Isaiah Berlin e Bernard Williams: pluralismo e humanismo, com Eduardo Wolf
HTML-код
- Опубликовано: 28 окт 2024
- Em que consiste o bem humano? Há um propósito último que orienta e organiza todas as ações humanas? Será possível obter uma - e tão somente uma única - resposta a estas questões? Durante muitos milênios, a religião, a filosofia e política e a ciência julgaram que seria possível dar uma resposta positiva e cabal a todas estas perguntas: seria possível determinar o que era o bem humano, o propósito último de nossas vidas, tudo isso por meio de doutrinas completas - a filosofia dos gregos antigos ou a de Kant, a religião revelada, a esperança política na ideologia do momento, pouco importa. Após tanto tempo de crença em tais possibilidades, contudo, o século XX testemunhou um caminho oposto: a crença no fim da filosofia, de sua capacidade viva e transformadora. Foi neste contexto que obra de dois filósofos alteraram tal panorama mental, introduzindo em nossa dieta intelectual os ingredientes do pluralismo de valores e resgatando a dimensão humanística da filosofia: Isaiah Berlin e Bernard Williams.
Eduardo Wolf é professor de Filosofia Antiga da Universidade de Brasília (UnB), professor do Programa de Pós-Graduação em Metafísica da UnB e pesquisador da Cátedra Archai-Unesco de Filosofia, além de membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga da Universidade de São Paulo (USP). Editor-associado da revista Acadêmica Archai, editada pela Universidade de Coimbra e pela Universidade de Brasília, é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, tendo sido pesquisador visitante na Universidade Ca’Foscari (Veneza, Itália). Foi curador-assistente e editor de conteúdo do Fronteiras do Pensamento, crítico de livros da revista Veja e fundador da plataforma digital multimídia Estado da Arte, publicada no site do jornal O Estado de S. Paulo, tendo sido, ainda, colunista do jornal Zero Hora e colaborador de diversas outras publicações. Foi professor e pesquisador do Laboratório de Política, Comportamento Mídia (LABÔ) na PUC-SP (2019-2020) e Secretário Adjunto de Cultura de Porto Alegre (2017). Editou, entre outros, os volumes Pensar a Filosofia e Pensar o Contemporâneo, lançados pela Arquipélago Editorial. Traduziu os ensaios de T. S. Eliot (Notas para uma Definição de Cultura e A Ideia de uma Sociedade Cristã e Outros Ensaios - É Realizações) e diversos títulos de filosofia (A Filosofia Antes de Sócrates, de Richard Mckirahan (Editora Paulus), A invenção da Filosofia, de Néstor-Cordero (Editora Odysseus).
Palestra do módulo Filosofia: sua história, nossa vida, de Eduardo Wolf
A história dos 20 anos do Café Filosófico CPFL, celebrada em 2023, traz a marca da filosofia em seu DNA, não apenas em seu nome. Não é um simples acidente que este projeto, dos mais longevos e importantes do cenário cultural brasileiro, traga em seu nome filosófico, justamente. Além de resgatar e revitalizar a tradição do livre e informado debate de ideias, da reflexão crítica e arejada -- sempre combinada com o formato informal, descontraído e agradável da boa conversação --, o projeto da CPFL reuniu alguns dos principais nomes do cenário filosófico brasileiro.
Para comemorar esta tradição, revisitando-a nestes seus 20 anos, propõe-se um Café Filosófico CPFL especial dedicado à relação de alguns dos grandes clássicos do pensamento filosófico com a História e com a Vida: de que maneira as imorredouras lições da filosofia se renovam, se transformam, se transmutam em novos e radicais questionamentos? O que permanece da perplexidade originária das primeiras indagações? Que novas perplexidades nos sustentam na trilha do pensamento?
Por meio de tais reflexões, a Filosofia e sua história tocam a própria vida vivida por cada um de nós, e em cada um dos quatro encontros que compõem o presente ciclo, realizaremos um mergulho em grandes temas e problemas - clássicos e contemporâneos - que mobilizam nossas existências e nos lançam nesta grande conversação ininterrupta das ideias maiúsculas.
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes da TV Cultura!
Facebook: / tvcultura
Twitter: / tvcultura
Instagram: / tvcultura
Site: tvcultura.com.br/
Siga o Instituto CPFL
Facebook: / institutocpfl
Twitter: / cafe_filosofico
Site: www.institutocp...