Fiz aula de introdução a psicologia no último semestre, a fala do professor que mais me marcou sobre sociedades coletivistas foi "não é tão difícil entrar no grupo, mas também não vai ser tão difícil sair. Então se você foge da norma, vai ser excluído rapidamente pelo bem da existência do grupo"
so fala bosta,,,e normal suicidio... eaborto no japao de mulher abixo de 23 anos,,,,pais frio sem deus....so tenho 30 anos de japao,,,ela nao sabe que fala,,,,um pais sem deus e com todos com dinheiro,,isto e japao...........keiti umeki...aqui o aborto e legal
As pessoas não devem se anular, individualmente, apenas para não ferir o brio dos outros. O problema está em não reconhecer que as pessoas são todas diferentes, e não em não respeitar o exagero no coletivismo. Coletivismo foi e ainda é até hoje defendido por socialistas, baseados no marxismo que tanto mal causa às pessoas.
@@bert46959 Defendido também por um país altamente liberal como o japão, que vc acabou de ver um vídeo dizendo que causa problema de saúde mental nas pessoas, alto índice de suicídio e uma sociedade triste. Parece que não assistiu nada, inventa uma forma de enfiar socialismo em tudo pqp
isso só prova que, diferente do que o povo pensa, os diversos animes com essa pegada do protagonista depressivo, solitário, sofrendo bullying, rotina extressante de trabalho, é muito mais um retrato do Japão do que simplesmente um desenho com mais um roteiro genérico.
Há um filme japonês antigo e muito bonito que fala de maneira bastante poética e verdadeira sobre as consequências de se dedicar a vida inteira ao trabalho em detrimento da própria saúde e do bem-estar, do próprio viver em si. Chama-se "Ikiru", do Akira Kurosawa. O filme basicamente conta a história de um homem que passa 30 anos de sua vida trabalhando na mesma empresa, no mesmo setor, focando-se somente em seu trabalho e sem dar atenção a mais nada para além do trabalho até que certo dia ele descobre que tem câncer em estágio terminal. A partir disso, o filme explora de maneira muito sensível toda a psicologia por trás do personagem ao confrontar seu arrependimento em ter fechado seus olhos para a própria vida em benefício exclusivo de seu trabalho, e como ele redescobre o significado de cada coisa que até então, para ele, não eram mais do que coisas inúteis, meras banalidades. O filme levanta reflexões muito pertinentes sobre como avaliamos as nossas próprias vidas, sobre as prioridades que estabelecemos para nós mesmos e se nossas obrigações para com os nossos trabalhos, carreiras e afins são de fato tão importantes ao ponto de negligenciarmos aquilo que em verdade nos é, no fim das contas, essencial. Apesar de ser um filme de 1952, considero-o atemporal justamente por dialogar precisamente com as questões vigentes não só na sociedade japonesa em si, mas no mundo todo e sobre as quais a Prizza discorre tão bem.
Por Que Os Cristãos Devem Ser Diferentes Portanto, tenha cuidado como você vive. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus. - Efésios 5:15-16- Por que razão é que os cristãos do primeiro século foram capazes de causar tantos danos, num sentido positivo, num período de tempo relativamente curto? E como é que esses crentes do primeiro século, sem as ferramentas, a tecnologia e a mídia que utilizamos hoje, ainda foram capazes de impactar radicalmente sua cultura? A resposta curta é que eles seguiram e praticaram um cristianismo que não é conhecido por muitos no século XXI. Quando lemos sobre o cristianismo em livros do Novo Testamento, como atos, podemos classificá-lo como algo radical, exagerado e talvez um pouco extremo. Mas para esses crentes do primeiro século, teria sido nada menos do que uma vida cristã comum. Não é que a sua fé fosse tão radical. Pelo contrário, é que a nossa fé é fraca. A nossa fé, muitas vezes, é anêmica. Não corresponde aos padrões do Novo Testamento. Os cristãos devem diferir dos não-cristãos em todos os domínios, não apenas no domínio religioso. Devemos diferir dos não-cristãos, não simplesmente porque comparecemos à igreja no fim de semana ou assistimos a um estudo bíblico no meio da semana. Em vez disso, devemos diferir dos não-cristãos porque conduzimos os nossos negócios de forma diferente, tratamos os nossos cônjuges de forma diferente e criamos os nossos filhos de forma diferente. Os nossos valores devem ser diferentes dos valores dos não-cristãos. As pessoas precisam de ver isso nas nossas vidas, mas, muitas vezes, simplesmente não acontece. Paulo escreveu aos cristãos em Éfeso: "portanto, tenham cuidado com o modo como vivem. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus - - Efésios 5:15-16- Se queremos impactar nosso mundo como os crentes do primeiro século fizeram, então temos que voltar aos princípios que eles aplicaram. Começa com o cristianismo que praticavam.
Muito bom o seu vídeo. Minha filha de 13 anos é aficcionada pela cultura japonesa. Eu uso o conteúdo do seu canal para me aproximar mais dela. Obrigado!
Aqui nos Estados Unidos todo mundo se demite igual troca de roupa, tem bastante emprego e ninguém tolera ser abusado ou escravizado em emprego! É uma das coisas que mais gosto aqui, mt fácil achar emprego devido a ngm parar em empresa
E uma das coisas que mais gosto do EUA também, já que o desemprego no Brasil deixa qualquer um desesperado. No EUA tem muitas oportunidades de emprego.
Adoro pedir a conta aqui no Brasil e partir pro novo emprego, mas aqui os RH olham a carteira e falam vc não fica muito tempo? ( o que eles não dizem, é aqui vc será nosso escravo, o patrão é o Rei e tens que obedecer e se curvar, o salário que vamos te pagar serve pra pagar suas contas fixas, e nunca terá aumento porque fazer mais e melhor já é obrigação)
Aqui na Alemanha nao é tao extremo como no japao mas acho parecido. As vezes me sinto no exercito de tanto que eles levam hierarquia a serio e acham que podem tratar as outras pessoas e como as pessoas tem medo de reagir e so aceitam como robozinhos. Como sao serios e as vezes anos trabalhando juntos ninguem se conhece e como eles focam mais a vida deles no trabalho do que na vida pessoal. Muitos aqui vivem pra trabalhar e praticam muito bullying
Quanto mais eu conheço o mundo mais eu gosto do Brasil. Aqui do lado da minha casa funciona uma confecção que deve ter uns 20 funcionários. Trabalham muito, mas não passam de 8 horas por dia. Daqui da minha casa escuto o som das máquinas. Mas o que mais gosto de escutar são as risadas e muitas vezes gargalhadas e brincadeiras. São pessoas felizes que trabalham e se divertem ao mesmo tempo. O próprio dono da confecção puxa as brincadeiras e é uma pessoa muito bem humorada. Sendo aqui uma cidade pequena e bem arborizada, não existe trânsito/engarrafamento nas ruas nem poluição. Na sexta feira trabalham até meio dia. Sábado e Domingo não trabalham, estão com suas famílias.
Aí sim é saudável, e melhor ainda, sendo proporcionado por um patrão consciente e humano, que respeita as pessoas, as trata bem e com isso com certeza os funcionarios produzem mais, pq são mais felizes no ambiente de trabalho.
Obrigada pelo vídeo, Prizza! Foi muito necessário abordar esse tema. Nós brasileiros temos o péssimo hábito de achar que as culturas estrangeiras são melhores que a nossa. Mas, como você mostrou, até os países de "primeiro mundo" também têm seus problemas. E problemas muito sérios! Espero que esse vídeo ajude as pessoas a serem mais abertas e tolerantes com a nossa própria cultura.
querida aqui as nossas chances de sermos m0rtos por criminosos é maior do que a de um japones se m4tar, claro eles tem problemas graves, mas nem se comparam aos nossos, a criminalidade e a pobreza põe nosso povo e um risco muito maior que o deles
Eu entendo bem tudo o que você mencionou do Japão neste vídeo! Com 7 anos, fui com meus pais para o Japão. Vivi por 12 anos lá. Estudei em escolas japonesas onde eu era o único aluno brasileiro da escola! Isto em meados dos anos 90! E meu maior problema, é que até hoje, me sinto um estrangeiro no Brasil. Como fui criado lá, com os costumes e a cultura deles, tudo o que não rege no ciclo do Japão me incomoda!
Não existe humano perfeito, logo não haverá lugar perfeito, e havendo "tal" lugar, tenho certeza que não durará, o tempo é implacavel junto aos humanos que são frágeis e emocionais, o destino é a morte de tudo mesmo.
Isso mesmo mano. Tem um vídeo do Pondé no café filósofico que fala sobre o mundo contemporâneo repleto de adulto infantis. Nesse vídeo tem uma parte que ele fala sobre a gente sempre querer um propósito de vida e buscar significado. Na busca de significado tentamos aplacar a angústia interna com experiências. Acho que essa parte do país perfeito se encaixa nisso, pq sempre achamos que outro lugar é o melhor pra resolver nossos problemas, porém quando chegamos lá e passando o tempo acabamos encontrando os mesmos problemas e a angústia volta.
Muito bom ver os brasileiros mostrando a realidade do Japão, lindas paisagens, trabalho duro no chão das fábricas, trabalho sujo, ambiente tipo hospício, discriminação, custo de vida alto, filhos colocados nas creches da comunidade brasileira até o anoitecer, sem atenção dos pais. Pais e mães mendigando hora extra, senão não conseguem pagar os boletos de seguro social, imposto de residência, financiamento, imposto e shaken dos carros, escola brasileira que custa um rim, financiamento de casas parcelados em 50 anos ou até o último suspiro. Microempresários que dependem da comunidade brasileira para sobreviver estão individados e mais quebrados que arroz de terceira. Esse é o Japão para Pensar antes de Embarcar. Não se iluda e não tenha inveja dos individados.
Parabéns menina, você falou de um tema tão sensível de maneira suave e com muita clareza, faz vídeos com mais frequência, a gente sente falta de você.💚
um pais ateu,,,,que mais de 80 por cento nao acredita em deus,,, aborto legal,, a realidade do japao...aonde e normal o suicio,,,o sope do monte fuji,,,eo local idela pra morrerr,,,,,,,,keiti umeki,,,,,,,,30 anos de japao,,,,,
Por Que Os Cristãos Devem Ser Diferentes Portanto, tenha cuidado como você vive. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus. - Efésios 5:15-16- Por que razão é que os cristãos do primeiro século foram capazes de causar tantos danos, num sentido positivo, num período de tempo relativamente curto? E como é que esses crentes do primeiro século, sem as ferramentas, a tecnologia e a mídia que utilizamos hoje, ainda foram capazes de impactar radicalmente sua cultura? A resposta curta é que eles seguiram e praticaram um cristianismo que não é conhecido por muitos no século XXI. Quando lemos sobre o cristianismo em livros do Novo Testamento, como atos, podemos classificá-lo como algo radical, exagerado e talvez um pouco extremo. Mas para esses crentes do primeiro século, teria sido nada menos do que uma vida cristã comum. Não é que a sua fé fosse tão radical. Pelo contrário, é que a nossa fé é fraca. A nossa fé, muitas vezes, é anêmica. Não corresponde aos padrões do Novo Testamento. Os cristãos devem diferir dos não-cristãos em todos os domínios, não apenas no domínio religioso. Devemos diferir dos não-cristãos, não simplesmente porque comparecemos à igreja no fim de semana ou assistimos a um estudo bíblico no meio da semana. Em vez disso, devemos diferir dos não-cristãos porque conduzimos os nossos negócios de forma diferente, tratamos os nossos cônjuges de forma diferente e criamos os nossos filhos de forma diferente. Os nossos valores devem ser diferentes dos valores dos não-cristãos. As pessoas precisam de ver isso nas nossas vidas, mas, muitas vezes, simplesmente não acontece. Paulo escreveu aos cristãos em Éfeso: "portanto, tenham cuidado com o modo como vivem. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus - - Efésios 5:15-16- Se queremos impactar nosso mundo como os crentes do primeiro século fizeram, então temos que voltar aos princípios que eles aplicaram. Começa com o cristianismo que praticavam.
"O pais que mais tem hospitais psiquiátricos". Sou psicólogo e apesar de todos os problemas aqui, a saúde mental no SUS respeita a liberdade das pessoas. Impactante esses relatos sobre esse tema delicado. @Prizza, vc abordou com muito cuidado e respeito, parabéns!
Ponto positivo do Brasil nisso que você falou é verdade, o ponto negativo é que há centros de reabilitações que é igual a bandeira do Brasil, de ordem e progresso só o nome. (Nem todos, mas, uma pequena parte).
Vídeo muitíssimo interessante. Coisas que não estão em livros didáticos, e só a vivência ensina. Sou descendente de japoneses, mas nem imaginava sobre esses aspectos da sociedade nipônica nativa
sim um povo que 80 por cento e ateu,,,,,aborto e legal,,,, e muitas mulheres e infertiu por fazer isso,,,suicidio e normal no japao,,,muitos vao ate fuji san se matar,,,,,,menina idiota,,,,,,,,,,,,,keiti umeki,,,so 30 anos de japao.................
Conheci o canal faz pouco, e tô muito apegado já. Me perguntei algumas vezes como que não censuraram ela ainda por alguns temas kk é muito didático, muito direto e sincero o conteúdo. ❤
Agora eu entendi um episódio que aconteceu comigo. Uma criança, na faixa dos 4 anos, perdida em um parque. Chorando desesperada e NINGUÉM olhou na direção dela. Achei um absurdo. Tentei me aproximar, mas como sou estrangeira, diferente, a criança pareceu ficar ainda mais assustada e arisca. Fiquei proxima até o responsável aparecer. Achei péssimo uma criança, super vulnerável, e todo mundo fingindo demência. Que raio de coletivismo é esse?
Também não entendi essa ideia do coletivismo, me parece mais uma fachada pra explorar funcionários. Coletivismo seria se o lucro fosse repartido entre os funcionários, por exemplo.
Não é coletivismo. Um livro japonês dizia que "prego que se destaca é martelado", ou seja, eles não gostam do diferente, de quem é superdotado ou "inferior". Eles desejam que todos sejam iguais e desprezam as diferenças.
@@silvamarcos592eu prefiro o Brasil, com todos os seus problemas. Não é o melhor pais do mundo mas Japão é muito romantizado e eu não suportaria a sociedade de lá. Quem gosta de viver uma vida de trabalho 100% e sem socialização pode ser um bom país.
Prizza, é um assunto carregado. Mas, que você apresenta divinamente. Você é muito sensível e perceptiva. Até me arrisco a dizer que poderia trabalhar com algo nesse caminho.
E curiosamente os dois países que são ocupados militarmente (Coreia do sul e Japão) são os países que tem uma cultura de trabalho extremamente exaustiva e tóxica.
@@Bruno-mm3bk trabalhei no Japão com um ex integrante do exército brasileiro. Ele mesmo relatou que a fábrica era um ambiente pior que o próprio exército.
Trabalhei em fábrica no Japão e de fato é verídico, parece quartel militar cheio de regras, os japoneses são extremamente rígidos, é um erro no serviço vc fica manchado, meio que eles prezam pelo perfeccionismo. Mas não são perfeitos não vi muitos de hierarquia maior cometer erros e esconder debaixo dos panos em serviço.
Ela disse TUDO sobre a dificildade de ter uma doenca mental. Eu tenho e é extremamente dificil conviver. O maior problema de ter uma doença de saude mental é que quem não tem quer que você haja como se não tivesse.
Prizza tem uma fluidez na sua fala de forma muito grande. Essa capacidade de simplesmente ligar a câmera, ficar andando e colocar para fora os pensamentos é admirável. 1. Questões culturais - diferenças religiosas (um fator protetivo) e "honra" samurai 2. Não falar dos problemas - sejam pressões e hierarquias do trabalho ou da vida 3. Trabalho demais - cria problemas de saúde, como estresse, problemas cardíacos e afins 4. Saúde Mental é tratada como tabu - não é para ajudar a ser melhor, e sim tratar um erro Coletivismo japonês - cria uma cultura cuja pressão e julgamento social é muito grande. Ex.: se os outros fazem isso, então eu preciso fazer também. "Se ele não está fazendo algo, porque eu vou fazer?" Essa questão também implica na tendência às Hierarquias - os rankings e o tempo de trabalho numa única empresa é vital. Pessoas tendem a trabalhar só numa única empresa por toda a vida, e são chamadas de "Senpai" - ser demitido implicaria começar de novo em outra hierarquia, do ranking mais baixo. + Hospitais psiquiátricos voltados para internação ao invés de tratamento - muito diferente do Brasil, afinal nossa história com Barbacena nos fez não cometer os mesmos erros do passado :) Nossa cultura também proporciona uma maior comunicabilidade para compartilhar e resolver os problemas dos outros - o coletivismo do Japão visa estima, o do Brasil a sociabilidade.
o japao nem de longe é o pais com mais suicidio no mundo, guina e russia lideram com o maior numero segundo a OMS SEGUNDO A OMS: De acordo com comparações internacionais, a Guiana, antiga colônia britânica entre Venezuela e Suriname, é o país com a maior taxa de suicídio per capita (30,2 por 100 mil), com alto número de ingestão de pesticidas. Depois, vem a Rússia, onde o excesso de álcool é responsável pela alta taxa de suicídios. Entre os outros países com altas taxas, estão Lituânia, Lesoto, Uganda, Sri Lanka, Coreia do Sul, Índia e Japão.
Moro no Estado mais pobre do Brasil e ninguém conseguiu resolver meus problemas, tentei me consultar 7 vezes. Aqui há muitas pessoas abandonadas quem perderam o juízo andando pela rua. Médicos despreparados indicando remédios tarja preta pra quem não precisa pode ser um dos motivos de tantos que enlouqueceram.
Esse final do seu comentário de de compartilhar e resolver problemas dos outros talvez seja daí onde você mora, você mora no Sul? Cada vez que vejo um comentário assim sinto que meu estado é um submundo brasileiro mesmo, um lixão dos Estados brasileiros mais desenvolvidos.
Cada empresa é como um clã (assim como a Yakuza é um clã). Por isso a cultura japonesa é coletivista, pois é uma cultura de clãs. A sua vida toda é dedicada e pertence ao seu clã. É por isto que esperam que você trabalhe a vida toda no mesmo lugar, pois você tem de viver e trabalhar pela clã ao qual você pertence. Não pode cometer erros, pois isso significa trazer desonra ao seu clã, pois a sua desonra é a desonra do clã e de todos os membros do clã, etc. Neste sentido, não existe individualismo.
Moça! Que caminhada longa essa que você fez... com relação ao tema do vídeo, quando eu era adolescente passei por uma situação bem introspectiva e pensei muito sobre esse tema , bom se tô aqui comentando é pq não cometi nada de tão grave comigo mesmo, mas na época foi bem perturbador, em resumo essa experiencia que passei de certa forma me ajuda a encarar a vida de forma mais positiva, quando passo por algo ruim automaticamente lembro dessa fase e penso: "Já passei por coisa pior, isso aqui não é nada". Afinal temos o poder de mudar nosso destino enquanto vivos, depois que passamos dessa para melhor sabe-se lá o quê acontece.
Uau! Excelente documentário. Deu pra notar que você tem um talento nato pra isso. A maneira que você relata e informa sobre os costumes, a cultura, o ambiente e os acontecimentos, com naturalidade e fluidez, é admirável. Parabéns, Prizza. Esse vídeo merece reconhecimento.
Que vídeo necessário! Muito obrigada por abordar esse tema tão importante, Prizza. Nós brasileiros temos o péssimo costume de "endeusar" as culturas estrangeiras e escarnecer a nossa. Mas, como foi abordado, até os países de "primeiro mundo" também têm seus problemas. E quão problemáticos eles são!
querida aqui as nossas chances de sermos m0rtos por criminosos é maior do que a de um japones se m4tar, claro eles tem problemas graves, mas nem se comparam aos nossos, a criminalidade e a pobreza põe nosso povo e um risco muito maior que o deles
Eu trabalhei em um hospital aquí em Belém que pertence a um grupo japonês e realmente eles viviam para o trabalho, e é óbvio que esse conceito deles nos era imposto mas eu como bom brasileiro me demiti e fui trabalhar na Hapvida e mesmo ganhando um salário menor era muito mais divertido e a enfermeira chefe não nos "matava" de trabalhar. P.S. É muito engraçado a cara dos japoneses olhando você fazendo o vídeo, eles estranham muito. Kkkkkk!!!
O Mal do Japones é se Matar de Trabalhar e Ganhar Pouco isso pra mim é Escravidâo ou Vida Vazia fruto de uma sociedade individualista e pouco Tato Social...
Por Que Os Cristãos Devem Ser Diferentes Portanto, tenha cuidado como você vive. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus. - Efésios 5:15-16- Por que razão é que os cristãos do primeiro século foram capazes de causar tantos danos, num sentido positivo, num período de tempo relativamente curto? E como é que esses crentes do primeiro século, sem as ferramentas, a tecnologia e a mídia que utilizamos hoje, ainda foram capazes de impactar radicalmente sua cultura? A resposta curta é que eles seguiram e praticaram um cristianismo que não é conhecido por muitos no século XXI. Quando lemos sobre o cristianismo em livros do Novo Testamento, como atos, podemos classificá-lo como algo radical, exagerado e talvez um pouco extremo. Mas para esses crentes do primeiro século, teria sido nada menos do que uma vida cristã comum. Não é que a sua fé fosse tão radical. Pelo contrário, é que a nossa fé é fraca. A nossa fé, muitas vezes, é anêmica. Não corresponde aos padrões do Novo Testamento. Os cristãos devem diferir dos não-cristãos em todos os domínios, não apenas no domínio religioso. Devemos diferir dos não-cristãos, não simplesmente porque comparecemos à igreja no fim de semana ou assistimos a um estudo bíblico no meio da semana. Em vez disso, devemos diferir dos não-cristãos porque conduzimos os nossos negócios de forma diferente, tratamos os nossos cônjuges de forma diferente e criamos os nossos filhos de forma diferente. Os nossos valores devem ser diferentes dos valores dos não-cristãos. As pessoas precisam de ver isso nas nossas vidas, mas, muitas vezes, simplesmente não acontece. Paulo escreveu aos cristãos em Éfeso: "portanto, tenham cuidado com o modo como vivem. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus - - Efésios 5:15-16- Se queremos impactar nosso mundo como os crentes do primeiro século fizeram, então temos que voltar aos princípios que eles aplicaram. Começa com o cristianismo que praticavam.
@Umcaraqualquer01 Só se for onde vc mora . Pq onde eu moro é tranquilo. Ainda não vi suicida algum perto, na vizinhanca, na estrada ou onde quer que seja. Aliás vc tem parente que já se suicidou? Pq quem tem ascendência japonesa , muitos tem parentes suicidas sim .
Prizaa, amo maratonar teus vídeos. Você é uma pessoa muito muitoo necessária, obrigada pela tua existência e por trazer teus conteúdos pra gente, ainda mais quando é um assunto tão delicado quanto esse. ❤️🩵
Uma cez, em Tóquio, caí, de bicicleta, fiquei no chão por mais de 3 minutos ! Muitas pessoas passavam por mim, viam que eu estava caída, possivelmente machucada, mas, NINGUÉM VEIO ME AJUDAR! Me levantei, com dificuldades, peguei a bicicleta e fui pra casa, ralada, doída e esfolada, no cutuvelo e nos joelhos... já fui, peka Graça de Deus, duas vezes, para o Japão. Em 2019 e em 2021 ! Louvado seja Deus !
Eu trabalhei 9 meses trabalhando no Japão, e olha que já sabia muito sobre o sistema do Japão, odiei a experiência! Tudo que ela falou é verdade,sem dizer que japonês não gosta de estrangeiros ocupando seu lugar,japonês nas indústrias só ensina uma vez ,não gostam de Ensina mais , é um país só pra Turismo pra morar não da...
Dependendo da região, existem diferenças. Tem japoneses que são gratos pelos brasileiros fazendo trabalhos que eles não querem ou podem fazer e gerando renda para eles, porque brasileiros hoje em dia gastam bem. Você tem que respeitar a diferença de cultura e no geral fica tudo bem. Não tive uma boa experiência em Shiga, mas em Shimane são bastante receptivos e adorei minha experiência lá, inclusive fiz amizades com japoneses 😊
A gente nunca pode generalizar nada. Não existe isso hoje em dia "existe uma cultura disso e daquilo..." cada um é cada um, estamos em um mundo globalizado. Tem pessoas babacas em todo lugar e pessoas boas misturadas. Tu precisa ter a sorte de se envolver com as pessoas certas, ou simplesmente fazer tantas relações que aumente a sua chance de chegar nas pessoas certas.
@@diogo.maia57 Puede ser cierto lo que tú dices . Pero existen países muy cerrados a los extranjeros como es Japón y otros países aislados . No es cuestión solo de suerte o de hacer más intentos para sociabilizar y ser aceptado . Japón es una isla que siempre fue cerrada al mundo , su cultura , su idioma , su modo de pensar y hacer las cosas exige un trabajo constante , dedicación de años y muchas veces sin resultados positivos .. Vengo escuchando mucha gente de diferentes países que han vivido en Japón y muchos concuerdan que Japón es solo para visitarlo y mejor no quedarse a vivir . Habrán excepciones de gente que logra encajar , pero son excepciones a la regla .
Nada como obter informações, de uma pessoa com experiência de tantos anos como você Pri. Além de ser muito fofa seu jeito de explicar e com bastante respeito a cultura do país que escolheu viver ❤❤❤
Morei no Japão por alguns meses. E reconheço o que você fala sobre suicídios, saúde mental, trabalho etc. Mas tem um outro lado. Fui estudar numa comunidade em Suzuka que criou um método de pesquisa (ScienZ) para estudar e criar, na prática, a nova sociedade. Essa é uma experiência que vem se desenvolvendo há mais de 20 anos. Procure saber e visitar a Comunidade As One de Suzuka. Não é isolada. Seus integrantes estão espalhados pela cidade, num raio de 1 a 2 km. E se reúnem de várias formas, na estação cultural que fica no centro da comunidade. Tem cursos, negócios sociais, eventos culturais etc. Aprendi a pensar sobre mim, sobre o ser humano em geral e sobre a sociedade, com eles. Tem uma comunidade aas One em São Paulo também onde frequento. Essa comunidade tem chamado a atenção de movimentos como CNV, ecovilas etc. por estar conseguindo viver na prática o que eles intencionam viver.
Muito legal seu comentário, Itamar. Penso que conhecer a " realidade" como se apresenta, sem os viesse romancistas é fundamental, mas precisamos dar crédito e fortalecer as correntes que buscam as transformações positivas, nisso inclui, como fundamental, ajudar divulgar para expandir o alcance.❤ Precisamos de soluções...😅
Já morei em 4 países fora do Brasil e digo que o Brasil tem muitas qualidades sim, não temos tanto azar quanto a gente normalmente pensa haha Pra mim só a Austrália realmente é muito melhor no geral, pois o clima é bom (pelo menos na costa da Austrália, ninguém mora no deserto no meio de lá, que ai seria pior ahaha). A Austrália é um bom exemplo pra mim pois tem a qualidade de vida, salário alto e clima bom sem uma cultura workaholic. EUA foi o que mais odiei, pois a cultura é bem isso si de trabalhar até morrer. Meu chefe lá literalmente me chamou na sala dele pra perguntar porque eu tinha parado de fazer hora extra na semana que eu tinha tirado os pontos de ums cirurgia e estava com o braço quebrado... Ou seja, mesmo doente, ele esperava de eu fazer hora extra! Canadá é excelente na maioria das coisas menos no clima, que é terrivel (eu peguei 8 meses de neve em um ano e temperaturas de -40 C). Portugal tem muita coisa boa mas os salários são baixos (as vezes, menor que no Brasil mesmo convertendo, pelo menos pro mesmos cargos que tive no Brasil, parava menos lá). Então temos várias coisas boas, nosso grande problema é a violência.
Não. Nosso problema de verdade é o sistema, todo o governo do Brasil é em pró dos outros Países e de enriquecer os banqueiros, os ricos e etc. Não é um país que prioriza se desenvolver, mas sim o contrário. Mas é um país tão rico em riquezas naturais e tão abençoado na situação climática que é capaz de durar muitos anos mesmo nesses governos horriveis que desmatam o Brasil dia após dia. Dívida publica so aumenta com o tempo, juros tá altissimo no Brasil, o PIB que era bem melhor do q a China a umas decadas atras hj em dia tá no chinelo. E aí gera miséria e Violencia mesmo, entre varias outras coisas. E é isso. Povo idólatra q vota em politico sem ideias e nem projeto nacional. Já faz mt tempo q esse País foi governado de verdade.
@@alexalmd5871 agora voltei pro Brasil haha tô bem mais feliz que nos EUA. Mas está tramitando minha cidadania Italiana, então não sei se vou pra algum lugar quando sair.
@@lucasgabrieldesouza373 eu acho a violência muito pior. Eu não fico pensando na corrupção no dia a dia, mas todo dia a gente tem que se preocupar se trancou tudo, se vai sair sozinho à noite etc. E isso não é só questão de país rico ou pobre, pois EUA é rico e é super violento e alguns países da Ásia que são pobres quase não têm homicídio.
Era meia- noite e eu precisa dormir mas quando comecei a assistir teu vídeo, não pude parar. Parabéns pelo conteúdo e detalhes que você deu. Muita relevância e necessário.
Me deu um pouco de medo as ruas sem calçada, só a pintura no chão pra separar o local do carro para o local pra andar. Aqui seria um show de atropelamentos.
Lá é top, mano. Fui mês passado. Limpo demais. Não tem lixo na rua mesmo, só no centro de Tokyo que tinha (e muitíssimo pouco), então, pra isso é bom. Mas no geral, é um país colorido com pessoas que não parecem felizes.
Em relação ao bullying, é um assunto que não é discutido abertamente nem no Japão e nem em outros lugares. Aqui no Brasil, já começaram a invadir escolas e atirar em todo mundo, sob a desculpa de que sofreu bulling quando estudava.
Por Que Os Cristãos Devem Ser Diferentes Portanto, tenha cuidado como você vive. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus. - Efésios 5:15-16- Por que razão é que os cristãos do primeiro século foram capazes de causar tantos danos, num sentido positivo, num período de tempo relativamente curto? E como é que esses crentes do primeiro século, sem as ferramentas, a tecnologia e a mídia que utilizamos hoje, ainda foram capazes de impactar radicalmente sua cultura? A resposta curta é que eles seguiram e praticaram um cristianismo que não é conhecido por muitos no século XXI. Quando lemos sobre o cristianismo em livros do Novo Testamento, como atos, podemos classificá-lo como algo radical, exagerado e talvez um pouco extremo. Mas para esses crentes do primeiro século, teria sido nada menos do que uma vida cristã comum. Não é que a sua fé fosse tão radical. Pelo contrário, é que a nossa fé é fraca. A nossa fé, muitas vezes, é anêmica. Não corresponde aos padrões do Novo Testamento. Os cristãos devem diferir dos não-cristãos em todos os domínios, não apenas no domínio religioso. Devemos diferir dos não-cristãos, não simplesmente porque comparecemos à igreja no fim de semana ou assistimos a um estudo bíblico no meio da semana. Em vez disso, devemos diferir dos não-cristãos porque conduzimos os nossos negócios de forma diferente, tratamos os nossos cônjuges de forma diferente e criamos os nossos filhos de forma diferente. Os nossos valores devem ser diferentes dos valores dos não-cristãos. As pessoas precisam de ver isso nas nossas vidas, mas, muitas vezes, simplesmente não acontece. Paulo escreveu aos cristãos em Éfeso: "portanto, tenham cuidado com o modo como vivem. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus - - Efésios 5:15-16- Se queremos impactar nosso mundo como os crentes do primeiro século fizeram, então temos que voltar aos princípios que eles aplicaram. Começa com o cristianismo que praticavam.
Um conselho pra quem tem TDAH é vc sempre organizar as tarefas em uma agenda de preferência com alarmes, também sempre fazer exercícios de memória, nós momentos de euforia procurar uma atividade ou esporte pra descarregar, saiba que vc é um talento único e criativo, então não se culpe por não ser uma peça igual as outras pessoas .
A educação do povo lá é outro nível, na real em muitos lugares, esse é um dos motivos pelos quais o povo da América latina é visto como sujo. Eu sonho muito com o dia em que o Brasileiro vai entender que sujar a rua é sujar o lugar que você mesmo é que usa!
Você respondeu as perguntas sobre o Japão que sempre quis saber, por muitos anos eu repudiava a cultura japonesa por esses temas e não sabia o porquê. Mas ao entender a origem e a cultura como um todo esse preconceito desapareceu. Mas não significa que não dê tristeza, pois me faz pensar como o Brasil é melhor mesmo com tantos problemas sociais também. Olha, eu acho que tenho TDAH também, porque o meu histórico é bem parecido com o seu, mas tá difícil encontrar um profissional que faça, até pela questão financeira também. Muito obrigada pelo seu conteúdo, viu! Bjo! :)
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Não tenho vontade de sair do Brasil, nem a passeio. Percebi que moro no melhor país, com todo respeito. Eu amo quando alguém me oferece ajuda e eu poder negar com educação. Gosto de dar gargalhadas com colegas e poder conversar no serviço à vontade, e ainda chamo o chefe para este momento. Adoro o meu posto de saúde.
@@sabereconomico3956 O clima do Japão é muito superior ao do Brasil! Neve, clima quente úmido, frios de 6-5 graus etc. O único problema são as catástrofes naturais.
Eita que a Pri lembrou a senha do RUclips! ❤ Não suma, sentimos sua falta! Aparece nem que seja pra fazer palhaçada. Gosto mt do seu conteúdo, toda a informação e cultura que trás nelez nos faz refletir bastante quanto indivíduos na sociedade, o choque cultural é incrível. Lov u x 💕
Eu fiz o shogakkou o Japão e ao mesmo tempo que foi uma experiência incrível, vivenciei alguas experências que me marcaram de um jeito não mt legal kkk A escola que eu estudei em específico, era uma escola muito legal pq era a única da região que tinha muitos estrangeiros, inclusive era a única escola que tinha uma sala chamada "nihongogakyu", onde eles ensinvam japonês para os alunos estrangeiros (então tinha prof brasileira e de outras nacionalidades tbm). Por conta disso, os professores japoneses eram sempre muito legais e atenciosos com a gente, e os alunos japoneses tbm. Porém exista alí uma dúzia de japoneses que simplesmente tocava o terrooorr nos estrangeiros. Lembro de uma vez que uma guria quis brigar cmg e meteu logo um "gaijim no kuse ni" (seu estranjeiro de mer**) e a prof viu. Gente, eu não esperava, mas a prof deu um baita de um esporro na guria na frente da sala toda! Mas apesar de eles serem legais, eu sempre tive muita dificuldade em fazer amizades com japoneses.
Também fiz shogakkou no Japão, foram dois anos, e acredito eu, muito pela idade, pois ainda era muito nova, não percebia essa realidade do Japão... pra mim foi uma experiência incrível, a melhor educação que tive entre as escolas que estudei, com certeza foi a do Japão. Eu participava da banda da escola e fazíamos apresentações, só tinha eu de estrangeira na sala no primeiro ano, depois entrou outro menino, mas sempre fui bem recebida e tratada, os professores e os colegas sempre super atenciosos comigo, só tinham um ou dois que eu sentia uma xenofobia, mas nada que me deixasse traumatizada.
Vá por mim,Japoneses são "Ba Bakas",idiotas mesmo,nível de idiotice Hardcore,eu já estive no Japão e sei como é...já Chines,Vietnamnita,Taiwanês,Cingapurenho,Filipino,são gente boa...
Hoje eu assisti um filme na NETFLIX, que se chama "100 coisas para fazer antes de virar zumbi". Aí eu entendi melhor tudo que você falou neste video. Foi super útil.
Que vídeo mais rico de informações com a cultura. Muito triste o que acontece com as pessoas no Japão. O Brasil é um pais maravilhoso, uma pena ser mal administrado.
19:40 o japonês no fundo fazendo careta me quebrou kkkkk, parabéns Prizza por trazer esse tipo de conteúdo, venho maratonando seus vídeos porque provavelmente irei ir ai no japão ano que vem e queria um canal para me manter informado, continue assim !!
Uau, sempre que eu assistia um vídeo sobre essas questões da sociedade japonesa, fosse um estrangeiro que reside no País, ou um nativo falando sobre isso, dificilmente conseguiam expressar o que de fato é no dia-a-dia, até porque é um assunto bem espinhoso, e longe da nossa realidade. São conceitos diferentes. Você foi a primeira pessoa que conseguiu "traduzir" esse assunto pra um modo que fosse mais compreensível de entender, a tal ponto, que a partir de agora, toda vez que esse assunto surgir entre amigos, o seu vídeo será o que eu vou recomendar pra que vejam. Ficou absolutamente claro o que você quis dizer, não que isso se resuma a tudo o que rola aí, mas pra um brasileiro que vive numa sociedade muito diferente do que é aí, ficou muito "entendível". Parabéns, que vídeo !
Morei aí em 2006 a 2008 e cara, tive dois extremos. Tive uma experiência incrível com toda essa dinâmica da sociedade japonesa e também a pior depressão da minha vida, por causa de problemas familiares e parte pela pressão social de você ser sempre produtivo não importa como você esteja. Mas como eu disse, não foi um fator prioritariamente por conta do Japão o meu estado mental, pois apesar de tudo eu consegui encontrar muitas coisas maravilhosas lá que me fizeram muito feliz.
E tem até um anime que chega a falar sobre o trabalho no Japão: Zom 100 *fala sobre um cara que ele trabalhou por 3 anos em uma empresa, (e tudo que a prizza falou se passa no anime). Que ele chegava a dormir no escritório pq não dava tempo de ir pra casa, que não podia sair do seu trabalho pq se ele saísse não haveria ngm no lugar dele, e ele não podia fazer isso com seus colegas, e ele até fala sobre os 15 dias de férias,mas que ninguém tinha coragem de solicitar.(essa ponte ate aparece no anime 12:23 ) As vezes achamos que os outros países são melhores que o Brasil,mas a verdade é que todos tem seus altos e baixos.
Um dos melhores vídeos que eu já assisti na vida acerca desse assunto! E não só sobre saúde mental, mas principalmente por toda consequência dessa cultura de trabalho doentia enraizada na sociedade, que no Japão é levada ao extremo. É bizarro imaginar que os principais problemas se tratando de saúde no Japão, o seguro não cobre. Aliás, perfeitas observações no 23:11. Não conheço bem o Japão, mas posso falar pelos EUA, é um sério problema por lá. Essa normatividade doentia enche o bolso de muita gente, eles não estão preocupados com a cura, querem deixar você lá o máximo de tempo possível e te tratar como uma aberração incurável, sempre com pretextos idiotas como "risco à sociedade", "risco à própria vida" e afins. Enfim, incrível como certas sociedades podem ser extremamente evoluídas em alguns aspectos, mas em outros são basicamente medievais. O que é no mínimo irônico vindo de lugares que se consideram superiores moralmente/culturalmente...
Excelente vídeo, Priscila! Em certos momentos cheguei a me emocionar com as chocantes diferenças profissionais e humanas das duas culturas (japonesa e brasileira). Obrigado! Excelente dicção e vocabulário!
Prizza, eu estou simplesmente viciada nos seus vídeos khkhj, é muito bizarro acreditar que essa situação da saúde mental é assim. Se puder falar mais sobre suas experiências e histórias morando (sozinha né?) aí no Japão, adoro esse seus vídeos falando com a gente e passeando pelas ruas. Beijos
Prizza, fala sobre as imobiliárias no Japão que alugam apartamento para estrangeiros em Tóquio, por favor. Estou querendo ir para tokyo, e queria saber qual as imobiliárias que alugam para estrangeiros. Bjs
JAPÃO FÉ FORÇA CORAGEM AMOR SAÚDE ALEGRIA FELICIDADE PAZ SEMPRE PRIZZA MUITO BOM SEU VÍDEO AMO O JAPÃO A CULTURA JAPONESA É LINDA AMEI TE VER REPORTAGEM 10 ASSUNTO IMPORTATE PARABÉNS.
hahahaha vdd as pessoas ficam sem entender o por que eu nao carrego ofensas e nem maguas, mal elas sabem que esqueço isso facio facio ksksk e me comporto como se nunca tivesse ocorrido ksks
Parabéns pelo canal! Eu e minha esposa estamos vendo os vídeos e estamos pasmos com essas situações! Que bom que vc está aí para poder ajudar jovens que estão sofrendo com isso! Você tem muito potencial, força e foco! 👏🏻👏🏻👏🏻
Menina, vc é top! Abriu mais minha mente sobre o Japão. Gostei demais deste video. As explicações claras e cirúrgicas foram uma verdadeira mega aula sobre o assunto! Parabéns! E obrigado!
Menina! Você é muito corajosa ao se expor as you are! Tudo que você explica é a pura verdade e acrescento mais, esse povo é dominado pelo medo! Medo de perder todos os bens materiais num terremoto, medo de ter câncer (Aji no moto, gan no moto ), medo de não agradar, medo da opinião e julgamento alheio. O medo aprisiona mas a pior forma de domínio vem da ignorância, da falta de conhecimento. Essa cultura continua isolada e com muita dificuldade de comunicação, você percebe a dificuldade dos japoneses conversarem em inglês. Eu acho katakana uma escrita inútil que só dificulta. A título de informação, por mais que você deteste o trabalho, é realmente difícil trocar de emprego mantendo o mesmo padrão. O taishokukin, especie de FGTS, vai acumulando conforme seus anos na mesma empresa. Se for demitido ou pedir demissão é uma perda significativa.
Eu sempre vejo vídeos da Prizza é de outros RUclipsrs para saber mais sobre o Japão.. porque é um país que eu gosto bastante. Mas, eu sei que nem tudo é flores então é sempre bom quando a prizza fala as coisas ruins e boas.. Deu pra perceber que a Prizza não estava muito bem falando sobre.. Um pouco triste sabe? Bem, eu te desejo tudo de bom Prizza! Eu realmente gosto de assistir você Prizza.❤
Obrigada, Pri! Confesso que não achei que você faria um vídeo assim. Não, por você não ser capaz, mas pela temática geral dos vídeos que mostra modo de viver+ good vibes e porque este é um tema muito delicado. Mas, você fez um ótimo resumo, coberto de empatia e boa vontade como você sempre tem. E, o fato de você ter TDAH não me parece mas do um detalhe, pois você desempenha muito bem o seu papel de RUclipsr, mostrando como é a vida em outro país, como funcionam as coisas e tudo mais. E, por você ter todo um cuidado com as palavras, imagino que seja um ótimo ser humano. Você me traz luz! Por mais pessoas como você no mundo! 🙂
Prizza! Eu também tenho TDAH e meu marido pretende ir para o Japão, morro de medo de não dar certo no trabalho por conta disso, antes de ser diagnosticada sofria muito por fazer as coisas "diferentes" dos meus colegas de trabalho. Se você puder um dia contar mais sobre como você lida com isso e como funciona o tratamento aí, agradeço
@@yasurriroyamada2431 Perdão, mas não é justamente esse uns dos maiores problemas de quem tem TDAH ? Realizar trabalhos monótonos, sem desafios e repetitivos?
Eu tenho aqui na Alemanha e sofro muito. Os alemaes nao sao tao extremos mas acho bem parecidos com os japoneses. Hierarquia muito forte, abuso de poder, robozinhos perfeccionstas, e aqui ainda tem algo que acho pior que é que os alemaes sao bem diretos e podem ser bem grossos e em todo trabalho que tive gritam comigo. No japao eles ainda nao sao tao diretos e nem de ser tao grossos assim
Eu tenho aqui na Alemanha e sofro muito. Os alemaes nao sao tao extremos mas acho bem parecidos com os japoneses. Hierarquia muito forte, abuso de poder, robozinhos perfeccionstas, e aqui ainda tem algo que acho pior que é que os alemaes sao bem diretos e podem ser bem grossos e em todo trabalho que tive gritam comigo. No japao eles ainda nao sao tao diretos e nem de ser tao grossos assim
Adoro esses vídeos quando você conversa sobre um tema enquanto dá um passeio ❤ E essa parte final aí do English Café, cê tem vídeo sobre? Fiquei curiosa. Seria bem legal tu mostrar um e contar sua experiência.
amei o vídeo, sou psicóloga e é muito bom ouvir pessoas falando cada vez mais sobre saúde mental, só discordo um pouco sobre o quanto a saúde mental é "falada" no Brasil dentro e fora da net, creio que seja um dos países que mais se fala sobre questões mentais... em Portugal pelo incrível que pareça é um grande tabu parecendo com teu relato do Japão, é como se não existisse problemas de saúde mental, é tido como "besteira"... foi um choque pra mim quando me mudei pra Portugal.
Gostei muito da temática do video e a maneira que você abordou, sou psicóloga e gosto muito de estudar sobre as questões culturais em saude mental. Aqui no Brasil estamos começando a perceber as pessoas mais abertas a falar e procurar ajuda. Infelizmente faltam políticas públicas.
Obrigado pelo seu vídeo, ele é muito esclarecedor. Fiquei sabendo um pouco mais sobre esse País chamado Japão, que tanto admiramos. A cultura é diferente, o jeito de ser de sua gente é muito diferente do nosso. Eles priorizam o trabalho porém tudo em excesso nos faz mal. Tenha uma boa estadia por ai e se cuide. Somos realmente privilegiados por sermos brasileiros...!!!🙂
amo os vídeos da prizza pq ela faz questão de mostrar a realidade do japão q muitos apagam. poucas pessoas sabem explicar tão bem, isso acaba nos fazendo acreditar numa ideia controvérsia. obrigada pelos vídeos informativos sobre o japão pri
Culturas países diferentes ! Sou Tiozão não sou mais garoto comecei á fazer terapia essa ano (Queria ter começado antes mas a grana está curta) e esta sendo um dos melhores investimento da minha vida - hoje me entendo e me compreendo mais e as outras pessoas isso que estou no começo da terapia em torno de 6/7 meses - sinto que as poucos meus hábitos meu comportamento esta mudando. Agora sou honesto terapia - É para todos ? Não sei ? Pois é um processo desafiador - você passa por uma desconstrução muito grande (Na minha terapia - não é "fácil" muitas vezes é "terror e pânico") em que sentido estou falando isso ? Você conhecer, aceitar sua personalidade , ver suas habilidades ver seus "desafios" - não é algo simples e fácil. Isso muda de pessoa para pessoa cada personalidade é um "universo" diferente. Meu conselho é se você tem vontade de fazer terapia - Faça ! Mas vá de coração e mente aberta e saiba que é um processo (Leva tempo) e muitas vezes muitas mesmo é desafiador. Claro procure um profissional muito qualificado. Excelente vídeo.
Parabéns garota, expôs muitas coisas que muitas pessoas não sabiam, inclusive eu. A sociedade japonesa é sempre colocada como exemplo mas, tem muitos problemas como qualquer outra. Apesar de falar rápido, se expressa muito bem. Vá em frente que o future espera.
no meu trabalho, eu sempre terminava o serviço mais cedo que as outras meninas. por causa disso, teve um dia que saímos 12:00 (o horário de saída era às 16), elas ficaram bem nervosas comigo. teve uma vez que eu tinha terminado meu trabalho na empresa, e fiquei parada. estava desvivida de cansaço, não aguentava mais ficar de pé. a funcionária registrada de lá simplesmente chegou em mim e falou “vai lá nos fundos buscar uma vassoura pra você varrer o chão”. até hoje essa situação me dói na alma. elas viam que eu tinha acabado de finalizar o trabalho e ficavam cochichando entre si e me olhando de longe. isso no brasil, imagine lá fora.
Ótimo vídeo Prizza. Vc tem uma excelente dicção garota. Talvez seja o melhor vídeo que já produziu. Passou as informações de forma objetiva e responsável. Espero que as próximas gerações não sofram tanto com essa obsessão e culto ao trabalho para o bem do próprio Japão. Se cuida viu. Paz e Saúde pra ti.
prizza, estava estudando sobre o Japão pq vou ter uma prova que vai cair sobre, e lembrei desse vídeo, muitas coisas que vc falou aí, meu professor falou também, e eu logicamente estava com uma ótima moral, pq sabia boa parte da história do Japão, por conta do seu vídeo!!!, continua fazendo esse tipo de vídeo, me ajudou muito na escola. Voce vai longeeee!!!❤❤❤❤
Parabéns pelo vídeo, falou sobre assuntos pesados e até desconhecidos para muita gente que pensa em migrar. Dependendo do ponto de vista o Brasil ainda é um bom lugar para viver.
Já fui ao Japão e tive a oportunidade de experimentar um pouco do dia-a-dia, tal como tenho amigos queridos morando por aí. Falando como uma pessoa que já teve a experiência de morar fora, é preciso pesar com muita calma, sabedoria e precisão de futuro a balança de todas as coisas: Qualidade de vida (vida profissional E pessoal). Fiz um turismo mais filosófico, passando um tempo em Nara. É um país maravilhoso, mas por mais que tivesse oportunidade, minha balança pesa mais em outras coisas e não escolheria morar em terras nipônicas. Muito bonito para visitar, parar morar não creio :)
Pleeease. Fala da cultura do estupro no Japão. Nesse vídeo você falou que os Japoneses geralmente ignoram coisas que são incovenientes de lidar. Já ouvi falar que no Japão a taxa de estupro que as mulheres não reportam é gigantesca. Estou adorando acompanhar os vídeos aqui s2
Como disseram, o problema é que nao da em nada, a lei sobre isso é mt 'torta' pra algo ser considerado realmente estupro precisa ser algo muito extremo e com muitas provas etc... infelizmente por conta disso, maioria das vitimas nem denunciar vão, pois não da em nada.
Recentemente as leis contra e$tupr0 no Japão foram reformuladas (antes a definição era de relação forçada, agora definiram como relação não consensual, em linha do conceito difundido em outros países. Mas ainda assim, esse tema praticamente não é abordado na sociedade, sem contar que a própria indústria de entretenimento do Japão acaba incentivando a sexualização de crianças e adolescentes.
Caramba! Meu Brasil tem um bilhão de problemas, mas viva meu Brasil com todos políticos corruptos crimes racismo e tudo o mais, Brasil e Brasileiros são super singulares e leves na caminhada. Valeu princesa. Quanta leveza ao falar de um pais tão complexo. Não da pra confiar na mídia aberta, pois ela só mostra um filme bonito e bem editado.
@@neideanjos5990 Se tivesse condições já teria ido. E futuramente vou ter, bastar correr atrás 😘 Tem países melhor que o Japão, brasileiro se contenta em viver na pobreza e acha ruim quando criticam o makakil, hahah
Engraçado que ja vi varios vídeos falando sobre essas florestas, principalmente a Aokigahara, no monte Fuji, e essas matérias sempre dão uma conotação de algo sinistro, misterioso ou sobrenatural, como se ate mesmo algo do outro mundo atraísse as pessoas. Primeiro vídeo que realmente me fez entender que nao ha nada de misterioso nessas florestas. 👏👏👏
Fiz aula de introdução a psicologia no último semestre, a fala do professor que mais me marcou sobre sociedades coletivistas foi "não é tão difícil entrar no grupo, mas também não vai ser tão difícil sair. Então se você foge da norma, vai ser excluído rapidamente pelo bem da existência do grupo"
Isso me lembra a cultura do cancelamento
so fala bosta,,,e normal suicidio... eaborto no japao de mulher abixo de 23 anos,,,,pais frio sem deus....so tenho 30 anos de japao,,,ela nao sabe que fala,,,,um pais sem deus e com todos com dinheiro,,isto e japao...........keiti umeki...aqui o aborto e legal
As pessoas não devem se anular, individualmente, apenas para não ferir o brio dos outros. O problema está em não reconhecer que as pessoas são todas diferentes, e não em não respeitar o exagero no coletivismo. Coletivismo foi e ainda é até hoje defendido por socialistas, baseados no marxismo que tanto mal causa às pessoas.
Foi mui esclarecedor
@@bert46959 Defendido também por um país altamente liberal como o japão, que vc acabou de ver um vídeo dizendo que causa problema de saúde mental nas pessoas, alto índice de suicídio e uma sociedade triste. Parece que não assistiu nada, inventa uma forma de enfiar socialismo em tudo pqp
isso só prova que, diferente do que o povo pensa, os diversos animes com essa pegada do protagonista depressivo, solitário, sofrendo bullying, rotina extressante de trabalho, é muito mais um retrato do Japão do que simplesmente um desenho com mais um roteiro genérico.
exatamente!
O Japones Tem Uma força Interior que ainda não sabe Usar pra se Defender da sua propria sociedade
@@fabricio4794 igual o Brasileiro
@@Ubiratan27O Brasileiro sabe
Exatamente,os Doramas mostram bem isso, mas vemos apenas como simples roteiros,os mais otakus indentificam a vdd rapidinho 😢
Há um filme japonês antigo e muito bonito que fala de maneira bastante poética e verdadeira sobre as consequências de se dedicar a vida inteira ao trabalho em detrimento da própria saúde e do bem-estar, do próprio viver em si. Chama-se "Ikiru", do Akira Kurosawa. O filme basicamente conta a história de um homem que passa 30 anos de sua vida trabalhando na mesma empresa, no mesmo setor, focando-se somente em seu trabalho e sem dar atenção a mais nada para além do trabalho até que certo dia ele descobre que tem câncer em estágio terminal. A partir disso, o filme explora de maneira muito sensível toda a psicologia por trás do personagem ao confrontar seu arrependimento em ter fechado seus olhos para a própria vida em benefício exclusivo de seu trabalho, e como ele redescobre o significado de cada coisa que até então, para ele, não eram mais do que coisas inúteis, meras banalidades. O filme levanta reflexões muito pertinentes sobre como avaliamos as nossas próprias vidas, sobre as prioridades que estabelecemos para nós mesmos e se nossas obrigações para com os nossos trabalhos, carreiras e afins são de fato tão importantes ao ponto de negligenciarmos aquilo que em verdade nos é, no fim das contas, essencial. Apesar de ser um filme de 1952, considero-o atemporal justamente por dialogar precisamente com as questões vigentes não só na sociedade japonesa em si, mas no mundo todo e sobre as quais a Prizza discorre tão bem.
Tá errado um comentário tão bem escrito estar no RUclips.
Que bacana, vou assistir! Obg pela sugestao❤
Por Que Os Cristãos Devem Ser Diferentes
Portanto, tenha cuidado como você vive. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus.
- Efésios 5:15-16-
Por que razão é que os cristãos do primeiro século foram capazes de causar tantos danos, num sentido positivo, num período de tempo relativamente curto?
E como é que esses crentes do primeiro século, sem as ferramentas, a tecnologia e a mídia que utilizamos hoje, ainda foram capazes de impactar radicalmente sua cultura?
A resposta curta é que eles seguiram e praticaram um cristianismo que não é conhecido por muitos no século XXI. Quando lemos sobre o cristianismo em livros do Novo Testamento, como atos, podemos classificá-lo como algo radical, exagerado e talvez um pouco extremo.
Mas para esses crentes do primeiro século, teria sido nada menos do que uma vida cristã comum. Não é que a sua fé fosse tão radical. Pelo contrário, é que a nossa fé é fraca. A nossa fé, muitas vezes, é anêmica. Não corresponde aos padrões do Novo Testamento.
Os cristãos devem diferir dos não-cristãos em todos os domínios, não apenas no domínio religioso. Devemos diferir dos não-cristãos, não simplesmente porque comparecemos à igreja no fim de semana ou assistimos a um estudo bíblico no meio da semana.
Em vez disso, devemos diferir dos não-cristãos porque conduzimos os nossos negócios de forma diferente, tratamos os nossos cônjuges de forma diferente e criamos os nossos filhos de forma diferente. Os nossos valores devem ser diferentes dos valores dos não-cristãos. As pessoas precisam de ver isso nas nossas vidas, mas, muitas vezes, simplesmente não acontece.
Paulo escreveu aos cristãos em Éfeso: "portanto, tenham cuidado com o modo como vivem. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus - - Efésios 5:15-16-
Se queremos impactar nosso mundo como os crentes do primeiro século fizeram, então temos que voltar aos princípios que eles aplicaram. Começa com o cristianismo que praticavam.
Vou procurar
Assisti um monte de filmes de Kurosawa porém não conhecia esse, muito obrigado
Muito bom o seu vídeo. Minha filha de 13 anos é aficcionada pela cultura japonesa. Eu uso o conteúdo do seu canal para me aproximar mais dela. Obrigado!
Parabéns por se interessar em se aproximar da sua filha, ela vai lembrar disso futuramente 😊
achei fofo
Que paizão! Amei.
Achei uma gracinha, continue tentando ficar próximo da sua filha. Quando ela for adulta pode ter certeza que vai se lembrar disso
Otaku.
Boa escolha.
Aqui nos Estados Unidos todo mundo se demite igual troca de roupa, tem bastante emprego e ninguém tolera ser abusado ou escravizado em emprego! É uma das coisas que mais gosto aqui, mt fácil achar emprego devido a ngm parar em empresa
E uma das coisas que mais gosto do EUA também, já que o desemprego no Brasil deixa qualquer um desesperado. No EUA tem muitas oportunidades de emprego.
kkkkkkkkkk que ótimooo, enquanto isso no Brasil o chefe te ameaça com a fmaosa frase: Se não quer tem quem queira....
Adoro pedir a conta aqui no Brasil e partir pro novo emprego, mas aqui os RH olham a carteira e falam vc não fica muito tempo? ( o que eles não dizem, é aqui vc será nosso escravo, o patrão é o Rei e tens que obedecer e se curvar, o salário que vamos te pagar serve pra pagar suas contas fixas, e nunca terá aumento porque fazer mais e melhor já é obrigação)
@@inapalmeiraexatamente kkkk complicado 😢
Aqui na Alemanha nao é tao extremo como no japao mas acho parecido. As vezes me sinto no exercito de tanto que eles levam hierarquia a serio e acham que podem tratar as outras pessoas e como as pessoas tem medo de reagir e so aceitam como robozinhos. Como sao serios e as vezes anos trabalhando juntos ninguem se conhece e como eles focam mais a vida deles no trabalho do que na vida pessoal. Muitos aqui vivem pra trabalhar e praticam muito bullying
Quanto mais eu conheço o mundo mais eu gosto do Brasil.
Aqui do lado da minha casa funciona uma confecção que deve ter uns 20 funcionários. Trabalham muito, mas não passam de 8 horas por dia. Daqui da minha casa escuto o som das máquinas. Mas o que mais gosto de escutar são as risadas e muitas vezes gargalhadas e brincadeiras. São pessoas felizes que trabalham e se divertem ao mesmo tempo. O próprio dono da confecção puxa as brincadeiras e é uma pessoa muito bem humorada.
Sendo aqui uma cidade pequena e bem arborizada, não existe trânsito/engarrafamento nas ruas nem poluição.
Na sexta feira trabalham até meio dia. Sábado e Domingo não trabalham, estão com suas famílias.
Que demais...eu quero esse trabalho!!!...até as 12:00 na sexta....meu sonho kkkk
tu mora em Santa Catarina? Aqui onde moro é bem assim!
@@lucasgabrieldesouza373 Não, moro numa pequena cidade no interior do estado do Rio de Janeiro.
Aí sim é saudável, e melhor ainda, sendo proporcionado por um patrão consciente e humano, que respeita as pessoas, as trata bem e com isso com certeza os funcionarios produzem mais, pq são mais felizes no ambiente de trabalho.
bacana! Moro aqui em Brusque é bem assim igual aí na sua cidade! Abraços!@@andacomfeeuvou
Obrigada pelo vídeo, Prizza! Foi muito necessário abordar esse tema. Nós brasileiros temos o péssimo hábito de achar que as culturas estrangeiras são melhores que a nossa. Mas, como você mostrou, até os países de "primeiro mundo" também têm seus problemas. E problemas muito sérios! Espero que esse vídeo ajude as pessoas a serem mais abertas e tolerantes com a nossa própria cultura.
Vdd😅
querida aqui as nossas chances de sermos m0rtos por criminosos é maior do que a de um japones se m4tar, claro eles tem problemas graves, mas nem se comparam aos nossos, a criminalidade e a pobreza põe nosso povo e um risco muito maior que o deles
@@elderleon1844
Chegou o brasileiro com síndrome de vira lata.. não existe país melhor que o outro, todos vão ter seus pontos negativos e positivos.
@@elderleon1844 Então por isso nós se tornamos um pais pior? e eles melhores? ou vice e versa. seria bom refletir que todos temos é que melhorar
@@OrleyRibasele está certo se, menos problemas = país melhor, porém eles também precisam melhorar mas em geral o Japão é um país melhor
Eu entendo bem tudo o que você mencionou do Japão neste vídeo! Com 7 anos, fui com meus pais para o Japão. Vivi por 12 anos lá. Estudei em escolas japonesas onde eu era o único aluno brasileiro da escola! Isto em meados dos anos 90! E meu maior problema, é que até hoje, me sinto um estrangeiro no Brasil. Como fui criado lá, com os costumes e a cultura deles, tudo o que não rege no ciclo do Japão me incomoda!
Mais um brasileiro vira lata !! Esse é o problema do Brasil !! Os vira lata
O problema de muitas pessoas é sempre romantizar, não existe país perfeito no mundo.
Não existe humano perfeito, logo não haverá lugar perfeito, e havendo "tal" lugar, tenho certeza que não durará, o tempo é implacavel junto aos humanos que são frágeis e emocionais, o destino é a morte de tudo mesmo.
Isso mesmo mano.
Tem um vídeo do Pondé no café filósofico que fala sobre o mundo contemporâneo repleto de adulto infantis. Nesse vídeo tem uma parte que ele fala sobre a gente sempre querer um propósito de vida e buscar significado. Na busca de significado tentamos aplacar a angústia interna com experiências. Acho que essa parte do país perfeito se encaixa nisso, pq sempre achamos que outro lugar é o melhor pra resolver nossos problemas, porém quando chegamos lá e passando o tempo acabamos encontrando os mesmos problemas e a angústia volta.
total
Todo mundo de máscara
Não existe país perfeito. Muito menos o BRasil.
Aprendi mais sobre o Japão nesse curto vídeo do que em toda minha vida. Ela foi na essência da coisa. Parabéns!
Muito bom ver os brasileiros mostrando a realidade do Japão, lindas paisagens, trabalho duro no chão das fábricas, trabalho sujo, ambiente tipo hospício,
discriminação, custo de vida alto, filhos colocados nas creches da comunidade brasileira até o anoitecer, sem atenção dos pais.
Pais e mães mendigando hora extra, senão não conseguem pagar os boletos de seguro social, imposto de residência, financiamento, imposto e
shaken dos carros, escola brasileira que custa um rim, financiamento de casas parcelados em 50 anos ou até o último suspiro.
Microempresários que dependem da comunidade brasileira para sobreviver estão individados e mais quebrados que arroz de terceira.
Esse é o Japão para Pensar antes de Embarcar. Não se iluda e não tenha inveja dos individados.
@@Japaopararomanticos.21 se voce for um quebrado sem estudo vai ser assim em todo lugar mas pelo menos no japão voce tem alguma chance de dar certo
Que jovem adorável. Você se expressa muito bem e tem bastante sensibilidade. É de admirar sua sinceridade e simplicidade. Muito bom vídeo. Parabéns
parece que a menina andou o Japão inteiro a pé só nesse vídeo haha
Parabéns pelo conteúdo, pri
Normal vindo dela kkkkk
Baka gajin faz algo assim só q ele fala sobre a realidade do Japão
Caminhada rotinal eu gostei porque fico vendo os lugares enquanto ela fala kkkkk acho bonito os lugares
As ruas são fofas mesmo , mas o restantes.... prefiro meu Brasil.
Parabéns menina, você falou de um tema tão sensível de maneira suave e com muita clareza, faz vídeos com mais frequência, a gente sente falta de você.💚
um pais ateu,,,,que mais de 80 por cento nao acredita em deus,,, aborto legal,, a realidade do japao...aonde e normal o suicio,,,o sope do monte fuji,,,eo local idela pra morrerr,,,,,,,,keiti umeki,,,,,,,,30 anos de japao,,,,,
@@jmdwtvd5 não entendi, era para ser engraçado ou irônico!😒
Por Que Os Cristãos Devem Ser Diferentes
Portanto, tenha cuidado como você vive. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus.
- Efésios 5:15-16-
Por que razão é que os cristãos do primeiro século foram capazes de causar tantos danos, num sentido positivo, num período de tempo relativamente curto?
E como é que esses crentes do primeiro século, sem as ferramentas, a tecnologia e a mídia que utilizamos hoje, ainda foram capazes de impactar radicalmente sua cultura?
A resposta curta é que eles seguiram e praticaram um cristianismo que não é conhecido por muitos no século XXI. Quando lemos sobre o cristianismo em livros do Novo Testamento, como atos, podemos classificá-lo como algo radical, exagerado e talvez um pouco extremo.
Mas para esses crentes do primeiro século, teria sido nada menos do que uma vida cristã comum. Não é que a sua fé fosse tão radical. Pelo contrário, é que a nossa fé é fraca. A nossa fé, muitas vezes, é anêmica. Não corresponde aos padrões do Novo Testamento.
Os cristãos devem diferir dos não-cristãos em todos os domínios, não apenas no domínio religioso. Devemos diferir dos não-cristãos, não simplesmente porque comparecemos à igreja no fim de semana ou assistimos a um estudo bíblico no meio da semana.
Em vez disso, devemos diferir dos não-cristãos porque conduzimos os nossos negócios de forma diferente, tratamos os nossos cônjuges de forma diferente e criamos os nossos filhos de forma diferente. Os nossos valores devem ser diferentes dos valores dos não-cristãos. As pessoas precisam de ver isso nas nossas vidas, mas, muitas vezes, simplesmente não acontece.
Paulo escreveu aos cristãos em Éfeso: "portanto, tenham cuidado com o modo como vivem. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus - - Efésios 5:15-16-
Se queremos impactar nosso mundo como os crentes do primeiro século fizeram, então temos que voltar aos princípios que eles aplicaram. Começa com o cristianismo que praticavam.
@@faith9505 Bkm dia, gosto da religião japonesa, é a que mais se aproxima de Deus.
@@jmdwtvd5 Putz,mandou mal heim iidiota.
"O pais que mais tem hospitais psiquiátricos". Sou psicólogo e apesar de todos os problemas aqui, a saúde mental no SUS respeita a liberdade das pessoas. Impactante esses relatos sobre esse tema delicado. @Prizza, vc abordou com muito cuidado e respeito, parabéns!
Sim, respeita mesmo. Tanto que todos os malucos estão soltos e a cada semana matam pessoas inocentes por que estão livres.
Ponto positivo do Brasil nisso que você falou é verdade, o ponto negativo é que há centros de reabilitações que é igual a bandeira do Brasil, de ordem e progresso só o nome. (Nem todos, mas, uma pequena parte).
@@euodeio3verdade
Difícil é conseguir marcar psiquiatra e psicólogo pelo SUS. É uma exceção que consegue....
Tratamento caro! Se depender do CAPS tá ferrado
Vídeo muitíssimo interessante. Coisas que não estão em livros didáticos, e só a vivência ensina. Sou descendente de japoneses, mas nem imaginava sobre esses aspectos da sociedade nipônica nativa
sim um povo que 80 por cento e ateu,,,,,aborto e legal,,,, e muitas mulheres e infertiu por fazer isso,,,suicidio e normal no japao,,,muitos vao ate fuji san se matar,,,,,,menina idiota,,,,,,,,,,,,,keiti umeki,,,so 30 anos de japao.................
Sei….😂
Conheci o canal faz pouco, e tô muito apegado já.
Me perguntei algumas vezes como que não censuraram ela ainda por alguns temas kk é muito didático, muito direto e sincero o conteúdo. ❤
🇧🇷 Fico feliz de saber que existe jovens produzindo conteúdos úteis e informativos!!!
☄️ Parabéns!!! ☄️
vai por mi, isso não é frequente, e nem to falando mal, apenas um relato
Até que enfim um comentário descente.😊
Agora eu entendi um episódio que aconteceu comigo. Uma criança, na faixa dos 4 anos, perdida em um parque. Chorando desesperada e NINGUÉM olhou na direção dela. Achei um absurdo. Tentei me aproximar, mas como sou estrangeira, diferente, a criança pareceu ficar ainda mais assustada e arisca. Fiquei proxima até o responsável aparecer. Achei péssimo uma criança, super vulnerável, e todo mundo fingindo demência. Que raio de coletivismo é esse?
Também não entendi essa ideia do coletivismo, me parece mais uma fachada pra explorar funcionários. Coletivismo seria se o lucro fosse repartido entre os funcionários, por exemplo.
Não é coletivismo. Um livro japonês dizia que "prego que se destaca é martelado", ou seja, eles não gostam do diferente, de quem é superdotado ou "inferior". Eles desejam que todos sejam iguais e desprezam as diferenças.
fanfic
De onde vocês tiram essas fanfics?
O Japones não é nada coletivista,Se comportam como Máquinas e sujeitos a des Humanização criada por eles mesmos.
Garota, adorei a sinceridade sobre o Japão .... Nós que vivemos no Japão sabemos o quão estranho é essa sociedade....
voltar pro bostil ninguém quer né
estranha
@@silvamarcos592eu prefiro o Brasil, com todos os seus problemas. Não é o melhor pais do mundo mas Japão é muito romantizado e eu não suportaria a sociedade de lá. Quem gosta de viver uma vida de trabalho 100% e sem socialização pode ser um bom país.
Brasil praia lotada e muita liberdade sexual ali mesmo kkkkkkkkkkk
@@Rafael-pi4mdSó louco gosta do bostil
Prizza, é um assunto carregado. Mas, que você apresenta divinamente. Você é muito sensível e perceptiva. Até me arrisco a dizer que poderia trabalhar com algo nesse caminho.
"Espero que vocês tenham gostado de saber dessas curiosidades."
Sim, eu gostei bastante de saber que o Brasil é um paraíso perto do Japão >_
😮😮😮😊kkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sim, confia que o CU-ZIL É MELHOR..
100000 vezes o BR ❤
@@icaroivin7101 Vai pra lá bonitão! Não aguenta um mês de ijime no baito e vem voado chorar na barra da okaasan 😂
Aqui só tem vagabundo, maconheiro e rodadas.
O Japão é um grande quartel militar, ambiente de trabalho é tipo aquelas prisões militares tenebrosas.
E curiosamente os dois países que são ocupados militarmente (Coreia do sul e Japão) são os países que tem uma cultura de trabalho extremamente exaustiva e tóxica.
@@Bruno-mm3bk trabalhei no Japão com um ex integrante do exército brasileiro. Ele mesmo relatou que a fábrica era um ambiente pior que o próprio exército.
Trabalhei em fábrica no Japão e de fato é verídico, parece quartel militar cheio de regras, os japoneses são extremamente rígidos, é um erro no serviço vc fica manchado, meio que eles prezam pelo perfeccionismo. Mas não são perfeitos não vi muitos de hierarquia maior cometer erros e esconder debaixo dos panos em serviço.
@@thjliana96 é exatamente da forma como vc relatou!
Engraçado que nunca vi um japonês querer fugir do seu país por estar trabalhando demais.
Ela disse TUDO sobre a dificildade de ter uma doenca mental. Eu tenho e é extremamente dificil conviver. O maior problema de ter uma doença de saude mental é que quem não tem quer que você haja como se não tivesse.
Até o coringa disse isso.
Prizza tem uma fluidez na sua fala de forma muito grande.
Essa capacidade de simplesmente ligar a câmera, ficar andando e colocar para fora os pensamentos é admirável.
1. Questões culturais - diferenças religiosas (um fator protetivo) e "honra" samurai
2. Não falar dos problemas - sejam pressões e hierarquias do trabalho ou da vida
3. Trabalho demais - cria problemas de saúde, como estresse, problemas cardíacos e afins
4. Saúde Mental é tratada como tabu - não é para ajudar a ser melhor, e sim tratar um erro
Coletivismo japonês - cria uma cultura cuja pressão e julgamento social é muito grande.
Ex.: se os outros fazem isso, então eu preciso fazer também. "Se ele não está fazendo algo, porque eu vou fazer?"
Essa questão também implica na tendência às Hierarquias - os rankings e o tempo de trabalho numa única empresa é vital.
Pessoas tendem a trabalhar só numa única empresa por toda a vida, e são chamadas de "Senpai" - ser demitido implicaria começar de novo em outra hierarquia, do ranking mais baixo.
+ Hospitais psiquiátricos voltados para internação ao invés de tratamento - muito diferente do Brasil, afinal nossa história com Barbacena nos fez não cometer os mesmos erros do passado :)
Nossa cultura também proporciona uma maior comunicabilidade para compartilhar e resolver os problemas dos outros - o coletivismo do Japão visa estima, o do Brasil a sociabilidade.
o japao nem de longe é o pais com mais suicidio no mundo, guina e russia lideram com o maior numero segundo a OMS
SEGUNDO A OMS:
De acordo com comparações internacionais, a Guiana, antiga colônia britânica entre Venezuela e Suriname, é o país com a maior taxa de suicídio per capita (30,2 por 100 mil), com alto número de ingestão de pesticidas.
Depois, vem a Rússia, onde o excesso de álcool é responsável pela alta taxa de suicídios. Entre os outros países com altas taxas, estão Lituânia, Lesoto, Uganda, Sri Lanka, Coreia do Sul, Índia e Japão.
Moro no Estado mais pobre do Brasil e ninguém conseguiu resolver meus problemas, tentei me consultar 7 vezes. Aqui há muitas pessoas abandonadas quem perderam o juízo andando pela rua. Médicos despreparados indicando remédios tarja preta pra quem não precisa pode ser um dos motivos de tantos que enlouqueceram.
Esse final do seu comentário de de compartilhar e resolver problemas dos outros talvez seja daí onde você mora, você mora no Sul? Cada vez que vejo um comentário assim sinto que meu estado é um submundo brasileiro mesmo, um lixão dos Estados brasileiros mais desenvolvidos.
@@SuperHomemNordestino Minas Gerais
Cada empresa é como um clã (assim como a Yakuza é um clã). Por isso a cultura japonesa é coletivista, pois é uma cultura de clãs. A sua vida toda é dedicada e pertence ao seu clã. É por isto que esperam que você trabalhe a vida toda no mesmo lugar, pois você tem de viver e trabalhar pela clã ao qual você pertence. Não pode cometer erros, pois isso significa trazer desonra ao seu clã, pois a sua desonra é a desonra do clã e de todos os membros do clã, etc. Neste sentido, não existe individualismo.
Conteúdo muito sensato! Vc eh a novinha mais madura que conheço! Parabéns Prizza!
Moça! Que caminhada longa essa que você fez... com relação ao tema do vídeo, quando eu era adolescente passei por uma situação bem introspectiva e pensei muito sobre esse tema , bom se tô aqui comentando é pq não cometi nada de tão grave comigo mesmo, mas na época foi bem perturbador, em resumo essa experiencia que passei de certa forma me ajuda a encarar a vida de forma mais positiva, quando passo por algo ruim automaticamente lembro dessa fase e penso: "Já passei por coisa pior, isso aqui não é nada". Afinal temos o poder de mudar nosso destino enquanto vivos, depois que passamos dessa para melhor sabe-se lá o quê acontece.
Uau! Excelente documentário. Deu pra notar que você tem um talento nato pra isso. A maneira que você relata e informa sobre os costumes, a cultura, o ambiente e os acontecimentos, com naturalidade e fluidez, é admirável. Parabéns, Prizza.
Esse vídeo merece reconhecimento.
Parabéns pelo vídeo, vc é incrível!
Que vídeo necessário! Muito obrigada por abordar esse tema tão importante, Prizza. Nós brasileiros temos o péssimo costume de "endeusar" as culturas estrangeiras e escarnecer a nossa. Mas, como foi abordado, até os países de "primeiro mundo" também têm seus problemas. E quão problemáticos eles são!
querida aqui as nossas chances de sermos m0rtos por criminosos é maior do que a de um japones se m4tar, claro eles tem problemas graves, mas nem se comparam aos nossos, a criminalidade e a pobreza põe nosso povo e um risco muito maior que o deles
@@elderleon1844
Nossa.. vc está em todos os comentários? A síndrome de vira lata tá grande ein?
@@elisa6581 Pelo menos ele não é iludido igual vocês, país de merda 🇧🇷🤢
Sim, disse tudo.
Eu trabalhei em um hospital aquí em Belém que pertence a um grupo japonês e realmente eles viviam para o trabalho, e é óbvio que esse conceito deles nos era imposto mas eu como bom brasileiro me demiti e fui trabalhar na Hapvida e mesmo ganhando um salário menor era muito mais divertido e a enfermeira chefe não nos "matava" de trabalhar. P.S. É muito engraçado a cara dos japoneses olhando você fazendo o vídeo, eles estranham muito. Kkkkkk!!!
@@almdias sim, trabalhei 2 anos lá, o salário era ótimo mais a pressão era muito pesada.
O Mal do Japones é se Matar de Trabalhar e Ganhar Pouco isso pra mim é Escravidâo ou Vida Vazia fruto de uma sociedade individualista e pouco Tato Social...
Por Que Os Cristãos Devem Ser Diferentes
Portanto, tenha cuidado como você vive. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus.
- Efésios 5:15-16-
Por que razão é que os cristãos do primeiro século foram capazes de causar tantos danos, num sentido positivo, num período de tempo relativamente curto?
E como é que esses crentes do primeiro século, sem as ferramentas, a tecnologia e a mídia que utilizamos hoje, ainda foram capazes de impactar radicalmente sua cultura?
A resposta curta é que eles seguiram e praticaram um cristianismo que não é conhecido por muitos no século XXI. Quando lemos sobre o cristianismo em livros do Novo Testamento, como atos, podemos classificá-lo como algo radical, exagerado e talvez um pouco extremo.
Mas para esses crentes do primeiro século, teria sido nada menos do que uma vida cristã comum. Não é que a sua fé fosse tão radical. Pelo contrário, é que a nossa fé é fraca. A nossa fé, muitas vezes, é anêmica. Não corresponde aos padrões do Novo Testamento.
Os cristãos devem diferir dos não-cristãos em todos os domínios, não apenas no domínio religioso. Devemos diferir dos não-cristãos, não simplesmente porque comparecemos à igreja no fim de semana ou assistimos a um estudo bíblico no meio da semana.
Em vez disso, devemos diferir dos não-cristãos porque conduzimos os nossos negócios de forma diferente, tratamos os nossos cônjuges de forma diferente e criamos os nossos filhos de forma diferente. Os nossos valores devem ser diferentes dos valores dos não-cristãos. As pessoas precisam de ver isso nas nossas vidas, mas, muitas vezes, simplesmente não acontece.
Paulo escreveu aos cristãos em Éfeso: "portanto, tenham cuidado com o modo como vivem. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus - - Efésios 5:15-16-
Se queremos impactar nosso mundo como os crentes do primeiro século fizeram, então temos que voltar aos princípios que eles aplicaram. Começa com o cristianismo que praticavam.
Creio que é difícil alguém que já tenha morado no Japão e nunca teve experiência em algum momento com algo relacionado ao suicídio. É triste.
Moro em Floripa e, desde criança já vi muitos casos de suicídio. Vizinhos, colegas de trabalho, de escola...
@@lilianecarvalho2940 ah sim. No Japão, o suicídio é endêmico no país inteiro .
@@lizagatha1544😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂vai nessa
@@albertgatty7691 Vc acha engraçado o suicídio? Vc incentiva? 🤔
@Umcaraqualquer01 Só se for onde vc mora . Pq onde eu moro é tranquilo. Ainda não vi suicida algum perto, na vizinhanca, na estrada ou onde quer que seja. Aliás vc tem parente que já se suicidou? Pq quem tem ascendência japonesa , muitos tem parentes suicidas sim .
Prizaa, amo maratonar teus vídeos. Você é uma pessoa muito muitoo necessária, obrigada pela tua existência e por trazer teus conteúdos pra gente, ainda mais quando é um assunto tão delicado quanto esse. ❤️🩵
Uma cez, em Tóquio, caí, de bicicleta, fiquei no chão por mais de 3 minutos ! Muitas pessoas passavam por mim, viam que eu estava caída, possivelmente machucada, mas, NINGUÉM VEIO ME AJUDAR! Me levantei, com dificuldades, peguei a bicicleta e fui pra casa, ralada, doída e esfolada, no cutuvelo e nos joelhos... já fui, peka Graça de Deus, duas vezes, para o Japão. Em 2019 e em 2021 ! Louvado seja Deus !
Se fosse no Brasil não só uma ,mais como várias pessoas parariam pra lhe ajudar.
Você está agradecendo a Deus por ter ido a um país que tem pessoas que viram você caída e não te ajudaram?? Sério isso?
Japão é um parece o inferno muito lindo
@@kamillakardoso6532 Porém sua carteira e celular iriam sumir
@@iadellshaddai Tem gente que é tão fanática que agradece mesmo se tiver queimando em carne viva kkkkk
Eu trabalhei 9 meses trabalhando no Japão, e olha que já sabia muito sobre o sistema do Japão, odiei a experiência! Tudo que ela falou é verdade,sem dizer que japonês não gosta de estrangeiros ocupando seu lugar,japonês nas indústrias só ensina uma vez ,não gostam de Ensina mais , é um país só pra Turismo pra morar não da...
Eu morei quase 5 anos e não tive a mesma experiência que você enfrentou
Trabalhando em subemprego também né, nem no Brasil vale a pena. E em relação a ninguém ficar te parando na rua pra encher o saco, meu sonho!
Dependendo da região, existem diferenças. Tem japoneses que são gratos pelos brasileiros fazendo trabalhos que eles não querem ou podem fazer e gerando renda para eles, porque brasileiros hoje em dia gastam bem. Você tem que respeitar a diferença de cultura e no geral fica tudo bem. Não tive uma boa experiência em Shiga, mas em Shimane são bastante receptivos e adorei minha experiência lá, inclusive fiz amizades com japoneses 😊
A gente nunca pode generalizar nada. Não existe isso hoje em dia "existe uma cultura disso e daquilo..." cada um é cada um, estamos em um mundo globalizado. Tem pessoas babacas em todo lugar e pessoas boas misturadas. Tu precisa ter a sorte de se envolver com as pessoas certas, ou simplesmente fazer tantas relações que aumente a sua chance de chegar nas pessoas certas.
@@diogo.maia57
Puede ser cierto lo que tú dices .
Pero existen países muy cerrados a los extranjeros como es Japón y otros países aislados .
No es cuestión solo de suerte o de hacer más intentos para sociabilizar y ser aceptado .
Japón es una isla que siempre fue cerrada al mundo , su cultura , su idioma , su modo de pensar y hacer las cosas exige un trabajo constante , dedicación de años y muchas veces sin resultados positivos ..
Vengo escuchando mucha gente de diferentes países que han vivido en Japón y muchos concuerdan que Japón es solo para visitarlo y mejor no quedarse a vivir .
Habrán excepciones de gente que logra encajar , pero son excepciones a la regla .
Fiquei feliz em ver uma jovem com uma visão tão ampla de cultura
Nada como obter informações, de uma pessoa com experiência de tantos anos como você Pri. Além de ser muito fofa seu jeito de explicar e com bastante respeito a cultura do país que escolheu viver ❤❤❤
Morei no Japão por alguns meses. E reconheço o que você fala sobre suicídios, saúde mental, trabalho etc.
Mas tem um outro lado. Fui estudar numa comunidade em Suzuka que criou um método de pesquisa (ScienZ) para estudar e criar, na prática, a nova sociedade. Essa é uma experiência que vem se desenvolvendo há mais de 20 anos. Procure saber e visitar a Comunidade As One de Suzuka. Não é isolada. Seus integrantes estão espalhados pela cidade, num raio de 1 a 2 km. E se reúnem de várias formas, na estação cultural que fica no centro da comunidade. Tem cursos, negócios sociais, eventos culturais etc. Aprendi a pensar sobre mim, sobre o ser humano em geral e sobre a sociedade, com eles. Tem uma comunidade aas One em São Paulo também onde frequento.
Essa comunidade tem chamado a atenção de movimentos como CNV, ecovilas etc. por estar conseguindo viver na prática o que eles intencionam viver.
Muito legal seu comentário, Itamar. Penso que conhecer a " realidade" como se apresenta, sem os viesse romancistas é fundamental, mas precisamos dar crédito e fortalecer as correntes que buscam as transformações positivas, nisso inclui, como fundamental, ajudar divulgar para expandir o alcance.❤
Precisamos de soluções...😅
Já morei em 4 países fora do Brasil e digo que o Brasil tem muitas qualidades sim, não temos tanto azar quanto a gente normalmente pensa haha Pra mim só a Austrália realmente é muito melhor no geral, pois o clima é bom (pelo menos na costa da Austrália, ninguém mora no deserto no meio de lá, que ai seria pior ahaha). A Austrália é um bom exemplo pra mim pois tem a qualidade de vida, salário alto e clima bom sem uma cultura workaholic. EUA foi o que mais odiei, pois a cultura é bem isso si de trabalhar até morrer. Meu chefe lá literalmente me chamou na sala dele pra perguntar porque eu tinha parado de fazer hora extra na semana que eu tinha tirado os pontos de ums cirurgia e estava com o braço quebrado... Ou seja, mesmo doente, ele esperava de eu fazer hora extra! Canadá é excelente na maioria das coisas menos no clima, que é terrivel (eu peguei 8 meses de neve em um ano e temperaturas de -40 C). Portugal tem muita coisa boa mas os salários são baixos (as vezes, menor que no Brasil mesmo convertendo, pelo menos pro mesmos cargos que tive no Brasil, parava menos lá). Então temos várias coisas boas, nosso grande problema é a violência.
Não. Nosso problema de verdade é o sistema, todo o governo do Brasil é em pró dos outros Países e de enriquecer os banqueiros, os ricos e etc. Não é um país que prioriza se desenvolver, mas sim o contrário. Mas é um país tão rico em riquezas naturais e tão abençoado na situação climática que é capaz de durar muitos anos mesmo nesses governos horriveis que desmatam o Brasil dia após dia. Dívida publica so aumenta com o tempo, juros tá altissimo no Brasil, o PIB que era bem melhor do q a China a umas decadas atras hj em dia tá no chinelo. E aí gera miséria e Violencia mesmo, entre varias outras coisas. E é isso. Povo idólatra q vota em politico sem ideias e nem projeto nacional. Já faz mt tempo q esse País foi governado de verdade.
E vc mora onde atualmente?
@@alexalmd5871 agora voltei pro Brasil haha tô bem mais feliz que nos EUA. Mas está tramitando minha cidadania Italiana, então não sei se vou pra algum lugar quando sair.
acho q o maior problema aqui é a corrupção....
@@lucasgabrieldesouza373 eu acho a violência muito pior. Eu não fico pensando na corrupção no dia a dia, mas todo dia a gente tem que se preocupar se trancou tudo, se vai sair sozinho à noite etc. E isso não é só questão de país rico ou pobre, pois EUA é rico e é super violento e alguns países da Ásia que são pobres quase não têm homicídio.
Amei o cuidado que você abordou o assunto. Às vezes, a gente julga outras culturas com o viés da nossa e não é tão simples assim.
Era meia- noite e eu precisa dormir mas quando comecei a assistir teu vídeo, não pude parar. Parabéns pelo conteúdo e detalhes que você deu.
Muita relevância e necessário.
A organização, pavimentação da rua, limpeza é extremamente digna de elogios , ela andou as ruas e não vi um lixo no chão, incrível!
Me deu um pouco de medo as ruas sem calçada, só a pintura no chão pra separar o local do carro para o local pra andar. Aqui seria um show de atropelamentos.
É porque toda vez que vc fica sem serviços lá, eles te dão uma vassoura e mandam varrer o chão. É por isso que é tão limpo.
Lá é top, mano. Fui mês passado. Limpo demais. Não tem lixo na rua mesmo, só no centro de Tokyo que tinha (e muitíssimo pouco), então, pra isso é bom. Mas no geral, é um país colorido com pessoas que não parecem felizes.
Em relação ao bullying, é um assunto que não é discutido abertamente nem no Japão e nem em outros lugares. Aqui no Brasil, já começaram a invadir escolas e atirar em todo mundo, sob a desculpa de que sofreu bulling quando estudava.
Vídeo muito informativo e legal, passando informações "pesadas" de um jeito leve ❤❤
Por Que Os Cristãos Devem Ser Diferentes
Portanto, tenha cuidado como você vive. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus.
- Efésios 5:15-16-
Por que razão é que os cristãos do primeiro século foram capazes de causar tantos danos, num sentido positivo, num período de tempo relativamente curto?
E como é que esses crentes do primeiro século, sem as ferramentas, a tecnologia e a mídia que utilizamos hoje, ainda foram capazes de impactar radicalmente sua cultura?
A resposta curta é que eles seguiram e praticaram um cristianismo que não é conhecido por muitos no século XXI. Quando lemos sobre o cristianismo em livros do Novo Testamento, como atos, podemos classificá-lo como algo radical, exagerado e talvez um pouco extremo.
Mas para esses crentes do primeiro século, teria sido nada menos do que uma vida cristã comum. Não é que a sua fé fosse tão radical. Pelo contrário, é que a nossa fé é fraca. A nossa fé, muitas vezes, é anêmica. Não corresponde aos padrões do Novo Testamento.
Os cristãos devem diferir dos não-cristãos em todos os domínios, não apenas no domínio religioso. Devemos diferir dos não-cristãos, não simplesmente porque comparecemos à igreja no fim de semana ou assistimos a um estudo bíblico no meio da semana.
Em vez disso, devemos diferir dos não-cristãos porque conduzimos os nossos negócios de forma diferente, tratamos os nossos cônjuges de forma diferente e criamos os nossos filhos de forma diferente. Os nossos valores devem ser diferentes dos valores dos não-cristãos. As pessoas precisam de ver isso nas nossas vidas, mas, muitas vezes, simplesmente não acontece.
Paulo escreveu aos cristãos em Éfeso: "portanto, tenham cuidado com o modo como vivem. Não vivam como tolos, mas como os sábios. Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus - - Efésios 5:15-16-
Se queremos impactar nosso mundo como os crentes do primeiro século fizeram, então temos que voltar aos princípios que eles aplicaram. Começa com o cristianismo que praticavam.
Gostei de você Prizza, você é bem comunicativa e atualizada, pra quem tem TDHA você está bem de vida
"Não existe um trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar" - Sábio Madruga
😅
e a prova mais contundente disso é q ninguém trabalha de graça kkk
Carrego essa frase pra vida 😅
😂😂😂😂😂
Um conselho pra quem tem TDAH é vc sempre organizar as tarefas em uma agenda de preferência com alarmes, também sempre fazer exercícios de memória, nós momentos de euforia procurar uma atividade ou esporte pra descarregar, saiba que vc é um talento único e criativo, então não se culpe por não ser uma peça igual as outras pessoas .
Falou tudo... rotina tem mudado minha vida. Sono, alimentação.
Nossa! O Japão é tão limpo que mais parece uma cidade cenográfica.
Na verdade isso acontece com MUITOS países...infelizmente não é o caso do Brasil
A educação do povo lá é outro nível, na real em muitos lugares, esse é um dos motivos pelos quais o povo da América latina é visto como sujo. Eu sonho muito com o dia em que o Brasileiro vai entender que sujar a rua é sujar o lugar que você mesmo é que usa!
O Japão é o país mais limpo do mundo. Pelo menos, foi isso que eu estudei.
LIMPO DE COISAS SUJAS
Um dos maiores motivos pra ser limpo é pq eles exportam milhões de toneladas do lixo deles para países vizinhos mais pobres.
Quanto mais conheço outras culturas percebo que o Brasil é o melhor lugar do mundo.🇧🇷
Vou fazer 50 anos de vida logo, e penso como você a respeito do Brasil.
Trabalhar sim, morrer de trabalhar jamais...
Penso o mesmo.
verdade, o pobi comi só picanha aqui graças a nosso querido papai nuel. Viva o pobi Brasileiro, aqui é Brasil !!!!!
Eu discordo o Brasil é um país bem corrupto com muita violência e poluição eu Não gosto dá cultura e das pessoas
Aqui tem muito mais suicida e o povo finge que nao.
Você respondeu as perguntas sobre o Japão que sempre quis saber, por muitos anos eu repudiava a cultura japonesa por esses temas e não sabia o porquê. Mas ao entender a origem e a cultura como um todo esse preconceito desapareceu. Mas não significa que não dê tristeza, pois me faz pensar como o Brasil é melhor mesmo com tantos problemas sociais também. Olha, eu acho que tenho TDAH também, porque o meu histórico é bem parecido com o seu, mas tá difícil encontrar um profissional que faça, até pela questão financeira também. Muito obrigada pelo seu conteúdo, viu! Bjo! :)
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Não tenho vontade de sair do Brasil, nem a passeio. Percebi que moro no melhor país, com todo respeito. Eu amo quando alguém me oferece ajuda e eu poder negar com educação. Gosto de dar gargalhadas com colegas e poder conversar no serviço à vontade, e ainda chamo o chefe para este momento. Adoro o meu posto de saúde.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o CU-ZIL é uma bosta
sem contar no clima maravilhoso praias rios e cachoeiras, não tem terremoto etc
@@sabereconomico3956 muito bem lembrado.
@@icaroivin7101tem lugares piores, e você ainda pode mudar de país se quiser
@@sabereconomico3956 O clima do Japão é muito superior ao do Brasil! Neve, clima quente úmido, frios de 6-5 graus etc. O único problema são as catástrofes naturais.
Eita que a Pri lembrou a senha do RUclips! ❤ Não suma, sentimos sua falta! Aparece nem que seja pra fazer palhaçada. Gosto mt do seu conteúdo, toda a informação e cultura que trás nelez nos faz refletir bastante quanto indivíduos na sociedade, o choque cultural é incrível. Lov u x 💕
Vc fala muito bem, primeira vez q assisto um vídeo seu e achei muito sensível e responsável as suas falas. Vc é uma ótima comunicadora 👏👏👏👏
Eu fiz o shogakkou o Japão e ao mesmo tempo que foi uma experiência incrível, vivenciei alguas experências que me marcaram de um jeito não mt legal kkk
A escola que eu estudei em específico, era uma escola muito legal pq era a única da região que tinha muitos estrangeiros, inclusive era a única escola que tinha uma sala chamada "nihongogakyu", onde eles ensinvam japonês para os alunos estrangeiros (então tinha prof brasileira e de outras nacionalidades tbm). Por conta disso, os professores japoneses eram sempre muito legais e atenciosos com a gente, e os alunos japoneses tbm.
Porém exista alí uma dúzia de japoneses que simplesmente tocava o terrooorr nos estrangeiros. Lembro de uma vez que uma guria quis brigar cmg e meteu logo um "gaijim no kuse ni" (seu estranjeiro de mer**) e a prof viu.
Gente, eu não esperava, mas a prof deu um baita de um esporro na guria na frente da sala toda!
Mas apesar de eles serem legais, eu sempre tive muita dificuldade em fazer amizades com japoneses.
Também fiz shogakkou no Japão, foram dois anos, e acredito eu, muito pela idade, pois ainda era muito nova, não percebia essa realidade do Japão... pra mim foi uma experiência incrível, a melhor educação que tive entre as escolas que estudei, com certeza foi a do Japão. Eu participava da banda da escola e fazíamos apresentações, só tinha eu de estrangeira na sala no primeiro ano, depois entrou outro menino, mas sempre fui bem recebida e tratada, os professores e os colegas sempre super atenciosos comigo, só tinham um ou dois que eu sentia uma xenofobia, mas nada que me deixasse traumatizada.
Vá por mim,Japoneses são "Ba Bakas",idiotas mesmo,nível de idiotice Hardcore,eu já estive no Japão e sei como é...já Chines,Vietnamnita,Taiwanês,Cingapurenho,Filipino,são gente boa...
os japoneses são mais fechados então é dificil fazer amizade com eles mesmo
Caramba, não conhecia esse canal. Achei muito instrutivo, inteligente e rico culturalmente. Muito bom!
Hoje eu assisti um filme na NETFLIX, que se chama "100 coisas para fazer antes de virar zumbi". Aí eu entendi melhor tudo que você falou neste video. Foi super útil.
Eu assisti também, eu achei ele bobó mais agora eu entendi
Vc ta falando do live action de zom 100?
tem um anime com essa história
@@clockssstv ele está falando do live action do anime
O cara usa Netflix kkkkkkkkkkkk
Maninha pleo amor , como vocês , tu e o Baka ainda nao marcaram um podcast juntos falando sobre essas curiosidades. Poha vai rolar um papo maneiro
Que vídeo mais rico de informações com a cultura. Muito triste o que acontece com as pessoas no Japão. O Brasil é um pais maravilhoso, uma pena ser mal administrado.
19:40 o japonês no fundo fazendo careta me quebrou kkkkk, parabéns Prizza por trazer esse tipo de conteúdo, venho maratonando seus vídeos porque provavelmente irei ir ai no japão ano que vem e queria um canal para me manter informado, continue assim !!
Uau, sempre que eu assistia um vídeo sobre essas questões da sociedade japonesa, fosse um estrangeiro que reside no País, ou um nativo falando sobre isso, dificilmente conseguiam expressar o que de fato é no dia-a-dia, até porque é um assunto bem espinhoso, e longe da nossa realidade. São conceitos diferentes. Você foi a primeira pessoa que conseguiu "traduzir" esse assunto pra um modo que fosse mais compreensível de entender, a tal ponto, que a partir de agora, toda vez que esse assunto surgir entre amigos, o seu vídeo será o que eu vou recomendar pra que vejam. Ficou absolutamente claro o que você quis dizer, não que isso se resuma a tudo o que rola aí, mas pra um brasileiro que vive numa sociedade muito diferente do que é aí, ficou muito "entendível". Parabéns, que vídeo !
Parabéns pelo seu trabalho menina, tão novinha e com tanta maturidade e carismática. Com certeza voxe vai longe.
Morei aí em 2006 a 2008 e cara, tive dois extremos. Tive uma experiência incrível com toda essa dinâmica da sociedade japonesa e também a pior depressão da minha vida, por causa de problemas familiares e parte pela pressão social de você ser sempre produtivo não importa como você esteja. Mas como eu disse, não foi um fator prioritariamente por conta do Japão o meu estado mental, pois apesar de tudo eu consegui encontrar muitas coisas maravilhosas lá que me fizeram muito feliz.
E tem até um anime que chega a falar sobre o trabalho no Japão: Zom 100
*fala sobre um cara que ele trabalhou por 3 anos em uma empresa, (e tudo que a prizza falou se passa no anime). Que ele chegava a dormir no escritório pq não dava tempo de ir pra casa, que não podia sair do seu trabalho pq se ele saísse não haveria ngm no lugar dele, e ele não podia fazer isso com seus colegas, e ele até fala sobre os 15 dias de férias,mas que ninguém tinha coragem de solicitar.(essa ponte ate aparece no anime 12:23 )
As vezes achamos que os outros países são melhores que o Brasil,mas a verdade é que todos tem seus altos e baixos.
Pensei exatamente a mesma coisa zom 100.
@@yukimiyuki7146 foi a primeira coisa q pensei
Aiiii eu já assistir muito bom , eu achava que ainda ia ter mais episódios 🤔
Quando ele descobriu que o mundo tava acabando ficou feliz kkkkk
@@giyutomioka2562 sim kkkkkk
Um dos melhores vídeos que eu já assisti na vida acerca desse assunto! E não só sobre saúde mental, mas principalmente por toda consequência dessa cultura de trabalho doentia enraizada na sociedade, que no Japão é levada ao extremo. É bizarro imaginar que os principais problemas se tratando de saúde no Japão, o seguro não cobre. Aliás, perfeitas observações no 23:11. Não conheço bem o Japão, mas posso falar pelos EUA, é um sério problema por lá. Essa normatividade doentia enche o bolso de muita gente, eles não estão preocupados com a cura, querem deixar você lá o máximo de tempo possível e te tratar como uma aberração incurável, sempre com pretextos idiotas como "risco à sociedade", "risco à própria vida" e afins. Enfim, incrível como certas sociedades podem ser extremamente evoluídas em alguns aspectos, mas em outros são basicamente medievais. O que é no mínimo irônico vindo de lugares que se consideram superiores moralmente/culturalmente...
Você é ótima!!! Incrível, seu vídeo é muito enriquecedor! Não te vejo com nenhum problema... Parabéns pela aula cultural japonesa!
Excelente vídeo, Priscila! Em certos momentos cheguei a me emocionar com as chocantes diferenças profissionais e humanas das duas culturas (japonesa e brasileira). Obrigado! Excelente dicção e vocabulário!
Prizza, eu estou simplesmente viciada nos seus vídeos khkhj, é muito bizarro acreditar que essa situação da saúde mental é assim. Se puder falar mais sobre suas experiências e histórias morando (sozinha né?) aí no Japão, adoro esse seus vídeos falando com a gente e passeando pelas ruas. Beijos
Prizza, fala sobre as imobiliárias no Japão que alugam apartamento para estrangeiros em Tóquio, por favor.
Estou querendo ir para tokyo, e queria saber qual as imobiliárias que alugam para estrangeiros.
Bjs
Tem um vídeo dela que fala sobre aluguel para estrangeiros.
JAPÃO FÉ FORÇA CORAGEM AMOR SAÚDE ALEGRIA FELICIDADE PAZ SEMPRE
PRIZZA MUITO BOM SEU VÍDEO AMO O JAPÃO A CULTURA JAPONESA É LINDA AMEI TE VER REPORTAGEM 10 ASSUNTO IMPORTATE PARABÉNS.
Japão amor ?? Sabe quem eles apoiaram na 2 guerra???
prizza, você tá dando AULAS sobre o Japão de coisas tão detalhadas que em quase nenhum lugar no youtube vc vê, como sempre arrasando nos vídeos 🤩
Tenho TDAH e me identifico muito contigo, é de chorar, mas o lado bom de ter a memoria bagunçada é esquecer as cosias ruins também hehe
O problema é na hr de dormir que volta e meia elas reaparecem
SS@@marcosotavio7241
hahahaha vdd as pessoas ficam sem entender o por que eu nao carrego ofensas e nem maguas, mal elas sabem que esqueço isso facio facio ksksk e me comporto como se nunca tivesse ocorrido ksks
@@alexazevedocosta2994KKKKKKK é essa vibe mesmo.
"Lembra de fulana que falou mal de ti?"
"Quem?"
Acredito que tenha sido o vídeo mais bacana, falando sobre a cultura do Japão sobre isso que eu vi ! Parabéns 😊
Parabéns pelo canal! Eu e minha esposa estamos vendo os vídeos e estamos pasmos com essas situações! Que bom que vc está aí para poder ajudar jovens que estão sofrendo com isso! Você tem muito potencial, força e foco! 👏🏻👏🏻👏🏻
quero mais videos como esse de você passeando pelas ruas do Japão :)
Menina, vc é top! Abriu mais minha mente sobre o Japão. Gostei demais deste video. As explicações claras e cirúrgicas foram uma verdadeira mega aula sobre o assunto! Parabéns! E obrigado!
Eu amo a Priza, cara. Inteligente, sensata, informada e linda! Além disso ainda compartilha informação coerente pá nois ❤
Menina! Você é muito corajosa ao se expor as you are!
Tudo que você explica é a pura verdade e acrescento mais, esse povo é dominado pelo medo!
Medo de perder todos os bens materiais num terremoto, medo de ter câncer (Aji no moto, gan no moto ), medo de não agradar, medo da opinião e julgamento alheio.
O medo aprisiona mas a pior forma de domínio vem da ignorância, da falta de conhecimento.
Essa cultura continua isolada e com muita dificuldade de comunicação, você percebe a dificuldade dos japoneses conversarem em inglês.
Eu acho katakana uma escrita inútil que só dificulta.
A título de informação, por mais que você deteste o trabalho, é realmente difícil trocar de emprego mantendo o mesmo padrão. O taishokukin, especie de FGTS, vai acumulando conforme seus anos na mesma empresa.
Se for demitido ou pedir demissão é uma perda significativa.
Eu sempre vejo vídeos da Prizza é de outros RUclipsrs para saber mais sobre o Japão.. porque é um país que eu gosto bastante. Mas, eu sei que nem tudo é flores então é sempre bom quando a prizza fala as coisas ruins e boas.. Deu pra perceber que a Prizza não estava muito bem falando sobre.. Um pouco triste sabe? Bem, eu te desejo tudo de bom Prizza! Eu realmente gosto de assistir você Prizza.❤
Obrigada, Pri! Confesso que não achei que você faria um vídeo assim. Não, por você não ser capaz, mas pela temática geral dos vídeos que mostra modo de viver+ good vibes e porque este é um tema muito delicado. Mas, você fez um ótimo resumo, coberto de empatia e boa vontade como você sempre tem. E, o fato de você ter TDAH não me parece mas do um detalhe, pois você desempenha muito bem o seu papel de RUclipsr, mostrando como é a vida em outro país, como funcionam as coisas e tudo mais. E, por você ter todo um cuidado com as palavras, imagino que seja um ótimo ser humano. Você me traz luz! Por mais pessoas como você no mundo! 🙂
Prizza! Eu também tenho TDAH e meu marido pretende ir para o Japão, morro de medo de não dar certo no trabalho por conta disso, antes de ser diagnosticada sofria muito por fazer as coisas "diferentes" dos meus colegas de trabalho. Se você puder um dia contar mais sobre como você lida com isso e como funciona o tratamento aí, agradeço
nao se preocupa os trabalhos sao repetitivos vc faz cem vezes a mesma coisa kkk nao se preocupa
@@yasurriroyamada2431 kkkk obrigada, as vezes bate uma preocupação
@@yasurriroyamada2431 Perdão, mas não é justamente esse uns dos maiores problemas de quem tem TDAH ? Realizar trabalhos monótonos, sem desafios e repetitivos?
Eu tenho aqui na Alemanha e sofro muito. Os alemaes nao sao tao extremos mas acho bem parecidos com os japoneses. Hierarquia muito forte, abuso de poder, robozinhos perfeccionstas, e aqui ainda tem algo que acho pior que é que os alemaes sao bem diretos e podem ser bem grossos e em todo trabalho que tive gritam comigo. No japao eles ainda nao sao tao diretos e nem de ser tao grossos assim
Eu tenho aqui na Alemanha e sofro muito. Os alemaes nao sao tao extremos mas acho bem parecidos com os japoneses. Hierarquia muito forte, abuso de poder, robozinhos perfeccionstas, e aqui ainda tem algo que acho pior que é que os alemaes sao bem diretos e podem ser bem grossos e em todo trabalho que tive gritam comigo. No japao eles ainda nao sao tao diretos e nem de ser tao grossos assim
Melhor relato que já vi...mesmo já ouvindo muita coisa vi agora com muito mais profundidade
Realmente é um assunto triste e pesado ! Mas vc é muito talentosa , inteligente e muito espontânea ...DEUS TE ABENÇÕE !! ❤❤❤
Adoro esses vídeos quando você conversa sobre um tema enquanto dá um passeio ❤ E essa parte final aí do English Café, cê tem vídeo sobre? Fiquei curiosa. Seria bem legal tu mostrar um e contar sua experiência.
Ela fala mais sobre o English Café em um dos vídeos sobre stalkers que ela fez :D
@@renang.6326 Aah vou assistir! Obg!
amei o vídeo, sou psicóloga e é muito bom ouvir pessoas falando cada vez mais sobre saúde mental, só discordo um pouco sobre o quanto a saúde mental é "falada" no Brasil dentro e fora da net, creio que seja um dos países que mais se fala sobre questões mentais... em Portugal pelo incrível que pareça é um grande tabu parecendo com teu relato do Japão, é como se não existisse problemas de saúde mental, é tido como "besteira"... foi um choque pra mim quando me mudei pra Portugal.
Gostei muito da temática do video e a maneira que você abordou, sou psicóloga e gosto muito de estudar sobre as questões culturais em saude mental. Aqui no Brasil estamos começando a perceber as pessoas mais abertas a falar e procurar ajuda. Infelizmente faltam políticas públicas.
Obrigado pelo seu vídeo, ele é muito esclarecedor. Fiquei sabendo um pouco mais sobre esse País chamado Japão, que tanto admiramos. A cultura é diferente, o jeito de ser de sua gente é muito diferente do nosso. Eles priorizam o trabalho porém tudo em excesso nos faz mal. Tenha uma boa estadia por ai e se cuide. Somos realmente privilegiados por sermos brasileiros...!!!🙂
amo os vídeos da prizza pq ela faz questão de mostrar a realidade do japão q muitos apagam. poucas pessoas sabem explicar tão bem, isso acaba nos fazendo acreditar numa ideia controvérsia. obrigada pelos vídeos informativos sobre o japão pri
Culturas países diferentes ! Sou Tiozão não sou mais garoto comecei á fazer terapia essa ano (Queria ter começado antes mas a grana está curta) e esta sendo um dos melhores investimento da minha vida - hoje me entendo e me compreendo mais e as outras pessoas isso que estou no começo da terapia em torno de 6/7 meses - sinto que as poucos meus hábitos meu comportamento esta mudando. Agora sou honesto terapia - É para todos ? Não sei ? Pois é um processo desafiador - você passa por uma desconstrução muito grande (Na minha terapia - não é "fácil" muitas vezes é "terror e pânico") em que sentido estou falando isso ? Você conhecer, aceitar sua personalidade , ver suas habilidades ver seus "desafios" - não é algo simples e fácil. Isso muda de pessoa para pessoa cada personalidade é um "universo" diferente. Meu conselho é se você tem vontade de fazer terapia - Faça ! Mas vá de coração e mente aberta e saiba que é um processo (Leva tempo) e muitas vezes muitas mesmo é desafiador. Claro procure um profissional muito qualificado. Excelente vídeo.
Ótimo trabalho minha filha, amei a forma que vc explica tudo! Parabéns!
Parabéns garota, expôs muitas coisas que muitas pessoas não sabiam, inclusive eu. A sociedade japonesa é sempre colocada como exemplo mas, tem muitos problemas como qualquer outra. Apesar de falar rápido, se expressa muito bem. Vá em frente que o future espera.
no meu trabalho, eu sempre terminava o serviço mais cedo que as outras meninas. por causa disso, teve um dia que saímos 12:00 (o horário de saída era às 16), elas ficaram bem nervosas comigo.
teve uma vez que eu tinha terminado meu trabalho na empresa, e fiquei parada. estava desvivida de cansaço, não aguentava mais ficar de pé. a funcionária registrada de lá simplesmente chegou em mim e falou “vai lá nos fundos buscar uma vassoura pra você varrer o chão”.
até hoje essa situação me dói na alma.
elas viam que eu tinha acabado de finalizar o trabalho e ficavam cochichando entre si e me olhando de longe.
isso no brasil, imagine lá fora.
É fora kkkk
Bornut
Por isso que tem que enrolar
Ótimo vídeo Prizza. Vc tem uma excelente dicção garota. Talvez seja o melhor vídeo que já produziu. Passou as informações de forma objetiva e responsável. Espero que as próximas gerações não sofram tanto com essa obsessão e culto ao trabalho para o bem do próprio Japão. Se cuida viu. Paz e Saúde pra ti.
prizza, estava estudando sobre o Japão pq vou ter uma prova que vai cair sobre, e lembrei desse vídeo, muitas coisas que vc falou aí, meu professor falou também, e eu logicamente estava com uma ótima moral, pq sabia boa parte da história do Japão, por conta do seu vídeo!!!, continua fazendo esse tipo de vídeo, me ajudou muito na escola. Voce vai longeeee!!!❤❤❤❤
Parabéns pelo vídeo, falou sobre assuntos pesados e até desconhecidos para muita gente que pensa em migrar. Dependendo do ponto de vista o Brasil ainda é um bom lugar para viver.
Já fui ao Japão e tive a oportunidade de experimentar um pouco do dia-a-dia, tal como tenho amigos queridos morando por aí. Falando como uma pessoa que já teve a experiência de morar fora, é preciso pesar com muita calma, sabedoria e precisão de futuro a balança de todas as coisas: Qualidade de vida (vida profissional E pessoal).
Fiz um turismo mais filosófico, passando um tempo em Nara. É um país maravilhoso, mas por mais que tivesse oportunidade, minha balança pesa mais em outras coisas e não escolheria morar em terras nipônicas. Muito bonito para visitar, parar morar não creio :)
Vc é um exemplo p os jovens brasileiros ! Gosto do seu jeito de mostrar a sociedade e o povo e sua cultura japonesa! Vcé uma vitoriosa ! Parabéns 🍾🎉🎈
Parabéns , muito madura sua visão, obrigado por compartilhar e parabéns pela iniciativa.
Pleeease. Fala da cultura do estupro no Japão. Nesse vídeo você falou que os Japoneses geralmente ignoram coisas que são incovenientes de lidar. Já ouvi falar que no Japão a taxa de estupro que as mulheres não reportam é gigantesca. Estou adorando acompanhar os vídeos aqui s2
O motivo é simples. No Japão pra você denunciar alguém é necessário ter provas concretas. Como pra qualquer outro crime.
Que horror... Não sabia que o Japão tava tão ruim desse jeito...
@@isabellafrancine2729 Sempre Foi Brasileiros vivem no mundo da Disney
Como disseram, o problema é que nao da em nada, a lei sobre isso é mt 'torta' pra algo ser considerado realmente estupro precisa ser algo muito extremo e com muitas provas etc... infelizmente por conta disso, maioria das vitimas nem denunciar vão, pois não da em nada.
Recentemente as leis contra e$tupr0 no Japão foram reformuladas (antes a definição era de relação forçada, agora definiram como relação não consensual, em linha do conceito difundido em outros países. Mas ainda assim, esse tema praticamente não é abordado na sociedade, sem contar que a própria indústria de entretenimento do Japão acaba incentivando a sexualização de crianças e adolescentes.
Caramba! Meu Brasil tem um bilhão de problemas, mas viva meu Brasil com todos políticos corruptos crimes racismo e tudo o mais, Brasil e Brasileiros são super singulares e leves na caminhada. Valeu princesa. Quanta leveza ao falar de um pais tão complexo. Não da pra confiar na mídia aberta, pois ela só mostra um filme bonito e bem editado.
Vc só pode estar de ironia... Brasil é um lixo começando pela população
Crimes de racismo? Qual a cor da maioria dos criminosos? É tudo branco do olho azul ?
Só doido, gosta desse hospício aqui. Som alto, criminoso, drogado, gente folgada, corrupção, pobreza, só coisa ruim.
@@thomasturbando9320Então vai pro Japão,lá deve ser melhor pra vc
@@neideanjos5990 Se tivesse condições já teria ido. E futuramente vou ter, bastar correr atrás 😘
Tem países melhor que o Japão, brasileiro se contenta em viver na pobreza e acha ruim quando criticam o makakil, hahah
Engraçado que ja vi varios vídeos falando sobre essas florestas, principalmente a Aokigahara, no monte Fuji, e essas matérias sempre dão uma conotação de algo sinistro, misterioso ou sobrenatural, como se ate mesmo algo do outro mundo atraísse as pessoas. Primeiro vídeo que realmente me fez entender que nao ha nada de misterioso nessas florestas. 👏👏👏
Parabéns pelo vídeo. Foi bem explicado e vc é adorável. Continue forte. ❤