais consideravel do que o carater de uma pessoa descrente . Obrigado Henry ,por compartilhar conosco !!!!
Tenha fé e hora pra ele vc vai sentir o fogo queimar do Espírito Santo vc vai entender quando tiver fé.
@@tigeredits369 a fé não é nada contra a Razão a razão venci da fé.
Me identifico exatamente como o Henry Bugalho. Eu sou ateu, mas acho bonito as religiões. Não esses cultos ridículos neopentecostais de um Deus personalista legalzão com seus pecados e inimigo de tudo que você não gosta, mas a arte arquitetônica e as celebrações ritualística católica são muito belas. Assim como o budismo milenar e contemplativo, e muito mais.
Por falar no assunto de religiosidade, hoje assisti Dois Papas que está na Netflix. Eu esperava um filme propaganda, mas confiei no direção do Meyrelles e na disposição de renome do Hopkins, e não me arrependi. Aborda o passado do Francisco durante a Ditadura Militar Argentina. Recomendo a todos.
veja aí. Livro muito bom. O combate espiritual. De autoria de Lourenço Scuopoli.
Você já percebeu mesmo que sendo ateu, ( também sou ) você escreve a palavra " Deus " com maiúsculo ? Quando na verdade devemos usar " deus " no minúsculo, pois não é um nome próprio. Já se perguntou o por quê você faz isso ?
@@netuno1964 eu só escrevo em minúsculo. E nunca respondo qdo alguém me diz: "vai com deus."
@@ilzadane eu so escrevo deuls kkkkkk
@@netuno1964 A gramática tradicional aponta a escrita da palavra Deus com inicial maiúscula. E é assim que nos ensina no ensino básico, o que influencia as pessoas, mesmos ateias, escreverem dessa forma.
Henry eu sou cristã e acredito na existência de Deus, porém eu me questiono sim sobre muitas coisas que existem na biblia eu nao ouso dizer que seja contraditório mas sim confuso. Eu comecei também a estudar as religiões e através desses estudos não sou mais intolerante e abri meus olhos para muitas coisas ... Eu não sei onde vamos parar com esses questionamentos sem resposta, mas quero continuar crendo na vertente que um dia ELE nos dirá o que tanto questionamos ..
Deus não é um Deus ruim, q construí mundo ruim!
O homem é ruim, por conta da queda.
Big bem?
Surgimos do nada?
Tudo isso tem resposta. Basta ler bons livros de apologética.
Leyla é assim que começa... Depois eu passei de cristão pra agnóstico e agora sinceramente estou em dívida se já sou ateu ou agnóstico, pois eu NÃO consigo acreditar mais em Deus, mas eu queria muito que existisse um Deus.
@@MatheusSantos-sq5lf Você consegue acreditar que o acaso cego fez o nada explodir e criar tudo aleatoriamente?
@@MatheusSantos-sq5lf Fui agnóstico por um bom tempo e hoje acredito em Deus
Todas as civilizações acreditaram em um ou mais deuses(não, não quero dizer que "a maioria acredita, logo é real"), mas povos com visões e culturas extremamente diferentes chegaram à mesma conclusão, além disso, diferente de Deus, a existência de Jesus, Maomé, Buda e outros pregadores é provada, não é possível que todos eles estavam errado e delirando
Todo mundo tem religiosidade, está no sangue, seja acreditar em Deus, signos, fantasmas, etc, desde a pré-história é assim
Recomendo que veja os argumentos de René Descartes, Tomás de Aquino, Kant e os argumentos dos hindu
Não faço a menor ideia de qual Deus exista, mas acredito nele
Minha resposta padrão quando o assunto é religião é: "Eu acredito em tudo! De Jesus a Shiva.". Apesar de não saber quase nada sobre religões, fé, deuses, etc, não da pra negar o fato de que as crenças e práticas religiosas influenciam e determinam muito na vida "real" e estrutura social até de quem é ateu. Como dizer que algo que influência tanto não existe?!. Se mudarmos a pergunta para: "Você acredita no amor?", qual seria sua reposta Henry?
Região é a fezes em vaso, se não der logo descarga fede!
Acho que as pessoas devem se posicionar quanto a sua crença ou não crença, mas eles sufocam os ateus pois tem medo de debater, pois a realidade fática aponta para a não existencia de um Deus Cristão.
No momento que influencia pessoas é real ,agora separe as realidades,uma coisa é crença outra é física, Naruto influencia pessoas logo é real isso não significa que fisicamente seja possível
@@alexandrert948 legal. É bem esse o meu entendimento. De qualquer forma o que dá pra observar é que essas idéias se manifestam de várias maneiras na realidade física. Logo, pra min, existem.
Eu tive uma educação católica . Era bastante temente a deus na época em que estudava para a 1°comunhão , mas na reta final , eu passei a questionar seus dogmas, suas verdades , passei a frequentar as aulas apenas para satisfazer a minha mãe. E no primeiro domingo , pós 1°comunhão, eu nunca mais voltei a pisar naquela igreja o qual é havia crescido . Eu tinha 11 anos e via um mundo se abrindo diante dos meus olhos . Assim como vc , meu processo levou um certo tempo .Busquei estudar sobre outras religiões neste período . Lembro que aos 15 anos , já havia perdido a fé neste ser superior , cultuado por muitos . Hoje , sou muito mais feliz sendo atéia.
Gál5;1 Foi para a liberdade que Cristo nos libertou, e não para ficarmos presos a dogmas religiosos. k+ !
Fofa ate q vc acordou rapido!! Eu tenho 52 e so acordei ha 2 Anos!!!
Sou umbandista e hj me encontrei, porém eu vivo uma fé raciocinada.
" Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade". ( Kardec, Allan )
fe racicocinada ahauhauhaauhauhauhauh o espiritismo pode encarar a razao de frente??????? serio??????
Qual é a lógica de um ser divino provido de onisciência criar algo que ele mesmo sabia que ia da merda ? Então Deus é sádico
Meu percurso foi parecido com o seu, Henry. Eu tive criação fortemente católica. Fui batizado, tive minha 1ª comunhão e fui crismado. Até coroinha fui. Mas desde bem cedo, talvez antes mesmo dos seus 14 anos eu não entendia como Deus teria condenado toda a humanidade ao sofrimento ao expulsar Adão e Eva do paraíso para que seguissem as provações do suor, da dor do parto, etc. Ou seja, os filhos de Adão e Eva, por todo tempo que viria, teriam que pagar pelo suposto erro dos pais. Mas espera aí; isso é justo? Em que circunstâncias os filhos, ou descendentes, arcam com as responsabilidades dos atos dos pais? Seria justo, então, que os filhos, netos, bisnetos, toda descendência de um assassino, pagasse pelos seus crimes? E, pela Bíblia, isso teria acontecido várias vezes. Sodoma e Gomorra, o dilúvio... E sobre o vídeo anterior, há o fato de Deus ter testado muitas vezes pessoas. Começou com Adão e Eva. Por que ele colocou a tal árvore com um fruto proibido no jardim? Que sentido faria isso? Depois testou o mais importante patriarca, Abraão. E Jó. E mais não me lembro de qtos. É duplamente incongruente: se testou é pq não sabia qual seria o resultado apesar de ser onisciente. E se previsse não poderia haver livre arbítrio. Eu mudei de ideia um pouco mais tarde que vc, embora não tenha chegado ao seu resultado. Para mim Deus, se existir, não é o que está descrito na Bíblia. Que, aliás, é um conjunto fascinante de livros. Mas não consigo descartar a existência de algo parecido. E é só achismo da minha parte, um sentimento. Então sou um agnóstico teísta, eu acho. Mas, de fato, isso não faz quase nenhuma diferença na minha vida. Não tomo decisão alguma baseado nisso.
Sim a gente toma ..por isso não fazemos coisas ruins
Não pude deixar de ler seu comentário. Pois, intrigo com seus questionamentos. Boa parte do seu questionamento não é difícil de responder. Metafísica falando.
@@murilosilvio2843 se eu não pudesse sentir dor poderia me machucar todo ...e tipo isso a coisa do teste
@@miguelfelipefelippedeolive2676 Nenhum ateu, obviamente, toma qquer decisão baseado nisso. E são conhecidos milhares de ateus que tratam o próximo com compaixão, respeito, dignidade, que ajudam muito e não prejudicam ninguém. Está aí o Bugalho, o Drauzio Varella, Pirula...
@@miguelfelipefelippedeolive2676 Concordo contigo.
Eu graças a deus sou ateia de pai e mãe! Nunca tive nenhum conflito interno por não acreditar em deuses ou entidades divinas.
Vc teve muita sorte... pode "crêr".
Hahaha. Só achei engraçado vc dizer "graças a Deus" sou ateia.
@@semeandoaee ela foi irônica.
@@semeandoaee HAAAAAAAA
@@aganete. morro de pena das crianças que nascem na doutrina 😔
Na minha opinião foi o Homem que criou a Deus à sua imagem e semelhança e não o contrário.
Exato. Um Deus raivoso ciumento controlador exclusivista e severo.
é a sua opiniao contra a palavra de Deus e voce irá perder no final
Meu pai já era Deus antes do por do sol, meu pai era poderoso antes do rugir do Leão, meu pai era Deus antes dos céus serem criados..Meu pai existe ele te convidada a se alimentar da palavra
JESUS TE AMA!!!!!!!!
@@ant1k Gado
@@metalnordeste8998 Sua opiniao?
Henry, vc tem cara de padre!
Jesus te ama e morreu por voce arrependate e venha pra Ele
@@renanmoura1781 Ninguém pediu pra ele morrer por ninguém..kkkk
@@lucvalle isso é uma heresia sabia
@@lucvalle kkk
Kkkkkkkkk. Verdade!
O que eu estou , vendo pessoas usando o nome dê DEUS com um ódio terrível ,este Deus não tem sentido.
De fato esse ser divino não faz sentindo quando falam que é do mal mas faz sentindo quando ele é perfeito💗💗💗
Até tem se for levar em questão a bíblia lá tem diversos ensinamentos, regras e histórias dignas de um ser humano somente e não de um ser superior porém há muitas mensagens boas, torcendo para que no futuro sejam usadas mais as mensagens boas que as ruins
Deus é Deus é incrível o ser humano viver sem crer em Deus
@@luiscerqueiracerqueiracerq8868 verdade, aliás não há razão para Deus nos fazer descrentes da sua fé, já pensou nisso?
@@luiscerqueiracerqueiracerq8868 Deus não existe, sinto muito te falar
quando eu tinha 12 anos minha mãe foi atropelada e morreu, apartir dai comecei a questionar porque que deus levou a minha mãe e deixou tanto eu e minhas irmãs muito menores que eu comecei a perceber que na verdade não havia um deus para nós proteger nos guardar da fome da violencia que existe a tanto tempo comecei a perguntar porque que deus não protege uma criança de 5 anos de um estuprador a fome a o redor do mundo dizem que o pai protege seus filhos nunca vi deus proteger ninguem por outro lado os canalhas que dirigem as igrejas aproveitam das fraquesas das pessoas que acreditam em deus sou ateu a 30 anos e sou extremamente feliz dias atrás saiu um relatorio dizendo que os ateus geralmente tem o q.i muito mais elevado doque as pessoas comuns más isso eu já sabia a maioria dos ateus tambem tem um grande bom senso e fazem o bem sem pensar em ser favorecido tenho muito orgulho de pertencer a esse grupo de pessoas especiais chamadas de ateus.
Eu também!
Deus não interveêm nas coisas mudanas, isso não tem lógica. A vida não tem sentido sem Deus. Tudo passa a se deteriorar sem a crença.
@@wesleydearaujo3563 Tudo se deteriora com ou sem deus
@@JuniorSilva-np6kk a diferença é que não existe um paraíso na terra né
@@wesleydearaujo3563 Não existe em lugar nenhum!
Embora não concorde com vc, sendo eu cristão e crendo em Deus e Jesus Cristo, respeito e achei corajoso de sua parte expôr seu ponto de vista, seu modus vivendi em relação a este tema. Em um mundo e país totalmente dividido, ideológico e desigual, a religião se torna porto seguro pra milhões...que a defendem inclusive com ameaças e agressões. Parabenizo-o pela coragem.
Você.foi respeitoso .
As vezes ficamos calado para não magoar os amigos cristão.
Sou ateu desde os 5 anos de idades.
Família católica e agora evangélica .
vc parece que foi uma pessoa muito inteligente desde muito cedo
@@amarodias9870 negativo.foi a época em que perdi meu pai e as explicações dadas não fazia sentido
Olha foi duro ouvir como ocorre a perda da fé. Eu escolhi como profissão ser cientista social e obviamente passei por várias crises existenciais. Mas como poderia abandonar a minha fé? Ela faz parte do que eu sou e do acredito para a humanidade. Ela que me mantém de pé e me faz lutar. Não me sinto fraca por acreditar. Pelo contrário, acreditar em algo que não se vê e não se toca exige muito de mim. Principalmente quando convivo com pessoas que escolheram não acreditar. Alguns vão dizer: "que argumentos frágeis! Não tem nada de racional nisso!"É essa a questão. A fé não exige razão, por isso que é fé. A ciência precisa de razão, mas a fé precisa só de você.
Eu fui pastor por quase 7 anos e me tornei ateu nesta época. Depois de 1 ano de pastor, já havia me tornado ateu e continuei ateu como pastor por volta de 6 anos.
Então, você não se sentiu culpado por estar ludibriando os fiéis?
@@DNRJ461BSB ué. Enganei quem??
Era universalista quando conheci meu namorado ateu. Hoje em dia sou agnóstica e tentando lidar com a possível realidade de nada disso ter sentido. Agora se Deus existe, tenho ctz que ele não é tão bom quanto querem pensar.
Caso possa ajudar o raciocínio sobre a temática, sugiro a leitura do livro: "Lamento, mas nem Deus nem Vida Eterna". Não quis escrever demasiado, falo muito entre linhas e pressupondo bastantes conhecimentos por parte do leitor, mas penso ser um bom auxiliar de reflexão e questionamento. Fui padre, mas virei descrente.
Você acha mesmo que o acaso cego fez o nada explodir e criar tudo aleatoriamente?
@@boni2786 É demétrio dizer "não sei" o que "causou" o Big Bang?
@@treves489 É a ausência de evidência e isso é algo assustador porque aquilo que o homem não entende ele tem medo.
O livro que fez consolidar meu ateísmo: O Relojoeiro Cego escrito por Richard Dawkins. Esse livro mudou a minha vida.
Nivaldo, o "Relojoeiro Cego" também foi o livro mais importante na minha jornada da crença à descrença. No mesmo nível de importância foi "O mundo assombrado por demônios" do Carl Sagan.
Então quando estiver em apuros leia esse livro invés de clamar ao senhor
@@nicollyfarao2401 Sim claro. Até mesmo antes de ser ateu nunca tive nenhuma prece atendida.. Se clamar e orar resultasse em algo prático não haveria sofrimento no mundo.
@@nicollyfarao2401 Me diga se chamar o senhor vai ajudar alguém ? 70 mil homicídios por ano, estupros por todo o lado, mentiras , fome, sofrimento. O senhor não ajudou nenhum desses ? Ele só atende a você ? Hipócrita.
VC NAO FOI UM ADOLESCENTE CONFUSO E PRE ATEU,,,,BUGALHO ,,VC AINDA O É,,LEU IVRO DE AUTO AJUDA PRA ATEU,.ATEUS BUGALHO, NAO SE DIZEM ATEUS,,,,UMA DAS MAIORES SENTENÇAS FILOSOFICAS DA BUSCA DA FE É,,,SE PODE CHEGAR A FE ATRAVES DO INTELECTO,, MAS O DIVINO NAO PODE SER ENTENDIDO COM O INTELECTO..,,E POR QUE ACONTECE COISAS TERRIVEIS AQUI? PORQUE AQUI NAO É O PARAISO,,NEM O INFERNO, É UMA ARENA, ONDE MOSTRAREMOS NOSSA CORAGEM,HUMILDADE, BONDADE E AMOR,,PARA SEGUIRMOS.
Ex testemunha de Jeová. Ateu há 10 anos. Praticamente eu passei a viver depois de limpar minha alienação deísta.
@@urldocanal1415 esse é seu ponto de vista. Tem TJ muito bom de coração sim, que refletem um pouco da misericórdia do Deus que pregam, mas o que me fez me afastar de lá não foi o.deixar de acreditar, mas era ter q conviver com fdps. Toda e qq religião, tem gente boa e ruim... com conceitos bons e ruins.
@@urldocanal1415 os crentes também.
@@urldocanal1415 Tambem sou ateu, mas os poucos jeovas que eu conheço, sao realmente pessoas que seguem o diz o cristo. Nao posso falar do todo.
Eu tbm era TJ até meus 15 anos passei minha infância toda, hoje os 20 consegui enxergar as coisas, não só as tj mais todas as outras religiões cristã
@@urldocanal1415 vou repetir " uma seita terrivel que nao tem anda a ver com Deus!!!!" nada....
Olá, Henry. Em primeiro lugar, obrigado por compartilhar sua experiência com a/o religião/sagrado de forma tão equilibrada e sincera! Também sou da área da Filosofia, e gostei de ver sua busca racional por compreender o tema "Deus". Digo aos meus aluno do Curso de Filosofia que esta é a maior aventura que o Espírito (no sentido de inteligência e vontade) humano é capaz de fazer: pôr questões/fazer perguntas e investigá-las racionalmente. Deixar de perguntar/investigar seria realmente algo de muito triste que poderia acontecer a um ser humano (dogmatismo de tipo religioso ou não. Seria o fim da aventura maravilhosa do conhecimento). Como você me parece alguém em estado de busca pelo conhecimento e, porque você disse, que gosta desses assuntos ainda hoje, venho dar-lhe uma sugestão de leitura. Obviamente, você é completamente livre para não aceitá-la. Entre os muitos temas de que você falou, você citou a grande problemática Filosófico-Teológica do "mal". Gostei de ouvir que já não acredita em Satanás e seus demônios (Do ponto de vista lógico, filosófico e teológico, essas "entidades" nunca explicaram, de fato, o problema do mal. Apenas "jogaram para debaixo do tapete o problema" - para usar uma expressão da Física Contemporânea à chamada "interpretação de Copenhagen"). Gostaria de lhe sugerir a leitura de um dos livros mais lúcidos que conheço sobre o grande tema do "mal" (sem satanás e demônios!). Talvez possa enriquecer e aprofundar sua reflexão nesse tema. Como o autor é espanhol, acredito que não lhe será difícil ter acesso ao livro: QUEIRUGA, Andrés Torres. Repensar el mal: de la Ponerología a la Teodicea. Madrid: Editorial Trotta, 2011, 373 p. Espero que não lhe seja um problema o fato de o autor, além de filósofo, ser também teólogo (assim como eu). Faço votos de que sua investigação continue!
Jesus te ama
Ja pensou que o mundo manipula nós? Kkkkkkk ainda bem que existem religiões para o mundo ter senso no que faz ao próximo as vezes
Muito triste, que Deus o abençoe!!!
@@thiago_c8999 religião tbm manipula!
@@Observador-c3n de forma saudavel,nao.
me tornei ateia dps de começar a questionar coisas q, p mim, n faziam sentido. cresci numa família católica praticante e, de tabela, cresci frequentando a igreja, e sempre questionei mto tudo oq eu ouvia lá e em casa sobre Deus, Jesus, a fé e a religião em si.
e dps de me interessar por filosofia foi q eu me tornei ainda mais cética do q eu já era.
Quem acredita que o nada explodiu e criou tudo por mero acaso é tudo menos cético. Essa fé gigante nenhum religioso tem.
Ateísmo é pura lógica.
É uma conclusão, quanto mais estuda mais se da conta que deuses não existem...
MAIS o principal filósofo já disse que DEUS EXISTE
@@guildacangaceiros322 ele provou? Provou que existe alguma entidade divina com poderes sobrenaturais?
Só falta vc falar que esse filósofo é Jesus Cristo.
Ou vim me falar que é um deus abstrato, que ele é tudo e blá blá blá...
Falar muitos podem falar mas o fato é que até hoje nada sobrenatural foi provado.
Nenhuma religião, ou até mesmo deistas não comprova nada sobre existência de entidades progenitoras do universo!
Então por lógica não é sensato afirma a existência de deuses, o indivíduo pode até acreditar na existência de algum deles, mas carece de provas para isso. Prefiro o ceticismo
@@leonardoalmeida4220 blz mais quando ele volta será tarde pra vcs que não creiem
@@guildacangaceiros322 🤭🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@guildacangaceiros322 🤦♂️🤦♂️🤦♂️ Em mateus 24:34 Jesus diz que voltaria (com seu reino) antes que aquela geração morresse.
Em outras passagens ele fala da eminência de sua volta rapida.
Mas isso claramente não aconteceu né?!
E mesmo que vc supostamente estiver certo e Jesus Cristo exista, acredito que ele não condenará pessoas ao inferno eterno somente por não acreditar que ele existia, pois não tinhamos motivos para acreditar.
Henry, soude familia espirita kardecista, estudei em colegio de freiras e hoje sou evangélica, e meu pai ateu. Respeito e entendo a posicao dos ateus. Parabens pelo canal. Ja dei meu like. Sou de evangélica, mas sou de esquerda.
X2 sou cristão e de esquerda também
Tas toda trocada mulher.. Hahhaahah pai ateu filha religiosa, evangélica e de esquerda.. 😜
Qual o problema?
@@lindacotrim 👆👆👆👆
Por isso digo, nunca generalize pois existe gente coerente nesse mundo.
Uma amiga me fez essa pergunta: quando você virou ateia? A resposta pareceu evidente: eu nasci assim e não consegui "virar" religiosa, por absoluta falta de possibilidade de convencimento do cristianismo. E como isso impressiona as pessoas, alguém lidar com a finitude da vida sem buscar respostas místicas...
Eu creio em Deus! Ele está acima de qualquer entendimento humano. Não tenho denominação religiosa, apenas creio em Deus! É uma questão de fé. Também fui criada em família católica, mas os questionamentos me levaram a outras denominações religiosas para compreender a Deus! Mas Deus não está em templos feitos pelas mãos humanas. Para mim, Deus é o TUDO e o NADA! É o que FOI, o que É e o que SERÁ! O conhecimento científico não me afastou de Deus; os homens e as mulheres me afastaram das igrejas. Sentir a presença do divino é o que me mantém firme. Certa vez, ouvi que os ateus se aproximaram tanto dos mistérios de Deus, que escolheu não ir além, pois não suportariam a grande REVELAÇÃO. @Henry Bugalho, você pode se considerar ateu, mas vc tem um brilho e respeito tão grande pelas pessoas, que Deus não se importa de sua descrença. Ele crê em vc.
A verdade é: "Deus foi criado à imagem e semelhança dos homens"
Ou melhor "Os homens criaram Deus à sua imagem e semelhança "
Eu troquei a palavra Deus por "Grande Mistério"!
Sempre digo que deus foi criado à imagem e semelhança dos homens. Cada um cria seu próprio deus de estimação, que justifique e corrobore seus preconceitos, suas certezas pessoais, sua visão de mundo, suas necessidades sádicas de moldar as pessoas, seu ódio.
O que homem conhece de Deus são apenas lembranças de quem o ser humano e Deus deito no homem e toda vida do homem e o sonho de Deus neville goddard
Os ateus praticantes que tentam banir a Deus de seus pensamentos fazem- no pelo fato de o terem retirado primeiramente de suas vidas. Mas é de um escritor alemão a desconcertante frase sobre o ateísmo: "Cada ateu abriga um crente no coração".
Deus é bacana. É invisível, é calado, não perturba. O que mata é o fã clube e a guerra das torcidas organizadas.
Excelente comentário 👏👏👏👏👏
Eu sou ateísta mas concordo com você. Se os religiosos seguissem a história de Jesus seria legal mas preferem uma torcida fanática e sem raciocínio.
@@phb3274 valeu. Tudo é vaidade eclesiastes 1. Vou fazer falsa modéstia? 😆😆😆. Feliz Natal.
@@anacarolinasilvadejesus6890 Leia também meu comentário anterior. Se não foi apagado. Mais longo mais chatinho mais abrangente. Valeu o retorno. Feliz Natal.
O que me levou a ser ateu foi conhecer artistas ateus. Comecei pela literatura - Saramago, Dostoiévski e Tolstoi..depois vieram os cineastas ( filmes) e pintores. As obras artísticas ajudam a conclusão de que o ateísmo é melhor do que a crença em algo sobrenatural. Obrigado pela dica dos livros.
Dostoievski e Tolstoi eram católicos.
@@alanaraujodasilva120 Dostoievski foi ateu. Ele nem poderia ser católico na Rússia dos Czares. No maximo ortodoxa russa.
@@onlygoodsong5621 Ele não era ateu. Ele mesmo debatia com vários niilistas. E ele era católico ortodoxo, sim.
Dostoievski e Tolstoi não foram necessariamente ateus. Creio q no máximo agnósticos ou teístas ñ cristãos... Sebem q Tolstoi prega um cristianismo "de verdade" em "O reino de Deus está em vós" dado q sabidamente, se algum dia existiu algum Cristo q pregou o amor, a não-violência e o perdão, certamente as religiões q se dizem cristãs não seguem seus preceitos.
@@alanaraujodasilva120 Catolico eu creio q não, meu caro. O que foi "O grande Inquisidor"? Uma defesa à igreja?
Eu ainda sou novo, tenho 14 pra 15 anos, me tornei ateu, no início foi bem gradual, eu comecei a me questionar por causa do meu fascínio pela ciência e filosofia, mais ainda acreditava, assim como vc, gradualmente descendo de nível de deuses, até me deparar com coisas, por exemplo o Big Bang, e o vídeo do epifania experiência sobre "todo mundo é ateu" aí isso foi aumentando de velocidade até que virei ateu, decidi, não siso n faz sentido algum, pq ainda tento provar a mim mesmo que faz, me tornei ateu, de família cristã, como vc eu tbm ainda frequento principalmente grupo de jovens só para ver, e meu Big Bang, num retiro que eu fui, contaram uma história de uma garota que morrer de alegria por comunhar, a doutrinação é tão forte que fazem em torno de 150 pessoas ou mais gritarem felizes com a morte de uma criança, enfim, obrigado por compartilhar seu relato, não em sinto mais sozinho
Henry, eu sou espírita. Acho que o espiritismo consegue responder boa parte das questões existenciais e do funcionamento do mundo, inclusive se aproximando um pouco da sua visão de Deus. Elementos como a evolução espiritual em direção ao amor, à bondade e à caridade, a imortalidade do espírito nesse caminho evolutivo, a explicação das mazelas desse mundo devido a estarmos em um momento evolutivo mais atrasado e de expiação, e o próprio livre arbítrio (que faz com que não haja por exemplo pecados, proibições, mas sim escolhas que podem ser ruins ou boas, pautando-se nos ensinamentos de Jesus que são comprovadamente fatos, como o amor ao próximo, a caridade, etc.) são pra mim questões fundamentais que me fazem abraçar essa religião. Você chegou a estudá-la também? O que pensa sobre ela? Tive um momento em que fui agnóstico e passei a buscar religiões mais ou menos como ocorreu com você, e o espiritismo me satisfez. Um abraço, parabéns pelo trabalho fenomenal!
Concordo contigo. O mundo do além pela doutrina espírita faz bastante sentido, exceto a coisa da evolução pela reencarnação na qual não lembramos das vidas passadas. Se a ideia é evoluir pelas experiências, ter as memórias da vida passada apagadas é incoerente.
@@meqi92 isso faz sentido geneticamente falando. Pois nós herdamos genes de ancestrais de milhares de anos e não temos memória desse passado.
Hoje questiono porque temos que ter uma religião, porque a religião é importante, não sinto necessidade de ter uma, o importante para mim é respeitar, ser empática e solidária com as pessoas.
Melhor religião.
O ser humano não aceita a finitude de sua existência, a base de todas as religiões é a negação nada morte, por isso a necessidade dela na vida das pessoas
@@lucasesandra2008 Você quer dizer que a religião é importante na hora da morte? Não vejo muito sentido.
@@edda8946 A religião é uma forma de controlar as pessoas, se vc fizer tal coisa tu vai pro inferno, o medo realmente é muito poderoso e os lobos em pele de cordeiro sabem muito bem disso.
então me expressei mal, vc colocou dois "porquês"
Resposta dos seus "porques"
geralmente a religião nos é imposta exclusivamente pela nossa geografia e/ou pela família, são as primeiras "verdades" impostas, ou seja, a necessidade da religião proporcional ao seu convívio com ela durante a sua vida
quis dizer que a base da religião é a negação da morte, por natureza o ser humano nega o fim da sua consciência, a religião segura ele nesse fantástico mundo de faz de contas da vida pós morte
Eu só acredito em vida antes da morte, mas já fui religioso , entendo o outro lado
Assista o vídeo "a invenção da religião" e vc vai enteder o meu ponto de vista
O problema não é Jesus, Deus.
É só o fã clube mesmo.
Continue assim, equilibrado, sensato e bondoso, Henry.
Ps:(e sem Deus no coração.)
Eu como ateia tenho interesse em saber sobre mitologias, algumas religiões antigas são bastante interessantes. O problema é como as religiões vivas são usadas como massa de manobra, controlar comportamentos e arrotar uma falsa moralidade. Esses religiosos acham que nós ateus temos raivinha do deus deles, mas a bronca é com o fã clube mesmo.
@@flaviamarson recomendo o livro "a Bíblia desenterrada" de Israel finkelstein
Se Jesus ( ou Deus) é uma mentira, então é problema sim. Só a verdade trás progresso.
@@RafaelRodrigues-rx9ry faz sentido. A idade das trevas foi um atraso pra humanidade, talvez hj estaríamos bem mais avançados.
Ñ existe só o cristianismo mano
Também sou ateísta e pra mim foi um processo de libertação
Me fala por onde começar e o passo a passo
Eu fazia os mesmos questionamentos que vc, e muitos outros. Resolvi ser membro de uma igreja e lá constatei que, não sei onde está esta tal " verdade", porém tive certeza que não está na bíblia. Basta algumas horas de leitura para verificar as bizarrices que, não sei como convecem milhares de pessoas.
Não sei em que me enquadro, mas não acredito em um ser poderoso que não aceita suas próprias criaturas.
E que apesar de ser" melhor que todos", precisa ser adorado o tempo todo. Para mim isso é estranho, pq mesmo que a bíblia diga que ele não precise de ninguém, ele pune quem não o adora. São inúmeros os questionamentos.
E finalmente, para mim a religião é apenas uma maneira de controlar as pessoas, ao meu ver estamos todos em um barco à deriva.
Regiane Borges o diabo veio para terra pra roubar matar e destruir é ele o controlador voce acha mesmo que esse mal todo e crimes vão ficar impunes
@@suelisantos3835 não existe céu ou inferno, morreu acabou tudo que se passa nessa vida são consequências dos homens e o castigo tem que ser dado aqui, pq morreu acabou, não existe céu nem inferno por isso não se iludam com paraíso, aproveitem a vida de vcs enquanto estão por aqui, mas façam o bem e viva o amor, mas não dando crença a religiões
A gente não vira ateu. A gente nasce ateu e vira católico, vira evangélico, vira muçulmano etc.
Verdade.
tey tey tey
Por que você acha isso?
Exato ! No fundo parece que fomos criados para sermos adoradores, tanto q se uma pessoa ñ tem fé alguma em religião , ela tem fé em horóscopo ou faz adorações a políticos ou celebridades
@@olympus-6089 De onde você tirou isso?
Até salvei esse vídeo de tão sensacional. Parabéns pela clareza, Henry.
Pô, Solon, você é ateu??? Brinca não, kkk. Pensando seriamente e desinscrever do canal, kk
@@Guilherme_Costa_ que besteira! O cara nem aborda religião no canal dele e tu vai se desinscrever só por que talvez ele seja ateu!
@@Observador-c3n Sim o cara ali é burro
@@Guilherme_Costa_ vai fazer falta pra caramba! 😂
@@hjrodrigues85 Pelo jeito que esse canal ta morto, 1 inscrito faz uma diferença monstro, kkkkkkkkk
O Henry é ateu na mente, mas, cristão no coração. É impossível para a nossa razão compreender o divino, desisti de questionar, resolvi apenas me deixar amar por Deus e aceitar minha insignificância diante do universo. Descobri que Deus não tem explicação, porém eu posso sentir o seu amor dentro de mim.
É assim que tb me sinto. Falou tudo o que eu queria dizer.
"Mas cristão no coração", quer falar por ele sobre ele próprio?
acho que vc ta doidao , tio...
Em minha adolescência buscava resposta na religião e quanto mais procurava, entre católicos, protestante, espíritas e outras denominações, mais eu fiquei cético e descrete. Por fim hoje aos 43 anos acredito que exista uma força maior, porém não este Deus que as regiões querem empurrar a todo custo.
Tu nao deixou de ter fé
E parecido um pouco comigo.
O que queres dizer com "força maior"? Essa força é consciente?
@@karlhensreis7638 isso mesmo.
Acredito que essa Força Maior é inseparável do que nós somos em essência. Portanto não há dualidade.
Eu tô em processo acho e me sinto totalmente perdida, pq eu acho que Deus não existe eu quase nem acredito porém só de ter esses pensamentos já me sinto culpada e fico com medo, pq se eu estiver errada e ele existir ele me fará mal ou a minha família pq eu duvidei, é horrível. Cresci em grupos de orações, sou batizada na igreja católica então acredito que por isso ainda me sinto muito presa a doutrina em si, pq mesmo eu duvidando e outras vezes não acreditando de fato, ainda sim todas as noites antes de dormir eu faço uma oração de agradecimento a esse Deus que eu ora duvido da existência e ora não acredito na existência. Eu estou louca.
Desculpa, seu nome não é comum em português. Mas, vc se denomina com adjetivos femininos por opção num corpo masculino ou "park" é nome feminino? Pela foto parece ser homem. Não deixe de orar. Questionar é buscar respostas de Deus. Se vc tem o livre arbítrio de se tornar ateu, absorva a idéia democrática de Ele também não querer responder. Ele também tem escolhas. E o fato de vc duvidar da existência de Deus, não garante nem 0,1 % que sua conclusão seja verdadeira.
@@helderclei6148 Amado, pq gênero é tão importante? Esse não é foco do meu comentário eu nem falei sobre isso, oloko! Mas a título de curiosidade, essa foto não sou eu é de um artista que gosto. E sim, sou uma mulher cis e infelizmente hétero.
Foi exatamente o que aconteceu comigo. Me percebia duvidando da existência de deus cada a vez mais durante as minhas orações noturnas até que em um determinado momento me vi falando sozinho. No começo você se sente culpado mas a partir de algum momento vai se dar conta que não há mais razão pra isso. Afinal se você estiver certo não há do que se culpar. Se você estiver errado, o que de tão errado você fez ao tentar acreditar com todas as suas forças, mas ainda sim não pode, não por sua vontade, mas porque o universo te impõe essa percepção. E isso será libertador. Leva algum tempo, mas vai chegar.
@@Nermalton77 obrigada por suas palavras, irei refletir muito sobre cada uma delas e neste momento aliviou minha "culpa" imensamente.
@@BoohScouto001 Todas as religiões usam o medo para controlar seus seguidores, se vc vai no espiritismo tem o umbral, no cristianismo é o inferno e por aí vai..
Perfeito, se todos questionassem o que a sociedade impõe, não existiria ignorância. A inteligência é para isto, questionar os conceitos e dogmas.
Não sou de forma alguma ateu, mas hoje acredito que nenhuma religião, crença ou crendice explique satisfatoriamente quem ou o que é Deus.
Eu tenho 66 anos e católico praticante fui questionando todas essas coisas. Procurei ler sobre tudo e todas as religiões. Sobre Confúcio, Islamismo, quem escreveu a Bíblia,a cruzadas, inquisição etc. Tive a infância estragada por medo do diabo,inferno, pecado e tal. Quando assisti Código da Vinci fui mais a fundo ainda. Conclusão: não existe nada. Depois de morto é tipo antes de nascer. Zero. Que alívio para a minha vida. Enaudi Brignoni Formosa GO Quinto ano primário. PS: leio todos os dias desde os 13 anos e o preconceito é grande mas tiro de letra. Obrigado pelo vídeo
Me identifico com você no alívio. Seria um inferno no paraíso, caso houvesse um lugar de bonança mas que vários parentes, amigos e tantas outras pessoas sendo queimadas.
Quando eu tinha 13 anos me deparei com o livro "Deus, um Delírio" do Dawkins e a partir dai foi um caminho sem volta
ainda bem
Pensa em uma pessoa influenciada kkkkkkkk
@@williamperon8040 ou em uma pessoa que pela primeira vez encontrou um material que se alinhava com o que acreditava mas realmente, influenciada
@@camillareis233 as pessoas as vezes me perguntam pq eu sou ateu, eu devolvo perguntando pq ele acredita em algo que nunca foi comprovado... Se ele crê por uma descoberta pessoal (decidiu acreditar), eu tbm por uma descoberta pessoal decidi não crer, já que não tem fatos e verificações científicas deste caso.
Logo quero deixar claro que a sua descoberta é sua... E influência todos teremos... É parte de nossa existência influenciar e ser influenciado. Abraços querida.
Minha família é cristã, mas eu não acredito em Deus, mesmo assim eu participo da fé deles. A união que a religião gera na minha família é incrível e eu amo isso. :D
Irmão eu vou falar uma coisa para você que a palavra de Deus diz quando a gente faz coisas erradas Por exemplo quando você fala eu não acredito em Deus mas você não sabe da palavra de Deus e os mandamentos do Senhor você é perdoado porque você tá fazendo isso porque você não sabe dos mandamentos e nem da palavra espero que você não sabe porque Ela também disse que quando a gente sabe da palavra de Deus e os mandamentos do Senhor e continua fazendo coisas erradas o juízo será pior vou te dar um exemplo uma pessoa matou outra mas ela não sabe perante aos olhos do Senhor que Sale é mau o juízo Vai ser menor do que aquele que sabe que isso aí é mal e fez vai ser pior isso não sei se é o seu caso você disse que não acredita em Deus tomara que você não saiba dos mandamentos que Deus se você quiser eu mando os versículos para você através da bíblia porque eu acredito que essa sua família que é cristã eu acho que eles falaram isso para você que Deus abençoe você procure os caminhos do Senhor e acredite Porque ele é o Deus Todo Poderoso
Já eu não, sempre tive pânico da Igreja Católica. Minha família era católica e me empurrou pra empulhação religiosa desde a mais tenra idade. E eu sempre me perguntei quem havia criado deus, e viajava já sem saber em grandes temas da filosofia. Se tem algo de que me orgulho é que desde cedo desconfiei da religião e da religiosidade por intuição. Desde que nasci sou ateu. Religião pra mim sempre foi tão interessante quanto o peido que o vizinho a 50 metros deu e cujo mau cheiro eu não senti.
Que ótima reflexão Henry, eu também penso igual a vc, esse papo que um ser perfeito nos fez imperfeitos para depois castigar por nossas imperfeições? Poxa porque não nos fez perfeitos? É um pouco sádico né.
Porque se fossemos Perfeito e não pudéssemos contrariar Deus seríamos robôs
Não só isso, seria burro tb.... e burrice não é algo que aceitam atribuir a Deus... "Design Inteligente"... eu acho uma grande bola de contradições...
Não é "sádico", é "evolutivo".
No meio evangélico existem muitas pessoas honradas, sérias e que merecem todo respeito, e não esse tratamento. você me conhece para falar algo sobre mim? Bem menos! obrigado por sua soberba, delicadeza e educação muita paz e bem!
Primeiramente Deus nos fez perfeitos sim. Mas o pecado entrou quando Eva comeu do fruto proibido que depois Adão também comeu. Se ao menos tivesse estudado sobre isso na palavra da Bíblia...
"No Princípio"... eu era católico e depois passei a Evangélico. E assim foi por muios anos, quando eu li "Eram os Deuses Astronautas?". Na época fiquei confuso, pois as argumentações do autor faziam muito sentido. Mas continuei temente a Deus. Anos depois, já por volta dos 30 anos eu li "Uma Breve História do Tempo" e em seguida li "Um mundo assombrado pelos Demônios". Responderam muito mais àquelas duvidas e angústias, que mais de 20 anos de evangelismo não conseguiram me responder. Algumas das inúmeras dúvidas que sempre me perseguiram eram: porque um deus de AMOR concordava com a escravidão? Por que, tendo verdadeiramente o "livre arbítrio", se eu não O adorasse e obedecesse seria castigado por toda a eternidade e se eu o fizesse, receberia benesses? Isto me lembra o "livre arbítrio" que o sequestrador impõe aos pais da vítima: você pode escolher livremente: ou você me paga ou eu mato seu filho. Mas você é livre para escolher. Livre arbítrio de verdade se vê quando você vai escolher o curso que fará na faculdade. Pode escolher qualquer caminho que ninguém vai te punir. Outra: Se Deus é um deus de amor, por que ele aceitou a oferenda de Abel, que era feita com morte, sofrimento e sangue, mas não aceitou a oferenda de Caim, que era feita com flores e plantas? Pelo menos não havia sangue nem dor. Se é verdade que o homem envelhece, adoece e sofre porque desobedeceu a Deus, (o salário do pecado é a morte, eu dizia ao evangelizar pessoas) então essas coisas não deveriam acontecer com os outros seres vivos pois uma planta, por exemplo, jamais desobedeceria a quem quer que seja, pois não têm consciência para tal. Entretanto também envelhecem, adoecem e morrem. A essa altura estava me conscientizando de que eu não precisava de alguém me observando para que eu fizesse aquilo que era certo e não o que é errado. Depois li coisas que me demonstraram que o conceito do que é certo e o que é errado é inato para as questões mais fundamentais. Fui fazer Biologia e hoje sou um homem sem pecados. Sou realmente livre. Posso escolher o que fazer, sabendo que sempre há consequências seja fazendo coisas boas, sendo fazendo coisas ruins. Me tornei ateu. E graças a Deus, pois foi a palavra dele que me levou a isso. Mais tarde ainda vim a saber que não existe uma prova histórica se quer, que Jesus tenha realmente existido! Aí fechou! Um forte abraço! Cuide dos seus e FIQUE EM CASA!
Que comentario bom valeu pelas referências dos livros.
li teu comentário amigo, desculpe te perguntar mais você tem quantos anos que estuda sobre esses questionamentos ? se não quiser responder aqui se quiser chama no WhatsApp pra trocarmos uma idéia 98 984727437
Recomendo também O Gene Egoísta e Deus, um delírio. São dois livros muito bons. O primeiro sobre genética evoulucionista e o segundo sobre o impacto das religiões no mundo atual.
O Senhor não concorda com escravidão, ao contrário ele te livra do juízo e da segunda morte pela obra que Ele fez, ele não te condena pelo que você faz ou deixa de fazer, porque se condenasse, o ladrão na cruz não teria sido salvo. A Salvação é um favor imerecido. Abel teve fé ao dar o primogênito sem saber o destino do rebanho, Caim se julgou capaz de agradar a Deus e sua oferta foi com base no seu esforço. Abel entendeu que era incapaz de agradar a Deus, já Caim foi arrogante.
E toda criação que antes era submissa ao homem foi corrompida devido ao pecado
É muito bom eu saber que posso falar sobre esses assuntos tão livremente do que antes...
bom, eu tenho 15 anos atualmente, eu fui criada num lar cristão evangélico, sempre fui da igreja assembléia e eu sempre fui uma criança muito questionadora que queria saber mais e o porquê de tudo, porém, essas questões existencialistas começaram a surgir mesmo em 2016 quando eu ainda estava no sexto ano escolar, eu comecei a estudar sobre o sitesma solar e de como tudo foi criado através de uma explosão, uma teoria aceita até então, o bigbang,eu achava essa teoria um absurdo entretanto,achei interessante mas não me aprofundei tanto porque eu não conseguia acreditar que uma explosão pudesse criar coisas tão maravilhosas. não conseguia acreditar como alguém não podia acreditar em deus.
não tinha com quem compartilhar todos esses pensamentos, minha mãe tinha parado de ir a igreja faz muito tempo e minha avó reforçou a idéia de que eu tinha que levá-la de volta para a igreja.
minha mãe nunca deixou de acreditar até hoje, eu sentia esse peso em cima de mim para trazer toda a minha família e não deixá-los " ir para o inferno". minha mãe quase sempre tá doente e eu acreditava que era porque eu não tava seguindo direito os mandamentos. eu sentia um enorme vazio dentro do peito, eu pensava também que era por eu gostar muito do whinderson nunes e eu tinha até fotos dele mas diz que não podemos ter outros ídolos ou imagens que não seja do nos deus, não é? eu pensava que a razão de tudo estar dando errar para mim era por gostar de mais de alguem famoso. eu rasguei todas as fotos em lágrimas pedindo perdão.
eu comecei a me sentir cada vez mais desconfortável mas igrejas que eu frequentava. além de eu me culpar por não sentir nenhum amor pelo "criador" porque todas às vezes que eu falava que eu o amava era de forma vazia e insignificante sendo que eu não conhecia o verdadeiro significado do amor.
É uma extensa história, foram 3 longos anos me questionando e tentando encontrar meu lugar nesse mundo. só foi nesse ano de 2019 que finalmente consegui me livrar dessas crenças limitantes, me livrar desse medo do desconhecido. eu sofri muito nesse ano tentando saber quem sou e o porquê. encontrei respostas para muitas dessas perguntas, às vezes fico triste quando minha mãe diz para deus me perdoar e não me castigar porque eu não sei o que falo. que amor de deus seria esse...? ela também se questiona mas ainda teme ir para o inferno. ( se eu tiver falado algo de errado me corrijam pls)
espero que nesse ano de 2020 seja um excelente ano a todos e que... possamos nos libertar cada dia mais de crenças limitantes e que possamos nos tornar pessoas melhores!! gratidão por ter lido até aqui.. É uma história longa que não dá para ser contada aqui.
Alguem tem que te salvar
De qual cidade vc e
o quê?
Salvar?
Foi uma escolha dela, livro arbítrio.
Não tenho religião, o fato é que existe o negativo e o positivo , tudo que é amor , tudo que é bom , eu chamo de Deus! E só! 🥰❤
Não existe o sobrenatural. É tudo inventado para causar medo nas pessoas.
Os católicos têm uma resposta pra cada questão. Quando querem que uma passagem bíblica seja literal, é literal. Quando é contraditório, rapidinho aquilo é figurativo.
A Bíblia não é um livro de regras para os Católicos, uma vez que a Igreja Precede a Bíblia. E esse problema que você citou não é com a Bíblia, mas com a linguagem e é a filosofia da linguagem e a filologia alguns dos ramos da ciência responsáveis por estes estudos.
"Se Deus criou tudo, quem criou Deus?..." - E foi assim que tudo começou pra mim
Então se o universo te criou, quem criou o universo? Ele é antes de tudo!
@@wallacedsviana Felizmente a lógica ateísta está de acordo com a realidade. Segundo a conservação das massas nada que á natural foi criado, foi apenas transformado.
Dessa forma a analogia entre o celular e o olho humano é falha.
@@wallacedsviana A câmera existe a cerca de 180 anos, amigo. O olho humano tem 200mil anos e de lá pra cá evoluiu muito. Ent acho que ainda falta 199820 anos p seu argumento ser válido.
Deus não é criado, Deus é aquele que por essência é o Tudo. O verbo criar veio dEle. A ação de criar partiu dEle. Agora engraçado, o próprio Darwin, criador da Teoria da Evolução, afirmou que o mundo é o sopro do Criador. O mundo é muito complexo e perfeito pra ter surgido do nada. O nada não produz.
Daí minha profunda admiração pelo filósofo Baruch Spinoza, o Deus spinozista me desperta mais curiosidade que o Deus cristão.
Achei curioso ele n mencionar Spinoza nessa sua trajetória q o levou ao ateísmo. Melhor q Spinoza, p isso, não há!!!
Spinoza foi panteista, não ateu.
Henry, esse é o primeiro vídeo seu que assisto. Fui criada na igreja, minha familia inteira é evangélica e assim como vc sempre tive questionamentos que nunca foram respondidos, assim que fiz 15 anos abandonei a religião, o que é muito dificil para minha familia entender até hoje. Hoje eu penso que a religião afasta as pessoas, causa guerras entre povos, famílias. Vi casais se separarem em nome de religião e convivi com pessoas que sofrem em relacionamentos abusivos e não se separam em nome da religião. Não vejo nenhum sentido em deixar de viver aqui pra Deus te dar uma vida em outro lugar... mais não sei se não acredito em Deus... é uma grande incógnita na minha cabeça. Por isso sigo buscando informações.
Minha fé é inabalável, já li o santo grau, já assisti "O Corpo" e outros filmes que põe em dúvida a existência de Cristo. Mas, nada disso me afetou, continuo católica, e me sinto bem livre com minha escolha, minha saúde mental é perfeita.
Janete fico feliz por voce, a pessoa tem que estar Feliz na sua verdade, este é o objetivo na vida ser feliz e estar em Paz com a sua conciencia seja ela acreditando em alguma coisa ou não.
O importante não é acreditar ou não em algum Deus mas sim respeitar um ao outro. ( o que geralmente não acontece)
Se vc tem dúvida ou não em suas entidades, é um particular seu. Mas que esse deus judaico cristão junto com o cristo SÃO CONTRADITÓRIOS, ELES SÃO MESMO! BASTA LER A BÍBLIA E VER O QUÃO DESENCONTRADOS SÃO ESSES DOIS PERSONAGENS. É POR ESSE MOTIVO AS MILHARES VERTENTES SECTÁRIAS. NINGUÉM SE ENTENDE. O CRISTIANISMO É CASA DIVIDIDA, UMA COLCHA DE RETALHOS.
Agente só sente o mau q a religião faz, quando se livra das correntes psicológicas q ela nos prende....
Se voce tivesse nascido na India estaria dizendo a mesma coisa por acreditar em Shiva
Putz! Tua trajetória rica de movimentos e rupturas é semelhante a minha. Parabens.
Ronaldo Oliveira À minha também
A minha tbm kkk
Sou cética, mas mística estudo filosofia Rosa Cruz, Hermetismo , bruxaria , amo ,mitos e símbolos estudados de forma séria.Amo Filosofia os questionamentos e respeito os ateus são necessários.Quando estudei o paganismo tudo do cristianismo caiu por terra ,tudo q vem da mitologia pagã foi colocada no cristianismo inclusive Natal, isso é histórico.Acredito que Cristo existiu ,mas toda a história em volta dele as narrativas boa parte foram adicionadas atendendo interesses na época.
Natal e pagao
vc tá precisando é estudar ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA, isso sim!!!