Rizzih é um ótimo exemplo de empatia, ele é fã da Ana Paula Valadão que já foi alvo de muitos memes nossos pelas atrocidades que ela fala contra o feminismo e a comunidade LGBT, mas mesmo assim ele gosta do trabalho dela e dá uma chance a ela a repensar os conceitos e eu acho que ela já parou pra pensar sim sobre "um gay gosta do meu trabalho, será que estou certa em julgar tanto?", então não é excluindo as outras pessoas do rolê, e sim, dar espaço a elas pra poderem refletir
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA tô com com vídeo sobre isso programado para hoje e eu juro que estava com MEDO de postar e ser atacada outra vez. ver vocês falando sobre isso me deu uma paz sem tamanho. a gente tá fazendo tudo errado. mas como a mahmudi disse "tem tudo pra dar certo." obrigada. obrigada. obrigada.
ellora ...esse video eu vi e me lembrei muito de ti ...vc foi atacada de maneira cruel e desmedida... muita falta de empatia das pessoas envolvidas...imagino seu drama...bjos e paz pra vc ...e ahhh posta seu video ...
Como o pensador Friedrich Nietzsche já dizia: "Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."
Sou professor de Filosofia, moro e trabalho na periferia de Campinas (rede estadual de São Paulo), encontro mil formas de pensar diferentes nas escolas. Tenho alunos eleitores de Lula à Bolsonaro. Como sou militante, vivo cercado de amigos ativistas e tals, mas não deixo de conviver com meus alunos também, afinal, moro no mesmo lugar que eles. Vive acontecendo de um aluno começar a falar (bem) de Bolsonaro e um de meus amigos fazer uma careta e abrir a boca autoritária com um chega pra lá... Eu tenho que chegar: "péra aêêê, gente, vamo com calma"! Eu prefiro ouvir devagar o meu aluno e conversar pacientemente com ele do que chegar com uma careta e um xingamento que só vai nos fazer distanciar um do outro. É preciso chegar nessas pessoas. Não conseguiremos chegar perto com caretas e dedos apontados. É preciso se aproximar de outra forma. Antes de levantar o dedo (ou a voz) é necessário fazer o exercício de entender: "como esse menino chegou nessa conclusão? Que esforço eu posso fazer para ajudá-lo a entender outros argumentos?". Adorei esse vídeo, acho que esse é um ponto especial para ser debatido. Eu sou tão melhor assim que os outros só porque sou militante? Eu descobri uma bolha onde nada me atinge? Acho que não. Obrigado! E vou ouvir Mahmundi no Spotify
Sim Carlos, e precisamos também estar preparados pra rejeição. O que importa é se sentir no caminho certo ou trazer outras pessoas pra caminhar contigo? Por isso que é importante a conversa com empatia, por que mesmo que esse aluno te dê respostas horríveis e rejeite a ideia, se você conseguir ter uma conversa com bons argumentos isso vai fazer ele refletir mais tarde e quem sabe mudar de opinião. Até por que nem eu e acho que vocês também não querem pessoas reproduzindo discursos apenas. A reflexão consciente é o ponto principal. Parabéns pelo posicionamento!
Meu pensamento é: se eu fosse criada como ele, com as mesmas experiência, mesma família etc será que eu não pensaria como ele? Essa reflexão me deixou muito mais tolerante! Parabéns professor!
Tá certíssimo., Entendo que nem todos os dias a gente tem paciencia para esse exercício de ouvir o outro lado (especialmente quando absurdos e violência estão sendo vomitados), mas é importante que a gente tente exercitar esse lado paciente, especialmente se a nossa proposta é de militar e tentar mudar alguma coisa. Apontar o dedo na cara dos outros e gritar "opressor!" não vai resolver a situação.
Sim! Eu amo demais a Mahmundi... já acompanho ela há um tempo. Tenho inveja das amigas da Julia! HAHAHAHAHAHA Que nada, quero mais é que ela continue trazendo seres iluminados pra esse canal mesmo.
6 лет назад+894
Paulo Freire já disse “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.”
Os comentários desse vídeo mostram exatamente o quanto o papo é necessário. Todo mundo falando de falsa simetria, poder estrutural, qual é o conceito certo de opressão e bla bla bla. Mores, vamo abrir a cabeça pro debate? O que faz o teu conceito ser tão inquestionável, inabalável e inatingível? O que o teu comportamento agressivo impondo os conceitos que você toma com 100% corretos tá ajudando alguém? Por que só a visão da sua bolha tá certa? Ninguém é obrigado a concordar com tudo que o vídeo falar mas o despejamento de ódio e acusações gratuitas aí só prova o ponto do vídeo meu bem.
6 лет назад+941
O feat dos meus sonhos!!! Eu amo TANTO as duas ❤️ Tão pertinente tudo que foi dito. Nossas bolhas são maravilhosas, mas fora dela tbm tao precisando de desconstrução. Muito mais que na nossa bolha inclusive. Não vamos fechar as portas pra debates com quem pensa diferente da gente... É o que mais vale a pena ❤️
Mas pera, o vídeo não é sobre desconstrução DENTRO da bolha? Entendi que o grande ponto é justamente sobre entender quem tá fora da bolha AND não criar bolha dentro da bolha. Alguém também?
Se meu feminismo não conseguir dialogar nem com a minha própria mãe, é porque estou no caminho errado, então a gente começa a relaxar e ver que nossas lutas tem que atingir pessoas como as nossas mães, nossas irmãs e familiares que estão lá se matando de trabalhar e não puderam ir nos mesmos espaços que nós! Obrigada por esse vídeo
Um dos pontos mais importantes citados no vídeo: "todo mundo quer dar uma opinião. Às vezes é uma opinião merda, mas não importa: querem dar opinião". E aí pessoas da MESMA causa, ao invés de entenderem que estamos todos em constante aprendizado, ficam procurando a falha do outro pra apontar o dedo e dizer "você não sabe defender a causaaaaa". IGUALDADE. Igualdade. Respeito. Se tivermos ISSO como o centro de tudo, com a intenção de entender e ajudar o outro, muito problema vai acabar.
O que eu vejo é que as pessoas não entenderam o vídeo. O fato delas terem dado um exemplo que não foi simétrico, fez com que a maioria desconsiderasse todo os resto do vídeo. Esse olhar de patrulha é muito ruim, pq você só fortalece quem já é o opressor, pq fica com "guerrinhas" dentro do próprio grupo.
Olhem o meu relato: num grupo feminista de WhatsApp eu perguntei se alguém sabia de como eu poderia me aproximar de Índios que tinham suas terras tomadas, para poder ajudá-los. Gente, eu fui massacrada! Disseram que eu não precisava lutar por eles porque eu não tenho lugar de fala. Mano, quanto mais gente puder ajudar, melhor! As pessoas tão entendendo nada.
Tava tão ocupada hoje pra levar esse tapa na cara mas aceito porque é necessário pensar e é muito difícil da minha óptica. Ao mesmo tempo que preciso me defender não devo oprimir porque minha luta é por igualdade... Algo me diz que ainda vou assistir esse vídeo muitas vezes... Obrigada Jout e Mahmundi ❤️
Nos comentários vemos bons exemplos de atacar quem não é o inimigo. Muitos simplesmente chegaram na defensiva e de um modo estúpido só comentando a primeira coisa que pensaram.
De fato, não havia pensado que preciso exercitar a empatia por todos e não somente pelos que compartilham da minha opinião. Obrigado por mais essa lição.
A gente vai se fechando em grupos com pessoas que pensam como a gente, são desconstruídas e esquecendo que A MAIORIA das pessoas não são como nossos amigos/colegas desses grupos que escolhemos. Então quando chega o momento de enfrentar a realidade, levamos um choque. Nessa de ficar em grupos deixamos de passar adiante aquilo que aprendemos e estamos aprendendo, esquecendo que um dia fomos como aquela maioria.
A famosa bolha social, e mecanismos como os de "lugar de fala", "ambiente seguro" e outros só reforçam ela. "Quando todas as vozes se tornam uma, as ideias morrem."
Passei exatamente por esse momento de transição.... No dia que eu percebi que ser agressivo não agregava ninguém a causa nenhuma. Só causa mais repudio! Não é sobre ter razão é sobre informar. Vocês são maravilhosas!
Por isso sempre digo, a melhor forma de convencer é com exemplo! Vamos gastar mais tempo revendo nossos comportamentos e menos tempo reparando o comportamento dos outros. Não adianta tentar quebrar padrões criando outros.
Eu tenho andado muito decepcionada com a militância ultimamente. Justamente pelos motivos que vocês abordaram no vídeo. Eu tentei muitas vezes mostrar pra galera que a gente pode lidar com as coisas de uma outra forma, mas tem gente que só quer gritar tão alto que não escuta mais ninguém. Eu me cansei tanto disso que larguei de mão a militância de internet e passei a aplicar muito mais no meu dia a dia. Não leio mais os comentários de posts sobre essas questões, não participo mais das tretas, nem faço textão. Sei que não é o melhor caminho, mas isso tudo passou a me fazer mal e eu tô tentando me recuperar. Enquanto isso, eu sigo levando o feminismo e as demais questões sociais de forma clara e simples para as pessoas que não tem tanto acesso a informação como eu tenho, sempre tentando entender o contexto de cada um.
Cheio de exemplos de olhos de patrulha nos comentários. Gente que não compreende (ou finge que não compreende) a discussão importantíssima trazida pelo vídeo, e se apega a pequenos detalhes do que foi falado pra problematizar (e fazer justamente o que o vídeo critica).
Nossa, tenho um amigo que é exatamente essa cara sem camisa com a cerveja na mão, ele é super aberto mas o esteriótipo faz com que pessoas fiquem boladas com a presença dele em alguns ambientes. Sempre achei bizarro mas é exatamente isso. Vídeo necessário.
Meu namorado foi criado pela mãe e ele entendeu tanto a vida dela que em alguns momentos ele me ensinou coisas sobre ser mulher e ter os meus direitos, minhas voz. E mesmo assim, mesmo ele me vendo como ele o tempo todo, tão capaz quanto, já vi torcerem o nariz pra ele por ser hétero e branco. É lamentável cara. A galera ficou tão na defensiva que começou a atacar.
SIM SIM SIM CARALHO É MUITO ISSO! Tenho alguns amigos com a mente mais conservadora (e dentro do esteriótipo q vc disse), tiveram outra criação e etc, e as pessoas n entendem q ao invés de chegar e falar "xô hétero" um "vem cá hétero deixa eu te explicar uma coisinha" é bem mais efetivo, esses amigos meus já entenderam coisas que em discussões de facebook pra ver quem tem mais razão, não iriam digerir e compreender.
Que vídeo!!!! Obrigada mais uma vez! É isso: olhar de patrulha. Gente que tá a postos esperando qualquer coisa pra nos apedrejar como se fôssemos nós o inimigo. Tá faltando muuuuuita ponderação.
"Como que a gente pode somar numa luta que ainda está sendo construída?" (MAHMUNDI, 2018) Às vezes o importante é saber as perguntas, não as respostas né.
Mais cabuloso nesse cenário todo, é que cobramos uma espécie de perfeição com posicionamentos absolutos. Sejam eles ideologias, comportamentos e posições. Galera, a única constante da vida é a mudança. Se olhar alguém com um posicionamento diferente, enxergue como uma possibilidade de diálogo e abertura. Se olhar alguém cometendo um vacilo, ajude a não repetir esse erro é ambos desfrutarem de uma caminhada mais coerente. Enfim, tamo junto nos erros e acertos.
Meu Deus!!! Eu não acredito que esse vídeo ta aquiii! Eu PRECISAVA disso, tipo muito! Eu SEMPRE pensei isso. Esses dias teve aquela polêmica do vídeo da menina que colocaram droga no copo dela, aí, um cara fez um outro vídeo fazendo uma graça com essa situação. De primeiro momento, eu não tinha visto nenhuma opressão, eu (infelizemente) achei graça e compartilhei esse vídeo no facebook. Minha amiga, feminista daquelas, começou a falar um monte pra mim, com um ÓDIO que nunca se viu falando que aquilo tava tirando sarro de coisa séria, sobre meninas que são abusadas e tudo mais. Eu entendi tudo que ela disse, eu refleti e realmente o que eu compartilhei não tinha graça alguma, mas a FORMA como ela falou, ACABANDO COMIGO, como se eu fosse a pior pessoa do mundo, foi terrível. Ela podia ter falado de um jeito mais normal, mais tranquilo, sem ser tão agressiva. As vezes a gente não percebe o nosso erro, as vezes a gente não teve acesso aquele erro pra nos descontruir... como o vídeo disse, é um processo. Não tem como ser totalmente desconstruída de um dia pro outro. Toda esse jeito agressivo de falar que anda tendo, tá me dando medo de tudo, até de postar uma foto no facebook, porque as próprias pessoas que você defende vão ACABAR com você, porque acham que você tem que estar 100% desconstruído...
Você também pode estar presenciando o momento de transformação daquele cara... (Há muita gente tentando ser melhor a todo tempo). Ótimo tema! Parabéns, Jout Jout!
O “olho de patrulha” é o que mais tenho presenciado nos círculos que se dizem desconstruídos... é bem triste isso! Mas entendo que é preciso fazer uma auto-reflexão e análise para entender quando age dessa forma, e nem todo mundo alcançou esse nível ainda.
"A gente quer papai e mamãe pensando igual a gente até o final do jantar" JoutJout
6 лет назад+177
UAU! Esse vídeo foi um dos mais importantes que já assisti aqui. Me senti totalmente contemplada e até me emocionei. Infelizmente conto em uma mão as pessoas que eu posso falar sobre isso. Hoje vocês duas (e o caio junto inclusive) me mostraram que sim, eu vou encontrar mais pessoas capazes de conversar de maneira saudável e aberta sobre tantas outras realidades. Nós humanos somos tão complexos, temos tantas vivências, associações derivadas de experiências únicas. Como poderíamos nós que possuímos tantas limitações, julgarmos tanto o outro e esperar tanto dele. Nós damos o que temos, e infelizmente nem todo mundo tem a possibilidade de dar o que a outra pessoa precisa. Muitas vezes a pessoa não é nem mesmo capaz de se dá o que precisa. São muitas subjetividades, são literalmente mais de 7 bilhões de subjetividades e se não tivermos um olhar de compaixão e empatia para com o outro independente de quem ele for, não iremos conseguir nos resolver enquanto indivíduos nem enquanto sociedade. É muito interessante e importante lembrarmos que todxs nós já fomos crianças, passamos por muita coisa que nem mesmo lembramos, nossos mecanismos de defesa e ataque foram criados e nem sabemos o porque muitas vezes. E ai fomos crescendo, viramos adolescentes e adultxs em sua maioria sem conhecer a si próprio. Que haja mais AMOR pela vida da outra pessoa e menos julgamento, menos olhar de patrulha e mais acolhimento. Somos tantos e precisamos uma da outra (o). Que carinho energético foi esse vídeo. Fiquei muito feliz assistindo e muito grata. Me imaginei junto de vocês. Que orgulho! Um beijão enorme!
Débora Aymée adorei seu comentário, moça! As vezes dá um desânimo de achar q não tem gente pronta p ter esse papo. Mas tem, as pessoas só precisam se encontrar e ousar tocar nos assuntos p serem acolhidas. Enfim...sorte p nós....eu tenho esperança
6 лет назад+1
Ai que ótimo! E sim! Com certeza, precisamos acreditar mais nas possibilidades e ousar compartilhar, iniciar uma conversa. Sempre há chances de surgirem muitas trocas nutritivas! Vamos que vamos cheias de esperança e ações positivas! A transmutação só está no começo!
Caralho, não consigo nem expressar o quanto esse vídeo e impactou.É fácil dizer que o “mundo” precisa de mais empatia , mas continuar sem admitir que EU preciso ter empatia e tentar me colocar no lugar do outro!Foda
Eu penso muito em respeito disso, como na maternidade, que é o que vivo hoje, colocam as mães em dois sacos as “pro parto humanizado e amamentação e afins” e as “pro cesárea, mamadeiras e afins”. Quando era pra gente se unir, pq a maternidade é uma parada muito difícil e daí quando me vejo jugando as decisões de uma mãe, sem me colocar no lugar dela, sem saber a realidade dela. E meu exercício de 2018 é não julgar o outro e sim ouvir, respeitar e procurar entender e só depois dar uma opinião se couber. Amei o vídeo, Júlia como não te amar? Não conhecia a Mahmund, mas a partir de agora já amei tbm. 💗
Eu sempre estou tentando entender o feminismo e sempre fico em dúvida do que posso ou não posso falar para ajudar sem ser errado ou sem ofender por ser homem.
Dario Pato o seu papel é perceber a sua condição de privilegiado, tentar na sua vida cotidiana não se aproveitar deles (por mais que as estruturas sociais encaminhem tudo pra isso) e conversar com seus amigos homens, quando for pertinente, sobre a condição deles de privilegiado, chamando atenção, por exemplo, para piadas machistas e comportamentos opressores e violentos com mulheres
Só uma Plantinha Essa sua fala é um belo exemplo de quem está ofuscando o protagonismo real da coisa. Jamais uma mulher será menos oprimida que um homem pelo machismo. Você pode falar com seus amigos homens sobre isso, sobre como é problemático para a sociedade inteira. Mas quando estiver falando com una mulher, entenda que é o momento de você ter empatia e ouvi-la, porque o fardo que ela carrega é maior que o seu. O seu fardo é legítimo, mas tem que ser discutido em outros lugares. Ou, se for falar disso com uma mulher, entenda e se coloque de forma que fique bem claro que vc entende que o protagonismo é dela, ainda que existam questões que também te atinjam.
Sempre converso com minhas amigas para me socorrerem quando não estou entendendo alguma coisa ou mesmo para perguntar se minha atitude é certa com relação a alguma situação. O simples ato de ceder ou não o lugar para uma mulher sentar no metrô já gerou uma conversa maravilhosa.
Diálogooooo s2 a gente tá nesse mundo pra se amar e crescer junto. Eu tava percebendo que tava intolerante com gente intolerante, e o quanto tudo isso é paradoxal, enfim, desconstrução diária (e muita, muita conversa).
Nossa, vivi esse negócio de ter q ter uma opinião imediata ontem mesmo. Sempre q o pessoal descobre q eu sou vegetariana deduz q eu sei tudo sobre veganismo é já quer fazer uma discussão política/social/econômica (ou tudo ao mesmo tempo) falando se o futuro vai ser vegano ou não. Eu não sei dessas coisas, logo n discuto, aí o pessoal já fica falando como o meu vegetarianismo n é válido pq eu n sou UAU MILITANTE. Po, muito chato isso.
Victoria De Lucia somos duas!! Meu Deus como isso é chato! Já ouvi tanta coisa... E nas jantinhas por aí é fatal né, tem comida, o vegetariano já vira assunto e a gente só queria comer quietinho, drogaaaa
Eu: Quero não, obg. Parei de comer carne Outro: Não mas isso é bobeira pq meus ancestrais não caçavam alface, pq precisamos de proteina e ferro e B12, e a plantação de soja, e planta tbm é ser vivo... 🙄 Não entendo isso, não ataco ngm, só falo q não vou comer carne e a pessoa já se arma toda. Acho q é a consciência pesando.
"nós somos os adultos de hoje!" Esta frase é um soco no estômago. Não estava preparado para esta informação! A cada vídeo uma nova desconstruída. Obrigado !!!
Rafael Lemos é foda perceber isso, acho q parei pra pensar nisso a primeira vez q disse pruma criança "nossa como vc tá grande, lembro de ti vc era um bebê" kkkk
Rafael Lemos vdd baita soco mesmo, qndo crianças almejamos tanto essa fase..rsrs agora q estamos nela...parece q nao eh real, eh muita pressao...rsrsrs
O mundo precisa desse vídeo!!!!. Estudo direito e diversidade na faculdade e discutimos muito essas questões. E a chave para todos os movimentos que procuram ser aceitos é justamente a alteridade, não podemos ver todos como iguais, cada um tem sua mentalidade e para chegarmos em todos as pessoas devemos nos sensibilizar e ir com calma. Muitas pessoas estão defendendo novas ditaturas sem nem perceber. Compartilhando com o máximo que eu conseguir. Amei demais vocês ❤❤❤❤❤❤
Meninas eu fico muito feliz de ouvir vocês falando assim, Sou Católica e tenho ouvido muito seus vídeos JoutJout e adorei a fala da mahmundi, sei que há muita discordância destes dois universos, Católico ou religioso e o Feminismo, mas existe o repeito que podemos viver, chegar nesta maturidade realmente é difícil...meu coração também se sente mais leve depois de ouvi-las...
Infelizmente o feminismo já nasce em confrontamento radical aos dogmas católicos, o feminismo pode mudar com o tempo mas os dogmas não... Como foi dito no video não é questao de socar a doutrina goela a baixo mas entender os fundamentos. Ficamos tentados a consiliar as coisas devido a forma acolhedora do discurso, ao chegar da hora, fiquemos com o que está construido em cima da pedra. A areia o vento levá.
Eu amei esse vídeo e vou defende-lo com o meu coração!!!!!! Meu pai é um ex militar de 78 anos de idade, e é o homem mais feminista e cabeça aberta de 78 anos de idade que conheci na minha existência. Alguns momentos ele tem alguns pensamentos fechados, mas sério. Quando um cara desses chega pra você, em um almoço, passando uma reportagem sobre ABORTO e diz: "Olha que monte de homem discutindo sobre aborto lá. Ta tudo errado, sinceramente nem eu deveria opinar sobre isso, até porque, o corpo não é meu. Nenhum desses caras deveriam estar ali falando sobre isso." Sério. Só queria aproveitar este espaço aqui pra enaltecer o meu pai.
Mana, me identifiquei demais com o que vc disse. Meu pai tbm é militar da reserva e tem 75 anos. Esses dias ele tava discutindo com minha família e falando que criança brinca com o brinquedo que quiser. Não tem essa de que menino não pode brincar com boneca. E depois ele ainda concluiu dizendo que era triste ver tanta gente machista. Mas bom, fico muito feliz por seu pai tbm ser assim e acredito que existam muito mais homens mais velhos (e até militares mesmo) com essa abertura de pensamento. Talvez nós é que precisamos ter mais abertura para ouvir essas pessoas!
so queria falar que esse foi, provavelmente, um dos melhores vídeos seus que eu já assisti. seus vídeos são sempre tapa atrás de tapa (e eu amo muito isso), mas esse foi pesadíssimo. AMEI DEMAIS!!! obrigada demais por isso, foi o start que faltava pra eu parar de cometer o mesmo erro sekpre, pqppp
Caraca, é isso! Esse vídeo abriu minha mente. Minha família é bem cabeça fechada pra esses assuntos e eu fico tão nervosa, querendo simplesmente que eles aceitem tudo e abram a mente, só que eles estão desde novecentos e bolinha com as opiniões formadas e eu não posso simplesmente querer que eles sejam desconstruidões. Vou tatuar esse vídeo em mim
Eu respiro 3x antes de mandar um ser se fuder e penso: "o que vai adiantar eu ficar ofendendo, se a única coisa útil é mudar o pensamento dele?". Precisamos de argumentos, de didática, de paciência e, principalmente, empatia.
Exato! Eu não concordo com excluir totalmente os homens do movimento feminista, por exemplo. Não tô falando pra dar protagonismo e sim chamar pra vir junto, sabe? Como vamos mudar toda uma sociedade se a gente nem quer mostrar pra quem tá errado que ele tá errado? Não impor, não excluir. Mas mostrar, sabe?
Deixa de ser biscoiteira de macho, lugar de macho é bem longe do feminismo, o máximo que esses merdas podem fazer é ouvir o que nós temos pra falar e só.
Foi chamada de feminazi porque ? e por quem ? pra mim você tem bem mais cara de ser biscoiteira com esse papinho de "incluir homens no feminismo" lugar de homem é bem longeee do feminismo põe isso na sua cabeça
Exatamente! Sinto que as minhas idéias foram representadas plenamente. Gente, a nossa luta é em pró do amor, liberdade e da paz. Nunca esqueçam disso. A união faz a força. #LoveWins ❤
Mahmundi é tão maravilhosa. Olha esse jeitinho de colocar esse tiro de discussão. Muito certeira e super cuidadosa. É céu e terra tudo junto nela. Explosão de delicadeza e pulso. Várias camadas. Cediagulha. E q voz macia é essa. aff. Apenas obrigada ♡
relaxa, mana. apesar de eu ter aberto os olhos antes desse vídeo, eu ainda continuo trabalhando para não me tornar um opressor. Fico feliz por você e acredito que muitas outras irmãs de luta, se libertarão do radicalismo. Força pra nós! ❤♀✊
Eu acho que somos todxs errantes em algum momento. Mas o lance é nos mantermos vigilantes sobre nossos pensamentos e atitudes - e tb termos autocompaixão pq a gente erra mesmo e tdo bem (desde que a gente reconheça e se mantenha consciente para evitar errar).
As pessoas tem dificuldade de se desconstruir pois exige sair de sua zona de conforto. Muitas vezes a pessoa é tão enraizada numa crença em que cresceu e se sente seguro ali. De uma " hora pra outra" aparece toda uma realidade nova (mesmo que maravilhosa) mas essas pessoas sentem que seu mundo desabou pois tudo que sabia, acreditava foi por água abaixo....aí vem o ego, o querer ter razão E de aceitar mudanças, reciclagens, nova era, sair de sua zona de conforto, peder privilégios e falta de empatia. Essas pessoas que ficam na resistência de aceitar. Por isso não é de interesse político, do Estado "gerar" seres, indivíduos com senso crítico, informação e educação. Mas as coisas estão melhorando sim e vão melhorar cada vez mais por isso o tema do vídeo foi maravilhoso!!!!!!!!!!!!👏👏👏🌻😘🌈Paz, amor, respeito e empatia!!!!
Preciso estudar para prova de microbiologia, mas tive que para pra ver esse vídeo! JOUT JOUT sério! Que te MARAVILHOSO! todo mundo deveria ver e entender.
Acho que acabei de assistir o melhor bate papo do canal. Me fez pensar em muita coisa. Inclusive, me fez lembrar que eu, quando criança, entendia que o feminismo era algo ruim, que veio para oprimir. Esse foi o conceito que chegou na minha família e que eles acabaram passando a diante. Só depois que cresci e busquei diversas fontes de informação que fui descobri do que se tratava o feminismo. Tem muita gente que vem de uma criação conservadora, e isso se deve à falta de educação. Falo isso de forma macro mesmo, as pessoas precisam chegar na educação pra que elas possam entender sobre esse tipo de questão, e sabemos que no nosso país isso é deficitário. É tão real isso de a gente ser criança e achar que o que os pais falam é o certo, mas quando a gente cresce percebe que eles não estavam certos de fato. Esse vídeo é muito maravilhoso, gente. Rss. Ainda nos faz pensar que podemos errar, mesmo já sendo uma pessoa desconstruída.
As pessoas precisam entender que sempre vai ter pelo menos 1 pessoa pra discordar, não tem como existir um mundo em que todos concordem e tá TUDO BEM!! Não tem necessidade de se estressar com tudo por aí. Vc tem que entender o inimigo e tentar dialogar a partir daí. Toda vez que eu tentei falar algo assim em alguma situação só tomava porrada! A questão toda é unir as pessoas e não gritar e bater, desse jeito os outros vão só te ignorar e ficar com raiva. Gritar e bater só em situações extremas
Que bom que você trouxe esse assunto para discussão e reflexão Júlia! Existe um trabalho incrível sendo realizado pelo Dominic Barter (DominicBarter42 - figura pública no Face) em várias capitais - é a Introdução à Comunicação não-violenta. É uma vivência de 2 dias na qual praticamos a escuta empática e alguns momentos de fala do Dominic Barter sobre vários conceitos. Trata-se de uma experiência inclusiva já que ele trabalha com o conceito de co-responsabilidade financeira e co-responsabilidade organizacional. Mães e/ou pais podem levar seus filhos (bebês, crianças) porque há espaço de cuidado para elas. Uma fala dele muito marcante que vai ao encontro da discussão do vídeo é: quanto mais nos distanciamos do conflito, mais alto é o grito e a necessidade de criar muros e usar armas por parte de oprimidos e opressores. Parabéns pela sua iniciativa. Vida longa e prosperidade a todos envolvidos!
tem gente q acha q o feminismo (ou qualquer luta) é um chip do Matrix q a gnt instala na cabeça e pronto, já aprendeu tudo, já mudou de comportamento, mas não é assim, é tudo uma questão de construção que pode durar o resto da nossa vida. o importante é sempre buscar saber mais.
hahaha eu tenho um primo assim, arrumou amigos dexxxconstruídos que chama de família, porque não consegue debater ou tentar explicar nada ninguém da própria família sem parecer que tá em um tribunal (estudante de direito), um dia desse uma tia que SEMPRE ajudou a família dele falando comigo disse "Ele tá mudado, estranho"...
OBRIGADA POR ESSE VÍDEO!!! Pessoas escutem, observem, leiam, questionem, mudem de ideia, conversem, troquem ideias e sejam empáticas! Amei ♥️
6 лет назад+7
Momento poesia: um nó que eu dei na minha garganta, um grito que eu dei mas que não desabafou. Esse vídeo. Uma quase paz e no lugar da luz no fim do túnel, uma luz pra guiar o caminho.
Primeiro eu não queria que esse vídeo terminasse. Vou fazer uma camiseta com a frase da Mahmundi "Eu não vou gastar energia com um inimigo que não é meu". A galera precisa ter empatia e um discurso com uma comunicação pacífica, gritos só formam uma grande feira livre. E sobre o assunto inicial, vejo isso e muitas vezes já fiz isso, tento me policiar e abraçar o outro. A gente precisa entender que qualquer pré julgamento não é legal.
MARAVILHOSOOOOOOOO. Tem trechos que enche os olhos de lágrimas...principalmente quando a JoutJout falou sobre quando era criança e pensava ...será que esse adultos sabem o que estão fazendo??? Creio que será essa mesma pergunta que as crianças da próxima geração fará no futuro. É de arrepiar! Eu sinto que tudo, tudo está por um fio...uma insegurança pessoal e do mundo em geral, danada.
Participo de um grupo do Facebook de feminismo, de maioria radical, e apesar de concordar com alguns pontos, discordo de outros. E normal. Cada um, uma vivência. Porém quando alguma mina de outra vertente, ou com pensamento diferente, ou até por ser leiga no assunto, era muito atacada. Me sentia errada por discordar dos pontos que a maioria defendia com muito ódio. Achava que eu praticava um falso feminismo. Nunca tive coragem de discutir questões feministas por pensar que não sou intelectual o suficiente (?). Só vamo ser amigo, gente, pelo amor de Deus.
Natália Narumi esse lance de n discutir feminismo pq n acha inteligente é muito real!!!!!!!! Parece que vc tem q assistir todos os filmes, livros, documentários, palestras, vídeos disponíveis na internet p falar um a. E sempre com palavras muito elaboradas, frases prontas
Natália Narumi Tudo que for extremista é terrivelmente ruim, incluindo feminisrmo. Precisa-se de muita calma e paciência para lidar e ensinar feminismo aos outros, não será com agressões infantis de grupos iguais à estes de Facebook que conseguiremos algo! :)
Acho q o q falta é empatia mesmo. Apenas. Pra discutirmos certas questões sem precisar atacar ninguém, e nos lembrarmos que estamos todos crescendo, apenas em momentos diferentes. O feminismo n pode se tornar uma competição de quem é mais desconstruído, muito menos entre as próprias mulheres. E mana, sobre n se sentir "intelectual" o suficiente pra falar de feminismo, eu te entendo, mas tem uma coisa q me ajuda muito: sou mulher. Se vc é mulher na nossa sociedade, vc automaticamente sofre machismo. E isso já é suficiente pra ter todo o potencial do mundo pra discutir feminismo.
Juliana Silva acredito que você tenha me interpretado errado. pouco me importa se acham "bonitinho" o que eu falo, apenas quero uma discussão com troca de conhecimentos, visto que o grupo abre espaço para isso. se não tiver afim, não venha trocar ideia. não é como se eu chegasse jogando opiniões, pois também gosto de ler sobre diversas perspectivas a respeito de algum assunto. o que, claro, não elimina minha ignorância. somos todos ignorantes, e a partir do momento que reconheço isso posso aprender coisas novas. enfim, fiquei descontente com seu comentário, mas acredito que entendo o que você quis dizer. é foda bancar de professorinha pra um assunto, em tese, de fácil acesso a todo mundo. só queria me sentir a vontade num espaço que acredito estar inserida.
Se você discorda do feminismo radical é porque no fundo você ainda têm peninha de macho, homem bom é homem morto, para de defender homem eles são todos vermes que matam, abusam, assediam e estupram mulheres e crianças, são seres deformados por natureza
Sobre esse assunto, acredito que essa desorganização dos movimentos são por questão filosófica. Praticamos uma abordagem que visa a REVOLUÇÃO, e a verdade é que revoluções não acontecem pacificamente. A MUDANÇA sim. É um trabalho de formiguinha que faz as pessoas abraçarem as causas que defendemos, e não essa reação violenta a tudo. Isso nos torna reacionários. Usar da empatia que todo ser humano tem enterrado dentro de si pra enxergar o outro é muito mais efetivo do que apontar as armas. Eu sou homossexual, e cresci em um ambiente muito homofóbico, inclusive entre amigos. Fiz meu trabalho de formiguinha e hoje tanto os amigos quanto a família estão do meu lado. Se nós trabalhamos para transformar o nosso redor, com a nosso exemplo e humanidade, as pessoas vão colando devagarinho, participando aos pouquinhos, abrindo a cabeça aos poucos. É isso que um casal lésbico na TV aberta faz: humanizar. Repetir discurso e brigar na internet só mostra que muita gente tá fazendo campeonato de lacração e isso não contribui para a causa, só dá poder pra quem quer usar o preconceito como combustível para transformar o desconhecido em massa de manobra.
Eu já me senti oprimida por uma galera que eu curtia demais... Só pq "esteriótipicamente" (kkkkk... Nem existe essa palavra!) eu destoava... O que é estranho é que fazem uma bela apologia de que a imagem não é importante... que o que é importante são as idéias...as atitudes...Mas não acolhem um sujeito novo no grupo pq não tem o mesmo "style" que ele. As pessoas precisam viver mais o que discursam...
Cara, eu sempre pensei nisso! Se eu não quero algo pra mim também não vou fazer, esse é o meu inicial :) Imagina se todo mundo pensasse assim? Ia ser pelo menos um pouco melhor
Acho que uma frase do Paulo Freire cabe bem aqui: “A luta pela humanização, pelo trabalho livre, pela desalienação, pela afirmação dos homens e mulheres como pessoas, como ‘seres para si’, esta luta pela humanização somente é possível porque a desumanização, mesmo que um fato concreto na história, não é, porém, destino dado, mas resultado de uma ‘ordem’ injusta que gera a violência dos opressores e esta, o ser menos. (…) O ser menos leva os oprimidos, cedo ou tarde, a lutar contra quem os fez menos. E esta luta somente tem sentido quando os oprimidos, ao buscarem recuperar sua humanidade, que é uma forma de criá-la, não se sintam opressores, nem se tornem, de fato, opressores dos opressores, mas restauradores da humanidade em ambos. E aí está a grande tarefa humanista e histórica dos oprimidos - libertar-se a si mesmos e aos opressores. (…) Só o poder que nasça da debilidade dos oprimidos será suficientemente forte para libertar a ambos.”
Bom, a gente vem aqui e ve o video, e as vezes fica incomodado com esses haters. Mas rapidinho vamos embora e fica só a memoria do video da jout jout maravilhosa (afinal, q q são haters perto dessa maravilha da jout jout né?). O ódio deles dura pouquíssimos segundos na nossa vida. Mas já eles... Bem eles são obrigados a conviver pra sempre com eles próprios com todo aquele ódio interno. Tão ferrad....s
Que serviço esse vídeo, sério!! É muito importante mesmo! Tudo isso é sobre respeito, é tratar os outros como nós gostaríamos de ser tratados. Ninguém absorve alguma coisa positiva, por mais que o discurso seja, se ele for apresentado de forma odiosa. Vamos lembrar que também não somos os donos da razão e pensar no receptor da mensagem que queremos passar 💕
Jout Jout (realmente nunca te pedi nada), mas se der grava um video com um árabe mostrando que são gente boa como a gente! (Tô chocada com a atribuição de geral que "Al Jazera" é igual a "Al Qaeda" e que todo árabe que vê a emissora é terrorista). Vamos nos amar mais! 😘
Hoje o vídeo do Gregnews foi sobre refugiados. Acho que foi gravado antes dessa polêmica toda, aí não abordou esse tema dos "árabes são terroristas". Vale a pena assistir no canal da HBO Brasil.
Cara, quando eu acho que não tem como melhorar vem isso. Todo vídeo eu comento "melhor videoooo" mas esse aqui me atingiu como um soco no estômago, sério. Assunto muito delicado e que precisa ser discutido com toda certeza, se nos colocarmos no lugar das pessoas, entender o ponto de vista dela e pelo menos tentar conversar, além de reconhecer que nós tbm falhamos e q não é legal quando alguém é agressivo com a gente mesmo q a gente tenha sido babaca, o rolê vai ficar muito mais legal. Amei, amei, amei esse vídeo mds❤
Eu era a pessoa que mais falava baboseira na adolescência. Já falei q n era feminista pq achava errado a mulher acima do homem. Na minha cabeça eles deveriam ser iguais e isso era o contrario de feminismo. Mas eu tive muita oportunidade de aprender sobre isso é mudei de opinião (ainda bem). Então, tenho uma historias sobre isso: enquanto eu tava na faculdade, montamos um coletivo feminista e fomos convidadas a dar palestras pra ensino médio pra falar sobre violência contra a mulher. Morri de medo. Estava certa de que os meninos seriam machos escrotos. Mas minha surpresa foi quando eu estava completamente errada!! E eu fiquei pensando vendo esse vídeo... Imagina se eu tivesse me fechado de cara? O dialogo construtivo nunca ia ter rolado e minhas esperanças poderiam estar mortas agora hahaha foi tão incrível o bate papo com os meninos e eles estavam tão abertos a escutar e refletir sobre isso que eu sai de la achando que o mundo tinha salvação. Esse vídeo é mais um pontinho dessa salvaçao, Julia!! Isso é utilidade pública! Hahahaha muito obrigada
Duvido muito que isso tenha acontecido, homem é tudo merda, são todos misóginos, e se eu fosse você não ia ficar depositando muita esperança em macho não, é só você virar de costas e eles já estão espancando ou estuprando alguma mulher, eles são mestres na dissimulação viu ? no mais fique sempre com um pé atrás quando se trata de macho, eles são seres deformados por natureza
MAHMUNDI EU TE VENERO! Para mim uma das coisas que influenciam nesse cenário é a cultura do BLOCK na Era Digital. Então eu não preciso conversar com você, discutir com você, eu não posso discordar de você e continuar te amando e respeitando enquanto pessoa. Se eu não concordo eu te BLOQUEIO, EXCLUO, você não faz mais parte da minha bolha e pronto. Isso é muito improdutivo, deixa as relações frias, superficiais e não permite que a gente evolua muuuuuitas questões. Arrasaram meninas, amo vocês!
vocês tiraram um peso do meu coração com esse vídeo 💛
Louie Ponto Louie rainha ❤️
Do meu tb
Só gente maravilhosaa nesse lugar, não sei lidar ♥
💛
Louie vc é incriveeel ♡♡♡♡
Não sei nem o que dizer sobre o quanto esse papo é necessário, meu deus! A gente tá perdendo a mão real.
Rizzih Vlog Rizzih lindo vc por aqui!!! Vamos nos unir gente, cada vez mais!! Chega de bolhas e pancadas nos "diferentes".
Rizzih Vlog Que bom te ver por aqui 💜 amo seu canal 🌈
É um assunto delicado pq as pessoas estão muito raivosas e necessário pelo mesmo motivo.
O soniaaaa
Rizzih é um ótimo exemplo de empatia, ele é fã da Ana Paula Valadão que já foi alvo de muitos memes nossos pelas atrocidades que ela fala contra o feminismo e a comunidade LGBT, mas mesmo assim ele gosta do trabalho dela e dá uma chance a ela a repensar os conceitos e eu acho que ela já parou pra pensar sim sobre "um gay gosta do meu trabalho, será que estou certa em julgar tanto?", então não é excluindo as outras pessoas do rolê, e sim, dar espaço a elas pra poderem refletir
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
tô com com vídeo sobre isso programado para hoje e eu juro que estava com MEDO de postar e ser atacada outra vez. ver vocês falando sobre isso me deu uma paz sem tamanho. a gente tá fazendo tudo errado. mas como a mahmudi disse "tem tudo pra dar certo."
obrigada. obrigada. obrigada.
ELLORA HAONNE vc é tão incrível ❤❤❤ solta o vídeo
ellora ...esse video eu vi e me lembrei muito de ti ...vc foi atacada de maneira cruel e desmedida... muita falta de empatia das pessoas envolvidas...imagino seu drama...bjos e paz pra vc ...e ahhh posta seu video ...
m a r a v i l h o s a
Maravilhosa Ellora linda !!! ❤️
estamos sim, tem algo de mt ruim e tóxico tbm na militância que nos impede de crescer.
Como o pensador Friedrich Nietzsche já dizia:
"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."
Fabiana S. Nossa essa frase se enquadra perfeitamente nesse vídeo!! Maravilhoso
É aquela fala dita no vídeo da Júlia com aquela vereadora: as nossas diferenças não podem nos separar. Se for pra separar, não agrega, não ajuda.
Sou professor de Filosofia, moro e trabalho na periferia de Campinas (rede estadual de São Paulo), encontro mil formas de pensar diferentes nas escolas. Tenho alunos eleitores de Lula à Bolsonaro. Como sou militante, vivo cercado de amigos ativistas e tals, mas não deixo de conviver com meus alunos também, afinal, moro no mesmo lugar que eles. Vive acontecendo de um aluno começar a falar (bem) de Bolsonaro e um de meus amigos fazer uma careta e abrir a boca autoritária com um chega pra lá... Eu tenho que chegar: "péra aêêê, gente, vamo com calma"! Eu prefiro ouvir devagar o meu aluno e conversar pacientemente com ele do que chegar com uma careta e um xingamento que só vai nos fazer distanciar um do outro. É preciso chegar nessas pessoas. Não conseguiremos chegar perto com caretas e dedos apontados. É preciso se aproximar de outra forma. Antes de levantar o dedo (ou a voz) é necessário fazer o exercício de entender: "como esse menino chegou nessa conclusão? Que esforço eu posso fazer para ajudá-lo a entender outros argumentos?". Adorei esse vídeo, acho que esse é um ponto especial para ser debatido. Eu sou tão melhor assim que os outros só porque sou militante? Eu descobri uma bolha onde nada me atinge? Acho que não. Obrigado! E vou ouvir Mahmundi no Spotify
Sim Carlos, e precisamos também estar preparados pra rejeição. O que importa é se sentir no caminho certo ou trazer outras pessoas pra caminhar contigo? Por isso que é importante a conversa com empatia, por que mesmo que esse aluno te dê respostas horríveis e rejeite a ideia, se você conseguir ter uma conversa com bons argumentos isso vai fazer ele refletir mais tarde e quem sabe mudar de opinião. Até por que nem eu e acho que vocês também não querem pessoas reproduzindo discursos apenas. A reflexão consciente é o ponto principal. Parabéns pelo posicionamento!
Meu pensamento é: se eu fosse criada como ele, com as mesmas experiência, mesma família etc será que eu não pensaria como ele?
Essa reflexão me deixou muito mais tolerante!
Parabéns professor!
EXATAMENTE! Estou aplaudindo com uma mão pq com a outra eu estou apontando para o céu e dizendo "obrigado Deus, alguém me entende".
Tá certíssimo., Entendo que nem todos os dias a gente tem paciencia para esse exercício de ouvir o outro lado (especialmente quando absurdos e violência estão sendo vomitados), mas é importante que a gente tente exercitar esse lado paciente, especialmente se a nossa proposta é de militar e tentar mudar alguma coisa. Apontar o dedo na cara dos outros e gritar "opressor!" não vai resolver a situação.
Carlos Caetano Infelizmente muito militante quer mudar quase a força porque ele simpatiza com no Bolsonaro.
"Você não consegue sair desses seus muros sociais, eles são muito aconchegantes, mas eles são também de fato opressores" Mahmundi rainha da sensatez.
Casa dos Devaneios RA-I-NHA DA SENSATEZ! Nem consigo descrever o que senti com esse vídeo. Aff! Meu Deus!
Sim! Eu amo demais a Mahmundi... já acompanho ela há um tempo. Tenho inveja das amigas da Julia! HAHAHAHAHAHA Que nada, quero mais é que ela continue trazendo seres iluminados pra esse canal mesmo.
Paulo Freire já disse “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.”
Guto Cruz 👏👏👏👏👏
Guto Cruz Paulo Freire, o meu grande mestre!
A educação sempre é a questão
Guto Cruz Paulo Freir sempre mitando
amamospaulofreire
Os comentários desse vídeo mostram exatamente o quanto o papo é necessário. Todo mundo falando de falsa simetria, poder estrutural, qual é o conceito certo de opressão e bla bla bla. Mores, vamo abrir a cabeça pro debate? O que faz o teu conceito ser tão inquestionável, inabalável e inatingível? O que o teu comportamento agressivo impondo os conceitos que você toma com 100% corretos tá ajudando alguém? Por que só a visão da sua bolha tá certa? Ninguém é obrigado a concordar com tudo que o vídeo falar mas o despejamento de ódio e acusações gratuitas aí só prova o ponto do vídeo meu bem.
O feat dos meus sonhos!!! Eu amo TANTO as duas ❤️ Tão pertinente tudo que foi dito. Nossas bolhas são maravilhosas, mas fora dela tbm tao precisando de desconstrução. Muito mais que na nossa bolha inclusive. Não vamos fechar as portas pra debates com quem pensa diferente da gente... É o que mais vale a pena ❤️
lindaaaaaaaaaaaaa
Te adoro.❤️
Lindíssima, falou tudo!
Tá Querida, meu sonho é um feat seu com Jout Jout 😍 te amo dona Junqueira
Mas pera, o vídeo não é sobre desconstrução DENTRO da bolha? Entendi que o grande ponto é justamente sobre entender quem tá fora da bolha AND não criar bolha dentro da bolha. Alguém também?
Se meu feminismo não conseguir dialogar nem com a minha própria mãe, é porque estou no caminho errado, então a gente começa a relaxar e ver que nossas lutas tem que atingir pessoas como as nossas mães, nossas irmãs e familiares que estão lá se matando de trabalhar e não puderam ir nos mesmos espaços que nós! Obrigada por esse vídeo
Anna Victoria Silva Guerra muito isso!
É o que me falaram: "As pessoas estão mais preocupadas de provar pontos do que criar pontes" :(
Um dos pontos mais importantes citados no vídeo: "todo mundo quer dar uma opinião. Às vezes é uma opinião merda, mas não importa: querem dar opinião".
E aí pessoas da MESMA causa, ao invés de entenderem que estamos todos em constante aprendizado, ficam procurando a falha do outro pra apontar o dedo e dizer "você não sabe defender a causaaaaa".
IGUALDADE. Igualdade. Respeito.
Se tivermos ISSO como o centro de tudo, com a intenção de entender e ajudar o outro, muito problema vai acabar.
queria te dar uma abraço, é exatamente isso...
DESCONSTRUÇÃO DA DESCONSTRUÇÃO
da até nome de um filme "desconstrução da desconstrução: a metalinguagem" AHUAHuAH
SENSO CRÍTICO
issso
O que eu vejo é que as pessoas não entenderam o vídeo. O fato delas terem dado um exemplo que não foi simétrico, fez com que a maioria desconsiderasse todo os resto do vídeo. Esse olhar de patrulha é muito ruim, pq você só fortalece quem já é o opressor, pq fica com "guerrinhas" dentro do próprio grupo.
Eu preciso de um vídeo da Julia e do Caio debatendo um do lado do outro, por favor: façam isso acontecer!
up
Up
"No Facebook igual barata tonta" resumiu nossa geração... Se não fosse triste seria cômico kkkk
Olhem o meu relato: num grupo feminista de WhatsApp eu perguntei se alguém sabia de como eu poderia me aproximar de Índios que tinham suas terras tomadas, para poder ajudá-los. Gente, eu fui massacrada! Disseram que eu não precisava lutar por eles porque eu não tenho lugar de fala. Mano, quanto mais gente puder ajudar, melhor! As pessoas tão entendendo nada.
"A GENTE CRÍTICA PRA TER RAZÃO" ... Meu Deus, eu tô muito impactado!
Tava tão ocupada hoje pra levar esse tapa na cara mas aceito porque é necessário pensar e é muito difícil da minha óptica. Ao mesmo tempo que preciso me defender não devo oprimir porque minha luta é por igualdade... Algo me diz que ainda vou assistir esse vídeo muitas vezes... Obrigada Jout e Mahmundi ❤️
Nos comentários vemos bons exemplos de atacar quem não é o inimigo. Muitos simplesmente chegaram na defensiva e de um modo estúpido só comentando a primeira coisa que pensaram.
Julia só arranja gente boa prafazer feat! socorr! NÃO VAMOS VACILAR POVO!
Gravar na cozinha dá um quê tão intimista que a gente se sente muito confortável na sua casa, Jout Jout. Obrigado.
De fato, não havia pensado que preciso exercitar a empatia por todos e não somente pelos que compartilham da minha opinião. Obrigado por mais essa lição.
A gente vai se fechando em grupos com pessoas que pensam como a gente, são desconstruídas e esquecendo que A MAIORIA das pessoas não são como nossos amigos/colegas desses grupos que escolhemos. Então quando chega o momento de enfrentar a realidade, levamos um choque. Nessa de ficar em grupos deixamos de passar adiante aquilo que aprendemos e estamos aprendendo, esquecendo que um dia fomos como aquela maioria.
Chei Oliveira a tal da bolha universitária, a gente vive uma realidade muito diferente do que a maioria tá inserida
A famosa bolha social, e mecanismos como os de "lugar de fala", "ambiente seguro" e outros só reforçam ela. "Quando todas as vozes se tornam uma, as ideias morrem."
Nossa sim!!!
Passei exatamente por esse momento de transição.... No dia que eu percebi que ser agressivo não agregava ninguém a causa nenhuma. Só causa mais repudio! Não é sobre ter razão é sobre informar. Vocês são maravilhosas!
@mayaramader , "não é sobre razão, é sobre informar." Exato!
clap clap clap
ruclips.net/channel/UCBWieUE7BAll_SAR_UT0zSg
Por isso sempre digo, a melhor forma de convencer é com exemplo! Vamos gastar mais tempo revendo nossos comportamentos e menos tempo reparando o comportamento dos outros. Não adianta tentar quebrar padrões criando outros.
Eu tenho andado muito decepcionada com a militância ultimamente. Justamente pelos motivos que vocês abordaram no vídeo. Eu tentei muitas vezes mostrar pra galera que a gente pode lidar com as coisas de uma outra forma, mas tem gente que só quer gritar tão alto que não escuta mais ninguém. Eu me cansei tanto disso que larguei de mão a militância de internet e passei a aplicar muito mais no meu dia a dia. Não leio mais os comentários de posts sobre essas questões, não participo mais das tretas, nem faço textão. Sei que não é o melhor caminho, mas isso tudo passou a me fazer mal e eu tô tentando me recuperar. Enquanto isso, eu sigo levando o feminismo e as demais questões sociais de forma clara e simples para as pessoas que não tem tanto acesso a informação como eu tenho, sempre tentando entender o contexto de cada um.
Isso.
Nossa, você disse tudo. Cansa...
"A gente quer papai e mamãe pensando igual à gente até ao final do jantar" - definiu tão bem, é isso!
Adorei esta collab "pedrada na cabeça".
Cheio de exemplos de olhos de patrulha nos comentários. Gente que não compreende (ou finge que não compreende) a discussão importantíssima trazida pelo vídeo, e se apega a pequenos detalhes do que foi falado pra problematizar (e fazer justamente o que o vídeo critica).
Nossa, tenho um amigo que é exatamente essa cara sem camisa com a cerveja na mão, ele é super aberto mas o esteriótipo faz com que pessoas fiquem boladas com a presença dele em alguns ambientes. Sempre achei bizarro mas é exatamente isso. Vídeo necessário.
Meu namorado foi criado pela mãe e ele entendeu tanto a vida dela que em alguns momentos ele me ensinou coisas sobre ser mulher e ter os meus direitos, minhas voz. E mesmo assim, mesmo ele me vendo como ele o tempo todo, tão capaz quanto, já vi torcerem o nariz pra ele por ser hétero e branco. É lamentável cara. A galera ficou tão na defensiva que começou a atacar.
SIM SIM SIM CARALHO É MUITO ISSO! Tenho alguns amigos com a mente mais conservadora (e dentro do esteriótipo q vc disse), tiveram outra criação e etc, e as pessoas n entendem q ao invés de chegar e falar "xô hétero" um "vem cá hétero deixa eu te explicar uma coisinha" é bem mais efetivo, esses amigos meus já entenderam coisas que em discussões de facebook pra ver quem tem mais razão, não iriam digerir e compreender.
NOSSA TADINHO
A gente qr q as pessoas mudem mas nao damos espaço p elas aprenderem a mudar.
Lindíssima, falou tudo
Essa reflexão tinha que ser estampada em todas as esquinas
Que vídeo!!!! Obrigada mais uma vez! É isso: olhar de patrulha. Gente que tá a postos esperando qualquer coisa pra nos apedrejar como se fôssemos nós o inimigo. Tá faltando muuuuuita ponderação.
muito demais
Pelo visto abril é o mês das colabs com mulheres sensacionais no canal Jout Jout Prazer. Que vire tradição!
"Como que a gente pode somar numa luta que ainda está sendo construída?" (MAHMUNDI, 2018)
Às vezes o importante é saber as perguntas, não as respostas né.
Olhar de patrulha. Tá teno nos coments aqui, a rodo.
Isso me lembra daquele pessoal vegano q fica contra os vegetarianos
Luiza Zanatta pensei mt nisso tbmm
Do caralho!!! Ai sim, ta aí um bate papo que deveria se espalhar. Massa
Lucy Mizael Amei te ver por aqui!!
Mais cabuloso nesse cenário todo, é que cobramos uma espécie de perfeição com posicionamentos absolutos. Sejam eles ideologias, comportamentos e posições.
Galera, a única constante da vida é a mudança. Se olhar alguém com um posicionamento diferente, enxergue como uma possibilidade de diálogo e abertura. Se olhar alguém cometendo um vacilo, ajude a não repetir esse erro é ambos desfrutarem de uma caminhada mais coerente.
Enfim, tamo junto nos erros e acertos.
Meu Deus!!! Eu não acredito que esse vídeo ta aquiii! Eu PRECISAVA disso, tipo muito! Eu SEMPRE pensei isso.
Esses dias teve aquela polêmica do vídeo da menina que colocaram droga no copo dela, aí, um cara fez um outro vídeo fazendo uma graça com essa situação. De primeiro momento, eu não tinha visto nenhuma opressão, eu (infelizemente) achei graça e compartilhei esse vídeo no facebook. Minha amiga, feminista daquelas, começou a falar um monte pra mim, com um ÓDIO que nunca se viu falando que aquilo tava tirando sarro de coisa séria, sobre meninas que são abusadas e tudo mais.
Eu entendi tudo que ela disse, eu refleti e realmente o que eu compartilhei não tinha graça alguma, mas a FORMA como ela falou, ACABANDO COMIGO, como se eu fosse a pior pessoa do mundo, foi terrível. Ela podia ter falado de um jeito mais normal, mais tranquilo, sem ser tão agressiva.
As vezes a gente não percebe o nosso erro, as vezes a gente não teve acesso aquele erro pra nos descontruir... como o vídeo disse, é um processo. Não tem como ser totalmente desconstruída de um dia pro outro.
Toda esse jeito agressivo de falar que anda tendo, tá me dando medo de tudo, até de postar uma foto no facebook, porque as próprias pessoas que você defende vão ACABAR com você, porque acham que você tem que estar 100% desconstruído...
Julia Barreto concordo....e isso afasta as pessoas de movimentos importantes por passar essa imagem agressiva!
MUITO REAL
MEU DEUS SIMMM
Paulo Freire (gênio) já falava isso! É triste quando o sonho do oprimido é ser o opressor...😞
André Memória uma pena suas ideológicas sendo desqualificadas num momento e mudanças culturais tão importante pra nossa sociedade.
Michel Foucault também :)
Maravilhoso ele. A gente ainda nao absorveu o que essa frase significa.
CARALHOOOOOOOO SIM!!!!!!!
André Memória nossa! foda!
"Lembrem-se de quem é o verdadeiro inimigo"
Jogos Vorazes
Você também pode estar presenciando o momento de transformação daquele cara... (Há muita gente tentando ser melhor a todo tempo). Ótimo tema! Parabéns, Jout Jout!
O “olho de patrulha” é o que mais tenho presenciado nos círculos que se dizem desconstruídos... é bem triste isso! Mas entendo que é preciso fazer uma auto-reflexão e análise para entender quando age dessa forma, e nem todo mundo alcançou esse nível ainda.
"A gente quer papai e mamãe pensando igual a gente até o final do jantar" JoutJout
UAU! Esse vídeo foi um dos mais importantes que já assisti aqui. Me senti totalmente contemplada e até me emocionei. Infelizmente conto em uma mão as pessoas que eu posso falar sobre isso. Hoje vocês duas (e o caio junto inclusive) me mostraram que sim, eu vou encontrar mais pessoas capazes de conversar de maneira saudável e aberta sobre tantas outras realidades. Nós humanos somos tão complexos, temos tantas vivências, associações derivadas de experiências únicas. Como poderíamos nós que possuímos tantas limitações, julgarmos tanto o outro e esperar tanto dele. Nós damos o que temos, e infelizmente nem todo mundo tem a possibilidade de dar o que a outra pessoa precisa. Muitas vezes a pessoa não é nem mesmo capaz de se dá o que precisa. São muitas subjetividades, são literalmente mais de 7 bilhões de subjetividades e se não tivermos um olhar de compaixão e empatia para com o outro independente de quem ele for, não iremos conseguir nos resolver enquanto indivíduos nem enquanto sociedade. É muito interessante e importante lembrarmos que todxs nós já fomos crianças, passamos por muita coisa que nem mesmo lembramos, nossos mecanismos de defesa e ataque foram criados e nem sabemos o porque muitas vezes. E ai fomos crescendo, viramos adolescentes e adultxs em sua maioria sem conhecer a si próprio. Que haja mais AMOR pela vida da outra pessoa e menos julgamento, menos olhar de patrulha e mais acolhimento. Somos tantos e precisamos uma da outra (o). Que carinho energético foi esse vídeo. Fiquei muito feliz assistindo e muito grata. Me imaginei junto de vocês. Que orgulho! Um beijão enorme!
Débora Aymée adorei seu comentário, moça! As vezes dá um desânimo de achar q não tem gente pronta p ter esse papo. Mas tem, as pessoas só precisam se encontrar e ousar tocar nos assuntos p serem acolhidas. Enfim...sorte p nós....eu tenho esperança
Ai que ótimo! E sim! Com certeza, precisamos acreditar mais nas possibilidades e ousar compartilhar, iniciar uma conversa. Sempre há chances de surgirem muitas trocas nutritivas! Vamos que vamos cheias de esperança e ações positivas! A transmutação só está no começo!
Caio sempre dando aquele embasamento acadêmico básico...haha
Caralho, não consigo nem expressar o quanto esse vídeo e impactou.É fácil dizer que o “mundo” precisa de mais empatia , mas continuar sem admitir que EU preciso ter empatia e tentar me colocar no lugar do outro!Foda
Eu penso muito em respeito disso, como na maternidade, que é o que vivo hoje, colocam as mães em dois sacos as “pro parto humanizado e amamentação e afins” e as “pro cesárea, mamadeiras e afins”. Quando era pra gente se unir, pq a maternidade é uma parada muito difícil e daí quando me vejo jugando as decisões de uma mãe, sem me colocar no lugar dela, sem saber a realidade dela.
E meu exercício de 2018 é não julgar o outro e sim ouvir, respeitar e procurar entender e só depois dar uma opinião se couber.
Amei o vídeo, Júlia como não te amar? Não conhecia a Mahmund, mas a partir de agora já amei tbm. 💗
Eu sempre estou tentando entender o feminismo e sempre fico em dúvida do que posso ou não posso falar para ajudar sem ser errado ou sem ofender por ser homem.
Eh foda pra gente né? Pior que o machismo tb nos oprime. Falta empatia as vezes =/
Dario Pato o seu papel é perceber a sua condição de privilegiado, tentar na sua vida cotidiana não se aproveitar deles (por mais que as estruturas sociais encaminhem tudo pra isso) e conversar com seus amigos homens, quando for pertinente, sobre a condição deles de privilegiado, chamando atenção, por exemplo, para piadas machistas e comportamentos opressores e violentos com mulheres
Só uma Plantinha Essa sua fala é um belo exemplo de quem está ofuscando o protagonismo real da coisa. Jamais uma mulher será menos oprimida que um homem pelo machismo. Você pode falar com seus amigos homens sobre isso, sobre como é problemático para a sociedade inteira. Mas quando estiver falando com una mulher, entenda que é o momento de você ter empatia e ouvi-la, porque o fardo que ela carrega é maior que o seu. O seu fardo é legítimo, mas tem que ser discutido em outros lugares. Ou, se for falar disso com uma mulher, entenda e se coloque de forma que fique bem claro que vc entende que o protagonismo é dela, ainda que existam questões que também te atinjam.
Sempre converso com minhas amigas para me socorrerem quando não estou entendendo alguma coisa ou mesmo para perguntar se minha atitude é certa com relação a alguma situação. O simples ato de ceder ou não o lugar para uma mulher sentar no metrô já gerou uma conversa maravilhosa.
Diálogooooo s2 a gente tá nesse mundo pra se amar e crescer junto. Eu tava percebendo que tava intolerante com gente intolerante, e o quanto tudo isso é paradoxal, enfim, desconstrução diária (e muita, muita conversa).
ESSE VÍDEO É TÃO IMPORTANTE!!!!!!! basicamente todo vídeo desse canal é importante, ave maria, obrigada anjos!
Nossa, vivi esse negócio de ter q ter uma opinião imediata ontem mesmo. Sempre q o pessoal descobre q eu sou vegetariana deduz q eu sei tudo sobre veganismo é já quer fazer uma discussão política/social/econômica (ou tudo ao mesmo tempo) falando se o futuro vai ser vegano ou não. Eu não sei dessas coisas, logo n discuto, aí o pessoal já fica falando como o meu vegetarianismo n é válido pq eu n sou UAU MILITANTE. Po, muito chato isso.
Victoria De Lucia somos duas!! Meu Deus como isso é chato! Já ouvi tanta coisa... E nas jantinhas por aí é fatal né, tem comida, o vegetariano já vira assunto e a gente só queria comer quietinho, drogaaaa
Vivi Lemes SIM!!!!
Eu: Quero não, obg. Parei de comer carne
Outro: Não mas isso é bobeira pq meus ancestrais não caçavam alface, pq precisamos de proteina e ferro e B12, e a plantação de soja, e planta tbm é ser vivo... 🙄
Não entendo isso, não ataco ngm, só falo q não vou comer carne e a pessoa já se arma toda. Acho q é a consciência pesando.
Nossa isso aocntece muuuuito comigo também
Também não consigo entender. Em algumas vezes já me pareceu que falar "não como carne" foi o mesmo que xingar a mãe. -.-'
"nós somos os adultos de hoje!"
Esta frase é um soco no estômago. Não estava preparado para esta informação!
A cada vídeo uma nova desconstruída. Obrigado !!!
Rafael Lemos é foda perceber isso, acho q parei pra pensar nisso a primeira vez q disse pruma criança "nossa como vc tá grande, lembro de ti vc era um bebê" kkkk
Leticia Brandao eu vejo isso com meus primos, por exemplo. Maiores do que eu, namorando, terminando ensino médio.. e eu fico (?!)
Rafael Lemos vdd baita soco mesmo, qndo crianças almejamos tanto essa fase..rsrs agora q estamos nela...parece q nao eh real, eh muita pressao...rsrsrs
“Nós somos os adultos de hoje” eu ri de nervoso
Empatia é a ferramenta que todo mundo deveria usar na vida.
Eu senti esse vídeo como um abraço de uma amiga com direito a cafuné e chá.
OI JUUU
O mundo precisa desse vídeo!!!!. Estudo direito e diversidade na faculdade e discutimos muito essas questões. E a chave para todos os movimentos que procuram ser aceitos é justamente a alteridade, não podemos ver todos como iguais, cada um tem sua mentalidade e para chegarmos em todos as pessoas devemos nos sensibilizar e ir com calma. Muitas pessoas estão defendendo novas ditaturas sem nem perceber. Compartilhando com o máximo que eu conseguir. Amei demais vocês ❤❤❤❤❤❤
Meninas eu fico muito feliz de ouvir vocês falando assim, Sou Católica e tenho ouvido muito seus vídeos JoutJout e adorei a fala da mahmundi, sei que há muita discordância destes dois universos, Católico ou religioso e o Feminismo, mas existe o repeito que podemos viver, chegar nesta maturidade realmente é difícil...meu coração também se sente mais leve depois de ouvi-las...
Tais Andrade ❤
Infelizmente o feminismo já nasce em confrontamento radical aos dogmas católicos, o feminismo pode mudar com o tempo mas os dogmas não... Como foi dito no video não é questao de socar a doutrina goela a baixo mas entender os fundamentos. Ficamos tentados a consiliar as coisas devido a forma acolhedora do discurso, ao chegar da hora, fiquemos com o que está construido em cima da pedra.
A areia o vento levá.
Pausa pra aplaudir o sorriso lindo da Mahmundi.. misericórdia
Bruno Trindade reaal, quando ela abraçou a joutjout eu ate pausei admirar
Esse exemplo do homem hétero na balada foi uma facada no meu coração.
Eu amei esse vídeo e vou defende-lo com o meu coração!!!!!! Meu pai é um ex militar de 78 anos de idade, e é o homem mais feminista e cabeça aberta de 78 anos de idade que conheci na minha existência. Alguns momentos ele tem alguns pensamentos fechados, mas sério. Quando um cara desses chega pra você, em um almoço, passando uma reportagem sobre ABORTO e diz: "Olha que monte de homem discutindo sobre aborto lá. Ta tudo errado, sinceramente nem eu deveria opinar sobre isso, até porque, o corpo não é meu. Nenhum desses caras deveriam estar ali falando sobre isso." Sério. Só queria aproveitar este espaço aqui pra enaltecer o meu pai.
Um beijoooo bem grande pro teu pai, e que ele passe esse pensamento pra tua família inteira, se possível. ahahhaha ❤
Quero ser amiga de seu pai 😍💓
Mana, me identifiquei demais com o que vc disse. Meu pai tbm é militar da reserva e tem 75 anos. Esses dias ele tava discutindo com minha família e falando que criança brinca com o brinquedo que quiser. Não tem essa de que menino não pode brincar com boneca. E depois ele ainda concluiu dizendo que era triste ver tanta gente machista.
Mas bom, fico muito feliz por seu pai tbm ser assim e acredito que existam muito mais homens mais velhos (e até militares mesmo) com essa abertura de pensamento. Talvez nós é que precisamos ter mais abertura para ouvir essas pessoas!
É por causa desse "olhar de patrulha" que eu me afastei dos movimentos de militâncias, principalmente LGBTQ+
so queria falar que esse foi, provavelmente, um dos melhores vídeos seus que eu já assisti. seus vídeos são sempre tapa atrás de tapa (e eu amo muito isso), mas esse foi pesadíssimo. AMEI DEMAIS!!! obrigada demais por isso, foi o start que faltava pra eu parar de cometer o mesmo erro sekpre, pqppp
Caraca, é isso! Esse vídeo abriu minha mente. Minha família é bem cabeça fechada pra esses assuntos e eu fico tão nervosa, querendo simplesmente que eles aceitem tudo e abram a mente, só que eles estão desde novecentos e bolinha com as opiniões formadas e eu não posso simplesmente querer que eles sejam desconstruidões. Vou tatuar esse vídeo em mim
Eu respiro 3x antes de mandar um ser se fuder e penso: "o que vai adiantar eu ficar ofendendo, se a única coisa útil é mudar o pensamento dele?". Precisamos de argumentos, de didática, de paciência e, principalmente, empatia.
minha mãe sempre me falava que eu era preconceituosa com o preconceito dela, depois desse vídeo eu consigo enxergar isso.
obrigada
A Mahmundi é um amorzinho😍😍😍😍
Exato! Eu não concordo com excluir totalmente os homens do movimento feminista, por exemplo. Não tô falando pra dar protagonismo e sim chamar pra vir junto, sabe? Como vamos mudar toda uma sociedade se a gente nem quer mostrar pra quem tá errado que ele tá errado? Não impor, não excluir. Mas mostrar, sabe?
Deixa de ser biscoiteira de macho, lugar de macho é bem longe do feminismo, o máximo que esses merdas podem fazer é ouvir o que nós temos pra falar e só.
alias me impressiona que você sendo uma mulher ache certo que seres que são estupradores por natureza pertençam a um movimento igual o feminismo.
Não tô falando pra chamar pra protagonizar o movimento, longe disso. E sim chamar pra conversar, pra saber sobre, pra educar.
Já fui chamada de feminazi, agora, biscoitera de macho é a primeira vez hahahaha
Foi chamada de feminazi porque ? e por quem ? pra mim você tem bem mais cara de ser biscoiteira com esse papinho de "incluir homens no feminismo" lugar de homem é bem longeee do feminismo põe isso na sua cabeça
Exatamente! Sinto que as minhas idéias foram representadas plenamente. Gente, a nossa luta é em pró do amor, liberdade e da paz. Nunca esqueçam disso. A união faz a força. #LoveWins ❤
JOUT JOUT, TRAZ UMA PROFESSORA PRO TEU CANALLLL
SIIIIM
oi
Um tapa na minha cara. Doeu. Obrigada.
Mahmundi é tão maravilhosa. Olha esse jeitinho de colocar esse tiro de discussão. Muito certeira e super cuidadosa. É céu e terra tudo junto nela. Explosão de delicadeza e pulso. Várias camadas. Cediagulha. E q voz macia é essa. aff. Apenas obrigada ♡
Nossa.... Percebi que tenho muitos pensamentos opressores....que vergonha de mim.
relaxa, mana.
apesar de eu ter aberto os olhos antes desse vídeo, eu ainda continuo trabalhando para não me tornar um opressor. Fico feliz por você e acredito que muitas outras irmãs de luta, se libertarão do radicalismo. Força pra nós! ❤♀✊
Eu acho que somos todxs errantes em algum momento. Mas o lance é nos mantermos vigilantes sobre nossos pensamentos e atitudes - e tb termos autocompaixão pq a gente erra mesmo e tdo bem (desde que a gente reconheça e se mantenha consciente para evitar errar).
Bia, eu tbem tenho não é fácil, mas
tamo junta
O importante é reconhecer e mudar
As pessoas tem dificuldade de se desconstruir pois exige sair de sua zona de conforto. Muitas vezes a pessoa é tão enraizada numa crença em que cresceu e se sente seguro ali. De uma " hora pra outra" aparece toda uma realidade nova (mesmo que maravilhosa) mas essas pessoas sentem que seu mundo desabou pois tudo que sabia, acreditava foi por água abaixo....aí vem o ego, o querer ter razão E de aceitar mudanças, reciclagens, nova era, sair de sua zona de conforto, peder privilégios e falta de empatia. Essas pessoas que ficam na resistência de aceitar. Por isso não é de interesse político, do Estado "gerar" seres, indivíduos com senso crítico, informação e educação. Mas as coisas estão melhorando sim e vão melhorar cada vez mais por isso o tema do vídeo foi maravilhoso!!!!!!!!!!!!👏👏👏🌻😘🌈Paz, amor, respeito e empatia!!!!
Preciso estudar para prova de microbiologia, mas tive que para pra ver esse vídeo! JOUT JOUT sério! Que te MARAVILHOSO! todo mundo deveria ver e entender.
Acho que acabei de assistir o melhor bate papo do canal. Me fez pensar em muita coisa. Inclusive, me fez lembrar que eu, quando criança, entendia que o feminismo era algo ruim, que veio para oprimir. Esse foi o conceito que chegou na minha família e que eles acabaram passando a diante. Só depois que cresci e busquei diversas fontes de informação que fui descobri do que se tratava o feminismo. Tem muita gente que vem de uma criação conservadora, e isso se deve à falta de educação. Falo isso de forma macro mesmo, as pessoas precisam chegar na educação pra que elas possam entender sobre esse tipo de questão, e sabemos que no nosso país isso é deficitário. É tão real isso de a gente ser criança e achar que o que os pais falam é o certo, mas quando a gente cresce percebe que eles não estavam certos de fato. Esse vídeo é muito maravilhoso, gente. Rss. Ainda nos faz pensar que podemos errar, mesmo já sendo uma pessoa desconstruída.
Legenda na fala do Caiãaaao uhuuuuul 💞💞
Hems ET podia ter sempre, né?! 💖
Siiiim mana, seria incrível
As pessoas precisam entender que sempre vai ter pelo menos 1 pessoa pra discordar, não tem como existir um mundo em que todos concordem e tá TUDO BEM!! Não tem necessidade de se estressar com tudo por aí. Vc tem que entender o inimigo e tentar dialogar a partir daí. Toda vez que eu tentei falar algo assim em alguma situação só tomava porrada! A questão toda é unir as pessoas e não gritar e bater, desse jeito os outros vão só te ignorar e ficar com raiva. Gritar e bater só em situações extremas
Que bom que você trouxe esse assunto para discussão e reflexão Júlia! Existe um trabalho incrível sendo realizado pelo Dominic Barter (DominicBarter42 - figura pública no Face) em várias capitais - é a Introdução à Comunicação não-violenta. É uma vivência de 2 dias na qual praticamos a escuta empática e alguns momentos de fala do Dominic Barter sobre vários conceitos. Trata-se de uma experiência inclusiva já que ele trabalha com o conceito de co-responsabilidade financeira e co-responsabilidade organizacional. Mães e/ou pais podem levar seus filhos (bebês, crianças) porque há espaço de cuidado para elas. Uma fala dele muito marcante que vai ao encontro da discussão do vídeo é: quanto mais nos distanciamos do conflito, mais alto é o grito e a necessidade de criar muros e usar armas por parte de oprimidos e opressores. Parabéns pela sua iniciativa. Vida longa e prosperidade a todos envolvidos!
tem gente q acha q o feminismo (ou qualquer luta) é um chip do Matrix q a gnt instala na cabeça e pronto, já aprendeu tudo, já mudou de comportamento, mas não é assim, é tudo uma questão de construção que pode durar o resto da nossa vida. o importante é sempre buscar saber mais.
hahaha eu tenho um primo assim, arrumou amigos dexxxconstruídos que chama de família, porque não consegue debater ou tentar explicar nada ninguém da própria família sem parecer que tá em um tribunal (estudante de direito), um dia desse uma tia que SEMPRE ajudou a família dele falando comigo disse "Ele tá mudado, estranho"...
OBRIGADA POR ESSE VÍDEO!!!
Pessoas escutem, observem, leiam, questionem, mudem de ideia, conversem, troquem ideias e sejam empáticas! Amei ♥️
Momento poesia: um nó que eu dei na minha garganta, um grito que eu dei mas que não desabafou. Esse vídeo. Uma quase paz e no lugar da luz no fim do túnel, uma luz pra guiar o caminho.
Primeiro eu não queria que esse vídeo terminasse. Vou fazer uma camiseta com a frase da Mahmundi "Eu não vou gastar energia com um inimigo que não é meu".
A galera precisa ter empatia e um discurso com uma comunicação pacífica, gritos só formam uma grande feira livre.
E sobre o assunto inicial, vejo isso e muitas vezes já fiz isso, tento me policiar e abraçar o outro. A gente precisa entender que qualquer pré julgamento não é legal.
MARAVILHOSOOOOOOOO. Tem trechos que enche os olhos de lágrimas...principalmente quando a JoutJout falou sobre quando era criança e pensava ...será que esse adultos sabem o que estão fazendo??? Creio que será essa mesma pergunta que as crianças da próxima geração fará no futuro. É de arrepiar! Eu sinto que tudo, tudo está por um fio...uma insegurança pessoal e do mundo em geral, danada.
Participo de um grupo do Facebook de feminismo, de maioria radical, e apesar de concordar com alguns pontos, discordo de outros. E normal. Cada um, uma vivência. Porém quando alguma mina de outra vertente, ou com pensamento diferente, ou até por ser leiga no assunto, era muito atacada. Me sentia errada por discordar dos pontos que a maioria defendia com muito ódio. Achava que eu praticava um falso feminismo. Nunca tive coragem de discutir questões feministas por pensar que não sou intelectual o suficiente (?).
Só vamo ser amigo, gente, pelo amor de Deus.
Natália Narumi esse lance de n discutir feminismo pq n acha inteligente é muito real!!!!!!!! Parece que vc tem q assistir todos os filmes, livros, documentários, palestras, vídeos disponíveis na internet p falar um a. E sempre com palavras muito elaboradas, frases prontas
Natália Narumi Tudo que for extremista é terrivelmente ruim, incluindo feminisrmo. Precisa-se de muita calma e paciência para lidar e ensinar feminismo aos outros, não será com agressões infantis de grupos iguais à estes de Facebook que conseguiremos algo! :)
Acho q o q falta é empatia mesmo. Apenas. Pra discutirmos certas questões sem precisar atacar ninguém, e nos lembrarmos que estamos todos crescendo, apenas em momentos diferentes. O feminismo n pode se tornar uma competição de quem é mais desconstruído, muito menos entre as próprias mulheres. E mana, sobre n se sentir "intelectual" o suficiente pra falar de feminismo, eu te entendo, mas tem uma coisa q me ajuda muito: sou mulher. Se vc é mulher na nossa sociedade, vc automaticamente sofre machismo. E isso já é suficiente pra ter todo o potencial do mundo pra discutir feminismo.
Juliana Silva acredito que você tenha me interpretado errado. pouco me importa se acham "bonitinho" o que eu falo, apenas quero uma discussão com troca de conhecimentos, visto que o grupo abre espaço para isso. se não tiver afim, não venha trocar ideia. não é como se eu chegasse jogando opiniões, pois também gosto de ler sobre diversas perspectivas a respeito de algum assunto. o que, claro, não elimina minha ignorância. somos todos ignorantes, e a partir do momento que reconheço isso posso aprender coisas novas.
enfim, fiquei descontente com seu comentário, mas acredito que entendo o que você quis dizer. é foda bancar de professorinha pra um assunto, em tese, de fácil acesso a todo mundo. só queria me sentir a vontade num espaço que acredito estar inserida.
Se você discorda do feminismo radical é porque no fundo você ainda têm peninha de macho, homem bom é homem morto, para de defender homem eles são todos vermes que matam, abusam, assediam e estupram mulheres e crianças, são seres deformados por natureza
Sobre esse assunto, acredito que essa desorganização dos movimentos são por questão filosófica. Praticamos uma abordagem que visa a REVOLUÇÃO, e a verdade é que revoluções não acontecem pacificamente. A MUDANÇA sim. É um trabalho de formiguinha que faz as pessoas abraçarem as causas que defendemos, e não essa reação violenta a tudo. Isso nos torna reacionários. Usar da empatia que todo ser humano tem enterrado dentro de si pra enxergar o outro é muito mais efetivo do que apontar as armas. Eu sou homossexual, e cresci em um ambiente muito homofóbico, inclusive entre amigos. Fiz meu trabalho de formiguinha e hoje tanto os amigos quanto a família estão do meu lado. Se nós trabalhamos para transformar o nosso redor, com a nosso exemplo e humanidade, as pessoas vão colando devagarinho, participando aos pouquinhos, abrindo a cabeça aos poucos. É isso que um casal lésbico na TV aberta faz: humanizar. Repetir discurso e brigar na internet só mostra que muita gente tá fazendo campeonato de lacração e isso não contribui para a causa, só dá poder pra quem quer usar o preconceito como combustível para transformar o desconhecido em massa de manobra.
Excelente vídeo. Inclusive amo Mahmundi
Meu Deus do céu, um vídeo desses deveria passar em tv aberta cara. Que maravilhoso, obg ❤
*Respeito máximo por este canal!*
Canal NB você por aqui ah
Eu já me senti oprimida por uma galera que eu curtia demais... Só pq "esteriótipicamente" (kkkkk... Nem existe essa palavra!) eu destoava... O que é estranho é que fazem uma bela apologia de que a imagem não é importante... que o que é importante são as idéias...as atitudes...Mas não acolhem um sujeito novo no grupo pq não tem o mesmo "style" que ele.
As pessoas precisam viver mais o que discursam...
Cara, eu sempre pensei nisso! Se eu não quero algo pra mim também não vou fazer, esse é o meu inicial :)
Imagina se todo mundo pensasse assim? Ia ser pelo menos um pouco melhor
♡
Acho que uma frase do Paulo Freire cabe bem aqui:
“A luta pela humanização, pelo trabalho livre, pela desalienação, pela afirmação dos homens e mulheres como pessoas, como ‘seres para si’, esta luta pela humanização somente é possível porque a desumanização, mesmo que um fato concreto na história, não é, porém, destino dado, mas resultado de uma ‘ordem’ injusta que gera a violência dos opressores e esta, o ser menos. (…) O ser menos leva os oprimidos, cedo ou tarde, a lutar contra quem os fez menos. E esta luta somente tem sentido quando os oprimidos, ao buscarem recuperar sua humanidade, que é uma forma de criá-la, não se sintam opressores, nem se tornem, de fato, opressores dos opressores, mas restauradores da humanidade em ambos. E aí está a grande tarefa humanista e histórica dos oprimidos - libertar-se a si mesmos e aos opressores. (…) Só o poder que nasça da debilidade dos oprimidos será suficientemente forte para libertar a ambos.”
um vídeo de 20 minutos lançado há dois minutos e já tem deslike. haters gonna hate, baby
Bom, a gente vem aqui e ve o video, e as vezes fica incomodado com esses haters. Mas rapidinho vamos embora e fica só a memoria do video da jout jout maravilhosa (afinal, q q são haters perto dessa maravilha da jout jout né?). O ódio deles dura pouquíssimos segundos na nossa vida. Mas já eles... Bem eles são obrigados a conviver pra sempre com eles próprios com todo aquele ódio interno. Tão ferrad....s
Que dupla
Que serviço esse vídeo, sério!! É muito importante mesmo! Tudo isso é sobre respeito, é tratar os outros como nós gostaríamos de ser tratados. Ninguém absorve alguma coisa positiva, por mais que o discurso seja, se ele for apresentado de forma odiosa. Vamos lembrar que também não somos os donos da razão e pensar no receptor da mensagem que queremos passar 💕
Jout Jout (realmente nunca te pedi nada), mas se der grava um video com um árabe mostrando que são gente boa como a gente! (Tô chocada com a atribuição de geral que "Al Jazera" é igual a "Al Qaeda" e que todo árabe que vê a emissora é terrorista). Vamos nos amar mais! 😘
Fernanda Medrado upp
up
up
Nossa, que ideia fantástica! Seria um vídeo super necessário para esclarecer os preconceitos existentes com os árabes...!
Hoje o vídeo do Gregnews foi sobre refugiados. Acho que foi gravado antes dessa polêmica toda, aí não abordou esse tema dos "árabes são terroristas". Vale a pena assistir no canal da HBO Brasil.
Cara, quando eu acho que não tem como melhorar vem isso. Todo vídeo eu comento "melhor videoooo" mas esse aqui me atingiu como um soco no estômago, sério. Assunto muito delicado e que precisa ser discutido com toda certeza, se nos colocarmos no lugar das pessoas, entender o ponto de vista dela e pelo menos tentar conversar, além de reconhecer que nós tbm falhamos e q não é legal quando alguém é agressivo com a gente mesmo q a gente tenha sido babaca, o rolê vai ficar muito mais legal. Amei, amei, amei esse vídeo mds❤
MEU DEUS DO CÉU QUE FELICIDADE ESTAR VIVO E VER MINHAS DUAS FAVS JUNTAS ❤
Allan Tolentino - Não Tão Sapiens SIMMMMMMMM
Eu era a pessoa que mais falava baboseira na adolescência. Já falei q n era feminista pq achava errado a mulher acima do homem. Na minha cabeça eles deveriam ser iguais e isso era o contrario de feminismo. Mas eu tive muita oportunidade de aprender sobre isso é mudei de opinião (ainda bem). Então, tenho uma historias sobre isso: enquanto eu tava na faculdade, montamos um coletivo feminista e fomos convidadas a dar palestras pra ensino médio pra falar sobre violência contra a mulher. Morri de medo. Estava certa de que os meninos seriam machos escrotos. Mas minha surpresa foi quando eu estava completamente errada!! E eu fiquei pensando vendo esse vídeo... Imagina se eu tivesse me fechado de cara? O dialogo construtivo nunca ia ter rolado e minhas esperanças poderiam estar mortas agora hahaha foi tão incrível o bate papo com os meninos e eles estavam tão abertos a escutar e refletir sobre isso que eu sai de la achando que o mundo tinha salvação.
Esse vídeo é mais um pontinho dessa salvaçao, Julia!! Isso é utilidade pública! Hahahaha muito obrigada
Duvido muito que isso tenha acontecido, homem é tudo merda, são todos misóginos, e se eu fosse você não ia ficar depositando muita esperança em macho não, é só você virar de costas e eles já estão espancando ou estuprando alguma mulher, eles são mestres na dissimulação viu ? no mais fique sempre com um pé atrás quando se trata de macho, eles são seres deformados por natureza
em 2018 e já tava rolando a cultura do cancelamento...
MAHMUNDI EU TE VENERO! Para mim uma das coisas que influenciam nesse cenário é a cultura do BLOCK na Era Digital. Então eu não preciso conversar com você, discutir com você, eu não posso discordar de você e continuar te amando e respeitando enquanto pessoa. Se eu não concordo eu te BLOQUEIO, EXCLUO, você não faz mais parte da minha bolha e pronto. Isso é muito improdutivo, deixa as relações frias, superficiais e não permite que a gente evolua muuuuuitas questões. Arrasaram meninas, amo vocês!