Olivenza, procurando pelos ainda visíveis vestígios portugueses

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • De facto quem visita Olivença, ( atualmente Olivenza ) na Espanha, nas ruas por onde passe, é comum encontrar ruas com nomes em português, portas e janelas manuelinas, brasões com as quinas de Portugal, esferas armilares, padrões dos descobrimentos, simbolismo alusivo aos descobrimentos, etc. etc. não se admire, pois esta cidade já foi território português.
    Olivenza é uma cidade sede do município homónimo da zona raiana, cuja demarcação é objeto de litígio entre Portugal e Espanha. Reivindicado de jure por Portugal, o município integra atualmente a província de Badajoz da comunidade autónoma espanhola da Estremadura. É a capital da comarca espanhola de Llanos de Olivenza (em português: "Planícies de Olivença"), também conhecida como Comarca de Olivença. Tem 430,1 km² de área e em 2021 tinha 11 871 habitantes (densidade: 27,6 hab./km²).
    O Tratado de Alcanizes, de 1297, estabelecia Olivença como parte de Portugal. Em 1801, através do Tratado de Badajoz, denunciado em 1808 por Portugal, o território foi anexado a Espanha. Em 1817 a Espanha reconheceu a soberania portuguesa subscrevendo o Congresso de Viena de 1815, comprometendo-se à retrocessão do território o mais prontamente possível. Porém, até aos dias de hoje, tal ainda não aconteceu.
    Assim continuam por colocar os marcos delimitadores de fronteira entre a confluência do rio Caia com o rio Guadiana e a confluência da ribeira de Cuncos com o rio Guadiana com a numeração de 802 a 899 correspondentes ao território de Olivença.
    Apesar do desentendimento entre Portugal e Espanha sobre a Questão de Olivença, o tema não tem provocado atrito nas relações entre os dois países ibéricos.
    Uma curiosidade, que não passa despercebida, quem atravessa a fronteira para o lado espanhol, vai encontrar a placa que identifica que está a entrar em território de Espanha, assim já não acontece quem vem de Espanha para Portugal, não vai encontrar esta placa, que identifica que está a entrar em território português, querendo demostrar desta forma, que aqui já faz parte integrante deste território, tratando-se de um problema sem fim á vista.
    A PONTE DA AJUDA ( RUÍNAS )
    A Ponte da Ajuda, também referida como Ponte de Nossa Senhora da Ajuda e como Ponte de Olivença, situa-se sobre o rio Guadiana, município de Olivença, atualmente sob domínio de Espanha.
    Hoje em ruínas, ligava as localidades de Elvas e de Olivença. Em 1967, a ponte foi declarada como Imóvel de Interesse Público pelo estado português.
    Em 2000, foi inaugurada uma nova ponte, a curta distância e a jusante da antiga, construída e financiada pelo governo português.
    Ponte Antiga da Ajuda, foi mandada erguer por Manuel I de Portugal com a função de assegurar a operação das forças militares portuguesas na margem esquerda do rio Guadiana, em apoio ao Castelo de Olivença, em 19 de dezembro de 1510, no chamado local de Nossa Senhora da Ajuda.
    Em 1597, alguns dos arcos centrais desabaram, em consequência de fortes cheias que aumentaram significativamente o caudal do rio Guadiana. Mais tarde, em 1641, após vários invernos rigorosos causando danos à ponte, esta foi reparada por ordem do general D. João da Costa, que mandou substituir dois dos arcos deficientes por pontes levadiças.
    Foi parcialmente destruída pelo exército castelhano durante a Guerra da Restauração, em setembro de 1646, tendo sido reparada após o fim da guerra.
    Mais tarde, em 1709, no contexto da Guerra da Sucessão Espanhola, o exército castelhano fez explodir a ponte, destruindo-a mais uma vez parcialmente. A partir dessa altura, a ligação entre Elvas e Olivença passou a ter que ser realizada através de terras espanholas. A ponte permanece em ruínas desde essa data até hoje, não tendo sofrido qualquer restauro.
    Com trezentos e oitenta metros de comprimento por cinco metros e meio de largura, apoiava-se em dezenove arcos, defendida por um sólido torreão em seu centro, torreão este dividido internamente em três pavimentos, com aposentos dotados de janelas. O torreão foi assente em penedos de grande dimensão, que ainda hoje podem ser observados.
    Na cimeira luso-espanhola de 1994, o governo português recusou um empreendimento transfronteiriço de construção de uma nova ponte sobre o rio Guadiana, perto da ponte da Ajuda, chamando a si todos os encargos e responsabilidades de construção dessa futura ponte, evitando assim quaisquer formas de reconhecimento tácito de um traçado de fronteira sobre a linha do Guadiana e qualquer cedência do território de Olivença e correspondente património, a qual foi aberta ao trânsito em 2000.

Комментарии • 33

  • @michaeldelisieux5252
    @michaeldelisieux5252 4 месяца назад +3

    É uma cidade Portuguesa com certeza. É com certeza, uma Cidade Portuguesa. Viva Portugal, heróico e belo!

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  4 месяца назад +1

      Bem haja. Continue por ai desse lado. Um grande abraço ❤❤

  • @franciscomarques4043
    @franciscomarques4043 3 месяца назад +1

    Adorei . Olivença terra portuguesa , terra de Portugal . Cativa no país vizinho .

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  3 месяца назад +1

      Infelizmente um problema para a diplomacia resolver, porque doutra forma não será possível. Para ser sincero, acredito que isso jamais será corrigido. Estas coisas são sempre muito complicadas de um país abrir mão, dos territórios que ocupou a outros. Um grande abraço, obrigado por comentar e assistir ao video❤❤

    • @franciscomarques4043
      @franciscomarques4043 3 месяца назад

      @@jorgematos8820 Sempre acreditei que Timor-Leste viria a saír das garras do grande Leão indonesiano . Na altura Timor-Leste com 700 mil habitantes, e a Indonésia com 200 milhōes nessa altura . O facto é que Timor-Leste conseguiu a sua independência . Olivença voltará para casa ,pelas vias diplomáticas e sem guerra ,quando Portugal deixar de ser um país corrupto, ou seja quando Portugal deixar de ter corruptos n'a politica sobre tudo no governo. O Tratado de Viena de 1815 não perde a validade .e existe milhares de portugueses que também não perderam a memória. Sempre será lembrada para que a Espanha saiba que Portugal não esqueceu Olivença.

  • @carloscanariocanario1159
    @carloscanariocanario1159 4 месяца назад +4

    OLIVENÇA CIDADE PORTUGUESA.
    É PORTUGUESA É NOSSA.
    SERÁ SEMPRE NOSSA.
    AÍ TUDO RESPIRA PORTUGAL.

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  4 месяца назад +1

      Obrigado ❤ um grande abraço ❤❤

  • @vily_lopez
    @vily_lopez 4 месяца назад +1

    Outra vez, esplêndido!

  • @Uboat1407
    @Uboat1407 4 месяца назад +4

    Olivença, uma cidade Portuguesa sob administração espanhola. Veja-se que tem um presidente de câmara como qualquer outra cidade/vila em Portugal 🇵🇹 e não um alcalde como as restantes cidades espanholas.
    Saudações lusitanas para todos aqueles que em português correcto nos entendemos.

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  4 месяца назад

      Na realidade, penso que muitos olivenses, mais preferiam estar inseridos no território português do que espanhol, mas como também já foi referido aqui; vamos deixar que um possível referendo, sejam eles a tomar essa decisão 😄😄Obrigado pelo comentário e estar acompanhando o canal❤❤

  • @borbasa2529
    @borbasa2529 4 месяца назад +2

    Uma das várias histórias de Portugal e Espanha: o caso de Olivença será de difícil resolução....talvez um referendo aos habitantes fosse a melhor solução. Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho abraço

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  4 месяца назад +1

      Também concordo consigo meu amigo Barbosa. Vai ser extremamente difícil, teria que haver muito boa vontade por parte do governo espanhol, o que não acredito muito nisso, atendendo a outros casos conhecidos na Espanha, como por exemplo a Catalunha e o País Basco. Um grande abraço

    • @borbasa2529
      @borbasa2529 4 месяца назад +1

      ​@@jorgematos8820Há mais exemplos, como é o de Ceuta

    • @borbasa2529
      @borbasa2529 4 месяца назад +1

      Abraço

    • @franciscomarques4043
      @franciscomarques4043 3 месяца назад

      @@jorgematos8820 Fazer um referendo está fora de questão, nem pensar . A Espanha anexou Olivença sem pedir a opiniäo dos oliventinos. Deitaram-se a dormir portugueses e acordaram espanhois. Sim um referendo pode ser feito para Ceuta,Melilla, Catalunha, País Basco, Galiza, e a Comunidade Valenciana . Olivença é território português roubado a Portugal pela força das armas. Tratado de Viena de 1815 a Espanha assinou este tratado e reconheceu a soberania portuguesa sobre o território de Olivença, comprometeu-se a devolver Olivença a Portugal o mais breve que possivel, e até hoje continuamos esperando. A Espanha não cumpre não respeita os acordos internacionais.

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  2 месяца назад

      @@franciscomarques4043 Concordo consigo, infelizmente a Espanha gosta muito pouco de devolver os territórios ocupados, e atendendo á boa relação que hoje temos com a Espanha, prevejo que tudo vai continuar da mesma forma. Um grande abraço meu caro amigo Francisco, bem haja pelo seu comentário que me mereceu toda atenção ❤❤

  • @adolfoformoso5445
    @adolfoformoso5445 3 месяца назад +1

    Quandoo e que os espanhois vao nos devover esta bela Olivenza?

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  3 месяца назад

      Muito complicado responder á sua pergunta meu amigo. Mas como de facto todos sabemos, estes problemas são sempre complicados de resolver, e os políticos portugueses, penso que não estão para aí muito virados, e existe muito pouca vontade de os resolver, antes pelo contrário, se pudessem já tinham vendido o país todo aos estrangeiros.
      Um grande abraço, obrigado por comentar❤❤

  • @lusagal8591
    @lusagal8591 3 месяца назад +1

    Fui lá em 2023, tudo respira Portugal, a calçada portuguesa ,uma maravilha do nosso patrimônio Nacional !! Não entendo como o governo Português não se ergue perante o País vizinho, para que de novo Olivença venha para a sua Pátria Mãe 🥲

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  3 месяца назад +1

      De facto minha boa amiga, penso que a vontade de solucionar este problema é quase nula, se não o governo português já tinha feito maior pressão, para que fosse restituído essa parte do território a Portugal. Muitos beijinhos, obrigado por estar ai desse lado❤❤

    • @lusagal8591
      @lusagal8591 3 месяца назад +1

      @@jorgematos8820 Quem agradece, sou eu ❤️🇵🇹

  • @fernandogoncalves2432
    @fernandogoncalves2432 3 месяца назад

    Aqui se vê à força e o respeito que portugal tem.
    Foi assinado em Versailles que OLIVENÇA era portuguesa.
    Os Espanhois não compraram o Contrato, e portugalico fica de braços cruzados.
    Este Paísico só foi Forte contra os Negrinhos em África , e contra indigenas no Brasil.
    CONCLUSÃO
    Portugal é um ZERO à esquerda.

  • @lorenzoarevalo2537
    @lorenzoarevalo2537 Месяц назад +1

    Donde está ese pueblo ?

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  29 дней назад

      Fica na província de Badajoz, Gracias por tu comentario, siempre bienvenido.❤❤

  • @BelaSilva-z2h
    @BelaSilva-z2h 4 месяца назад +2

    Muitos dos seus habitantes tem nacionalidade Portuguesa pois não se consideram Espanhóis

    • @jorgematos8820
      @jorgematos8820  4 месяца назад +1

      De facto ainda existe uma relação com laços bastante profundos entre Olivença e Portugal, até de muitos desses descendentes de portugueses, que continuaram lá a viver.
      Obrigado Bela pelo seu comentário, bem haja por estar sempre desse lado❤❤

  • @zocuni
    @zocuni 4 месяца назад +3

    É impossível virem falar de iberismos quando ainda existe um caso como esse...