Sim, o detalhe de possuir um bateria bem menor, parecida com a que equipa o Prius. A honda tinha o FuelCell dela o Clarity, mas está focando mais em caminhões e ônibus.
Sei lá, acho que os fãs de combustíveis fósseis supervalorizam esse argumento... parece que rodam com o carro quase 24 horas diariamente... carro elétrico carregando em casa durante o sono ou em 30 minutos em postos de carregamento é muito tranquilo pô...
O ponto importante é a manutenção desses veículos, a medida que vão envelhecendo com o uso. Isso vamos ver daqui uns 3 ou 4 anos com os elétricos atuais.
Porém eu acho que vão fracassar miseravelmente, para carros elétricos mesmo podendo carregar na tomada de carro já é dificil a adoção por falta de postos, imagina para hidrogênio que praticamente nem existe posto para abastecer e precisa de uma fucking vedação para não vasar seu tanque, que aliás, custa caríssimo e muito mais que as outras alternativas, eu até acho que o hidrogênio poderia ser muito interessante para aviões, navios e talvez caminhões, porém não vejo investimento nessas possibilidades...
Brasil tem potencial pra ser o país mais verde do mundo. Etanol, Hidrogênio e Elétricos aqui deveria se isentos de impostos. Ganharia o Meio Ambiente, a Industria e os consumidores. Bilhões circulando em nossa economia.
O Brasil tem um grande potencial para fabricar o Hidrogênio Verde, já que mais de 75% da energia gerada no país, vem de fontes renováveis. Mas depende muito dos governos que viram, para investir nessa tecnologia, já que é bastante cara a introdução delas nos postos. Segundo um artigo, uma estação de bombeamento em posto custa em torno de 1 milhão de dólares, e poucos lugares possuem essa estações nos EUA.
@@laudiceferreira2128 acho que os carros eletricos vão dar ruim por causa das grandes quantidades de bateria a longo prazo, a não ser que mudem elas para serem mais sustentaveis.
Ai que entra o Hidrogénio, os carros movidos por ele tem uma bateria de carro hibrido, bem pequena. A solução de usar hidrogénio é mais viável ao futuro, do que ficar utilizando só bateria... @@MartinsAMB
Nos EUA, o Mirai só está disponível na Califórnia; "Para você ter uma noção de quanto é caro, a fabricante até chegou a orçar a instalação de uma estrutura de abastecimento, importada da Europa, para a fábrica de Sorocaba (SP). O valor final do "posto" ficaria em 800 mil euros - R$ 4,2 milhões na conversão simples."
Entre 2015 e 2020 eu trabalhei em uma industria de Chopp (e Cervejas), a direção começou a investir em pesquisa e desenvolvimento da produção e uso do Hidrogênio para produção de energia, visando reduzir os custos de energia consumida tanto nas caldeiras (energia térmica gerada pela queima de madeira), quanto em refrigeração de tanques (energia elétrica consumida pelos freezers - tanques de água a -3º). Eu sou cientista da computação, cuidava da criação e manutenção de todos os sistemas (softwares) e automação industrial da empresa, não é minha "praia" esse tipo de trabalho em engenharia mecânica/química, mas fui convidado a ajudar no projeto, devido as minhas habilidades em desenvolvimento e testes (simulação) de peças 3D em programas como Solid Works e Auto CAD (coisas que eu tinha estudado anos antes por pura curiosidade e hobby). Parecia muito promissor o uso de apenas água (e alguns outros poucos componentes químicos), permitir gerar tanto calor para aquecimento das caldeiras, quanto energia elétrica para refrigeração dos tanques de maturação (ambos com uso de vapor gerado pela combustão do produto), porém foi descoberto o grande poder de combustão de uma única pequena bolha do produto, era um sistema de produção e consumo de hidrogênio em tempo real (diferente desses do veículo que possui o hidrogênio já pronto em um tanque), foi testado uma pequena quantidade insignificativa em um motor de Moto, que nos testes fez a moto rodar por horas mas quase derreteu o motor de tão poderosa que é. Ao acompanhar os primeiros resultados, a direção resolver encerrar a pesquisa e desenvolvimento (P&D) por receio do engenheiro responsável errar nos testes e explodir a fábrica inteira (o cara era um génio das invenções, tinha conhecimentos de mecânica, elétrica e química, ele já tinha trabalhado na Petrobras antes da Venezuela estatizar tudo e ele ter que voltar para o Brasil, mas ele era meio doido, não tinha medo de se arriscar, e o pessoal na fábrica estavam ficando com medo também...). Isso é similar a energia nuclear em questão de poder energético, só que com o benefício de não ser radioativo e não gerar lixo tóxico após o uso, porém não é algum fácil de se dominar (uso seguro), colocando seu uso em aplicações práticas como combustível de veículos ou geradores de energia residencial/industrial, eu acredito que ainda levará alguns anos até que essa tecnologia seja dominada pelo homem e passe a ser utilizada de forma prática e segura no dia-a-dia (similar a tecnologia de carros elétricos que ainda está em evolução na parte das baterias).
Para vc gerar hidrogênio existem duas maneiras, uma atualmente inviável e a outra é eletrólise. Por eletrólise vc gasta energia para fazer mais energia, só que em forma de hidrogênio. A Toyota, após anos de estudos observou que não compensava criar carros a hidrogênio pq o que se gastaria para fazer o combustível era quase o mesmo ou o dobro para alimentar um somente a energia "convencional", a conta simplesmente não fechava. Até uma universidade brasileira (não lembro se foi a USP ou PUC) iniciar o projeto por meio do hidrogênio verde, gerar energia por meio da queima do etanol, mesmo assim a Toyota descontinuou o Mirai e fará, por enquanto, somente carros de carga pois o custo benefício é maior.
Como é legal ver a lucidez da empresa em seu posicionamento e na apresentação de sua proposta, parabéns ao repórter pela matéria, talvez uma das melhores do quatro rodas....
O terceiro ponto que foi esquecido, é que o Brasil é um dos maiores produtores de etanol. Logo, faz sentido produzir hidrogênio azul a partir do etanol, pois as plantações de cana de açúcar e de milho sequestram carbono, compensando o CO2 produzido pelo consumo do etanol.
Além de todos os comentários, positivos ao veículo (que eu já ouvia falar, desde a época da faculdade... há 30 anos atrás...) e positivos ao apresentador, destaco a audácia dele em beber a água do carro...foi ao mesmo tempo bizarra, engraçada e corajosa...!!! Mas ele bem destacou: não estou incentivando a fazer o mesmo...!!! Parabéns!
Gostei muito da apresentação sincera do apresentador, e de ele encontrar defeitos onde o único defeito real do carro é o espaço interno, algo que com certeza a Toyota irá superar. A Toyota está de parabéns por ser a primeira empresa a alcançar esse desenvolvimento e evolução. Excelente carro.
Eu gosto da ideia do hidrogenio, abastece igual o a combustao coisa de 5min, se o governo zerar o imposto pra producao da tecnologia e zero imposto para fazer os postos de abastecimento , ai seria muito bom e cresceria rapido .👍👍
Tem o Hyundai Nexo também!!!! Acho mais bonito. Caminhões e ônibus a hidrogênio também são, ao meu ver, a solução ideal. Na China já usam o ônibus a hidrogênio.
Não existe nada melhor no planeta. Absolutamente viável. Aprendi isto no científico em 1993. Fora que não há hidrogênio disponível em mundo mais desenvolvido, quiça rede de distribuição aqui e similares. Parabens
Até que enfim um alternativa viável. E é um carro muito bonito, bom gosto dos engenheiros da Toyota. Bem diferente dos carros elétricos convencionais com design pouco inspirado e duvidoso.
Alguns pontos salientes: O hidrogênio puro pode ter alta densidade energética por peso, mas um tanque com hidrogênio não tem densidade energética boa não, porque um tanque para guardar 5KG de hidrogênio pesa aproximadamente 100KG; é melhor do que baterias, mas não por muito, e quando se considera o peso extra da célula de combustível, bombas, filtros, sistema de descarte de água, etc, mais o fato de não ser possível aproveitar toda a energia do hidrogênio, fica meio que elas por elas quando comparado com baterias. E as baterias tem a vantagem de serem mais compactas, então o espaço interno de carros à bateria tende a ser melhor. Quando se compara com baterias é necessário levar em conta também que nas últimas décadas o preço das baterias caiu assustadoramente enquanto que sua densidade energética aumentou bastante; o mesmo valor que pagava 1KWh de bateria no começo dos anos 90 hoje compra mais de 75KWh de baterias. E há uma boa chance de antes de 2030 as baterias ficarem ainda menores e mais leves, e custarem menos da metade do que custam hoje, para a mesma capacidade. Uma tecnologia que não está planejada para ser popularizada antes do final dessa década não vai enfrentar as baterias de hoje, mas sim as baterias muito melhores de 2030 ou mais. Hidrogênio na bomba é muito mais caro do que gasolina para rodar a mesma distância. O hidrogênio em si na refinaria não é tão caro, mas a logística para distribuir o hidrogênio é bem mais cara do que para distribuir gasolina, porque o hidrogênio é muito volumoso, então tem que ser distribuído sob altíssimas pressões, aumentando os custos; e mesmo sob pressões altíssimas um caminhão tanque (ou o tanque de um posto) cheio de hidrogênio abastece muito menos carros do que um tanque do mesmo tamanho cheio de gasolina. A célula de combustível em si também é caríssima, muito mais cara do que as baterias dos carros elétricos, e de quebra dura menos do que as baterias modernas.
@@rafaelbenjamim-f4k Baterias de sódio são relativamente recentes; parece que os primeiros carros de produção com elas começam a ser entregues esse mês na China. Mas sim, são baterias que não pegam fogo (tanto que cloreto de sódio pode ser usado para apagar certos tipos de fogo), duram mais, carregam mais rápido, e usam um material muito mais barato, abundante, e de extração simples (e menos poluente); a grande desvantagem da bateria de sódio é que a densidade energética dela é menor, mas para carros de autonomia de uns 250Km ou menos isso não é problema (os com autonomia maior devem continuar usando baterias de lítio ao memos pelos próximos anos).
Parabéns ao jornalismo da Quatro Rodas por trazer essa matéria. Não sabia q essa aplicação do hidrogênio já estava comercial, e muito menos q havia essa carro no Brasil. Se eu morasse na Califórnia, acho q teria esse Toyota
Excelente matéria. Mostra o quanto é importante investimos em Educação e Ciência. Temos os recursos naturais... Investindo em Educação e Ciência é o caminho para o futuro em todas as frentes e também de deixarmos de sermos um pais apenas distribuidor de produtos manufaturados para enfim podermos entregar produtos de valor agregado... É a chance mais uma vez de mudarmos de patamar e ainda contribuirmos para o meio ambiente.
As tecnologias dos novos combustíveis estão evoluindo aos poucos e a que vai predominar e se vai no mercado isso ninguém sabe pois cada lugar do mundo tem as suas condições e realidade diferente mas o tempo traz a resposta disso tudo. Parabéns pela reportagem.
3X mais pressão que UM CILINDRO DE GNV ?? Ta doido que eu uso um carro desse então. Eu tenho GNV no meu e ja fico assutado quanto a pressão que o ESTRAGO QUE FAZ QUANDO DA RUIM. Imagina esse que é 3X mais, deve virar um C4 EXPLOSIVO da vida.
Para o Brasil, corta 90% dos itens de conforto e segurança do carro e cobra 10x mais....o desconto que a Toyota da no USA ela cobra com juros aqui no Brasil. Pq Toyota não quebra...rsrsr
Concordo que no quesito de eficiência energética ele não e muito diferente de um carro elétrico convencional, entretanto o fator de carregar ele "instantâneamente" é o maior fator para que eu acredite realmente nessa tecnologia.
Quando custaria encher o tanque a hidrogênio no Brasil? Até onde eu sabia o Mirai não deu certo nos Estados Unidos por conta do preço do abastecimento ser muito elevado, mas espero que por aqui seja mais em conta.
Para o Brasil no momento e devido as dificuldades de abastecimento o carro a combustão ainda é a melhor opção, principalmente pelo etanol que é renovável, temos área para plantio, gera empregos e não é poluente fóssil.
Pra mim o futuro será a hidrogênio, principalmente no Brasil que é dotado de energia renovável, o problema do carro elétrico é o custo pra trocar essa bateria e fazer o desgaste, o que pode poluir mais ainda, e o tempo de duração da mesma e sem falar no impacto ambiental que gera pra extração do lítio!
Tecnologia interessante para o futuro. Atualmente, é inviável pelo elevadíssimo custo e pela estrutura. Na Califórnia, único lugar onde existe alguma oferta, ainda que pífia, há muitos problemas. Inclusive uma ação judicial coletiva de pessoas que não conseguem abastecer.
Parabéns pela excelente matéria. Realmente, não existe um único caminho ou combustível a ser utilizado daqui para frente. Mas o hidrogênio é a substância mais abundante no universo. Aqui no Japão o Mirai é um carro caro, não sei quanto custaria no Brasil. Mas uma coisa é certa: temos que eliminar os combustíveis fósseis o quanto antes.
O problema é que não existe um único ponto de abastecimento desse combustível no Brasil. A própria Toyota chegou a orçar um para trazer da Europa, mas desistiu depois de saber o preço (800 mil euros ou pouco mais de 4,5 milhões de reais)....
@@tiagoferreira4350 Ao meu ver, isso demonstra o desinteresse da Toyota em firmar essa tecnologia no Brasil porque, como você disse, esse custo não é nada pra ela, e mesmo assim, ela desistiu de comprar e trazer...
Essa água e a que e indicada para os sistemas de arrefecimento ( desmineralizada) ou destilada .realmente pode matar a sede em casos extremos mas seu uso por humanos não é aconselhado por não repor os dias minerais que precisamos
Só de imaginar um norte americano pagar 38mil na sua moeda e nos aqui dando mais de 80 mil em mob uno gol , meu Deus será que esse país ainda dá jeito? Só Deus por nós 🙏🇧🇷
@@Eng_Simoes se vc conseguir fazer cálculo vc pode calcular a hora trabalhada no Japão e gira em torno de 1.500,00 em sua moeda local vezes 8 horas por dia que é o mínimo a ser trabalhado multiplica pelos dias trabalhado no mês , quantos meses um trabalhador comum levaria para possuir um carro popular? Se não souber pesa ajuda que não e feito não pedir ajuda porque burro não é oque não sabe e sim aquele que não pede ajuda a quem sabe.
@@jonaspedrozo.2195 isso é um raciocínio válido, comparar preço local com poder de compra local. Comparar o número absoluto, 1 milhão de dinheiros versus 5 mil dinheiros, é um completo absurdo
Podemos ficar tranquilo a Deforma Tributária em aprovação vai aumentar ainda mais impostos rs. brasilllll. 50 mil dólares só de imposto de importação 60%+ IpI+ 18 a 21% de ICMS passa tranquilo de 600Mik kkk
*Realmente, pode ser que o Brasil seja um ótimo pais para ter carros a hidrogênio, mas para isso significa que nós temos que ter uma coisa que não temos nem para os carros elétricos direito, que é uma infraestrutura de postos para abastece-los. E se não temos nem para os elétricos que na minha humilde opinião é bem mais simples de fazer, afinal é só conectar na rede elétrica que já existe, então para termos isso com os carros a hidrogênio acredito que tá bem longe*
Fiquei curioso pra saber se o porta-malas é tão prejudicado como o espaço traseiro. Faltou o 0 a 100 tbm… a impressão que dá é que em um caminhão deve ser mais viável, já q a perda de espaço com os tanques não é um problema.
A Toyota tb pensa assim. Acabei de ler no motor 1 que esse carro não vai ter sucessor mas vão migrar a tecnologia para veículos comerciais, principalmente pela dificuldade de abastecimento.
A Toyota sabe que se vender esse carro aqui, vai ser taxada 5x mais que o carro elétrico e 10x mais que o carro comum, pois sabem que vão quebrar muitas mecânicas, concessionárias e produtores de peças automotivas então não vai passar de um sonho distante pelo menos para Brasileiros, mas desejo toda sorte do mundo para a Toyota evoluir com o projeto.
Antes de começar a ver o vídeo pensei justamente o que ele disse no final que o hidrogênio faz muito sentido para substituir o diesel no transporte de cargas, onde a logística é muito mais previsível e a autonomia que as baterias oferecem ainda não é viável.
Mais uma alternativa renovável e sustentável para os transportes é sempre bem-vinda! Parece ser um ótimo carro, além de muito bonito. Uma pena que, como toda tecnologia recente, ainda custe caro, principalmente no Brasil.
Um carro conceito né, é igual celular com tela dobrável, não é o mais potente nem melhor bateria mas tem uma tecnologia inovadora. Só compra quem é fã.
Você esqueceu também, que o hidrogênio pode ser produzido nos atuais postos de combustíveis, a partir do etanol. Isso reduziria a necessidade de transportar hidrogênio das usinas para os postos de abastecimento.
@@alexandregrimmer3062 vai valer a pena pro consumidor o preço ou vai custar 50 reais o kg ? Se o hidrogênio não deu certo nos últimos 10 anos tem um motivo. A infraestrutura é complicado e caro já o do carro elétrico já tá pronto e todo mundo tem em casa
Parabéns para a Toyota.O Hidrogênio, é o combustível do mundo.Da agua, se extrai,queima, não faz poluição,e retorna a ser água.E o natural, que volta a ser,sem prejudicar nada.
Quanto mais eficiente e menos poluente é a tecnologia, mais cara e mais difícil de utilizar. Acho que cada aplicação em cada lugar do mundo vai adotar uma matriz diferente.
18 mil dólares. Lá o salário mínimo é na média de 2.500 dólares dependendo do estado. Teve entregador de Delivery que fez a festa, conseguiu trabalhar em plena pandemia com carro novo. Isso sim que é governo justo.
Na verdade, a ideia de adicionar H2 na combustão interna e bem antiga e já foi feita N vezes por inventores amadores aqui mesmo no Brasil. Lembra do carro movido a água? Pois é, na verdade era movido a hidrogênio. E o esquema é esse abaixo: a) instalar um reservatório de água em algum lugar ao lado do motor. b) o reservatório deve ter uma membrana interna separando o volume em duas partes. c) conecte através de cabos, dois eletrodos separadamente, aos terminais da bateria. d) insira os eletrodos no reservatório de água, um de cada lado. e) o eletrodo ligado ao terminal positivo irá produzir oxigênio que será liberado para o ar. f) o terminal negativo irá produzir hidrogênio que deverá ser conectado a câmara de combustão. Esse sistema não elimina o combustível comum, mas reduz em 10 vezes o consumo. Se baseia na "eletrólise ígnea" da água e começa funcionar no momento que o carro é ligado e o fluxo de corrente começa a correr da bateria para os eletrodos. Simples e funcional!
A potência em watts gerada pelo hidrogênio neste método quando convertida em cavalo vapor fica aquém da potência em watts gasta para gerar hidrogênio sinto muito mas tenho de acabar com os sonhos de alguns românticos e conspiracionista. Mas é física e estudo de viabilidade técnica, se fosse simples a Toyota não teria gasto bilhões para desenvolver este carro.
GENIAL! Toyota como sempre anos luz a frente da concorrência. O bom de usar hidrogênio como forma de combustível, é de vc não utilizar uma bateria super pesada, cara, muito menos eficiente, e danosa ao meio ambiente, além de não precisar esperar 5h o carro carregar completamente.
Sei lá, colocar o exemplo do Hindenburg dentro do contexto de um veículo movido a célula de hidrogênio foi uma infelicidade, são conceitos totalmente diferentes e demonstra como ainda existem pessoas com pensamentos retrógrados e aversos a inovações tecnológicas.
se fosse uma produção pequena, até entenderia, mas a quatro rodas bem que podia ter chamado especilistas para falar de cada um dos temas, pra realmente estabelecer autoridade sobre a matéria mas isso parece que se perdeu desde os dias em que os editoriais eram majoritariamente impressos
Parabéns pelo excelente conteúdo. Esse Mirai é mais moderno que existe no mercado. Já existem pesquisas que visam produzir o hidrogênio a partir do etanol/metanol. Quando isso acontecer, você abastecerá seu carro elétrico com etanol, dispensando as pesadas baterias e com disponibilidade em todo lugar, diferente do cenário atual dos carros elétricos. E claro, abastecimento tão rápído quando um carro à combustão. O futuro promete.
Infelizmente, eles perderam muito tempo no desenvolvimento deste projeto. No caso dos caminhões elétricos, já surgem novas ideias (como a da troca do módulo de baterias durante o trajeto, deixando o módulo antigo recarregando). Eu acredito que os carros elétricos vieram para ficar; o mesmo ocorreu com as câmeras fotográficas digitais que, em poucos anos, acabaram com os filmes, Quem viver verá!
Pelo que ja li, o maior problema dos carros elétricos é com o descarte das baterias deles, ninguém sabe o que fazer, sendo igual ou mais danoso que o veículo à combustão caso não encontre um destino apropriado para essa bateria.
@@alvarodaniel3908 Pode ser que aqui no Brasil ninguém saiba o que fazer com o descarte das baterias; na Europa, por exemplo, já estão ganhando dinheiro com a reciclagem das mesmas.
carro elétrico já veio a algumas décadas atrás, está reaparecendo a mais depois desse surto para com o meio ambiente (mesmo geral ignorando o descarte das baterias, o material delas, a vida útil das baterias, etc), já esse aqui não tem nada disso, seu carro não vai ter de certa forma uma validade de 10 anos(ou menos por causa da bateria) e também não vai demorar 1-2hrs pra tu abastecer o carro, a ideia da Toyota é de longe BEM melhor em praticamente todos os pontos
A Toyota já anunciou que esse carro não vai ter sucessor pela dificuldade em criar uma rede de abastecimento. Nos 10 anos que tentaram emplacar o hidrogênio, só conseguiram 57 postos de abastecimento….. Eles vão focar em veículos comerciais que podem ser abastecidos na própria empresa por exemplo. Sobre descarte de baterias, tem um ponto. Primeiro, elas vão ser usadas até uns 10 anos. Depois vão se trocando alguns módulos defeituosos. E aí no fim da vida, uns 15 anos, vão ser usadas como baterias estacionárias por mais uma década, antes de reciclar. Então uns 25 anos de uso vai ter. Até pq aqui no Canadá por exemplo, tem um monte de Tesla 12/13 andando normalmente (autonomia reduzida para uns 70%, mas tem se considerar que o clima aqui é muito mais severo para baterias pois no ano a temperatura facilmente varia de -25 a +35)
Não vejo muito futuro no carro a hidrogênio, é complexo, é um híbrido com 10x mais peças que um elétrico, a pressão é 700x a da atmosfera, o posto de abastecimento custa 1,5 milhao de euros, só existe a venda na Califórnia, Alemanha e Japão. Os elétricos são muito mais simples e eficazes, já se tornaram o padrão do futuro, a China na liderança inconteste.
Sem contar que o cilindro do gnv também é seguro contra explosões, no entanto nos últimos 10 anos, tivemos umas 20 explosões causadas principalmente por retestadoras picaretas. Imagine um cilindro desses ai explodindo se aceita 3x mais pressão que um de gnv... Pode não explodir enquanto é novo, mas daqui uns 10 ou 20 anos, com as gambiarras brasileiras e caindo na mão dos pobres, isso é bomba. É um projeto morto. Imagina quanto a Toyota não gastou pra desenvolver...
@@LucasAntunesAdv O Brasil tem a vantagem do nosso biocombustível ser competitivo em preço com o combustível fóssil mesmo sem subsídios. Mesmo assim não consegue competir com o custo do "combustível" elétrico, pelo menos quando recarregado em casa. Se um real paga uns 3km com um carro à álcool, esse mesmo real paga uns 15km com um carro elétrico do mesmo tamanho, e isso com energia da rede; se você tiver placa solar fica mais barato ainda. E antes de 2030 é esperado que carros elétricos custem mais barato, na concessionária e sem subsídio nenhum, do que carros à gasolina ou flex - e isso é previsão pessimista, tem gente achando que carro elétrico deve ficar mais barato que os à gasolina já entre 2025 e 2027.
@@FabioCapela Os elétricos chineses vão dominar tudo. Minha irmã colocou energia solar e está produzindo mais do que consome. Até sugeri pra ela comprar um elétrico da BYD. Parece que vai ter um na faixa de 100 conto que roda 400km na cidade. O Dolphin está sendo usado até pra fazer uber em grandes centros... Se 0km a bateria carregada dura 400 km, se daqui a 5 anos essa autonomia cair pra 350 e em 10 rodar ao menos uns 250km com uma carga, é um caminho sem volta. Eu acho similar aos celulares da Xiaomi. Tive um que usei por 5 anos e a bateria ainda durava 1 dia inteiro (quando zero durava quase 2 dias).
O carro tem um cilindro que tem uma pressão que pode fazer o carro virar papel, o carro tem uma mecânica super complicada com vários pontos possíveis de falha, e além de tudo só tem 184 cavalos e é feio. Lembrando que não tem infra de abastecimento, enquanto um elétrico vc recarrega em casa! Serio, video totalmente parcial, certeza que a White Martins e a Toyota pagaram uma grana por esse vídeo.
@@toncastanho Cilindro de gnv também é bem seguro, tem vários vídeos de acidentes e o teste com tiros. Mas como sabemos, tivemos nos últimos 10 anos umas 20 explosões principalmente causada pelo usuário ou retestadoras. Imagina um desses ai explodindo... deve arrasar um quarteirão. Isso não vai pra frente. Sem contar que o custo do cilindro pra hidrogênio deve custar uma fortuna.
@@JanduirMedeirosdeMorais Eu gostaria de saber quantos desses cilindro que explodiram foram em carros Fiat que saíram de fábrica. Existe muita diferença entre cilindros instalados em instaladores certificados, instaladores não certificados e pela linha de montagem de uma fábrica. Tbm é preciso repetir o que já está no video: existem mais camadas de proteção nos cilindros de hidrogênio e eles não possuem a mesma espessura. A BMW registrou uma patente com uma outra disposição dos cilindros no assoalho, sendo vários, cada bem menor que os da Toyota. Formas diferentes para a mesma tecnologia FCEV. Não é uma comparação justa, por vários fatores. São tecnologias diferentes que precisam ser analisadas com números que cada uma produziu. Os Fiat Tipo pegavam fogo, não quer dizer que todos os carros pegavam tbm, ou que todos os carros DA FIAT pegavam tbm. Eu testaria um Toyota Mirai sem nenhum receio. O momento de maior instabilidade SERIA o momento do abastecimento. A mesma propriedade que temos para dizer que os BEV vão dar certo, serve para dizer que o Mirai não vai. É puro achismo, futurológico, baseado em afeição pessoal de um modelo e desprezo por outro.
@@toncastanho Olha sei quanto aos cilindros que equipavam o Siena Tetrafuel eram fornecidos pela Cilbras. Não se teve casos de explosão de gnv com cilindros novos ou com requalificação quando feito corretamente. A maioria dos casos que explodiram foram de cilindros que retestados sem seguir as normas. Teve caso até de cilindro que pegou fogo e a retestadora botou o selo aprovando. Mas vale salientar que tivemos explosões na Europa de alguns carros VW que sairam com gnv de fábrica. Se pesquisar ai vai achar as reportagens. Acho que morreu até um cachorro pois o cilindro ficava debaixo do banco e ai a VW teve que fazer um recall. Cilindro de gnv é seguro, o problema é o jeitinho brasileiro. E o cilindro pra esse carro ai, com certeza é muito mais seguro, o meu medo são as futuras gambiarras...
@@JanduirMedeirosdeMorais Entendo. Bom esse era o meu ponto: não dá para condenar um modelo fabricado por uma marca, por causa das gambiarras de outro modelo que se baseava em conversões. Não é possível converter um carro comum num Mirai. Nem um elétrico. Eu jamais compraria um veiculo com cilindro de hidrogênio que não foi projetado e fabricado por uma empresa séria como a Toyota. Mas com certeza teria um Mirai. TMJ
Morri na California por 40 anos . Cansei de ver esses carros pelas ruas. Sempre achei que seriam um excelente opçao. E concordo, o futuro sera um *mix* de opçoes de geraçao de energia. Parabens a Toyota que consegue ver à distancia
Conta de padaria: Se o Mirai faz 650km com 5Kg de hidrogênio e o preço é entre 10 e 20 dólares por quilo... Gasta-se entre R$250 e R$500 para rodar 650km. Ou seja, o mesmo custo da gasolina!!! Segundo o ChatGPT, em média, gasta-se de 50 a 55kWh de eletricidade para produzir 1Kg de hidrogênio através da eletrólise. Então, no Mirai, são necessários 250kWh de energia para rodar 650km. O DOBRO DE UM CARRO A BATERIA!!! Não muito ecológico...
Na prática a teoria é outra né? Esse papo de ecologicamente correto pra empurrar essas invenções pra sociedade... Quero ver o governo investir no alccol brasileiro que é renovável de verdade.
@@zerpachecoConcordo plenamente, temos uma solução excelente no etanol . Não temos energia elétrica sobrando para abastecer uma frota de carros elétricos ou para produzir esse hidrogênio, agora com esse calor vai começar a acontecer apagão, governo pedindo para não tomar banho no horário de pico, para não ligar ar condicionado, vai abastecer como o carro elétrico? Se a questão é meio ambiente deveríamos focar em esgoto para a população, tratamento adequado do lixo e ter energia elétrica disponível para pelo menos iluminar nossas cidades mas é mais fácil importar soluções para problemas que não temos .
@@zerpacheco Álcool é na verdade ruim ecologicamente, ocupa uma área enorme que poderia ter mata nativa. E a eficiência energética de plantações de cana é muito menor que a de placas solares, uma área que com cana abastece um carro à álcool seria suficiente para recarregar uns 40 carros elétricos se tivesse painéis solares. Para colocar isso em perspectiva, se trocássemos todos os carros e caminhões por elétricos e a plantação de cana para combustível (e só a para combustível) por painéis solares, essa área de cana convertida em painéis solares seria suficiente não só para recarregar todos os veículos do país, mas também para suprir toda a necessidade de eletricidade também, e ainda daria para reflorestar mais da metade dela.
Parabéns pela ótima live, mas você esqueceu o problema de armazenar energia em baterias. Em uma semana, a bateria teria perdido boa parte de sua energia armazenada, enquanto o tanque de hidrogênio não.
Parabéns pelo excelente vídeo, informativo, sincero e minucioso sem se tornar cansativo e nem difícil de compreender.. Parabéns também para a Toyota que está pensando lá na frente.
Para produzir 1 kg de hidrogênio é preciso emitir 10 kg de CO2. Uns 95% do hidrogênio no mundo é produzido assim, com esse saldo ambiental bem ruim. Tem como produzir "hidrogênio limpo" mas é muito mais caro; o grande desafio ainda será produzir hidrogênio limpo a um custo acessível.
8 месяцев назад
Tive a má ideia de fazer a assinatura da Quatro Rosas, em agosto de 2023. Até hoje, 06/02/24 só recebi quatro exemplares e mesmo assim com muito atraso. Liguei 3 ou 4 vezes reclamando e só fiquei com a promessa de regularização.
Ô, meu camarada. Não te conhecia, bastante simpático, vídeo limpo e objetivo. Muito obrigado, vou seguir. ''The tanks have a combined weight of 87.5 kg (193 lb), and 5 kg (11 lb) capacity.''
Levando em conta que uma bateria de um carro elétrico pode chegar a 300Kg só tem vantagens o motor a hidrogênio, além de eliminar o problema do descarte da bateria após a vida util.
Sempre fui muito fã da Honda. Tive Honda por cerca de 15 anos, ou três veículos da marca em sequência. Depois de cometer o sacrilégio de mudar para um "Fiat Renegade", carro de brinquedo, precisei vender para terminar um projeto pessoal e comprei um Corolla 2009 XEI. Voltei aos "japoneses" e a satisfação, mesmo num carro já "velhinho" como um Corolla com 15 anos de uso. Agora virei fã da Toyota, os caras são mestres no que fazem. Desse Corolla, um dia sairei pra outro mais novo, movido à velha gasolina, porque veículo elétrico e a hidrogênio no Brasil, a gente sabe quem é que vai ter acesso.
Basicamente o jornalista falou mais do motor. Não disse o espaço no banco traseiro, por exemplo informando qual a sua altura para se ter a dimensão do espaço ocupava interno. Não mostrou o porta malas.
Parabéns! Excelente matéria✨👏🏼👏🏼👏🏼 Uma grande revolução para o planeta em energias renováveis e um grande avanço tecnológico em soluções para motores que exigem, força, desempenho, e autonomia. Além de poder atender a uma grande variedade de automóveis. Valeu demais pelas informações, Gratidão 🙏🏼
na produção de cloro mesmo q é usado agua e sal e energia ja tem cm subproduto o hidrogenio, tem muitos lugares na industria cm um todo q produz hidrogenio cm subproduto... obviamente precisaria de fabricar proprias pra isso
Acredito que se resolverem a questão do reabastecimento e baratear essa questão. Os carros a hidrogênio serão o melhor caminho para os automóveis no futuro!!!
Eu tenho um Mirai 2017. Moro em Los Angeles. O carro é sensacional mas a infraestrutura do Hidrogênio é uma bosta. Os postos ficam frequentemente fora do ar seja por falta de Hidrogênio ou por problemas técnicos. Tem vezes que eu tenho que me virar nos 30 pra encher o tanque.
Acho o projeto da Nissan muito mais melhor com combustível líquido. sem ser sobe pressão e é mais seguro do que tanque de hidrogênio que a validade e mínimo 15 anos.
Olha, a tecnologia ainda tem que melhorar, principalmente em relação a design com utilidade, nao sei a palavra exata pra usar, mas e uma alternativa muito interessante! Carrega 100% em poucos segundos entrega desempenho interessante, mas nao de espantar. Tomara que as grandes empresas, sejam asiáticas ou ocidentais prestem mais atenção nesse recurso, afinal, "apenas" a Toyota trabalhando com ela nao tem tanto resultado quando umas 5, 6, 7 companias tentando... o carro elétrico convencional só chegou nesse nível de hoje por concorrência, o hidrogênio só chegará assim também. De qualquer forma, acho que não podemos depender de apenas 1 fonte de carros, nao tem pq depender apenas de carregamento na tomada, ou apenas a gasolina! Podemos utilizar todas, como os híbridos! O futuro são várias formas, não apenas uma.
A Toyota acertou em investir no carro a hidrogênio mas eles poderiam lançar com motor a combustão de hidrogênio para termos o ronco que eu acho fera alem de alertar pedestres desavisados quanto ao silencio dos carros com motores eletricos.......
só faltou falar da principal vantagem do carro a hidrogênio, que é ter um carro elétrico que carrega 100% em um minuto!
Sim, o detalhe de possuir um bateria bem menor, parecida com a que equipa o Prius. A honda tinha o FuelCell dela o Clarity, mas está focando mais em caminhões e ônibus.
Alguns minutos 😂
Sei lá, acho que os fãs de combustíveis fósseis supervalorizam esse argumento... parece que rodam com o carro quase 24 horas diariamente... carro elétrico carregando em casa durante o sono ou em 30 minutos em postos de carregamento é muito tranquilo pô...
Carro elétrico para você ir ao trabalho e voltar tudo bem, mas se você for fazer uma viagem longa, trabalhar com aplicativo, aí o bicho pega.
O ponto importante é a manutenção desses veículos, a medida que vão envelhecendo com o uso. Isso vamos ver daqui uns 3 ou 4 anos com os elétricos atuais.
Toyota está de parabéns por experimentar diferentes fontes de combustível. Eles possuem carros a combustão, híbridos, elétricos, hidrogênio e amônia.
E a turma achando que eles tão dormindo
Ellos tienen esa tecnologías hace años solo que el mundo todavía no esta preparado para eso
Porém eu acho que vão fracassar miseravelmente, para carros elétricos mesmo podendo carregar na tomada de carro já é dificil a adoção por falta de postos, imagina para hidrogênio que praticamente nem existe posto para abastecer e precisa de uma fucking vedação para não vasar seu tanque, que aliás, custa caríssimo e muito mais que as outras alternativas, eu até acho que o hidrogênio poderia ser muito interessante para aviões, navios e talvez caminhões, porém não vejo investimento nessas possibilidades...
E já fracassou, a Toyota admitiu recentemente o fracasso no hidrogênio...
@@iagomorandi6543
@@iagomorandi6543abastece com etanol que gera o hidrogênio
Brasil tem potencial pra ser o país mais verde do mundo. Etanol, Hidrogênio e Elétricos aqui deveria se isentos de impostos. Ganharia o Meio Ambiente, a Industria e os consumidores. Bilhões circulando em nossa economia.
Concordo de mais. E com os “supostos países preocupados com a Amazônia”, poderia até ter incentivos para isso usando aqui como piloto pra algo maior
Principalmente com o etanol que é praticamente o único que polui menos.
Concordo, mas o problema são os nossos políticos com a mentalidade tacanha.
Balela do kct... Essa porra de verde é só um marketing para vender mais caro.
Por aqui, o único isento é o próprio governo.
Parabéns ao apresentador, pelos recursos didáticos empregados no vídeo.
@@msgui22verdade, nem abriu a tampa traseira para ver o espaço.
Esse povo adora babar jornalista.
Importante q ele bebeu a água que não é recomendado 😂
@@KamenRider82 E tu acredita nisso?
@@robertofonseca9511 pode ter sido balela mas foi bem tosko e desnecessário para o propósito do vídeo
@@KamenRider82justamente.
O Brasil tem um grande potencial para fabricar o Hidrogênio Verde, já que mais de 75% da energia gerada no país, vem de fontes renováveis. Mas depende muito dos governos que viram, para investir nessa tecnologia, já que é bastante cara a introdução delas nos postos. Segundo um artigo, uma estação de bombeamento em posto custa em torno de 1 milhão de dólares, e poucos lugares possuem essa estações nos EUA.
Brasil tem potencial pra tudo, mas tem a pior praga que existe que não deixa nada dar certo
É por isso que carros elétricos têm mais chance de dar certo. Além do fato que você não tem perda energética no processo.
@@laudiceferreira2128 acho que os carros eletricos vão dar ruim por causa das grandes quantidades de bateria a longo prazo, a não ser que mudem elas para serem mais sustentaveis.
Ai que entra o Hidrogénio, os carros movidos por ele tem uma bateria de carro hibrido, bem pequena. A solução de usar hidrogénio é mais viável ao futuro, do que ficar utilizando só bateria... @@MartinsAMB
Nos EUA, o Mirai só está disponível na Califórnia;
"Para você ter uma noção de quanto é caro, a fabricante até chegou a orçar a instalação de uma estrutura de abastecimento, importada da Europa, para a fábrica de Sorocaba (SP). O valor final do "posto" ficaria em 800 mil euros - R$ 4,2 milhões na conversão simples."
Entre 2015 e 2020 eu trabalhei em uma industria de Chopp (e Cervejas), a direção começou a investir em pesquisa e desenvolvimento da produção e uso do Hidrogênio para produção de energia, visando reduzir os custos de energia consumida tanto nas caldeiras (energia térmica gerada pela queima de madeira), quanto em refrigeração de tanques (energia elétrica consumida pelos freezers - tanques de água a -3º). Eu sou cientista da computação, cuidava da criação e manutenção de todos os sistemas (softwares) e automação industrial da empresa, não é minha "praia" esse tipo de trabalho em engenharia mecânica/química, mas fui convidado a ajudar no projeto, devido as minhas habilidades em desenvolvimento e testes (simulação) de peças 3D em programas como Solid Works e Auto CAD (coisas que eu tinha estudado anos antes por pura curiosidade e hobby).
Parecia muito promissor o uso de apenas água (e alguns outros poucos componentes químicos), permitir gerar tanto calor para aquecimento das caldeiras, quanto energia elétrica para refrigeração dos tanques de maturação (ambos com uso de vapor gerado pela combustão do produto), porém foi descoberto o grande poder de combustão de uma única pequena bolha do produto, era um sistema de produção e consumo de hidrogênio em tempo real (diferente desses do veículo que possui o hidrogênio já pronto em um tanque), foi testado uma pequena quantidade insignificativa em um motor de Moto, que nos testes fez a moto rodar por horas mas quase derreteu o motor de tão poderosa que é. Ao acompanhar os primeiros resultados, a direção resolver encerrar a pesquisa e desenvolvimento (P&D) por receio do engenheiro responsável errar nos testes e explodir a fábrica inteira (o cara era um génio das invenções, tinha conhecimentos de mecânica, elétrica e química, ele já tinha trabalhado na Petrobras antes da Venezuela estatizar tudo e ele ter que voltar para o Brasil, mas ele era meio doido, não tinha medo de se arriscar, e o pessoal na fábrica estavam ficando com medo também...).
Isso é similar a energia nuclear em questão de poder energético, só que com o benefício de não ser radioativo e não gerar lixo tóxico após o uso, porém não é algum fácil de se dominar (uso seguro), colocando seu uso em aplicações práticas como combustível de veículos ou geradores de energia residencial/industrial, eu acredito que ainda levará alguns anos até que essa tecnologia seja dominada pelo homem e passe a ser utilizada de forma prática e segura no dia-a-dia (similar a tecnologia de carros elétricos que ainda está em evolução na parte das baterias).
Perfeita a ilustração desse case real. É o que me passava à mente o tempo todo, embora eu ache que tecnologias estão sempre em desenvolvimento.
Para vc gerar hidrogênio existem duas maneiras, uma atualmente inviável e a outra é eletrólise.
Por eletrólise vc gasta energia para fazer mais energia, só que em forma de hidrogênio. A Toyota, após anos de estudos observou que não compensava criar carros a hidrogênio pq o que se gastaria para fazer o combustível era quase o mesmo ou o dobro para alimentar um somente a energia "convencional", a conta simplesmente não fechava.
Até uma universidade brasileira (não lembro se foi a USP ou PUC) iniciar o projeto por meio do hidrogênio verde, gerar energia por meio da queima do etanol, mesmo assim a Toyota descontinuou o Mirai e fará, por enquanto, somente carros de carga pois o custo benefício é maior.
Sendo que é 7 x mais explosivo que gasolina,seria 7x,menos combustível na câmara de combustão , motores "redocidos de tamanho ,e com mesma potência.!
fale mais. Quanto hidrogênio vcs fizeram. Como fizeram para fabricar o hidrogênio?
Olá. Qual é o nome desse engenheiro responsável?
Como é legal ver a lucidez da empresa em seu posicionamento e na apresentação de sua proposta, parabéns ao repórter pela matéria, talvez uma das melhores do quatro rodas....
O designe desse carro lembra um pouco os carros da lexus, ficou muito bonito
A Lexus é a divisão de luxo da Toyota, nos EUA é bem comum os carros luxuosos da Toyota serem bem parecidos com os da Lexus. 👍
Cara de civic
Parabéns por ser um Salva Vidas 👏👏👏
@@kaykysantos2405 muito obrigado irmão
Achei a frente parecida c de um HRV baixo😂
O terceiro ponto que foi esquecido, é que o Brasil é um dos maiores produtores de etanol. Logo, faz sentido produzir hidrogênio azul a partir do etanol, pois as plantações de cana de açúcar e de milho sequestram carbono, compensando o CO2 produzido pelo consumo do etanol.
E o resto do carbono da molécula, onde vc coloca?
Volta o carbono para atmosfera, né?
Assim seu argumento cai por terra-
CO2 produzido pelo consumo do etanol?????
Além de todos os comentários, positivos ao veículo (que eu já ouvia falar, desde a época da faculdade... há 30 anos atrás...) e positivos ao apresentador, destaco a audácia dele em beber a água do carro...foi ao mesmo tempo bizarra, engraçada e corajosa...!!! Mas ele bem destacou: não estou incentivando a fazer o mesmo...!!! Parabéns!
Estou adorando essas montadoras dando o pontapé inicial pra poluir menos o ambiente, o planeta agradece😊
Gostei muito da apresentação sincera do apresentador, e de ele encontrar defeitos onde o único defeito real do carro é o espaço interno, algo que com certeza a Toyota irá superar. A Toyota está de parabéns por ser a primeira empresa a alcançar esse desenvolvimento e evolução. Excelente carro.
A possibilidade de explosão não é defeito?
@@ivancarneirodemendonca1537 Se possibilidade fosse defeito ninguém botava gás nus carros e não comprava Onix .
Eu gosto da ideia do hidrogenio, abastece igual o a combustao coisa de 5min, se o governo zerar o imposto pra producao da tecnologia e zero imposto para fazer os postos de abastecimento , ai seria muito bom e cresceria rapido .👍👍
Tem o Hyundai Nexo também!!!! Acho mais bonito. Caminhões e ônibus a hidrogênio também são, ao meu ver, a solução ideal. Na China já usam o ônibus a hidrogênio.
Esse foi o video mais legal sobre um carro que eu ja vi na vida. Que roteiro magnífico!
Não existe nada melhor no planeta. Absolutamente viável. Aprendi isto no científico em 1993. Fora que não há hidrogênio disponível em mundo mais desenvolvido, quiça rede de distribuição aqui e similares. Parabens
Não entendi
Esse apresentador esta de parabéns. 👋👋👋👋
Eu não teria a coragem de beber essa água... 😮...
Até que enfim um alternativa viável. E é um carro muito bonito, bom gosto dos engenheiros da Toyota. Bem diferente dos carros elétricos convencionais com design pouco inspirado e duvidoso.
Alguns pontos salientes:
O hidrogênio puro pode ter alta densidade energética por peso, mas um tanque com hidrogênio não tem densidade energética boa não, porque um tanque para guardar 5KG de hidrogênio pesa aproximadamente 100KG; é melhor do que baterias, mas não por muito, e quando se considera o peso extra da célula de combustível, bombas, filtros, sistema de descarte de água, etc, mais o fato de não ser possível aproveitar toda a energia do hidrogênio, fica meio que elas por elas quando comparado com baterias. E as baterias tem a vantagem de serem mais compactas, então o espaço interno de carros à bateria tende a ser melhor.
Quando se compara com baterias é necessário levar em conta também que nas últimas décadas o preço das baterias caiu assustadoramente enquanto que sua densidade energética aumentou bastante; o mesmo valor que pagava 1KWh de bateria no começo dos anos 90 hoje compra mais de 75KWh de baterias. E há uma boa chance de antes de 2030 as baterias ficarem ainda menores e mais leves, e custarem menos da metade do que custam hoje, para a mesma capacidade. Uma tecnologia que não está planejada para ser popularizada antes do final dessa década não vai enfrentar as baterias de hoje, mas sim as baterias muito melhores de 2030 ou mais.
Hidrogênio na bomba é muito mais caro do que gasolina para rodar a mesma distância. O hidrogênio em si na refinaria não é tão caro, mas a logística para distribuir o hidrogênio é bem mais cara do que para distribuir gasolina, porque o hidrogênio é muito volumoso, então tem que ser distribuído sob altíssimas pressões, aumentando os custos; e mesmo sob pressões altíssimas um caminhão tanque (ou o tanque de um posto) cheio de hidrogênio abastece muito menos carros do que um tanque do mesmo tamanho cheio de gasolina.
A célula de combustível em si também é caríssima, muito mais cara do que as baterias dos carros elétricos, e de quebra dura menos do que as baterias modernas.
Chegou o engenheiro da Toyota.
O que falta se falar na contra partida é das barteira de íons de sódio,que já é realidade muito mais barato e muito menos poluente
@@RenatooLCvai dormir eleitor do lula
@@rafaelbenjamim-f4k Baterias de sódio são relativamente recentes; parece que os primeiros carros de produção com elas começam a ser entregues esse mês na China. Mas sim, são baterias que não pegam fogo (tanto que cloreto de sódio pode ser usado para apagar certos tipos de fogo), duram mais, carregam mais rápido, e usam um material muito mais barato, abundante, e de extração simples (e menos poluente); a grande desvantagem da bateria de sódio é que a densidade energética dela é menor, mas para carros de autonomia de uns 250Km ou menos isso não é problema (os com autonomia maior devem continuar usando baterias de lítio ao memos pelos próximos anos).
E osescartedestas baterias? E a produção de energia para carregá-las qual o custo?
Não adianta ter o carro e não existir estrutura para dar viabilidade (mecânicos e postos). Ótimo vídeo.
Parabéns ao jornalismo da Quatro Rodas por trazer essa matéria. Não sabia q essa aplicação do hidrogênio já estava comercial, e muito menos q havia essa carro no Brasil. Se eu morasse na Califórnia, acho q teria esse Toyota
teria nada... isso aí é um pepino sobre rodas!
@@claudiomaiasantos Carros a hidrogenio são o futuro para largar de vez o combustiveis fosseis.
@@claudiomaiasantostemos um especialista em carros movidos a hidrogênio 😂😂😂😂
Excelente matéria. Mostra o quanto é importante investimos em Educação e Ciência. Temos os recursos naturais... Investindo em Educação e Ciência é o caminho para o futuro em todas as frentes e também de deixarmos de sermos um pais apenas distribuidor de produtos manufaturados para enfim podermos entregar produtos de valor agregado... É a chance mais uma vez de mudarmos de patamar e ainda contribuirmos para o meio ambiente.
As tecnologias dos novos combustíveis estão evoluindo aos poucos e a que vai predominar e se vai no mercado isso ninguém sabe pois cada lugar do mundo tem as suas condições e realidade diferente mas o tempo traz a resposta disso tudo. Parabéns pela reportagem.
3X mais pressão que UM CILINDRO DE GNV ??
Ta doido que eu uso um carro desse então.
Eu tenho GNV no meu e ja fico assutado quanto a pressão que o ESTRAGO QUE FAZ QUANDO DA RUIM.
Imagina esse que é 3X mais, deve virar um C4 EXPLOSIVO da vida.
Aí sim, isso sim é uma tecnologia que vale a pena, não é como os convencionais que vc precisa ficar um tempão no ponto de recarga ( onde existe pq né
o ideal ainda é ser híbrido, principalmente a parte de ter o vão central livre e mais estabilidade para o carro
Para o Brasil, corta 90% dos itens de conforto e segurança do carro e cobra 10x mais....o desconto que a Toyota da no USA ela cobra com juros aqui no Brasil. Pq Toyota não quebra...rsrsr
Concordo que no quesito de eficiência energética ele não e muito diferente de um carro elétrico convencional, entretanto o fator de carregar ele "instantâneamente" é o maior fator para que eu acredite realmente nessa tecnologia.
As baterias tbm estão EVOLUINDO... já tem baterias q se Recarregam entre 15 a 30 minutos dos 20% á 80%!!!
Quando custaria encher o tanque a hidrogênio no Brasil? Até onde eu sabia o Mirai não deu certo nos Estados Unidos por conta do preço do abastecimento ser muito elevado, mas espero que por aqui seja mais em conta.
Para o Brasil no momento e devido as dificuldades de abastecimento o carro a combustão ainda é a melhor opção, principalmente pelo etanol que é renovável, temos área para plantio, gera empregos e não é poluente fóssil.
Cara, que apresentação incrível, muito bom esse rapaz 👏🏻👏🏻
Pra mim o futuro será a hidrogênio, principalmente no Brasil que é dotado de energia renovável, o problema do carro elétrico é o custo pra trocar essa bateria e fazer o desgaste, o que pode poluir mais ainda, e o tempo de duração da mesma e sem falar no impacto ambiental que gera pra extração do lítio!
Um dos melhores vídeos da Quatro Rodas❤
Tecnologia interessante para o futuro. Atualmente, é inviável pelo elevadíssimo custo e pela estrutura. Na Califórnia, único lugar onde existe alguma oferta, ainda que pífia, há muitos problemas. Inclusive uma ação judicial coletiva de pessoas que não conseguem abastecer.
Parabéns pela excelente matéria. Realmente, não existe um único caminho ou combustível a ser utilizado daqui para frente. Mas o hidrogênio é a substância mais abundante no universo. Aqui no Japão o Mirai é um carro caro, não sei quanto custaria no Brasil. Mas uma coisa é certa: temos que eliminar os combustíveis fósseis o quanto antes.
Eu tenho 32 anos e eu morrerei antes de um carro desse se popularizar no Brasil. Boa noite.
O problema é que não existe um único ponto de abastecimento desse combustível no Brasil. A própria Toyota chegou a orçar um para trazer da Europa, mas desistiu depois de saber o preço (800 mil euros ou pouco mais de 4,5 milhões de reais)....
Sabemos que isso é nada para uma empresa desse tamanho
@@tiagoferreira4350 Ao meu ver, isso demonstra o desinteresse da Toyota em firmar essa tecnologia no Brasil porque, como você disse, esse custo não é nada pra ela, e mesmo assim, ela desistiu de comprar e trazer...
Essa água e a que e indicada para os sistemas de arrefecimento ( desmineralizada) ou destilada .realmente pode matar a sede em casos extremos mas seu uso por humanos não é aconselhado por não repor os dias minerais que precisamos
Muito legal esse vídeo! Parabéns à produção e ao apresentador.
Caramba!! Isso 1 TOPsim é o futuro!! Essa é a matriz correta que devemos mudar! Resultado final da "combustâo" é agua. TOP! TOP! TOP! SHOWWWW
Só de imaginar um norte americano pagar 38mil na sua moeda e nos aqui dando mais de 80 mil em mob uno gol , meu Deus será que esse país ainda dá jeito?
Só Deus por nós 🙏🇧🇷
Esse é um raciocínio imbecil que eu gostaria de nunca mais ouvir. Um japonês paga 2 milhões na sua moeda em um Corolla. Ele está pagando mais caro?
@@Eng_Simoes se vc conseguir fazer cálculo vc pode calcular a hora trabalhada no Japão e gira em torno de 1.500,00 em sua moeda local vezes 8 horas por dia que é o mínimo a ser trabalhado multiplica pelos dias trabalhado no mês , quantos meses um trabalhador comum levaria para possuir um carro popular? Se não souber pesa ajuda que não e feito não pedir ajuda porque burro não é oque não sabe e sim aquele que não pede ajuda a quem sabe.
@@jonaspedrozo.2195 isso é um raciocínio válido, comparar preço local com poder de compra local. Comparar o número absoluto, 1 milhão de dinheiros versus 5 mil dinheiros, é um completo absurdo
Podemos ficar tranquilo a Deforma Tributária em aprovação vai aumentar ainda mais impostos rs. brasilllll. 50 mil dólares só de imposto de importação 60%+ IpI+ 18 a 21% de ICMS passa tranquilo de 600Mik kkk
@@Eng_Simoes
🇧🇷 Corolla sedan: R$ 148.990 (>112 SM (cerca de 10 anos))
🇺🇸 Corolla sedan: US$ 21.700 (
*Realmente, pode ser que o Brasil seja um ótimo pais para ter carros a hidrogênio, mas para isso significa que nós temos que ter uma coisa que não temos nem para os carros elétricos direito, que é uma infraestrutura de postos para abastece-los. E se não temos nem para os elétricos que na minha humilde opinião é bem mais simples de fazer, afinal é só conectar na rede elétrica que já existe, então para termos isso com os carros a hidrogênio acredito que tá bem longe*
Fiquei curioso pra saber se o porta-malas é tão prejudicado como o espaço traseiro. Faltou o 0 a 100 tbm… a impressão que dá é que em um caminhão deve ser mais viável, já q a perda de espaço com os tanques não é um problema.
A Toyota tb pensa assim. Acabei de ler no motor 1 que esse carro não vai ter sucessor mas vão migrar a tecnologia para veículos comerciais, principalmente pela dificuldade de abastecimento.
Creio que até mesmo em uma van seria mais interessante, pois não haveria tanta perda de espaço assim.
A Toyota sabe que se vender esse carro aqui, vai ser taxada 5x mais que o carro elétrico e 10x mais que o carro comum, pois sabem que vão quebrar muitas mecânicas, concessionárias e produtores de peças automotivas então não vai passar de um sonho distante pelo menos para Brasileiros, mas desejo toda sorte do mundo para a Toyota evoluir com o projeto.
Antes de começar a ver o vídeo pensei justamente o que ele disse no final que o hidrogênio faz muito sentido para substituir o diesel no transporte de cargas, onde a logística é muito mais previsível e a autonomia que as baterias oferecem ainda não é viável.
Ainda parece que compensa mais usar toda aquela energia usada na produção de hidrogênio verde pra recarregar as baterias de um carro elétrico.
Mais uma alternativa renovável e sustentável para os transportes é sempre bem-vinda! Parece ser um ótimo carro, além de muito bonito. Uma pena que, como toda tecnologia recente, ainda custe caro, principalmente no Brasil.
Um carro conceito né, é igual celular com tela dobrável, não é o mais potente nem melhor bateria mas tem uma tecnologia inovadora. Só compra quem é fã.
Você esqueceu também, que o hidrogênio pode ser produzido nos atuais postos de combustíveis, a partir do etanol.
Isso reduziria a necessidade de transportar hidrogênio das usinas para os postos de abastecimento.
Mas produziria Co2 pelo queima do etanol, deixaria de ser um combustivel verde.
@@PremiumOfMusic sim, mas a plantação de cana-de-açúcar captura CO2, levando, no final, a emissão zero de CO2
e qual o custo disso ?
@@joetheporco3855 mais barato do que produzir hidrogênio por hidrólise.
@@alexandregrimmer3062 vai valer a pena pro consumidor o preço ou vai custar 50 reais o kg ? Se o hidrogênio não deu certo nos últimos 10 anos tem um motivo. A infraestrutura é complicado e caro já o do carro elétrico já tá pronto e todo mundo tem em casa
Parabéns para a Toyota.O Hidrogênio, é o combustível do mundo.Da agua, se extrai,queima, não faz poluição,e retorna a ser água.E o natural, que volta a ser,sem prejudicar nada.
Excelente, a narrativa deste rapaz. Parabéns
Quanto mais eficiente e menos poluente é a tecnologia, mais cara e mais difícil de utilizar. Acho que cada aplicação em cada lugar do mundo vai adotar uma matriz diferente.
Bom apresentador! Vídeo bem interessante e informativo.
18 mil dólares. Lá o salário mínimo é na média de 2.500 dólares dependendo do estado. Teve entregador de Delivery que fez a festa, conseguiu trabalhar em plena pandemia com carro novo. Isso sim que é governo justo.
Na verdade, a ideia de adicionar H2 na combustão interna e bem antiga e já foi feita N vezes por inventores amadores aqui mesmo no Brasil.
Lembra do carro movido a água? Pois é, na verdade era movido a hidrogênio. E o esquema é esse abaixo:
a) instalar um reservatório de água em algum lugar ao lado do motor.
b) o reservatório deve ter uma membrana interna separando o volume em duas partes.
c) conecte através de cabos, dois eletrodos separadamente, aos terminais da bateria.
d) insira os eletrodos no reservatório de água, um de cada lado.
e) o eletrodo ligado ao terminal positivo irá produzir oxigênio que será liberado para o ar.
f) o terminal negativo irá produzir hidrogênio que deverá ser conectado a câmara de combustão.
Esse sistema não elimina o combustível comum, mas reduz em 10 vezes o consumo.
Se baseia na "eletrólise ígnea" da água e começa funcionar no momento que o carro é ligado e o fluxo de corrente começa a correr da bateria para os eletrodos.
Simples e funcional!
A potência em watts gerada pelo hidrogênio neste método quando convertida em cavalo vapor fica aquém da potência em watts gasta para gerar hidrogênio sinto muito mas tenho de acabar com os sonhos de alguns românticos e conspiracionista. Mas é física e estudo de viabilidade técnica, se fosse simples a Toyota não teria gasto bilhões para desenvolver este carro.
Eu mesmo não irei de elétricos (por causa de preços x mobilidade) aguardo as opções com hidrogênio, até lá ficar no híbrido e combustão mesmo.
Isso aí não é um túnel central, é uma MURETA !!! 😂😂😂
Pessoal, a matéria de vcs está impecável! E o apresentador tem a pegada clássica de um professor. Parabéns a toda a equipe!
não sei se é exclusivo já que vários outros canais lançaram vídeo desse carro, o lucão fez uma boa avaliação dele a 11 meses atrás, (carro chefe)
GENIAL! Toyota como sempre anos luz a frente da concorrência. O bom de usar hidrogênio como forma de combustível, é de vc não utilizar uma bateria super pesada, cara, muito menos eficiente, e danosa ao meio ambiente, além de não precisar esperar 5h o carro carregar completamente.
É perigoso tomar essa água pq ela não tem sais minerais.
Não é bem assim não
País que respeita seu povo !! Aqui no Brasil pode ter certeza que por menos de 200mil não compra um desse, e muito menos esses incentivos
A pouco tempo quem falasse em carro a hidrogênio era taxado de doido 😂😂
ainda è pois nao è viavel em larga escala
Sei lá, colocar o exemplo do Hindenburg dentro do contexto de um veículo movido a célula de hidrogênio foi uma infelicidade, são conceitos totalmente diferentes e demonstra como ainda existem pessoas com pensamentos retrógrados e aversos a inovações tecnológicas.
se fosse uma produção pequena, até entenderia, mas a quatro rodas bem que podia ter chamado especilistas para falar de cada um dos temas, pra realmente estabelecer autoridade sobre a matéria
mas isso parece que se perdeu desde os dias em que os editoriais eram majoritariamente impressos
Parabéns pelo excelente conteúdo. Esse Mirai é mais moderno que existe no mercado. Já existem pesquisas que visam produzir o hidrogênio a partir do etanol/metanol. Quando isso acontecer, você abastecerá seu carro elétrico com etanol, dispensando as pesadas baterias e com disponibilidade em todo lugar, diferente do cenário atual dos carros elétricos. E claro, abastecimento tão rápído quando um carro à combustão. O futuro promete.
Infelizmente, eles perderam muito tempo no desenvolvimento deste projeto. No caso dos caminhões elétricos, já surgem novas ideias (como a da troca do módulo de baterias durante o trajeto, deixando o módulo antigo recarregando). Eu acredito que os carros elétricos vieram para ficar; o mesmo ocorreu com as câmeras fotográficas digitais que, em poucos anos, acabaram com os filmes, Quem viver verá!
Pelo que ja li, o maior problema dos carros elétricos é com o descarte das baterias deles, ninguém sabe o que fazer, sendo igual ou mais danoso que o veículo à combustão caso não encontre um destino apropriado para essa bateria.
Nos EUA e Europa, carro elétrico é movido a carvão e óleo.
@@alvarodaniel3908 Pode ser que aqui no Brasil ninguém saiba o que fazer com o descarte das baterias; na Europa, por exemplo, já estão ganhando dinheiro com a reciclagem das mesmas.
carro elétrico já veio a algumas décadas atrás, está reaparecendo a mais depois desse surto para com o meio ambiente (mesmo geral ignorando o descarte das baterias, o material delas, a vida útil das baterias, etc), já esse aqui não tem nada disso, seu carro não vai ter de certa forma uma validade de 10 anos(ou menos por causa da bateria) e também não vai demorar 1-2hrs pra tu abastecer o carro, a ideia da Toyota é de longe BEM melhor em praticamente todos os pontos
A Toyota já anunciou que esse carro não vai ter sucessor pela dificuldade em criar uma rede de abastecimento. Nos 10 anos que tentaram emplacar o hidrogênio, só conseguiram 57 postos de abastecimento….. Eles vão focar em veículos comerciais que podem ser abastecidos na própria empresa por exemplo. Sobre descarte de baterias, tem um ponto. Primeiro, elas vão ser usadas até uns 10 anos. Depois vão se trocando alguns módulos defeituosos. E aí no fim da vida, uns 15 anos, vão ser usadas como baterias estacionárias por mais uma década, antes de reciclar. Então uns 25 anos de uso vai ter. Até pq aqui no Canadá por exemplo, tem um monte de Tesla 12/13 andando normalmente (autonomia reduzida para uns 70%, mas tem se considerar que o clima aqui é muito mais severo para baterias pois no ano a temperatura facilmente varia de -25 a +35)
Custando apenas uns 4 milhões de reais, bem acessível ao povo brasileiro.
Ele bebeu mesmo a água que saiu do carro? Aham... o vídeo sem edição alguma 😅
Até pq é água destilada. Faz muito mal se beber.
Hidrogênio é o elemento mais eficiente, mais sustentável, mais abundante e tudo de mais que você possa imaginar .
Não vejo muito futuro no carro a hidrogênio, é complexo, é um híbrido com 10x mais peças que um elétrico, a pressão é 700x a da atmosfera, o posto de abastecimento custa 1,5 milhao de euros, só existe a venda na Califórnia, Alemanha e Japão.
Os elétricos são muito mais simples e eficazes, já se tornaram o padrão do futuro, a China na liderança inconteste.
Veículos eletrificados híbridos com biocombustíveis é o futuro do Brasil
Sem contar que o cilindro do gnv também é seguro contra explosões, no entanto nos últimos 10 anos, tivemos umas 20 explosões causadas principalmente por retestadoras picaretas. Imagine um cilindro desses ai explodindo se aceita 3x mais pressão que um de gnv... Pode não explodir enquanto é novo, mas daqui uns 10 ou 20 anos, com as gambiarras brasileiras e caindo na mão dos pobres, isso é bomba. É um projeto morto. Imagina quanto a Toyota não gastou pra desenvolver...
E também, o povo fala que é carro de água, mas precisa saber que o hidrogênio é um elemento bem sensível e perigoso.
@@LucasAntunesAdv O Brasil tem a vantagem do nosso biocombustível ser competitivo em preço com o combustível fóssil mesmo sem subsídios.
Mesmo assim não consegue competir com o custo do "combustível" elétrico, pelo menos quando recarregado em casa. Se um real paga uns 3km com um carro à álcool, esse mesmo real paga uns 15km com um carro elétrico do mesmo tamanho, e isso com energia da rede; se você tiver placa solar fica mais barato ainda.
E antes de 2030 é esperado que carros elétricos custem mais barato, na concessionária e sem subsídio nenhum, do que carros à gasolina ou flex - e isso é previsão pessimista, tem gente achando que carro elétrico deve ficar mais barato que os à gasolina já entre 2025 e 2027.
@@FabioCapela Os elétricos chineses vão dominar tudo. Minha irmã colocou energia solar e está produzindo mais do que consome. Até sugeri pra ela comprar um elétrico da BYD. Parece que vai ter um na faixa de 100 conto que roda 400km na cidade. O Dolphin está sendo usado até pra fazer uber em grandes centros... Se 0km a bateria carregada dura 400 km, se daqui a 5 anos essa autonomia cair pra 350 e em 10 rodar ao menos uns 250km com uma carga, é um caminho sem volta. Eu acho similar aos celulares da Xiaomi. Tive um que usei por 5 anos e a bateria ainda durava 1 dia inteiro (quando zero durava quase 2 dias).
O carro tem um cilindro que tem uma pressão que pode fazer o carro virar papel, o carro tem uma mecânica super complicada com vários pontos possíveis de falha, e além de tudo só tem 184 cavalos e é feio.
Lembrando que não tem infra de abastecimento, enquanto um elétrico vc recarrega em casa!
Serio, video totalmente parcial, certeza que a White Martins e a Toyota pagaram uma grana por esse vídeo.
Cilindros de 600 bar de pressão, que bomba…
Procure o YT da Toyota dos EUA. Eles atiraram em cilindros para testar a segurança. Veja os resultados.
@@toncastanho Cilindro de gnv também é bem seguro, tem vários vídeos de acidentes e o teste com tiros. Mas como sabemos, tivemos nos últimos 10 anos umas 20 explosões principalmente causada pelo usuário ou retestadoras. Imagina um desses ai explodindo... deve arrasar um quarteirão. Isso não vai pra frente. Sem contar que o custo do cilindro pra hidrogênio deve custar uma fortuna.
@@JanduirMedeirosdeMorais Eu gostaria de saber quantos desses cilindro que explodiram foram em carros Fiat que saíram de fábrica.
Existe muita diferença entre cilindros instalados em instaladores certificados, instaladores não certificados e pela linha de montagem de uma fábrica.
Tbm é preciso repetir o que já está no video: existem mais camadas de proteção nos cilindros de hidrogênio e eles não possuem a mesma espessura.
A BMW registrou uma patente com uma outra disposição dos cilindros no assoalho, sendo vários, cada bem menor que os da Toyota. Formas diferentes para a mesma tecnologia FCEV.
Não é uma comparação justa, por vários fatores. São tecnologias diferentes que precisam ser analisadas com números que cada uma produziu. Os Fiat Tipo pegavam fogo, não quer dizer que todos os carros pegavam tbm, ou que todos os carros DA FIAT pegavam tbm.
Eu testaria um Toyota Mirai sem nenhum receio. O momento de maior instabilidade SERIA o momento do abastecimento.
A mesma propriedade que temos para dizer que os BEV vão dar certo, serve para dizer que o Mirai não vai. É puro achismo, futurológico, baseado em afeição pessoal de um modelo e desprezo por outro.
@@toncastanho Olha sei quanto aos cilindros que equipavam o Siena Tetrafuel eram fornecidos pela Cilbras. Não se teve casos de explosão de gnv com cilindros novos ou com requalificação quando feito corretamente. A maioria dos casos que explodiram foram de cilindros que retestados sem seguir as normas. Teve caso até de cilindro que pegou fogo e a retestadora botou o selo aprovando. Mas vale salientar que tivemos explosões na Europa de alguns carros VW que sairam com gnv de fábrica. Se pesquisar ai vai achar as reportagens. Acho que morreu até um cachorro pois o cilindro ficava debaixo do banco e ai a VW teve que fazer um recall. Cilindro de gnv é seguro, o problema é o jeitinho brasileiro. E o cilindro pra esse carro ai, com certeza é muito mais seguro, o meu medo são as futuras gambiarras...
@@JanduirMedeirosdeMorais Entendo.
Bom esse era o meu ponto: não dá para condenar um modelo fabricado por uma marca, por causa das gambiarras de outro modelo que se baseava em conversões.
Não é possível converter um carro comum num Mirai. Nem um elétrico.
Eu jamais compraria um veiculo com cilindro de hidrogênio que não foi projetado e fabricado por uma empresa séria como a Toyota. Mas com certeza teria um Mirai.
TMJ
Morri na California por 40 anos . Cansei de ver esses carros pelas ruas. Sempre achei que seriam um excelente opçao. E concordo, o futuro sera um *mix* de opçoes de geraçao de energia. Parabens a Toyota que consegue ver à distancia
Morreu na Califórnia por 40 anos e depois ressuscitou?
Você nunca nem pisou os pés na Califórnia e fica Ae na internet falando besteira
Valha, morreu por 40 anos e tá vivo, é uma fênix essa miséria
Oxe e tem internet por ae?
Os cemitérios da Califórnia tem avenidas ? , e lá os mortos revivem?
Que legal rapaz, primeira vez que vejo o depoimento de um morto.
Conta de padaria:
Se o Mirai faz 650km com 5Kg de hidrogênio e o preço é entre 10 e 20 dólares por quilo... Gasta-se entre R$250 e R$500 para rodar 650km. Ou seja, o mesmo custo da gasolina!!!
Segundo o ChatGPT, em média, gasta-se de 50 a 55kWh de eletricidade para produzir 1Kg de hidrogênio através da eletrólise.
Então, no Mirai, são necessários 250kWh de energia para rodar 650km. O DOBRO DE UM CARRO A BATERIA!!! Não muito ecológico...
Na prática a teoria é outra né?
Esse papo de ecologicamente correto pra empurrar essas invenções pra sociedade...
Quero ver o governo investir no alccol brasileiro que é renovável de verdade.
@@zerpachecoConcordo plenamente, temos uma solução excelente no etanol . Não temos energia elétrica sobrando para abastecer uma frota de carros elétricos ou para produzir esse hidrogênio, agora com esse calor vai começar a acontecer apagão, governo pedindo para não tomar banho no horário de pico, para não ligar ar condicionado, vai abastecer como o carro elétrico? Se a questão é meio ambiente deveríamos focar em esgoto para a população, tratamento adequado do lixo e ter energia elétrica disponível para pelo menos iluminar nossas cidades mas é mais fácil importar soluções para problemas que não temos .
Obrigado
@@zerpachecoeu quero ver o governo investir no transporte público que é ecológico de verdade
@@zerpacheco Álcool é na verdade ruim ecologicamente, ocupa uma área enorme que poderia ter mata nativa. E a eficiência energética de plantações de cana é muito menor que a de placas solares, uma área que com cana abastece um carro à álcool seria suficiente para recarregar uns 40 carros elétricos se tivesse painéis solares.
Para colocar isso em perspectiva, se trocássemos todos os carros e caminhões por elétricos e a plantação de cana para combustível (e só a para combustível) por painéis solares, essa área de cana convertida em painéis solares seria suficiente não só para recarregar todos os veículos do país, mas também para suprir toda a necessidade de eletricidade também, e ainda daria para reflorestar mais da metade dela.
Parabéns pela ótima live, mas você esqueceu o problema de armazenar energia em baterias. Em uma semana, a bateria teria perdido boa parte de sua energia armazenada, enquanto o tanque de hidrogênio não.
Ele jura que essa água é proveniente do carro 😂
Parabéns pelo excelente vídeo, informativo, sincero e minucioso sem se tornar cansativo e nem difícil de compreender.. Parabéns também para a Toyota que está pensando lá na frente.
Não vendeu nada no mundo inteiro mas aqui vai vender né.
Para produzir 1 kg de hidrogênio é preciso emitir 10 kg de CO2. Uns 95% do hidrogênio no mundo é produzido assim, com esse saldo ambiental bem ruim.
Tem como produzir "hidrogênio limpo" mas é muito mais caro; o grande desafio ainda será produzir hidrogênio limpo a um custo acessível.
Tive a má ideia de fazer a assinatura da Quatro Rosas, em agosto de 2023. Até hoje, 06/02/24 só recebi quatro exemplares e mesmo assim com muito atraso. Liguei 3 ou 4 vezes reclamando e só fiquei com a promessa de regularização.
Ô, meu camarada. Não te conhecia, bastante simpático, vídeo limpo e objetivo. Muito obrigado, vou seguir. ''The tanks have a combined weight of 87.5 kg (193 lb), and 5 kg (11 lb) capacity.''
Levando em conta que uma bateria de um carro elétrico pode chegar a 300Kg só tem vantagens o motor a hidrogênio, além de eliminar o problema do descarte da bateria após a vida util.
Sempre fui muito fã da Honda. Tive Honda por cerca de 15 anos, ou três veículos da marca em sequência. Depois de cometer o sacrilégio de mudar para um "Fiat Renegade", carro de brinquedo, precisei vender para terminar um projeto pessoal e comprei um Corolla 2009 XEI. Voltei aos "japoneses" e a satisfação, mesmo num carro já "velhinho" como um Corolla com 15 anos de uso. Agora virei fã da Toyota, os caras são mestres no que fazem. Desse Corolla, um dia sairei pra outro mais novo, movido à velha gasolina, porque veículo elétrico e a hidrogênio no Brasil, a gente sabe quem é que vai ter acesso.
Sempre me perguntei porque não fazem o caminho inverso, se o gás de efeito estufa e o problema porque não usa ele como combustível.
Basicamente o jornalista falou mais do motor. Não disse o espaço no banco traseiro, por exemplo informando qual a sua altura para se ter a dimensão do espaço ocupava interno. Não mostrou o porta malas.
Parabéns!
Excelente matéria✨👏🏼👏🏼👏🏼
Uma grande revolução para o planeta em energias renováveis e um grande avanço tecnológico em soluções para motores que exigem, força, desempenho, e autonomia. Além de poder atender a uma grande variedade de automóveis. Valeu demais pelas informações, Gratidão 🙏🏼
Um carro desse é simplesmente impressionante
na produção de cloro mesmo q é usado agua e sal e energia ja tem cm subproduto o hidrogenio, tem muitos lugares na industria cm um todo q produz hidrogenio cm subproduto... obviamente precisaria de fabricar proprias pra isso
Tomara que venha logo
Acredito que se resolverem a questão do reabastecimento e baratear essa questão. Os carros a hidrogênio serão o melhor caminho para os automóveis no futuro!!!
Jeito tem pra tudo basta querer ,só que a solução para todos não trás lucros para poucos
Eu tenho um Mirai 2017. Moro em Los Angeles. O carro é sensacional mas a infraestrutura do Hidrogênio é uma bosta. Os postos ficam frequentemente fora do ar seja por falta de Hidrogênio ou por problemas técnicos. Tem vezes que eu tenho que me virar nos 30 pra encher o tanque.
Estou extremamente impressionado..
Acho que o futuro msm sera hibridos com combustível etanol ou sintético no caso da Gasolina.
Acho o projeto da Nissan muito mais melhor com combustível líquido. sem ser sobe pressão e é mais seguro do que tanque de hidrogênio que a validade e mínimo 15 anos.
Cara, que vídeo excelente, nem tanto pelo carro, mas pela didática.
Olha, a tecnologia ainda tem que melhorar, principalmente em relação a design com utilidade, nao sei a palavra exata pra usar, mas e uma alternativa muito interessante! Carrega 100% em poucos segundos entrega desempenho interessante, mas nao de espantar. Tomara que as grandes empresas, sejam asiáticas ou ocidentais prestem mais atenção nesse recurso, afinal, "apenas" a Toyota trabalhando com ela nao tem tanto resultado quando umas 5, 6, 7 companias tentando... o carro elétrico convencional só chegou nesse nível de hoje por concorrência, o hidrogênio só chegará assim também. De qualquer forma, acho que não podemos depender de apenas 1 fonte de carros, nao tem pq depender apenas de carregamento na tomada, ou apenas a gasolina! Podemos utilizar todas, como os híbridos! O futuro são várias formas, não apenas uma.
A Toyota acertou em investir no carro a hidrogênio mas eles
poderiam lançar com motor a combustão de hidrogênio para termos o ronco
que eu acho fera alem de alertar pedestres desavisados quanto ao silencio dos
carros com motores eletricos.......
Parabéns Toyota por fazer um carro top assim,tomara que seja o carro que irá estar predominando as ruas de todo o mundo.