6:04 Cíntia tudo bem? Primeiro lugar agradeço muito por sua consultoria. Efetuei e enviei minha declaração de saída, porém, fiquei com uma dúvida. Durante o período que tenho residido no exterior, nas minhas visitas ao Brasil, eu utilizei meu cartão de crédito nacional 🇧🇷. Vc acredita que a receita federal brasileira poderá notificar-me, uma vez que informei ao fisco que resido no exterior, mas houve essa movimentação financeira durante esse período que tenho estado fora do país? Obs: Nunca enviei remessa de dinheiro para o Brasil 🇧🇷 e os pagamentos das despesas do meu cartão de crédito 🇧🇷, eles foram feitos por familiares. Mais uma vez, muito obrigada pela sua ajuda e vc é uma excelente profissional! 👍🏽
Olá Deinha! Não consigo te identificar pelo usuário do RUclips, mas se fez uma consultoria comigo fique a vontade para me enviar um email caso tenha alguma dúvida. Pode usar o email informado no momento da contratação 🙃. Sobre sua dúvida, não se preocupe, não há nenhum problema em "gastar" no Brasil usando seus cartões ou Pix, e pode fazer transferências de preferência que eles sejam vinculados à sua conta CDE. Mas se utilizar seu cartão de crédito normal em algum momento, não se preocupe que não será notificada somente por isso. Até mais 💜
Exemplo: Se Brasileiro com investimentos no Brasil, Eua e Cripto, declarante IR no Brasil e com residência em Portugal com rendimentos de salário, envios esporádicos de dinheiro wise para aporte em investimentos, como fica a situação entre os dois paises sendo residente nao habitual?
Boa noite! Boas explicações. Claras, práticas, sem serem chata. Se puder, por favor aborde na live a seguinte situação: pretendo ir para Portugal e viver somente dos rendimentos de aplicações financeiras brasileiras. Essa aplicações são isentas de IR aqui (fundos imobiliário). O modelo é’ pagar 28% em Portugal (o que é pessimo já que isento aqui), ou pode existir algum outro caminho? Obrigado!
Obrigado, fico feliz em ajudar 🙃 O caminho que tínhamos era o RNH, mas esse já não pode ser solicitado. Você pode não pagar os 28% se optar pelo englobamento, mas também não estará isento.
Parabéns pelo video. Tenho uma dúvida: aposentado acabou de chegar no exterior, já entregou a declaração de saida definitiva, porém tem rendimentos em açoes e fiis, precisa continuar declarando no IR ? Sendo que antes sempre declarou...como fazer ? Obgada
@ContadoraDoImigrante Oi, Cintia. Moro em Portugal desde 2019 e, embora não tenha feito a declaração de saída definitiva, continuei a apresentar a declaração no Brasil como se ainda residisse lá. Preciso retificar todas as declarações dos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023? Para a declaração de 2020, devo informar que saí em 2019, e nos anos subsequentes, preciso reportar os rendimentos que obtive em Portugal, mesmo que eu tenha a regra de não bitributação?
Olá Klebson. Eu tenho uma playlist aqui no canal que explico passo a passo a declaração de saída. Dá uma olhadinha e me diz se ainda ficar alguma dúvida. Não consigo te explicar tudo que precisa ser feito aqui, mas dessa forma que está pensando não está correto.
Boa noite Cintia. Assisti quase todos os seus videos, mas não consegui tirar uma das duvidas. É "simples" o caso. Moro em Portugal, tenho dupla residencia fiscal e mando dinheiro regulamente para investir no Brasil. Sei que agora vou precisar declarar a fonte da renda (Salario de colaborador em portugal) e ja vi que posso fazer pelo Carne Leão pagando a diferença do Imposto Brasil/Portugal. Aquestão é que pelo Carne Leão eu não me beneficio da isenção do acordo entre os países, somente o acerto do imposto. De qual maneira posso declarar meu rendimento no Brasil ficando isento de imposto lá? Obrigado. Estou ja a semana toda tentando resolver
Olá! Fico feliz de saber que meus vídeos estão ajudando 🙃. Então... não existe isenção. O acordo de não bitributação serve para vc não pagar o imposto todo novamente no Brasil. Paga só a diferença 😶
Olá Cintia Como fazer caso eu faça a saída fiscal do Brasil, ganhe dinheiro lá fora e queira usar esse dinheiro pra comprar um imóvel no Brasil mas continuando sem ser residente fiscal? Tenho que pagar ou declarar algo?
Olá. Minha situação é a seguinte: Sou aposentada no Brasil, recebo pelo Bradesco e transfiro via Wise para mim em Portugal. Possuo NIF, NISS, Contrato de Trabalho, Veiculo Próprio e Titulo de Residência. Não envio dinheiro para o Brasil, Pelo contrário recebo de lá. Declaro meu imposto de Renda Anualmente. Aqui em Portugal ainda não declarei pois cheguei neste ano em maio. Não fiz Declaração de Saída Definitiva e não desejo fazer. Se eu continuar a declarar no Brasil e declarar aqui também IRS terei algum problema futuro? A minha declaração de ganhos aqui em Portugal e de bem (meu veiculo) feita através do IRPF, já será entendida pela Receita Federal como saída definitiva?
eu sai do brasil em 18/05/2022 e estou fazendo a retroativa 26/10/2024 qual a data da caracterizacao da condicao de nao residente devo colocar alguem pode ajudar pf?
Olá Eu moro em Portugal faz quase 5 anos (completa em fev 2025). Só tenho renda ativa hoje em Portugal. Não mando dinheiro grande para o Brasil, só merreca e de vez enquanto. Mas ainda tenho contas em bancos e corretoras com alguns investimentos pequenos (CDBs e Prev privada que não contribuo mais, ta parada). Tenho imóveis fruto de inventário, mas que eu não quero/preciso ficar com nenhuma parte da venda, já abri mão (de boca apenas) para meus irmãos e minha mãe. Porém eu passei todos os anos até o momento declarando tudo no Brasil. Aqui em Portugal, tenho a residência fiscal e faço com uma contabilista, não declaro aqui nada do que tenho no Brasil. Mas no Brasil declaro tudo nos bens e direitos apenas. Agora em 2024 comecei a pensar em fazer a declaração de saida definitiva. Dúvidas: Faço retroativo a 2020, quando cheguei, ou faço esse ano, como se tivesse saido esse ano? Minhas questões em torno disso é que um dos imóveis do inventário, nós vendemos esse ano, e desse imóvel eu ganhei o dinheiro (por isso que abri mão do resto). Penso que se eu fizer a declaração retroativa a 2020, a receita pode vir querer me tributar como estrangeiro desse imóvel, pelo fato que eu ter corrigido as declarações posteriores.
Se você se manteve fazendo as declarações todos os anos, para fazer uma declaração retroativa seria necessário cancelar todas as declarações que vieram depois, pois uma declaração de IR cancela uma declaração de saída.
Recebo aposentadoria, transfiro pela Wise para Portugal, tenho investimento no Brasil, meu endereço fiscal do NIF ainda é do Brasil, não consegui mudar, segundo AT somente qdo eu tiver autorização de residência que estou aguardando na AIMA, tenho um contrato de trabalho e por isso consegui entrar com a MI este ano e tenho um veículo que foi passado para o meu nome este ano após falecimento do meu marido, com autorização das filhas herdeiras. Não envio dinheiro para o Brasil, tudo é gasto para minha manutenção em Portugal. Como fica o meu caso? Lembrando que faço declaração de imposto de renda no Brasil todo ano.
@@ContadoraDoImigrante E o IRS? Tenho que fazer? Tenho que informar minha aposentadoria do Brasil e o investimento? O imposto de renda no Brasil, tenho que informar o veículo e o contrato de trabalho?
Contia. Boa noite. Entrei em contato por whatssap com você mas eu recebi uma resposta de Poliana. Ela disse me que você está morando na Espanha. Isso é verdade ou é um golpe dessa Poliana usando o seu site?
Cintia, tocando o terror msm 😂 To agendando so pra te ver e conversar o óbvio 😂 Mas primeiro, por favor, o que vc acha disso: Nao fiz a declaração e nos últimos 8 anos fui ao BR de ferias por 3 vezes. Nao tenho nenhuma fonte pagadora, em 2020 enviei 50k durante o ano pra minha conta poupança que é usado para ferias e pequenos pixes. Dei uma olhada e não tem nenhuma notificação da RF Como você vê a minha declaração? Devo declarar os meus rendimentos em uma possível declaração de saida em 2019 ou 2020? 2019 ainda ta disponível Mas eu fico imaginando se em caso de declaração, a emissao da DARF seria pelo valor bruto, ou preciso calcular a base seguindo o msm calculo de PT? Poxa, ainda fico pensando se depois da declaração definitiva, serei obrigado a entregar as subsequentes 🤔. Hoje estou na França Até mais : )) Agradeço
Mas onde já viu isso...eu não toco o terror não!! 🤣🤣 Pelo que parece sua situação é bem tranquila. Tô ligada que vc só quer bater um papo mesmo 🤭. Vou até passar um café ☕😁 Até lá 💜
6:04 Cíntia tudo bem? Primeiro lugar agradeço muito por sua consultoria. Efetuei e enviei minha declaração de saída, porém, fiquei com uma dúvida. Durante o período que tenho residido no exterior, nas minhas visitas ao Brasil, eu utilizei meu cartão de crédito nacional 🇧🇷. Vc acredita que a receita federal brasileira poderá notificar-me, uma vez que informei ao fisco que resido no exterior, mas houve essa movimentação financeira durante esse período que tenho estado fora do país?
Obs: Nunca enviei remessa de dinheiro para o Brasil 🇧🇷 e os pagamentos das despesas do meu cartão de crédito 🇧🇷, eles foram feitos por familiares. Mais uma vez, muito obrigada pela sua ajuda e vc é uma excelente profissional! 👍🏽
Olá Deinha!
Não consigo te identificar pelo usuário do RUclips, mas se fez uma consultoria comigo fique a vontade para me enviar um email caso tenha alguma dúvida.
Pode usar o email informado no momento da contratação 🙃.
Sobre sua dúvida, não se preocupe, não há nenhum problema em "gastar" no Brasil usando seus cartões ou Pix, e pode fazer transferências de preferência que eles sejam vinculados à sua conta CDE. Mas se utilizar seu cartão de crédito normal em algum momento, não se preocupe que não será notificada somente por isso.
Até mais 💜
Quem recebe herança no BR e mora fora?????? Obrigada
Exemplo: Se Brasileiro com investimentos no Brasil, Eua e Cripto, declarante IR no Brasil e com residência em Portugal com rendimentos de salário, envios esporádicos de dinheiro wise para aporte em investimentos, como fica a situação entre os dois paises sendo residente nao habitual?
Precisa declarar seus rendimentos no exterior através do anexo J e precisa declarar os rendimentos enquadrados no RNH no anexo L
A libe ficará gravada? E’ possível fazer no Instagram e no RUclips ao mesmo tempo? (No RUclips é’ mais prático) obg!
Olá, a Live está gravada sim
Está disponível lá no meu canal do Instagram 💜
Boa noite! Boas explicações. Claras, práticas, sem serem chata. Se puder, por favor aborde na live a seguinte situação: pretendo ir para Portugal e viver somente dos rendimentos de aplicações financeiras brasileiras. Essa aplicações são isentas de IR aqui (fundos imobiliário). O modelo é’ pagar 28% em Portugal (o que é pessimo já que isento aqui), ou pode existir algum outro caminho? Obrigado!
Obrigado, fico feliz em ajudar 🙃
O caminho que tínhamos era o RNH, mas esse já não pode ser solicitado.
Você pode não pagar os 28% se optar pelo englobamento, mas também não estará isento.
Puxa, perdi a live.
Oi Renata
A gravação tá disponível lá no meu perfil do Instagram.
Ficou muito bom e tem muita informação importante, vai lá ver 💜
Parabéns pelo video.
Tenho uma dúvida: aposentado acabou de chegar no exterior, já entregou a declaração de saida definitiva, porém tem rendimentos em açoes e fiis, precisa continuar declarando no IR ? Sendo que antes sempre declarou...como fazer ? Obgada
Não residente, só pode investir em CDB/ Poupança e previdência e somente através de uma conta CDE.
@ContadoraDoImigrante Oi, Cintia. Moro em Portugal desde 2019 e, embora não tenha feito a declaração de saída definitiva, continuei a apresentar a declaração no Brasil como se ainda residisse lá. Preciso retificar todas as declarações dos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023? Para a declaração de 2020, devo informar que saí em 2019, e nos anos subsequentes, preciso reportar os rendimentos que obtive em Portugal, mesmo que eu tenha a regra de não bitributação?
Olá Klebson.
Eu tenho uma playlist aqui no canal que explico passo a passo a declaração de saída. Dá uma olhadinha e me diz se ainda ficar alguma dúvida. Não consigo te explicar tudo que precisa ser feito aqui, mas dessa forma que está pensando não está correto.
Quem mora fora tem que declarar o que ganha no Br, certo?
Olá!
Assista aos outros vídeos do canal e suas dúvidas serão respondidas 😁
Você insiste na saída definitiva, mas como faremos para investir em ações no Brasil ? 🤷🏼♂️
Siga youtube.com/@eudaiane.cavalcante?si=bZGtowmzE0DVZhTi e aprenda a investir no exterior e parar de perder todo seu rendimento com câmbio 💱
Olá, se eu fizer a saída definitiva do BR ainda posso enviar dinheiro pra um parente ou uma conta titular? Obrigado.
Sim, por uma conta CDE - Assista ao vídeo transações internacionais que está disponível aqui no canal 🙃
Boa noite Cintia. Assisti quase todos os seus videos, mas não consegui tirar uma das duvidas. É "simples" o caso. Moro em Portugal, tenho dupla residencia fiscal e mando dinheiro regulamente para investir no Brasil. Sei que agora vou precisar declarar a fonte da renda (Salario de colaborador em portugal) e ja vi que posso fazer pelo Carne Leão pagando a diferença do Imposto Brasil/Portugal. Aquestão é que pelo Carne Leão eu não me beneficio da isenção do acordo entre os países, somente o acerto do imposto. De qual maneira posso declarar meu rendimento no Brasil ficando isento de imposto lá? Obrigado. Estou ja a semana toda tentando resolver
Olá!
Fico feliz de saber que meus vídeos estão ajudando 🙃.
Então... não existe isenção.
O acordo de não bitributação serve para vc não pagar o imposto todo novamente no Brasil. Paga só a diferença 😶
@@ContadoraDoImigrante Entendi, faz sentido e já ajuda haha. Obrigado pela atenção!
Olá Cintia
Como fazer caso eu faça a saída fiscal do Brasil, ganhe dinheiro lá fora e queira usar esse dinheiro pra comprar um imóvel no Brasil mas continuando sem ser residente fiscal? Tenho que pagar ou declarar algo?
Oieee
Basta fazer sua movimentação financeira através de uma conta CDE.
Seu ganhos no exterior não podem ser tributados.
@@ContadoraDoImigrante Muito obrigado. E o mesmo se aplica caso eu queria alugar uma casa em vez de comprar?
Olá. Minha situação é a seguinte: Sou aposentada no Brasil, recebo pelo Bradesco e transfiro via Wise para mim em Portugal. Possuo NIF, NISS, Contrato de Trabalho, Veiculo Próprio e Titulo de Residência. Não envio dinheiro para o Brasil, Pelo contrário recebo de lá. Declaro meu imposto de Renda Anualmente. Aqui em Portugal ainda não declarei pois cheguei neste ano em maio. Não fiz Declaração de Saída Definitiva e não desejo fazer. Se eu continuar a declarar no Brasil e declarar aqui também IRS terei algum problema futuro? A minha declaração de ganhos aqui em Portugal e de bem (meu veiculo) feita através do IRPF, já será entendida pela Receita Federal como saída definitiva?
Iremos responder na live 💜
eu sai do brasil em 18/05/2022 e estou fazendo a retroativa 26/10/2024 qual a data da caracterizacao da condicao de nao residente devo colocar alguem pode ajudar pf?
Olá Marcos
Assista a playlist comunicação de saída definitiva, lá eu explico passo a passo como calcular sua data de saída 🙃
Eu assisti todos os vídeos do seu canal e não vi esse vídeo, poderia deixar o link dele aqui pf. Vou conferir novamente obg
O problema é quem é pensionista no Br, se declarar saída do Brasil tem retido 25% na fonte!!!!!
Não mais 🙃
@@ContadoraDoImigrante de 13% passa a 25% a retenção na fonte
@@ContadoraDoImigrante não mais???
Olá Eu moro em Portugal faz quase 5 anos (completa em fev 2025).
Só tenho renda ativa hoje em Portugal. Não mando dinheiro grande para o Brasil, só merreca e de vez enquanto. Mas ainda tenho contas em bancos e corretoras com alguns investimentos pequenos (CDBs e Prev privada que não contribuo mais, ta parada). Tenho imóveis fruto de inventário, mas que eu não quero/preciso ficar com nenhuma parte da venda, já abri mão (de boca apenas) para meus irmãos e minha mãe. Porém eu passei todos os anos até o momento declarando tudo no Brasil. Aqui em Portugal, tenho a residência fiscal e faço com uma contabilista, não declaro aqui nada do que tenho no Brasil. Mas no Brasil declaro tudo nos bens e direitos apenas. Agora em 2024 comecei a pensar em fazer a declaração de saida definitiva.
Dúvidas: Faço retroativo a 2020, quando cheguei, ou faço esse ano, como se tivesse saido esse ano? Minhas questões em torno disso é que um dos imóveis do inventário, nós vendemos esse ano, e desse imóvel eu ganhei o dinheiro (por isso que abri mão do resto). Penso que se eu fizer a declaração retroativa a 2020, a receita pode vir querer me tributar como estrangeiro desse imóvel, pelo fato que eu ter corrigido as declarações posteriores.
Se você se manteve fazendo as declarações todos os anos, para fazer uma declaração retroativa seria necessário cancelar todas as declarações que vieram depois, pois uma declaração de IR cancela uma declaração de saída.
Recebo aposentadoria, transfiro pela Wise para Portugal, tenho investimento no Brasil, meu endereço fiscal do NIF ainda é do Brasil, não consegui mudar, segundo AT somente qdo eu tiver autorização de residência que estou aguardando na AIMA, tenho um contrato de trabalho e por isso consegui entrar com a MI este ano e tenho um veículo que foi passado para o meu nome este ano após falecimento do meu marido, com autorização das filhas herdeiras. Não envio dinheiro para o Brasil, tudo é gasto para minha manutenção em Portugal. Como fica o meu caso? Lembrando que faço declaração de imposto de renda no Brasil todo ano.
Enquanto não for residente fiscal em Portugal pode manter sua residência no Brasil sem problemas.
@@ContadoraDoImigrante E o IRS? Tenho que fazer? Tenho que informar minha aposentadoria do Brasil e o investimento? O imposto de renda no Brasil, tenho que informar o veículo e o contrato de trabalho?
Iremos responder na live 💜
@@ContadoraDoImigrante Ficarei atenta, já te sigo no Instagram. Obrigada.
E o residente não habitual? @@ContadoraDoImigrante
Contia.
Boa noite.
Entrei em contato por whatssap com você mas eu recebi uma resposta de Poliana. Ela disse me que você está morando na Espanha. Isso é verdade ou é um golpe dessa Poliana usando o seu site?
Olá Patrícia!
Poliana é minha atendente, pode confiar 🙃
Me mudei para a Espanha mês passado 😁
❤@@ContadoraDoImigrante
Obrigada 🥰 Eu irei entrar em contacto com ela. ❤
Cintia, tocando o terror msm 😂
To agendando so pra te ver e conversar o óbvio 😂
Mas primeiro, por favor, o que vc acha disso:
Nao fiz a declaração e nos últimos 8 anos fui ao BR de ferias por 3 vezes. Nao tenho nenhuma fonte pagadora, em 2020 enviei 50k durante o ano pra minha conta poupança que é usado para ferias e pequenos pixes. Dei uma olhada e não tem nenhuma notificação da RF
Como você vê a minha declaração? Devo declarar os meus rendimentos em uma possível declaração de saida em 2019 ou 2020? 2019 ainda ta disponível
Mas eu fico imaginando se em caso de declaração, a emissao da DARF seria pelo valor bruto, ou preciso calcular a base seguindo o msm calculo de PT?
Poxa, ainda fico pensando se depois da declaração definitiva, serei obrigado a entregar as subsequentes 🤔. Hoje estou na França
Até mais : ))
Agradeço
Mas onde já viu isso...eu não toco o terror não!! 🤣🤣
Pelo que parece sua situação é bem tranquila.
Tô ligada que vc só quer bater um papo mesmo 🤭. Vou até passar um café ☕😁
Até lá 💜
@ContadoraDoImigrante nos vemos no dia 10 ☺️