MACHISTA? EU? | HEL MOTHER

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 янв 2025

Комментарии • 356

  • @WelcomeToRodrigo
    @WelcomeToRodrigo 6 лет назад +29

    Oi Helen, oi pessoal que segue a Helen tudo bem? Bom a minha experiência enquanto homem machista em desconstrução de machismo começou quando li, sem saber aonde estava entrando, Americanah da Chimamanda. Esse livro foi o primeiro baque que tive com o feminismo porque até mesmo eu não reconhecia o machismo que reproduzo inconscientemente às vezes, e sobretudo o machismo que sofro todos os dias como opressão. Aos poucos fui participando e me inteirando mais e foi, é, está sendo muito doloroso mas é um processo. Hoje participo de um grupo de leitura feministas e tenho aprendido muito sobretudo o quanto o machismo é impregnado socialmente e tive uma baita sorte de não levar pro lado pessoal algo que há na minha cultura mas que também oprime é muito. Recomendo dezenas de literaturas, sobretudo as da Chimamanda pq elas são muito importantes pra entender duas vertentes importantes o feminismo e o feminismo negro. E recomendo aos homens também que possamos ouvir, aprender e não cometer mansplaining, mas colaborar com as mulheres pq essa reflexão é importantíssima. A propósito: homens gays vamos combater também o machismo dentro do nosso mundo LGBT pq olha... Tá ficando difícil e chatinho também.

    • @superacaoacademy4906
      @superacaoacademy4906 6 лет назад

      Nossa. Lí "Americanah" e detestei a leitura, Rodrigo. Já cheguei a considerar o pior livro que já lí na vida (leio cerca de 150 livros por ano). Vendo seu comentário vou pegar para relê-lo ANOS DEPOIS.

  • @cristianeaires4870
    @cristianeaires4870 6 лет назад +54

    Massa! Poderia também fazer um vídeo direcionado às mulheres que reproduzem comportamento machista

    • @deysecosta64
      @deysecosta64 6 лет назад +1

      Cristiane Aires adorei seu comentário colega !

    • @annes1861
      @annes1861 6 лет назад +2

      Cristiane Aires É um assunto bem relevante, pois o pior machismo é o que vem das mulheres.

    • @ihdea
      @ihdea 6 лет назад

      pronto... tava demorando... é feminista, mas adora atacar mulher... estamos de olho no seu machismo disfarçado

    • @cristianeaires4870
      @cristianeaires4870 6 лет назад +2

      tchuplec me poupe. Sou feminista justamente por perceber o machismo de merda da sociedade que as mulheres também não estão isentas de propagar, mesmo sendo as maiores prejudicadas. Negar isso é negar a realidade

    • @cristianeaires4870
      @cristianeaires4870 6 лет назад +1

      tchuplec e você mesma me chamando de machista mesmo sem me conhecer tá aí admitindo que machismo também parte de mulheres :)

  • @karinacohen
    @karinacohen 6 лет назад +35

    I am not an easy man eh o nome do filme que o cara acorda em um mundo femista. Fantástico.

    • @karinacohen
      @karinacohen 6 лет назад

      alice alice concordo. Mas achei o filme muito bom pq traz reflexão (não pq os homens são reprimidos). Vale a pena ver

    • @andarilhohacker1677
      @andarilhohacker1677 6 лет назад

      meu sonho eh um mundo onde os homens sejam oprimidos.. eu nao quero igualdade, quero q as mulheres se vinguem! Quero uma sociedade matriarcal de mulheres dominadoras q sejam abusivas, estuprem os homens... E a moça do video ainda vem dizer q todo homem eh machista, nao sabia q dava pra ser machista apoiando a superioridade feminina...kkkkkk

  • @analuizamozza4276
    @analuizamozza4276 6 лет назад +16

    Explendido. Devia passar antes de qualquer sessão de filme em cinemas (fica mais difícil do cara sair e levantar né, fugir do que tá ouvindo pq suponha se que ele quer ver o filme). Podia passar tbm no meio de uma partida de futebol dentro de estádios kkkkk. Falando sério (já tava antes) o vídeo tá incrível.

  • @marianarudiniski
    @marianarudiniski 6 лет назад +22

    Já chego dando like antes mesmo de ver o vídeo pq, né? Hel Madi na área 💜💜💜💜💜

  • @luigilebeau
    @luigilebeau 6 лет назад +1

    Hel, tu é foda!
    Só isso a acrescentar mesmo. Obrigado pelas palavras.

  • @mamaeaos1743
    @mamaeaos1743 6 лет назад +33

    Machismo é uma coisa realmente ridícula, aconteceu comigo esses dias uma coisa absurda, meu filho tem 2 anos e ele ama limpar as coisas, gosta de me ajudar ele ficar feliz em me ajudar, e ele queria me ajudar na cozinha eu coloquei um banquinho na pia de dei algo pra ele me ajudar, daí meu sogro vai e faz o seguinte comentário " Gustavo vem cá com o vovô fazer coisa de homem, isso é coisa de mulherzinha. "
    What??
    Ele é uma criança de 2 anos, pra ele tudo é brincadeira e diversão, como pode alguém ensinar uma criança assim?
    A minha mãe sempre ensinou o meu irmão a fazer tudo dentro de casa, não tinha essa a ele é homem não vai fazer, era você suja igual a todo mundo você vai aprender a limpar igual a todo mundo!

    • @stephanie0lima
      @stephanie0lima 6 лет назад +2

      Mamãe aos 17 Nossa. Acho que a pior dificuldade de criar um menino é essa... mais do que criar menina. Eu não tenho filhos, mas imagino que no caso das meninas, a gente pode depositar nossos saberes "de mulher" nelas e ensiná-las a ser mais igualitárias. E fica muito difícil ensinar um filho menino a ser igualitário, a deixar de pensar em "coisas de mulherzinha" e "coisas de homem" que os adultos tanto falam. :( Muita força, boa sorte e persistência pra vc!

    • @ihdea
      @ihdea 6 лет назад

      e o q vc fez diante disso? se calou?... o problema não é a sociedade querer q ele seja homem...é vc perceber tudo isso e se omitir...vc é a mãe, vc é a responsável pela educação da criança e não o avô dele

    • @mamaeaos1743
      @mamaeaos1743 6 лет назад +2

      E quem disse que eu não fiz nada?
      Ele é uma criança e vai brincar, pois ele não tem noção do que é homem ou mulher ele é apenas uma criança e pra ele tudo é brincadeira e diversão, o que ele brinca ou deixa de brincar não vai o fazer menos homem, suas brincadeiras não interferem na sua sexualidade e se for também qual é o problema?
      E eu quero criar um homem não uma cópia barata igual a você, quero que ele respeite as pessoas, coisa que você não sabe o que significa, quero que ele seja companheiro de alguém!

    • @andarilhohacker1677
      @andarilhohacker1677 6 лет назад

      Eu sinto muita raiva quando vejo alguem vir com esse papo de "coisa de homem" e "coisa de mulher"... quando alguem perto de mim vem com essa conversa, a minha reaçao (alem de ficar bem irritado) eh filosofar pra pessoa indagando ela sobre oq seria coisa de homem? como se define isso? baseado em quê??? com que objetivo?? quem decidiu isso??? a pessoa geralmente fica tao perdida q procura mudar de assunto na hora... eu sinto q eh como um soco na cara dela pq isso mostra q ela nunca pensou a respeito, apenas disseram pra ela que era assim e ela aceitou e obedeceu... E minha atitude de jogar filosofia na cara dela expoe o quanto isso de "coisas de homem" eh um conceito inócuo, artificial, postiço e vazio... nao passa de uma fantasia imbecil. E com isso faz com q a pessoa se sinta incrivelmente burra por estar seguindo uma supertiçao idiota e vazia, e ela ter esse choque de realidade eh extremamente satisfatório... como disse o sabio mario sergio cortela, o contrario do machismo eh a inteligencia. Eh o conselho q dou a voce e a todo mundo, quando alguem vier falar esse tipo de baboseira machista como essa q disseram pro seu filho, devolva com indagaçoes filosóficas, voce vai ver o machismo se desmontar e se esfacelar lindamente, e nao tem resposta melhor pra um machista doq fazer ele fazer papel de burro.

    • @superacaoacademy4906
      @superacaoacademy4906 6 лет назад

      @@stephanie0lima mandou o sogrão se fuder, NÉ.

  • @lu579
    @lu579 6 лет назад +114

    Obs : isso vale o msm pra racismo ne? Nós nos reconhecemos racistas e choramos, mas quantos de nós lemos autores /autoras negros /negras?
    Quantos de nós apontamos racismo do coleguinha branco na mesa de bar?
    Fica aí a reflexão.

    • @beto_oow
      @beto_oow 6 лет назад +1

      lu tava pensando nisso . Acho q discordo dessa opinião dela o resto eu amei pois pensar q todo homem é machista e ver ter de pensar o msm em relação a pessoas brancas e racismo é medonho da medo de q nunca se resolva ! Acho q o mais legal de falar seria q todo mundo já reproduziu atos do q todo “x” é de tal forma . Mas aberto a discussões apesar de discordar ferrenhamente da afirmação xD

    • @deysecosta64
      @deysecosta64 6 лет назад +3

      Sem contar à questão de levar essas lutas pra nossa rotina né gente.... Pois falar de desconstrução na Internet é lindo! mas na rotina , na rua , na mesa do bar, no trabalho são poucos ... Ativismo na internet ainda não é o suficiente.

    • @lu579
      @lu579 6 лет назад +3

      Mas então caímos numa questão linguística ne? Porque quando alguém diz que todo homem é machista ou que todo branco é racista, é exatamente sobre a perpetuação de atos que estamos dizendo, MASSS estamos dizendo mais. Estamos dizendo que essas questões são estruturais, que são exteriores à vontade do indivíduo, estamos tirando a individualização que geralmente as pessoas aplicam a essas questões pra apontar que se trata de algo estrutural. E a partir disso, mostrar que se o problema não é individual, a solução também não pode ser. É preciso pensar num consciente coletivo (que, em certos momentos, serão refletidos em atitudes individuais), numa complexidade do problema saca? E não na impossibilidade ou na utopia de ser resolvido. E por isso, para os homens ou para os brancos, chorar seu privilégio acaba sendo algo raso ante à complexidade e à profundidade dessas relações de dominação.

    • @beto_oow
      @beto_oow 6 лет назад

      lu acho q entendi é tipo n adianta nada eu me desconstruir mas n desconstruir as pessoas a minha volta mais ou menos isso exemplo isso ?!

    • @beto_oow
      @beto_oow 6 лет назад

      Luiza Valverde meu deus lendo e relendo finalmente entendi me mudou ! Obrigada muito msm !

  • @beatrizbertoline8136
    @beatrizbertoline8136 6 лет назад

    Eu tenho dificuldade quanto a isso ainda, em perceber nos detalhes, em barras as brincadeiras que as vezes a gente só se toca dps.. pra ser uma pessoa melhor e ainda mais pra educar, hoje com filho me preocupo e sei que o espelho dele está em nós pais, mudanças não são fáceis, mas são extremamente necessárias e estou nessa busca.. se puder falar mais sobre isso até no quesito educação, você com seu filho, se ele já trouxe alguma atitude ou pensamento pra casa por conta do que viu na escola e etc acho super legal!!!

  •  6 лет назад +81

    Há umas duas semanas intimei meu marido a ler o Sejamos todos Feministas da Chimamanda. Mas olha, tive que quase implorar pra ele ler. Iniciativa de se informar, zero.

    •  6 лет назад +5

      Maria Cecília pois é, coitado. há boatos q o pinto caiu e as bolas murcharam depois disso

  • @gabriellaloiola9046
    @gabriellaloiola9046 6 лет назад

    Meu deus eu queria ficar curtindo esse vídeo pra sempre! Muito bem colocado Hel, eu expliquei o que é feminismo pro meu namorado falando de como o machismo faz ele sofrer tbm e não só a mim e ele ficou chocado,também mostrei esse filme da Netflix e ele adorou e parou com vários comportamentos machistas que ele tinha! Eu acho muito importante nós mulheres que falamos sobre feminismo sermos escorregadias como água, a água uma hora ou outra passa por todas as brechas e o feminismo e nossas idéias tende serem assim tbm, se não deu certo falar na lata que o cara é machista explique pra ele o quanto o machismo já fez ele sofrer, que o pai dele foi um bota que só pensava em dinheiro e não era presente por conta do machismo que ensinou assim, que por causa do machismo os amigos dele tiram sarro qnd ele diz que precisa ir embora mais cedo da festinha pra ficar com o filho, que por causa do machismo ele era tido como um bosta na escola e zuado pq tomou fora de uma menina ou até pq era magrelo, e etc.
    O machismo sempre nos pega desprevenida e na ferida, vamos fazer o mesmo com ele povo!

  • @RafaelaSilva-bz2lw
    @RafaelaSilva-bz2lw 6 лет назад +3

    tão necessário esse vídeo. obrigada Hel, vem cá me dá um abraço /o/

  • @bru.varejo
    @bru.varejo 6 лет назад +115

    Briguei com um dos meus melhores amigos, pelo simples fato de falar pra ele que ele é MACHISTA e precisava mudar. Ele simplesmente não aceitou o fato de eu falar a verdade e parar de passar pano pra ele sabe?! A verdade é que nos temos que encarar machismo por todos os lados. E quando isso vem de alguém próximo, a gente pisa em ovos para não "ser rude", para "não ser chata". Coisa que fiz durante anos... Mas, agora não mais. Machistas não passarão, seja "amigo" ou não.

    • @eveleein
      @eveleein 6 лет назад +2

      TO VIVENDO ISSO AGORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    • @bru.varejo
      @bru.varejo 6 лет назад +9

      Isso me aconteceu semana passada. E era uma amizade de MUITOS ANOS. Só que eu comecei a me sentir uma farsa sabe? Porque se eu não aceito machismo vindo de fora, porque vou aceitar dentro do meu círculo de amizades? Fui falar e explicar NUMA BOA, e ele se doeu. Se ofendeu. Brigou, xingou e eu passei por feminista louca! Ou seja, minha amizade não valia de nada... doeu pra caralho! Mas, foi necessario! Força mulher! Corta o mal pela raiz!

    • @eveleein
      @eveleein 6 лет назад +4

      Meu amigo é gay, ele disse que se bobear é mais mulher que eu. Tá doendo ainda.

    • @aluisafigueiredo
      @aluisafigueiredo 6 лет назад +2

      Bruna Anieri tô há mais de um ano nessa. Me afastei, tem sido ótimo, mas não consigo sair de rolê com mais nenhum deles... e acabo ficando em casa.

    • @Zetaixon
      @Zetaixon 6 лет назад

      Bruna Anieri
      A diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem.
      A verdade é um veneno muito forte.
      Tem que adoçar esse veneno antes de oferecer.

  • @sframalho
    @sframalho 6 лет назад +1

    Sou homem, arquiteto e compositor/músico, e sempre sofri com o machismo, porque sempre fui um cara sensível e atento às questões femininas! Tinha muita dificuldade em aceitar certos comportamentos de amigos menus... O machismo só acabará quando os homens entenderem que eles também são vítimas! Parabéns pelo vídeo! Um abraço fraterno!

  • @edmeiareis7988
    @edmeiareis7988 6 лет назад

    Esse vídeo é tão necessário ❤️

  • @CamiDSM
    @CamiDSM 6 лет назад

    Hel Madii vc ja viu a série do Netflix chamada “The Let Down”? Sobre maternidade! Estou adorando!!

  • @queenofgoldenhearts
    @queenofgoldenhearts 6 лет назад

    vídeo GENIAL e feliz demais que você mencionou the mask you live in, eu conheci esse documentário graças a uma professora no meu ensino médio que passou na aula que o que teve de gente quase chorando (homens inclusive) não foi pouco

  • @camilaserodiio
    @camilaserodiio 6 лет назад +17

    Quantos homens que dizem GOSTAR de mulher, realmente gostam de mulheres? Quantos consomem arte produzida por mulheres? Que admiram outras mulheres?
    (Apenas uma reflexão)

    • @MrThemateusize
      @MrThemateusize 6 лет назад

      te aconselho a ler esse maravilhoso texto da Famosa feminista Valerie solanas ela define com muita lúcidez o quão podre o homem é, ele é um ser deformado por natureza, enfim por favor Leia scummanifesto.wordpress.com/

    • @ihdea
      @ihdea 6 лет назад

      homem só conversa com mulher pra obter alguma vantagem... tirando isso eles ficam entre eles msm

    • @andarilhohacker1677
      @andarilhohacker1677 6 лет назад

      Eu acho q faço isso.. se puder escolher sempre prefiro coisas q venham de uma mulher.. tenho reparado, quando vou estudar e procuro videoaulas por exemplo, sempre prefiro professoras mulheres.. Acho q tudo q vem de mulheres sempre vai ser melhor...

  • @hegli1948
    @hegli1948 6 лет назад

    Esse vídeo é tão eu, é tão o tanto que eu queria falar pra tanto homem que convivo (que não admite ser adjetivado como machista) que nem sei como expressar minha gratidão. SENSACIONAL!

  • @helensignor
    @helensignor 6 лет назад

    hel madi ainda bem que vc é minha mãe também pois muito sensata! obrigada pelo seu vídeo, abriu meus olhos pra várias coisas também. god bless nois

  • @BiaMalaga
    @BiaMalaga 6 лет назад +3

    Enquanto ouvia a Helmadi vim procurar comentários de homens sobre o vídeo e vi bem pouco. Disappointed but not surprised. Vamo divulgar pros amiguinhos, galere!
    Tmj Helmadi 😍

  • @layanne1770
    @layanne1770 6 лет назад

    Assisti "the mask you live in", realmente é um ótimo documentário! Obrigada por esse vídeo, Hel ❤

  • @janainaassis3764
    @janainaassis3764 6 лет назад

    Ai gente onde clica pra dar like mil vezes? Tô compartilhando agora!! ❤

  • @vinhasweet17
    @vinhasweet17 6 лет назад +13

    a palavra machista virou xingamento real, faço estágio em escola de ensino fundamental e vejo alunos xingando uns aos outros de machista , mas sem nenhuma intenção de compreender e mudar isso.

  • @adriellemoreira155
    @adriellemoreira155 6 лет назад +52

    Esse vídeo foi feito pro meu namorado.
    Amor, te amo mas tu ainda é bem machista.

    • @grendycamilarodrigues8125
      @grendycamilarodrigues8125 6 лет назад +2

      Shauhsuahs tbm amo meu namorado e as vezes ele tem uns pensamentos muito machista. O jeito é sempre conversarmos com eles sobre o assunto..

    • @adriellemoreira155
      @adriellemoreira155 6 лет назад +3

      Grendy Camila Rodrigues eu tento menina, mar num é fácil não viu

    • @sarahpittizeralmeida8234
      @sarahpittizeralmeida8234 6 лет назад +3

      tbm pensei no meu namorado meninas, nao é facil rs

    • @edmeiareis7988
      @edmeiareis7988 6 лет назад +2

      Tá mais fácil mudar de homem do que homem mudar.... Tá osso! Boa sorte com teu boy ❤️

  • @leticiasaraivadeamorim771
    @leticiasaraivadeamorim771 6 лет назад +3

    Helen! Esse filme que vc falou é o Eu não sou um homem fácil. É um filme francês com direção feminina! 😍 vc podia falar dele no hel cine!
    Usei esse filme pra introduzir meu namorado no mundo feminista! Assistimos duas vezes.. foi ótimo! Assistimos a primeira vez e ele deu muita risada. Depois do filme conversamos muito! Uns dois dias depois assistimos de novo! Foi muito bom ver como a reação dele mudou, principalmente na última cena!
    Ps. Te vi um dia na rua com o Cetano e fiquei 😱 mas não consegui falar nada! Hahahaha

  • @sabrinacosta8604
    @sabrinacosta8604 6 лет назад +28

    o melhor de tudo é falar sobre pornografia ;) pra homens e mulheres, vc fala que é contra e toda a problemática por trás dessa industria e vc ouve homens e mulheres defendendo a sua "liberdade individual", dizendo que não afeta o coletivo....

    • @fernandadourado9311
      @fernandadourado9311 6 лет назад +14

      Sabrina Costa Caras que chupam a mulher como se fosse sei la o que, acha que aquele sexo distante, so com penetração britadeira é a melhor coisa desse mundo... Tantos meninos achando que sexo é isso, submetendo mulheres a coisas horriveis e controem todo o prazer nessa violência, é um crime ainda ter gente que defende essa merda.

    • @luizadias2488
      @luizadias2488 6 лет назад +2

      Sabrina Costa pois é...ou te chamando de moralista puritana....falar que é muito cool gostar de pornografia

    • @sabrinacosta8604
      @sabrinacosta8604 6 лет назад +6

      +Fernanda Dourado sim, fora que as mulheres que estão fazendo o filme são estupradas constantemente e os homens perdem a ereção de tanto remédio que tomam, perdem a libido.
      E os próprios diretores falam que é um industria que constantemente faz filmes bizzaros pra atender a demanda. Aí tem aqueles gang bang com 10 caras e uma mulher pq lançaram um gang bang com 8 caras e eles tem que "competir".
      ridículo é ver mulher defendendo isso e dizendo que ve pornografia feminista....zzzz sério, vamoa parar.

    • @sabrinacosta8604
      @sabrinacosta8604 6 лет назад +3

      +Luiza Dias adianta nada baterem no peito dizendo que são feministas se só pensa no próprio umbigo.
      E esses marmanjos ficam se vangloriando até vc chegar e mostrar uma pesquisa que faz mal pro corpo deles, aí eles param ou diminuem o acesso.

    • @ihdea
      @ihdea 6 лет назад

      pq vcs se preocupam tanto com q as pessoas fazem entre quatro paredes?.... tudo santa do pau oco

  • @tailycarvalho6388
    @tailycarvalho6388 6 лет назад

    Um dia isso tudo vai mudar, acreditemos migas e migos🙌🙌

  • @leode_leandro
    @leode_leandro 6 лет назад +2

    Quando vc falou "muda Brasil" lembrei de você no Wanda.

  • @leticiagraton116
    @leticiagraton116 6 лет назад

    MEU DEUS SOCORRO EU ME IDENTIFICO COM ESSE VIDEO EM TANTOS NIVEIS, OBRIGADA HEL LINDISSIMA FALOU TUDO MESMO

  • @AmaralThalita
    @AmaralThalita 6 лет назад +5

    "NÃO SOU UM HOMEM FÁCIL" o nome do filme da netflix. É bem bonzinho. Mas tive a sensação de que para um machista entender, teria que assistir acompanhado de uma mulher, e ela teria que ir pausando e explicando: "então, essa situação aí que você ta rindo de tão absurda que te parece, acontece comigo todos os dias", ou "Não é ridiculo isso que essa mulher ta fazendo com esse rapaz? Então, você fez ontem!", "Olha as cobranças que estão colocando em cima desse cara. Não parece descabido? Então, são as cobranças que nós sofremos desde que o mundo é mundo".
    Porque existem pessoas que são capazes de assistir ao filme, dar umas risadas, e passar por ele sem absorver nadinha...

  • @graziellepaludo1630
    @graziellepaludo1630 6 лет назад

    Sempre um atraso esses vídeos, obrigaaaada ...
    Vídeo top...

  • @amandamello1311
    @amandamello1311 6 лет назад +8

    Todo mundo reproduz comportamentos que foram socialmente passados pra nós, às vezes muitas mulheres reproduzem machismo, como um homem acha que está isento disso. Empatia é um exercício pra começar a entender relações de poder dentro da sociedade, não só em relação a gênero, mas quanto raça e classe.

    • @andarilhohacker1677
      @andarilhohacker1677 6 лет назад

      Eu tenho plena certeza q nao reproduzo absolutamente nenhum comportamento machista, nao pq esteja insento, mas pq minha mentalidade constantemente filosofando sobre isso nao permite q isso provenha de mim... sempre que vejo uma mulher insistir q o machismo eh inescapável eu desafio ela a falar algum comportamento machista q ela julgue q eu possa cometer pra ver se realmente eu consegui ou nao ficar completamente limpo... embora infelizmente todas as feministas ao ouvirem esse meu desafio se ofendam e fiquem com raiva de mim por issoo, eu faço isso simplesmente pq eh uma questao de honra pra mim ser anti machista, pq eu apoio o femismo, sim, femismo mesmo, a superioridade da mulher, eu pessoalmente nao quero igualdade, quero q as mulheres se vinguem! Que oprimam, abusem e estuprem os homens.... entao nao me entra na cabeça como eu posso querer um mundo matriarcal, e ser machista ao mesmo tempo... como poderi ser a favor da superioridade da mulher e ao mesmo tempo a superioridade do homem ?? isso nao faz sentido

  • @joaopedroraldi
    @joaopedroraldi 6 лет назад

    Bem legal o vídeo.
    Passei por essa fase do se descobrir um machista babacão. Mas quando notei já estava melhorando havia algum tempo.
    Sucesso aí.

  • @luananovais9227
    @luananovais9227 6 лет назад +12

    Presencio o machismo diariamente na minha casa. Onde vivem 3 homens, um deles meu marido, o único homem da casa que faz tarefas domésticas, enquanto os demais com 20 e 30 anos. Sequer arrumam suas camas, minha sogra, mãe do de 30 e avó do de 20 faz absolutamente tudo. Desde trocar lençol até lavar suas cuecas, porque ambos são incapazes de fazerem tarefas domésticas. Minha sogra, os criou assim e não faz o menor esforço para mudarem. Esta conformada e parece que pra eles não está nada ruim LÓGICOOOOO NÉ GENTE, QUEM NÃO QUER UMA EMPREGADA GRATUITA? Enfim, o de 30 se acha super desconstruído, BUUUUT sabemos que não é assim. Aqui, as tarefas domésticas são predominantemente femininas! ISSO ME DEIXA DOENTE!
    PS : meu marido, criado pela mesma mãe, me deu um banho de feminismo, eu era a machista da relação, nós dois estamos nos desconstruindo juntos ♥️

    • @edmeiareis7988
      @edmeiareis7988 6 лет назад +1

      Luana Novais "diz que é feminista, mas quem lava as cuecas é a mãe" Bacana essa relação com seu marido. É ISSO só mostra que a desculpa padrão "ah, é que foi criado assim,a culpa é da mãe que não ensinou" não cola né?

  • @karinacohen
    @karinacohen 6 лет назад +8

    Arrasou. Em Brasília tem muito esquerdomacho, o que eh ruim, mas aqui em Dubai a discussão de feminismo não chegou nem aí ainda. Temos muito o que caminhar.

    • @ihdea
      @ihdea 6 лет назад +1

      tem muito msm... fico encabulada.... e os de esquerda parecem ainda piores q os outros... é horrível

  • @brunacristinagomes1786
    @brunacristinagomes1786 6 лет назад

    Melhor vídeo da minha vida , queria poder mostrar para todas as pessoas.

  • @vanessamaciel9152
    @vanessamaciel9152 6 лет назад

    Helen! Amo seus posicionamentos! Sempre assisto seus vídeos, mas nunca comentei. Esse foi mais um vídeo necessário.. gratidão! Mas, na verdade, tô passando por aqui pra te pedir pra fazer um vídeo review de "The letdown", série nova do Netflix. Sou mãe de um bebê de 10 meses e simplesmente DEVOREI a série, rs. Me vi refletida uma vez, duas vezes, três vezes... enfim! Me reconheci em várias coisas em todos os capítulos rs. Fica a dica pra outras mamães

  • @fernandacastro3281
    @fernandacastro3281 6 лет назад

    Aquele vídeo recomendado pelo youtuber que te causa um impacto que bixoooo.
    Utilidade pública

  • @mauriarmelin
    @mauriarmelin 6 лет назад

    s2, obrigado hel mother pela ajuda com o meu crescimento como pessoa

  • @SabrinaG79
    @SabrinaG79 6 лет назад +11

    O que me cansa eh mulher criando filhos machistas !

    • @ihdea
      @ihdea 6 лет назад

      feministas cansadas de outras mulheres.... tao machista isso ne , flor

    • @SabrinaG79
      @SabrinaG79 6 лет назад

      tchuplec tchuplim

  • @FannyCDZ
    @FannyCDZ 5 лет назад +1

    Machismo é algo terrível. Convivo com meu pai que é supermachista. Sofro muito. 😭

  • @Sifaus
    @Sifaus 6 лет назад

    Hel Mother! Deixa uma listinha de recomendação de livros sobre feminismo e machismo aqui, please!

  • @CanalQuaseFamosos
    @CanalQuaseFamosos 6 лет назад

    Vídeo maravilhoso!! Todos seus vídeos nos fazem refletir sobre machismo, maternidade, etc. Parabéns e OBRIGADO!

  • @isisk4445
    @isisk4445 6 лет назад

    Gosto tanto do jeito que tu fala, e da tua voz

  • @sabrinafausto4384
    @sabrinafausto4384 6 лет назад +1

    Lembrei de vários "feministos" que conheço quando você falou do relacionamento aberto imposto.

  • @juvalente85
    @juvalente85 6 лет назад +1

    GENTCHY, que medo! Assisti esse vídeo logo depois de ter assistido o filme I Am Not An Easy Man que vc indicou no final ❤ Maravilhoso, por sinal, e TODA população machista no mundo (homens e mulheres) deveria assistir.

  • @izabellazambeli6555
    @izabellazambeli6555 6 лет назад

    Kkkkkk maravilhoso! Cara, eu apenas te amo!! ❤❤

  • @ingridmarin2737
    @ingridmarin2737 5 лет назад

    Aplausos para os seus argumentos, concordo plenamente com o que você falou

  • @fabiolaparreira5659
    @fabiolaparreira5659 6 лет назад

    Eu amo essa mulher! Marvilhosa!!!

  • @bafonbafon
    @bafonbafon 6 лет назад +2

    outro dia automaticamente eu tive a incapacidade de dizer "ah, já pode casar". quando terminei minha frase. e escutei.... AFE> que péssimo.

  • @raquelmarcalsantos
    @raquelmarcalsantos 6 лет назад +1

    QUE HINO DE VIDEOOOOOOO

  • @eduardosiqueira9462
    @eduardosiqueira9462 6 лет назад

    Melhor notificação ❤️

  • @mafregni
    @mafregni 6 лет назад

    Hel, socorro, isso é muito verdade! Esses dias eu tava na nóia de que todo o relacionamento homem-mulher é abusivo.

  • @bruxaastral
    @bruxaastral 6 лет назад

    Nem assisti o vídeo ainda, mas precisava dizer que você é a mulher mais linda que eu já vi na vida. Seu cabelo ta incrível.

  • @marianacoura6998
    @marianacoura6998 6 лет назад +18

    Eu vi num video que o nome disso (quando um macho quer te ensinar algo obvio) é "doutor pica explica" kkkkk o nome do canal é "como nao ser um machista babaca"

    • @hel
      @hel  6 лет назад +2

      Mariana Coura renata correa MA RA VI LHO S A

    • @marianacoura6998
      @marianacoura6998 6 лет назад +1

      Hel Mother Te amo cara ❤

  • @beatrizsousa6148
    @beatrizsousa6148 6 лет назад

    9:53 eu ri tanto Hel, Meu Deus KAKAKSKSJFAF

  • @dizanaju
    @dizanaju 6 лет назад

    eu te amo Helen! aí, thank you very much for being alive.

  • @11RenataMattos
    @11RenataMattos 6 лет назад

    A proporção de homens que comentam aqui por si só já mostra o quanto esse vídeo é relevante..

  • @mariaritaguedes2304
    @mariaritaguedes2304 6 лет назад

    Esse vídeo deveria ser passado nas escolas,em locais de trabalho,em casa,no meio de amigos,deveria ser disseminado com uma intensidade muito maior que os vários conteúdos machistas que vemos por aí. É uma cachoeira de verdades no meio de tantas mentiras,disfarce e falsos arrependimentos. É o que todos precisam ouvir e viver e na realidade mesmo,poucos se interessam.

  • @marianaferron8179
    @marianaferron8179 6 лет назад +4

    Fiquei curiosa pra saber quem é o homem "um dos maiores machista de sp" que ela fala no inicio do vídeo, alguém tem um palpite?

    • @claudiafurlan1475
      @claudiafurlan1475 6 лет назад +1

      também quero saber, vou tentar no google srsrsr não me aguento de curiosidade

    • @edmeiareis7988
      @edmeiareis7988 6 лет назад +1

      Eu acho que é o Pondé, que disse que mulheres não sabem nada sobre o feminismo.

  • @paulaussyk2816
    @paulaussyk2816 6 лет назад

    Eu dei like, aí ouvi um negócio que foi tão lindo fui dar like de novo, e isso se repetiu mais umas duas vezes. Quantas verdades...

  • @pedroforti
    @pedroforti 6 лет назад +1

    Confissão: sou um homem gay, e a imensa maior parte dos meus amigos são mulheres, e em sua maioria feministas. Em tese eu teria "tudo pra não ser um homem machista". E dia sim dia não eu me pego fazendo/dizendo/pensando umas coisas nada a ver, um machista do c***alho.
    É um processo doloroso e contínuo. Força irmãs, um dia nós chegamos lá.

  • @raquelmachado2218
    @raquelmachado2218 6 лет назад

    Maravilhosa o nome do filme é não sou um homem frágil é muito muito bom

  • @thiagoantonino4763
    @thiagoantonino4763 6 лет назад +1

    Hel Madi, eu to com um problema. Estava eu, assistindo o começo do seu vídeo e pensei: " UAU, as nossas batalhas diárias contra as incoerências ideológicas está tendo muito avanço! A gnt é foda dms!" Só que ai, percebi que essa é a primeira geração feminista avançada, e a batalha só tá começando. Então deu uma preguiça do krl, tomei um leite com toddy e fui dormir. Obrigado, love u xuxu

  • @DjullyedeLisandraFMonteiro
    @DjullyedeLisandraFMonteiro 6 лет назад

    Só verdades!
    (Caramba, desde que a Helen cortou o cabelo eu tenho que assistir aos seus vídeos duas vezes, porque na 1° só fico prestando atenção no quão bonita ela é...)

  • @eveleein
    @eveleein 6 лет назад +1

    Carlho, hel madi, esse video é tão pra mim, no caso pro meu amigo.

  • @themachannelart
    @themachannelart 6 лет назад

    que video maravilhoso, te amo

  • @julianabercot224
    @julianabercot224 6 лет назад

    Meu namorado se dizia super desconstruidão mas nunca se dignou a ler um único texto que eu recomendei a ele. No entanto, eu dava 100% de apoio às causa dele. Ele trabalhava numa das maiores ONGs com incentivo cultural em periferias.

  • @mariannasays
    @mariannasays 6 лет назад +5

    Eu não me considero machista, mas também não me enxergo como uma feminista... Sim, eu sei que o feminismo tem suas vertentes e etc e tal, já li muito sobre isso pra poder entender; mas namoral, no final das minhas conclusões eu só vejo que hoje aconteceu uma deturpação muito grande do que é feminismo para algumas mulheres que se consideram feministas e o pior é infelizmente essas deturpações andam tendo um grito muito alto na sociedade. Simplesmente não consigo me identificar com vários discursos usados por algumas feministas da atualidade. Mas tento desconstruir em mim mesmo, ou quando tenho oportunidade, nos outros também, os lados que eu identifico como ruins...

  • @stefaneguimaraes5908
    @stefaneguimaraes5908 6 лет назад

    Obrigada por esse vídeo! 🙏

  • @saemihayashida2549
    @saemihayashida2549 6 лет назад

    Nossa Hel, sua pele tá ótima

  • @isabelfernandes4460
    @isabelfernandes4460 6 лет назад

    queria muito saber o nome do filme do netflix? alguem sabe?

  • @raissaevelyn4945
    @raissaevelyn4945 6 лет назад +42

    Sabe oq é triste?
    Os caras se fzrm de isentão pq já entenderam q dzr q "não é machista" abre portas. Mas usa isso só pra pegar mina feminista por conta da nossa liberdade sexual, mas qdo tu vai ver ta assumindo relacionamento com a guria padrãonzinha, novinha, ingênua q ainda não sabe nada sobre feminismo, e provável já teve varias relações abusivas e acha normal. E o ciclo se repete.
    É o fim!

    • @elianegregory2541
      @elianegregory2541 6 лет назад +2

      raissa evelyn Bem isso!!

    • @raissaevelyn4945
      @raissaevelyn4945 6 лет назад

      Maria Cecília oi machista acho q vc ta no lugar errado

    • @raissaevelyn4945
      @raissaevelyn4945 6 лет назад

      Maria Cecília "casta pura virgem" q porra é essa? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o canal do diante do trono fica pra lá, more.

    • @clashking8732
      @clashking8732 6 лет назад

      tú é uma garota burra mesmo, a mulher está falando a verdade da mulher ainda debocha. por isso que as feministas só cuida de gatos e não tem marido. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • @fernandadourado9311
    @fernandadourado9311 6 лет назад +131

    UMA SURRA DE VERDADES!!! Tô EXAUSTA, cansada pra cacete dessas merdas, cansada de esquerdomacho machucando minhas irmãs, cansada do machismo matar todo dia, cansada de ser professora de macho, tão cansada que entendo as radfem, que as vezes dá vontade de ser real a sociedade femista do filme "não sou um homem fácil" seria MAIS QUE JUSTO uns 10 mil anos de opressão feminina, sabe? Dá vontade mesmo, por que o cansaço tá grande e parece que tá longe ainda, acho que nem minhas bisnetas verão sua liberdade próxima :'(

    • @alessandra5529
      @alessandra5529 6 лет назад +9

      alice alice Lá vem a biscoiteira passar a mão na cabeça dos machistas e criticar mulheres
      Alice, aumente a fornada e sirva com uma boa dose de vergonha na cara 😉
      Ao invés de ter empatia por quem relata estar exausta, você fica com dó dos opressores.
      Faça uma oração pra Hitler, querida. Coitadinho, não? Sofreu com aqueles judeus malvados.
      Contêm uma boa dose de sarcasmo.

    • @fernandadourado9311
      @fernandadourado9311 6 лет назад +6

      Alessandra FM A pessoa confunde a resposta do oprimido com a violência do opressor. Nesse mundo aqui ninguem ganhou guerra na base do diálogo, mandando flores e sarau de poesia. Pra ter os poucos direitos que eu tenho hoje muita mulher morreu, por que, infelizmente o homem (sociedade no geral) só entende a linguagem da guerra e da violência. Eu não disse nesse comentário que eu quero que os homens morram, ou que eu quero uma sociedade femista, muito menos tô sendo extremista. Apenas disse que o cansaço é grande e que eu ENTENDO as feministas radicais, por que a violência que a gente sofre é extrema. Ninguém tem pena da gente, ninguém tá do nosso lado se nós não nos unirmos.

    • @alessandra5529
      @alessandra5529 6 лет назад +4

      Fernanda Dourado Eu entendi perfeitamente o que você escreveu. A minha crítica foi para o comentário da Alice, que deve viver no país das maravilhas onde os homens sofrem, coitados... E ela distribui biscoitos como consolação
      Salvo a parte das Radfem, que são sanguinárias com outras mulheres por tudo e por nada e que excluem as mulheres trans, eu concordo.

    • @fernandadourado9311
      @fernandadourado9311 6 лет назад +3

      Alessandra FM Respondi errado kkkkk, desculpa ><
      sobre as radfem eu digo que entendo na parte de "ser anti-homem" mas deusa que me livre do resto dos preconceitos e transfobia delas

    • @alessandra5529
      @alessandra5529 6 лет назад +4

      alice alice Você é machista, querida. Machista até o último fio de cabelo. Querendo cagar regras e ensinar o que é feminismo, mas o feminismo que TE AGRADA.
      Esse não o único desabafo que você critica querendo culpar a mulher. A sua empatia é por quem oprime. Muito compreensiva com os homens machistas e bem menos com quem expõe os problemas.
      Há uma grande diferença entre ter paciência para explicar as idéias feministas para pessoas que não tem informação ou que as tem deturpadas e tolerar quem sabe exatamente do que se trata e tripudia em cima.
      Esse discurso vitimizando opressores é batido, imbecil e covarde. Soa como justificar um crime passional, pois o cara "fez por amor, ele estava descontrolado".
      Você repetiu a mesma pergunta nas duas críticas questionando se ELAS foram amigas dos opressores.
      Pessoas inteligentes e esclarecidas costumam conviver com iguais. Estamos falando de pessoas que escolheram manter uma postura desrespeitosa.
      Segundo seu pensamento de biscoiteira, devemos tratar com empatia os bolsominions e o Bolsonaro... me poupe!
      Ore por Hitler, pois o coitadinho não teve empatia dos Judeus, né?

  • @mairavannuchi
    @mairavannuchi 6 лет назад

    Valeu Hel!

  • @itday7348
    @itday7348 6 лет назад

    Já sei. Como boa educadoras, cuidadoras e do lar que somos kk vou convidar meu companheiro para assistir esse video daí ele vai dormir no inicio do video e vai acordar falando que só quer ser reconhecido. O que eu quero dizer que não é somente um paradigma social pensando no macro, mas uma desconstrução de hábitos em cada lar, pensando em cada dia, numa visão micro, e com certeza atuamos no micro quando educamos nossos filhos com valores mais justos, tentando não reproduzir sistemas que não funcionam simplesmente porque não incluem a maioria - o patriarcado. Chega mesmo! estamos conectadas

  • @analupinheiro3875
    @analupinheiro3875 6 лет назад +5

    Hel, indica livros feministas que você gostou e acha que vale a pena serem lidos (n sei se vc ja fez video disso aqui, se sim sorry, vou procurar)

  • @alexfilogonio3022
    @alexfilogonio3022 6 лет назад

    É difícil quando rola isso com uma mina amiga sua, tipo, de alguma delas perpetuar algum pensamento machista dai tu comenta, fala que não foi legal e ai vocês entram numa discussão saudável, mas dai, de repente, por você não ter concordado com algum ideal dela, tu "vira feminazi" na boca dessas pessoas e essas elas te viram a cara.

  • @luanaeduarda2076
    @luanaeduarda2076 6 лет назад +3

    Ai que maravilhosa essa mulher

  • @fernandas6677
    @fernandas6677 6 лет назад

    Hel as letrinhas tão passando rápido demais ! Ou eu tô muito lerda pra ler kkkk

  • @hilaskhouri
    @hilaskhouri 6 лет назад

    Hel te amo!!!! acompanho seu trabalho e ate considero a musa das musas.

  • @valeriamonteiroalves7249
    @valeriamonteiroalves7249 6 лет назад +98

    Adoro seus posicionamentos. Mas reflita sobre o tanto de inglês que vc anda colocando no seu discurso. Descolonizar o pensamento é muito moderno e revolucionário.

    • @00lalinha
      @00lalinha 6 лет назад +13

      Valeria Monteiro Alves fora que muitas pessoas deixam de assistir os vídeos por não assimilarem esses termos

    • @machado__lara
      @machado__lara 6 лет назад +9

      Legal!!!! Não tinha reparado nisso, muito boa a crítica (ainda mais com a educação:) )

    • @hel
      @hel  6 лет назад +36

      ta certa ! foi no furor !!! mudaremos

  • @euujojo
    @euujojo 6 лет назад

    Cabelo maneiro eiiinnn, Relen 💅

  • @barbaravidal5627
    @barbaravidal5627 6 лет назад

    hel, eu amo seus videos, mas o som fica muito estourado quando você coloca uma partezinha de outro vídeo... fico numa constante de aumentar e diminuir o volume :(

  • @m1rella
    @m1rella 6 лет назад +2

    Eu só queria ter a capacidade de ter argumentos assim quando homem vem me falar q não é machismo x ou y e que sou muito agressiva e não sei passar a ideia com paciência.

  • @anamertes5463
    @anamertes5463 6 лет назад

    qual o nome do filme que ela indicou, por favor?

  • @BabiihMoura
    @BabiihMoura 6 лет назад +1

    Que vídeo PERTINENTE, sabe

  • @brunamagalhaes5
    @brunamagalhaes5 6 лет назад

    Hel, convide a Débora Baldin para falar de feminismo, ela e a Djamila. 😘💗

  • @leo.omuniz
    @leo.omuniz 6 лет назад

    Oi, Hel e pessoal! Eu fui orientado por umas amigas a não ir a eventos/seminários feministas, porque, com as palavras delas, o feminismo é de mulheres para mulheres, somente. Queria dividir isso aqui e ler mais opiniões, porque vi com o vídeo que isso é, então, algo discutível. (Aproveito pra agradecer a Hel por vários ensinamentos que melhoram minha relação principalmente com minha mãe e com uma pessoa que me relacionei e que era mãe solo). Um beijo e obrigado!

  • @julianabercot224
    @julianabercot224 6 лет назад

    Sendo que esse percentual é ínfimo se formos levar em conta que a grande maioria das denúncias não dá em nada. Do reduzido percentual que sobra dos processos julgados, existe uma porcentagem que não chega a 10% de denúncias falsas. Agora, imaginem isso num universo de crimes de assédio reais, crimes de assédio engavetados e crimes de assédio nem denunciados porque a vítima na maioria das vezes tem medo.

  • @ArianePeneluppi
    @ArianePeneluppi 6 лет назад

    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Arrasou!

  • @SaraBeeAMS
    @SaraBeeAMS 6 лет назад

    Nossa, QUANTAS vezes eu já fiz comentários machistas, normalmente relacionados a aparência de alguma menina, ou apenas concordei com comentários assim pra poder entrar nas conversas....... Cada vez que lembro dá vontade de me dar um tiro, sabe? Sentir vergonha por um erro nosso é horrível, porém pior que isso é não querer reconhecer o erro e não mudar. Hoje em dia, o mesmo tipo de pessoas que critiquei injustamente são as que defendo. Se alguém chega pra mim e fala "alá aquela guria gorda com a barriga de fora q horrível", e respondo "ué e qq tem????", enquanto antigamente eu diria "pois é né menina". Me envergonho dos meus antigos erros, mas me orgulho pelas mudanças positivas que tive. Aí não consigo entender esses macho chorão... Qual a dificuldade de evoluir como eu e muitas mulheres evoluímos ao longo do tempo? As amigas que reproduziam machismo tbm mudaram, e não vejo nenhuma chorando e usando a desculpa da "sociedade machista" pra continuar cometendo os mesmos erros.

  • @brunamagalhaes5
    @brunamagalhaes5 6 лет назад

    Arrasou! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  • @analuizadefigueiredosouza7851
    @analuizadefigueiredosouza7851 6 лет назад +2

    Ando com receio de "caras legais". Esses que são educados, interessantes, por dentro dos assuntos, que todo mundo diz que são super gente boa e não acreditam quando a menina conta que o sujeito a tratou mal, forçou a barra, atacou a autoestima, tomou chá de sumiço. E quando você diz pro cara legal que aquela atitude foi ruim ou que o discurso dele é problemático, pronto. Você é má, incompreensiva (porque mulher só tá no mundo pra dar colo pra marmanjo, claro), radical etc.
    Com esse teatro do incompreendido, do "aliado desvalorizado", eles conseguem fazer quem estava com a razão sentir pena, pedir desculpas e aí eles têm passe-livre pra não mudar ou refletir sobre porcaria nenhuma...
    Existem homens empenhados em mudar, e outros que trabalham na base da conveniência. Infelizmente, o segundo perfil é maioria.

  • @sunamitasantiago2584
    @sunamitasantiago2584 6 лет назад

    Estava assistindo Big Little Lies com meu marido e ele vira e me diz indignado, "por que só tem homem idiota nesse seriado" eu disse " bem vindo ao meu mundo onde nós sempre somos burras, sem ação, só esposinha de alguém ou uma sombra" Ele se irritou com o seriado, não pelo fato das minas serem fodas, mas dos caras serem muito idiotas e cretinos e que ele estava sendo mal representado, Bateu um dó dele, SÓ QUE NÃO. Meu marido sempre batia no peito e se dizia feminista, até a gente ir morar junto e ele deixar a casa só pra mim, mesmo eu trabalhando fora também. Teve panela quebrando e copos rolando pelo ar aos meu gritos de que se ele falasse que era feminista mais uma vez o copo ia acerta ele? teve

  • @laura2477
    @laura2477 6 лет назад

    Mano, apenas verdades!!! Fui hoje em uma palestra sobre igualdade de generos e apos acabar a gente tava la se organizando na fila para falar com a palestrante, um cara nao me vem tentar cortar minha frente na fila para falar com ela primeiro?!! Mas eu dei um berro!!

  • @julianayule7621
    @julianayule7621 6 лет назад

    No canal tem indicações de livros feninistas para presentear homens?

  • @giovannavictor8417
    @giovannavictor8417 6 лет назад

    Maravilhosa!!!

  • @danielafarah1
    @danielafarah1 6 лет назад

    Queria te pedir uma ajuda, sou aluna de doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e estou fazendo uma pesquisa sobre anticoncepcionais em adolescentes e estou precisando atingir 500 meninas das idades 15 a 19 anos para responder um questionário sobre as classes de anticoncepcionais. Por questão ética e pela maioria das meninas serem menores de idade, o responsável (mãe ou pai) precisa responder o questionário antes e autorizar a filha a responder. Neste questionário há um vídeo informativo sobre os tipos de anticoncepcionais disponíveis para as meninas que visa informar e auxiliar na prevenção de gravidez indesejada. Atualmente, 18% das crianças que nascem no Brasil são de mães adolescentes e, destas, 66% das gravidezes são indesejadas. O intuito do meu projeto é levar ao Ministério da Saúde novas possibilidades de tipos de anticoncepcionais para adolescentes no SUS, além do DIU de cobre, pílula, injetável e camisinha que já estão disponíveis no SUS.
    Gostaria de saber se e possível você me ajudar nessa causa, em prol da ciência e saúde pública.
    O link para o questionário é:
    pt.surveymonkey.com/r/NS8X83G
    Muito obrigada! E Sucesso!!