sou gerente de produção de uma indústria de móveis planejados e sob medida e vou mostrar esse vídeo para o meu marceneiro mais experiente que vive teimando que parafuso é tudo "igual" na montagem! Kkkkkk
@@wprojetados5762 Está errado na mesma medida que esse vídeo apresenta. Se você não se convenceu, assista de novo. Parafuso NÃO é tudo igual, e um marceneiro "experiente" jamais poderia dizer uma asneira dessas.
Amigo, quando a gente usa parafuso com rosca total (esse é o nome técnico) temos que manter as peças firmemente encostadas uma na outra. Fazendo assim, dará tudo certo. Deixe seu funcionário em paz…
A famosa dica que ninguém liga, até perceber que realmente funciona e que é o jeito certo de trabalhar. Como dizia meu pai, nada melhor que trabalhar com a ferramenta correta. Parabéns pelo vídeo, pela dica e pelo bom humor. 👍
Caro Gerson, o pior é que muitas pessoas "se recusa a trabalhar de forma correta. Vou citar aqui um exemplo: Para que o reboco fique alinhado, no prumo e bastante liso, é preciso. 1 - Colocar mestras para que fique no prumo 2 - Alinhar as mestras com outras necessárias a execução do serviço, isso com auxilio de uma linha de pedreiro. 3 - peneirar a areia para o reboco, para retirar as impurezas. Observações: 1 - Bom seria que as paredes fossem "chapiscadas", ai o reboco "teria maior aderência na fixação. 2 - O enchimento do reboco entre as mestras, somente apos a massa das mestras "secar", e que não viesse a danificar assim que fosse "sarrifar o reboco", e a régua, nesse caso, "deveria trabalhar apenas na posição horizontal". Tenho um familiar que "SE RECUSA A TRABALHAR DE FORMA CORRETA", resultado, "ORA O REBOCO FICA GROSSO DEMAIS, ORA FINO, E TOTALMENTE DESLEVADA A PAREDE, ORA EMBARRIGADA, ORA AFUNDADA", e o resultado disso, "GASTO EXCESSIVO DE MASSA CORRIDA" e mesmo assim, "NÃO SE CONSEGUE CORRIGIR TODAS AS IMPERFEIÇÕES". O cidadão veio para a reforma da minha casa, "NA CONDIÇÃO DE AUXILIAR", e ele, terminou se irritando, isso porque "O TRABALHO QUE DELEGUEI ELE FAZER, ESTAVA FAZENDO ERRADO, E EU TIVE QUE REFAZER", não conhecia essas "DEFICIENCIAS TECNICAS" deles. Chamei para "EXECUTAR A REFORMA DE MINHA CASA" e eu é que, "TERMINEI EXECUTANDO" O alicerce seria "ferragem armada" ele disse que "não sabia fazer" e só trabalhava com alicerce de pedra, "eu disse que, "IRIA ENSINAR ELE A FAZER AS FERRAGENS E EXECUTAR O SERVIÇO", pasme, "ELE SE RECUSOU EM APRENDER", tambem se "recusou" a tiras as mestras para execução de reboco, hoje "faz" porém, "TOTALMENTE DE FORMA INCORRETA", bem como a execução do reboco, "ELE COLOCA A MESTRA, FAZ O ENCHIMENTO AO MESMO TEMPO, E PASSA A REGUA EM DIVERSAS POSIÇÕES, ORA NA HORIZONTAL, VERTICAL E DIAGONAL" e assim, tome-lhe "barriga e afunfamento (meia lua)". Eu não trabalho na mesma obra com ele, e se trabalhar, ""EVITO O MÁXIMO PASSAR PELO LOCAL ONDE ELE EXECUTA O TRABALHO DELE" isso porque, "eu sei que ele está executando o serviço de forma errada" e o pior, "ELE SE IRRITA FACILMENTE" em só alguma pessoa olhar o trabalho que ele está fazendo. Eu sou eletricista, e deixava as caixinhas para tomadas e interruptores para ele "NIVELAR" quando fosse fazer o reboco e ele fazia um verdadeira "ABERRACAO", ora as caixinhas "SALIENTES" do reboco, "ORA AFUNDADA". Agora mando ele fazer o reboco, e eu mesmo colocar as caixinhas. E aí, o que vocês acham?
Aos 47 anos, depois de eu ter montado e desmontado inumeros moveis, construido 2 casas, ajudado um sem número de pessoas em suas mudanças, finalmente eu aprendi a parafusar, kkkkk obrigado
Muito informativo este vídeo,não trabalho na aérea de marcenaria,mas gosto de fazer alguns trabalhos em casa nas horas vagas,sempre percebi estas diferenças nos parafusos e sempre me perguntava o porquê,agora já sei,valeu
Realmente parafusos nao sao todos iguais. Mas é possível trabalhar com os dois usando a mesma broca só da um pouco mais se trabalho. O problema maior do video de exemplo nao é o tipo de parafuso mas sim começar apertar o parafuso sem as peças estarem bem apoiadas uma na outra, ou seja, com folga. Isso se resolve apertarndo e depois voltando o parafuso um pouco para as peças se ajustarem. Da trabalho. Mas é mais rápido que furar duas vezes. Gosto muito de usar esse parafuso sem pescoço. Ótima dica mesmo assim.
Sou Marceneiro e quando vou montar uma peça eu uso parafuso 0.4x40 na maioria das vezes e uso uma broca de 3mm com escareador, no seu exemplo a peça fica afastada uma da outra, no meu caso quando vou fazer a montagem apoio uma peça sobre a outra, faço a furação com a broca e parafuso direto, e quando a peça fica encostada não sofre essa resistência, na verdade fica até mais firme, pois as 2 peças ficam travadas na rosca, dei um exemplo com mdf, na madeira faço dessa mesma forma e nunca tive dificuldade, essa parte do pescoço do parafuso maior e menor eu não sabia que era pra essa finalidade, 25 anos de marcenaria e continuo aprendendo. Ótimo vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🤘🏼
Olá Almir! Muito obrigado pelo relato... nossa intenção aqui é sempre somar... isso é muito útil para todos e aqui desse lado também estamos sempre aprendendo em leituras tanto de livros quanto de comentários como o seu. Um grande abraço!
Também faço desta forma algumas vezes, mas o ideal é prensar uma peça contra a outra, quando isso não acontece a junção perfeita é mais difícil principalmente em madeiras mais duras. Fazer o tal "furo passante" é um saco e cai a produtividade de que vive profissionalmente do ofício 😅 abraço e obrigado pela dica
Essa situação depende muito da ferramenta. Eu por exemplo possuo um parafusadeira Bosch GS14 que tanto parafuso com pescoço ou sem, ela tem tm torq muito alto e empurra tranquilamente. Mas a dica é ótima. Parabéns. Sempre devemos fazer o pré furo para não racharmos a madeira.
Já tive essa dificuldade usando parafusos de tosca integral de inox em móveis para jardim. Tive que retirar e ficar novamente apertando muito as peças entre si e dava um trabalhão. Essa dica de furar a peca ancorada com espessura externa da rosca poupa muito trabalho e eventuais folgas entre as peças!!! Muito obrigado pelo vídeo!
Pois é, você experimentou justamente o que procuramos demonstrar nesse vídeo e percebeu os problemas que podem acarretar se não for feito um parafusamento correto. Obrigado por assistir e comentar. Grande abraço!
Só faltou explicar como se compra, tipo a nomenclatura com a indicação do que é cada coisa, espaço com rosca, espaço sem rosca, comprimento, espessura. Mas já é de grande valia a informação passada
Nossa! Que dica legal!! Eu tenho os dois tipos de parafusos na minha caixa de parafusos e nunca os usei com conciência para o que serviam, apenas precisava de um parafuso de tal medida e comprava, valeu mesmo!!!
@@canalempoeirados Um detalhe que esqueci de comentar, não moro no Brasil, vivo no Japão e nos Home Center daqui esses parafusos têm diferença de preço, não estava lembrando do porque eu não comprava o mesmo tipo de parafuso sendo que existiam os mesmos tamanhos para os dois tipos de parafusos, um outro detalhe este de pescoço, se vende em pacotes e caixas, enquanto o de rosca total não, só em pacotinhos. E existem zincados, brozeados e pintados de várias cores. Valeu mesmo aprendi uma coisa nova!!! Hoje vou abrir minha caixa de parafusos e vou separar os tipos.
Amigos, levem o parafuso até o fim. Se subir a primeira madeira, você retorna um pouco o parafuso até escostar as duas. Reaperte e pronto, tá firme. Eu me preocuparia com pasafusamento de topo, no sentido das veias do pinus. Se a cola não for boa, vai bambear. Muito bom o vídeo de vcs. Parabéns
Olá! A gente fez isso no vídeo para forçar o efeito e mostrar que se não fizer o furo passante, o parafuso não consegue prender direito. E também para mostrar que se fizer o furo passante, mesmo que não encoste a madeira, o próprio parafuso fará esse trabalho. Sobre o parafusamento de topo, já fizemos um vídeo sobre esse assunto também. Se puder assistir, clique no link a seguir: ruclips.net/video/iGKdNjLwYOs/видео.html Obrigado pelo comentário e abraço!
"Pronto, tá firme" é controverso. "Pronto, tá unido" seria mais adequado. Pelo seu método, o parafuso não estará exercendo pressão, apenas unindo duas partes.
É por isso que criamos essa comunidade, para que possamos nos ajudar tanto publicando vídeo quanto com o pessoal que comentar por aqui! Já aprendemos muito e seguimos aprendendo sempre!
Gostei do vídeo... parabéns!!! Este parafuso chama chipboard cabeça chata Phillips rosca inteira ou rosca parcial. São parafusos próprio para madeira. E dependendo da madeira não precisa de broca. O próprio parafuso fixa.
O “pescoço” que na verdade se chama fuste é mais espesso para absorver o efeito de corte (esforço transverso) entre as duas peças que se pretende unir. O fuste por não ter rosca é mais espesso do que a parte com rosca ,consequentemente é mais resistente ao esforço transverso. As diferentes espessuras estão comprovaras no vídeo.
@@vilmarj.s9017 quando quebra ao aparafusar está relacionado a qualidade do material. Existem diferentes tipos de aço para parafusos, por exemplo as classes de resistência 4.8, 6.8, 10.9, 12.9, varia consoante a quantidade de carbono existente.
Quantos se dizendo profissionais e falando que os amigos do vídeo estão errados,é questão de lógica em qualquer material a ser apertado a rosca fica em uma peça e a outra fica livre para ser apertada, obrigado pelo video!
Fasso muita coisa em casa ,tenho muitas ferramentas e nunca aprendi sobre esses parafusos pra madeira . Obrigado pela aula . Deus abençoe por ensinar .
Excelente dica. Complementando. Se deixar as duas madeiras juntas, furar e já colocar o parafuso, independente do parafuso ter pescoço ou não, da certo também.
Parabéns pelo vídeo. Quando é necessário unir peças com parafuso rosca total, prendo as peças com grampo e parafuso de uma só vez, funciona perfeitamente.
@@canalempoeirados admiro sua paciência com comentários não inteligentes, o pessoal insiste em ignorar o jeito correto e fazer do jeito difícil, parabéns pela sua paciência 👏
Muito bom seu vídeo. Só adiciona a informação que, se as peças a ser juntadas estiverem perfeitamente alinhadas sem espaços etc., pode-se usar o parafuso com rosca total tranquilamente sem a necessidade de furos com diâmetro diferentes em cada peça.
Olá! Boa dica! Não dá para mudar o vídeo infelizmente, mas nos comentários está cheio de dicas, como essa que falou. Abraço e obrigado pelo comentário!
Aqui na ortopedia aprendemos esse conceito desde o início, ao fazer um túnel liso do diâmetro da rosca do parafuso criamos um parafuso de compressão, ou parafuso de tração. Faz toda a diferença.
Sr Riva, ficou perfeito, gosto de arrumar minhas coisas, sou das que usam os móveis por lonnnnnnnngos anos, não gosto de jogar as coisas fora, a natureza sofre com o descaso, até pra doar, é melhor arrumar antes, as pessoas não merecem porcarias nossas. Tudo tem que ter carinho e é uma terapia 🙌😊👍🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰
Eu nunca tinha visto um vídeo nesse canal. Mas fiquei surpreso com o esmero, carinho e capricho com que vcs fazem os vídeos. Nem gosto de marcenaria, entrei só por curiosidade. Mas, já me inscrevi no canal.
Nós que agradecemos seu comentário! Seja sempre bem vindo ao canal. Abraço!
2 года назад+6
É uma observação interessante, porém sou fã do parafuso sem pescoço. Começo rosquear na peça a ser parafusada desde o começo. É que no meu caso, trabalho com MDF ou Mdp. Especialmente pra unir duas peças destes materiais , fica mais frágil. Parabéns pelo canal e vídeo
Não sei se o que faço é correto , quando acontece isso com parafuso de rosca até em cima , eu destravo um pouco o parafuso e quando cola uma peça na outra eu reaperto novamente
Olá! A melhor técnica é realmente fazer o furo passante para que o parafuso consiga travar uma peça na outra. Desse jeito que está fazendo, fica uma fixação que pode dar espaço para folga. Experimente para ver o que acha! Abraço e obrigado pelo comentário!
Isso funciona, mas não fica tão forte quanto da maneira correta, pois tem menos força puxando uma peça com a outra, e sabemos que pra colagens pressão é importante.
Perfeito! Já vi muitas dicas de parafusamentos, já vi muitos vídeos mais nunca tinha visto isso e continuava tendo esse problema, show de bola! Vlu amigos
Sou "hobysta" caseiro e faço de tudo em casa. Recém terminei 2 armários com portas para brinquedo. Aprendi isso agora. Parabens. Vai ajudar muito. Inscrito. Obrigado.
Maravilhosa explicação. Sou novato nessa área e vocês sanaram uma dúvida com perfeição. Explicação e vídeo super didáticos. Parabéns e muito obrigado!!
SHOW DE BOOOOLA!!! Estou tendo verdadeiras aulas com vcs e estou amando os vídeos! Parabéns e obrigada por compartilhar esses valiosíssimos conhecimentos. Gratidão é a palavra! ;-) Obs: comprei hoje o livro sobre Madeiras indicado por vcs, saiu no nome de uma amiga que vai viajar para o Brasil (Elizabeth Teixeira Ramos), eu moro em Portugal ;-) valeu!
Excelente dica! Me ficou a curiosidade: por que os fabricantes fazem os dois modelos de parafuso? Existe alguma aplicação específica para um deles, que obrigatoriamente exclua o outro?
Olá! Realmente é uma boa pergunta e vai dar muita margem para discussão... mas ambos servem para o mesmo tipo de serviço. Com a rosca total, tem que fazer o pré-furo, com a rosca parcial, faz apenas um furo, como mostramos no vídeo. Abraço!
Muito obrigado por este ótimo vídeo! Fico somente com uma pergunta. Faz diferença em relação à firmeza dessa junção, se o parafuso tem o pescoço ou se for de rosca inteira? Posso estar errado, mas dá a impressão de que a área do pescoço fica solta, dependendo da pressão do parafuso na ancoragem.
Olá Pedro! Acho que agora estou entendendo a preocupação do pessoal: está perguntando se a peça viraria como uma dobradiça, né? Bom, vamos lá: como o parafuso será ancorado firmemente, isso não acontece, pois a fricção das madeiras é alta. Supondo que o parafuso esteja bem apertado, é claro. Por outro lado, usando o parafuso de rosca, se fizer o esforço de tentar virar a peça, ele vai soltar da ancoragem, virando não somente a peça como também o parafuso. Então, se apertar bem, não fica solta não. Abraço!
Como são dois parafusos não vai virar de jeito nenhum. Mas se fosse só um e apertasse bem apertado, é muito improvável que daria algum problema também, já que a fricção das madeiras é alta
Na minha opinião as madeiras só ficaram separadas porque não juntou ambas no momento de parafusar para da firmeza e a união necessária e ficando até mais firme pois o parafuso vai está preso nas duas partes... Mas é uma dica muito boa em casos que realmente tem necessidade...
Sempre procuro comprar parafusos importados, pois via de regra, veem com ~50% de rosca. (Kreg por exemplo). No Brasil, normalmente, para se conseguir um parafuso com um pescoço de comprimento funcional (20~25mm), o parafuso acaba tendo que ser muito longo, que além de inconveniente, acaba sendo desnecessário.
Algumas correções: 1) Os dois parafusos mostrados tem pescoço, os de rosca integral são integrais mesmo... a rosca vai até a raiz da cabeça. 2) Brocas com diâmetro igual ao diâmetro do fundo da rosca só para madeiras moles.... podendo até ser de diâmetro menor que vai.... para madeiras duras como ipê, parafusos clipboard ou quebram ou espana o philips da cabeça. Parafusos não precisam de atracação extremamente pesada para serem eficientes, ainda mais se consorciados com colagem. 3) A especificação correta de parafusos envolve informações Material Tipo de acabamento (zincado, cromado, bicromatizado etc) Tipo de cabeça Tipo de rosca Rosca Integral ou parcial Comprimento Diâmetro Na minha experiência profissional parafusos são o item que mais dá erro na compra por conta da passagem incompleta de informação de quem precisa para quem vai comprar... quando rola essa passagem de tarefa.
Aí sim! Obrigado pela complementação ao assunto do vídeo! Informações assim são excelentes para aqueles que estão pesquisando e aprendendo. Grande abraço!
@@canalempoeirados 😂😂😂Ainda esqueci um item importante na especificação de parafuso.... tipi de fenda> Philips, fenda reta, allen, Pozidriv, Torx.... e por ai va
Madeira mole ou dura define o tipo de parafuso. Qto maior o parafuso, mais perto do diâmetro externo dele tem q ser a broca, para o caso de madeiras duras. Quebra mesmo!! Mesmo os com a cabeça sextavada. E, não esquecer o principal: qto mais ele aquece, mais perto de quebrar ele está. Põe o dedo, tá quente? Para tudo, nem tira, deixa esfriar. Ele vai quebrar os espananar a cabeça.
Desculpe minha ignorância, mas a rosca do parafuso nunca fica "firmando" na peça ancorada, salvo pela cabeça, isso não torna mais fraca a conexão? Eu juntaria bem as duas partes antes, colocaria o parafuso de rosca inteira só quando estivesse bem unidas.
3:05 nada disso acontece, se não deixar esse espaço, ou seja não trespassar o parafuso da peça a ser ancorada. Na hora de perfurar foram alinhadas as peças, na hora de parafusar é só alinhar também!
Você não está errado, mas é preciso levar em conta que você fica dependente da pressão que der entre as peças durante o parafusamento. Se o parafuso não tiver o pescoço liso, por mais que você aperte nunca vai fazer o mesmo pressionar as peças uma contra a outra, pois o mesmo passo que a rosca der em cima vai dar embaixo. Para tarefas repetitivas faz muita diferença não ter que manter as peças unidas e pressionadas uma contra a outra para que haja aperto. Evita esforço desnecessário. Quem tem que fazer esforço é o parafuso.
Exatamente isso! No video mostra um jeito tosco pois ao furar na mesma medida, a madeira de cima está presa apenas pela cabeça, então ficou fraco, ficou serviço porco.
Esqueceu de mencionar um dos principais efeitos que essa técnica produz dependendo do tipo de madeira que estiver trabalhando, evitar que a peça de madeira rache como aconteceu no vídeo.
+1 Insceiro! Excelente explicação, muito obrigado! Faço muito esse processo quando utilizo parafuso com bucha, ainda deixo a bucha um pouco detro da madeira. Mas fora isso eu sempre uso broca 3mm com escareador e parafuso 4.0x40, a parafusadeira da DeWalt que lute 😅
Didática excelente que vs tem. Ganhou mais um inscrito e ainda vou indicar o canal pra outros. Sempre soube que se existe um parafuso diferente tem um motivo, agora entendi o pq.
Olá! Já temos uns dois vídeos sobre isso aqui mesmo no nosso canal. O mais antigo (de quando eu tinha cabelo) é ruclips.net/video/EVzFJW1LoXI/видео.html e tem o mais recente quando meu cabelo começou a cair ruclips.net/video/EVzFJW1LoXI/видео.html Veja l[a e grande abraço!
Olá Passei muito tempo só comprando parafusos em várias empresas , era compradora, e claro que sempre procurei aprender para que servia cada peça etc comprada kkkk mas esse do pescoço ou sem foi super legal. Obrigada
Excelente vídeo. Já fazia isso, mas sem saber ao certo o porquê. A diferença é que uso a mesma broca em movimento de vai e vem para alargar a parte da madeira onde ficaria o pescoço.
Muito bom! As pessoas acham que comprar parafuso é fácil. Sempre digo que é uma das coisas mais complexas em manutenção e reparo. O pior é depois o cara reclamando que a ferramenta é ruim. Quando na realidade usa a mesma ponta para tudo.
sou gerente de produção de uma indústria de móveis planejados e sob medida e vou mostrar esse vídeo para o meu marceneiro mais experiente que vive teimando que parafuso é tudo "igual" na montagem! Kkkkkk
Vixi... via arrumar ainda mais confusão... maaaaaassss... força aê! Abraço e obrigado por comentar!
Passe essa vergonha. Pois ele não está muito errado não.
Olha até que no mdf não tem tanto problema porq ele é mais mole, e perigoso o parafuso atravessar a peça se abrir muito
@@wprojetados5762 Está errado na mesma medida que esse vídeo apresenta. Se você não se convenceu, assista de novo. Parafuso NÃO é tudo igual, e um marceneiro "experiente" jamais poderia dizer uma asneira dessas.
Amigo, quando a gente usa parafuso com rosca total (esse é o nome técnico) temos que manter as peças firmemente encostadas uma na outra. Fazendo assim, dará tudo certo. Deixe seu funcionário em paz…
63 anos levei para aprender isso.
Valeu rapaziada!
Saber não ocupa espaço!
🙏
que bom que essa informação lhe foi útil! Abraço!
E eu 50 anos,kkk
No cérebro ocupa espaço sim. Um neurônio a mais hehehej
Acabei de descobrir que parafusei errado, a vida toda. Obrigado.
Nunca é tarde para aprender. Abraço!
A famosa dica que ninguém liga, até perceber que realmente funciona e que é o jeito certo de trabalhar. Como dizia meu pai, nada melhor que trabalhar com a ferramenta correta. Parabéns pelo vídeo, pela dica e pelo bom humor. 👍
Isso é verdade Gerson... algumas dicas ajudam muito o trabalho e essa é uma delas. Obrigado pela audiência e pelo comentário! Abraço!
A fool with a tool is still a fool. Nada melhor do que a ferramenta certa na mão de quem sabe utilizar.
Caro Gerson, o pior é que muitas pessoas "se recusa a trabalhar de forma correta.
Vou citar aqui um exemplo:
Para que o reboco fique alinhado, no prumo e bastante liso, é preciso.
1 - Colocar mestras para que fique no prumo
2 - Alinhar as mestras com outras necessárias a execução do serviço, isso com auxilio de uma linha de pedreiro.
3 - peneirar a areia para o reboco, para retirar as impurezas.
Observações:
1 - Bom seria que as paredes fossem "chapiscadas", ai o reboco "teria maior aderência na fixação.
2 - O enchimento do reboco entre as mestras, somente apos a massa das mestras "secar", e que não viesse a danificar assim que fosse "sarrifar o reboco", e a régua, nesse caso, "deveria trabalhar apenas na posição horizontal".
Tenho um familiar que "SE RECUSA A TRABALHAR DE FORMA CORRETA", resultado, "ORA O REBOCO FICA GROSSO DEMAIS, ORA FINO, E TOTALMENTE DESLEVADA A PAREDE, ORA EMBARRIGADA, ORA AFUNDADA", e o resultado disso, "GASTO EXCESSIVO DE MASSA CORRIDA" e mesmo assim, "NÃO SE CONSEGUE CORRIGIR TODAS AS IMPERFEIÇÕES".
O cidadão veio para a reforma da minha casa, "NA CONDIÇÃO DE AUXILIAR", e ele, terminou se irritando, isso porque "O TRABALHO QUE DELEGUEI ELE FAZER, ESTAVA FAZENDO ERRADO, E EU TIVE QUE REFAZER", não conhecia essas "DEFICIENCIAS TECNICAS" deles.
Chamei para "EXECUTAR A REFORMA DE MINHA CASA" e eu é que, "TERMINEI EXECUTANDO"
O alicerce seria "ferragem armada" ele disse que "não sabia fazer" e só trabalhava com alicerce de pedra, "eu disse que, "IRIA ENSINAR ELE A FAZER AS FERRAGENS E EXECUTAR O SERVIÇO", pasme, "ELE SE RECUSOU EM APRENDER", tambem se "recusou" a tiras as mestras para execução de reboco, hoje "faz" porém, "TOTALMENTE DE FORMA INCORRETA", bem como a execução do reboco, "ELE COLOCA A MESTRA, FAZ O ENCHIMENTO AO MESMO TEMPO, E PASSA A REGUA EM DIVERSAS POSIÇÕES, ORA NA HORIZONTAL, VERTICAL E DIAGONAL" e assim, tome-lhe "barriga e afunfamento (meia lua)".
Eu não trabalho na mesma obra com ele, e se trabalhar, ""EVITO O MÁXIMO PASSAR PELO LOCAL ONDE ELE EXECUTA O TRABALHO DELE" isso porque, "eu sei que ele está executando o serviço de forma errada" e o pior, "ELE SE IRRITA FACILMENTE" em só alguma pessoa olhar o trabalho que ele está fazendo.
Eu sou eletricista, e deixava as caixinhas para tomadas e interruptores para ele "NIVELAR" quando fosse fazer o reboco e ele fazia um verdadeira "ABERRACAO", ora as caixinhas "SALIENTES" do reboco, "ORA AFUNDADA". Agora mando ele fazer o reboco, e eu mesmo colocar as caixinhas.
E aí, o que vocês acham?
A ferramenta faz o homem..
Ninguém fala sobre isso
Aos 47 anos, depois de eu ter montado e desmontado inumeros moveis, construido 2 casas, ajudado um sem número de pessoas em suas mudanças, finalmente eu aprendi a parafusar, kkkkk obrigado
Nunca é tarde para aprender. Obrigado por assistir e comentar! Abraço!
Que incrível, um detalhe que eu nunca tinha me atentado, sou só entusiasta e adorei essa informação, simples porém importante
Show de bola, Cledir. São detalhes que fazem diferença para uma fixação firme. Abraço!
@@canalempoeirados de se
Não faz a menor diferença.
Muito informativo este vídeo,não trabalho na aérea de marcenaria,mas gosto de fazer alguns trabalhos em casa nas horas vagas,sempre percebi estas diferenças nos parafusos e sempre me perguntava o porquê,agora já sei,valeu
@@adaisuares9306❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤😮😮😮 0:27 0:27 0:27 0:28 0:28 0:28 ,xzzddre4444444445t6566777999003😂😂🎉🎉🎉😢😢😅😊😊😢😢😢😮😮😮😮😮😅😅😅😅😅😊😊😊😊😊😊😊
Importante essa diferença. Até para não rachar a madeira.
Pois é Sérgio. Obrigado por comentar e abraço!
Dica muito boa para os robistas,aprendi isso com um vendedor de São Paulo raiz ..
Aí sim, achou um bom vendedor! Obrigado por assistir e comentar! Abraço!
show de bola meus irmaos
Obrigado pelo comentário e abraço!
👏👏👏👏👏💯Obrigado👍✌️
👍🙌
Realmente parafusos nao sao todos iguais. Mas é possível trabalhar com os dois usando a mesma broca só da um pouco mais se trabalho. O problema maior do video de exemplo nao é o tipo de parafuso mas sim começar apertar o parafuso sem as peças estarem bem apoiadas uma na outra, ou seja, com folga. Isso se resolve apertarndo e depois voltando o parafuso um pouco para as peças se ajustarem. Da trabalho. Mas é mais rápido que furar duas vezes. Gosto muito de usar esse parafuso sem pescoço. Ótima dica mesmo assim.
Obrigado pelo comentário e por assistir! Seja sempre bem vindo ao canal!
Concordo amigo! Não vi necessidade nenhuma em fazer todo esse processo! É só questão de saber usar o parafuso!
pensei o mesmo. basta apoiar bem uma peça na outra, antes de parafusar, mas em grande escala, a mudança do tipo do parafuso pode ajudar muito.
Tenho 41 anos e não sabia disso e eu já usei muitos parafusos, excelente dica.
Legal! Abraço!
Sou Marceneiro e quando vou montar uma peça eu uso parafuso 0.4x40 na maioria das vezes e uso uma broca de 3mm com escareador, no seu exemplo a peça fica afastada uma da outra, no meu caso quando vou fazer a montagem apoio uma peça sobre a outra, faço a furação com a broca e parafuso direto, e quando a peça fica encostada não sofre essa resistência, na verdade fica até mais firme, pois as 2 peças ficam travadas na rosca, dei um exemplo com mdf, na madeira faço dessa mesma forma e nunca tive dificuldade, essa parte do pescoço do parafuso maior e menor eu não sabia que era pra essa finalidade, 25 anos de marcenaria e continuo aprendendo. Ótimo vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🤘🏼
Olá Almir! Muito obrigado pelo relato... nossa intenção aqui é sempre somar... isso é muito útil para todos e aqui desse lado também estamos sempre aprendendo em leituras tanto de livros quanto de comentários como o seu. Um grande abraço!
Também faço desta forma algumas vezes, mas o ideal é prensar uma peça contra a outra, quando isso não acontece a junção perfeita é mais difícil principalmente em madeiras mais duras. Fazer o tal "furo passante" é um saco e cai a produtividade de que vive profissionalmente do ofício 😅
abraço e obrigado pela dica
Que dica legal. Aprendi essa agora. Muito bom. Valeu!
Que bom que ajudou. Obrigado por assistir e comentar! Abraço!
Rapaz, a vida toda fazendo furos errados. Agora não mais. Muito obrigado.
Muito obrigado pelo comentário e grande abraço!
Essa situação depende muito da ferramenta. Eu por exemplo possuo um parafusadeira Bosch GS14 que tanto parafuso com pescoço ou sem, ela tem tm torq muito alto e empurra tranquilamente. Mas a dica é ótima. Parabéns.
Sempre devemos fazer o pré furo para não racharmos a madeira.
Obrigado pelo comentário e pela audiência! Abraço!
Levei 73 anos para aprender isso. Sou um empoeirado feliz agora.
Que bom que foi uma informação útil para vc!
Levei menos tempo, 41 anos. 😅😂
Levei 7 minutos.
Você tem 120 anos?
Boa noite galera Empoeirada! Ótima dica como sempre. Show.
Obrigado pelo comentário! abraço!
Continue postando vídeos, São importantes
Já tive essa dificuldade usando parafusos de tosca integral de inox em móveis para jardim.
Tive que retirar e ficar novamente apertando muito as peças entre si e dava um trabalhão.
Essa dica de furar a peca ancorada com espessura externa da rosca poupa muito trabalho e eventuais folgas entre as peças!!!
Muito obrigado pelo vídeo!
Pois é, você experimentou justamente o que procuramos demonstrar nesse vídeo e percebeu os problemas que podem acarretar se não for feito um parafusamento correto. Obrigado por assistir e comentar. Grande abraço!
Parabéns pelo seu vídeo já deixei o meu like fica com Deus 🙏🙏🙏👍👍👍💯💯💯
Muito obrigado pelo like e pelo comentário! Um grande abraço!
Sempre observei essa diferença entre alguns paragusos, mas nunca soube o motivo.
Muito bom vídeo.
Valeu!!!
Obrigado por comentar e abraço!
Só faltou explicar como se compra, tipo a nomenclatura com a indicação do que é cada coisa, espaço com rosca, espaço sem rosca, comprimento, espessura. Mas já é de grande valia a informação passada
Rosca total e rosca parcial! Esses são os nomes... Obrigado pelo comentário e abraço!
Nossa! Que dica legal!! Eu tenho os dois tipos de parafusos na minha caixa de parafusos e nunca os usei com conciência para o que serviam, apenas precisava de um parafuso de tal medida e comprava, valeu mesmo!!!
Que legal que curtiu a dica! O uso consciente é mais interessante em tudo o que fazemos, né. Obrigado por assistir e comentar! Abraço!
@@canalempoeirados Um detalhe que esqueci de comentar, não moro no Brasil, vivo no Japão e nos Home Center daqui esses parafusos têm diferença de preço, não estava lembrando do porque eu não comprava o mesmo tipo de parafuso sendo que existiam os mesmos tamanhos para os dois tipos de parafusos, um outro detalhe este de pescoço, se vende em pacotes e caixas, enquanto o de rosca total não, só em pacotinhos. E existem zincados, brozeados e pintados de várias cores. Valeu mesmo aprendi uma coisa nova!!! Hoje vou abrir minha caixa de parafusos e vou separar os tipos.
Já tive esse probleminha, e pra solucionar eu passava um cordão de super cola e colava antes.
Mas assim é muito mais prático.
Obrigado pela dica.
Obrigado por assistir e comentar. Abraço!
Melhor canal de marcenaria top mesmo
Obrigado e abraço!
Amigos, levem o parafuso até o fim. Se subir a primeira madeira, você retorna um pouco o parafuso até escostar as duas. Reaperte e pronto, tá firme. Eu me preocuparia com pasafusamento de topo, no sentido das veias do pinus. Se a cola não for boa, vai bambear. Muito bom o vídeo de vcs. Parabéns
Olá! A gente fez isso no vídeo para forçar o efeito e mostrar que se não fizer o furo passante, o parafuso não consegue prender direito. E também para mostrar que se fizer o furo passante, mesmo que não encoste a madeira, o próprio parafuso fará esse trabalho. Sobre o parafusamento de topo, já fizemos um vídeo sobre esse assunto também. Se puder assistir, clique no link a seguir: ruclips.net/video/iGKdNjLwYOs/видео.html Obrigado pelo comentário e abraço!
"Pronto, tá firme" é controverso.
"Pronto, tá unido" seria mais adequado. Pelo seu método, o parafuso não estará exercendo pressão, apenas unindo duas partes.
Eu já sabia dessa regra, mas é sempre bom ter vídeos assim para a galera aprender a comprar os parafusos corretos ! 👍
Que bom que vc curtiu o vídeo! Obrigado pelo comentário e abraço!
Bem mais fácil com parafuso de pescoço, rejunta e une bem melhor o parafuso, ótima dica,obg👏👍🏻🙏
Obrigado pelo comentário!
PARABÉNS! muitas vezes a gente não sabe nem apertar um parafuso
É por isso que criamos essa comunidade, para que possamos nos ajudar tanto publicando vídeo quanto com o pessoal que comentar por aqui! Já aprendemos muito e seguimos aprendendo sempre!
Gostei do vídeo... parabéns!!!
Este parafuso chama chipboard cabeça chata Phillips rosca inteira ou rosca parcial. São parafusos próprio para madeira. E dependendo da madeira não precisa de broca. O próprio parafuso fixa.
Legal Marcos, obrigado pelo comentário. Abraço!
Nunca tinha reparado na diferença de parafusos, primeiro video q vejo do canal e ja ganhou meu like e a inscrição
Legal! Seja sempre bem vindo por aqui! Abraço!
O “pescoço” que na verdade se chama fuste é mais espesso para absorver o efeito de corte (esforço transverso) entre as duas peças que se pretende unir. O fuste por não ter rosca é mais espesso do que a parte com rosca ,consequentemente é mais resistente ao esforço transverso. As diferentes espessuras estão comprovaras no vídeo.
Olha só, não vi esse nome em lugar nenhum... obrigado por adicionar informação ao vídeo e um grande abraço!
me diz uma coisa , e a resistencia tem algo de diferente? pois da aquela raiva quando o parafuso quebra kkkkk
@@vilmarj.s9017 quando quebra ao aparafusar está relacionado a qualidade do material. Existem diferentes tipos de aço para parafusos, por exemplo as classes de resistência 4.8, 6.8, 10.9, 12.9, varia consoante a quantidade de carbono existente.
@@alexsanderluz9944 Esforço transverso, vulgo força de cisalhamento.
Isso significa que é sempre melhor usar o parafuso que tem fuste, ou depende do material que se está parafusando?
Quantos se dizendo profissionais e falando que os amigos do vídeo estão errados,é questão de lógica em qualquer material a ser apertado a rosca fica em uma peça e a outra fica livre para ser apertada, obrigado pelo video!
Nós que agradecemos pelo comentário e audiência! Abraço!
Fasso muita coisa em casa ,tenho muitas ferramentas e nunca aprendi sobre esses parafusos pra madeira .
Obrigado pela aula . Deus abençoe por ensinar .
Nós que agradecemos por assistir e comentar...
Vivendo e aprendendo!!!
Legal, Jorge! Obrigado pelo comentário e abraço!
Tenho uma caixa cheia de parafusos, e nunca pensei que esse "detalhe" fizesse tanta diferença!
Obrigada pela dica!
Pois é Valquíria! Pequenos detalhes fazem grandes diferenças! Obrigado por assistir e comentar. Abraço!
Excelente explicação! Essa eu não sabia.
Boa, José! Obrigado pelo comentário! Abraço!
Excelente dica. Complementando. Se deixar as duas madeiras juntas, furar e já colocar o parafuso, independente do parafuso ter pescoço ou não, da certo também.
Like 👍 um abraço do casal Dante e Andreza de Umuarama Paraná
Ótima dica parabéns pelo vídeo 👏
Sejam sempre bem vindos ao canal!
Parabéns pelo vídeo. Quando é necessário unir peças com parafuso rosca total, prendo as peças com grampo e parafuso de uma só vez, funciona perfeitamente.
Boa Felipe, esse é um jeito de evitar fazer junção solta. Obrigado pelo comentário e abraço!
@@canalempoeirados admiro sua paciência com comentários não inteligentes, o pessoal insiste em ignorar o jeito correto e fazer do jeito difícil, parabéns pela sua paciência 👏
Pelo menos, amigo Felipe, vc tinha uma meia-solução - embora a correta seja esta ai do @empoeirados, ou seja, a solução correta!!! Abraços!
Utilizei esse macete ontem! Aprovado, como diz o outro.😂😂😂
Boa!
Muito bom seu vídeo. Só adiciona a informação que, se as peças a ser juntadas estiverem perfeitamente alinhadas sem espaços etc., pode-se usar o parafuso com rosca total tranquilamente sem a necessidade de furos com diâmetro diferentes em cada peça.
Olá! Boa dica! Não dá para mudar o vídeo infelizmente, mas nos comentários está cheio de dicas, como essa que falou. Abraço e obrigado pelo comentário!
Dica para lá de útil e esclarecedora. Agora eu porque algumas das minhas junções não ficavam perfeitas. Valeu mesmo. Valdir-Canoas-RS
Boa, Val. Obrigado pelo comentário e abraço!
Eu achei que era bobeira no começo do vídeo, mas no final vi que é muito importante, parabéns
Obrigado pelo comentário e abraço!
E tão satisfeito,ver os parafusos tão bem colocados. 🤭
É mesmo, e faz toda a diferença! Abraço!
😍😍 Poxa! Sofri a vida inteira com isso ! Amei o vídeo.
Que bom que gostou!
Aqui na ortopedia aprendemos esse conceito desde o início, ao fazer um túnel liso do diâmetro da rosca do parafuso criamos um parafuso de compressão, ou parafuso de tração.
Faz toda a diferença.
Em situações de precisão como a que trabalha, isso é muito importante. Abraço!
Lag screw
Méudeusduceu, até médico sabe mais que muitos marceneiros por aí, eis a prova que qualquer profissional se qualquer área deve ter estudo sim.
Podem pensar que é besteira, mas.essa.orientacao é muito importante e com toda certeza a maioria dos marceneiro não sabiam. Valeu , também não sabia.
Essa orientação permite-nos fazer uma junção muito mais forte e com aperto eficiente. Mas sempre poderão discordar. Abraço!
Sr Riva, ficou perfeito, gosto de arrumar minhas coisas, sou das que usam os móveis por lonnnnnnnngos anos, não gosto de jogar as coisas fora, a natureza sofre com o descaso, até pra doar, é melhor arrumar antes, as pessoas não merecem porcarias nossas. Tudo tem que ter carinho e é uma terapia 🙌😊👍🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰
É verdade Sandra... até mesmo para doar é preciso deixar em ordem. Obrigado pelo comentário e abraço!
Eu nunca tinha visto um vídeo nesse canal. Mas fiquei surpreso com o esmero, carinho e capricho com que vcs fazem os vídeos. Nem gosto de marcenaria, entrei só por curiosidade. Mas, já me inscrevi no canal.
Nós que agradecemos seu comentário! Seja sempre bem vindo ao canal. Abraço!
É uma observação interessante, porém sou fã do parafuso sem pescoço. Começo rosquear na peça a ser parafusada desde o começo. É que no meu caso, trabalho com MDF ou Mdp. Especialmente pra unir duas peças destes materiais , fica mais frágil.
Parabéns pelo canal e vídeo
Legal! Tem que experimentar mesmo. Abraço!
Isso foi legal mesmo! Obrigado por compartilhar!
Nós que agradecemos por assistir e comentar! abraço!
Foi uma experiência sensacional pra 57.000 pessos que assistiram este video. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muita gente já assistiu esse vídeo mesmo. Abraço!
@@canalempoeirados pois é eu vi o sicesso de likes 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻
Não é o parafuso que está errado, é você que não sabe a diferença. Ótimo vídeo!
Obrigado pelo comentário e abraço!
Ótima dica.
Vou usar na montagem de um armário que vou montar em minha casa, na próxima semana.
Legal! Bom trabalho por aí!
Não sei se o que faço é correto , quando acontece isso com parafuso de rosca até em cima , eu destravo um pouco o parafuso e quando cola uma peça na outra eu reaperto novamente
Olá! A melhor técnica é realmente fazer o furo passante para que o parafuso consiga travar uma peça na outra. Desse jeito que está fazendo, fica uma fixação que pode dar espaço para folga. Experimente para ver o que acha! Abraço e obrigado pelo comentário!
Eu também sempre faço assim, e não precisa de fazer o furo passante
Isso funciona, mas não fica tão forte quanto da maneira correta, pois tem menos força puxando uma peça com a outra, e sabemos que pra colagens pressão é importante.
Perfeito! Já vi muitas dicas de parafusamentos, já vi muitos vídeos mais nunca tinha visto isso e continuava tendo esse problema, show de bola! Vlu amigos
Legal, Nivaldo. Essa dica é muito importante para uma fixação forte. Abraço!
Sempre fiz desta forma, aprendi no grito, e esse parafuso com pescoço deve ser utilizado também em buchas retrateis pra alvenaria e gesso
Isso mesmo Henrique! Obrigado por comentar e abraço!
Eu faço muita bricolage e só faço o furo passante quando nāo tenho parafuso com pescoço, boa dica!
Legal! Obrigado por assistir e comentar!
Muito boa a explicação... já tive mt problema com isso nos meus projetos hobby
Pois é, isso costuma acontecer mesmo. O pessoal nos pergunta bastante. Abraço!
Sou "hobysta" caseiro e faço de tudo em casa. Recém terminei 2 armários com portas para brinquedo. Aprendi isso agora. Parabens. Vai ajudar muito. Inscrito. Obrigado.
Legal! Obrigado pelo comentário e sucesso nesse hobby incrível. Abraço!
Maravilhosa explicação. Sou novato nessa área e vocês sanaram uma dúvida com perfeição. Explicação e vídeo super didáticos. Parabéns e muito obrigado!!
Que bom que esse vídeo foi útil pra vc! Obrigado pelo comentário e abraço!
Adorei!!! Meu funcionário não conseguiu montar as placas do jardim kkkk ele não fez nada disse. Adorei eu mesma vou conseguir fazer 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Na falta de um quem sabe continua o trabalho, mais curti a informação e vamos usar no dia dia
Legal! Muito obrigado pelo comentário e abraço!
Se as duas peças já estão furadas, é só colocar as duas peças juntas e alinhadas que vai fixar do mesmo jeito
Legal! Abraço!
Muito bom pessoal . Eu acabei aprendendo na marra ,mas parabéns pela bela aula .
Legal que foi útil! Obrigado pelo comentário e abraço1
Esse método do cara aí toma mais tempo do operário. Lê meu comentário lá acima.
Ótima diga, vivendo e aprendendo!
Obrigado, Leandro e Luciano!
Nós que agradecemos pela audiência e pelo comentário, Ricardo! Grande abraço!
Perfeitamente na usinagem usamos essa regras.
Legal Euvanio. Obrigado pelo comentário e abraço!
excelente meu mestre grande aula nota 1000 !!!!!!!!!!!!!!
Obrigado pelo comentário e abraço!
SHOW DE BOOOOLA!!! Estou tendo verdadeiras aulas com vcs e estou amando os vídeos! Parabéns e obrigada por compartilhar esses valiosíssimos conhecimentos. Gratidão é a palavra! ;-) Obs: comprei hoje o livro sobre Madeiras indicado por vcs, saiu no nome de uma amiga que vai viajar para o Brasil (Elizabeth Teixeira Ramos), eu moro em Portugal ;-) valeu!
Nós que agradecemos por "maratonar" nosso canal, rsrsrsrs... seja sempre bem vinda por aqui e em nossa loja virtual também! Abraço!
Excelente dica! Me ficou a curiosidade: por que os fabricantes fazem os dois modelos de parafuso? Existe alguma aplicação específica para um deles, que obrigatoriamente exclua o outro?
Olá! Realmente é uma boa pergunta e vai dar muita margem para discussão... mas ambos servem para o mesmo tipo de serviço. Com a rosca total, tem que fazer o pré-furo, com a rosca parcial, faz apenas um furo, como mostramos no vídeo. Abraço!
Muito obrigado por este ótimo vídeo! Fico somente com uma pergunta. Faz diferença em relação à firmeza dessa junção, se o parafuso tem o pescoço ou se for de rosca inteira? Posso estar errado, mas dá a impressão de que a área do pescoço fica solta, dependendo da pressão do parafuso na ancoragem.
Olá Pedro! Acho que agora estou entendendo a preocupação do pessoal: está perguntando se a peça viraria como uma dobradiça, né? Bom, vamos lá: como o parafuso será ancorado firmemente, isso não acontece, pois a fricção das madeiras é alta. Supondo que o parafuso esteja bem apertado, é claro. Por outro lado, usando o parafuso de rosca, se fizer o esforço de tentar virar a peça, ele vai soltar da ancoragem, virando não somente a peça como também o parafuso. Então, se apertar bem, não fica solta não. Abraço!
Como são dois parafusos não vai virar de jeito nenhum. Mas se fosse só um e apertasse bem apertado, é muito improvável que daria algum problema também, já que a fricção das madeiras é alta
EXCELENTE dica!!!
Obrigado pelo comentário e abraço!
Ótima diga, não entendo muito de marcenaria, mas depende muito da potência da parafusadeira na hora de apertar as duas tábuas.
Na verdade, esse método não tem a ver com a potência da furadeira. Essa, que usamos no vídeo, é bem potente. Abraço!
Na minha opinião as madeiras só ficaram separadas porque não juntou ambas no momento de parafusar para da firmeza e a união necessária e ficando até mais firme pois o parafuso vai está preso nas duas partes... Mas é uma dica muito boa em casos que realmente tem necessidade...
Sempre procuro comprar parafusos importados, pois via de regra, veem com ~50% de rosca. (Kreg por exemplo). No Brasil, normalmente, para se conseguir um parafuso com um pescoço de comprimento funcional (20~25mm), o parafuso acaba tendo que ser muito longo, que além de inconveniente, acaba sendo desnecessário.
Aqui é mais difícil de achar mesmo... tem que garimpar. Obrigado pelo comentário e abraço!
Algumas correções:
1) Os dois parafusos mostrados tem pescoço, os de rosca integral são integrais mesmo... a rosca vai até a raiz da cabeça.
2) Brocas com diâmetro igual ao diâmetro do fundo da rosca só para madeiras moles.... podendo até ser de diâmetro menor que vai.... para madeiras duras como ipê, parafusos clipboard ou quebram ou espana o philips da cabeça. Parafusos não precisam de atracação extremamente pesada para serem eficientes, ainda mais se consorciados com colagem.
3) A especificação correta de parafusos envolve informações
Material
Tipo de acabamento (zincado, cromado, bicromatizado etc)
Tipo de cabeça
Tipo de rosca
Rosca Integral ou parcial
Comprimento
Diâmetro
Na minha experiência profissional parafusos são o item que mais dá erro na compra por conta da passagem incompleta de informação de quem precisa para quem vai comprar... quando rola essa passagem de tarefa.
Aí sim! Obrigado pela complementação ao assunto do vídeo! Informações assim são excelentes para aqueles que estão pesquisando e aprendendo. Grande abraço!
@@canalempoeirados 😂😂😂Ainda esqueci um item importante na especificação de parafuso.... tipi de fenda> Philips, fenda reta, allen, Pozidriv, Torx.... e por ai va
@@GustavoTorres-xx1yf O que é "tipi de fenda"?
Madeira mole ou dura define o tipo de parafuso. Qto maior o parafuso, mais perto do diâmetro externo dele tem q ser a broca, para o caso de madeiras duras. Quebra mesmo!! Mesmo os com a cabeça sextavada. E, não esquecer o principal: qto mais ele aquece, mais perto de quebrar ele está. Põe o dedo, tá quente? Para tudo, nem tira, deixa esfriar. Ele vai quebrar os espananar a cabeça.
Desculpe minha ignorância, mas a rosca do parafuso nunca fica "firmando" na peça ancorada, salvo pela cabeça, isso não torna mais fraca a conexão?
Eu juntaria bem as duas partes antes, colocaria o parafuso de rosca inteira só quando estivesse bem unidas.
É eu ja tive problemas para fixa parafusos achando q parafuso é tudo igual, agora vi q não é .parabéns pelo vídeo
Obrigado e abraço!
Caramba, não sabia disso e gasto muito tempo trocando brocas e etc para ancorar com firmeza. Agora vou mudar minha compra de parafusos kkkkkk
Obrigado por assistir e comentar. Abraço!
3:05 nada disso acontece, se não deixar esse espaço, ou seja não trespassar o parafuso da peça a ser ancorada. Na hora de perfurar foram alinhadas as peças, na hora de parafusar é só alinhar também!
Legal! Obrigado pelo comentário e abraço!
Exato. Deixando as duas peças unidadas, ñ haverá esse problema com o primeiro parafuso.
Você não está errado, mas é preciso levar em conta que você fica dependente da pressão que der entre as peças durante o parafusamento. Se o parafuso não tiver o pescoço liso, por mais que você aperte nunca vai fazer o mesmo pressionar as peças uma contra a outra, pois o mesmo passo que a rosca der em cima vai dar embaixo. Para tarefas repetitivas faz muita diferença não ter que manter as peças unidas e pressionadas uma contra a outra para que haja aperto. Evita esforço desnecessário. Quem tem que fazer esforço é o parafuso.
Pensei exatamente nesse detalhe
Exatamente isso! No video mostra um jeito tosco pois ao furar na mesma medida, a madeira de cima está presa apenas pela cabeça, então ficou fraco, ficou serviço porco.
Esqueceu de mencionar um dos principais efeitos que essa técnica produz dependendo do tipo de madeira que estiver trabalhando, evitar que a peça de madeira rache como aconteceu no vídeo.
Boa observação Jackson! Obrigado por comentar e abraço!
Faltou explicar pra que serve então o parafuso sem pescoço. Obrigado
Serve para onde o parafuso for passante. Fixação de suportes etc.
toda a informação técnica é importante!
Também achamos! Obrigado por comentar e abraço!
Poxa vida ki aulão rapazes
Não sabia disso
Ótima dica
Obrigada viu
Descobri porque não fechada minhas peças kkkk
Que bom que ajudamos com esse vídeo, Bella! Grande abraço!
sensacional. esses dias caí nessa pegadinha, quase destruí a cabeça do parafuso e não consegui uma boa ancoragem.
Olá Marcos! Que bom que esse vídeo foi útil pra você! Obrigado por comentar e abraço!
+1 Insceiro! Excelente explicação, muito obrigado! Faço muito esse processo quando utilizo parafuso com bucha, ainda deixo a bucha um pouco detro da madeira. Mas fora isso eu sempre uso broca 3mm com escareador e parafuso 4.0x40, a parafusadeira da DeWalt que lute 😅
ahahahahaha... muito bom comentário. Obrigado por assistir e comentar e abraço!
Obrigado pela dica. Parece simples mas faz toda a diferença. Parabéns pela explicação.
Didática excelente que vs tem. Ganhou mais um inscrito e ainda vou indicar o canal pra outros. Sempre soube que se existe um parafuso diferente tem um motivo, agora entendi o pq.
Obrigado por assistir e comentar! Seja sempre bem vindo ao canal!
Excelente, nunca iria saber desse detalhe que parece besteira, mas, é muito importante. Parabéns para os dois.
Obrigado pelo comentário e abraço!
eu estava usando esse parafuso sem pescoço só que sem deixar espaço entre as peças,gostei da dica para quando for comprar mais parafusos
Isso mesmo, se usar o parafuso sem pescoço, fica muito bom e não precisa prestar atenção à proximidade entre as peças! Abraço1
Confesso que eu não sabia deste detalhe... Muito ótimo... Valeu...
Que bom que ajudou. Abraço!
Gostei e aprendi até com o exemplo de furar em diagonal.
Faz agora um outro vídeo usando a furadeira para um furo no prumo. RSSS RSSS RSSS
Olá! Já temos uns dois vídeos sobre isso aqui mesmo no nosso canal. O mais antigo (de quando eu tinha cabelo) é ruclips.net/video/EVzFJW1LoXI/видео.html e tem o mais recente quando meu cabelo começou a cair ruclips.net/video/EVzFJW1LoXI/видео.html Veja l[a e grande abraço!
A dica dessa tecnica é mais para leigo mesmo na marcenaria usamos os dois parafusos so Fazemos o furo pasante se necessário.
Mas a dica é legal👍🏾
Legal! Obrigado pelo comentário e abraço!
Processo e tecnologia até num procedimento simples. Perfeito
Legal né?Abraço!
Olá
Passei muito tempo só comprando parafusos em várias empresas , era compradora, e claro que sempre procurei aprender para que servia cada peça etc comprada kkkk mas esse do pescoço ou sem foi super legal.
Obrigada
Nós que agradecemos por assistir e comentar! Abraço!
Adoro mexer com madeira, tenha várias ferramentas e estou comprando sempre mais. Muito obrigada pela dica, valiosíssima! 😊
Excelente vídeo. Já fazia isso, mas sem saber ao certo o porquê. A diferença é que uso a mesma broca em movimento de vai e vem para alargar a parte da madeira onde ficaria o pescoço.
Legal Manoel... obrigado pelo comentário e abraço!
Muito bom! As pessoas acham que comprar parafuso é fácil. Sempre digo que é uma das coisas mais complexas em manutenção e reparo. O pior é depois o cara reclamando que a ferramenta é ruim. Quando na realidade usa a mesma ponta para tudo.
POis é, a qualidade se vê nos detalhes do serviço prestado. Abraço!
Nooossa! Cara acho é por isso q eu coloquei parafuso nos pés das banquetas e não prendeu direito. Simples e bem legal a dica.
Bora arruma então! Obrigado pelo comentário e abraço!