Que aula sensacional! Incrível a forma como professor Franklin consegue construir um caminho ligando as ideias e estabelecendo suas relações de forma tão didática.
Liberdade exige responsabilidade, porém muitos só querem a liberdade quando são chamados a responsabilidade fogem. É uma necessidade ética ser responsável pelo meus atos já que sou livre para escolhe-los. O mundo precisa de gente responsável.
desculpa. mas a responsabilidade é inerente a liberdade. é o mesmo lado da mesma moeda. vc só tem responsabilidade no momento em que tem tbm a liberdade, sem a liberdade é impossível lhe dar responsabilidade, sendo que não tem poder de escolha, vc seria completamente desprovido de responsabilidade. espero ter me explicado... (seja a decisão; um SIM ou um NÃO, a responsabilidade cai totalmente sobre o EU "ego")
Belíssima palestra, professor.Tive a honra de te--lo comigo em banca de doutorado ,espero que se lembre desta modesta pensadora. Abraços, sempre agradecidos , Jeannette Maman
Absolutamente incrível a aula, e a forma como o professor compreende e responde as questões colocadas!!! Cada um é para o que nasce. Esse homem nasceu para lecionar filosofia!
A busca pela "essência geral" é cômoda porque esconde-se no todo mundo faz isso também vou fazer para não parecer um estranho no ninho. Andar na contramão é mais árduo, porque mais solitário, isolado muitas vezes. Porém, agir assim, conscientemente, é bem mais prazeroso, extasiante e, portanto, libertador.
O conflito entre o ser e o dever ser na sociedade é sinal claro de que o servo é condicionado peli dever ser como um prisioneiro da sociedade do dever ser.O ser real é obrigado a fazer por que a sociedade impõe condições para os servos da sociedade.E o dever ser que oprime o ser.
A liberdade para Sartre não é a possibilidade de fazer o que quiser. Mas liberdade é projeto, construção da própria essência, já que o homem é o único que nasceu livre (sem uma essência que o determine) para construir sua essência. Como o homem não está sozinho, ele esbarra com outro também livre que o procura determinar. Daí, a frase de Sartre "O inferno são os outros".
O professor se esforça para combinar uma fala competente e bem espontânea com uma leitura discreta dramatizada do texto que orienta sua aula.Isso é interessante.
Quando era criança passavam a mão na minha cabeça para abençoar minha autenticidade e inocência de modo que minha essencia estava na minha naturalidade.Fulano morreu.Voltou a ser o nada que era antes de existir.O nada para mim era uma idéia.
Se a minha mãe estivesse aqui concordaria comigo em gênero número e grau.Ela era ou foi a testemunha ocular da minha verdadeira essência autêntica incorruptível que ainda hoje me acompanha como integridade moral e sabedoria autêntica.
A liberdade da qual fala Sartre é uma coisa imanente no ser vivo. É a liberdade de movimento físico mesmo quando estamos parados e imóveis.A essencia da vida é o movimento e a liberdade de movimento contrário ou a favor da corrente.
Mesmo que eu não seja nada na existência social, eu sou alguma coisa que está em movimento e isso pode ser definido como liberdade de movimento físico social.
Ter uma vida pública e assumir o que pensa e sente e uma responsabilidade civil mas isso é um risco de ser punido por que a crítica é muito exigente não perdoa e não respeita a liberdade de errar.Dai o anonimato que garante a liberdade de acerta e errar ao aprender.
O existencialismo ,só é válido, se minha noção de liberdade subjetividade, vim com a ideia do erro ,a possibilidade de estar errado, até mesmo a consciência de estar . Isto é que nos torna mais tolerante com outro. Sinto muito falta não só no existencialismo ,mais na filosofia em se,deste desapego vamos dizer assim ,com nossas certezas . Do pouco que compreendo de filosofia ,da corrente de pensamento existencialista , o existencialismo ,é que mais se aproxima desta sinceridade intelectual . Arthur shopenhauer também tem uma certa sinceridade ,consciência de poder estar equivocado, ou sendo simplesmente egocêntrico
Faz muito sentido o que você disse no sentido clássico e moderno. No começo a dúvida, o cinismo, era habilidades retoricas que eram usadas nos embates das ideias desde Sócrates até Aristóteles. No período moderno Descartes ao constatar a "coisa pensante", utilizou a "dúvida hiperbólica", para encontrar ao menos uma certeza. Nesse caso a dúvida é metódica, necessária para fundamentar nossas ideias, razões pelo qual defendemos nossos pontos de vista sobre as coisas. Pessoas que ignoram esse projeto de pensamento ocidental, e não consideram ao menos esses conceitos clássicos e moderno sobre a dúvida, tendem a serem pessoas dogmáticas e bem conservadoras. Mas nós, pensadores, devemos nos desviar dessas consciências desonestas inferiores, e continuar no exercício de pensamento pois a filosofia é uma atividade. A nossa lamina deve ser afiada todos os dias. Bons estudos!
O conhecimento e o dominio do grande saber e extrafisico e conciencial iminem os primeiros humanos criados revestido com nossa conciencia e de poçe dos nossos dons. Clarividência telepatia percepição e conetado na grande energia cósmica com o poder da materialização e da desmaterialização de qualquer energia pela vontade interior a paçavra se materializar e o espasso e o tempo invertemos a nosso favor
Acredito que está mais ligado ao "Dasein" heideggeriano. Kant está mais para a compreensão dos "juízos sintéticos", ou a "priore", admitindo existir uma essencialidade na razão pura ou prática. Nesse sentido, a construção de uma vida pautada na moral pode ser paradoxal quando se trata do conceito de liberdade. Ser moral é ser livre? e por ai vai. No caso do "Ser aí", o existencialismo sartreano é mais compatível: veja que até o título da principal obra de Sartre sobre existencialismo possuem uma similaridade, "Ser e Tempo" (Heiddegger), e "Ser e Nada" (Sartre), o que reforça a ideia de que a liberdade que Sartre quer alcançar se resume a frase: "existência antes da essência", para fundamentar seu sistema de pensamento sobre o tema. O "Dasein" é um ser lançado no mundo, um ser com um determinado período de tempo. Estamos destinados a alcançar um morte gloriosa constatando a nossa condição de estarmos jogados na existência sem proposito algum. É por isso que o existencialismo procura explicar as dificuldades que existem no espírito de todo aquele que decidir seguir com esta empreitada. Sorte na Jornada
Na sociedade escravocrata o homem está condenado a ser servo.O senhor da sociedade é aquele que deixou de ser servo e se tornou livre como os que tem poder e propriedade, dinheiro e capital.
Minha professora a conciencia fala dentro de vois não tem como não me escutar porque eu estou em vosss mentes para retirar os onistacolos que vos epedem de inchergar a vossa LUZ
Se podemos considerar "história" como os fatores limitantes e ao mesmo tempo libertadores para a liberdade. O que poderíamos dizer de uma decisão guiada através de fatores preestabelecidos? Fatores como genética ou preconceitos aprendidos que "guiam" as decisões, essas podem ser consideradas como expressões de liberdade?
Sartre quebrou a cara após a morte, percebeu que o aqui agora que ele defendia estava errado. Há um criador das criaturas e coisas, porém pode ter sido tarde demais.
Na minha fenomenologia da percepção do mundo em que vivemos sou essencialista por que penso que nossa verdadeira essencia humana autêntica está encoberta por fenômenos. negativos.
Somos livres para escolher a alienação, as drogas, o uso e o abuso da liberdade e da bondade dos nossos semelhantes que são piedosos e amorosos..Tem gente que escolhe ser doido e varrido. É uma possibilidade. Só a polícia tem liberdade total com cobertura da lei.
Enquanto nois não conhecer o nosso interior não enchergsmos as povibilidades insondaves invisivel ao saber dos eruditos que não tem ideias propias parasitas mentais não sabem que nosso criador nos fez capaz quem e vois que duvida do nosso criador e da nossa conciencia e centelha atemporal
@Ana Alcântara , grato pela resposta, mas creio que vc tb está confundindo o significado de essência. Estudar para ser juíza federal é um esforço cognitivo. Outra coisa é , pex., classificar vc dentro das inteligências múltiplas de GARDNER. Se vc não tiver no seu DNA uma inteligência ligada ao DIREITO vai ser difícil vc ser uma juíza federal. Não é possível dizer que EISNTEIN foi mais inteligente que o PELÉ. O primeiro tem uma inteligência matemática, lógica e o PELÉ tem uma inteligência corporal, cinestésica. E essas inteligências já estavam no DNA dos dois. Vejamos outras características de comportamento que marcam a nossa essência. Analise o comportamento da madre TEREZA DE CALCUTÁ . Analise o comportamento do escorpião e do sapo.O sapo ajudou o escorpião a atravessar o rio. O escorpião ferroou o sapo. O sapo perguntou ao escorpião quando os dois iriam morrer no rio : pq vc fez isso? Vc tb vai morrer. E o escorpião respondeu : essa é a minha essência.. Para não cansar vc vou parar por aqui. Sartre ter escrito aquela idiotice é aceitável , porém nos bancos escolares, na mídia , etc repetir aquela asneira é bizarrice. ANA, preciso me despedir , pois vou receber minha essência . Tomara que eu seja um jogador de futebol no nível do PELÉ. Estou ansioso.
Se em cada 10 Brasileiros 4 se interessasse em filosofia ou talves psicologia de vida, suas vidas seria talvez direcionada a um sentido mais existencial.sua liberdade seria limitada por tantas coisas que lhe rodeia que nao lhe leva a nada . Santre quer dizer que a total liberdade pode ser insguinificante.
@@gabrielmonteiro4470 o materialismo de marx vai ser superado/aprimorado pelo existencialismo de sartre, sartre não desmente marx ele incrementa noções antes não colocadas.
Tenho dificuldade em compreender a palestra . Me sinto olhando uma OBRA DE ARTE chamada INSTALAÇÃO .P.ex. o artista coloca 5 pares de botas desgastadas dentro de uma pia. Fazendo um paralelo : o inconsciente aqui na palestra é visto com uma naturalidade que leva minha autoestima ao chão. Preciso melhorar minha cognição
@@vagnermelo1382 , sinceramente lhe sou grato pela resposta. Minha graduação é em EXATAS e sempre quis conhecer esses filósofos. VAGNER, eles são muito fracos. Qdo alguém questiona o domínio do PSIQUIATRA sobre o LOUCO, qdo alguém diz que a ESSÊNCIA vem depois, qdo alguém diz que após a morte não há nada ( sem ter morrido) e outros absurdos de filósofos consagrados, eu lhe digo que não é preciso leitura nem esforço para perceber que as bizarrices e as coisas SURREAIS são transformadas em falácias. Se puder , me dê seu feed back. GRATO
@@marciocoutinho7266 Ñ sei qual sua área de estudo mas sobre psiquiatria loucura e inconsciente recomendo conhecer um pouco de jung é fantástico vai te surpreender, mas creio q o q procuras de alguma forma o universo colabora para q aconteça rsrs, sucesso e aproveite o don poucas pessoas q são de exatas tem o interesse por filosofia.
Não daria insignificância ao pensamento d Sartre ,mas essa filosofia é uma das formas racionais mais arcaicas da racionalidade humana... Devido sua consistência apenas naquilo que se pode ver ...agora lhe pergunto ,pode o homem descrever aqui q não se vê? ... Dita as respectivas humanas,oq nos difere dos animais é justamente a nossa consciência ,dada a partir d nossa essência ...dizer que nossa essência precede a nossa existência é dizer que somos animais sem consciência seguidos por nossos instintos irracionais ...
@Ana Alcântara , grato pela resposta, mas creio que vc tb está confundindo o significado de essência. Estudar para ser juíza federal é um esforço cognitivo. Outra coisa é , pex., classificar vc dentro das inteligências múltiplas de GARDNER. Se vc não tiver no seu DNA uma inteligência ligada ao DIREITO vai ser difícil vc ser uma juíza federal. Não é possível dizer que EISNTEIN foi mais inteligente que o PELÉ. O primeiro tem uma inteligência matemática, lógica e o PELÉ tem uma inteligência corporal, cinestésica. E essas inteligências já estavam no DNA dos dois. Vejamos outras características de comportamento que marcam a nossa essência. Analise o comportamento da madre TEREZA DE CALCUTÁ . Analise o comportamento do escorpião e do sapo.O sapo ajudou o escorpião a atravessar o rio. O escorpião ferroou o sapo. O sapo perguntou ao escorpião quando os dois iriam morrer no rio : pq vc fez isso? Vc tb vai morrer. E o escorpião respondeu : essa é a minha essência.. Para não cansar vc vou parar por aqui. Sartre ter escrito aquela idiotice é aceitável , porém nos bancos escolares, na mídia , etc repetir aquela asneira é bizarrice. ANA, preciso me despedir , pois vou receber minha essência . Tomara que eu seja um jogador de futebol no nível do PELÉ. Estou ansioso.
Eu sou ateu, e se vc acha que alguém precisa de algo além da matéria para se encontrar ou acreditar em deus ou sei lá é um pensamento muito infantil e imaturo na minha opinião.
@UC6SduVvJsLp2URcnPOqW64A , grato pela resposta, mas creio que vc tb está confundindo o significado de essência. Estudar para ser juíza federal é um esforço cognitivo. Outra coisa é , pex., classificar vc dentro das inteligências múltiplas de GARDNER. Se vc não tiver no seu DNA uma inteligência ligada ao DIREITO vai ser difícil vc ser uma juíza federal. Não é possível dizer que EISNTEIN foi mais inteligente que o PELÉ. O primeiro tem uma inteligência matemática, lógica e o PELÉ tem uma inteligência corporal, cinestésica. E essas inteligências já estavam no DNA dos dois. Vejamos outras características de comportamento que marcam a nossa essência. Analise o comportamento da madre TEREZA DE CALCUTÁ . Analise o comportamento do escorpião e do sapo.O sapo ajudou o escorpião a atravessar o rio. O escorpião ferroou o sapo. O sapo perguntou ao escorpião quando os dois iriam morrer no rio : pq vc fez isso? Vc tb vai morrer. E o escorpião respondeu : essa é a minha essência.. Para não cansar vc vou parar por aqui. Sartre ter escrito aquela idiotice é aceitável , porém nos bancos escolares, na mídia , etc repetir aquela asneira é bizarrice. ANA, preciso me despedir , pois vou receber minha essência . Tomara que eu seja um jogador de futebol no nível do PELÉ. Estou ansioso.
Livre? Na lei do homem, sim, mas na possível espiritualidade (depois da morte, não veria desta forma; afinal somos livres, mas presos a vida e a morte.
Infelizmente, até mesmo os teóricos sociais atuais têm um entendimento equivocado do pensamento d Marx: este não discorre sobre o ser em absoluto e abstrato, em sua dimensão ontológica; Marx se refere à categoria d "ser social" tão somente, um ser em sociedade. Ele não faz uma teoria ontológica, mas uma teoria do ser social situado na sociedade burguesa. Não há determinismo, há determinações. Bora estudar mais, meu povo....
Esse pensamento deve ser subistituido so devemos usar os conhecimentos do passado para analisar os erros para não rternizar os erros dos nossos ancestrais que nos prende no passado e esquecemos esse presente que agara imortaliso no tempo eterno para todas gerações futurss e o aprendiz comfirmo e afirmo que a nossa conciencia vive em nosso interior so precizamos buscar e ter vontade INTERIOR e vai falsndo em nosso interior e aos poucos agente vai se conectsndo no caso se for um aprendiz tem ums mição não e preciso ser letrado porque nassa conciencia e a fonte de todo saber so não sabemos porque não nos conhecemos conheçam a se mesmo e saberão quem são
Como superamos os pensadores e os mestres ancestrais que nos mantem na arcaica inguinorancia de niis mesmo porque com todo esse bla bla bla. Ainda não sabemos quem samos. Os mentes de caragueijo parasitas dos pensadores passados os ociosos tem preguiça de.mentalizar e. Iltrapassar os limites da morte do espasso e do tempo para se apoçar do saber imortal para sair desse mundo finito e conhecer os saberes da Luz
Pra mim a filosofia de Sartre não faz nenhum sentido. Não entendo o que a liberdade tem haver com a ideia de que não há essência. Arthur Schopenhauer, escreveu que o próprio homem é a essência das coisas. "Nós somos a coisa em si", desse modo, a própria essência é uma existência. Eu como schopenhauriano avido, tudo do Sartre parece estranho. Porém admito que nunca o li como deveria. Farei isso o quanto antes.
Não sou livre para fazer o que quero, sou livre porque não sou obrigado a fazer uma única coisa, diante de mim sempre haverá no mínimo duas coisas das quais terei que escolher uma. É importante dizer que mesmo os que não escolhem, escolhem por não escolher (Savater, Fernando). Essa liberdade é uma liberdade burguesa\europeia. A realidade da América Latina parece dizer\apontar para outra coisa. O homem é um caniço pensante, puxado para baixo por um saco\estomago que o arrasta, subjuga\humilha determinando função\salário a todos\todas que estão na faixa de miséria\exclusão. A vida é praticamente comer\se sustentar para a maioria esmagadora de pobres\miseráveis. A vida\sustento é muito cara. Precisamos de três refeições por dia nos sete dias da semana, mês a mês, para nos ater só no que diz respeito aos alimentos efeições. Trabalhamos para comer\manter o estomago\ o saco cheio. Não conhecemos outro modo de nos mantermos fora do trabalho - ou trabalhamos para nos mantermos\viver ou somos mantidos\sustentados por alguém (não existe mágica). Na Bíblia Cristã temos a história do filho pródigo (esbanjador), que a Tradição Cristã reconhece como símbolo da misericórdia de Deus. Mas podemos avançar um pouco e pensar numa outra chave de leitura, depois que o dinheiro acaba, termina a liberdade de fazer o que bem quiser, só lhe resta duas opções, ou aceita a caridade alheia\as bolotas dos porcos ou terá que trabalhar para se sustentar, o peso do saco\estomago arrastando pelo chão leva aquele homem, o obriga\força ele a voltar. O Pai estava o esperando, sabia que ele ia voltar - herança acaba, essa era a grande mensagem que o Pai estava deixando para o mais velho , mas ele parece não ter entendido preferiu ficar ressentido. O único dinheiro permanente é aquele oriundo do trabalho. As vezes me deparo com pessoas que não querem trabalhar para ganhar pouco, quem não vive\se sustenta com pouco vive com nada, viver com nada equivale a viver as custas dos outros. Só consigo pensar bem, organizado quando meu estomago está bem resolvido, isso é coisa para burguês - aquele jovem só pensava em comida. Sempre falo para as pessoas mais jovem, só estuda quem gosta de ganhar dinheiro, quem não estuda vai viver dos serviços rudes, bicos, informais ou pior na malandragem\tirar o que é dos outros na mão grande, . A escola é o meio seguro que o pobre tem com certeza de avançar\melhorar, se profissionalizar\posição melhor social e economicamente. Parece que é o saco\estomago que puxa para baixo, pesado como é\fica, que determina o quanto podemos ser livres ou não.
Respeito o nome e a obra de SARTRE, mas gostaria de, respeitosamente, opinar: 1-se compararmos o O HOMEM DAS CAVERNAS com o HOMEM DE HOJE veremos que o HOMEM jamais obedeceu aos seus limites, às suas contingências, que a sua essência nasce com seu GENOMA no útero ou nasce junto com sua existência. 2- que grande parte da palestra poderia ser substituída por: O HOMEM MODIFICA O MEIO E O MEIO MODIFICA O HOMEM. Tiro da palestra esta frase: "O homem persegue a sua essência"". Trata-se de uma frase redundante como tantas outras na palestra. Continuo achando que o é necessário adotar o PRAGMATISMO na psicologia. Estamos em 2019. Século 21. 130 milhões de brasileiros sobrevivendo com até 1 salário mínimo, ou seja, a PSICOLOGIA É PARA OS RICOS.
Que bom que, dentro da minha liberdade, eu escolhi assistir a essa palestra...
E a responsabilidade de tê-la assistido também. 😊😊
Que aula sensacional! Incrível a forma como professor Franklin consegue construir um caminho ligando as ideias e estabelecendo suas relações de forma tão didática.
Que aula maravilhosa. Principalmente a forma como ele responde as perguntas, muito humano e comunicativo.
Liberdade exige responsabilidade, porém muitos só querem a liberdade quando são chamados a responsabilidade fogem. É uma necessidade ética ser responsável pelo meus atos já que sou livre para escolhe-los. O mundo precisa de gente responsável.
desculpa. mas a responsabilidade é inerente a liberdade. é o mesmo lado da mesma moeda. vc só tem responsabilidade no momento em que tem tbm a liberdade, sem a liberdade é impossível lhe dar responsabilidade, sendo que não tem poder de escolha, vc seria completamente desprovido de responsabilidade. espero ter me explicado... (seja a decisão; um SIM ou um NÃO, a responsabilidade cai totalmente sobre o EU "ego")
15:00
Até pq a responsabilidade vem com a liberdade....mesmo que voce seja liberto para escolher por não tê-la.
Penso exatamente assim... Ou melhor, n há outra forma de exercer a liberdade.
O mundo precisa de saber porque os saberes humamos aida cego estamos como cachorro recem nacido de olhos fechados porque sinda não sabemos quem samos
Sensacional a sua aula. Obrigada.
Belíssima palestra, professor.Tive a honra de te--lo comigo em banca de doutorado ,espero que se lembre desta modesta pensadora. Abraços, sempre agradecidos , Jeannette Maman
Uma explanação fantástica ! Parabéns ao professor Franklin.
Filosofia essencial para a democracia justa!
Aula sensacional! Gratidão 🙏🏽
Caraca QUE aula, que dedicação e que genialidade! A escolha de palavras nunca foi tão perfeita antes!
Que aula brilhante!!!!!!! Quanta vivacidade deste professor, quanta potência intelectual. Mesmo das perguntas mais simples retira profundas respostas.
Muito produtiva essa palestra e proferida com leveza. Muito acessível.
Absolutamente incrível a aula, e a forma como o professor compreende e responde as questões colocadas!!! Cada um é para o que nasce. Esse homem nasceu para lecionar filosofia!
Esse cara tem uma carisma fenomenal, dá gosto de assistir só por ver ele falando.
A busca pela "essência geral" é cômoda porque esconde-se no todo mundo faz isso também vou fazer para não parecer um estranho no ninho. Andar na contramão é mais árduo, porque mais solitário, isolado muitas vezes. Porém, agir assim, conscientemente, é bem mais prazeroso, extasiante e, portanto, libertador.
Que aula. Obrigado!
Aula maravilhosa professor, aprendi muito.
Muito agradecida !
Otima aula sobre existencialismo
Em 1 hora e meia, o professor explica tudo e eu aqui lendo tanto sobre Existencialismo!
Amei ❤
A essencia mais autêntica do ser humano para mim como essêncialista é transcendental.Sou transcendentalista.
O conflito entre o ser e o dever ser na sociedade é sinal claro de que o servo é condicionado peli dever ser como um prisioneiro da sociedade do dever ser.O ser real é obrigado a fazer por que a sociedade impõe condições para os servos da sociedade.E o dever ser que oprime o ser.
O cara é o rei da didática
Belo. Lúcido. Claro. Obrigado, Professor.
maravilha!
O marco zero da leitura do professor é uma incógnita.
A filosofia existencialista, redefiniu a mudança de paradigma da ração, para uma razão cheia de incertezas
A liberdade para Sartre não é a possibilidade de fazer o que quiser. Mas liberdade é projeto, construção da própria essência, já que o homem é o único que nasceu livre (sem uma essência que o determine) para construir sua essência. Como o homem não está sozinho, ele esbarra com outro também livre que o procura determinar. Daí, a frase de Sartre "O inferno são os outros".
Excelente!!!!
Maravilhoso !!!!!
O professor se esforça para combinar uma fala competente e bem espontânea com uma leitura discreta dramatizada do texto que orienta sua aula.Isso é interessante.
Boa tarde, poderiam colocar informações como data, local e evento da fala. Muito boa essa palestra. Parabéns
6:/63/2011
Aula Magister.
Excelente 👏👏👏
Quando era criança passavam a mão na minha cabeça para abençoar minha autenticidade e inocência de modo que minha essencia estava na minha naturalidade.Fulano morreu.Voltou a ser o nada que era antes de existir.O nada para mim era uma idéia.
Se a minha mãe estivesse aqui concordaria comigo em gênero número e grau.Ela era ou foi a testemunha ocular da minha verdadeira essência autêntica incorruptível que ainda hoje me acompanha como integridade moral e sabedoria autêntica.
A liberdade da qual fala Sartre é uma coisa imanente no ser vivo. É a liberdade de movimento físico mesmo quando estamos parados e imóveis.A essencia da vida é o movimento e a liberdade de movimento contrário ou a favor da corrente.
Mesmo que eu não seja nada na existência social, eu sou alguma coisa que está em movimento e isso pode ser definido como liberdade de movimento físico social.
Ter uma vida pública e assumir o que pensa e sente e uma responsabilidade civil mas isso é um risco de ser punido por que a crítica é muito exigente não perdoa e não respeita a liberdade de errar.Dai o anonimato que garante a liberdade de acerta e errar ao aprender.
sensacional! obrigado
Palestra até os 50 minutos, depois tem a pergunta da platéia.
O existencialismo ,só é válido, se minha noção de liberdade subjetividade, vim com a ideia do erro ,a possibilidade de estar errado, até mesmo a consciência de estar . Isto é que nos torna mais tolerante com outro. Sinto muito falta não só no existencialismo ,mais na filosofia em se,deste desapego vamos dizer assim ,com nossas certezas . Do pouco que compreendo de filosofia ,da corrente de pensamento existencialista , o existencialismo ,é que mais se aproxima desta sinceridade intelectual . Arthur shopenhauer também tem uma certa sinceridade ,consciência de poder estar equivocado, ou sendo simplesmente egocêntrico
Faz muito sentido o que você disse no sentido clássico e moderno. No começo a dúvida, o cinismo, era habilidades retoricas que eram usadas nos embates das ideias desde Sócrates até Aristóteles.
No período moderno Descartes ao constatar a "coisa pensante", utilizou a "dúvida hiperbólica", para encontrar ao menos uma certeza. Nesse caso a dúvida é metódica, necessária para fundamentar nossas ideias, razões pelo qual defendemos nossos pontos de vista sobre as coisas.
Pessoas que ignoram esse projeto de pensamento ocidental, e não consideram ao menos esses conceitos clássicos e moderno sobre a dúvida, tendem a serem pessoas dogmáticas e bem conservadoras. Mas nós, pensadores, devemos nos desviar dessas consciências desonestas inferiores, e continuar no exercício de pensamento pois a filosofia é uma atividade. A nossa lamina deve ser afiada todos os dias.
Bons estudos!
A essencia da existência é a liberdade relativa e absoluta. Não tem nada de absurdo nisso.
Que aula, sensacional!!!
Mestrao Leopoldo ❤
Sartre disse que ele fazia uma literatura filosófica.Sua filosofia para ele era uma literofilosofia modesta.
Existo por que penso ou por que estou em relação com coisas, fatos e mundos?!
tipo de palestra que agente assisti pra fazer prova de filosofia ;-;
NÓS SOMOS PRISIONEIROS MAS POSSUÍMOS A CHAVE DA PRISÃO QUE GARANTE A PROTEÇÃO E A LIBERDADE !!!
Qual o dado primordial em relação aos demais seres vivos . O mesmo que nos homens ?
Muito bom o Dr Chapatin !
O conhecimento e o dominio do grande saber e extrafisico e conciencial iminem os primeiros humanos criados revestido com nossa conciencia e de poçe dos nossos dons. Clarividência telepatia percepição e conetado na grande energia cósmica com o poder da materialização e da desmaterialização de qualquer energia pela vontade interior a paçavra se materializar e o espasso e o tempo invertemos a nosso favor
quando Leopoldo afirma que "temos o poder de dar esse ou aquele sentido" percebemos que Sartre buscou embasamento na epistemologia de Kant, não?
Sim, e em outros fenomenistas e quiçá nominalistas, também!
Acredito que está mais ligado ao "Dasein" heideggeriano. Kant está mais para a compreensão dos "juízos sintéticos", ou a "priore", admitindo existir uma essencialidade na razão pura ou prática. Nesse sentido, a construção de uma vida pautada na moral pode ser paradoxal quando se trata do conceito de liberdade. Ser moral é ser livre? e por ai vai.
No caso do "Ser aí", o existencialismo sartreano é mais compatível: veja que até o título da principal obra de Sartre sobre existencialismo possuem uma similaridade, "Ser e Tempo" (Heiddegger), e "Ser e Nada" (Sartre), o que reforça a ideia de que a liberdade que Sartre quer alcançar se resume a frase: "existência antes da essência", para fundamentar seu sistema de pensamento sobre o tema. O "Dasein" é um ser lançado no mundo, um ser com um determinado período de tempo. Estamos destinados a alcançar um morte gloriosa constatando a nossa condição de estarmos jogados na existência sem proposito algum. É por isso que o existencialismo procura explicar as dificuldades que existem no espírito de todo aquele que decidir seguir com esta empreitada.
Sorte na Jornada
Mas, como surgiu o primeiro homem?
Na sociedade escravocrata o homem está condenado a ser servo.O senhor da sociedade é aquele que deixou de ser servo e se tornou livre como os que tem poder e propriedade, dinheiro e capital.
Minha professora a conciencia fala dentro de vois não tem como não me escutar porque eu estou em vosss mentes para retirar os onistacolos que vos epedem de inchergar a vossa LUZ
Se podemos considerar "história" como os fatores limitantes e ao mesmo tempo libertadores para a liberdade. O que poderíamos dizer de uma decisão guiada através de fatores preestabelecidos? Fatores como genética ou preconceitos aprendidos que "guiam" as decisões, essas podem ser consideradas como expressões de liberdade?
sim, expressões de liberdade e de extinto.
🌻✍️👀👂👂
Como fazer uma citação bibliográfica dessa aula magna? Poderiam me ajudar?
na forma abnt recomenda citar como vídeo, link. existe um padrão.
Sartre quebrou a cara após a morte, percebeu que o aqui agora que ele defendia estava errado. Há um criador das criaturas e coisas, porém pode ter sido tarde demais.
Seria interessante vc escrever um livro sobre o seu encontro com Sartre após a morte.
O mais importante é mantermos nossa endentitade em conduta moral racional de ótima qualidade social.
Na minha fenomenologia da percepção do mundo em que vivemos sou essencialista por que penso que nossa verdadeira essencia humana autêntica está encoberta por fenômenos. negativos.
Lindo final da palestra.
Mas fica a dúvida...
"Que nos é dado viver... "
Quem deu?
Foda ser obrigado a aceitar o que é dado.
Nem parece que ele está lendo.Parece às vezes que ele fala espontaneamente sem uma leitura discreta orientando-o sucessiva e simultâneamente.
Somos livres para escolher a alienação, as drogas, o uso e o abuso da liberdade e da bondade dos nossos semelhantes que são piedosos e amorosos..Tem gente que escolhe ser doido e varrido. É uma possibilidade. Só a polícia tem liberdade total com cobertura da lei.
Enquanto nois não conhecer o nosso interior não enchergsmos as povibilidades insondaves invisivel ao saber dos eruditos que não tem ideias propias parasitas mentais não sabem que nosso criador nos fez capaz quem e vois que duvida do nosso criador e da nossa conciencia e centelha atemporal
Vim por causa da Patrícia hehe
De uma forma somática , Sartre descarta a ausência da criaturidade , lançando ao indivíduo o ônus completo de suas ações
@Ana Alcântara , grato pela resposta, mas creio que vc tb está confundindo
o significado de essência. Estudar para ser juíza federal é um esforço cognitivo. Outra coisa é , pex., classificar vc dentro das inteligências múltiplas de GARDNER. Se vc não tiver no seu DNA uma inteligência ligada
ao DIREITO vai ser difícil vc ser uma juíza federal.
Não é possível dizer que EISNTEIN foi mais inteligente que o PELÉ.
O primeiro tem uma inteligência matemática, lógica e o PELÉ tem
uma inteligência corporal, cinestésica.
E essas inteligências já estavam no DNA dos dois.
Vejamos outras características de comportamento que marcam a nossa
essência.
Analise o comportamento da madre TEREZA DE CALCUTÁ .
Analise o comportamento do escorpião e do sapo.O sapo ajudou o escorpião a atravessar o rio. O escorpião ferroou o sapo. O sapo perguntou ao escorpião quando os dois iriam morrer no rio : pq vc fez isso? Vc tb vai morrer. E o escorpião respondeu : essa é a minha essência..
Para não cansar vc vou parar por aqui.
Sartre ter escrito aquela idiotice é aceitável , porém nos bancos escolares,
na mídia , etc repetir aquela asneira é bizarrice.
ANA, preciso me despedir , pois vou receber minha essência .
Tomara que eu seja um jogador de futebol no nível do PELÉ.
Estou ansioso.
Pra q tantas propagandas?
Se em cada 10 Brasileiros 4 se interessasse em filosofia ou talves psicologia de vida, suas vidas seria talvez direcionada a um sentido mais existencial.sua liberdade seria limitada por tantas coisas que lhe rodeia que nao lhe leva a nada . Santre quer dizer que a total liberdade pode ser insguinificante.
Não é bem assim amigo, existem outras correntes que se opõe ao existencialismo, o próprio materialismo histórico de marx é um exemplo
interesse por língua portuguesa também seria interessante né?
@@gabrielmonteiro4470 o materialismo de marx vai ser superado/aprimorado pelo existencialismo de sartre, sartre não desmente marx ele incrementa noções antes não colocadas.
@@fernandocapllonch5926 desculpa amigo. Não entendi o que quis dizer com prisão marxista? Se refere a mim?
Tenho dificuldade em compreender a palestra . Me sinto olhando uma OBRA DE ARTE
chamada INSTALAÇÃO .P.ex. o artista coloca 5 pares de botas desgastadas dentro de
uma pia. Fazendo um paralelo : o inconsciente aqui na palestra é visto com uma naturalidade
que leva minha autoestima ao chão. Preciso melhorar minha cognição
Pelo menos se interessa por algo interessante com um pouco de leitura e esforço vc vai longe
@@vagnermelo1382 , sinceramente lhe sou grato pela resposta. Minha graduação é em EXATAS e sempre quis conhecer esses filósofos.
VAGNER, eles são muito fracos. Qdo alguém questiona o domínio do PSIQUIATRA sobre o LOUCO, qdo alguém diz que a ESSÊNCIA vem depois,
qdo alguém diz que após a morte não há nada ( sem ter morrido) e outros
absurdos de filósofos consagrados, eu lhe digo que não é preciso leitura nem esforço para perceber que as bizarrices e as coisas SURREAIS são transformadas em falácias. Se puder , me dê seu feed back. GRATO
@@marciocoutinho7266 Ñ sei qual sua área de estudo mas sobre psiquiatria loucura e inconsciente recomendo conhecer um pouco de jung é fantástico vai te surpreender, mas creio q o q procuras de alguma forma o universo colabora para q aconteça rsrs, sucesso e aproveite o don poucas pessoas q são de exatas tem o interesse por filosofia.
@@vagnermelo1382 mais uma vez lhe agradeço por sua resposta.
Procurarei seguir seus conselhos.
GRATO
Conhecimento...
Não daria insignificância ao pensamento d Sartre ,mas essa filosofia é uma das formas racionais mais arcaicas da racionalidade humana... Devido sua consistência apenas naquilo que se pode ver ...agora lhe pergunto ,pode o homem descrever aqui q não se vê? ...
Dita as respectivas humanas,oq nos difere dos animais é justamente a nossa consciência ,dada a partir d nossa essência ...dizer que nossa essência precede a nossa existência é dizer que somos animais sem consciência seguidos por nossos instintos irracionais ...
A EXISTENCIA PRECEDE A ESSENCIA É O QUE SARTRE DEFENDE,meu Deus
@Ana Alcântara , grato pela resposta, mas creio que vc tb está confundindo
o significado de essência. Estudar para ser juíza federal é um esforço cognitivo. Outra coisa é , pex., classificar vc dentro das inteligências múltiplas de GARDNER. Se vc não tiver no seu DNA uma inteligência ligada
ao DIREITO vai ser difícil vc ser uma juíza federal.
Não é possível dizer que EISNTEIN foi mais inteligente que o PELÉ.
O primeiro tem uma inteligência matemática, lógica e o PELÉ tem
uma inteligência corporal, cinestésica.
E essas inteligências já estavam no DNA dos dois.
Vejamos outras características de comportamento que marcam a nossa
essência.
Analise o comportamento da madre TEREZA DE CALCUTÁ .
Analise o comportamento do escorpião e do sapo.O sapo ajudou o escorpião a atravessar o rio. O escorpião ferroou o sapo. O sapo perguntou ao escorpião quando os dois iriam morrer no rio : pq vc fez isso? Vc tb vai morrer. E o escorpião respondeu : essa é a minha essência..
Para não cansar vc vou parar por aqui.
Sartre ter escrito aquela idiotice é aceitável , porém nos bancos escolares,
na mídia , etc repetir aquela asneira é bizarrice.
ANA, preciso me despedir , pois vou receber minha essência .
Tomara que eu seja um jogador de futebol no nível do PELÉ.
Estou ansioso.
Eu sou ateu, e se vc acha que alguém precisa de algo além da matéria para se encontrar ou acreditar em deus ou sei lá é um pensamento muito infantil e imaturo na minha opinião.
O NÃO "EXISTENTE" NÃO TEM ESSÊNCIA, OU SE TEM, NÃO PODE TER O CONHECIMENTO POIS NÃO EXISTE !!!
Alguém tem ANOTAÇÕES DAS AULAS ? Não consigo prestar atenção e anotar ao mesmo tempo.
Da pause
@UC6SduVvJsLp2URcnPOqW64A , grato pela resposta, mas creio que vc tb está confundindo
o significado de essência. Estudar para ser juíza federal é um esforço cognitivo. Outra coisa é , pex., classificar vc dentro das inteligências múltiplas de GARDNER. Se vc não tiver no seu DNA uma inteligência ligada
ao DIREITO vai ser difícil vc ser uma juíza federal.
Não é possível dizer que EISNTEIN foi mais inteligente que o PELÉ.
O primeiro tem uma inteligência matemática, lógica e o PELÉ tem
uma inteligência corporal, cinestésica.
E essas inteligências já estavam no DNA dos dois.
Vejamos outras características de comportamento que marcam a nossa
essência.
Analise o comportamento da madre TEREZA DE CALCUTÁ .
Analise o comportamento do escorpião e do sapo.O sapo ajudou o escorpião a atravessar o rio. O escorpião ferroou o sapo. O sapo perguntou ao escorpião quando os dois iriam morrer no rio : pq vc fez isso? Vc tb vai morrer. E o escorpião respondeu : essa é a minha essência..
Para não cansar vc vou parar por aqui.
Sartre ter escrito aquela idiotice é aceitável , porém nos bancos escolares,
na mídia , etc repetir aquela asneira é bizarrice.
ANA, preciso me despedir , pois vou receber minha essência .
Tomara que eu seja um jogador de futebol no nível do PELÉ.
Estou ansioso.
Livre? Na lei do homem, sim, mas na possível espiritualidade (depois da morte, não veria desta forma; afinal somos livres, mas presos a vida e a morte.
Um ser eterno nunca conseguirá satisfazer seus desejos eternos com coisas terrenas! Jesus salva!!
acredito que A plateia saiu da palestra pouco motivada kkk.
Infelizmente, até mesmo os teóricos sociais atuais têm um entendimento equivocado do pensamento d Marx: este não discorre sobre o ser em absoluto e abstrato, em sua dimensão ontológica; Marx se refere à categoria d "ser social" tão somente, um ser em sociedade. Ele não faz uma teoria ontológica, mas uma teoria do ser social situado na sociedade burguesa. Não há determinismo, há determinações. Bora estudar mais, meu povo....
Socorro!
Tioria
Esse pensamento deve ser subistituido so devemos usar os conhecimentos do passado para analisar os erros para não rternizar os erros dos nossos ancestrais que nos prende no passado e esquecemos esse presente que agara imortaliso no tempo eterno para todas gerações futurss e o aprendiz comfirmo e afirmo que a nossa conciencia vive em nosso interior so precizamos buscar e ter vontade INTERIOR e vai falsndo em nosso interior e aos poucos agente vai se conectsndo no caso se for um aprendiz tem ums mição não e preciso ser letrado porque nassa conciencia e a fonte de todo saber so não sabemos porque não nos conhecemos conheçam a se mesmo e saberão quem são
Como superamos os pensadores e os mestres ancestrais que nos mantem na arcaica inguinorancia de niis mesmo porque com todo esse bla bla bla. Ainda não sabemos quem samos. Os mentes de caragueijo parasitas dos pensadores passados os ociosos tem preguiça de.mentalizar e. Iltrapassar os limites da morte do espasso e do tempo para se apoçar do saber imortal para sair desse mundo finito e conhecer os saberes da Luz
Esse vídeo da muito sono
zzzzzzzzzzzzzzzzz
Pra mim a filosofia de Sartre não faz nenhum sentido. Não entendo o que a liberdade tem haver com a ideia de que não há essência. Arthur Schopenhauer, escreveu que o próprio homem é a essência das coisas. "Nós somos a coisa em si", desse modo, a própria essência é uma existência. Eu como schopenhauriano avido, tudo do Sartre parece estranho. Porém admito que nunca o li como deveria. Farei isso o quanto antes.
A EXISTÊNCIA PRECEDE A ESSÊNCIA ...
só tenho pena de você
Não sou livre para fazer o que quero, sou livre porque não sou obrigado a fazer uma única coisa, diante de mim sempre haverá no mínimo duas coisas das quais terei que escolher uma. É importante dizer que mesmo os que não escolhem, escolhem por não escolher (Savater, Fernando). Essa liberdade é uma liberdade burguesa\europeia. A realidade da América Latina parece dizer\apontar para outra coisa. O homem é um caniço pensante, puxado para baixo por um saco\estomago que o arrasta, subjuga\humilha determinando função\salário a todos\todas que estão na faixa de miséria\exclusão. A vida é praticamente comer\se sustentar para a maioria esmagadora de pobres\miseráveis. A vida\sustento é muito cara. Precisamos de três refeições por dia nos sete dias da semana, mês a mês, para nos ater só no que diz respeito aos alimentos
efeições. Trabalhamos para comer\manter o estomago\ o saco cheio. Não conhecemos outro modo de nos mantermos fora do trabalho - ou trabalhamos para nos mantermos\viver ou somos mantidos\sustentados por alguém (não existe mágica). Na Bíblia Cristã temos a história do filho pródigo (esbanjador), que a Tradição Cristã reconhece como símbolo da misericórdia de Deus. Mas podemos avançar um pouco e pensar numa outra chave de leitura, depois que o dinheiro acaba, termina a liberdade de fazer o que bem quiser, só lhe resta duas opções, ou aceita a caridade alheia\as bolotas dos porcos ou terá que trabalhar para se sustentar, o peso do saco\estomago arrastando pelo chão leva aquele homem, o obriga\força ele a voltar. O Pai estava o esperando, sabia que ele ia voltar - herança acaba, essa era a grande mensagem que o Pai estava deixando para o mais velho , mas ele parece não ter entendido preferiu ficar ressentido. O único dinheiro permanente é aquele oriundo do trabalho. As vezes me deparo com pessoas que não querem trabalhar para ganhar pouco, quem não vive\se sustenta com pouco vive com nada, viver com nada equivale a viver as custas dos outros. Só consigo pensar bem, organizado quando meu estomago está bem resolvido, isso é coisa para burguês - aquele jovem só pensava em comida. Sempre falo para as pessoas mais jovem, só estuda quem gosta de ganhar dinheiro, quem não estuda vai viver dos serviços rudes, bicos, informais ou pior na malandragem\tirar o que é dos outros na mão grande, . A escola é o meio seguro que o pobre tem com certeza de avançar\melhorar, se profissionalizar\posição melhor social e economicamente. Parece que é o saco\estomago que puxa para baixo, pesado como é\fica, que determina o quanto podemos ser livres ou não.
Respeito o nome e a obra de SARTRE, mas gostaria de, respeitosamente, opinar:
1-se compararmos o O HOMEM DAS CAVERNAS com o HOMEM DE HOJE veremos que o
HOMEM jamais obedeceu aos seus limites, às suas contingências, que a sua essência nasce
com seu GENOMA no útero ou nasce junto com sua existência.
2- que grande parte da palestra poderia ser substituída por:
O HOMEM MODIFICA O MEIO E O MEIO MODIFICA O HOMEM.
Tiro da palestra esta frase: "O homem persegue a sua essência"". Trata-se de uma frase
redundante como tantas outras na palestra.
Continuo achando que o é necessário adotar o PRAGMATISMO na psicologia.
Estamos em 2019. Século 21. 130 milhões de brasileiros sobrevivendo com até
1 salário mínimo, ou seja, a PSICOLOGIA É PARA OS RICOS.
Excelente Aula! Pena que Sartre era Marxista. “Fudeu com
Não entendi nada!!!!
Assista de novo
Tchioria é o Pa blo Vi Tar rebolando na sua fusa