00:00 Parte I - Introdução à dialética hegeliana 20:00 Parte II - A dialética reinventada 44:55 Parte III - A fenomenologia do espírito 1:04:00 Parte IV - A ideia da certeza sensível 1:16:17 Parte V - Teorias do reconhecimento
Fantástica lição sobre o grande pensador que foi Hegel, tão crucial para compreender Lacan e, na sequência deles, Zizek. Muito grato ao Prof. Vladimir Safatle pela sua excelente explicação.
O conceito de dialética surgiu com o Heráclito, e a dialética da contradição ja é citada desde aqueles tempos, os filósofos pos socráticos distorceram o pensamento filosófico e com isso podemos agradecer a Hegel por relembrar o significado da contradição. Muitas coisas que julgamos como conhecimento novo já existe a milênios. Obrigado pelo vídeo.
Professor, que segurança, que erudição. Entretanto, o grande Filósofo Hegel é muito árido. A sua tentativa em decodificá- lo para nós, simples interessados, representa uma notável contribui ção para aqueles que sequer tem uma graduação em filosofia. Prometo rever o vídeo com a con centração que este gigante exige. Nesses tempos sombrios, o Sr brilhou como um farol, protegen um conhecimento superior. Obrigado por tudo ! Brilhante !
Nossa! Ouvi-lo, para ouvir Hegel, Marx, Freud, Lacan está sendo mais uma "experiência em si".Como o analista, que se põe a ouvir em cada sessão uma dialética acontecendo.Sim... dialetizando sua experiência em si. Cada sessão uma cena impossível de determinação entre senhor e escravo, entre duas consciências senão estiver no seu-pseudo saber.É no devir que o inconciente se reconcilia com a ainda suposta ""realidade"" de seu Eu. Gratificante! Como analista, acompanho , "in cenna", e sigo o rumo das pulsões em suas vicissitudes.E posso assistir senhores e escravos de que fala Karl Marx aponta e Chaplin, in Tempos Modernos.O que fazer com os escravos brasileiros que longe de ter um pouco de acesso ao saber "possivel", continuam escravizados a um suposto Senhor e Mestre.Sendo onde não sou, posso, aida assim a um vir a ser, olhar um pensamento, pelo qual estamos sendo invadidos pela " Cultura da Ilusão e o Mal- estar da civilização, como aponta Freud. Digo e sinto o mesmo: nunca assisti alguém dedicado à clareza de sua palavra e conhecimento.Simples, viz serena que busca serenidade para "ouvir" Grata mesmo à você! Meu abraço dedicado.
Qualquer palavra que queira usar para adjetivar a qualidade superior e a forma lúdica e inteligente de sua palestra/aula sobre a dialética hegeliana, diante de minha pobre retórica, pouco acrescentaria ao que já foi dito. Entretanto, não posso deixar de expressar meus mais sinceros agradecimentos e minha mais respeitosa admiração por seu trabalho.
Primeira parte: compreender a diferença fundamental da filosofia crítica em Kant e em Hegel. Segunda parte: como Hegel pensa a dialética (contradição real).Terceira parte: o caminhar do espírito, por meio das figuras da consciência - sensível, de si, espírito -, rememora e elabora o saber na direção da nova consciência universal (saber absoluto). Quarta parte: o saber mediado e a consciência do reconhecimento. Quinta parte: a consciência da negação, a "dialética do senhor e do escravo"
Excelente! Muito orgulho de ter sido aluno do prof. Safatle! Precisamos de mais conteúdo filosófico assim acessível pela internet. Obrigado pela iniciativa!
Também. Os tais marxistas de destaque no RUclips (geralmente jovens organizados em partidos políticos do campo da esquerda) falam tanto de dialética marxista, mas é só olhar com atenção que de dialética só tem o nome - geralmente é aquele papo de tese, antítese e síntese, muitas vezes influenciados pelo livro O Que É Dialética da coleção Primeiros Passos. No Brasil, Safatle é o cara que melhor fala de Hegel - dos professores e estudiosos com os quais tive contato.
Safatle confirma sua estatura como filósofo superior, um dos mais proeminentes do Brasil, se não, o maior deles. A dialética Hegelliana decifrada de forma excepcional.
@@daimon00000 o foda é q o trabalho dele de "liberdade como heteronomia sem servidão" é um negócio q não acho em mais ninguém no mundo, e tem pouquíssimas traduções em outros idiomas
@@daimon00000 eu fiz meu segundo grau como bac internacional, meu professor de história (filosofia e arte) me passava livros para ler ou as vezes só fragmentos e me pedia para interpretar, infelizmente, eu entendía tudo errado, voltava a ler e depois da correção, sim ficava mais fácil. Já passaram mais de 40 anos. Nesta quarentena tenho aproveitado para ler e me disseram que eu iria gostar de hegel e para ver se ia ou não busquei no youtube e veio seu canal com esta aula do Pf.Vladimir Safatle (que para mim é mais que genial). Está muito muito além da minha capacidade :-) Vou baixar em livro e depois voltar quem sabe não?? Os filósofos franceses são menos complexos, nem de longe o bac que fiz estudava alguém além dos franceses ;-) Obrigada pelo comentário e estímulo 🌻
@@santamistura Filósofos como Hegel exigem insistência porque é como aprender uma língua nova, não se entende em uma leitura; ler comentários e interpretações de outros filósofos ajuda bastante. Tem um artigo de Robert Brandom sobre Hegel e Habermas que acho bastante esclarecedor. Mas não acredite que é algo dificílimo ou para gênios como dizem por aí. Abs.
@@daimon00000 terminei o curso de Filosofia agora, e confesso que Hegel , até pouco tempo eu não entendia nada ,nem em livros intrudutorio. Agora que tá me dispersando o interesse profundo, e aos poucos as coisas estão de encaixando. Quem me fez começar a entender Hegel foi o Zizek, estou lendo o livro "menos que nada".
Se estiverem bons no inglês, o professor Gregory B. Sadler tem uma playlist em que lê e comenta parágrafo por parágrafo da Fenomenologia do Espírito. Eu leio o parágrafo no meu livro e depois ouço o professor Sadler explicando enquanto lavo louça, faço isso diariamente e tem sido bem interessante...
No dia que eu ia comprar vários cursos da cult eles desligaram o site, entrei em contato e disseram que era temporário, manutenção, nunca mais voltou....
Algebra linear faz sentido e tem aplicações práticas que funcionam. Não sei se pode dizer a mesma coisa que a filosofia do Hegel, pq essa filosofia pode ser loucura disfarçada.
P... véi assisti a uma aula magna dessa sobre a dialética hegeliana e o ouvir o dinjones falar sobre Hegel num vídeo de dez minutos é possível concluir que não é o tabagista que é o estelionatario é o público dele que tem preguiça de pensar. Puta merda, Vladimir concatena tudo em multiplas associações de forma brilhante.
Muito bom essa ideia" preguiça de pensar"Sera que poderia-se levantar uma idéia de preguica de "ouvir-se em si". Bom isso! Abrimos aqui um certo ouvir o ócio e a preguiça de reconstruir em movimento o pensamento.Sera que dar para pensar nassim? Abs.
Em um momento, ele fala que deve-se destituir as propriedades inatas/naturais da consciência. Depois, fala que a consciência não tem nada, ela não tem propriedade nenhuma, não tem natureza própria... Talvez eu tenha perdido alguma parte, mas esse ponto me deixou em dúvida.
Só há conhecimento onde é possível tematizar o que não é imediatamente idêntico ao modo de reflexão do sujeito, ou seja, nos J.S.A. kantianos não há conhecimento porque é o psicologismo...
Jesus Cristo tinha uma dialética impressionante pois ao perguntar ele já deixa visto o erro cometido pelo outro pois disse aquele dentre vos que não tiver pecado que atire a primeira pedra e logo todos se sentiram pecadores e foram jogando suas pedras e saindo um a um da presença de Jesus e daquela mulher adúltera aquele tempo portanto Jesus Cristo foi sem dúvida o maior dialético antes do surgimento neste mundo disto que hoje vocês entendem como dialética portanto dialética e dizer a verdade a este mundo kkkkklkk pronto mãe falei kkkkkkk
Em tempo não quis dizer telescópio mas sim microscópio entendeu tenho meu direito de errar pois o pensamento e meu não de outro kkkkkkk mãe pronto mãe falei kkkkkkkklkkk
00:00 Parte I - Introdução à dialética hegeliana
20:00 Parte II - A dialética reinventada
44:55 Parte III - A fenomenologia do espírito
1:04:00 Parte IV - A ideia da certeza sensível
1:16:17 Parte V - Teorias do reconhecimento
Obrigado Giovanna
Obrigado! :)
@@CanalMotophilia eita, que dedicação!!! rs mucho bom
Obrigada, Giovana!
Como consigo os outros vídeos?
Fantástica lição sobre o grande pensador que foi Hegel, tão crucial para compreender Lacan e, na sequência deles, Zizek. Muito grato ao Prof. Vladimir Safatle pela sua excelente explicação.
Agradecer a iniciativa é um dever. Obrigado a todos envolvidos.
O conceito de dialética surgiu com o Heráclito, e a dialética da contradição ja é citada desde aqueles tempos, os filósofos pos socráticos distorceram o pensamento filosófico e com isso podemos agradecer a Hegel por relembrar o significado da contradição. Muitas coisas que julgamos como conhecimento novo já existe a milênios. Obrigado pelo vídeo.
Professor, que segurança, que
erudição. Entretanto, o grande
Filósofo Hegel é muito árido.
A sua tentativa em decodificá-
lo para nós, simples interessados,
representa uma notável contribui
ção para aqueles que sequer tem
uma graduação em filosofia.
Prometo rever o vídeo com a con
centração que este gigante exige.
Nesses tempos sombrios, o Sr
brilhou como um farol, protegen
um conhecimento superior.
Obrigado por tudo !
Brilhante !
Professor Safatle está de parabéns por incansavelmente compartilhar o conhecimento produzido na Universidade Pública com o povo brasileiro!
Aula fenomenal. Impressionante como Hegel era spinozista. Valeu, professor.
Fiquei boquiaberto com a continuidade da linha de raciocínio dotada de conhecimento
Nossa! Ouvi-lo, para ouvir Hegel, Marx, Freud, Lacan está sendo mais uma "experiência em si".Como o analista, que se põe a ouvir em cada sessão uma dialética acontecendo.Sim... dialetizando sua experiência em si. Cada sessão uma cena impossível de determinação entre senhor e escravo, entre duas consciências senão estiver no seu-pseudo saber.É no devir que o inconciente se reconcilia com a ainda suposta ""realidade"" de seu Eu. Gratificante! Como analista, acompanho , "in cenna", e sigo o rumo das pulsões em suas vicissitudes.E posso assistir senhores e escravos de que fala Karl Marx aponta e Chaplin, in Tempos Modernos.O que fazer com os escravos brasileiros que longe de ter um pouco de acesso ao saber "possivel", continuam escravizados a um suposto Senhor e Mestre.Sendo onde não sou, posso, aida assim a um vir a ser, olhar um pensamento, pelo qual estamos sendo invadidos pela " Cultura da Ilusão e o Mal- estar da civilização, como aponta Freud. Digo e sinto o mesmo: nunca assisti alguém dedicado à clareza de sua palavra e conhecimento.Simples, viz serena que busca serenidade para "ouvir" Grata mesmo à você! Meu abraço dedicado.
Qualquer palavra que queira usar para adjetivar a qualidade superior e a forma lúdica e inteligente de sua palestra/aula sobre a dialética hegeliana, diante de minha pobre retórica, pouco acrescentaria ao que já foi dito. Entretanto, não posso deixar de expressar meus mais sinceros agradecimentos e minha mais respeitosa admiração por seu trabalho.
O sujeito sabe do que tá falando e expõe profundamente a Filosofia de Hegel!! Parabéns Vladimir
Meu, to de cara com esse professor. EXCELENTE, por falta de palavra melhor.
aula incrível, professor, grata por ter visto e arrependida de não ter encontrado antes
Primeira parte: compreender a diferença fundamental da filosofia crítica em Kant e em Hegel. Segunda parte: como Hegel pensa a dialética (contradição real).Terceira parte: o caminhar do espírito, por meio das figuras da consciência - sensível, de si, espírito -, rememora e elabora o saber na direção da nova consciência universal (saber absoluto). Quarta parte: o saber mediado e a consciência do reconhecimento. Quinta parte: a consciência da negação, a "dialética do senhor e do escravo"
Uma aula fora do comum. Pela qualidade e raridade, diria que até que é uma abordagem de um filósofo de dimensão cosmopolita.
Excelente! Muito orgulho de ter sido aluno do prof. Safatle! Precisamos de mais conteúdo filosófico assim acessível pela internet. Obrigado pela iniciativa!
Safatle poderia montar um grupo de Estudos da obra de Hegel.
Melhor explicação que já vi sobre dialética hegeliana! ;)
Também. Os tais marxistas de destaque no RUclips (geralmente jovens organizados em partidos políticos do campo da esquerda) falam tanto de dialética marxista, mas é só olhar com atenção que de dialética só tem o nome - geralmente é aquele papo de tese, antítese e síntese, muitas vezes influenciados pelo livro O Que É Dialética da coleção Primeiros Passos.
No Brasil, Safatle é o cara que melhor fala de Hegel - dos professores e estudiosos com os quais tive contato.
Esse vídeo é ouro!
Safatle confirma sua estatura como filósofo superior, um dos mais proeminentes do Brasil, se não, o maior deles. A dialética Hegelliana decifrada de forma excepcional.
Aula magna. Que não nos faltem as demais complementares. Safatle sempre um grande mestre!
Que aula magna! Encantada.
Amo a fala do professor Saflater, acompanho vários vídeos, custo para entender.
É simples...ele está tentando parir Marx. Pense nisso e vai entender.
Obrigado demais mesmo por subir esse vídeo! Amei.
Filósofo de nível internacional
Falta ser um filósofo nacional.
@@daimon00000 o foda é q o trabalho dele de "liberdade como heteronomia sem servidão" é um negócio q não acho em mais ninguém no mundo, e tem pouquíssimas traduções em outros idiomas
Eu nem sei como agradecer por terem colocado esta aula aqui.
que magnífico momento do professor safatle. pena nao poder fazer perguntas
Excelente exposição
Isso aqui é ouro
Gigante em conhecimento
Nossa! que aula!! Sensacional!!!
Muito obrigado, que aula!
Obrigado meu caro.
Obrigado.
Nesse final dá pra perceber a influência no Bataille (sobre a consciência que deseja e que trabalha)
Na verdade, é Bataille que tem influência de Hegel, ele já falava em desejo e trabalho.
Que aula maravilhosa 👏🏼👏🏼👏🏼
BRILHANTE!
Excelente explicação da dialética hegeliana.
Importantíssimo
Excepcional !!!
que aula magistral!
queria muito a segunda parte do curso
Muito bem explicado! Vídeo muito útil.
obrigada professor, excelente aula!!!
De nada
Excelente aula.
Hoje, Hegel é tão importante quanto Marx.
Calma
Diria que até mais, tendo vista que Hegel é essencial para entendermos Marx.
Fato!
Grande aula!
Mestre!
Magistral dialeticamente. Tout court
você teria a continuação? Sensacional.
No site da CULT.
Belo trabalho!
Fantástico
Safatle é mto foda. Hegel tbm!
Posta mais aulas de Hegel!!!
BRAVO!
Obrigado! :)
por favor peça que ele continue a exposição
muito bom
precisaria de umas 10 vidas para acompanhar e entender tudo que apresenta Prof. Vladimir Safatle 😩
Precisa só de estudo e disciplina.
@@daimon00000 eu fiz meu segundo grau como bac internacional, meu professor de história (filosofia e arte) me passava livros para ler ou as vezes só fragmentos e me pedia para interpretar, infelizmente, eu entendía tudo errado, voltava a ler e depois da correção, sim ficava mais fácil. Já passaram mais de 40 anos. Nesta quarentena tenho aproveitado para ler e me disseram que eu iria gostar de hegel e para ver se ia ou não busquei no youtube e veio seu canal com esta aula do Pf.Vladimir Safatle (que para mim é mais que genial). Está muito muito além da minha capacidade :-) Vou baixar em livro e depois voltar quem sabe não?? Os filósofos franceses são menos complexos, nem de longe o bac que fiz estudava alguém além dos franceses ;-) Obrigada pelo comentário e estímulo 🌻
@@santamistura Filósofos como Hegel exigem insistência porque é como aprender uma língua nova, não se entende em uma leitura; ler comentários e interpretações de outros filósofos ajuda bastante. Tem um artigo de Robert Brandom sobre Hegel e Habermas que acho bastante esclarecedor. Mas não acredite que é algo dificílimo ou para gênios como dizem por aí. Abs.
@@daimon00000 terminei o curso de Filosofia agora, e confesso que Hegel , até pouco tempo eu não entendia nada ,nem em livros intrudutorio.
Agora que tá me dispersando o interesse profundo, e aos poucos as coisas estão de encaixando. Quem me fez começar a entender Hegel foi o Zizek, estou lendo o livro "menos que nada".
Se estiverem bons no inglês, o professor Gregory B. Sadler tem uma playlist em que lê e comenta parágrafo por parágrafo da Fenomenologia do Espírito.
Eu leio o parágrafo no meu livro e depois ouço o professor Sadler explicando enquanto lavo louça, faço isso diariamente e tem sido bem interessante...
No dia que eu ia comprar vários cursos da cult eles desligaram o site, entrei em contato e disseram que era temporário, manutenção, nunca mais voltou....
Alguém pode esquematizar pra facilitar o entendimento?
Maravilha de aula! Alguém sabe onde encontrar o resto do curso?
No site da loja da revista CULT.
31:10 Hegel
Não estava preparada kkkkkkk
Tem parte 2?
mt difícil
Parece que estou tendo uma aula de álgebra linear
pior
Algebra linear faz sentido e tem aplicações práticas que funcionam. Não sei se pode dizer a mesma coisa que a filosofia do Hegel, pq essa filosofia pode ser loucura disfarçada.
Creche.
P... véi assisti a uma aula magna dessa sobre a dialética hegeliana e o ouvir o dinjones falar sobre Hegel num vídeo de dez minutos é possível concluir que não é o tabagista que é o estelionatario é o público dele que tem preguiça de pensar. Puta merda, Vladimir concatena tudo em multiplas associações de forma brilhante.
Muito bom essa ideia" preguiça de pensar"Sera que poderia-se levantar uma idéia de preguica de "ouvir-se em si". Bom isso! Abrimos aqui um certo ouvir o ócio e a preguiça de reconstruir em movimento o pensamento.Sera que dar para pensar nassim? Abs.
Olá. Quando sairá a segunda parte? Já está no ar?
Acho que está completo. Mas é melhor verificar no site da revista Cult.
Tem certeza? Termina com ele dizendo que haverá outras partes
@@zagobelim verdade. Creio q foi um erro. Pelo que sei não há continuação.
@@daimon00000 uma pena, pois a aula é mesmo ótima. Muito obrigado!
@@zagobelim veja no site da Cult se tem mais partes.
você tem outros cursos da cult?
Em um momento, ele fala que deve-se destituir as propriedades inatas/naturais da consciência. Depois, fala que a consciência não tem nada, ela não tem propriedade nenhuma, não tem natureza própria... Talvez eu tenha perdido alguma parte, mas esse ponto me deixou em dúvida.
Em qual minuto ele diz?
Só há conhecimento onde é possível tematizar o que não é imediatamente idêntico ao modo de reflexão do sujeito, ou seja, nos J.S.A. kantianos não há conhecimento porque é o psicologismo...
Jesus Cristo tinha uma dialética impressionante pois ao perguntar ele já deixa visto o erro cometido pelo outro pois disse aquele dentre vos que não tiver pecado que atire a primeira pedra e logo todos se sentiram pecadores e foram jogando suas pedras e saindo um a um da presença de Jesus e daquela mulher adúltera aquele tempo portanto Jesus Cristo foi sem dúvida o maior dialético antes do surgimento neste mundo disto que hoje vocês entendem como dialética portanto dialética e dizer a verdade a este mundo kkkkklkk pronto mãe falei kkkkkkk
Ele dá esse curso onde?
foi um curso filmado pela Cult.
@@daimon00000 é possível adquirir o curso inteiro?
Em tempo não quis dizer telescópio mas sim microscópio entendeu tenho meu direito de errar pois o pensamento e meu não de outro kkkkkkk mãe pronto mãe falei kkkkkkkklkkk
eis a aula menos densa sobre Hegel.
Que triste!