Gente, pode parecer ridículo, mas há dez anos quando cheguei a conclusão de que Jesus não ia voltar para me salvar, imediatamente me senti órfão, foi doloroso e assustador. Ficava me perguntando: e agora? Frequentei a igreja evangélica durante 19 anos, todos os meu parentes são crentes, minha família é muito atuante na igreja e meu pai é pastor há 35 anos. Foi preciso uma boa dose de coragem pra assumir que nada daquilo fazia sentido pra mim, minha mãe chorou muito e sei que chora e não aceita até hoje. Esses dias eu estava explicando como tudo aconteceu para uma prima e ela começou a chorar e disse: "e se tudo que eu acredito não for verdade? Vou perder tudo?". Na hora fiquei sem reação, mas entendi perfeitamente o sentimento. Sei que ela não vai deixar de ser evangélica, pois está profundamente inserida na cultura e na comunidade, mas seria ótimo se ela soubesse que não, nem tudo está perdido sem fé. Apesar de tudo isso, assumir que era ateu me trouxe um alívio incrível, "paz de espírito" mesmo. *Para mim*, crer tem de ser um processo natural. Se você se esforça para acreditar em algo, na realidade não acredita de verdade (ok, em certa medida, fazemos isso o tempo todo, temos nossos vieses, devemos indentificá-los e tomar cuidado com eles). Gosto de questionar o que acredito e quero estar sempre disposto a abandonar minha crença, se chegar a conclusão que estou errado. A aceitação de dogmas inviabiliza completamente esse processo. Felizmente, ninguém prega o evangelho pra mim, pois sabem que já conheço (e não aceito). Eu também não tenho nenhuma intenção de fazer alguém largar sua religião ou crença. Gostaria que as pessoas respeitassem a crença umas das outras e convivessem pacificamente com a diversidade.
+Mozart Rocha Creio que você você esteja errado na parte que afirma que mesmo não tendo fé, nem tudo esta perdido. Deus é praticamente a única esperança que pode existir para um ser humano. Desacreditar em deus é automaticamente aceitar que a vida não faz sentido algum e que, independente que o que façamos na vida, tudo estará perdido quando morrermos...
Carlos Henrique Schelbauer Respeito sua visão. Porém, até agora não ouvi uma resposta convincente para a questão: qual o sentido da vida? Pode ser que essa não seja uma boa pergunta. Não importa se você tem fé, depois da morte o mundo vai ter um legado seu, por menor que seja - nesse sentido nem tudo está perdido. Quando eu usei a expressão "nem tudo está perdido" no meu relato, significa que existe vida depois que você se torna ateu e é possível ser feliz assim. Pra você é difícil aceitar que a vida acaba, pra mim é difícil crer que a existência não tenha fim e nisso podemos discordar numa boa :)
Mozart Rocha Sim, realmente é possível viver normalmente sendo ateu. Porém, nem todas as pessoas tem essa facilidade de abandonar os deuses e as crenças e continuar vivendo normalmente.
No meu caso o ateísmo foi uma conclusão dolorosa e demorada. Dos 15 aos 23 anos, a religião foi minha vida, sendo diálogo com Deus e estudo da Bíblia minha rotina diária, e pregações e encontros religiosos atividades que eu exercia toda semana. Cheguei a ser vocacionado em seminário. Eu era um religioso muito cético (cético sempre fui) e notava visivelmente que a fé sempre supria minhas dúvidas. Até o momento em que questionei o objeto de fé e o exercício da fé em si. A partir daí foi um período sofrido de ver minhas maiores certezas e motivações de vida (à época) indo por água abaixo, constatando que por anos de vida me dediquei a incertezas e mentiras nas quais acreditava e pras quais me doava. É por isso que nem estico conversa quando alguém me diz que sou ateu só porque ainda não encontrei Jesus ou porque é mais conveniente ser ateu do que crer em Deus. Se houve alguma escolha no meu processo de chegada ao ateísmo, foi a escolha de não me permitir acreditar em noções que eu visivelmente notava que não faziam sentido e também a de não aceitar calar meu instinto questionador. A fé não era só uma escolha quando eu ainda acreditava, era uma noção íntima e verdadeira, uma conclusão. Assim também é hoje o ateísmo pra mim. ps: Na minha cabeça o pessoal do "núcleo ateu RUclips/2012" tinha se diluído em canais de ciência. Ia comentar isso e me dei conta de que realmente a maioria do pessoal partiu pro lado da política.
+Primata Falante a fé que você tinha que Deus existia é a mesma fé que te faz acreditar que ele não existe agora. A verdade é que o ser humano é insignificante, jamais saberemos se ele de fato existe ou não.
+Primata Falante , tive uma história semelhante, embora não seguisse com frequência, sempre ia a igrejas, das mais diversas religiões. Mas deus era um tabu, pq sempre que eu questionava, internamente me reprimia, como se estivesse cometendo um pecado monstruoso duvidando da sua existência. Isso levou anos, até que realmente percebi que não fazia o menor sentido.
Augusto Grassi Eu até fiz alguns de política e eventualmente me arrisco na crítica social, mas prefiro mesmo ficar na ciência. Valeu! Putuloko Pirata Tem isso também, duvidar da existência de Deus inicialmente dá aquele medão, incutido desde a infância na maioria dos casos.
Eu penso que o ateísmo é uma evolução pessoal. Nasci em 1945, família católica, mãe professora, pai médico. Aos 5 anos fui matriculada em uma escola de freiras Sacramentinas. Paradoxalmente (era o após guerra) a existência era mais pacata, o pai vinha almoçar com a família e era bastante participante na educação dos filhos. Lembro que quando catástofres naturais destruiam e matavam populações inteiras minha mãe exclamava que tinha sido a vontade de Deus, meu pai já explicava que a vontade de Deus não tinha nada com o ocorrido e que era um fenômeno natural desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas. Aos 10 anos meu pai foi chamado à escola e pediram que ele me retirasse da escola. Eu estava criando sérios problemas com a matéria de ciências. As professoras ensinavem criacionismo e meu pai me ensinava evolucionismo. Foi constrangedor quando eu pedi que me explicassem como havia tanta gente na terra se no início só havia Adão e Eva e o casal só tivera dois filhos e se um irmão havia matado o outro e por castigo tinha sido condenado ao desterro. E mais, de onde havia aparecido a mulher que casou com Caim. Mas o que pegou mesmo foi questionar a onipresença, onisciência e a onipotência de Deus. Definitivamente, aos 10 de idade, eu era o Anti-Cristo. Isso é o que acontece quando se tem acesso a livros e a pessoas que lhe ajudam a pensar livremente.
@@gabrielmirandabrasil9637 na minha opinião, n vejo como viver com Deus é liberdade já q teoricamente seriamos castigados fazendo algo q não agrada ele
Ateísmo no meu caso foi uma conclusão, fui evangélica por 7 anos e com tempo comecei a questionar algumas coisas, fiz pesquisas, estudei bastante e demorou um certo tempo até perceber que a religião que acreditava e nenhuma outra fazia sentido. Mas até hoje ninguém ao meu redor recebe isso bem, nem família nem amigos.
Como na minha família, até amigos. Tem a mente super aberta em relação a tais assuntos como esse. E com o tempo, eles entendem que cada um tem sua opinião, e aceitam de fato! O tempo resolve, ou acostumam mesmo kk
+Rafiinha Oliveira Verdade, comigo foi o mesmo, mas fui católico. Hoje meu melhor amigo se casou com uma evangélica e está seguindo nesse caminho, vive postando mensagens do tipo, bem centradas e preocupantes. Seria maravilhoso poder oferecer uma pilula, assim como em Matrix, e trazer eles para esse mundo de claridade e secularismo.
+Monique SM Veja por esse lado: você não está perdendo uma amiga... Pois, grande provavelmente, ela NUNCA foi sua amiga (ninguém deixa ser AMIGO de ninguém apenas por um motivo tão bobo quanto esse).
Monique SM Olha amigos de verdade não deixam de ser nossos amigos por nossas escolhas ainda mais que afeta exclusisamente nós mesmos!.. Conversa com ela com calma, ela não precisa aceitar e sim respeitar
Mas se é benção é de deus kkkkk Sou ateu pq não acredito q o organismo humano não tem super poderes ( voar como superman , ressuscitar como deadpool e multiplicar materia )
@@tacatr12 kkk, mas eles vão dizer: é claro que isso não é possível para Seres humanos normais, más Jesus não era um ser humano normal, ele era do filho de Deus kkk
@@siracuza5000 kkkkkkkkkk essas ficções bíblicas já tão batidas. Para mim, o grosso mesmo é saber se existe ou não alguma "consciência" q criou tudo oq chamamos de universo até chegar aqui.
@@Niko._ consciência é coisa do cérebro de mamíferos, se existe algo que criou tudo não é consciência, e acho mttttt mais mtttttttttt mais mtttttt difícil existir algum ser que criou tudo, a física e a química e suas vertentes já me respondem tudo, e se não responde algo, provavelmente vai responder um dia e tenho ctz que não tem ND a ver com Deus
@@siracuza5000 eu também acredito que as ciências respondem a maioria das perguntas que muitos acham não ter respotas ou atribuem ao impossível. Pendo bastante para o lado do ateismo, só me falta mais conhecimento pra ter certeza. A dúvida que eu tenho é sobre a criação de tudo oq chamamos de universo, tipo, será q isso veio do nada msm? Por mais q eu acredite mais nisso, não passa de uma crença, pois como eu disse, ainda me falta estudo pra ter alguma base e afirmar tal crença. Se tiver conhecimento de algo, pode me indicar algum canal ou alguma fonte desse tipo de informação pra eu começar?
Tenho 18 anos. Era catolico e hoje sou ateu; Quero dizer a vocês que a forma como a religião e inserida em sua vida e totalmente sem escolha, imoral, e chega a ser uma lavagem cerebral.
+DogHitDie tenha respeito por si mesmo amigo cada um segue o caminho que acha certo por mais que seja-mos cegos uma hora saberemos a verdade DEUS NÃO É COMO IMAGINAMOS E , SIM , RELIGIÃO É ENSINADA COMO UMA REGRA OU LEI COM ELE DISSE ACIMA.
Bom, para mim ateu tbm é religioso, só que segue a religião da sem entidades, oq ele disse sobre lavagem cerebral é verdade, ela é inseriada fortemente nas pessoas, mas o mesmo acontece com outras e com os propios ateus, pensa assim, um casal ateu tem um filho(a) oq vc acha que vai acontecer, ele vai ser ateu tbm e somente no futuro ele irá decidir
@@Pedro-fz3yb nunca vivi em um lar católico, mas tendo em base os católicos q conheci, eu diria q o catolicismo é bem mais "de boa" quando comparado com seu irmão mais novo, o protestantismo, onde o mesmo costuma ser o q gosto de chamar de "ISIS cristão", pois costuma ter um grande número de fiéis extremistas e o nível de alienação é imenso dentro das igrejas protestantes... então ñ sei se minha afirmação está correta ao dizer q o catolicismo é mais "brando" q o protestantismo
Quanto mais cientificamente culta, intelectualmente honesta e objetivamente cética é uma pessoa, o mais provável ela não acreditar em nada sobrenatural, incluindo Deus.
Diego Offerni então a verdade está na quantidade de doutores e PhDs que acreditam ou não em uma divindade? A verdade é que jamais saberemos se há ou não um Deus, o ser humano é insignificante para deslumbrar tal verdade.
+Renato F. O. Silva O professor criacionista Rodrigo Silva é patrocinado e bancado financeiramente pela Igreja Adventista. Obviamente ele precisa manter o povo na farsa do Cristianismo, do contrário ele não teria como sobreviver sustentado pela Instituição Adventista.
Se esse Deus não existisse, então a vida seria absurda. Isso eqüivale a dizer que a vida não teria sentido, valor ou propósito. Esses três conceitos - sentido, valor e propósito - embora se jam intimamente relacionados, são distintos. Sentido tem a ver com significado, com o porquê algo importa. Valor tem a ver com o bem e o mal, o certo e o errado. Propósito tem a ver com a finalidade, com a razão de algo existir.
Estou numa transição bem dolorosa e conflitante. Era católica e tudo mais, porém hoje não vejo mais sentido, e desacreditei em algo sobrenatural. Deixei a católica pra virar espírita, fui em Evangélica, e não me adaptei em nenhuma(por mais que eu tentasse, e me forçasse), percebi que a vida é como ela tem que ser, e não tem nenhuma entidade que move tudo. Porque se tivesse, porque não olharia pra Africa? Haiti, etc. Alguns são privilegiados por Deus, e outros não? A vida é realmente dura, melhor aceitar como ela é, e seguir em frente. Acredito na NATUREZA, na luz e nas forças que eu posso calcular. Adorei seu canal! Abraços
Já passei por tudo isso aí , é tenso o bagulho. Vou indicar o livro que foi o divisor de águas pra mim e me fez hoje ser agnóstico. Trata-se do livro A cabana, que fala de um deus muito diferente do deus bíblico, um deus verdadeiramente justo e bondoso. É de leitura simples, mas se alguma de vocês têm filhos, impossível não se emocionar.
Eu fui criado no cristianismo, desde pequeno, porem quando eu tinha 7 anos ganhei 4 livros científicos para crianças, um falava sobre os mamíferos, o outro sobre os planetas, um sobre os insetos e o principal, sobre os dinossauros. Em fim depois que li esses livros minha mente mudou, eu comecei ter uma noção melhor do mundo em fim. Quando eu ia para igreja e o pastor, falava do mundo dos animais Adão e Eva, como deus fez as coisas. HAHAHA. Nada mais disso fazia sentindo, eu comecei a questionar a bíblia, comecei a me perguntar sobre os dinossauros, que era o ponto principal, que me fez questionar totalmente a religião por que nenhuma delas conseguia explicar a existência dos dinossauros. Em fim depois disso tornei uma pessoa que sempre buscou fatos e verdade para acreditar em algo. E com o tempo fui analisando mais as religiões, e percebi que ali não é o meu lugar, nada daquilo faz sentido. E me tornei ateu, graças a deus ^^ OBS: depois que me tornei 100% ateu, eu comecei a dar muito mais valor na vida, nos seres desse planeta e tentar viver melhor para a sociedade. A pessoa fica mais sensata, mais humana. Eu me sinto assim.
+Luis Fernando, Venho de uma família super Católica, e minha história de como me tornei Ateu é parecida à sua somada com a do Jean Coppieters. Porém o um episódio na história deu o start na minha descrença, que foi o suicídio coletivo de quase mil pessoas lideradas pelo Reverendo Jim Jones em 1979 quando tinha 16 anos. Me tornei um Ateu Super Ultra Mega Giga Extra Radical, só o Pirúla consegue ser mais Ateu que eu.
Se esse Deus não existisse, então a vida seria absurda. Isso eqüivale a dizer que a vida não teria sentido, valor ou propósito. Esses três conceitos - sentido, valor e propósito - embora sejam intimamente relacionados, são distintos. Sentido tem a ver com significado, com o porquê algo importa. Valor tem a ver com o bem e o mal, o certo e o errado. Propósito tem a ver com a finalidade, com a razão de algo existir.
@@antoniorodrigo8844 Sentido, valor e propósito é o que a sociedade criou ao longo dos anos, e principalmente, propósito é o que você dá para a sua vida, já que todos nós só temos uma, nós escolhemos o valor que ela tem.
Interessante! Eu fui padre, mas virei descrente. Porquê? Escrevi um livro: "Lamento, mas nem Deus nem Vida Eterna". Talvez possa ajudar a refletir sobre o "crer ou não crer"!
@@matheusladeia1598 as mentiras bíblicas! Se todos os animais foram feitos exatamente como são hoje como tá no geneses logo dinossauros e homininios viveram juntos. E nossa espécie homo sapien está aqui há mais de duzentos milhões de anos! Aí não dá né amigo?
Eu era cristã, mas graças ao Pirula me recordei da teoria da evolucao que aprendi no ensino médio e hoje sou uma mulher liberta! Ex fanática, ex viciada em bíblia e em igreja. Kkkkk
Minha alegação é que, se Deus não existir, então sentido, valor e propósito são, em última análise, meras ilusões humanas. São coisas que só existem em nossa cabeça.
Eu particularmente como uma pessoa atéia jamais conseguiria virar evangélica novamente! isso pq cresci ao redor de evangélicos. Gostei da explicação aí no vídeo, me identifiquei bastante
@@calinesilva8182 Como um sor homem tem total controle da situação a sua volta? Por isso vivemos em sociedade onde cada pessoa faz uma coisa para o bem de todos; Mas ao invés de buscar uma saida médica com remédios designados por profissionais qualificados vão buscar alternativa sem nenhuma comprovação que funciona!.
Eu era ateu e não sabia e me dizia um teísta pelas relações familiares e pelas tradições culturais. Assim que me dei de que minha suposta crença era motivada por tradições, passei a me assumir como ateu.
+wesley domingos Comigo foi basicamente a mesma coisa. Logo nas primeiras vezes que comecei a questionar algumas das minha crenças, percebi que a ideia deus, jesus, céu, inferno, vida eterna e blablabla não tinham a menor lógica e que eu era ateu.
Desde muito pequena eu ja me interessava pela ciência , era curiosa e questionava muitas coisas. Aos 19 anos eu aceitei o meu ateísmo, cresci na igreja católica e tenho uma família mto religiosa, e quanto mais eu conhecia sobre religião, menos eu acreditava.
Tais escolhas são diferenciadas mesmo. Existe, de fato, uma parcela de decisão individual, muito embora, em termos gerais, a opção por crenças religiosas tem um viés de influência social, ao passo que o ateísmo sofre influências intelectuais. A conversão religiosa é cheia de emoções e pressão familiar, a desconversão cética é cheia de reflexões e questionamentos. Uma é majoritariamente emotiva e social e a outra é majoritariamente racional e baseada na busca por evidências.
***** eu sei que ele não tem embasamento algum para afirmar que um dos dois lados é majoritariamente racional. Um simples exemplo é que a maior potência econômica/tecnológica/científica do mundo é predominantemente cristã.
Na minha opinião a ciência não pode provar a existência de Deus ou de qualquer ser sobrenatural, pois podemos apenas provar aquilo que está no plano físico. E como eu sei que existe outro plano além do físico se não tem nenhuma prova científica que afirme a existência de outros planos? Simples, pelo fato que se eu considerar a existência de Deus ou de qualquer ser sobrenatural então tenho que considerar a existência de um plano sobrenatural do qual não temos conhecimento. Então não dá pra discutir Religião tendo embasamentos científicos. A reflexão existe tanto no lado ateu como no lado teísta. Eu como teísta reconheço que não tem provas para a existência de Deus cientificamente então meu pensamento não segue uma linha racional? Primeiramente se Deus não existe a vida por sí só não tem razão alguma, pois a única certeza que temos é a morte, vivemos em um mundo miserável onde muitos morrem de fome e outros vivem como reis, se não existe um Deus então vivemos em um inferno desnecessário. A Religião está além de estudos físicos, está relacionada a vida, os sentimentos e a razão de tudo. Apenas alguém muito ignorante pode chegar a conclusão de que um lado é intelectual e o outro ignorante...
+Renato F. O. Silva O que o Omaro disse foi que a "escolha" entre teismo e ateísmo é mais social/emocional de um lado e mais racional/evidencial do outro. Mas você pode ser uma pessoa extremamente racional enquanto engenheiro, médico, advogado, etc, e suspender essa racionalidade com uma série de outras coisas (futebol, religião, política). Eu tenho visto pessoas inteligentissimas e extremamente racionais em suas áreas de atuação sendo completos fanáticos inconversaveis em matéria de politica e futebol. Ou seja, as pessoas podem ser 2 em 1. NO QUESITO existência ou não de deus especificamente, a maioria dos ateus se torna assim por questões racionais.
O Pirula explicou meu ponto com precisão. As influências que citei em meu comentário dizem respeito ao contexto de crenças, exclusivamente. A vida tem diversas circunstâncias que vão além deste tema... Tá cheio de órfão do Nando por aqui. hahahaha
Acredito que a dúvida sobre a diferença entre agnóstico ou ateu está surgindo neste vídeo. Eu já tenho um vídeo sobre o assunto, confiram lá: ruclips.net/video/LVkklTe77Ww/видео.html
+Canal do Pirula Faz um vídeo pra nós relatando essa experiências que tu não consegue explicar! Seria muito legal. Pelo menos as que tu não considere "íntimas" demais. Abração!
+Canal do Pirula Tem como você falar sobre os fenomenos naturais que os mal Informados dizem ser uma "Manifestação divina" ? ex: Arco íris de fogo, raio globular e etc? acho interessante o tema.
+Canal do Pirula No estado de Oregon um Ateu matou 10 cristões e deixou 7 feridos , quando você ira fazer um video sobre isto , e tambem sobre a cristofobia que você menosprezou estar acontecendo. Chris Harper Mercer Antes de matar perguntava a religião caso fossem Cristãos eram mortos .
No meu caso até os 14 anos eu não queria ser ateu. A minha família é bem religiosa e sempre tentei não ir contra esses princípios. Era mais uma questão de medo e pressão familiar pode-se dizer assim. Ia na missa toda semana e cheguei até a fazer 1ª Comunhão (exigência da vó). Mas a verdade é que eu achava tudo aquilo muito idiota e eu me sentia muito idiota de verdade. Isso fez eu me fazer vários questionamentos internos e sempre chegava a conclusão de que aquilo não era pra mim. Era definitivamente forçado e ficou claro de que era uma questão de doutrina familiar mesmo. Eu não nasci acreditando nisso, nenhuma criança nasceu. Taquei o foda-se e coincidentemente meus dois irmãos fizeram o mesmo. De toda a minha família (que aliás é enorme (enorme mesmo)) somos os únicos 3 membros que são ateus. Ser ateu não é fácil. As pessoas são ignorantes e dá pra sentir o preconceito de longe. Colocam as mãos na cabeça quando eu falo que não acredito em Deus. É como se fosse algo absurdo. ASUHASUH. A melhor resposta que eu dou pra um 'Por que você não acredita em Deus?' é um 'E por que você acredita?'. Cada resposta que eu ouço tem me tornado mais cético sobre a vida e mais convicto do que sou hoje. Hoje eu até entendo a fraqueza e a necessidade do ser humano de tentar explicar tudo se baseando na fé sem fundamentos. O ser humano em sua maioria precisa disso, mas eu não. Deixei de acreditar em tudo o que não é um fato. Como é dito por aí - Deus não é falseável, logo, eu não tento provar p/ ninguém de que ele não existe. Apenas não consigo acreditar em algo que em toda a história humana nunca se mostrou diferente de uma fantasia.
O que eu penso sobre religião: Apenas invenção do homem. Tudo bem que a religião pode ajudar as pessoas a "andar na linha", não fazer coisas ruins. Mas EU posso ser boa com as pessoas, não praticar o mal sem precisar ser um cãozinho adestrado. E sobre precisar de uma explicação para o surgimento da vida, etc: O fato de ser ateia não implica acreditar na teoria da evolução. Mas eu vejo ela como uma coisa grandiosa. Muitas pessoas falam que é só uma teoriazinha. Pense bem, pois se for assim a teoria da relatividade tbm é so uma "teoriazinha"!
Minha amiga, me defina quem estava errado: -Moisés que disse não matarás -Hitler que disse quanto mais matar melhor Sei que você responderá Hitler, mas com base em que você responde isso? Como você sabe o que é bom ou o que é mau? Como você define a moral que o ser humano possui? Como você define a justiça que o ser humano tem para julgar o certo e o errado em tribunais? Como você me explica que roubar é errado, matar é errado, mentir é errado sem Deus? Como? Como você me explica quando alguém entra furando sua fila no mercado e diz que é porque na cultura dela isso é permitido? Como você agiria? Você aceitaria "a moral relativa"? A moral vem de Deus e não se pode entende-la sem antes crer que para uma lei existir, também deve existir um legislador e para a moral existir, deve existir seu formador.
@@matheusladeia1598 é bem facil responder, empatia, você não faz para os outros oque você não quer façam pra você, eu não vou matar ngm pq n quero que ngm me mate, etc...
As palavras de Jesus são confiáveis, diria estudiosos, ou seja, o que ele disse na bíblia é verdadeiro, e Jesus se dizia ser o a expressão do Pai, como aquela frase famosa "ninguém vai ao Pai senão por Mim" ou seja, Jesus o Deus encarnado, ou você crê que Ele é o filho de Deus, ou você não crê, simples, eu creio... Deus te abençoe.
Eu faço partr do caso 2. Era evangélica fervorosa e por vários motivos comecei a questionar o caráter da bíblia, de "Deus" e o ateísmo foi realmente uma consequência kk
Sempre que você fala "eu já passei por situações que..." ou "inclusive tenho amigos que já relataram coisas desse tipo" eu fico curioso pra saber o que é e qual a fofoca HAHAHAH
+Rodrigo Barreto Olha, uma vez aconteceu isto a um amigo: Ele veio falar comigo no facebook e só tava usando caps, apesar de estar no celular. Escrevia muito rápido e frases curtas, sem grande conexão, ele estava exaltado. Um raio tinha caído muito perto da casa dele, e segundo ele teria chegado a tremer a janela e junto um grande tremor. Ele estava genuinamente assustado e, ao mesmo tempo, aliviado. Claramente, para ele, era só um acto normal da natureza. Depois de conversar com ele um tempo, comecei a reflectir sobre o assunto, e pareceu-me que para uma pessoa que não estivesse muito convicta da sua visão de realidade isto poderia, facilmente,traduzir-se em um 'contacto com o divino' ou uma 'experiência sobrenatural'. Até porque, apesar disso, não lhe aconteceu nada, então poderia facilmente ser lido como uma interferência divina para salvá-lo. Eu acho que, em geral, é isso. Fenómenos 'extraordinários' (no seu sentido mais tradicional, ou seja, coisas que não são 'ordinárias', 'comuns', 'regulares') e que, por ter acontecido a uma pessoa em particular (em oposição aos outros 7 bilhões), essa pessoa vai em busca de significância.
+Rodrigo de Alencar ai falta também conhecimento, e acontece muito, pessoas verem coisas das quais não sabem explicar e querem logo direcionar a algo divino, essa questão do raio ja aconteceu aqui em casa, enquanto minha mãe tem uma superstição de que tem que ficar quieto sei lá porque, eu ja sei que aquilo é um fato físico natural e não tenho o que temer. O conhecimento afasta as pessoas da crença! Minha namorada um dia desses veio me falar do quanto é ridículo astrologia, e me pediu pra que explica-se a ela como surgiu, eu nunca acreditei em signos só quando eu via cavaleiro dos zodíacos hahahaha, e finalmente através do conhecimento ela parou de acreditar que a posição ou a data de nascimento dela interfere no humor ou a cor que ela usa, lembrando que eu sou teu a mais ou menos uns 10 anos e ela é católica!
+Rodrigo Barreto eu acho que é um pouco mais que falta de conhecimento. O conhecimento pode existir, mas enquanto espécie nós temos uma necessidade natural de 'dar significância' às coisas, as coisas têm sempre de ter sentido (quantas vezes vc já não ouviu pessoas dizerem que "não acreditam em coincidências"? Algo válido para a acção humana, não tanto para a natureza). No caso, a pessoa poderia até ter o conhecimento, mas as estatísticas fazem com que isto nunca aconteça com 'alguém em particular'. A minha teoria é de que, no momento em que acontece, a pessoa pode bitolar e ficar procurando sentido numa coisa que é "completamente" aleatória.
Sou de uma familia dividida religiosamente mas com vários radicais em todos os braços, e esses conflitos me afastaram da religião e doutrina quando mais novo. Depois de muitos anos afastado me aproximei de Deus, mas ainda me mantive afastado da religião e doutrinas. Nesses momentos da minha vida, tive muitas coisas boas que julguei ser Deus me dando, ajudando, e guiando para minhas vitorias e sucessos. Muitos pedidos ou quase todos os pedidos que fiz a Deus, eu consegui realizar ou conquistar perfeitamente. Porém a pouco tempo meu pai ficou muito doente, e por conta da dor, esperança, minha fé ficou mais forte a ponto de eu ficar cego. Eu tinha uma certeza absoluta de que tudo que estava acontecendo com meu pai era para aprendizado, e que no final tudo daria certo. No momento mais crucial, onde os médicos já haviam dito que as chances do meu pai eram minimas, eu "me entreguei a Deus" de corpo, alma e verdade no coração, como muitos dizem como foi ensinado que todos devemos fazer. Mesmo na UTI e com chances minimas eu tinha certeza absoluta que tudo era plano de Deus e que meu pai ficaria bem. Mas não foi assim, meu pai faleceu de forma rapida e cruel pra todos justo no momento de maior esperança para ele sobreviver... ele conseguiu um transplante que precisava, mas faleceu 2 dias depois no pós operatorio por algum motivo até agora desconhecido. Basicamente, Deus fez tudo ao contrario do que me foi ensinado em qualquer religião que conheci. Esteve do meu lado quando as coisas dependiam de mim, e não esteve do meu lado quando as coisas dependiam dele. Sob as justificativas de "Deus sabe o que faz", "Não sabemos o proposito de Deus mas foi melhor assim", "Embora a gente não entenda, a vontade dele é sempre a melhor" etc etc etc... Hoje cerca de 1 mes depois da morte do meu pai, eu não faço mais orações, não vou a igrejas em hipotese alguma. Não posso afirmar que não acredito em Deus, mas não vejo Deus com via antes. Talvez hoje eu veja Deus como um fanfarrão brincando com seus brinquedos humanos... ou talvez ele realmente não exista e eu estou me enganando por alguma coisa no meu subconsciente que eu não tenho como diferenciar.
Pirula eu não me considero ateu e sim agnóstico. Por que no meu ponto de vista, afirmar que ele existe é tão arrogante como afirmar que não. Creio que somos muito ignorantes pra afirmar algo nesse aspecto. Eu creio que deus não é nenhum dos que me foi apresentado até hoje, mas me inclino na duvida quando penso sobre o deus de Einstein e Espinosa por exemplo. Por isso não goste de dizer que sou ateu, simplesmente não quero afirmar por que não sei.
+Gilbran ferreira Cara eu acho esse conceito de agnostico meio bobo, você é ateu ou deista, porque levando pela mesma lógico, eu sou agnostico a dragões, fadas, duendes, gnomos e etc..
ME TORNEI ATÉIA DEPOIS DE QUESTIONAR, DIALOGAR, LER, MINHA CURIOSIDADE ME TRANSFORMOU. OS PASTORES FICAVAM MALUCOS COM MINHAS PERGUNTAS. FOI DOLOROSO E LIBERTADOR TAMBÉM ENXERGAR O MUNDO ESPIRITUAL DE OUTRA FORMA, PORÉM RESPEITO TODAS AS FORMAS ESPIRITUAIS QUE AS PESSOAS CREEM!
O Deus que tu diz ser uma "metáfora'' tem tudo isso, inclusive o maior de todos, o Seu exemplo na pessoa de Jesus Cristo, que há provas da Sua existência que dizia "ninguém vai ao Pai senão por Mim". Pensa um pouquinho...
+Canal do Pirula No meu pc, no meu notebook, e no meu celular, o som está ótimo. Portanto o problema NÃO É DO SEU VÍDEO, mas sim do aparelho de som do "Netal"
Pilula, parabéns pelo vídeo. Louvável seu respeito pelos que seguem alguma religião e têm fé. Não quero me alongar no comentário nem ser muito prolixo, mas, penso que imaturidade não é licença para "cagaços" isso é ignorância. A questão em cheque - acredito - ser respeito, tolerância (cristofobia?). Infelizmente, e é comum a qualquer área da vida, existem alguns fdp que deturpam, exploram, avacalham, corrompem, em "o nome de Deus..." . Fico extremamente revoltado com as patifarias aplicadas principalmente contra a maioria humilde, semialfabetizada, quando é, com a conveniência de quem deveria estar investigando e atuando contra tais atos. A debandada das religiões ocorre, inevitavelmente, por conta dos maus exemplos que vemos a todo momento nas mídias para, infelizmente, uma minoria com discernimento e compreensão. Cabe lembrar que toda "porta" como religião qualquer é isenta de impostos e qualquer arrecadação fiscal, fácil assim né entrar na lista dos mais ricos da Forbes não?. Com ou sem polêmica, sou inscrito a algum tempo no seu canal e continuarei. Pra finalizar, o exercício da fé - que é um dom - é acreditar no invisível, inapálpavel, na luz... God blessed, abraço.
Eu acreditei em Deus até os 16 por causa da minha familia, depois fui agnóstica e aos 18 passei a ser ateia depois de encontrar muitas explicações na ciência de dúvidas q eu sempre tive, ao ponto de q o conceito de Deus não teve mais sentido pra mim Uma das maiores razões q me fazia continuar acreditando em Deus era por medo, já q desde criança me ensinaram q se não se fazia a vontade de Deus ele iria me castigar ou eu poderia atrair a satanás kkk não tem nada q me tenha trazido mais paz q não acreditar em nenhuma dessas coisas, podendo ser eu mesma sem medo de q um ser divino me castigue hahah Estudei a Bíblia e sempre questionei muito a veracidade das histórias e a fé nunca me pareceu uma explicação suficiente, mas concordo com alguns pontos da Bíblia e acho bom ter um conhecimento ao respeito
Camila, gostaria de te apresentar algumas evidencias que encontrei quanto a possível existência de um Criador após anos de investigação. Gostaria de saber sua opinião. Me manda um ZAP. 97 984271864
Bom, eu nunca tive muita fé ia para a igreja por que minha mae mandava, mas quando cheguei na adolescência, comecei a questionar as pessoas, poxa por que todo mundo atribui algo bom pra Deus sendo que foram elas que correram atras ? e se ele controla tudo , por que deixa coisas ruins acontecer ? Ele é burro ? Então por que deve atribuir meu esforço e meu ganhos para um ser que aparentemente esta me testando ? Ele não podia controlar todo mundo pra ser feliz logo ? Foi assim uma revolta. Eu comecei desse jeito , depois eu fui estudando historia , e vendo como as religiões surgiam, que as pessoas podem usar religião para controlar pessoas, conhecendo outras culturas, aprendendo mais coisas... e falei porra ele não existe pode muito bem ter sido inventado ... por isso tem tantas divindades pelo mundo. Hoje em dia eu acredito no bem estar, você se sente bem, sendo religioso, ateu, agnóstico então continue , seja feliz... Eu mesmo não acho necessário acreditar em um ser superior , não preciso atribuir a culpa ao outro, tudo ocorre por que eu escolhi . E outra coisa adoraria que existisse vida apos a morte , a vida humana é muito curta para conhecer toda a grandeza do universo.
É engraçado como eu me identifico com esse vídeo não sendo ateu. Eu era cristão e tinha uma dificuldade dos infernos pra conseguir crer em Deus e aceitar que as minhas orações não estavam simplesmente sendo barradas pelo teto, sabe. E eu era super envolvido com a igreja, namorava uma menina, falava sobre isso com amigos religiosos e não religiosos (eu espero nunca ter passado a impressão de estar enfiando a religião goela abaixo dos outros, nunca foi a minha intenção), e tudo meio que piorou quando eu comecei a ler mais sobre o budismo, que foi ficando cada vez mais fácil de acreditar. Passar de uma coisa pra outra foi bem dolorosa porque durante muito tempo eu me senti sujo, e que estava traindo o que era certo. Pra piorar eu tive que abandonar aquele núcleo que, apesar de me irritar com algumas crenças bizarras e hipocrisias, era a minha vida. Não tem muito tempo que isso aconteceu e até agora tem sido difícil porque continuo meio solitário, mas ao mesmo tempo é libertador não me sentir forçado a crer. Eu creio naquilo que faz sentido pra mim. Acho que é isso que importa.
hoje mesmo na aula estávamos discutindo sobre aquecimento global, eu sugeri seu vídeo sobre o assunto, acabou que um professor já tinha passado seu vídeo na sala... tá ficando famoso.. heheh
Pirula, sério que você conhece um ateu que virou religioso? Isso me parece meio inconcebível... Eu nunca me deparei com uma pessoas dessas. Mas como humanos não são racionais, tudo é possível.
Tenho um amigo que era ateu . E hoje ele é umbandista por influência do namorado dele . Ele diz estar muito melhor assim hoje e isso pra mim já basta .
Meu amigo, veja a história de Antony Flew, o ateu mais famoso do sec. 20 e quando foi estudar as evidências, chegou a conclusão de que sim, Deus existe. Veja a história também de Lee Strobel, um ateu convicto que também estudou as evidências a fundo e chegou na conclusão de que Deus existe. Isso mostra que a fé não é irracional. Irracionalé dizer que alguém que possui fé tem um intelecto menor do que aquele que é ateu, como se o ateu fosse "mais evoluído". Pasteur, Darwin, Albert Einstein, Pascal e outros, foram grandes cientistas que não eram ateus e possuíam fé em algo maior. Antes de dizer algo, estudo sobre isso.
Sou 100% do time dos cagões. Sempre quis uma vida bem tradicional, marido, filhos, cuidar da casa. E sei que a religião provavelmente vai ser um núcleo social no futuro. Tentei ser ateia por algum tempo mas é realmente desesperador em certos momentos. Precisa de muito mais coragem pra ser ateu do que pra ser cristão.
Bem, minha mãe me odeia e não me considera seu filho, meu pai na aceita eu ser ateu e me bate todo dia, meu irmão não gosta de falar de mim e eu perdi 70% dos meus amigos... Acho que é fácil ser ateu já que isso te mostra a verdadeira realidade. (tenho 13 anos).
Danilo Godoi Sinto muito pelo que aconteceu com você. Pra mim mostra o quanto as pessoas são fanáticas e isso é extremamente triste. Espero que a situação melhore com seus pais e que ache novos amigos.
Engraçado que vc falou de andar com as próprias pernas. Isto me lembra um episódio de Fullmetal Alchemist Brotherhood (logo nos primeiros episódios), onde os protagonistas desmascaram um religioso influente de uma religião fictícia da própria estória, e a personagem Rose fica desnorteada pois depois de ter perdido tudo, aquela religião foi o que a ajudou a ficar de pé e a dar um rumo para a vida dela. Quando ela se dá conta de que tudo que ela cria estava errado, a moça fica desesperada e pergunta ao protagonista (Edward) o que ela vai fazer, e o mesmo diz para ela começar a andar com as próprias pernas. Não sou ateia, sou pagã.
+Canal do Pirula Mais da metade de minha vida fui cristão. Mais exatamente Adventista do 7º dia. Fui criado desde pequeno e durante toda minha adolescência e jovem adulto. Inclusive fui evangelista da igreja. Nunca na realidade senti aquela real experiencia com deus, e me sentia até mesmo excluído por ele. Quando comecei a tomar realmente as rédias de minha vida, foi quando comecei a me aprofundar na "questão logica da fé". Ví que o cristianismo me fazia mais mal do que bem e que era nada mais que uma forma de retirar de mim a culpa de minhas ações e coisas normais da vida. Quero deixar aqui os meus parabéns a você e seu canal. Grande abraço!!!
no meu caso foi bastante doloroso porquê, criado numa comunidade muito católica e que ainda respeito e numa família fervorosa que amo, (cheguei a ser coroinha), eu ainda me lembro da sensação de quando fiz a primeira comunhão... Eu flutuava... Eu era um anjo. Exatamente por gostar tanto, por querer ser o melhor cristão possível, comecei a frequentar círculos bíblicos e quanto mais eu estudava, mais complexas e elaboradas ficavam minhas dúvidas, e as respostas cada vez mais dogmáticas e insuficientes... quando eu aos 25 anos fiz um exame de consciência eu tive que admitir que já era um ateu. Foi um novo parto. Por algum tempo ainda tentei recuperar aquela antiga sensação, mas hoje, já bem maduro aos 42 anos, já me acostumei com a perda e crio minhas filhas para o ceticismo e acredito que as religiões são perigosas e, por mais bem intencionadas que sejam os religiosos, o mal que causam à humanidade supera de longe o bem eventual que fazem à alguém...
Eu tenho 14 anos e sou ateu desde os 9 anos,só que eu já era um pouco cético desde os 7,só que aos nove anos que eu realmente parei muito para pensar.O problema é que meus pais são evangélicos intolerantes,o que me deixa com muito medo de "sair do armário" e eles meterem o pé na minha bunda e me expulsarem,ou eu perder laços com meus primos e amigos.
Desde de criança ficava me perguntando, como assim tudo que está na bíblia é real? juro que tentei acreditar, até crismei, frequentei a igreja até os meus 15 anos e hj com 18 anos sou uma ateia, na verdade sempre fui.
Sou ateu desde os meus dez anos. Para mim, na época, a simples pergunta: Quem criou Deus? E a resposta: ele sempre existiu. Já foi o suficiente para eu chegar à conclusão de que ele não existia, afinal, se o criador sempre existiu, porque não poupar um passo e dizer que a matéria sempre existiu? Quando comecei a estudar evolução, idade do universo, multiverso, história da humanidade, aí minhas convicções ateístas ficaram maiores ainda.
Mateus, venho a muitos anos examinando possíveis provas da existência de um Criador, gostaria de saber sua opinião a respeito de algumas descobertas que fiz. Me manda um ZAP. 97 98427 1864 . Enquanto isso me diz o que acha desse vídeo abaixo ruclips.net/video/aEU8GIpQuzg/видео.html
@@ogustavoholanda6992 não sei, mas te garanto que a existência de um deus não responderia nada. Como já disse, para mim, a matéria sempre existiu, por isso creio que o Big Bang não tenha sido o evento que deu origem a matéria, mas apenas o início desse universo. Provavelmente toda a matéria do nosso universo veio de outro universo que veio de outro, que por sua vez veio de outro, e assim por diante, infinitamente. Enfim, o universo é finito, tanto em quantidade de matéria quanto em idade. Agora, o multiverso é infinitos tanto em idade quanto em quantidade de matéria
@@carlostj8713 perdão, amigo, mas não vou passar meu ZAP. Quanto ao vídeo, o fato da natureza “escolher” esses padrões, para mim, não é evidência da existência de um deus, infelizmente. Creio que isso possa ser explicado pela seleção natural, que se aplica em todo o universo e não apenas em seres vivos, como muitos pensam. Se o padrão é vantajoso, os seres que tiverem aquele padrão irão perpetuar e os que não têm irão desaparecer. No exemplo do girassol, qualquer gene que não favorecesse o ângulo de ouro não seria passado a diante, no caso de objetos não-vivos, qualquer formação fisicamente inadequada jamais seria formada, por isso que todo astro com matéria suficiente se torna esférico e não cúbico ou plano, por exemplo. Ou seja, a esfericidade de astros com massa grande o suficiente é um padrão, mas esse padrão foi definido pela força da gravidade e não por uma inteligência sobrenatural. No fim do vídeo ainda tem uma citação da Bíblia, fico aqui pensando, mesmo se houver um deus, o que acho pouco provavel, qual a chance do livro escrito pelo povo hebreu ser sua verdadeira palavra, sendo que existem tantos outro livros sagrados? Não me leve a mal, não quero ser desrespeitoso, claro que posso estar totalmente enganado, mas continuo ateu.
@@Mateus-td2td vc disse que desde os 10 anos de idade é ateu. O que faria uma criança de dez anos de idade concluir que Deus não existe? Na época, lembra que raciocínio o fez ateu?
@@carlostj8713 desde de que me entendo por gente, sempre fui uma pessoa questionadora, sempre perguntava para meus pais quem tinha criado Deus, e quando eles falavam que Deus sempre existiu, para mim não tinha muita lógica e racionalidade nessa afirmação, um ser consciente que sempre existiu e, do nada, resolveu criar seres para adorá-lo. Com dez anos, comecei a assistir documentários sobre evolução e origem do universo e minha fé, que já era pouca, desapareceu totalmente. Com essas informações, achei muito mais lógico que a matéria sempre existiu e é eterna, nosso universo é apenas um entre infinitos universos, e se existem infinitos universos existem infinitas possibilidades, inclusive a possibilidade que a matéria, em um certo planeta do sistema solar, ganhasse consciência e tentasse explicar sua origem como sendo criação de um ser consciente com infinito poder, mas como já disse, posso estar totalmente enganado.
Nunca fui religioso, em nenhum ponto na infância, mesmo minha mãe sendo super católica. Simplesmente não colou em mim, acho que sou ateu desde que entendo por gente. Depois só fui aprimorando o raciocínio e entendendo o mundo. Mas acreditar em algo, nunca aconteceu.
Pirulla , sou católica desde criança, embora minha família não tenha exercido sobre mim grandes influências para isso. Meu catolicismo se baseia no amor a Jesus e a tudo que ele fez e falou. Tenho um único filho que recebeu de mim toda a educação religiosa , mas hoje em dia é ateu , faz parte desse meio acadêmico que vc citou no seu vídeo. Foi ele que me falou do seu canal e de você . Gosto dos seus vídeos porque me ajudam a compreender um pouco essa questão pois sou uma pessoa atuante dentro da igreja, sou catequista de adultos, e portanto também formadora de opiniões. Sempre fui sozinha na fé dentro da minha família e creio profundamente em Deus em todos os momentos sejam fáceis ou difíceis. Deus é meu companheiro de vida . Ele está, mesmo que eu não o entenda muitas vezes , ao meu lado. Mais tarde percebo como sua mão guiou o meu caminho naquele momento que eu não entendi. Compartilho isso com você porque gosto da sua sinceridade. Aprendo muito com meu filho, no início me assustei qdo ele abandonou a religião, depois fui aos poucos aceitando e vendo que a maior religião é o amor que aliás foi o que Jesus veio pregar entre nós. Grande abraço!
Nos seus vídeos existem uma série de reflexões tão boas, que geralmente, eu demoro mais de uma hora pra termina-los. Pausando sempre em uma parte que me parece interessante, para refletir um pouco mais sobre o assunto antes de continuar o vídeo!! Você é um comunicador esplêndido, Pirula!! Forte abraço!
tenho 15 anos, minha família toda é muito católica, fiz a comunhão e a crisma. No final da minha crisma (a 1 ano atrás) comecei a questionar sobre tudo que fui ensinada durante minha vida toda, tirei a conclusão de que nada daquilo que me obrigaram a acreditar fazia sentido. Demorei muito para me definir Atéia, foi mais de um ano questionando e pesquisando, fiquei um ano no time dos cagão. Hoje meus amigos sabem que sou Atéia e me respeitam, e da minha família apenas minha mãe sabe, ela ainda me obriga a ir para a igreja as vezes para que minha vó não saiba que sou Atéia. Nunca escolhi ser Atéia, foi só uma questão de tempo para eu entender que tudo aquilo não fazia sentido.
Julia, gostaria de te apresentar evidências que descobri após muitos anos examinando os indícios da existência de um Criador. Gostaria de saber sua opinião a respeito. Me manda um ZAP. 97 98427 1864. Me manda sua opinião sobre esse vídeo abaixo ruclips.net/video/aEU8GIpQuzg/видео.html
@@rafaelcruzs2 Rafael, gostaria de te apresentar evidências que descobri após muitos anos examinando os indícios da existência de um Criador. Gostaria de saber sua opinião a respeito. Me manda um ZAP. 97 98427 1864. Me manda sua opinião sobre esse vídeo abaixo ruclips.net/video/aEU8GIpQuzg/видео.html
Parabéns Pirula pelo seu canal com conteúdos informativos sobre vários assuntos, inclusive respondi há algum tempo um questionário que você pediu, muito bacana. Gostaria de compartilhar duas experiências no mínimo "mística", pois uma das falas que me chamou a atenção foi quando disse de forma coerente que nunca sentiu algo do tipo ( gosto da maneira imparcial que você trata os assuntos.). Segue as experiências: 1- Eu trabalhava em um hotel e entrava ás sete da manhã e tinha por costume de acordar ás 4 horas da madrugada para orar ( como os evangélicos dizem ) e certa madrugada por volta das 5:30 "ouvi" uma voz dizendo: O pai do teu chefe morreu hoje.Eu não sabia nada sobre o pai dele e quando deu 3:20 da tarde hora de sair do serviço, meu chefe apareceu com um grande óculos escuros e eu dei os pêsames á ele e ele recebeu enquanto era confortado por outros chefes colegas dele e outros funcionários.Eu ficou muito pensativo e com medo, mas depois passou. 2-Um dia quando eu já estava pegando no sono, ouvi também o seguinte: Avisa para o Beto ir para a igreja.Pensei: Ok, ele mora duas ruas acima.Quando estava para acordar ouvi: "Não é esse Beto que você está pensando, mas é o outro Beto, o da pizzaria (proprietário).Me lembro de ter ido trabalhar e quando cheguei fui procurar informações e a casa dele, pois havia mais de três anos que eu não o via.Depois quase 4 horas procurando, achei a casa e chamei ele, quando subiu estava com a aparência doentia e com feridas na boca.Eu fiquei um pouco assustado mas disse o que ouvi e ele rapidamente foi comigo para a igreja na mesma hora e ouviu a Palavra e mudou o seu semblante para um semblante mais alegre. Apesar das experiências, difíceis de serem explicadas, não me porto ou ando focado nelas, mas tento viver tendo a Bíblia como parâmetro. Gosto de ver as experiências das pessoas, sejam naturais ou sobrenaturais aprendo muito sem julgá-las e tento ser imparcial também. Obrigado por ler.
Quando comecei a questionar meu entorno e me tornei ateia seus vídeos me elucidaram algumas questões e me trouxeram conforto. Hoje me vi de novo insegura por pressão de familiares mt religiosos e rever esses vídeos reafirmaram o que eu acho e me trouxeram esse conforto novamente. Mt grata pelos debates trazidos aqui S2
Bom Robson acho que não acontecerá porque o Nando moura disse que não iria fazer mais vídeos e iria para a Itália e só conferir o último vídeo dele e você comprovará que é verdade .
Não escolhi esse treco, sempre fui muito, muito e muuuuito fervorosa, mas fui ler a biblia e achei ele terrivel, buscando o meu Deus que era justo e bom, fui mudando e mudando de religião , até que: não achei rsrs!
Mirian Costha, você certamente começou a ler a Bíblia do velho testamento para o novo. Os dois livros são duas vertentes em que Deus lidou com os seres humanos. Em um primeiro momento, Deus mostrou as consequências de violar a Lei, na outra, ele mostra o que Ele é capaz de fazer por vocẽ e mesmo assim não se contrariar. Deus é amor e justiça, indivisivelmente, mas ai ele mostrou seu amor entregando seu filho para receber o castigo do pecado por nós, pela violação da lei e cumprir a sua justiça. Então, não deixe de acreditar! Busque Ele em teu espírito.
@@nacaobrasil78 bebês que nascem deficiêntes, violaram que lei? e as crianças que são abusadas? se ele é onisciênte, ele poderia impedir tais atrocidades, não é mesmo?
Eu faço parte do grupo que se tornou de uma maneira natural, reflexiva mesmo. Eu fiz parte da igreja católica apostólica Romana durante toda minha vida até meus 15/16 anos mais ou menos, e embora ninguém na minha família seja membro assíduo e irrestrito a respeito dos dogmas da igreja católica, são todos católicos à priori. Desde sempre eu fui muito cético, porém a religião me servia de compensação filosófica pras perguntas típicas do ser humano e de alento em momentos de grade dificuldade, então não havia por quê me incomodar com isso. Mas a partir dos meus 13/14 comecei a questionar os dogmas e o próprio Deus de maneira pessoal e independente de ideologias, então foi um fluxo de constantes questionamentos e constatações científicas e histórias que comecei a fazer conforme eu me interessava cada vez mais pelo meio acadêmico e os grandes debates da área, e assim se seguiu até eu me tornar agnóstico e, posteriormente, ateu. Me considerei de fato descrente com uns 16 anos e meio, hoje tô com 18 anos e me considero praticamente ateu, já que apesar de concordar com a corrente filosófica do agnosticismo, ele não responde boa parte dos meus anseios, já o ateísmo sim. Eu sou praticamente o único da minha família que não possui um credo e que é assumidamente ateu ksksks, eles lidam até bem com isso, só de vez em quando que dizem que tô errado, mas num geral nada que me incomode muito...
Vendo esse vídeo em 26 de março de 2021, me tornando ateu esse vídeo tá me ajudado nessa base, pensei que era só no mundo me conforta que não tô maluco.
Cores pra cegos Ateus FAZENDO A EXPERIENCIA CIENTIFICA QUE PROVA EXISTÊNCIA DE DEUS !,,,,,,,,,,,,,,,,confira no link ruclips.net/video/01qNjFKH5Vs/видео.html;;;;;;
@@wagnerfernandes6953 mais deus não existe mesmo e nem o diabo também não existe mesmo e nunca existiu um deus que adora mata criança e adolescente e grávidas e homem que deus mais carrasco que adora mata
Tenho 18 anos , durante toda a minha infância fui evangélico , assim como quase toda a minha família , tirando alguns parentes católicos . Ao passar do tempo passei a estudas mais , e foi bastante difícil , a princípio lutar contra meus próprios questionamentos . Com 17 anos tive alguns problemas de saúde mental , no caso fui diagnosticado com TOC é ansiedade , de certa forma , a minha fé me ajudava a lidar com os sintomas terríveis dessas doenças , até que por desespero me voltei de uma vez por toda a religião cristã . No princípio fez muita diferença , porém com o tempo os questionamentos voltaram , e percebi que só me entreguei a religião por estar em um estado de desespero , e percebi que eu fingia acreditar que a fé faria diferença , até perceber que não fazia , por isso e por motivos de adaptação larguei a fé e a religião . Hoje me assumo ateu , e percebi que acredita em Deus , no meu caso não faz diferença , continuo o mesmo , e tentando evoluir pra melhor , sobre minha saúde , passei a melhorar quando busquei tratamento , isso reforçou ainda mais minhas concepções.
+Matheus Esteves Monteiro o Olavo pra mim é uma figura meio paranóica em relação à política, mas necessário no meio. Mas quando ele vai abrir a boca pra falar de ciencia/ceticismo/religião, ele é totalmente deplorável. Hehehe Não sou olavete.
Eu era Umbandista, nasci em berço umbandista, mas despertei a minha mente desse sono profundo a pouco mais de 2 anos... hoje sou cético e ateísta, não escolhi ser ateísta, apenas creio que acordei...
+Felipe Baptista Quando ele disputou a prefeitura em 1985, o mediador do debate(na época o Bóris Casoy) o perguntou sobre a sua religiosidade, FHC irritado disse ao Boris,que pediu para que não o fizesse essa pergunta e se recusou a responder, Jânio Quadros seu concorrente na época se aproveitou do fato e na ultima semana ele passou Fernando nas pesquisas e venceu o pleito. FHC não só omitia como fazia questão de esconder até 2002.
Abriu a minha mente. Pra mim ser ateu era uma escolha e sei lá, se parar pra pensar todo mundo nasce ateu e as pessoas de fora que influencia a gente a acreditar nesses mitos religiosos.
+San Swiftie E eu deixei a religião no início por raiva, tanto que eu sempre pedia ajuda pra deus numa situação difícil. Mas depois foi natural me distanciei e comecei a ter uma visão sobre a religião que é algo totalmente inútil pra mim.
Se as pessoas nascem ateias então não escolhem ser.Se nascem ateias e por influência ou conclusão elas creem em Deus elas não escolheram mesmo assim. Escolha seria se alguém ateu resolve ser crente em Deus ou vice-versa.
Adoro estes vídeos seus mais reflexivos. São perguntas que eu faço muito para mim mesmo e pensamentos que rondam meus dias. Você é o cara mais lúdico do RUclips, Pirulla! Parabéns pelo bom trabalho.
Oi, Pirula! Meu caso é que nasci atéia, mas devido a alguns acontecimentos da minha vida, passei a estudar a bíblia com 18 anos (com as testemunhas de jeová) e achei os conceitos bíblicos bastante lógicos. Me batizei com 20 anos. Segui a religião até 2014 de forma bastante séria. Porém, sempre tive esse pensamento cético e a partir de determinado momento, minhas reflexões me levaram a concluir que eu estava errada. Quando comecei a analisar profundamente os ensinos bíblicos, vi que não tinham consistência e não se relacionavam com a realidade. Fui me desligando das minhas crenças, com muita convicção de que era o mais coerente comigo. Era insustentável para mim continuar frequentando o mesmo meio social entre as pessoas que seguem a religião cristã (especialmente os que vivem de acordo com a bíblia). Felizmente, encontrei seu canal e vejo que você é bastante equilibrado. Partilhamos das mesmas opiniões. Não gosto dos canais de ateus que você sempre comenta, apenas do seu mesmo. Não me identifico muito com os grupos de ateus, pois acho muito agressivos e parciais. Adoro seu trabalho. Suas opiniões são únicas! Amei o "vídeo da vida eterna". Beijos!
Apesar de deísta (com ranços cristãos) gosto muito dos seus vídeos; é sem dúvidas um dos melhores canais do RUclips. Uma sugestão: faça um vídeo trabalhando dialeticamente os principais argumentos racionais para a existência de Deus: como o argumento da causa primeira aristotélica, o argumento ontológico de Anselmo, o argumento ontológico-causal cartesiano, a teoria da sintonia fina, os relatos das EQM, a existência de valores morais objetivos e de tabus. Enfim, não sei se você já fez algo parecido aqui no RUclips, pois ainda não assisti a todos os vídeos, com certeza seria bem interessante.
eu gosto de jesus, não gosto de religião,eu apenas gosto de jesus,então eu resolvi tacar o foda-se e pensar ''eu acredito em tudo,jesus,odin,zeus, e etc... seria hipocrisia acreditar só em um''
+Jack Nickles desculpa cara, Odin além de ser badass o cara é cheio de gadgets fodas, cavalo de oito patas, lobos e corvos que fazem tudo que ele manda, o cara usa tapa olho quer coisa mas badass que um tapa olho foda, desculpa mas Odin Rules!
+Petrus Augusto (Rage) esse eu tive até que pesquisar porque você foi muito hipster cara hahahahaha, esse não vale porque é de um conto(como se todo o resto fosse verdade hahahaha), e Odin daria porrada nele fácil, ele e Odin no octógono com cuecão cheio de patrocínio, X1 foda, Odin ganha de nocaute aos 37 segundos do segundo Round!
+VitorAcePlay colega porque não escrever assim e deixar de ser escroto -> Pirula não seria legal se você pudesse falar sobre as Drogas... você não acha?
Luiz Antonio Antonio Cordeiro Filho Porque é a mesma coisa, deu pra entender que foi só uma sugestão, eu não sou nem uma autoridade suprema pra obrigar as pessoas a fazer o que eu quero.
Eu nasci no berço evangélico e antes eu tinha dúvidas sobre a existência de Deus, até que teve um momento da minha vida que eu estava sentindo um vazio imenso em mim e decidi orar e nesse dia eu senti uma presença que me fez querer chorar, pular de alegria e gritar dizendo "Jesus me ama!!!" Parece loucura mas só quem sente ou já sentiu sabe como é
9 лет назад+9
Hoje me enquadro no item 1. Mas quando me tornei ateu durante a adolescência, foi por uma lógica meio infantil. Pirula, como você deve saber, já fui punk. E como eu era anarquista, recusava-me a reconhecer a autoridade. Foi seguindo essa lógica de não reconhecer a autoridade que pensei: "Não faz sentido não me sujeitar a chefes e aceitar um deus, sendo que esse deus nada mais é que um chefe." Até mais ou menos 20 anos de idade, fui ateu pensando dessa forma, até que cheguei a conclusão de que não haveria a possibilidade da existência de um Deus humanizado face a história geológica da Terra.
Rodelor Sou punk,tenho plena consciência de minha ideologia e acredito sim em anarquia,pois muitos a deploram por não saber o que a mesma realmente é e significa.
+RAFAEL OLIVEIRA parem de dar audiência pra esse cara falando sobre ele. Cada vez que alguém o menciona (seja falando o nome ou não), mais pessoas vão lá ver os videos dele e ele só tem a ganhar com isso.
Pirula, você é um pessoa legal. Obrigada , por fazer um vídeo até um certo ponto com respeito e imparcial. Vou torce para Deus tenha um encontro meta-físico bem marcante com você. Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.(I coríntios 1:18) Tudo de bom pra você.
Fui criada numa família muito religiosa, minha mãe e padrasto são ministros da igreja, da renovação carismática, meu irmão queria ser padre rsrs… Eu nunca gostei de religião, desde criança era vista como “revoltada”, questionava algumas ideias que não faziam sentido. E sempre fui do contra, minha mãe ficava P pq eu brincava de “casa do diabo”, inventava brincadeiras pra chocar rsrsrs.. Depois fui morar na casa da mãe do meu marido rsrsrs o pai dele era padre ortodoxo e ate tem uma igreja na casa… Enfim, hoje não moro mais no Brasil, e onde vivo há muitos ateus, eu até brincava que em época de prova eu me tornava muito religiosa rsrs… chegaram a rir de mim rsrs Mas claro que tudo na brincadeira. Conclusão, nunca acreditei em religião nenhuma, nem na Bíblia, mas confesso que tinha um certo receio de questionar a existência de deus, até que comecei a ver muitos vídeos de ateus, vídeos de história sobre religião, histórias cristãs, canais voltados ao judaísmo, e conclui que eu não deveria ter medo de assumir que nunca acreditei, se deus existisse como os religiosos dizem, ele saberia, teoricamente, da minha ausência de fé. Na igreja há muita hipocrisia, diziam uma coisa e faziam outra completamente diferente, e eu desde criança observava isso… Enfim, sai do armário rsrs E me sinto muito mais em paz com isso. Sou cientista tbm, isso ajuda muito rsrs Abraço Pirula, gosto mto do teu canal, e apesar de estar a acompanhar há pouco tempo, mesmo seus vídeos de 8 anos atrás, tem muito sentido.
acho que não é uma escolha pq escolher é algo mais fácil, no meu caso mesmo, foi algo que eu não queria ser de início, eu não queria deixar de acreditar numa coisa que me ensinaram desde criança, eu fiquei bem triste com a forma em que eu ia tendo meus pensamentos sobre religião, mas aos poucos tô aceitando e indo por esse caminho. se eu quisesse voltar a acreditar e seguir alguma religião, eu não conseguiria, é uma coisa que parece q não tem volta, parece que não tenho o pq e nem motivos pra seguir algo assim
Muito bom. Eu, por exemplo, não escolhi ser ateu; apenas constatei o que a minha mente insistia em me dizer que aquelas crenças todas não faziam sentido algum, que havia outras explicações muito além da crença pessoal. Logo, ser ateu para mim foi uma descoberta pessoal, uma conquista num processo de aquisição da liberdade de pensar. Apenas constatei, só precisei disso: observar a natureza das coisas. Nesse processo, descobri ainda que algo mais grave permeava a religião na qual fui criado: o quanto eu era preconceituoso enquanto cristão em relação àqueles que não tinham nenhuma religião, porém mais grave ainda quando me assumi ateu perante minha família e o meio social. Ou seja, não ter religião era uma coisa até aceitável; mas se dizer ateu, ah..., isso é muito mais grave, algo como uma ofensa para os crentes. Ainda preciso me conter quando discuto sobre religião, principalmente com pessoas que eu não conheço, para não sofrer discriminação, preconceito, e acabar sofrendo as consequências disso numa sociedade orgânica como a nossa. Se me sobrou alguma crença, é a de que a liberdade de pensar por conta própria é um processo irreversível para mim. Grande abraço, e valeu pelo vídeo.
Cuidado, é bom não confundir agnosticismo com ateísmo. O agnóstico é um cético, mas um pseudo-ateu que ainda considera a possibilidade da existência de um ser criador do universo, um criador que só fez criar e foi embora viajar pelas galáxias e não se intromete na existência humana. Já o ateu, esse leva a vida considerando que de fato não exista.
Mas que blusa é essa que vc tá usando, Pirula? Não consigo conceber na minha cabeça o fato de alguém estar usando blusa em SP com o calor senegalesco que está fazendo por aqui nesses últimos dias.
+Luke Ham Em Cuba o ateísmo não foi propagado desta forma. A Igreja não sofreu sanções em Cuba, pelo menos não foi proibida de atuar. Na URSS, o problema era a Igreja Ortodoxa russa, porque ela era aliada do Czar, o regime que tinha sido derrubado. No extremo oriente, a religião predominante era o budismo, ou a filosofia confucionista, e no caso do Camboja, é porque os monges budistas se opuseram ao regime. No caso da China, não tinha tanta religião assim, foi mais fácil. O confucionismo não é beeem uma religião. Quanto ao comunismo, ele é essencialmente ateu, mas a morte em massa dos opositores foi feita independente disso. Eram opositores, todos os regimes totalitários faziam isso. Mataram mais porque aliaram crueldade com muito tempo de poder, num mundo que naturalmente tinha mais gente (demograficamente falando), e uma série de incompetências agrícolas e de saúde (ou seja, pessoas morreram por má gestão de recursos, não por "crueldade" ou porque eram "opositores"). O ateísmo tem pouco ou nada a ver com isso.
Eu botei ruim entre aspas porque nao está tão ruim assim, mas nota-se que não é uma qualidade profissional de áudio (pois o microfone dele está com defeito) e ele está usando um comum pra gravar os vídeos.
acho quase impossivel um ateu que concluiu a percepcao da inexistencia de deuses com base em fundamentos logicos cientificos e ate historicos da humanidade voltar a ser um crente. seria o memso que voltar a engulir os proprios vomitos, nao tem logica isso
O cérebro é manipulado pelo certo. Se ele sabe a boa sensação de estar certo, probabilisticamente, ele não tenderia ao regresso de estar errado. Neuroplasticidade!
Gostei do vídeo, durante muito tempo foi religioso. Mas ao mesmo tempo que meu lado místico e querer acreditar em algo que está fora da matéria falava, meu lado do cérebro racional e crítico contestava a religião. Vim de uma família ultra conservadora e religiosa. Não está sendo fácil para mim se livrar das " amarras " das crenças. Sim elas exercem o medo nas pessoas, afinal não sabemos de tudo ainda. Precisamos ser mais racionais e críticos, não podemos aceitar estes modelos religiosos toscos que podam a crítica e o conhecimento científico. Modelos religiosos que impõem a religião pelo medo e não pela razão. O dia que a religião contrastou com a razão e eu percebi isto, comecei a abandonar de vez a religião. Foi uma das melhores coisas que fiz na vida. Considero a religião como uma droga, é um vírus que se espalha como uma doença, destrói a razão, a crítica. A fé é inimiga da razão, da ciência. A ciência é sempre questionar , duvidar, ser cético, religião é vc acreditar em dogmas impostos. Vc tem que escolher então, entre ser religioso ou cético e racional
Por causa da minha família eu já nasci pertencendo a uma igreja evangélica, passei a questionar o Cristianismo na adolescência, e percebi que não fazia sentido o que me diziam com o que a bíblia mostrava, mas eu tive algumas experiências que me fizeram acreditar que existe algo mais, eu não sei o que é, não me arrisco a supor, mas há algo que eu não sei explicar. Acabei me tornando uma daquelas pessoas a qual você disse possuir a tal da "Fé livre", no vídeo do, "Argumentos que os Ateus não devem mais usar". Eu adoro o compromisso que vocês têm com a informação e o conhecimento.
Amigo, gostaria de te apresentar evidências que descobri após muitos anos examinando os indícios da existência de um Criador. Gostaria de saber sua opinião a respeito. Me manda um ZAP. 97 98427 1864. Me manda sua opinião sobre esse vídeo abaixo ruclips.net/video/aEU8GIpQuzg/видео.html
Olá Pirula, goataria de saber a sua opinião sobre a minha "fé", me considero cristão-ateu, pois fui criado em um lar católico e sempre tive a ideia de que Jesus é uma pessoa muito foda e me espelhei nele por conta dos bons ensinamentos que ele passou, existindo ou não, ele é um exemplo. Contudo, não acredito em Deus nenhum e nada de sobrenatural e metafísico
+Canal do Pirula obrigado pela resposta, acredito que seja isso mesmo, mas um dos motivos de eu ter feito esse comentário é mostrar que existe essa "categoria" de pensamento
@@MsBobsnob Vitor, eu gostaria de dar uma resposta melhor a sua pergunta. Me manda um ZAP 97984271864. Venho a muitos anos estudando sobre jesus e evidências da existência de um Criador. Já vai dando sua opinião sobre esse vídeo abaixo ruclips.net/video/aEU8GIpQuzg/видео.html
Engraçado que eu não me sinto incluído em nenhum dos grupos que você mencionou, Pirula. Eu tenho a minha fé, mas gosto de ciência e tenho plena consciência de que as religiões podem ser facilmente contestadas. Só que eu não me incluo no grupo dos "cagões", porque eu também não acredito no Deus paternalista. Eu acho que se fosse assim, ele estaria mais ocupado cuidando de gente ferrada na África do que de mim... Nada obstante seja um sentimento de conforto, não é esse desejo de ser cuidado. É uma experiência transcedental difícil de explicar, mas me parece diferente desses grupos que você falou.
+Renan Martins Pode ser quer você acredite por falta de respostas. Quando você não encontra as respostas pra algo (no caso a origem de tudo) fica mais fácil você jogar isso para a existência de uma divindade para acabar com suas perguntas.
Não existe apenas quatro motivos pelo qual você se torna ateu ou crente, esse vídeo que ele fez foi para apenas abrir uma discussão. Sou Cristão e espiritualista, mas também sei que a ciência tem um importante papel na evolução da humanidade, o problema que as pessoas não conseguem enxergar é que uma está interligada á outra, que uma não pode rivalizar com a outra e sim se unirem para um bem comum, ciência e religião precisam andar juntas para que um dia tudo que a religião prega a tanto tempo possa ser provado em laboratório!
+Renan Martins O fato de que a religião pode "evoluir". Eu também não consigo me encaixar em um grupo, talvez leve mais tempo para realmente ver que existe um grupo muito parecido com meu modo de interpretar. É como se tive-se "algo", bem, essa é a melhor definição que consigo. Talvez porque tentar explicar esse "algo" é um ato de loucura (deve ser coisa de minha cabeça, porem mesmo sendo "loucura", não é algo que faz mal a mim, Não responde, esse algo seria de forma figurada uma caverna, é como se eu só ouvi-se ecos (a incapacidade de diferenciar algo que vem de mim ou do desconhecido) , porem não consigo ver ate onde esses ecos vão ( não encontro a definição de limites).....como disse é loucura ¬¬. (De longe não entra na definição de nada que conheço, talvez seja o que chamam de "deus das lacunas").
+Renan Martins Vc não se enquadra em nenhum dos grupos, pq vc NÃO é ateu. Ateu não tem fé, como vc diz ter. Acho que talvez vc esteja numa transição, como já estive. Um estado em que vc acha que vc não crê em nada, mas ainda não consegue se desprender da ideia de que existe "algo maior". Eu pensava assim, depois fui constatando que esse "algo maior" era completamente irrelevante. Não importa se eu rezar, se eu crer, ou pedir perdão a "algo maior", minha vida continuará igual... A partir dessa constatação, entendi, aos poucos, que eu era ateu.
eu era muito católica, mesmo. Mudei de opinião, faz pouco tempo mesmo. Na verdade, foi um processo demorado e longo de questionamentos. Eu tive amigos que se mataram, dois amigos bem especiais. Eles me fizeram refletir muito sobre dor e morte. Eu fui chegando à conclusão que ter uma religião não lhe ajuda enfrentar a dor e a morte, na verdade, ela nega. (deixando claro que é minha opinião, é minha experiência pessoal, não quero que alguém fique ofendido). Mas, não acho que ajuda, acho que a religião funciona como uma anestesia, naquele momento, parece que passa. A questão é lhe dar com a ausência no dia a dia de uma pessoa querida. Aí, acho que é melhor lidar com a dor efetivamente, a ausência é real. Pirula, valeu, meu querido, sempre falando coisas interessantes e indicando boas leituras. Até. obs: outro livro que foi fundamental pra tomar a minha decisão foi "Andar de Bêbado: como o acaso determina as nossas vidas", descobri recentemente que tinha um vídeo no nerdologia que falava sobre esse assunto. Tenho fascinação por teoria do caos e probabilidade, mesmo estudando Letras e literatura.
Nação Brasil Você busca um sentido para tua vida, certo? Só te digo que não desista da tua fé. Ela será importante em algum momento da tua vida. Olhe para a natureza e veja tudo que ela produz! Como é espetacular e não tem sentido e nem lógica toda a harmonia e com que ela trabalha em nosso favor. Veja que uma planta frutífera dá seu fruto no sabor e doce proporcional ao que precisamos para viver e isso não é evolução, é dádiva de Deus! Leia sobre a sequência de Fibonacce, sobre a mecânica celeste e tente ver que é o caos harmonizado para trabalhar em favor da vida na terra. Tudo tem a assinatura do nosso Pai Celestial, o qual não o vemos e nem o sentimos, mas a natureza registra sua existência. Você não precisa de uma religião para crê nele, somente de fé. Pastores e Padres, mesmo os mais corretos não podem fazer você acreditar em Deus, mas teu coração pode, basta somente atentar para a melodia da natureza louvando a sua existência. Deus nos ama, e você não é somente mais uma no meio da multidão, você é mais que especial. Persevere na fé e deixe a felicidade invadir teu ser, pois ela está dentro de ti.
@@nacaobrasil78 esse romance todo parece até que vivemos num mundo bom....até na natureza acontecem atrocidades e sofrimentos horríveis, entre os humanos então nem se fale. Esse ser "bonzinho" resolve criar uma porrada de gente pra sofrer todo tipo de desgraça, faz nascer bebês em famílias q o cara é pedofilo, faz meninas de 9 anos estupradas engravidarem, ao mesmo tempo nao manda filhos pra casais que querem de todo coração ser pais, cria seres q precisam se alimentar uns dos outros em muitos casos sendo devorados vivos e lentamente sentindo muita dor, entre milhoes de outros sofrimentos. E ainda joga no inferno PRA SEMPRE se a pessoa não acreditar nele kkkk brincadeira...Tô até emocionada com essa bondade. E não me venha botar culpa no mito Adão e Eva Pq era só o "bonzinho" nao ter botado a porra da árvore no paraíso pra evitar tudo. Ou simplesmente não amaldiçoar toda a descendência, fez isso pq quis. Hipoteticamente né pq é óbvio q não é real, mas se fosse seria um ser que não teria nunca meu amor e respeito. Se eu tenho todo poder do mundo nao vou ficar criando uma caralhada de seres pra maioria só sofrer, melhor não criar nenhum...
Gente, pode parecer ridículo, mas há dez anos quando cheguei a conclusão de que Jesus não ia voltar para me salvar, imediatamente me senti órfão, foi doloroso e assustador. Ficava me perguntando: e agora?
Frequentei a igreja evangélica durante 19 anos, todos os meu parentes são crentes, minha família é muito atuante na igreja e meu pai é pastor há 35 anos. Foi preciso uma boa dose de coragem pra assumir que nada daquilo fazia sentido pra mim, minha mãe chorou muito e sei que chora e não aceita até hoje.
Esses dias eu estava explicando como tudo aconteceu para uma prima e ela começou a chorar e disse: "e se tudo que eu acredito não for verdade? Vou perder tudo?". Na hora fiquei sem reação, mas entendi perfeitamente o sentimento. Sei que ela não vai deixar de ser evangélica, pois está profundamente inserida na cultura e na comunidade, mas seria ótimo se ela soubesse que não, nem tudo está perdido sem fé.
Apesar de tudo isso, assumir que era ateu me trouxe um alívio incrível, "paz de espírito" mesmo. *Para mim*, crer tem de ser um processo natural. Se você se esforça para acreditar em algo, na realidade não acredita de verdade (ok, em certa medida, fazemos isso o tempo todo, temos nossos vieses, devemos indentificá-los e tomar cuidado com eles). Gosto de questionar o que acredito e quero estar sempre disposto a abandonar minha crença, se chegar a conclusão que estou errado. A aceitação de dogmas inviabiliza completamente esse processo.
Felizmente, ninguém prega o evangelho pra mim, pois sabem que já conheço (e não aceito). Eu também não tenho nenhuma intenção de fazer alguém largar sua religião ou crença. Gostaria que as pessoas respeitassem a crença umas das outras e convivessem pacificamente com a diversidade.
Ótimo relato. Abraço.
+Mozart Rocha Creio que você você esteja errado na parte que afirma que mesmo não tendo fé, nem tudo esta perdido. Deus é praticamente a única esperança que pode existir para um ser humano. Desacreditar em deus é automaticamente aceitar que a vida não faz sentido algum e que, independente que o que façamos na vida, tudo estará perdido quando morrermos...
Carlos Henrique Schelbauer Respeito sua visão. Porém, até agora não ouvi uma resposta convincente para a questão: qual o sentido da vida? Pode ser que essa não seja uma boa pergunta.
Não importa se você tem fé, depois da morte o mundo vai ter um legado seu, por menor que seja - nesse sentido nem tudo está perdido.
Quando eu usei a expressão "nem tudo está perdido" no meu relato, significa que existe vida depois que você se torna ateu e é possível ser feliz assim.
Pra você é difícil aceitar que a vida acaba, pra mim é difícil crer que a existência não tenha fim e nisso podemos discordar numa boa :)
Mozart Rocha Sim, realmente é possível viver normalmente sendo ateu. Porém, nem todas as pessoas tem essa facilidade de abandonar os deuses e as crenças e continuar vivendo normalmente.
Carlos Henrique Schelbauer Nisso concordamos. Não foi fácil pra mim também.
No meu caso o ateísmo foi uma conclusão dolorosa e demorada. Dos 15 aos 23 anos, a religião foi minha vida, sendo diálogo com Deus e estudo da Bíblia minha rotina diária, e pregações e encontros religiosos atividades que eu exercia toda semana. Cheguei a ser vocacionado em seminário.
Eu era um religioso muito cético (cético sempre fui) e notava visivelmente que a fé sempre supria minhas dúvidas. Até o momento em que questionei o objeto de fé e o exercício da fé em si. A partir daí foi um período sofrido de ver minhas maiores certezas e motivações de vida (à época) indo por água abaixo, constatando que por anos de vida me dediquei a incertezas e mentiras nas quais acreditava e pras quais me doava. É por isso que nem estico conversa quando alguém me diz que sou ateu só porque ainda não encontrei Jesus ou porque é mais conveniente ser ateu do que crer em Deus.
Se houve alguma escolha no meu processo de chegada ao ateísmo, foi a escolha de não me permitir acreditar em noções que eu visivelmente notava que não faziam sentido e também a de não aceitar calar meu instinto questionador. A fé não era só uma escolha quando eu ainda acreditava, era uma noção íntima e verdadeira, uma conclusão. Assim também é hoje o ateísmo pra mim.
ps: Na minha cabeça o pessoal do "núcleo ateu RUclips/2012" tinha se diluído em canais de ciência. Ia comentar isso e me dei conta de que realmente a maioria do pessoal partiu pro lado da política.
+Primata Falante a fé que você tinha que Deus existia é a mesma fé que te faz acreditar que ele não existe agora. A verdade é que o ser humano é insignificante, jamais saberemos se ele de fato existe ou não.
+Primata Falante ó, pensei até em roteiro de filme com isso aí que vc contou.
+Primata Falante , tive uma história semelhante, embora não seguisse com frequência, sempre ia a igrejas, das mais diversas religiões. Mas deus era um tabu, pq sempre que eu questionava, internamente me reprimia, como se estivesse cometendo um pecado monstruoso duvidando da sua existência. Isso levou anos, até que realmente percebi que não fazia o menor sentido.
Augusto Grassi Eu até fiz alguns de política e eventualmente me arrisco na crítica social, mas prefiro mesmo ficar na ciência. Valeu!
Putuloko Pirata Tem isso também, duvidar da existência de Deus inicialmente dá aquele medão, incutido desde a infância na maioria dos casos.
Uauu, acompanho seus vídeos, sou um grande fã!!
Eu penso que o ateísmo é uma evolução pessoal. Nasci em 1945, família católica, mãe professora, pai médico. Aos 5 anos fui matriculada em uma escola de freiras Sacramentinas. Paradoxalmente (era o após guerra) a existência era mais pacata, o pai vinha almoçar com a família e era bastante participante na educação dos filhos. Lembro que quando catástofres naturais destruiam e matavam populações inteiras minha mãe exclamava que tinha sido a vontade de Deus, meu pai já explicava que a vontade de Deus não tinha nada com o ocorrido e que era um fenômeno natural desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas. Aos 10 anos meu pai foi chamado à escola e pediram que ele me retirasse da escola. Eu estava criando sérios problemas com a matéria de ciências. As professoras ensinavem criacionismo e meu pai me ensinava evolucionismo. Foi constrangedor quando eu pedi que me explicassem como havia tanta gente na terra se no início só havia Adão e Eva e o casal só tivera dois filhos e se um irmão havia matado o outro e por castigo tinha sido condenado ao desterro. E mais, de onde havia aparecido a mulher que casou com Caim. Mas o que pegou mesmo foi questionar a onipresença, onisciência e a onipotência de Deus. Definitivamente, aos 10 de idade, eu era o Anti-Cristo. Isso é o que acontece quando se tem acesso a livros e a pessoas que lhe ajudam a pensar livremente.
M.L. Rosa Se Adão e Eva existiram mesmo então nos somos frutos de relações incestuosas
M.L. Rosa verdade.
Muito interessante!
Não concordo com você sem Deus a gente não vive livremente
@@gabrielmirandabrasil9637 na minha opinião, n vejo como viver com Deus é liberdade já q teoricamente seriamos castigados fazendo algo q não agrada ele
Ateísmo no meu caso foi uma conclusão, fui evangélica por 7 anos e com tempo comecei a questionar algumas coisas, fiz pesquisas, estudei bastante e demorou um certo tempo até perceber que a religião que acreditava e nenhuma outra fazia sentido. Mas até hoje ninguém ao meu redor recebe isso bem, nem família nem amigos.
Acho que tô perdendo uma amiga por causa disso.
Como na minha família, até amigos. Tem a mente super aberta em relação a tais assuntos como esse. E com o tempo, eles entendem que cada um tem sua opinião, e aceitam de fato! O tempo resolve, ou acostumam mesmo kk
+Rafiinha Oliveira Verdade, comigo foi o mesmo, mas fui católico. Hoje meu melhor amigo se casou com uma evangélica e está seguindo nesse caminho, vive postando mensagens do tipo, bem centradas e preocupantes. Seria maravilhoso poder oferecer uma pilula, assim como em Matrix, e trazer eles para esse mundo de claridade e secularismo.
+Monique SM Veja por esse lado: você não está perdendo uma amiga... Pois, grande provavelmente, ela NUNCA foi sua amiga (ninguém deixa ser AMIGO de ninguém apenas por um motivo tão bobo quanto esse).
Monique SM Olha amigos de verdade não deixam de ser nossos amigos por nossas escolhas ainda mais que afeta exclusisamente nós mesmos!.. Conversa com ela com calma, ela não precisa aceitar e sim respeitar
Infelizmente ser ateu não é escolha se fosse eu optaria não ser
As vezes ignorância é uma benção
Mas se é benção é de deus kkkkk
Sou ateu pq não acredito q o organismo humano não tem super poderes ( voar como superman , ressuscitar como deadpool e multiplicar materia )
@@tacatr12 kkk, mas eles vão dizer: é claro que isso não é possível para Seres humanos normais, más Jesus não era um ser humano normal, ele era do filho de Deus kkk
@@siracuza5000 kkkkkkkkkk essas ficções bíblicas já tão batidas.
Para mim, o grosso mesmo é saber se existe ou não alguma "consciência" q criou tudo oq chamamos de universo até chegar aqui.
@@Niko._ consciência é coisa do cérebro de mamíferos, se existe algo que criou tudo não é consciência, e acho mttttt mais mtttttttttt mais mtttttt difícil existir algum ser que criou tudo, a física e a química e suas vertentes já me respondem tudo, e se não responde algo, provavelmente vai responder um dia e tenho ctz que não tem ND a ver com Deus
@@siracuza5000 eu também acredito que as ciências respondem a maioria das perguntas que muitos acham não ter respotas ou atribuem ao impossível. Pendo bastante para o lado do ateismo, só me falta mais conhecimento pra ter certeza. A dúvida que eu tenho é sobre a criação de tudo oq chamamos de universo, tipo, será q isso veio do nada msm?
Por mais q eu acredite mais nisso, não passa de uma crença, pois como eu disse, ainda me falta estudo pra ter alguma base e afirmar tal crença. Se tiver conhecimento de algo, pode me indicar algum canal ou alguma fonte desse tipo de informação pra eu começar?
Tenho 18 anos. Era catolico e hoje sou ateu; Quero dizer a vocês que a forma como a religião e inserida em sua vida e totalmente sem escolha, imoral, e chega a ser uma lavagem cerebral.
+DogHitDie tenha respeito por si mesmo amigo cada um segue o caminho que acha certo por mais que seja-mos cegos uma hora saberemos a verdade DEUS NÃO É COMO IMAGINAMOS E , SIM , RELIGIÃO É ENSINADA COMO UMA REGRA OU LEI COM ELE DISSE ACIMA.
Bom, para mim ateu tbm é religioso, só que segue a religião da sem entidades, oq ele disse sobre lavagem cerebral é verdade, ela é inseriada fortemente nas pessoas, mas o mesmo acontece com outras e com os propios ateus, pensa assim, um casal ateu tem um filho(a) oq vc acha que vai acontecer, ele vai ser ateu tbm e somente no futuro ele irá decidir
@@Pedro-fz3yb nunca vivi em um lar católico, mas tendo em base os católicos q conheci, eu diria q o catolicismo é bem mais "de boa" quando comparado com seu irmão mais novo, o protestantismo, onde o mesmo costuma ser o q gosto de chamar de "ISIS cristão", pois costuma ter um grande número de fiéis extremistas e o nível de alienação é imenso dentro das igrejas protestantes... então ñ sei se minha afirmação está correta ao dizer q o catolicismo é mais "brando" q o protestantismo
@@deadsushi4287 acho que hoje em dia realmente seja
@@deadsushi4287extremistas existem em todos os lugares mas n são todos os crentes q são assim na real conheço poucos assim ( pessoalmente)
Quanto mais cientificamente culta, intelectualmente honesta e objetivamente cética é uma pessoa, o mais provável ela não acreditar em nada sobrenatural, incluindo Deus.
+Telmo Gama fale isso para o PhD Rodrigo Silva do canal Evidências NT.
+Renato F. O. Silva Fale isso para Neil DeGrace Tyson e grande parte da comunidade científica.
+Renato F. O. Silva Está escrito "o mais *provável* ela não acreditar ", não "com *certeza* ela não vai acreditar ".
Diego Offerni então a verdade está na quantidade de doutores e PhDs que acreditam ou não em uma divindade?
A verdade é que jamais saberemos se há ou não um Deus, o ser humano é insignificante para deslumbrar tal verdade.
+Renato F. O. Silva O professor criacionista Rodrigo Silva é patrocinado e
bancado financeiramente pela Igreja Adventista. Obviamente ele precisa manter o povo na farsa do Cristianismo, do contrário ele não teria como sobreviver sustentado pela Instituição Adventista.
A primeira vez que disse que era Ateu foi aos 16 anos, mas até la eu sempre fui alguém que sempre duvidou dos Dogmas religiosos.
Se esse Deus não existisse, então a vida seria absurda.
Isso eqüivale a dizer que a vida não teria sentido, valor ou propósito.
Esses três conceitos - sentido, valor e propósito - embora se
jam
intimamente relacionados, são distintos. Sentido tem a ver com
significado, com o porquê algo importa. Valor tem a ver com o bem
e o mal, o certo e o errado. Propósito tem a ver com a finalidade, com
a razão de algo existir.
Estou numa transição bem dolorosa e conflitante. Era católica e tudo mais, porém hoje não vejo mais sentido, e desacreditei em algo sobrenatural. Deixei a católica pra virar espírita, fui em Evangélica, e não me adaptei em nenhuma(por mais que eu tentasse, e me forçasse), percebi que a vida é como ela tem que ser, e não tem nenhuma entidade que move tudo. Porque se tivesse, porque não olharia pra Africa? Haiti, etc. Alguns são privilegiados por Deus, e outros não? A vida é realmente dura, melhor aceitar como ela é, e seguir em frente. Acredito na NATUREZA, na luz e nas forças que eu posso calcular. Adorei seu canal!
Abraços
Gabriella Moraes eu tb estou assim Gabriela,
Vamos formar um grupo no Whats Aap para trocar ideias???
Pensei isso esses dias...
Já passei por tudo isso aí , é tenso o bagulho.
Vou indicar o livro que foi o divisor de águas pra mim e me fez hoje ser agnóstico.
Trata-se do livro A cabana, que fala de um deus muito diferente do deus bíblico, um deus verdadeiramente justo e bondoso. É de leitura simples, mas se alguma de vocês têm filhos, impossível não se emocionar.
se o mundo todo fosse perfeito e maravilhoso, seria complicado de se evoluir, entendeu. as dificuldades permite a evolução.
Mendes. o Deus do livro a cabana é o mesmo da bíblia.
Eu fui criado no cristianismo, desde pequeno, porem quando eu tinha 7 anos ganhei 4 livros científicos para crianças, um falava sobre os mamíferos, o outro sobre os planetas, um sobre os insetos e o principal, sobre os dinossauros.
Em fim depois que li esses livros minha mente mudou, eu comecei ter uma noção melhor do mundo em fim.
Quando eu ia para igreja e o pastor, falava do mundo dos animais Adão e Eva, como deus fez as coisas. HAHAHA.
Nada mais disso fazia sentindo, eu comecei a questionar a bíblia, comecei a me perguntar sobre os dinossauros, que era o ponto principal, que me fez questionar totalmente a religião por que nenhuma delas conseguia explicar a existência dos dinossauros.
Em fim depois disso tornei uma pessoa que sempre buscou fatos e verdade para acreditar em algo.
E com o tempo fui analisando mais as religiões, e percebi que ali não é o meu lugar, nada daquilo faz sentido.
E me tornei ateu, graças a deus ^^
OBS: depois que me tornei 100% ateu, eu comecei a dar muito mais valor na vida, nos seres desse planeta e tentar viver melhor para a sociedade.
A pessoa fica mais sensata, mais humana.
Eu me sinto assim.
+Luis Fernando, Venho de uma família super Católica, e minha história de como me tornei Ateu é parecida à sua somada com a do Jean Coppieters. Porém o um episódio na história deu o start na minha descrença, que foi o suicídio coletivo de quase mil pessoas lideradas pelo Reverendo Jim Jones em 1979 quando tinha 16 anos. Me tornei um Ateu Super Ultra Mega Giga Extra Radical, só o Pirúla consegue ser mais Ateu que eu.
gostei muito da sua última colocação, concordo. e que história legal hahaha
Se esse Deus não existisse, então a vida seria absurda.
Isso eqüivale a dizer que a vida não teria sentido, valor ou propósito.
Esses três conceitos - sentido, valor e propósito - embora
sejam
intimamente relacionados, são distintos. Sentido tem a ver com
significado, com o porquê algo importa. Valor tem a ver com o bem
e o mal, o certo e o errado. Propósito tem a ver com a finalidade, com
a razão de algo existir.
@@antoniorodrigo8844 Sentido, valor e propósito é o que a sociedade criou ao longo dos anos, e principalmente, propósito é o que você dá para a sua vida, já que todos nós só temos uma, nós escolhemos o valor que ela tem.
@@antoniorodrigo8844 TEM QUE TER UM SENTIDO?
Interessante! Eu fui padre, mas virei descrente. Porquê? Escrevi um livro: "Lamento, mas nem Deus nem Vida Eterna". Talvez possa ajudar a refletir sobre o "crer ou não crer"!
Caraca, que reviravolta na vida hein haha.
Quais as evidências de que não há Deus e não há vida eterna?
@@matheusladeia1598 quais as evidências de que existe?
@@matheusladeia1598 as mentiras bíblicas! Se todos os animais foram feitos exatamente como são hoje como tá no geneses logo dinossauros e homininios viveram juntos. E nossa espécie homo sapien está aqui há mais de duzentos milhões de anos! Aí não dá né amigo?
@@matheusladeia1598Um pateta assistindo Pirula. Ts ts ts
a única coisa sobrenatural que aconteceu na minha vida foi meu gato ter conseguido cagar na parede enquanto eu dormia
😂😂😂😂😂 conta mais....
Holy shit, vc fez eu cuspir café hahaha
KKKKKKKKKKKK MELHOR COMENTÁRIO
E isso nem é tão sobrenatural assim kkkk tem explicação física.
kkkkkkkk
Eu era cristã, mas graças ao Pirula me recordei da teoria da evolucao que aprendi no ensino médio e hoje sou uma mulher liberta! Ex fanática, ex viciada em bíblia e em igreja. Kkkkk
Gloria au Comunismo
Q bom Luana!!
Amén irmã hehehehe 🧠
@@gabrielsamir1350 kkkk
Minha alegação é que, se Deus não existir, então sentido, valor e
propósito são, em última análise, meras ilusões humanas. São coisas
que só existem em nossa cabeça.
Eu particularmente como uma pessoa atéia jamais conseguiria virar evangélica novamente! isso pq cresci ao redor de evangélicos. Gostei da explicação aí no vídeo, me identifiquei bastante
Kakaka, gabri ela, vai cansar de comer essa pessoa atéia KKKKkkkk
No dia em que eu sentir algo sobre natural, vou procurar um psicólogo e não uma igreja. Kkkkkkk
Não, amigo.Procure a Cristo.Aí sim VC vai ao lugar certo.Aqui é Caline,esposa do titular dessa conta no youtub
@@calinesilva8182 Se esse for o nome do psicólogo com certeza ele vai.
@@marcossouzabelga9332 Espero mesmo que vá. Obrigd amigo.
Existem momentos que pensamos que temos o controle da cituação.Mas nem sempre é assim.O homem precisa entender isso.
@@calinesilva8182 Como um sor homem tem total controle da situação a sua volta? Por isso vivemos em sociedade onde cada pessoa faz uma coisa para o bem de todos; Mas ao invés de buscar uma saida médica com remédios designados por profissionais qualificados vão buscar alternativa sem nenhuma comprovação que funciona!.
Eu era ateu e não sabia e me dizia um teísta pelas relações familiares e pelas tradições culturais. Assim que me dei de que minha suposta crença era motivada por tradições, passei a me assumir como ateu.
+wesley domingos 2
+wesley domingos Comigo foi basicamente a mesma coisa. Logo nas primeiras vezes que comecei a questionar algumas das minha crenças, percebi que a ideia deus, jesus, céu, inferno, vida eterna e blablabla não tinham a menor lógica e que eu era ateu.
Gloria au comunismo
So somos poeira cosmica
Gloria a Deus por isso😅
Resumindo inventa um amigo imaginario só pra se sentir bem
Desde muito pequena eu ja me interessava pela ciência , era curiosa e questionava muitas coisas. Aos 19 anos eu aceitei o meu ateísmo, cresci na igreja católica e tenho uma família mto religiosa, e quanto mais eu conhecia sobre religião, menos eu acreditava.
❤❤❤ isso é lindo !!!
Tais escolhas são diferenciadas mesmo. Existe, de fato, uma parcela de decisão individual, muito embora, em termos gerais, a opção por crenças religiosas tem um viés de influência social, ao passo que o ateísmo sofre influências intelectuais. A conversão religiosa é cheia de emoções e pressão familiar, a desconversão cética é cheia de reflexões e questionamentos. Uma é majoritariamente emotiva e social e a outra é majoritariamente racional e baseada na busca por evidências.
+Morgatório do Pássaro fale isso para o PhD Rodrigo Silva do canal Evidências NT.
***** eu sei que ele não tem embasamento algum para afirmar que um dos dois lados é majoritariamente racional.
Um simples exemplo é que a maior potência econômica/tecnológica/científica do mundo é predominantemente cristã.
Na minha opinião a ciência não pode provar a existência de Deus ou de qualquer ser sobrenatural, pois podemos apenas provar aquilo que está no plano físico. E como eu sei que existe outro plano além do físico se não tem nenhuma prova científica que afirme a existência de outros planos? Simples, pelo fato que se eu considerar a existência de Deus ou de qualquer ser sobrenatural então tenho que considerar a existência de um plano sobrenatural do qual não temos conhecimento. Então não dá pra discutir Religião tendo embasamentos científicos. A reflexão existe tanto no lado ateu como no lado teísta. Eu como teísta reconheço que não tem provas para a existência de Deus cientificamente então meu pensamento não segue uma linha racional? Primeiramente se Deus não existe a vida por sí só não tem razão alguma, pois a única certeza que temos é a morte, vivemos em um mundo miserável onde muitos morrem de fome e outros vivem como reis, se não existe um Deus então vivemos em um inferno desnecessário. A Religião está além de estudos físicos, está relacionada a vida, os sentimentos e a razão de tudo. Apenas alguém muito ignorante pode chegar a conclusão de que um lado é intelectual e o outro ignorante...
+Renato F. O. Silva O que o Omaro disse foi que a "escolha" entre teismo e ateísmo é mais social/emocional de um lado e mais racional/evidencial do outro. Mas você pode ser uma pessoa extremamente racional enquanto engenheiro, médico, advogado, etc, e suspender essa racionalidade com uma série de outras coisas (futebol, religião, política). Eu tenho visto pessoas inteligentissimas e extremamente racionais em suas áreas de atuação sendo completos fanáticos inconversaveis em matéria de politica e futebol. Ou seja, as pessoas podem ser 2 em 1. NO QUESITO existência ou não de deus especificamente, a maioria dos ateus se torna assim por questões racionais.
O Pirula explicou meu ponto com precisão. As influências que citei em meu comentário dizem respeito ao contexto de crenças, exclusivamente. A vida tem diversas circunstâncias que vão além deste tema... Tá cheio de órfão do Nando por aqui. hahahaha
Acredito que a dúvida sobre a diferença entre agnóstico ou ateu está surgindo neste vídeo. Eu já tenho um vídeo sobre o assunto, confiram lá: ruclips.net/video/LVkklTe77Ww/видео.html
+Canal do Pirula
Deixei de acreditar no cristianismo lendo a bíblia, vendo suas contradições e suas profecias que não se cumpriram.
+Canal do Pirula Faz um vídeo pra nós relatando essa experiências que tu não consegue explicar! Seria muito legal. Pelo menos as que tu não considere "íntimas" demais. Abração!
+Canal do Pirula Tem como você falar sobre os fenomenos naturais que os mal Informados dizem ser uma "Manifestação divina" ? ex: Arco íris de fogo, raio globular e etc? acho interessante o tema.
+Canal do Pirula No estado de Oregon um Ateu matou 10 cristões e deixou 7 feridos , quando você ira fazer um video sobre isto , e tambem sobre a cristofobia que você menosprezou estar acontecendo. Chris Harper Mercer Antes de matar perguntava a religião caso fossem Cristãos eram mortos .
+Lohan Jorge. Sim e nas cruzadas e a noite de São Sebastiao os cristãos mataram aproximadamente 7 milhões de pessoas...um pouquinho mais né?
No meu caso até os 14 anos eu não queria ser ateu. A minha família é bem religiosa e sempre tentei não ir contra esses princípios. Era mais uma questão de medo e pressão familiar pode-se dizer assim.
Ia na missa toda semana e cheguei até a fazer 1ª Comunhão (exigência da vó). Mas a verdade é que eu achava tudo aquilo muito idiota e eu me sentia muito idiota de verdade.
Isso fez eu me fazer vários questionamentos internos e sempre chegava a conclusão de que aquilo não era pra mim.
Era definitivamente forçado e ficou claro de que era uma questão de doutrina familiar mesmo. Eu não nasci acreditando nisso, nenhuma criança nasceu.
Taquei o foda-se e coincidentemente meus dois irmãos fizeram o mesmo.
De toda a minha família (que aliás é enorme (enorme mesmo)) somos os únicos 3 membros que são ateus.
Ser ateu não é fácil. As pessoas são ignorantes e dá pra sentir o preconceito de longe.
Colocam as mãos na cabeça quando eu falo que não acredito em Deus. É como se fosse algo absurdo. ASUHASUH.
A melhor resposta que eu dou pra um 'Por que você não acredita em Deus?' é um 'E por que você acredita?'. Cada resposta que eu ouço tem me tornado mais cético sobre a vida e mais convicto do que sou hoje.
Hoje eu até entendo a fraqueza e a necessidade do ser humano de tentar explicar tudo se baseando na fé sem fundamentos. O ser humano em sua maioria precisa disso, mas eu não. Deixei de acreditar em tudo o que não é um fato.
Como é dito por aí - Deus não é falseável, logo, eu não tento provar p/ ninguém de que ele não existe. Apenas não consigo acreditar em algo que em toda a história humana nunca se mostrou diferente de uma fantasia.
O que eu penso sobre religião:
Apenas invenção do homem.
Tudo bem que a religião pode ajudar as pessoas a "andar na linha", não fazer coisas ruins. Mas EU posso ser boa com as pessoas, não praticar o mal sem precisar ser um cãozinho adestrado.
E sobre precisar de uma explicação para o surgimento da vida, etc: O fato de ser ateia não implica acreditar na teoria da evolução. Mas eu vejo ela como uma coisa grandiosa. Muitas pessoas falam que é só uma teoriazinha. Pense bem, pois se for assim a teoria da relatividade tbm é so uma "teoriazinha"!
Minha amiga, me defina quem estava errado:
-Moisés que disse não matarás
-Hitler que disse quanto mais matar melhor
Sei que você responderá Hitler, mas com base em que você responde isso? Como você sabe o que é bom ou o que é mau? Como você define a moral que o ser humano possui? Como você define a justiça que o ser humano tem para julgar o certo e o errado em tribunais? Como você me explica que roubar é errado, matar é errado, mentir é errado sem Deus? Como? Como você me explica quando alguém entra furando sua fila no mercado e diz que é porque na cultura dela isso é permitido? Como você agiria? Você aceitaria "a moral relativa"?
A moral vem de Deus e não se pode entende-la sem antes crer que para uma lei existir, também deve existir um legislador e para a moral existir, deve existir seu formador.
@@matheusladeia1598 velho! Vc tem problema??
@@matheusladeia1598 é bem facil responder, empatia, você não faz para os outros oque você não quer façam pra você, eu não vou matar ngm pq n quero que ngm me mate, etc...
@@matheusladeia1598 A moral não vem de deus, vem do ser humano, o mesmo que criou deus...
@@matheusladeia1598 Verdade antes da biblia existir geral saia dando pedrada na cabeça dos outros.
Fala que não acredita em Jesus, mas faz cosplay dele rsrsrs
+glemial O Ateu somente não acredita em Deus, mas pode acreditar que Jesus existiu e procurar seguir a mensagem de Cristo.
Ateus podem crer no Jesus histórico não no divino
As palavras de Jesus são confiáveis, diria estudiosos, ou seja, o que ele disse na bíblia é verdadeiro, e Jesus se dizia ser o a expressão do Pai, como aquela frase famosa "ninguém vai ao Pai senão por Mim" ou seja, Jesus o Deus encarnado, ou você crê que Ele é o filho de Deus, ou você não crê, simples, eu creio... Deus te abençoe.
🤣
🙈
Eu faço partr do caso 2. Era evangélica fervorosa e por vários motivos comecei a questionar o caráter da bíblia, de "Deus" e o ateísmo foi realmente uma consequência kk
O mesmo comigo kkkkkk
Sempre que você fala "eu já passei por situações que..." ou "inclusive tenho amigos que já relataram coisas desse tipo" eu fico curioso pra saber o que é e qual a fofoca HAHAHAH
+Gabriel Logan eu também cara, eu nunca tive situações sinistras e nada, isso tudo eu acho que é autossugestão para ser sincero contigo!
+Rodrigo Barreto Olha, uma vez aconteceu isto a um amigo:
Ele veio falar comigo no facebook e só tava usando caps, apesar de estar no celular. Escrevia muito rápido e frases curtas, sem grande conexão, ele estava exaltado. Um raio tinha caído muito perto da casa dele, e segundo ele teria chegado a tremer a janela e junto um grande tremor. Ele estava genuinamente assustado e, ao mesmo tempo, aliviado. Claramente, para ele, era só um acto normal da natureza. Depois de conversar com ele um tempo, comecei a reflectir sobre o assunto, e pareceu-me que para uma pessoa que não estivesse muito convicta da sua visão de realidade isto poderia, facilmente,traduzir-se em um 'contacto com o divino' ou uma 'experiência sobrenatural'. Até porque, apesar disso, não lhe aconteceu nada, então poderia facilmente ser lido como uma interferência divina para salvá-lo.
Eu acho que, em geral, é isso. Fenómenos 'extraordinários' (no seu sentido mais tradicional, ou seja, coisas que não são 'ordinárias', 'comuns', 'regulares') e que, por ter acontecido a uma pessoa em particular (em oposição aos outros 7 bilhões), essa pessoa vai em busca de significância.
+Rodrigo de Alencar ai falta também conhecimento, e acontece muito, pessoas verem coisas das quais não sabem explicar e querem logo direcionar a algo divino, essa questão do raio ja aconteceu aqui em casa, enquanto minha mãe tem uma superstição de que tem que ficar quieto sei lá porque, eu ja sei que aquilo é um fato físico natural e não tenho o que temer. O conhecimento afasta as pessoas da crença! Minha namorada um dia desses veio me falar do quanto é ridículo astrologia, e me pediu pra que explica-se a ela como surgiu, eu nunca acreditei em signos só quando eu via cavaleiro dos zodíacos hahahaha, e finalmente através do conhecimento ela parou de acreditar que a posição ou a data de nascimento dela interfere no humor ou a cor que ela usa, lembrando que eu sou teu a mais ou menos uns 10 anos e ela é católica!
+Rodrigo Barreto eu acho que é um pouco mais que falta de conhecimento. O conhecimento pode existir, mas enquanto espécie nós temos uma necessidade natural de 'dar significância' às coisas, as coisas têm sempre de ter sentido (quantas vezes vc já não ouviu pessoas dizerem que "não acreditam em coincidências"? Algo válido para a acção humana, não tanto para a natureza).
No caso, a pessoa poderia até ter o conhecimento, mas as estatísticas fazem com que isto nunca aconteça com 'alguém em particular'. A minha teoria é de que, no momento em que acontece, a pessoa pode bitolar e ficar procurando sentido numa coisa que é "completamente" aleatória.
Rodrigo de Alencar
talvez!
Parabéns pela honestidade intelectual nos seus vídeos, coisa que não se vê em outros canais por aí...
Sou de uma familia dividida religiosamente mas com vários radicais em todos os braços, e esses conflitos me afastaram da religião e doutrina quando mais novo.
Depois de muitos anos afastado me aproximei de Deus, mas ainda me mantive afastado da religião e doutrinas.
Nesses momentos da minha vida, tive muitas coisas boas que julguei ser Deus me dando, ajudando, e guiando para minhas vitorias e sucessos. Muitos pedidos ou quase todos os pedidos que fiz a Deus, eu consegui realizar ou conquistar perfeitamente.
Porém a pouco tempo meu pai ficou muito doente, e por conta da dor, esperança, minha fé ficou mais forte a ponto de eu ficar cego. Eu tinha uma certeza absoluta de que tudo que estava acontecendo com meu pai era para aprendizado, e que no final tudo daria certo.
No momento mais crucial, onde os médicos já haviam dito que as chances do meu pai eram minimas, eu "me entreguei a Deus" de corpo, alma e verdade no coração, como muitos dizem como foi ensinado que todos devemos fazer. Mesmo na UTI e com chances minimas eu tinha certeza absoluta que tudo era plano de Deus e que meu pai ficaria bem.
Mas não foi assim, meu pai faleceu de forma rapida e cruel pra todos justo no momento de maior esperança para ele sobreviver... ele conseguiu um transplante que precisava, mas faleceu 2 dias depois no pós operatorio por algum motivo até agora desconhecido.
Basicamente, Deus fez tudo ao contrario do que me foi ensinado em qualquer religião que conheci. Esteve do meu lado quando as coisas dependiam de mim, e não esteve do meu lado quando as coisas dependiam dele. Sob as justificativas de "Deus sabe o que faz", "Não sabemos o proposito de Deus mas foi melhor assim", "Embora a gente não entenda, a vontade dele é sempre a melhor" etc etc etc...
Hoje cerca de 1 mes depois da morte do meu pai, eu não faço mais orações, não vou a igrejas em hipotese alguma.
Não posso afirmar que não acredito em Deus, mas não vejo Deus com via antes. Talvez hoje eu veja Deus como um fanfarrão brincando com seus brinquedos humanos... ou talvez ele realmente não exista e eu estou me enganando por alguma coisa no meu subconsciente que eu não tenho como diferenciar.
Pirula eu não me considero ateu e sim agnóstico. Por que no meu ponto de vista, afirmar que ele existe é tão arrogante como afirmar que não. Creio que somos muito ignorantes pra afirmar algo nesse aspecto. Eu creio que deus não é nenhum dos que me foi apresentado até hoje, mas me inclino na duvida quando penso sobre o deus de Einstein e Espinosa por exemplo. Por isso não goste de dizer que sou ateu, simplesmente não quero afirmar por que não sei.
+Gilbran ferreira Veja meu video "agnostico ou ateu"
+Gilbran ferreira Cara eu acho esse conceito de agnostico meio bobo, você é ateu ou deista, porque levando pela mesma lógico, eu sou agnostico a dragões, fadas, duendes, gnomos e etc..
to contigo +Gilbran ferreira
+Emanu Assim como um cristão é ateu para todos os outros deuses de outras culturas.
Gilbran, todo agnóstico é ateu. No entanto, nem todo ateu é agnóstico.
ME TORNEI ATÉIA DEPOIS DE QUESTIONAR, DIALOGAR, LER, MINHA CURIOSIDADE ME TRANSFORMOU. OS PASTORES FICAVAM MALUCOS COM MINHAS PERGUNTAS. FOI DOLOROSO E LIBERTADOR TAMBÉM ENXERGAR O MUNDO ESPIRITUAL DE OUTRA FORMA, PORÉM RESPEITO TODAS AS FORMAS ESPIRITUAIS QUE AS PESSOAS CREEM!
Dues é apenas uma metáfora. O verdadeiro Deus somos nos mesmos. Tudo depende de nós mesmo.
Ah claro, falou o "deus" que não consegue segurar os próprios sentimentos...
O "deus" que não se alimentar morre de fome
Um "deus" sem regras, sem leis, sem exemplos...
O Deus que tu diz ser uma "metáfora'' tem tudo isso, inclusive o maior de todos, o Seu exemplo na pessoa de Jesus Cristo, que há provas da Sua existência que dizia "ninguém vai ao Pai senão por Mim". Pensa um pouquinho...
@@ericksenstudio cala boca terra planista
Sensualizando na thumbnail, em ... kkkkkkk
+Gustavo Candido Siiiiiiiiiiiiim, tbm achei divoso.... Pirulla!!
+Mike Kiske hahaiaahauaiaha
Kkkk
+Gustavo Candido i.ytimg.com/vi/d1AO-O4XSPU/maxresdefault.jpg
super precisava disso, e nem sabia.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Um recado sobre o áudio (este é o vídeo a qual me refiro): facebook.com/CanalDoPirula/posts/938428836229954
+Canal do Pirula Poxa cara o som esta ruim de novo, Mais o papo esta ótimo.
+netal Se você colocar em alta resolução pode melhorar pô. Abs
+Canal do Pirula
No meu pc, no meu notebook, e no meu celular, o som está ótimo.
Portanto o problema NÃO É DO SEU VÍDEO, mas sim do aparelho de som do "Netal"
Pilula, parabéns pelo vídeo. Louvável seu respeito pelos que seguem alguma religião e têm fé. Não quero me alongar no comentário nem ser muito prolixo, mas, penso que imaturidade não é licença para "cagaços" isso é ignorância.
A questão em cheque - acredito - ser respeito, tolerância (cristofobia?). Infelizmente, e é comum a qualquer área da vida, existem alguns fdp que deturpam, exploram, avacalham, corrompem, em "o nome de Deus..." . Fico extremamente revoltado com as patifarias aplicadas principalmente contra a maioria humilde, semialfabetizada, quando é, com a conveniência de quem deveria estar investigando e atuando contra tais atos. A debandada das religiões ocorre, inevitavelmente, por conta dos maus exemplos que vemos a todo momento nas mídias para, infelizmente, uma minoria com discernimento e compreensão. Cabe lembrar que toda "porta" como religião qualquer é isenta de impostos e qualquer arrecadação fiscal, fácil assim né entrar na lista dos mais ricos da Forbes não?.
Com ou sem polêmica, sou inscrito a algum tempo no seu canal e continuarei.
Pra finalizar, o exercício da fé - que é um dom - é acreditar no invisível, inapálpavel, na luz...
God blessed, abraço.
+José Carlos RSS desculpe "Pirula".
Eu acreditei em Deus até os 16 por causa da minha familia, depois fui agnóstica e aos 18 passei a ser ateia depois de encontrar muitas explicações na ciência de dúvidas q eu sempre tive, ao ponto de q o conceito de Deus não teve mais sentido pra mim
Uma das maiores razões q me fazia continuar acreditando em Deus era por medo, já q desde criança me ensinaram q se não se fazia a vontade de Deus ele iria me castigar ou eu poderia atrair a satanás kkk não tem nada q me tenha trazido mais paz q não acreditar em nenhuma dessas coisas, podendo ser eu mesma sem medo de q um ser divino me castigue hahah
Estudei a Bíblia e sempre questionei muito a veracidade das histórias e a fé nunca me pareceu uma explicação suficiente, mas concordo com alguns pontos da Bíblia e acho bom ter um conhecimento ao respeito
Camila, gostaria de te apresentar algumas evidencias que encontrei quanto a possível existência de um Criador após anos de investigação. Gostaria de saber sua opinião. Me manda um ZAP. 97 984271864
@@carlostj8713 Deixa a menina em paz hahaha
Kkkkkkkkkk seu relato foi engraçado
@@carlostj8713 kkkkkkkk ò a história do cara p tentar conseguir um fone de mulher kkkkkkkkk
Bom, eu nunca tive muita fé ia para a igreja por que minha mae mandava, mas quando cheguei na adolescência, comecei a questionar as pessoas, poxa por que todo mundo atribui algo bom pra Deus sendo que foram elas que correram atras ? e se ele controla tudo , por que deixa coisas ruins acontecer ? Ele é burro ? Então por que deve atribuir meu esforço e meu ganhos para um ser que aparentemente esta me testando ? Ele não podia controlar todo mundo pra ser feliz logo ? Foi assim uma revolta.
Eu comecei desse jeito , depois eu fui estudando historia , e vendo como as religiões surgiam, que as pessoas podem usar religião para controlar pessoas, conhecendo outras culturas, aprendendo mais coisas... e falei porra ele não existe pode muito bem ter sido inventado ... por isso tem tantas divindades pelo mundo.
Hoje em dia eu acredito no bem estar, você se sente bem, sendo religioso, ateu, agnóstico então continue , seja feliz... Eu mesmo não acho necessário acreditar em um ser superior , não preciso atribuir a culpa ao outro, tudo ocorre por que eu escolhi . E outra coisa adoraria que existisse vida apos a morte , a vida humana é muito curta para conhecer toda a grandeza do universo.
Ele é bom, mas ele só lhe dá se vc merece.
Não podemos ser mimados
Tbm adoraria,mas acho que não hein kk
O que em que virei ateu, em maio de 2013, foi um dos dias mais dolorosos da minha vida. Mal consegui durmir, foram dias até me acostumar com a idéia.
É engraçado como eu me identifico com esse vídeo não sendo ateu. Eu era cristão e tinha uma dificuldade dos infernos pra conseguir crer em Deus e aceitar que as minhas orações não estavam simplesmente sendo barradas pelo teto, sabe. E eu era super envolvido com a igreja, namorava uma menina, falava sobre isso com amigos religiosos e não religiosos (eu espero nunca ter passado a impressão de estar enfiando a religião goela abaixo dos outros, nunca foi a minha intenção), e tudo meio que piorou quando eu comecei a ler mais sobre o budismo, que foi ficando cada vez mais fácil de acreditar. Passar de uma coisa pra outra foi bem dolorosa porque durante muito tempo eu me senti sujo, e que estava traindo o que era certo. Pra piorar eu tive que abandonar aquele núcleo que, apesar de me irritar com algumas crenças bizarras e hipocrisias, era a minha vida. Não tem muito tempo que isso aconteceu e até agora tem sido difícil porque continuo meio solitário, mas ao mesmo tempo é libertador não me sentir forçado a crer. Eu creio naquilo que faz sentido pra mim. Acho que é isso que importa.
hoje mesmo na aula estávamos discutindo sobre aquecimento global, eu sugeri seu vídeo sobre o assunto, acabou que um professor já tinha passado seu vídeo na sala...
tá ficando famoso.. heheh
+Giulia Cardozo olha só!!
+Canal do Pirula ae! Obrigada por responder, gosto demais dos seus vídeos, parabéns!
Pirula, sério que você conhece um ateu que virou religioso? Isso me parece meio inconcebível... Eu nunca me deparei com uma pessoas dessas. Mas como humanos não são racionais, tudo é possível.
Caio copolla amigo
Parece meio inconcebível, mas existe ex ateu.
Caio copolla
Tenho um amigo que era ateu . E hoje ele é umbandista por influência do namorado dele . Ele diz estar muito melhor assim hoje e isso pra mim já basta .
Meu amigo, veja a história de Antony Flew, o ateu mais famoso do sec. 20 e quando foi estudar as evidências, chegou a conclusão de que sim, Deus existe.
Veja a história também de Lee Strobel, um ateu convicto que também estudou as evidências a fundo e chegou na conclusão de que Deus existe.
Isso mostra que a fé não é irracional. Irracionalé dizer que alguém que possui fé tem um intelecto menor do que aquele que é ateu, como se o ateu fosse "mais evoluído".
Pasteur, Darwin, Albert Einstein, Pascal e outros, foram grandes cientistas que não eram ateus e possuíam fé em algo maior.
Antes de dizer algo, estudo sobre isso.
Afirmar ou negar a existência de deus é algo que não pode ser provado, logo eu não entro nessa disputa e não faz nenhuma diferença para mim
Sou 100% do time dos cagões. Sempre quis uma vida bem tradicional, marido, filhos, cuidar da casa. E sei que a religião provavelmente vai ser um núcleo social no futuro. Tentei ser ateia por algum tempo mas é realmente desesperador em certos momentos. Precisa de muito mais coragem pra ser ateu do que pra ser cristão.
Concordo. Eu me considero deísta
tamo junto no grupo dos cagões
Bem, minha mãe me odeia e não me considera seu filho, meu pai na aceita eu ser ateu e me bate todo dia, meu irmão não gosta de falar de mim e eu perdi 70% dos meus amigos...
Acho que é fácil ser ateu já que isso te mostra a verdadeira realidade.
(tenho 13 anos).
Danilo Godoi Sinto muito pelo que aconteceu com você.
Pra mim mostra o quanto as pessoas são fanáticas e isso é extremamente triste.
Espero que a situação melhore com seus pais e que ache novos amigos.
Eleonora Marques Balanar do Dia obrigado.
Engraçado que vc falou de andar com as próprias pernas. Isto me lembra um episódio de Fullmetal Alchemist Brotherhood (logo nos primeiros episódios), onde os protagonistas desmascaram um religioso influente de uma religião fictícia da própria estória, e a personagem Rose fica desnorteada pois depois de ter perdido tudo, aquela religião foi o que a ajudou a ficar de pé e a dar um rumo para a vida dela. Quando ela se dá conta de que tudo que ela cria estava errado, a moça fica desesperada e pergunta ao protagonista (Edward) o que ela vai fazer, e o mesmo diz para ela começar a andar com as próprias pernas. Não sou ateia, sou pagã.
Aka Kitsune eu lembro ,qnd vi esse ep eu ainda era cristão
Aka Kitsune FMAB é incrivel
@@victormabuchi7485 fmab e bom... Mas o clássico aborda melhor questões reais.
Essa cena foi muito foda.
+Canal do Pirula Mais da metade de minha vida fui cristão. Mais exatamente Adventista do 7º dia. Fui criado desde pequeno e durante toda minha adolescência e jovem adulto. Inclusive fui evangelista da igreja.
Nunca na realidade senti aquela real experiencia com deus, e me sentia até mesmo excluído por ele. Quando comecei a tomar realmente as rédias de minha vida, foi quando comecei a me aprofundar na "questão logica da fé".
Ví que o cristianismo me fazia mais mal do que bem e que era nada mais que uma forma de retirar de mim a culpa de minhas ações e coisas normais da vida.
Quero deixar aqui os meus parabéns a você e seu canal. Grande abraço!!!
no meu caso foi bastante doloroso porquê, criado numa comunidade muito católica e que ainda respeito e numa família fervorosa que amo, (cheguei a ser coroinha), eu ainda me lembro da sensação de quando fiz a primeira comunhão... Eu flutuava... Eu era um anjo.
Exatamente por gostar tanto, por querer ser o melhor cristão possível, comecei a frequentar círculos bíblicos e quanto mais eu estudava, mais complexas e elaboradas ficavam minhas dúvidas, e as respostas cada vez mais dogmáticas e insuficientes... quando eu aos 25 anos fiz um exame de consciência eu tive que admitir que já era um ateu.
Foi um novo parto. Por algum tempo ainda tentei recuperar aquela antiga sensação, mas hoje, já bem maduro aos 42 anos, já me acostumei com a perda e crio minhas filhas para o ceticismo e acredito que as religiões são perigosas e, por mais bem intencionadas que sejam os religiosos, o mal que causam à humanidade supera de longe o bem eventual que fazem à alguém...
❤❤❤
Eu tenho 14 anos e sou ateu desde os 9 anos,só que eu já era um pouco cético desde os 7,só que aos nove anos que eu realmente parei muito para pensar.O problema é que meus pais são evangélicos intolerantes,o que me deixa com muito medo de "sair do armário" e eles meterem o pé na minha bunda e me expulsarem,ou eu perder laços com meus primos e amigos.
Desde de criança ficava me perguntando, como assim tudo que está na bíblia é real? juro que tentei acreditar, até crismei, frequentei a igreja até os meus 15 anos e hj com 18 anos sou uma ateia, na verdade sempre fui.
6:41 " *Meu Deus* , será q eu estou acreditando numa mentira?" Kkkkkk
Kkkkkkk
É que no exemplo que ele deu, a pessoa estava em transição: ainda era religiosa, mas começou a questionar.
Sou ateu desde os meus dez anos.
Para mim, na época, a simples pergunta: Quem criou Deus? E a resposta: ele sempre existiu. Já foi o suficiente para eu chegar à conclusão de que ele não existia, afinal, se o criador sempre existiu, porque não poupar um passo e dizer que a matéria sempre existiu? Quando comecei a estudar evolução, idade do universo, multiverso, história da humanidade, aí minhas convicções ateístas ficaram maiores ainda.
Mateus, venho a muitos anos examinando possíveis provas da existência de um Criador, gostaria de saber sua opinião a respeito de algumas descobertas que fiz. Me manda um ZAP. 97 98427 1864 . Enquanto isso me diz o que acha desse vídeo abaixo
ruclips.net/video/aEU8GIpQuzg/видео.html
@@ogustavoholanda6992 não sei, mas te garanto que a existência de um deus não responderia nada. Como já disse, para mim, a matéria sempre existiu, por isso creio que o Big Bang não tenha sido o evento que deu origem a matéria, mas apenas o início desse universo. Provavelmente toda a matéria do nosso universo veio de outro universo que veio de outro, que por sua vez veio de outro, e assim por diante, infinitamente. Enfim, o universo é finito, tanto em quantidade de matéria quanto em idade. Agora, o multiverso é infinitos tanto em idade quanto em quantidade de matéria
@@carlostj8713 perdão, amigo, mas não vou passar meu ZAP. Quanto ao vídeo, o fato da natureza “escolher” esses padrões, para mim, não é evidência da existência de um deus, infelizmente. Creio que isso possa ser explicado pela seleção natural, que se aplica em todo o universo e não apenas em seres vivos, como muitos pensam. Se o padrão é vantajoso, os seres que tiverem aquele padrão irão perpetuar e os que não têm irão desaparecer. No exemplo do girassol, qualquer gene que não favorecesse o ângulo de ouro não seria passado a diante, no caso de objetos não-vivos, qualquer formação fisicamente inadequada jamais seria formada, por isso que todo astro com matéria suficiente se torna esférico e não cúbico ou plano, por exemplo. Ou seja, a esfericidade de astros com massa grande o suficiente é um padrão, mas esse padrão foi definido pela força da gravidade e não por uma inteligência sobrenatural. No fim do vídeo ainda tem uma citação da Bíblia, fico aqui pensando, mesmo se houver um deus, o que acho pouco provavel, qual a chance do livro escrito pelo povo hebreu ser sua verdadeira palavra, sendo que existem tantos outro livros sagrados? Não me leve a mal, não quero ser desrespeitoso, claro que posso estar totalmente enganado, mas continuo ateu.
@@Mateus-td2td vc disse que desde os 10 anos de idade é ateu. O que faria uma criança de dez anos de idade concluir que Deus não existe? Na época, lembra que raciocínio o fez ateu?
@@carlostj8713 desde de que me entendo por gente, sempre fui uma pessoa questionadora, sempre perguntava para meus pais quem tinha criado Deus, e quando eles falavam que Deus sempre existiu, para mim não tinha muita lógica e racionalidade nessa afirmação, um ser consciente que sempre existiu e, do nada, resolveu criar seres para adorá-lo. Com dez anos, comecei a assistir documentários sobre evolução e origem do universo e minha fé, que já era pouca, desapareceu totalmente. Com essas informações, achei muito mais lógico que a matéria sempre existiu e é eterna, nosso universo é apenas um entre infinitos universos, e se existem infinitos universos existem infinitas possibilidades, inclusive a possibilidade que a matéria, em um certo planeta do sistema solar, ganhasse consciência e tentasse explicar sua origem como sendo criação de um ser consciente com infinito poder, mas como já disse, posso estar totalmente enganado.
Nunca fui religioso, em nenhum ponto na infância, mesmo minha mãe sendo super católica. Simplesmente não colou em mim, acho que sou ateu desde que entendo por gente. Depois só fui aprimorando o raciocínio e entendendo o mundo. Mas acreditar em algo, nunca aconteceu.
Eu era espírita e estudar o espiritismo me levou ao ponto em que eu tive plena convicção de que Deus não existe.
Pirulla , sou católica desde criança, embora minha família não tenha exercido sobre mim grandes influências para isso. Meu catolicismo se baseia no amor a Jesus e a tudo que ele fez e falou. Tenho um único filho que recebeu de mim toda a educação religiosa , mas hoje em dia é ateu , faz parte desse meio acadêmico que vc citou no seu vídeo. Foi ele que me falou do seu canal e de você . Gosto dos seus vídeos porque me ajudam a compreender um pouco essa questão pois sou uma pessoa atuante dentro da igreja, sou catequista de adultos, e portanto também formadora de opiniões. Sempre fui sozinha na fé dentro da minha família e creio profundamente em Deus em todos os momentos sejam fáceis ou difíceis. Deus é meu companheiro de vida . Ele está, mesmo que eu não o entenda muitas vezes , ao meu lado. Mais tarde percebo como sua mão guiou o meu caminho naquele momento que eu não entendi. Compartilho isso com você porque gosto da sua sinceridade. Aprendo muito com meu filho, no início me assustei qdo ele abandonou a religião, depois fui aos poucos aceitando e vendo que a maior religião é o amor que aliás foi o que Jesus veio pregar entre nós. Grande abraço!
Parabéns pela sua educação e tolerância !!! Um exemplo de mãe !!!❤❤❤
Nos seus vídeos existem uma série de reflexões tão boas, que geralmente, eu demoro mais de uma hora pra termina-los. Pausando sempre em uma parte que me parece interessante, para refletir um pouco mais sobre o assunto antes de continuar o vídeo!!
Você é um comunicador esplêndido, Pirula!!
Forte abraço!
tenho 15 anos, minha família toda é muito católica, fiz a comunhão e a crisma. No final da minha crisma (a 1 ano atrás) comecei a questionar sobre tudo que fui ensinada durante minha vida toda, tirei a conclusão de que nada daquilo que me obrigaram a acreditar fazia sentido. Demorei muito para me definir Atéia, foi mais de um ano questionando e pesquisando, fiquei um ano no time dos cagão. Hoje meus amigos sabem que sou Atéia e me respeitam, e da minha família apenas minha mãe sabe, ela ainda me obriga a ir para a igreja as vezes para que minha vó não saiba que sou Atéia. Nunca escolhi ser Atéia, foi só uma questão de tempo para eu entender que tudo aquilo não fazia sentido.
História idêntica a minha, a unica diferença é que eu era protestante kkk
Julia, gostaria de te apresentar evidências que descobri após muitos anos examinando os indícios da existência de um Criador. Gostaria de saber sua opinião a respeito. Me manda um ZAP. 97 98427 1864. Me manda sua opinião sobre esse vídeo abaixo
ruclips.net/video/aEU8GIpQuzg/видео.html
@@rafaelcruzs2 Rafael, gostaria de te apresentar evidências que descobri após muitos anos examinando os indícios da existência de um Criador. Gostaria de saber sua opinião a respeito. Me manda um ZAP. 97 98427 1864. Me manda sua opinião sobre esse vídeo abaixo
ruclips.net/video/aEU8GIpQuzg/видео.html
Sou ateu, graças a Deus!!
Parabéns Pirula pelo seu canal com conteúdos informativos sobre vários assuntos, inclusive respondi há algum tempo um questionário que você pediu, muito bacana.
Gostaria de compartilhar duas experiências no mínimo "mística", pois uma das falas que me chamou a atenção foi quando disse de forma coerente que nunca sentiu algo do tipo ( gosto da maneira imparcial que você trata os assuntos.).
Segue as experiências:
1- Eu trabalhava em um hotel e entrava ás sete da manhã e tinha por costume de acordar ás 4 horas da madrugada para orar ( como os evangélicos dizem ) e certa madrugada por volta das 5:30 "ouvi" uma voz dizendo: O pai do teu chefe morreu hoje.Eu não sabia nada sobre o pai dele e quando deu 3:20 da tarde hora de sair do serviço, meu chefe apareceu com um grande óculos escuros e eu dei os pêsames á ele e ele recebeu enquanto era confortado por outros chefes colegas dele e outros funcionários.Eu ficou muito pensativo e com medo, mas depois passou.
2-Um dia quando eu já estava pegando no sono, ouvi também o seguinte: Avisa para o Beto ir para a igreja.Pensei: Ok, ele mora duas ruas acima.Quando estava para acordar ouvi: "Não é esse Beto que você está pensando, mas é o outro Beto, o da pizzaria (proprietário).Me lembro de ter ido trabalhar e quando cheguei fui procurar informações e a casa dele, pois havia mais de três anos que eu não o via.Depois quase 4 horas procurando, achei a casa e chamei ele, quando subiu estava com a aparência doentia e com feridas na boca.Eu fiquei um pouco assustado mas disse o que ouvi e ele rapidamente foi comigo para a igreja na mesma hora e ouviu a Palavra e mudou o seu semblante para um semblante mais alegre.
Apesar das experiências, difíceis de serem explicadas, não me porto ou ando focado nelas, mas tento viver tendo a Bíblia como parâmetro.
Gosto de ver as experiências das pessoas, sejam naturais ou sobrenaturais aprendo muito sem julgá-las e tento ser imparcial também.
Obrigado por ler.
Me descobri ateia desde que comecei a entender o suficiente sobre religião. Tenho memórias de mim com nove anos já com esses pensamentos
Quando comecei a questionar meu entorno e me tornei ateia seus vídeos me elucidaram algumas questões e me trouxeram conforto. Hoje me vi de novo insegura por pressão de familiares mt religiosos e rever esses vídeos reafirmaram o que eu acho e me trouxeram esse conforto novamente. Mt grata pelos debates trazidos aqui S2
Tenho 18. Desde sempre nunca acreditei em Deus
prevejo video do nando moura criticando esse video do pirula
+Robson Nascimento Nando Moura morreu
+Robson Nascimento nao aguentei 5 minutos dele falando merda sobre o pirulla "macaquizando os seres humanos"
vdd jaisnsnxdk
+Chrisganjaweed "Nando Moura" é o Escroto Gomes?
Bom Robson acho que não acontecerá porque o Nando moura disse que não iria fazer mais vídeos e iria para a Itália e só conferir o último vídeo dele e você comprovará que é verdade .
Não escolhi esse treco, sempre fui muito, muito e muuuuito fervorosa, mas fui ler a biblia e achei ele terrivel, buscando o meu Deus que era justo e bom, fui mudando e mudando de religião , até que: não achei rsrs!
Deus e um xiqueiro
Mirian Costha, você certamente começou a ler a Bíblia do velho testamento para o novo. Os dois livros são duas vertentes em que Deus lidou com os seres humanos. Em um primeiro momento, Deus mostrou as consequências de violar a Lei, na outra, ele mostra o que Ele é capaz de fazer por vocẽ e mesmo assim não se contrariar. Deus é amor e justiça, indivisivelmente, mas ai ele mostrou seu amor entregando seu filho para receber o castigo do pecado por nós, pela violação da lei e cumprir a sua justiça. Então, não deixe de acreditar! Busque Ele em teu espírito.
@@nacaobrasil78 bebês que nascem deficiêntes, violaram que lei? e as crianças que são abusadas? se ele é onisciênte, ele poderia impedir tais atrocidades, não é mesmo?
Eu faço parte do grupo que se tornou de uma maneira natural, reflexiva mesmo. Eu fiz parte da igreja católica apostólica Romana durante toda minha vida até meus 15/16 anos mais ou menos, e embora ninguém na minha família seja membro assíduo e irrestrito a respeito dos dogmas da igreja católica, são todos católicos à priori. Desde sempre eu fui muito cético, porém a religião me servia de compensação filosófica pras perguntas típicas do ser humano e de alento em momentos de grade dificuldade, então não havia por quê me incomodar com isso. Mas a partir dos meus 13/14 comecei a questionar os dogmas e o próprio Deus de maneira pessoal e independente de ideologias, então foi um fluxo de constantes questionamentos e constatações científicas e histórias que comecei a fazer conforme eu me interessava cada vez mais pelo meio acadêmico e os grandes debates da área, e assim se seguiu até eu me tornar agnóstico e, posteriormente, ateu. Me considerei de fato descrente com uns 16 anos e meio, hoje tô com 18 anos e me considero praticamente ateu, já que apesar de concordar com a corrente filosófica do agnosticismo, ele não responde boa parte dos meus anseios, já o ateísmo sim. Eu sou praticamente o único da minha família que não possui um credo e que é assumidamente ateu ksksks, eles lidam até bem com isso, só de vez em quando que dizem que tô errado, mas num geral nada que me incomode muito...
Vendo esse vídeo em 26 de março de 2021, me tornando ateu esse vídeo tá me ajudado nessa base, pensei que era só no mundo me conforta que não tô maluco.
Descobri que era Deus quando estava orando e percebi que falava comigo mesmo.
INRI CRISTO
outros viram ateus...
+Sirhan Bortolini hahahaha
Cores pra cegos Ateus FAZENDO A EXPERIENCIA CIENTIFICA QUE PROVA EXISTÊNCIA DE DEUS !,,,,,,,,,,,,,,,,confira no link
ruclips.net/video/01qNjFKH5Vs/видео.html;;;;;;
Aaaahhhhaaannnn
@@wagnerfernandes6953 mais deus não existe mesmo e nem o diabo também não existe mesmo e nunca existiu um deus que adora mata criança e adolescente e grávidas e homem que deus mais carrasco que adora mata
Tenho 18 anos , durante toda a minha infância fui evangélico , assim como quase toda a minha família , tirando alguns parentes católicos . Ao passar do tempo passei a estudas mais , e foi bastante difícil , a princípio lutar contra meus próprios questionamentos . Com 17 anos tive alguns problemas de saúde mental , no caso fui diagnosticado com TOC é ansiedade , de certa forma , a minha fé me ajudava a lidar com os sintomas terríveis dessas doenças , até que por desespero me voltei de uma vez por toda a religião cristã . No princípio fez muita diferença , porém com o tempo os questionamentos voltaram , e percebi que só me entreguei a religião por estar em um estado de desespero , e percebi que eu fingia acreditar que a fé faria diferença , até perceber que não fazia , por isso e por motivos de adaptação larguei a fé e a religião . Hoje me assumo ateu , e percebi que acredita em Deus , no meu caso não faz diferença , continuo o mesmo , e tentando evoluir pra melhor , sobre minha saúde , passei a melhorar quando busquei tratamento , isso reforçou ainda mais minhas concepções.
Falando em fobia, sua barba e cabelo me lembram alguém heim!! :p asuhsaus
jezus? ahsusdu vc por aqui Felipe ?!
Vc aqui ?
Jessssssuuuiss
Neandertal kkk
Me lembram o Pirula
Sou ateu e de direita-liberal, sem vergonha de declarar isso! Seus videos sao show Pirula.
+Helder Machado a direita liberal tem muitos ateus mas não foi citada, talvez porque ela(a direita liberal) não force o ateísmo
+Helder Machado Mesma coisa que eu
+Helder Machado é um sem vergonha mesmo, desculpe não consegui resistir a piada idiota!
+Matheus Esteves Monteiro o Olavo pra mim é uma figura meio paranóica em relação à política, mas necessário no meio. Mas quando ele vai abrir a boca pra falar de ciencia/ceticismo/religião, ele é totalmente deplorável. Hehehe Não sou olavete.
***** não duvido mas cuidado porque conservador tem mania histórica de mexer com a cabeça e o pensamento alheio
Eu era Umbandista, nasci em berço umbandista, mas despertei a minha mente desse sono profundo a pouco mais de 2 anos... hoje sou cético e ateísta, não escolhi ser ateísta, apenas creio que acordei...
FHC tb é ateu e parou de falar disso quando foi concorrer a presidência
+Felipe Baptista
Tá ai uma que eu não sabia, valeu pela info man
+Felipe Baptista Quando ele disputou a prefeitura em 1985, o mediador do debate(na época o Bóris Casoy) o perguntou sobre a sua religiosidade, FHC irritado disse ao Boris,que pediu para que não o fizesse essa pergunta e se recusou a responder, Jânio Quadros seu concorrente na época se aproveitou do fato e na ultima semana ele passou Fernando nas pesquisas e venceu o pleito. FHC não só omitia como fazia questão de esconder até 2002.
Jamais, vc precisa ser cristão, hétero, casado, anti aborto, anti dorgas e por ai vai...hahah
+Felipe Baptista O mesmo fez a Dilma.
Um político se declarar ateu estará cometendo suicídio político triste realidade!!
Abriu a minha mente. Pra mim ser ateu era uma escolha e sei lá, se parar pra pensar todo mundo nasce ateu e as pessoas de fora que influencia a gente a acreditar nesses mitos religiosos.
+San Swiftie E eu deixei a religião no início por raiva, tanto que eu sempre pedia ajuda pra deus numa situação difícil. Mas depois foi natural me distanciei e comecei a ter uma visão sobre a religião que é algo totalmente inútil pra mim.
+San Swiftie idem
+San Swiftie Pra mim foi exatamente a mesma coisa.
Se as pessoas nascem ateias então não escolhem ser.Se nascem ateias e por influência ou conclusão elas creem em Deus elas não escolheram mesmo assim.
Escolha seria se alguém ateu resolve ser crente em Deus ou vice-versa.
Adoro estes vídeos seus mais reflexivos. São perguntas que eu faço muito para mim mesmo e pensamentos que rondam meus dias.
Você é o cara mais lúdico do RUclips, Pirulla! Parabéns pelo bom trabalho.
Sou católico, e esse vídeo é ótimo!
Oi, Pirula!
Meu caso é que nasci atéia, mas devido a alguns acontecimentos da minha vida, passei a estudar a bíblia com 18 anos (com as testemunhas de jeová) e achei os conceitos bíblicos bastante lógicos. Me batizei com 20 anos. Segui a religião até 2014 de forma bastante séria. Porém, sempre tive esse pensamento cético e a partir de determinado momento, minhas reflexões me levaram a concluir que eu estava errada. Quando comecei a analisar profundamente os ensinos bíblicos, vi que não tinham consistência e não se relacionavam com a realidade.
Fui me desligando das minhas crenças, com muita convicção de que era o mais coerente comigo. Era insustentável para mim continuar frequentando o mesmo meio social entre as pessoas que seguem a religião cristã (especialmente os que vivem de acordo com a bíblia).
Felizmente, encontrei seu canal e vejo que você é bastante equilibrado. Partilhamos das mesmas opiniões. Não gosto dos canais de ateus que você sempre comenta, apenas do seu mesmo. Não me identifico muito com os grupos de ateus, pois acho muito agressivos e parciais.
Adoro seu trabalho. Suas opiniões são únicas! Amei o "vídeo da vida eterna".
Beijos!
Apesar de deísta (com ranços cristãos) gosto muito dos seus vídeos; é sem dúvidas um dos melhores canais do RUclips. Uma sugestão: faça um vídeo trabalhando dialeticamente os principais argumentos racionais para a existência de Deus: como o argumento da causa primeira aristotélica, o argumento ontológico de Anselmo, o argumento ontológico-causal cartesiano, a teoria da sintonia fina, os relatos das EQM, a existência de valores morais objetivos e de tabus. Enfim, não sei se você já fez algo parecido aqui no RUclips, pois ainda não assisti a todos os vídeos, com certeza seria bem interessante.
eu gosto de jesus, não gosto de religião,eu apenas gosto de jesus,então eu resolvi tacar o foda-se e pensar ''eu acredito em tudo,jesus,odin,zeus, e etc... seria hipocrisia acreditar só em um''
+Jack Nickles eu sou ateu mas se eu acredita-se em um deus seria o Odin, ele sim é um deus foda! Odin Rules chupa todo mundo! Hahahahahaa
Rodrigo Barreto odin é mito, mas... hades cara,hades
+Jack Nickles desculpa cara, Odin além de ser badass o cara é cheio de gadgets fodas, cavalo de oito patas, lobos e corvos que fazem tudo que ele manda, o cara usa tapa olho quer coisa mas badass que um tapa olho foda, desculpa mas Odin Rules!
Todos vocês estão errados... Nyarlathotep que é fodão!!O resto é lixo!
+Petrus Augusto (Rage) esse eu tive até que pesquisar porque você foi muito hipster cara hahahahaha, esse não vale porque é de um conto(como se todo o resto fosse verdade hahahaha), e Odin daria porrada nele fácil, ele e Odin no octógono com cuecão cheio de patrocínio, X1 foda, Odin ganha de nocaute aos 37 segundos do segundo Round!
Fala sobre liberação de dorgas.
acho que ele já fez um vídeo sobre isso, ou pelo menos mencionou
+VitorAcePlay colega porque não escrever assim e deixar de ser escroto -> Pirula não seria legal se você pudesse falar sobre as Drogas... você não acha?
Luiz Antonio Antonio Cordeiro Filho Porque é a mesma coisa, deu pra entender que foi só uma sugestão, eu não sou nem uma autoridade suprema pra obrigar as pessoas a fazer o que eu quero.
+VitorAcePlay boa
Eu nasci no berço evangélico e antes eu tinha dúvidas sobre a existência de Deus, até que teve um momento da minha vida que eu estava sentindo um vazio imenso em mim e decidi orar e nesse dia eu senti uma presença que me fez querer chorar, pular de alegria e gritar dizendo "Jesus me ama!!!" Parece loucura mas só quem sente ou já sentiu sabe como é
Hoje me enquadro no item 1. Mas quando me tornei ateu durante a adolescência, foi por uma lógica meio infantil. Pirula, como você deve saber, já fui punk. E como eu era anarquista, recusava-me a reconhecer a autoridade. Foi seguindo essa lógica de não reconhecer a autoridade que pensei: "Não faz sentido não me sujeitar a chefes e aceitar um deus, sendo que esse deus nada mais é que um chefe." Até mais ou menos 20 anos de idade, fui ateu pensando dessa forma, até que cheguei a conclusão de que não haveria a possibilidade da existência de um Deus humanizado face a história geológica da Terra.
+Pensamento Cítrico Ceta Neves, tu era black bloc ?
Andre Betrel Não. Eu era apenas um punk.
+Pensamento Cítrico So curiosidade, vc continua ou ainda acredita em anarquia?
Rodelor Sou punk,tenho plena consciência de minha ideologia e acredito sim em anarquia,pois muitos a deploram por não saber o que a mesma realmente é e significa.
Ana Carolina Hum, entendo...e qual a linha de anarquia vc segue? é mais curiosidade e informação ok?
Aguardando Nando fazer mais um "ótimo" vídeo resposta, com imitações inclusive
Ele deu adeus e fugiu pra Itália
+Lucasp110 Outro merda de hipocrita reclama do braisl ser uma merda mas na italia é um país corrupto pra caralho
+RAFAEL OLIVEIRA parem de dar audiência pra esse cara falando sobre ele. Cada vez que alguém o menciona (seja falando o nome ou não), mais pessoas vão lá ver os videos dele e ele só tem a ganhar com isso.
+RAFAEL OLIVEIRA Ele foi pra Itália.
+RAFAEL OLIVEIRA não dá corda rapaz...não merece audiência dos ateus..haha
Pirula, você é um pessoa legal. Obrigada , por fazer um vídeo até um certo ponto com respeito e imparcial. Vou torce para Deus tenha um encontro meta-físico bem marcante com você.
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.(I coríntios 1:18) Tudo de bom pra você.
Fui criada numa família muito religiosa, minha mãe e padrasto são ministros da igreja, da renovação carismática, meu irmão queria ser padre rsrs…
Eu nunca gostei de religião, desde criança era vista como “revoltada”, questionava algumas ideias que não faziam sentido.
E sempre fui do contra, minha mãe ficava P pq eu brincava de “casa do diabo”, inventava brincadeiras pra chocar rsrsrs..
Depois fui morar na casa da mãe do meu marido rsrsrs o pai dele era padre ortodoxo e ate tem uma igreja na casa…
Enfim, hoje não moro mais no Brasil, e onde vivo há muitos ateus, eu até brincava que em época de prova eu me tornava muito religiosa rsrs… chegaram a rir de mim rsrs
Mas claro que tudo na brincadeira. Conclusão, nunca acreditei em religião nenhuma, nem na Bíblia, mas confesso que tinha um certo receio de questionar a existência de deus, até que comecei a ver muitos vídeos de ateus, vídeos de história sobre religião, histórias cristãs, canais voltados ao judaísmo, e conclui que eu não deveria ter medo de assumir que nunca acreditei, se deus existisse como os religiosos dizem, ele saberia, teoricamente, da minha ausência de fé.
Na igreja há muita hipocrisia, diziam uma coisa e faziam outra completamente diferente, e eu desde criança observava isso…
Enfim, sai do armário rsrs
E me sinto muito mais em paz com isso.
Sou cientista tbm, isso ajuda muito rsrs
Abraço Pirula, gosto mto do teu canal, e apesar de estar a acompanhar há pouco tempo, mesmo seus vídeos de 8 anos atrás, tem muito sentido.
Eu acho que ateismo não é uma escolha, certamente as pessoas viram ateias através de um processo de desilusão!
Porque vc tá com a bandeira da Estônia
Obs: amo ❤ esse país 🇪🇪🇪🇪🇪🇪🇪🇪🇪🇪
acho que não é uma escolha pq escolher é algo mais fácil, no meu caso mesmo, foi algo que eu não queria ser de início, eu não queria deixar de acreditar numa coisa que me ensinaram desde criança, eu fiquei bem triste com a forma em que eu ia tendo meus pensamentos sobre religião, mas aos poucos tô aceitando e indo por esse caminho.
se eu quisesse voltar a acreditar e seguir alguma religião, eu não conseguiria, é uma coisa que parece q não tem volta, parece que não tenho o pq e nem motivos pra seguir algo assim
Muito bom. Eu, por exemplo, não escolhi ser ateu; apenas constatei o que a minha mente insistia em me dizer que aquelas crenças todas não faziam sentido algum, que havia outras explicações muito além da crença pessoal. Logo, ser ateu para mim foi uma descoberta pessoal, uma conquista num processo de aquisição da liberdade de pensar. Apenas constatei, só precisei disso: observar a natureza das coisas. Nesse processo, descobri ainda que algo mais grave permeava a religião na qual fui criado: o quanto eu era preconceituoso enquanto cristão em relação àqueles que não tinham nenhuma religião, porém mais grave ainda quando me assumi ateu perante minha família e o meio social. Ou seja, não ter religião era uma coisa até aceitável; mas se dizer ateu, ah..., isso é muito mais grave, algo como uma ofensa para os crentes. Ainda preciso me conter quando discuto sobre religião, principalmente com pessoas que eu não conheço, para não sofrer discriminação, preconceito, e acabar sofrendo as consequências disso numa sociedade orgânica como a nossa. Se me sobrou alguma crença, é a de que a liberdade de pensar por conta própria é um processo irreversível para mim. Grande abraço, e valeu pelo vídeo.
Cuidado, é bom não confundir agnosticismo com ateísmo. O agnóstico é um cético, mas um pseudo-ateu que ainda considera a possibilidade da existência de um ser criador do universo, um criador que só fez criar e foi embora viajar pelas galáxias e não se intromete na existência humana. Já o ateu, esse leva a vida considerando que de fato não exista.
Mas que blusa é essa que vc tá usando, Pirula? Não consigo conceber na minha cabeça o fato de alguém estar usando blusa em SP com o calor senegalesco que está fazendo por aqui nesses últimos dias.
+Erik Zilinskas esse video foi gravado há umas 2 semanas
+Erik Zilinskas hahahha muito bem visto lituano!
+Luke Ham mlk você é uma maquina de diarreia pqp! Só FALA MERDA
+Luke Ham Em Cuba o ateísmo não foi propagado desta forma. A Igreja não sofreu sanções em Cuba, pelo menos não foi proibida de atuar. Na URSS, o problema era a Igreja Ortodoxa russa, porque ela era aliada do Czar, o regime que tinha sido derrubado. No extremo oriente, a religião predominante era o budismo, ou a filosofia confucionista, e no caso do Camboja, é porque os monges budistas se opuseram ao regime. No caso da China, não tinha tanta religião assim, foi mais fácil. O confucionismo não é beeem uma religião.
Quanto ao comunismo, ele é essencialmente ateu, mas a morte em massa dos opositores foi feita independente disso. Eram opositores, todos os regimes totalitários faziam isso. Mataram mais porque aliaram crueldade com muito tempo de poder, num mundo que naturalmente tinha mais gente (demograficamente falando), e uma série de incompetências agrícolas e de saúde (ou seja, pessoas morreram por má gestão de recursos, não por "crueldade" ou porque eram "opositores"). O ateísmo tem pouco ou nada a ver com isso.
+Luke Ham Os cristãos mataram milhares nas Américas nem por isso ninguém coloca a culpa do holocausto indígena nas américas na conta de deus.
O texto é ótimo como sempre mas o áudio está péssimo.
Aqui o audio está normal!!
To assistindo pelo celular.
+João Henrique o audio está "ruim" mesmo, o Pirulla já explicou o motivo.
+Flavio Moreira Audio perfeito aqui, também!
Eu botei ruim entre aspas porque nao está tão ruim assim, mas nota-se que não é uma qualidade profissional de áudio (pois o microfone dele está com defeito) e ele está usando um comum pra gravar os vídeos.
pirula, eu te amo. seus videos sao o Maximo
Os haters estão demorando hoje
já já aparecem
...pra dar dislike no vídeo, quero dizer
É mesmo. Ja apareceram. Mais rápido que o fim do vídeo
A galera tem o prazer de encher o saco
acho quase impossivel um ateu que concluiu a percepcao da inexistencia de deuses com base em fundamentos logicos cientificos e ate historicos da humanidade voltar a ser um crente. seria o memso que voltar a engulir os proprios vomitos, nao tem logica isso
O cérebro é manipulado pelo certo.
Se ele sabe a boa sensação de estar certo, probabilisticamente, ele não tenderia ao regresso de estar errado.
Neuroplasticidade!
Gostei do vídeo, durante muito tempo foi religioso. Mas ao mesmo tempo que meu lado místico e querer acreditar em algo que está fora da matéria falava, meu lado do cérebro racional e crítico contestava a religião. Vim de uma família ultra conservadora e religiosa. Não está sendo fácil para mim se livrar das " amarras " das crenças. Sim elas exercem o medo nas pessoas, afinal não sabemos de tudo ainda. Precisamos ser mais racionais e críticos, não podemos aceitar estes modelos religiosos toscos que podam a crítica e o conhecimento científico. Modelos religiosos que impõem a religião pelo medo e não pela razão. O dia que a religião contrastou com a razão e eu percebi isto, comecei a abandonar de vez a religião. Foi uma das melhores coisas que fiz na vida. Considero a religião como uma droga, é um vírus que se espalha como uma doença, destrói a razão, a crítica. A fé é inimiga da razão, da ciência. A ciência é sempre questionar , duvidar, ser cético, religião é vc acreditar em dogmas impostos. Vc tem que escolher então, entre ser religioso ou cético e racional
"Meu Deus, será que é mentira?" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A guerra nunca vai ser entre fé e ciência mas sim uma visão cronológica desde que acha respeito e amor esse é importante, tamo junto
Por causa da minha família eu já nasci pertencendo a uma igreja evangélica, passei a questionar o Cristianismo na adolescência, e percebi que não fazia sentido o que me diziam com o que a bíblia mostrava, mas eu tive algumas experiências que me fizeram acreditar que existe algo mais, eu não sei o que é, não me arrisco a supor, mas há algo que eu não sei explicar. Acabei me tornando uma daquelas pessoas a qual você disse possuir a tal da "Fé livre", no vídeo do, "Argumentos que os Ateus não devem mais usar".
Eu adoro o compromisso que vocês têm com a informação e o conhecimento.
Meu motivo para não acreditar em um deus é o mesmo motivo pelo qual os cristãos não acreditam nos deuses gregos.
Amigo, gostaria de te apresentar evidências que descobri após muitos anos examinando os indícios da existência de um Criador. Gostaria de saber sua opinião a respeito. Me manda um ZAP. 97 98427 1864. Me manda sua opinião sobre esse vídeo abaixo
ruclips.net/video/aEU8GIpQuzg/видео.html
Pirula,parabéns um ótimo vídeo e bem didático
Concordo e vejo assim como você.
Cara, tu é muito articulado!!
Parabéns pelo trabalho e pelo ótimo vídeo com MUITA opinião e pontos bem estruturados :)
Que planeta fica seu quarto pra tar frio aí?
+Maurício Conti Caraio...hahahahahahahahahahaha
Olá Pirula, goataria de saber a sua opinião sobre a minha "fé", me considero cristão-ateu, pois fui criado em um lar católico e sempre tive a ideia de que Jesus é uma pessoa muito foda e me espelhei nele por conta dos bons ensinamentos que ele passou, existindo ou não, ele é um exemplo.
Contudo, não acredito em Deus nenhum e nada de sobrenatural e metafísico
gostaria*
+vitor lorenzon Vc é ateu ué.
+Canal do Pirula obrigado pela resposta, acredito que seja isso mesmo, mas um dos motivos de eu ter feito esse comentário é mostrar que existe essa "categoria" de pensamento
@@MsBobsnob Vitor, eu gostaria de dar uma resposta melhor a sua pergunta. Me manda um ZAP 97984271864. Venho a muitos anos estudando sobre jesus e evidências da existência de um Criador. Já vai dando sua opinião sobre esse vídeo abaixo
ruclips.net/video/aEU8GIpQuzg/видео.html
Como sempre os vídeos desse canal me fazem pensar pra caralho
Tenho muita preguiça de religião! Ateia e muito feliz ☺️
Crendo ou não para mim não tem diferença
Agnóstica então
Engraçado que eu não me sinto incluído em nenhum dos grupos que você mencionou, Pirula. Eu tenho a minha fé, mas gosto de ciência e tenho plena consciência de que as religiões podem ser facilmente contestadas. Só que eu não me incluo no grupo dos "cagões", porque eu também não acredito no Deus paternalista. Eu acho que se fosse assim, ele estaria mais ocupado cuidando de gente ferrada na África do que de mim... Nada obstante seja um sentimento de conforto, não é esse desejo de ser cuidado. É uma experiência transcedental difícil de explicar, mas me parece diferente desses grupos que você falou.
+Renan Martins Pode ser quer você acredite por falta de respostas. Quando você não encontra as respostas pra algo (no caso a origem de tudo) fica mais fácil você jogar isso para a existência de uma divindade para acabar com suas perguntas.
Cara, procura ler sobre o espiritismo
Não existe apenas quatro motivos pelo qual você se torna ateu ou crente, esse vídeo que ele fez foi para apenas abrir uma discussão. Sou Cristão e espiritualista, mas também sei que a ciência tem um importante papel na evolução da humanidade, o problema que as pessoas não conseguem enxergar é que uma está interligada á outra, que uma não pode rivalizar com a outra e sim se unirem para um bem comum, ciência e religião precisam andar juntas para que um dia tudo que a religião prega a tanto tempo possa ser provado em laboratório!
+Renan Martins
O fato de que a religião pode "evoluir".
Eu também não consigo me encaixar em um grupo, talvez leve mais tempo para realmente ver que existe um grupo muito parecido com meu modo de interpretar.
É como se tive-se "algo", bem, essa é a melhor definição que consigo. Talvez porque tentar explicar esse "algo" é um ato de loucura (deve ser coisa de minha cabeça, porem mesmo sendo "loucura", não é algo que faz mal a mim,
Não responde, esse algo seria de forma figurada uma caverna, é como se eu só ouvi-se ecos (a incapacidade de diferenciar algo que vem de mim ou do desconhecido) , porem não consigo ver ate onde esses ecos vão ( não encontro a definição de limites).....como disse é loucura ¬¬. (De longe não entra na definição de nada que conheço, talvez seja o que chamam de "deus das lacunas").
+Renan Martins Vc não se enquadra em nenhum dos grupos, pq vc NÃO é ateu. Ateu não tem fé, como vc diz ter. Acho que talvez vc esteja numa transição, como já estive. Um estado em que vc acha que vc não crê em nada, mas ainda não consegue se desprender da ideia de que existe "algo maior". Eu pensava assim, depois fui constatando que esse "algo maior" era completamente irrelevante. Não importa se eu rezar, se eu crer, ou pedir perdão a "algo maior", minha vida continuará igual... A partir dessa constatação, entendi, aos poucos, que eu era ateu.
eu era muito católica, mesmo. Mudei de opinião, faz pouco tempo mesmo. Na verdade, foi um processo demorado e longo de questionamentos. Eu tive amigos que se mataram, dois amigos bem especiais. Eles me fizeram refletir muito sobre dor e morte. Eu fui chegando à conclusão que ter uma religião não lhe ajuda enfrentar a dor e a morte, na verdade, ela nega. (deixando claro que é minha opinião, é minha experiência pessoal, não quero que alguém fique ofendido). Mas, não acho que ajuda, acho que a religião funciona como uma anestesia, naquele momento, parece que passa. A questão é lhe dar com a ausência no dia a dia de uma pessoa querida. Aí, acho que é melhor lidar com a dor efetivamente, a ausência é real.
Pirula, valeu, meu querido, sempre falando coisas interessantes e indicando boas leituras. Até.
obs: outro livro que foi fundamental pra tomar a minha decisão foi "Andar de Bêbado: como o acaso determina as nossas vidas", descobri recentemente que tinha um vídeo no nerdologia que falava sobre esse assunto. Tenho fascinação por teoria do caos e probabilidade, mesmo estudando Letras e literatura.
Motivo que está fazendo com que eu me torne ateia ou agnóstico sendo que sou ex adventista:
Eleições 2018
Nação Brasil
Você busca um sentido para tua vida, certo? Só te digo que não desista da tua fé. Ela será importante em algum momento da tua vida. Olhe para a natureza e veja tudo que ela produz! Como é espetacular e não tem sentido e nem lógica toda a harmonia e com que ela trabalha em nosso favor. Veja que uma planta frutífera dá seu fruto no sabor e doce proporcional ao que precisamos para viver e isso não é evolução, é dádiva de Deus! Leia sobre a sequência de Fibonacce, sobre a mecânica celeste e tente ver que é o caos harmonizado para trabalhar em favor da vida na terra. Tudo tem a assinatura do nosso Pai Celestial, o qual não o vemos e nem o sentimos, mas a natureza registra sua existência. Você não precisa de uma religião para crê nele, somente de fé. Pastores e Padres, mesmo os mais corretos não podem fazer você acreditar em Deus, mas teu coração pode, basta somente atentar para a melodia da natureza louvando a sua existência.
Deus nos ama, e você não é somente mais uma no meio da multidão, você é mais que especial. Persevere na fé e deixe a felicidade invadir teu ser, pois ela está dentro de ti.
@@nacaobrasil78 esse romance todo parece até que vivemos num mundo bom....até na natureza acontecem atrocidades e sofrimentos horríveis, entre os humanos então nem se fale. Esse ser "bonzinho" resolve criar uma porrada de gente pra sofrer todo tipo de desgraça, faz nascer bebês em famílias q o cara é pedofilo, faz meninas de 9 anos estupradas engravidarem, ao mesmo tempo nao manda filhos pra casais que querem de todo coração ser pais, cria seres q precisam se alimentar uns dos outros em muitos casos sendo devorados vivos e lentamente sentindo muita dor, entre milhoes de outros sofrimentos. E ainda joga no inferno PRA SEMPRE se a pessoa não acreditar nele kkkk brincadeira...Tô até emocionada com essa bondade. E não me venha botar culpa no mito Adão e Eva Pq era só o "bonzinho" nao ter botado a porra da árvore no paraíso pra evitar tudo. Ou simplesmente não amaldiçoar toda a descendência, fez isso pq quis. Hipoteticamente né pq é óbvio q não é real, mas se fosse seria um ser que não teria nunca meu amor e respeito. Se eu tenho todo poder do mundo nao vou ficar criando uma caralhada de seres pra maioria só sofrer, melhor não criar nenhum...
@@nacaobrasil78 que texto comovente,de qual mundo tu tá falando?
Sempre há os "argumentos" do livre-arbítrio e que é o diabo querendo fazer o mal. 😆
@@simonedson1117 alienado detected