Tecnologia bosta. Bomba sobre 4 rodas. Num acidente com esses tanques de hidrogênio, não quero nem ver o resultado. Vai ser pior q hiroshima e nagasaki.
Paradigma vai mudar. O CO2 é o gás da vida.. a questão do carbono, é uma falácia. Eu, sou climatólogo e NÃO partilho do muito que se fala em relação ao Ambient. Curioso, as pessoas bebem café capsulado e depois preocupam-se com o clima. A ação antropogênicas não influencia o clima. Poluição é outra coisa. Essa sim, é nefasta para o Ambiente. Carlos Molion... Ricardo Felício...
@@colcurinho então se o CO2 é vida. Não é neste ramo que os diesel são os verdadeiros reis. Conseguem produzir pouquíssima quantidade em comparação a um irmão a gasolina.
Lol, se os lobbies vão permitir? O H2 é a única resposta que os lobbies do petróleo conseguem dar aos elétricos. É a única solução “green” para manter as petrolíferas no payroll. Com um elétrico normal há uma ameaça enorme à indústria porque qualquer um pode gerar a sua própria eletricidade em casa e qualquer parte do mundo! Milhões perdem-se todos os dias. Carros a H2 vão ter sempre de abastecer H2 ao preço que a bomba bem entender. E tudo isto só para ter o carro a andar a eletricidade na mesma. Um BEV faz mais sentido para um carro de dia a dia, a não ser que falemos de carros desportivos (lightweight) ou citadinos (que precisam de ser baratos). Mas vamos ver no que dá :)
Parabéns pelo trabalho, uma ótima notícia este veículo é uma bela opção para a mobilidade, este conjunto tecnológico é incrível, sempre fui a favor de usar hidrogênio 👏🇧🇷👍👏🇧🇷👍
lamento em informar-lhe que está enganado, porque sim, este carro é responsável por também contribuir para as emissões de co2 libertadas para a atmosfera, ainda que indirectamente, no processo de fabrico do mesmo!!!
Muito bom. Gosto de evoluçao. É bom que estas tecnologias se desenvolvam. No entanto, na atualidade ainda só existem 2 formas de obter/isolar o Hidrogênio: atravez de gas natural ou da eletrolise da agua, na primeira a neutralidade carbonica dilui-se, na segunda o gasto de energia é enorme. Torna-se dispendioso isolar o Hidrogênio e armazena-lo, contudo novas tecnicas sao desenvolvidas constantemente e so com a procura é que as tecnologias avançam, por isso é importante o surgir destes automoveis. estamos num otimo caminho. 🙂
Incompleto. É possível obter Hidrogénio a partir do Carvão (Brown Hydrogen). Tanto para o caso do Carvão como para o do Gás Natural é possível recorrer a tecnologia CCS (Carbon Capture and Storage) para produzir Hidrogénio mantendo uma neutralidade carbónica virtual (Blue Hydrogen).
@@tommeychannel7832 a pesquisa que fiz indica que a grande maioria do hidrogênio é isolado usando o Gas Natural. Como é feito o processo por acaso nao consegui encontrar, apenas que o gas natural é um combustivel fossil e como tal a neutralidade carbonica se diluiria, se o processo de produçao permite essa neutralidade desconecia, mas ainda bem que ha quem complemente a informaçao. 👍
Para adicionar à discussão: a Toyota ao que parece anda já há algum tempo a estudar maneiras alternativas de obter hidrogénio de maneira mais barata e amiga do ambiente, nomeadamente através de excrementos de gado vivo. www.forbes.com/sites/alanohnsman/2017/11/30/toyota-to-turn-cow-manure-into-hydrogen-to-back-its-fuel-cell-vehicle-push/?sh=51ee30c24589
Parabéns pelo vosso canal. O empenho depositado em cada video é notável. Não falha. O conteúdo é sempre educativo, cativante e repleto de pura qualidade em todos os aspectos! Obrigado, Razão Automóvel!
Parabéns meu irmão portugueses pelo primeiro projeto automobilístico de Hidrogênio. Valeu povo valente, guerreiro e trabalhador. Este sangue tbm corre nas minhas veias por isso estou tão feliz e orgulhosa deste invento. Abraço
Kkkkk gostava da Toyota mais vc falar que ela n falha kkkkk. Comprei um sw4 zero e com 3 dias de uso deu defeito de montagem e a toyota n queria cobrir pela garantia kkkkkkkk e falam que tem 5 anos ne de garantia , ate entendo um carro dar defeito mais n querer cobrir pela garantia é brincadeira e outra coisa pediram media de 60 a 80 dias para entregar o carro ..... muito triste isso
18:02 A fiar neste preço (9,54€/kg), o custo de combustível será equivalente a um diesel que consuma 6,3l/100km (a 1,30€/l). Agora não podemos é esquecer que o preço dos combustíveis em Portugal anda sempre acima da média e este não deverá ser excepção. O ponto positivo é que esta tecnologia ainda está na sua infância e já se consegue equiparar ao diesel em termos de custo de combustível.
Parabens pela reportagem. O Brasil está tambem trabalhando na revolução das baterias. Com a bateria de nióbio. Que vai carregar a bateria de um carro elétrico 100 % em apenas 6 minutos. Parceria da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) com a Volkswagen. Esse é o futuro. Sem poluicão.
Parabéns pelo vídeo. Por ter gostado e achado o vídeo assertivo deixo uma nota: "Por isso, como já se aperceberam, o impacto ambiental e o nível de emissões do nosso Toyota Mirai é zero" A criação de carros a hidrogénio é um feito excelente. O vídeo apresenta uma tecnologia que, mais do que notável, é espetacular e entusiasmante. Percebe-se a intenção positiva da frase. Todavia a afirmação é falsa. Todos sabemos que, qualquer que seja o veículo (ou outro bem manufaturado), há impacto ambiental - seja na produção, manutenção e consumo gerado. Não contesto que o impacto deste veículo seja MUITO menor que os outros que existem no mercado, mas existe. O fabrico do total das peças do veículo (necessário para a produção e manutenção) provoca impacto ambiental. Também no consumo - a maneira como o combustível é produzido/captado, armazenado e transportado - implica o referido impacto. Será um impacto certamente muito menor e é uma boa frase de marketing que nos alivia a consciência, mas infelizmente não é verdadeira. Não deixo só a critica. Deixo a sugestão: "Por isso, como já se aperceberam, o impacto ambiental e o nível de emissões do nosso Toyota Mirai é muito mais reduzido"
Finalmente posso dizer que a Toyota conquistou e continúa a conquistar o mercado automóvel a nível mundial, não só pelo simples facto de ter bons motores a combustão mas sim por ser uma marca que arrisca e sabe do o faz. Muitos parabéns. Para mim simplesmente o melhor vídeo de sempre. 💪
A maior parte dos estudos de viabilidade económica mostram que para carros familiares muito dificilmente o hidrogénio alguma vez será competitivo com a acumulação de energia em baterias. Hoje não é. Vai ficar mais barato ao longo do tempo mas as baterias também. Pode ter futuro nos camiões, avioes e barcos. Muito dificilmente compensará economicamente vs um carro com baterias. Quanto muito para alguém que apenas faça 4 ou 5 mil kms por ano.
Gasta-se mais electrecidade a produzir hidrogênio, para dar menos km's do que carregar logo o carro com electrecidade. Esse é o problema actual, iria sobrecarregar mais a distribuição eléctrica.
Razão automóvel, gostava de saber quando é que me convidam um dia a experimentar um carro qualquer que vocês venham mostrar... só falta isso para completar um dos sonhos na minha vida, experimentar um super carro, completamente novo! Abraço, grande canal! Top!!
@@cidscala o hidrogénio que está dentro do tanque foi gerado usando eletricidade (objetivo é que seja renovável) e quando for exposto ao ar vai gerar novamente corrente elétrica para alimentar o motor elétrico. O conceito é o mesmo de um carro por ex da tesla. A única diferença é que 1 armazena a eletricidade na bateria e o outro usa o hidrogénio como meio intermédio. No final do dia a única discussão é qual vai ser mais barato, o custo da ineficiência de transformar eletricidade em hidrogénio e novamente em eletricidade ou o custo da bateria mas sem a perda de eficiência de transformar a eletricidade. Os estudos indicam que vai depender do peso do veículo. Veículos pesados o hidrogénio vais compensar, veículos familiares as baterias vão compensar mais.
Razão Automóvel excelente vídeo como sempre. O maior desafio da fuel cell é o armazenamento do hidrogénio, o hidrogénio apesar de ser mais barato e ter mais densidade energética que o metano, foi substítuido por este na indústria aeroespacial, o motivo é simples quando a altas pressões e baixas temperaturas o hidrogénio torna-se um potente oxidante, oxida todas as matérias utilizadas para o armazenar, isto não é compatível nem com foguetões reutilizáveis nem com carros, pois obriga á substituição com alguma frequência dos depósitos bem como das válvulas, tubos, etc. Eu sou fã e defensor acérrimo da electrificação e anseio pelo dia em que possa livrar-me do posto de abastecimento, o hidrogénio vai continuar a dependência, com baterias eu tenho painéis solares, pelo que posso gerar e carregar a eléctricidade que gerei em casa num carro eléctrico, num prédio se tiver garagem também os inquilinos podem carregar a partir da rede eléctrica nacional, o mesmo não dá para fazer com o hidrogénio. Assim como também não dá para fazer gestão da energia da bateria na alimentação da casa e da rede pública, onde se pode vender a electricidade excedente ou a capacidade de armazenamento da bateria do carro, utilizando-o como parte de um sistema de armazenamento comunitário. Cumprimentos.
Excelente Vídeo. Também sou bastante entusiasta do uso H na indústria. Curiosidade: O Brasil nos anos 70 já tinha um carro comercial elétrico, Gurgel Itaípu.
A pergunta de um milhão de dólares :o quanto va i custar o litro, o cm3 sei lá qual é a unidade do novo combustivel? Os dois componentes dele, o nde estarão e QUEM controlará seu estoque. Ou seja quem é seu fornecedor? Lembrando que a água e um bem DE Todos os seres humsnos,, um direito nosso. E nao serve so pra mover carros, apenas poderá tbm servir. Essa e a ordem natural... E vai dai, privatiza, - la e vende-la com fim de lucro e imoral. Ah. É inesgotavel? A de beber tambem dizem que é mas, nem precisa explicar. Um crime contra o direito mais fundamental meu, teu, de todos. Esperarei oelad respostas.
Muitos parabéns pela reportagem. Já conhecia o Miraí. Mas gostei muito a forma que utilizaram para o descrever. Agora só temos que esperar que a tecnologia continue a evoluir para termos no mercado. Carros fuel cell mais baratos, com hidrogênio mais barato e postos de combustíveis suficientes. Estão no caminho certo para irradiar de vez os combustíveis fósseis.
@@paulovalente1156 Sim, é superior. O principal problema (monetário e de eficiência) do hidrogénio é produzi-lo. De forma 'verde' usa-se eletricidade para separar o hidrogénio do oxigénio (água) para depois no carro ser feito o processo inverso (juntar os dois e criar eletricidade), só nestes dois processos perde-se 50% de eficiência (vs elétrico). Daí ser caro operar um veículo deste tipo. Acredito que o hidrogénio terá um papel importante no futuro da energia, mas nos veículos ligeiros será sempre mais caro que um 100% elétrico de operar. E não esquecer os filtros de ar das fuel-cell, porque estas precisam de ar quase puro para funcionarem bem e não se estragarem.
@@xexas3000 Atenção que a realidade dos USA é completamente diferente da nossa. Lá o diesel é substancialmente mais caro que a Gasolina. Segundo um artigo do Expresso de Julho de 2020, a AIE estimou em 2019 que o 1Kg de Hidrogénio convencional custaria 1.5€ e Hidrogénio verde (produzido a partir de métodos renováveis) poderia custar o dobro ou 3 vezes mais o que mesmo assim deixa muita margem para evoluir.
@@xexas3000 obrigado pelas respostas! Sempre achei que este seria o caminho.. Melhor que os 100% eléctricos quanto mais não fosse pela forma rápida de abastecer. Os elétricos nunca serão "usaveis" a 100% enquanto tivermos de esperar horas e horas para "abastecer". Sabia que o hidrogénio era difícil de produzir. Mas pensei que no custo final tivesse um decréscimo de preço em relação aos combustíveis fósseis. Não sendo assim.. Poderá ser uma alternativa nos transportes pesados afim de baixar níveis de co2 e consequente poluição.. Mas para um comum mortal.. No final conta o preço.. Carro caro combustível caro.. Para o cidadão normal não será alternativa.. Pelo menos até se massificar e haver redução de custos de produção.. Mas até aí chegarmos, já os 100% eléctricos terão uma maior evolução.
O problema aqui, é a produção de Hidrogênio, que continua a ser muito poluente. O lobby do Petróleo vai continuar a fazer muita força para mater as suas margens de produção. Sem dúvida que a Energia Elétrica já é o futuro! Parabéns por mais um excelente vídeo e bom Ano a toda a vossa Equipa.
É a única resposta que conseguem dar aos elétricos. Vender a ideia do H2 como "o futuro", a "energia limpa". O problema é que já vão tarde demais. Os elétricos já estão numa fase de desenvolvimento demasiado avançada para justificar a compra de um carro abastecido a H2. Pelo menos para um ligeiro de passageiros (até 1000 km/dia).
Tem-se falado muito do hidrogênio verde, o quão diferente é do hidrogênio normal é que não sei. O que eu sei é que os elétricos é que representam uma democracia ao contrário do que se diz no início do vídeo. Para quem tenha condições e esteja disposto, é capaz de andar 100% elétrico usando energia de fonte própria
Se a produção de hidrogénio continua a ficar dispendiosa e muito poluente, é ir p o mesmo caminho do petróleo. Depois tanto estes carros como os eléctricos têm ainda baterias, mas diz ele q neste modelo já pesa só no máximo se bem percebi uns 7kg. O preço continua a ser proibitivo. Os governos teriam de ir por aqui e dar apoio, mas como muitos disseram os lobbies farão tudo o q puderem para evitar perder os seus brutais ganhos e estão nas elites e no grande plano da NOM, continuem a não ouvir....os q avisaram em 2019 tinham razão certo? Então pq duvidam ainda. Pesquisem.
Estão construindo a maior empresa de hidrogênio do mundo na Bahia Brasil, logo o Brasil se tornará exportador do mundo pq é energia limpa. Oq a o mundo não tem em grande escala.
Muito bom video... Os meus parabéns para o vosso profissionalismo. Em relação ao carro creio mesmo que este seja realmente o "combustível" do futuro. Um excelente 2021 para vocês 💪
Parabéns a Portugal por terem adotado esse tipo de veículo movido a hidrogênio e contribuirem assim para zerar a emissão de gás carbono no nosso planeta terra, que em muito só tem a agradecer.
Grande vídeo ! Só faltou mesmo a parte de comparação a nível de custos para fazer 100km com os atuais , mesmo sendo os valores de hoje desatualizados para a data que o poderemos comprar !
Muito bom trabalho obrigado, só fiquei com 1 duvida, que tipo de manutenção precisa esse automóvel, e quanto pode custar essa manutenção? 1 abráço e 1 bom ano para todos👍
Pode ter-me escapado, mas não me recordo de terem falado sobre a segurança em caso de choque violento, pois um dos problemas indicado para o hidrogénio era o risco de explosão. E também gostaria de ver um comparativo sobre quanto custa fazer 100 km com um diesel, um gasolina, um elétrico e neste caso a hidrogénio. Obrigado pelo vídeo, está top. Parabéns.
A questão é: qual será o custo de aquisição do hidrogénio? E quem o venderá? E sujeito a que flutuações de preço? E com que carga fiscal? Os eléctricos puros têm várias desvantagens, mas têm o grande trunfo de poderem ser carregados em casa a um custo bastante inferior àquele que teremos se for um carro a combustível fóssil. Como será o hidrogénio? Haverá muitas empresas a fornecer, ou cairá novamente nos oligopólios que existem hoje?
Em Portugal é óbvio que continuará o monopólio. Seria irrealista pensar de forma contrária. Vivemos num dos melhores países da Europa para ter um elétrico (BEV) por causa da exposição solar. Comprar um carro novo abastecido ao preço definido pelo estado + lobbies da Galp está fora de questão quando existe a opção de comprar um elétrico + paineis solares. A não ser que, por algum motivo, precise de fazer mais de 600 km por dia sem parar 15-20 minutos pelo caminho (almoçar/beber café). Nem sequer é saudável conduzir dessa forma.
Parabéns pelo trabalho! Penso que ficou uma grande questão a abordar neste vídeo para além dos postos de abastecimento. Refiro-me a produção de hidrogénio que até ao momento é altamente dispendiosa do ponto de vista de energético, sendo impossível gerar hidrogénio de forma contínua utilizando como abastecimento somente energias renováveis, devido a sua intermitência. Como pensam que o futuro resolverá este problema ?
Aqui no Brasil tínhamos uma montadora nacional chamada Gurgel e em 1974 eles apresentaram o primeiro carro elétrico projetado no Brasil. Hj em dia a Gurgel não existe mais e nem sequer temos uma montadora nacional. Aqui todas as montadoras são multinacionais. Abraço.
Este realmente é o futuro da indústria automóvel. A Toyota sempre foi pioneira na tecnologia disruptiva automóvel. Está de parabéns pois conseguiu fazer um carro lindíssimo e a um preço que os comuns mortais podem pagar. Claro que no futuro o preço irá descer, é a consequência das tecnologias disruptivas, no inicio são caras mas depois tornam-se acessíveis, estou curioso por entender como esta tecnologia se irá aplicar ao segmento B / C uma vez que dado o tamanho dos chassis, os depósitos de hidrogénio terão que ser adaptados dimensionalmente garantindo também a segurança, fator critico dado o risco elevado de explosão em caso de acidente. O grande problema a curto prazo é de facto a produção do hidrogénio, neste momento inexistente em Portugal. No entanto a Salvador Caetano já avançou com a decisão de criar uma fábrica de produção em Ovar. Neste momento eles produzem camionetas a hidrogénio para países como Alemanha, França. Os testes funcionais e de estanquidade dessas camionetas necessitam do hidrogénio. Neste momento a Salvador Caetano está a importar o hidrogénio de Espanha, com custos logísticos e comerciais elevadíssimos, daí a decisão da empresa em avançar com a construção da fábrica. No entanto já vieram alertar o atual governo para a inexistência de incentivos financeiros para o investimento em hidrogénio em Portugal. Um governo que se auto propôs ser livre de produção de carbono em 2030, tem que começar a investir, caso contrário não cumprirá com o objetivo a que se propôs.
Exceto o carro elétrico como diz nesse vídeo. A Gurgel no Brasil na década de 70 foi pioneira nisso. Pena que faltou incentivo à Gurgel, uma fábrica genuinamente brasileira. Veja vídeo do Gurgel elétrico> ruclips.net/video/UyZ8P2zFDP8/видео.html
O futuro um passo de cada vez. Se existe vontade de lutar para deixar um futuro melhor aos nossos filhos, as infraestructuras vão ser criadas, o que vai tornar as opções verdes mais competitivas e acessíveis. Parabéns à Toyota por ousar pensar mais à frente.
O custo de produçao para ja ainda e caro, mas, ha uns bons anos atras tambem ficou caro extrair petroleo do fundo de um oceano e os riscos inerentes a essa extraçao para o meio aquatico. Isto e tudo uma questao de tempo, quanto mais desenvolvimento houver e maior capacidade de produçao de hidrogenio mais baixo sera o custo para o consumidor final. A meu ver o futuro passara por este genero de propulsao, a ver vamos.
@@mike7747 Para isso produz-se eletricidade e consome-se eletricidade. Para quê adicionar 5-7 passos adicionais (armazenar a alta pressão, transportar em camiões até às bombas, etc)? A eficiência energética vai logo "por água abaixo".
@@FilipeFerreira-eu Não há economia de escala nenhuma que faça barato carros banhados a ouro. Exatamente como é que é sintetizado o hidrogénio? Para não falar dos componentes do carro, aí talvez se verifique os benefícios da economia de escala, mas com o valor da propriedade intelectual que deve ser precisa para fazer esses carros trabalhar, nem sei. Se sintetizar o hidrogénio for um processo demasiado custoso, então é tecnologia para o caixote do lixo. Usa-se nas naves espaciais onde estragar dinheiro não é relevante e já é muito bom. Haja Gasólio!
Nos paises de temperaturas abaixo de menos 10 graus ceicius no inverno, cangela toda agua e bloqueia tudo? ou o H2O sai suficientemente quente. Possivel deixar a agua correr a tempo inteiro?
O que conheço é tirar o oxigênio da água ou do ch4. O primeiro é mais poluente do que os carros a combustão por que necessita de muita energia. O segundo polui da mesma forma já que libera carbono. Ah, também pode ser tratando resíduos da indústria, mas aí é muito limitado. Tem alguma forma que não seja poluente?
@@douglasr00 está se a evoluir para o sentido de ver a maneira mais barata e que menos prejudica o ambiente...! Contudo eu falei na parte de conduzir limpo... não da extração da matéria... o petróleo e sujo na extração e na utilização dele...
Dificilmente será uma opção melhor que os combustíveis fósseis para alimentar o automóvel pessoal. O hidrogénio que moveu esse carro foi provavelmente produzido a partir de gás natural (como é aliás a proveniência de 90% de todo H2 mundialmente). Mais vale um carro a GNV, que polui menos e sai mais barato. Quando produzido através de electricidade verde (electrólise da água) o H2 tem apenas uma eficiência well to wheel de 22% vs 73% de um veículo eléctrico a bateria. Com a tecnologia de baterias a melhorar ano para ano e cargas super-rápidas ao virar da esquina, o H2 para alimentar o automóvel pessoal está condenado ao fracasso, e será eventualmente apenas destinado para aviação, barcos e maquinaria pesada (e mesmo aí o futuro é duvidoso - os próximos cacilheiros serão 100% battery-powered, através de um concurso internacional que já tem um vencedor à data de hoje). Um erro estratégico da Toyota, que não conseguirá impor aquilo que a física mais elementar contraria.
De fato, produzir hidrogénio a partir da electrólise da água é um processo altamente ineficiente, ou seja, a energia dispendida para a sua produção muito superior á energia que irá produzir. O importante, é que se faça a transição para energia renováveis, na produção desse hidrogénio. Apenas com a energia solar é possivel produzir o hidrogénio para alimentar todo o mundo, sem qq problema. E falo com a tecnologia atual, obviamente. Produzir hidrogénio a partir de gás natural é completamente rídiculo. Acredito que no futuro haverão mega centrais de produção de hidrogénio através de energia solar.
E nem falei do advento das baterias solid state, que prometem 2-10x maior densidade energética, eliminam virtualmente o risco de incêndio, permitem cargas de altíssima potência e aguentam o dobro ou triplo de ciclos de carga (~1 milhão de kms), ultrapassando assim o tempo de vida do resto do carro. O hidrogénio será apenas uma forma muito ineficiente e obsoleta de armazenar energia.
@@joseneves798 Para quê produzir H2 através de energia solar quando pode produzir eletricidade e alimentar o carro a eletricidade? É todo um ciclo desnecessário única e exclusivamente desenhado para manter as petrolíferas no poder. Eletricidade qualquer um pode produzir (ex: paineis fotovoltaicos), mas H2 tem de o comprar numa bomba ao preço que a Galp quiser.
@@ruimpinho Não é viável a autoprodução, porque para produzir quantidade suficiente para carregar baterias do carro (ou carros) e ainda alimentar o consumo doméstico, seria necessaria uma quantidade (e uma área) absurda de painéis, o que ocupariam muito espaço. Na realidade portuguesa, e europeia isso seria impossível. Quem vive nas cidades e em apartamentos como fazia? Têm de existir mega centrais de produção.
@@joseneves798 Tem razão, os painéis são o empurrão e não necessariamente a fonte principal de energia. Mas esse argumento é igualmente válido para a produção de H2 de forma sustentável. Os carros movidos a H2 também são elétricos, o H2 é apenas o que alimenta a fuel cell. A sua eficiência é ainda menor à de um elétrico convencional devido a todos os passos adicionais envolvidos (desde a produção ao transporte). Ou seja, se quisermos produzir H2 de forma renovável, precisamos de ainda mais e maiores painéis! Atualmente se verificar a sua fatura da EDP, verá que mais de 50% da sua eletricidade já provém de fontes renováveis. :)
Essa também é a minha principal preocupação Alex, mas no apanhado deste filme, aliás muito bem feito (parabéns ao Guilherme da "Razão Automóvel"), infelizmente nada é dito sobre a segurança deste tipo de carro, tendo em atenção que numa batida forte por trás, existe logo ali na mala dele à distância de cerca de um metro da zona de embate, um tanque cheio de hidrogénio... (calor do choque ou faísca + Hidrogénio líquido derramado + Oxigénio do ar = Pavorosa Explosão / Incêndio) Lembram-se do horroroso desastre em 1937 em que morreram todos os passageiros do aeróstato dirigível "Zeppelin" cheio de Hidrogénio, que se incendiou de repente à sua chegada a NY ? : ruclips.net/video/CgWHbpMVQ1U/видео.html&feature=emb_logo
@@pedroramalho8771 Acredito que o hidrogênio dentro desse tanque está em estado de gás e não líquido, visto que para o hidrogênio ficar líquido em temperatura ambiente necessitaria de uma pressão absurdamente grande. Aqui no Brasil circulam muitos carros a gás(GNV) e são extremamente seguros. São raríssimos os casos de explosão, e quando estes acontecem, normalmente são por tentativa de acoplar um segundo tanque mais frágil(botijões de gás de cozinha) para aumentar a capacidade. E lembre-se, para qualquer coisa explodir ou pegar fogo é necessário combustível + comburente e no caso desse carro dentro do cilindro há apenas h2, que é o combustível, ou seja, é incapaz de se auto detonar. Provavelmente em um acidente, devido a grossura do cilindro, este não irá se romper e até servirá de proteção em casos de batidas frontais muito severas, já que o carro não vai conseguir amassar muito para dentro. Na pior das hipóteses em um acidente, o cilindro poderá se romper e ocasionar um estouro, mas não uma explosão. Infelizmente se isso acontecer já será o suficiente para matar todos os ocupantes, pois a pressão é bem alta.
Ainda assim, esse carro é várias vezes mais seguro que um carro a gasolina, pois no tanque de combustível de um carro à combustão existe combustível(gasolina) + comburente (oxigênio) e em muitos casos em acidentes o carro pode chegar a explodir ou o mais comum, pegar fogo.
Se se confirmarem as pressões de cerca de 700 bar (uma pressão absurda se virmos que num pneu temos menos de 3!), em caso de colisão será algo preocupante. Mas tal como se fazem os crashtest nos veiculos convencionais, podem testar-se estes...
Vamos ver se é desta que vamos andar mais verdes... a Honda já fez este tipo de viaturas de célula de energia, mas foi desacreditada. Bom video e melhor novidade...
@@elmarcianito4805 Minha resposta foi valida ! Não ficarei escrevendo vários parágrafos sendo que, você mesmo pode pesquisar e chegar na mesma conclusão que eu. Claro, menos que, você, seja incapaz de fazer uma pesquisa simples.
boa review, com ritmo e positividade no futuro. penso que faltou aprofundar os custos de produção e transporte em camiões do hidrogénio, ao contrário da eletricidade. se o custo de produção de hidrogénio pode ser feito através do excesso de eletricidade das eólicas, já o custo de transporte não é negligenciável. e não vamos falar da construção civil necessária para os tanques das "gasolineiras" de hidrogénio. temos obra para 20 anos.
@@servioguidotti9176 mais respeito pelo criador do mundo . Se Deus não existe então me explica como Israel venceu a guerra dos 7 dias ? Me explica como Moisés abriu o mar vermelho . Me explica como o nosso calendário e dividido em Ac:dc
Olá moro no Brasil e achei muito interessante está sua reportagem porém sou obrigado a fazer uma correção onde um dos primeiros carros elétricos disponíveis no mercado foi o Itaipu projetado e produzido no Brasil pela marca Gurgel do nosso saudoso João do Amaral Gurgel da cidade de Rio Claro interior do estado de São Paulo se eu não me engano em meados de 1980! Obrigado e continue com estas excelentes reportagens.
Espero que o Brasil tenha investimentos vultosos e rapidamente nesses sistemas elétrico e hidrogênio para não utilizarmos combustíveis fósseis. URGENTE.
Para mim é o futuro, comprei um Renault zoe elétrico 4 meses depois tive que o vender pois devido á minha actividade profissional, sempre a conduzir, o máximo que fazia eram 150km. o tesla da minha esposa model s na minha mão faz 200km, impossível para a minha atividade, tive que voltar ao diesel, assim que no distrito de Aveiro houver postos de hidrogénio a Toyota ou a Hyundai são as minhas opções. Para mim o futuro passa por essa tecnologia.
Se fosse a 15 anos atrás o hidrogênio tinha muitas hipóteses.. agora já não ...as baterias estão num desenvolvimento brutal ... Desvantagens: 10 euros por 100km ( fica mesmo de um carro a gasoleo) Eficiência de 60% (percas em calor na reação) em relação aos 90 da baterias, mesmo assim muito melhor que um carro fóssil 25%...... Custos energeticos muito elevados para fabricar o hidrogênio. Custo muito elevado para armazenar o hidrogênio nas bombas, tem de de entar a uma pressão brutal e baixa temperatura constante. Depois não existem bombas quase nenhumas Mesmo na Noruega, país com mais Ev do mundo so existe uma .... por outro lado existem várias centenas de carregadores rápidos DC ... e todos os dias surgem novos .. E uma das maiores desvantagens ... ... nao termos a liberdade espetacular sem igual de poder carregar/abastecer em casa a 1.6€ por cada 100km enquando dormimos. Isso sim é liberdade e independência. E falando de liberdade e independência.... quase me esquecia .... do mais importante... Se tiverem casa com 100 m2 de cobertura podem instalar paineis solares (28 paneis +- 12kw) ( sistema fotovoltaico PV) . Carrega.se/abastecer a cerca de 50% do valor (1.6€/2 por cada 100km) e se carregarem durante o dia entre as 11h e as 4h carregam a custo 0 . Atenção o investimento em PV demora 4/5 anos a recuperar serve para alimentar o carro e o resto da casa (custo do sistema pv ...cerca de 17.000€) = 12 kw de paineis com bateria litio de 15kw e todos os anos o material baixa de valor consideravelmente porque estamos num momento da grande expansão da produção solar a nível global. Mas se pensarem que só um carro a gasoleo ,(não incluindo o consumo da eletricidade da casa ) gasta em gasoleo 10.000€ em gasoleo por cada 100.000km..... já da para pensar. Eu faço 100.000km em 3 anos . Claro que cerca de 15% do consumo desses 100.000 km um carro electrico e feito em carregadores fora de casa, ai tem de pensar 5.5€ por cada 100km. O hidrogênio talvez tenha hipóteses em abastecer grandes barcos... Mas espero que esta tecnologia desenvolva a par das baterias mesmo com estas desvantagens, tudo que acabe com o fase fóssil da humanidade. O hidrogênio e um tacho que as petrolifas vão tentar agarrar para substituir os combustíveis fosseis.... com muitos subsídios estatais e afins...... ..........E nos sempre a pagar tacho...........
A Salvador Caetano já confirmou que irá investir em produção de hidrogénio com uma futura fábrica em Ovar. Claro que no incio o preço será elevado... como todas as tecnologias no seu inicio são caras, depois de outras marcar começarem a investir nesta tecnologia, os preços irão descer.
Tomei a liberdade de fazer uma rápida pesquisa e pegar numa curta amostragem: EUA: 14 USD /1 lb(0.45 kg) = 31 USD/kg (California: 16.51 USD/kg) Alemanha: 11 USD/kg RU: £10 - £15 /kg "In 2025, a kilogram of hydrogen (equal to 0.26 gallons of gas) could be dispensed for $6-$8.50" (Szymkowski, 2020) "most suppliers say $10 per kilogram is about right for the early days of low-volume sales" (Edmunds, 2015) Conclusões: - Estaremos a falar de, no imediato, um intervalo de preços com grande dispersão, entre 9 a 25 €/kg. Se fizermos uma "gama média" rondará os 17€/kg. - No futuro, e se a produção nacional de hidrogénio avançar, poderemos estar a falar de valores similares aos alemães (8 a 9 €/kg) - Para uma autonomia de 650 km e depósito de 5,6 kg, dá um custo médio de 0,15 €/km para a situação atual e de 0,07 €/km para uma situação futura. Tomando um exemplo teórico de um motor a gasóleo com consumo de 5 l/100 e um preço unitário de 1€/l, dá um custo médio de 0,05 €/km.
É o inicio da tecnologia, logo este carro não é para as massas, nem a Totyota espera isso, para comprares este carro tens que querer muito ter um veiculo deste tipo. Pensa nisto como se fosse um carro com um motor Wankel ou o Tesla Roadster em 2008.
É muito fácil implementar centenas de postos em hidrogênio de Portugal rapidamente: Se alguns empresários molharem as mãozinhas de alguns políticos, eles aparecem mais rápidos que as trotinetes elétricas nas câmaras municipais...
Por enquanto só há um posto de abastecimento em Cascais, mas brevemente vão haver mais, pois outras marcas já usam esta tecnologia como a Citroen que acaba de lançar uma comercial a hidrogénio (ë-jumpy hydrogen) e está disponível para venda em Portugal e no médio prazo planeia lançar no médio prazo C5-X hydrogen.
Alguém mais do Brasil além de mim? Incrível essa tecnologia, quem concorda?
Aqui já tem há alguns anos, um foi feito totalmente improvisado em um sítio
Tecnologia bosta. Bomba sobre 4 rodas. Num acidente com esses tanques de hidrogênio, não quero nem ver o resultado. Vai ser pior q hiroshima e nagasaki.
@@godsmackssa se houver um acidente é explosão na hora
Tmj
Eu do RJ.
Isto sim é o futuro! Vamos é ver se os lobbies vão permitir
Paradigma vai mudar. O CO2 é o gás da vida.. a questão do carbono, é uma falácia.
Eu, sou climatólogo e NÃO partilho do muito que se fala em relação ao Ambient.
Curioso, as pessoas bebem café capsulado e depois preocupam-se com o clima.
A ação antropogênicas não influencia o clima. Poluição é outra coisa. Essa sim, é nefasta para o Ambiente.
Carlos Molion...
Ricardo Felício...
@@colcurinho verdade!
@@colcurinho compartilho dessa mesma opinião
@@colcurinho então se o CO2 é vida. Não é neste ramo que os diesel são os verdadeiros reis. Conseguem produzir pouquíssima quantidade em comparação a um irmão a gasolina.
Lol, se os lobbies vão permitir?
O H2 é a única resposta que os lobbies do petróleo conseguem dar aos elétricos. É a única solução “green” para manter as petrolíferas no payroll. Com um elétrico normal há uma ameaça enorme à indústria porque qualquer um pode gerar a sua própria eletricidade em casa e qualquer parte do mundo! Milhões perdem-se todos os dias. Carros a H2 vão ter sempre de abastecer H2 ao preço que a bomba bem entender. E tudo isto só para ter o carro a andar a eletricidade na mesma.
Um BEV faz mais sentido para um carro de dia a dia, a não ser que falemos de carros desportivos (lightweight) ou citadinos (que precisam de ser baratos). Mas vamos ver no que dá :)
Toyota com design cada vez mais bonitos! Este carro em vermelho, deve ficar qualquer coisa!
sim a melhor cor a ter em Portugal! lol
O mais bonito é o prius PHV
Tesla Model Y.
ya bro com appeld e parede ent seu lisxo
Não tens uma cor mais chamativa? 🤣
Fui ler os comentários antes e tava sem entender as expressões, quando vi o vídeo que percebi que é de Portugal! Ótimo vídeo, lembranças do Brasil!
Lá tb tem mentirosos
Parabéns pelo trabalho, uma ótima notícia este veículo é uma bela opção para a mobilidade, este conjunto tecnológico é incrível, sempre fui a favor de usar hidrogênio 👏🇧🇷👍👏🇧🇷👍
Os pops and bangs são bolinhas de sabão
🤣
Tem dir ao rissoles fazer repro
@@kekcity7770 acho q entrava a Hidrogénio e saía a Cevada depois de reprogramado 😂🍺
comentário do ano
Mitou 🤣🤣🤣🤣
Bom 2021 pra todos vocês. Que 2021 seja um ano bom e com muitas coisas ótimas
Até que enfim uma luz ao fundo do tunel. Para mim será o futuro sem emissões para a atmosfera direta ou indiretamente. Parabéns á Toyota.
Luz no fundo do túnel aí no Brazil,
é apenas a se ver a lanterna traseira acesa da FORD que foi prá Argentina.
lamento em informar-lhe que está enganado, porque sim, este carro é responsável por também contribuir para as emissões de co2 libertadas para a atmosfera, ainda que indirectamente, no processo de fabrico do mesmo!!!
Muito bom. Gosto de evoluçao. É bom que estas tecnologias se desenvolvam.
No entanto, na atualidade ainda só existem 2 formas de obter/isolar o Hidrogênio: atravez de gas natural ou da eletrolise da agua, na primeira a neutralidade carbonica dilui-se, na segunda o gasto de energia é enorme.
Torna-se dispendioso isolar o Hidrogênio e armazena-lo, contudo novas tecnicas sao desenvolvidas constantemente e so com a procura é que as tecnologias avançam, por isso é importante o surgir destes automoveis. estamos num otimo caminho. 🙂
Incompleto. É possível obter Hidrogénio a partir do Carvão (Brown Hydrogen). Tanto para o caso do Carvão como para o do Gás Natural é possível recorrer a tecnologia CCS (Carbon Capture and Storage) para produzir Hidrogénio mantendo uma neutralidade carbónica virtual (Blue Hydrogen).
@@tommeychannel7832 a pesquisa que fiz indica que a grande maioria do hidrogênio é isolado usando o Gas Natural. Como é feito o processo por acaso nao consegui encontrar, apenas que o gas natural é um combustivel fossil e como tal a neutralidade carbonica se diluiria, se o processo de produçao permite essa neutralidade desconecia, mas ainda bem que ha quem complemente a informaçao. 👍
Para adicionar à discussão: a Toyota ao que parece anda já há algum tempo a estudar maneiras alternativas de obter hidrogénio de maneira mais barata e amiga do ambiente, nomeadamente através de excrementos de gado vivo.
www.forbes.com/sites/alanohnsman/2017/11/30/toyota-to-turn-cow-manure-into-hydrogen-to-back-its-fuel-cell-vehicle-push/?sh=51ee30c24589
Mirai(未来) significa futuro em japonês.
Eu ja sabia disso por causa do mirai nikki
@@TanyaX96 kkkkk tbm
Mirai Trunks
Eu tbm sei kkk
@@TanyaX96 slc Gasai Yuno e uma psicopata kkk
Parabéns pelo vosso canal. O empenho depositado em cada video é notável. Não falha. O conteúdo é sempre educativo, cativante e repleto de pura qualidade em todos os aspectos! Obrigado, Razão Automóvel!
Parabéns meu irmão portugueses pelo primeiro projeto automobilístico de Hidrogênio. Valeu
povo valente, guerreiro e trabalhador. Este sangue tbm corre nas minhas veias por isso estou tão feliz e orgulhosa deste invento. Abraço
Não fomos nós que criámos o carro a hidrogénio o carro é japonês.
melhor video do TOYOTA MIRAI que vi ate hoje ! PARABÉNS! 👏🏻👏🏻👏🏻😆👍🏼👍🏼👍🏼
Tecnologia inovadora. Feliz o país que diversifica suas fontes de energia.
Razão Automóvel Parabéns por mais um excelente vídeo.
Toyota não falha! Nem à palavras para descrever como a toyota tem evoluído, toyota é máquina!!
Kkkkk gostava da Toyota mais vc falar que ela n falha kkkkk. Comprei um sw4 zero e com 3 dias de uso deu defeito de montagem e a toyota n queria cobrir pela garantia kkkkkkkk e falam que tem 5 anos ne de garantia , ate entendo um carro dar defeito mais n querer cobrir pela garantia é brincadeira e outra coisa pediram media de 60 a 80 dias para entregar o carro ..... muito triste isso
@@altiereswellington544 kkkk quando se compra um carro 0 em Portugal tem se 15 dias para devolver e receber 100% do dinheiro gasto no mesmo.
Bullshit
@@pedromcm23 aq no Brasil ate onde pesquisei sao 30 dias e mesmo assim n é facil de fazer o cancelamento da compra .... muito decepcionado mesmo
Sou eng, Mecanico, so uso toyota, atualmente estou com um prius q ja fez mais de 200m km sem nenhuma manutencao corretiva. Enfim, toyota ne...
Parabéns Guilherme! Esse seu vídeo é de um valor inestimável! Vai muito além da explicação do que é o carro. Obrigado!
18:02 A fiar neste preço (9,54€/kg), o custo de combustível será equivalente a um diesel que consuma 6,3l/100km (a 1,30€/l). Agora não podemos é esquecer que o preço dos combustíveis em Portugal anda sempre acima da média e este não deverá ser excepção. O ponto positivo é que esta tecnologia ainda está na sua infância e já se consegue equiparar ao diesel em termos de custo de combustível.
Parabens pela reportagem. O Brasil está tambem trabalhando na revolução das baterias. Com a bateria de nióbio. Que vai carregar a bateria de um carro elétrico 100 % em apenas 6 minutos. Parceria da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) com a Volkswagen. Esse é o futuro. Sem poluicão.
Como o próprio nome diz, esse é o futuro! Congratulações Toyota!
Que maravilha
Esperar chegar no Brasil um dia, um sonho de carro
Abraço
Paraíba, Brasil
Parabéns pelo vídeo.
Por ter gostado e achado o vídeo assertivo deixo uma nota:
"Por isso, como já se aperceberam, o impacto ambiental e o nível de emissões do nosso Toyota Mirai é zero"
A criação de carros a hidrogénio é um feito excelente.
O vídeo apresenta uma tecnologia que, mais do que notável, é espetacular e entusiasmante.
Percebe-se a intenção positiva da frase.
Todavia a afirmação é falsa.
Todos sabemos que, qualquer que seja o veículo (ou outro bem manufaturado), há impacto ambiental - seja na produção, manutenção e consumo gerado.
Não contesto que o impacto deste veículo seja MUITO menor que os outros que existem no mercado, mas existe.
O fabrico do total das peças do veículo (necessário para a produção e manutenção) provoca impacto ambiental.
Também no consumo - a maneira como o combustível é produzido/captado, armazenado e transportado - implica o referido impacto.
Será um impacto certamente muito menor e é uma boa frase de marketing que nos alivia a consciência, mas infelizmente não é verdadeira.
Não deixo só a critica. Deixo a sugestão:
"Por isso, como já se aperceberam, o impacto ambiental e o nível de emissões do nosso Toyota Mirai é muito mais reduzido"
Tudo o que o homem produz tem impacto ambiental , até a produção de produtos alimentares. Talvez esta solução seja a melhor??? O tempo o dirá.
Finalmente posso dizer que a Toyota conquistou e continúa a conquistar o mercado automóvel a nível mundial, não só pelo simples facto de ter bons motores a combustão mas sim por ser uma marca que arrisca e sabe do o faz.
Muitos parabéns. Para mim simplesmente o melhor vídeo de sempre. 💪
Isto sim acredito que possa ser o futuro.
A maior parte dos estudos de viabilidade económica mostram que para carros familiares muito dificilmente o hidrogénio alguma vez será competitivo com a acumulação de energia em baterias. Hoje não é. Vai ficar mais barato ao longo do tempo mas as baterias também. Pode ter futuro nos camiões, avioes e barcos. Muito dificilmente compensará economicamente vs um carro com baterias. Quanto muito para alguém que apenas faça 4 ou 5 mil kms por ano.
Gasta-se mais electrecidade a produzir hidrogênio, para dar menos km's do que carregar logo o carro com electrecidade. Esse é o problema actual, iria sobrecarregar mais a distribuição eléctrica.
@@lextuga a tecnologia ira melhorar de certeza. As baterias sao um cancro ambiental.
mano n sei como um canal desse n tá bombando, aqui no brasil ia ter mais de milhão de inscritos
@@cangalha procura o canal caronline tv. Vais adorar em portugues.
Razão automóvel, gostava de saber quando é que me convidam um dia a experimentar um carro qualquer que vocês venham mostrar... só falta isso para completar um dos sonhos na minha vida, experimentar um super carro, completamente novo!
Abraço, grande canal! Top!!
Aqui no Brasil já temos a bateria de Nióbio que carrega em 6 minutos, leve e com autonomia de 600km.
Quanto energia se gasta para produzir 124 lt de hidrogenio??
@@marcondesduraes6700 uns 500 lt de diesel + 1 tonelada de carvão..
Está muito mais bonito do que a geração anterior. Parabéns à Toyota pelo novo desenho.
A meu ver é muito melhor que um carro 100% eléctrico atual. Boa review , obrigado
Um carro a hidrogénio é um carro 100% eléctrico
Este é um carro híbrido
@@joaosobraldossantos verdade? então, pra que o tanque de hidrogenio kbça de bagre...
@@cidscala o hidrogénio que está dentro do tanque foi gerado usando eletricidade (objetivo é que seja renovável) e quando for exposto ao ar vai gerar novamente corrente elétrica para alimentar o motor elétrico. O conceito é o mesmo de um carro por ex da tesla. A única diferença é que 1 armazena a eletricidade na bateria e o outro usa o hidrogénio como meio intermédio. No final do dia a única discussão é qual vai ser mais barato, o custo da ineficiência de transformar eletricidade em hidrogénio e novamente em eletricidade ou o custo da bateria mas sem a perda de eficiência de transformar a eletricidade. Os estudos indicam que vai depender do peso do veículo. Veículos pesados o hidrogénio vais compensar, veículos familiares as baterias vão compensar mais.
Razão automóvel é um canal queridinho dos brasileiros, que sonham em ter a vida que os portugueses tem.
Muito bom, grato pelo vídeo! Fiquei curioso em saber, qual seria o custo em hidrogênio para o quilometro rodado.
Razão Automóvel excelente vídeo como sempre.
O maior desafio da fuel cell é o armazenamento do hidrogénio, o hidrogénio apesar de ser mais barato e ter mais densidade energética que o metano, foi substítuido por este na indústria aeroespacial, o motivo é simples quando a altas pressões e baixas temperaturas o hidrogénio torna-se um potente oxidante, oxida todas as matérias utilizadas para o armazenar, isto não é compatível nem com foguetões reutilizáveis nem com carros, pois obriga á substituição com alguma frequência dos depósitos bem como das válvulas, tubos, etc.
Eu sou fã e defensor acérrimo da electrificação e anseio pelo dia em que possa livrar-me do posto de abastecimento, o hidrogénio vai continuar a dependência, com baterias eu tenho painéis solares, pelo que posso gerar e carregar a eléctricidade que gerei em casa num carro eléctrico, num prédio se tiver garagem também os inquilinos podem carregar a partir da rede eléctrica nacional, o mesmo não dá para fazer com o hidrogénio.
Assim como também não dá para fazer gestão da energia da bateria na alimentação da casa e da rede pública, onde se pode vender a electricidade excedente ou a capacidade de armazenamento da bateria do carro, utilizando-o como parte de um sistema de armazenamento comunitário.
Cumprimentos.
Isto sim é energia limpa!
Sim, mas tem que se produzir energia limpa para o fabrico dos materiais!
Quanto fica mais ou menos abastecer cada tanque?
Beleza!
Portugal,
Parabéns!
10,10,10...
Excelente Vídeo. Também sou bastante entusiasta do uso H na indústria. Curiosidade: O Brasil nos anos 70 já tinha um carro comercial elétrico, Gurgel Itaípu.
Muito bom review! E Esperemos que o mercado venha a dar razão à Toyota, precisamos disto no atual mundo que se vive.
Carrega se onde em Portugal ???
Aqui do Brasil acompanhando seus vídeos muito bons, parabéns ☺
A pergunta de um milhão de dólares :o quanto va i custar o litro, o cm3 sei lá qual é a unidade do novo combustivel? Os dois componentes dele, o nde estarão e QUEM controlará seu estoque. Ou seja quem é seu fornecedor? Lembrando que a água e um bem DE Todos os seres humsnos,, um direito nosso. E nao serve so pra mover carros, apenas poderá tbm servir. Essa e a ordem natural... E vai dai, privatiza, - la e vende-la com fim de lucro e imoral. Ah. É inesgotavel? A de beber tambem dizem que é mas, nem precisa explicar. Um crime contra o direito mais fundamental meu, teu, de todos. Esperarei oelad respostas.
Muitos parabéns pela reportagem. Já conhecia o Miraí. Mas gostei muito a forma que utilizaram para o descrever. Agora só temos que esperar que a tecnologia continue a evoluir para termos no mercado. Carros fuel cell mais baratos, com hidrogênio mais barato e postos de combustíveis suficientes. Estão no caminho certo para irradiar de vez os combustíveis fósseis.
E estimativas de quanto custará encher o depósito a hidrogénio? Ou seja, quanto custará atestar? Existe?
nos EUA falam em $16 (€13) por cada kg, se este Mirai tem uma capacidade de 5.6kg e faz 600 kms, isto significa que gasta +ou-, €13 a cada 100 kms.
Então ou eu percebi mal, ou o custo por 100km é superior a um carro a combustão, gasóleo ou gasolina. A vantagem será mesmo apenas e só ambiental.
@@paulovalente1156 Sim, é superior. O principal problema (monetário e de eficiência) do hidrogénio é produzi-lo. De forma 'verde' usa-se eletricidade para separar o hidrogénio do oxigénio (água) para depois no carro ser feito o processo inverso (juntar os dois e criar eletricidade), só nestes dois processos perde-se 50% de eficiência (vs elétrico). Daí ser caro operar um veículo deste tipo. Acredito que o hidrogénio terá um papel importante no futuro da energia, mas nos veículos ligeiros será sempre mais caro que um 100% elétrico de operar. E não esquecer os filtros de ar das fuel-cell, porque estas precisam de ar quase puro para funcionarem bem e não se estragarem.
@@xexas3000 Atenção que a realidade dos USA é completamente diferente da nossa. Lá o diesel é substancialmente mais caro que a Gasolina. Segundo um artigo do Expresso de Julho de 2020, a AIE estimou em 2019 que o 1Kg de Hidrogénio convencional custaria 1.5€ e Hidrogénio verde (produzido a partir de métodos renováveis) poderia custar o dobro ou 3 vezes mais o que mesmo assim deixa muita margem para evoluir.
@@xexas3000 obrigado pelas respostas! Sempre achei que este seria o caminho.. Melhor que os 100% eléctricos quanto mais não fosse pela forma rápida de abastecer. Os elétricos nunca serão "usaveis" a 100% enquanto tivermos de esperar horas e horas para "abastecer".
Sabia que o hidrogénio era difícil de produzir. Mas pensei que no custo final tivesse um decréscimo de preço em relação aos combustíveis fósseis.
Não sendo assim.. Poderá ser uma alternativa nos transportes pesados afim de baixar níveis de co2 e consequente poluição.. Mas para um comum mortal.. No final conta o preço.. Carro caro combustível caro.. Para o cidadão normal não será alternativa.. Pelo menos até se massificar e haver redução de custos de produção..
Mas até aí chegarmos, já os 100% eléctricos terão uma maior evolução.
Muito bonito esse modelo, além de ter uma tecnologia de ponta !
Excelente vídeo.
O problema aqui, é a produção de Hidrogênio, que continua a ser muito poluente.
O lobby do Petróleo vai continuar a fazer muita força para mater as suas margens de produção.
Sem dúvida que a Energia Elétrica já é o futuro!
Parabéns por mais um excelente vídeo e bom Ano a toda a vossa Equipa.
É a única resposta que conseguem dar aos elétricos. Vender a ideia do H2 como "o futuro", a "energia limpa". O problema é que já vão tarde demais. Os elétricos já estão numa fase de desenvolvimento demasiado avançada para justificar a compra de um carro abastecido a H2. Pelo menos para um ligeiro de passageiros (até 1000 km/dia).
Tem-se falado muito do hidrogênio verde, o quão diferente é do hidrogênio normal é que não sei. O que eu sei é que os elétricos é que representam uma democracia ao contrário do que se diz no início do vídeo. Para quem tenha condições e esteja disposto, é capaz de andar 100% elétrico usando energia de fonte própria
Se a produção de hidrogénio continua a ficar dispendiosa e muito poluente, é ir p o mesmo caminho do petróleo. Depois tanto estes carros como os eléctricos têm ainda baterias, mas diz ele q neste modelo já pesa só no máximo se bem percebi uns 7kg. O preço continua a ser proibitivo.
Os governos teriam de ir por aqui e dar apoio, mas como muitos disseram os lobbies farão tudo o q puderem para evitar perder os seus brutais ganhos e estão nas elites e no grande plano da NOM, continuem a não ouvir....os q avisaram em 2019 tinham razão certo? Então pq duvidam ainda. Pesquisem.
Estão construindo a maior empresa de hidrogênio do mundo na Bahia Brasil, logo o Brasil se tornará exportador do mundo pq é energia limpa. Oq a o mundo não tem em grande escala.
Qual é o custo do abastecimento do hidrogênio
Óptimo!
Continuem com esta motivação RA, continuaremos sempre aqui para vos ver.
Um abraco!
Optimus Prime?
This design remember me BMW 320i GT, amazing technology
Muito bom video... Os meus parabéns para o vosso profissionalismo. Em relação ao carro creio mesmo que este seja realmente o "combustível" do futuro.
Um excelente 2021 para vocês 💪
Parabéns a Portugal por terem adotado esse tipo de veículo movido a hidrogênio e contribuirem assim para zerar a emissão de gás carbono no nosso planeta terra, que em muito só tem a agradecer.
Grande vídeo ! Só faltou mesmo a parte de comparação a nível de custos para fazer 100km com os atuais , mesmo sendo os valores de hoje desatualizados para a data que o poderemos comprar !
Se o preço for igual à gasolina ou gasóleo, não será melhor não ter poluição?
Isto é que vai ser o futuro do automóvel.
Não há risco de explosão em batidas devido aos tanques de hidrogênio?
O mesmo risco ou menor que existe no GPL, sendo que o hidrogénio em contacto com o oxigénio se transforma em água.
O Toyota executou grandes testes para resolver esse problema. Pf pesquise na página da Toyota.
@@MrSparc se for de forma controlada, se for em caso de rebentamento do depósito não.
Existe sempre, mas o problema maior não é esse. São os abastecimentos altamente pressurizados.
Bravo! 👏👏👏 impressionante 👍👍👍
Muito bom trabalho obrigado, só fiquei com 1 duvida, que tipo de manutenção precisa esse automóvel, e quanto pode custar essa manutenção?
1 abráço e 1 bom ano para todos👍
Realmente, gostaria de saber a vida útil destas células de combustível, que é o coração da criança!
Pode ter-me escapado, mas não me recordo de terem falado sobre a segurança em caso de choque violento, pois um dos problemas indicado para o hidrogénio era o risco de explosão. E também gostaria de ver um comparativo sobre quanto custa fazer 100 km com um diesel, um gasolina, um elétrico e neste caso a hidrogénio. Obrigado pelo vídeo, está top. Parabéns.
O Problema do hidrogénio é esse mesmo, basta estar em contacto com o oxigénio para iniciar a combustão.
Se é um desafio na Europa pra implantar um sistema de abastecimento para hidrogênio, imagine no Brasil, onde se anda ainda de carroça
aí o problema fica resolvido!
Em Portugal não andam de carroça?
@@a330turbinex7 Novidade pra mim, pois quando estive aí nunca vi nenhuma...
@@fx3696 Veja lá bem... eu sou português e sei bem que existe muitas carroças em portugal...
@@a330turbinex7 Andam!
Aqui no Brasil as tecnologias demoram a chegar ou não chegam, infelizmente. Excelente canal.
A questão é: qual será o custo de aquisição do hidrogénio? E quem o venderá? E sujeito a que flutuações de preço? E com que carga fiscal? Os eléctricos puros têm várias desvantagens, mas têm o grande trunfo de poderem ser carregados em casa a um custo bastante inferior àquele que teremos se for um carro a combustível fóssil. Como será o hidrogénio? Haverá muitas empresas a fornecer, ou cairá novamente nos oligopólios que existem hoje?
Em Portugal é óbvio que continuará o monopólio. Seria irrealista pensar de forma contrária. Vivemos num dos melhores países da Europa para ter um elétrico (BEV) por causa da exposição solar.
Comprar um carro novo abastecido ao preço definido pelo estado + lobbies da Galp está fora de questão quando existe a opção de comprar um elétrico + paineis solares. A não ser que, por algum motivo, precise de fazer mais de 600 km por dia sem parar 15-20 minutos pelo caminho (almoçar/beber café). Nem sequer é saudável conduzir dessa forma.
Isto sim, será o futuro do automóvel.
Parabéns pelo trabalho!
Penso que ficou uma grande questão a abordar neste vídeo para além dos postos de abastecimento. Refiro-me a produção de hidrogénio que até ao momento é altamente dispendiosa do ponto de vista de energético, sendo impossível gerar hidrogénio de forma contínua utilizando como abastecimento somente energias renováveis, devido a sua intermitência. Como pensam que o futuro resolverá este problema ?
perfeito o vídeo, didática perfeita, e a meu ver já demoramos a cessar o uso dos fosseis
Aqui no Brasil tínhamos uma montadora nacional chamada Gurgel e em 1974 eles apresentaram o primeiro carro elétrico projetado no Brasil. Hj em dia a Gurgel não existe mais e nem sequer temos uma montadora nacional. Aqui todas as montadoras são multinacionais. Abraço.
E são elas q mantém $$$$$$ os lobistas, q bloqueiam todas esperanças de termos veículos brasileiros 💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩
Qual a durabilidade das células de hidrogênio ? Qual a manutenção ?
Este realmente é o futuro da indústria automóvel. A Toyota sempre foi pioneira na tecnologia disruptiva automóvel. Está de parabéns pois conseguiu fazer um carro lindíssimo e a um preço que os comuns mortais podem pagar. Claro que no futuro o preço irá descer, é a consequência das tecnologias disruptivas, no inicio são caras mas depois tornam-se acessíveis, estou curioso por entender como esta tecnologia se irá aplicar ao segmento B / C uma vez que dado o tamanho dos chassis, os depósitos de hidrogénio terão que ser adaptados dimensionalmente garantindo também a segurança, fator critico dado o risco elevado de explosão em caso de acidente. O grande problema a curto prazo é de facto a produção do hidrogénio, neste momento inexistente em Portugal. No entanto a Salvador Caetano já avançou com a decisão de criar uma fábrica de produção em Ovar. Neste momento eles produzem camionetas a hidrogénio para países como Alemanha, França. Os testes funcionais e de estanquidade dessas camionetas necessitam do hidrogénio. Neste momento a Salvador Caetano está a importar o hidrogénio de Espanha, com custos logísticos e comerciais elevadíssimos, daí a decisão da empresa em avançar com a construção da fábrica. No entanto já vieram alertar o atual governo para a inexistência de incentivos financeiros para o investimento em hidrogénio em Portugal. Um governo que se auto propôs ser livre de produção de carbono em 2030, tem que começar a investir, caso contrário não cumprirá com o objetivo a que se propôs.
Exceto o carro elétrico como diz nesse vídeo. A Gurgel no Brasil na década de 70 foi pioneira nisso. Pena que faltou incentivo à Gurgel, uma fábrica genuinamente brasileira. Veja vídeo do Gurgel elétrico> ruclips.net/video/UyZ8P2zFDP8/видео.html
O futuro um passo de cada vez. Se existe vontade de lutar para deixar um futuro melhor aos nossos filhos, as infraestructuras vão ser criadas, o que vai tornar as opções verdes mais competitivas e acessíveis.
Parabéns à Toyota por ousar pensar mais à frente.
Se a maioria dos carros a circular for a hidrogenio irá surgir o problema da produção do mesmo. E já agora qual é o preço de hidrogénio por kg?
O custo de produçao para ja ainda e caro, mas, ha uns bons anos atras tambem ficou caro extrair petroleo do fundo de um oceano e os riscos inerentes a essa extraçao para o meio aquatico. Isto e tudo uma questao de tempo, quanto mais desenvolvimento houver e maior capacidade de produçao de hidrogenio mais baixo sera o custo para o consumidor final. A meu ver o futuro passara por este genero de propulsao, a ver vamos.
Verdade obrigado pelas respostas! Abraço!
@@mike7747 Para isso produz-se eletricidade e consome-se eletricidade. Para quê adicionar 5-7 passos adicionais (armazenar a alta pressão, transportar em camiões até às bombas, etc)? A eficiência energética vai logo "por água abaixo".
Brasil aqui, esse carro pra ficar perfeito, poderia também se abastecer durante uma chuva em uma viajem, ia ser TOP !! =)
Vila Nova de Gaia!! Cidade de gente moderna: primeiro posto de reabastecimento de hidrogénio do país!!! Portucales! Portugal!!!
Fantástico! Ótimo vídeo. Tirou-me todas minhas dúvidas. Queria saber como que funcionava o motor.
Faltou falar do custo do combustível....ou custo por kilómetro....
Em Portugal pode não estar definido.
Não é bom sinal, às tantas não é economicamente viável, mas esperemos que seja.
@@joaopaulo1354 não é tudo uma questão de economia de escala?
@@FilipeFerreira-eu Não há economia de escala nenhuma que faça barato carros banhados a ouro. Exatamente como é que é sintetizado o hidrogénio? Para não falar dos componentes do carro, aí talvez se verifique os benefícios da economia de escala, mas com o valor da propriedade intelectual que deve ser precisa para fazer esses carros trabalhar, nem sei. Se sintetizar o hidrogénio for um processo demasiado custoso, então é tecnologia para o caixote do lixo. Usa-se nas naves espaciais onde estragar dinheiro não é relevante e já é muito bom. Haja Gasólio!
Muito bem dito!! Vamos gastar água para o abastecer e vamos pagá-la como se fosse a última Coca Cola do deserto!
O mundo e as pessoas precisam de carros assim e tambem os eletricos.
Boa tarde. Quanto custa o kg de hidrogénio?
na alemanha +/- 10€/kg
Nos paises de temperaturas abaixo de menos 10 graus ceicius no inverno, cangela toda agua e bloqueia tudo? ou o H2O sai suficientemente quente. Possivel deixar a agua correr a tempo inteiro?
Acredito bastante!!! É a energia mais lógica ( leve, sem emissões, ... muito bom!!!!
E como se produz hidrogênio de forma limpa?
Há muitas hipóteses
O que conheço é tirar o oxigênio da água ou do ch4. O primeiro é mais poluente do que os carros a combustão por que necessita de muita energia. O segundo polui da mesma forma já que libera carbono. Ah, também pode ser tratando resíduos da indústria, mas aí é muito limitado. Tem alguma forma que não seja poluente?
@@douglasr00 está se a evoluir para o sentido de ver a maneira mais barata e que menos prejudica o ambiente...! Contudo eu falei na parte de conduzir limpo... não da extração da matéria... o petróleo e sujo na extração e na utilização dele...
Pouco mais leve que o gás natural. E quanto ao volume ? Pois é !
A única questão é: se para já houver só um posto de abastecimento em todo Portugal, então como é que vai funcionar isto?
Parabéns pelo ensaio! Já agora : onde é que o veículo ensaiado foi abastecido?
Ensaiado foi na zona de Cascais junto ao mar, na serra de Sintra na estrada da lagoa azul (antiga classificativa do Rally de Portugal)
Abastecido deve ter sido na Alemanha :)
A última vez que ouvi a falar deste carro mas a primeira versão ele era carregado no Japão dito por um vendedor da Toyota.
Em questao de 1 ou 2 meses é possivel ter hidrogénio em qualquer bomba de gasolina. Isto é o verdadeiro battery killer e mais nada.
@@nunodan3018 andas a ver muitos filmes.
Olá, meu nome é Valcir e sou do Brasil, adorei o vídeo e agora sou inscrito do canal. Parabéns!!!
Dificilmente será uma opção melhor que os combustíveis fósseis para alimentar o automóvel pessoal. O hidrogénio que moveu esse carro foi provavelmente produzido a partir de gás natural (como é aliás a proveniência de 90% de todo H2 mundialmente). Mais vale um carro a GNV, que polui menos e sai mais barato. Quando produzido através de electricidade verde (electrólise da água) o H2 tem apenas uma eficiência well to wheel de 22% vs 73% de um veículo eléctrico a bateria. Com a tecnologia de baterias a melhorar ano para ano e cargas super-rápidas ao virar da esquina, o H2 para alimentar o automóvel pessoal está condenado ao fracasso, e será eventualmente apenas destinado para aviação, barcos e maquinaria pesada (e mesmo aí o futuro é duvidoso - os próximos cacilheiros serão 100% battery-powered, através de um concurso internacional que já tem um vencedor à data de hoje). Um erro estratégico da Toyota, que não conseguirá impor aquilo que a física mais elementar contraria.
De fato, produzir hidrogénio a partir da electrólise da água é um processo altamente ineficiente, ou seja, a energia dispendida para a sua produção muito superior á energia que irá produzir. O importante, é que se faça a transição para energia renováveis, na produção desse hidrogénio. Apenas com a energia solar é possivel produzir o hidrogénio para alimentar todo o mundo, sem qq problema. E falo com a tecnologia atual, obviamente. Produzir hidrogénio a partir de gás natural é completamente rídiculo. Acredito que no futuro haverão mega centrais de produção de hidrogénio através de energia solar.
E nem falei do advento das baterias solid state, que prometem 2-10x maior densidade energética, eliminam virtualmente o risco de incêndio, permitem cargas de altíssima potência e aguentam o dobro ou triplo de ciclos de carga (~1 milhão de kms), ultrapassando assim o tempo de vida do resto do carro. O hidrogénio será apenas uma forma muito ineficiente e obsoleta de armazenar energia.
@@joseneves798 Para quê produzir H2 através de energia solar quando pode produzir eletricidade e alimentar o carro a eletricidade?
É todo um ciclo desnecessário única e exclusivamente desenhado para manter as petrolíferas no poder. Eletricidade qualquer um pode produzir (ex: paineis fotovoltaicos), mas H2 tem de o comprar numa bomba ao preço que a Galp quiser.
@@ruimpinho Não é viável a autoprodução, porque para produzir quantidade suficiente para carregar baterias do carro (ou carros) e ainda alimentar o consumo doméstico, seria necessaria uma quantidade (e uma área) absurda de painéis, o que ocupariam muito espaço. Na realidade portuguesa, e europeia isso seria impossível. Quem vive nas cidades e em apartamentos como fazia? Têm de existir mega centrais de produção.
@@joseneves798 Tem razão, os painéis são o empurrão e não necessariamente a fonte principal de energia. Mas esse argumento é igualmente válido para a produção de H2 de forma sustentável. Os carros movidos a H2 também são elétricos, o H2 é apenas o que alimenta a fuel cell. A sua eficiência é ainda menor à de um elétrico convencional devido a todos os passos adicionais envolvidos (desde a produção ao transporte). Ou seja, se quisermos produzir H2 de forma renovável, precisamos de ainda mais e maiores painéis!
Atualmente se verificar a sua fatura da EDP, verá que mais de 50% da sua eletricidade já provém de fontes renováveis. :)
E como será produzido o hidrogênio para estes veículos?
Em termoelétricas que utilizam combustíveis fósseis?
*Se bater um carro desses é uma bomba atômica certo?*
Essa também é a minha principal preocupação Alex, mas no apanhado deste filme, aliás muito bem feito (parabéns ao Guilherme da "Razão Automóvel"), infelizmente nada é dito sobre a segurança deste tipo de carro, tendo em atenção que numa batida forte por trás, existe logo ali na mala dele à distância de cerca de um metro da zona de embate, um tanque cheio de hidrogénio...
(calor do choque ou faísca + Hidrogénio líquido derramado + Oxigénio do ar = Pavorosa Explosão / Incêndio)
Lembram-se do horroroso desastre em 1937 em que morreram todos os passageiros do aeróstato dirigível "Zeppelin" cheio de Hidrogénio, que se incendiou de repente à sua chegada a NY ? :
ruclips.net/video/CgWHbpMVQ1U/видео.html&feature=emb_logo
@@pedroramalho8771 Acredito que o hidrogênio dentro desse tanque está em estado de gás e não líquido, visto que para o hidrogênio ficar líquido em temperatura ambiente necessitaria de uma pressão absurdamente grande. Aqui no Brasil circulam muitos carros a gás(GNV) e são extremamente seguros. São raríssimos os casos de explosão, e quando estes acontecem, normalmente são por tentativa de acoplar um segundo tanque mais frágil(botijões de gás de cozinha) para aumentar a capacidade. E lembre-se, para qualquer coisa explodir ou pegar fogo é necessário combustível + comburente e no caso desse carro dentro do cilindro há apenas h2, que é o combustível, ou seja, é incapaz de se auto detonar. Provavelmente em um acidente, devido a grossura do cilindro, este não irá se romper e até servirá de proteção em casos de batidas frontais muito severas, já que o carro não vai conseguir amassar muito para dentro. Na pior das hipóteses em um acidente, o cilindro poderá se romper e ocasionar um estouro, mas não uma explosão. Infelizmente se isso acontecer já será o suficiente para matar todos os ocupantes, pois a pressão é bem alta.
Ainda assim, esse carro é várias vezes mais seguro que um carro a gasolina, pois no tanque de combustível de um carro à combustão existe combustível(gasolina) + comburente (oxigênio) e em muitos casos em acidentes o carro pode chegar a explodir ou o mais comum, pegar fogo.
@Alex Moretz, nada a ver com bomba de hidrogênio.
Se se confirmarem as pressões de cerca de 700 bar (uma pressão absurda se virmos que num pneu temos menos de 3!), em caso de colisão será algo preocupante. Mas tal como se fazem os crashtest nos veiculos convencionais, podem testar-se estes...
Vamos ver se é desta que vamos andar mais verdes... a Honda já fez este tipo de viaturas de célula de energia, mas foi desacreditada. Bom video e melhor novidade...
Provavelmente já alguém perguntou mas só como curiosidade, é tendo em conta que o teste foi em Portugal, onde é que abasteceram?? 😂
A Galp fez parceria com a Toyota.
Esse é o futuro. Muito bom. Nada de baterias descartáveis.
Como ninguém acreditava em carros elétricos? Em 1974 Amaral Gurgel criou o primeiro carro elétrico do mundo aqui no Brasil!
Ñ
@@caioalucard3140 Quem foi então?
@@elmarcianito4805 Pesquise ! Oras.
@@caioalucard3140 Se é você quem está discordando quem tem que pesquisar é você pra embasar a sua afirmação.
@@elmarcianito4805 Minha resposta foi valida ! Não ficarei escrevendo vários parágrafos sendo que, você mesmo pode pesquisar e chegar na mesma conclusão que eu. Claro, menos que, você, seja incapaz de fazer uma pesquisa simples.
boa review, com ritmo e positividade no futuro.
penso que faltou aprofundar os custos de produção e transporte em camiões do hidrogénio, ao contrário da eletricidade.
se o custo de produção de hidrogénio pode ser feito através do excesso de eletricidade das eólicas, já o custo de transporte não é negligenciável. e não vamos falar da construção civil necessária para os tanques das "gasolineiras" de hidrogénio.
temos obra para 20 anos.
Daqui a alguns anos estaremos dirigindo um disco voador!
Só falta os militares da área 51 solta eles e botarem pra vender
Se não fosse a ganância teríamos eletricidade grátis por tesla e Deus sabe lá mais o que
@@holdpentecostal
deus?
Ki porra é iço?
@@servioguidotti9176 mais respeito pelo criador do mundo .
Se Deus não existe então me explica como Israel venceu a guerra dos 7 dias ?
Me explica como Moisés abriu o mar vermelho .
Me explica como o nosso calendário e dividido em Ac:dc
@@holdpentecostal
Não vou dar aulas pra APEDEUTA.
Se matricule em Escolas e aprenda.
E teu deuséco é um inútil, não existe.
ACORDA!
Sem dúvida, será a energia do futuro.
Aqui no Brasil, seria muito bem utilizada também.
Excelente reportagem. Parabéns pelo canal.
Devo dizer que na vossa primeira apresentação do carro nao fiquei fã do styling, no entanto desta vez ja está a agradar-me um pouco mais!
Olá moro no Brasil e achei muito interessante está sua reportagem porém sou obrigado a fazer uma correção onde um dos primeiros carros elétricos disponíveis no mercado foi o Itaipu projetado e produzido no Brasil pela marca Gurgel do nosso saudoso João do Amaral Gurgel da cidade de Rio Claro interior do estado de São Paulo se eu não me engano em meados de 1980! Obrigado e continue com estas excelentes reportagens.
Mirai tomou banho de beleza (várias vezes) 😆💙
e quanto à segurança dos cilindros em caso de colisão ... serão resistentes o bastante para não explodirem?
Sem dúvida que é um grande avanço ao nível automóvel...Toyota não desilude!
Vídeo muito bem feito, parabéns
Espero que o Brasil tenha investimentos vultosos e rapidamente nesses sistemas elétrico e hidrogênio para não utilizarmos combustíveis fósseis. URGENTE.
Para mim é o futuro, comprei um Renault zoe elétrico 4 meses depois tive que o vender pois devido á minha actividade profissional, sempre a conduzir, o máximo que fazia eram 150km. o tesla da minha esposa model s na minha mão faz 200km, impossível para a minha atividade, tive que voltar ao diesel, assim que no distrito de Aveiro houver postos de hidrogénio a Toyota ou a Hyundai são as minhas opções. Para mim o futuro passa por essa tecnologia.
Presumo que conduza sempre sempre a 170-180km/h!
O elétrico pode ser uma boa opção para si dentro de 2-3 anos. Ou então compre um Tesla Model 3 ou Model S Long range. Único problema é mesmo o preço.
Se fosse a 15 anos atrás o hidrogênio tinha muitas hipóteses..
agora já não ...as baterias estão num desenvolvimento brutal ...
Desvantagens:
10 euros por 100km ( fica mesmo de um carro a gasoleo)
Eficiência de 60% (percas em calor na reação) em relação aos 90 da baterias, mesmo assim muito melhor que um carro fóssil 25%......
Custos energeticos muito elevados para fabricar o hidrogênio.
Custo muito elevado para armazenar o hidrogênio nas bombas, tem de de entar a uma pressão brutal e baixa temperatura constante.
Depois não existem bombas quase nenhumas Mesmo na Noruega, país com mais Ev do mundo so existe uma ....
por outro lado existem várias centenas de carregadores rápidos DC ... e todos os dias surgem novos ..
E uma das maiores desvantagens ...
... nao termos a liberdade espetacular sem igual de poder carregar/abastecer em casa a 1.6€ por cada 100km enquando dormimos.
Isso sim é liberdade e independência.
E falando de liberdade e independência.... quase me esquecia .... do mais importante...
Se tiverem casa com 100 m2 de cobertura podem instalar paineis solares (28 paneis +- 12kw) ( sistema fotovoltaico PV) .
Carrega.se/abastecer a cerca de 50% do valor (1.6€/2 por cada 100km) e se carregarem durante o dia entre as 11h e as 4h carregam a custo 0 .
Atenção o investimento em PV demora 4/5 anos a recuperar serve para alimentar o carro e o resto da casa (custo do sistema pv ...cerca de 17.000€) = 12 kw de paineis com bateria litio de 15kw e todos os anos o material baixa de valor consideravelmente porque estamos num momento da grande expansão da produção solar a nível global.
Mas se pensarem que só um carro a gasoleo ,(não incluindo o consumo da eletricidade da casa ) gasta em gasoleo 10.000€ em gasoleo por cada 100.000km..... já da para pensar.
Eu faço 100.000km em 3 anos .
Claro que cerca de 15% do consumo desses 100.000 km um carro electrico e feito em carregadores fora de casa, ai tem de pensar 5.5€ por cada 100km.
O hidrogênio talvez tenha hipóteses em abastecer grandes barcos...
Mas espero que esta tecnologia desenvolva a par das baterias mesmo com estas desvantagens, tudo que acabe com o fase fóssil da humanidade.
O hidrogênio e um tacho que as petrolifas vão tentar agarrar para substituir os combustíveis fosseis.... com muitos subsídios estatais e afins......
..........E nos sempre a pagar tacho...........
Excelente explicação. Os Portugueses precisam de ler isto mais vezes em mais locais.
Incrível! Parabéns pelo vídeo, saudações do Brasil!
Parabéns à Toyota pelo excelente trabalho. Obrigado a vocês claro, pela a também excelente apresentação da máquina. Toyota é Toyota e mais nada.
Parabens pela reportagem
Preços do Kg do hidrogénio? faltou dizer isso
Concordo. O grande problema é o custo de produção do hidrogénio e os custos do seu transporte até aos postos de abastecimento.
Para tudo é necessária engenharia
A Salvador Caetano já confirmou que irá investir em produção de hidrogénio com uma futura fábrica em Ovar. Claro que no incio o preço será elevado... como todas as tecnologias no seu inicio são caras, depois de outras marcar começarem a investir nesta tecnologia, os preços irão descer.
Tomei a liberdade de fazer uma rápida pesquisa e pegar numa curta amostragem:
EUA: 14 USD /1 lb(0.45 kg) = 31 USD/kg
(California: 16.51 USD/kg)
Alemanha: 11 USD/kg
RU: £10 - £15 /kg
"In 2025, a kilogram of hydrogen (equal to 0.26 gallons of gas) could be dispensed for $6-$8.50" (Szymkowski, 2020)
"most suppliers say $10 per kilogram is about right for the early days of low-volume sales" (Edmunds, 2015)
Conclusões:
- Estaremos a falar de, no imediato, um intervalo de preços com grande dispersão, entre 9 a 25 €/kg. Se fizermos uma "gama média" rondará os 17€/kg.
- No futuro, e se a produção nacional de hidrogénio avançar, poderemos estar a falar de valores similares aos alemães (8 a 9 €/kg)
- Para uma autonomia de 650 km e depósito de 5,6 kg, dá um custo médio de 0,15 €/km para a situação atual e de 0,07 €/km para uma situação futura. Tomando um exemplo teórico de um motor a gasóleo com consumo de 5 l/100 e um preço unitário de 1€/l, dá um custo médio de 0,05 €/km.
É o inicio da tecnologia, logo este carro não é para as massas, nem a Totyota espera isso, para comprares este carro tens que querer muito ter um veiculo deste tipo. Pensa nisto como se fosse um carro com um motor Wankel ou o Tesla Roadster em 2008.
Só tenho a dizer o seguinte, espetacular.
É muito fácil implementar centenas de postos em hidrogênio de Portugal rapidamente: Se alguns empresários molharem as mãozinhas de alguns políticos, eles aparecem mais rápidos que as trotinetes elétricas nas câmaras municipais...
Por enquanto só há um posto de abastecimento em Cascais, mas brevemente vão haver mais, pois outras marcas já usam esta tecnologia como a Citroen que acaba de lançar uma comercial a hidrogénio (ë-jumpy hydrogen) e está disponível para venda em Portugal e no médio prazo planeia lançar no médio prazo C5-X hydrogen.
@@Jesuscger então, quantos postos abriram?
E a segurança em caso de acidente,?