Astronomia: Uma Visão Geral II - Aula 2 - Parte 2 - Tipos de galáxias - classificação morfo

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024
  • Astronomia: Uma Visão Geral II - Aula 2 - Parte 2 - Tipos de galáxias - classificação morfológica
    Na segunda parte da aula sobre a classificação morfológica das galáxias, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, apresenta detalhes sobre as galáxias espirais, elípticas e irregulares, usando a classificação geral de Hubble, e mostra exemplos dessas galáxias.

Комментарии • 8

  • @anacatarinasilva8110
    @anacatarinasilva8110 9 лет назад +23

    Professor João Steiner, eu me chamo Ana Catarina e tenho 12 anos, adoro assistir suas aulas de astronomia e gosto muito do jeito que o senhor explica, eu ja vi todas as aulas da astronomia uma visão geral 1 e estou começando a assistir a visão geral 2. Moro em Brasília e eu tenho muita vontade de conhecer o senhor, para isso queria saber se você ainda se encontra na univesp, porque na próxima vez que eu for à São Paulo eu e minha família iremos aí se encontrar com você.
    Muito Obrigada!
    Atenciosamente, Ana Catarina.

  • @jupitergiove1655
    @jupitergiove1655 11 лет назад +1

    Fantástica aula!

  • @NoName-wz1fw
    @NoName-wz1fw 11 лет назад +2

    Aos 6:50 é dito que andromeda no infravermelho é vista somente a parte central porque é mais fria que a periferia (braços), que é mais quente.
    Pergunta 1: o infravermelho não é justamente para filtrar os gases mais frios para poder ver através deles as partes mais quentes do núcleo com mais detalhes?
    Pergunta 2: como pode a região periférica dos braços serem mais quentes que a região central da galáxia?

  • @SylarFr
    @SylarFr 10 лет назад +2

    Concordo com o Zé Ninguem sobre a propiedade do infravermelho, isso ficou meio confuso.

    • @joaosteiner9719
      @joaosteiner9719 10 лет назад +5

      Caro Silas e Zé Ninguem,
      As estrelas mais frias se concentram mais na parte central de Andrômeda, pois lá se formam poucas estrelas; as que existem são velhas e, portanto frias. Nos braços espirais existe muito gás e poeira; isso forma estrelas jovens inclusive de grande massa, que são quentes e azuis.

    • @kendricklamar2348
      @kendricklamar2348 9 лет назад

      João Steiner
      A pergunta que fica então é: no infravermelho não seriam detectadas as estrelas mais quentes, do que as mais frias como foi exposto?

    • @fernandocjstz
      @fernandocjstz 8 лет назад

      +Kendrick Lamar acheo engraçado... no espectro eletromagnetico o infravermelho esta do lado do espectro visivel vermelho.. vermelho estrelas mais frias... no entanto infravermelho mostra a temperatura dos objetos mais quentes!! ja o azul visivel seria o mais quente no espectro visivel esta do lado do ultravioleta.. pela lógica o ultravioleta que mostraria calor dos objetos! confuzo nao ? rsrs

  • @aldohenrique659
    @aldohenrique659 11 лет назад +5

    Gatinha do cabelo curto
    para de mexer no celular e vai estudar ahuahuauhahu