Tem um caso recente de crianças japonesas sendo xenofobicas e ameaçando crianças brasileiras morte e decapitação... O pai brasileiro ficou indignado com o ocorrido fez oque pode mas os alunos só tomaram uma espécie de advertência e inclusive sua filha também, por descrever a atitude por "nojenta"...
k .....falsidade,pelo menos ela e asiatica..ne? imagina..eu que nao e...e tu diz que eu devo me @$$Der.ahmed falso,,nao importa o que.ela ainda esta no japao..se ela nao abrir a boca.ninguem ira falar,,ahh vc e gringa....mas pessoas como eu..mesmo usando mascara..todos ja e conhecem como " gringa" e foreigner! blah!
Eu agradeço muito por esse vídeo, sou descendente de japonês e já pensei muitas vezes em ir pro Japão pra trabalhar por um tempo, mas acho que vou focar em aprender melhor o idioma primeiro, pra poder quebrar a cara de qualquer xenofóbico que falar merda, de qualquer forma ganhou um inscrito pelo conteúdo e fofura
todos os videos que eu ja vi de pessoas, principalmente brasileiros, que foram ao Japão dizem que para tornar um pouco menor a dor de ir pra lá, é voce ir já com o idioma avançado. Quem vai sem saber o mediano de japones acaba se ferrando por la.
É pq nós brasileiros em sua maioria gosta de estrangeiros, gosta de ter contato e aprender com os estrangeiros e tal, mas isso é pq somos multicultural(diferente do Japão), eu acho que eles tem medo de uma possível invasão cultural de outros países e tal. O que gera a agressão ou conflito é justamente a ignorância ou medo, enfim... É complicado tentar muda as pessoas, geralmente eles não gostam de sair da sua zona de conforto...
Por morar em Salvador, já conheci gringos diversas vezes e sempre é uma experiência muito legal. É muito bom conhecer novas culturas. Se eles se permitissem conhecer novas pessoas, veriam que tem muito a se acrescentar
Mas tb alem disso deve ver o lado de como é a fama do brasil no mundo a fora Por exemplo se brasileiro faz muita merda la fora, ha visao sobre estrangeiros de la nao sera boa É importante que vc perceba todos os pontos responsaveis por tal E o japao tem uma questao social meio complicada, para falar desse assunto tem muito mais coisa que deve ser citada
Eles tem medo de uma possível invasão cultural mas não tem medo de invadir a cultura dos outros, Eu gostava muito do Japão ate saber oque eles fizeram na segunda guerra mundial contra os chineses e coreanos, e na moral ? peguei nojo dessa cultura japonesa eles se acham melhores que todos os outros mas na fundo são iludidos com essa ideia errônea.
Morei na Europa e Eu sofri preconceito dos próprios brasileiros,da região de São Paulo e Paraná,eles me xingaram me disseram que nordestino eram tudo pobres, que eu tinha dificuldade de aprender inglês porque minha Educação era ruim , e juro pra vc todo mundo gostava de ouvir eu falando e me dizia que meu inglês era bom, isso aumentava muito minha autoestima, mas dependendo deles foi a pior experiência da minha vida juro pra vcs me marcou fortemente era as pessoas com quem eu andava, eram essas mesmas pessoas que pensei que poderia chamar de meus irmãos e amigos, até hoje não recuperei 100%,as marcas do racismo e preconceito ficou marcado na memória. Fiquei com uma leve fobia social, parei os estudos não dei continuidade, foi péssimo isso .
Sou descendente como você e moro também em Tokyo mas felizmente nunca passei por xenofobia. Sinto muito por voce ter passado por isso, deve doer muito :( e obrigada por compartilhar sua experiência!
3 года назад+592
Interessante que a maior colônia de japoneses fora do japão vive no Brasil. Muitos vieram para cá para trabalhar e foram recebidos de braços abertos. O japão tem muito a aprender conosco quando o assunto é receber os imigrantes.
Não foram recebidos de "braços abertos", não. Na época da imigração eles eram considerados uma ameaça a "etnia brasileira", e tentaram barrar a imigração varias vezes. O governo brasileiro incentivava abertamente a vinda de imigrantes europeus, influência das ideias eugenistas da época q dizia que os brancos eram mais evoluidos biologicamente. Na Segunda Guerra, se não me engano, nem se podia falar japones na rua, ou transitar livremente se vc fosse descendente, pois todo imigrante, ou filho de, era considerado inimigo pelo Estado. Muitos até perderam seus bens por vandalismo da população ou por confisco. Mas não to justificando nada, não, tá errado igual oq o japones faz hoje
O Brasil é o país que mais abriga japoneses fora do Japão. Os dois países tem uma longa história de intercâmbio. Imperadores japoneses já visitaram nosso país pra se ter uma ideia. Participaram de eventos pra comemorar a união dos países. Queria que o Japão se abrisse mais para estrangeiros.
Sempre ouvi péssimas histórias sobre o racismo e xenofobia no Japão e sempre me entristece e me irrita muito ver esse tipo de atitude em pleno século XXI. Me lembro do caso de um brasileiro, negro, carioca que mora no Japão tem uns 20 anos, formado pela UFRJ com mestrado e que sofreu pra caramba só pelo fato de ser negro e brasileiro. Super bem qualificado chegou a trabalhar como taxista pra poder sobreviver e ainda por cima fala mais uns 4 idiomas (inglês, alemão, francês e mais um idioma que esqueci agora). Um lado bem sombrio que quase ninguém gosta de tocar no assunto, mas que infelizmente é verdade. A gente acha que só americano é xenofóbico e super quadrado, aí se depara com relatos como da Jenifer e vê o quão errado as coisas ainda estão em nosso mundo. Força aí na sua jornada pela terra do sol nascente e se achar necessário volte para o Brasil após fazer seu pé de meia, por mais que tenha muitas vantagens em se morar no Japão acredito que tudo tem um limite e ser humilhada, xingada e até mesmo agredida não compensa todo o esforço. Minha opinião, é claro. Abraços...
@@guerra1984 não é questão de agradar estrangeiro, a mina é descendente e mora lá a anos, e mesmo que não morasse isso é extremamente desrespeitoso, o Japão em si é racista e não só com estrangeiros
@@guerra1984 mano você vai ser ignorante a ponto de chamar isso de choro? alguém sofrer literalmente pela sua nacionalidade/cor de pele? aparentemente tu não viu o vídeo mesmo né, tá aqui só pra ser o do contra e falar merda nos comentários
Infelizmente a xenofobia e a misoginia no Japão é muito forte, um país tecnocrata que evoluiu muito tecnologicamente e economicamente mas que está na contramão em relação aos direitos humanos. Sempre consumi e gosto muito da cultura oriental de uma forma geral, até pelo fato de ter praticado artes marciais orientais e por estudar muito sobre o misticismo e religiões orientais, mas esse tradicionalismo e ultra-conservadorismo do Japão realmente é algo que não me desce, principalmente a forma como ainda hoje as mulheres são tratadas... Acho interessante vídeos assim pois ajudam a desmistificar muito a percepção que certos brasileiros tem do Japão, muita gente tem uma visão romântica do Japão por causa da tecnologia e da cultura pop japonesa, principalmente advinda dos animes e mangas, mas o Japão assim como muitos países de primeiro mundo possuem vários problemas no âmbito social, inclusive também é um dos países que mais tem casos de burnout e de leis trabalhistas defasadas.
É simples. Quase todo país é bom ser turista. Ser turista no Brasil é muito bom. O ruim é ter de trabalhar nesses países. E a relação entre tecnologia e moralidade não existe. Talvez ela resolva alguns problemas que tiram a pessoa de um dilema. Mas um não é reflexo do outro. Um desses dilemas é simples: Não existem recursos para tratar todas as pessoas com determinados problemas de saúde. Daí é necessário uma seleção. Quando a tecnologia aumentar ao ponto de resolver esse problema, como transplante de órgãos, retiramos um dilema moral de quem deve ser salvo.
@@L3r4k Não se trata de uma questão deonlogica/moralista e sim de um aspecto legal (direito). Os problemas que eu pontuei acima especificamente sobre o Japão passam por toda uma estrutura histórica, política e social, não se reduzindo apenas a tecnologia.
@@igorribeiro915 Engana-se jovem. Também existe um alto índice de desempregados e pessoas em situação de rua no Japão também, outro engano é que para se ter trabalho não necessariamente precisa-se flexibilizar ou acabar com os direitos trabalhistas (muito pelo contrário), isso é uma falácia, tanto que países como a Alemanha, Canadá, Suécia e Noruega entre outros, possuem alto índice de desenvolvimento econômico com leis trabalhistas consideradas por alguns até "sociais" demais. É uma falsa dicotomia essa oposição entre leis trabalhistas e trabalho... sem contar que as leis trabalhistas no Brasil (principalmente atualmente) estão longe de serem "boas leis trabalhistas".
Aqui no Brasil, apesar das pessoas criticarem nossas leis, temos coisas específicas no nosso código penal que coíbe alguns tratamentos em relação a preconceito, racismos, xenofobia! talvez ai no Japão até tenha mas não deve ser de livre acesso aos estrangeiros!
Então, aqui os policiais sempre ficam do lado dos japoneses. Todo mundo sabe disso. Até que muitos japoneses ameaçam chamar a polícia para deixar os estrangeiros com medo.
Esse assunto está muito em pauta com a tomada do Talibã, é questão de identificação cultural, eles fazem isso (mesmo sendo um certo tipo de preconceito) para preservar sua cultura e costumes, já aqui no brasil pensamos totalmente diferente porque somos uma mistura de tudo e de todos, consequentemente temos essa consciência (pelo menos uma boa parte)
Japão é o país mais racista que existe. Quem vai morar num lugar dessa sabe pelo q irá passar. Basta ver a história do Japão,o ódio q outros países asiáticos possui dele inclusive repudiando a bandeira do Japão imperial,na segunda guerra lutou pelo eixo e ainda cultivam admiração pela alemanha nazista.
@@eduardoaugustolemos8022 eles são racistas consigo mesmos, tu vê isso em qualquer anime ou jogo, os traços dos personagens são sempre de europeus kkkkkk. Uma piada, sorte que não me rebaixo a ponto de ficar magoado, meu nojo é mutuo por esses esquisitos
Os gringos chegam aqui e são pegos no colo, os brasileiros faltam dar comida na boca, e olha aí a recompensa de quando um brasileiro vai pra fora, por isso eu não dou moral gringo nenhum
Não sejamos inocentes. Depende do gringo, do país dele. E muito dessa amizade é movida por interesse. Seja um romance que possa levar a pessoa para outro país, dinheiro, ou mesmo treinar a língua estrangeira.
@@L3r4k essa babação de ovo que brasileiros tem com estrangeiros é só com europeus e americanos se é uma pessoa de um país pobre o tratamento é diferente vide bolivianos,haitianos e venezuelanos.
Acho que os brasileiros têm começar mudar a sua visão sobre o Japão e olhar história do Japão o que fizeram na Segunda Guerra Mundial e o modo que a sociedade japonesa fazem com os estrangeiros principalmente os brasileiros
Fantástica tua observação. Aqui no Brasil o Champinha, após matar o namorado e estuprar a namorada do cara, torturar ela e depois matá-la, foi colocado em uma clínica que parece um SPA. Ou seja, vamos mudar a visão sobre os brasileiros, por conta que o GOVERNO deles fazem essas atrocidades e, obviamente, o GOVERNO representa a vontade da população, pelo milagre da harmonia. Afinal, todos os 230 milhões de brasileiros concordando com essa punição é um feito que não se deve ignorar.
Sobre a sociedade japonesa não gostar de brasileiro é simples: ninguém gosta de quem cria problema. E estrangeiro é visto como um grupo, não como indivíduo. Basta um babaca fazer merda, que todo esse grupo será visto dessa forma. Agora, se de 10 brasileiros, 9 não respeitam a cultura, leis e normas sociais, tu espera o quê? Eu sempre falo, preconceito não surge do nada. Tem grupos que as pessoas tem um preconceito positivo, enquanto para outros grupos, é negativo.
Aqui eu não concordo com você tá porque se um grupo de japoneses fazem coisas de errado no Brasil a gente não vai julgar uma nação 9 brasileiro roubam no Japão não quer dizer que todos os brasileiros são ladrão se for assim então vamos fazer o seguinte Vamos julgar o japonês pelo que eles fizeram na Segunda Guerra como eles trataram os chineses e os coreanos
os brasileiros é um povo que gosta de receber todos os estrangeiros quando eles vêm ao Brasil são bem tratados Quando o brasileiros vão nos seus países eles são tratado assim
Cara o que tem a ver champinha com preconceito que a menina sofreu você tá defendendo pessoas que fazem isso uma menina que só tava querendo trabalhar só porque ela é estrangeira porque ela é mulher da pele escura Isto é um absurdo
Parabéns para você Imagino que deve ser difícil falar sobre isto você é muito corajosa porque eu vejo muita gente no RUclips só mostrando o lado bom do Japão
Tô estudando japonês e tava sonhava em arrumar algum trabalho por lá, imaginei que eles poderiam ser racista e isso já me dava uma freada, mas agora tendo essa confirmação eu fico desanimado em relação ao sonho de morar no Japão. Somos acolhedores com estrangeiros e imaginamos que eles vão nos receber do mesmo jeito mas me deparo com mais um vídeo falando como os japoneses agem com pessoas de fora, não basta sofrem racismo e preconceito no Brasil e quando sonho e, ter uma qualidade de vida melhor em um país de primeiro mundo me deparo com isso, assim fica muito difícil sonhar com coisas melhores.
Não aconselho voce a seguir com esse sonho, estrangeiros lá tem uma dificuldade imensa de arrumar emprego, ela já disse isso em um vídeo, afora aluguel de apartamentos, sempre perguntam se você é estrangeiro, se for, não alugam pra você. É complicado.
Calma, planeje uma viagem primeiro, se você gosta do país pela cultura e tal, não desista do seu sonho, apenas comece com alguma viagem ou intercâmbio e seja realista em relação as pessoas. Eu mesmo depois de assistir esse vídeo ainda acho o Japão um país incrível, porque é realmente um país incrível. Só não podemos achar que é perfeito e que as pessoas são perfeitas porque isso não existe...
tão diferente dos descendentes japoneses brasileiros..a maioria gente boa. e resolvida mentalmente.bem diferente..muita paranoia dessa galera..parabens pelo depoimento.
Com esse vídeo a gente vê que todo país tem seus problemas, eu adoro o Brasil, amo nosso cultura (mesmo que hajam várias kkkk) mas é isso que faz eu amar esse país, só saio daqui se for realmente difícil se sustentar
Os brasileiros estão no Japão querendo agir como se estivessem no Brazil. Com arrogância e sem respeito pelo outro, impondo seu "eu estou certo, vc é errado". Sofri bullying e tive MT medo de brasileiros brancos e negros, com meninos negros passando a mão em mim qdo tinha 5 anos, e adultos fazendo isso qdo já era adolescente. Aqui no Brazil, todos da minha época passaram por coisas horríveis mas c seriedade e firmeza conquistamos o respeito q temos hj. O Japão começou a ter medo dos brasileiros pela conduta q tem.ai.,a qual tem aqui e não se tocam q estão no lar deles
preconceito, assédio e violência são coisas q marcam de uma forma inexplicável, suas lágrimas são de alguém que foi marcado, mas existe mt amor nesse mundão tbm ❤
Ô Jenifer Oshima, conheci seu canal hoje, parabéns pela personalidade e pela coragem, não sei qual é a sua relação com o Brasil e nem sei se você pretende voltar, mas torço que você possa voltar á sua verdadeira pátria, que é o BRASIL, muitos brasileiros falam mal do nosso país, sabemos que existem vários problemas, mas a maioria das pessoas que vão morar em outros países são praticamente unanimes em afirmar que não existe país melhor no mundo pra se viver, tenho fé que o Brasil vai melhorar um dia, com todo respeito, se estivesse aí te daria um forte abraço, um abraço que pudesse pelo menos amenizar todas as suas decepções, tudo de bom e sucesso nos seus objetivos.
Faz mais videos falando nesse tema, parece que tem bastante coisa, bastante conteúdo e é bem interessante. Eu achei muito interessante as placas e lugares que não podem estrangeiros. Gosto muito desse tema e acho que poucas pessoas falaram sobre ate agora
Por favor, não pare de gravar vídeos e trazer suas experiências, essa é uma forma de você pôr pra fora e não guardar pra você, isso pode te fazer mal. obrigado por partilhar. aliás, você é linda e fala muito bem, a competência estará sempre acima dessas pessoas.
15:00 tocou no ponto certo!! Japoneses de mente aberta não conseguem ficar no Japão, porque saíram da caixa, uma vez que vc vê a realidade, é difícil viver fingindo que não sabe… Os japoneses excluídos acabam ou vivendo só, ou procuram onde os aceitam… Por terem essa experiência é que talvez sejam um pouco mais flexíveis…
cê é incrível, odeio o argumento de que "voce tem q se mudar, aqui não é pra você" é basicamente empurrar o problema pra vitima em vez de confrontar o culpado. eles tem que mudar, qualquer lugar é pra você
Normal pensar isso quando é branco, mas é comum desde pequenos escutarmos alguém dizendo "volta pro seu país". Fora esses apelidos que muitas vezes nem estão de acordo com a descendência da pessoa..e se vc fala a descendência correta respondem: 'tudo a mesma bosta' :)
Conheci japoneses que chegaram no Brasil crianças. Foram visitar o Japão. Foram tratados com preconceitos. Disse-me que ficou com nojo do Japão. Renegou sua nacionalidade japonesa. Disse-me , sou brasileiro, nunca mais voltei e voltarei no Japão. Estava indignado com seu país de origem.
Confesso que gostaria de viver um tempo no Japão, talvez para viver uma experiência diferente do Brasil. Sentir rejeitado por uma nação é algo muito forte. Se alguns japoneses pensam assim do seu pais a ponte de sair para morar em outro é algo muito curioso. O Japão é uma país fortemente estruturado na sua tradição, que é conservadora e nacionalista. Apesar de entender que é uma país um tanto hipócrita quando trata-se de alguns assuntos: feminismo e violência doméstica.
@@lilith124 Como brasileiro e por falta de conhecimento mais profundo, sobre outras culturas, principalmente oriental, em particular a Japonesa, nos deparamos isso. Confesso que gosto de trabalhar, mas trabalhar para viver e não viver trabalhando. Percebo que muitos estão indo para o Japão para ganhar mais dinheiro e porque é seguro, porém esquece que existe outros problemas que só existe no país. Ainda assim, tenho vontade de morar no Japão por algum tempo para conhecer a realidade prática de viver num país bem diferente do Brasil. Boa Sorte!!!
Um amigo meu que morou no Japão, falou que o lugar mais fácil de trabalhar no Japão é em fábricas, porém é uma rotina extremamente cansativa e os outro funcionário tratou ele mal ainda..
Cada dia que passa eu desgosto mais do japão. Machismo, xenofobia, racismo, pressão...Parece uma distopia social. Eu te congratulo pela coragem de viver ai.
Boa parte da mão de obra e estrangeira, sem isso mesmo com a tecnologia o Japão ficaria afetado com a economia. Infelizmente todos os países tem preconceito em menor e maior grau. Essa história real não são todos os canais que abordam sobre isso.
Acredito que em países etnicamente homogêneos isso é mais grave. Países com diversidade racial aceita mais, se isso acontece nos EUA dá cadeia ou vc processa a loja ou imobiliária e arranca uma grana deles.
@@FelipeFonseca7 isso me deu uma ideia: sera q o apelo dos animes para o publico estrangeiro atualmente é uma forma do governo atrair imigrantes pro pais?
Tem muito doido tbm Jéssica. Em 20 anos de Japão eu já encontrei muita gente assim. Em 1 ocasião q um japa louco começou me seguir d carro, achei q era por racismo e na verdade descobri depois que o cara fazia isso com japas tbm. Por outro lado tbm tem esse tipo q acha que a vida dele ou do país dele tá ruim por causa dos estrangeiros. Pior que isso é bem comum em outros países tbm , infelizmente
que absurdo! ninguém nesse mundo merece passar por isso. o que custa respeitar o próximo? triste termos que conviver com gente ruim ): eu já me acostumei com o pessoal me chamando de japinha, chinesinha. sei lá não me incomodo mais pq antes achava que não me viam como brasileira. as vezes nem é maldade, é um costume mesmo^^ mas no seu caso é revoltante 😭 espero que fique bem, você é muito maravilhosa e merece ser respeitada.
Sou bem nova ainda e moro no Japão tipo desde sempre ent nem sei como é o Brasil. Estudo em escola brasleira e muitos dos meus amigos de lá q estudaram em escola japonesa tem relatos de xenofobia e bullying. Um deles qnd chegou na escola não falava com ninguém aí depois foram descobrir q era por conta da experiência dele na escola japonesa e com meu outro colega derramavam leite nele por ter a pele mais escura, além de xingar por ser estrangeiro. (detalhe que os professores não fazem nada a respeito e por causa disso muitos nem chegam a contar). Também tenho um outro colega que sempre era cercado por estudantes japoneses que tentavam fazer ele cair da bicicleta, mas no caso dele minha escola ficou sabendo e a diretora foi botar medo neles, aí não apareceram mais.
Estou no Japão há 8 anos, trabalho em tokyo e moro em Yokohama. Essas coisas Que você contou que aconteceu com você no trem, ou na rua, tenho percebido que isso não acontece, ou quase não acontece se vc for homem. Você vive em tokyo vc sabe como é o trem, lotado e muito stress. Ai naquele empurra empurra as vezes tem aquele que vai em vc, ou até volta, pra de da “trombada” pq achou que vc não deu passagem e tal. Nunca vi alguém fazer isso com homem, os caras só fazem com mulher. Uma vez vi um cara voltar e trombar em suas mulheres e falou alguma coisa, desci na mesma estação que ele e na escada rolante ele ocupou os dois lado, aí não tive dúvidas dei a trombada pra passar, ele falou alguma coisa? Reclamou? Claro que não. Esses tipo de coisa que vc relatou com mulher eh mais frequente. Comigo eh mais se afastar mesmo e geralmente mulher, não sentar do lado no trem, na hora de entrar no ônibus tem mulher que tá na minha frente e deixa eu passar pq sei lá, não quer que eu sento perto, mas também não sei que os estrangeiros andam fazendo pras mulheres ficarem assim. Mas violência comigo nunca aconteceu
Quanto mais eu conheço sobre outros países, mais eu gosto do Brasil, apesar de tudo é o meu país. Tem poucos lugares no mundo, pra onde acho que realmente valeria a pena mudar.
O que você falou é uma realidade e vi isso em materias de jonais que falam dessa realidade social, apesar de minimizarem esses pontos que você falou e que é o seu dia a dia. Vejo em outros canais especificos falarem desses temas e também levantarem esses pontos, e fico imaginando como psicólogo como tem impacto na vida das pessoas ai e isso responde em parte o porque por exemplo do índice de suicídio e de problemas psicológicos que já levantei que estão no top de condições desenvolvidas em pessoas que vivem no Japão e principalmente nacionais os legitimos japoneses, ambos extrangeiros e nacionais que são contra essa cultura terminam sofrendo com isso e tá está ai um dos fatores que as pessoas desenvolvem problemas psicológicos. Seu conteúdo é muito importante e vai abrir os olhos de muita gente e ajudar também, porque deve ter um grupo de pessoas que moram ai e que desse vídeo procurarão ajuda profissional para lidar com isso, e o alerta para procurar ajuda sempre que precisar. Parabéns querida pelo seu depoimento!!!
Ba, não tinha ideia que o japão era tão preconceituoso. Sempre achei o país um exemplo para os outros em questão de respeito e ética, mas mudei de ideia... Uma pena mesmo, espero sinceramente que as pessoas que fizeram essas coisas ruins ctg sofram de alguma forma no futuro
E eu amo tanto o Japão, sempre gostei de filmes japoneses. Pensei até em viajar pra lá. Agora fiquei sem vontade de ir. Mas te desejo felicidade Jenifer. Um abraço!
conflitante como a gnt vê vários motivos ruins de se morar no japão, mas mesmo assim a gnt tem essa vontade enorme de morar aí. Booa sorte jenifer, vc merece felicidades, não desista por causa de alguns cuzões, a gnt sempre esbarra alguns no meio do caminho.
moça, não te conheço mas senti muita empatia por vc, é horrível o preconceito que você sofre, fico impressionado com a quantidade de pessoas ruins na terra, mas mesmo assim te desejo toda a felicidade do mundo pra vc e pras pessoas importantes da sua vida ;)
@@perubelga nunca vi isso aqui. So ouço falar de casos de racismo, o maximo que vejo são piadas de estrangeiros, mas não é algo agressivo ou xenofobico, porem existem pessoas que se incomodam, acho que é nesse sentido que ela coloca.
@@Jhon_Hewlly perguntei justamente porque quero exemplos. Na minha experiência pessoal vi que o máximo que acontece com um oriental no Brasil é receber um apelido inocente, tipo "japa", agora ser hostilizado ou agredido unicamente por ser oriental é o tipo de coisa que tu nunca vai ver por aqui. Na verdade, o oposto é muito mais comum de acontecer, alguns orientais (principalmente chineses) é que demonstram aversão aos brasileiros. Quem conhece o estado de SP, onde eles representam uma parte considerável da população, sabe muito bem disso.
@@preguicadetu por isso que digo que tem pessoas que se incomodam, por mais que a pessoa que faz piadas não tenha intenção de ofender, tem gente que não gosta.
Morava em uma cidade que é colônia de descendentes japoneses, desde então pude perceber como os japoneses, mesmo que descendentes, possuem preconceito com brasileiro. Japonês não pode namorar brasileiro, círculo de amizade restrito, etc. já viajei pra alguns países na Ásia como Coreia do Sul, Tailândia, Malásia e Singapura e não tive problemas como turista. Ainda não fui pro Japao, exatamente pelo receio de sofrer xenofobia. Restaurantes que não aceitam a entrada de estrangeiros, a dificuldade da língua, muitos não falam inglês etc me fazem sempre postergar esse destino. Jenifer, espero que tenha superado o trauma causado por esse ser humano infeliz. Só sendo muito infeliz para causar dor física e psicológica em alguém de forma gratuita. Lembre-se sempre que a gente só da o que temos, ou seja, o problema está com ele e não com você. Desejo que atitudes como essas não ocorram mais, pois nos fazem mto mal. Fique bem e muito sucesso!
Pow Janifer legal de + compartilhar suas experências ai no Japão. Eu vim pela indicação do Baka Gajin outro Br que mora ai e faz um conteúdo legal d + também. Bom essa questão cultural ai do Japão é complicada e calcada numa pretensa pureza e superioridade da raça Yamato que serviu de propaganda politica( e justificativa ao imperialismo japônes do inicio do Séc XX, o que levou o japão inclusive a integrar o eixo Nazista durante a segunda guerra mundial. Isso ai é algo que o japão vai ter que assumir e resolver mais cedo ou mais tarde... Quanto a você se cuide sempre e saiba que o Br com todos os seu defeitos (inclusive os de racismo estrutural) sempre será um lugar onde a diversidade prevalecerá sobre todo preconceito e discriminação racial, está em nosso DNA e quem for contra que lute! Se cuida! forte abraço aqui da ZS do BR é nóis!
Muito foda esse vídeo, tinha outra visão sobre o Japão, sabia que eram meio "bairristas", mas não dessa forma, fico imaginando eu, que sou negro, descendente de carioca e boliviano, ai no Japão, iria passar por um racismo pesado, triste demais. Mas vídeo muito fodaa
Que bosta essas experiências negativas 😢 Como brasileiro em Tóquio eu tive algumas experiências ruins mas foram leves comparando contigo. Meu japonês não é lá essas coisas também então sinto que estou apenas nadando na superfície desses rolês sociais errados. Espero que as experiências traumáticas possam ser relevadas. Falar sobre é importante e tentar mudar sozinha é difícil mas tamo junto 👊🏼
Eu sinto muito por vc. Escutar vc falar dessa situação, me angustiou... Eu sei que esse mundo é maldoso msm... E devemos saber viver a realidade. 😢 Saiba que vc é incrível independente do que tenha passado! 🤍 Vc é MUITO mais do que imagina! Estou aqui te apoiando!!! Conte comigo
Salve Jenifer! Primeiramente parabens pelo canal, sou novo aqui e estou adorando :) Só queria dizer q eu fico muito surpreso com tudo q escuto sobre o comportamento das pessoas no Japão, eu costumo ler muito sobre pensadores japoneses, budistas e recentemente sobre o Tao, e tudo isso me ajudou abrir a cabeça em varios assuntos.Mas parece q esses pensamentos não são aplicados pela maioria deles , uma pena. Parabens novamente pelo conteudo, fica com Deus.
Obrigado por fazer esses vídeos, eu tinha uma visão diferente do Japão, achava que la era quase perfeito, mas você me mostrou a sua experiência, agora tenho uma visão bem mais realista.
Olha, eu já imigrei duas vezes (Canadá e África do Sul) e eu tenho uma regra muito pessoal. Eu só fico onde eu me sinto bem-vindo. Por mais que a gente ache errado, é o país deles, não o nosso, e eu sou apenas um convidado. É nadar contra a correnteza e a vida é curta demais.
Sinta-se abraçada.❤️. O relato da violência que sofreu me doeu o coração. Um covarde safado que provavelmente vai não faria algo assim com alguém do mesmo tamanho, canalha. Você tem razão: mora aí pq quer, mas isso não é passe livre para te insultarem ou agredirem.
Apesar dos problemas políticos, eu amo o meu Brasil, Brasil é um dos melhores países do mundo para se viver em questão social. Nós não somos muito avançados tecnologicamente, mas aceitamos todos os povos, temos amor ao próximo, e somos muito divertidos. Somos privilegiados por ter nascido num país como Brasil. Só precisamos melhorar na questão política.
Revoltante demais seu relato, eu ja desconfiava disso. De uma coisa é certa o racismo e xenofobia tb vem tb de forma sutis, como essa de impedir alguem de comprar algo, negar trabalho a ela, dar estereotipos mesmo 'positivo' por ex: 'todo japones é estudioso ou todo negro sabe dançar' e afins. É muito triste.
Soube relatos, que não sei se são reais, de japoneses que vieram para o brasil e NÃO querem voltar pra lá por justamente isso de aqui ser, como posso dizer, ter uma visão "mais ampla" da vida em si.
Eu sou solidária!! Respira fundo, as ações dos outros não é da sua responsabilidade. Se concentre em fazer o bem e continuar linda assim como você é!! Um grande abraço!
Caramba que historias em, eu quando era menor eu tinha o sonho de ir para o japão, mas com o tempo eu fui crescendo e percebi que e impossivel por eu ser negro, é brasileiro, e complicado em, se para você ja e dificil imagina para mim aí.
Tem um cara muito gente boa aqui no youtube chamado Wilton, que é negro e mora no JP, e o próprio disse que nunca teve problemas porque acham que ele é americano. Procure pelo canal dele "Todo Dia podcast"
@@TotalSwitchRUclips exatamente, e detalhe: ele não diz pra ninguém que é brasileiro, justamente porque a xenofobia dos japoneses para conosco é só fruto da reputação que os brasileiros construíram. Europeus, australianos e americanos são bem vistos porque sabem se comportar e são respeitosos, não é simplesmente pela etnia (como muitos aí pensam). Se você tem determinada aparência e domina um idioma estrangeiro, boa sorte, se não, só lamento. Forte abraço aí amigo.
Excelente vídeo ! É sempre importante debater sobre esse tipo de caso e tentar mudar essa visão que alguns japonese tem sobre estrangeiros. É irônico que Brasil é praticamente um país irmão do Japão, japoneses são bem recebidos e bem tratados, mas o contrário não é sempre o que acontece. Só de você ser estrangeiro já pode estar em desvantagem socialmente. Fora casos como esses relatado no vídeo.
Uma realidade que pessoas de fora não sabem e acabam romantizando o país pela cultura, mas esquecemos que a forma como você e tratado tambem e parte essencial da cultura. Ótimo video curti u.u
eu tenho um sonho de ir estudar no Japão e passar um tempinho lá mas sempre que eu escuto esse tipo de relato fico pensando que que eu ia passar lá por causa da cor da minha pele. Mas se eu sobrevivi o br, sobrevivo lá tbm. Mesmo assim sempre importante lembrar que o Japão não é esse paraíso que muita gente acha que é. Vlw por compartilhar a historia
Impossível não se sentir revoltado vendo esse vídeo... Só posso lamentar e desejar tudo de melhor pra vc. O Japão na teoria parece ser um ótimo país, mas pelo visto não é bem assim, e isso é triste. É um país que emprega bastante coisa boa como animes e jogos incríveis, mas sua aversão ao povo de fora do Japão é muito triste, é um país que vc vai pra turistar sem pretensão de permanecer por lá, pq estará sujeito a isso, infelizmente 😔 novamente, te desejo tudo de bom, Jenifer!
a situação também nn é tão boa para quem nasce lá. Falando mais sobre Tóquio, a cobrança lá é enorme, tanto na escola quanto no trabalho, as coisas lá são bem caras principalmente nas maiores cidades, e o bullying lá é um bullying de verdade
Jenifer todo meu apoio e solidariedade pra você. Sei do que você está falando. Sou da região nordeste de um país chamado Brasil e quando vou pra São Paulo passo por experiências semelhantes a sua. Força! E concordo contigo, racismo e xenofobia não são regras, são crimes contra toda a Humanidade. Quem tem de mudar são os racistas e não você ter de se mudar. Abraços!
Ah que vontade de te por num potinho, que absurdo!!!! Sinto mto por tá isso, tava vendo uns episódios que o Haru passou semana passada,fiquei mto puta !
Sinto muito por você ter passado por isso, é muito triste,isso é muito comum infelizmente, estrangeiros sofre por lá :( e em muitos outros países, principalmente asiáticos,já vi diversas outras histórias de brasileiros que passaram por isso e ainda passam:(
Conheci seu canal hoje e estou adorando a sua sinceridade sobre como realmente é a vida no Japão sendo estrangeiro. Brasileiro tem a péssima mania de achar que morar no exterior é sempre as mil maravilhas e a realidade é que não. Afinal não estamos no nosso país, com a nossa cultura, com o nosso povo e nem com a nossa língua. Claro que é válido para quem deseja morar fora, mas desde que saiba o quanto não é tão simples. Parabéns!!!
Eu ouvi casos de pessoas que são brasileiras e morando no Japão ou visitando o país que quando eles entra numa loja japonesa e começa a tocar música brasileira para mostrar para todo mundo que está na loja principalmente funcionário que tem brasileiros na loja
Sobre essa questão de aluguel de imóveis, infelizmente isso não é só no Japão com os imigrantes… morei 11 anos em Portugal e fiz intercâmbio USA, e em ambos lugares eu e minha família e conhecidos tínhamos essa mesma dificuldade para alugar em alguns lugares.
Eu também moro no japão (aichi-ken), mesmo sendo nissei também já sofri preconceito em imobiliaria e restaurante e é uma sensação muito ruim mas sinceramente eu não guardo rancor nenhum pois vendo pelo lado japônes é fácil entender eles já que muitos brasileiros no japão fizeram e fazem muitas coisas ruins (crimes, falta de educação, etc), tem um danchi que morei em Aichi-ken e na decada de 2000 mais da metade dos moradores eram brasileiros (mais ou menos 6000 brasileiros)! Você via muitas brigas (teve até briga entre brasileiros com facadas!), roubos no mercado, som alto, grupos na rua de noite falando alto sem camisa e bebendo alcool, jogavam lixos de qualquer jeito, estacionavam o carro em qualquer lugar, uma época uns moleques brasileiros estavam botando fogo nos lixos... teve um caso de um brasileiro que foi terrivel... esse brasileiro ficou preso por roubo de carros depois que foi solto não conseguiu mais renovar o visto e continuou ilegalmente no japão e roubando, um dia vieram vários policiais pra prender ele, cercaram o prédio e esse cara subiu em cima do predio pra fugir, ficou lá por horas falando que preferia se matar em vez de ser preso e no final ele se suicidou mesmo.... pulou do predio e foi terrivel, a irmã viu tudo... vou deixar um link aqui da noticia que saiu na época pra não pensar que é mentira: www.alternativa.co.jp/Noticia/View/22312/Para-nao-ser-preso-brasileiro-pula-de-predio-e-morre-em-Aichi Eu sendo brasileiro já achava isso muito ruim pra nossa imagem, agora imagina o que um japones sente ao ver isso no país dele? infelizmente é assim, por causa de poucos acaba sujando a imagem de todos os brasileiros e estrangeiros no geral! E outro ponto, você sabe que japão é um país que impera a etiqueta e costumes e tem muitos brasileiros que vêm pra cá sem entender isso, achando que aqui é o Brasil e os japoneses, em muitas situações, acabam achando isso falta de respeito... os brasileiros ou qualquer estrangeiro que vem pro japão precisam entender os costumes e etiqueta da cultura japonesa, isso vai evitar muita confusão! Falo isso por experiencia propria! 11:08 a respeito do "nivel do país" isso ocorre em qualquer lugar do mundo, principalmente no Brasil.... Brasileiro adora bajular americanos e europeus mas quando é com haitianos, venezuelanos e bolivianos o assunto é bem diferente! Tem muitos videos de imigrantes desses países falando do preconceito e racismo que sofrem no Brasil. O engraçado é que muitos brasileiros (no brasil) adoram tirar sarro de descendentes de japones e não acham isso preconceito, na época de escola, na rua ou mesmo em onibus sempre aparecia um dizendo "zóio rasgado, abre o olho, pinto pequeno, como é que vc enxerga".... agora se alguem chamar aleatoriamente na rua um nordestino de cabeça chata ou um negro de cabelo bombril já é taxado de racista e preconceituoso mas quando é com japones tá tudo ok... é brincadeira... Sendo sincero mesmo, apesar de tudo eu gosto do japão... sei que tem japoneses que não gostam de estrangeiros mas não dá pra dizer que são todos... os que não gostam de estrangeiros não faço a minima questão pois a consideração deles pouco me importa! conheço japoneses que saem com brasileiros, jogam bola, conheço um que até aprendeu o portugues e sempre diz que prefere a amizade dos brasileiros porque somos mais abertos, por isso não generalizo... E sobre negros no japão, tem alguns negros que fizeram propaganda sim! tem o ダンテ カーヴァー que foi o "garoto" propaganda da Softbank por muitos anos, ボビーオロゴン sempre aparecia nos programas de TV e comerciais mas ele foi preso por bater na mulher e nunca mais vi na tv, o lutador ボブサップ tambem fez muitos comerciais na TV japonesa!
Agradeço por comentar educadamente seu ponto de vista. Então, no caso, eu tenho que parar de falar Japão (porque apesar do Japão ser pequeno, Osaka, Aichi, Tokyo, Hokkaido, etc são lugares totalmente diferentes) e falar Tokyo, porque todas essas experiências que eu passei foram em Tokyo. E aqui em Tokyo os japoneses (comércio, imobiliária, etc) nem sabem como que os brasileiros são. Lembro até mesmo de perguntar numa imobiliária japonesa aqui do meu bairro (perto de Shinjuku) quando eu estava procurando lugar pra morar por essa região se era muito difícil para brasileiros conseguirem apartamento e o cara disse que não, que normalmente negam se a pessoa for chinesa. Tem esse mapa da quantidade de brasileiros morando no Japão em 2018 www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2019/06/mapajapao.png/image_view_fullscreen e se você ver, não é todo lugar do Japão que se tem tanto brasileiro quanto Aichi, por exemplo. Sobre negros no Japão, o que eu quis dizer é que não vejo muita representatividade negra. Tem uns, mas não tantos, e quando tem são só parte de comédia em que se fazer de bobões que nem o Bobby Eu também gosto do Japão, não me entenda mal. Eu acredito que é importante nós falarmos sobre essas coisas que ninguém sabe sobre e pensarmos sobre isso. Outra, não estou comparando Japão com o Brasil. Não estou dizendo que no Brasil não tem racismo etc, só estou falando sobre coisas as pessoas não falam ou não sabem sobre o Japão.
@@JeniferOshima Não se preocupe, eu entendi seu ponto de vista👍! realmente tem pessoas que romantizam demais o japão, acham que o japão é perfeito mas não é!
Muito bom o vídeo, obrigado por contar suas experiências e mostrar esse lado do Japão que eu não vi ser muito abordado, pelo menos. Confesso que me fez repensar um pouco sobre ir morar no Japão. Espero que continue com o Canal!
Pra mim é bem claro como isso reflete nos animes que nós vemos por aí, difícil ter algum falando sobre algo fora do Japão, difícil encontrar algum com muitos personagens negros
Já vi um relato em outro canal de uma discussão de trânsito em que o japonês deu UM TAPA NA CARA do brasileiro na frente do policial. O policial simplesmente disse que não viu tapa nenhum.
@@erikoliveira8567 e pq la os policia sempre estao do lado dos japa,o pessoal vai e pensa que vai ser tudo legal pq os japa tem escolas boas e etc,mais todos os paises de 1 mundo tem problemas sociais eles sao boms hem economia tels e tal mais social sao bem ruim
Vejo muitos brasileiro sonhando em morar fora e viver uma vida melhor, meu amigo tenho uma péssima notícia pra você que pensa assim, não importa o lugar que você for você sempre será um estrangeiro e ainda que não sofra preconceito nunca será visto como um igual, e você vai sentir na pele o que é morar num lugar onde todos são diferentes e você nunca irá se encaixar completamente. Um País é como uma grande família se há problemas na famíla você resolve, e não à abandona pra fazer parte de outra.
Nossa, sinto muito por ti, de vdd, sempre imaginei isso, mas cara, inacreditável vendo alguém descrevendo esse sofrimento, sempre foi um sonho visitar o Japão, mas agora vou ser mais consciente disso :(
Passei por algo parecido morando em estados diferentes no Brasil. No seu caso, imagino que deve admirar as coisas boas do Japão, então se vc quer q o Japão melhore é só continuar sendo o melhor exemplo que conseguir que aos poucos pequenas coisas boas podem acontecer. Se cansar é só sair daí, já terá contribuído com o que conseguia. Podendo voltar outras vezes quando estiver bem. Quase tudo muda, bem aos poucos.
A real é que as pessoas que dizem que nunca sofreram com o racismo no Japão estão apenas mentindo para que seu status frente a familiares ou amigos não diminúa. Japão é um país racista, assim como o Brasil é. A diferença entre os dois é que não há leis anti-racismo no Japão. Comerciantes podem escolher não fazer negócios com estrangeiros e empregadores podem escolher não contratar estrangeiros.
amei o vídeo, e é o segundo que vejo no seu canal. Quase chorei na parte em que tu contou sobre homem que te deu uma cotovelada, é realmente triste saber que há pessoas assim. Espero que tu esteja bem e continue com teus vídeos :)
Quando vc falou da cotovelada seus olhos se encheram de lágrimas.
Me emocionou muito, que pena vc ter passado por isso.
Sinto muito por vc.
@@pendragon5187 né véi
É que a gente é homem se alguém faz isso com a gente a gente já arrepia mas ela é mulher imagina o que ela passou.
Osso hein.
@@pendragon5187 verdade mesmo.
Se fosse no Brasil o cara tava fudido, acionava logo a lei Maria da Penha
@@lildark7595 Vdd, o cara ia tomar logo uma surra pra deixar de vacilão
@@pendragon5187 Mano, pra você ter noção lá as mulheres tem que dar o lugar pros caras no metrô. Pique o que fazemos com idosos aqui.
Se uma descendente infelizmente sofre no Japão, imagina eu que não tenho..
imagina quem é negro, porque se é um loirinho ou uma loirinha, acho que eles passam mais a mão na cabeça.
@@MariaGuedes2022 pois é, se já existe muito preconceito no nosso pais, é pior lá fora.
só nao ir irmao.
@@shinjirukido5270 Não tem dessa não parceiro. Não vou deixar de ir pro país que gosto por causa de preconceito.
@@Manell-l4h eu tambvem to caagando, iria com precomceito e td, mas o cara que mora la é louco.
Caramba! Eu desconfiava disso, mas nunca vi alguém descrever isso! Me emocionei e me senti irado e revoltado por vc!
@Super Estrela Games 👍🏻
Tem um caso recente de crianças japonesas sendo xenofobicas e ameaçando crianças brasileiras morte e decapitação... O pai brasileiro ficou indignado com o ocorrido fez oque pode mas os alunos só tomaram uma espécie de advertência e inclusive sua filha também, por descrever a atitude por "nojenta"...
k .....falsidade,pelo menos ela e asiatica..ne? imagina..eu que nao e...e tu diz que eu devo me @$$Der.ahmed falso,,nao importa o que.ela ainda esta no japao..se ela nao abrir a boca.ninguem ira falar,,ahh vc e gringa....mas pessoas como eu..mesmo usando mascara..todos ja e conhecem como " gringa" e foreigner!
blah!
Eles tem um problema enorme de bullying nas escolas
"Ele me deu um chute na canela... aí eu dei um chute na canela dele de volta"
Melhor reação, HAHAHHAHA. Parabéns, não leve esse desaforo para casa.
Era pra dar uma meia lua no pé do ouvido.
Quando seu olho encheu de lágrima meu coração apertou sério, deu vontade de te abraçar... Espero que você supere esse trauma e bola pra frente.
Cara eu tbem pqp
Eu agradeço muito por esse vídeo, sou descendente de japonês e já pensei muitas vezes em ir pro Japão pra trabalhar por um tempo, mas acho que vou focar em aprender melhor o idioma primeiro, pra poder quebrar a cara de qualquer xenofóbico que falar merda, de qualquer forma ganhou um inscrito pelo conteúdo e fofura
Cara, já vi relato de brasileiro que tomou um tapa na cara na frente do policial. E ninguém viu nada nem escutou nada. Tapa nenhum.
Se vc bater em um japones mesmo o japones errado vão ficar do lado dele, não vá pra esse país.
Infelizmente mano, se fizer isso é bem capaz de você ser deportado de volta pra cá.
todos os videos que eu ja vi de pessoas, principalmente brasileiros, que foram ao Japão dizem que para tornar um pouco menor a dor de ir pra lá, é voce ir já com o idioma avançado. Quem vai sem saber o mediano de japones acaba se ferrando por la.
É pq nós brasileiros em sua maioria gosta de estrangeiros, gosta de ter contato e aprender com os estrangeiros e tal, mas isso é pq somos multicultural(diferente do Japão), eu acho que eles tem medo de uma possível invasão cultural de outros países e tal. O que gera a agressão ou conflito é justamente a ignorância ou medo, enfim... É complicado tentar muda as pessoas, geralmente eles não gostam de sair da sua zona de conforto...
Por morar em Salvador, já conheci gringos diversas vezes e sempre é uma experiência muito legal. É muito bom conhecer novas culturas. Se eles se permitissem conhecer novas pessoas, veriam que tem muito a se acrescentar
Mas tb alem disso deve ver o lado de como é a fama do brasil no mundo a fora
Por exemplo se brasileiro faz muita merda la fora, ha visao sobre estrangeiros de la nao sera boa
É importante que vc perceba todos os pontos responsaveis por tal
E o japao tem uma questao social meio complicada, para falar desse assunto tem muito mais coisa que deve ser citada
@@FelipeFonseca7 Porto da Barra tem bastante estrangeiros, amo estar lá
@@gentsu8112 mano o Brasil nem é conhecido no Japão, poucos sabem o que rola aqui, lá pra eles só existem EUA e frança
Eles tem medo de uma possível invasão cultural mas não tem medo de invadir a cultura dos outros, Eu gostava muito do Japão ate saber oque eles fizeram na segunda guerra mundial contra os chineses e coreanos, e na moral ? peguei nojo dessa cultura japonesa eles se acham melhores que todos os outros mas na fundo são iludidos com essa ideia errônea.
Morei na Europa e Eu sofri preconceito dos próprios brasileiros,da região de São Paulo e Paraná,eles me xingaram me disseram que nordestino eram tudo pobres, que eu tinha dificuldade de aprender inglês porque minha Educação era ruim , e juro pra vc todo mundo gostava de ouvir eu falando e me dizia que meu inglês era bom, isso aumentava muito minha autoestima, mas dependendo deles foi a pior experiência da minha vida juro pra vcs me marcou fortemente era as pessoas com quem eu andava, eram essas mesmas pessoas que pensei que poderia chamar de meus irmãos e amigos, até hoje não recuperei 100%,as marcas do racismo e preconceito ficou marcado na memória. Fiquei com uma leve fobia social, parei os estudos não dei continuidade, foi péssimo isso .
Sou descendente como você e moro também em Tokyo mas felizmente nunca passei por xenofobia. Sinto muito por voce ter passado por isso, deve doer muito :( e obrigada por compartilhar sua experiência!
Interessante que a maior colônia de japoneses fora do japão vive no Brasil. Muitos vieram para cá para trabalhar e foram recebidos de braços abertos. O japão tem muito a aprender conosco quando o assunto é receber os imigrantes.
O brasileiro que tem que aprender a ser escroto com estrangeiros
@Bianka Vieira todo povo tem o seu lado podre, seja brasileiro, japonês, ou norte-americano
Não foram recebidos de "braços abertos", não. Na época da imigração eles eram considerados uma ameaça a "etnia brasileira", e tentaram barrar a imigração varias vezes. O governo brasileiro incentivava abertamente a vinda de imigrantes europeus, influência das ideias eugenistas da época q dizia que os brancos eram mais evoluidos biologicamente. Na Segunda Guerra, se não me engano, nem se podia falar japones na rua, ou transitar livremente se vc fosse descendente, pois todo imigrante, ou filho de, era considerado inimigo pelo Estado. Muitos até perderam seus bens por vandalismo da população ou por confisco.
Mas não to justificando nada, não, tá errado igual oq o japones faz hoje
@@masp1593 sim no meu estado foi proibido de falar amplamente o italiano, disso ninguém fala dos horrores da ditadura
@@masp1593 cirúrgico
O Brasil é o país que mais abriga japoneses fora do Japão. Os dois países tem uma longa história de intercâmbio. Imperadores japoneses já visitaram nosso país pra se ter uma ideia. Participaram de eventos pra comemorar a união dos países. Queria que o Japão se abrisse mais para estrangeiros.
Não somente brasileiros mas pessoas de outros países tem tido comportamento inaceitável no Japão. Sugiro pesquisar que vai ficar boquiaberto.
Sempre ouvi péssimas histórias sobre o racismo e xenofobia no Japão e sempre me entristece e me irrita muito ver esse tipo de atitude em pleno século XXI. Me lembro do caso de um brasileiro, negro, carioca que mora no Japão tem uns 20 anos, formado pela UFRJ com mestrado e que sofreu pra caramba só pelo fato de ser negro e brasileiro. Super bem qualificado chegou a trabalhar como taxista pra poder sobreviver e ainda por cima fala mais uns 4 idiomas (inglês, alemão, francês e mais um idioma que esqueci agora).
Um lado bem sombrio que quase ninguém gosta de tocar no assunto, mas que infelizmente é verdade. A gente acha que só americano é xenofóbico e super quadrado, aí se depara com relatos como da Jenifer e vê o quão errado as coisas ainda estão em nosso mundo. Força aí na sua jornada pela terra do sol nascente e se achar necessário volte para o Brasil após fazer seu pé de meia, por mais que tenha muitas vantagens em se morar no Japão acredito que tudo tem um limite e ser humilhada, xingada e até mesmo agredida não compensa todo o esforço. Minha opinião, é claro. Abraços...
deu uma dor ver você quase chorando sobre o cara que te bateu, você é muito forte, espero que tudo ai melhore :/ de verdade, isso é uma merda
@@guerra1984 não é questão de agradar estrangeiro, a mina é descendente e mora lá a anos, e mesmo que não morasse isso é extremamente desrespeitoso, o Japão em si é racista e não só com estrangeiros
@@guerra1984 ah vai pra porra mermao
@@guerra1984 quem tá chorando é você, babando ovo do Japão e do povo racista de lá
@@guerra1984 mano você vai ser ignorante a ponto de chamar isso de choro? alguém sofrer literalmente pela sua nacionalidade/cor de pele? aparentemente tu não viu o vídeo mesmo né, tá aqui só pra ser o do contra e falar merda nos comentários
Violencia resolve tudo
-jimin do betes
Infelizmente a xenofobia e a misoginia no Japão é muito forte, um país tecnocrata que evoluiu muito tecnologicamente e economicamente mas que está na contramão em relação aos direitos humanos. Sempre consumi e gosto muito da cultura oriental de uma forma geral, até pelo fato de ter praticado artes marciais orientais e por estudar muito sobre o misticismo e religiões orientais, mas esse tradicionalismo e ultra-conservadorismo do Japão realmente é algo que não me desce, principalmente a forma como ainda hoje as mulheres são tratadas...
Acho interessante vídeos assim pois ajudam a desmistificar muito a percepção que certos brasileiros tem do Japão, muita gente tem uma visão romântica do Japão por causa da tecnologia e da cultura pop japonesa, principalmente advinda dos animes e mangas, mas o Japão assim como muitos países de primeiro mundo possuem vários problemas no âmbito social, inclusive também é um dos países que mais tem casos de burnout e de leis trabalhistas defasadas.
É simples. Quase todo país é bom ser turista. Ser turista no Brasil é muito bom. O ruim é ter de trabalhar nesses países. E a relação entre tecnologia e moralidade não existe. Talvez ela resolva alguns problemas que tiram a pessoa de um dilema. Mas um não é reflexo do outro.
Um desses dilemas é simples: Não existem recursos para tratar todas as pessoas com determinados problemas de saúde. Daí é necessário uma seleção. Quando a tecnologia aumentar ao ponto de resolver esse problema, como transplante de órgãos, retiramos um dilema moral de quem deve ser salvo.
@@L3r4k Não se trata de uma questão deonlogica/moralista e sim de um aspecto legal (direito). Os problemas que eu pontuei acima especificamente sobre o Japão passam por toda uma estrutura histórica, política e social, não se reduzindo apenas a tecnologia.
"leis trabalhistas defasadas" são o que garante emprego pra todos diferente da merda deste país chamado Brasil que tem "boas leis Trabalhistas"
@@igorribeiro915 Engana-se jovem. Também existe um alto índice de desempregados e pessoas em situação de rua no Japão também, outro engano é que para se ter trabalho não necessariamente precisa-se flexibilizar ou acabar com os direitos trabalhistas (muito pelo contrário), isso é uma falácia, tanto que países como a Alemanha, Canadá, Suécia e Noruega entre outros, possuem alto índice de desenvolvimento econômico com leis trabalhistas consideradas por alguns até "sociais" demais. É uma falsa dicotomia essa oposição entre leis trabalhistas e trabalho... sem contar que as leis trabalhistas no Brasil (principalmente atualmente) estão longe de serem "boas leis trabalhistas".
@@kaoistaanarquista kkkkk sim desemprego no Japão kkkkk só não trabalha no Japão quem não quer
Aqui no Brasil, apesar das pessoas criticarem nossas leis, temos coisas específicas no nosso código penal que coíbe alguns tratamentos em relação a preconceito, racismos, xenofobia! talvez ai no Japão até tenha mas não deve ser de livre acesso aos estrangeiros!
Então, aqui os policiais sempre ficam do lado dos japoneses. Todo mundo sabe disso. Até que muitos japoneses ameaçam chamar a polícia para deixar os estrangeiros com medo.
Esse assunto está muito em pauta com a tomada do Talibã, é questão de identificação cultural, eles fazem isso (mesmo sendo um certo tipo de preconceito) para preservar sua cultura e costumes, já aqui no brasil pensamos totalmente diferente porque somos uma mistura de tudo e de todos, consequentemente temos essa consciência (pelo menos uma boa parte)
@@thaliaSimas Brasil pode ser oque for e olha que somos racistas p crlh ainda mas o Japão consegue ser pior
Japão é o país mais racista que existe. Quem vai morar num lugar dessa sabe pelo q irá passar.
Basta ver a história do Japão,o ódio q outros países asiáticos possui dele inclusive repudiando a bandeira do Japão imperial,na segunda guerra lutou pelo eixo e ainda cultivam admiração pela alemanha nazista.
@@eduardoaugustolemos8022 eles são racistas consigo mesmos, tu vê isso em qualquer anime ou jogo, os traços dos personagens são sempre de europeus kkkkkk.
Uma piada, sorte que não me rebaixo a ponto de ficar magoado, meu nojo é mutuo por esses esquisitos
Os gringos chegam aqui e são pegos no colo, os brasileiros faltam dar comida na boca, e olha aí a recompensa de quando um brasileiro vai pra fora, por isso eu não dou moral gringo nenhum
Não gosto de gringos .
Não sejamos inocentes. Depende do gringo, do país dele. E muito dessa amizade é movida por interesse. Seja um romance que possa levar a pessoa para outro país, dinheiro, ou mesmo treinar a língua estrangeira.
@@L3r4k essa babação de ovo que brasileiros tem com estrangeiros é só com europeus e americanos se é uma pessoa de um país pobre o tratamento é diferente vide bolivianos,haitianos e venezuelanos.
@@emonnazar7160 isso é verdade mas brasileiro não aprende . Já eu penso ao contrário
@@EdsondoCarmoOoO pensa o contrário? Não entendi
Acho que os brasileiros têm começar mudar a sua visão sobre o Japão e olhar história do Japão o que fizeram na Segunda Guerra Mundial e o modo que a sociedade japonesa fazem com os estrangeiros principalmente os brasileiros
Fantástica tua observação. Aqui no Brasil o Champinha, após matar o namorado e estuprar a namorada do cara, torturar ela e depois matá-la, foi colocado em uma clínica que parece um SPA. Ou seja, vamos mudar a visão sobre os brasileiros, por conta que o GOVERNO deles fazem essas atrocidades e, obviamente, o GOVERNO representa a vontade da população, pelo milagre da harmonia. Afinal, todos os 230 milhões de brasileiros concordando com essa punição é um feito que não se deve ignorar.
Sobre a sociedade japonesa não gostar de brasileiro é simples: ninguém gosta de quem cria problema. E estrangeiro é visto como um grupo, não como indivíduo. Basta um babaca fazer merda, que todo esse grupo será visto dessa forma. Agora, se de 10 brasileiros, 9 não respeitam a cultura, leis e normas sociais, tu espera o quê? Eu sempre falo, preconceito não surge do nada. Tem grupos que as pessoas tem um preconceito positivo, enquanto para outros grupos, é negativo.
Aqui eu não concordo com você tá porque se um grupo de japoneses fazem coisas de errado no Brasil a gente não vai julgar uma nação 9 brasileiro roubam no Japão não quer dizer que todos os brasileiros são ladrão se for assim então vamos fazer o seguinte Vamos julgar o japonês pelo que eles fizeram na Segunda Guerra como eles trataram os chineses e os coreanos
os brasileiros é um povo que gosta de receber todos os estrangeiros quando eles vêm ao Brasil são bem tratados Quando o brasileiros vão nos seus países eles são tratado assim
Cara o que tem a ver champinha com preconceito que a menina sofreu você tá defendendo pessoas que fazem isso uma menina que só tava querendo trabalhar só porque ela é estrangeira porque ela é mulher da pele escura Isto é um absurdo
Parabéns para você Imagino que deve ser difícil falar sobre isto você é muito corajosa porque eu vejo muita gente no RUclips só mostrando o lado bom do Japão
Tô estudando japonês e tava sonhava em arrumar algum trabalho por lá, imaginei que eles poderiam ser racista e isso já me dava uma freada, mas agora tendo essa confirmação eu fico desanimado em relação ao sonho de morar no Japão. Somos acolhedores com estrangeiros e imaginamos que eles vão nos receber do mesmo jeito mas me deparo com mais um vídeo falando como os japoneses agem com pessoas de fora, não basta sofrem racismo e preconceito no Brasil e quando sonho e, ter uma qualidade de vida melhor em um país de primeiro mundo me deparo com isso, assim fica muito difícil sonhar com coisas melhores.
Não aconselho voce a seguir com esse sonho, estrangeiros lá tem uma dificuldade imensa de arrumar emprego, ela já disse isso em um vídeo, afora aluguel de apartamentos, sempre perguntam se você é estrangeiro, se for, não alugam pra você. É complicado.
@@marianasilva0043 se for formado em uma área e melhor pra aranjar emprego por lá
E foda em Bixo, já sofri racismo na meu próprio bairro
Calma, planeje uma viagem primeiro, se você gosta do país pela cultura e tal, não desista do seu sonho, apenas comece com alguma viagem ou intercâmbio e seja realista em relação as pessoas. Eu mesmo depois de assistir esse vídeo ainda acho o Japão um país incrível, porque é realmente um país incrível. Só não podemos achar que é perfeito e que as pessoas são perfeitas porque isso não existe...
quer um conselho? se voce que morar em um pais bom mesmo escolhe a Suíça, Suécia, Dinamarca ou Austrália. são lugares que sonho ir e morar :/
tão diferente dos descendentes japoneses brasileiros..a maioria gente boa. e resolvida mentalmente.bem diferente..muita paranoia dessa galera..parabens pelo depoimento.
Com esse vídeo a gente vê que todo país tem seus problemas, eu adoro o Brasil, amo nosso cultura (mesmo que hajam várias kkkk) mas é isso que faz eu amar esse país, só saio daqui se for realmente difícil se sustentar
Os brasileiros estão no Japão querendo agir como se estivessem no Brazil. Com arrogância e sem respeito pelo outro, impondo seu "eu estou certo, vc é errado". Sofri bullying e tive MT medo de brasileiros brancos e negros, com meninos negros passando a mão em mim qdo tinha 5 anos, e adultos fazendo isso qdo já era adolescente. Aqui no Brazil, todos da minha época passaram por coisas horríveis mas c seriedade e firmeza conquistamos o respeito q temos hj. O Japão começou a ter medo dos brasileiros pela conduta q tem.ai.,a qual tem aqui e não se tocam q estão no lar deles
preconceito, assédio e violência são coisas q marcam de uma forma inexplicável, suas lágrimas são de alguém que foi marcado, mas existe mt amor nesse mundão tbm ❤
Ô Jenifer Oshima, conheci seu canal hoje, parabéns pela personalidade e pela coragem, não sei qual é a sua relação com o Brasil e nem sei se você pretende voltar, mas torço que você possa voltar á sua verdadeira pátria, que é o BRASIL, muitos brasileiros falam mal do nosso país, sabemos que existem vários problemas, mas a maioria das pessoas que vão morar em outros países são praticamente unanimes em afirmar que não existe país melhor no mundo pra se viver, tenho fé que o Brasil vai melhorar um dia, com todo respeito, se estivesse aí te daria um forte abraço, um abraço que pudesse pelo menos amenizar todas as suas decepções, tudo de bom e sucesso nos seus objetivos.
Faz mais videos falando nesse tema, parece que tem bastante coisa, bastante conteúdo e é bem interessante. Eu achei muito interessante as placas e lugares que não podem estrangeiros. Gosto muito desse tema e acho que poucas pessoas falaram sobre ate agora
Por favor, não pare de gravar vídeos e trazer suas experiências, essa é uma forma de você pôr pra fora e não guardar pra você, isso pode te fazer mal. obrigado por partilhar. aliás, você é linda e fala muito bem, a competência estará sempre acima dessas pessoas.
15:00 tocou no ponto certo!! Japoneses de mente aberta não conseguem ficar no Japão, porque saíram da caixa, uma vez que vc vê a realidade, é difícil viver fingindo que não sabe…
Os japoneses excluídos acabam ou vivendo só, ou procuram onde os aceitam… Por terem essa experiência é que talvez sejam um pouco mais flexíveis…
cê é incrível, odeio o argumento de que "voce tem q se mudar, aqui não é pra você" é basicamente empurrar o problema pra vitima em vez de confrontar o culpado. eles tem que mudar, qualquer lugar é pra você
Nós, asiáticos-brasileiros não somos vistos como brasileiros no Brasil e nem asiáticos na ásia.. Triste..
Normal pensar isso quando é branco, mas é comum desde pequenos escutarmos alguém dizendo "volta pro seu país". Fora esses apelidos que muitas vezes nem estão de acordo com a descendência da pessoa..e se vc fala a descendência correta respondem: 'tudo a mesma bosta' :)
@YuuZ e mais isso e errado e pode ser xenofobia tbm
Kkkkkkk engraçado que eu nunca vi os asiáticos ou qualquer etnia aqui do Brasil assim, pra mim se você fala português então é brasileiro 😐
Conheci japoneses que chegaram no Brasil crianças. Foram visitar o Japão. Foram tratados com preconceitos. Disse-me que ficou com nojo do Japão. Renegou sua nacionalidade japonesa. Disse-me , sou brasileiro, nunca mais voltei e voltarei no Japão. Estava indignado com seu país de origem.
Confesso que gostaria de viver um tempo no Japão, talvez para viver uma experiência diferente do Brasil. Sentir rejeitado por uma nação é algo muito forte. Se alguns japoneses pensam assim do seu pais a ponte de sair para morar em outro é algo muito curioso. O Japão é uma país fortemente estruturado na sua tradição, que é conservadora e nacionalista. Apesar de entender que é uma país um tanto hipócrita quando trata-se de alguns assuntos: feminismo e violência doméstica.
O principal motivo do pessoal querer sair de la é por que a mt pressão
Por isso o japão tem um alto nivel suicidio
@@lilith124 Como brasileiro e por falta de conhecimento mais profundo, sobre outras culturas, principalmente oriental, em particular a Japonesa, nos deparamos isso. Confesso que gosto de trabalhar, mas trabalhar para viver e não viver trabalhando. Percebo que muitos estão indo para o Japão para ganhar mais dinheiro e porque é seguro, porém esquece que existe outros problemas que só existe no país. Ainda assim, tenho vontade de morar no Japão por algum tempo para conhecer a realidade prática de viver num país bem diferente do Brasil. Boa Sorte!!!
japão nunca foi multicultural igual o brasil, quase todo país com uma etinia dominante é hostil com estrangeiros.
Você chutou a canela de um xenofobico, eu gosto mt de vc 🥺🥺🥺🥺
Um amigo meu que morou no Japão, falou que o lugar mais fácil de trabalhar no Japão é em fábricas, porém é uma rotina extremamente cansativa e os outro funcionário tratou ele mal ainda..
Cada dia que passa eu desgosto mais do japão. Machismo, xenofobia, racismo, pressão...Parece uma distopia social. Eu te congratulo pela coragem de viver ai.
Boa parte da mão de obra e estrangeira, sem isso mesmo com a tecnologia o Japão ficaria afetado com a economia. Infelizmente todos os países tem preconceito em menor e maior grau. Essa história real não são todos os canais que abordam sobre isso.
Acredito que em países etnicamente homogêneos isso é mais grave. Países com diversidade racial aceita mais, se isso acontece nos EUA dá cadeia ou vc processa a loja ou imobiliária e arranca uma grana deles.
@@MrDivixo Mas os EUA tem preconceito com pessoas que não tem o sotaque americano insuportável padrão.
Falou tudo, Alan! Uma parcela absurda da população japonesa é idosa, sem mão de obra estrangeira eles teriam uma crise absurda
@@FelipeFonseca7 isso me deu uma ideia: sera q o apelo dos animes para o publico estrangeiro atualmente é uma forma do governo atrair imigrantes pro pais?
@@qtfy Boa pergunta viu, não duvido
Nossa cara... eu voltava pro meu Brasil com a maior felicidade do mundo.
Tem muito doido tbm Jéssica. Em 20 anos de Japão eu já encontrei muita gente assim. Em 1 ocasião q um japa louco começou me seguir d carro, achei q era por racismo e na verdade descobri depois que o cara fazia isso com japas tbm. Por outro lado tbm tem esse tipo q acha que a vida dele ou do país dele tá ruim por causa dos estrangeiros. Pior que isso é bem comum em outros países tbm , infelizmente
Tá até melhor eles estão tudo velhos
A gente devia aplicar as mesmas regras para estrangeiros no Brasil, tô de saco cheio já dessa babação de ovo.
que absurdo! ninguém nesse mundo merece passar por isso. o que custa respeitar o próximo? triste termos que conviver com gente ruim ): eu já me acostumei com o pessoal me chamando de japinha, chinesinha. sei lá não me incomodo mais pq antes achava que não me viam como brasileira. as vezes nem é maldade, é um costume mesmo^^ mas no seu caso é revoltante 😭 espero que fique bem, você é muito maravilhosa e merece ser respeitada.
Sou bem nova ainda e moro no Japão tipo desde sempre ent nem sei como é o Brasil. Estudo em escola brasleira e muitos dos meus amigos de lá q estudaram em escola japonesa tem relatos de xenofobia e bullying.
Um deles qnd chegou na escola não falava com ninguém aí depois foram descobrir q era por conta da experiência dele na escola japonesa e com meu outro colega derramavam leite nele por ter a pele mais escura, além de xingar por ser estrangeiro. (detalhe que os professores não fazem nada a respeito e por causa disso muitos nem chegam a contar).
Também tenho um outro colega que sempre era cercado por estudantes japoneses que tentavam fazer ele cair da bicicleta, mas no caso dele minha escola ficou sabendo e a diretora foi botar medo neles, aí não apareceram mais.
Estou no Japão há 8 anos, trabalho em tokyo e moro em Yokohama. Essas coisas Que você contou que aconteceu com você no trem, ou na rua, tenho percebido que isso não acontece, ou quase não acontece se vc for homem. Você vive em tokyo vc sabe como é o trem, lotado e muito stress. Ai naquele empurra empurra as vezes tem aquele que vai em vc, ou até volta, pra de da “trombada” pq achou que vc não deu passagem e tal. Nunca vi alguém fazer isso com homem, os caras só fazem com mulher. Uma vez vi um cara voltar e trombar em suas mulheres e falou alguma coisa, desci na mesma estação que ele e na escada rolante ele ocupou os dois lado, aí não tive dúvidas dei a trombada pra passar, ele falou alguma coisa? Reclamou? Claro que não. Esses tipo de coisa que vc relatou com mulher eh mais frequente. Comigo eh mais se afastar mesmo e geralmente mulher, não sentar do lado no trem, na hora de entrar no ônibus tem mulher que tá na minha frente e deixa eu passar pq sei lá, não quer que eu sento perto, mas também não sei que os estrangeiros andam fazendo pras mulheres ficarem assim. Mas violência comigo nunca aconteceu
Quanto mais eu conheço sobre outros países, mais eu gosto do Brasil, apesar de tudo é o meu país.
Tem poucos lugares no mundo, pra onde acho que realmente valeria a pena mudar.
O que você falou é uma realidade e vi isso em materias de jonais que falam dessa realidade social, apesar de minimizarem esses pontos que você falou e que é o seu dia a dia. Vejo em outros canais especificos falarem desses temas e também levantarem esses pontos, e fico imaginando como psicólogo como tem impacto na vida das pessoas ai e isso responde em parte o porque por exemplo do índice de suicídio e de problemas psicológicos que já levantei que estão no top de condições desenvolvidas em pessoas que vivem no Japão e principalmente nacionais os legitimos japoneses, ambos extrangeiros e nacionais que são contra essa cultura terminam sofrendo com isso e tá está ai um dos fatores que as pessoas desenvolvem problemas psicológicos. Seu conteúdo é muito importante e vai abrir os olhos de muita gente e ajudar também, porque deve ter um grupo de pessoas que moram ai e que desse vídeo procurarão ajuda profissional para lidar com isso, e o alerta para procurar ajuda sempre que precisar. Parabéns querida pelo seu depoimento!!!
Ba, não tinha ideia que o japão era tão preconceituoso. Sempre achei o país um exemplo para os outros em questão de respeito e ética, mas mudei de ideia...
Uma pena mesmo, espero sinceramente que as pessoas que fizeram essas coisas ruins ctg sofram de alguma forma no futuro
E eu amo tanto o Japão, sempre gostei de filmes japoneses. Pensei até em viajar pra lá. Agora fiquei sem vontade de ir. Mas te desejo felicidade Jenifer. Um abraço!
conflitante como a gnt vê vários motivos ruins de se morar no japão, mas mesmo assim a gnt tem essa vontade enorme de morar aí. Booa sorte jenifer, vc merece felicidades, não desista por causa de alguns cuzões, a gnt sempre esbarra alguns no meio do caminho.
moça, não te conheço mas senti muita empatia por vc, é horrível o preconceito que você sofre, fico impressionado com a quantidade de pessoas ruins na terra, mas mesmo assim te desejo toda a felicidade do mundo pra vc e pras pessoas importantes da sua vida ;)
ser desentende de japonés e, no brasil: sofrer xenofobia por ser "japonés", vai pro japão: sofrer xenofobia por ser do brasil, enfim né
E aonde que descendentes sofrem xenofobia aqui?
@@perubelga nunca vi isso aqui. So ouço falar de casos de racismo, o maximo que vejo são piadas de estrangeiros, mas não é algo agressivo ou xenofobico, porem existem pessoas que se incomodam, acho que é nesse sentido que ela coloca.
@@Jhon_Hewlly perguntei justamente porque quero exemplos. Na minha experiência pessoal vi que o máximo que acontece com um oriental no Brasil é receber um apelido inocente, tipo "japa", agora ser hostilizado ou agredido unicamente por ser oriental é o tipo de coisa que tu nunca vai ver por aqui. Na verdade, o oposto é muito mais comum de acontecer, alguns orientais (principalmente chineses) é que demonstram aversão aos brasileiros. Quem conhece o estado de SP, onde eles representam uma parte considerável da população, sabe muito bem disso.
@@Jhon_Hewlly essas proprias piadas, podem ser preconceituosas
@@preguicadetu por isso que digo que tem pessoas que se incomodam, por mais que a pessoa que faz piadas não tenha intenção de ofender, tem gente que não gosta.
Morava em uma cidade que é colônia de descendentes japoneses, desde então pude perceber como os japoneses, mesmo que descendentes, possuem preconceito com brasileiro. Japonês não pode namorar brasileiro, círculo de amizade restrito, etc. já viajei pra alguns países na Ásia como Coreia do Sul, Tailândia, Malásia e Singapura e não tive problemas como turista. Ainda não fui pro Japao, exatamente pelo receio de sofrer xenofobia. Restaurantes que não aceitam a entrada de estrangeiros, a dificuldade da língua, muitos não falam inglês etc me fazem sempre postergar esse destino. Jenifer, espero que tenha superado o trauma causado por esse ser humano infeliz. Só sendo muito infeliz para causar dor física e psicológica em alguém de forma gratuita. Lembre-se sempre que a gente só da o que temos, ou seja, o problema está com ele e não com você. Desejo que atitudes como essas não ocorram mais, pois nos fazem mto mal. Fique bem e muito sucesso!
chora não mina eles que ti magoaram não merecem suas lágrimas ,
Pow Janifer legal de + compartilhar suas experências ai no Japão. Eu vim pela indicação do Baka Gajin outro Br que mora ai e faz um conteúdo legal d + também. Bom essa questão cultural ai do Japão é complicada e calcada numa pretensa pureza e superioridade da raça Yamato que serviu de propaganda politica( e justificativa ao imperialismo japônes do inicio do Séc XX, o que levou o japão inclusive a integrar o eixo Nazista durante a segunda guerra mundial. Isso ai é algo que o japão vai ter que assumir e resolver mais cedo ou mais tarde...
Quanto a você se cuide sempre e saiba que o Br com todos os seu defeitos (inclusive os de racismo estrutural) sempre será um lugar onde a diversidade prevalecerá sobre todo preconceito e discriminação racial, está em nosso DNA e quem for contra que lute!
Se cuida! forte abraço aqui da ZS do BR é nóis!
É um tapa na cara do brasileiro que ama falar mal do país e do povo daqui, em contrapartida adora puxar saco de estrangeiro.
Muito foda esse vídeo, tinha outra visão sobre o Japão, sabia que eram meio "bairristas", mas não dessa forma, fico imaginando eu, que sou negro, descendente de carioca e boliviano, ai no Japão, iria passar por um racismo pesado, triste demais. Mas vídeo muito fodaa
Que bosta essas experiências negativas 😢
Como brasileiro em Tóquio eu tive algumas experiências ruins mas foram leves comparando contigo.
Meu japonês não é lá essas coisas também então sinto que estou apenas nadando na superfície desses rolês sociais errados.
Espero que as experiências traumáticas possam ser relevadas. Falar sobre é importante e tentar mudar sozinha é difícil mas tamo junto 👊🏼
Eu sinto muito por vc.
Escutar vc falar dessa situação, me angustiou... Eu sei que esse mundo é maldoso msm... E devemos saber viver a realidade. 😢
Saiba que vc é incrível independente do que tenha passado! 🤍 Vc é MUITO mais do que imagina!
Estou aqui te apoiando!!! Conte comigo
Salve Jenifer! Primeiramente parabens pelo canal, sou novo aqui e estou adorando :)
Só queria dizer q eu fico muito surpreso com tudo q escuto sobre o comportamento das pessoas no Japão, eu costumo ler muito sobre pensadores japoneses, budistas e recentemente sobre o Tao, e tudo isso me ajudou abrir a cabeça em varios assuntos.Mas parece q esses pensamentos não são aplicados pela maioria deles , uma pena.
Parabens novamente pelo conteudo, fica com Deus.
Obrigado por fazer esses vídeos, eu tinha uma visão diferente do Japão, achava que la era quase perfeito, mas você me mostrou a sua experiência, agora tenho uma visão bem mais realista.
Tem coisas mais os Japas na 2 guerra foram sinistros
Já percebi isso aqui,também.
Lembre-se de Que jamais irão lhe dar razão , se a treta for com um deles.
Principalmente nas empresas.
Olha, eu já imigrei duas vezes (Canadá e África do Sul) e eu tenho uma regra muito pessoal. Eu só fico onde eu me sinto bem-vindo. Por mais que a gente ache errado, é o país deles, não o nosso, e eu sou apenas um convidado.
É nadar contra a correnteza e a vida é curta demais.
"não transam" kkkkk tava desconfiando que esse mal humor deles era falta de exercício a dois msm
Sinta-se abraçada.❤️. O relato da violência que sofreu me doeu o coração. Um covarde safado que provavelmente vai não faria algo assim com alguém do mesmo tamanho, canalha.
Você tem razão: mora aí pq quer, mas isso não é passe livre para te insultarem ou agredirem.
Apesar dos problemas políticos, eu amo o meu Brasil, Brasil é um dos melhores países do mundo para se viver em questão social. Nós não somos muito avançados tecnologicamente, mas aceitamos todos os povos, temos amor ao próximo, e somos muito divertidos. Somos privilegiados por ter nascido num país como Brasil. Só precisamos melhorar na questão política.
Revoltante demais seu relato, eu ja desconfiava disso. De uma coisa é certa o racismo e xenofobia tb vem tb de forma sutis, como essa de impedir alguem de comprar algo, negar trabalho a ela, dar estereotipos mesmo 'positivo' por ex: 'todo japones é estudioso ou todo negro sabe dançar' e afins. É muito triste.
Soube relatos, que não sei se são reais, de japoneses que vieram para o brasil e NÃO querem voltar pra lá por justamente isso de aqui ser, como posso dizer, ter uma visão "mais ampla" da vida em si.
Eu sou solidária!! Respira fundo, as ações dos outros não é da sua responsabilidade. Se concentre em fazer o bem e continuar linda assim como você é!! Um grande abraço!
Caramba que historias em, eu quando era menor eu tinha o sonho de ir para o japão, mas com o tempo eu fui crescendo e percebi que e impossivel por eu ser negro, é brasileiro, e complicado em, se para você ja e dificil imagina para mim aí.
Tem um cara muito gente boa aqui no youtube chamado Wilton, que é negro e mora no JP, e o próprio disse que nunca teve problemas porque acham que ele é americano. Procure pelo canal dele "Todo Dia podcast"
@@perubelga legal, “não tem preconceito pq acham que ele não é brasileiro”
@@TotalSwitchRUclips exatamente, e detalhe: ele não diz pra ninguém que é brasileiro, justamente porque a xenofobia dos japoneses para conosco é só fruto da reputação que os brasileiros construíram.
Europeus, australianos e americanos são bem vistos porque sabem se comportar e são respeitosos, não é simplesmente pela etnia (como muitos aí pensam). Se você tem determinada aparência e domina um idioma estrangeiro, boa sorte, se não, só lamento. Forte abraço aí amigo.
@YuuZ pois é cara, síndrome de estocolmo. Mas não que sejamos muito diferentes deles...
@YuuZ rapaz ser os EUA laga eles a China e a coreia do Norte vai querer uma vingança
Excelente vídeo ! É sempre importante debater sobre esse tipo de caso e tentar mudar essa visão que alguns japonese tem sobre estrangeiros. É irônico que Brasil é praticamente um país irmão do Japão, japoneses são bem recebidos e bem tratados, mas o contrário não é sempre o que acontece. Só de você ser estrangeiro já pode estar em desvantagem socialmente. Fora casos como esses relatado no vídeo.
o vídeo foi maravilhoso! vc é foda! os estrangeiros é que vão abrir a cabeça desses japoneses que ainda tem preconceito!
moça... vc é mto forte, obrigada por compartilhar isso, tente fazer a diferença ai...
Sinta-se abraçada ❤️ :( lamento que você tenha passado por essas situações
obrigada!
@@JeniferOshima te amo ♡
Preconceitos no Japão é enorme 😢
Obrigado por compartilhar sua experiência! Quero um dia ir até o Japão e conhecer o país. Força, toda sorte e tudo de bom pra você!
Uma realidade que pessoas de fora não sabem e acabam romantizando o país pela cultura, mas esquecemos que a forma como você e tratado tambem e parte essencial da cultura. Ótimo video curti u.u
Vim pelo Léo otaco
Mais um sub :D gostei do conteúdo
Edit: realmente é complicado isso de alguns terem esse tipo de racismo
eu tenho um sonho de ir estudar no Japão e passar um tempinho lá mas sempre que eu escuto esse tipo de relato fico pensando que que eu ia passar lá por causa da cor da minha pele. Mas se eu sobrevivi o br, sobrevivo lá tbm. Mesmo assim sempre importante lembrar que o Japão não é esse paraíso que muita gente acha que é. Vlw por compartilhar a historia
Impossível não se sentir revoltado vendo esse vídeo... Só posso lamentar e desejar tudo de melhor pra vc. O Japão na teoria parece ser um ótimo país, mas pelo visto não é bem assim, e isso é triste. É um país que emprega bastante coisa boa como animes e jogos incríveis, mas sua aversão ao povo de fora do Japão é muito triste, é um país que vc vai pra turistar sem pretensão de permanecer por lá, pq estará sujeito a isso, infelizmente 😔
novamente, te desejo tudo de bom, Jenifer!
a situação também nn é tão boa para quem nasce lá. Falando mais sobre Tóquio, a cobrança lá é enorme, tanto na escola quanto no trabalho, as coisas lá são bem caras principalmente nas maiores cidades, e o bullying lá é um bullying de verdade
Acho muito interessante vc falando desses assuntos e tão bom ver vc falar, conheci seu canal hoje e tô adorando
Jenifer todo meu apoio e solidariedade pra você. Sei do que você está falando. Sou da região nordeste de um país chamado Brasil e quando vou pra São Paulo passo por experiências semelhantes a sua. Força! E concordo contigo, racismo e xenofobia não são regras, são crimes contra toda a Humanidade. Quem tem de mudar são os racistas e não você ter de se mudar. Abraços!
Ah que vontade de te por num potinho, que absurdo!!!! Sinto mto por tá isso, tava vendo uns episódios que o Haru passou semana passada,fiquei mto puta !
Estou curtindo demais! Ficou muito bom
Obrigada ❤️
Sinto muito por você ter passado por isso, é muito triste,isso é muito comum infelizmente, estrangeiros sofre por lá :( e em muitos outros países, principalmente asiáticos,já vi diversas outras histórias de brasileiros que passaram por isso e ainda passam:(
esse canal é absolutamente necessário
Conheci seu canal hoje e estou adorando a sua sinceridade sobre como realmente é a vida no Japão sendo estrangeiro. Brasileiro tem a péssima mania de achar que morar no exterior é sempre as mil maravilhas e a realidade é que não. Afinal não estamos no nosso país, com a nossa cultura, com o nosso povo e nem com a nossa língua. Claro que é válido para quem deseja morar fora, mas desde que saiba o quanto não é tão simples. Parabéns!!!
Eu ouvi casos de pessoas que são brasileiras e morando no Japão ou visitando o país que quando eles entra numa loja japonesa e começa a tocar música brasileira para mostrar para todo mundo que está na loja principalmente funcionário que tem brasileiros na loja
Isso é humilhação
horrível...
Sobre essa questão de aluguel de imóveis, infelizmente isso não é só no Japão com os imigrantes… morei 11 anos em Portugal e fiz intercâmbio USA, e em ambos lugares eu e minha família e conhecidos tínhamos essa mesma dificuldade para alugar em alguns lugares.
brasileiro é tao gente boa que até os extraterrestre chega aqui e faz amizade com o pessoal
Eu também moro no japão (aichi-ken), mesmo sendo nissei também já sofri preconceito em imobiliaria e restaurante e é uma sensação muito ruim mas sinceramente eu não guardo rancor nenhum pois vendo pelo lado japônes é fácil entender eles já que muitos brasileiros no japão fizeram e fazem muitas coisas ruins (crimes, falta de educação, etc), tem um danchi que morei em Aichi-ken e na decada de 2000 mais da metade dos moradores eram brasileiros (mais ou menos 6000 brasileiros)! Você via muitas brigas (teve até briga entre brasileiros com facadas!), roubos no mercado, som alto, grupos na rua de noite falando alto sem camisa e bebendo alcool, jogavam lixos de qualquer jeito, estacionavam o carro em qualquer lugar, uma época uns moleques brasileiros estavam botando fogo nos lixos... teve um caso de um brasileiro que foi terrivel... esse brasileiro ficou preso por roubo de carros depois que foi solto não conseguiu mais renovar o visto e continuou ilegalmente no japão e roubando, um dia vieram vários policiais pra prender ele, cercaram o prédio e esse cara subiu em cima do predio pra fugir, ficou lá por horas falando que preferia se matar em vez de ser preso e no final ele se suicidou mesmo.... pulou do predio e foi terrivel, a irmã viu tudo... vou deixar um link aqui da noticia que saiu na época pra não pensar que é mentira:
www.alternativa.co.jp/Noticia/View/22312/Para-nao-ser-preso-brasileiro-pula-de-predio-e-morre-em-Aichi
Eu sendo brasileiro já achava isso muito ruim pra nossa imagem, agora imagina o que um japones sente ao ver isso no país dele? infelizmente é assim, por causa de poucos acaba sujando a imagem de todos os brasileiros e estrangeiros no geral! E outro ponto, você sabe que japão é um país que impera a etiqueta e costumes e tem muitos brasileiros que vêm pra cá sem entender isso, achando que aqui é o Brasil e os japoneses, em muitas situações, acabam achando isso falta de respeito... os brasileiros ou qualquer estrangeiro que vem pro japão precisam entender os costumes e etiqueta da cultura japonesa, isso vai evitar muita confusão! Falo isso por experiencia propria!
11:08 a respeito do "nivel do país" isso ocorre em qualquer lugar do mundo, principalmente no Brasil.... Brasileiro adora bajular americanos e europeus mas quando é com haitianos, venezuelanos e bolivianos o assunto é bem diferente! Tem muitos videos de imigrantes desses países falando do preconceito e racismo que sofrem no Brasil. O engraçado é que muitos brasileiros (no brasil) adoram tirar sarro de descendentes de japones e não acham isso preconceito, na época de escola, na rua ou mesmo em onibus sempre aparecia um dizendo "zóio rasgado, abre o olho, pinto pequeno, como é que vc enxerga".... agora se alguem chamar aleatoriamente na rua um nordestino de cabeça chata ou um negro de cabelo bombril já é taxado de racista e preconceituoso mas quando é com japones tá tudo ok... é brincadeira...
Sendo sincero mesmo, apesar de tudo eu gosto do japão... sei que tem japoneses que não gostam de estrangeiros mas não dá pra dizer que são todos... os que não gostam de estrangeiros não faço a minima questão pois a consideração deles pouco me importa! conheço japoneses que saem com brasileiros, jogam bola, conheço um que até aprendeu o portugues e sempre diz que prefere a amizade dos brasileiros porque somos mais abertos, por isso não generalizo...
E sobre negros no japão, tem alguns negros que fizeram propaganda sim! tem o ダンテ カーヴァー que foi o "garoto" propaganda da Softbank por muitos anos, ボビーオロゴン sempre aparecia nos programas de TV e comerciais mas ele foi preso por bater na mulher e nunca mais vi na tv, o lutador ボブサップ tambem fez muitos comerciais na TV japonesa!
Agradeço por comentar educadamente seu ponto de vista.
Então, no caso, eu tenho que parar de falar Japão (porque apesar do Japão ser pequeno, Osaka, Aichi, Tokyo, Hokkaido, etc são lugares totalmente diferentes) e falar Tokyo, porque todas essas experiências que eu passei foram em Tokyo. E aqui em Tokyo os japoneses (comércio, imobiliária, etc) nem sabem como que os brasileiros são. Lembro até mesmo de perguntar numa imobiliária japonesa aqui do meu bairro (perto de Shinjuku) quando eu estava procurando lugar pra morar por essa região se era muito difícil para brasileiros conseguirem apartamento e o cara disse que não, que normalmente negam se a pessoa for chinesa. Tem esse mapa da quantidade de brasileiros morando no Japão em 2018 www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2019/06/mapajapao.png/image_view_fullscreen e se você ver, não é todo lugar do Japão que se tem tanto brasileiro quanto Aichi, por exemplo.
Sobre negros no Japão, o que eu quis dizer é que não vejo muita representatividade negra. Tem uns, mas não tantos, e quando tem são só parte de comédia em que se fazer de bobões que nem o Bobby
Eu também gosto do Japão, não me entenda mal. Eu acredito que é importante nós falarmos sobre essas coisas que ninguém sabe sobre e pensarmos sobre isso. Outra, não estou comparando Japão com o Brasil. Não estou dizendo que no Brasil não tem racismo etc, só estou falando sobre coisas as pessoas não falam ou não sabem sobre o Japão.
@@JeniferOshima Não se preocupe, eu entendi seu ponto de vista👍! realmente tem pessoas que romantizam demais o japão, acham que o japão é perfeito mas não é!
@@JeniferOshimah
Muito bom o vídeo, obrigado por contar suas experiências e mostrar esse lado do Japão que eu não vi ser muito abordado, pelo menos. Confesso que me fez repensar um pouco sobre ir morar no Japão. Espero que continue com o Canal!
Pra mim é bem claro como isso reflete nos animes que nós vemos por aí, difícil ter algum falando sobre algo fora do Japão, difícil encontrar algum com muitos personagens negros
10:20
como assim falta de provas?
os machucados seriam práticamente provas, principalmente por terem sido causados bem recentes!
@Eduardo Gomes
entendi
Já vi um relato em outro canal de uma discussão de trânsito em que o japonês deu UM TAPA NA CARA do brasileiro na frente do policial. O policial simplesmente disse que não viu tapa nenhum.
@@rnakamine
isso é bem triste...
@@erikoliveira8567 e pq la os policia sempre estao do lado dos japa,o pessoal vai e pensa que vai ser tudo legal pq os japa tem escolas boas e etc,mais todos os paises de 1 mundo tem problemas sociais eles sao boms hem economia tels e tal mais social sao bem ruim
@@negoneymiranh1386
entendi!
isso é bem deprimente...
infelizmente muita gente ainda tem a ilusão de que países de 1° mundo são perfeitos...
Na real, o importante é cada cidadão fazer seu papel: respeitar e tratar bem, seja estrangeiro ou não. Ou pelo menos, deveriam tratar bem.
Caraca, hoje não quero nem visitar o Japão... Não gostaria de estar em um país que não sou bem vinda.
Vejo muitos brasileiro sonhando em morar fora e viver uma vida melhor, meu amigo tenho uma péssima notícia pra você que pensa assim, não importa o lugar que você for você sempre será um estrangeiro e ainda que não sofra preconceito nunca será visto como um igual, e você vai sentir na pele o que é morar num lugar onde todos são diferentes e você nunca irá se encaixar completamente. Um País é como uma grande família se há problemas na famíla você resolve, e não à abandona pra fazer parte de outra.
Se uma descendente de japones sofre imagina eu que sou negão
Não use a palavra "negão" é um termo pejorativo criado pelos branquelos para animalizar e hipersexualizar a gente.
@@thiagod.santos1785 e branquelo amigo?
Eles vão pensar que vc é americano
Nossa, sinto muito por ti, de vdd, sempre imaginei isso, mas cara, inacreditável vendo alguém descrevendo esse sofrimento, sempre foi um sonho visitar o Japão, mas agora vou ser mais consciente disso :(
Nunca mais eu roubo o Woody pra ir pro Japão
Homem Galinha?
@@plantinha6246 diga
Puta merda KKKKKKKKKKK
@@plusvitadomal5223 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Passei por algo parecido morando em estados diferentes no Brasil. No seu caso, imagino que deve admirar as coisas boas do Japão, então se vc quer q o Japão melhore é só continuar sendo o melhor exemplo que conseguir que aos poucos pequenas coisas boas podem acontecer. Se cansar é só sair daí, já terá contribuído com o que conseguia. Podendo voltar outras vezes quando estiver bem. Quase tudo muda, bem aos poucos.
A real é que as pessoas que dizem que nunca sofreram com o racismo no Japão estão apenas mentindo para que seu status frente a familiares ou amigos não diminúa. Japão é um país racista, assim como o Brasil é. A diferença entre os dois é que não há leis anti-racismo no Japão. Comerciantes podem escolher não fazer negócios com estrangeiros e empregadores podem escolher não contratar estrangeiros.
amei o vídeo, e é o segundo que vejo no seu canal. Quase chorei na parte em que tu contou sobre homem que te deu uma cotovelada, é realmente triste saber que há pessoas assim.
Espero que tu esteja bem e continue com teus vídeos :)