Sim é porta de entrada para usuário novos e básico. Instalei aqui no PC de casa e todos que usam amam. E quando me perguntam digo que é a mais nova versão do Windows. Palavras deles -- Nossa ficou muito melhor e mais bonito.
Meu pai! Os seus usuários devem ser super leigos, afinal de contas, bem ou mal, a interface do Windows 11 dá uma surra de foice no Gnome, ainda mais com a integração com o Copilot, e olha que nem windows eu uso. Não, deve ser sarcasmo.
Uso Fedora Workstation desde o ano passado no meu iMac de 2018 e até agora super estável e rápido, tem sido muito boa experiência e em compatibilidade de hardware é top.
eu gosto muito e usava só o PopOs... só que ele bugou de mais nessas últimas atualizações, eu migrei para o Fedora... que eu ja tinha o testado recentemente e está muito superior atualmente...
Sou um Usuário de Fedora a 9 meses e eu tô curtindo MT o fedora 40 uso a versão ostree e é bem fluído e seguro contra quedas de energía , recomendo pra qm ainda n testou , ótima distro
5 meses tem esse video e sinceramente, embora a beleza e as tecnologias de ponta, estou voltando pro UBUNTU. O motivo ? A cada atualização tenho que reinstalar drivers nvidia. Para quem edita videos ou outras tarefas que exigem o maximo de placas nvidia, ficou dificil a partir da versao 40.
11:32 realmente é notória o processador Amd trabalhando mais frio e o cooler da fonte de energia nao dispara... tem um gerenciamento de energia certo... sou ex PopOs
Depois de décadas tentando o usar linux como sistema para produção, há uns cinco anos atrás conheci o Fedora porque não há um único aplicativo Windows que faz download de vídeo. De início ficava lá e cá, depois assumi o Fedora Studio, era muito bom, não tinha que reclamar. Como me aprimorei na minha nova atividade o não havia jeito de instalar o Davinci Resolver, fui obrigado a voltar pro Windows, mas o pior é que havia constatado que o Gnome estraga os monitores, marcando e manchando com sombras. Nunca vi ninguém tratando disso. O fedora bem poderia ter continuado a dar suporte a Spin Stúdio, pois a do Unbuntu comigo não funciona, ele é muito mal otimizado. Não há uma distro brasileira que pensa no artista pobre digital para empacotar todos os plugins dos principais programas, poruque quem tem saco de ficar pesquisando e lendo e quebrando a cabeça para instalar um addon? e que ao fim nem vai funcionar... A situação das distro de linux do brasil é pra esquecer.
Não acho que ela seja para iniciantes em sua versão padrão Gnome, mas na cinnamon ou KDE sem duvidas, apesar que para mim a gnome é de longe a interface mais bonita, com alguns ajustes a meu gosto fica perfeito, mas Linux é isso não a certo e errado você monta e ajusta de acordo com seu gosto e pc.
Nenhuma Rolling release é boa para iniciantes. A possibilidade de quebrar coisas e o curto ciclo de releases gera problemas para quem não sabe resolver problemas do Linux. A melhor distro para quem é iniciante é alguma versão LTS do UBUNTU (que não por acaso, é a versão mais popular do planeta), além da possibilidade do uso de drivers proprietários, o que facilita sua adaptação em diversos perfis de hardware. Além disso, todo mundo sabe que o Fedora não passa de um laboratório para o Red Hat, onde os desenvolvedores liberam coisas "novas" para VOCÊ testar - e se der certo vai para no Red Hat. GNOME por GNOME, se você é iniciante, é melhor ter uma versão que preza mais pela estabilidade.
Eu estou com uma dificuldade nas instalações dos programas, embora a loja facilita muito, eu percebi que os programas trabalham em container, e eu que uso o intelij não ficou bom não, sei lá eu sou novo no Linux...
Se for possível, alguém poderia me dar uma dica ou explicação? Fiz uma atualização via terminal no Fedora 40, e fiquei curioso sobre uma linha que mostrava a importação da chave GPG e ID do Fedora, junto com a assinatura digital. Fui ler a respeito pra ver se eu como usuário, teria também uma chave GPG e vi a informação de que eu poderia ir ver essa chave no diretório fedora/etc/pki/rpm-gpg ou através do comando que usei, segundo ensinado em fórums: gpg --list-secret-keys --keyid-format=long A questão é que eu esperava que iria apenas me mostrar essa informação no próprio terminal, mas o comando criou um novo diretório .gnugpg no diretório /home/usuário com um diretório public keys e o arquivo trustdb.gpg lá dentro. Eu posso deixar esse diretório como e onde está, sem maiores problemas, ou o que devo fazer nesse caso? (Desde já, agradeço!)
Só não recomendo para iniciantes por causa do curto período de suporte, o usuário leigo mesmo não atualiza a versão do sistema operacional. Por isso o Ubuntu é o mais recomendado, visto seus cinco anos de suporte.
Riker uma pergunta que não tem nada a ver com o assunto do vídeo, durante sua experiência com o Hyprland teve algum problemas com aplicativos não conseguindo executar em modo Gui?
Olha, deve ter um ano já que usei essa Interface, pelo que lembro maior problema que tive foi com meu teclado e não ia para português de jeito nenhum, por isso não dava para fazer certas coisas até no terminal.
@@rikerlinux Riker, caso seja do seu interesse voltar ao hyprland. Tente colocar "br" quando for trocar o layout do teclado. Eu tinha visto em algum lugar do github alguém listando todos os Layouts disponíveis no hyprland. Enfim, talvez funcione.
Instalei o Fedora KDE a poucos dias, mas acabei voltando pro Windows. Queria Dual Boot mas meu drive SSD é muito pequeno. Das distros que tentei até hoje o Fedora foi o melhor, mais fácil de instalar aplicativos etc. Tá no caminho, mas ainda falta bastante, ainda me parece algo interminado, obsoleto, dá pra mudar a aparencia do sistema, mas ainda nem Gnome nem KDE nas ultimas versões tem um ar moderno. Vou continuar acompanhando pelo Fedora.
Isso é questão de gosto, certo? Em todo caso, ambas, especialmente a KDE, são tão customizaveis que você consegue fazer elas ficarem parecidas com qualquer outro sistema operacional... Logo seu comentário não tem muito sentido.
Dps que a RHEL ameaçou tirar o suporte legacy da distribuição nem de graça eu instalo essa merd* e nem o RHEL, muito caro ficar no ambiente Beta tester
Zorin OS 17 Core é uma das melhores opções para quem de fato nunca usou Linux, e só conhece de ouvir falar... Para nós que já temos noção de lInux, Fedora é muito fácil, mas para que não sabe o básico, eu não tenho Feedback positivo dos meus inscritos iniciantes.
@@salgadosp Ambas são friendly user, ambas já tem tudo o que você precisa, acredito que seja mais o conceito de UI. O Linux Mint acredito que seja mais fácil a adaptabilidade pra quem vem do Windows.
Fedora é top. Ubuntu depois que saiu da Unity perdeu sua personalidade, e o gnomo (com O mesmo) depende de muita extensão para ficar usável (e extensões com o tempo ficam incompatíveis, gerando sofreria desnecessária)
Você vai precisar adicionar o depositorio non-free e instalar o driver do wi-fi, ainda mais se o seu notebook for daqueles que trazem aquelas tranqueiras de placa wi-fi da Broadcom 😒
Problema do Fedora é que ele é muito feio e o Gnome puro sem área de trabalho é horrível, não consegui personalizar ele pq são tantas extensões e tudo em inglês que me perdi.
Tomar o Lugar do Ubuntu para usuários de entrada? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Primeiro que o Fedora nem se dá ao trabalho de agregar valor à interface gráfica, ela vem com aquele carro sem rodas que o Gnome se tornou. O Ubuntu ainda faz o favor de pôr as rodas e os assentos. Acho muito difícil um usuário que vem de Windows ou Mac trocas esses dois sistemas por um Desktop que só serve pra server de wallpaper POR PADRÃO , se a RedHat investe pesado no Gnome, eu fico imaginando como ela deve estar mal financeiramente. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Usuário de KDE não consegue ficar feliz e quer a distro dos outros, deixe o fedora em paz. Pior falar que podman não deu certo, não exatamente com essas palavras mas deu esse entendimento. Parece nem conhecer a tecnologia, mal costume de quem usava windows e se apega a única coisa o resto da vida.
testei o fedora infelizmente cheio de erros gravissimos e so fizeram cagada na Os Linux.. Cade os Drivers?; IRQ Drivers da Realtek de redes wiffi , redes drivers de rede intel nenhum instalados cade os drivers chipset amd e intel para placas ano 2020 e 2024 ? erro de boot direto drivers nvidia estão faltando ano 2017 ate 2024 Bluethoot faltando geral OFedora Red hat e IBM tem que mudar! Caixa economica e banco do Brasil trocou o linux para windows 11 como sistema patrão pq o linux não atende nada! O cumulo do absurdo! Nem o ubuntu/ Cannical escabou e outro só serve para notebook Dell, HP, Lenovo compativeis com ubuntu placas desktop pra eles estao cagando
Nenhuma distro ainda é viável para usuário final. Enquanto as interfaces gráficas do mundo Linux não forem poderosas o suficiente como a interface do Windows, onde tudo se resolve com cliques do mouse. Nenhum usuário final estará bem servido em distros Linux. E sim. As interfaces Linux são muito fracas. Não atingem o mesmo nível de competência do terminal. Dá para notar isso em vários cenários em que, ao abrir algum software em específico, a interface gráfica não executa o software, mas ao abrir via terminal, o software é executado. Ou quando algum problema acontece, e 99,9% dos tutoriais são via terminal. Pois as interfaces gráficas são fracas e não são competentes em resolverem nada. O problema dos fanboys Linux, é que eles amam terminal, e querem usar sua métrica, sua régua, para medir o que os outros usuários precisam ou não. Usuário comum quer usar o PC como usa o Android ou iOS. Aliás, a única distro Linux que a Interface gráfica funciona bem é o Android. O usuário depende 0% de terminal. Desafio a qualquer fanboy Linux, a passar 1 ano sem acessar o terminal. Eu passo o ano inteiro aqui sem acessar CMD, PowerShell ou Terminal Windows. Inclusive resolvendo problemas, dando manutenção, etc. 100% via interface gráfica.
1 - Como se existisse 10 tipos de interfaces diferentes pro Windows não é mesmo? O máximo que tu consegue fazer é alterar as cores, papel de parede, ícones de lugar e priu. 2 - No Windows não se tem liberdade de escolha, ou você usa o que a Microsoft determina, ou vai pro MacOS(Talvez) e fica sob o "teto" da Apple e a mercê do que ela determina do mesmo jeito. 3 - O motivo de se dar muitas dicas pelo terminal, é que muita resolução de problemas acaba se tornando "universal" para muitas outras, justamente por essa quantidade de escolhas que o Linux proporciona. Imagina que uma pessoa usa o Debian(KDE), outra o Ubuntu(XFCE), mais uma Linux Mint(Cinnamon) e outra Pop_OS(Gnome) e cada uma pergunta "Como atualizo o sistema?". Aí você explicar o caminho de como se faz esse processo pra cada distro e pra cada ambiente?? Ou seria mais simples você dizer "Abre o terminal e digita: sudo apt update" por exemplo?? 4 - Se houvesse a mesma quantidade de opções diferentes de "interfaces e distros" do Windows, aposto que aconteceria a mesma coisa. 5 - A distro que uso pelo menos, só utilizo terminal se eu quiser e assim prefiro, pois gosto de observar o que está sendo feito e caso algo dê errado, pra mim fica mais fácil identificar o problema. Mas se não fosse por isso, tudo o que faço pelo terminal, poderia fazer por interface gráfica tranquilamente. 6 - Uso Linux, mas também uso Windows viu? E até gosto dele. Apenas fiquei intrigado com esse lance de "interface poderosa" do Windows. Pensando bem, na verdade tem que ser mesmo, pois não é grátis(E nem um pouco barata diga-se de passagem) e pertence a uma empresa bilionária. 7 - Também desafio os fanboys de Windows a passar 1 ano inteiro sem ter aquela curiosidade: "Poxa será que não seria interessante eu passar algum antivírus pra ver se está tudo certo?" Caso não utilize nenhum, nem o velho Microsoft Defender. Ou, o sistema passar 1 ano inteiro tendo o mesmo desempenho igual a aquele sistema recém instalado.
Olha, pedir para um "fanboy" não usar o terminal por um ano, é o mesmo que pedir a alguém que adore churrasco, passar um ano sem comer um bife só porque você é vegetariano. Guardada as devidas diferenças, não usar o Prompt de Comando do windows limita sua produtividade, da mesma forma que não usar o terminal no Linux o faria. Ambos são completamente opcionais em ambos os sistemas, mas te permitem ir além. Não faz muito tempo que o Windows através do PoweToys permitiu formas mais eficientes de renomear arquivos sem usar o Prompt, e ainda assim, só para quem se aventurar com o PowerToys. Se o Prompt no windows não fosse importante, não viria instalado como padrão. Outra coisa, o comando Windows+R é uma forma de executar comandos sem abrir o Prompt, algo que no windows eu uso a exaustão mesmo para coisas banais como abrir a calculadora (calc), ou o Paint (mspaint), ou o Excel (excel), que é o equivalente a apertar Super e começar a digitar em qualquer distro do Linux... Prompt no windows para ver as configurações de IP (ipconfig), para programar um desligamento (shutdown -s -t 60)... Você abriu mão da sua produtividade, não espere que alguém abra mao da própria só porque você é preguiçoso.
Sim é porta de entrada para usuário novos e básico. Instalei aqui no PC de casa e todos que usam amam. E quando me perguntam digo que é a mais nova versão do Windows. Palavras deles -- Nossa ficou muito melhor e mais bonito.
kkkkkkkkkkkk
esse windows ta diferente em kkkk
kkkkkkkkkkk
Meu pai! Os seus usuários devem ser super leigos, afinal de contas, bem ou mal, a interface do Windows 11 dá uma surra de foice no Gnome, ainda mais com a integração com o Copilot, e olha que nem windows eu uso. Não, deve ser sarcasmo.
@@MundoReal gnome?
Uso Fedora Workstation desde o ano passado no meu iMac de 2018 e até agora super estável e rápido, tem sido muito boa experiência e em compatibilidade de hardware é top.
Eu acredito que está ótimo como um sistema para user final. Ta show
Vou experimentar. Se o PC não explodir ele é bom para iniciantes
@Pedroevangelistadacruz tem 3 meses que ele está trabalhando pra comprar um novo, pois sim, explodiu
eu gosto muito e usava só o PopOs... só que ele bugou de mais nessas últimas atualizações, eu migrei para o Fedora... que eu ja tinha o testado recentemente e está muito superior atualmente...
Sou um Usuário de Fedora a 9 meses e eu tô curtindo MT o fedora 40 uso a versão ostree e é bem fluído e seguro contra quedas de energía , recomendo pra qm ainda n testou , ótima distro
É bom pra jogos?
@@AgenteLobo12 é bom , só aviso que nem todo jogo de windows vai rodar nele , mas roda bastante jogo legal
5 meses tem esse video e sinceramente, embora a beleza e as tecnologias de ponta, estou voltando pro UBUNTU. O motivo ? A cada atualização tenho que reinstalar drivers nvidia. Para quem edita videos ou outras tarefas que exigem o maximo de placas nvidia, ficou dificil a partir da versao 40.
11:32 realmente é notória o processador Amd trabalhando mais frio e o cooler da fonte de energia nao dispara... tem um gerenciamento de energia certo... sou ex PopOs
Depois de décadas tentando o usar linux como sistema para produção, há uns cinco anos atrás conheci o Fedora porque não há um único aplicativo Windows que faz download de vídeo. De início ficava lá e cá, depois assumi o Fedora Studio, era muito bom, não tinha que reclamar. Como me aprimorei na minha nova atividade o não havia jeito de instalar o Davinci Resolver, fui obrigado a voltar pro Windows, mas o pior é que havia constatado que o Gnome estraga os monitores, marcando e manchando com sombras. Nunca vi ninguém tratando disso. O fedora bem poderia ter continuado a dar suporte a Spin Stúdio, pois a do Unbuntu comigo não funciona, ele é muito mal otimizado. Não há uma distro brasileira que pensa no artista pobre digital para empacotar todos os plugins dos principais programas, poruque quem tem saco de ficar pesquisando e lendo e quebrando a cabeça para instalar um addon? e que ao fim nem vai funcionar... A situação das distro de linux do brasil é pra esquecer.
Parabéns!!! Excelente vídeo!!! Muito didático!!!
Não acho que ela seja para iniciantes em sua versão padrão Gnome, mas na cinnamon ou KDE sem duvidas, apesar que para mim a gnome é de longe a interface mais bonita, com alguns ajustes a meu gosto fica perfeito, mas Linux é isso não a certo e errado você monta e ajusta de acordo com seu gosto e pc.
Gnome é tão bonito quanto o vento... O que é bonito mesmo é Nautilus.
Nenhuma Rolling release é boa para iniciantes. A possibilidade de quebrar coisas e o curto ciclo de releases gera problemas para quem não sabe resolver problemas do Linux. A melhor distro para quem é iniciante é alguma versão LTS do UBUNTU (que não por acaso, é a versão mais popular do planeta), além da possibilidade do uso de drivers proprietários, o que facilita sua adaptação em diversos perfis de hardware. Além disso, todo mundo sabe que o Fedora não passa de um laboratório para o Red Hat, onde os desenvolvedores liberam coisas "novas" para VOCÊ testar - e se der certo vai para no Red Hat. GNOME por GNOME, se você é iniciante, é melhor ter uma versão que preza mais pela estabilidade.
Passei a usar o fedora a algum tempo, e na minha opinião, o instalador dele para iniciantes é mais complicado que o do ubuntu por exemplo.
Eu estou com uma dificuldade nas instalações dos programas, embora a loja facilita muito, eu percebi que os programas trabalham em container, e eu que uso o intelij não ficou bom não, sei lá eu sou novo no Linux...
Esses efeitos sonoros não combinam, não ficou muito bom toda vez que entra um texto.
Do mais o conteúdo é muito explicativo e útil, obrigado.
Não esta dando pra abrir videos no fedora
Realmente o Fedora tá brabo demais. Melhor distro da atualidade.
Gostei do seu conteúdo.
Se for possível, alguém poderia me dar uma dica ou explicação? Fiz uma atualização via terminal no Fedora 40, e fiquei curioso sobre uma linha que mostrava a importação da chave GPG e ID do Fedora, junto com a assinatura digital. Fui ler a respeito pra ver se eu como usuário, teria também uma chave GPG e vi a informação de que eu poderia ir ver essa chave no diretório fedora/etc/pki/rpm-gpg ou através do comando que usei, segundo ensinado em fórums: gpg --list-secret-keys --keyid-format=long
A questão é que eu esperava que iria apenas me mostrar essa informação no próprio terminal, mas o comando criou um novo diretório .gnugpg no diretório /home/usuário com um diretório public keys e o arquivo trustdb.gpg lá dentro. Eu posso deixar esse diretório como e onde está, sem maiores problemas, ou o que devo fazer nesse caso? (Desde já, agradeço!)
So queria por a barra de apps dele na area de trabalho sem precisar clicar a tecla win para conseguir ver os apps
Só instalar o dash to dock no gnome shell
Só não recomendo para iniciantes por causa do curto período de suporte, o usuário leigo mesmo não atualiza a versão do sistema operacional. Por isso o Ubuntu é o mais recomendado, visto seus cinco anos de suporte.
Mas 2 anos é tempo suficiente pra aprender
isso que é chato, deveria ter uns 2 anos de suporte pelo menos, pra mim nao tem problema,todo ano formato independente do sistema
Tentei instalar o Ubuntu e não consegui de jeito nenhum. Vou instalar o fedora agora
Eu não vi os outros ainda e nem cheguei a usar, só estou usando o Linux Mint 21.3
Comecei a usar o fedora esses dias, mas ainda prefiro o mint
Riker uma pergunta que não tem nada a ver com o assunto do vídeo, durante sua experiência com o Hyprland teve algum problemas com aplicativos não conseguindo executar em modo Gui?
Olha, deve ter um ano já que usei essa Interface, pelo que lembro maior problema que tive foi com meu teclado e não ia para português de jeito nenhum, por isso não dava para fazer certas coisas até no terminal.
@@rikerlinux Riker, caso seja do seu interesse voltar ao hyprland. Tente colocar "br" quando for trocar o layout do teclado. Eu tinha visto em algum lugar do github alguém listando todos os
Layouts disponíveis no hyprland. Enfim, talvez funcione.
A diversidade Fedora x Ubuntu é boa. Como dizia Nelson Rodrigues... "a unanimidade é burra".
ja uso fedora a 2 anos e particularmente nao tenho vontade de trocar
Qual distro você indica para quem está iniciando no linux?
Um desses: ruclips.net/video/TGNWknZW-WI/видео.html
Fala, Riker. Sabe por que o fedora ainda nao traz como padrao a escala fracional, sendo preciso linha de comando?
Não sei, mas imagino que não devem ter achado estável ainda
@@rikerlinux nesse ponto acaba sendo curioso, pois o Ubuntu que tende a ser mais conservador, traz a opção como padrão. De qualquer maneira, abraço.
Instalei o Fedora KDE a poucos dias, mas acabei voltando pro Windows. Queria Dual Boot mas meu drive SSD é muito pequeno. Das distros que tentei até hoje o Fedora foi o melhor, mais fácil de instalar aplicativos etc. Tá no caminho, mas ainda falta bastante, ainda me parece algo interminado, obsoleto, dá pra mudar a aparencia do sistema, mas ainda nem Gnome nem KDE nas ultimas versões tem um ar moderno. Vou continuar acompanhando pelo Fedora.
Isso é questão de gosto, certo? Em todo caso, ambas, especialmente a KDE, são tão customizaveis que você consegue fazer elas ficarem parecidas com qualquer outro sistema operacional... Logo seu comentário não tem muito sentido.
GNOME 46 obsoleto?! Mds.
@@rafacla Faz sentido nenhum. GNOME talvez seja a interface mais elegante, minimalista e futurista de todas.
Fedora Cinnamon meu Filho...Qualquer um Windowzero Tem de usar o Cinnamon porque é mais parecido
Fedora e bom só falta suporte a ferramentas de trabalho e área de trabalho ativa por padrão gostaria que desse pra usar no lugar do Windows
Não, o Gnome inovou, área de trabalho é coisa do passado! Modernidade é você destinar a sua tela só para exibir wallpapers bonitinhos. kkkkkkkkkkkkk
Apesar de algumas coisas funcionar melhor no ubuntu, fedora na minha opinião é a melhor distro.
Alguém jogando no Fedora 40? Pode me dizer se está funcionando bem?
Dps que a RHEL ameaçou tirar o suporte legacy da distribuição nem de graça eu instalo essa merd* e nem o RHEL, muito caro ficar no ambiente Beta tester
🤔🤔🤔
Deu vontade de testa o fedora depois disso
Zorin OS 17 Core é uma das melhores opções para quem de fato nunca usou Linux, e só conhece de ouvir falar... Para nós que já temos noção de lInux, Fedora é muito fácil, mas para que não sabe o básico, eu não tenho Feedback positivo dos meus inscritos iniciantes.
Não é, usei Zorin e praticamente todas as distros friendly user mais conhecidas, nenhuma bate o Linux Mint.
Cara, eu me considero iniciante (o maximo que sei fazer é seguir tutoriais). No que exatamente o Mint é melhor que o Ubuntu?
@@salgadosp Ambas são friendly user, ambas já tem tudo o que você precisa, acredito que seja mais o conceito de UI. O Linux Mint acredito que seja mais fácil a adaptabilidade pra quem vem do Windows.
Fedora é top. Ubuntu depois que saiu da Unity perdeu sua personalidade, e o gnomo (com O mesmo) depende de muita extensão para ficar usável (e extensões com o tempo ficam incompatíveis, gerando sofreria desnecessária)
Está a cara do Ubuntu 24.04 LTS o que venho utilizando em modo PRO gratuitamente
Como conseguiu gratuitamente?
minha distro favorita
Faz um vídeo sobre o webdav, por favor...
Eu uso o Linux Mint .
Será que o Fedora funciona bem em notebook ?
Você vai precisar adicionar o depositorio non-free e instalar o driver do wi-fi, ainda mais se o seu notebook for daqueles que trazem aquelas tranqueiras de placa wi-fi da Broadcom 😒
@@Prescott2400-my6di o meu é um positivo stilo xc7660 .
No Linux Mint ele funciona o wi-fi .
@@Prescott2400-my6disó Realtek salva
Procure repos non free do Fedora..
mano usa i Debian q não vai ter dor de cabeça !
Ubuntu é a melhor distro, disparado. Quanto ao snap ou flat , vc pode usar o q quiser em qualquer distro base Deb.
Com o Gnome tá perfeito pra iniciante
essa transição com som de gota d' agua é irritante
Obrigado por sua opinião. Ela foi anotada em um papel e está sendo encaminhada para a reciclagem. Em breve ela se tornará em algo útil para alguém 🤗
Parece que mais gente concorda, vou diminuir ela então
VC é muito chato
Falou falou nada disse, obtinha assim é ninguém te liga, mau demais
Kkk da uma agonia
Se o Fedora usar o KDE como padrão eu paro de usar o Fedora, o KDE é pesado bagunçado e muito parecido com Windows , coisa que eu não quero.
O que faço gosto muito do KDE é tbm gosto muito do gnome alguém pode misturar os dois e fazer uma interface gráfica nova kkkkkk
Talvez essa seja a Cosmic, nem um nem outro rsrs
@@rikerlinuxé só o cara baixar a KDE Session pro Fedora ou qualquer outra pelo Terminal..
ja tem o big linux !!
Problema do Fedora é que ele é muito feio e o Gnome puro sem área de trabalho é horrível, não consegui personalizar ele pq são tantas extensões e tudo em inglês que me perdi.
Nesta área vai ter que estudar inglês. Gosto do anime por causa do minimalismo mas se não gosta dá pra trocar a interface pra KDE.
Tomar o Lugar do Ubuntu para usuários de entrada? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Primeiro que o Fedora nem se dá ao trabalho de agregar valor à interface gráfica, ela vem com aquele carro sem rodas que o Gnome se tornou. O Ubuntu ainda faz o favor de pôr as rodas e os assentos. Acho muito difícil um usuário que vem de Windows ou Mac trocas esses dois sistemas por um Desktop que só serve pra server de wallpaper POR PADRÃO , se a RedHat investe pesado no Gnome, eu fico imaginando como ela deve estar mal financeiramente. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tirando Esse Troço Feio tal de GNOME DE nada como um Cinnamon,KDE ou XFCE pra embelezar o Fedora...
Usuário de KDE não consegue ficar feliz e quer a distro dos outros, deixe o fedora em paz. Pior falar que podman não deu certo, não exatamente com essas palavras mas deu esse entendimento. Parece nem conhecer a tecnologia, mal costume de quem usava windows e se apega a única coisa o resto da vida.
MX Linux e Mint
testei o fedora
infelizmente cheio de erros gravissimos e so fizeram cagada na Os Linux..
Cade os Drivers?;
IRQ
Drivers da Realtek de redes wiffi , redes
drivers de rede intel nenhum instalados
cade os drivers chipset amd e intel para placas ano 2020 e 2024 ?
erro de boot direto
drivers nvidia estão faltando ano 2017 ate 2024
Bluethoot faltando geral
OFedora Red hat e IBM tem que mudar!
Caixa economica e banco do Brasil trocou o linux para windows 11 como sistema patrão pq o linux não atende nada!
O cumulo do absurdo! Nem o ubuntu/ Cannical escabou e outro só serve para notebook Dell, HP, Lenovo compativeis com ubuntu placas desktop pra eles estao cagando
então preguiçoso entra na poha do google e escreva "o que fazer na poha do fedora depois de instalar" . erro é vc nascer burro assim.
Fedora é melhor não só pra iniciante, mas pra uso profissional também
Rolling release em geral costuma ser pior pra uso profissional
@@salgadosp Fedora não é rolling release. O CentOS que passou a ser.
ta quase
Faltou usar chapeu Fedora
😊
Nenhuma distro ainda é viável para usuário final.
Enquanto as interfaces gráficas do mundo Linux não forem poderosas o suficiente como a interface do Windows, onde tudo se resolve com cliques do mouse. Nenhum usuário final estará bem servido em distros Linux.
E sim. As interfaces Linux são muito fracas. Não atingem o mesmo nível de competência do terminal.
Dá para notar isso em vários cenários em que, ao abrir algum software em específico, a interface gráfica não executa o software, mas ao abrir via terminal, o software é executado.
Ou quando algum problema acontece, e 99,9% dos tutoriais são via terminal. Pois as interfaces gráficas são fracas e não são competentes em resolverem nada.
O problema dos fanboys Linux, é que eles amam terminal, e querem usar sua métrica, sua régua, para medir o que os outros usuários precisam ou não. Usuário comum quer usar o PC como usa o Android ou iOS. Aliás, a única distro Linux que a Interface gráfica funciona bem é o Android. O usuário depende 0% de terminal.
Desafio a qualquer fanboy Linux, a passar 1 ano sem acessar o terminal. Eu passo o ano inteiro aqui sem acessar CMD, PowerShell ou Terminal Windows.
Inclusive resolvendo problemas, dando manutenção, etc. 100% via interface gráfica.
1 - Como se existisse 10 tipos de interfaces diferentes pro Windows não é mesmo? O máximo que tu consegue fazer é alterar as cores, papel de parede, ícones de lugar e priu.
2 - No Windows não se tem liberdade de escolha, ou você usa o que a Microsoft determina, ou vai pro MacOS(Talvez) e fica sob o "teto" da Apple e a mercê do que ela determina do mesmo jeito.
3 - O motivo de se dar muitas dicas pelo terminal, é que muita resolução de problemas acaba se tornando "universal" para muitas outras, justamente por essa quantidade de escolhas que o Linux proporciona. Imagina que uma pessoa usa o Debian(KDE), outra o Ubuntu(XFCE), mais uma Linux Mint(Cinnamon) e outra Pop_OS(Gnome) e cada uma pergunta "Como atualizo o sistema?". Aí você explicar o caminho de como se faz esse processo pra cada distro e pra cada ambiente?? Ou seria mais simples você dizer "Abre o terminal e digita: sudo apt update" por exemplo??
4 - Se houvesse a mesma quantidade de opções diferentes de "interfaces e distros" do Windows, aposto que aconteceria a mesma coisa.
5 - A distro que uso pelo menos, só utilizo terminal se eu quiser e assim prefiro, pois gosto de observar o que está sendo feito e caso algo dê errado, pra mim fica mais fácil identificar o problema. Mas se não fosse por isso, tudo o que faço pelo terminal, poderia fazer por interface gráfica tranquilamente.
6 - Uso Linux, mas também uso Windows viu? E até gosto dele. Apenas fiquei intrigado com esse lance de "interface poderosa" do Windows. Pensando bem, na verdade tem que ser mesmo, pois não é grátis(E nem um pouco barata diga-se de passagem) e pertence a uma empresa bilionária.
7 - Também desafio os fanboys de Windows a passar 1 ano inteiro sem ter aquela curiosidade: "Poxa será que não seria interessante eu passar algum antivírus pra ver se está tudo certo?" Caso não utilize nenhum, nem o velho Microsoft Defender. Ou, o sistema passar 1 ano inteiro tendo o mesmo desempenho igual a aquele sistema recém instalado.
Eu nem preciso do terminal, faço tudo pelo yast do opensuse 🦎
No windows você precisa do cmd pra fazer pelo menos aquela manutenção preventiva, não usar o cmd é loucura.
Olha, pedir para um "fanboy" não usar o terminal por um ano, é o mesmo que pedir a alguém que adore churrasco, passar um ano sem comer um bife só porque você é vegetariano.
Guardada as devidas diferenças, não usar o Prompt de Comando do windows limita sua produtividade, da mesma forma que não usar o terminal no Linux o faria.
Ambos são completamente opcionais em ambos os sistemas, mas te permitem ir além.
Não faz muito tempo que o Windows através do PoweToys permitiu formas mais eficientes de renomear arquivos sem usar o Prompt, e ainda assim, só para quem se aventurar com o PowerToys.
Se o Prompt no windows não fosse importante, não viria instalado como padrão.
Outra coisa, o comando Windows+R é uma forma de executar comandos sem abrir o Prompt, algo que no windows eu uso a exaustão mesmo para coisas banais como abrir a calculadora (calc), ou o Paint (mspaint), ou o Excel (excel), que é o equivalente a apertar Super e começar a digitar em qualquer distro do Linux...
Prompt no windows para ver as configurações de IP (ipconfig), para programar um desligamento (shutdown -s -t 60)...
Você abriu mão da sua produtividade, não espere que alguém abra mao da própria só porque você é preguiçoso.
@@rafacla Exatamente, uso o windows + R direto tbm pra verificar assinatura dos drivers.
Depois que expirementei o Silverblue, as outras distros perderam a graça.
Que que tem de bom?é um"Timeshift"que não"entope o hd de Snapshot"??
@@fabricio4794 O sistema de toolbox, eu que uso o FreeBSD como daily gostei demais. É muito mais simples que as Jails.
MUITO BOMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM