A HISTÓRIA DE "HELINHO" O XODÓ ALVINEGRO, QUE MERECIA SER CAMPEÃO EM 1989 PELO BOTAFOGO.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 май 2023
  • A HISTÓRIA DE "HELINHO" O XODÓ ALVINEGRO, QUE MERECIA SER CAMPEÃO EM 1989 PELO BOTAFOGO.
    Hélio Ricardo Dias da Conceição, NASCEU EM 14/05/1964, NO RIO DE JANEIRO
    Helinho, ponta-direita baixinho e incansável do Botafogo nos anos 80, mora hoje em Jacarepagá. Lá, ele tem um bar dos mais badalados.
    Enquanto jogou, Helinho era adorado pela torcida do Fogão, um verdadeiro xodó alvinegro. Corria mais do que notícia ruim com seus cabelos longos e encaracolados. E fez muitos gols que estão ainda na retina dos botafoguenses.
    helinho jogou nas categorias de base do botafogo, desde os 14 anos de idade, jogou também pela Seleção na categoria júnior e foi convocado para o Sul-Americano de 1983, mesmo ano em que foi medalha de bronze no Pan-Americano de 1983, na Venezuela.
    já no mesmo ano de 1983 assume a titularidade da ponta direita do fogão e não solta mais.
    Helinho era o símbolo daquela geração que estava a 21 anos sem um título de grande expressão, entrava e saía jogadores e Helinho sempre permanecia na equipe
    Durante sua passagem pelo Botafogo, Helinho conquistou três títulos não oficiais, disputou 193 jogos e marcou 33 gols. Ele era conhecido por sua dedicação em campo, com jogadas intensas, carrinhos e comemorações empolgantes. No entanto, ele acredita que seu temperamento e falta de dedicação nos treinamentos o impediram de ter uma carreira mais vitoriosa no futebol.
    Helinho também relembra sua passagem pelo Botafogo, destacando um jogo especial contra o Flamengo em 1986, no qual o Botafogo venceu por 2 a 1 e o jogador Bebeto, do Flamengo, foi expulso após reclamar de uma jogada em que Helinho decidiu a partida. O ex-jogador enfatiza o carinho que tinha pela torcida do Botafogo e afirma que se considerava um ídolo da equipe.
    helinho teve uma rápida passagem por empréstimo pelo gremio em 1987, sem muito destaque.
    retornou para o botafogo e falou sobre a rivalidade entre os jogadores contratados por Emil Pinheiro e os jogadores formados no Botafogo, Helinho destaca que os primeiros recebiam melhores condições e benefícios. Os jogadores do Emil ganhavam bem. Ganhavam casa, carro, ele pagava conta de luz, água e condomínio. E para os jogadores do Botafogo ele não pagava nada. O salário dos jogadores do Emil sempre em dia, o meu não.
    Ele relata que, mesmo sendo um jogador contestador e enfrentando dificuldades dentro do clube, sempre foi fiel ao Botafogo e nunca reclamou das situações adversas.
    Sobre sua saída do Botafogo, Helinho esclarece que a briga com o jogador Mazolinha na pré-temporada de 1989 não foi o motivo principal de sua transferência para o Bangu. Ele afirma que desejava sair do clube para ganhar mais dinheiro e que o incidente com Mazolinha não influenciou em sua decisão. Helinho também nega qualquer rivalidade com Maurício, outro jogador que atuava na ponta-direita, e afirma que os dois poderiam ter jogado juntos. Ele acredita que merecia ter conquistado o título de 1989 pelo Botafogo devido ao tempo que dedicou ao clube.
    Acho que escolhi o destino errado, não desvalorizando o Bangu, que era um time que batia de frente com os grandes. Mas não era para ter ficado no Rio, era para ter ido para a Espanha. Só que nessa saída eu tinha que ir ou para Europa ou para o Atlético mineiro, que é time grande. Fui para o Bangu, que estava em decadência. (Se tivesse ficado em 1989) O gol eu não sei se eu faria, mas com certeza eu iria jogar. Tanto que o Valdir Espinosa, treinador do Botafogo em 89, falou: "Fica, cara, a gente vai ser campeão". Eu falei: "Poxa, professor, até quero ficar, mas o cara que é reserva ganha 20 vezes mais". Eu fui para o Bangu para ganhar 20 vezes mais.........
    FONTE: ge.globo.com/futebol/times/bo...
  • СпортСпорт

Комментарии • 9

  • @sergioricardoo.duarte34
    @sergioricardoo.duarte34 21 день назад +1

    Grande Helinho!!! Jogava muito!!!🔥🔥🔥

  • @Dicasdoalfred
    @Dicasdoalfred 9 дней назад +1

    Eu gostava de mais do HElinho , veloz e driblador igual ao mauricinho , tenho vontade de ir no bar dele, nao sei aonde é

  • @brunorocha5023
    @brunorocha5023 Месяц назад +1

    Ótimo vídeo
    Esse eu ouvi falar que jogou muito

  • @robertorotten4106
    @robertorotten4106 16 дней назад +1

    Corria muito.

  • @fhfferreira
    @fhfferreira 6 месяцев назад +1

    Helinho era o bicho da goiaba. Esculachava no campeonato carioca!

  • @Alexandrecbrito1972
    @Alexandrecbrito1972 10 месяцев назад +3

    Jogava demais. Era meu ídolo. Botafoguense, foi campeão carioca em 89, mas não lembro dele ter jogado uma partida.

    • @Soposterefotosdetimes
      @Soposterefotosdetimes  10 месяцев назад +2

      ELE NÃO FOI CAMPEÃO CARIOCA EM 1989, ELE JOGOU O ESTADUAL DESSE ANO PELO BANGU,ESSE É UM DOS GRANDES ARREPENDIMENTOS DE SUA VIDA, ROEU O OSSO E NA HORA DO FILÉ ELE NÃO ESTAVA.

    • @luizclaudiofernandessantos8449
      @luizclaudiofernandessantos8449 15 дней назад +1

      ​​@@Soposterefotosdetimessegundo dizem, na apresentação do Valdir Espínosa, em Marechal Hermes, ele ironizou (riu) quando o Espinosa disse que queria ver o placar piscar "Botafogo Campeão"!!!

  • @Mineroloco100
    @Mineroloco100 Месяц назад +1

    Helinho, Mendonça e tantos outros craques que tiveram passagens memoráveis pelo Fogão não foram agraciados com títulos importantes!