Finalizando a leitura do livro "O universo lúdico no contexto pedagógico", me deparo com a sugestão deste vídeo. Que tema maravilhoso e curioso. Obrigado pelo aprofundamento e suas colocações.
2 месяца назад+1
Muito obrigado por seus comentários. Não sabia na indicação do livro. Valeu!
Os estudantes aprendem que os erros fazem parte da trajetória e desenvolvem a persistência para continuar a seguir para os próximos níveis, assim sendo "os erros são fontes de virtude", uma reflexão extraordinária. Parabéns, professor.
3 года назад
isso mesmo, Edileuza. Inclusive o Jesper Juul trabalha, em um de seus livros, a ideia de como o fracasso (resultado do erro) motiva ainda mais a jogar. Outra reflexão extraordinária.
Quero agradecer, pela formação contínua de Educadores que não se esquivam do direito do aluno aprender de forma integral, usando a tecnologia como instrumento de educação, já que o mundo respira essa ciência! Ótimo vídeo!
Parabéns pelo vídeo Prof João! A forma como apresenta a gamificação em educação é envolvente, as dicas e exemplos instigam para conhecer melhor a estratégia que cada vez ganha mais adeptos, permite conhecer e se encantar com as diversidades que podem ser realizadas por meios lúdicos e jogos mobiles sem esquecer os conteúdos. Já tive a oportunidade de aplicar alguns games educativos, onde se apresentaram conteúdos de seminários, deixando uma boa experiência e resultados. Os alunos tiveram um desafio inovador, aplicar sua curiosidade, grau de competição, cooperação de equipe, permitindo uma mudança de comportamento no preparo da atividade, tudo isso aumentou a motivação e engajamento pelo aprendizado. Estou num trabalho de projeto para aplicação de game como forma educativa, considero uma estratégia oportuna para incentivar e fomentar esta metodologia de aprendizado em sala de aula. Obrigada pelos excelentes conteúdos do curso, está sendo muito motivador e enriquecedor tudo!
4 года назад+1
Lilian, a aprendizagem baseada em games e a gamificação são realmente temas fascinantes, tanto para praticar quanto para pesquisar!
Bela explanação! A sociedade vive em constante mutação e a educação não deve ser inerte as mudanças. Vamos trabalhar a linguagem que engaja a sociedade atual, vamos trabalhar a gamificação em educação.
Parabéns pela correta definição de "Gamificação", um tema muito falado ultimamente e que estão sendo interpretados erroneamente como sendo a mesma coisa que ludificação por algumas pessoas que falam sobre o assunto. Essas pessoas, talvez por nunca terem jogado, nunca terem desenvolvidos jogos, acabam confundindo as coisas e passam adiante isso como se fosse a verdade. A frase "utilização de elementos de design de games em contextos que não são de games" explica tudo. Percebo que possui uma visão bastante clara sobre as diferentes formas do uso destas tecnologias e que sabe passar isso de forma simples e atraente. É muito importante essa sua atitude de produzir esse tipo de conteúdo. Obrigado!
Excelente vídeo, Professor! Muito interessante utilizarmos e atrelarmos a gamificação, ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes, bem como construirmos uma interação com a cultura organizacional e fundamentarmos, de forma coletiva, soluções para os problemas organizacionais.
Obrigada pelos esclarecimentos. Ainda estou me familiarizando com o tema e sua palestra foi bastante elucidativa, estimulante. Realmente, uma gama de possibilidades utilizar os games na educação, um processo criativo e participativo.
Gostei de todo o vídeo, mas principalmente das explicações para um possível processo de avaliação gamificado, focado na colaboração e na resolução de tarefas/problemas.
Boa tarde prof. Mattar. O senhor tem dicas para o uso em preservação do patrimônio cultural?
3 года назад+1
Oi Inês. Imagino que a pergunta seja sobre games e gamificação para a preservação do patrimônio cultural. Fiz uma revisão de literatura em que achei pesquisas publicadas em praticamente todas as áreas: MATTAR, João. Gamificação: conceito, críticas e aplicação a áreas do conhecimento. Jogos digitais em contextos educacionais. Curitiba: CRV, p. 171-192, 2018.
Fiz a aquisição de seu livro, na qual está me ajudando muito na minha dissertação de mestrado. E com certeza irei citá-lo no meu trabalho. Parabéns pela vídeo-aula!
Muito boa a possibilidade de usar os games para trabalhar temas como a questão da violência. Sempre pensei que o uso de games que as mortes são pontuadas, como se matar fosse algo banal ou premiado, deveriam ser revistos. Seria bacana termos games que bonifiquem o socorrer, por exemplo, pontuar ensinando as crianças e adolescentes a terem postura empática e colaborativa.
2 года назад
Adhara, games violentos sempre me incomodaram, mas é interessante mesmo a possibilidade de incorporá-los ao currículo para justamente discutir questões relacionadas a violência. Sua sugestão da bonificação para o socorro é muito interessa, assim como a crítica a premiação para a morte banal. O importante é reconhecer as várias possibilidades de incorporar os jogos digitais ao processo de ensino e aprendizagem.
Professor, o conjunto da sua apresentação foi ótimo e última parte onde você apresenta alguns exemplos de como pode ser feita avaliação na aprendizagem gamificada me chamou muito a atenção. Mas eu tenho uma questão particular e que acho que é muito comum nas escolas brasileiras: como trabalhar com a questão das notas no qual somos obrigados a dar aos alunos, numa instituição educacional tradicional de nivel fundamental, a partir desses exemplos? Não tenho como mudar as "regras do jogo" nessa instituição, mas tenho a liberdade de buscar novos caminhos metodológicos em sala de aula.
Achei seu vídeo muito bom! Bem explicado e rico. Também acredito muito nos benefícios de gamificar o ensino. Podemos exemplificar hoje com a plataforma Duolingo, que ensina idiomas de uma forma mais estimulante. Claro que já existem diversas outros projetos por aí. Um abraço.
Caro Professor João, muito bom o seu vídeo, parabéns... Mas, o grande desafio é como mudar os conceitos e avaliações existentes para uma formação mais colaborativa e participativa entre as gerações que trafegam nesta web 2.0, 3.0 => 4.0? Sou imigrante digital e o desenvolvimento da habilidade motora necessária para alguns jogos me classifica como um dinossauro tentando perseguir um fórmula 1 ( rs rs rs rs ... ) Como aplicar esses conceitos dentro do universo educacional atual, onde trabalhamos com a educação bancária em 90% das escolas estaduais e municipais brasileiras e como transformar a realidade existente em uma nova realidade virtual/educacional prática? Poderia nos brindar com um vídeo específico sobre esse assunto? Abraços, Erivaldo Ribeiro
É verdade, Marcia. Havia mais resistência à incorporação dos games ao processo de ensino e aprendizagem, mas agora já podemos dizer que há uma aceitação maior, com muitos textos teóricos e pesquisas empíricas publicadas.
Oi professor, já se passaram quatro anos depois de que você publicou este vídeo, e hoje estou utilizando ele para desenvolver um artigo para meu TCC de design instrucional. Gamificamos um curso online para professores com o objetivo de incentiva-los também a utilizar a gamificação na educação.Espero poder ter a oportunidade de mostrar nossa proposta em breve, quem sabe na ABED. Obrigada pelas dicas!!! Abraços (Cris - UEPG)
6 лет назад+1
O vídeo continua válido, né? Será um prazer conhecer sua proposta, quem sabe na ABED.
Prof. João, esse vídeo me foi bastante esclarecedor, principalmente porque me ajudou a descobrir que a proposta de avaliação de conteúdos que pretendo desenvolver na minha pesquisa de mestrado trata-se de uma atividade gamificada! Só tenho uma dúvida: o termo gamificação associado à educação só se refere ao meio digital ou também ao analógico?
3 года назад+1
Cristiane, gamificação não se refere apenas ao meio digital, pode envolver o analógico também. Bom trabalho no seu mestrado!
Muito bom vídeo, tenho desenvolvido jogos em scratch e aplicado em robótica na universidade. Sou um apaixonado por games desde criança. Assisti esse vídeo do curso que estou fazendo do João. Queria parabenizar pelo vídeo. Meu deu uma visão muito mais ampla por exemplo do que é gamificação. Parabéns, excelente vídeo. Gostaria de fazer uma pergunta. o termo lúdico seria correto somente em games para aplicação em educação em ensino fundamental? Ou poderia ser usado para aprendizado de jogos universitários ? Esses dias eu participei de uma banca e questionei o termo lúdico em um jogo de tabuleiro para aprendizagem de programação na universidade. Pergunto agi correto ?
4 года назад+1
Marcio, lúdico é um termo geral, vale para tudo relacionado a games. O lúdico é um dos elementos de design de games que pode ser utilizado, por exemplo, em gamificação, independente do nível de ensino.
Olá, professor Adorei seu vídeo! Não querendo abusar, mas estas referências poderiam ser postadas e se estas existem em português? Obrigada
7 лет назад+1
Oi, Ana. Eu preciso rever todo o vídeo, para anotar uma a uma as referências. Algumas são traduzidas, outras não. Mas as que você conseguir identificar, uma busca na Internet mostrará as que estão disponíveis etc.
Olá, Professor João. Acabei de ler seu artigo Interatividade e Aprendizagem. Gostei muito. É impressionante como o EAD tem evoluído.
Oi, Ricardo. Sim, a EaD (e mesmo o uso geral de tecnologias em educação) evoluíram muito, até em função do progresso das tecnologias.
Finalizando a leitura do livro "O universo lúdico no contexto pedagógico", me deparo com a sugestão deste vídeo. Que tema maravilhoso e curioso. Obrigado pelo aprofundamento e suas colocações.
Muito obrigado por seus comentários. Não sabia na indicação do livro. Valeu!
"LUDICIDADE no contexto pedagógico" .
Os estudantes aprendem que os erros fazem parte da trajetória e desenvolvem a persistência para continuar a seguir para os próximos níveis, assim sendo "os erros são fontes de virtude", uma reflexão extraordinária. Parabéns, professor.
isso mesmo, Edileuza. Inclusive o Jesper Juul trabalha, em um de seus livros, a ideia de como o fracasso (resultado do erro) motiva ainda mais a jogar. Outra reflexão extraordinária.
Muito bom o vídeo. Estou aprendendo agora um pouco desse universo.
Que bom, Gleice. E que esse aprendizado amplie seu universo!
Quero agradecer, pela formação contínua de Educadores que não se esquivam do direito do aluno aprender de forma integral, usando a tecnologia como instrumento de educação, já que o mundo respira essa ciência! Ótimo vídeo!
Parabéns pelo vídeo Prof João! A forma como apresenta a gamificação em educação é envolvente, as dicas e exemplos instigam para conhecer melhor a estratégia que cada vez ganha mais adeptos, permite conhecer e se encantar com as diversidades que podem ser realizadas por meios lúdicos e jogos mobiles sem esquecer os conteúdos. Já tive a oportunidade de aplicar alguns games educativos, onde se apresentaram conteúdos de seminários, deixando uma boa experiência e resultados. Os alunos tiveram um desafio inovador, aplicar sua curiosidade, grau de competição, cooperação de equipe, permitindo uma mudança de comportamento no preparo da atividade, tudo isso aumentou a motivação e engajamento pelo aprendizado. Estou num trabalho de projeto para aplicação de game como forma educativa, considero uma estratégia oportuna para incentivar e fomentar esta metodologia de aprendizado em sala de aula. Obrigada pelos excelentes conteúdos do curso, está sendo muito motivador e enriquecedor tudo!
Lilian, a aprendizagem baseada em games e a gamificação são realmente temas fascinantes, tanto para praticar quanto para pesquisar!
Parabéns Professor! Muito bom esse vídeo trazendo esse conhecimento para todos nós.
Bela explanação!
A sociedade vive em constante mutação e a educação não deve ser inerte as mudanças.
Vamos trabalhar a linguagem que engaja a sociedade atual, vamos trabalhar a gamificação em educação.
Parabéns pela correta definição de "Gamificação", um tema muito falado ultimamente e que estão sendo interpretados erroneamente como sendo a mesma coisa que ludificação por algumas pessoas que falam sobre o assunto.
Essas pessoas, talvez por nunca terem jogado, nunca terem desenvolvidos jogos, acabam confundindo as coisas e passam adiante isso como se fosse a verdade. A frase "utilização de elementos de design de games em contextos que não são de games" explica tudo.
Percebo que possui uma visão bastante clara sobre as diferentes formas do uso destas tecnologias e que sabe passar isso de forma simples e atraente.
É muito importante essa sua atitude de produzir esse tipo de conteúdo.
Obrigado!
Excelente vídeo, professor! Muito obrigada!
Excelente vídeo, Professor! Muito interessante utilizarmos e atrelarmos a gamificação, ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes, bem como construirmos uma interação com a cultura organizacional e fundamentarmos, de forma coletiva, soluções para os problemas organizacionais.
Obrigada pelos esclarecimentos. Ainda estou me familiarizando com o tema e sua palestra foi bastante elucidativa, estimulante. Realmente, uma gama de possibilidades utilizar os games na educação, um processo criativo e participativo.
Olá Professor , gostei muito de sua explicação e dos conceitos definidos. Parabéns!
Gostei de todo o vídeo, mas principalmente das explicações para um possível processo de avaliação gamificado, focado na colaboração e na resolução de tarefas/problemas.
Muito bom, professor! Aula excelente. Obrigado pelos esclarecimentos. Anotei várias sugestões e ideias. Gratidão
Boa tarde prof. Mattar. O senhor tem dicas para o uso em preservação do patrimônio cultural?
Oi Inês. Imagino que a pergunta seja sobre games e gamificação para a preservação do patrimônio cultural. Fiz uma revisão de literatura em que achei pesquisas publicadas em praticamente todas as áreas: MATTAR, João. Gamificação: conceito, críticas e aplicação a áreas do conhecimento. Jogos digitais em contextos educacionais. Curitiba: CRV, p. 171-192, 2018.
@ muito obrigada!
Fiz a aquisição de seu livro, na qual está me ajudando muito na minha dissertação de mestrado. E com certeza irei citá-lo no meu trabalho. Parabéns pela vídeo-aula!
Muito boa a possibilidade de usar os games para trabalhar temas como a questão da violência. Sempre pensei que o uso de games que as mortes são pontuadas, como se matar fosse algo banal ou premiado, deveriam ser revistos. Seria bacana termos games que bonifiquem o socorrer, por exemplo, pontuar ensinando as crianças e adolescentes a terem postura empática e colaborativa.
Adhara, games violentos sempre me incomodaram, mas é interessante mesmo a possibilidade de incorporá-los ao currículo para justamente discutir questões relacionadas a violência. Sua sugestão da bonificação para o socorro é muito interessa, assim como a crítica a premiação para a morte banal. O importante é reconhecer as várias possibilidades de incorporar os jogos digitais ao processo de ensino e aprendizagem.
Suas explicações ajudaram-me demais, professor!
Professor João.
Você poderia falar um pouco sobre as diferenças entre "gamificação e uso de games na educação"?
Obrigada.
Professor, o conjunto da sua apresentação foi ótimo e última parte onde você apresenta alguns exemplos de como pode ser feita avaliação na aprendizagem gamificada me chamou muito a atenção. Mas eu tenho uma questão particular e que acho que é muito comum nas escolas brasileiras: como trabalhar com a questão das notas no qual somos obrigados a dar aos alunos, numa instituição educacional tradicional de nivel fundamental, a partir desses exemplos? Não tenho como mudar as "regras do jogo" nessa instituição, mas tenho a liberdade de buscar novos caminhos metodológicos em sala de aula.
@
tc
Achei seu vídeo muito bom! Bem explicado e rico. Também acredito muito nos benefícios de gamificar o ensino. Podemos exemplificar hoje com a plataforma Duolingo, que ensina idiomas de uma forma mais estimulante. Claro que já existem diversas outros projetos por aí. Um abraço.
Vídeo muito bom e bem explicativo.
Grata professor, muitos esclarecimentos, sou sua fã!
Claro e objetivo. Muito bom!
Muito bom vídeo... Parabéns!!
Parabéns, professor Mattar, seu vídeo está ótimo! O senhor poderia citar seu livro novamente? Um grande abraço.
Caro Professor João, muito bom o seu vídeo, parabéns...
Mas, o grande desafio é como mudar os conceitos e avaliações existentes para uma formação mais colaborativa e participativa entre as gerações que trafegam nesta web 2.0, 3.0 => 4.0?
Sou imigrante digital e o desenvolvimento da habilidade motora necessária para alguns jogos me classifica como um dinossauro tentando perseguir um fórmula 1 ( rs rs rs rs ... )
Como aplicar esses conceitos dentro do universo educacional atual, onde trabalhamos com a educação bancária em 90% das escolas estaduais e municipais brasileiras e como transformar a realidade existente em uma nova realidade virtual/educacional prática?
Poderia nos brindar com um vídeo específico sobre esse assunto?
Abraços,
Erivaldo Ribeiro
Parabéns, muito bom!!!!!!
Ótima apresentação, uma verdadeira aula.
Uma explicação muito boa.
Game é uma ferramenta de Educação magnífica
É verdade, Marcia. Havia mais resistência à incorporação dos games ao processo de ensino e aprendizagem, mas agora já podemos dizer que há uma aceitação maior, com muitos textos teóricos e pesquisas empíricas publicadas.
Muito bom o seu vídeo. Tem como colocar os nomes dos autores citados e obras que mais se destacam na descrição do vídeo?
exploro vários autores e obras no meu blog, faça uma busca lá por games blogjoaomattar.com
Oi professor, já se passaram quatro anos depois de que você publicou este vídeo, e hoje estou utilizando ele para desenvolver um artigo para meu TCC de design instrucional. Gamificamos um curso online para professores com o objetivo de incentiva-los também a utilizar a gamificação na educação.Espero poder ter a oportunidade de mostrar nossa proposta em breve, quem sabe na ABED. Obrigada pelas dicas!!! Abraços (Cris - UEPG)
O vídeo continua válido, né? Será um prazer conhecer sua proposta, quem sabe na ABED.
Prof. João, esse vídeo me foi bastante esclarecedor, principalmente porque me ajudou a descobrir que a proposta de avaliação de conteúdos que pretendo desenvolver na minha pesquisa de mestrado trata-se de uma atividade gamificada! Só tenho uma dúvida: o termo gamificação associado à educação só se refere ao meio digital ou também ao analógico?
Cristiane, gamificação não se refere apenas ao meio digital, pode envolver o analógico também. Bom trabalho no seu mestrado!
@ Entendi! Muito obrigada!
Muito bom vídeo, tenho desenvolvido jogos em scratch e aplicado em robótica na universidade. Sou um apaixonado por games desde criança. Assisti esse vídeo do curso que estou fazendo do João. Queria parabenizar pelo vídeo. Meu deu uma visão muito mais ampla por exemplo do que é gamificação. Parabéns, excelente vídeo. Gostaria de fazer uma pergunta. o termo lúdico seria correto somente em games para aplicação em educação em ensino fundamental? Ou poderia ser usado para aprendizado de jogos universitários ? Esses dias eu participei de uma banca e questionei o termo lúdico em um jogo de tabuleiro para aprendizagem de programação na universidade. Pergunto agi correto ?
Marcio, lúdico é um termo geral, vale para tudo relacionado a games. O lúdico é um dos elementos de design de games que pode ser utilizado, por exemplo, em gamificação, independente do nível de ensino.
Excelente. Agora percebi.
Alguém pode me enviar os nomes dos autores que foi citado no vídeo? Autores dessa área de gamificação
Oi, Aline. Dê uma olhada no meu Google Acadêmico, há alguns artigos sobre gamificação e você encontrará várias referências.
Professor, quais são as principais iniciativas de gamificar os ambientes virtuais de aprendizagem?
Muito bom!!
Muito bom....
Olá, professor
Adorei seu vídeo! Não querendo abusar, mas estas referências poderiam ser postadas e se estas existem em português?
Obrigada
Oi, Ana. Eu preciso rever todo o vídeo, para anotar uma a uma as referências. Algumas são traduzidas, outras não. Mas as que você conseguir identificar, uma busca na Internet mostrará as que estão disponíveis etc.
Obrigada professor!
Enem 2021 tema da redação
Tô aqui também.
Vim pela matéria educação e suas tecnologias
Bom dia, professor! Você pode descrever o nome dos autores que citou no video?
Juliana, cito muitos autores, o ideal é você dar uma olhada no meu blog, buscar por games, terá muita coisa lá: joaomattar.com/blog
Entender o conceito de gamificação não é simplesmente um jogo, tem estratégia diversificadas
Resumindo, avaliação tradicional é linear, enquanto que a "gamificada" é flexível/dinamizada.
poderia escrever os livros